AGROPECUÁRIA GRAMA VIVA LTDA. CNPJ / I.E

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AGROPECUÁRIA GRAMA VIVA LTDA. CNPJ / I.E"

Transcrição

1 AGROPECUÁRIA GRAMA VIVA LTDA. CNPJ / I.E De: Alexandre G. V. Santos Para: Sócios, Colaboradores e Clientes. ASSUNTO: Relatório de viagem aos EUA Campinas, 12 de Setembro de Durante o período de 09/01/2011 a 22/01/2011 estivemos viajando pelos EUA visitando Campos de Golfe, Estádios de Football, Arenas multiuso, Estádios de Baseball, Centros de Treinamento de algumas Universidades, Produtores de grama e prestadores de serviço. Nessas visitas pudemos ratificar técnicas utilizadas por nós, aprender novas práticas, conhecer novos equipamentos e ver também que isso não é tudo, pois se você não tem uma equipe determinada, fiel e comprometida com o que faz não adianta ter novas técnicas e nem equipamentos que não chegaremos a lugar algum. TEXAS Chegamos a Houston no dia 10/01 pela manhã em seguida fomos com o Roberto Gurgel, Diretor da Sod Solutions, para a cidade de Austin também no Texas onde se deu a 30 0 Conferencia e Show da Sports Turf Managers Association onde conhecemos muitas pessoas, organizadores do evento e equipamentos direcionados a campos esportivos tanto para construção quanto para manutenção. Na terça-feira visitamos a Universidade do Texas A&M, na cidade de College Station, direcionada a agropecuária onde juntamente com um grupo de 120 pessoas aproximadamente visitamos todas as instalações esportivas da Universidade que utilizam gramados artificiais e naturais. Pudemos verificar as práticas desenvolvidas por eles na revitalização dos gramados de futebol utilizados pelos alunos no período de folga, ou seja, os mais utilizados e constatamos também que as verbas divididas priorizando os esportes que a Universidade tem o melhor desempenho.

2 TEXAS A&M

3 Na quarta-feira fomos a San Antonio TPC também no Texas visitar um daqueles campos que jogam os torneios mais importantes do mundo, na verdade eram dois campos sendo um projeto do Greg Norman e o outro do Pete Day o mesmo que projetou o campo de golfe de Búzios-RJ. Simplesmente fantástico foi um campo que se colocou 20 cm de solo sobre o solo pedregoso antes de estabelecer o gramado, plantado com bermuda Tifton 419 nos Fairways e TifEagle nos Greens no qual se faz o uso do overseeding no inverno. Todos os equipamentos são da marca John Deer. SAN ANTONIO TPC

4 Na quinta e sexta-feira ficamos em Austin acompanhando algumas palestras dentro do possível e conhecendo pessoas como o pessoal da Barenbrug (fornecedores de sementes), representantes da STMA, fornecedores de equipamentos entre outros.

5 STMA LOUSIANIA Passamos o final de semana em New Orleans para visitar na segunda-feira o Centro Esportivo da Universidade da Lousiania (LSU), em Baton Rouge, que utiliza grama Celebration praticamente em todas as suas instalações seja Baseball ou Soccer ou Football. A altura de corte varia de 15 a 20 mm, freqüência de poda de dias alternados, mesmo com a temperatura media em torno de 10 0 graus centigrados, inverte o corte semanalmente, mínimo de três Verticut /ano e duas descompactações/ano. No local não é utilizado fertilizantes foliares, somente granulados variando a maior ou menor concentração de nitrogênio ou potássio de acordo com a estação do ano.

