Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia FÍSICA MÉDICA DA RADIOTERAPIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia FÍSICA MÉDICA DA RADIOTERAPIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU"

Transcrição

1 Programa de Residência Comissão de Residência - COREMU

2 A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas e disseminar o conhecimento em oncologia, a partir da criação, em 1934, da Associação Paulista de Combate ao Câncer (APCC), se concretiza e evolui a cada ano. Essa iniciativa deu origem, em 1953, ao Hospital do Câncer, fruto da mobilização da população de São Paulo, incentivada pelo casal Antônio e Carmem Prudente, em torno da construção do primeiro hospital na cidade voltado ao tratamento do câncer. Historicamente, a evolução assistencial da Instituição, sob liderança de seus profissionais, é marcante. A formação de especialistas e a disseminação do conhecimento científico também estão na essência do A.C.Camargo. No ano de sua fundação, instituiu o primeiro e maior Programa de Residência Médica do País, com mais de mil especialistas formados ao longo de seis décadas. Seu Programa de Pós-graduação, iniciado em 1997, foi o primeiro em uma instituição hospitalar privada, não vinculada a uma universidade. No âmbito da pesquisa, o papel fundamental está concentrado na geração de conhecimento em oncologia, refletido em projetos iniciados já em 1983, quando a Instituição foi escolhida para sediar o Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer, sob a liderança do Prof. Dr. Ricardo Brentani. O A.C.Camargo Cancer Center concentra em um só lugar o diagnóstico, o tratamento, o ensino e a pesquisa, assim como as iniciativas para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer. Exemplo dessa integração, a Instituição é referência na geração de conhecimento em oncologia, que pode ser aplicado na prática clínica ou em novas tecnologias diagnósticas, como em condutas terapêuticas mais eficazes e custo-efetivas. Sustentada por evidências científicas, a assistência oncológica multidisciplinar permite tratamentos personalizados, com um olhar continuado e amplo para o paciente e com foco na resolução de cada caso. Nesse modelo de assistência oferecido, não só as necessidades e a segurança dos pacientes são prioritárias, mas também a humanização, o cuidado e o respeito. Mais de 5 mil profissionais, entre colaboradores, médicos e equipe multiprofissional especializada, compartilham, com orgulho, o propósito de combater o câncer e vivenciam os valores cultivados ao longo das décadas de existência que permanecem na cultura da Instituição.

3 Programa de Residência As Residências Multiprofissionais da área de saúde, criadas a partir da promulgação da Lei n de 2005, são orientadas pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades e realidades locais e regionais. A Comissão Nacional de Residência em Saúde - CNRMS, instituída por meio da Portaria Interministerial nº 1.077, de 12 de novembro de 2009, é coordenada conjuntamente pelo Ministério da Saúde e do Ministério da Educação e tem como principais atribuições: avaliar e acreditar os programas de Residência em Saúde e Residência em Área Profissional da Saúde de acordo com os princípios e diretrizes do SUS e que atendam às necessidades sócio epidemiológicas da população brasileira; credenciar os programas de Residência em Saúde e Residência em Área Profissional da Saúde bem como as instituições habilitadas para oferecê-lo; registrar certificados de Programas de Residência em Saúde e Residência em Área Profissional da Saúde, de validade nacional, com especificação de categoria e ênfase do programa. Coordenador Geral da Residência : Dr. Homero Lavieri Martins Comissão de Residência : COREMU A.C.CAMARGO CANCER CENTER Informações: eccb@accamargo.org.br Fone: (11)

4 Programa de Residência Perfil Egresso: Especialista em Física Médica da Radioterapia.

5 Competências do Egresso: Capacidade para trabalhar em serviços de Radioterapia de qualquer porte, tanto no atendimento dos pacientes quanto no controle da qualidade e proteção radiológica. Objetivos gerais: Capacitar o físico para atuar em Serviços de Radioterapia como Físico Especialista e como Supervisor de Proteção Radiológica. Objetivos específicos: Capacitar o físico para realizar o planejamento de tratamentos de radioterapia, bem como realizar a dosimetria e o controle da qualidade dos equipamentos. Implementar controles de segurança e proteção radiológica. Pré-requisito: Graduação em Física ou Física Médica. Carga horária total: horas, sendo distribuídas em 60h semanais. Duração do Programa: Dois anos.

6 Programa de Residência Primeiro e segundo anos do Programa A Residência na área de Física Médica da Radioterapia inicia suas atividades com embasamento teórico, seguido da prática, sob supervisão dos preceptores do setor, sendo suas atividades previamente aprovadas e constantemente verificadas. Atividades Práticas As atividades práticas seguem uma evolução contínua, independente do residente estar no primeiro ou segundo ano de residência. A evolução dependente do número de atividades realizadas em cada nível de dificuldade. Atingida a meta de um nível de dificuldade, o residente passa ao nível seguinte, realizando tarefas mais complexas. Em geral, o residente atinge o nível máximo de dificuldade após 18 meses de residência, garantindo que todo o conteúdo do programa será completado com antecedência, ficando os últimos seis meses reservados para a prática de qualquer técnica de tratamento que apareça no serviço, sem restrições. Planejamento de teleterapia com imagens planas simples Uso de simulador de tratamento e cálculo uni ou bidimensional. O residente passa aproximadamente uma semana a cada seis semanas nessa atividade durante todo o período da residência..

