MARCOS LEGAIS Lei da Inovação, Lei do Bem. Ricardo Amaral Remer

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MARCOS LEGAIS Lei da Inovação, Lei do Bem. Ricardo Amaral Remer"

Transcrição

1 MARCOS LEGAIS Lei da Inovação, Lei do Bem Ricardo Amaral Remer

2 Alguns Benefícios da Inovação Geração de empregos: Quem inova e diferencia produtos emprega mais; Melhor remuneração: A remuneração média da mão-de-obra nas inovadoras é superior às demais; Produtividade, estabilidade e treinamento: Maior do que nas empresas com produtos padronizados. Empresas inovadoras treinam mais sua mão-de-obra, o que implica na maior estabilidade dos empregados; Aumento das exportações: As empresas inovadoras exportam 5 vezes mais que as produtoras de bens padronizados; Maior valor adicionado às exportações: As empresas que inovam e diferenciam produtos exportam bens com preços no mínimo 30% superiores aos preços praticados pelos exportadores que não inovam.

3 Inovação no Brasil 30% das empresas industriais têm algum tipo de inovação tecnológica no Brasil - Média européia é de 50%. Menos de 4% das empresas lançam produto ou processo novo no mercado. Inovação para adequação a padrões internacionais: 23,1% das empresas que inovam e diferenciam produtos; 13,2% das empresas com produtos padronizados. Fonte: IPEA Glauco Arbix, Mar.2006 Fonte: IPEA Mar, 2006

4 Lei da Inovação e Lei do Bem LEI DA INOVAÇÃO - LEI Nº , de 02/12/2004 LEI DO BEM - LEI Nº , de 21/11/2005

5 5 Lei da Inovação Medidas de incentivo à inovação e à pesquisa científica e tecnológica NO AMBIENTE PRODUTIVO: estimular e apoiar a constituição de alianças estratégicas e o desenvolvimento de projetos de cooperação envolvendo empresas nacionais, ICT e organizações de direito privado sem fins lucrativos voltadas para atividades de pesquisa e desenvolvimento. Não há limitação a apoio unicamente a ICTs; Empresas e entidades privadas de pesquisa podem ser apoiadas Regras específicas para ICTs decorrem de sua natureza jurídica, daí a necessidade do estímulo legal.

6 6 Lei da Inovação Autoriza a incubação de empresas no espaço público e prevê a possibilidade de compartilhamento de infra-estrutura, equipamentos e recursos humanos, públicos e privados, para o desenvolvimento tecnológico e a geração de processos e produtos; Por prazo determinado e mediante pagamento; Só empresas nacionais e entidades sem fins lucrativos podem usar as dependências de ICTs. ICT pode prestar serviços e remunerar o servidor para tanto; Estabelece regras para que o pesquisador público possa desenvolver pesquisas no ambiente produtivo. Afastamento para outra ICT mantendo vencimento; Afastamento para empreender, sem vencimento (3 + 3 anos). ICT pode contratar substituto temporário.

7 7 Lei da Inovação Dispensa de licitação para o licenciamento de patentes e transferência de tecnologias desenvolvidas por ICT; Prevê que o licenciamento não-exclusivo pode ser feito por contrato direto entre ICT e o interessado; Licenciamento com exclusividade requer prévia publicação edital Acena com o estabelecimento de um novo regime fiscal que facilite e incentive as empresas a investirem em P&D (Art. 28);

8 8 Lei da Inovação Inovação! Art. 11 A ICT poderá ceder seus direitos sobre a criação, mediante manifestação expressa e motivada, a título não oneroso (...) para que o respectivo criador os exerça em seu próprio nome e responsabilidade... único: manifestação proferida pela autoridade máxima após ouvir o NIT, no prazo do regulamento. -Aberta a possibilidade de cessão total de direitos sem restrições quanto a editais etc. -Pode incentivar tanto o empreendedor quanto o comprador.

9 9 Lei da Inovação Art. 20 A administração pública, em matéria de interesse público, poderá contratar empresa (...) visando a realização de atividades de pesquisa e desenvolvimento, que envolvam risco tecnológico, para a solução de problema técnico específico ou obtenção de produto ou processo inovador. 3: pagamento proporcional ao resultado obtido: - Contratação na modalidade de êxito? Art. 21 Agência$ de fomento DEVERÃO promover ações em micro e pequenas empresas, inclusive mediante extensão tecnológica realizada pelas ICT.

10 10 Lei da Inovação pontos controversos Art. 5o. União e suas entidades podem ser sócias minoritárias de empresas de propósito específico voltada à inovação único: Propriedade Intelectual sobre os resultados pertencerá às instituições detentoras do capital social, proporcionalmente ao capital União e suas entidades serão sempre minoritárias! (Art. 9o, 3o) - Propriedade Intelectual e participação nos resultados (...) na proporção equivalente ao montante do valor agregado do conhecimento já existente e dos recursos humanos financeiros e materiais alocados por cada parte Mensuração difícil; pode dificultar a formalização de parcerias (Art. 12) Vedado ao criador ou qualquer membro de ICT publicar ou divulgar QUALQUER ASPECTO de criações sem a expressa autorização da ICT Potenciais conflitos mesmo quando houver proteção.

11 11 Lei do Bem Consiste, basicamente, em um grande pacote de benefícios fiscais, com trechos visando incentivar as empresas a investir em P, D & I, através de: Redução de alíquota de impostos e contribuições sociais; Depreciação acelerada de máquinas e equipamentos destinados ao uso em P, D & I; Estímulo à contratação de pesquisadores titulados, como mestres ou doutores, empregados em atividades de inovação tecnológica em empresas (Arts. 19 e 21).