6 LSU FLORIDA Na terça-feira visitamos o Raymond James Stadium pertencente ao Tampa Bay Buccaneers com capacidade para pagantes, o local possui uma replica de um navio pirata que em jogos oficiais, quando o Tampa Bay marca pontos, ele solta vários tiros de canhão. Em relação às características do gramado e manejo destacam-se: Top-Soil com 80% de areia e 20% de m.o com uma espessura de 20 polegadas. Grama Celebration. Faz uma aeração e uma descompactação por ano. Dois verticais ao ano. Altura de corte de 5/8, poda em dias alternados e invertendo o corte uma vez por semana. Um Topdressing anual e gasta em torno de 100 ton. Usa fertilizante granulado a cada 15 dias, alternando com fertilizante foliar. Faz overseeding no inverno. Tem dois eventos por ano quando troca toda a areia e grama. Utilizou o sistema MOTZ, a grama é produzida sobre uma trama de material sintético com o objetivo de tornar o gramado mais firme, na faixa central do campo e não gostou disse que dificulta o desenvolvimento, compromete a drenagem e dificulta a manutenção do sistema de irrigação entre outros, o cara do MOTZ nunca mais entra no Estádio. Maquinas 100% Toro.

7 RAYMOND JAMES STADIUM

8 RAYMOND JAMES STADIUM RAYMOND JAMES STADIUM No mesmo dia visitamos o George M. Steinbrenner Field de Baseball pertencente ao New York Yankees, que utiliza essa estrutura na Florida para treinamento da equipe profissional quando no inverno em New York as condições são inóspitas para o treinamento, que fez com que a equipe tivesse melhores resultados depois da construção desse centro de treinamento com um campo principal e dois auxiliares. Dentre as características do gramado e manejo utilizado, destacam-se: Os padrões de construção seguiram a metodologia da USGA, 100% areia. Grama Celebration. Não faz Topdressing. Alterna fertilizante granulado com fertilizante foliar quinzenalmente. O Responsável pela manutenção, Ritchie, tem o cargo de Head Groundskeeper recebeu 8 prêmios nos últimos 10 anos por dedicação, entusiasmo, preparação e manutenção dos campos dado pela Florida State League. Equipamentos 100% Toro. No período fora de temporada o Clube oferece aos torcedores um programa de treinamento de 3 a 4 dias no qual o torcedor é tratado como um atleta, jogando e treinando, pagando por isso U$ 1.500,00.

9 George M. Steinbrenner Field

10 No final da tarde de terça-feira ainda visitamos a Bethel Farms em Arcadia, que é um produtor de grama na Florida que produz diversas variedades de grama e desenvolve pesquisas juntamente com a Sod Solutions. Nesta ocasião conhecemos uma nova variedade de bermuda chamada Discovery que requer pouca freqüência de poda e pouca fertilidade e será recomendado para plantio em bunkers, paisagismo e como uma terceira variedade entre o Green e o Rough Green minimizando a invasão nos Greens. Todas as áreas de produção são arenosas. Bethel Farm

11 Bethel Farm Na quarta-feira pela manhã visitamos o campo de golfe, The Club Pelican Bay, em Naples. Construído em 1980, projeto de Arthur Hills. Há alguns anos atrás havia necessidade de revitalização do campo sendo que emperrava no alto custo de uma reforma geral e a solução encontrada podemos chamar de plantio direto no qual o gramado original Tifton 419(Fairways) foi eliminado com aplicação de glifosato até o controle total e posterior a isso foi feito uma descompactação e remoção do excesso de matéria morta para permitir que a plantadeira de spriggs fosse eficiente, obtiveram sucesso num teste de uma área pequena e no ano seguinte plantaram 9 buracos e no outro ano os outros 9 buracos, tudo Celebration, e o mais importante foi que o campo não parou em momento algum devido a reforma, segundo informações do Superintendente do clube que ele sabe em torno de 5 campos de 18 buracos fizeram isso no ano que passou. Utilizaram a Celebration devido a sua agressividade, baixa exigência nutricional e a sua coloração única entre as bermudas. Em relação ao manejo e práticas utilizados no local, destacam-se: Três cortes verticais por ano sendo um pesado e dois light. O gasto com insumo fertilizante corresponde a 4 kg/100 m 2 / ano e é distribuído de acordo com o feeling do Superintendente. Utiliza muito fertilizante foliar tanto nos Fairways quanto nos Greens. Greens são de Tifeagle com práticas Vertical e Topdressing semanal. Não usa groomer devido à manutenção, sempre quebra e o mecânico perde horas então usa um vertical leve nas walk behind. Equipamentos 100% Toro.

