Infografia jornalística online: um estudo sobre os objetos de interação na interface gráfica de usuário

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Infografia jornalística online: um estudo sobre os objetos de interação na interface gráfica de usuário"

Transcrição

1 Infografia jornalística online: um estudo sobre os objetos de interação na interface gráfica de usuário Online journalistic infographics: a study about the interaction objects in GUI Miranda, Fabiano de; Mestrando; Universidade Federal do Paraná (UFPR) fabiano.demiranda@gmail.com Spinillo, Carla G.; PhD; Universidade Federal do Paraná (UFPR) cgspin@gmail.com Resumo Este artigo aborda o emprego de recursos interativos na infografia jornalística online atual. Com base na literatura, foram discutidos aspectos gerais relacionados ao tema e, em seguida, identificados objetos de interação com aplicação nesse tipo de interface gráfica de usuário. Por fim, foi realizado um estudo analítico para verificar a presença desses objetos em uma amostra de 36 infografias jornalísticas online nacionais e internacionais. Os resultados apontam a predominância de formas simples de interação, as quais pouco aproveitam os recursos disponíveis no ambiente digital para apresentar informações ao público. Palavras Chave: infografia digital; objetos de interação; interface gráfica de usuário. Abstract This paper discusses the use of interactive features in online journalistic infographics today. Based on the literature, it were discussed general issues related to the theme and then identified interaction objects with application in this type of GUI. Finally, an analytical study was conducted to verify the presence of these objects in a sample of 36 national and international online journalistic infographics. The results indicate the predominance of simple forms of interaction, which underuse features available in the digital environment to present information to the audience. Keywords: digital infographics; interaction objects; GUI.

2 1 Introdução Em um sentido amplo, infografia jornalística pode ser considerada uma forma peculiar de visualizar de informações em noticiários (e.g. jornais, revistas, websites). Pode ser caracterizada, tanto no meio impresso quanto no digital, pela combinação entre imagens e textos em uma relação unívoca, o que é destacado por inúmeros estudos (e.g. MORAES, 1998; DE PABLOS, 1999; SANCHO, 2001; LIMA, 2009; TEIXEIRA, 2010; FASSINA, 2011). Outro aspecto relevante na apresentação da infografia é a presença de camadas de informação (SANCHO, 2001; FASSINA, 2011). Fassina (2011) coloca: consideramos assim o infográfico como o conjunto completo que transporta a mensagem e não as subpartes e técnicas de representação que o compõem (...) (FASSINA, 2011, p. 47). Nesse sentido, normalmente se espera que a composição da infografia se dê através de elementos básicos de informação integrados de maneira visual e informacional (SANCHO, 2001). Assim, infografia pode ser definida como uma peça gráfica que utiliza simultaneamente a linguagem verbal gráfica, esquemática e pictórica, voltada prioritariamente à explicação de algum fenômeno. (LIMA, 2009, p. 23). Indo além dessa definição, concebida para a infografia impressa tradicional, considera-se aqui que no ambiente digital há a possibilidade do emprego da linguagem auditiva (e.g. música, efeitos sonoros, narração) e de elementos que possibilitam a interação ativa do usuário com a informação. Spence (2007), em seu livro sobre visualização interativa da informação, caracteriza interação ativa como as ações tomadas por um usuário para mover de uma visão dos dados para outra (SPENCE, 2007, p. 14). No contexto do Design da Interação, Golfetto e Gonçalves (2010) consideram que a interação entre o usuário e a interface digital representa uma ação significativa, representativa de mudança de estado da informação presente na tela. (GOLFETTO; GONÇALVES, 2010, p. 3). Portanto, destaca-se a possibilidade de seleção de informações a partir das escolhas do usuário, isto é, a relação de ação e reação entre usuário e sistema se reflete na alteração de estado perceptível da informação presente em tela. Entretanto, sabe-se que nem toda infografia digital possibilita a interação ativa do usuário. A infografia veiculada em noticiários online também pode se apresentar sem recursos interativos, normalmente como simulacro do meio impresso (RODRIGUES, 2009), promovendo apenas a interação passiva com o usuário (SPENCE, 2007). No presente trabalho, porém, é adotada a denominação infografia digital para se referir apenas à infografia jornalística online dotada de recursos interativos 1 na interface gráfica de usuário (i.e. Graphical User Interface, GUI), tendo como exemplo a figura 1 a seguir. Esta trata de uma infografia digital veiculada no portal The New York Times e apresenta uma reportagem sobre alterações fisiológicas durante escalada ao Monte Kilimanjaro, na África.

3 Figura 1: Exemplo de infografia digital. Fonte: Quanto aos recursos que possibilitam a interação ativa, Moura (2006) coloca que eles podem ser chamados de elementos da interatividade: podemos dizer que os elementos de interatividade constituem um grande conjunto que se estabelece através dos links e hiperlinks e também são muitas vezes elementos de navegação e sempre elementos da interface. (MOURA, 2006, p. 7). Para Spence (2007) esses recursos são denominados controles interativos e estão relacionados às formas de apresentação da informação em tela (e.g. zoom para aproximar detalhes, rolagem da tela para visualizar partes ocultas). Outra denominação é proposta por Cybis et al. (2007), caracterizando tais objetos visíveis e interativos como objetos de interação: Os objetos de interação são definidos como objetos de software com recursos para gerar uma série de imagens e para reagir conforme as ações dos usuários sobre estas imagens. Eles ocupam as telas de um sistema interativo e são tipicamente baseados em metáforas de objetos do mundo não-informatizado, representando janelas, menus, formulários, botões, etc. (CYBIS et al., 2007, p. 58). Reconhecendo que os autores consultados se referem aos mesmos elementos e tentando contornar o emaranhado terminológico, optou-se aqui pela nomenclatura proposta por Cybis et al. (2007), isto é, objetos de interação. Embora a literatura pesquisada indique que em casos específicos a adição desses objetos possa ser benéfica para a percepção, compreensão, aprendizado e fatores emocionais dos usuários (e.g. SCHWAN; RIEMPP, 2004; SPENCE, 2007; SOUZA, 2008; SPINILLO et al., 2010), alguns estudos recomendam cautela. No âmbito das animações interativas, por exemplo, Lowe (2004) aponta que a interação torna a tarefa a ser aprendida mais complexa, demandando maior esforço cognitivo e de processamento do usuário. Cairo (2008b), ao discorrer sobre a infografia jornalística digital, coloca que um excesso de possibilidades de manipulação dos dados pode confundir o leitor e tornar a navegação um suplício (...) (CAIRO, 2008b, p. 6). Em um contexto geral, é possível afirmar que a interação será benéfica enquanto a carga cognitiva demandada do usuário não seja alta (SCHWAN; RIEMPP, 2004).