7 Planejamento de teleterapia simples com imagens volumétricas Uso de sistema de planejamento para a realização de planejamentos simples tridimensionais com imagens volumétricas. Mínimo de 30 procedimentos neste nível para a passagem ao nível seguinte. Planejamento de teleterapia complexa com imagens volumétricas Uso de sistema de planejamento para a realização de planejamentos complexos tridimensionais com imagens volumétricas. Mínimo de 30 procedimentos neste nível para a passagem ao nível seguinte. Planejamento de teleterapia IMRT simples com imagens volumétricas Uso de sistema de planejamento para a realização de planejamentos IMRT simples com imagens volumétricas. Mínimo de 25 procedimentos neste nível para a passagem ao nível seguinte. Planejamento de teleterapia IMRT complexa com imagens volumétricas Uso de sistema de planejamento para a realização de planejamentos IMRT complexos com imagens volumétricas. Mínimo de 25 procedimentos neste nível para a passagem ao nível seguinte. Planejamento de teleterapia VMAT Uso de sistema de planejamento para a realização de planejamentos VMAT. Planejamento de braquiterapia ginecológica O residente estará a cargo da braquiterapia uma semana a cada seis semanas, aproximadamente. Realizará o controle da qualidade e os planejamentos de tratamento no sistema de planejamento. Planejamento de teleterapia com IGRT Planejamento e acompanhamento de tratamento com técnica IGRT, conforme escala. TBI e TSI Planejamento e acompanhamento de tratamento TBI e TSI, conforme escala. Radiocirurgia Planejamento e acompanhamento de radiocirurgia, conforme escala. Radioterapia intraoperatória Planejamento e acompanhamento de radioterapia intraoperatória, conforme escala.

8 Braquiterapia de próstata Planejamento e acompanhamento de braquiterapia de próstata HDR e LDR, conforme escala. Braquiterapia oftálmica Planejamento e preparo de braquiterapia oftálmica, conforme escala. Dosimetria para aceleradores lineares Realização de dosimetria e controle da qualidade dos feixes dos aceleradores lineares seguindo os protocolos internacionais. Inclui testes mecânicos, elétricos e dosimétricos com frequência mensal, pelo menos. Controle da qualidade dos tratamentos Realização de controle da qualidade dos tratamentos de IMRT, quando o residente atingir esse nível de tarefas. O residente executará os controles referentes aos planejamentos por ele realizados. Comsissionamento anual dos aceleradores. Atividades Teóricas Preparo e apresentação de seminários semanais com duração de duas horas por semana com os seguintes assuntos do temário básico: Estrutura da matéria Decaimento radioativo Produção de Raios-X Interação da radiação com a matéria Radiobiologia Planejamento de teleterapia Braquiterapia Controle da qualidade Dosimetria Radiocirurgia Radioterapia intraoperatória Irradiação corporal total Comissionamento

9 Radioterapia com modulação da intensidade do feixe Radioterapia guiada por imagem Braquiterpia de próstata Braquiterapia oftálmica Paralelamente, os residentes devem preparar e apresentar seminários sobre protocolos de dosimetria e controle da qualidade com periodicidade semanal com duração de 90 minutos abrangendo: TGs 71, 114, 69, 83, 120, 101, 42, 68, 147, 40, 142, 106, 29, 176, 70, 25, 30, 43, 186, 6, 128, 64, 62, 179 e 75 ICRU 83 TECDOC 1583 e 119 IAEA relatórios Apresentação de artigos selecionados pelos preceptores Esse programa é repetido a cada ano, dando a oportunidade ao residente de rever os temas para melhor compreensão e fixação do conteúdo. Avaliação: Comportamental Assiduidade e relação profissional com colegas, pacientes e demais profissionais. Teórica Aulas, apresentação de seminários e artigos científicos. Prática Avaliação de cada caso clínico ou controle da qualidade elaborado.. Certificado: Farão jus aos certificados de conclusão do Programa de Residência do A.C.Camargo Cancer Center os profissionais de saúde residentes que cumprirem os critérios de avaliação constantes neste Plano de Curso, bem como nos regimentos da Residência em Oncologia do A.C.Camargo Cancer Center.

10 Corpo Docente/ Preceptores Coordenador do Programa de Residência - Física Médica da Radioterapia Dr. Homero Lavieri Martins Mestre pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo IFUSP, Bacharel e Licenciado em Física - Instituto de Física da Universidade de São Paulo, Especialista em Física Médica da Radioterapia Associação Brasileira de Física Médica. Dra Aline Nogueira Gonçalves Mestre Camila Barbosa Barcelos Dra. Irene de Pedro Netto Vartanian Mestre Luciana Dall Agnol Siqueira Dra. Neyller Patriota Cavalcante Montoni Dra Renata Lígia Vieira Guedes Dra. Simone Aparecida Claudino da Silva Lopes Programa de Residência

11 Programa de Residência Rua Professor Antônio Prudente, 211 Liberdade São Paulo/SP CEP (11)

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia FONOAUDIOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia FONOAUDIOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU Programa de Residência Comissão de Residência - COREMU A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas

Leia mais

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia ESTOMATOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia ESTOMATOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU Programa de Residência Comissão de Residência - COREMU A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas

Leia mais

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia NUTRIÇÃO. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia NUTRIÇÃO. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia NUTRIÇÃO Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento ONCOLOGIA ORTOPÉDICA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Aperfeiçoamento ONCOLOGIA ORTOPÉDICA. Comissão de Residência Médica COREME Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas e disseminar

Leia mais

Programa de Residência Médica MEDICINA INTENSIVA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica MEDICINA INTENSIVA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Comissão de COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas e disseminar

