Estudos sugerem que a elevação do consumo protéico possa favorecer o aumento de força e volume musculares. Motriz Jul-Dez 2001, Vol. 7, n.2, pp.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Estudos sugerem que a elevação do consumo protéico possa favorecer o aumento de força e volume musculares. Motriz Jul-Dez 2001, Vol. 7, n.2, pp."

Transcrição

1 Caseína Aumento do anabolismo muscular, com balanço protéico positivo (1) Estudos realizados nas últimas décadas têm indicado que as necessidades protéicas e/ou de aminoácidos podem estar aumentadas em indivíduos submetidos ao treinamento físico, quer de alta intensidade e curta duração, quer de intensidade moderada e alta e longa duração (4). Entre os diversos nutrientes existentes nos alimentos, os carboidratos e os lipídios são as maiores fontes energéticas para as atividades de curta duração. Já a utilização das proteínas como fonte energética ocorre durante a realização de exercícios de longa duração (4) Suplementação protéica vs. exercícios de resistência (2) Muitos suplementos protéicos e de aminoácidos parecem ser aptos a maximizar o ganho de massa alcançado pelo exercício de resistência por prevenir o catabolismo e estimular o anabolismo protéico. Tem sido demonstrado que a infusão intravenosa ou a administração oral de misturas de aminoácidos exercem efeito positivo sobre a síntese protéica muscular e sobre o valor líquido do anabolismo muscular, quando administradas após o exercício. Da mesma forma, a administração oral de proteínas integras, como a caseína e a whey protein, tem promovido efeito anabólico similar, sendo estas proteínas boas fontes de aminoácidos essenciais. Embora existam muitos fatores nutricionais que podem afetar o treinamento de força, a proteína é o nutriente mais freqüentemente associado ao aumento da força muscular (4) ; Embora o treinamento anaeróbio de força possa ser extremamente intenso, as sessões são rápidas, tornando pouco provável que a oxidação de aminoácidos tenha papel relevante no suprimento de energia nesse tipo de exercício; Estudos sugerem que a elevação do consumo protéico possa favorecer o aumento de força e volume musculares. Motriz Jul-Dez 2001, Vol. 7, n.2, pp

2 Med Sci Sports Exerc Dec;36(12): Ingestão de caseína e whey protein resultam em anabolismo muscular, após exercício de resistência. Tipton KD, Elliott TA, Cree MG, Wolf SE, Sanford AP, Wolfe RR. Metabolism Unit, Shriners Hospitals for Children and Department of Surgery, The University of Texas Medical Branch, Galveston, TX 77550, USA. ktipton@utmb.edu Proposta: a determinação da resposta anabólica ao exercício e à nutrição é importante para indivíduos que podem beneficiar-se do aumento da massa muscular. A ingestão de aminoácidos após exercícios de resistência estimula o valor líquido da síntese de proteína muscular. A resposta do balanço protéico muscular ao impacto da ingestão protéica não tem sido bem estudada. Esse estudo foi designado para examinar a resposta aguda do balanço protéico muscular à ingestão de duas diferentes proteínas intactas após o exercício de resistência. Métodos: voluntários sadios foram randomicamente acessados para um de três grupos. Cada grupo consumiu uma das três bebidas: placebo (PL; N=7), 20 g de caseína (CS; N=7), ou whey proteins (WH; N=9). Os voluntários consumiram a bebida 1 h após a conclusão da série do exercício de extensão da perna. As concentrações de leucina e fenilalanina foram mensuradas em amostras arteriovenosas femorais para determinar o balanço acima da perna. Resultados: as concentrações arteriais de aminoácidos foram elevadas pela ingestão de proteína, mas o padrão de aparência foi diferente para CS e WH. O balanço do valor líquido de aminoácidos trocou de negativo para positivo, após a ingestão de ambas as proteínas. O pico do balanço de leucina durante o período foi maior para WP (347 +/-50 nmol.min(-1).100 ml(-1) perna) do que para CS (133 +/-45 nmol.min(-1).100 ml(-1) perna), mas o pico do balanço de fenilalanina foi similar para CS e WH. A ingestão de CS e WH estimulou um maior aumento da captação de fenilalanina após o exercício de resistência, comparado com o PL (PL 5+/- 15 mg, CS 84 +/-10 mg, WH 62+/-18 mg). A captação relativa de aminoácidos para a quantidade ingerida foi similar para ambas as proteínas (aproximadamente 10% a 15%). Conclusões: a ingestão aguda de CS e WH após o exercício de resistência resultou em similar aumento do balanço protéico muscular, resultando em aumento da síntese de proteína muscular a despeito de diferentes padrões de resposta de aminoácidos sangüíneos. Publication Types: Clinical Trial Randomized Controlled Trial PMID: [PubMed - indexed for MEDLINE]

3 Suplementação de caseína e whey protein promovem anabolismo muscular, após exercício de resistência (1). A ingestão de aminoácidos após exercícios de resistência estimula a síntese de proteína muscular. Esse estudo foi designado para examinar a resposta aguda do balanço protéico muscular em relação à ingestão de duas diferentes proteínas, após o exercício de resistência. Voluntários sadios foram randomicamente acessados para um de três grupos. Grupo 1 Placebo (PL; N=7) Grupo 2 Caseína (CS; N=7), 20 g ao dia Grupo 3 Whey protein (WH; N=9) Os voluntários consumiram a bebida 1 h após a conclusão da série do exercício de extensão da perna. As concentrações de leucina e fenilalanina foram mensuradas em amostras arteriovenosas femorais para determinar o balanço acima da perna. Resultados: As concentrações arteriais de aminoácidos aumentaram, com o balanço protéico mudando de negativo para positivo, após a ingestão de ambas as proteínas; O pico do balanço de leucina durante o período foi maior para WP (347 +/-50 nmol.min(-1).100 ml(-1) perna) do que para CS (133 +/-45 nmol.min (-1).100 ml(-1) perna), mas o pico do balanço de fenilalanina foi similar para CS e WH; A ingestão de CS e WH estimulou um maior aumento da captação de fenilalanina após o exercício de resistência, comparado com o PL (PL 5+/-15 mg, CS 84 +/-10 mg, WH 62+/-18 mg); A captação relativa de aminoácidos para a quantidade ingerida foi similar para ambas as proteínas (aproximadamente 10% a 15%). Conclusão: a ingestão aguda de CS e WH após o exercício de resistência resultou em similar aumento do balanço protéico muscular, resultando em aumento da síntese de proteína muscular a despeito de diferentes padrões de resposta de aminoácidos sangüíneos. Med Sci Sports Exerc Dec;36(12):

4 Caseína É a fosfoproteína predominante encontrada no leite fresco (5). Tem sido chamada de slow protein, pois seu resultado em termos de liberação de aminoácidos na circulação sistêmica é relativamente lento (7). Por apresentar esse perfil lento de absorção, caseína parece promover um balanço positivo protéico superior (8). Seu Valor biológico é de 71 (3). Análise típica (6) Mecanismo de Ação Proteína bruta 78% a 85% Gordura bruta 0,5% a 1% Fibra bruta 0% Cinzas 2,5% a 8% Lisina 6,3% a 7% Umidade 9% a 12% Atenua a proteólise no organismo inteiro, resultando numa retenção protéica maior, quando comparada à whey (7) ; Promove balanço positivo de leucina e fenilalanina, após exercício de resistência (7) ; A suplementação de caseína por longo período promove aumento da massa magra (7). Indicação Aumento do anabolismo muscular (1). Posologia 20 g ao dia, após o exercício de resistência (1). Efeitos adversos Proteínas do leite podem promover principalmente efeitos gastrintestinais, que incluem náusea, vômito, flatulência e diarréia; entretanto, são geralmente bem toleradas (9). Contra-indicação Hipersensibilidade à proteína (9).