4 De qualquer modo, o emprego de recursos interativos na infografia jornalística online ainda parece pouco explorado, como revela Cairo (2008b): Hoje, após mais de dez anos após o South Florida Sun-Sentinel começar a experimentar com o Director [software para a elaboração de conteúdos interativos], depois de oito anos de existência das seções de multimídia em jornais como El Mundo e El País, os gráficos jornalísticos online continuam lineares, estáticos (...) (CAIRO, 2008b, p. 3). Nesse âmbito, o levantamento de Rodrigues (2009), contando com 23 infografias jornalísticas online, constatou que a maioria pouco explora a interação. De modo geral, a autora relaciona os resultados encontrados às dificuldades de produção que tornariam esse tipo de infografia inviável (e.g. tempo escasso, necessidade de profissionais especializados), ideia também defendida anteriormente por Cairo (2008a e 2008b). Entretanto, Cairo (2008a e 2008b) também considera que as possibilidades de interação oferecidas tipicamente em jogos de computador, por exemplo, deveriam servir de inspiração para a infografia digital. Segundo o autor, eles normalmente mantêm os usuários imersos na interface e são tidos como ferramentas de aprendizagem muito poderosas (CAIRO, 2008b). Considerando os aspectos acima mencionados, juntamente com o uso crescente da infografia jornalística online (SANCHO, 2008), pode se afirmar que o Design de Interação nestes artefatos permanece aberto à exploração. Nesse sentido, até onde se pode constatar, a discussão integrando infografia digital, GUI e objetos de interação parece negligenciada pela literatura. Os poucos estudos encontrados (e.g. SANCHO, 2001 e 2008; TEIXEIRA, 2007; CAIRO, 2008a e 2008b; RODRIGUES, 2009) se concentram, em sua maioria, em aspectos jornalísticos (e.g. critérios de edição, gêneros jornalísticos, perspectivas de aplicação no jornalismo) e pouco envolvem aspectos do Design de Interação. Considerando isto, o presente artigo busca relacionar estudos sobre interação e infografia, a fim de evidenciar a importância da interação nesta forma contemporânea de comunicação jornalística: a infografia digital. No intuito de introduzir o tema, a seguir são apresentados objetos de interação descritos pela literatura e potencialmente observados na infografia jornalística online atual. Na sequência, explicita-se um estudo analítico realizado a partir de uma amostra de infografias. 2 Objetos de interação na infografia digital atualmente Primeiramente, deve-se deixar claro que esta revisão é baseada em objetos de interação observados correntemente na infografia jornalística online. Com a constante evolução tecnológica, inevitavelmente surgirão recursos interativos não previstos neste estudo, enquanto parte daqueles apresentados se tornará obsoleta. Assim, os objetos aqui listados não devem ser vistos como uma taxonomia rígida e bem definida, mas como um esforço em agrupar algumas das possibilidades de interação observadas atualmente com o auxílio da literatura. Embora alguns desses objetos isoladamente sejam tema de extensas pesquisas no âmbito do Design de Interação (PREECE et al., 2002), o estudo de sua aplicação na infografia ainda é incipiente. Desse modo, a seguir são apresentados os objetos de interação identificados nesta pesquisa.

5 Controles de narrativa linear são compostos basicamente por botões de comando de avanço, retrocesso e escolha de cenas em infografias segmentadas. Segundo Cairo (2008b), a forma mais simples de interação entre um leitor e uma infografia é o uso de botões que controlam uma narrativa linear. (CAIRO, 2008b, p. 4). Um exemplo de controle de narrativa linear pode ser visto na figura 2. Figura 2: Detalhe de infografia com botões de controle de narrativa linear. Fonte: Controles de seleção de conteúdo similares aos controles de narrativa linear, porém não há necessariamente uma sequência a seguir para navegar entre os segmentos da infografia. Também podem ser chamados de barra de menu (CYBIS et al., 2007). Normalmente se apresentam na forma de botões, abas e links/hiperlinks (figura 3). Figura 3: Detalhe de infografia com controles de seleção de conteúdo. Fonte: Controles de andamento são controles de ritmo de vídeos e animações encontrados em players como o Youtube, o Quick Time Player, entre outros (SOUZA, 2008). Também são referidos na literatura como controle de usuário (PLOETZNER; LOWE, 2012). Considera-se aqui que na infografia digital os elementos de sua apresentação normalmente serão botões de play/pause, barra de controle (i.e. tracking), botões de avanço/retrocesso e/ou controles de som (i.e. botão para habilitar/desabilitar e controle de volume). Esses controles usualmente estão integrados a um vídeo ou animação na infografia (figura 4).

6 Figura 4: Detalhe de infografia com animação e controles de andamento. Fonte: Barra de rolagem um objeto de interação que muitas vezes não é considerado na literatura devido à sua ubiquidade, especialmente na internet (SOUZA, 2008). A ação proporcionada pela barra de rolagem é um tipo de interação em tela na qual o usuário é capaz de controlar o ritmo de apresentação de instruções movendo toda a página vertical ou horizontalmente. (SOUZA, 2008, p. 42). Alguns experts consideram a barra de rolagem ineficaz, pois em excesso pode desorientar o usuário, além de fazê-lo ter que recordar do conteúdo que já passou pela tela (SOUZA, 2008). Em sintonia com essa ideia, Spence (2007, p. 98) coloca que o principal problema com a rolagem é que a maior parte do conteúdo está oculto da visão. Figura 5: Detalhe de infografia com barra de rolagem. Fonte:

7 Controles de zoom são utilizados para ampliar ou reduzir a visualização de detalhes da representação (SPENCE, 2007). Esses controles, quando presentes na infografia, são comumente representados na forma de botões de + e -; botões com o desenho de lupas de aumento; e/ou barra de controle (figura 6). Figura 6: Algumas representações gráficas de controles de zoom encontradas na infografia digital. Objetos sensíveis (hot spot) variada gama de representações caracterizadas pela área de um objeto gráfico, ou uma seção de texto, que ativa uma função quando selecionada. (WEBOPEDIA, 2012). No geral, todos os objetos de interação listados anteriormente podem ser considerados objetos sensíveis. Entretanto, no caso da infografia digital, este agrupamento procura descrever demais objetos não contemplados até o momento. Assim, para os fins deste estudo, os objetos sensíveis foram considerados da seguinte maneira: a. Objetos sensíveis ao passar do mouse (mouse hover) são objetos gráficos que emitem mudança perceptível na informação apresentada com o posicionamento do cursor do mouse sobre eles. Exemplo: uma caixa de texto que surge na tela ao posicionar o cursor do mouse exatamente sobre uma área designada da infografia; b. Objetos clicáveis (mouse click) proporcionam mudanças perceptíveis na informação apresentada pela infografia a partir de um clique do mouse. Exemplo: ao clicar diretamente em um estado do Brasil em um mapa, uma caixa de texto surge na tela informando dados da população; c. Objetos manipuláveis (mouse drag) a ação do mouse possibilita a alteração perceptível de atributos dos objetos gráficos na interface como, por exemplo, posição ou tamanho. A manipulação direta de objetos gráficos em interfaces é abordada em vários estudos (e.g. PREECE et al., 2002; CYBIS et al., 2007; CAIRO, 2008a; SOUZA, 2008). Exemplo: rotacionar um objeto gráfico em uma infografia através da ação direta do cursor do mouse, permitindo que o usuário visualize diferentes pontos de vista desse objeto. A partir dos objetos de interação identificados nesta revisão de literatura foi realizado um estudo analítico descritivo, de caráter exploratório, para verificar a sua presença na infografia digital atualmente.

