FUNDAMENTOS DE ECOLOGIA. Profa. Dra. Vivian C. C. Hyodo

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FUNDAMENTOS DE ECOLOGIA. Profa. Dra. Vivian C. C. Hyodo"

Transcrição

1 FUNDAMENTOS DE ECOLOGIA Profa. Dra. Vivian C. C. Hyodo

2 Fundamentos de Ecologia Interação é a palavra-chave na ciência da Ecologia 1866 alemão Ernst Haeckel Morfologia Geral dos Organismos criação de uma disciplina que estudasse as relações entre as espécies animais e seu ambiente orgânico e inorgânico.

3 Fundamentos de Ecologia oikos (casa) + logos (estudo) = Ecologia Eugene P. Odum (1962) "Ecologia é o estudo das estruturas e funções dos ecossistemas". O que são ecossistemas?

4

5 Fundamentos de Ecologia A Ecologia não se preocupa especificamente em descrever estruturas e funções de quaisquer destes níveis hierárquicos abaixo de organismo, embora dependa, em diversos momentos, dos conhecimentos gerados por outras disciplinas que os estudam. O campo de estudo específico da Ecologia envolve níveis hierárquicos superiores ao nível de organismo.

6 População e Comunidade População biológica Organismos de seres pertencentes a uma mesma espécie e que habitam simultaneamente uma determinada área geográfica. Comunidade biológica ou biocenose. Quando se considera o total de espécies diferentes que habitam uma determinada área geográfica.

7 Ecossistema A complexidade das interações dos seres vivos entre si e com fatores físicos e químicos ambientais, ocorridas em um espaço particular, caracteriza uma unidade organizacional denominada ecossistema ou sistema ecológico.

8 Ecossistema Unidade básica no estudo da ecologia. Conjunto de seres vivos interage entre si e com o meio natural de maneira equilibrada, por meio da reciclagem matéria e do uso eficiente da energia solar. A natureza fornece todos os elementos necessários para as atividades dos seres vivos biótipo

9 Ecossistema Ecossistema biótipo + biocenose Sistema estável, equilibrado e autosuficiente, apresentando em toda sua extensão características topográficas, climáticas, pedológicas, botânicas, zoológicas, hidrológicas e geoquímicas praticamente invariáveis.

10 Ecossistema Dimensões de um ecossistema Copa de um abacaxi Floresta Amazônica Os ecossistemas podem ser naturais, como florestas, lagos, campos, etc., ou artificiais, quando construídos para atender necessidades humanas. Uma cidade e uma grande lavoura são exemplos de ecossistemas artificiais.

11 Ecossistema Homeostase Uma das características fundamentais dos ecossistemas Estado de equilíbrio dinâmico por meio de mecanismos de autocontrole e auto-regulação que entram em ação assim que ocorre qualquer mudança.

12 Ecossistema Tempo de resposta tempo entre a mudança e o acionamento dos mecanismos de autoregulação. Garantir a normalidade Geralmente só é efetivo para modificações naturais não muito profundas nem demoradas Ex: descarga elétrica da atmosfera pequenos incêndios regeneração da mata

13 Ecossistema Modificações artificiais impostas pelo homem Violentas e continuadas Impacto ecológico no meio Desmatamentos intensivos ecossistema não dispõe de mecanismos de auto-regulação para regenerar o ecossistema original

14

15 Fatores bióticos e abióticos Em um ecossistema há elementos vivos ou bióticos e elementos não-vivos ou abióticos em constante interação. O2, CO2 e H2O constante fluxo entre os seres vivos e o ambiente

16 Biosfera Foi atribuído o nome de biosfera ou ecosfera à camada de ecossistemas da Terra, ou seja, o somatório de regiões onde existe vida interagindo regularmente com o ambiente físico.

17 Hábitat e nicho ecológico Os seres vivos encontrados nos ecossistemas em geral são adaptados ao ambiente em que vivem. O ambiente em que é encontrado determinado ser vivo, com suas peculiaridades biológicas e físico-químicas, corresponde a seu hábitat.

18 Hábitat e nicho ecológico O conjunto de atividades desempenhadas pelo ser vivo no ecossistema define seu nicho ecológico. É necessário conhecer suas fontes de energia e alimento, suas taxas de crescimento e metabolismo, seus efeitos sobre outros organismos e sua capacidade de modificar o meio em que vive.

19 Hábitat e nicho ecológico Ex: época de acasalamento período diário de maior atividade tipos de alimentos incluídos na dieta

20 Hábitat e nicho ecológico Se aplicássemos o conceito de nicho aos humanos que vivem nos grandes centros urbanos, estaríamos nos referindo à profissão, à classe social, ao tipo de hobby preferido, às preferências alimentares, etc.

21 Hábitat e nicho ecológico Ecossistema equilibrado cada espécie possui um nicho diferente do de outras espécies Competição entre espécies que possuam o mesmo nicho Equivalentes ecológicos espécies que ocupam nichos semelhantes em regiões distintas.

22 Cadeias alimentares e fluxo de energia A manutenção da vida nos ecossistemas depende diretamente da obtenção de energia por parte de cada um dos organismos que o compõe. Na natureza, existem basicamente duas formas pelas quais os organismos podem obter energia.

23 Cadeias alimentares e fluxo de energia Seres autótrofos conseguem converter, através da fotossíntese, energia luminosa em energia presente em compostos químicos complexos, como carboidratos (açúcares). Podem ser utilizáveis por todas as células do próprio organismo ou de outro ser vivo que dele se alimente posteriormente. Os seres autótrofos (fotossintetizantes) da maioria dos ecossistemas são os vegetais.

24 Cadeias alimentares e fluxo de Seres autótrofos energia Quimiossintetizantes fonte de energia é a oxidação de compostos inorgânicos Algumas bactérias

25 Cadeias alimentares e fluxo de energia Seres heterótrofos necessitam, obrigatoriamente, se alimentar de outros seres vivos para obter energia. Animais obtêm energia se alimentando diretamente (e exclusivamente) dos autótrofos (fotossintetizantes) ou de outro animal. Classificados como herbívoros e carnívoros.

26 Cadeias alimentares e fluxo de energia A fonte primária de energia para todos os ecossistemas de nosso planeta é a luz solar. Há seres que dependem diretamente dessa fonte primária de energia (os autótrofos) e outros que dependem indiretamente (os heterótrofos).

27 Cadeias alimentares e fluxo de energia O movimento seqüencial de energia a partir dos autótrofos para os heterótrofos é conhecido como cadeia alimentar.

28 Cadeias alimentares e fluxo de energia

29 Cadeias alimentares e fluxo de energia Nível trófico posição que cada organismo ocupa na cadeia Produtor O primeiro nível trófico de qualquer cadeia alimentar Corresponde a um ser autótrofo Produz os compostos químicos energéticos que serão passados aos demais níveis tróficos.

30 Cadeias alimentares e fluxo de energia Consumidor primário se alimenta diretamente do produtor ocupa o segundo nível trófico Consumidor secundário organismo que se alimenta do consumidor primário e assim sucessivamente. Recebem essa denominação devido ao fato de não serem capazes de realizar fotossíntese São heterótrofos e necessitam ingerir alimento para obter energia.