12 12 Lei do Bem Regras de Tributação Especial Exportadores de Software; Estímulo à Inovação; Mantida a submissão de projetos PDTI e PDTA; dedução de até 8% do imposto devido para atividades de P, D & I. Programa de Inclusão Digital; Incentivos a Microregiões (nas extintas Sudam e Sudene); Empresas tributadas pelo Simples; Pessoa física faltou isenção sobre ganho de royalties... Incentivos para a Bovinocultura.

13 13 Lei do Bem ESTÍMULO À INOVAÇÃO Art. 20. Os valores relativos aos dispêndios incorridos em (...) procedimentos de proteção de propriedade intelectual, poderão ser depreciados ou amortizados na forma da legislação vigente, podendo o saldo não depreciado ou não amortizado ser excluído na determinação do lucro real, no período de apuração em que for concluída sua utilização; crédito do IR retido na fonte incidente sobre os valores pagos, remetidos ou creditados a beneficiários residentes ou domiciliados no exterior, a título de royalties, de assistência técnica ou científica e de serviços especializados; redução a 0 (zero) da alíquota do imposto de renda retido na fonte nas remessas efetuadas para o exterior destinadas ao registro e manutenção de marcas, patentes e cultivares.

14 14 Desafios que ainda devem ser enfrentados Falta cultura e experiência para comercializar a tecnologia resultante da pesquisa acadêmica. O conhecimento como fonte de geração de inovação e de riqueza deve, sempre que possível, estar protegido. Pouco conhecimento da patente como fonte de informação tecnológica e estratégia de mercado. O retorno do investimento deve ser considerado a médio/longo prazos e depende de um portfólio de patentes/tecnologias e da quantidade e qualidade das pesquisas (NIT).

15 15 Desafios que ainda devem ser enfrentados A reputação / notoriedade do pesquisador, em muitos casos, ainda parece ser mais importante que o benefício social da exploração comercial da criação. Pouco incentivo e cultura para a fixação de doutores em empresas (expectativa de mudança com a Lei da Inovação e Lei do Bem). Pouca importância/incentivo dada à contribuição de pesquisadores e especialistas no desenvolvimento de projetos nas empresas. Volume de projetos cooperativos universidade / empresa - ainda pouco expressivo.

16 16 Conclusões As leis comentadas constituem um esforço para estimular a produção de inovação no Brasil. Alguns dos incentivos representam substancial mudança no quadro, notadamente para as ICT. Desafios: Assimilar a cultura da Inovação e vendê-la ao público interno e externo; Incorporar ao menos parte da linguagem/visão empresarial; Instrumentalizar as instituições para maximizar seu potencial inovador, transferindo efetivamente o conhecimento para a sociedade.

17 Nas coisas grandes e duvidosas, a maior dificuldade está no princípio Cervantes ( ), A ilustre Fregona Grato, remer@atemeremer.com.br

Como viabilizar investimentos em P, D & I através da Lei de Inovação Tecnológica.

Como viabilizar investimentos em P, D & I através da Lei de Inovação Tecnológica. Como viabilizar investimentos em P, D & I através da Lei de Inovação Tecnológica. Patrícia Pereira Tedeschi Di Blasi, Parente, Vaz e Dias & Associados Introdução Legislação em evolução Lei 10.973/04 Decreto

Leia mais

Presidência da República

Presidência da República Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.196, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2005. Institui o Regime Especial de Tributação para a Plataforma deexportação de Serviços de Tecnologia

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.196, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2005. Mensagem de veto Conversão da MPv nº 255, de 2005 Texto compilado Institui o Regime Especial

Leia mais

Proposta de Projeto de Lei nº _, de de. (Projeto de Lei de Inovação) Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

Proposta de Projeto de Lei nº _, de de. (Projeto de Lei de Inovação) Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Proposta de Projeto de Lei nº _, de de. (Projeto de Lei de Inovação) Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica e dá outras providências O PRESIDENTE DA REPÚBLICA. Faço saber

Leia mais

XI ENCONTRO NACIONAL DO FORTEC DECRETO DE INOVAÇÃO Uniformização de Entendimentos

XI ENCONTRO NACIONAL DO FORTEC DECRETO DE INOVAÇÃO Uniformização de Entendimentos ADVOCACIA-GERAL DA UNIÃO XI ENCONTRO NACIONAL DO FORTEC DECRETO DE INOVAÇÃO Uniformização de Entendimentos M i n i stério d a Indústria, Comércio Exterior e Serv i ç o s E splanada dos Ministérios, B l

Leia mais

MARCO LEGAL DA CT&I. Marco Legal e a perspectiva de atuação da Fundação de Apoio

MARCO LEGAL DA CT&I. Marco Legal e a perspectiva de atuação da Fundação de Apoio MARCO LEGAL DA CT&I Marco Legal e a perspectiva de atuação da Fundação de Apoio ARCABOUÇO LEGAL LEI Nº 13.243, DE 11 DE JANEIRO DE 2016. 1) Lei no 10.973, de 2/12/2004 (Lei de Inovação) 2) Lei no 6.815,

Leia mais

LEI N.º 3.095, de 17 de Novembro de 2006

LEI N.º 3.095, de 17 de Novembro de 2006 LEI N.º 3.095, de 17 de Novembro de 2006 DISPÕE sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo no âmbito do Estado do Amazonas, e dá outras providências. O GOVERNADOR

Leia mais

Lei de Inovação atualizada

Lei de Inovação atualizada Lei de Inovação atualizada Atores Agência de Fomento Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) Órgão da Administração Pública Pessoa Jurídica de direito