8 3 Estudo analítico de objetos de interação na infografia digital Inicialmente, neste estudo analítico foi realizada uma pesquisa documental para selecionar uma amostra, descrita a seguir. Nesta foi verificada a ocorrência dos objetos de interação em cada infografia digital, com análise qualitativa dos dados. Assim, por meio da observação e descrição da amostra, foram obtidas informações a respeito dos objetos de interação empregados. Os dados numéricos registrados visaram apenas identificar tendências do corpus analisado. Amostra A amostra foi constituída por 36 infografias jornalísticas online publicadas entre novembro de 2010 e maio de e coletadas em um universo de pesquisa delimitado pelas seções de infográficos ou similares (e.g. interactives, no NYTimes.com) em portais da imprensa online nacional e internacional. Os portais consultados, escolhidos de forma nãoprobabilística e intencional, foram: NYTimes.com (EUA), LaInformación.com (Espanha), G1.com.br (Brasil), Estadao.com.br (Brasil) e ig.com.br (Brasil). A seleção da amostra de infografias, também não-probabilística e intencional, baseou-se nos seguintes aspectos de inclusão propostos pelos pesquisadores: Ser veiculada em site de notícias e ter livre acesso; Apresentar ao menos um objeto de interação em sua interface gráfica; Apresentar ao menos uma animação 3 ; Apresentar simultaneamente objetos gráficos pictóricos/esquemáticos e verbais (LIMA, 2009); Conter mais de uma camada de informação formando uma representação visual única a fim de explicar algum fenômeno (SANCHO, 2001; FASSINA, 2011); Não ser inteiramente baseada em mapas. Chamada de infomapa (DE PABLOS, 1999), esse tipo de infografia demandaria estudos que vão além desta pesquisa. Mapas foram considerados apenas enquanto elemento gráfico em composições mais complexas. Cabe ressaltar que os aspectos estabelecidos para a seleção da amostra não devem ser tomados como critérios rígidos, pois se reconhece que tanto as situações quanto os objetos de uma observação sistemática podem ser muito variados (MARCONI; LAKATOS, 2003) e, no caso da infografia, de fronteiras não muito precisas (CAIRO, 2011). 4 Resultados e discussão Os números apontam a prevalência de controles de narrativa (N=22), controles de conteúdo (N=21) e objetos sensíveis (N=20) sobre os demais objetos de interação na amostra analisada. Por outro lado, controles de andamento (N=6) e controles de zoom (N=2) quase não são utilizados. A presença da barra de rolagem como recurso interativo não foi verificada. O Quadro 1 demonstra a incidência dos objetos de interação nas 36 infografias digitais da

9 amostra. Dos 36 itens analisados, alguns continham mais de um tipo de objeto de interação, totalizando 71 objetos verificados. Quadro 1 Objetos de interação Incidência na amostra Controles de narrativa 22 Controles de conteúdo 21 Objetos sensíveis 20 Controles de andamento 6 Controles de zoom 2 Barra de rolagem 0 Total 71 Dentre os objetos de interação identificados, é possível observar algumas particularidades. Quanto aos itens de maior incidência, são destacados aqui os objetos sensíveis (N=20). Conforme colocado anteriormente, esse tipo de objeto de interação engloba variadas formas, não sendo possível apontar uma tendência quanto à sua representação gráfica. Todavia, constatou-se que, em sua maioria, consistem em objetos sensíveis ao passar do mouse (N=18), seguidos por objetos clicáveis (N=11). De fato, quase todos os objetos clicáveis também desempenhavam a função de objetos sensíveis ao passar do mouse simultaneamente (N=9). Por sua vez, a manipulação de objetos gráficos na interface de usuário foi um recurso pouco empregado. Os objetos manipuláveis foram observados em apenas cinco (N=5) itens da amostra, sendo que em três deles (N=3) tais objetos consistiam em barras de controle de andamento (i.e. tracking), como demonstra a figura 7. Figura 7: Emprego da barra de tracking como objeto manipulável na interface. Fonte: Quanto aos itens de menor incidência na amostra, entre os controles de andamento (N=6) quase todos (N=4) estavam vinculados a algum vídeo/animação ilustrativos inseridos na composição da infografia (e.g. figura 4, demonstrada anteriormente). Apenas em duas amostras esse tipo de controle foi empregado junto a animações que demonstravam o fenômeno em si, isto é, consistiam na informação principal representada. Com relação ao

10 controle de zoom, considera-se que a exclusão dos infomapas da amostra tenha sido determinante para o baixo número de ocorrências (N=2). Tal objeto de interação pode ser observado especialmente nesse tipo de infografia, ainda que seu uso não esteja restrito a ela. Nesse âmbito, o zoom também poderia ser empregado em outras visualizações para auxiliar na percepção e compreensão de detalhes por parte do usuário, como atesta Spence (2007). O uso da barra de rolagem, por sua vez, não foi observado na amostra. Em geral, isto pode ser considerado positivo, uma vez que a literatura já citada neste artigo (i.e. SPENCE, 2007; SOUZA, 2008) aponta críticas quanto a utilização desse objeto de interação. O Quadro 2 a seguir demonstra a quantidade de tipos de objetos de interação empregados simultaneamente nas infografias da amostra. A maioria (N=26) utiliza apenas um ou dois tipos de objetos de interação de maneira concomitante. As dez infografias restantes utilizam três (N=8) ou quatro (N=2) tipos de objetos de interação e nenhuma utiliza cinco ou seis desses objetos. Quadro 2 Tipos de objetos de interação por infografia Nº de infografias Um 13 Dois 13 Três 8 Quatro 2 Cinco 0 Seis 0 Total 36 Em geral, os resultados demonstram que o emprego de objetos de interação é pouco explorado na infografia digital analisada. Por um lado, isto pode ser considerado positivo, uma vez que objetos de interação em demasia podem demandar um grande esforço cognitivo e de processamento do usuário, conforme atestam estudos citados anteriormente (e.g. LOWE, 2004; SCHWAN; RIEMPP, 2004; CAIRO, 2008b). Além disso, a interação pode ser facilitada pela suposta intimidade do usuário com recursos interativos comuns como, por exemplo, controles de narrativa linear. Porém, os números encontrados também podem denotar que os itens da amostra apresentam formas não tão sofisticadas de interação e, desse modo, pouco aproveitam recursos disponíveis para apresentar informações. Apesar da evolução tecnológica da última década, a interação empregada na infografia atualmente ainda se parece com aquela utilizada em portais de notícias do final dos anos 1990 (CAIRO, 2008a; RODRIGUES, 2009), isto é, predominantemente sequencial e com navegação através de botões. Mesmo quando emprega objetos sensíveis, por exemplo, verificou-se que a maioria da amostra apresenta formas de interação mais simples (i.e. objetos sensíveis ao passar do mouse e objetos clicáveis) em detrimento às supostamente mais complexas (i.e. objetos manipuláveis). É possível que o lapso na utilização desses recursos não influencie efetivamente na percepção e compreensão da infografia jornalística online, mas certamente revela limitações com relação ao emprego das possibilidades oferecidas pela tecnologia atualmente. Por fim, indo além do que foi comentado nos parágrafos anteriores, considera-se aqui que as decisões quanto ao emprego de objetos de interação na infografia digital não devem se