Leia mais

ONCOLOGIA ORTOPÉDICA

ONCOLOGIA ORTOPÉDICA Programa de Capacitação Profissional ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento CIRURGIA TORÁCICA EM ONCOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Aperfeiçoamento CIRURGIA TORÁCICA EM ONCOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento UROLOGIA EM ONCOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Aperfeiçoamento UROLOGIA EM ONCOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento MICROCIRURGIA RECONSTRUTIVA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Aperfeiçoamento MICROCIRURGIA RECONSTRUTIVA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas

Leia mais

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia PSICOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia PSICOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia PSICOLOGIA Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência

Leia mais

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento MASTOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Aperfeiçoamento MASTOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas e disseminar

Leia mais

Programa de Residência Médica TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA-R3. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA-R3. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA-R3 Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes

Leia mais

Programa de Residência Médica MEDICINA NUCLEAR. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica MEDICINA NUCLEAR. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica MEDICINA NUCLEAR Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer,

Leia mais

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia PSICOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia PSICOLOGIA. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU Programa de Residência Comissão de Residência - COREMU Programa de Residência As Residências Multiprofissionais na área de saúde, criadas a partir da promulgação da Lei n 11.129 de 2005, são orientadas

Leia mais

Programa de Residência Médica RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA E ANGIORRADIOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA E ANGIORRADIOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA E ANGIORRADIOLOGIA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento IMAGEM EM MAMA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Aperfeiçoamento IMAGEM EM MAMA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Aperfeiçoamento IMAGEM EM MAMA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer,

Leia mais

Programa de Residência Médica CITOPATOLOGIA R4. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica CITOPATOLOGIA R4. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica CITOPATOLOGIA R4 Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer,

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento CIRURGIA DE BASE DO CRÂNIO. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Aperfeiçoamento CIRURGIA DE BASE DO CRÂNIO. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar profissionais especialistas

Leia mais

Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ONCOLOGIA CITOPATOLOGIA R4. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ONCOLOGIA CITOPATOLOGIA R4. Comissão de Residência Médica COREME Programa de ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ONCOLOGIA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer,

Leia mais

Programa de Residência Médica PATOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica PATOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica PATOLOGIA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar

Leia mais

Programa de Residência Médica ENDOSCOPIA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica ENDOSCOPIA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica ENDOSCOPIA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer, formar

Leia mais

Programa de Aperfeiçoamento RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA PERCUTÂNEA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Aperfeiçoamento RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA PERCUTÂNEA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Aperfeiçoamento RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA PERCUTÂNEA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada

Leia mais

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA PEDIÁTRICA Instituída pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977,

Leia mais

Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM-R4. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM-R4. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM-R4 Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada

Leia mais

Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ONCOLOGIA PATOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ONCOLOGIA PATOLOGIA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ONCOLOGIA PATOLOGIA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente

Leia mais

Programa de Residência Médica RADIOTERAPIA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica RADIOTERAPIA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica RADIOTERAPIA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com câncer,

Leia mais

Programa de Residência Médica CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes

Leia mais

CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO

CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO Programa de Capacitação Profissional para Médicos Estrangeiros ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: ONCOLOGIA CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof.

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA RADIOTERAPIA DE ALTA TECNOLOGIA

ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA RADIOTERAPIA DE ALTA TECNOLOGIA ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA RADIOTERAPIA DE ALTA TECNOLOGIA CADERNO DO PROGRAMA 2018 ESPECIALIZAÇÃO MÉDICA RADIOTERAPIA DE ALTA TECNOLOGIA CADERNO DO PROGRAMA 2018 Reprodução autorizada pelo autor somente para

Leia mais

ARNALDO BARBOSA DE LIMA JÚNIOR Presidente da Comissão

ARNALDO BARBOSA DE LIMA JÚNIOR Presidente da Comissão RESOLUÇÃO Nº 23, DE 16 DE ABRIL DE 2019 Aprova a matriz de competências dos Programas de Residência Médica em Radioterapia no Brasil. A COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MÉDICA (CNRM), no uso das atribuições

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PARA ATRIBUIÇÃO DE IDONEIDADE E CAPACIDADE FORMATIVA INTERNATO MÉDICO DE RADIOTERAPIA

CARACTERIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PARA ATRIBUIÇÃO DE IDONEIDADE E CAPACIDADE FORMATIVA INTERNATO MÉDICO DE RADIOTERAPIA CARACTERIZAÇÃO DOS SERVIÇOS PARA ATRIBUIÇÃO DE IDONEIDADE E CAPACIDADE FORMATIVA INTERNATO MÉDICO DE RADIOTERAPIA Internato Médico de Radioterapia para o ano de Hospital: Serviço / Departamento: 1 Existência

Leia mais

XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia IX Encontro de Técnicos em Radioterapia

XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia IX Encontro de Técnicos em Radioterapia XIV Congresso da Sociedade Brasileira de Radioterapia IX Encontro de Técnicos em Radioterapia TRANSIÇÕES IMPORTANTES NA RADIOTERAPIA, O QUE MUDOU PARA O PROFISSIONAL EM TÉCNICAS RADIOTERÁPICAS? COMO ELE

Leia mais

SOCIEDADE BRASILEIRA DE RADIOTERAPIA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA RADIO-ONCOLOGIA

SOCIEDADE BRASILEIRA DE RADIOTERAPIA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA RADIO-ONCOLOGIA SOCIEDADE BRASILEIRA DE RADIOTERAPIA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA RADIO-ONCOLOGIA 2016 SOCIEDADE BRASILEIRA DE RADIOTERAPIA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA RADIO-ONCOLOGIA - 2016 Comissão Executiva Coordenação

Leia mais

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA CLÍNICA. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA CLÍNICA. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica CANCEROLOGIA CLÍNICA Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada a pacientes com

Leia mais

Atividades na Área de Física Médica e Supervisão de Radioproteção em Ambiente Hospitalar

Atividades na Área de Física Médica e Supervisão de Radioproteção em Ambiente Hospitalar Atividades na Área de Física Médica e Supervisão de Radioproteção em Ambiente Hospitalar Rômulo Verdolin de Sousa, D.Sc. Especialista em Física Médica ABFM RT-281/1200 Supervisor de Radioproteção CNEN

Leia mais

Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM-R4. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM-R4. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM-R4 Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM-NÍVEL 4 (R4) Instituída pelo

Leia mais

Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM. Comissão de Residência Médica COREME

Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM. Comissão de Residência Médica COREME Programa de Residência Médica RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM Comissão de Residência Médica COREME A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência integrada

Leia mais

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia ENFERMAGEM. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU

Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia ENFERMAGEM. Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU Programa de Residência Multiprofissional em Oncologia ENFERMAGEM Comissão de Residência Multiprofissional - COREMU A.C.CAMARGO CANCER CENTER O sonho do Prof. Dr. Antônio Prudente de oferecer assistência

Leia mais

Edição Número 10 de 15/01/2007 Ministério da Educação Gabinete do Ministro v PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 45, DE 12 DE JANEIRO DE 2007

Edição Número 10 de 15/01/2007 Ministério da Educação Gabinete do Ministro v PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 45, DE 12 DE JANEIRO DE 2007 Edição Número 10 de 15/01/2007 Ministério da Educação Gabinete do Ministro v GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 45, DE 12 DE JANEIRO DE 2007 Dispõe sobre a Residência Multiprofissional em

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 6. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 3 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 6 Matrícula 9 Cronograma de Aulas Pág. 10 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM OPERAÇÃO DE EQUIPAMENTOS

Leia mais

O que é Residência em Saúde e como ser um residente? Prof.ª Natale Souza

O que é Residência em Saúde e como ser um residente? Prof.ª Natale Souza O que é Residência em Saúde e como ser um residente? Prof.ª Natale Souza O que é Residência Residência Multiprofissional e em Saúde são Pós-graduações lato sensu (Especialização), voltadas para a educação

Leia mais

PORTARIA INTERMINISTERIAL No , DE 11 DE NOVEMBRO DE 2010

PORTARIA INTERMINISTERIAL No , DE 11 DE NOVEMBRO DE 2010 PORTARIA INTERMINISTERIAL No- 1.320, DE 11 DE NOVEMBRO DE 2010 Dispõe sobre a estrutura, organização e funcionamento da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde - CNRMS. O MINISTRO DE

Leia mais

O papel da Regulação na Segurança e Garantia da Qualidade das Práticas de Radioterapia e Medicina Nuclear

O papel da Regulação na Segurança e Garantia da Qualidade das Práticas de Radioterapia e Medicina Nuclear O papel da Regulação na Segurança e Garantia da Qualidade das Práticas de Radioterapia e Medicina Nuclear Renato Di Prinzio, D. Sc. Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear CNEN rprinzio@cnen.gov.br

Leia mais

RESIDÊNCIA FARMACÊUTICA NO BRASIL. Vânia Mari Salvi Andrzejevski

RESIDÊNCIA FARMACÊUTICA NO BRASIL. Vânia Mari Salvi Andrzejevski RESIDÊNCIA FARMACÊUTICA NO BRASIL Vânia Mari Salvi Andrzejevski vaniasalvi@lpcc.org.br vmsalvi@ufpr.br BASE LEGAL Médica Decreto n 80.281, 1977 HC-UFPR RM iniciou década 60 Multiprofissional e em Área

Leia mais

REGIÕES. 13,30% 6,60% 0% Sudeste Sul Nordeste 13,30% Centro Oeste 66,60% Norte

REGIÕES. 13,30% 6,60% 0% Sudeste Sul Nordeste 13,30% Centro Oeste 66,60% Norte COMISSÃO DE RESIDÊNCIA MÉDICA SBRT RESIDÊNCIA MÉDICA SANTA MARCELINA UNICAMP USP AC CAMARGO BARRETOS ARAÚJO JORGE SERVIDOR PÚBLICO SP IAVC SÍRIO LIBANÊS UNIFESP INST. CÂNCER CEARÁ LIGA NORTE RIOG. INCA

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EM RADIOTERAPIA

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EM RADIOTERAPIA PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EM RADIOTERAPIA jonymarques@uol.com.br PROFESSOR: Jony Marques Geraldo 1. EMENTA: Viabilizar o conhecimento dos procedimentos radioterapêuticos e planejamentos

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EM RADIOTERAPIA

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EM RADIOTERAPIA PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EM RADIOTERAPIA jonymarques@uol.com.br PROFESSOR: Jony Marques Geraldo 1. EMENTA: Viabilizar o conhecimento dos procedimentos radioterapêuticos e planejamentos

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EM RADIOTERAPIA 2º SEMESTRE DE

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EM RADIOTERAPIA 2º SEMESTRE DE PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EM RADIOTERAPIA 2º SEMESTRE DE 2015 jonymarques@uol.com.br PROFESSOR: Jony Marques Geraldo 1. EMENTA: Viabilizar o conhecimento dos procedimentos radioterapêuticos

Leia mais

PROGRAMACÃO (SEXTA) 23/11/ h 00 Credenciamento. 18h às 18h15 Abertura Dr. Edilmar Moura