12 The Club Pelican Bay

13 Pela manhã também visitamos o campo de golfe, Old Corkscrew Golf Club, em Estero Florida projeto Jack Nicklaus aberto em 2007, todo plantado com Celebration. Projeto muito bonito sendo que devido a problemas de implantação há contaminação nos Greens com Celebration e minhocas nos Roughs-Greens. Tem TifEagle nos Greens. Campo com menor movimento, pois não esta atrelada a nenhum hotel ou empreendimento imobiliário e tinha uma verba menor para gasto anual. O cozinheiro do Club House provisório era um brasileiro muito chato que não via um compatriota há muito tempo e não parava de fazer gracinha. Old Corkscrew Golf Club

14 Old Corkscrew Golf Club

15 Na quarta-feira à tarde fomos a uma cidade bem ao sul da Florida chamada Homestead com extensas áreas agrícolas e produção de ornamentais. Visitamos a Empresa Costa Farms que mantém um projeto paisagístico onde diversas empresas colocam suas ornamentais no projeto e em canteiros isolados onde donos de lojas, hortos e outros podem ver o desempenho das espécies. Neste local a Bethel Farms tem uma área com grama, no caso a Bermuda Discovery e paga U$15.000,00/ano manter essas área e a Costa Farms tem participação no que for negociado por algum cliente na compra seja de grama ou ornamentais. Costa Farms Na quinta-feira pela manhã visitamos o Estádio de Baseball do Miami Hurricanes da Universidade de Miami que tinha acabado de trocar o gramado por Celebration e verificamos que hoje eles plantam o Maxi-rolo sendo que ele é entregue divido ao meio para facilitar os trabalhadores a juntar a grama por ficar mais leve sem que ocorra quebra de tapetes.

16 Miami Hurricanes Miami Hurricanes

17 Visitamos também o Tropical Park que é publico e era o campo que o Romário e o Zinho treinavam quando jogaram no Miami e que também a World Sports fez uma reforma com o Renato Lauretti, hoje encontra se em péssimo estado, não resta mais nada, nem Celebration tem mais. À tarde visitamos o Sun Life Stadium do Miami Dolphins Time de Football profissional como o Tampa Bay Buccaneers, esse estádio é uma Arena Multiuso com jogos diversos inclusive o nosso futebol e alem disso muitos shows e entre outros. Entre as características e práticas utilizadas estão: Solo Arenoso. Grama Tifton 419 fornecido no sistema MOTZ e é trocada 5X por ano, o cara adora o MOTZ. Overseeding durante o inverno. Só pra termos uma idéia: esta agendada Monster Jam no estádio pro dia 12/Fev., 19/03 Show de Jazz e inicio de Temporada para primeiro de Abril com 15 jogos no mês e segue até Setembro com vários jogos.

18 Sun Life Stadium

19 No final da tarde visitamos as instalações esportivas da Florida Atlantic University em Boca Raton, com diversos campos de Baseball, Soccer e Football sendo o foco nosso os três campos de soccer e um de Baseball formados com grama Celebration. O solo da Florida é muito arenoso logo os campos não possuem drenagem. Sistema de irrigação automatizada. Altura de corte de 15 a 20 mm de acordo com a estação do ano e freqüência de dias alternados. Faz em torno de 6 cortes verticais e 6 descompactações por ano. 3 a 4 topdressing light por ano. Usa fertilizante granulado e foliar no inverno, sendo quinzenal. Um dos campos de Soccer possui grandes afastamentos laterais o que permite alterar o eixo do campo distribuindo seu pisoteio tornando mais resistente ao uso e segundo o Gerente de manutenção de Outubro a Maio ele tem 25 jogos/mês em média. Os outros dois campos estão dispostos na longitudinal e permite a marcação de dois campos oficiais ou 4 campos menores desta forma permite distribuir o pisoteio tendo maior capacidade de suporte tendo nos últimos quatro meses uma media de 200 horas de uso por mês. Florida Atlantic University

20 No dia seguinte pela manhã visitamos a Odum`s Farm que é um pequeno produtor de grama da Florida que há 12 anos criou uma segunda empresa direcionada a execução de serviço de troca de gramados extensos com o uso da tecnologia da KORO (Field Top Maker) que consiste em remover o gramado antigo e substituí-lo por um novo no mesmo dia, no caso de soccer Field (campos de futebol) e realizam serviço em campos de futebol, campos de pólo e campos de golfe. EX: Ele troca 130 campos/10 semanas por temporada.

21 Odum`s Farm

22 Odum s Farm CONCLUSÕES GERAIS INSUMOS AGRÍCOLAS Apesar de não termos uma gama grande de fertilizantes como nos USA e preço elevado quando falamos de adubos específicos para gramados, hoje temos uma variedade muito grande de fertilizantes foliares o que é utilizado em larga escala no exterior. O que precisamos é definir a estratégia de uso de acordo com a estação do ano e necessidade nutricional do gramado. A alternância de foliares com granulados de primeira linha seria uma alternativa. Em relação aos defensivos agrícolas, os similares encontrados no Brasil possuem preços razoáveis e muitas vezes compatíveis. O uso de herbicidas em pré-emergência é o ideal. MAQUINAS E EQUIPAMENTOS Apesar de estarmos investindo forte nesta área, o diferencial em relação aos USA é muito grande, há uma enorme variedade de marcas e modelos, tem preço bem melhores que nós. O mesmo não acontece em relação à irrigação e drenagem, que tecnologicamente estamos tão avançados quanto eles, temos no mercado nacional os mesmos produtos direcionados a gramado esportivo

23 encontrado no exterior, porém com custos elevadíssimos, principalmente na irrigação, que devido aos tributos de nosso país faz com que atinjam valores altos dificultando a sua maior expansão. GRAMA Exceto as novas variedades que estão surgindo, a grama mais usada nos Estados Unidos é a Tifton 419, com avanço forte da CELEBRATION e devido as suas qualidades como: maior resistência a pisoteio, seca, sombra, menos exigente em nitrogênio e uma cor verde incomparável. TRATOS CULTURAIS As práticas como Aerificação, Descompactação, Topdressing e entre outras, são similares as práticas feitas no Brasil. Apesar da escassez de equipamentos, estamos investindo neste quesito e teremos bons resultados breve. CONHECIMENTO TÉCNICO Apesar de todos os recursos literários, faculdades e diversos cursos específicos para gramados que eles possuem, estamos bem tecnicamente, pois temos que trabalhar com os recursos existentes e a com a falta de interesse dos clubes em investir nesta área. Penso que fazemos algumas mágicas para mantermos os nossos gramados em boas condições. Gostaria de lembrar que não existe uma formula de bolo para gramados e sim conhecimento técnico por meio de atualização e inovação na área de produtos, bem como as máquinas e equipamentos. O grande diferencial hoje é saber fugir da rotina e usar a imaginação (pulo do gato) para resolver os problemas que acontecem diariamente. CONSIDERAÇÕES FINAIS Com o intuito de compartilhar com nossos colaboradores, clientes e amigos a preocupação de nossa Empresa em ter uma boa performance no nosso atendimento, o presente relatório foi elaborado para que todos saibam que essa Empresa chegou aonde chegou e tem o respeito que tem por ter sempre priorizado o uso de técnicas adequadas visando o resultado final e a satisfação do cliente. Meus sinceros agradecimentos a Sod Solutions em nome do Diretor Roberto Gurgel e da Gerente de Vendas Erin B. Wilder. Alexandre G. Vieira dos Santos Engenheiro Agrônomo Paulo Antônio Azeredo Neto Engenheiro Agrônomo