5 Formulário Aumento do anabolismo muscular A ingestão aguda de caseína e whey protein, após o exercício de resistência, resultou em similar aumento do balanço protéico muscular, resultando em aumento da síntese de proteína muscular a despeito de diferentes padrões de resposta de aminoácidos sangüíneos (1). Med Sci Sports Exerc Dec;36(12): Shake de caseína (1) Caseína 20 g Pó para preparo extemporâneo sem leite aroma baunilha 20 g Misturar o conteúdo de um sachê em 1 copo d água (250 ml) e tomar imediatamente após o preparo, após o exercício de resistência, ou a critério do profissional. Shake de whey protein Whey protein 2 (11) Pó para preparo extemporâneo sem leite aroma baunilha 20 g Misturar o conteúdo de um sachê em 1 copo d água (250 ml) e tomar imediatamente após o preparo, após o exercício de resistência, ou a critério do profissional. Segundo estudo, a suplementação de creatina, quando associada ao treinamento de resistência, aumentou a massa magra, a força de membros inferiores, a resistência muscular e a potência média em homens com idade média de 70 anos (10). Med Sci Sports Exerc Dec;33(12): Shake de creatina (10) Creatina /Kg de peso Pó para preparo extemporâneo sem leite aroma baunilha 20 g Misturar o conteúdo do sachê em 1 copo d água (250 ml) e tomar imediatamente após o preparo, conforme orientação do profissional. O grupo experimental recebeu /kg/dia de creatina, nos primeiros cinco dias e 0,07 g/kg/dia, após esse período.

6 Segundo estudo, a suplementação de HMB, arginina e lisina, promoveu em mulheres idosas: melhora de 17% no teste de funcionalidade get-up-and-go, aumento da circunferência do braço, da força da perna e da força do aperto de mão, tendência positiva na massa livre de gordura e aumento aproximado de 20% da síntese protéica do corpo inteiro (12). Nutrition May;20(5): Shake de HMB + arginina + lisina (12) HMB 2 g Arginina Lisina 1, Pó para preparo extemporâneo sem leite aroma baunilha 20 g Misturar o conteúdo de um sachê em 1 copo d água (250 ml) e tomar imediatamente após o preparo, 1 vez ao dia, ou a critério do profissional. INFORMAÇÃO NUTRICIONAL do Pó para preparo extemporâneo Porção ~ 20 g % VD (*) Valor energético 84 kcal = 352,8 kj 4,2% Carboidratos 2,9 g 0,96% Proteínas 8,7 g 11,6% Gorduras totais 3,9 7,18% Gorduras saturadas 0,7 3,4% Colesterol 0 0 Fibra alimentar 2,4 g 9,6% Sódio 8 mg 0,34% (*) % de Valores Diários com base em uma dieta de 2000 CALORIAS ou 8400 kj. * Sugestão: associada à suplementação protéica, ingerir uma fonte de carboidrato. Referências Bibliográficas 1. Tipton KD, Elliott TA, Cree MG, Wolf SE, Sanford AP, Wolfe RR. Ingestion of casein and whey proteins result in muscle anabolism after resistance exercise. Metabolism Unit, Shriners Hospitals for Children and Department of Surgery, The University of Texas Medical Branch, Galveston, TX 77550, USA. ktipton@utmb.edu Med Sci Sports Exerc Dec;36(12):

7 2. Mark W. Dodson. Protein and Amino Acid Supplementation for Resistance Training: Are We Being Sold Products That We Don t Need? Nutrition Noteworthy Volume 7, Issue Article 10. Disponível em: biolchem/nutritionnoteworthy acesso em: 31/05/ Barros, M.A. WHEY PROTEIN. Bacharelado em Educação Física - UFRJ. Disponível em: acesso em: 31/05/ Claudio Roberto Tonon, Maria Alice Rostom De Mello, Thais Frigeni Dias, Carlos Alberto Anaruma. Teor Protéico da Dieta e Crescimento Muscular em Ratos Submetidos ao Treinamento Anaeróbio. Universidade Estadual Paulista. Motriz Jul-Dez 2001, Vol. 7, n.2, pp Disponível em: acesso em: 31/05/ Wikipedia, Casein. Disponível em: acesso em: 01/06/ International Ingredient Corporation, Casein. Disponível em: acesso em: 01/06/ Dietary Protein to Support Anabolism with Resistance Exercise in Young Men. Disponível em: acesso em: 01/06/ Whey Protein Exposed! Disponível em: acesso em: 01/06/ PDRHealth, Bovine Colostrum. Disponível em: 2.shtml acesso em: 01/06/ Chrusch MJ, Chilibeck PD, Chad KE, Davison KS, Burke DG. Creatine supplementation combined with resistance training in older men. College of Kinesiology, University of Saskatchewan, 105 Gymnasium Place, Saskatoon, Saskatchewan, S7N 5C2, Canada. Med Sci Sports Exerc Dec;33(12): Farnfield MM, Carey KA, Cameron-Smith D. School of Exercise and Nutrition Sciences, Deakin University, Melbourne. Whey protein supplementation and resistance training to enhance muscle growth in young and older adults. Asia Pac J Clin Nutr. 2005;14 Suppl:S Flakoll P, Sharp R, Baier S, Levenhagen D, Carr C, Nissen S. Effect of beta-hydroxy-beta-methylbutyrate, arginine, and lysine supplementation on strength, functionality, body composition, and protein metabolism in elderly women. Department of Health and Human Performance, Vanderbuilt University Medical Center, Nashville, Tennessee, USA. flakollp@iastate.edu Nutrition May;20(5):

8 Lista de Fornecedores Caseína HMB Lisina Arginina Linha Vegesoy Linha de aromas Henrifarma Gerbras, Purifarma, Attivos Magisttrais, Via Farma e outros. Gerbras, Purifarma, Attivos Magisttrais, Via Farma e outros. Gerbras, Purifarma, Attivos Magisttrais, Via Farma e outros. Gerbras, Purifarma, Attivos Magisttrais, Via Farma e outros. Gerbras Apoio Farmacotécnico 1. Shake medicamentoso aroma chocolate Aroma chocolate Cacau em pó 1 1,0 g 1,0 g 2. Shake medicamentoso aroma morango Aroma morango 1 2,

9 3. Shake medicamentoso aroma baunilha Aroma baunilha Extrato natural de baunilha 1 2 g 1 g 4. Shake medicamentoso aroma chocolate e coco Aroma chocolate Aroma coco Cacau em pó 1 1 g 0,7 0,7 5. Shake medicamentoso aroma banana Aroma banana 1 0,7

10 6. Shake medicamentoso aroma cappuccino Aroma cappuccino 1 2 g Elaborado por Direitos Autorais Protegidos pela Lei 9610 de 19 de Fev. de Estas informações devem ser analisadas pelo profissional prescritor antes de adotados na clínica, e são de distribuição e uso exclusivo de médicos, farmacêuticos, dentistas e veterinários devidamente inscritos em seus C.R.s.

Estudos sugerem que a elevação do consumo protéico possa favorecer o aumento de força e volume musculares. Motriz Jul-Dez 2001, Vol. 7, n.2, pp.