11 basear apenas no repertório, habilidade e gosto do designer, tampouco em tendências correntes do Design de Interfaces e do Jornalismo. Devem, por outro lado, considerar a otimização informacional dos recursos utilizados, a fim de garantir a eficácia da mensagem pretendida frente ao seu público final. 5 Conclusão e algumas considerações A partir dos resultados deste estudo é possível concluir que a infografia digital se caracteriza atualmente por sua simplicidade e economia quanto aos objetos de interação empregados na interface gráfica de usuário. Verificou-se, por exemplo, que a maioria das interfaces analisadas utiliza controles de narrativa linear, enquanto formas mais complexas de interação, como a manipulação direta, foram pouco observadas. Também se constatou que são utilizados poucos tipos de objetos de interação por infografia, isto é, normalmente um ou dois. Isto pode ser considerado positivo, uma vez que, em geral, o excesso de recursos pode acarretar na sobrecarga cognitiva e de processamento do usuário. Deve-se considerar, todavia, as limitações deste estudo para realizar maiores inferências sobre os efeitos dos diferentes tipos de objetos de interação frente ao usuário. Nesse âmbito, os impactos comunicacionais desses recursos carecem de pesquisas empíricas a fim de contribuir para a sua melhor utilização. Finalmente, espera-se que este artigo contribua para as incipientes investigações sobre a interação na infografia digital através da identificação de recursos comumente utilizados nesse tipo de interface gráfica. O emprego de objetos de interação nesse contexto ainda se mostra aberto à exploração. Agradecimento Os autores agradecem à CAPES pelo apoio a esta investigação através da bolsa de pesquisa concedida. Notas 1 Não foram considerados recursos de compartilhamento de informações entre usuários como, por exemplo, o envio comentários ao sistema. Para maiores detalhes sobre esse tipo de interação, em um contexto geral, ver em Nassar (2012). 2 Exceto o NYTimes.com, sendo utilizada a amostra coletada e analisada por Cairo (2008a) entre setembro de 2007 e abril de Aspecto considerado para os fins da pesquisa de mestrado da qual o presente artigo é derivado. Referências CAIRO, A. Infografía 2.0 visualización interactiva de información en prensa. Madri: Alamut, 2008 (a). 125 p.

12 . Interactividad: la nueva frontera de la visualización de información en prensa. In: PEREZ, A; GIL, A. (eds.). 15º Premios Internacionales de Infografía Malofiej. Pamplona: SND-E/Universidad de Navarra, 2008 (b).. El Arte Funcional Infografía y visualización de información. Madri: Alamut, CYBIS, W.; BERTIOL, A. H.; FAUST, R. Ergonomia e usabilidade: conhecimentos, métodos e aplicações. São Paulo: Novatec Editora, DE PABLOS, J. M. Infoperiodismo: el Periodista como Creador de Infografia. Madri: Síntesis, FASSINA, U. A infografia como recurso comunicacional no processo de aquisição de informação e compreensão de tipografia. Dissertação (Mestrado em Comunicação) Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Londrina, GOLFETTO, I. F.; GONÇALVES, B. S. Interatividade nas edições digitais de revistas. In: Anais do 9 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, São Paulo: LIMA, R. C. Análise da infografia jornalística. Dissertação (Mestrado em Design) Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Escola Superior de Desenho Industrial, Rio de Janeiro, LOWE, R. Interrogation of a dynamic visualization during learning. In: Learning and Instruction. Vol. 3(14) p MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da Metodologia Científica. 5ª ed. São Paulo: Atlas, MORAES, A. Infografia O design da notícia. Dissertação (Mestrado em Design) PUC- RJ, Departamento de Artes, Rio de Janeiro, MOURA, M. A Interatividade no Design de Hipermídia. In: Anais do 7 Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, Curitiba: NASSAR, V. Influência da interatividade na percepção da imagem da empresa em websites institucionais. Dissertação (Mestrado em Design) Universidade Federal do Paraná, Departamento de Design, Curitiba, 2012.

13 PLOETZNER, R.; LOWE, R. A systematic characterisation of expository animations. In: Computers in Human Behavior. Elsevier, PREECE, J.; ROGERS, Y.; SHARP, H. Interaction design: beyond human-computer interaction. Nova York: John Wiley & Sons, RODRIGUES, A. A. Infografia interativa em base de dados no jornalismo digital. Dissertação (Mestrado em Comunicação) Universidade Federal da Bahia, Salvador, SANCHO, J. L. V. La Infografia: Técnicas, Análisis y Usos Periodísticos. Barcelona: Universitat Autònoma de Barcelona, La Infografia digital en el ciberperiodismo. In: Revista Latina de Comunicación Social. Vol. 11, nº 63. Espanha, Disponível em: < Acesso em: jul SCHWAN, S.; RIEMPP, R. The cognitive benefits of interactive videos: Learning to tie nautical knots. In: Learning and Instruction. Vol. 14(3) p SOUZA, J. M. B. Towards the optimization of software instructional demonstrations The effects of visual representations of operational information and interaction on users performance and judgments. Tese (PhD) Department of Typography & Graphic Communication, University of Reading, SPENCE, R. Information Visualization Design for Interaction. 2ª Edição. Harlow: Pearson Education, SPINILLO, C. G. et al. Design da Informação em instruções visuais animadas Relatório do Projeto. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, TEIXEIRA, T. Metodologias de Pesquisa sobre Inforafia no Jornalismo Digital uma análise preliminar. In: 5º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Universidade Federal de Sergipe, 15 a 17 de novembro de Infografia e Jornalismo conceitos, análises e perspectivas. Salvador: EDUFBA, WEBOPEDIA an online dictionary for technology phrases, abbreviations and slangs. Disponível em: < Acesso em: jun

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO Resumo: Dolores Follador Secretaria de Estado da Educação do Paraná e Faculdades Integradas do Brasil - Unibrasil doloresfollador@gmail.com

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. ARARIBÁ HISTÓRIA O livro tem oito unidades, divididas

Leia mais

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental Ajuda ao SciEn-Produção 1 Este texto de ajuda contém três partes: a parte 1 indica em linhas gerais o que deve ser esclarecido em cada uma das seções da estrutura de um artigo cientifico relatando uma

Leia mais

www.portalfuturum.com.br

www.portalfuturum.com.br www.portalfuturum.com.br GEOGRAFIA Solos GUIA RÁPIDO DO AMBIENTE DE FORMAÇÃO DO PORTAL FUTURUM Prezado(a) cursista, Bem-vindo(a) ao Ambiente de Formação do Portal Futurum (AFPF)!!! A proposta deste material

Leia mais

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER

CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER CONSTRUÇÃO DE BLOG COM O BLOGGER Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequênte de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo). A maioria das

Leia mais

ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4. Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13

ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4. Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13 Power Point ÍNDICE ÍNDICE... 2 POWER POINT... 4 Abas... 7 Salvando Arquivos... 8 Abrindo um arquivo... 11 LAYOUT E DESIGN... 13 Guia Design... 14 Cores... 15 Fonte... 16 Efeitos... 17 Estilos de Planos

Leia mais

Curso de atualização Educação Integral e Integrada. Tutorial Moodle. Belo Horizonte, 2013.

Curso de atualização Educação Integral e Integrada. Tutorial Moodle. Belo Horizonte, 2013. Curso de atualização Educação Integral e Integrada Tutorial Moodle Belo Horizonte, 2013. 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ACESSANDO O AMBIENTE... 4 3. CONHECENDO O AMBIENTE... 5 3.1. CAIXAS DE UTILIDADES... 5 4.

