Programa de Residência Médica RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA E ANGIORRADIOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programa de Residência Médica RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA E ANGIORRADIOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME"

Transcrição

1 Programa de Residência Médica RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA E ANGIORRADIOLOGIA Comissão de Residência Médica COREME

2 A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas e disseminar o conhecimento em oncologia, a partir da criação, em 1934, da Associação Paulista de Combate ao Câncer (APCC), se concretiza e evolui a cada ano. Essa iniciativa deu origem, em 1953, ao Hospital do Câncer, fruto da mobilização da população de São Paulo, incentivada pelo casal Antônio e Carmem Prudente, em torno da construção do primeiro hospital na cidade voltado ao tratamento do câncer. Historicamente, a evolução assistencial da Instituição, sob liderança de seus profissionais, é marcante. A formação de especialistas e a disseminação do conhecimento científico também estão na essência do A.C.Camargo. No ano de sua fundação, instituiu o primeiro e maior Programa de Residência Médica em Oncologia do País, com mais de mil especialistas formados ao longo de seis décadas. Seu Programa de Pós-graduação, iniciado em 1997, foi o primeiro em uma instituição hospitalar privada, não vinculada a uma universidade. No âmbito da pesquisa, o papel fundamental está concentrado na geração de conhecimento em oncologia, refletido em projetos iniciados já em 1983, quando a Instituição foi escolhida para sediar o Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer, sob a liderança do Prof. Dr. Ricardo Brentani. O A.C.Camargo Cancer Center concentra em um só lugar o diagnóstico, o tratamento, o ensino e a pesquisa, assim como as iniciativas para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer. Exemplo dessa integração, a Instituição é referência na geração de conhecimento em oncologia, que pode ser aplicado na prática clínica ou em novas tecnologias diagnósticas, como em condutas terapêuticas mais eficazes e custo-efetivas. Sustentada por evidências científicas, a assistência oncológica multidisciplinar permite tratamentos personalizados, com um olhar continuado e amplo para o paciente e com foco na resolução de cada caso. Nesse modelo de assistência oferecido, não só as necessidades e a segurança dos pacientes são prioritárias, mas também a humanização, o cuidado e o respeito. Mais de 5 mil profissionais, entre colaboradores, médicos e equipe multiprofissional especializada, compartilham, com orgulho, o propósito de combater o câncer e vivenciam os valores cultivados ao longo das décadas de existência que permanecem na cultura da Instituição.

3 Programa de Residência Médica RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA E ANGIORRADIOLOGIA Instituída pelo Decreto nº , de 5 de setembro de 1977, a Residência Médica é uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização. Funciona em instituições de saúde, sob a orientação de profissionais médicos de elevada qualificação ética e profissional, sendo considerada o padrão ouro da especialização médica. O mesmo decreto criou a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). O Programa de Residência Médica, cumprido integralmente dentro de uma determinada especialidade, confere ao médico residente o Título de Especialista. A expressão Residência Médica só pode ser empregada para programas que sejam credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica. Coordenador Geral da Residência Médica: Dr. Samuel Aguiar Júnior Comissão de Residência Médica: COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER Informações: eccb@accamargo.org.br Fone: (11)

4 Programa de Residência Médica RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA E ANGIORRADIOLOGIA Perfil Egresso: Ao final do ano de treinamento, o médico devera ter adquirido formação especializada em Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia, com domínio teórico e desenvolvimento de habilidades em: Intervenção não vascular: Conhecimento dos princípios básicos e principais indicações das intervenções não vasculares guiadas por ultrassom, tomografia e fluoroscopia. Preparo pré-procedimento. Execução das intervenções específicas. Acompanhamento dos casos após as intervenções realizadas. Intervenção vascular: Conhecimento dos princípios básicos e principais indicações das intervenções vasculares guiadas por fluoroscopia e angiografia por subtração digital. Preparo pré-procedimento. Execução das intervenções específicas. Acompanhamento dos casos após as intervenções realizadas. Conhecimentos específicos nas diversas áreas clínicas da radiologia intervencionista (sistema gastrointestinal, tórax, vascular, sistema musculoesquelético e pediatria), permitindo o reconhecimento dos pacientes com indicação para intervenções guiadas por imagem. Conhecimento dos princípios de metodologia científica, preparo e análise crítica de artigos científicos.

5 Competências do Egresso: 1. Conhecimentos básicos dos métodos de imagem a serem aplicados nos procedimentos intervencionistas. 2. Conhecimento das doenças oncológicas, vasculares e de medicina interna. 3. Experiência com pesquisa (publicações em congressos e revistas científicas). O programa de Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia é desenvolvido de acordo com a Resolução CNRM do MEC nº 2 de 17 de maio de Objetivos gerais: O Departamento de Radiologia Intervencionista do A.C.Camargo Cancer Center vem se transformando nos últimos anos. Desde 2013 conta com um setor específico de atuação situado no 1º subsolo, onde existe aparelho de angiografia de última geração, o ARtis Zee VC 21 Bda Siemens e dois equipamentos de tomografia computadorizada, um HiSpeed, GE e um Brilliance Big Bore 16 canais, Philips. Nele são realizados procedimentos intervencionistas vasculares e não vasculares diversos na intenção de tratamento do câncer e suas complicações. O departamento possui dez médicos titulares especialistas. Por ter na sua concepção uma Fundação, tem em seus serviços prestados à comunidade tanto o cunho público (pacientes SUS) como privado (pacientes particulares e convênio), permitindo uma perfeita integração entre as diversas realidades oncológicas no nosso país. A Radiologia Intervencionista no cenário oncológico vem se desenvolvendo de forma surpreendente, ocupando um espaço bastante importante neste setor. Tratamentos minimamente invasivos e também super seletivos permitem tratar situações em oncologia antes tratadas por procedimentos extensos e com mais riscos aos pacientes. Nesta instituição, devido a uma excelente sincronia entre as especialidades clínicas, cirúrgicas, radioterapia e imagem, é possível a divulgação da especialidade assim como o desenvolvimento de projetos de pesquisa. Acreditamos poder, portanto, contribuir com a formação de especialistas, nesta área, que ainda é muito carente de centros de formação.