Estudos sugerem que a elevação do consumo protéico possa favorecer o aumento de força e volume musculares. Motriz Jul-Dez 2001, Vol. 7, n.2, pp. Caseína Aumento do anabolismo muscular, com balanço protéico positivo (1) Estudos realizados nas últimas décadas têm indicado que as necessidades protéicas e/ou de aminoácidos podem estar aumentadas em

Leia mais

As melhores fontes protéicas do leite são a caseína e a whey protein. Isso se justifica pelo Valor Biológico (VB) atribuído a elas (3).

As melhores fontes protéicas do leite são a caseína e a whey protein. Isso se justifica pelo Valor Biológico (VB) atribuído a elas (3). Suplementação de whey protein Benefícios para o jovem e para o idoso Doutor, O objetivo deste Informe Científico é apresentar um estudo que aborda as ações do complexo whey protein isolado (WPI) em homens

Leia mais

2kg BCAA 100% baunilha. cookies & cream. chocolate. morango LOW CARB WPC + WPH LIVRE DE ADOÇANTES ARTIFICIAIS COMO ACESSULFAME DE K E ASPARTAME

2kg BCAA 100% baunilha. cookies & cream. chocolate. morango LOW CARB WPC + WPH LIVRE DE ADOÇANTES ARTIFICIAIS COMO ACESSULFAME DE K E ASPARTAME banana com canela baunilha chocolate cookies & cream morango DISPONÍVEL NOS SABORES TRAZ A EXCLUSIVA COMBINAÇÃO DE WHEY PROTEIN CONCENTRADA ALIADA A RÁPIDA ABSORÇÃO DA WHEY PROTEIN HIDROLISADA EXTRAÍDA

Leia mais

25g WPI 100% 100% proteína SABOR E QUALIDADE NUTRATA WHEY PROTEIN ISOLADA BOA DIGESTIBILIDADE E ABSORÇÃO ALTO TEOR DE PROTEÍNAS POR DOSE 25G

25g WPI 100% 100% proteína SABOR E QUALIDADE NUTRATA WHEY PROTEIN ISOLADA BOA DIGESTIBILIDADE E ABSORÇÃO ALTO TEOR DE PROTEÍNAS POR DOSE 25G é um alimento proteico, rico em aminoácidos essenciais, obtido através da microfiltragem (CFM) do soro do leite. Este moderno processo garante o isolamento das proteínas sem desnaturação, proporcionando

Leia mais

Omelete de Claras. Opção proteica

Omelete de Claras. Opção proteica Omelete de Claras Opção proteica INTRODUÇÃO O omelete trata-se de uma opção proteica com 22g de proteína na porção. Uma excelente alternativa para ser utilizada no pós treino, ou até mesmo como uma refeição

Leia mais

OMELETE DE CLARAS. Uma opção proteica metabolizada para seu póstreino. Informações Técnicas. SINÔNIMOS: Albumina

OMELETE DE CLARAS. Uma opção proteica metabolizada para seu póstreino. Informações Técnicas. SINÔNIMOS: Albumina Informações Técnicas OMELETE DE CLARAS Uma opção proteica metabolizada para seu póstreino SINÔNIMOS: Albumina O omelete trata-se de uma opção proteica com 22g de proteína na porção. Uma excelente alternativa

Leia mais

SOPA PROTEICA DE ERVILHA

SOPA PROTEICA DE ERVILHA SOPA PROTEICA DE ERVILHA Opção proteica INTRODUÇÃO A sopa de ervilha trata-se de uma opção proteica com 22g de proteína na porção. Uma excelente alternativa para ser utilizada no pós treino, ou até mesmo

Leia mais

Sinonímia: Proteina vegana, Base vegana, Proteina vegetal, Proteina da ervilha, Proteína do arroz.

Sinonímia: Proteina vegana, Base vegana, Proteina vegetal, Proteina da ervilha, Proteína do arroz. VeganPro Material Técnico Identificação VeganPro Natural VeganPro Baunilha VeganPro Chocolate com especiarias Grau: Farmacêutico ( ) Alimentício (X ) Cosmético ( ) Uso: Interno (X) Externo ( ) Especificação

Leia mais

Benefícios do Iogurte Ylafrut Power Fitness com whey protein

Benefícios do Iogurte Ylafrut Power Fitness com whey protein Benefícios do Iogurte Ylafrut Power Fitness com whey protein 17g DE PROTEÍNAS EM 3g DE IOGURTE COM WHEY PROTEIN SEM LACTOSE SEM ADIÇÃO DE AÇÚCARES ZERO GORDURA ALGUNS BENEFÍCIOS DO whey protein Whey protein

Leia mais

CREMOSIDADE ÚNICA SABOR INCOMPARÁVEL WPC DIFERENCIAIS DE QUALIDADE: WHEY IN BOX Contém 12 Sachês de 40g cada. vitamina. churros. limão.

CREMOSIDADE ÚNICA SABOR INCOMPARÁVEL WPC DIFERENCIAIS DE QUALIDADE: WHEY IN BOX Contém 12 Sachês de 40g cada. vitamina. churros. limão. torta de limão churros SABOR cheesecake chocolate BEIJINHO vitamina de frutas morango com chantilly mousse maracujá WHEY IN BOX Contém 12 Sachês de 40g cada SABOR INCOMPARÁVEL CREMOSIDADE ÚNICA O famoso

Leia mais

ISO WHEY É MAIS. definição muscular e força.

ISO WHEY É MAIS. definição muscular e força. ISO WHEY É MAIS definição muscular e força. ISO WHEY é um suplemento hiperproteico desenvolvido a partir das proteínas isoladas do soro do leite (WPI) de alto valor biológico. Fornece um excelente aporte

Leia mais

Exercícios de endurance. Proteínas AMINOÁCIDOS. Funções das proteínas PROTEÍNAS. IMPORTANTE: Valor biológico

Exercícios de endurance. Proteínas AMINOÁCIDOS. Funções das proteínas PROTEÍNAS. IMPORTANTE: Valor biológico Proteínas AMINOÁCIDOS Recomendações (NRC/RDA, 1989): 0,8 g. kg -1. dia -1 Existem diferenças nas necessidades de proteína para treinamento de FORÇA e de ENDURANCE (Lemon, Nutrition Reviews, 1996, 54(4),

Leia mais

Ficha Técnica de Produtos ISOFORT ULTRA. Pote com 900g, nos sabores: baunilha, chocolate e frutas tropicais.

Ficha Técnica de Produtos ISOFORT ULTRA. Pote com 900g, nos sabores: baunilha, chocolate e frutas tropicais. Descrição: É um alimento proteico à base de proteína isolada e hidrolisada do soro do leite. Fornece alta concentração de proteínas ultra-puras 92%, mantendo um amplo espectro de frações bioativas como

Leia mais

FICHA TÉCNICA MASS GAINERS 4400 AGE SYN SYNERGIC MASS GROWTH

FICHA TÉCNICA MASS GAINERS 4400 AGE SYN SYNERGIC MASS GROWTH FICHA TÉCNICA MASS GAINERS 4400 AGE SYN SYNERGIC MASS GROWTH MASS GAINERS 4400 AGE foi desenvolvido para suprir altas demandas energéticas, fornecendo 4400 calorias ao longo do dia. Possui uma combinação

Leia mais

CREMOSIDADE ÚNICA SABOR INCOMPARÁVEL WPC DIFERENCIAIS DE QUALIDADE: WHEY IN BOX Contém 15 Sachês de 30g cada. churros. limão. maracujá.