Leia mais

Procedimento de anexação de peças e envio

Procedimento de anexação de peças e envio 2014 Manual prático de Ajuizamento de Petições Intercorrentes Portal Processual Eletrônico Procedimento de anexação de peças e envio Orientações gerais para anexar arquivos e enviar petições intercorrentes

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO Aprender a utilizar mapas, colocar filtros em tabelas e a criar tabelas e gráficos dinâmicos no MS-Excel. Esse roteiro foi escrito inicialmente para o Excel

Leia mais

1 EDUCAÇÃO INFANTIL NATUREZA E SOCIEDADE O TEMPO PASSA... Guia Didático do Objeto Educacional Digital

1 EDUCAÇÃO INFANTIL NATUREZA E SOCIEDADE O TEMPO PASSA... Guia Didático do Objeto Educacional Digital Guia Didático do Objeto Educacional Digital NATUREZA E SOCIEDADE 1 EDUCAÇÃO INFANTIL O TEMPO PASSA... Este Objeto Educacional Digital (OED) está relacionado ao tema da Unidade 4 do Livro do Aluno. NATUREZA

Leia mais

ANEXO 2 - INDICADORES EDUCACIONAIS 1

ANEXO 2 - INDICADORES EDUCACIONAIS 1 ES R O D A C I D N I 2 O X E N A EDUCACIONAIS 1 ANEXO 2 1 APRESENTAÇÃO A utilização de indicadores, nas últimas décadas, na área da educação, tem sido importante instrumento de gestão, pois possibilita

Leia mais

ez Flow Guia do Usuário versão 1.0 experts em Gestão de Conteúdo

ez Flow Guia do Usuário versão 1.0 experts em Gestão de Conteúdo ez Flow Guia do Usuário versão 1.0 Conteúdo 1. Introdução... 3 2 1.1 Público alvo... 3 1.2 Convenções... 3 1.3 Mais recursos... 3 1.4. Entrando em contato com a ez... 4 1.5. Direitos autorais e marcas

Leia mais

4 Segmentação. 4.1. Algoritmo proposto

4 Segmentação. 4.1. Algoritmo proposto 4 Segmentação Este capítulo apresenta primeiramente o algoritmo proposto para a segmentação do áudio em detalhes. Em seguida, são analisadas as inovações apresentadas. É importante mencionar que as mudanças

Leia mais

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto

Guia Rápido para Acesso, Preenchimento e Envio Formulário de Cadastro da Empresa e Formulário de Projeto EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA MCTI/AEB/FINEP/FNDCT Subvenção Econômica à Inovação Transferência de Tecnologia do SGDC 01/2015 Transferência de Tecnologia Espacial no Âmbito do Decreto nº 7.769 de 28/06/2012

Leia mais

Criando Quiz com BrOffice.impress

Criando Quiz com BrOffice.impress Criando Quiz com BrOfficeimpress A ferramenta de apresentação possibilita o desenvolvimento de várias atividades interativas como: Sete erros Quiz (Perguntas/Respostas), Colocar em ordem objetos, alfabeto,

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Criação de Formulários no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Criação de Formulários no Google Drive Introdução...

Leia mais

1 EDUCAÇÃO INFANTIL MATEMÁTICA PESCA NÚMEROS. Guia Didático do Objeto Educacional Digital

1 EDUCAÇÃO INFANTIL MATEMÁTICA PESCA NÚMEROS. Guia Didático do Objeto Educacional Digital Guia Didático do Objeto Educacional Digital MATEMÁTICA 1 EDUCAÇÃO INFANTIL PESCA NÚMEROS Este Objeto Educacional Digital (OED) está relacionado ao conteúdo da página 95 do Livro do Aluno. MATEMÁTICA PESCA

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

Gustavo Noronha Silva. Projeto de Pesquisa: Impactos do Software Livre na Inclusão Digital

Gustavo Noronha Silva. Projeto de Pesquisa: Impactos do Software Livre na Inclusão Digital Gustavo Noronha Silva Projeto de Pesquisa: Impactos do Software Livre na Inclusão Digital Universidade Estadual de Montes Claros / UNIMONTES junho / 2003 Gustavo Noronha Silva Projeto de Pesquisa: Impactos

Leia mais

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo.

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. Manual de Instruções ECO Editor de Conteúdo Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. O ECO é um sistema amigável e intui?vo, mas abaixo você pode?rar eventuais dúvidas e aproveitar

Leia mais

Criminalidade. Luciano Nakabashi Juliano Condi

Criminalidade. Luciano Nakabashi Juliano Condi A Associação Comercial de (ACIRP) em parceria com a FUNDACE realiza uma pesquisa de qualidade de vida na cidade de desde 2009. Essa é uma pesquisa muito importante para se que se tenha uma base confiável

Leia mais

Apostila para o 7º ano Profª Yandra

Apostila para o 7º ano Profª Yandra Apostila para o 7º ano Profª Yandra INTRODUÇÃO Scratch é uma linguagem de programação desenvolvida por uma conceituada universidade norte-americana (MIT). Através de um sistema inovador que introduz noções

Leia mais

TOUCH SCREEN: O DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA PONTA DOS DEDINHOS Aluna: Ana Carolina da Silva Pereira Orientadora: Zena Winona Eisenberg

TOUCH SCREEN: O DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA PONTA DOS DEDINHOS Aluna: Ana Carolina da Silva Pereira Orientadora: Zena Winona Eisenberg Departamento de Educação/PUC-Rio TOUCH SCREEN: O DESENVOLVIMENTO INFANTIL NA PONTA DOS DEDINHOS Aluna: Ana Carolina da Silva Pereira Orientadora: Zena Winona Eisenberg Introdução Quais são os impactos

Leia mais

WEBGIS Sistema Informativo Territorial

WEBGIS Sistema Informativo Territorial PREFEITURA MUNICIPAL DE PONTA GROSSA WEBGIS Sistema Informativo Territorial MANUAL DE UTILIZAÇÃO Autor: Rony Camargo de Brito Primeira edição: 20-06-2008 Atualizado: 08-10-2008 Todos os Direitos Reservados

Leia mais

Introdução ao EBSCOhost 2.0

Introdução ao EBSCOhost 2.0 Introdução ao EBSCOhost 2.0 Tutorial support.ebsco.com O que é? O EBSCO Host é um poderoso sistema de referência on-line acessível através da Internet, e oferece uma variedade de bases de dados de texto

Leia mais

VERSÃO 1 PRELIMINAR - 2010 MÓDULO 3 - PRESENCIAL

VERSÃO 1 PRELIMINAR - 2010 MÓDULO 3 - PRESENCIAL MÓDULO 3 - PRESENCIAL CmapTools É um software para autoria de Mapas Conceituais desenvolvido pelo Institute for Human Machine Cognition da University of West Florida1, sob a supervisão do Dr. Alberto J.

Leia mais

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia

Sumário. 1 Tutorial: Blogs no Clickideia 1 Tutorial: Blogs no Clickideia Sumário Introdução... 2 Objetivos... 2 Instruções para utilização do Tutorial... 2 Acesso ao Portal e a Home Blog... 3 Página Inicial da área do Blog... 4 Apresentação da

Leia mais

ANIMAÇÕES WEB AULA 2. conhecendo a interface do Adobe Flash. professor Luciano Roberto Rocha. www.lrocha.com

ANIMAÇÕES WEB AULA 2. conhecendo a interface do Adobe Flash. professor Luciano Roberto Rocha. www.lrocha.com ANIMAÇÕES WEB AULA 2 conhecendo a interface do Adobe Flash professor Luciano Roberto Rocha www.lrocha.com O layout do programa A barra de ferramentas (tools) Contém as ferramentas necessárias para desenhar,

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Sumário 1. Configurações Iniciais...2 1.1. Configurando o Menu Personalizado...2 1.2. Configurando os Widgets...3 2. Localize o nome de

Leia mais

Manual do Utilizador. Portal dos Jurisdicionados Cadastro

Manual do Utilizador. Portal dos Jurisdicionados Cadastro Manual do Utilizador Portal dos Jurisdicionados Cadastro TCM/PA 2015 1. CONDIÇÕES DE ACESSO O acesso ao Portal dos Jurisidicionados Cadastro é feito, exclusivamente, com o uso de certificação digital,

Leia mais

SUMÁRIO. Cursos STE SUMÁRIO... 1

SUMÁRIO. Cursos STE SUMÁRIO... 1 SUMÁRIO SUMÁRIO... 1 STEGEM - INTERFACE... 2 1 Introdução... 2 2 A interface... 2 2.1 Painel de Navegação... 3 2.2 Barra de Menus em forma de Ribbon... 4 2.3 Painel de Trabalho... 5 2.4 Barra de Status...