PROGRAMACÃO (SEXTA) 23/11/ h 00 Credenciamento. 18h às 18h15 Abertura Dr. Edilmar Moura PROGRAMACÃO (SEXTA) 23/11/2018 17h 00 Credenciamento 18h às 18h15 Abertura Dr. Edilmar Moura 18h20 às 18h45 Panorama Da Radioterapia No Nordeste Palestrante: Dr. Carlos Eduardo de Almeida 18h50 às 19h15

Leia mais

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EM RADIOTERAPIA

PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EM RADIOTERAPIA PLANO DE TRABALHO: DISCIPLINA DE TECNOLOGIA EM RADIOTERAPIA PROFESSOR: Jony Marques Geraldo 1. EMENTA: Viabilizar o conhecimento dos procedimentos radioterapêuticos e planejamentos para diferentes tipos

Leia mais

Radioterapia CADERNO DO PROGRAMA

Radioterapia CADERNO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA MÉDICA Radioterapia CADERNO DO PROGRAMA Reprodução autorizada pelo autor somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino, não sendo autorizada sua reprodução para quaisquer fins

Leia mais

PROCEDIMENTOS DIAGNÓSTICOS E TERAPÊUTICOS

PROCEDIMENTOS DIAGNÓSTICOS E TERAPÊUTICOS PROCEDIMENTOS / TÉCNICAS DE RADIOTERAPIA EXTERNA (4.12.03.00-3) 4.12.03.01-1 Betaterapia (placa de estrôncio) - por campo 1A 1,800 4.12.03.02-0 Radiocirurgia (RTC) - nivel 1, lesão única e/ou um isocentro

Leia mais

Controle e garantia da qualidade dos aceleradores. Gisela Menegussi Física Coordenadora da Radioterapia do ICESP/INRAD - HCFMUSP

Controle e garantia da qualidade dos aceleradores. Gisela Menegussi Física Coordenadora da Radioterapia do ICESP/INRAD - HCFMUSP Controle e garantia da qualidade dos aceleradores Gisela Menegussi Física Coordenadora da Radioterapia do ICESP/INRAD - HCFMUSP Controle e garantia da qualidade dos aceleradores OBRIGATÓRIO Minimiza erros

Leia mais

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM RADIOTERAPIA. CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA RADIO-ONCOLOGISTAS - 11 a 13 de setembro de 2017

PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM RADIOTERAPIA. CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA RADIO-ONCOLOGISTAS - 11 a 13 de setembro de 2017 PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO EM RADIOTERAPIA CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA RADIO-ONCOLOGISTAS - 11 a 13 de setembro de 2017 MÓDULO VI : LINFOMAS E LEUCEMIAS PRÓXIMOS O PROGRAMA CURSOS Coordenador Científico:

Leia mais

Tumores Neuroendócrinos: II Programa de Especialização para Jovens Oncologistas

Tumores Neuroendócrinos: II Programa de Especialização para Jovens Oncologistas Tumores Neuroendócrinos: II Programa de Especialização para Jovens Oncologistas Tumores Neuroendócrinos (TNE) são um grupo de tumores relativamente raros, mas complexos e heterogêneos, cuja incidência

Leia mais

Ministério da Educação Secretaria de Ensino Superior/SESu Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde/DDES. Coordenação de Residências em Saúde

Ministério da Educação Secretaria de Ensino Superior/SESu Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde/DDES. Coordenação de Residências em Saúde Ministério da Educação Secretaria de Ensino Superior/SESu Diretoria de Desenvolvimento da Educação em Saúde/DDES Organograma da CNRMS Coordenação de Residências em Saúde Setembro de 2013 Organograma do

Leia mais

ANGELA SANSSON DOSIMETRISTA - HOSPITAL SÃO LUCAS - PUC - RS GRADUANDA DE FÍSICA MÉDICA - PUC-RS

ANGELA SANSSON DOSIMETRISTA - HOSPITAL SÃO LUCAS - PUC - RS GRADUANDA DE FÍSICA MÉDICA - PUC-RS ANGELA SANSSON DOSIMETRISTA - HOSPITAL SÃO LUCAS - PUC - RS GRADUANDA DE FÍSICA MÉDICA - PUC-RS ESTIMATIVA 596 MIL CASOS 2016; DISTRIBUIÇÃO PROPORCIONAL DOS DEZ TIPOS DE CÂNCER MAIS INCIDENTES; Ministério

Leia mais

PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ONCOLÓGICA

PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ONCOLÓGICA PÓS GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM ONCOLÓGICA O curso de Pós-graduação em Enfermagem Oncológica tem como escopo capacitar enfermeiros que atuam ou pretendem atuar em serviços de oncologia, a fim de garantir uma

Leia mais

Norma CNEN-NN Resolução 176 de novembro de Marcello Gonçalves. Comissão Nacional de Energia Nuclear. 19 de junho de 2015

Norma CNEN-NN Resolução 176 de novembro de Marcello Gonçalves. Comissão Nacional de Energia Nuclear. 19 de junho de 2015 Norma CNEN-NN-6.10 Resolução 176 de novembro de 2014 Marcello Gonçalves Comissão Nacional de Energia Nuclear 19 de junho de 2015 Marcello Gonçalves (Comissão Nacional de Energia Nuclear) Norma CNEN-NN-6.10

Leia mais

Trilha de Desenvolvimento da Carreira de Enfermagem

Trilha de Desenvolvimento da Carreira de Enfermagem Trilha de Desenvolvimento da Carreira de Enfermagem Agenda Representatividade do Câncer no Brasil Prova diagnóstica para os colaboradores AC Camargo Cancer Center Trilha de Carreira Enfermagem A representatividade