CREMOSIDADE ÚNICA SABOR INCOMPARÁVEL WPC DIFERENCIAIS DE QUALIDADE: WHEY IN BOX Contém 15 Sachês de 30g cada. churros. limão. maracujá. torta de limão SABOR: churros SABOR: BEIJINHO SABOR cheesecake chocolate SABOR: morango com chantilly SABOR: mousse maracujá UMA EXCLUSIVIDADE WHEY IN BOX Contém 15 Sachês de 30g cada SABOR INCOMPARÁVEL

Leia mais

QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS MULHERES FITNESS

QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS MULHERES FITNESS QUER SER FITNESS? SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS WWW.MULHERES.FITNESS @mulheres.fitness.fem MULHERES FITNESS Antes de falar sobre os 4 melhores suplementos é importante falar sobre alguns assuntos antes.

Leia mais

SABOR INCOMPARÁVEL CREMOSIDADE ÚNICA

SABOR INCOMPARÁVEL CREMOSIDADE ÚNICA torta de limão SABOR: churros SABOR cheesecake chocolate SABOR: morango com chantilly SABOR: mousse maracujá DISPONÍVEL TAMBÉM NA VERSÃO SACHÊS SABOR INCOMPARÁVEL CREMOSIDADE ÚNICA FAMOSO PELA CREMOSIDADE

Leia mais

DIZERES DE ROTULAGEM

DIZERES DE ROTULAGEM DIZERES DE ROTULAGEM MACISTE VIT SUPLEMENTO PARA SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DAS REFEIÇÕES DE ATLETAS EM PÓ SABOR ARTIFICIAL BAUNILHA Peso líquido: g Aromatizado Artificialmente Indústria Brasileira INFORMAÇÃO

Leia mais

HMB CÁLCIO. Suplemento alimentar que auxilia no emagrecimento

HMB CÁLCIO. Suplemento alimentar que auxilia no emagrecimento HMB CÁLCIO Suplemento alimentar que auxilia no emagrecimento INTRODUÇÃO HMB é um metabólito dos aminoácidos leucina e isoleucina. Sua administração é destinada a melhorar o desempenho durante a prática

Leia mais

Citrus aurantium Efeito termogênico equivalente ao da efedrina Obesidade(8) Fitoterapia no tratamento da obesidade:

Citrus aurantium Efeito termogênico equivalente ao da efedrina     Obesidade(8) Fitoterapia no tratamento da obesidade: Citrus aurantium Efeito termogênico equivalente ao da efedrina Doutor, O objetivo desse informe científico é apresentar o estudo que avaliou o efeito termogênico do Citrus aurantium como equivalente ao

Leia mais

N u t r i ç ã o E N t E r a l Linha Pediátrica

N u t r i ç ã o E N t E r a l Linha Pediátrica Nutrição Enteral Linha Pediátrica De acordo com o comitê de nutrição do ESPGHAN: Os pacientes pediátricos representam uma população particularmente vulnerável que têm requerimentos nutricionais específicos.

Leia mais

As fases de cura das feridas incluem hemostasia, inflamação, proliferação e remodelamento (1).

As fases de cura das feridas incluem hemostasia, inflamação, proliferação e remodelamento (1). Suporte nutricional para cura de feridas Cura das lesões em menor período de tempo (1) A cicatrização de úlceras/feridas envolve uma série complexa de interações entre diferentes tipos celulares, mediadores

Leia mais

Uso de suplementos no processo de hipertrofia muscular. Thiago Onofre Freire

Uso de suplementos no processo de hipertrofia muscular. Thiago Onofre Freire Uso de suplementos no processo de hipertrofia muscular. Thiago Onofre Freire Hipertrofia - Lesão Tecidual - Lesão Tecidual Degradação Proteica Possíveis mecanismos de ação: Lisossomal - (Degradação de

Leia mais

Caixa com 15 sachês de 30g cada ou pote com 900g e 2000g. Sabores: baunilha, chocolate, kiwi e frutas vermelhas.

Caixa com 15 sachês de 30g cada ou pote com 900g e 2000g. Sabores: baunilha, chocolate, kiwi e frutas vermelhas. Descrição: É um alimento protéico para atletas produzido a partir das proteínas isoladas do soro do leite não desnaturado (WPI). O seu processo de fabricação proporciona alta digestibilidade e rápida absorção

Leia mais

Compostos bioativos aplicados aos desportistas

Compostos bioativos aplicados aos desportistas Compostos bioativos aplicados aos desportistas Camila Mercali Nutricionista - UFPR Pós graduação em Fitoterapia Funcional VP Consultoria Pós graduação em Nutrição Clínica Funcional VP Consultoria Mestrado

Leia mais

RECEITUÁRIO ED. FEV / MAI - 17 SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO

RECEITUÁRIO ED. FEV / MAI - 17 SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO RECEITUÁRIO ED. FEV / MAI - 17 DA SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO DA SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO 4 RECEITA IDEAL PARA PÁSCOA! DA SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

Leia mais

ALBUMINA. Proteína do ovo como suplemento

ALBUMINA. Proteína do ovo como suplemento ALBUMINA Proteína do ovo como suplemento INTRODUÇÃO Composto 100% natural, obtido da pasteurização e da secagem instantânea da clara de ovo, sem qualquer tipo de conservantes. A proteína é o elemento fundamental

Leia mais

Brigadeiros de Colher

Brigadeiros de Colher - 60g Ao leite TABELA DE INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS: Brigadeiros de Colher Valor Energético 188,8Kcal = 792,9KJ 9,4% Carboidratos 24,2g 8,1% Proteínas 3,6g 4,8% Gorduras Totais 8,6g 15,7% Gorduras Saturadas

Leia mais

KIC KIC ALPHA-KETOISOCAPROATE CALCIUM. O ácido Alfa-cetoisocaproico ou alfacetoisocaproato)

KIC KIC ALPHA-KETOISOCAPROATE CALCIUM. O ácido Alfa-cetoisocaproico ou alfacetoisocaproato) KIC O ácido Alfa-cetoisocaproico ou alfacetoisocaproato) é um metabólito do aminoácido Leucina, um cetoácido da leucina, também chamado de KIC. Um cetoácido é muito similar a um aminoácido, porém no lugar

Leia mais

A MEDIERVAS é um laboratório farmacêutico especializado em suplementos para atletas e produtos naturais.

A MEDIERVAS é um laboratório farmacêutico especializado em suplementos para atletas e produtos naturais. A MEDIERVAS é um laboratório farmacêutico especializado em suplementos para atletas e produtos naturais. Com mais de uma década de existência, e mais de 200 produtos no mercado, a MEDIERVAS teve como ponto

Leia mais

Ficha Técnica de Produtos BLEND WHEY

Ficha Técnica de Produtos BLEND WHEY Descrição: É um alimento protéico para atletas que possui em sua formulação uma junção de proteínas de rápida absorção e time release, com acréscimo de enzimas digestivas para auxiliar na digestibilidade

Leia mais

PEPTAN - COLÁGENO HIDROLISADO PEPTÍDEOS DE COLAGENO DO TIPO I

PEPTAN - COLÁGENO HIDROLISADO PEPTÍDEOS DE COLAGENO DO TIPO I Uso: Interno Fator de Correção: Não se aplica Fator de Equivalência: Não se aplica PEPTAN - COLÁGENO HIDROLISADO PEPTÍDEOS DE COLAGENO DO TIPO I Conhecendo o Colágeno O colágeno é uma proteína estrutural

Leia mais

Base Shake Hipoalerg-Shak.On

Base Shake Hipoalerg-Shak.On Base Shake Hipoalerg-Shak.On Material Técnico Identificação Base Shake Hipialergênico Baunilha (Shak.On Baunilha) Base Shake Hipoalergênico Chocolate (Shak.On Chocolate) Grau: Farmacêutico ( ) Alimentício

Leia mais

The use of exercise and dietary supplements among British soldiers in Afghanistan.