Leia mais

Estrutura do Trabalho: Fazer um resumo descrevendo o que será visto em cada capítulo do trabalho.

Estrutura do Trabalho: Fazer um resumo descrevendo o que será visto em cada capítulo do trabalho. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ A monografia é um texto escrito contendo o resultado da pesquisa realizada como trabalho de conclusão do curso de especialização. Os itens básicos a constarem da monografia

Leia mais

Aline de Souza Santiago (Bolsista PIBIC-UFPI), Denis Barros de Carvalho (Orientador, Departamento de Fundamentos da Educação/UFPI).

Aline de Souza Santiago (Bolsista PIBIC-UFPI), Denis Barros de Carvalho (Orientador, Departamento de Fundamentos da Educação/UFPI). A Produção de pesquisas sobre Educação dos Programas de Pós-graduação (Mestrados e Doutorados) cadastrados na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD. Aline de Souza Santiago (Bolsista PIBIC-UFPI),

Leia mais

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - REDMINE MANUAL DE USO

SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - REDMINE MANUAL DE USO SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS - REDMINE MANUAL DE USO AGOSTO DE 2013 SUMÁRIO STI/UFF - Sistema de Gerenciamento de Projetos do PDI SUMÁRIO... 2 1 Introdução... 3 1.1 O que é e qual a finalidade

Leia mais

Projeto de Análise de Site Educacional www.diabetesnoscuidamos.com.br

Projeto de Análise de Site Educacional www.diabetesnoscuidamos.com.br Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP Instituto de Artes Pós Graduação em Multimeios 1º sem/2002 Disciplina: Multimeios e Educação Ministrada por: José Armando Valente Aluno: Álvaro E.M. Marinho

Leia mais

Testes de Usabilidade

Testes de Usabilidade Testes de Usabilidade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro Setembro de 2012 Prof. Edwar Saliba Júnior 1 Reflexão Ao fazer referência à questão da qualidade da relação

Leia mais

Tutorial Moodle Visão do Aluno

Tutorial Moodle Visão do Aluno Tutorial Moodle Visão do Aluno A P R E S E N T A Ç Ã O A sigla MOODLE significa (Modular Object Oriented Dynamic Learning Environment), em inglês MOODLE é um verbo que descreve a ação ao realizar com gosto

Leia mais

Manual do Usuário. Sumário. 1. Introdução...2. 2. Utilização do site...2. 2.1. Mapa de Vitória...3. 2.2. Aplicativos...14. 2.3. Downloads...

Manual do Usuário. Sumário. 1. Introdução...2. 2. Utilização do site...2. 2.1. Mapa de Vitória...3. 2.2. Aplicativos...14. 2.3. Downloads... GEOWEB VITÓRIA MANUAL DO USUÁRIO PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA SECRETARIA MUNICIPAL DE FAZENDA SEMFA / SUBTI Manual do Usuário Projeto GeoWeb Vitória Analista Luiz Felipe de Lima Pinto Data 04/11/2013

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD 0 CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICA DE SANTA CATARINA PRÓ-REITORIA ACADÊMICA NÚCLEO DE EDUCAÇÃO EM AMBIENTES DIGITAIS NEAD ORIENTAÇÕES SOBRE USO DO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM (MOODLE) PARA DISPONIBILIZAÇÃO

Leia mais

Table of Contents. PowerPoint XP

Table of Contents. PowerPoint XP Table of Contents Finalizando a apresentação...1 Usando anotações...1 Desfazer e repetir...1 Localizar e substituir...2 Substituir...2 Efeitos de transição...3 Esquema de animação...6 Controlando os tempos

Leia mais

Apostila de Windows Movie Maker

Apostila de Windows Movie Maker Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva Apostila de Windows Movie Maker Autor: João Paulo da Silva 2 Índice Introdução ao Windows Movie Maker...03 O que é o Windows Movie Maker?...03

Leia mais

A DISLEXIA E A ABORDAGEM INCLUSIVA EDUCACIONAL

A DISLEXIA E A ABORDAGEM INCLUSIVA EDUCACIONAL A DISLEXIA E A ABORDAGEM INCLUSIVA EDUCACIONAL Adriana de Souza Lemos dryycalemos@hotmail.com Paulo Cesar Soares de Oliveira libras.paulo@hotmail.com FACULDADE ALFREDO NASSER RESUMO: O objetivo dessa pesquisa

Leia mais

Usando Ferramentas de Busca

Usando Ferramentas de Busca Web Marketing Usando Ferramentas de Busca Marcelo Silveira Novatec Editora Ltda. www.novateceditora.com.br 1 Conhecendo o cenário de pesquisas na Internet Este capítulo apresenta uma visão geral sobre

Leia mais

Software. Gerenciamento de Manutenção

Software. Gerenciamento de Manutenção Software Gerenciamento de Manutenção Tutorial Passo a Passo Do Cadastro de Serviço à Consulta de Serviços Realizados Tutorial Recomendações AsinformaçõesutilizadasnestetutorialsãoasmesmasquevocêtemnoseuBancodeDados

Leia mais

Interface Humano-Computador IHC Paradigmas de IHC

Interface Humano-Computador IHC Paradigmas de IHC Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Campus Formosa Interface Humano-Computador IHC Paradigmas de IHC Prof. M.Sc. Victor Hugo Lázaro Lopes IHC Paradigmas de IHC AGENDA Engenharia Cognitiva

Leia mais

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO. 05 3 CONSULTA DE PROTOCOLO. 06 4 PROTOCOLO PENDENTE. 08 5 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO. 09 6 ANDAMENTO DE PROTOCOLO.

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO. 05 3 CONSULTA DE PROTOCOLO. 06 4 PROTOCOLO PENDENTE. 08 5 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO. 09 6 ANDAMENTO DE PROTOCOLO. ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 04 2 ACESSO... 05 3 CONSULTA DE PROTOCOLO... 06 4 PROTOCOLO PENDENTE... 08 5 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO... 09 6 ANDAMENTO DE PROTOCOLO... 10 7 RELATÓRIOS, OFÍCIOS E ETIQUETAS...

Leia mais

15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB!

