Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM-R4. Comissão de Residência Médica COREME

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM-R4. Comissão de Residência Médica COREME"

Transcrição

1 Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM-R4 Comissão de Residência Médica COREME

2 Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM-NÍVEL 4 (R4) Instituída pelo Decreto nº , de 5 de setembro de 1977, a Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o padrão ouro da especialização médica. O mesmo decreto criou a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). O Programa de Residência Médica, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente o Título de Especialista. A expressão Residência Médica só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica. Coordenador Geral da Residência Médica: Dr. Samuel Aguiar Júnior Comissão de Residência Médica: COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER Informações: eccb@accamargo.org.br Fone: (11)

3 Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM-R4 Perfil Egresso: Ao final do 4º ano de treinamento, o médico radiologista deverá ter adquirido formação especializada em Radiologia e Diagnóstico por Imagem em Oncologia, destacando-se: 1. Domínio teórico e desenvolvimento de habilidades nas seguintes modalidades de exames de imagem: Ultrassonografia, Mamografia, Tomografia computadorizada e Ressonância Magnética. 2. Conhecimentos específicos nas diversas áreas clínicas da radiologia oncológica (sistema gastrintestinal, tórax e sistema cardiovascular, sistema musculoesquelético, sistema nervoso central, cabeça e pescoço e pediatria), permitindo o reconhecimento e descrição adequada dos sinais radiológicos. 3. Treinamento em técnicas básicas da radiologia intervencionista. 4. Conhecimento dos princípios de metodologia científica, preparo e análise crítica de artigos científicos. Competências do Egresso: 1. Realização de exames nas diversas técnicas de imagem. 2. Interpretação dos exames de imagem e realização de relatório com uso adequado da terminologia radiológica. 3. Discussão dos achados radiológicos das modalidades de Imagem, valorizando o contexto clínico multidisciplinar. 4. Domínio das indicações e habilidade técnica para realização de procedimentos básicos da Radiologia Intervencionista.

4 O programa de Radiologia e Diagnóstico por Imagem é desenvolvido de acordo com a Resolução CNRM do MEC nº 02 de 17 de maio de Objetivos gerais: Ano adicional de Radiologia e Diagnóstico por Imagem com concentração na área de Imagem em Oncologia. Busca desenvolver o conhecimento nas diversas modalidades de Imagem e sua aplicação nas etapas do atendimento oncológico rastreamento, diagnóstico, estadiamento, avaliação de resposta e seguimento dos pacientes oncológicos. Objetivos específicos: Conhecer as principais políticas nacionais de controle de câncer. Manipular os aparelhos para a realização dos exames (ultrassonografia, mamografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética). Dominar as indicações dos exames. Conhecer as diferentes técnicas de exame para orientação ou realização. Acompanhar, emitir e rever os laudos dos exames. Atuar com visão multidisciplinar, promovendo atenção integral ao paciente. Pré-requisito: Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem (03 anos) em instituição reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica-CNRM/MEC. Carga horária total: horas, sendo distribuídas em 60h semanais. Duração do Programa: Um ano.

5 Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM-R4 Quarto ano do Programa - R4 O 4º ano é realizado em forma de rodízio nos seguintes setores do Departamento de Imagem: Ressonância Magnética (2 meses obrigatórios) Tomografia Computadorizada (2 meses obrigatórios) Ultrassom (2 meses obrigatórios) Imagem de Mama (1 mês obrigatório) Opcionais no serviço (04 meses). Opções: meses adicionais nos setores acima ou na Radiologia Intervencionista). Atividades Práticas Setor de Ressonância Magnética: Orientação de posicionamento e liberação de protocolos de exames de ressonância. Realização de relatórios de exames gerais e especializados (angiorressonância, espectroscopias, perfusão etc) sob supervisão direta dos preceptores do setor.

6 Setor de Tomografia Computadorizada: Orientação de posicionamento e técnicas na realização de exames de tomografia. Definição dos protocolos de exame e prescrição de meios de contraste. Realização de relatórios dos exames: crânio, pescoço, tórax, abdome, pelve, membros etc, sob supervisão direta dos preceptores do setor. Setor de Ultrassom: Realização de exames de medicina interna (abdome total, tórax, próstata, vias urinárias), especializados (mama, região cervical, tireoide, ginecológico, músculo-esquelético, doppler de vasos profundos e periféricos), exames de urgência e emergência e exames intra-operatórios. Realização de procedimentos básicos de radiologia intervencionista guiados por US, tais como biopsias, técnicas de localização préoperatória, paracentese, toracocentese etc sob supervisão direta dos preceptores do setor. Setor de Imagem de Mama: Acompanhamento dos exames de Mamografia e Ressonância Magnética de Mama. Realização de anamnese e exame físico nos pacientes. Controle de qualidade de filmes e protocolo de exames. Realização de ultrassonografia second look de mama. Elaboração de relatório. Realização de biópsias percutâneas e técnicas de localização préoperatória com agulhamento, ROLL e linfonodo sentinela em lesões não palpáveis. Realização de pré-laudos de Ressonância Magnética de Mamas sob supervisão direta dos preceptores do setor.