31 Cadeias alimentares e fluxo de energia Decompositores decompõem a matéria orgânica morta Fungos e bactérias Liberam para o ambiente muitas substâncias químicas inorgânicas (cálcio, fósforo, nitrogênio, enxofre, etc.) que antes compunham os tecidos animais e vegetais, as quais poderão ser novamente utilizadas pelos produtores, que se encarregam de torná-las mais uma vez disponíveis aos demais organismos do ecossistema (ciclagem)

32 Cadeias alimentares e fluxo de energia Teia alimentar várias cadeias alimentares são interligadas

33

34 Cadeias alimentares e fluxo de energia A energia contida em compostos químicos torna-se disponível para uso de qualquer ser vivo somente após o processamento destes compostos ocorrido durante a respiração celular.

35 Cadeias alimentares e fluxo de energia Respiração celular conjunto de reações químicas ocorridas no interior das células de qualquer ser vivo. Nem toda a energia contida nos compostos químicos é assimilável: uma boa parcela é convertida em calor, que é inteiramente dissipado.

36 Cadeias alimentares e fluxo de energia Toda a energia inserida em compostos químicos durante a fotossíntese será consumida para manutenção da vida no ecossistema, ou dissipada na forma de calor. Os ecossistemas se extinguiriam se não ocorresse um uma produção e repasse constantes de energia um fluxo contínuo de energia.

37 Pirâmide de energia Há redução progressiva de energia ao longo das cadeias alimentares

38 Cadeia alimentar e fluxo energético

39

40

41

42 Produtores (plâncton) cal* Exemplo de pirâmide de energia

43 Leis da conservação da massa e energia Todo e qualquer fenômeno que acontece na natureza necessita de energia para ocorrer. VIDA requer basicamente MATÉRIA e ENERGIA MATÉRIA algo que ocupa lugar no espaço ENERGIA capacidade de realização de trabalho

44 Leis da conservação da massa e energia Em qualquer sistema natural: matéria e energia são conservadas, ou seja, não se criam nem se destroem matéria e energia. 1ª. Lei da termodinâmica lei da conservação da massa e lei da conservação da energia 2ª. Lei da termodinâmica qualidade da energia sempre se degrada de maneiras mais nobres (maior qualidade) para menos nobres (menor qualidade).

45 Lei da conservação da massa Em qualquer sistema físico ou químico: Nunca se cria nem se elimina matéria, apenas é possível transformá-la de uma forma em outra. Tudo que existe provém de matéria preexistente Tudo o que se consome apenas perde sua forma original

46 Lei da conservação da massa Tudo se realiza com a matéria que é proveniente do próprio planeta Retirada de material do solo, do ar ou da água Transporte e utilização desse material para a elaboração do insumo desejado. Poluição ambiental não é possível consumir a matéria até a sua total aniquilação geração de resíduos em todas as atividades dos seres vivos

47 Lei da conservação da massa Resíduos indesejáveis podem ser reincorporados ao meio para serem posteriormente reutilizados Ciclos biogeoquímicos Desequilíbrio entre consumo e reciclagem eutrofização dos lagos, contaminação dos solos

48 Lei da conservação da massa Atualmente era do desequilíbrio Resíduos são gerados em ritmo muito maior que a capacidade de reciclagem do meio. Revolução industrial Novos padrões de geração de resíduos Materiais sintéticos não-biodegradáveis

49 1ª. Lei da Termodinâmica A energia pode se transformar de uma forma em outra, mas não pode ser criada ou destruída. Energia cinética e potencial

50 1ª. Lei da Termodinâmica Energia cinética É a energia que a matéria adquire devido à sua movimentação e em função de sua massa e velocidade. A energia cinética total das moléculas de uma amostra de matéria é denominada de energia calorífica

51 1ª. Lei da Termodinâmica Energia potencial É a energia armazenada na matéria em virtude de sua posição ou composição. Energia armazenada nos combustíveis fósseis, nos alimentos, etc.

52 1ª. Lei da Termodinâmica Na natureza ocorre constantemente a transformação de energia em formas diferentes As avaliações do potencial energético do planeta são, em geral, otimistas. Petróleo, gás natural, carvão, e combustíveis naturais.

53 1ª. Lei da Termodinâmica Potencial poderá ser menor que as estimativas não se leva em conta a energia necessária para exploração, o transporte e a transformação desses materiais. Seres vivos Energia diversas transformações

54 2ª. Lei da Termodinâmica Todo processo de transformação de energia dá-se de uma maneira mais nobre para uma menos nobre, ou de menor qualidade. Quanto mais trabalho se conseguir realizar com uma mesma quantidade de energia, mais nobre será esse tipo de energia. Embora a quantidade de energia seja preservada (1ª. Lei da Termodinâmica), a qualidade (nobreza) é sempre degradada.

55 2ª. Lei da Termodinâmica Toda transformação de energia envolve sempre, rendimentos inferiores Uma parte da energia disponível transformase em uma forma mais dispersa e menos útil calor transferido para o ambiente Todo corpo que possui uma forma ordenada necessita de energia de alta qualidade para manter sua entropia baixa.

56 2ª. Lei da Termodinâmica É necessário fornecimento contínuo de energia.

57 Energia solar Toda energia utilizada na Terra tem como fonte as radiações recebidas do Sol Gigantesco reator de fusão nuclear Diâmetro vezes maior que o da Terra Massa vezes maior Energia solar atinge o topo da atmosfera de maneira contínua ao longo de todo o ano

58 Energia solar Sofre redução exponencial à medida que se aproxima da superfície terrestre Variações sensíveis em locais distintos do planeta Variações climáticas Força motriz da temperatura, evaporação da água e movimentação de grandes massas de ar e água

59 Energia solar reflexão e absorção Superfície da Terra recebe: Radiações visíveis Pequena quantidade de ultravioleta Infravermelho Ondas de rádio

60

61

62 Energia solar reflexão e absorção Utilizada pelos vegetais fotossíntese matéria orgânica Radiações UV absorvidas pela camada de ozônio envolve a Terra a uma altitude de + 25Km Radiações visíveis e infravermelho grande parte absorvidas nas camadas intermediárias da atmosfera pela poeira e pelo vapor d água aquecimento do ar

63 Energia solar reflexão e absorção Outra parte de energia incidente é refletida pelas nuvens e por outras partículas suspensas no ar, volta ao espaço e torna-se perdida na Terra Albedo Responsável pela luminosidade observada em corpos celestes opacos É uma medida da capacidade de um dado material refletir luz Valor médio na atmosfera externa da Terra é de + 34%

64 Energia solar reflexão e absorção Radiação que chega à superfície terrestre em forma de luz direta ou difusa em um dia claro: 10% radiação UV 45% radiação visível 45% de infravermelho Dispersão Moléculas gasosas da atmosfera cor azul ao céu Partículas sólidas em suspensão coloração branca ao céu (grandes cidades)

65 Energia solar reflexão e absorção Radiação visível pouco atenuada quando transpõe camadas de nuvens Realização de fotossíntese mesmo em dias nublados, ou a pequenas profundidades nos mares, rios e lagos

66 Fluxo de energia na Terra

67 Energia solar Energia fornecida pelo sol 127 bilhões de MW Itaipu MW

68 Energia e vida na Terra Toda vida na Terra depende da energia proveniente do sol Distribuição das diversas formas de seres vivos Variação da sua incidência e intensidade Diferenças climáticas em diferentes regiões Influi no clima da Terra Dita as estações do ano

69 Energia e vida na Terra Regiões quentes (baixas pressões) e frias (altas pressões) Diferenças de pressão massas de ar Massas de ar de regiões de alta pressão (áreas anticiclonais) regiões de baixa pressão (áreas ciclonais) Deslocamento de umidade precipitação ao longo do percurso

Ecologia I -Conceitos

Ecologia I -Conceitos Ecologia I -Conceitos -Pirâmides ecológicas -Fluxo de energia Professora: Luciana Ramalho 2018 Introdução Ecologia é uma ciência que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem.

