Ministério da Saúde. Rede Unida VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE VERSUS YAGO BRUNO LIMA VEIRA RELATÓRIO INDIVIDUAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ministério da Saúde. Rede Unida VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE VERSUS YAGO BRUNO LIMA VEIRA RELATÓRIO INDIVIDUAL"

Transcrição

1 Ministério da Saúde Rede Unida VIVÊNCIAS E ESTÁGIOS NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE VERSUS YAGO BRUNO LIMA VEIRA RELATÓRIO INDIVIDUAL FORTALEZA-CE 2014

2 TERÇA-FEIRA A história, predominantemente, foi marcada pela influência de dois pólos: de um lado, à luz dos que se beneficiam com a relação comercial e de outro, sob a óptica daqueles que se submetem aos que lucram. As primeiras relações comerciais, assim denominadas posteriormente, começaram a contextualizar-se a partir de toda e qualquer relação econômica entre dois indivíduos, no correr da história, onde um se beneficia em detrimento de outro. O sistema atual, denominado capitalismo, refere-se ao aparelho em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos. Bem como, decisões sobre oferta, demanda, preço, distribuição e investimentos feitos por particulares, onde os lucros são distribuídos para os proprietários que investem em empresas e os salários são pagos aos trabalhadores pelas empresas. Entretanto, com o modelo atual, há margem para relações injustas, onde a busca por lucros prevalece em detrimento da dignidade da pessoa humana. No contexto dessa sociedade egocêntrica, é criado um grupo de revolucionários, denominados por Crítica Radical. O Crítica Radical é um projeto de militantes, excombatentes da Ditadura Militar, que resolveram se desvirtuar de todo e qualquer laço com qualquer partido político, bem como com a política eletiva, com a proposta de combater o sistema sob uma outra óptica. Eis que surge o projeto Sociedade sem dinheiro, onde existe um terreno, financiado com o objetivo de criar uma sociedade autônoma, auto-sustentável, com o plantio adequado, de subsistência, onde de fato não há a moeda circulante, com a presença da permacultura, objetivando a desvinculação

3 gradativa com o mundo capitalista e o capital propriamente dito. O projeto é encaminhado por um grupo de senhores(as) na idade, mas jovens e otimistas na forma de pensar, que veem caminhando em busca de melhorias significativas na qualidade de vida do indivíduo, na preocupação mediata que o indivíduo deixe de ser tratado como mercadoria e passe a ser tratado como pessoa, com todos os seus direitos e regalias devidamente garantidas. O projeto ainda engatinha, mas o otimismo contagia. O terreno tem a área de 55 hectares, e a plano-piloto inicial, seria pra receber em média 150 pessoas. O projeto contaria com colaboradores, que possam se inserir no projeto e que aos poucos, possa de fato, tornar-se independente do sistema selvagem atual QUARTA-FEIRA Religiosidade é uma qualidade do indivíduo que é caracterizada pela disposição ou tendência do mesmo, para seguir sua própria Religião ou integrar-se às coisas sagradas. O dia referido foi destinado à visita de centros espirituais e/ou doutrinários, onde pessoas com as devidas crenças se apegam áquele ambiente, para centrar-se somente à fé, no intuito de ficar em paz de espírito, de solucionar algum problema que os assolam e/ou de mover fé por algo, no sentido literal da palavra. Houve a visita ao centro espiritual Vale do Amanhecer, com crenças próprias, arquitetura própria e posicionamentos próprios, além, da visita ao terreiro, onde podemos conhecer a religião Umbanda, que muitas vezes é vista de forma pejorativa, não sendo vista como ritual e sim como macumba no pior sentido do termo.

4 QUINTA-FEIRA No referido dia, as equipes foram visitar postos de saúde, para ver de perto a realidade do atendimento, da estrutura, da demanda, bem como do suporte dado pelo Ministério da Saúde, através dos profissionais habilitados, para a população de determinados bairros. Foi visto que iniciou-se uma reforma de todas as unidades, onde a infraestrutura foi posta em prioridade em detrimento do investimento dos profissionais. Entretanto, deveria ter sido feito em paralelo tanto um investimento estrutural, como um investimento conjuntural, ou seja, um investimento tanto no corpo físico do posto, como no corpo físico de profissionais, pra atender, com estrutura, a demanda que cresce cada dia mais SEXTA FEIRA Dia livre SÁBADO No referido dia, todos os viventes foram conhecer o Projeto Quatro Banhos, na praia de Sabiaguaba, onde puderam interagir com os quatro elementos da natureza, puderam fortalecer a mente, relaxar, tendo aula de preservação ambiental, ampliando nossos conceitos de sustentabilidade, onde a natureza, sem agressões do homem, consegue se renovar. O projeto preza prioritariamente pela preservação do ecossistema, onde pudemos fazer uma trilha pelos mangues, ter contato com a flora e a fauna local, prestar nossa contribuição na limpeza do local e sentir os elementos: água, terra, ar e fogo, com um embasamento espiritual, ensejado pelo guia, onde não parávamos pra descrever o ambiente e sim para senti-lo.

5 DOMINGO Projeto de tal natureza, com procedimentos tão marcantes em busca da humanização profissional, não poderia passar sem a presença do estudo do grande educador Paulo Freire. Paulo Freire é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. A sua prática didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade. O educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído, libertando-se dos procedimentos metodológicos pré-estabelecidos, onde o próprio educando seguiria e criaria o rumo do seu próprio aprendizado. Defensor da educação popular, voltada para a conscientização política, com obra de maior destaque denominada Pedagogia do Oprimido, que seria um método de alfabetização dialético, que se diferenciou do vanguardismo dos intelectuais de esquerda tradicionais e sempre defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente eficaz nas suas propostas e democrático no sentido literal da palavra SEGUNDA-FEIRA No referido dia, houve a visita ao Projeto 04 Varas, destino à busca alternativa de saúde, com terapias comunitárias, farmácias vivas, massoterapia, bem como um ambiente que transmite muita paz de espírito, que remete reflexão, onde se pode escutar a própria respiração, sem o stress do dia-a-dia, sem a correria de outrora.

6 O projeto tem um trabalho comunitário muito forte, muito eficaz e muito marcante na comunidade, desempenhando uma maneira alternativa, acessível e gratuita para a população enfrentar seus medos, traumas e dores, coisa que não poderia ser trabalhado por questões financeiras. O projeto trabalha com o choque de realidade, onde o indivíduo fala seu problema, toma consciência que é um problema e pede ajuda para melhorar desse problema. A partir daí, o grupo que está ouvindo, com dinâmicas de abraço, de apoio, de segurança, de cuidado, passam a ajudar áquele indivíduo, gerando uma relação de cuidado mútuo e de paz de espírito indescritível, que de fato funciona TERÇA-FEIRA No referido dia, foi feita a visita ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Fortaleza, que tem o trabalho de prestar socorro em situações de urgência e emergência na capital. O atendimento do SAMU Fortaleza é realizado por uma equipe de profissionais composta por médicos, enfermeiros, técnicos e condutores-socorristas. O socorro é pedido com a ligação para o número 192, onde na referida situação foi apresentado à toda equipe, a unidade móvel básica e UTI, desempenhando um papel primordial na salvação e/ou conservação de vidas QUARTA-FEIRA No referido dia, houve a visita ao Centro Hospitalar Albert Sabin, onde a priori houve uma palestra de apresentação e de logística do Hospital, salientando todos os setores, da saúde propriamente dita à nutrição, da comissão de licitação ao advogado.

7 O hospital tem um direcionamento bem peculiar, voltado à criança, tratando dos mais variados casos, de doença degenerativa à simples problema de pronúncia das palavras. Em paralelo ao zelo pela saúde, o hospital desenvolve projetos sociais, dentro do mesmo, como forma de entretenimento e de gerar cultura, com apresentações artísticas, projetos acolhedores e de algum suporte. O hospital é beneficiado com uma estrutura ampla e de infraestrutura exceção, se comparado ao suporte dado às outras unidades de saúde QUINTA-FEIRA O dia referido foi destinado à visita da tribo indígena Pitaguarí, com sua reserva localizada em Maracanaú. Foi apresentada ao grupo a unidade de saúde da comunidade, na tentativa de fazer um misto entre saber místico indígena e a medicina ocidental. Na concepção dos mais experientes existem doenças que podem ser tratadas somente com o uso de ervas e tratamentos alternativos. Entretanto, exige-se a possibilidade do fluxo normal das coisas de utilizar-se de mecanismos mais modernos e/ou avançados, na tentativa de preservar a dignidade da pessoa humana. Pôde-se observar que a influência do homem branco é muito marcante na comunidade indígena e cada vez mais a essência indígena se descaracteriza. Ainda sim, essa fórmula de farmácia viva, trás para os beneficiados, uma qualidade de vida visível SEXTA-FEIRA O dia referido, foi o dia destinado à devolutiva, que seria uma forma de colaborar e/ou contribuir com o local escolhido, de acordo com todas as vivências passadas no período de 15 dias.

8 O grupo escolheu retornar ao Projeto 04 Varas e convidar o pessoal do Crítica Radical para somar, onde foi feito uma roda de conversa, com muito debate, música e poesia por algumas horas. Pudemos somar a ideia de uma sociedade alternativa, com uma forma de atendimento alternativo, que no fim simbolizou a fórmula perfeita. Pudemos colaborar com a população que se fazia presente, ouvindo, conversando, massageando, refletindo, instigando. Os revolucionários do Crítica falaram, ainda, como estava o passo-a-passo do andamento do projeto. Como estava a questão financeira. Como estava o planejamento do solo. Como estavam as especulações da sociedade, enfim. Foram momentos enriquecedores, de trocas de experiências, de emoções mútuas, de aprendizado recíproco e de uma áurea de muita paz SÁBADO O referido dia foi destinado ao fim dos trabalhos. Momento de fraternidade, balanço, destinado a levantamentos, discussões, potencialidades, confraternização, troca de fotos, contatos e encerramento.

9

Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS. Na cidade Paço do Lumiar

Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS. Na cidade Paço do Lumiar Relatório das vivências e estágios na realidade do sistema único de saúde- VERSUS Na cidade Paço do Lumiar 2016.1 Vivente: JACYENNE DE ARAUJO BATISTA Acadêmica de Fisioterapia na Universidade Federal do

Leia mais

VER-SUS. Facilitador: Adilon Oliveira Sousa. Curso: Psicologia (Universidade Federal do Piauí) DIARIO DE CAMPO

VER-SUS. Facilitador: Adilon Oliveira Sousa. Curso: Psicologia (Universidade Federal do Piauí) DIARIO DE CAMPO VER-SUS Vivencias e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde, um projeto estratégico do ministério da Saúde em parceria com a Rede Unida que tem como foco a formação de militantes para o SUS. Facilitador:

Leia mais

Resumo do Relatório do Encontro de Lançamento e Construção Coletiva da Rede Brasileira de Lugares de Memória (REBRALUME).

Resumo do Relatório do Encontro de Lançamento e Construção Coletiva da Rede Brasileira de Lugares de Memória (REBRALUME). Resumo do Relatório do Encontro de Lançamento e Construção Coletiva da Rede Brasileira de Lugares de Memória (REBRALUME). Relator: Renan R. Beltrame. 1 Introdução O presente trabalho traz um resumo do

Leia mais

RELATÓRIO DE GRUPO. EQUIPE: Fac: L. Roosevelt Ibiapina. Mayara Lopes. Samia Silva. Talyta Martins. Abner Maia. Lóis Jerônimo. Yago Bruno.

RELATÓRIO DE GRUPO. EQUIPE: Fac: L. Roosevelt Ibiapina. Mayara Lopes. Samia Silva. Talyta Martins. Abner Maia. Lóis Jerônimo. Yago Bruno. RELATÓRIO DE GRUPO EQUIPE: Fac: L. Roosevelt Ibiapina Mayara Lopes Samia Silva Talyta Martins Abner Maia Lóis Jerônimo Yago Bruno Izabela Mota Lucimeire Aline Albuquerque INTRODUÇÃO Durante 15 dias, 10

Leia mais

Relatório Mensal Julho 2017

Relatório Mensal Julho 2017 Relatório Mensal Julho 2017 RELATÓRIO MENSAL ESPAÇOS MUNDOS ESPAÇOS MUNDOS: SEGUNDA, TERÇA, QUARTA, QUINTA, SEXTA E SÁBADO. (Atividades desenvolvidas /Pontos positivos observados durante a condução do

Leia mais

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROVIMENTO DE CARGOS PARA SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA SAMU OESTE EDITAL Nº 007, DE 15/07/2015.

PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROVIMENTO DE CARGOS PARA SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA SAMU OESTE EDITAL Nº 007, DE 15/07/2015. PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA PROVIMENTO DE CARGOS PARA SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA SAMU OESTE EDITAL Nº 007, DE 5/07/205. ANEXO III TABELA DE PONTUAÇÃO PARA PROVA DE TÍTULOS CARGO:

Leia mais

Educação e Autonomia Processos Educativos no Assentamento Elizabeth Teixeira

Educação e Autonomia Processos Educativos no Assentamento Elizabeth Teixeira Educação e Autonomia Processos Educativos no Assentamento Elizabeth Teixeira RESUMO DO PROJETO O presente projeto tem por finalidade viabilizar financeiramente a continuidade das atividades pedagógicas

Leia mais

Uma vez Escuteiro, para sempre Escuteiro!

Uma vez Escuteiro, para sempre Escuteiro! Uma vez Escuteiro, para sempre Escuteiro! Quem Somos A Fraternidade de Nuno Álvares (FNA), é uma Associação de Escuteiros Adultos, constituída por "antigos" filiados do Corpo Nacional de Escutas (CNE)

Leia mais

Co-autora: Karla Michelle Silva da Cruz Graduanda Universidade Federal do Pará-

Co-autora: Karla Michelle Silva da Cruz Graduanda Universidade Federal do Pará- GESTÃO DEMOCRÁTICA: REFLEXÕES PARA TRANSFORMAÇÃO E AUTONOMIA DA ESCOLA. Autora: Patrícia de Oliveira Marques Universidade Federal do Pará- Patriciamarques22@hotmail.com Co-autora: Karla Michelle Silva

Leia mais

Terra Roxa VISITE A CAPITAL NACIONAL DA MODA BEBÊ. Categoria Cidades Publicado en 15/05/2019. Foto: Prefeitura de Terra Roxa

Terra Roxa VISITE A CAPITAL NACIONAL DA MODA BEBÊ. Categoria Cidades Publicado en 15/05/2019. Foto: Prefeitura de Terra Roxa Terra Roxa Categoria Cidades Publicado en 15/05/2019 VISITE A CAPITAL NACIONAL DA MODA BEBÊ Você sabia que, apesar do nome, o solo da cidade não tem a coloração roxa e sim vermelha? Para entender essa

Leia mais

EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MARANHÃO RESUMO

EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MARANHÃO RESUMO EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS DAS LICENCIATURAS EM EDUCAÇÃO DO CAMPO NO MARANHÃO Marly Cutrim de Menezes RESUMO O estudo refere-se ao O Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo

Leia mais

Emergência HUAP. Daniel Garbin Diogo Costa Diogo Murtinho Fernanda Boldrini Juliana Guerra Juliana Santos

Emergência HUAP. Daniel Garbin Diogo Costa Diogo Murtinho Fernanda Boldrini Juliana Guerra Juliana Santos Universidade Federal Fluminense Faculdade de Medicina PGS II Emergência HUAP Daniel Garbin Diogo Costa Diogo Murtinho Fernanda Boldrini Juliana Guerra Juliana Santos Reconhecimento do cenário, Identificação

Leia mais

CHEGOU A JORNADA PROVE UM LUGAR PRA VOCÊ EXPRESSAR TUDO QUE NASCE DO LADO DE DENTRO QUESTIONAR AS REGRAS E TUDO QUE É TIDO COMO CERTO

CHEGOU A JORNADA PROVE UM LUGAR PRA VOCÊ EXPRESSAR TUDO QUE NASCE DO LADO DE DENTRO QUESTIONAR AS REGRAS E TUDO QUE É TIDO COMO CERTO CHEGOU A JORNADA PROVE UM LUGAR PRA VOCÊ EXPRESSAR TUDO QUE NASCE DO LADO DE DENTRO QUESTIONAR AS REGRAS E TUDO QUE É TIDO COMO CERTO UM LUGAR PRA SER LIVRE DE VERDADE SEM AUTO JULGAMENTO E SE IMPORTAR

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA REGIÃO SAGRADA FAMÍLIA AGENDA PASTORAL 2017 JANEIRO

ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA REGIÃO SAGRADA FAMÍLIA AGENDA PASTORAL 2017 JANEIRO ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA REGIÃO SAGRADA FAMÍLIA AGENDA PASTORAL 2017 JANEIRO FEVEREIRO 3 Sexta 15h Região Sagrada Família: Reunião da Coordenação 3 Sexta 16h Região Sagrada Família: Reunião do Conselho

Leia mais

Relatório Mensal Maio 2017

Relatório Mensal Maio 2017 Relatório Mensal Maio 2017 RELATÓRIO MENSAL ESPAÇOS MUNDOS ESPAÇOS-MUNDOS:SEGUNDA, TERÇA, QUARTA, QUINTA, SEXTA E SÁBADO. (Atividades desenvolvidas /Pontos positivos observados durante a condução do trabalho/

Leia mais

FUNDAÇÃO GUAIRÁ Fundação Guairá comunidade sustentável Andrelândia/MG Fundação Guairá Fundação Guairá utilidade pública

FUNDAÇÃO GUAIRÁ Fundação Guairá comunidade sustentável Andrelândia/MG Fundação Guairá Fundação Guairá utilidade pública Anexos FUNDAÇÃO GUAIRÁ A Fundação Guairá é uma das pioneiras no contexto brasileiro, atuando desde a década de 80 pautada pelos ideais de valorização da vida e de sustentabilidade a partir da preservação

Leia mais

PROPOSTAS BASICAS PARA O PROGRAMA DE GOVERNO DO PSOL, EM ABERTO À SOCIEDADE RORAIMENSE PARA SUA COMPLETA ELABORAÇÃO!

PROPOSTAS BASICAS PARA O PROGRAMA DE GOVERNO DO PSOL, EM ABERTO À SOCIEDADE RORAIMENSE PARA SUA COMPLETA ELABORAÇÃO! PROPOSTAS BASICAS PARA O PROGRAMA DE GOVERNO DO PSOL, EM ABERTO À SOCIEDADE RORAIMENSE PARA SUA COMPLETA ELABORAÇÃO! DESPERTA RORAIMA- SOCIALISMO E LIBERDADE PSOL ROBERT DAGON - GOVERNADOR DIRETRIZES DE

Leia mais

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Ensino XX Quadrimestre de 20XX. Caracterização da disciplina Código da NHI5002- Nome da disciplina: Didática

Pró-Reitoria de Graduação. Plano de Ensino XX Quadrimestre de 20XX. Caracterização da disciplina Código da NHI5002- Nome da disciplina: Didática Caracterização da disciplina Código da NHI5002- Nome da disciplina: Didática disciplina: 15 Créditos (T-P- (4-0-4) Carga 48 horas Aula prática: Câmpus: SA I): horária: Código da Turma: Turno: Quadrimestre:

Leia mais

ANDRESSA SOUSA PEREIRA RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 PALMAS-TO

ANDRESSA SOUSA PEREIRA RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 PALMAS-TO ANDRESSA SOUSA PEREIRA RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 PALMAS-TO AGOSTO DE 2016 RELATÓRIO DA VIVÊNCIA DO VER-SUS TOCANTINS 2016/2 Na segunda-feira de manhã, 01 de agosto, teve o primeiro

Leia mais

PORTIFÓLIO VER-SUS POTIGUARAS RN

PORTIFÓLIO VER-SUS POTIGUARAS RN PORTIFÓLIO VER-SUS POTIGUARAS RN 2016.1 ANDRÉ FELIPE BANDEIRA CAVALCANTE 1 Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós. Manoel de Barros 1 Estudante graduando

Leia mais

ANEXO III TABELA DE PONTUAÇÃO PARA PROVA DE TÍTULOS EMPREGO PÚBLICO: CONDUTOR SOCORRISTA

ANEXO III TABELA DE PONTUAÇÃO PARA PROVA DE TÍTULOS EMPREGO PÚBLICO: CONDUTOR SOCORRISTA PROCESSO SELETIVO PÚBLICO SIMPLIFICADO PARA PROVIMENTO DE EMPREGOS PÚBLICOS PARA O SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA SAMU 192 CISTRI MACRORREGIÃO TRIÂNGULO DO NORTE EDITAL 001, DE 20/11/2015 ANEXO

Leia mais

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA A PARTIR DO CONTEXTO CULTURAL DOS EDUCANDOS: APRENDENDO COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA A PARTIR DO CONTEXTO CULTURAL DOS EDUCANDOS: APRENDENDO COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DE LEITURA E ESCRITA A PARTIR DO CONTEXTO CULTURAL DOS EDUCANDOS: APRENDENDO COM A EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA. LAÍS REIS RIBEIRO. (Mestranda em Educação e Contemporaneidade

Leia mais

Centro Espírita. Fé, Esperança e Caridade. Informes. Vem ai!! Atualmente. Edição Especial de Aniversário. Pag.

Centro Espírita. Fé, Esperança e Caridade. Informes. Vem ai!! Atualmente.  Edição Especial de Aniversário. Pag. Centro Espírita Fé, Esperança e Caridade www.feesperanca.ni.org.br Jul. 2017 Rua Bernardino de Mello, 1579 - Centro - N.I - Tel.: 2668-3070 Edição Especial de Aniversário Informes Reunião deliberativa

Leia mais

MÓDULO I: Sociedade, patriarcado e a luta das mulheres. 02 a 06 de julho de 2018

MÓDULO I: Sociedade, patriarcado e a luta das mulheres. 02 a 06 de julho de 2018 MÓDULO I: Sociedade, patriarcado e a luta das mulheres. 02 a 06 de julho de 2018 PERCURSO I: Eu com as outras - questionamos as dominações e somamos forças para potencializar as resistências e o agir coletivo.

Leia mais

Relatório Anual. Sociedade Espírita de Recuperação Trabalho e Educação SERTE

Relatório Anual. Sociedade Espírita de Recuperação Trabalho e Educação SERTE Resumo da ONG A SERTE foi fundade por 09 pessoas amigas que acreditavam poder ajudar a melhorar a vida das pessoas no interior da Ilha de Santa Catarina. Plantaram, cultivaram, criaram animais para buscar

Leia mais

Grupo de Trabalho: GT03 CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA. IFPR - Instituto Federal do Paraná (Rua Rua Antônio Carlos Rodrigues, Porto Seguro, PR)

Grupo de Trabalho: GT03 CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA. IFPR - Instituto Federal do Paraná (Rua Rua Antônio Carlos Rodrigues, Porto Seguro, PR) Grupo de Trabalho: GT03 CULTURAS JUVENIS NA ESCOLA Sandra Amarantes ¹, Maicon Silva ² IFPR - Instituto Federal do Paraná (Rua Rua Antônio Carlos Rodrigues, 453 - Porto Seguro, PR) ÉTICA E HUMANIZAÇÃO NO

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Principais autores PAULO FREIRE Prof. Stephanie Gurgel Paulo Freire Paulo Reglus Neves Freire nasceu em 19 de setembro de 1921, Recife, Pernambuco. Formou-se em Direito, mas preferiu

Leia mais

EU PRATICO O BEM-ESTAR

EU PRATICO O BEM-ESTAR EU PRATICO O BEM-ESTAR LAZER EDUCAÇÃO BEM-ESTAR CULTURA Venha Viver o Sesc na Semana do Comércio em Movimento. Participe de atividades gratuitas: cursos, palestras, oficinas, minicursos, apresentações,

Leia mais

Programa Fortalecer Unidade!

Programa Fortalecer Unidade! Programa Fortalecer Unidade! Passo 1: CRIE O SEU: Passo 2: Visitas Individuais Passo 3: Plano de Carreira Passo 4: Lista de Desejos Ações de MAIO: Ação de Ativação Paradas! (P1,P2,P3) Custos da Ação: Despesas

Leia mais

CONSOLIDADO ATÉ ERRATA 01. ANEXO VI Critérios para a Prova de Títulos

CONSOLIDADO ATÉ ERRATA 01. ANEXO VI Critérios para a Prova de Títulos CONSOLIDADO ATÉ ERRATA 01 ANEXO VI Critérios para a Prova de Títulos ASSISTENTE ADMINISTRATIVO PONTUAÇÃO POR TÍTULO/SEMESTRE Curso de Pós-graduação lato sensu, em nível de especialização, com carga horária

Leia mais

Programação Semana Nacional de Trânsito

Programação Semana Nacional de Trânsito Programação Semana Nacional de Trânsito Dia 18 de setembro Domingo Motoceata Concentração: Parque da Lajinha Horário: 10h Show de Bandas. Dia 19 de setembro Segunda-feira Solenidade de Abertura Local:

Leia mais

Experiência da carreira no setor privado

Experiência da carreira no setor privado Experiência da carreira no setor privado V Foŕum da Ca mara Tećnica de Medicina de Famiĺia e Comunidade do Conselho Federal de Medicina 13 de maio de 2016 DR. HÉRCULES DE PINHO CT-MFC-CFM Coordenador da

Leia mais

EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA. A Geografia Levada a Sério

EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA.   A Geografia Levada a Sério EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA 1 Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem Karl Kraus 2 Estudo Errado Gabriel O Pensador - 1995 3 A educação é um elemento

Leia mais

As linhas políticas do MTST:

As linhas políticas do MTST: As linhas políticas do MTST: Resolução final do I Encontro Nacional (2011) Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto QUEM SOMOS? O MTST é um movimento que organiza trabalhadores urbanos a partir do local em

Leia mais

4º CONGRESSO DE JUVENTUDES ESPÍRITAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA

4º CONGRESSO DE JUVENTUDES ESPÍRITAS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO PROGRAMA S Á B A D O 18 de novembro/17 Início Tempo Local Atividade Desenvolvimento Responsável 07:00-11:00 3 h Abertura com os trabalhadores Prece Coordenação Geral 11:00-13:30 2h30 Pátio Recepção e Credenciamento

Leia mais

A ESCUTA E O DIÁLOGO COMO PRINCÍPIOS NORTEADORES DA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES/AS

A ESCUTA E O DIÁLOGO COMO PRINCÍPIOS NORTEADORES DA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES/AS 1 A ESCUTA E O DIÁLOGO COMO PRINCÍPIOS NORTEADORES DA FORMAÇÃO PERMANENTE DE PROFESSORES/AS Eixo Temático 2: Didática, profissão docente e políticas públicas Maria Perpétua do Socorro Beserra Soares 1

Leia mais

RESUMO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

RESUMO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL RESUMO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL No mês de Janeiro de 2017 a equipe de gerência de educação profissional realizou acompanhamento pedagógico com os educandos do curso Técnico em Logística.

Leia mais

RESULTADO DA AVALIAÇÃO REALIZADA PELOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

RESULTADO DA AVALIAÇÃO REALIZADA PELOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS RESULTADO DA AVALIAÇÃO REALIZADA PELOS ALUNOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS Palestra: ÁGUA E GESTÃO: REFLETINDO SOBRE O NOVO CENÁRIO Palestrantes: Gladys Nunes; Micheline Savignon; Rodrigo Ismael Lacerda Data:

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR Autor (1) Maria Tália Silva Luna; Co-autor (1) Catarina Pereira Ribeiro; Co-autor (2) Camila Cavalcante Albuquerque; Orientador (4) Evanize Custódio

Leia mais

3ª parte do Texto Base

3ª parte do Texto Base Parte 3 Agir Indicações para ações transformadoras Converter-se aos jovens 3ª parte do Texto Base Composta por três pontos Abrir-se ao novo Eis-me aqui, envia-me Conversão Pastoral É uma atitude de coragem

Leia mais

CBCN Centro Brasileiro para Conservação da Natureza e Desenvolvimento Sustentável

CBCN Centro Brasileiro para Conservação da Natureza e Desenvolvimento Sustentável CBCN Centro Brasileiro para Conservação da Natureza e Desenvolvimento Sustentável ÁREAS DE ATUAÇÃO MEIO AMBIENTE ORDENAMENTO TERRITORIAL CBCN 50 anos Centro Brasileiro para Conservação da Natureza e Desenvolvimento

Leia mais

Estágio na área de Tecnologia da Informação (1 vaga)

Estágio na área de Tecnologia da Informação (1 vaga) Estágio na área de Tecnologia da Informação (1 vaga) Vivência na definição de parâmetros para utilização de sistemas, assim como na análise, controle e modificação de métodos, processos e sistemas, localizando

Leia mais

VIII Semana de Ciências Sociais EFLCH/UNIFESP PÁTRIA EDUCADORA? DIÁLOGOS ENTRE AS CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E O COMBATE ÀS OPRESSÕES

VIII Semana de Ciências Sociais EFLCH/UNIFESP PÁTRIA EDUCADORA? DIÁLOGOS ENTRE AS CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E O COMBATE ÀS OPRESSÕES Blucher Social Sciences Proceedings Fevereiro de 2016 - Volume 2, Número 1 VIII Semana de Ciências Sociais EFLCH/UNIFESP PÁTRIA EDUCADORA? DIÁLOGOS ENTRE AS CIÊNCIAS SOCIAIS, EDUCAÇÃO E O COMBATE ÀS OPRESSÕES

Leia mais

A Mística do Educador:

A Mística do Educador: A Mística do Educador: A educação popular é um ato de amor. É um gesto humano e político de entrega a fim de que as pessoas se realizem como gente, como classe e como povo. A missão educativa junto a sujeitos

Leia mais

Experiência do Banco Palmas (CE): A relação entre socioeconomia solidária e educação popular

Experiência do Banco Palmas (CE): A relação entre socioeconomia solidária e educação popular Experiência do Banco Palmas (CE): A relação entre socioeconomia solidária e educação popular Syham Kafka Vitorino de Oliveira - UERN Célia Camelo de Sousa - UECE Jean Mac Cole Tavares Santos - UERN INTRODUÇÃO

Leia mais

Tecnologia em Gestão Ambiental, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Campus João Pessoa,

Tecnologia em Gestão Ambiental, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba Campus João Pessoa, PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS AULAS DE QUÍMICA NO CONTEXTO DA EJA Apresentação: Pôster Francisco Juvito de Sousa 1 ; Hevelyne Figueirêdo Pereira 2 ; Ana Gabriela da Silva 3 ; Pedro Nogueira da Silva

Leia mais

ANEXO VI CRITÉRIOS PARA A PROVA DE TÍTULOS CONSOLIDADO ATÈ ERRATA 03

ANEXO VI CRITÉRIOS PARA A PROVA DE TÍTULOS CONSOLIDADO ATÈ ERRATA 03 ANEXO VI CRITÉRIOS PARA A PROVA DE TÍTULOS CONSOLIDADO ATÈ ERRATA 03 ASSISTENTE ADMINISTRATIVO PONTUAÇÃO POR TÍTULO/SEMESTRE Curso de Pós-graduação lato sensu, em nível de especialização, com carga horária

Leia mais

Participei do Grupo 4 que tinha como foco de visitações a Área Programática 5.3, compreendendo os bairros de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba.

Participei do Grupo 4 que tinha como foco de visitações a Área Programática 5.3, compreendendo os bairros de Santa Cruz, Paciência e Sepetiba. Esse relatório tem como objetivo apresentar os meus dias de vivência no programa VERSUS na cidade do Rio de Janeiro. Foram vários dias muito produtivos e que me trouxeram muito contato com a realidade

Leia mais

CURSO FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CAPOEIRA Relatório de atividades

CURSO FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CAPOEIRA Relatório de atividades CURSO FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CAPOEIRA Relatório de atividades REALIZAÇÃO: Centro Cultural Capoeira Água de Beber CECAB APOIO: Universidade Federal do Ceará UFC, através do NUTRA Núcleo de Psicologia

Leia mais

Juntos por um plano mais sustentável

Juntos por um plano mais sustentável Juntos por um plano mais sustentável Cartilha do uso consciente O uso indevido do Plano de Saúde resulta em mais custos e riscos desnecessários para você, beneficiário. Por isso, adote as medidas práticas

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº 050, DE 1º DE ABRIL DE 2016 (Executivo Nº 035)

PROJETO DE LEI Nº 050, DE 1º DE ABRIL DE 2016 (Executivo Nº 035) PROJETO DE LEI Nº 050, DE 1º DE ABRIL DE 2016 (Executivo Nº 035) Ratifica a pactuação do termo PERMISSÃO DE USO do HOSPITAL BOM JESUS, bem como de Convênio firmado entre o Município de Taquara e o INSTITUTO

Leia mais

Filosofia e Sociologia PROFESSOR: Alexandre Linares

Filosofia e Sociologia PROFESSOR: Alexandre Linares AULA 2 - Sociologia Filosofia e Sociologia PROFESSOR: Alexandre Linares 1 Sociologia O modo de produção da vida material é que condiciona o processo da vida social, política e espiritual. Não é a consciência

Leia mais

ECONOMIA SOLIDÁRIA COMO INSTRUMENTO PARA POTENCIALIZAR A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA COMUNIDADE ACADÊMICA. RESUMO

ECONOMIA SOLIDÁRIA COMO INSTRUMENTO PARA POTENCIALIZAR A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA COMUNIDADE ACADÊMICA. RESUMO ECONOMIA SOLIDÁRIA COMO INSTRUMENTO PARA POTENCIALIZAR A GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA COMUNIDADE ACADÊMICA. José B. S.V. dos SANTOS 1 ; Bruna M. BARBOSA 2 ; Bárbara M. MADURO 3 RESUMO São evidentes as

Leia mais

Karl Marx: E AS LUTAS DE CLASSES

Karl Marx: E AS LUTAS DE CLASSES Karl Marx: E AS LUTAS DE CLASSES Pontos que serão tratados nesta aula: Método sociológico de Marx: Materialismo histórico Lutas de classe: Burguesia x proletariado Alienação Ideologia Mais-valia Fetichismo

Leia mais

PROJETO VER-SUS BRASIL VER-SUS BARRA DO GARÇAS MT

PROJETO VER-SUS BRASIL VER-SUS BARRA DO GARÇAS MT PROJETO VER-SUS BRASIL VER-SUS BARRA DO GARÇAS MT Amanda Souza da Silva Araujo Vivência: 23/10/2016 à 29/10/16 Versus é mais do que viver a realidade SUS, é renascer em cada dificuldade, é chorar em cada

Leia mais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos 1 o Semestre Estudo dos aspectos históricos e políticos da Educação infantil no Brasil, articulado às teorias de desenvolvimento da primeira

Leia mais

Seleção para OFICINEIROS/2017 ESPAÇO CRIANÇA ESPERANÇA DE JABOATÃO

Seleção para OFICINEIROS/2017 ESPAÇO CRIANÇA ESPERANÇA DE JABOATÃO Seleção para OFICINEIROS/2017 ESPAÇO CRIANÇA ESPERANÇA DE JABOATÃO O Espaço Criança Esperança de Jaboatão (ECEJ) abre a seleção 2017 para Oficineiros habilitados a desenvolverem atividades de: Pedagogia

Leia mais

Plano de Intervenção

Plano de Intervenção Intervenção Passeio Chácara das flores Por Carmem santos Plano de Intervenção CONTEXTUALIZAÇÃO A Permacultura é um sistema de planejamento para a criação de ambientes humanos sustentáveis e produtivos

Leia mais

A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo.

A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. As soluções encontradas por Weber para os intrincados problemas metodológicos que ocuparam a atenção dos cientistas sociais do começo do século XX permitiram-lhe

Leia mais

Mutirão Regional Pioneiro Paraná

Mutirão Regional Pioneiro Paraná Mutirão Regional Pioneiro Paraná O Mutirão Regional Pioneiro é a atividade mais importante do Ramo Pioneiro no Estado. Este evento é o ponto de encontro dos jovens interessados em servir ao próximo. É

Leia mais

RESUMO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL RESUMO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

RESUMO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL RESUMO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL RESUMO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL RESUMO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS EDUCAÇÃO PROFISSIONAL No mês de fevereiro promovemos um treinamento interno com os colaborados da Pedagogia a fim

Leia mais

A busca sociológica de uma relação causal histórica (EPEC)

A busca sociológica de uma relação causal histórica (EPEC) A busca sociológica de uma relação causal histórica (EPEC) - Quais são os termos dessa relação? i) variável dependente (suposto efeito): ética profissional e seu ethos, e seu portador específico, o indivíduo

Leia mais

Cultura e Sociedade. Prof (s): Osvaldo Meza e Ronaldo Coture

Cultura e Sociedade. Prof (s): Osvaldo Meza e Ronaldo Coture Cultura e Sociedade Prof (s): Osvaldo Meza e Ronaldo Coture As competências nas Problematizações das unidades de aprendizagem UNID 2.1 Religião e religiosidade: a experiência do sagrado Por que é tão fundamental

Leia mais

Instituto de Física Universidade de São Paulo

Instituto de Física Universidade de São Paulo Instituto de Física Universidade de São Paulo Precisamos contribuir para criar a escola que é aventura, que marcha, que não tem medo do risco, por isso que recusa o imobilismo. A escola em que se pensa,

Leia mais

INCLUSÃO DIGITAL DIALÓGICA NA TERCEIRA IDADE* 1. CAMPOS, André Felipe Silva 1, SOUZA, Bruna Albuquerque de 2, TEIXEIRA JÚNIOR, Waine 3

INCLUSÃO DIGITAL DIALÓGICA NA TERCEIRA IDADE* 1. CAMPOS, André Felipe Silva 1, SOUZA, Bruna Albuquerque de 2, TEIXEIRA JÚNIOR, Waine 3 INCLUSÃO DIGITAL DIALÓGICA NA TERCEIRA IDADE* 1 CAMPOS, André Felipe Silva 1, SOUZA, Bruna Albuquerque de 2, TEIXEIRA JÚNIOR, Waine 3 Palavras-chave: inclusão digital, aprendizagem dialógica, informática

Leia mais

Serviços Socioassistenciais

Serviços Socioassistenciais O Centro Espírita Beneficente 30 de Julho é uma instituição de assistência social com atuação no campo da garantia de direitos da pessoa com deficiência e déficit de aprendizagem realizando ações de habilitação

Leia mais

Programa de Transformação Pessoal LIFE, SELF, SPIRITUAL & PROFESSIONAL COACHING HOLO & SYSTEMIC MENTORING

Programa de Transformação Pessoal LIFE, SELF, SPIRITUAL & PROFESSIONAL COACHING HOLO & SYSTEMIC MENTORING Programa de Transformação Pessoal LIFE, SELF, SPIRITUAL & PROFESSIONAL COACHING HOLO & SYSTEMIC MENTORING O HOLO COACHING THERAPY O Holo Coaching Therapy é um programa altamente eficaz, com técnicas e

Leia mais

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2017/1

CALENDÁRIO ACADÊMICO 2017/1 CALENDÁRIO ACADÊMICO 01JANEIRO 8 DIAS LETIVOS 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 1 Confraternização Universal. 09 Retorno de colaboradores administrativos

Leia mais

PAUTA AVISOS PCG QUEM FOI PAULO FREIRE? (VÍDEO) SEU PENSAMENTO (PEDAGOGIA DO OPRIMIDO) VIRTUDES DO EDUCADOR (DINÂMICA) REFLEXÃO

PAUTA AVISOS PCG QUEM FOI PAULO FREIRE? (VÍDEO) SEU PENSAMENTO (PEDAGOGIA DO OPRIMIDO) VIRTUDES DO EDUCADOR (DINÂMICA) REFLEXÃO PAUTA AVISOS PCG QUEM FOI PAULO FREIRE? (VÍDEO) SEU PENSAMENTO (PEDAGOGIA DO OPRIMIDO) VIRTUDES DO EDUCADOR (DINÂMICA) REFLEXÃO POR QUE PAULO FREIRE? Estamos numa escola nova, que visa desenvolver alunos

Leia mais

LOGOS UNIVERSITY INTERNATIONAL DEPARTAMENTO DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM EDUCAÇÃO IDENTIDADE E PROFISSÃO DOCENTE

LOGOS UNIVERSITY INTERNATIONAL DEPARTAMENTO DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM EDUCAÇÃO IDENTIDADE E PROFISSÃO DOCENTE LOGOS UNIVERSITY INTERNATIONAL DEPARTAMENTO DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU MESTRADO EM EDUCAÇÃO IDENTIDADE E PROFISSÃO DOCENTE Leticia Ribeiro de Souza Silva Orientador: Gabriel Cesar Dias Lopes, PHD RESUMO

Leia mais

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 4º TRIMESTRE (JANEIRO A DEZEMBRO) DE Meta de Desempenho

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 4º TRIMESTRE (JANEIRO A DEZEMBRO) DE Meta de Desempenho 2017 1. Educação 1.1. Educação Infantil 532.400,00 754.637,15 1.1.0.1. Creche Frequência 1.1.0.2. Pré-escola Frequência 267.532 1.2. Educação Fundamental 1.636.800,00 2.173.991,61 1.2.0.1. Anos iniciais

Leia mais

ENSINO INTEGRADO: DOS PRINCÍPIOS (PARA QUE?) ÀS PRÁTICAS INTEGRADORAS (COMO?) Ronaldo Marcos de Lima Araujo (UFPA)

ENSINO INTEGRADO: DOS PRINCÍPIOS (PARA QUE?) ÀS PRÁTICAS INTEGRADORAS (COMO?) Ronaldo Marcos de Lima Araujo (UFPA) ENSINO INTEGRADO: DOS PRINCÍPIOS (PARA QUE?) ÀS PRÁTICAS INTEGRADORAS (COMO?) Ronaldo Marcos de Lima Araujo (UFPA) rlima@ufpa.br Considerações iniciais Fazer um evento que tem como tema o EMI é um indicativo

Leia mais

Como Enfrentar o Câncer

Como Enfrentar o Câncer MINISSÉRIE: Como Enfrentar o Câncer Como Lidar com o Medo e a Ansiedade após o Diagnóstico de Câncer MINISSÉRIE: Como Enfrentar o Câncer EPISÓDIO 1-01 DE JUNHO Os 3 maiores erros que cometemos após o diagnóstico

Leia mais

AGENDA - SETEMBRO 2017

AGENDA - SETEMBRO 2017 AGENDA - SETEMBRO 2017 01/SEXTA 14h às 17h Okinawa: representações, memória e identidade* 19h às 21h Novos Estudos: Literatura e Sociedade 02/SÁBADO 09h30 às 12h30 Cultura brasileira em textos e linguagens*

Leia mais

Redação Enem Tema: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil - Ensino Médio

Redação Enem Tema: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil - Ensino Médio Redação Enem 2016 - Tema: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil - Ensino Médio Texto selecionado da Turma 231 Aluna: Giorgia Gimenez Durante uma transmissão ao vivo de um canal televisivo

Leia mais

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA VERACEL- PEAV

PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA VERACEL- PEAV PROGRAMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DA VERACEL- PEAV Objetivo do PEAV: Educação Ambiental voltada para a cidadania e resgate do sentimento de pertencimento da Terra. Educação Ambiental nas comunidades Visitas

Leia mais

Prof.ª Me. Vívia Camila Côrtes Porto 6.º Período / Pedagogia

Prof.ª Me. Vívia Camila Côrtes Porto 6.º Período / Pedagogia Prof.ª Me. Vívia Camila Côrtes Porto 6.º Período / Pedagogia REVISÃO UNIDADES: 5, 6, 7 O QUE É LEITURA DE MUNDO? Desde muito pequenos aprendemos a entender o mundo que nos rodeia. Por isso, antes mesmo

Leia mais

com sabedoria e colher com pacie ncia."

com sabedoria e colher com pacie ncia. P R O J E T O Ser educador e ser um poeta do amor. Educar e acreditar na vida e ter esperança no futuro. Educar e semear com sabedoria e colher com pacie ncia." Augusto Cury PROJETO RAIZ RESPEITO E APRENDIZAGEM

Leia mais

CURSO DE FORMAÇÃO EM TERAPEUTA XAMÂNICO

CURSO DE FORMAÇÃO EM TERAPEUTA XAMÂNICO CURSO DE FORMAÇÃO EM TERAPEUTA XAMÂNICO Aprenda técnicas poderosas de presença e autocura, conheça e desperte sua força e seu poder pessoal. Aprenda a trabalhar com uma rápida e eficiente técnica terapêutica

Leia mais

PLANO DE GOVERNO: SIM. É POSSÍVEL EIXO 1- GOVERNANÇA TRANSPARENTE

PLANO DE GOVERNO: SIM. É POSSÍVEL EIXO 1- GOVERNANÇA TRANSPARENTE PLANO DE GOVERNO: SIM. É POSSÍVEL O Plano de Governo do Professor Reinaldo do IBEC e Nizan Lima, é formado por cinco eixos estruturantes que envolve toda a gestão pública de forma intersetorial. EIXO 1-

Leia mais

A NECESSIDADE DO ESTUDO DO MARXISMO E DA COMPREENSÃO DA SOCIEDADE

A NECESSIDADE DO ESTUDO DO MARXISMO E DA COMPREENSÃO DA SOCIEDADE EDUCAÇÃO E MARXISMO A NECESSIDADE DO ESTUDO DO MARXISMO E DA COMPREENSÃO DA SOCIEDADE A DOMINAÇÃO DE TEORIAS CONSERVADORAS NA ACADEMIA AS IDÉIAS DOMINANTES DE CADA ÉPOCA SÃO AS IDÉIAS DA CLASSE DOMINANTE

Leia mais

Governo do Estado do Ceará Secretaria da Educação Básica CEJA Paulo Freire PROJETO PENAS ALTERNATIVAS

Governo do Estado do Ceará Secretaria da Educação Básica CEJA Paulo Freire PROJETO PENAS ALTERNATIVAS Governo do Estado do Ceará Secretaria da Educação Básica CEJA Paulo Freire PROJETO PENAS ALTERNATIVAS Fortaleza-CE - 2011 Penas Alternativas: Uma experiência de promoção da educação e da justiça - - -...

Leia mais

Palestra Público Roda de conversa Participantes Visita mediada Participantes

Palestra Público Roda de conversa Participantes Visita mediada Participantes 1. Educação 1.1. Educação Infantil 8.532.066,00 7.191.791,85 1.1.0.1. Creche Frequência 1.1.0.2. Pré-escola Frequência 929.694 1.2. Educação Fundamental 1.2.0.1. Anos iniciais (1º ao 5º ano) Frequência

Leia mais

TÍTULO: ESCOLA INDÍGENA E ALFABETIZAÇÃO: COMUNICAÇÃO OU INVASÃO CULTURAL?

TÍTULO: ESCOLA INDÍGENA E ALFABETIZAÇÃO: COMUNICAÇÃO OU INVASÃO CULTURAL? Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: ESCOLA INDÍGENA E ALFABETIZAÇÃO: COMUNICAÇÃO OU INVASÃO CULTURAL? CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA:

Leia mais

Projeto: Laboratório vivo: O Parque das Capivaras como espaço educativo Organização: Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema - FAACI.

Projeto: Laboratório vivo: O Parque das Capivaras como espaço educativo Organização: Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema - FAACI. Projeto: Laboratório vivo: O Parque das Capivaras como espaço educativo Organização: Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema - FAACI Página: 1/1 nº 63 COMPLETAS Coletor: Web Link 1 (Link) Iniciado

Leia mais

Atuação da Fonoaudiologia na Saúde Mental

Atuação da Fonoaudiologia na Saúde Mental Atuação da Fonoaudiologia na Saúde Mental Dia: 04/05 Local: Anf. da Biblioteca Horário: 13 às 14h Apresentadoras: Caroline Pascon 4º ano Chrishinau Silva 2º ano Orientadora: Drª Fgaª Ariadnes Nobrega de

Leia mais

Relatório de Atividades

Relatório de Atividades P á g i n a 1 2016 Relatório de Atividades Fundação Comunidade da Graça CCA Espaço da Comunidade I 31/12/2016 P á g i n a 2 Sumário Relatório Anual de Atividades... 3 Apresentação da Fundação Comunidade

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA ADULTO

PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA ADULTO PÓS-GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA EM TERAPIA INTENSIVA ADULTO O curso de Pós-graduação em Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto tem como escopo garantir o aperfeiçoamento profissional contínuo de fisioterapeutas

Leia mais

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 1 TRIMESTRE (JANEIRO A MARÇO) DE 2018

DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 1 TRIMESTRE (JANEIRO A MARÇO) DE 2018 Serviço Social do Comércio Sesc Departamento Regional Sesc Mato Grosso DETALHAMENTO DA DESPESA ORÇAMENTÁRIA 1 TRIMESTRE (JANEIRO A MARÇO) DE 2018 1. Educação 1.1. Educação Infantil 471.287 72.147,62 1.1.0.2.

Leia mais

É um projeto dos Escoteiros do Brasil que será realizado anualmente, sempre no terceiro sábado do mês de maio, executado dentro de espaços de

É um projeto dos Escoteiros do Brasil que será realizado anualmente, sempre no terceiro sábado do mês de maio, executado dentro de espaços de É um projeto dos Escoteiros do Brasil que será realizado anualmente, sempre no terceiro sábado do mês de maio, executado dentro de espaços de instituições de ensino, oferecendo aos estudantes a oportunidade

Leia mais

OUVIDORIA GERAL EXTERNA

OUVIDORIA GERAL EXTERNA OUVIDORIA GERAL EXTERNA Plano de trabalho de Janeiro de 2012 a Julho de 2012 Principais Atividades JAN FEV MAR ABR MAI JUN JUL 1) Apresentação Plano de trabalho para Defensora Pública Geral X 2) Aprovação

Leia mais

TOXICOLOGIA NA ESCOLA ATRAVÉS DA LITERATURA DE CORDEL

TOXICOLOGIA NA ESCOLA ATRAVÉS DA LITERATURA DE CORDEL TOXICOLOGIA NA ESCOLA ATRAVÉS DA LITERATURA DE CORDEL Alana Vieira Lordão 1 José Soares do Nascimento 2 Hemerson Iury 3 Depto. de Fisiologia e Patologia/Centro de Ciências da Saúde / PIBIC 1 Graduanda

Leia mais

AVALIAÇÃO DE ÁREAS DE ALTO VALOR DE CONSERVAÇÃO NAS FAZENDAS BARRA LONGA E CANHAMBOLA

AVALIAÇÃO DE ÁREAS DE ALTO VALOR DE CONSERVAÇÃO NAS FAZENDAS BARRA LONGA E CANHAMBOLA CEDOC 47.412 CONSULTA PÚBLICA AVALIAÇÃO DE ÁREAS DE ALTO VALOR DE CONSERVAÇÃO NAS FAZENDAS BARRA LONGA E CANHAMBOLA RESUMO EXECUTIVO 2018 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. DURATEX FLORESTAL LTDA... 2 3. CERTIFICAÇÃO

Leia mais

RELATÓRIO DA VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR EDIÇÃO 2016/2

RELATÓRIO DA VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR EDIÇÃO 2016/2 RELATÓRIO DA VIVÊNCIA E ESTÁGIO NA REALIDADE DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE PAÇO DO LUMIAR EDIÇÃO 2016/2 VIVENTE: Sarah Rakel Barbosa Rocha, acadêmica de Psicologia,7º período da Faculdade Pitágoras- São luís.

Leia mais

PASTORAL ACADÊMICA FABE. SEJAM BEM VINDOS AO LANÇAMENTO DA PASTORAL! Música acolhida: Águia Pequena Past. Acad.

PASTORAL ACADÊMICA FABE. SEJAM BEM VINDOS AO LANÇAMENTO DA PASTORAL! Música acolhida: Águia Pequena Past. Acad. PASTORAL ACADÊMICA FABE SEJAM BEM VINDOS AO LANÇAMENTO DA PASTORAL! Música acolhida: Águia Pequena Past. Acad. Do amor e da vida, o jovem não vai descuidar. O mesmo rosto Música e letra: Jorge Trevisol

Leia mais

Com ampla vivência em gestão de Saúde, Dr. Ivan Antonio Martins Ferreira contribuirá para conscientizar sobre o conceito de atendimento referenciado

Com ampla vivência em gestão de Saúde, Dr. Ivan Antonio Martins Ferreira contribuirá para conscientizar sobre o conceito de atendimento referenciado Com ampla vivência em gestão de Saúde, Dr. Ivan Antonio Martins Ferreira contribuirá para conscientizar sobre o conceito de atendimento referenciado Durante café da manhã, nesta quinta-feira (01/02), o

Leia mais

Unidades de Aprendizagem: refletindo sobre experimentação em sala de aula no ensino de Química

Unidades de Aprendizagem: refletindo sobre experimentação em sala de aula no ensino de Química Unidades de Aprendizagem: refletindo sobre experimentação em sala de aula no ensino de Química Caroline Pires Ruas 1 ; Viviane Conceição D. Madeira 2 Introdução Esse trabalho é o resultado de duas aplicações

Leia mais

OFICINA DE PRODUÇÃO DE MAPAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA

OFICINA DE PRODUÇÃO DE MAPAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA OFICINA DE PRODUÇÃO DE MAPAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA Dioclécio dos Santos Araújo (1); Andrey Thalisson Cavalcante Ribeiro (1); Maria do Socorro dos Santos Lima (2); Cléoma Maria Toscano Henriques (3) Universidade

Leia mais

Prefeito participa da apresentação da nova Diretoria do hospital Ter, 07 de Março de :34

Prefeito participa da apresentação da nova Diretoria do hospital Ter, 07 de Março de :34 O prefeito Atila Jacomussi visitou quinta e sexta-feira (02/03 e 03/03) as quatro edições do Café com Diretor, organizadas para apresentação da nova diretoria do hospital empossada em fevereiro. Os encontros

Leia mais