7 Atividades Teóricas Discussão de artigos/casos clínicos Reunião Científica do Departamento Imagem: Reunião semanal de departamento com apresentação de artigos e aulas temáticas e discussão de casos clínicos, com presença obrigatória para todos os residentes do Departamento. Duração de 1h. Curso de Cancerologia: Trata-se de um curso teórico ministrado às quintas-feiras com presença obrigatória para todos os residentes. Duração de 1h. Reunião Científica Multidisciplinar da Pós-Graduação: Palestras: Convidados internos e externos apresentam temas relacionados às políticas públicas de saúde e ao Sistema Único de Saúde. Apresentação de pesquisas: Apresentação de pesquisas: Como o A.C.Camargo possui programa de Pós-Graduação em Stricto-Sensu, os alunos de mestrado e doutorado apresentam o andamento de suas pesquisas. Reunião Clínica Multidisciplinar (Tumor Board) das especialidades: Reuniões semanais multidisciplinares e multidepartamentais para discussão de casos clínicos, decisão de condutas terapêuticas e protocolos de atendimento em diversas especialidades oncológicas (Abdome, Pelve, Cabeça e Pescoço, Tórax etc) com participação formal de médicos titulares do Departamento de Imagem. Duração de 1h. Reunião de Pesquisa do Departamento de Imagem: Reunião mensal do departamento de Imagem com aulas temáticas relacionadas ao processo de pesquisa científica. Discussão de propostas para projetos de pesquisa departamentais. Elaboração de trabalhos científicos para congressos médicos e redação de artigos científicos. Liderada pelo Coordenador de Pesquisa e Trabalhos Científicos do departamento com participação de médicos titulares e residentes, biomédicos e enfermeiros. Duração de 1h.

8 Metodologia de Avaliação do Médico Residente: Notas e critérios de aprovação A média anual obtida pelo residente deverá ser maior ou igual a 7,0 (sete) para a sua aprovação e consequente promoção para o ano seguinte do programa. Nos casos onde a média anual obtida encontrar-se entre 5,0 e 6,9 o residente deverá ser submetido a uma nova avaliação elaborada pelo departamento e deverá obter média igual ou superior a 7,0 (sete) para ser aprovado. A obtenção de média anual inferior a 5,0 (cinco) resultará no desligamento do programa de residência por insuficiência de nota.. Indicadores São considerados indicadores do programa: Certificado: Fichas de avaliação trimestrais preenchidas na reunião didática da coordenação do programa pelos Médicos Titulares Docentes. Lista de frequência das reuniões semanais do Departamento. Lista de frequência do Curso Continuado de Cancerologia. Relatório de exames observados pelo residente, obtido eletronicamente - PACS-RIS. Participação nas Reuniões Clínicas Multidisciplinares (Tumor Board). Participação na Reunião de Pesquisa do Departamento de Imagem com envolvimento em projetos de pesquisa e elaboração de trabalhos científicos. O certificado será concedido aos médicos residentes que cumprirem os requisitos de frequência e aproveitamento (Media: 7,0). Os programas de Residência Médica do A.C.Camargo são reconhecidos pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

9 Corpo Docente/ Preceptores: Diretor do Departamento de Imagem do A.C.Camargo Cancer Center Dr. Rubens Chojniak Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC e Mestrado e Doutorado pelo Curso de Pós-Graduação em Oncologia no A.C.Camargo Cancer Center. Conta com títulos de Especialista em Ultrassonografia e Radiodiagnóstico pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem e pela Associação Médica Brasileira. Programa de Aperfeiçoamento RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM-R4

10 Coordenadora do Programa de Residência Médica: Radiologia e Diagnóstico por Imagem Dra. Elvira Ferreira Marques Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (1977), Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem A.C.Camargo (1980). Supervisores do Programa de Residência Médica: Radiologia e Diagnóstico por Imagem Dra. Miriam Rosalina Brites Poli Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (1989), Residência Médica em Medicina Geral e Comunitária pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (1991) e em Radiologia e Diagnóstico por Imagem pelo A.C.Camargo (1994). Dra. Maria Fernanda Arruda Almeida Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros (2007), Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem no A.C.Camargo (2012) e Residência Médica Nível 4 em Imagem em Oncologia com concentração na área de Radiologia Intervencionista Percutânea no A.C.Camargo (2013). Possui Doutorado em Oncologia pelo A.C.Camargo (em curso). Dr. Alex Dias de Oliveira Dr. Almir Galvão Vieira Bitencourt Dr. André Costa Cardoso Franco Dra. Andréa Maria Barbosa e Silva Dr. Benjamim Carneiro Rodrigues Dra. Camila Silva Boaventura Dra. Camila Souza Guatelli Dr. Carlos Marcelo Gonçalves Dr. Chiang Jeng Tyng Dra. Cristiane Maschietto Elias de Almeida Dr. Cristiano Matsumoto Senaga Dr. Daniel Bernal Soto