Leia mais

Ecologia I -Conceitos

Ecologia I -Conceitos Ecologia I -Conceitos -Pirâmides ecológicas -Fluxo de energia Professora: Luciana Ramalho 2017 Introdução Ecologia é uma ciência que estuda os seres vivos e suas interações com o meio ambiente onde vivem.

Leia mais

BIOSFERA E SEUS ECOSSISTEMAS Cap.2

BIOSFERA E SEUS ECOSSISTEMAS Cap.2 BIOSFERA E SEUS ECOSSISTEMAS Cap.2 Conceitos Básicos ECOLOGIA Oikos =casa; logos= ciência É a ciência que estuda as relações entre os seres vivos entre si e com o ambiente onde eles vivem Estuda as formas

Leia mais

Ecologia. Pirâmides Ecológicas Teias Alimentares. Conceitos Ecológicos Fundamentais. Cadeias Alimentares. Professor Fernando Stuchi

Ecologia. Pirâmides Ecológicas Teias Alimentares. Conceitos Ecológicos Fundamentais. Cadeias Alimentares. Professor Fernando Stuchi Pirâmides Ecológicas Teias Alimentares Cadeias Alimentares Conceitos Ecológicos Fundamentais Ecologia Ecologia Os organismos da terra não vivem isolados: interagem entre si e com o meio ambiente. A ecologia

Leia mais

Introdução à Ecologia. Prof. Fernando Belan

Introdução à Ecologia. Prof. Fernando Belan Introdução à Ecologia Prof. Fernando Belan Ecologia (oikos = casa; logos = ciência) Estuda as relações entre os seres vivos, e o ambiente em que vivem; Ecologia em destaque! Conhecer para preservar! Ciência

Leia mais

Curso engenharia de Energia

Curso engenharia de Energia UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS - UFGD FACULDADE DE ENGENHARIA Curso engenharia de Energia Prof. Dr. Omar Seye omarseye@ufgd.edu.br Disciplina: COMBUSTÃO E COMBUSTÍVEIS Introdução: Leis da Conservação

Leia mais

Componentes Estruturais. A Ecologia e sua Importância. Estudo das Relações dos Seres Vivos entre si e com o meio onde vivem

Componentes Estruturais. A Ecologia e sua Importância. Estudo das Relações dos Seres Vivos entre si e com o meio onde vivem Ecologia oikos casa ; logos - estudo A Ecologia e sua Importância Estudo das Relações dos Seres Vivos entre si e com o meio onde vivem Interferência Humana provoca desequilíbrios ecológicos Ecossistema

Leia mais

Ecologia. introdução, fluxo de energia e ciclo da matéria. Aula 1/2

Ecologia. introdução, fluxo de energia e ciclo da matéria. Aula 1/2 Ecologia introdução, fluxo de energia e ciclo da matéria ANEXO CAPÍTULO 1 Importância da Ecologia Níveis de organização Componentes de um ecossistema Cadeia e teia alimentar Aula 1/2 Hábitat e nicho ecológico

Leia mais

CIÊNCIAS DO AMBIENTE E ECOLOGIA

CIÊNCIAS DO AMBIENTE E ECOLOGIA CIÊNCIAS DO AMBIENTE E ECOLOGIA CIÊNCIAS DO AMBIENTE E ECOLOGIA INTRODUÇÃO E CONCEITOS DE ECOLOGIA: A CRISE AMBIENTAL, CONCEITOS BÁSICOS EM ECOLOGIA, FATORES LIMITANTES. DINÂMICA POPULACIONAL: CONCEITOS,

Leia mais

Ecossistema. Ecossistema. Componentes Abióticos. A Ecologia e sua Importância. Componentes Estruturais

Ecossistema. Ecossistema. Componentes Abióticos. A Ecologia e sua Importância. Componentes Estruturais Ecologia oikos casa ; logos - estudo A Ecologia e sua Importância Estudo das Relações dos Seres Vivos entre si e com o meio onde vivem Interferência Humana provoca desequilíbrios ecológicos Ecossistema

Leia mais

Biologia. Cadeias e Teias Alimentares / Pirâmides Ecológicas. Professor Enrico Blota.

Biologia. Cadeias e Teias Alimentares / Pirâmides Ecológicas. Professor Enrico Blota. Biologia Cadeias e Teias Alimentares / Pirâmides Ecológicas Professor Enrico Blota www.acasadoconcurseiro.com.br Biologia ECOLOGIA E CIÊNCIAS AMBIENTAIS- TEIAS ALIMENTARES, FLUXO DE ENERGIA E PIRÂMIDES

Leia mais

Ecossistemas e Saúde Ambiental :: Prof.ª MSC. Dulce Amélia Santos

Ecossistemas e Saúde Ambiental :: Prof.ª MSC. Dulce Amélia Santos 11/8/2011 ECOLOGIA Disciplina Ecossistemas E Saúde Ambiental Ecologia é uma área da Biologia que estuda os organismos e suas relações com o meio ambiente em que vivem. Aula 1A: Revendo Conceitos Básicos

Leia mais

Apostila de Biologia 08 Fundamentos da Ecologia

Apostila de Biologia 08 Fundamentos da Ecologia Apostila de Biologia 08 Fundamentos da Ecologia Matheus Borges 1.0 Introdução Criada pelo zoólogo alemão Ernst Haeckel, em 1866. Estudo das relações entre os seres vivos e o ambiente em que vivem. Terra:

Leia mais

Ecologia: definição. OIKOS Casa LOGOS Estudo. Ciência que estuda as relações entre os seres vivos e desses com o ambiente.