Leia mais

Hospital de Clínicas da UFTM. Macroproblema 1: falta de gestão adequada

Hospital de Clínicas da UFTM. Macroproblema 1: falta de gestão adequada Hospital de Clínicas da UFTM Macroproblema 1: falta de gestão adequada 2016 MP1. Falta de gestão adequada NC1. Falta de um projeto de comunicação interna NC2. Falta de fluxos e rotinas administrativas

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 3 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula 9 Cronograma de Aulas Pág. 10 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA EM TERAPIA

Leia mais

O ENFERMEIRO NA VISITA MULTIPROFISSIONAL A IDOSOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

O ENFERMEIRO NA VISITA MULTIPROFISSIONAL A IDOSOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO O ENFERMEIRO NA VISITA MULTIPROFISSIONAL A IDOSOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO Juylana Maria Fonseca Clementino* Residência Integrada Multiprofissional em Saúde Hospitalar, Hospital

Leia mais

Cuidados em Oncologia: o Desafio da Integralidade. Gelcio Luiz Quintella Mendes Coordenador de Assistência Instituto Nacional de Câncer

Cuidados em Oncologia: o Desafio da Integralidade. Gelcio Luiz Quintella Mendes Coordenador de Assistência Instituto Nacional de Câncer Cuidados em Oncologia: o Desafio da Integralidade Gelcio Luiz Quintella Mendes Coordenador de Assistência Instituto Nacional de Câncer O que é integralidade? s.f. 1 qualidade do que é integral, 1.1 reunião

Leia mais

INTRODUÇÃO À FÍSICA MÉDICA. Radioterapia - princípios 23/02/2018. Curso de Verão 2018 IF-USP. Curso de Verão 2018 IF-USP.

INTRODUÇÃO À FÍSICA MÉDICA. Radioterapia - princípios 23/02/2018. Curso de Verão 2018 IF-USP. Curso de Verão 2018 IF-USP. Curso de Verão 2018 IF-USP INTRODUÇÃO À FÍSICA MÉDICA Elisabeth M. Yoshimura e.yoshimura@if.usp.br e Ricardo A. Terini rterini@if.usp.br Bloco F Conjunto Alessandro Volta Paulo R. Costa pcosta@if.usp.br

Leia mais

Apresentação do Sistema de Ensino Municipal da Saúde e Residência do Município de São Paulo (Julho de 2011)

Apresentação do Sistema de Ensino Municipal da Saúde e Residência do Município de São Paulo (Julho de 2011) 1 Apresentação do Sistema de Ensino Municipal da Saúde e Residência do Município de São Paulo (Julho de 2011) O Sistema de Residência nos Hospitais da Secretaria de Municipal da Saúde foi instituído pelo

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM RADIOTERAPIA PROJETO PEDAGÓGICO

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM RADIOTERAPIA PROJETO PEDAGÓGICO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM RADIOTERAPIA PROJETO PEDAGÓGICO I - Duração: 3 anos II - Número de vagas: 2 por ano III - Objetivo Geral: Ao final do Programa de Residência Médica em Radioterapia, o médico

Leia mais

REGIMENTO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA/SAÚDE DA FAMÍLIA

REGIMENTO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA/SAÚDE DA FAMÍLIA 1 REGIMENTO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM NA ATENÇÃO BÁSICA/SAÚDE DA FAMÍLIA Universidade Federal de São João del-rei Campus Centro Oeste Dona Lindu DIVINÓPOLIS-MG 2014 2 Pós-Graduação Lato Sensu

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO EDITAL FÍSICA MÉDICA GDHS/HCU-UFU ESTÁGIO OBRIGATÓRIO PARA ESTUDANTES DA UFU

PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO EDITAL FÍSICA MÉDICA GDHS/HCU-UFU ESTÁGIO OBRIGATÓRIO PARA ESTUDANTES DA UFU 1 PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO EDITAL 024.2016 - FÍSICA MÉDICA GDHS/HCU-UFU ESTÁGIO OBRIGATÓRIO PARA ESTUDANTES DA UFU O PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA, ESTUDO E PESQUISA DE UBERLÂNDIA - FAEPU,

Leia mais

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA JUSTIFICATIVA PARA SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO PNEUMOLOGIA PEDIÁTRICA A pneumologia

Leia mais

RESIDÊNCIA EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE

RESIDÊNCIA EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE ORIENTAÇÕES DO PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE CARDIOVASCULAR E DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM CARDIOVASCULAR 2019 Descrição RESIDÊNCIA

Leia mais

RESIDÊNCIA EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE

RESIDÊNCIA EM ÁREA PROFISSIONAL DA SAÚDE ORIENTAÇÕES DO PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE CARDIOVASCULAR E DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM CARDIOVASCULAR 2018 Descrição RESIDÊNCIA

Leia mais

Mais um passo para a ampliação da radioterapia no SUS

Mais um passo para a ampliação da radioterapia no SUS Publicado em Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (http://www.epsjv.fiocruz.br) Mais um passo para a ampliação da radioterapia no SUS André Antunes - EPSJV/Fiocruz 23/08/2017 11h16 - Atualizado

Leia mais

PEDIATRIA - CAMPINAS PLANO DE CURSO

PEDIATRIA - CAMPINAS PLANO DE CURSO PEDIATRIA - CAMPINAS PLANO DE CURSO DADOS GERAIS: 1. NOME DO PROGRAMA: Residência em Pediatria 2. DURAÇÃO: 3 (três) anos 3. PRÉ-REQUISITOS: Graduação em Medicina 4. CARGA HORÁRIA: 60 horas semanais 5.

Leia mais

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NUTROLOGIA PEDIÁTRICA

PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NUTROLOGIA PEDIÁTRICA PEDIDO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NUTROLOGIA PEDIÁTRICA 1. JUSTIFICATIVA PARA SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO DO SEGUNDO ANO NA ÁREA DE ATUAÇÃO NUTROLOGIA PEDIÁTRICA As limitações

Leia mais

QUADRO DE VAGAS 2017/2 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA

QUADRO DE VAGAS 2017/2 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DA SAÚDE HOSPITAL PSIQUIÁTRICO SÃO PEDRO DIREÇÃO DE ENSINO E PESQUISA QUADRO DE VAGAS 2017/2 ESTÁGIO CURRICULAR PSICOLOGIA LOCAL VAGAS MODALIDADE DE ESTÁGIO Data

Leia mais

O FÍSICO MÉDICO BRASILEIRO ESTÁ SENDO PREPARADO PARA A RADIOTERAPIA MODERNA?

O FÍSICO MÉDICO BRASILEIRO ESTÁ SENDO PREPARADO PARA A RADIOTERAPIA MODERNA? O FÍSICO MÉDICO BRASILEIRO ESTÁ SENDO PREPARADO PARA A RADIOTERAPIA MODERNA? Programa de Aprimoramento HC/FMUSP Supervisoras Laura Natal Rodrigues & Laura Furnari Introdução Objetivo: O programa de Física

Leia mais

ANÁLISE DE PROCEDIMENTOS RADIOTERÁPICOS REALIZADOS EM HOSPITAIS PÚBLICOS - COMPARAÇÃO DE TÉCNICAS APLICADAS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS

ANÁLISE DE PROCEDIMENTOS RADIOTERÁPICOS REALIZADOS EM HOSPITAIS PÚBLICOS - COMPARAÇÃO DE TÉCNICAS APLICADAS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS ANÁLISE DE PROCEDIMENTOS RADIOTERÁPICOS REALIZADOS EM HOSPITAIS PÚBLICOS - COMPARAÇÃO DE TÉCNICAS APLICADAS E EQUIPAMENTOS UTILIZADOS Rosineide Antonio dos Santos 1, Marco Antônio Rodrigues Fernandes 2

Leia mais

PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO (A) EDITAL FÍSICA MÉDICA GDHS/HCU-UFU ESTÁGIO OBRIGATÓRIO PARA ESTUDANTE DA UFU

PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO (A) EDITAL FÍSICA MÉDICA GDHS/HCU-UFU ESTÁGIO OBRIGATÓRIO PARA ESTUDANTE DA UFU 1 PROCESSO SELETIVO PARA ESTAGIÁRIO (A) EDITAL 040.2014 - FÍSICA MÉDICA /HCU-UFU ESTÁGIO OBRIGATÓRIO PARA ESTUDANTE DA UFU O PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO DE ASSISTÊNCIA, ESTUDO E PESQUISA DE UBERLÂNDIA - FAEPU,

Leia mais

Expansão da Radioterapia no SUS

Expansão da Radioterapia no SUS Publicado em Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (http://www.epsjv.fiocruz.br) Expansão da Radioterapia no SUS Talita Rodrigues - EPSJV/Fiocruz 02/06/2017 09h39 - Atualizado em 02/06/2017 09h42

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA Unidade

Leia mais

Professor: Júlia Sousa Santos Nunes Titulação: Graduada em Enfermagem (UESB), pós-graduada em Obstetrícia (UESC) e PLANO DE CURSO

Professor: Júlia Sousa Santos Nunes Titulação: Graduada em Enfermagem (UESB), pós-graduada em Obstetrícia (UESC) e PLANO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM R e c o n h e c i d o p e l a P o r t a r i a n º 2 7 0 d e 1 3 / 1 2 / 1 2 D O U N º 2 4 2 d e 1 7 / 1 2 / 1 2 S e ç ã o 1. P á g. 2 0 Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ONCOLOGIA

Leia mais

Ações da ANVISA e CNEN para Segurança em Radioterapia

Ações da ANVISA e CNEN para Segurança em Radioterapia Maria Helena Marechal Coordenação Geral de Instalações Médicas e Industriais Diretoria de Radioproteção e Segurança Nuclear Peço desculpas pois devido as condições meteorológicas e a RIO + 20 me foi impossível

Leia mais

Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima identificado verificar suas condições de funcionamento.

Por determinação deste Conselho fomos ao estabelecimento acima identificado verificar suas condições de funcionamento. RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO Hospital de Câncer de Pernambuco CNPJ 10.894.988/0001-33 Avenida Cruz Cabugá nº 1597 Santo Amaro Recife. Telefone: (81) 3217 8147, 3217 8026 Diretor Geral: Dr. Hélio de Araújo

Leia mais

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU GINECOLOGIA INFANTO-JUVENIL - ANO 2017

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU GINECOLOGIA INFANTO-JUVENIL - ANO 2017 PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU GINECOLOGIA INFANTO-JUVENIL - ANO 2017 Ato de Oficialização: RESOLUÇÃO nº. 01/2007-Conselho Departamental 1. Nome do Curso e Área de Conhecimento:

Leia mais

I FORUM BRASILEIRO DOS COORDENADORES DE PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA VETERINÁRIA/CNRMS/MEC ESTRUTURA E FUNÇÕES DA COREMU

I FORUM BRASILEIRO DOS COORDENADORES DE PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA VETERINÁRIA/CNRMS/MEC ESTRUTURA E FUNÇÕES DA COREMU I FORUM BRASILEIRO DOS COORDENADORES DE PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA EM MEDICINA ESTRUTURA E FUNÇÕES DA COREMU Profa. Gilcinéa de Cássia Santana Coordenadora da COREMU/UFMG COREMU RESOLUÇÃO Nº 2, DE 4 DE MAIO

Leia mais

20/11/2013 EM BRASÍLIA D.F.

20/11/2013 EM BRASÍLIA D.F. PROF. ÉRICO VALVERDE EM BRASÍLIA D.F. 1 ARCABOUÇO LEGAL Decreto nº 7.082/2010 Instituiu o Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais. REHUF Lei No. 12.550 de 2011 - Criação

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA NEONATAL E PEDIÁTRICA Unidade

Leia mais

Pós-Graduação. Lato Sensu. HOSPITAL DO CÂNCER DE BARRETOS - FUNDAÇÃO PIO XII PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO (Lato Sensu) REGIMENTO. TÍTULO I Dos Objetivos

Pós-Graduação. Lato Sensu. HOSPITAL DO CÂNCER DE BARRETOS - FUNDAÇÃO PIO XII PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO (Lato Sensu) REGIMENTO. TÍTULO I Dos Objetivos HOSPITAL DO CÂNCER DE BARRETOS - FUNDAÇÃO PIO XII PROGRAMA DE ESPECIALIZAÇÃO () REGIMENTO TÍTULO I Dos Objetivos Art. 1 o O Programa de Pós Graduação em Oncologia (PLSO), vinculado ao Programa de Pós Graduação

Leia mais

15º - AUDHOSP. Radioterapia: técnicas e conceitos. Prof. Dr. Harley Francisco de Oliveira

15º - AUDHOSP. Radioterapia: técnicas e conceitos. Prof. Dr. Harley Francisco de Oliveira 15º - AUDHOSP Radioterapia: técnicas e conceitos Prof. Dr. Harley Francisco de Oliveira ANO 2016 Estimativa de câncer no Brasil, 2016 Causa de Morte no Brasil, 2010 Melhor atendimento x Maior Cura Terapia

Leia mais

Visão do SFM do HSL. O físico médico brasileiro esta sendo preparado para a radioterapia moderna? Cecília Kalil Haddad

Visão do SFM do HSL. O físico médico brasileiro esta sendo preparado para a radioterapia moderna? Cecília Kalil Haddad O físico médico brasileiro esta sendo preparado para a radioterapia moderna? Visão do SFM do HSL Cecília Kalil Haddad Centro de Oncologia- Serviço de Radioterapia ceciliahaddad@hsl.org.br Missão Hospital

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR COMISSÃO NACIONAL DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE RESOLUÇÃO Nº 2, DE 13 DE ABRIL DE 2012 Dispõe sobre Diretrizes Gerais para os Programas

Leia mais

A secretária municipal de saúde Aparecida Souza, gestora municipal do Sistema Único de Saúde (SUS) e no uso de suas atribuições legais e

A secretária municipal de saúde Aparecida Souza, gestora municipal do Sistema Único de Saúde (SUS) e no uso de suas atribuições legais e PORTARIA GS Nº 04, DE 29 DE MARÇO DE 2016 Regulamenta a concessão da Bolsa Residência Médica, Bolsa Residência Multiprofissional e Bolsa Preceptor previstas na lei municipal nº 5622 de 29 de janeiro de

Leia mais

Processos Inovadores na Análise dos Fatores Humanos

Processos Inovadores na Análise dos Fatores Humanos Processos Inovadores na Análise dos Fatores Humanos A Nova Marca Há 60 anos, o A.C.Camargo traz em seu DNA a atuação focada nos 4 pilares: prevenção, tratamento, ensino e pesquisa; Esse posicionamento

Leia mais

Competência do Enfermeiro Oncológico

Competência do Enfermeiro Oncológico Competência do Enfermeiro Oncológico Prof. Dr. Antonio Peregrino Universidade do Estado do Rio de Janeiro Laboratório de Ciências Radiológicas Instituto de Medicina Social Rio de Janeiro 2013 O que é competência

Leia mais

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM PSIQUIATRA SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAUDE LTDA

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MÉDICA EM PSIQUIATRA SOCIEDADE REGIONAL DE ENSINO E SAUDE LTDA PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM PSIQUIATRA REGIONAL DE ENSINO E SAUDE LTDA I- OBJETIVOS DO PROGRAMA Objetivos Gerais: Formar médicos especialistas em psiquiatria que sejam capazes de interagir eficientemente

Leia mais

Radiobiologia: O protocolo de dose e a tecnologia. Dra Rosana Andrade Radioterapia Clínicas COI

Radiobiologia: O protocolo de dose e a tecnologia. Dra Rosana Andrade Radioterapia Clínicas COI Radiobiologia: O protocolo de dose e a tecnologia Dra Rosana Andrade Radioterapia Clínicas COI rosanaandrade@grupocoi.com.br Radiobologia: Estudo dos efeitos biológicos causados pela radiação. Os 4 R s

Leia mais

Protocolo de cuidados com a pele. Hospital Moinhos de Vento. Congresso brasileiro de radioterapia

Protocolo de cuidados com a pele. Hospital Moinhos de Vento. Congresso brasileiro de radioterapia Protocolo de cuidados com a pele Hospital Moinhos de Vento Congresso brasileiro de radioterapia Inaugurado em 2 outubro de 1927 para atender a todos os doentes independente de raça, credo religioso, nacionalidade

Leia mais

POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL. Prof. Domingos de Oliveira

POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL. Prof. Domingos de Oliveira POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL Prof. Domingos de Oliveira DIRETRIZES E POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL A Política de Saúde Mental instituída no Brasil através da Lei Federal No 10.216/01, tem como premissa fundamental

Leia mais