11 Dr. Eduardo Nóbrega Pereira Lima Dr. Fábio Menis Dra. Gislaine Cristina Lopes Machado Porto Dr. Gustavo Gomes Mendes Dr. Gustavo Ricardo Martins da Rocha Dra. Iris do Carmo da Costa Martinez Dra. Ivone do Carmo Gonçalves Torres Dr. Joel Rodrigo Beal Lusa Dr. José Eduardo Martins Barbosa Dra. Juliana Alves de Souza Dr. Júlio César Santin Dra. Liao Shin Yu Dra. Luciana Graziano Dr. Luiz Henrique de Oliveira Schiavon Dra. Marcela Pecora Cohen Dra. Marcelo Cavicchioli Dr. Marco Antonio Tannus Bueno Maia Dr. Marcos Duarte Guimarães Dr. Maurício Kauark Amoedo Dra. Paula Nicole Vieira Pinto Dr. Rafael Yoshitake Dra. Roberta Schlaucher Richa Menis Dr. Tjioe Tjia Min Dr. Wagner Santana Cerqueira Dr. Waldinai Pereira Ferreira

12 Programa de Aperfeiçoamento RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM-R4 Rua Professor Antônio Prudente, 211 Liberdade São Paulo/SP CEP (11)

Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM-R4. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM-R4. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM-R4 Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento IMAGEM EM MAMA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Aperfeiçoamento IMAGEM EM MAMA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Aperfeiçoamento IMAGEM EM MAMA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer,

Leia mais

Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA PERCUTÂNEA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Aperfeiçoamento RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA PERCUTÂNEA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Aperfeiçoamento RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA PERCUTÂNEA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada

Leia mais

Programa de Residência Médica MEDICINA NUCLEAR. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica MEDICINA NUCLEAR. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica MEDICINA NUCLEAR Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer,

Leia mais

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977,

Leia mais

Programa de Residência Médica MEDICINA INTENSIVA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica MEDICINA INTENSIVA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Comissão de COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas e disseminar

Leia mais

Programa de Residência Médica RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA E ANGIORRADIOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA E ANGIORRADIOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA E ANGIORRADIOLOGIA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento CIRURGIA TORÁCICA EM ONCOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Aperfeiçoamento CIRURGIA TORÁCICA EM ONCOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento UROLOGIA EM ONCOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Aperfeiçoamento UROLOGIA EM ONCOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas

Leia mais

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento ONCOLOGIA ORTOPÉDICA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Aperfeiçoamento ONCOLOGIA ORTOPÉDICA. Comissão de Residência Médica COREME Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas e disseminar

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento MASTOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Aperfeiçoamento MASTOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas e disseminar

Leia mais

ONCOLOGIA ORTOPÉDICA

ONCOLOGIA ORTOPÉDICA Programa de Capacitação Profissional ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento MICROCIRURGIA RECONSTRUTIVA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Aperfeiçoamento MICROCIRURGIA RECONSTRUTIVA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas

Leia mais

Programa de Residência Médica TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA-R3. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA-R3. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA-R3 Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes

Leia mais

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia PSICOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia PSICOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU Programa de Residência Comissão de Residência - COREMU Programa de Residência As Residências Multiprofissionais na área de saúde, criadas a partir da promulgação da Lei n 11.129 de 2005, são orientadas

Leia mais

Programa de Residência Médica CITOPATOLOGIA R4. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica CITOPATOLOGIA R4. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica CITOPATOLOGIA R4 Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer,

Leia mais

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia ESTOMATOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia ESTOMATOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU Programa de Residência Comissão de Residência - COREMU A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas

Leia mais

Ultrassonografia. Caderno do Curso

Ultrassonografia. Caderno do Curso Ultrassonografia Caderno do Curso CADERNO DO CURSO Especialização Médica Ultrassonografia Reprodução autorizada pelo autor somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino, não sendo autorizada

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA ULTRASSONOGRAFIA II

ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA ULTRASSONOGRAFIA II ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA ULTRASSONOGRAFIA II CADERNO DO PROGRAMA 2018 ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA ULTRASSONOGRAFIA II CADERNO DO PROGRAMA 2018 Reprodução autorizada pelo autor somente para uso privado de atividades

Leia mais

Programa de Residência Médica ENDOSCOPIA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica ENDOSCOPIA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica ENDOSCOPIA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar

Leia mais

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia FONOAUDIOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia FONOAUDIOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU Programa de Residência Comissão de Residência - COREMU A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas

Leia mais

Programa de Residência Médica CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes

Leia mais

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia PSICOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia PSICOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia PSICOLOGIA Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência

Leia mais

Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ONCOLOGIA CITOPATOLOGIA R4. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ONCOLOGIA CITOPATOLOGIA R4. Comissão de Residência Médica COREME Programa de ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ONCOLOGIA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer,

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento CIRURGIA DE BASE DO CRÂNIO. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Aperfeiçoamento CIRURGIA DE BASE DO CRÂNIO. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas

Leia mais

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia NUTRIÇÃO. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia NUTRIÇÃO. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia NUTRIÇÃO Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência

Leia mais

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia FÍSICA MÉDICA DA RADIOTERAPIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia FÍSICA MÉDICA DA RADIOTERAPIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU Programa de Residência Comissão de Residência - COREMU A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas

Leia mais

Programa de Residência Médica PATOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica PATOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica PATOLOGIA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar

Leia mais

Residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem - HCFMRP-USP Introdução e breve história

Residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem - HCFMRP-USP Introdução e breve história Residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem - HCFMRP-USP Introdução e breve história O programa de residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem (RDI) do Hospital das Clinicas da

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 26, DE 22 DE ABRIL DE 2019

RESOLUÇÃO Nº 26, DE 22 DE ABRIL DE 2019 RESOLUÇÃO Nº 26, DE 22 DE ABRIL DE 2019 Aprova a matriz de competências dos Programas de Residência Médica na Área de Atuação em Neurorradiologia. A COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA (CNRM), no uso

Leia mais

CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO

CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ONCOLOGIA CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof.

Leia mais

II Simpósio Internacional de Imagem em Oncologia. 23 e 24 de outubro de 2015

II Simpósio Internacional de Imagem em Oncologia. 23 e 24 de outubro de 2015 II Simpósio Internacional de Imagem em Oncologia 23 e 24 de outubro de 2015 Programação: 23 de Outubro de 2015 (Sexta-feira) Programação sujeita a alterações e confirmações de convidados 08h30 Abertura

Leia mais

Requisitos Mínimos para o Programa de Residência em Radiologia e Diagnóstico por Imagem

Requisitos Mínimos para o Programa de Residência em Radiologia e Diagnóstico por Imagem Requisitos Mínimos para o Programa de Residência em Radiologia e Diagnóstico por Imagem 1/9 (DE ACORDO COM: REQUISITOS MÍNIMOS DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MÉDICA RECOMENDADOS PELA CNRM) 1 Especialidade

Leia mais

Programa de Residência Médica RADIOTERAPIA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica RADIOTERAPIA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica RADIOTERAPIA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer,

Leia mais

Pesquisadores e Colaboradores

Pesquisadores e Colaboradores Pesquisadores e Colaboradores Serviço de Radiologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) Serviço de Física Médica e Proteção Radiológica do HCPA Serviço de Medicina Nuclear Colaboradores e Pesquisadores

Leia mais

REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA BÁSICO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - RDDI

REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA BÁSICO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - RDDI REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA BÁSICO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - RDDI 1. Objetivo O campo do Diagnóstico por Imagem envolve, atualmente, uma variedade de técnicas

Leia mais

REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA BÁSICO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO E FORMAÇÃO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA BÁSICO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO E FORMAÇÃO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM 1. Objetivo REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA BÁSICO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO E FORMAÇÃO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM O campo do Diagnóstico por Imagem envolve, atualmente, uma variedade de técnicas

Leia mais

ARNALDO BARBOSA DE LIMA JÚNIOR Presidente da Comissão

ARNALDO BARBOSA DE LIMA JÚNIOR Presidente da Comissão RESOLUÇÃO Nº 23, DE 16 DE ABRIL DE 2019 Aprova a matriz de competências dos Programas de Residência Médica em Radioterapia no Brasil. A COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA (CNRM), no uso das atribuições

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTADO DA ARTE EM DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

Leia mais

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA CLÍNICA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA CLÍNICA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA CLÍNICA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA PET/CT E SPECT/CT

ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA PET/CT E SPECT/CT ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA PET/CT E SPECT/CT CADERNO DO PROGRAMA 2018 ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA PET/CT E SPECT/CT CADERNO DO PROGRAMA 2018 Reprodução autorizada pelo autor somente para uso privado de atividades

Leia mais

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA 2018 ATOS REGULATÓRIOS Curso

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 1, DE 4 DE ABRIL DE 2019

RESOLUÇÃO Nº 1, DE 4 DE ABRIL DE 2019 RESOLUÇÃO Nº 1, DE 4 DE ABRIL DE 2019 Aprova a matriz de competências dos Programas de Residência Médica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço no Brasil. A COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA (CNRM), no uso

Leia mais

Ministério da Educação INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 304, DE 8 DE JUNHO DE 2016

Ministério da Educação INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 304, DE 8 DE JUNHO DE 2016 Ministério da Educação INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 304, DE 8 DE JUNHO DE 2016 A PRESIDENTE DO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS

Leia mais

Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ONCOLOGIA PATOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ONCOLOGIA PATOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ONCOLOGIA PATOLOGIA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente

Leia mais

Radiologia - ivoxel Instituto de Diagnóstico por Imagem

Radiologia - ivoxel Instituto de Diagnóstico por Imagem Radiologia - ivoxel Instituto de Diagnóstico por Imagem PROCESSO SELETIVO PARA APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA GERAL (R4) (Processo seletivo em conjunto com Imagemedic Hospital Santa Luzia) 2019 DESCRIÇÃO

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTADO DA ARTE EM DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

Leia mais

Processo Seletivo Público para Complementação Especializada

Processo Seletivo Público para Complementação Especializada Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina Departamento de Radiologia e Oncologia Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, s/nº CEP 05403-010 São Paulo - SP - Brasil Fone (11) 2661-7068 Processo Seletivo

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA RADIOTERAPIA DE ALTA TECNOLOGIA

ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA RADIOTERAPIA DE ALTA TECNOLOGIA ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA RADIOTERAPIA DE ALTA TECNOLOGIA CADERNO DO PROGRAMA 2018 ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA RADIOTERAPIA DE ALTA TECNOLOGIA CADERNO DO PROGRAMA 2018 Reprodução autorizada pelo autor somente para

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA MUSCULOESQUELÉTICO RADIOLOGIA / DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA MUSCULOESQUELÉTICO RADIOLOGIA / DIAGNÓSTICO POR IMAGEM ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA MUSCULOESQUELÉTICO RADIOLOGIA / DIAGNÓSTICO POR IMAGEM CADERNO DO PROGRAMA 2018 ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA MUSCULOESQUELÉTICO RADIOLOGIA / DIAGNÓSTICO POR IMAGEM CADERNO DO PROGRAMA 2018

Leia mais

PEDIATRIA - CAMPINAS PLANO DE CURSO

PEDIATRIA - CAMPINAS PLANO DE CURSO PEDIATRIA - CAMPINAS PLANO DE CURSO DADOS GERAIS: 1. NOME DO PROGRAMA: Residência em Pediatria 2. DURAÇÃO: 3 (três) anos 3. PRÉ-REQUISITOS: Graduação em Medicina 4. CARGA HORÁRIA: 60 horas semanais 5.

Leia mais

A N E X O III A T R I B U I Ç Õ E S

A N E X O III A T R I B U I Ç Õ E S A N E X O III A T R I B U I Ç Õ E S MÉDICO CIRURGIÃO VASCULAR Realizar procedimentos diagnósticos e terapêuticos, inclusive em Hemodinâmica; Prescrever e ministrar tratamento para as diversas afecções

Leia mais

Retificação Nº 001 Carga Horária

Retificação Nº 001 Carga Horária MINISTÉRIO DA SAÚDE HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO S.A. HOSPITAL CRISTO REDENTOR S.A. HOSPITAL FÊMINA S.A. PROCESSO SELETIVO PÚBLICO EMERGENCIAL Retificação Nº 001 Carga Horária O Grupo Hospitalar

Leia mais

ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE RADIOLOGIA

ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE RADIOLOGIA ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE RADIOLOGIA ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE A Escola de Ciências da Saúde da Universidade Positivo é composta por 13 cursos que formam profissionais preparados para atuar nos mais

Leia mais

Guia Prático da Residência em Cirurgia Geral R1, R2 e R3

Guia Prático da Residência em Cirurgia Geral R1, R2 e R3 Guia Prático da Residência em Cirurgia Geral R1, R2 e R3 Conteúdo Prático e Teórico Atividades Práticas R1 nos Rodízios obrigatórios e facultativos Ambulatório Consultas eletivas. História e exame físico

Leia mais

10. Valor unitário em reais para a realização de até 12 (doze) exames de Ressonância

10. Valor unitário em reais para a realização de até 12 (doze) exames de Ressonância ANEXO I DO OBJETO O objeto é a realização e emissão de laudos de exames de Radiologia e Diagnóstico por Imagem, especificamente, Radiologia geral e contrastada, Ultrassonografia geral e biópsias, Mamografia,

Leia mais

Relatório de Dados do Processo

Relatório de Dados do Processo Relatório de Dados do Processo Dados da Instituição Instituição: COMPLEXO HOSPITALAR UNIVERSITÁRIO PROF EDGARD UF Instituição: BA Tipo do Processo: Recredenciamento Tipo do Programa ESPECIALIDADE Resolução:

Leia mais

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015

INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 INSTITUTO ESPERANÇA DE ENSINO SUPERIOR IESPES Recredenciado pela Portaria MEC nº 291 de 23/03/2015, publicada no DOU de 24/03/2015 ATOS REGULATÓRIOS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA Curso Reconhecido

Leia mais

II COMED e III SEMANA CIENTÍFICA

II COMED e III SEMANA CIENTÍFICA II COMED e III SEMANA CIENTÍFICA - 2013 - 21/10 - Segunda feira. Salão House Fest. 19:00 Palestra Magna: Perspectivas profissionais para o médico recém-formado. Ministrante: Dr. Itagiba de Castro Filho

Leia mais

SOCIEDADE BRASILEIRA DE RADIOTERAPIA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA RADIO-ONCOLOGIA

SOCIEDADE BRASILEIRA DE RADIOTERAPIA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA RADIO-ONCOLOGIA SOCIEDADE BRASILEIRA DE RADIOTERAPIA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA RADIO-ONCOLOGIA 2016 SOCIEDADE BRASILEIRA DE RADIOTERAPIA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA RADIO-ONCOLOGIA - 2016 Comissão Executiva Coordenação

Leia mais

RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM 1. Coordenador: Dr. Douglas J. Racy 2. Para Médicos Radiologistas: 2.1 Pré-requisitos: Graduação no curso de medicina realizado no Brasil e Residência médica credenciada ou estágio de no mínimo 3 anos

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA TECNOLOGIA EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA II

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA TECNOLOGIA EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA II PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA TECNOLOGIA EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA II 2 O SEMESTRE DE 2015 PROFESSORES: Andréa de Lima Bastos Giovanni Antônio Paiva de Oliveira 1. EMENTA: Procedimentos, Protocolos,

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA TECNOLOGIA EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA II

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA TECNOLOGIA EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA II PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA TECNOLOGIA EM TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA II 1 O SEMESTRE DE 2016 PROFESSORES: Andréa de Lima Bastos Giovanni Antônio Paiva de Oliveira 1. EMENTA: Procedimentos, Protocolos,

Leia mais

Processo Seletivo Público para Complementação Especializada

Processo Seletivo Público para Complementação Especializada Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina Departamento de Radiologia e Oncologia Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, s/nº CEP 05403-010 São Paulo - SP - Brasil Fone (11) 2661-7068 Processo Seletivo

Leia mais

AUTORIA E COLABORAÇÃO. Autores. Assessoria didática. Luís Antônio Tobaru Tibana. Marcos Costenaro. Paulo Aguiar Kuriki

AUTORIA E COLABORAÇÃO. Autores. Assessoria didática. Luís Antônio Tobaru Tibana. Marcos Costenaro. Paulo Aguiar Kuriki 6ª AUTORIA E COLABORAÇÃO Autores Luís Antônio Tobaru Tibana Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Preceptor da Residência de Radiologia da Universidade Federal de

Leia mais

Preparar os profissionais para desempenhar com eficiência a parte técnica, Promover aperfeiçoamento técnico.

Preparar os profissionais para desempenhar com eficiência a parte técnica, Promover aperfeiçoamento técnico. - Início: - Dia da Semana: Sábado - Carga Horária: - Local: RQC - Unidade Nilópolis - Investimento: Objetivos Preparar os profissionais para desempenhar com eficiência a parte técnica, Promover aperfeiçoamento

Leia mais

REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA BÁSICO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO E FORMAÇÃO EM ULTRASSONOGRAFIA GERAL - USGERAL

REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA BÁSICO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO E FORMAÇÃO EM ULTRASSONOGRAFIA GERAL - USGERAL REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA BÁSICO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO E FORMAÇÃO EM ULTRASSONOGRAFIA GERAL - USGERAL 1. Objetivo A disponibilidade atual de equipamentos menores e menos dispendiosos, aliada

Leia mais

Ministério da Educação

Ministério da Educação Ministério da Educação INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA PORTARIA Nº 253, DE 10 DE MAIO DE 2013 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU GINECOLOGIA INFANTO-JUVENIL - ANO 2017

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU GINECOLOGIA INFANTO-JUVENIL - ANO 2017 PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU GINECOLOGIA INFANTO-JUVENIL - ANO 2017 Ato de Oficialização: RESOLUÇÃO nº. 01/2007-Conselho Departamental 1. Nome do Curso e Área de Conhecimento:

Leia mais

Nome do Programa Programa de Complementação Especializada em Arritmologia Clínica

Nome do Programa Programa de Complementação Especializada em Arritmologia Clínica COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CCEX Av. Dr. Arnaldo, 455 1º andar sala 1301 FORMULÁRIO DE PROGRAMA DE COMPLEMENTAÇÃO ESPECIALIZADA Nome do Programa Programa de Complementação Especializada

Leia mais

Nome do Programa Programa de Complementação Especializada em Cardiologia Pediátrica. Titulação Professor Titular Disciplina de Cardiologia - FMUSP

Nome do Programa Programa de Complementação Especializada em Cardiologia Pediátrica. Titulação Professor Titular Disciplina de Cardiologia - FMUSP COMISSÃO DE CULTURA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CCEX Av. Dr. Arnaldo, 455 1º andar sala 1301 FORMULÁRIO DE PROGRAMA DE COMPLEMENTAÇÃO ESPECIALIZADA Nome do Programa Programa de Complementação Especializada

Leia mais

Dia da Semana Inicio Fim Duração Atividade Segunda-Feira 12 horas 14 horas 2 horas Discussão de Casos

Dia da Semana Inicio Fim Duração Atividade Segunda-Feira 12 horas 14 horas 2 horas Discussão de Casos EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO MÉDICO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM PARA O ANO DE 2018 em conformidade com as regras do CBR (Colégio Brasileiro de Radiologia) O serviço

Leia mais

Radioterapia CADERNO DO PROGRAMA

Radioterapia CADERNO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA MÉDICA Radioterapia CADERNO DO PROGRAMA Reprodução autorizada pelo autor somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino, não sendo autorizada sua reprodução para quaisquer fins

Leia mais

Especialização em Ecocardiografia Departamento de Ecocardiografia da SBC Departamento de Imagem Cardiovascular da SBC

Especialização em Ecocardiografia Departamento de Ecocardiografia da SBC Departamento de Imagem Cardiovascular da SBC Especialização em Ecocardiografia Departamento de Ecocardiografia da SBC Departamento de Imagem Cardiovascular da SBC Autores: Dra. Márcia de Melo Barbosa Prof. Dr. Wilson Mathias Jr Dr. Carlos Eduardo

Leia mais

Processo Seletivo Público para Complementação Especializada

Processo Seletivo Público para Complementação Especializada Universidade de São Paulo Faculdade de Medicina Departamento de Radiologia e Oncologia Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, s/nº CEP 05403-010 São Paulo - SP - Brasil Fone (11) 2661-7068 Processo Seletivo

Leia mais

Guia Prático da Residência em Cirurgia Geral R1, R2 e R3

Guia Prático da Residência em Cirurgia Geral R1, R2 e R3 Guia Prático da Residência em Cirurgia Geral R1, R2 e R3 Conteúdo Prático e Teórico Atividades Práticas R1 nos Rodízios obrigatórios e facultativos Ambulatório Consultas eletivas Avaliação clínica pré-operatória

Leia mais

DIRETRIZES DE UTILIZAÇÃO DO PET CT ONCOLÓGICO NO PLANSERV.