Ecologia: definição. OIKOS Casa LOGOS Estudo. Ciência que estuda as relações entre os seres vivos e desses com o ambiente. Ecologia: definição OIKOS Casa LOGOS Estudo Ciência que estuda as relações entre os seres vivos e desses com o ambiente. Meio Ambiente Conjunto de condições que afetam a existência, desenvolvimento e

Leia mais

Profª Priscila Binatto

Profª Priscila Binatto Profª Priscila Binatto Energia ENERGIA Capacidade de executar trabalho Primeira Lei da Termodinâmica (Conservação) A energia pode ser transformada, mas não criada ou destruída Segunda Lei da Termodinâmica

Leia mais

E E N R E GI G A E e x mplo d e t r t a r nsf s o f rm r açã ç o d e e nerg r ia

E E N R E GI G A E e x mplo d e t r t a r nsf s o f rm r açã ç o d e e nerg r ia Profª Priscila Binatto Energia ENERGIA Capacidade de executar trabalho Primeira Lei da Termodinâmica (Conservação) A energia pode ser transformada, mas não criada ou destruída Segunda Lei da Termodinâmica

Leia mais

27/02/2011. OIKOS Casa LOGOS Estudo. Ciência que estuda as relações entre os seres vivos e desses com o ambiente.

27/02/2011. OIKOS Casa LOGOS Estudo. Ciência que estuda as relações entre os seres vivos e desses com o ambiente. Aula 01 Professor Gustavo Simas gustavosimas@gmail.com Ecologia OIKOS Casa LOGOS Estudo Ciência que estuda as relações entre os seres vivos e desses com o ambiente. Meio Ambiente Conjunto de condições

Leia mais

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ORGANISMO. POPULAÇÃO. COMUNIDADE. ECOLOGIA ECOSSISTEMA. CURSINHO 2018 BIOSFERA.

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ORGANISMO. POPULAÇÃO. COMUNIDADE. ECOLOGIA ECOSSISTEMA. CURSINHO 2018 BIOSFERA. NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ORGANISMO. POPULAÇÃO. ECOLOGIA CURSINHO 2018 COMUNIDADE. ECOSSISTEMA. BIOSFERA. ORGANISMO ORGANISMO POPULAÇÃO POPULAÇÃO COMUNIDADE COMUNIDADE ECOSSISTEMA BIOSFERA TALASSOCICLO: marinho

Leia mais

Ecologia. Fluxo de matéria e energia. Prof. Bruno Uchôa

Ecologia. Fluxo de matéria e energia. Prof. Bruno Uchôa Ecologia Fluxo de matéria e energia Prof. Bruno Uchôa Estudo das relações entre os seres vivos, e destes com o meio em que vivem. ECOLOGIA Ernest Haeckel (1869) Oikos = casa Logos = estudo Importância

Leia mais

Profª Priscila Binatto

Profª Priscila Binatto Profª Priscila Binatto Energia ENERGIA Capacidade de executar trabalho Exemplo de transformação de energia Fluxo de energia Leis da termodinâmica Ecossistemas e organismos são... Fluxo de energia é

Leia mais

Profª Priscila Binatto

Profª Priscila Binatto Profª Priscila Binatto Energia ENERGIA Capacidade de executar trabalho Primeira Lei da Termodinâmica (Conservação) A energia pode ser transformada, mas não criada ou destruída Segunda Lei da Termodinâmica

Leia mais

O homem não teceu a teia da vida:ele é simplesmente um fio nessa teia. O que quer que faça à teia, ele faz a si mesmo...

O homem não teceu a teia da vida:ele é simplesmente um fio nessa teia. O que quer que faça à teia, ele faz a si mesmo... INTRODUÇÃO À ECOLOGIA 1 O homem não teceu a teia da vida:ele é simplesmente um fio nessa teia. O que quer que faça à teia, ele faz a si mesmo... Chefe Seattle 2 A Ecologia É uma ciência nova, surge no

Leia mais

Estruturas dos Ecossistemas, Fluxo de Energia e Ciclo da Matéria. Leonardo Rodrigues EEEFM GRAÇA ARANHA

Estruturas dos Ecossistemas, Fluxo de Energia e Ciclo da Matéria. Leonardo Rodrigues EEEFM GRAÇA ARANHA Estruturas dos Ecossistemas, Fluxo de Energia e Ciclo da Matéria Leonardo Rodrigues EEEFM GRAÇA ARANHA Componentes do meio ambiente Bióticos: Abióticos: Seres vivos Microorganismos Animais Plantas Físico

Leia mais

CIÊNCIAS. Prof. Diângelo

CIÊNCIAS. Prof. Diângelo CIÊNCIAS Prof. Diângelo TABELA PERÍODICA Aula 18 Respiração Celular Respiração celular é o processo de conversão das ligações químicas de moléculas ricas em energia que poderão ser usadas nos processos

Leia mais

Importância do estudo da Ecologia. Componentes Estruturais. Físicos: Radiação solar, temperatura, luz, umidade, ventos

Importância do estudo da Ecologia. Componentes Estruturais. Físicos: Radiação solar, temperatura, luz, umidade, ventos Link para acessar o conteúdo, calendário, notas, etc. www.e-conhecimento.com.br Ensino Médio Primeiros Anos Ecologia oikos casa ; logos - estudo Importância do estudo da Ecologia Estudo das Relações dos

Leia mais

Ecologia BIE210. A energia nos ecossistemas. A radiação solar.

Ecologia BIE210. A energia nos ecossistemas. A radiação solar. Ecologia BIE210 A radiação solar. A energia nos ecossistemas Fixação e transferência de energia nos ecossistemas. Eficiência ecológica. Pirâmides ecológicas. Produção e produtividade. Subsídios energéticos

Leia mais

BIOLOGIA. Ecologia e ciências ambientais. Cadeias e teias alimentares. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Ecologia e ciências ambientais. Cadeias e teias alimentares. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Ecologia e ciências ambientais Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem: I Fluxo de matéria e energia nos Ecossistemas II III Teias alimentares: IV Ciclo da matéria I Fluxo de matéria e energia

Leia mais

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICA

NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICA UNIDADE 7 Ecologia NÍVEIS DE ORGANIZAÇÃO ECOLÓGICA O estudo da Ecologia é muito abrangente, ele envolve fatores bióticos e abióticos. Fatores bióticos: interação entre os seres vivos, sejam eles da mesma

Leia mais

Ciclos Biogeoquímicos

Ciclos Biogeoquímicos Ciclos Biogeoquímicos Matéria orgânica: são os restos dos seres vivos. É composta essencialmente de compostos de carbono. Decompositores: são responsáveis pela degradação da matéria orgânica e favorecem

Leia mais

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO

ESTUDO DIRIGIDO CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE Cadeias e Teias Alimentares Populações e Comunidades Níveis de organização Habitat e Nicho ecológico ECOLOGIA Biosfera Relações Ecológicas Ecossistemas CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PROVA

Leia mais

ECOLOGIA DEFINIÇÃO: ESTUDO DAS RELAÇÕES DOS SERES VIVOS ENTRE SI E COM O MEIO AMBIENTE. IMPORTÂNCIA DA ECOLOGIA

ECOLOGIA DEFINIÇÃO: ESTUDO DAS RELAÇÕES DOS SERES VIVOS ENTRE SI E COM O MEIO AMBIENTE. IMPORTÂNCIA DA ECOLOGIA ECOLOGIA DEFINIÇÃO: ESTUDO DAS RELAÇÕES DOS SERES VIVOS ENTRE SI E COM O MEIO AMBIENTE. IMPORTÂNCIA DA ECOLOGIA RACIONALIZAÇÃO DOS DESMATAMENTOS E DA EXPLORAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS CONTROLE DA POLUIÇÃO

Leia mais

Profº Marcelo M Magalhães Profª Priscila Binatto

Profº Marcelo M Magalhães Profª Priscila Binatto Profº Marcelo M Magalhães Profª Priscila Binatto Proposta de Plano de Ensino O escopo da ecologia. Ecossistema: componentes estruturais e funcionais. Energia nos sistemas Ecológicos. Ciclos biogeoquímicos.