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 5.798, DE 7 DE JUNHO DE 2006. Regulamenta os incentivos fiscais às atividades de pesquisa tecnológica e desenvolvimento

Leia mais

EXPERIÊNCIA ESTRANGEIRA

EXPERIÊNCIA ESTRANGEIRA EXPERIÊNCIA ESTRANGEIRA O que Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul, França, dentre outros, têm em comum: Exibem altos índices de investimento em PD&I Transformam o conhecimento gerado nos centros de pesquisa

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997

Universidade Estadual do Centro-Oeste Reconhecida pelo Decreto Estadual nº 3.444, de 8 de agosto de 1997 RESOLUÇÃO Nº 4-CEPE/UNICENTRO, DE 8 DE FEVEREIRO DE 2010. Regulamenta a política institucional de propriedade intelectual e das relações da Universidade com empresas nacionais, instituições científicas

Leia mais

INOVAÇÃO. Conceitos básicos relacionados às atividades de pesquisa científica e tecnológica

INOVAÇÃO. Conceitos básicos relacionados às atividades de pesquisa científica e tecnológica INOVAÇÃO Conceitos básicos relacionados às atividades de pesquisa científica e tecnológica Descoberta Invenção Inovação DESCOBERTA: revelação para a sociedade de alguma coisa existente. Exemplo: descobertas

Leia mais

MARCO CIVIL DA CIÊNCIA,

MARCO CIVIL DA CIÊNCIA, MARCO CIVIL DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO LEI Nº 13.243, DE 11 DE JANEIRO DE 2016 LEI Nº 13.243/2016 Dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica

Leia mais

ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº 25/ CUn INSTITUTO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA (INIT) CAPÍTULO I. Da Titularidade e da Proteção da Propriedade Intelectual

ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº 25/ CUn INSTITUTO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA (INIT) CAPÍTULO I. Da Titularidade e da Proteção da Propriedade Intelectual ANEXO DA RESOLUÇÃO Nº 25/2008 - CUn INSTITUTO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA (INIT) CAPÍTULO I Da Titularidade e da Proteção da Propriedade Intelectual Art. 1º As criações passíveis de proteção da propriedade

Leia mais

Políticas de CT&I para Pesquisa e Inovação: Novo Marco Legal

Políticas de CT&I para Pesquisa e Inovação: Novo Marco Legal MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES Políticas de CT&I para Pesquisa e Inovação: Novo Marco Legal Jorge Mario Campagnolo, D.Sc. Diretor de Políticas e Programas de Apoio à Inovação

Leia mais

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES

MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES Impactos do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação nas Redes SIBRATEC de Serviços Tecnológicos 1º WORKSHOP DA REDE RBIOCOMB Jorge Mario Campagnolo, D.Sc. Secretário Substituto de Desenvolvimento

Leia mais

Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo e dá outras providências.

Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo e dá outras providências. LEI Nº 10.973, DE 2 DE DEZEMBRO DE 2004 Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que

Leia mais

Edição nº 09 Gestão setembro de ALERTA GERENCIAL RECEITA FEDERAL - REGULAMENTAÇÃO DOS INCENTIVOS FISCAIS À INOVAÇÃO LEI DO BEM

Edição nº 09 Gestão setembro de ALERTA GERENCIAL RECEITA FEDERAL - REGULAMENTAÇÃO DOS INCENTIVOS FISCAIS À INOVAÇÃO LEI DO BEM ALERTA GERENCIAL RECEITA FEDERAL - REGULAMENTAÇÃO DOS INCENTIVOS FISCAIS À INOVAÇÃO LEI DO BEM 1. Disposições Gerais 1 2. Dispêndios Classificáveis como Despesa Operacional (art. 4º) 2 3. Depreciação e

Leia mais

Políticas de CT&I para Pesquisa e Inovação: Novo Marco Legal

Políticas de CT&I para Pesquisa e Inovação: Novo Marco Legal MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA, INOVAÇÕES E COMUNICAÇÕES Políticas de CT&I para Pesquisa e Inovação: Novo Marco Legal Jorge Mario Campagnolo, D.Sc. Diretor de Políticas e Programas de Apoio à Inovação

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Brastra.gif (4376 bytes) Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 10.973, DE 2 DE DEZEMBRO DE 2004. Regulamento Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.196, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2005. Texto compilado Mensagem de veto (Regulamento) Conversão da MPv nº 255, de 2005 (Vide Medida

Leia mais

Seminário Impactos do Marco Legal de CT&I para os Ambientes de Inovação

Seminário Impactos do Marco Legal de CT&I para os Ambientes de Inovação Seminário Impactos do Marco Legal de CT&I para os Ambientes de Inovação Governança e Infraestrutura: o que muda? (sessão de imóveis), novas fontes de financiamento Guilherme Calheiros, Porto Digital Estímulo

Leia mais

Page 1 of 14 CAPA MENU LEI N o 10.973, DE 2 DE DEZEMBRO DE 2004. Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo e dá outras providências. Regulamento O PRESIDENTE

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 10.973, DE 2 DE DEZEMBRO DE 2004. Regulamento Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI N o 10.973, DE 2 DE DEZEMBRO DE 2004. Regulamento Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente

Leia mais

PROPOSTA DE REVISÃO DO MARCO LEGAL / CÓDIGO NACIONAL DE C,T&I

PROPOSTA DE REVISÃO DO MARCO LEGAL / CÓDIGO NACIONAL DE C,T&I 1.... A PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo

Leia mais

I - o estabelecimento de diretrizes específicas visando à implementação dos preceitos dispostos na Lei Estadual de Inovação nº 17.