6 Objetivos específicos: Desenvolver o conhecimento e a cultura da Radiologia Intervencionista, contribuindo com a formação e especialização de médicos radiologistas e cirurgiões vasculares (pré-requisitos para aceitação no programa) com ênfase em oncologia. Neste um ano de formação o residente terá a oportunidade de avaliar os pacientes internados e os ambulatoriais (específicos para radiologia intervencionista), entender e familiarizar-se com os métodos radiológicos utilizados em intervenção (ultrassom, tomografia computadorizada, fluoroscopia e angiografia por subtração digital), assim como executar os mais diferentes procedimentos envolvendo biópsias guiadas, procedimentos ablativos, angioplastias vasculares, drenagens de vias biliares, embolizações para tratamento de tumores e suas complicações, entre outros. Pré-requisito: Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem (03 anos) ou Cirurgia Vascular (02 anos), em instituição reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica CNRM/MEC. Carga horária total: horas, sendo distribuídas em 60h semanais. Duração do Programa: Um ano.

7 Quarto ano do Programa de Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia R4 O 4º ano é realizado em forma de rodízio, nos seguintes setores: Intervenção Vascular. Intervenção guiada por ultrassom. Intervenção guiada por tomografia computadorizada. Atividades Práticas R4 Realização de procedimentos guiados por fluoroscopia e angiografia por subtração digital como embolização de tumores, embolização de sangramentos, angioplastias vasculares, drenagem das vias biliares, sob supervisão dos preceptores do departamento. Realização de procedimentos guiados por ultrassom como biopsias percutâneas e também drenagens de coleção e nefrostomias percutâneas. Realização de procedimentos guiados por tomografia computadorizada como biopsias percutâneas, drenagens de coleção e procedimentos ablativos. Atividades Teóricas R4 Reunião Multidisciplinar da Pós-Graduação Stricto-Sensu Discussão de casos relevantes, apresentação de temas pertinentes às áreas básicas e apresentação de projetos da pós-graduação em andamento na Instituição. Realizada às quartas-feiras. Discussão de artigos/apresentação de aulas temáticas Reunião do Departamento de Radiologia Intervencionista com apresentação de artigos científicos e aulas sobre temas da especialidade. Discussão de artigos/casos clínicos Departamento de Imagem Reunião de departamento de com apresentação de artigos e aulas e discussão de casos clínicos.

8 Discussão de casos/aulas Reunião do Departamento Cirurgia Pélvica, onde são apresentados casos de Coloproctologia, Urologia e Ortopedia, além de tumores de retroperitônio e sarcomas de partes moles de extremidades e apresentação de artigos e discussão de casos. Apresentação de casos de complicações e óbitos do departamento. Reunião Clínica Departamento de Cirurgia Abdominal Discussão de casos clínicos: são apresentados pelos residentes casos clínicos complexos que envolvem vários departamentos. As discussões são em relação ao diagnóstico e conduta para os casos. Reunião Clínica Transplante Hepático Discussão de casos clínicos: são apresentados pelos residentes casos clínicos complexos que envolvem vários departamentos. As discussões são em relação ao diagnóstico e conduta para os casos. Reunião Depto. Oncologia Clínica Discussão de casos clínicos: são apresentados pelos residentes casos clínicos complexos que envolvem vários departamentos. As discussões são em relação ao diagnóstico e conduta para os casos. Curso de Cancerologia Curso teórico ministrado às quintas-feiras com presença obrigatória a todos os residentes. Duração de 1h. Metodologia de avaliação do médico residente: Certificado: Avaliação trimestral do desempenho, interesse, dedicação e aptidão nas rotinas diárias. Reuniões semanais para apresentação e discussão de casos. Preparo semanal de aulas. O certificado será concedido aos médicos residentes que tiverem cumprido os requisitos de frequência e aproveitamento (Media: 7,0). Os programas de Residência Médica do A.C.Camargo Cancer Center são reconhecidos pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).

9 Corpo Docente/ Preceptores: Diretor Depto. Radiologia Intervencionista Coordenador do Programa de Residência Médica Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia Dr. Charles Edouard Zurstrassen Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Marília (1997), Residência Médica em Cirurgia Geral pela Faculdade de Medicina de Marília - FAMEMA (2001), Residência Médica em Cirurgia Vascular Periférica pela casa de Saúde Santa Marcelina (2003), Título de Especialista em Cirurgia Vascular pela Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular SBACV (2003), Titulo de Especialista em Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia pela Sociedade Brasileira de Radiologia Intervencionista e Cirurgia Endovascular Sobrice (2006). Atualmente é doutorando em oncologia pelo A.C.Camargo e Coordenador do Departamento de Radiologia Intervencionista do A.C.Camargo. Programa de Residência Médica RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA E ANGIORRADIOLOGIA