The use of exercise and dietary supplements among British soldiers in Afghanistan. Suplementos 1941 História The use of exercise and dietary supplements among British soldiers in Afghanistan. Proteins/amino acids (85.7%) Creatine (34.3%) Chromium (31.4%) Stimulants (17.1%) Hydroxycut

Leia mais

Soluções Avançadas para Saúde, Nutrição e Bem- Estar GELITA AG. Any copies need to be authorized by GELITA

Soluções Avançadas para Saúde, Nutrição e Bem- Estar GELITA AG. Any copies need to be authorized by GELITA Soluções Avançadas para Saúde, Nutrição e Bem- Estar Nem Todos os Peptídeos de Colágeno são Iguais Quebra da molécula do colágeno em pontos específicos, originando combinações únicas de peptídeos de colágeno

Leia mais

25g PROTEÍNA. Fornece alto teor de aminoácidos essenciais;

25g PROTEÍNA. Fornece alto teor de aminoácidos essenciais; Famoso pela cremosidade e sabor incomparável, o iogurte grego surgiu em meados da década de 90 para inovar o que já se conhecia no mercado. Originário da região Balcânica foi colocado no mercado norte

Leia mais

SUL MINAS INGREDIENTES

SUL MINAS INGREDIENTES MINAS INGREDIENTES CATÁLOGO SUPLEMENTOS ALIMENTARES A linha NOS é produzida com matérias primas selecionadas de fabricantes internacionais qualificados e reconhecidos. Os produtos são enquadrados em uma

Leia mais

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. INFORMAÇÕES AO PACIENTE

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. INFORMAÇÕES AO PACIENTE NOME DO PRODUTO BCAA, TCM e COMPLEXO B COMPOSIÇÃO Cada cápsulas contém: BCAA, TCM e vitaminas B3, B6, B9, B12. Cápsula gelatinosa: Gelatina. NÃO CONTÉM GLÚTEN. USO ORAL. USO ADULTO. USO PEDIÁTRICO: Não

Leia mais

SOPA PROTEICA DE ERVILHAS

SOPA PROTEICA DE ERVILHAS Informações Técnicas SOPA PROTEICA DE ERVILHAS Uma opção proteica metabolizada para seu póstreino SINÔNIMOS: Proteína de ervilha A sopa de ervilha trata-se de uma opção proteica com 22g de proteína na

Leia mais

RECEITUÁRIO ED. AGO À OUT SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO

RECEITUÁRIO ED. AGO À OUT SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO RECEITUÁRIO ED. AGO À OUT - 2016 DA SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO DA SOLUÇÕES INOVADORAS PARA O SEU NEGÓCIO disco menor, conforme [NOVIDADE] QR CODE CONFIRA O PASSO A PASSO DESTA RECEITA. RENDIMENTO

Leia mais

SUPLEMENTAÇÃO NA HIPERTROFIA MUSCULAR: Uma Revisão Sistemática

SUPLEMENTAÇÃO NA HIPERTROFIA MUSCULAR: Uma Revisão Sistemática SUPLEMENTAÇÃO NA HIPERTROFIA MUSCULAR: Uma Revisão Sistemática Gustavo de Souza Marcelani Vidal Nutricionista Faculdades Integradas de Três Lagoas (FITL/AEMS) Renata Petruci Flumian Nutricionista; Mestre

Leia mais

PHYNUS Quitosana, fibras de laranja e psyllium

PHYNUS Quitosana, fibras de laranja e psyllium Ficha técnica PHYNUS Quitosana, fibras de laranja e psyllium REGISTRO: Registro no M.S. nº 6.5204.0035.001-6 CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171287855 EMBALAGEM: Plástica. APRESENTAÇÃO COMERCIALIZADA: Nova apresentação,

Leia mais

Reduz bastante o desconforto tipicamente causado quando a proteína não é quebrada integralmente;

Reduz bastante o desconforto tipicamente causado quando a proteína não é quebrada integralmente; Informações Técnicas PROHYDROLASE Maximize os benefícios de desempenho de seu suplemento proteico DESCRIÇÃO é um suplemento bio-suficiente projetado para formar massa muscular e acelerar a recuperação

Leia mais

Nome do Produto: 100% Whey Protein Gold Standard - Optimum Nutrition

Nome do Produto: 100% Whey Protein Gold Standard - Optimum Nutrition Nome do Produto: 100% Whey Protein Gold Standard - Optimum Nutrition Apresentação do Produto: Potes 2lbs, 5lbs e 10lbs Descrição do Produto: 100% Whey Protein é derivado do soro do leite (livre de lactose)

Leia mais

Declaro não haver conflito de interesse

Declaro não haver conflito de interesse Declaro não haver conflito de interesse SUPLEMENTO DE PROTEÍNA BENEFÍCIOS NO GERENCIAMENTO DE PESO, GANHO E MANUTENÇÃO DA MASSA MAGRA Tania Rodrigues IV - suplemento proteico para atletas: produto destinado

Leia mais

ULTRA COLLAGHEM Óleo de cártamo + Colágeno hidrolisado

ULTRA COLLAGHEM Óleo de cártamo + Colágeno hidrolisado Ficha técnica ULTRA COLLAGHEM Óleo de cártamo + Colágeno hidrolisado REGISTRO: Registro no M.S. 6.5204.0106.001-1 CÓDIGO DE BARRA: 7898171287183 EMBALAGEM: Plástico, metálica e vidro. APRESENTAÇÃO COMERCIALIZADA:

Leia mais

Proteínas do Leite ou Proteínas da Soja

Proteínas do Leite ou Proteínas da Soja Atualização em Nutracêuticos 1 Proteínas do Leite ou Proteínas da Soja Qual a melhor opção para redução da gordura visceral e subcutânea? A suplementação com Proteínas do Leite é mais eficaz em reduzir

Leia mais

FEDERAL WHEY PROTEÍNA 3W SABORES: MORANGO, CHOCOLATE E BAUNILHA EMBALAGEM: 900G SUPLEMENTO PROTEICO EM PÓ PARA ATLETAS

FEDERAL WHEY PROTEÍNA 3W SABORES: MORANGO, CHOCOLATE E BAUNILHA EMBALAGEM: 900G SUPLEMENTO PROTEICO EM PÓ PARA ATLETAS FEDERAL WHEY PROTEÍNA 3W SUPLEMENTO PROTEICO EM PÓ PARA ATLETAS A 100% FEDERAL WHEY DA FEDERAL NUTRITION É UM SUPLEMENTO PROTEICO EM PÓ DE FÁCIL DIGESTÃO, FORMULADO COM PROTEÍNA DE ALTO VALOR BIOLÓGICO

Leia mais

CREATINA. Consumo de creatina nos EUA em 1999: mais de 2,5 milhões de kg. Estoque muscular. Concentrações basais de ATP, creatina total e PCr:

CREATINA. Consumo de creatina nos EUA em 1999: mais de 2,5 milhões de kg. Estoque muscular. Concentrações basais de ATP, creatina total e PCr: CREATINA Consumo de creatina nos EUA em 1999: mais de 2,5 milhões de kg Med Sci Sports Exerc 2000;32(3):706-17 ATP 5,2 mmol.kg -1 músculo Estoque muscular Concentrações basais de ATP, creatina total e

Leia mais

Whey Protein Concentrado (WPC 80) Whey Protein Isolado (WPI) Identificação. Grau: Farmacêutico ( ) Cosmético ( ) Alimentício ( X )