DIRETRIZES DE UTILIZAÇÃO DO PET CT ONCOLÓGICO NO PLANSERV. DIRETRIZES DE UTILIZAÇÃO DO PET CT ONCOLÓGICO NO MARÇO 2014 GOVERNADOR DO ESTADO JAQUES WAGNER SECRETÁRIO DA ADMINISTRAÇÃO EDELVINO DA SILVA GÓES FILHO REALIZAÇÃO COORDENADOR GERAL SONIA MAGNÓLIA LEMOS

Leia mais

Cursos de Aperfeiçoamento Médico - Subespecialidades para níveis 4 e 5 Radiologia e Diagnóstico por Imagem / Ultrassonografia / Imagem Cardíaca

Cursos de Aperfeiçoamento Médico - Subespecialidades para níveis 4 e 5 Radiologia e Diagnóstico por Imagem / Ultrassonografia / Imagem Cardíaca 1. Coordenador: Dr. Douglas Jorge Racy. 2. Para Médicos Radiologistas: Pré-requisitos: Graduação no curso de medicina realizado no Brasil e Residência médica credenciada ou estágio de no mínimo 3 anos

Leia mais

Calendário Consulte. Consulte. FATESA - Faculdade de Tecnologia em Saúde (16) (16) (whatsapp) 14 a 18.

Calendário Consulte. Consulte. FATESA - Faculdade de Tecnologia em Saúde (16) (16) (whatsapp) 14 a 18. Calendário US Básica Geral /01 a 03/02 05 a 31 02 a 28 30/04 a 26/05 04 a 30 02 a 28 30/07 a 25/ 03 a 29 01 a 27 29/10 a 24/11 US Básica em Ginecologia e Obstetrícia a 19 05 a 16 02 a 13 30/04 a 11/05

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 14, DE 8 DE ABRIL DE 2019

RESOLUÇÃO Nº 14, DE 8 DE ABRIL DE 2019 RESOLUÇÃO Nº 14, DE 8 DE ABRIL DE 2019 Aprova a matriz de competências dos Programas de Residência Médica em Hepatologia. A COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA (CNRM), no uso das atribuições que lhe

Leia mais

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM EM BIOMEDICINA E TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA.

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM EM BIOMEDICINA E TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA. CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM EM BIOMEDICINA E TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA. IDENTIFICAÇÃO DO CURSO Denominação do curso: Curso de Aperfeiçoamento em radiologia e diagnóstico

Leia mais

PARECER CREMEC N.º 6/ /05/2018

PARECER CREMEC N.º 6/ /05/2018 PARECER CREMEC N.º 6/2018 28/05/2018 Protocolo CREMEC nº 1792/2017 ASSUNTO: Telerradiologia e direção técnica INTERESSADO: Médico do trabalho PARECERISTA: Cons. Helvécio Neves Feitosa EMENTA: Nas instituições

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CLÍNICA MÉDICA

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CLÍNICA MÉDICA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CLÍNICA MÉDICA 2016 Programa de Residência Médica em Clínica Médica 2016 Unidade: Hospital Copa D Or Diretor de Ensino e Coordenador Geral da Residência Médica: Dr Arnaldo

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO

ESCOLA SECUNDÁRIA DE ALBERTO SAMPAIO DATA DE REALIZAÇÃO: 23 de Janeiro às 15h20 min. Sala: A 3.5 C ADRIANA FERNANDES PEREIRA E ADRIANA GOMES ROCHA A ADRIANA JOSÉ F RODRIGUES F AFONSO RODRIGUES F O CARNEIRO A ALEXANDRA PATRÍCIA F F OLIVEIRA

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA CLÍNICA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA CLÍNICA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE MEDICINA CLÍNICA CONCURSO PÚBLICO PARA DOCENTES DO MAGISTÉRIO SUPERIOR Edital nº 88, de 20 de Novembro

Leia mais

PROPOSTA DE RECONHECIMENTO PARA PROGRAMA DE ESTÁGIO E SERVIÇO PELA SBACV. Ao Presidente SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANGIOLOGIA E DE CIRURGIA VASCULAR

PROPOSTA DE RECONHECIMENTO PARA PROGRAMA DE ESTÁGIO E SERVIÇO PELA SBACV. Ao Presidente SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANGIOLOGIA E DE CIRURGIA VASCULAR PROPOSTA DE RECONHECIMENTO PARA PROGRAMA DE ESTÁGIO E SERVIÇO PELA SBACV Ao Presidente SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANGIOLOGIA E DE CIRURGIA VASCULAR Sr. Presidente e Membros da Comissão Solicitamos à Sociedade

Leia mais

Calendário Consulte. Consulte. FATESA - Faculdade de Tecnologia em Saúde (16) (16) (whatsapp) 14 a 18.