10 Supervisor do Programa de Residência Médica Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia Dr. Chiang Jeng Tyng Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP(1988), Residência Médica em Cirurgias Geral e Torácica pela UNIFESP (1993), Título de Especialista em Medicina Intensiva (1995), Residência Médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem pelo A.C.Camargo Cancer Center (2000), Título de Especialista em Radiologia e Diagnóstico por imagem pelo Colégio Brasileiro de Radiologia(2003) e Título de Especialista da Radiologia Intervencionista e Angiorradiologia pela Sobrice, CBR. Conta com Mestrado e Doutorado em Ciências na área de concentração em Oncologia pelo A.C.Camargo. Dra. Paula Nicole Vieira Pinto Barbosa Dra. Aline Cristine Barbosa Santos Cavalcante Dr. João Paulo Kawaoka Matushita Junior Dra. Maria Fernanda Arruda Almeida Dra. Marcela Pecora Cohen Dr. Mauricio Kauark Amoedo Dr. Luiz Henrique de Oliveira Schiavon Dra. Penélope Sanchez Teixeira

11 Programa de Residência Médica RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA E ANGIORRADIOLOGIA Rua Professor Antônio Prudente, 211 Liberdade São Paulo/SP CEP (11)

Programa de Residência Médica MEDICINA INTENSIVA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica MEDICINA INTENSIVA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Comissão de COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas e disseminar

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento ONCOLOGIA ORTOPÉDICA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Aperfeiçoamento ONCOLOGIA ORTOPÉDICA. Comissão de Residência Médica COREME Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas e disseminar

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento CIRURGIA TORÁCICA EM ONCOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Aperfeiçoamento CIRURGIA TORÁCICA EM ONCOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas

Leia mais

ONCOLOGIA ORTOPÉDICA

ONCOLOGIA ORTOPÉDICA Programa de Capacitação Profissional ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento UROLOGIA EM ONCOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Aperfeiçoamento UROLOGIA EM ONCOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas

Leia mais

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento MICROCIRURGIA RECONSTRUTIVA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Aperfeiçoamento MICROCIRURGIA RECONSTRUTIVA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento MASTOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Aperfeiçoamento MASTOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas e disseminar

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento IMAGEM EM MAMA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Aperfeiçoamento IMAGEM EM MAMA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Aperfeiçoamento IMAGEM EM MAMA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer,

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA PERCUTÂNEA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Aperfeiçoamento RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA PERCUTÂNEA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Aperfeiçoamento RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA PERCUTÂNEA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada

Leia mais

Programa de Residência Médica TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA-R3. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA-R3. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA-R3 Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes

Leia mais

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia ESTOMATOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia ESTOMATOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU Programa de Residência Comissão de Residência - COREMU A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas

Leia mais

Programa de Residência Médica MEDICINA NUCLEAR. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica MEDICINA NUCLEAR. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica MEDICINA NUCLEAR Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer,

Leia mais

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia NUTRIÇÃO. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia NUTRIÇÃO. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia NUTRIÇÃO Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência

Leia mais

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia FONOAUDIOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia FONOAUDIOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU Programa de Residência Comissão de Residência - COREMU A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas

Leia mais

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia PSICOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia PSICOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia PSICOLOGIA Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência

Leia mais

Programa de Residência Médica ENDOSCOPIA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica ENDOSCOPIA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica ENDOSCOPIA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar

Leia mais

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977,

Leia mais

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia FÍSICA MÉDICA DA RADIOTERAPIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia FÍSICA MÉDICA DA RADIOTERAPIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU Programa de Residência Comissão de Residência - COREMU A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas

Leia mais

Programa de Residência Médica CITOPATOLOGIA R4. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica CITOPATOLOGIA R4. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica CITOPATOLOGIA R4 Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer,

Leia mais

Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM-R4. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM-R4. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM-R4 Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento CIRURGIA DE BASE DO CRÂNIO. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Aperfeiçoamento CIRURGIA DE BASE DO CRÂNIO. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas

Leia mais

Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM-R4. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM-R4. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM-R4 Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM-NÍVEL 4 (R4) Instituída pelo

Leia mais

Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ONCOLOGIA CITOPATOLOGIA R4. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ONCOLOGIA CITOPATOLOGIA R4. Comissão de Residência Médica COREME Programa de ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ONCOLOGIA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer,

Leia mais

Programa de Residência Médica PATOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica PATOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica PATOLOGIA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar

Leia mais

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia PSICOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia PSICOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU Programa de Residência Comissão de Residência - COREMU Programa de Residência As Residências Multiprofissionais na área de saúde, criadas a partir da promulgação da Lei n 11.129 de 2005, são orientadas

Leia mais

Programa de Residência Médica CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes

Leia mais

Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada

Leia mais

Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ONCOLOGIA PATOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ONCOLOGIA PATOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ONCOLOGIA PATOLOGIA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente

Leia mais

CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO

CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ONCOLOGIA CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof.