Leia mais

SERES VIVOS, AMBIENTE E ENERGIA

SERES VIVOS, AMBIENTE E ENERGIA SERES VIVOS, AMBIENTE E ENERGIA Prof. Bruno Barboza de Oliveira OBJETIVO Analisar as relações entre seres vivos e energia Seres Vivos Energia??? 1 ENERGIA Energia Do grego: trabalho Conceito reducionista!!!

Leia mais

Denise Mello do Prado Biologia

Denise Mello do Prado Biologia Energia Solar Estima-se queapenas1% daenergiasolar quechegaà Terra é incorporada pelos vegetais por meio da fotossíntese Denise Mello do Prado Biologia www.e-conhecimento.com.br 1% absorvido fotossíntese

Leia mais

A BIOSFERA 2ª AULA - 1º BLOCO (ECOLOGIA GERAL) CIÊNCIAS DO AMBIENTE

A BIOSFERA 2ª AULA - 1º BLOCO (ECOLOGIA GERAL) CIÊNCIAS DO AMBIENTE A BIOSFERA 2ª AULA - 1º BLOCO (ECOLOGIA GERAL) CIÊNCIAS DO AMBIENTE Biosfera: região do planeta que contém todo o conjunto de seres vivos e na qual a vida é permanentemente possível ambiente capaz de satisfazer

Leia mais

ECOSSISTEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA

ECOSSISTEMA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA ECOSSISTEMA Prof.: Dr. ORIEL HERRERA Monitores: John David & Giuliane Sampaio Fortaleza/CE Versão 2010 ECOSSISTEMA

Leia mais

Simulado Plus 1. PAULINO, W. R. Biologia Atual. São Paulo: Ática, (SOARES, J.L. Biologia - Volume 3. São Paulo. Ed. Scipione, 2003.

Simulado Plus 1. PAULINO, W. R. Biologia Atual. São Paulo: Ática, (SOARES, J.L. Biologia - Volume 3. São Paulo. Ed. Scipione, 2003. 1. (G1 - cftsc 2008) O conhecimento das cadeias e teias alimentares é fundamental para entendermos o delicado equilíbrio que existe na natureza. Esse conhecimento nos permite propor medidas racionais de

Leia mais

Componentes do Ambiente. Leonardo Rodrigues EEEFM GRAÇA ARANHA

Componentes do Ambiente. Leonardo Rodrigues EEEFM GRAÇA ARANHA Componentes do Ambiente Leonardo Rodrigues EEEFM GRAÇA ARANHA Bióticos: Seres vivos Microorganismos Animais Plantas Bióticos: Seres vivos Microorganismos Animais Plantas Abióticos: Físico Químico Luz Temperatura

Leia mais

8ª série - Biologia. Cadeias Alimentares

8ª série - Biologia. Cadeias Alimentares 8ª série - Biologia Cadeias Alimentares As espécies que vivem em um mesmo ambiente estão ligadas entre si, como elos de uma grande corrente. O motivo que as une é o alimento: uns servem de alimento aos

Leia mais

INTERAÇÃO MICRO-ORGANISMOS E MEIO AMBIENTE - CICLOS BIOGEOQUÍMICOS

INTERAÇÃO MICRO-ORGANISMOS E MEIO AMBIENTE - CICLOS BIOGEOQUÍMICOS INTERAÇÃO MICRO-ORGANISMOS E MEIO AMBIENTE - CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Profa. Dra. Vivian C. C. Hyodo 1 Diagrama de produção fotossintética e do consumo orgânico numa floresta, mostrando fontes, fluxos de

Leia mais

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Fundamental

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Fundamental Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza II Ensino Fundamental C1 Reconhecer a ciência como atividade humana que fundamenta os processos de construção e aplicação do conhecimento científico.

Leia mais

ECOSSISTEMAS CARACTERÍSTICAS

ECOSSISTEMAS CARACTERÍSTICAS ECOSSISTEMAS COMPONENTES, ESTRUTURA E CARACTERÍSTICAS ECOSSISTEMA Conjunto resultante da interação entre a comunidade e o ambiente inerte (Cap 1) 1. Unidade funcional básica, composta de uma BIOCENOSE

Leia mais

Ecossistemas Interações seres vivos - ambiente FATORES DO AMBIENTE FATORES BIÓTICOS FATORES ABIÓTICOS Relações que os seres vivos estabelecem entre si. Fatores do ambiente que influenciam os seres vivos.

Leia mais

Hipótese de Gaia. Com o fenômeno do aquecimento global e a crise climática no mundo, a hipótese de Gaia tem ganhado credibilidade entre cientistas.

Hipótese de Gaia. Com o fenômeno do aquecimento global e a crise climática no mundo, a hipótese de Gaia tem ganhado credibilidade entre cientistas. Hipótese de Gaia A Hipótese de Gaia, também denominada como Teoria de Gaia (James E. Lovelock 1969). A vida na Terra teria capacidade de controlar e manter constantes certas condições físicas e químicas

Leia mais

BIOLOGIA NO ENEM. O que estudar para mandar bem na prova

BIOLOGIA NO ENEM. O que estudar para mandar bem na prova BIOLOGIA NO ENEM O que estudar para mandar bem na prova Moléculas, células e tecidos Estrutura e fisiologia celular: membrana, citoplasma e núcleo. Divisão celular. Aspectos bioquímicos das estruturas

Leia mais

Ciências: 6 ano Professor: Marcello CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE ECOLOGIA

Ciências: 6 ano Professor: Marcello CONTEÚDO DO BIMESTRE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TÓPICOS DO CONTEÚDO CONTEÚDO DO BIMESTRE ECOLOGIA CONTEÚDO DO BIMESTRE Cadeias e Teias Alimentares Populações e Comunidades Níveis de organização Habitat e Nicho ecológico ECOLOGIA Biosfera Relações Ecológicas Ecossistemas ORIENTAÇÃO DE ESTUDO Organize

Leia mais

PIRÂMIDES ECOLÓGICAS E POPULAÇÕES FRENTE 1B AULA 03 PROFESSOR: MARCIEL C. MORAES

PIRÂMIDES ECOLÓGICAS E POPULAÇÕES FRENTE 1B AULA 03 PROFESSOR: MARCIEL C. MORAES PIRÂMIDES ECOLÓGICAS E DINÂMICA DAS POPULAÇÕES FRENTE 1B AULA 03 PROFESSOR: MARCIEL C. MORAES PIRÂMIDES ECOLÓGICAS SÃO GRÁFICOS QUE REPRESENTAM VALORES REFERENTES ÀS CADEIAS ALIMENTARES DE UM ECOSSISTEMA.