Calendário Consulte. Consulte. FATESA - Faculdade de Tecnologia em Saúde (16) (16) (whatsapp) 14 a 18. Calendário US Básica Geral /01 a 03/02 05 a 31 02 a 28 30/04 a 26/05 04 a 30 02 a 28 30/07 a 25/ 03 a 29 01 a 27 29/10 a 24/11 US Básica em Ginecologia e Obstetrícia a 19 05 a 16 02 a 13 30/04 a 11/05

Leia mais

SÍRIO-LIBANÊS 2018 ANO ADICIONAL ERGOMETRIA

SÍRIO-LIBANÊS 2018 ANO ADICIONAL ERGOMETRIA SÍRIO-LIBANÊS 2018 ANO ADICIONAL ERGOMETRIA CADERNO DO PROGRAMA 2018 Reprodução autorizada pelo autor somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino, não sendo autorizada sua reprodução para

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM RADIOTERAPIA. CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA RADIO-ONCOLOGISTAS - 11 a 13 de setembro de 2017

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM RADIOTERAPIA. CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA RADIO-ONCOLOGISTAS - 11 a 13 de setembro de 2017 PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM RADIOTERAPIA CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA RADIO-ONCOLOGISTAS - 11 a 13 de setembro de 2017 MÓDULO VI : LINFOMAS E LEUCEMIAS PRÓXIMOS O PROGRAMA CURSOS Coordenador Científico:

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista DISCIPLINA: IMAGENOLOGIA II Curso: Biomedicina Faculdade da Alta Paulista Plano de Ensino Período letivo: 2018 Série: 3ª Obrigatória ( X ) Optativa ( ) CH Teórica: 60h CH Prática: 20h CH Total: 80 horas

Leia mais

CURSOS JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ 29/07 a. 28 a 23/11 24/ a /10 29/07 a. 02 a /07 a 02/ a 06.

CURSOS JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ 29/07 a. 28 a 23/11 24/ a /10 29/07 a. 02 a /07 a 02/ a 06. CURSOS JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ US Básica Geral 03 a 29 01 a 27 02 a 28 28 a 23/11 24/08 26/10 US Básica em Ginecologia e Obstetrícia 03 a 14 01 a 12 02 a 13 28 a 08/11 02 a 13 09/08 11/10 US Endovaginal

Leia mais

CALENDÁRIO FATESA/EURP - Faculdade de Tecnologia em Saúde CURSOS JAN FEV MAR ABR MAIO JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ

CALENDÁRIO FATESA/EURP - Faculdade de Tecnologia em Saúde CURSOS JAN FEV MAR ABR MAIO JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ CALENDÁRIO 2019 - FATESA/EURP - Faculdade de Tecnologia em Saúde CURSOS JAN FEV MAR ABR MAIO JUN JUL AGO SET OUT NOV DEZ US Básica Geral 07 a 02/02 04 a 01/03 07 a 30 01 a 27 29/04 a 25 03 a 29 01 a 27

Leia mais

Faculdade da Alta Paulista

Faculdade da Alta Paulista DISCIPLINA: IMAGENOLOGIA I Curso: Biomedicina Plano de Ensino Período letivo: 2018 Série: 2ª Obrigatória ( X ) Optativa ( ) CH Teórica: 60h CH Prática: 20h CH Total: 80 horas Obs: I - Objetivos - Introduzir

Leia mais

Ministério da Educação e Ciência

Ministério da Educação e Ciência Data realização: segunda, 18 de junho às 14:00 h Sala: 4 14348127 ADRIANA ISABEL PEREIRA RIBEIRO 1 14581488 ADRIANA RAQUEL BARBOSA SOUSA 2 14172404 ADRIANA SILVA DE CARVALHO 3 14557115 ALDA DANIELA SILVA

Leia mais

CURRICULUM SINTÉTICO Especialidade: MASTOLOGIA

CURRICULUM SINTÉTICO Especialidade: MASTOLOGIA CURRICULUM SINTÉTICO Especialidade: MASTOLOGIA Dr. NASSIF ALEXANDRE GALEB JÚNIOR 1 IDENTIFICAÇÃO Nome Nassif Alexandre Galeb C.R.M. 17.785 Formação intelectual Curso Superior: Fundação Arnaldo Vieira de

Leia mais

Programa de Treinamento Médico em Cardiologia 2017

Programa de Treinamento Médico em Cardiologia 2017 Programa de Treinamento Médico em Cardiologia 2017 do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades (IBEPEGE) Reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia

Leia mais

ANEXO. REDE CREDENCIADA DO FISCO SAÚDE Município de Caruaru PE. Caruaru. Hospital Especializado. Exames e Terapias. Hospital Geral (Urgência 24h)

ANEXO. REDE CREDENCIADA DO FISCO SAÚDE Município de Caruaru PE. Caruaru. Hospital Especializado. Exames e Terapias. Hospital Geral (Urgência 24h) Página 1 de 5 Caruaru Hospital Geral (Urgência 24h) Especialidades médicas: Angiologia Cirurgia de Mão (sobreaviso) Cirurgia de Cabeça e Pescoço (sobreaviso) Cirurgia de Aparelho Diges va (sobreaviso)

Leia mais