Leia mais

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA CLÍNICA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA CLÍNICA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA CLÍNICA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com

Leia mais

Programa de Residência Médica RADIOTERAPIA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica RADIOTERAPIA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica RADIOTERAPIA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer,

Leia mais

II FÓRUM DE CIRURGIA GERAL

II FÓRUM DE CIRURGIA GERAL II FÓRUM DE CIRURGIA GERAL CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA - SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANGIOLOGIA E CIRURGIA VASCULAR CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE CIRURGIA VASCULAR Maio de 2018 Adnan Neser Resolução CNRM n 02

Leia mais

Guia Prático da Residência em Cirurgia Geral R1, R2 e R3

Guia Prático da Residência em Cirurgia Geral R1, R2 e R3 Guia Prático da Residência em Cirurgia Geral R1, R2 e R3 Conteúdo Prático e Teórico Atividades Práticas R1 nos Rodízios obrigatórios e facultativos Ambulatório Consultas eletivas. História e exame físico

Leia mais

II Simpósio Internacional de Imagem em Oncologia. 23 e 24 de outubro de 2015

II Simpósio Internacional de Imagem em Oncologia. 23 e 24 de outubro de 2015 II Simpósio Internacional de Imagem em Oncologia 23 e 24 de outubro de 2015 Programação: 23 de Outubro de 2015 (Sexta-feira) Programação sujeita a alterações e confirmações de convidados 08h30 Abertura

Leia mais

Residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem - HCFMRP-USP Introdução e breve história

Residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem - HCFMRP-USP Introdução e breve história Residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem - HCFMRP-USP Introdução e breve história O programa de residência médica em Radiologia e Diagnóstico por Imagem (RDI) do Hospital das Clinicas da

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA RADIOTERAPIA DE ALTA TECNOLOGIA

ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA RADIOTERAPIA DE ALTA TECNOLOGIA ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA RADIOTERAPIA DE ALTA TECNOLOGIA CADERNO DO PROGRAMA 2018 ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA RADIOTERAPIA DE ALTA TECNOLOGIA CADERNO DO PROGRAMA 2018 Reprodução autorizada pelo autor somente para

Leia mais

A N E X O III A T R I B U I Ç Õ E S

A N E X O III A T R I B U I Ç Õ E S A N E X O III A T R I B U I Ç Õ E S MÉDICO CIRURGIÃO VASCULAR Realizar procedimentos diagnósticos e terapêuticos, inclusive em Hemodinâmica; Prescrever e ministrar tratamento para as diversas afecções

Leia mais

ANEXO I Atribuições dos cargos:

ANEXO I Atribuições dos cargos: Clínico Geral Assistente ANEXO I Atribuições dos cargos: Descrição sintética: compreende os cargos que se destinam a planejar, executar e aplicar conhecimentos no campo da Clínica Geral (Medicina Interna)

Leia mais

Ultrassonografia. Caderno do Curso

Ultrassonografia. Caderno do Curso Ultrassonografia Caderno do Curso CADERNO DO CURSO Especialização Médica Ultrassonografia Reprodução autorizada pelo autor somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino, não sendo autorizada

Leia mais

PEDIATRIA - CAMPINAS PLANO DE CURSO

PEDIATRIA - CAMPINAS PLANO DE CURSO PEDIATRIA - CAMPINAS PLANO DE CURSO DADOS GERAIS: 1. NOME DO PROGRAMA: Residência em Pediatria 2. DURAÇÃO: 3 (três) anos 3. PRÉ-REQUISITOS: Graduação em Medicina 4. CARGA HORÁRIA: 60 horas semanais 5.

Leia mais

Programa de Treinamento Médico em Cardiologia 2017

Programa de Treinamento Médico em Cardiologia 2017 Programa de Treinamento Médico em Cardiologia 2017 do Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas de Gastroenterologia e Outras Especialidades (IBEPEGE) Reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia

Leia mais

PROPOSTA DE RECONHECIMENTO PARA PROGRAMA DE ESTÁGIO E SERVIÇO PELA SBACV. Ao Presidente SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANGIOLOGIA E DE CIRURGIA VASCULAR

PROPOSTA DE RECONHECIMENTO PARA PROGRAMA DE ESTÁGIO E SERVIÇO PELA SBACV. Ao Presidente SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANGIOLOGIA E DE CIRURGIA VASCULAR PROPOSTA DE RECONHECIMENTO PARA PROGRAMA DE ESTÁGIO E SERVIÇO PELA SBACV Ao Presidente SOCIEDADE BRASILEIRA DE ANGIOLOGIA E DE CIRURGIA VASCULAR Sr. Presidente e Membros da Comissão Solicitamos à Sociedade

Leia mais

Guia Prático da Residência em Cirurgia Geral R1, R2 e R3

Guia Prático da Residência em Cirurgia Geral R1, R2 e R3 Guia Prático da Residência em Cirurgia Geral R1, R2 e R3 Conteúdo Prático e Teórico Atividades Práticas R1 nos Rodízios obrigatórios e facultativos Ambulatório Consultas eletivas Avaliação clínica pré-operatória

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA MÉDICA PARA O ANO DE 2016 RELATÓRIO DE CONCORRÊNCIA

PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA MÉDICA PARA O ANO DE 2016 RELATÓRIO DE CONCORRÊNCIA 01 - ÁREAS BÁSICAS COM ACESSO DIRETO ACUPUNTURA 2 1 0,5 ANESTESIOLOGIA 27 287 10,6 CIRURGIA GERAL 37 303 8,2 CLÍNICA MÉDICA 92 439 4,8 DERMATOLOGIA 10 98 9,8 INFECTOLOGIA 9 20 2,2 MEDICINA DE FAMÍLIA E