PERSPECTIVAS E NOVAS VARIEDADES DE GRAMA (I) SEASHORE PASPALUM, MINI ZOYSIA E ZOYSIA MEYER

PERSPECTIVAS E NOVAS VARIEDADES DE GRAMA (I) SEASHORE PASPALUM, MINI ZOYSIA E ZOYSIA MEYER PERSPECTIVAS E NOVAS VARIEDADES DE GRAMA (I) SEASHORE PASPALUM, MINI ZOYSIA E ZOYSIA MEYER Marcello Lara Mate Engenheiro Agrônomo da Green Grass Porto Alegre RS greengrass14@terra.com.br 1. Introdução

Leia mais

IMPLANTAÇÃO E MANEJO DE GRAMADOS ESPORTIVOS. Paulo Antonio Azeredo Neto 1. INTRODUÇÃO

IMPLANTAÇÃO E MANEJO DE GRAMADOS ESPORTIVOS. Paulo Antonio Azeredo Neto 1. INTRODUÇÃO IMPLANTAÇÃO E MANEJO DE GRAMADOS ESPORTIVOS Paulo Antonio Azeredo Neto Eng.Agr,, Sócio-Diretor - Greenleaf Projetos e Serviços LTDA - Rua Comandante Rubens Silva 326 casa- Freguesia Jacarepaguá- Rio de

Leia mais

Ernesto Siqueira Henriques. Engenheiro Agrônomo Green Grass

Ernesto Siqueira Henriques. Engenheiro Agrônomo Green Grass Ernesto Siqueira Henriques Engenheiro Agrônomo Green Grass ZOYSIAS NO GOLFE Estamos vivendo um momento, no golfe, onde além de buscarmos a qualidade, buscamos também o comprometimento com o meio ambiente

Leia mais

ADUBAÇÃO EM GRAMADOS ESPORTIVOS

ADUBAÇÃO EM GRAMADOS ESPORTIVOS ADUBAÇÃO EM GRAMADOS ESPORTIVOS Fabio Camara Engenheiro Agrônomo WorldSports 1. Introdução Quando falamos em adubação para gramados esportivos devemos entender que o manejo ou estratégia a serem adotados

Leia mais

PERSPECTIVAS E NOVAS VARIEDADES DE GRAMA (III) CELEBRATION BERMUDAGRASS & PALMETTO SANTO AGOSTINHO

PERSPECTIVAS E NOVAS VARIEDADES DE GRAMA (III) CELEBRATION BERMUDAGRASS & PALMETTO SANTO AGOSTINHO PERSPECTIVAS E NOVAS VARIEDADES DE GRAMA (III) CELEBRATION BERMUDAGRASS & PALMETTO SANTO AGOSTINHO Roberto Gurgel 1. Introdução Engenheiro Agrônomo da Sod Solutions Inc. rgurgel@sodsolutions.com Texas-EUA

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL RELATÓRIO DE VISTORIA DE GRAMADO ESTÁDIO ADAUTO MORAES Presentes na vistoria o Sr. Carlos Humberto (FBF), Sr. Etevaldo da Silva (Administrador do estádio), Sr. Cleriston Andrade (Secretário da Educação

Leia mais

Faculdade de Ciências Agronômicas FCA / Unesp / Campus de Botucatu 11 e 12 de Maio 2010

Faculdade de Ciências Agronômicas FCA / Unesp / Campus de Botucatu 11 e 12 de Maio 2010 Faculdade de Ciências Agronômicas FCA / Unesp / Campus de Botucatu 11 e 12 de Maio 2010 Eng. Agrônomo Msc Maurício Ercoli Zanon Gerente Comercial Itograss 20 cultivares Novas tecnologias BRASIL Itapetininga/SP

Leia mais

Implantação e Manutenção de Gramados

Implantação e Manutenção de Gramados Implantação e Manutenção de Gramados Características Gerais Gramas Família Poaceae Herbáceas, rizomatozas, reptante Caules são cilíndricos ou achatados Folhas liguladas, alternas e alongadas Inflorescência