Whey Protein Concentrado (WPC 80) Whey Protein Isolado (WPI) Identificação. Grau: Farmacêutico ( ) Cosmético ( ) Alimentício ( X ) Whey Protein Concentrado (WPC 80) Whey Protein Isolado (WPI) Identificação Grau: Farmacêutico ( ) Cosmético ( ) Alimentício ( X ) Uso: Interno (X) Externo ( ) Equivalência: Não aplicável. Correção: Teor:

Leia mais

Arginina + Exercício

Arginina + Exercício Atualização em Nutracêuticos 1 Arginina + Exercício Combinação benéfica para estimular o crescimento muscular e aumentar a liberação de hormônio do crescimento 1,3. A suplementação com Arginina quando

Leia mais

Biomassa de Banana Verde Polpa - BBVP

Biomassa de Banana Verde Polpa - BBVP Biomassa de Banana Verde Polpa - BBVP INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS Porção de 100g (1/2 copo) Quantidade por porção g %VD(*) Valor Energético (kcal) 91 4,55 Carboidratos 21,4 7,13 Proteínas 2,1 2,80 Gorduras

Leia mais

MONSTER EXTREME BLACK Suplementos Para Atletas

MONSTER EXTREME BLACK Suplementos Para Atletas MONSTER EXTREME BLACK Suplementos Para Atletas Descrição: Objetivo: MONSTER EXTREME BLACK é um suplemento composto por diversos nutrientes essenciais para otimizar o ganho de massa muscular e energia.

Leia mais

Profa. Dra. Raquel Simões M. Netto NECESSIDADES DE CARBOIDRATOS. Profa. Raquel Simões

Profa. Dra. Raquel Simões M. Netto NECESSIDADES DE CARBOIDRATOS. Profa. Raquel Simões NECESSIDADES DE CARBOIDRATOS NO EXERCÍCIO Profa. Raquel Simões Reserva de CHO Principal fonte de energia Estoques corporais 200-300g de glicogênio muscular (cerca 15 g/kg de músculo) Glicogênio i hepático

Leia mais

kcal = 3284 kj g g 41

kcal = 3284 kj g g 41 DIZERES DE ROTULAGEM HEAVY MASS SUPLEMENTO PARA SUBSTITUIÇÃO PARCIAL DAS REFEIÇÕES DE ATLETAS EM PÓ SABOR ARTIFICIAL BAUNILHA/MORANGO/CHOCOLATE Aromatizado Artificialmente Peso Líquido: 1,5 kg Fabricado

Leia mais

Clínica 2 - Clínica de montagem de treinos periodizados em personal training TEMA: NUTRIÇÃO APLICADA

Clínica 2 - Clínica de montagem de treinos periodizados em personal training TEMA: NUTRIÇÃO APLICADA Clínica 2 - Clínica de montagem de treinos periodizados em personal training TEMA: NUTRIÇÃO APLICADA Estudo de Caso Objetivos e Metas do Treinamento Emagrecimento Hipertrofia muscular Melhoria do condicionamento

Leia mais

TAB AO LEITE COM CAST DE CAJU 100G

TAB AO LEITE COM CAST DE CAJU 100G TAB AO LEITE COM CAST DE CAJU 100G Tablete de chocolate ao leite com castanha de caju Peso Líquido 100g Porção de 25g (3 quadrados) Valor Energético 140kcal = 588kJ 7% Carboidratos 13g 4% Proteínas 1,9g

Leia mais

ISO WHEY V3 AGE ISO WHEY V3 AGE

ISO WHEY V3 AGE ISO WHEY V3 AGE NEW 100% ISOLADA ISO WHEY V3 AGE é a forma molecular da Proteína do Soro de Leite Isolada (WPI), obtida por meio de processo de microfiltração. Sua formulação isenta de gorduras e com baixo teor de carboidratos,

Leia mais

CATÁLOGO de PRODUTOS RESULTADOS COM SAÚDE

CATÁLOGO de PRODUTOS RESULTADOS COM SAÚDE CATÁLOGO de PRODUTOS RESULTADOS COM SAÚDE MEGA WEIGHT 50.000 WHEY PROTEIN ÔMEGA 3 ALBUMINA 100% PROTEÍNA ANIMAL VITAMINAS E MINERAIS Hipercalórico desenvolvido para pessoas magras que tenham dificuldades

Leia mais

03/12/ Glícidos (durante) 2. Proteína (pós treino) 3. Água (durante e pós) 1. Creatina 2. Cafeina 3. Bicarbonato 4. B-alanina 5.

03/12/ Glícidos (durante) 2. Proteína (pós treino) 3. Água (durante e pós) 1. Creatina 2. Cafeina 3. Bicarbonato 4. B-alanina 5. SUPLEMENTAÇÃO / EFEITO ERGOGÉNICO V CONGRESSO INTERNACIONAL DA CORRIDA Suplementação e Recursos Ergogénicos Lisboa 6 Dezembro 2014 Suplementos => os géneros alimentícios que se destinam a complementar

Leia mais

Especificação Técnica

Especificação Técnica Real Whey Professional 90 BRASIL - Morango Referência do Artigo : NUT00/1371170003 Pág.1 / 2 Marca Comercial : Prozis Forma de Apresentação : Pó Quantidade : 90 dose(s) : 1doseador(es) raso(s) (25 g) Ingredientes

Leia mais

B-PROTEIN. Proteína Isolada da Carne Hidrolisada

B-PROTEIN. Proteína Isolada da Carne Hidrolisada Informações Técnicas B-PROTEIN Proteína Isolada da Carne Hidrolisada INTRODUÇÃO A proteína da carne é reconhecidamente uma das melhores fontes de proteínas existente no mundo. Apresenta um papel fundamental

Leia mais

WPC DIFERENCIAIS DE QUALIDADE: WHEY IN BOX Contém 12 Sachês de 40g cada

WPC DIFERENCIAIS DE QUALIDADE: WHEY IN BOX Contém 12 Sachês de 40g cada WHEY IN BOX Contém 12 Sachês de 0g cada O famoso iogurte grego, conhecido por sua cremosidade e sabor incomparáveis, surgiu na década de 90 na região dos Balcãs, sendo inserido no mercado através de uma

Leia mais

Transcrição manual de vídeos

Transcrição manual de vídeos Transcrição manual de vídeos 1. PAGAMENTO R$ 1,00 a cada 100 palavras transcritas, pagamento por pacote, mínimo de 4500 palavras, ou R$ 45,00. Demanda necessária para o primeiro mês de trabalho: no mínimo

Leia mais

MACRONUTRIENTES NO EXERCÍCIO

MACRONUTRIENTES NO EXERCÍCIO MACRONUTRIENTES NO EXERCÍCIO Profa. Ainá Innocencio da Silva Gomes MACRONUTRIENTES NO EXERCÍCIO RECOMENDAÇÃO - AMERICAN COLLEGE OF SPORTS MEDICINE ATLETA 60-70% CHO ENDURANCE - 1,2 1,4g/ kg PTN FORÇA -

Leia mais

Catálogo. Produtos Integrais Sem Conservantes

Catálogo. Produtos Integrais Sem Conservantes Catálogo Produtos Integrais Sem Conservantes Cookies A linha cookies é composta por biscoitos doces e tradicionais, feitos com verdadeiros pedaços de seus ingredientes principais. O que deixa o biscoito

Leia mais

Whey Protein WHEY PROTEIN EXTREME G2L

Whey Protein WHEY PROTEIN EXTREME G2L WHEY PROTEIN EXTREME G2L O Whey Protein, ou proteína do soro do leite, é um termo designado para descrever um conjunto de frações proteicas solúveis naturalmente presente no leite, o qual é obtido a partir

Leia mais

Whey Protein ISO WHEY TRANSFORMER G2L

Whey Protein ISO WHEY TRANSFORMER G2L ISO WHEY TRANSFORMER G2L O Whey Protein, ou proteína do soro do leite, é um termo designado para descrever um conjunto de frações proteicas solúveis naturalmente presentes no leite. Nos últimos anos, o

Leia mais

Gynecol Endocrinol Nov;21(5):

Gynecol Endocrinol Nov;21(5): Suplementação das isoflavonas do red clover Reduz os sintomas menopausais, os níveis de lipídios sangüíneos e promove efeito positivo na citologia vaginal de mulheres pós-menopausadas Doutor, O objetivo

Leia mais

Descrição do produto. Categoria Fiscal ANVISA. MS: RDC 27/2010 / Anexo 1. Características. Pó de cor bege-marrom, solúvel em água.