I - o estabelecimento de diretrizes específicas visando à implementação dos preceitos dispostos na Lei Estadual de Inovação nº 17. Política de Inovação Fone 55 41 3316 3000 Site www.tecpar.br e-mail tecpar@tecpar.br Pág. 1/13 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...3 CAPÍTULO I- DOS OBJETIVOS GERAIS...3 CAPÍTULO II - DA ESTRUTURAÇÃO E ORGANIZAÇÃO...4

Leia mais

LEI Nº , DE 21 DE NOVEMBRO DE D.O.U. de Conversão da MPv nº 255, de 2005

LEI Nº , DE 21 DE NOVEMBRO DE D.O.U. de Conversão da MPv nº 255, de 2005 1 de 49 22/7/2008 13:50 LEI Nº 11.196, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2005. D.O.U. de 22.11.2005 Conversão da MPv nº 255, de 2005 Institui o Regime Especial de Tributação para a Plataforma de Exportação de Serviços

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.196, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2005. Mensagem de veto (Regulamento) Conversão da MPv nº 255, de 2005 Texto compilado Institui

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 5.798, DE 7 DE JUNHO DE 2006. Regulamenta os incentivos fiscais às atividades de pesquisa tecnológica e desenvolvimento

Leia mais

LEI No , DE 21 DE NOVEMBRO DE 2005

LEI No , DE 21 DE NOVEMBRO DE 2005 LEI No 11.196, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2005 Institui o Regime Especial de Tributação para a Plataforma de Exportação de Serviços de Tecnologia da Informação - REPES, o Regime Especial de Aquisição de Bens

Leia mais

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E GESTÃO DA INOVAÇÃO EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E GESTÃO DA INOVAÇÃO EMPREENDEDORISMO. Prof. Dr. Daniel Caetano INOVAÇÃO TECNOLÓGICA E EMPREENDEDORISMO GESTÃO DA INOVAÇÃO Prof. Dr. Daniel Caetano 2016-2 Objetivos Compreender os modelos para gerenciar o processo de inovação Conhecer as fontes de inovação Conhecer

Leia mais

Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação EC Nº 85/15 e LEI Nº /16

Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação EC Nº 85/15 e LEI Nº /16 XI FORTEC Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação EC Nº 85/15 e LEI Nº 13.243/16 Fortaleza/CE, 18 de maio de 2017 Leopoldo

Leia mais

Mobilização Empresarial pela Inovação Internacionalização e Inovação. Frederico Curado / Embraer SP - 17 junho 2011

Mobilização Empresarial pela Inovação Internacionalização e Inovação. Frederico Curado / Embraer SP - 17 junho 2011 Mobilização Empresarial pela Inovação Internacionalização e Inovação Frederico Curado / Embraer SP - 17 junho 2011 OBJETIVOS Consolidar o entendimento de que a internacionalização das empresas brasileiras,

Leia mais

INOVAÇÃO E BIOTECNOLOGIA NA POLÍTICA INDUSTRIAL BRASILEIRA. FERNANDA DE NEGRI Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior

INOVAÇÃO E BIOTECNOLOGIA NA POLÍTICA INDUSTRIAL BRASILEIRA. FERNANDA DE NEGRI Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior INOVAÇÃO E BIOTECNOLOGIA NA POLÍTICA INDUSTRIAL BRASILEIRA FERNANDA DE NEGRI Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior INOVAÇÃO NO BRASIL INOVAÇÃO E P&D NA INDÚSTRIA BRASILEIRA A indústria

Leia mais

Política de Inovação. 17 ª. Reunião Grupo de Trabalho. 16 de maio de 2018

Política de Inovação. 17 ª. Reunião Grupo de Trabalho. 16 de maio de 2018 Política de Inovação 17 ª. Reunião Grupo de Trabalho 16 de maio de 2018 Calendário Dia Mês Atividade do GT Política de Inovação (art. 14 decreto 9.283/2018) CONSU 18 Abril 2017 Extensão tecnológica e prestação

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 18/2017

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 18/2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 18/2017 Aprova o Regulamento da Política de Propriedade Intelectual e Inovação na Universidade Federal da Paraíba

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO UNIVERSITÁRIO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO UNIVERSITÁRIO MINUTA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CONSELHO UNIVERSITÁRIO (PROJETO DE) RESOLUÇÃO Nº.../2016 Aprova o Regulamento da Lei de Inovação na Universidade Federal da Paraíba e dá outras

Leia mais

O NOVO MARCO LEGAL instrumentos de política pública de apoio à inovação na empresa. João Alberto De Negri

O NOVO MARCO LEGAL instrumentos de política pública de apoio à inovação na empresa. João Alberto De Negri O NOVO MARCO LEGAL instrumentos de política pública de apoio à inovação na empresa João Alberto De Negri O que diferencia empresas que buscam inovar e diferenciar? Além da racionalização tradicional...

Leia mais

O Novo Marco Legal da Inovação no Brasil

O Novo Marco Legal da Inovação no Brasil A Lei nº 13.243, de 11 de janeiro de 2016, dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação e tecnológica, e à inovação. Tem origem na Lei de Inovação nº 82-610 (França)

Leia mais

Fatores para o cálculo do preço de exportação

Fatores para o cálculo do preço de exportação Fatores para o cálculo do preço de exportação No cálculo do preço de exportação devem ser levados em conta, entre outros fatores: IPI - IMUNIDADE do Imposto sobre Produtos Industrializados, na saída de

Leia mais

IMPRENSA OFICIAL DE MATO GROSSO

IMPRENSA OFICIAL DE MATO GROSSO Página 1 de 12 Diário Oficial nº : 24748 Data de publicação: 07/01/2008 Matéria nº : 115821 LEI COMPLEMENTAR N 297, DE 07 DE JANEIRO DE 2008. Autor: Poder Executivo Dispõe sobre incentivos à inovação e

Leia mais

Novo Marco Legal de CT&I e seus Possíveis Impactos na área de Atuação na Coordenação de Transferência e Inovação Tecnológica.