Leia mais

Profª Priscila F Binatto e Profº Marcelo M Magalhães

Profª Priscila F Binatto e Profº Marcelo M Magalhães Profª Priscila F Binatto e Profº Marcelo M Magalhães Ementa (40 h/a) Histórico (Escopo da Ecologia) Conceitos gerais de ecologia desenvolvidos nos seguintes tópicos: ecossistemas; comunidades; populações;

Leia mais

Gestão Ambiental. Objetivos. Objetivos: Conceitos Básicos de Ecologia e os Ciclos Biogeoquímicos. Profa. Lígia Rodrigues Morales

Gestão Ambiental. Objetivos. Objetivos: Conceitos Básicos de Ecologia e os Ciclos Biogeoquímicos. Profa. Lígia Rodrigues Morales Gestão Ambiental Profa. Lígia Rodrigues Morales Conceitos Básicos de Ecologia e os Ciclos Biogeoquímicos Objetivos Conhecer as principais estruturas de um ecossistema, assim como a importância de sua dinâmica

Leia mais

Produtividade. Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho (UESPI)

Produtividade. Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho (UESPI) Produtividade Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho (UESPI) Estudo de energia do ecossistema Foram iniciados em 1942 por R. L. Lindeman The trophic dynamic aspect of ecology A idéia geral foi converter

Leia mais

O mundo vivo se organiza a partir dos seres mais simples até os mais complexos, em ordem crescente de complexidade. Neste contexto, a Biologia se

O mundo vivo se organiza a partir dos seres mais simples até os mais complexos, em ordem crescente de complexidade. Neste contexto, a Biologia se O mundo vivo se organiza a partir dos seres mais simples até os mais complexos, em ordem crescente de complexidade. Neste contexto, a Biologia se organiza de Moléculas à Biosfera, constituindo 11 níveis

Leia mais

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS É o trânsito da matéria entre o meio físico e os seres vivos. Quando os organismos vivos realizam os processos vitais essenciais, eles incorporam moléculas de água, carbono, nitrogênio

Leia mais

Ciências do Ambiente. Prof. M.Sc. Alessandro de Oliveira Limas Engenheiro Químico (UNISUL ) Mestre em Engenharia de Alimentos (UFSC )

Ciências do Ambiente. Prof. M.Sc. Alessandro de Oliveira Limas Engenheiro Químico (UNISUL ) Mestre em Engenharia de Alimentos (UFSC ) Ciências do Ambiente Prof. M.Sc. Alessandro de Oliveira Limas Engenheiro Químico (UNISUL - 1995) Mestre em Engenharia de Alimentos (UFSC - 2002) Ciências Ambientais Estudo sistemático tico da natureza

Leia mais

Ciclos Bigeoquímicos Um ciclo biogeoquímico é a circulação de um elemento químico no ecossistema entre os seres vivos e o ambiente físico.

Ciclos Bigeoquímicos Um ciclo biogeoquímico é a circulação de um elemento químico no ecossistema entre os seres vivos e o ambiente físico. Ciclos Bigeoquímicos Um ciclo biogeoquímico é a circulação de um elemento químico no ecossistema entre os seres vivos e o ambiente físico. Os quatro principais ciclos biogeoquímicos são: a)ciclo da água.

Leia mais

Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho (UESPI)

Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho (UESPI) Prof. Dr. Francisco Soares Santos Filho (UESPI) Visão termodinâmica Alfred J. Lotka trabalhou populações e comunidades em sistemas termodinâmicos. Cada sistema apresenta um conjunto de transformações e

Leia mais

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 22 CICLOS DA ÁGUA, DO CARBONO E DO OXIGÊNIO

BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 22 CICLOS DA ÁGUA, DO CARBONO E DO OXIGÊNIO BIOLOGIA - 2 o ANO MÓDULO 22 CICLOS DA ÁGUA, DO CARBONO E DO OXIGÊNIO Nuvens Resfriamento Sol Transpiração Oceano Vegetais Animais Precipitação: chuva neve, granizo Oceano, lago, lençol freático Rio Fixação

Leia mais

RELAÇÕES Todos os seres vivos estabelecem algum tipo de relação: habitat (local que vivem), alimentação, reprodução, proteção, etc.

RELAÇÕES Todos os seres vivos estabelecem algum tipo de relação: habitat (local que vivem), alimentação, reprodução, proteção, etc. Ecologia RELAÇÕES Todos os seres vivos estabelecem algum tipo de relação: habitat (local que vivem), alimentação, reprodução, proteção, etc. SER VIVO SER VIVO SER VIVO MEIO AMBIENTE RELAÇÕES Dentre essas

Leia mais

Fluxo de energia e ciclo da matéria - Introdução. Hélder Giroto Paiva - EPL

Fluxo de energia e ciclo da matéria - Introdução. Hélder Giroto Paiva - EPL Fluxo de energia e ciclo da matéria - Introdução EPL Hélder Giroto Paiva - EPL 2 Os ecossistemas estão em constante alteração, mesmo que à primeira vista pareçam estáticos e imutáveis. 3 As condições abióticas,

Leia mais

Ecossistemas Biomas Ciclos Biogeoquímicos Alteração da qualidade das águas. Prof. Ms. Alonso Goes Guimarães

Ecossistemas Biomas Ciclos Biogeoquímicos Alteração da qualidade das águas. Prof. Ms. Alonso Goes Guimarães Ecossistemas Biomas Ciclos Biogeoquímicos Alteração da qualidade das águas Poluição Ambiental Águas Prof. Ms. Alonso Goes Guimarães Ecossistemas Segundo Braga et al (2005): Sistema estável; Equilibrado;

Leia mais

Prof. Oriel Herrera Bonilla Monitores: Giuliane Sampaio John David

Prof. Oriel Herrera Bonilla Monitores: Giuliane Sampaio John David UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA Prof. Oriel Herrera Bonilla Monitores: Giuliane Sampaio John David Fortaleza - CE Versão 2010 Ecossistemas Duas fontes

Leia mais

CORREÇÃO ROTEIRO CAPÍTULO 21: ECOLOGIA CONCEITOS E FLUXO DE MATÉRIA E ENERGIA

CORREÇÃO ROTEIRO CAPÍTULO 21: ECOLOGIA CONCEITOS E FLUXO DE MATÉRIA E ENERGIA CORREÇÃO ROTEIRO CAPÍTULO 21: ECOLOGIA CONCEITOS E FLUXO DE MATÉRIA E ENERGIA 1 Resumidamente explique com suas palavras a importância do conhecimento da Biologia para mudanças efetivas em sua percepção

Leia mais

ECOSSISTEMAS E ENERGIA. Profº Júlio César Arrué dos Santos

ECOSSISTEMAS E ENERGIA. Profº Júlio César Arrué dos Santos ECOSSISTEMAS E ENERGIA Profº Júlio César Arrué dos Santos Componentes Bióticos dos ecossistemas Todos ecossistemas são constituídos por componentes abióticos (parte física e química sem vida) e bióticos

Leia mais

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

Universidade Federal do Rio Grande do Sul Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia Universidade Federal do Rio Grande do Sul Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia BI02 Fundamentos de Ecologia A Unidade I: Ecologia, Ecossistema, Meio Ambiente e Energia no Sistema Ecológico

Leia mais

DESCRITORES BIM2/2018 4º ANO

DESCRITORES BIM2/2018 4º ANO 4º ANO Correlacionar os seres vivos produtores da cadeia alimentar aos vegetais que realizam a fotossíntese. Demonstrar conhecimento e compreensão acerca do conceito de ecossistema. Diferenciar os níveis

Leia mais

Componentes de um Ecossistema: 1) Componentes Abióticos 2) Componentes Bióticos

Componentes de um Ecossistema: 1) Componentes Abióticos 2) Componentes Bióticos Componentes de um Ecossistema: 1) Componentes Abióticos 2) Componentes Bióticos 1. Água: Componentes Abióticos: As primeiras formas de vida surgiram no ambiente aquático. É um ambiente mais estável que

Leia mais

Formas de obtenção de alimento pelos seres vivos

Formas de obtenção de alimento pelos seres vivos Formas de obtenção de alimento pelos seres vivos Todos os seres vivos necessitam de compostos orgânicos (alimento) a partir dos quais obtêm a energia de que necessitam para as suas atividades. Seres vivos

Leia mais

ECOLOGIA. Níveis de organização e. Conceitos básicos. Biologia 1ª série. Profª Reisila Mendes

ECOLOGIA. Níveis de organização e. Conceitos básicos. Biologia 1ª série. Profª Reisila Mendes ECOLOGIA Níveis de organização e Conceitos básicos Biologia 1ª série Profª Reisila Mendes Níveis de organização biológica Algumas subdivisões da biologia Anatomia Botânica Citologia Ecologia Taxonomia

Leia mais

Organização biológica dos ecossistemas

Organização biológica dos ecossistemas Organização biológica dos ecossistemas O Ecossistema O albatroz procura um local no solo para depositar os ovos. A andorinha-do-mar regressa de uma longa viagem. Dias com mais horas de luz favorecem a

Leia mais

BIOLOGIA. Ecologia I. Matéria e Energia nos Ecossistemas. Professora: Brenda Braga

BIOLOGIA. Ecologia I. Matéria e Energia nos Ecossistemas. Professora: Brenda Braga BIOLOGIA Ecologia I Matéria e Energia nos Ecossistemas Professora: Brenda Braga Níveis de Organização Fatores: Bióticos+Abióticos Nicho x Habitat predadores outros lobos parasitas tipo de reprodução alimento

Leia mais

Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ

Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ Colégio São Paulo-Teresópolis/RJ Disciplina: Ciências Data: 13/12/2017 Prof.: Carolina Maria série/ano: 6 o Ensino: Fundamental II Exercício para recuperação Final ( X ) Aluno(a): Número: Turma: 1 Leia

Leia mais

Fluxo de energia e ciclos de matéria

Fluxo de energia e ciclos de matéria Fluxo de energia e ciclos de matéria Transferência de matéria e energia num ecossistema Praticamente toda a energia necessária à vida na Terra provém do Sol. Este é por isso a principal fonte de energia

Leia mais

Ecossistemas Cadeias Alimentares. Hélder Giroto Paiva Escola Portuguesa do Lubango

Ecossistemas Cadeias Alimentares. Hélder Giroto Paiva Escola Portuguesa do Lubango Ecossistemas Cadeias Alimentares Hélder Giroto Paiva Escola Portuguesa do Lubango Os ecossistemas estão em constante alteração, mesmo que à primeira vista pareçam estáticos e imutáveis. As condições abióticas,

Leia mais

ECOLOGIA. Conceitos fundamentais e relações alimentares

ECOLOGIA. Conceitos fundamentais e relações alimentares ECOLOGIA Conceitos fundamentais e relações alimentares A ECOLOGIA estuda as relações dos seres vivos entre si e deles com o ambiente onde vivem. Assunto da atualidade: crescimento exagerado da população

Leia mais

Troca de materiais entre os componentes bióticos e abióticos dos ecossistemas.

Troca de materiais entre os componentes bióticos e abióticos dos ecossistemas. Troca de materiais entre os componentes bióticos e abióticos dos ecossistemas. CICLO do FÓSFORO CICLO SEDIMENTAR APATITA Ca 3 (PO 4 ) 2 erosão de rochas fosfatadas CICLO RÁPIDO CICLO LENTO PICO DO FÓSFORO

Leia mais

A soma de todos os ecossistemas constitui a biosfera, que corresponde à porção do planeta Terra onde existe vida.

A soma de todos os ecossistemas constitui a biosfera, que corresponde à porção do planeta Terra onde existe vida. Resumo Aula-tema 01: Panorama mundial e nacional ecossistemas No momento atual, a preocupação de governos, sociedade civil e cidadãos deve visar a sustentabilidade. Para se compreender esse conceito, é

Leia mais

ATIVIDADE AVALIATIVA

ATIVIDADE AVALIATIVA ATIVIDADE AVALIATIVA Valor: 2,0 Tempo para responder: 20min Sabendo que o clima não é algo estático, mas sim, um complexo e intrincado sistema de infinitas variáveis agindo simultaneamente e considerando

Leia mais

Profº Marcelo M Magalhães Profª Priscila Binatto

Profº Marcelo M Magalhães Profª Priscila Binatto Profº Marcelo M Magalhães Profª Priscila Binatto Ementa (40 h/a) Histórico (Escopo da Ecologia) Conceitos gerais de ecologia desenvolvidos nos seguintes tópicos: ecossistemas; comunidades; populações;

Leia mais

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza Ensino Fundamental

Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza Ensino Fundamental CIÊNCIAS DA NATUREZA EF Matriz de Referência da área de Ciências da Natureza Ensino Fundamental C1 Reconhecer a ciência como atividade humana que fundamenta os processos de construção e aplicação do conhecimento

Leia mais

Ciclos Biogeoquímicos Luciana Ramalho 2015

Ciclos Biogeoquímicos Luciana Ramalho 2015 Ciclos Biogeoquímicos Luciana Ramalho 2015 Ciclos biogeoquímicos Conceito: É o trajeto das substâncias do ambiente abiótico para biótico e o seu retorno ao mundo abiótico. Há um movimento cíclico de elementos

Leia mais

ECOLOGIA. Introdução Cadeias alimentares Pirâmides ecológicas

ECOLOGIA. Introdução Cadeias alimentares Pirâmides ecológicas ECOLOGIA Introdução Cadeias alimentares Pirâmides ecológicas Ecologia É a parte da Biologia que estuda as relações dos seres vivos entre si e destes com o meio. O termo, que foi usado pela primeira vez

Leia mais

DESCRITORES BIM2/2017

DESCRITORES BIM2/2017 4º ANO - BIM2/2017 Correlacionar os seres vivos produtores da cadeia alimentar aos vegetais que realizam a fotossíntese. Demonstrar conhecimento e compreensão acerca do conceito de ecossistema. Diferenciar