15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB! 7 a e 8 a SÉRIES / ENSINO MÉDIO 15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB! Sua home page para publicar na Internet SOFTWARES NECESSÁRIOS: MICROSOFT WORD 2000 MICROSOFT PUBLISHER 2000 SOFTWARE OPCIONAL: INTERNET EXPLORER

Leia mais

Projeto de Intervenção do PROVAB ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO NO MODELO PADRÃO

Projeto de Intervenção do PROVAB ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO NO MODELO PADRÃO Projeto de Intervenção do PROVAB ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO NO MODELO PADRÃO Brasília Setembro de 2014 APRESENTAÇÃO Na perspectiva de formação e avaliação do profissional participante do Programa de Valorização

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

NA POSTURA DO PROFESSOR, O SUCESSO DA APRENDIZAGEM

NA POSTURA DO PROFESSOR, O SUCESSO DA APRENDIZAGEM Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 NA POSTURA DO PROFESSOR, O SUCESSO DA APRENDIZAGEM Marina Muniz Nunes: É inegável que determinadas ações e posturas do professor, tal como

Leia mais

1 2 3 W O R K S H O P 4 5 6 W O R K S H O P 7 W O R K S H O P 8 9 10 Instruções gerais para a realização das Propostas de Actividades Para conhecer em pormenor o INTERFACE DO FRONTPAGE clique aqui 11 CONSTRUÇÃO

Leia mais

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA

SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO ACADÊMICA MÓDULO PROTOCOLO MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO: SETEMBRO/2010 SUMÁRIO Introdução...

Leia mais

Interface Homem-Computador

Interface Homem-Computador Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão Interface Homem-Computador Aula: Engenharia Cognitiva e Semiótica Professor: M.Sc. Flávio Barros flathbarros@gmail.com Conteúdo Engenharia Cognitiva Fundamentos

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

Análise de Ponto de Função

Análise de Ponto de Função Complemento para o Curso Análise de Ponto de Função FUNÇÕES DO TIPO DADO O termo Arquivo não significa um arquivo do sistema operacional, como é comum na área de processamento de dados. Se refere a um

Leia mais

Menus Personalizados

Menus Personalizados Menus Personalizados Conceitos básicos do Painel Logando no Painel de Controle Para acessar o painel de controle do Wordpress do seu servidor siga o exemplo abaixo: http://www.seusite.com.br/wp-admin Entrando

Leia mais

A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO BIOLÓGICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO BIOLÓGICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO BIOLÓGICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Maria José Rodrigues de Farias Universidade Estadual da Paraíba lyarodriguesbio@gmail.com Introdução Atualmente os modelos

Leia mais

MICROSOFT POWER POINT

MICROSOFT POWER POINT MICROSOFT POWER POINT Programa destinado a criação e exibição de apresentações em seu computador. Através de ferramentas poderosas, você poderá preparar apresentações profissionais de forma simples e rápida.

Leia mais

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados

Tutorial Plone 4. Manutenção de Sites. Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Tutorial Plone 4 Manutenção de Sites Universidade Federal de São Carlos Departamento de Sistemas Web Todos os direitos reservados Sumário Introdução 1 Como fazer a autenticação do usuário 1.1 Através do

Leia mais

selecionado. DICAS 1. Explore, sempre, o ícone

selecionado. DICAS 1. Explore, sempre, o ícone COMO USAR O MAPA COM INDICADORES DO GEOPORTAL DE INFORMAÇÕES EM SAÚDE DA BAHIA? Este documento fornece um passo a passo explicativo e ilustrado das principais ferramentas do Mapa com Indicadores do GeoPortal

Leia mais

WordPress Institucional UFPel Guia Rápido

WordPress Institucional UFPel Guia Rápido GABINETE DO REITOR COORDENAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NÚCLEO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO SEÇÃO DE TECNOLOGIAS PARA WEBSITES WordPress Institucional UFPel Guia Rápido Versão 2.0.1 Março de 2015 Introdução

Leia mais

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO. 05 3 ABERTURA DE PROTOCOLO. 06 4 CONSULTA DE PROTOCOLO. 08 5 PROTOCOLO PENDENTE. 10 6 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO.

ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO. 04 2 ACESSO. 05 3 ABERTURA DE PROTOCOLO. 06 4 CONSULTA DE PROTOCOLO. 08 5 PROTOCOLO PENDENTE. 10 6 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO. ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO... 04 2 ACESSO... 05 3 ABERTURA DE PROTOCOLO... 06 4 CONSULTA DE PROTOCOLO... 08 5 PROTOCOLO PENDENTE... 10 6 CONFIRMAÇÃO DE RECEBIMENTO... 11 7 ANDAMENTO DE PROTOCOLO... 12 8 RELATÓRIOS,

Leia mais

Software Tutorial sobre Sistema Solar

Software Tutorial sobre Sistema Solar Software Tutorial sobre Sistema Solar Alan Correa, Antônio Rocir, Sandro Niederauer Faculdade Cenecista de Osório (FACOS) Rua 24 de maio, 141 95520-000 Osório RS Brasil {sandroniederauer, alan.sms}@hotmail.com,

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS CURITIBA 2014 2 Conteúdo Definição:... 2 Detalhando a tela:... 4 BARRA DE FERRAMENTAS DESENHO... 4 PREENCHIMENTOS... 5 RÉGUAS E GUIAS...

Leia mais

Guia de instruções passo a passo para o registro de Projetos de Pesquisa na PRPPG

Guia de instruções passo a passo para o registro de Projetos de Pesquisa na PRPPG UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO DEPARTAMENTO DE PESQUISA Guia de instruções passo a passo para o registro de Projetos de Pesquisa na PRPPG O Sistema de Acadêmico

Leia mais

www. inf.br Outubro/2008 5www.habisp.inf.br TREINAMENTO HABISP VERBA DE ATENDIMENTO

www. inf.br Outubro/2008 5www.habisp.inf.br TREINAMENTO HABISP VERBA DE ATENDIMENTO 5 www. HABISP. inf.br Outubro/2008 TREINAMENTO HABISP MÓDULO VERBA DE ATENDIMENTO 1 INTRODUÇÃO Este documento, tem por finalidade, permitir aos usuários a utilização das ferramentas do HABISP que possibilitam

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO MARIA MAZUR

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO MARIA MAZUR UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE - UNICENTRO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM MÍDIAS NA EDUCAÇÃO MARIA MAZUR A INFORMÁTICA E A MÍDIA IMPRESSA: COMO ELAS PODEM Prudentópolis 2013 MARIA MAZUR A INFORMÁTICA

Leia mais

Manual do Módulo de PC Online

Manual do Módulo de PC Online do Módulo de PC Online Agilis Conteúdo Introdução... 4 Acesso à Funcionalidade... 5 1. Internet Explorer 6.x... 7 2. Internet Explorer 7.x... 9 3. Netscape Navigator 7.x... 10 4. Netscape Navigator 7.2x...