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA MÉDICA PARA O ANO DE 2015 RELATÓRIO DE CONCORRÊNCIA

PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA MÉDICA PARA O ANO DE 2015 RELATÓRIO DE CONCORRÊNCIA 01 - ÁREAS BÁSICAS COM ACESSO DIRETO Acupuntura - 2 anos 2 2 1,0 Anestesiologia - 3 anos 33 290 8,8 Cirurgia Geral - 2 anos 42 294 7,0 Clínica Médica - 2 anos 86 435 5,1 Dermatologia - 3 anos 10 110 11,0

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTADO DA ARTE EM DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

Leia mais

REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA BÁSICO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO E FORMAÇÃO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA BÁSICO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO E FORMAÇÃO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM 1. Objetivo REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA BÁSICO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO E FORMAÇÃO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM O campo do Diagnóstico por Imagem envolve, atualmente, uma variedade de técnicas

Leia mais

ERRATA DE EDITAL ONDE SE LÊ: EM, 27/11/2015

ERRATA DE EDITAL ONDE SE LÊ: EM, 27/11/2015 EM, 27/11/2015 ERRATA DE EDITAL A SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE/PE torna público a ERRATA do edital do Processo Seletivo da RESIDÊNCIA MÉDICA para o ano de 2016 publicado no DOE 14/11/2015, que será realizado

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA ULTRASSONOGRAFIA II

ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA ULTRASSONOGRAFIA II ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA ULTRASSONOGRAFIA II CADERNO DO PROGRAMA 2018 ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA ULTRASSONOGRAFIA II CADERNO DO PROGRAMA 2018 Reprodução autorizada pelo autor somente para uso privado de atividades

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA MÉDICA PARA O ANO DE 2019 RELATÓRIO DE CONCORRÊNCIA

PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA MÉDICA PARA O ANO DE 2019 RELATÓRIO DE CONCORRÊNCIA 01 - ÁREAS BÁSICAS COM ACESSO DIRETO ACUPUNTURA 2 Anos 2 8 4,00 ANESTESIOLOGIA 3 Anos 36 297 8,25 CIRURGIA CARDIOVASCULAR 5 Anos 8 29 3,63 CLÍNICA MÉDICA 2 Anos 114 405 3,55 DERMATOLOGIA 3 Anos 10 127

Leia mais

Clínica Médica: 8 vagas

Clínica Médica: 8 vagas Normatizações dos Serviços de Estágios e Especializações Médicas do Hospital São Francisco de Ribeirão Preto I. INFORMAÇÕES GERAIS O Hospital São Francisco de Ribeirão Preto tem tradição de várias décadas

Leia mais

Relatório de Dados do Processo

Relatório de Dados do Processo Relatório de Dados do Processo Dados da Instituição Instituição: COMPLEXO HOSPITALAR UNIVERSITÁRIO PROF EDGARD UF Instituição: BA Tipo do Processo: Recredenciamento Tipo do Programa ESPECIALIDADE Resolução:

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM INFECTOLOGIA PEDIÁTRICA PERÍODO DE 2 ANOS DEPARTAMENTO DE INFECTOLOGIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM INFECTOLOGIA PEDIÁTRICA PERÍODO DE 2 ANOS DEPARTAMENTO DE INFECTOLOGIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM INFECTOLOGIA PEDIÁTRICA PERÍODO DE 2 ANOS DEPARTAMENTO DE INFECTOLOGIA DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA OBJETIVOS Este curso pretende formar especialistas em Infectologia

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CLÍNICA MÉDICA

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CLÍNICA MÉDICA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CLÍNICA MÉDICA 2016 Programa de Residência Médica em Clínica Médica 2016 Unidade: Hospital Copa D Or Diretor de Ensino e Coordenador Geral da Residência Médica: Dr Arnaldo

Leia mais

COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES O BENEFÍCIO DE 3 ANOS PARA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CIRURGIA GERAL

COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES O BENEFÍCIO DE 3 ANOS PARA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CIRURGIA GERAL COLÉGIO BRASILEIRO DE CIRURGIÕES O BENEFÍCIO DE 3 ANOS PARA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM CIRURGIA GERAL OBJETIVOS RESIDÊNCIA MÉDICA CIRURGIA GERAL 3 ANOS OBJETIVOS RESIDÊNCIA MÉDICA CIRURGIA GERAL

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA ONCOHEMATOLOGIA E TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA

ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA ONCOHEMATOLOGIA E TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA ONCOHEMATOLOGIA E TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA CADERNO DO PROGRAMA 2018 ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA ONCOHEMATOLOGIA E TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA CADERNO DO PROGRAMA 2018 Reprodução autorizada

Leia mais

Retificação Nº 001 Carga Horária

Retificação Nº 001 Carga Horária MINISTÉRIO DA SAÚDE HOSPITAL NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO S.A. HOSPITAL CRISTO REDENTOR S.A. HOSPITAL FÊMINA S.A. PROCESSO SELETIVO PÚBLICO EMERGENCIAL Retificação Nº 001 Carga Horária O Grupo Hospitalar

Leia mais

FORMULÁRIO PARA O CADASTRO E VISTORIA DOS SERVIÇOS DE TREINAMENTO EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA- SBOT

FORMULÁRIO PARA O CADASTRO E VISTORIA DOS SERVIÇOS DE TREINAMENTO EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA- SBOT FORMULÁRIO PARA O CADASTRO E VISTORIA DOS SERVIÇOS DE TREINAMENTO EM ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA- SBOT SERVIÇO: Serviço: Nome do responsável: CNPJ: Endereço: UF: Telefone serviço: ( ) Telefax: ( ) E-mail:

Leia mais

PRECEPTOR DA RESIDÊNCIA MÉDICA. CFM Câmara Técnica de Pediatria

PRECEPTOR DA RESIDÊNCIA MÉDICA. CFM Câmara Técnica de Pediatria PRECEPTOR DA RESIDÊNCIA MÉDICA CFM Câmara Técnica de Pediatria Definição Na educação médica a figura de um profissional experiente, que auxilia na formação, é uma constante. No decorrer dos tempos, até

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM RADIOTERAPIA. CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA RADIO-ONCOLOGISTAS - 11 a 13 de setembro de 2017

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM RADIOTERAPIA. CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA RADIO-ONCOLOGISTAS - 11 a 13 de setembro de 2017 PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM RADIOTERAPIA CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA RADIO-ONCOLOGISTAS - 11 a 13 de setembro de 2017 MÓDULO VI : LINFOMAS E LEUCEMIAS PRÓXIMOS O PROGRAMA CURSOS Coordenador Científico:

Leia mais

TRANSFORMANDO REALIDADES

TRANSFORMANDO REALIDADES TRANSFORMANDO REALIDADES Transformar realidades com inovação em saúde. É esta Visão que move o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), sempre e cada vez mais. Hospital público e universitário pertencente

Leia mais

Trilha de Desenvolvimento da Carreira de Enfermagem

Trilha de Desenvolvimento da Carreira de Enfermagem Trilha de Desenvolvimento da Carreira de Enfermagem Agenda Representatividade do Câncer no Brasil Prova diagnóstica para os colaboradores AC Camargo Cancer Center Trilha de Carreira Enfermagem A representatividade

Leia mais

Residência Médica, especialidade em Cirurgia Geral

Residência Médica, especialidade em Cirurgia Geral Residência Médica, especialidade em Cirurgia Geral Campus de Cascavel Centro de Ciências Médicas e Farmaceuticas Coordenador: Inscrição: Investimento: Carga horária do curso: Ínicio: 01/03/2016 5760 hrs

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA MÉDICA PARA O ANO DE 2018 ATENÇÃO

PROCESSO SELETIVO DA RESIDÊNCIA MÉDICA PARA O ANO DE 2018 ATENÇÃO ATENÇÃO CAROS CANDIDATOS. CONFIRAM, NA RELAÇÃO ABAIXO, O ENDEREÇO DO PRÉDIO EM QUE V. Sa. ESTÁ LOTADO PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA ESCRITA. 01 - ÁREAS BÁSICAS COM ACESSO DIRETO ACUPUNTURA 2 2 1,00 ANESTESIOLOGIA

Leia mais

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA JUSTIFICATIVA PARA SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA A pneumologia

Leia mais

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NEFROLOGIA PEDIÁTRICA

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NEFROLOGIA PEDIÁTRICA PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NEFROLOGIA PEDIÁTRICA JUSTIFICATIVA PARA SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NEFROLOGIA PEDIÁTRICA A solicitação do

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM PSIQUIATRA SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAUDE LTDA

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM PSIQUIATRA SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAUDE LTDA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM PSIQUIATRA REGIONAL DE ENSINO E SAUDE LTDA I- OBJETIVOS DO PROGRAMA Objetivos Gerais: Formar médicos especialistas em psiquiatria que sejam capazes de interagir eficientemente

Leia mais

Sr. Presidente da Comissão de Ensino e Treinamento da SBU,, / / Nome: Cargo: (Hospital) Endereço Completo: CEP: - Cidade: Estado.: Tel.

Sr. Presidente da Comissão de Ensino e Treinamento da SBU,, / / Nome: Cargo: (Hospital) Endereço Completo: CEP: - Cidade: Estado.: Tel. Sr. Presidente da Comissão de Ensino e Treinamento da SBU, A Instituição signatária do presente, abaixo identificada, requer de V.Sª que se digne submeter à apreciação da Comissão de Ensino e Treinamento

Leia mais

O hospital é uma criação da cristandade da Idade Média. Hôtel-Dieu em Paris, 651

O hospital é uma criação da cristandade da Idade Média. Hôtel-Dieu em Paris, 651 Carlos Justo Galeno (131-201 AD) O hospital é uma criação da cristandade da Idade Média. Hôtel-Dieu em Paris, 651 ESCOLA DE SALERNO A Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, fundada pelo Padre Anchieta,

Leia mais

ANEXO II PROGRAMAS DA PROVA ESCRITA

ANEXO II PROGRAMAS DA PROVA ESCRITA ANEXO II PROGRAMAS DA PROVA ESCRITA s com Acesso Direto Anestesiologia Cirurgia Geral Clínica Médica Dermatologia Infectologia Medicina da Família e Comunidade Medicina Nuclear Neurocirurgia Neurologia

Leia mais

ANEXO II PROGRAMAS DA PROVA ESCRITA

ANEXO II PROGRAMAS DA PROVA ESCRITA ANEXO II PROGRAMAS DA PROVA ESCRITA s com Acesso Direto Anestesiologia Cirurgia Geral Clínica Médica Dermatologia Infectologia Medicina da Família e Comunidade Medicina Nuclear Neurocirurgia Neurologia

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO DO HCPA PARA RESIDÊNCIAS MÉDICAS/2015 COM PRÉ-REQUISITOS

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO DO HCPA PARA RESIDÊNCIAS MÉDICAS/2015 COM PRÉ-REQUISITOS PROGRAMAS DE ESPECIALIDADES MÉDICAS 1) Gabarito Preliminar da prova para os Programas de Especialidades Médicas de Cancerologia Clínica, Cardiologia, Endocrinologia e Metabologia, Gastroenterologia, Geriatria,

Leia mais

Conheça nossa. Rede Própria. Jundiaí

Conheça nossa. Rede Própria. Jundiaí Conheça nossa Rede Própria Jundiaí rede própria A NotreDame Intermédica possui unidades autônomas que respeitam as características regionais e garantem um serviço personalizado, humanizado e de qualidade

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO DO HCPA PARA RESIDÊNCIAS MÉDICAS/2018 COM PRÉ-REQUISITOS

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO DO HCPA PARA RESIDÊNCIAS MÉDICAS/2018 COM PRÉ-REQUISITOS PROGRAMAS DE ESPECIALIDADES MÉDICAS 1) Gabarito Preliminar da prova para os Programas de Especialidades Médicas de Cardiologia, Endocrinologia e Metabologia, Gastroenterologia, Geriatria, Hematologia e

Leia mais

PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO PROCESSO SELETIVO 2018 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM URO-ONCOLOGIA DO HAM

PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO PROCESSO SELETIVO 2018 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM URO-ONCOLOGIA DO HAM ! LIGA BAHIANA CONTRA O CÂNCER HOSPITAL ARISTIDES MALTEZ SERVIÇO DE UROLOGIA PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO PROCESSO SELETIVO 2018 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM URO-ONCOLOGIA DO HAM O Departamento de Ensino

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU GINECOLOGIA INFANTO-JUVENIL - ANO 2017

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU GINECOLOGIA INFANTO-JUVENIL - ANO 2017 PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU GINECOLOGIA INFANTO-JUVENIL - ANO 2017 Ato de Oficialização: RESOLUÇÃO nº. 01/2007-Conselho Departamental 1. Nome do Curso e Área de Conhecimento:

Leia mais

9º Congresso Paulista de Educação Médica. Como Formar Médicos no Brasil Frente aos Atuais Desafios da Saúde? Perspectivas Para a Residência

9º Congresso Paulista de Educação Médica. Como Formar Médicos no Brasil Frente aos Atuais Desafios da Saúde? Perspectivas Para a Residência 9º Congresso Paulista de Educação Médica Como Formar Médicos no Brasil Frente aos Atuais Desafios da Saúde? Perspectivas Para a Residência Adnan Neser Presidente da Comissão Estadual de Residência Médica

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA MUSCULOESQUELÉTICO RADIOLOGIA / DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA MUSCULOESQUELÉTICO RADIOLOGIA / DIAGNÓSTICO POR IMAGEM ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA MUSCULOESQUELÉTICO RADIOLOGIA / DIAGNÓSTICO POR IMAGEM CADERNO DO PROGRAMA 2018 ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA MUSCULOESQUELÉTICO RADIOLOGIA / DIAGNÓSTICO POR IMAGEM CADERNO DO PROGRAMA 2018

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO DO HCPA PARA RESIDÊNCIAS MÉDICAS/2018 COM PRÉ-REQUISITOS

PROCESSO SELETIVO PÚBLICO DO HCPA PARA RESIDÊNCIAS MÉDICAS/2018 COM PRÉ-REQUISITOS PROGRAMAS DE ESPECIALIDADES MÉDICAS 1) Gabarito Definitivo da prova para os Programas de Especialidades Médicas de Cardiologia, Endocrinologia e Metabologia, Gastroenterologia, Geriatria, Hematologia e

Leia mais

ANEXO II QUADRO DE VAGAS

ANEXO II QUADRO DE VAGAS ANEXO II QUADRO DE VAGAS Ordem Função Especialidade Jornada semanal de trabalho Requisitos mínimos 01 Médico Auditor Especialização em Auditoria Médica, e registro Nº de Vagas Remuneração Base (R$) 02

Leia mais

Apresentação do Sistema de Ensino Municipal da Saúde e Residência do Município de São Paulo (Julho de 2011)

Apresentação do Sistema de Ensino Municipal da Saúde e Residência do Município de São Paulo (Julho de 2011) 1 Apresentação do Sistema de Ensino Municipal da Saúde e Residência do Município de São Paulo (Julho de 2011) O Sistema de Residência nos Hospitais da Secretaria de Municipal da Saúde foi instituído pelo

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM COLOPROCTOLOGIA Unidade Dias e Horários

Leia mais

Encontro de Atualização em Atenção Primária à Saúde Seminário Regional de Juiz de Fora

Encontro de Atualização em Atenção Primária à Saúde Seminário Regional de Juiz de Fora Encontro de Atualização em Atenção Primária à Saúde Seminário Regional de Juiz de Fora Ministério da Saúde -Inscrição dos Médicos -Edital de Adesão dos Municípios -TC com Estados -Financiamento das Bolsas

Leia mais

REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA BÁSICO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - RDDI

REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA BÁSICO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - RDDI REQUISITOS MÍNIMOS DO PROGRAMA BÁSICO DO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - RDDI 1. Objetivo O campo do Diagnóstico por Imagem envolve, atualmente, uma variedade de técnicas

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 26, DE 22 DE ABRIL DE 2019

RESOLUÇÃO Nº 26, DE 22 DE ABRIL DE 2019 RESOLUÇÃO Nº 26, DE 22 DE ABRIL DE 2019 Aprova a matriz de competências dos Programas de Residência Médica na Área de Atuação em Neurorradiologia. A COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA (CNRM), no uso

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 1, DE 4 DE ABRIL DE 2019

RESOLUÇÃO Nº 1, DE 4 DE ABRIL DE 2019 RESOLUÇÃO Nº 1, DE 4 DE ABRIL DE 2019 Aprova a matriz de competências dos Programas de Residência Médica em Cirurgia de Cabeça e Pescoço no Brasil. A COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA (CNRM), no uso

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA PET/CT E SPECT/CT

ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA PET/CT E SPECT/CT ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA PET/CT E SPECT/CT CADERNO DO PROGRAMA 2018 ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA PET/CT E SPECT/CT CADERNO DO PROGRAMA 2018 Reprodução autorizada pelo autor somente para uso privado de atividades

Leia mais

Mesa redonda Residência Médica Modelos de Formação de Especialistas

Mesa redonda Residência Médica Modelos de Formação de Especialistas Mesa redonda Residência Médica Modelos de Formação de Especialistas Profa. Rosana Leite de Melo Coordenadora Geral das Residências em Saúde Secretaria Executiva da CNRM LEI Nº 9.394, 20 de dezembro DE

Leia mais

ANEXO I. Centro de Saúde nº 1 Unidade Mista 508/509 Sul. Ortopedia e Traumatologia. Ortopedia e Traumatologia. Radiologia e Diagnóstico por Imagem

ANEXO I. Centro de Saúde nº 1 Unidade Mista 508/509 Sul. Ortopedia e Traumatologia. Ortopedia e Traumatologia. Radiologia e Diagnóstico por Imagem GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE FUNDAÇÃO DE ENSINO E PESQUISA EM CIÊNCIAS DA SAÚDE - FEPECS ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ESCS ANEXO I QUADRO DE VAGAS - Processo Seletivo

Leia mais

QUADRO COM AS VAGAS POR PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA E POR INSTITUIÇÃO (ATUALIZADO em 6/12/2018)

QUADRO COM AS VAGAS POR PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA E POR INSTITUIÇÃO (ATUALIZADO em 6/12/2018) SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL ESCOLA SUPERIOR DE CIÊNCIAS DA SAÚDE EDITAL NORMATIVO Nº 1 RM-2//2019, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2018. EDITAL DE RETIFICAÇÃO Nº 2 RM-2//2019, DE 3 DE DEZEMBRO

Leia mais

COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA

COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA NOME COMPLETO DA INSTITUIÇÃO COMPLEXO HOSPITALAR UNIVERSITÁRIO PROFESSOR EDGARD SANTOS / COM-HUPES / UFBA Endereço Completo RUA AGUSTO VIANA, S/Nº - CANELA CEP Município

Leia mais

ASSOCIAÇÃO CONGREGAÇÃO DE SANTA CATARINA HOSPITAL REGINA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

ASSOCIAÇÃO CONGREGAÇÃO DE SANTA CATARINA HOSPITAL REGINA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM ASSOCIAÇÃO CONGREGAÇÃO DE SANTA CATARINA HOSPITAL REGINA EDITAL DE PROCESSO SELETIVO CURSO DE APERFEIÇOAMENTO EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM 1. INTRODUÇÃO A Comissão de Ensino do Curso de Aperfeiçoamento

Leia mais

Regulamento Atualizado

Regulamento Atualizado Regulamento Atualizado Normatizações dos Serviços de Estágios e Especializações Médicas do Hospital São Francisco de Ribeirão Preto I.INFORMAÇÕES GERAIS O Hospital São Francisco de Ribeirão Preto tem tradição

Leia mais

Residência Médica no Brasil e Pós-graduações

Residência Médica no Brasil e Pós-graduações Residência Médica no Brasil e Pós-graduações II Fórum de Integração do Médico Jovem CFM 22/08/2017 Dr. Nivio Lemos Moreira Jr. Lei nº 6.932/1981 Art. 1º A Residência Médica constitui modalidade de ensino

Leia mais

GABARITO DEFINITIVO DA PROVA OBJETIVA (Gabarito divulgado em 06/06/2014)

GABARITO DEFINITIVO DA PROVA OBJETIVA (Gabarito divulgado em 06/06/2014) Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares Edital n o 02, Área Médica, de 20/2/2014 Hospital Universitário Professor Edgard Santos da Universidade Federal da Bahia Concurso Público para Provimento de

Leia mais

PROGRAMAÇÃO RESIDENCIA

PROGRAMAÇÃO RESIDENCIA PROGRAMAÇÃO RESIDENCIA 2017 Medicina Intensiva UTI R1, R2, R3 Residência em Medicina Intensiva Introdução: A Residência em Medicina Intensiva foi criada nesta instituição (Hospital São Francisco) em 1985.

Leia mais

Serviço o de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Universitário. rio UFJF. Programa de Residência Médica M Credenciado pelo MEC e SBOT

Serviço o de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Universitário. rio UFJF. Programa de Residência Médica M Credenciado pelo MEC e SBOT Serviço o de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Universitário rio UFJF Programa de Residência Médica M Credenciado pelo MEC e SBOT Equipe da Residência Médica M em Ortopedia e Traumatologia do HU-UFJF

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 14, DE 8 DE ABRIL DE 2019

RESOLUÇÃO Nº 14, DE 8 DE ABRIL DE 2019 RESOLUÇÃO Nº 14, DE 8 DE ABRIL DE 2019 Aprova a matriz de competências dos Programas de Residência Médica em Hepatologia. A COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA (CNRM), no uso das atribuições que lhe

Leia mais