Descrição do produto. Categoria Fiscal ANVISA. MS: RDC 27/2010 / Anexo 1. Características. Pó de cor bege-marrom, solúvel em água. Vida Forte Ind. e Com. de Prod. Naturais Ltda. Descrição do produto Ficha Técnica de TERMO PLUS Sabores: Frutas Vermelhas Laranja Limão Termo Plus é um produto para auxiliar na redução de gordura com ingredientes

Leia mais

Embalagem secundária

Embalagem secundária Embalagem secundária Painel Principal Trivance TM Mobility TM Nutrição Avançada Peso líquido: 300 g ou 150 g 15 ou 30 sachês de 10 g LOGO SANOFI Painéis Secundários INFORMAÇÃO NUTRICIONAL Porção de 10

Leia mais

FICHA TÉCNICA WHEY ISO FAST 100% ISOLADA HIGH PROTEIN FAT FREE LOW SODIUM ZERO CARBOIDRATOS

FICHA TÉCNICA WHEY ISO FAST 100% ISOLADA HIGH PROTEIN FAT FREE LOW SODIUM ZERO CARBOIDRATOS FICHA TÉCNICA WHEY ISO FAST 100% ISOLADA HIGH PROTEIN FAT FREE LOW SODIUM ZERO CARBOIDRATOS WHEY ISO FAST AGE é obtido por meio de processo de microfiltragem, o que resulta em uma proteína mais pura, livre

Leia mais

Receitas Para Suplementa

Receitas Para Suplementa Receitas Para Suplementa Os melhores suplementos para ganhar massa não são exóticos, novos ou caros. Eles já existem há anos para quem quer ganhar massa, e são vendidos como milagrosos, únicos, cada um

Leia mais

Redubio Shake Slim Emagrece

Redubio Shake Slim Emagrece Redubio Shake Slim Emagrece O que é Redubio Shake Slim? Redubio Shake trata-se de um composto alimentício, com intuito de substituir até 2 refeições diárias, tem como objetivo ser um shake para emagrecer

Leia mais

HMB Β-HIDROXI-Β-METILBUTIRATO

HMB Β-HIDROXI-Β-METILBUTIRATO HMB Β-HIDROXI-Β-METILBUTIRATO JOÃO PAULO COELHO MENDES LIDIA LOYOLA SALVADOR - BA Abril de 2009 1 1 INTRODUÇÃO O β-hidroxi-β-metilbutirato (HMB) é um composto formado no metabolismo do aminoácido essencial

Leia mais

Gestação - Alterações Hormonais e Metabólicas Durante o Exercício

Gestação - Alterações Hormonais e Metabólicas Durante o Exercício Gestação - Alterações Hormonais e Metabólicas Durante o Exercício Alterações Metabólicas Durante o Exercício na Gestação Durante a gestação as alterações são direcionadas para a manutenção da gestação

Leia mais

FICHA TÉCNICA MASS GFF 27000

FICHA TÉCNICA MASS GFF 27000 FICHA TÉCNICA MASS GFF 27000-27g DE PROTEÍNAS POR DOSE - 5 FONTES DE PROTEÍNAS - CARBOIDRATOS COMPLEXOS - MATRIZ PROTEICA DE ALTO VALOR BIOLÓGICO - 25 VITAMINAS E MINERAIS - BAIXO TEOR DE GORDURAS MASS

Leia mais

CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE MENTAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NUTRIÇÃO NO IDOSO

CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE MENTAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NUTRIÇÃO NO IDOSO CAPACITAÇÃO DE PROFISSIONAIS EM SAUDE MENTAL NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO NUTRIÇÃO NO IDOSO Dr. Larissa Sterza Endocrinologista CRM 9219 INTRODUÇÃO O envelhecimento é um processo complexo,irreversível,progressivo

Leia mais

MULTI VITAMIN Suplemento polivitamínico

MULTI VITAMIN Suplemento polivitamínico Ficha técnica MULTI VITAMIN Suplemento polivitamínico REGISTRO: Isento de registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171287244 EMBALAGEM: Plástica, metálica e vidro. APRESENTAÇÃO

Leia mais

Catálogo Virtual CHROMIUM PICOLINATO. Televendas: (21) Site:

Catálogo Virtual CHROMIUM PICOLINATO. Televendas: (21) Site: CHROMIUM PICOLINATO Maça e Banana Ref.: KA341 COLLAGEN HIDROLYSATE COLLAGEN HIDROLYSATE Sabores: Uva Laranja com Acerola. Maça e Banana Ref.: KA341 EVOLUTION WHEY NO2 COLLAGEN Whey Protein é derivado do

Leia mais

FICHA TÉCNICA 3 WHEY GAINERS. 25g de PROTEINAS POR DOSE WPI + WPC HIGH PROTEIN PROTEÍNAS DE ALTO VALOR BIOLÓGICO

FICHA TÉCNICA 3 WHEY GAINERS. 25g de PROTEINAS POR DOSE WPI + WPC HIGH PROTEIN PROTEÍNAS DE ALTO VALOR BIOLÓGICO FICHA TÉCNICA 3 WHEY GAINERS 25g de PROTEINAS POR DOSE WPI + WPC HIGH PROTEIN PROTEÍNAS DE ALTO VALOR BIOLÓGICO 3 WHEY GAINERS AGE combina de forma equilibrada carboidratos, proteínas de alto valor biológico,

Leia mais

Whey Protein ISO WHEY TRANSFORMER G2L

Whey Protein ISO WHEY TRANSFORMER G2L ISO WHEY TRANSFORMER G2L O Whey Protein, ou proteína do soro do leite, é um termo designado para descrever um conjunto de frações proteicas solúveis naturalmente presentes no leite. Nos últimos anos, o

Leia mais

BRIGADEIRO TRADICIONAL

BRIGADEIRO TRADICIONAL BRIGADEIRO TRADICIONAL Porção 15 g 1 unidade Valor energético 69,36kcal = 290kJ 3% Carboidratos 11,01g 3% Proteínas 1,11g 1% Gorduras totais 2,32g 4% Gorduras saturadas 1,03g 4% Gorduras trans 0,2g **

Leia mais

Dermfix - Colágeno Hidrolisado em Pó 200g Funciona?

Dermfix - Colágeno Hidrolisado em Pó 200g Funciona? Dermfix - Colágeno Hidrolisado em Pó 200g Funciona? O Dermfix é uma fórmula que agrega colágeno hidrolisado, vitaminas e aminoácidos essenciais. Ajuda a firmar a pele, combate rugas e flacidez e ainda

Leia mais

Sumário. Gasto energético; Fontes de energia em diferentes modalidades; Recomendações nutricionais no esporte

Sumário. Gasto energético; Fontes de energia em diferentes modalidades; Recomendações nutricionais no esporte Nutrição do Atleta Sumário Gasto energético; Fontes de energia em diferentes modalidades; Recomendações nutricionais no esporte Nutrição esportiva Área da nutrição que engloba aplicação de princípios nutricionais

Leia mais

Revista Brasileira de Nutrição Esportiva ISSN versão eletrônica

Revista Brasileira de Nutrição Esportiva ISSN versão eletrônica 265 EFICÁCIA DA SUPLEMENTAÇÃO DE PROTEÍNAS NO TREINAMENTO DE FORÇA. Rodrigo Morais 1,2, Rodrigo Russo Medeiros 1,3, Rafaela Liberali 1 RESUMO ABSTRACT As proteínas estão entre os suplementos alimentares

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PROGRAMA DE DISCIPLINA DEPARTAMENTO: TECNOLOGIA E CIÊNCIA DOS ALIMENTOS IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA: CÓDIGO NOME ( T - P ) TCA 1004 BROMATOLOGIA ANIMAL (2-3) OBJETIVOS

Leia mais

FICHA TÉCNICA. 45g PROTEÍNAS POR DOSE ALTO VALOR BIOLÓGICO WPC + WPI 25 VITAMINAS E MINERAIS CARBOIDRATOS SIMPLES E COMPLEXOS

FICHA TÉCNICA. 45g PROTEÍNAS POR DOSE ALTO VALOR BIOLÓGICO WPC + WPI 25 VITAMINAS E MINERAIS CARBOIDRATOS SIMPLES E COMPLEXOS 45g PROTEÍNAS POR DOSE ALTO VALOR BIOLÓGICO WPC + WPI 25 VITAMINAS E MINERAIS CARBOIDRATOS SIMPLES E COMPLEXOS FICHA TÉCNICA MASS GAINERS 4400 AGE foi desenvolvido para suprir altas demandas energéticas,

Leia mais

LITERATURA COLÁGENO HIDROLISADO PEPTÍDEOS DE COLÁGENO PEPTAN COLAGENO DO TIPO I

LITERATURA COLÁGENO HIDROLISADO PEPTÍDEOS DE COLÁGENO PEPTAN COLAGENO DO TIPO I COLÁGENO HIDROLISADO PEPTÍDEOS DE COLÁGENO PEPTAN COLAGENO DO TIPO I Uso: Interno/Externo Fator de Correção: Não se aplica Fator de Equivalência: Não se aplica Conhecendo o Colágeno O colágeno é uma proteína

Leia mais

FICHA TÉCNICA. INTENSE REINFORCEMENT (cápsula vermelha-escura) Suplemento de cafeína para atletas em cápsulas colorido artificialmente.

FICHA TÉCNICA. INTENSE REINFORCEMENT (cápsula vermelha-escura) Suplemento de cafeína para atletas em cápsulas colorido artificialmente. BRUTE STACK PACK 44 PACKS - 2 PACKS CONCENTRATED - ARGININA - CREATINA - CAFEÍNA PURA - BCAA - ANTIOXIDANTES - SUPORTE DE AMINOÁCIDOS FICHA TÉCNICA Com toda a sua expertise e conhecimento técnico-científico,

Leia mais

Catálogo. Produtos Integrais Sem Conservantes

Catálogo. Produtos Integrais Sem Conservantes Catálogo Produtos Integrais Sem Conservantes Cookies A linha cookies é composta por biscoitos doces e tradicionais, feitos com verdadeiros pedaços de seus ingredientes principais. O que deixa o biscoito

Leia mais

Ingredientes: Óleo de cártamo. Cápsula: gelatina (gelificante) e glicerina (umectante).

Ingredientes: Óleo de cártamo. Cápsula: gelatina (gelificante) e glicerina (umectante). Registro no M.S.: 6.5204.0083.001-8 Concentração: 1000 mg Apresentação: Embalagem com 1000 cápsulas; Embalagem com 5000 cápsulas; Embalagem pet com 500 cápsulas envelopadas; Refil com 2000 cápsulas envelopadas.

Leia mais

Tratamento Dietético das DHM Tipo Intoxicação Proteica. Carla Vasconcelos Nutricionista da UND Centro Hospitalar São João Dezembro 2017

Tratamento Dietético das DHM Tipo Intoxicação Proteica. Carla Vasconcelos Nutricionista da UND Centro Hospitalar São João Dezembro 2017 Tratamento Dietético das DHM Tipo Intoxicação Proteica Carla Vasconcelos Nutricionista da UND Centro Hospitalar São João Dezembro 2017 Aminoacidopatias DCU Acidúrias Orgânicas Doenças tipo intoxicação

Leia mais

08/08/2016.

08/08/2016. alexandre.personal@hotmail.com www.professoralexandrerocha.com.br 1 A Fisiologia do Exercício é a área de conhecimento derivada da Fisiologia, é caracterizada pelo estudo dos efeitos agudos e crônicos

Leia mais

FICHA TÉCNICA DE PRODUTO CHÁ VERDE COM LARANJA E GENGIBRE

FICHA TÉCNICA DE PRODUTO CHÁ VERDE COM LARANJA E GENGIBRE FICHA TÉCNICA DE PRODUTO CHÁ VERDE COM LARANJA E GENGIBRE 1- Nome ou designação do produto CHÁ COM FRUTA DE BAIXA CALORIA SABOR LARANJA E GENGIBRE ZERO ADIÇÃO DE AÇÚCAR Marca: Amor & Chá! - AGITE ANTES

Leia mais

CATÁLOGO DE PRODUTOS. Suplementos Alimentares

CATÁLOGO DE PRODUTOS. Suplementos Alimentares CATÁLOGO DE PRODUTOS Suplementos Alimentares 2015 AMINOACIDOS BCAA + NO 2 Os BCAA s são aminoácidos de cadeia rami cada que representam aproximadamente um terço do total de aminoácidos presentes na musculatura,

Leia mais

CHOCONUTRA. Base de chocolate funcional

CHOCONUTRA. Base de chocolate funcional CHOCONUTRA Base de chocolate funcional INTRODUÇÃO A linha de chocolates da Via Farma foi desenvolvida para quem não descuida da saúde e gosta de um saboroso chocolate. São produtos sem adição de açúcar

Leia mais

Suplementação para o envelhecimento saudável: qual a evidência? Pesquisador: Marcelo de Carvalho Cancer Metabolism Research Group

Suplementação para o envelhecimento saudável: qual a evidência? Pesquisador: Marcelo de Carvalho Cancer Metabolism Research Group Suplementação para o envelhecimento saudável: qual a evidência? Pesquisador: Marcelo de Carvalho Cancer Metabolism Research Group Alterações fisiopatológicas do idoso CHARLES EUGSTER THE WORLD S FITTEST

Leia mais

Aminoácido Tampão para Atletas de Elite. Intensidade Reduz a Fadiga Pós-Exerc ove Menores Reduz a Acidose Intramus

Aminoácido Tampão para Atletas de Elite. Intensidade Reduz a Fadiga Pós-Exerc ove Menores Reduz a Acidose Intramus Aminoácido Tampão para Atletas de Elite Aume enta a Performance nos Exerc cícios de Alta Intensidade Reduz a Fadiga Pós-Exerc cício Promo ove Menores Taxas de Esfor rço Percebido Reduz a Acidose Intramus

Leia mais