Leia mais

ECOSSISTEMA. inseparavelmente ligados. Organismos vivos + Ambiente (abiótico) interagem entre si

ECOSSISTEMA. inseparavelmente ligados. Organismos vivos + Ambiente (abiótico) interagem entre si ECOSSISTEMA inseparavelmente ligados Organismos vivos + Ambiente (abiótico) interagem entre si Ciclos de Diversidade Estrutura Materiais Biótica Trófica Troca de materiais vivos e não vivos Componente

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ METABOLISMO ENERGÉTICO DAS

Leia mais

Estrutura dos Ecossistemas. Prof. Fernando Belan - Biologia Mais

Estrutura dos Ecossistemas. Prof. Fernando Belan - Biologia Mais Estrutura dos Ecossistemas Prof. Fernando Belan - Biologia Mais Os componentes de um ecossistema. São classificados de acordo com a forma de obtenção de alimentos; Produtores; Consumidores; Decompositores;

Leia mais

Noções de ecologia básica

Noções de ecologia básica PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Disciplina: Ciências do Ambiente ENG 4201 Noções de ecologia básica lcasalet@yahoo.com No século XIX, o biólogo e naturalista alemão Ernest Haeckel (1866) partindo

Leia mais

A COMPOSIÇÃO DO AR. O ar da atmosfera é formado por uma mistura de gases, vapor d água e partículas sólidas. Sendo:

A COMPOSIÇÃO DO AR. O ar da atmosfera é formado por uma mistura de gases, vapor d água e partículas sólidas. Sendo: UNIDADE 7 O AR A COMPOSIÇÃO DO AR O ar da atmosfera é formado por uma mistura de gases, vapor d água e partículas sólidas. Sendo: 78% Nitrogênio 21% Oxigênio 1% Outros gases, vapor d água e pequenas partículas

Leia mais

Disciplina: Ciências do Ambiente

Disciplina: Ciências do Ambiente Disciplina: Ciências do Ambiente Introdução à Ecologia Prof. Fernando Porto Introdução Ernst Haeckel: O conhecimento biológico nunca é completo quando o organismo é estudado isoladamente. Ecologia: Ciência

Leia mais

DESCRITORES BIM4/2018 4º ANO

DESCRITORES BIM4/2018 4º ANO ES BIM4/2018 4º ANO C429 C438 C511 Reconhecer que a gestação nos mamíferos ocorre com o desenvolvimento do embrião dentro do corpo da fêmea. Identificar as condições necessárias à realização da fotossíntese.

Leia mais

Homem Ambiente. HOMEM PRIMITIVO para sobreviver. As forças da natureza. Vegetais e animais HOMEM NÔMADE. Agricultura HOMEM SEDENTÁRIO

Homem Ambiente. HOMEM PRIMITIVO para sobreviver. As forças da natureza. Vegetais e animais HOMEM NÔMADE. Agricultura HOMEM SEDENTÁRIO Homem Ambiente HOMEM PRIMITIVO para sobreviver As forças da natureza Vegetais e animais HOMEM NÔMADE Agricultura HOMEM SEDENTÁRIO AVANÇOS TECNOLÓGICOS Como está nossa dependência da natureza? 1 A Biosfera

Leia mais

Cadeia Alimentar. Prof. lucasmarqui

Cadeia Alimentar. Prof. lucasmarqui Cadeia Alimentar Cadeia Alimentar ou Teia Alimentar é o percurso de matéria e energia que se inicia sempre nos produtores e termina nos decompositores. Corresponde à relação de alimentação, ou seja, à

Leia mais

Professora: Andréa Rodrigues Monitor: Rodrigo Lacerda

Professora: Andréa Rodrigues Monitor: Rodrigo Lacerda ECOSSISTEMAS MÓDULO 1 Professora: Andréa Rodrigues Monitor: Rodrigo Lacerda ESPÉCIES EXISTENTES NA TERRA Espécies conhecidas 1.412.000 Outros animais 281.000 Insetos 751.000 Fungos 69.000 Procariontes

Leia mais

CADEIA ALIMENTAR. C) Decompositores: Uma parte da. A) Produtores: Os produtores. B) Consumidores: Os organismos. Prof. André Maia

CADEIA ALIMENTAR. C) Decompositores: Uma parte da. A) Produtores: Os produtores. B) Consumidores: Os organismos. Prof. André Maia CADEIA ALIMENTAR Os seres vivos (flora e fauna) que compõe um ecossistema são denominados biotas. Boa parte das relações que se estabelecem entre eles é de natureza alimentar. A cadeia alimentar constitui

Leia mais

Prof. André Araujo - Biologia. Capítulo 1.1. A diversidade da vida

Prof. André Araujo - Biologia. Capítulo 1.1. A diversidade da vida Prof. André Araujo - Biologia Capítulo 1.1 A diversidade da vida O planeta Terra pode ser dividido em Litosfera (parte Sólida), Hidrosfera (parte Líquida) e Atmosfera (Gases que envolvem a Terra). A vida

Leia mais

FUNDAMENTOS DE ECOLOGIA. Profa. Dra. Vivian C. C. Hyodo

FUNDAMENTOS DE ECOLOGIA. Profa. Dra. Vivian C. C. Hyodo FUNDAMENTOS DE ECOLOGIA Profa. Dra. Vivian C. C. Hyodo Produtividade primária Energia solar Produtores Fotossíntese Compostos orgânicos Produtividade primária Produtividade bruta quantidade de material

Leia mais

FUNDAMENTOS EM ECOLOGIA

FUNDAMENTOS EM ECOLOGIA FUNDAMENTOS EM ECOLOGIA PROFª Luciana Giacomini 1º semestre FLUXO DE ENERGIA E MATÉRIA TODO FLUXO DE ENERGIA OBEDECE ÀS DUAS PRIMEIRAS LEIS DA TERMODINÂMICA: Num sistema fechado a energia NÃO se perde,

Leia mais

Prof. Adriano S. Melo

Prof. Adriano S. Melo Universidade Federal de Goiás Instituto de Ciências Biológicas Departamento de Ecologia Ecologia de Ecossistemas Aula 2: Fluxos de Energia Prof. Adriano S. Melo asm.adrimelo naquele gmail.com Leis da termodinâmica

Leia mais

Ciências do Ambiente - MÓDULO 1 Professora: Andréa Rodrigues ECOLOGIA GERAL

Ciências do Ambiente - MÓDULO 1 Professora: Andréa Rodrigues ECOLOGIA GERAL Ciências do Ambiente - MÓDULO 1 Professora: Andréa Rodrigues ECOLOGIA GERAL O que é Ecologia? Algumas definições: 1.Ciência que estuda as relações entre os seres vivos e o meio ambiente (Haeckel, 1866).

Leia mais

Professora Leonilda Brandão da Silva

Professora Leonilda Brandão da Silva COLÉGIO ESTADUAL HELENA KOLODY E.M.P. TERRA BOA - PARANÁ Professora Leonilda Brandão da Silva E-mail: leonildabrandaosilva@gmail.com http://professoraleonilda.wordpress.com/ METABOLISMO ENERGÉTICO DAS

Leia mais