Novo Marco Legal de CT&I e seus Possíveis Impactos na área de Atuação na Coordenação de Transferência e Inovação Tecnológica. Novo Marco Legal de CT&I e seus Possíveis Impactos na área de Atuação na Coordenação de Transferência e Inovação Tecnológica Cândido Borges Cândido Borges, 2014 Coordenação de Transferência e Inovação

Leia mais

Marco Legal de Ciência e Tecnologia

Marco Legal de Ciência e Tecnologia Marco Legal de Ciência e Tecnologia LEI Nº 10.973, de 12/2004. LEI Nº 10.973, com as alterações do Marco Legal, de 01/2016. Comentários (Vera Abreu OAB/DF 7526) Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa

Leia mais

SISCOSERV. Vicente Sevilha Junior. Janeiro/2013.

SISCOSERV. Vicente Sevilha Junior. Janeiro/2013. SISCOSERV Janeiro/2013 Vicente Sevilha Junior Definição O Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outras Operações que Produzam Variações no Patrimônio (Siscoserv) foi instituído

Leia mais

Painel: Interfaces entre NIT e o setor produtivo,

Painel: Interfaces entre NIT e o setor produtivo, 1ª CONFERÊNCIA SOBRE PROCESSOS INOVATIVOS NA AMAZÔNIA: INTERFACES ENTRE ICT, EMPRESÁRIOS E INVESTIDORES Painel: Interfaces entre NIT e o setor produtivo, MANAUS-AMAZONAS-BRASIL 18/11/2015 INTRODUÇÃO No

Leia mais

Gestão da Inovação.

Gestão da Inovação. Gestão da Inovação 2017 www.gestiona.com.br Atuação Lei do Bem (Capítulo III) Histórico Inovação Tecnológica Requisitos e Características para Utilização Linhas de Incentivos Fiscais Cálculo do Benefício

Leia mais

Clipping Legis. Publicação de legislação e jurisprudência fiscal. Nº 215 Conteúdo - Atos publicados em fevereiro de Divulgação em março/2018

Clipping Legis. Publicação de legislação e jurisprudência fiscal. Nº 215 Conteúdo - Atos publicados em fevereiro de Divulgação em março/2018 www.pwc.com.br Estímulos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente produtivo - Regulamentação - Decreto Federal nº 9.283/2018 Declaração de Débitos e Créditos Tributários Previdenciários

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 5.563, DE 11 DE OUTUBRO DE 2005. Regulamenta a Lei n o 10.973, de 2 de dezembro de 2004, que dispõe sobre incentivos à inovação

Leia mais

Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação CT&I

Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação CT&I II Seminário Internacional de Custos Governança e Auditoria no Setor Público Um Sistema de Governança para o Brasil Confederação Nacional dos Municípios - Universidade de Brasília Marco Legal de Ciência,

Leia mais

Instrução Normativa RFB nº de 29 de agosto de 2011

Instrução Normativa RFB nº de 29 de agosto de 2011 Instrução Normativa RFB nº 1.187 de 29 de agosto de 2011 DOU de 30.8.2011 Disciplina os incentivos fiscais às atividades de pesquisa tecnológica e desenvolvimento de inovação tecnológica de que tratam

Leia mais

Coordenação-Geral de Tributação

Coordenação-Geral de Tributação Fls. 2 1 Coordenação-Geral de Tributação Solução de Consulta nº 5 - Data 2 de fevereiro de 2016 Processo Interessado CNPJ/CPF ASSUNTO: CONTRIBUIÇÃO DE INTERVENÇÃO NO DOMÍNIO ECONÔMICO - CIDE CIDE-REMESSAS.

Leia mais

PLC 77/2015. Resumo Geral

PLC 77/2015. Resumo Geral PLC 77/2015 Resumo Geral Por unanimidade, o Plenário aprovou nesta quarta-feira (9) o Projeto de Lei da Câmara (PLC) 77/2015, que promove uma série de ações para o incentivo à pesquisa, à inovação e ao

Leia mais

SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CIÊNCIA E TECNOLOGIA PÚBLICAS: CAMINHO PARA UMA SOCIEDADE IGUALITÁRIA 1. O Tema do Seminário: Religa a C&T aos seus condicionantes sociais Pressupõe que C&T deve ser colocada a serviço das amplas maiorias

Leia mais

Melhorias no Marco Legal

Melhorias no Marco Legal Melhorias no Marco Legal OBJETIVO Sintetizar melhorias no marco legal que podem fazer avançar a agenda da inovação: Aprimoramento da legislação de incentivos fiscais (maior segurança jurídica e maior eficácia

Leia mais

REGULAMENTAÇÃO DA LEI Nº /2016

REGULAMENTAÇÃO DA LEI Nº /2016 REGULAMENTAÇÃO DA LEI Nº 13.243/2016 Dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação e altera a Lei no 10.973, de 2 de dezembro de

Leia mais

Lei de Inovação O Enfoque do Instituto de Pesquisa

Lei de Inovação O Enfoque do Instituto de Pesquisa Lei de Inovação O Enfoque do Instituto de Pesquisa Filipe Geraldo de M. Teixeira Gerente de Propriedade Intelectual Transferência de Tecnologia Rio de Janeiro, 22 de Junho de 2005 Medidas de Incentivo