Leia mais

Manual Operacional SIGA

Manual Operacional SIGA SMS - ATTI Maio -2013 Conteúdo Sumário... 2 PPD -IPD... 3 Adicionar Paciente... 4 Laudo Médico... 6 Avaliação do Enfermeiro... 11 Visita Domiciliar... 14 Dados do Paciente no Programa... 16 Histórico do

Leia mais

Conceitos Introdutórios Fábio Fernandes

Conceitos Introdutórios Fábio Fernandes Conceitos Introdutórios Fábio Fernandes Introdução Com o advento da tecnologia e o maior acesso do público em geral a Internet, o aprendizado on-line (e-learning) tem sido cada vez mais procurado por profissionais

Leia mais

Apresentação Prática

Apresentação Prática Apresentação Prática Este curso contém exercícios com editor de texto Word e também exemplos de acesso à Internet e deve ser utilizado para a apresentação do Método de ensino a pessoas que já tenham tido

Leia mais

Design de IHC Design da Comunicação Modelos de Interação

Design de IHC Design da Comunicação Modelos de Interação 1 Design de IHC Design da Comunicação Modelos de Interação INF1403 Introdução a IHC Luciana Salgado Representações e Aspectos de IHC Representações e Aspectos de IHC Representações e Aspectos de IHC Representações

Leia mais

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 A LEGO Education tem o prazer de trazer até você a edição para tablet do Software LEGO MINDSTORMS Education EV3 - um jeito divertido

Leia mais

REALIDADE AUMENTADA APLICADA NA EDUCAÇÃO: ESTUDOS DOS SEUS BENEFÍCIOS

REALIDADE AUMENTADA APLICADA NA EDUCAÇÃO: ESTUDOS DOS SEUS BENEFÍCIOS REALIDADE AUMENTADA APLICADA NA EDUCAÇÃO: ESTUDOS DOS SEUS BENEFÍCIOS Kelly Cristina de Oliveira 1, Júlio César Pereira 1. 1 Universidade Paranaense (UNIPAR) Paranavaí PR Brasil kristhinasi@gmail.com,

Leia mais

Anexo III Funcionamento detalhado do Sistema Montador de Autoria

Anexo III Funcionamento detalhado do Sistema Montador de Autoria 1 Sumário Anexo III Funcionamento detalhado do Sistema Montador de Autoria Anexo III Funcionamento detalhado do Sistema Montador de Autoria... 1 1 Sumário... 1 2 Lista de Figuras... 5 3 A Janela principal...

Leia mais

4 DIGITAR, CONSULTAR E ALTERAR DADOS DIGITAR DADOS

4 DIGITAR, CONSULTAR E ALTERAR DADOS DIGITAR DADOS Sphinx APRENDIZ - p.94 4 DIGITAR, CONSULTAR E ALTERAR DADOS DIGITAR DADOS Depois de o questionário estar pronto, seus formulários definidos e as respostas coletadas ou prontas a coletar/importar, é possível

Leia mais

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint

Serviço Técnico de Informática. Curso Básico de PowerPoint Serviço Técnico de Informática Curso Básico de PowerPoint Instrutor: Tiago Souza e Silva de Moura Maio/2005 O Microsoft PowerPoint No Microsoft PowerPoint, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo

Leia mais

Manual de Utilização do PLONE (Gerenciador de página pessoal)

Manual de Utilização do PLONE (Gerenciador de página pessoal) Manual de Utilização do PLONE (Gerenciador de página pessoal) Acessando o Sistema Para acessar a interface de colaboração de conteúdo, entre no endereço http://paginapessoal.utfpr.edu.br. No formulário

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Índice

Apostilas OBJETIVA Escrevente Técnico Judiciário TJ Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo - Concurso Público 2015. Índice Índice Caderno 2 PG. MS-Excel 2010: estrutura básica das planilhas, conceitos de células, linhas, colunas, pastas e gráficos, elaboração de tabelas e gráficos, uso de fórmulas, funções e macros, impressão,

Leia mais

U NIFACS ERGONOMIA INFORMACIONAL PROFª MARIANNE HARTMANN 2006.1

U NIFACS ERGONOMIA INFORMACIONAL PROFª MARIANNE HARTMANN 2006.1 U NIFACS ERGONOMIA INFORMACIONAL PROFª MARIANNE HARTMANN 2006.1 AULA 20 PROBLEMAS DE INTERFACE 12.maio.2006 FAVOR DESLIGAR OS CELULARES usabilidade compreende a habilidade do software em permitir que o

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

Suponha que uma pasta esteja sendo exibida pelo Windows Explorer e os seguintes arquivos são exibidos:

Suponha que uma pasta esteja sendo exibida pelo Windows Explorer e os seguintes arquivos são exibidos: 14 PROVA DE CONHECIMENTOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA CÓD. 05 QUESTÃO 31: Suponha que uma pasta esteja sendo exibida pelo Windows Explorer e os seguintes arquivos são exibidos: Aqui existem um arquivo do tipo

Leia mais

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem

Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Sistema de Gestão de Recursos de Aprendizagem Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle) - - Atualizado em 29/07/20 ÍNDICE DE FIGURAS Figura Página de acesso ao SIGRA... 7 Figura 2 Portal de Cursos... 8

Leia mais

SISDEX SISTEMA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS EXPEDIDOS

SISDEX SISTEMA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS EXPEDIDOS - MDA - SPOA - CGMI SISDEX SISTEMA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS EXPEDIDOS MANUAL DO USUÁRIO Pesquisa no Sistema BRASÍLIA, AGOSTO DE 2007 Versão 1.0 SISDEX SISTEMA DE CONTROLE DE DOCUMENTOS EXPEDIDOS MANUAL

Leia mais

COMO USAR DOIS MONITORES NO WINDOWS 8

COMO USAR DOIS MONITORES NO WINDOWS 8 COMO USAR DOIS MONITORES NO WINDOWS 8 Trabalhar com dois monitores no Windows tem diversas utilidades. Dentre elas podemos destacar a possibilidade de visualizar mais itens ao mesmo tempo, exibir o conteúdo

Leia mais

1 EDUCAÇÃO INFANTIL LINGUAGEM A GALINHA RUIVA. Guia Didático do Objeto Educacional Digital

1 EDUCAÇÃO INFANTIL LINGUAGEM A GALINHA RUIVA. Guia Didático do Objeto Educacional Digital Guia Didático do Objeto Educacional Digital LINGUAGEM 1 EDUCAÇÃO INFANTIL A GALINHA RUIVA Este Objeto Educacional Digital (OED) está relacionado ao tema da Unidade 3 do Livro do Aluno. LINGUAGEM A GALINHA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Manual com normas para solicitação de produção e publicação de material informativo jornalístico no site, lista de

Leia mais

QualiQuantiSoft Versão 1.3c

QualiQuantiSoft Versão 1.3c QualiQuantiSoft Versão 1.3c Qualiquantisoft v1.3c Pág.: 1/15 Índice Apresentação do programa... 3 Funções operacionais do programa... 3 Itens de menu... 6 Teclas de atalho... 6 Instrumento de Análise de

Leia mais

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET

MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET MANUAL DE UTILIZAÇÃO SISTEMA DE CADASTRO INTRANET I Sumário 1. Objetivo do Documento... 1 2. Início... 1 3. Cadastro de Pessoa Física... 3 3.1. Preenchimentos Obrigatórios.... 4 3.2. Acesso aos Campos

Leia mais

Identidade Digital Padrão de Governo

Identidade Digital Padrão de Governo Identidade Digital Padrão de Governo Participantes do Projeto Presidência da República Secretaria de Comunicação SECOM Diretoria de Tecnologia DITEC Ministério do Planejamento Secretaria de Logística e

Leia mais

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Brincar é fonte de lazer, mas é, simultaneamente, fonte de conhecimento; é esta dupla natureza que nos leva a considerar o brincar

Leia mais

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais

DE ARTIGO CIENTÍFICO

DE ARTIGO CIENTÍFICO CURSOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL, TURISMO, DIREITO E PÓS-GRADUAÇÃO Maria Paulina Gomes Maria Paulina Gomes Manual elaborado para orientar os alunos que estão realizando a disciplina Trabalho de Conclusão

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais