Implementação do Projecto Competências TIC. Fevereiro de 2009

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Implementação do Projecto Competências TIC. Fevereiro de 2009"

Transcrição

1 Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009

2 Objectivos Desenvolvimento e valorização profissional dos agentes educativos, em ordem à utilização das TIC Reconhecimento de competências já adquiridas Aquisição de novas competências Formação e Certificação de docentes Competências Digitais Competências Pedagógicas com TIC Competências Pedagógicas com TIC de Nível Avançado Formação e Certificação de pessoal não docente Competências Digitais Competências Profissionais com TIC (aguarda estudo)

3 Referencial de Competências em TIC para professores Nível 1: Certificado de Competências Digitais Conhecimento de ferramentas e de procedimentos. Capacidades técnicas. O professor demonstra ter conhecimentos básicos das ferramentas TIC e da sua utilização no contexto de trabalho. O professor utiliza instrumentalmente as TIC como ferramentas funcionais no seu contexto profissional.

4 Referencial de Competências em TIC para professores Nível 2: Certificado de Competências Pedagógicas com TIC Integração da tecnologia e da pedagogia. O professor demonstra ter conhecimentos fundamentados das ferramentas TIC relativas às disciplinas e/ou áreas disciplinares que lecciona. O professor compreende as vantagens da utilização das TIC como meio para melhorar as práticas pedagógicas e as aprendizagens dos alunos.

5 Referencial de Competências em TIC para professores Nível 3: Certificado de Competências Pedagógicas com TIC de Nível Avançado Inovação, Criação, Investigação. O professor inova práticas pedagógicas com as TIC, mobilizando as experiências e reflexões, num sentido de partilha e colaboração com a comunidade educativa numa perspectiva investigativa. O professor demonstra amplo conhecimento das ferramentas TIC e compreende o seu potencial no desenvolvimento profissional e na inovação pedagógica.

6 Referencial de Competências em TIC para pessoal não docente Nível 1: Certificado de Competências Digitais Conhecimento de ferramentas e de procedimentos. Capacidades técnicas. O funcionário demonstra ter conhecimentos básicos das ferramentas TIC e da sua utilização no contexto de trabalho. O funcionário utiliza instrumentalmente as TIC como ferramentas funcionais no seu contexto profissional.

7 Referencial de Competências em TIC para pessoal não docente Nível 2: Certificado de Competências Profissionais com TIC* Integração da tecnologia nas práticas profissionais. O funcionário demonstra ter conhecimentos fundamentados das ferramentas TIC relativas às suas práticas profissionais. O funcionário compreende as vantagens da utilização das TIC como meio para melhorar as práticas profissionais. * Ainda não está disponível. Proposto estudo de levantamento de necessidades formativas para o pessoal não docente, no âmbito das TIC.

8 Certificação em Competências Digitais (Nível 1) Certificação por validação automática Professores do grupo 550 Professores Coordenadores TIC Certificação por validação de competências associadas: Portadores de pós-graduações em áreas relacionadas com as TIC Portadores do certificado de formador em TIC, atribuído pelo CCPFC Domínios: A40 Informática B15 Tecnologia e Comunicação Educativa C15-Tecnologias Educativas (Informática/Aplicação da Informática) Portadores dos seguintes diplomas, obtidos até Julho de 2010: IT Essentials, CCent e CCNA, da Cisco Systems; European Computer Driving Licence, da ECDL Foundation; LPIC 1, do Linux Professional Institute; Digital Literacy, da Microsoft.

9 Certificação em Competências Digitais (Nível 1) Certificação por reconhecimento de um percurso formativo formal (docentes e não docentes) Frequência, com aproveitamento, de acções de formação contínua acreditadas pelo CCPFC (docentes), no domínio das TIC e correspondentes a um total mínimo de 4 créditos (obtidos entre 2003 e 2008). Frequência, com aproveitamento de acções de formação acreditadas pela DGRHE (não docentes), no domínio das TIC (até 2008), nomeadamente: Frequência, com aproveitamento e cumulativamente, das acções de formação Processamento de texto, Folha de cálculo e Internet e correio electrónico, acreditadas pela DGRHE. Frequência, com aproveitamento, das acções de formação acreditadas pela DGRHE, sobre o tema 4 do anexo IV-A do D.L. nº 184/2004 de 29 de Julho. Frequência, com aproveitamento, das acções de formação acreditadas pela DGRHE, sobre o tema E do anexo IV-B do D.L. nº 184/2004 de 29 de Julho.

10 Certificação em Competências Digitais (Nível 1) Certificação por reconhecimento de um percurso formativo formal (docentes e não docentes) Frequência, com aproveitamento, de acções de formação contínua acreditadas pelo CCPFC (docentes) ou pela DGRHE (não docentes), de acordo com o modelo de formação contínua Competências TIC. Certificação na sequência de uma prova prática de verificação de competências Aquisição de competências em processos formativos informais, de auto-aprendizagem, ou de aprendizagem inter-pares.

11 Certificação em Competências Pedagógicas com TIC (Nível 2) A certificação em Competências Pedagógicas com TIC pode ser obtida por: o Frequência, com aproveitamento, de acções de formação contínua acreditadas pelo CCPFC, de acordo com o modelo de formação contínua Competências TIC. o Avaliação, com aproveitamento, de um portefólio reflexivo de aprendizagem. Para professores que tenham adquirido as suas competências em processos formativos informais, de auto-aprendizagem, ou de aprendizagem inter-pares.

12 Certificação em Competências Pedagógicas com TIC de Nível Avançado (Nível 3) A certificação em Competências Pedagógicas com TIC de Nível Avançado pode ser obtida por: o Frequência, com aproveitamento, de formação a realizar em IES, a regulamentar posteriormente. o Avaliação, com aproveitamento, de um portefólio reflexivo de aprendizagem. Para professores que tenham adquirido as suas competências em processos formativos informais, de auto-aprendizagem,ou de aprendizagem inter-pares.

13 Modelo de Formação Competências TIC : Competências Digitais (Nível 1) Curso A (36 horas) Acesso e uso de informação em formato digital Escrita em formato digital Introdução à comunicação através de meios digitais Segurança na internet Edição de imagens em formato digital Organização e registo de dados numa folha de cálculo Criação de apresentações Curso B (36 horas) Acesso e uso de informação em formato digital Escrita em formato digital Introdução à comunicação através de meios digitais Segurança na internet Organização e registo de dados numa folha de cálculo Organização e criação de uma base de dados Criação de apresentações Curso C (36 horas) Acesso e uso de informação em formato digital Escrita em formato digital Introdução à comunicação através de meios digitais Segurança na internet Comunicação e interacção em tempo real Comunicação e interacção em tempo diferido Criação de apresentações

14 Competências Pedagógicas com TIC Modelo de Formação Competências TIC : Competências Pedagógicas com TIC (Nível 2) Nota: para frequentar a formação deste nível, o professor deverá estar certificado em Competências Digitais Comuns 1 2 Oficinas de formação (25 horas + 25 horas) Organização e desenvolvimento de experiências de aprendizagem com TIC (*) Avaliação das aprendizagens com recurso às TIC (*) Língua Portuguesa Matemática Línguas Estrangeiras Humanidades e Ciências Sociais Pré-escolar e 1º ciclo Artes e Expressões Ciências Experimentais Optativos (escolha de 3) 3 Criação e avaliação de recursos educativos digitais ( ) Quadros interactivos multimédia no ensino/aprendizagem (**) Integração e utilização educativa de plataformas LMS Bibioteca escolar, literacias e currículo (**) Língua Portuguesa Matemática Línguas Estrangeiras Humanidades e Ciências Sociais Pré-escolar e 1º ciclo Artes e Expressões Ciências Experimentais Ensino Especial Inclusão dos alunos com NEE e as tecnologias de apoio ( ) Comum 7 Portefólio digital para fins educativos

15 Júri de avaliação de portefólios Constitui-se nos CFAE Analisa os portefólios dos candidatos que se autopropõem ao Certificado de Competências Pedagógicas com TIC ou Competências Pedagógicas com TIC de Nível Avançado. Discute com o candidato o portefólio apresentado e procede à sua avaliação.

16 Júri de avaliação de portefólios Composição: Director do CFAE ao qual o candidato pertence, ou outro elemento do CFAE por ele designado, que preside. 1 Professor do agrupamento de escolas ou escola não agrupada a que o candidato pertence, com reconhecidas competências na área das TIC, designado pelo respectivo Director. 1 Formador que tenha concluído a formação de formadores no âmbito do modelo de formação Competências TIC, no caso do Certificado de Competências Pedagógicas com TIC, designado pelo Director do CFAE. 1 Docente de uma IES com reconhecidas competências na área das TIC na educação, no caso do Certificado de Competências Pedagógicas com TIC de Nível Avançado (mediante protocolo/parceria a estabelecer).

17 Comissão de Acompanhamento e Certificação de Competências TIC Constitui-se em cada agrupamento de escolas ou escola não agrupada. Avalia se a candidatura é válida para efeitos de certificação e emite parecer. Nota: está previsto que todo este processo funcione tendo como suporte um Sistema de Informação inserido no Portal da Escola. Composição: 2 Professores designados pelo Director. Chefe dos Serviços de Administração Escolar.

18 Procedimentos Candidato Requerimento ao Director Entrega da documentação necessária Realização da Prova / Apresentação Portefólio /Percurso Formativo Escola Validação pela Comissão Emissão de Parecer pela Comissão Certificação pelo Director CFAE Prova (Competências Digitais) Avaliação do portefólio pelo júri (Competências Pedagógicas com TIC/com TIC de Nível Avançado)

Plano Tecnológico da Educação

Plano Tecnológico da Educação Plano Tecnológico da Educação Projecto «Competências TIC» Formação e Certificação de Pessoal Docente Legislação: Portaria n.º 731/2009, de 07 de Julho: cria o sistema de formação e certificação em competências

Leia mais

Apresentação realizada em colaboração com Cláudia Malafaya, Coordenadora PTE do Agrupamento Vertical de Escolas de Leça da Palmeira / Stª Cruz do

Apresentação realizada em colaboração com Cláudia Malafaya, Coordenadora PTE do Agrupamento Vertical de Escolas de Leça da Palmeira / Stª Cruz do Apresentação realizada em colaboração com Cláudia Malafaya, Coordenadora PTE do Agrupamento Vertical de Escolas de Leça da Palmeira / Stª Cruz do Bispo 1.1. O que certifica? Os conhecimentos adquiridos

Leia mais

GUIÃO SISTEMA DE FORMAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS TIC. Página 1 de 21

GUIÃO SISTEMA DE FORMAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS TIC. Página 1 de 21 GUIÃO SISTEMA DE FORMAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS TIC Página 1 de 21 ÍNDICE 1 Introdução... 3 1.1 Estrutura do documento... 3 2 Sistema de formação e de certificação de Competências TIC... 4 3 Processo

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA 6308 Diário da República, 1.ª série N.º 208 28 de outubro de 2013 deve ler-se: «O valor da remuneração adicional do agente de execução destinado a premiar a eficácia e eficiência da recuperação ou garantia

Leia mais

*B V* B V. Data:

*B V* B V. Data: *B08037074V* B08037074V C I R C U L A R Nº B08037074V Data: 02-07-2008 Serviço de Origem: Direcção de Serviços de Gestão dos Recursos Humanos da Educação ENVIADA PARA: Inspecção-Geral da Educação Direcção-Geral

Leia mais

https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dg...

https://docs.google.com/spreadsheet/viewform?formkey=dg... Questionário O presente questionário destina-se à identificação dos docentes de carreira, detentores de formação em Avaliação do Desempenho Docente, Supervisão Pedagógica ou em Outras Áreas ou detentores

Leia mais

Plano de Formação. Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades

Plano de Formação. Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades Plano de Formação Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades 2011/2015 Uma vez que não podemos ser universais e saber tudo quanto se pode saber acerca de tudo, é preciso saber-se um pouco de tudo, pois

Leia mais

Registo nº CCPFC/ACC-85073/15 Validade: dom,

Registo nº CCPFC/ACC-85073/15 Validade: dom, Promoção de Competências Psicossociais e de Hábitos de Vida Saudáveis no 3ºciclo Destinatários: Professores do 3º Ciclo do Ensino Básico Registo nº CCPFC/ACC-88231/16 Validade: qui, 2019-10-10 PASSE-Programa

Leia mais

Avaliação de Desempenho Docente

Avaliação de Desempenho Docente Dicas para a elaboração de um Portefólio Avaliação de Desempenho Docente O PORTEFÓLIO deve conter um registo das reflexões e das práticas e deve estar devidamente documentado. 13-04-2008 1 Deve conter:

Leia mais

REGULAMENTO DOS QUADROS DE VALOR, MÉRITO E DE EXCELÊNCIA

REGULAMENTO DOS QUADROS DE VALOR, MÉRITO E DE EXCELÊNCIA REGULAMENTO DOS QUADROS DE VALOR, MÉRITO E DE EXCELÊNCIA 1 REGULAMENTO DOS QUADROS DE VALOR, MÉRITO E DE EXCELÊNCIA Capítulo I Artigo 1º Objetivo O presente Regulamento destina-se a fixar as regras com

Leia mais

Designação Local Início Fim Horas

Designação Local Início Fim Horas Acções de Formação Designação Local Início Fim Horas TIC Básico I Casa do Povo da Agualva 28 de Maio 6 de Junho 16 TIC Básico I Junta de Freguesia de Santa Cruz 7 de Junho 16 de Junho 16 TIC Básico II

Leia mais

Plano de Formação Avaliação Ano Letivo 2010/2013 Página 1

Plano de Formação Avaliação Ano Letivo 2010/2013 Página 1 Página 1 ÍNDICE ENQUADRAMENTO... 3 1- CARATERIZAÇÃO DO AGRUPAMENTO... 4 1.1- DOCENTES:... 4 1.2- NÃO DOCENTES:... 4 1.2.1- TÉCNICAS SUPERIORES EM EXERCÍCIO DE FUNÇÕES... 4 1.2.2- ASSISTENTES OPERACIONAIS

Leia mais

REGULAMENTO DO SEGUNDO CICLO DE ESTUDOS EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA (Educação de Infância/1.º Ciclo do Ensino Básico)

REGULAMENTO DO SEGUNDO CICLO DE ESTUDOS EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA (Educação de Infância/1.º Ciclo do Ensino Básico) REGULAMENTO DO SEGUNDO CICLO DE ESTUDOS EM SUPERVISÃO PEDAGÓGICA (Educação de Infância/1.º Ciclo do Ensino Básico) Artigo 1.º (Objeto e Âmbito) 1. O presente documento visa regulamentar o ciclo de estudos

Leia mais

Acção n.º 40 A utilização das TIC nos processos de ensino/aprendizagem da Educação Artística

Acção n.º 40 A utilização das TIC nos processos de ensino/aprendizagem da Educação Artística Acção n.º 40 A utilização das TIC nos processos de ensino/aprendizagem da Educação Artística Modalidade: Oficina de Formação; Destinatários: Docentes dos grupos 250 e 610 Pretendia-se com esta acção de

Leia mais

Manual para a construção do Plano de Formação das escolas/ae associadas ao CFFH

Manual para a construção do Plano de Formação das escolas/ae associadas ao CFFH Manual para a construção do Plano de Formação das escolas/ae associadas ao CFFH Plano de Formação - ENQUADRAMENTO LEGAL Decreto-Lei n.º 127/2015, de 7 de julho - Aprova as regras a que obedece a constituição

Leia mais

Plano de Ação Estratégica

Plano de Ação Estratégica Plano de Ação Estratégica No âmbito do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar Período de vigência: 2016/2020 Ano letivo: 2016/2017 Escola Secundária de Caneças, Odivelas Escolas de Caneças, Odivelas

Leia mais

REGULAMENTO DOS QUADROS DE VALOR, MÉRITO E DE EXCELÊNCIA

REGULAMENTO DOS QUADROS DE VALOR, MÉRITO E DE EXCELÊNCIA REGULAMENTO DOS QUADROS DE VALOR, MÉRITO E DE EXCELÊNCIA O presente regulamento foi apresentado e aprovado em reunião de Conselho Pedagógico de 12/set/2012. 1.ª revisão em 29 de novembro de 2013; 2.ª revisão

Leia mais

Plano de Formação Interna 2015/2017

Plano de Formação Interna 2015/2017 Agrupamento de Escolas n.º 4 de Évora 135562 Escola Sede: Escola Secundária André de Gouveia Plano de Formação Interna 2015/2017 outubro 2015 Introdução Este plano surge da necessidade demonstrada pelos

Leia mais

Ficha de Curso SEGURANÇA E QUALIDADE ALIMENTAR DESIGNAÇÃO DURAÇÃO. Percurso de 75 Horas DESTINATÁRIOS

Ficha de Curso SEGURANÇA E QUALIDADE ALIMENTAR DESIGNAÇÃO DURAÇÃO. Percurso de 75 Horas DESTINATÁRIOS DESIGNAÇÃO SEGURANÇA E QUALIDADE ALIMENTAR DURAÇÃO Percurso de 75 Horas DESTINATÁRIOS Activos empregados, com idade igual ou superior a 18 anos, detentores de, pelo menos, o 9.º ano de escolaridade e que

Leia mais

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE GRELHA DE REGISTO DE AVALIAÇÃO DOS DOCENTES DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR E DO ENSINO BÁSICO E SECUNDÁRIO Nome do(a) Avaliado(a): GR: Departamento Curricular de: Nome do(a) Avaliador(a):

Leia mais

Designação do Curso: Técnica Auxiliar de Ação Educativa

Designação do Curso: Técnica Auxiliar de Ação Educativa Designação do Curso: Área de Formação: 761 Serviços de Apoio a Crianças e Jovens Carga Horária: 100 horas presenciais + 160 horas estágio em contexto real de trabalho (facultativo) Descrição do curso:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PORTARIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PORTARIA PORTARIA A promoção de uma educação de qualidade para todos constitui um dos objectivos prioritários do XVII Governo Constitucional. Através do Decreto-Lei n.º 15/2007, de 19 de Janeiro, foram introduzidas

Leia mais

AUTOAVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. FRANCISCO SANCHES (AvAEFS) ANO LETIVO 2015/2016

AUTOAVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. FRANCISCO SANCHES (AvAEFS) ANO LETIVO 2015/2016 AUTOAVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. FRANCISCO SANCHES (AvAEFS) ANO LETIVO 2015/2016 I - Enquadramento legal Definição do âmbito da Autoavaliação do AEFS Decreto-Lei n.º 137/2012 de 2 de julho (alteração

Leia mais

Aviso de Abertura das Candidaturas à Pós-Graduação em Educação Musical Madeira Funchal 3ª FASE. 18 de Julho a 26 de Agosto de 2011

Aviso de Abertura das Candidaturas à Pós-Graduação em Educação Musical Madeira Funchal 3ª FASE. 18 de Julho a 26 de Agosto de 2011 Aviso de Abertura das Candidaturas à Pós-Graduação em Educação Musical Madeira Funchal 3ª FASE 18 de Julho a 26 de Agosto de 2011 1. Introdução A presente proposta refere-se a uma pós-graduação de 60 créditos

Leia mais

Rede de Cooperação e Aprendizagem (RCA)

Rede de Cooperação e Aprendizagem (RCA) Centro de Formação de Associação de Escolas da Rede de Cooperação e Aprendizagem (RCA) http://www.rca.ccems.pt Formação Contínua de Docentes - 009 Lista de acções submetidas a financiamento Áreas da Especialidade/Didácticas

Leia mais

Iniciativa Novas Oportunidades. Julho de Av. 24 de Julho, nº Lisboa Telf.: Fax:

Iniciativa Novas Oportunidades. Julho de Av. 24 de Julho, nº Lisboa Telf.: Fax: Iniciativa Novas Oportunidades Julho de 2010 1 Índice A. Iniciativa Novas Oportunidades...3 B. A rede nacional de Centros Novas Oportunidades...4 C. Protocolos de cooperação no âmbito da Iniciativa Novas

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS ALUNOS (Artigo 10.º do Decreto - Lei n.º 54/2018, de 6 de julho) ANO LETIVO 2018/ 2019 DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL 1 Avaliação dos alunos que frequentam a escolaridade

Leia mais

Regulamento do Curso de Formação Especializada Curso de Valorização Técnica Orientada para a Administração Escolar (CFE-CVTOAE)

Regulamento do Curso de Formação Especializada Curso de Valorização Técnica Orientada para a Administração Escolar (CFE-CVTOAE) Regulamento do Curso de Formação Especializada Curso de Valorização Técnica Orientada para a Administração Escolar (CFE-CVTOAE) Os Cursos de Especialização surgem na sequência da alteração da Lei de Bases

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE REFERÊNCIA

LEGISLAÇÃO DE REFERÊNCIA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VERGÍLIO FERREIRA LEGISLAÇÃO DE REFERÊNCIA Autonomia Avaliação externa dos estabelecimentos de educação e ensino Delegação de competências Professor bibliotecário Manuais escolares

Leia mais

REGULAMENTO DOS DOUTORAMENTOS DO ISEG

REGULAMENTO DOS DOUTORAMENTOS DO ISEG REGULAMENTO DOS DOUTORAMENTOS DO ISEG [Nos termos do artigo 38.º do Decreto-Lei n.º 74/2006 de 24 de Março (republicado pelo Decreto-Lei n.º 107/2008 de 25 de Junho e alterado pelo Decreto-Lei n.º 230/2009

Leia mais

PLANO de FORMAÇÃO 2010/12

PLANO de FORMAÇÃO 2010/12 PLANO de FORMAÇÃO 2010/12 Agrupamento de Escolas Dr. Costa Matos, Vila Nova de Gaia ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2 2. LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES DE FORMAÇÃO 3 2.1. Áreas Prioritárias de Formação 3 2.2. Objectivos

Leia mais

CONSELHO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES RELATÓRIO DE ACTIVIDADES

CONSELHO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES RELATÓRIO DE ACTIVIDADES CONSELHO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES RELATÓRIO DE ACTIVIDADES 2015 1 INTRODUÇÃO Preâmbulo O ano de 2015 constituiu fundamentalmente um tempo de consolidação de processos de

Leia mais

Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares

Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares Professora Bibliotecária: Isabel Mota 2009/2010 A Escola, a Biblioteca e a Auto-Avaliação A Biblioteca: É um recurso fundamental para o ensino e aprendizagem

Leia mais

EFA CURSO DE EDUCAÇÃO FORMAÇÃO DE ADULTOS

EFA CURSO DE EDUCAÇÃO FORMAÇÃO DE ADULTOS EFA CURSO DE EDUCAÇÃO FORMAÇÃO DE ADULTOS Os Cursos de Educação e de Adultos (Cursos EFA) são uma oferta de educação e formação para adultos que pretendam elevar as suas qualificações. Estes cursos desenvolvem-se

Leia mais

COMISSÃO MINISTERIAL DE COORDENAÇÃO DO PROGRAMA OPERACIONAL POTENCIAL HUMANO

COMISSÃO MINISTERIAL DE COORDENAÇÃO DO PROGRAMA OPERACIONAL POTENCIAL HUMANO Despacho Considerando que os regulamentos específicos do Programa Operacional Potencial Humano (POPH) são aprovados pela respectiva Comissão Ministerial de Coordenação, nos termos do n.º 5 do artigo 30º

Leia mais

Diário da República, 2.ª série N.º de Fevereiro de UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA. Faculdade de Ciências e Tecnologia

Diário da República, 2.ª série N.º de Fevereiro de UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA. Faculdade de Ciências e Tecnologia Diário da República, 2.ª série N.º 38 24 de Fevereiro de 2010 8279 Dirigir o pessoal não docente nem investigador, sob a orientação do órgão de gestão competente, contribuindo para a correcta afectação

Leia mais

REGULAMENTO DE FREQUÊNCIA, CREDITAÇÃO, AVALIAÇÃO, PROGRESSÃO, TRANSIÇÃO E PRESCRIÇÃO DO DIREITO À INSCRIÇÃO

REGULAMENTO DE FREQUÊNCIA, CREDITAÇÃO, AVALIAÇÃO, PROGRESSÃO, TRANSIÇÃO E PRESCRIÇÃO DO DIREITO À INSCRIÇÃO AVALIAÇÃO, PROGRESSÃO, TRANSIÇÃO E PRESCRIÇÃO EM ENFERMAGEM DE REABILITAÇÃO Aprovado em reunião do Conselho Científico a 12 de Fevereiro de 2008 Ao abrigo do disposto na Portaria nº 268/02, de 13 de Março,

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Teoria da Literatura

Normas regulamentares do Mestrado em Teoria da Literatura Normas regulamentares do Mestrado em Teoria da Literatura a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo

Leia mais

REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA PELA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO. Cláusula 1ª. Área de especialização

REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA PELA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO. Cláusula 1ª. Área de especialização REGULAMENTO DO CURSO DE MESTRADO EM ENGENHARIA INFORMÁTICA PELA FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO Cláusula 1ª Área de especialização A Universidade do Porto, através da Faculdade de Engenharia,

Leia mais

Normas Regulamentares do Mestrado em Educação Pré-Escolar

Normas Regulamentares do Mestrado em Educação Pré-Escolar Normas Regulamentares do Mestrado em Educação Pré-Escolar Artigo 1.º Da admissão ao ciclo de estudos 1. À matrícula no mestrado em Educação Pré-escolar são admitidos candidatos titulares do grau de licenciado

Leia mais

ESCOLAS DA BOA ÁGUA

ESCOLAS DA BOA ÁGUA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA BOA ÁGUA 172388 Orientações e Calendarização do Processo de Avaliação de Desempenho Docente Ano lectivo 2010- Enquadramento legal: Estatuto da Carreira Docente (DL nº75/2010);

Leia mais

Sistema Educativo de Portugal

Sistema Educativo de Portugal Departamento de Ciências da Educação Curso de 1.º Ciclo em Ciências da Educação Unidade Curricular: Educação Comparada Ano lectivo - 2009/2010 2.ºAno 1.º Semestre Sistema Educativo de Portugal Investigação

Leia mais

REGULAMENTO DE CREDITAÇÃO DA FORMAÇÃO E DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL. Artigo 1º. (Enquadramento Legal)

REGULAMENTO DE CREDITAÇÃO DA FORMAÇÃO E DA EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL. Artigo 1º. (Enquadramento Legal) Artigo 1º (Enquadramento Legal) O presente Regulamento pretende concretizar os procedimentos em vigor no ISTEC Instituto Superior de Tecnologias Avançadas, doravante apenas designado por ISTEC, relativos

Leia mais

Relatório Final de Avaliação. Ação n.º 24/2010

Relatório Final de Avaliação. Ação n.º 24/2010 Centro de Formação de Escolas dos Concelhos de Benavente, Coruche e Salvaterra de Magos Relatório Final de Avaliação Ação n.º 24/2010 Competências Digitais (Nível 1) Curso C Agrupamento de Escolas de Coruche

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO EPFMCB

PLANO DE FORMAÇÃO EPFMCB 2014-2018 EPFMCB 2014-2018 2014-2018 Índice INTRODUÇÃO...... 2 1. OBJETIVOS.. 2 1.1. PESSOAL DOCENTE...... 2 1.2. PESSOAL NÃO DOCENTE...... 3 1.3. OBJETIVOS GERAIS...... 3 2.DESTINATÁRIOS... 3 3. MODALIDADES

Leia mais

NCE/10/02041 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos

NCE/10/02041 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos NCE/10/02041 Relatório final da CAE - Novo ciclo de estudos Caracterização do pedido Perguntas A.1 a A.10 A.1. Instituição de ensino superior / Entidade instituidora: Instituto Politécnico De Viseu A.1.a.

Leia mais

Escola Profissional Gustave Eiffel

Escola Profissional Gustave Eiffel Escola Profissional Gustave Eiffel Cooptécnica Gustave Eiffel, CRL. REGULAMENTO DO CENTRO DE NOVAS OPORTUNIDADES GUSTAVE EIFFEL REGULAMENTO DO CENTRO NOVAS OPORTUNIDADES GUSTAVE EIFFEL CAPÍTULO I (Objecto,

Leia mais

DESPACHO. Foram observados os procedimentos decorrentes da Lei n.º 23/98, de 26 de Maio.

DESPACHO. Foram observados os procedimentos decorrentes da Lei n.º 23/98, de 26 de Maio. DESPACHO A concretização do sistema de avaliação do desempenho estabelecido no Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário (ECD), recentemente regulamentado,

Leia mais

Autonomia e Gestão Novos Desafios

Autonomia e Gestão Novos Desafios Autonomia e Gestão Novos Desafios Francisco Oliveira Reforço da participação das famílias e comunidades na direcção estratégica da Escola Reforçar a liderança das Escolas Reforço da autonomia das Escolas

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO DO AGRUPAMENTO

PLANO DE FORMAÇÃO DO AGRUPAMENTO PLANO DE FORMAÇÃO DO AGRUPAMENTO Ano letivo: 2012/2013 Plano de Formação do Agrupamento 2 INTRODUÇÃO A qualidade, a eficiência e a equidade são os desafios colocados às escolas, à educação e à formação

Leia mais

PLANO NACIONAL DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS ESCOLA SECUNDÁRIA DE FELGUEIRAS

PLANO NACIONAL DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS ESCOLA SECUNDÁRIA DE FELGUEIRAS PLANO NACIONAL DE PROMOÇÃO DA QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS ESCOLA SECUNDÁRIA DE FELGUEIRAS 1 Medidas a implementar: Projeto PEDAGOGIA (Pedagogia e Comportamento) Projeto PARES (Pais de Alto Rendimento EScolar)

Leia mais

REGULAMENTO DO SEGUNDO CICLO. DE ESTUDOS EM DIDÁTICA (Português/Matemática/Ciências da Natureza)

REGULAMENTO DO SEGUNDO CICLO. DE ESTUDOS EM DIDÁTICA (Português/Matemática/Ciências da Natureza) REGULAMENTO DO SEGUNDO CICLO DE ESTUDOS EM DIDÁTICA (Português/Matemática/Ciências da Natureza) REGULAMENTO DO SEGUNDO CICLO DE ESTUDOS EM DIDÁTICA (Português/Matemática/Ciências da Natureza) O presente

Leia mais

Enquadramento Legal da Formação. Alguns diplomas sobre a FORMAÇÃO

Enquadramento Legal da Formação. Alguns diplomas sobre a FORMAÇÃO Enquadramento Legal da Formação Alguns diplomas sobre a FORMAÇÃO Código do Trabalho A Lei nº 7/2009 de 12 de Fevereiro, no seu Artigo 130.º, define objectivos da Formação Profissional. As Subsecções II

Leia mais

Que Serviços de Nova Geração para a Educação? Museu da Electricidade 8 de Julho de 2009

Que Serviços de Nova Geração para a Educação? Museu da Electricidade 8 de Julho de 2009 Que Serviços de Nova Geração para a Educação? Museu da Electricidade 8 de Julho de 2009 plano tecnológico da educação objectivo estratégico e metas objectivo estratégico colocar Portugal entre os cinco

Leia mais

Tópicos para elaboração da candidatura ao concurso de Projectos de Produção de Conteúdos Educativos lançado pelo Ministério da Educação

Tópicos para elaboração da candidatura ao concurso de Projectos de Produção de Conteúdos Educativos lançado pelo Ministério da Educação Tópicos para elaboração da candidatura ao concurso de Projectos de Produção de Conteúdos Educativos lançado pelo Ministério da Educação Cento de competência Nónio ESE Viseu - 06/12/2005 Âmbito do Concurso

Leia mais

Proposta de estratégia metodológica para a promoção da Cultura Digital de professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Secundário:

Proposta de estratégia metodológica para a promoção da Cultura Digital de professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Secundário: Proposta de estratégia metodológica para a promoção da Cultura Digital de professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Secundário: O caso de estudo da Mediateca do Huambo, como agente na promoção da Cultura

Leia mais

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS VALLIS LONGUS. PLANO DE FORMAÇÃO 2009/10 e 2010/11

AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS VALLIS LONGUS. PLANO DE FORMAÇÃO 2009/10 e 2010/11 AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS VALLIS LONGUS PLANO DE FORMAÇÃO 2009/10 e 2010/11 NOTA PRÉVIA O Plano de Formação do Agrupamento Vertical de Escolas Vallis Longus tem em conta dois referenciais essenciais:

Leia mais

DOCUMENTO ORIENTADOR DE AVALIAÇÃO

DOCUMENTO ORIENTADOR DE AVALIAÇÃO DOCUMENTO ORIENTADOR DE AVALIAÇÃO Legislação relativa à avaliação Orientação técnica nº 3/2016, de setembro (ANQEP) Cursos de Educação e Formação nível básico (ano letivo 2016/2017). Orientação técnica

Leia mais

Universidade do Minho Universidade do Porto- Faculdade de Ciências

Universidade do Minho Universidade do Porto- Faculdade de Ciências Universidade do Minho Universidade do Porto- Faculdade de Ciências PROPOSTA DE REGULAMENTO DO CICLO DE ESTUDOS CONDUCENTES AO GRAU DE MESTRE EM Tecnologia, Ciência e Segurança Alimentar Artigo 1º Concessão

Leia mais

Instituto de Educação Universidade de Lisboa

Instituto de Educação Universidade de Lisboa Instituto de Educação Universidade de Lisboa Oferta Formativa Pós-Graduada Mestrado em Educação Especialização: Educação e Tecnologias Digitais 14 15 Edição Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Leia mais

Despacho n.º 11861/2013, de 12 de Setembro - Medidas de acção social escolar a aplicar no ano escolar

Despacho n.º 11861/2013, de 12 de Setembro - Medidas de acção social escolar a aplicar no ano escolar Federação Nacional dos Professores www.fenprof.pt Alunos Despacho n.º 11861/2013, de 12 de Setembro - Medidas de acção social escolar a aplicar no ano escolar 2013-2014. Despacho n.º 11838-A/2013, de 11

Leia mais

Direito individual à formação O direito individual à formação vence-se em cada ano. Produzido pelo Departamento Jurídico da AIMMAP SPP.08.

Direito individual à formação O direito individual à formação vence-se em cada ano. Produzido pelo Departamento Jurídico da AIMMAP SPP.08. FORMAÇÃO Princípio geral A Formação profissional art.º 130º a 134º do Código do Trabalho e art.º 13º a 15º da Lei n.º 105/20098, de 14 de Setembro é um dever do empregador e do trabalhador. O trabalhador

Leia mais

Biblioteca de Escola Secundária/3ºC de Vendas Novas. Plano de acção Nota introdutória

Biblioteca de Escola Secundária/3ºC de Vendas Novas. Plano de acção Nota introdutória Biblioteca de Escola Secundária/3ºC de Vendas Novas Plano de acção 2009-2013 Nota introdutória O plano de acção é um documento orientador onde se conceptualizam e descrevem as metas a atingir num período

Leia mais

Instrução de Trabalho. Certificados de Formação e de Frequência / Declarações

Instrução de Trabalho. Certificados de Formação e de Frequência / Declarações OBJECTIVO: Garantir a qualidade e padronizar, na sua forma e conteúdos, os certificados entregues aos formandos das várias modalidades da formação. Pretende-se ainda padronizar um modelo de Declaração

Leia mais

Regulamento Interno do Centro de Formação Aurélio da Paz dos Reis Anexo III Avaliação dos formandos docentes no âmbito da formação contínua

Regulamento Interno do Centro de Formação Aurélio da Paz dos Reis Anexo III Avaliação dos formandos docentes no âmbito da formação contínua Avaliação dos formandos docentes no âmbito da Formação Contínua (conforme previsto no nº 2 do artigo 27º do Regulamento Interno do CFAPR) Artigo 1º Avaliação dos formandos docentes 1. A avaliação dos formandos

Leia mais

ACREDITAÇÃO DE ACÇÃO DE FORMAÇÃO. Formulário de Requerimento. Região: Norte Centro Lisboa e Vale do Tejo x Alentejo Algarve

ACREDITAÇÃO DE ACÇÃO DE FORMAÇÃO. Formulário de Requerimento. Região: Norte Centro Lisboa e Vale do Tejo x Alentejo Algarve ACREDITAÇÃO DE ACÇÃO DE FORMAÇÃO Formulário de Requerimento CAF Nº (a preencher pela entidade formadora) I - ORGANIZAÇÃO DA ACÇÃO IDENTIFICAÇÃO DA ENTIDADE FORMADORA Designação Direção Geral da Educação

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares. Plano de Formação

Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares. Plano de Formação Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares Plano de Formação 2012/2016 1 Uma vez que não podemos ser universais e saber tudo quanto se pode saber acerca de tudo, é preciso saber-se um pouco de tudo,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FREAMUNDE. Plano de Formação do Agrupamento 2015/2017

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FREAMUNDE. Plano de Formação do Agrupamento 2015/2017 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE FREAMUNDE Plano de Formação do Agrupamento 2015/2017 1. Nota Introdutória... 3 2. Enquadramento do Plano de Formação... 4 3. Recursos Humanos e Físicos... 6 4. Objetivos Gerais...

Leia mais

Informação relevante para candidatos dos Quadros de Zona Pedagógica (QZP)

Informação relevante para candidatos dos Quadros de Zona Pedagógica (QZP) Concurso docentes 2009/2010 Informação relevante para candidatos dos Quadros de Zona Pedagógica (QZP) TODOS OS DOCENTES QZPs TÊM QUE SE APRESENTAR OBRIGATORIAMENTE A CONCURSO PARA LUGAR DE QUADRO DE AGRUPAMENTO

Leia mais

Plano de Formação 2011/2012. Setembro de 2011 a Janeiro de 2012

Plano de Formação 2011/2012. Setembro de 2011 a Janeiro de 2012 Plano de Formação 2011/2012 Rua Projectada V à Rua da Urraca 2825-105 Monte Tel: 212946508 Fax: 212946509 www.almadaforma.org email: formacao@almadaforma.org Setembro de 2011 a Janeiro de 2012 Código da

Leia mais

Relatório de avaliação. Contexto e caracterização 1. Contexto. 1.1 Escola/agrupamento Escola Básica Eugénio de Castro, Coimbra

Relatório de avaliação. Contexto e caracterização 1. Contexto. 1.1 Escola/agrupamento Escola Básica Eugénio de Castro, Coimbra Contexto e caracterização 1. Contexto 1.1 Escola/agrupamento 1.2 Endereço Rua Almirante Gago Coutinho 3030-326 COIMBRA 1.3 Oferta Curricular Currículo normal dos 2º e 3º ciclos; Oferta Curricular no 3º

Leia mais

Normas regulamentares do Mestrado em Cultura e Comunicação

Normas regulamentares do Mestrado em Cultura e Comunicação Normas regulamentares do Mestrado em Cultura e Comunicação a) Regras sobre a admissão no ciclo de estudos I. Regulamento 1. Condições de natureza académica e curricular Podem candidatar se a este ciclo

Leia mais

ACÇÃO 5 A Avaliação do Desempenho Docente e Supervisão Pedagógica

ACÇÃO 5 A Avaliação do Desempenho Docente e Supervisão Pedagógica ACÇÃO 5 A Avaliação do Desempenho Docente e Supervisão Pedagógica Nem tudo o que pode ser medido conta; Nem tudo o que conta pode ser medido. Albert Einstein Objectivos 1. Proporcionar a aquisição de conceitos

Leia mais

CONSELHO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA

CONSELHO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA CONSELHO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA APRESENTAÇÃO DE ACÇÃO DE FORMAÇÃO NAS MODALIDADES DE ESTÁGIO, PROJECTO, OFICINA DE FORMAÇÃO E CÍRCULO DE ESTUDOS Formulário de preenchimento obrigatório,

Leia mais

Protocolo de Colaboração

Protocolo de Colaboração Protocolo de Colaboração Entre os Centros de Formação de Associação de Escolas do distrito de Coimbra e a Universidade de Coimbra Os Centros de Formação de Associação de Escolas do distrito de Coimbra,

Leia mais

Regulamento específico do 2º ciclo em Engenharia Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto

Regulamento específico do 2º ciclo em Engenharia Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto 1 Regulamento específico do 2º ciclo em Engenharia Matemática da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto Artigo 1.º Concessão do grau de Mestre A Universidade do Porto, através da Faculdade de Ciências,

Leia mais

Ministério d. Decreto-lei n.º

Ministério d. Decreto-lei n.º A melhoria da qualidade do ensino constitui um dos desafios centrais da política do XIX Governo Constitucional. A valorização profissional dos docentes, através de um investimento na formação contínua,

Leia mais

Decreto-Lei n.º 22/2014 de 11 de Fevereiro

Decreto-Lei n.º 22/2014 de 11 de Fevereiro REGIME JURÍDICO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA DE PROFESSORES Decreto-Lei n.º 22/2014 de 11 de Fevereiro A melhoria da qualidade do ensino constitui um dos desafios centrais da política do XIX Governo Constitucional.

Leia mais

I - Regulamento para a constituição, funcionamento e avaliação de turmas com Percursos Curriculares Alternativos (PCA) para o ano letivo de 2015/2016

I - Regulamento para a constituição, funcionamento e avaliação de turmas com Percursos Curriculares Alternativos (PCA) para o ano letivo de 2015/2016 I - Regulamento para a constituição, funcionamento e avaliação de turmas com Percursos Curriculares Alternativos (PCA) para o ano letivo de 2015/2016 O Ministério da Educação e Ciência, através da publicação

Leia mais

Centro de Formação da Associação de Escolas de Sintra

Centro de Formação da Associação de Escolas de Sintra Formação 2014 Gratuita - 2ª Fase (Incrições 28/04 a 05/05/2014) Pessoal Docente Nº Acção Mod. Destinatários Nº horas Nº Créd Formador Local Calendarização 11.2014D Interdisciplinaridade didática e inovação

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO

PLANO DE FORMAÇÃO PLANO DE FORMAÇÃO 2014-2017 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOSTEIRO E CÁVADO A contínua constitui um direito e um dever dos educadores de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário, visando impulsionar

Leia mais

GUIÃO ORIENTADOR PARA O RESPONSÁVEL PELO GRUPO/TURMA DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS INDIVIDUAIS

GUIÃO ORIENTADOR PARA O RESPONSÁVEL PELO GRUPO/TURMA DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS INDIVIDUAIS GUIÃO ORIENTADOR PARA O RESPONSÁVEL PELO GRUPO/TURMA DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS INDIVIDUAIS De acordo com o previsto no Decreto-Lei nº3/2008 Junho de 2014 Elaboração no âmbito da acção de formação:

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA. Despacho normativo n.º xxx/2012. O sistema de avaliação do desempenho do pessoal docente consagrado no Estatuto da

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA. Despacho normativo n.º xxx/2012. O sistema de avaliação do desempenho do pessoal docente consagrado no Estatuto da MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA Despacho normativo n.º xxx/2012 O sistema de avaliação do desempenho do pessoal docente consagrado no Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores

Leia mais

Ano lectivo Comissão de Coordenação de Avaliação do Desempenho do Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado.

Ano lectivo Comissão de Coordenação de Avaliação do Desempenho do Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado. Ano lectivo 2008-2009 Comissão de Coordenação de Avaliação do Desempenho do Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado. ORIENTAÇÕES GERAIS Nº 1 1.INTRODUÇÃO O presente documento, sobre o processo de avaliação

Leia mais

Critérios de Avaliação. EB 2,3 D. Luís de Mendonça Furtado. 3.º Ciclo. Ano Letivo 2015/2016

Critérios de Avaliação. EB 2,3 D. Luís de Mendonça Furtado. 3.º Ciclo. Ano Letivo 2015/2016 Critérios de Avaliação EB 2,3 D. Luís de Mendonça Furtado 3.º Ciclo Ano Letivo 2015/2016 Alteração aprovada em Conselho Pedagógico na sequência do Despacho Normativo n.º 17-A/2015 de 2015/09/22 A Presidente

Leia mais

1 de 5 ERTE/PTE > dinamização e projectos > Iniciativa "comtic" > Regulamento do concurso Edital da Iniciativa Abertura de candidaturas ao apoio a conceder pelo Ministério da Educação a Projectos de Escola

Leia mais

Agrupamento de Escolas Monte da Lua - Sintra Regulamento Interno Anexo Regimento do Curso Educação e Formação de Adultos

Agrupamento de Escolas Monte da Lua - Sintra Regulamento Interno Anexo Regimento do Curso Educação e Formação de Adultos Regulamento Interno Anexo Regulamento Interno Anexo Regimento do Curso Educação e Formação de Adultos Agrupamento de escolas Monte da Lua Regulamento Interno Regimento do Curso Educação e Formação de Adultos

Leia mais

REGULAMENTO DE FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO

REGULAMENTO DE FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO REGULAMENTO DE FREQUÊNCIA E AVALIAÇÃO I Calendário e carga horária 1. O ano escolar tem início em Setembro e termina em Julho. 2. O regime normal dos cursos supõe a divisão do ano lectivo em dois semestres,

Leia mais

Avaliação do desempenho do docente -2011/2012

Avaliação do desempenho do docente -2011/2012 Avaliação do desempenho do docente -2011/2012 (Decreto-regulamentar n.º 26/2012, de 21 de Fevereiro) A avaliação do desempenho do pessoal docente visa a melhoria da qualidade do serviço educativo e das

Leia mais

FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PESSOAL NÃO DOCENTE

FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PESSOAL NÃO DOCENTE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO PESSOAL NÃO DOCENTE ESTABELECIMENTOS DE EDUCAÇÃO E ENSINO NÃO SUPERIOR DIRECÇÃO GERAL DOS RECURSOS HUMANOS DA EDUCAÇÃO DIVISÃO DE APOIO À FORMAÇÃO DO PESSOAL NÃO DOCENTE CARACTERIZAÇÃO

Leia mais

Índice 1. Introdução. 2. Explicitação das necessidades diagnosticadas Objetivos a atingir.

Índice 1. Introdução. 2. Explicitação das necessidades diagnosticadas Objetivos a atingir. Índice 1. Introdução. 3 2. Explicitação das necessidades diagnosticadas... 4 3. Objetivos a atingir. 5 4. Identificação das áreas de a desenvolver 6 4.1 Pessoal Docente... 7 4.1.1 Departamento do Pré-escolar

Leia mais

Avaliação da biblioteca escolar. A. Currículo literacias e aprendizagem. Avaliação

Avaliação da biblioteca escolar. A. Currículo literacias e aprendizagem. Avaliação Avaliação da biblioteca escolar Avaliação 2014-2015 Recomendações do conselho pedagógico Alargar a colaboração curricular a outras áreas disciplinares, nomeadamente Inglês e Ciências Naturais. Aprofundar

Leia mais

Normas Regulamentares do Mestrado em Educação Pré-Escolar

Normas Regulamentares do Mestrado em Educação Pré-Escolar Normas Regulamentares do Mestrado em Educação Pré-Escolar Artigo 1.º Regras sobre a admissão no ciclo de estudos, em especial as condições de natureza académica e curricular Dando cumprimento ao Decreto-Lei

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ENSINO SECUNDÁRIO

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ENSINO SECUNDÁRIO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO ENSINO SECUNDÁRIO (2ª revisão) Nos termos da alínea e) do art.º 33.º do Regime de Autonomia, Administração e Gestão, constante do Decreto-Lei n.º 75/2008 de 22 de abril, na

Leia mais

CONSELHO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA

CONSELHO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA CONSELHO CIENTÍFICO-PEDAGÓGICO DA FORMAÇÃO CONTÍNUA APRESENTAÇÃO DE ACÇÃO DE FORMAÇÃO NAS MODALIDADES DE ESTÁGIO, PROJECTO, OFICINA DE FORMAÇÃO E CÍRCULO DE ESTUDOS Formulário de preenchimento obrigatório,

Leia mais

Plano de Actividades 2011

Plano de Actividades 2011 Plano de Actividades 2011 Introdução As actividades desenvolvidas pelo Conselho Nacional de Educação têm como referência a sua missão consultiva, instituída no quadro da Lei de Bases do Sistema Educativo

Leia mais

REGULAMENTO 2017/2018 DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E ADMISSÃO DE PROFESSORES DEPARTAMENTO CURRICUL

REGULAMENTO 2017/2018 DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E ADMISSÃO DE PROFESSORES DEPARTAMENTO CURRICUL REGULAMENTO DE RECRUTAMENTO, SELEÇÃO E ADMISSÃO DE PROFESSORES 2017/2018 DEPARTAMENTO CURRICUL Diretor Pedagógico, Prof. Antero Leite Diretora Financeira e de Serviços Eng.ª Fabiana Costa Setembro 2017

Leia mais