Leia mais

O Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional PACTI

O Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional PACTI VIII CONFERÊNCIA ANPEI BELO HORIZONTE O Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional PACTI 2007-2010 19/05/2008 Ministério da Ciência e Tecnologia Apresentação Cenário

Leia mais

REGULAMENTA A POLÍTICA INSTITUCIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP)

REGULAMENTA A POLÍTICA INSTITUCIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) (Portaria ou Resolução?) n.º XXXX de XXXXX de 2016 REGULAMENTA A POLÍTICA INSTITUCIONAL DE PROPRIEDADE INTELECTUAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) A Magnífica Reitora da Universidade Federal

Leia mais

CONFERÊNCIA. O NOVO MARCO LEGAL DA INOVAÇÃO: Desafios e Oportunidades. O impacto do Novo Marco Legal sobre as empresas que se dedicam à Inovação

CONFERÊNCIA. O NOVO MARCO LEGAL DA INOVAÇÃO: Desafios e Oportunidades. O impacto do Novo Marco Legal sobre as empresas que se dedicam à Inovação CONFERÊNCIA O NOVO MARCO LEGAL DA INOVAÇÃO: Desafios e Oportunidades O impacto do Novo Marco Legal sobre as empresas que se dedicam à Inovação Prof. Dr. Spartaco Astolfi Filho spartaco.biotec@gmail.com

Leia mais

Sociedade e Tecnologia. Sergio Fialho GESTEC

Sociedade e Tecnologia. Sergio Fialho GESTEC Sociedade e Tecnologia Sergio Fialho GESTEC Sociedade e Tecnologia - Ciência e Tecnologia - Tecnologia e Sociedade - Sociedade e Tecnologia - Mudança Social - Dilemas do Brasil Ciência e Tecnologia - Economistas

Leia mais

Capítulo I DO REGIME ESPECIAL DE TRIBUTAÇÃO PARA A PLATAFORMA DE EXPORTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO REPES

Capítulo I DO REGIME ESPECIAL DE TRIBUTAÇÃO PARA A PLATAFORMA DE EXPORTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO REPES LEI N o 11.196, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2005 Institui o Regime Especial de Tributação para a Plataforma de Exportação de Serviços de Tecnologia da Informação REPES, o Regime Especial de Aquisição de Bens

Leia mais

nual 2015 o A Relatório Anual 2015 Relatóri

nual 2015 o A Relatório Anual 2015 Relatóri Relatório Anual 2015 Relatório Anual 2015 Relatório Anual 2015 A Agência PUC-Rio de Inovação (AGI/PUC-Rio) é uma Unidade Complementar da PUC-Rio, vinculada à Administração Central da Universidade por meio

Leia mais

TEXTO PARA DISCUSSÃO - MCTI

TEXTO PARA DISCUSSÃO - MCTI OBSERVAÇÕES 1.... A PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Dispõe sobre incentivos à inovação e à pesquisa científica e tecnológica no ambiente

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI Nº 11.196, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2005. Mensagem de veto (Regulamento) Conversão da MPv nº 255, de 2005 Institui o Regime Especial

Leia mais

INOVAÇÃO. Sérgio Teixeira Costa Reitor. Carlos Henrique Almeida Alves Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação

INOVAÇÃO. Sérgio Teixeira Costa Reitor. Carlos Henrique Almeida Alves Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação INSTITUTO FEDERAL ALAGOAS INSTITUTO FEDERAL ALAGOAS Sérgio Teixeira Costa Reitor Carlos Henrique Almeida Alves Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação José Ginaldo da Silva Júnior Chefe do Departamento de Pesquisa

Leia mais

Experiência da Natura na Utilização dos Fomentos a Inovação

Experiência da Natura na Utilização dos Fomentos a Inovação Experiência da Natura na Utilização dos Fomentos a Inovação VIII Conferência Anpei de Inovação Tecnológica, 20 de Maio de 2008 Negócio Natura Pesquisa & Desenvolvimento Estratégia Apoio à Inovação Lessons

Leia mais

Política de Inovação da Unifesp

Política de Inovação da Unifesp Política de Inovação da Unifesp COMISSÃO DE TRABALHO 1a. Reunião 22/06/2016 O que a Unifesp tem hoje? Portaria no. 662 de 2002: regulamenta a repartição dos ganhos econômicos decorrentes de propriedade

Leia mais

Resolução nº 38, de 27 de agosto de 2007, do Conselho Superior da UNIFAL-MG.

Resolução nº 38, de 27 de agosto de 2007, do Conselho Superior da UNIFAL-MG. RESOLUÇÃO Nº 114/2014, DE 04 DE NOVEMBRO DE 2014 CONSELHO UNIVERSITÁRIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS UNIFAL-MG O Conselho Universitário da UNIFAL-MG, no uso de suas atribuições regimentais e estatutárias,

Leia mais

I T I C INSTITUTO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

I T I C INSTITUTO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO I T I C INSTITUTO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO Mapa Institucional Mapa de Competências 1- Agente de Inovação 2-Incentivos Fiscais 3 - Captação de recurso Internacionais e Nacionais 4- Energias

Leia mais

As ferramentas de fomento disponíveis no país. Edwin Lima

As ferramentas de fomento disponíveis no país. Edwin Lima As ferramentas de fomento disponíveis no país. Edwin Lima 20.09.2017 1 Quem Somos A GAC Group é uma consultoria Francesa, com atuação internacional, especializada no fomento à inovação. Orientada a mapear

Leia mais

Incentivos ao Desenvolvimento Tecnológico Marco Legal da Ciencia Tecnologia e Inovação Programa INOVAR-AUTO Plataforma ITEC Lei do Bem

Incentivos ao Desenvolvimento Tecnológico Marco Legal da Ciencia Tecnologia e Inovação Programa INOVAR-AUTO Plataforma ITEC Lei do Bem Incentivos ao Desenvolvimento Tecnológico Marco Legal da Ciencia Tecnologia e Inovação Programa INOVAR-AUTO Plataforma ITEC Lei do Bem Aristeu Gomes Tininis Setembro - 2016 Marco Legal da Inovação Marco

Leia mais

Circular nº. 074/2011

Circular nº. 074/2011 Circular nº. 074/2011 MP nº 540/2011 que trouxe medidas de estímulo à indústria nacional foi convertida na Lei nº 12.546/2011. Tópicos principais: 1. Institui o Regime Especial de Reintegração de Valores

Leia mais

CAPÍTULO I DO REGIME ESPECIAL DE TRIBUTAÇÃO PARA A PLATAFORMA DE EXPORTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - REPES

CAPÍTULO I DO REGIME ESPECIAL DE TRIBUTAÇÃO PARA A PLATAFORMA DE EXPORTAÇÃO DE SERVIÇOS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - REPES LEI Nº- 11.196, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2005. Institui o Regime Especial de Tributação para a Plataforma de Exportação de Serviços de Tecnologia da Informação - REPES, o Regime Especial de Aquisição de Bens

Leia mais

As ferramentas de fomento disponíveis no país. Edwin Lima

As ferramentas de fomento disponíveis no país. Edwin Lima As ferramentas de fomento disponíveis no país. Edwin Lima 20.09.2017 1 Quem Somos A GAC Group é uma consultoria Francesa, com atuação internacional, especializada no fomento à inovação. Orientada a mapear

Leia mais

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL

CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL 1 LEI Nº 6.140, DE 3 DE MAIO DE 2018 (Autoria do Projeto: Deputado Joe Valle e Poder Executivo) Dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica e à inovação no ambiente produtivo

Leia mais

PROPOSTAS PRIORITÁRIAS PARA A AGENDA DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS INOVADORAS

PROPOSTAS PRIORITÁRIAS PARA A AGENDA DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS INOVADORAS PROPOSTAS PRIORITÁRIAS PARA A AGENDA DE PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS INOVADORAS RICARDO FELIZZOLA CEO PARIT e LÍDER DA MEI 08 de junho de 2017 SEIS AGENDAS PARA FORTALECER A INDÚSTRIA DO BRASIL MARCO INSTITUCIONAL

Leia mais

RESOLUÇÃO 01/15-COUN RESOLVE:

RESOLUÇÃO 01/15-COUN RESOLVE: RESOLUÇÃO 01/15-COUN Regulamenta a proteção de direitos relativos à invenção, modelo de utilidade, desenho industrial, programa de computador, topografia de circuito integrado, cultivar e qualquer outro

Leia mais

REGULAMENTO SOBRE PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO INTELECTUAL DA UNIFEI SEÇÃO PRIMEIRA DA CRIAÇÃO INTELECTUAL SEÇÃO SEGUNDA DAS DEFINIÇÕES

REGULAMENTO SOBRE PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO INTELECTUAL DA UNIFEI SEÇÃO PRIMEIRA DA CRIAÇÃO INTELECTUAL SEÇÃO SEGUNDA DAS DEFINIÇÕES REGULAMENTO SOBRE PROTEÇÃO DO PATRIMÔNIO INTELECTUAL DA UNIFEI SEÇÃO PRIMEIRA DA CRIAÇÃO INTELECTUAL Art. 1º - A propriedade e a estão dos direitos sobre a criação intelectual no âmbito da Universidade

Leia mais

Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação

Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação EMENDA CONSTITUCIONAL Nº 85/2015 Compete a todos os entes (União, Estados, DF e Municípios) proporcionar os meios de acesso à tecnologia, à pesquisa e à inovação

Leia mais

4º Seminário Nacional sobre Importação para Pesquisa

4º Seminário Nacional sobre Importação para Pesquisa 4º Seminário Nacional sobre Importação para Pesquisa Novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação EC Nº 85/15 e LEI Nº 13.243/16 e seus reflexos na LEI Nº 8.010/90 Curitiba/PR, 28 de julho de 2016

Leia mais

Marco Legal de Ciência e Tecnologia: O que muda na vida dos PESQUISADORES e das INSTITUIÇÕES? Profa Maria Clorinda Soares Fioravanti

Marco Legal de Ciência e Tecnologia: O que muda na vida dos PESQUISADORES e das INSTITUIÇÕES? Profa Maria Clorinda Soares Fioravanti Marco Legal de Ciência e Tecnologia: O que muda na vida dos PESQUISADORES e das INSTITUIÇÕES? Profa Maria Clorinda Soares Fioravanti O QUE O BRASIL PRECISA? Universidade, Iniciação Científica, Mestrado,

Leia mais

Lei Paulista de Inovação Nº 1049, de 19 de junho de 2008

Lei Paulista de Inovação Nº 1049, de 19 de junho de 2008 Lei Paulista de Inovação Nº 1049, de 19 de junho de 2008 Diário Oficial Poder Executivo Estado de São Paulo Seção I Palácio dos Bandeirantes LEI COMPLEMENTAR Nº 1049, DE 19 DE JUNHO DE 2008 Dispõe sobre

Leia mais

DOU 20/11/ ª REGIÃO FISCAL DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO

DOU 20/11/ ª REGIÃO FISCAL DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO DOU 20/11/2008. 10ª REGIÃO FISCAL DIVISÃO DE TRIBUTAÇÃO SOLUÇÃO DE CONSULTA Nº 131, DE 1º DE OUTUBRO DE 2008 ASSUNTO: Outros Tributos ou Contribuições EMENTA: SUSPENSÃO DE IPI. APLICAÇÃO SOMENTE A ESTABELECIMENTO

Leia mais

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA

INOVAÇÃO TECNOLÓGICA A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA INPE-13323-MAN/47 INOVAÇÃO TECNOLÓGICA A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA Luiz Tadeu da Silva* * Compilação e Organização INPE São José dos Campos 2006 Publicado por: esta página é responsabilidade do SID Instituto

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE Seminário Os NITs e a efetividade do Programa RENORBIO Uma proposta para os NITs do NE Teresa Lenice Mota (UECE) Colaboração: André Luiz Araújo (CEFET-CE) Aritomar Barros (UFC) BNB, 10 de abril de 2007

Leia mais

Antes de 1950 o que havia era apenas um tímido apoio à pesquisa;

Antes de 1950 o que havia era apenas um tímido apoio à pesquisa; FINANCIAMENTO À PESQUISA Breve Histórico Antes de 1950 o que havia era apenas um tímido apoio à pesquisa; 1951 Criação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (atual CNPq); 1951

Leia mais

PIS/ COFINS. NOTÍCIAS DA SEMANA (31/01/11 a 04/02/11)

PIS/ COFINS. NOTÍCIAS DA SEMANA (31/01/11 a 04/02/11) PIS/ COFINS NOTÍCIAS DA SEMANA (31/01/11 a 04/02/11) I- DESPESA DE FRETE ENTRE ESTABELECIMENTO DE MESMA PESSOA JURÍDICA NÃO GERA DIREITO A CRÉDITO DE PIS/COFINS. II- NOVAS SOLUÇÕES DE CONSULTAS. A) SUSPENSÃO

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº007/2019 SELEÇÃO DE PESQUISADORES

CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº007/2019 SELEÇÃO DE PESQUISADORES CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº007/2019 SELEÇÃO DE PESQUISADORES PROJETO: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para a Automação de Serviços Públicos no âmbito da Jornada da Transformação dos Serviços 1.

Leia mais

Financiadora de Estudos e Projetos

Financiadora de Estudos e Projetos Financiadora de Estudos e Projetos Agência Brasileira de Inovação Ampliando mercado de Placas de CI através s da Certificação São Paulo -SP 28 de novembro de 2006 João Florencio da Silva Analista do Escritório

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL. Demonstração do Resultado do Exercício. Lucro Real, Presumido e Arbitrado Parte 1. Prof. Cláudio Alves

CONTABILIDADE GERAL. Demonstração do Resultado do Exercício. Lucro Real, Presumido e Arbitrado Parte 1. Prof. Cláudio Alves CONTABILIDADE GERAL Demonstração do Resultado do Exercício Lucro Real, Presumido e Arbitrado Parte 1 Prof. Cláudio Alves Conforme o art. 247 do Regulamento do Imposto de Renda, é o lucro líquido do período

Leia mais

DIREITO CIVIL. Contratos em Espécie

DIREITO CIVIL. Contratos em Espécie DIREITO CIVIL Contratos em Espécie Parte 3 Prof. Rafael da Mota Mendonça c) Negócios Afins c.1 Licensing -Conceito: Caracteriza-se pela simples autorização de uso de bens intelectuais industriais (marca,

Leia mais

A Nova Agenda Carlos Américo Pacheco São Paulo, 08 de novembro de 2006

A Nova Agenda Carlos Américo Pacheco São Paulo, 08 de novembro de 2006 Ciência, Tecnologia e Inovação A Nova Agenda Carlos Américo Pacheco São Paulo, 08 de novembro de 2006 Inovação e Desenvolvimento Tecnológico desempenho inovador insuficiente seleto grupo de empresas competitivas

Leia mais

CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº 02/2018 SELEÇÃO DE PESQUISADORES

CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº 02/2018 SELEÇÃO DE PESQUISADORES CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº 02/2018 SELEÇÃO DE PESQUISADORES PROJETO: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação para a Automação de Serviços Públicos no âmbito da Jornada da Transformação dos Serviços 1.

Leia mais

Decreto Federal n.9283, de 08 de fevereiro de Regulamenta o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação

Decreto Federal n.9283, de 08 de fevereiro de Regulamenta o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação Decreto Federal n.9283, de 08 de fevereiro de 2018 Regulamenta o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação OBJETIVO DO DECRETO Regulamenta a Lei nº 10.973/2004, a Lei nº 13.243/2016, o art. 24, 3º,

Leia mais

O caminho para negociação das tecnologias geradas pelas ICTs

O caminho para negociação das tecnologias geradas pelas ICTs O caminho para negociação das tecnologias geradas pelas ICTs Mauro Luz Coordenação Geral de Contratos de Tecnologia (CGTEC) Diretoria de Contratos, Indicações Geográficas e Registros (DICIG) agenda 1.

Leia mais

REGULAMENTO DA POLÍTICA DE INOVAÇÃO DO IFES CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

REGULAMENTO DA POLÍTICA DE INOVAÇÃO DO IFES CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Anexo I Resolução CS Ifes nº 53/2012, de 24/07/2012 REGULAMENTO DA POLÍTICA DE INOVAÇÃO DO IFES CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1º Esta resolução institui a Política de Inovação do Ifes e

Leia mais

7ª Conferência da Qualidade de Software e Serviços

7ª Conferência da Qualidade de Software e Serviços 7ª Conferência da Qualidade de Software e Serviços 7ª Conferência da Qualidade de Software e Serviços Incentivos à Inovação Tecnológica A Lei do Bem Manutenção dos Benefícios da Lei do Bem A Medida Provisória

Leia mais