Leia mais

IRGA 424 OPÇÃO DE PRODUTIVIDADE

IRGA 424 OPÇÃO DE PRODUTIVIDADE IRGA 424 OPÇÃO DE PRODUTIVIDADE A IRGA 424 apresenta como diferencial o alto potencial produtivo, responde muito bem ao manejo e às altas adubações. Origem: cruzamento IRGA 370-42-1-1F-B5/BR IRGA 410//IRGA

Leia mais

Fertilizantes para manutenção de gramados esportivos

Fertilizantes para manutenção de gramados esportivos Fertilizantes para manutenção de gramados esportivos Marcos Estevão Feliciano Engenheiro Agrônomo Marcus Vinícius Dep. Gramados esportivos NECESSIDADE NUTRICIONAL DE GRAMAS BERMUDAS As gramas necessitam

Leia mais

AUTOR(ES): BEATRIZ CAPELLARI FERNANDES, PRISCILA CRISTINA SILVA COUTINHO

AUTOR(ES): BEATRIZ CAPELLARI FERNANDES, PRISCILA CRISTINA SILVA COUTINHO 16 TÍTULO: "ARENA CORINTHIANS" - A DRENAGEM DO GRAMADO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: ENGENHARIAS E ARQUITETURA SUBÁREA: ENGENHARIAS INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA AUTOR(ES): BEATRIZ CAPELLARI

Leia mais

*Médio porte: volume da folhagem com aproximadamente 30 x 30 cm (diâmetro x altura/comprimento)

*Médio porte: volume da folhagem com aproximadamente 30 x 30 cm (diâmetro x altura/comprimento) 4 - Plantas PLANTAS A seleção das plantas e o seu manuseio são os passos mais importantes na instalação de um jardim vertical. Por isso seguem algumas orientações sobre como proceder nestas tarefas tão

Leia mais

SOLUçÕES ESPORTIVAS. www.worldsports.com.br WORLD SPORTS SOLUÇÕES ESPORTIVAS WORLD SPORTS SOLUÇÕES ESPORTIVAS WORLD SPORTS

SOLUçÕES ESPORTIVAS. www.worldsports.com.br WORLD SPORTS SOLUÇÕES ESPORTIVAS WORLD SPORTS SOLUÇÕES ESPORTIVAS WORLD SPORTS SOLUçÕES ESPORTIVAS WORLD SPORTS SOLUÇÕES ESPORTIVAS WORLD SPORTS SOLUÇÕES ESPORTIVAS WORLD SPORTS WORLD SPORTS SOLUÇÕES ESPORTIVAS WORLD SPORTS SOLUÇÕES ESPORTIVAS WORLD SPORTS www.worldsports.com.br

Leia mais

BASE DE TRABALHO VIANA & ASSOCIADOS APOIO

BASE DE TRABALHO VIANA & ASSOCIADOS APOIO BASE DE TRABALHO VIANA & ASSOCIADOS APOIO Sobre a VIANA & ASSOCIADOS Parceria com empresas de produtos especiais (Projeto LBE) Parceria com RPA Consultoria em vários projetos especializados na área agrícola

Leia mais

CONJUNTURAL AGROPECUÁRIO NOTÍCIAS AGRÍCOLAS

CONJUNTURAL AGROPECUÁRIO NOTÍCIAS AGRÍCOLAS CONJUNTURAL AGROPECUÁRIO Trigo: Atualmente 98% das lavouras estão em desenvolvimento vegetativo (perfilhamento ou alongamento), ao passo que 2% da área já está em floração. As lavouras apresentam boa população

Leia mais

IMPLANTAÇÃO E MANEJO DE GRAMADOS ESPORTIVOS. 1. Corte

IMPLANTAÇÃO E MANEJO DE GRAMADOS ESPORTIVOS. 1. Corte IMPLANTAÇÃO E MANEJO DE GRAMADOS ESPORTIVOS Daniel Tapia Eng.Agr. Faculdade de Agronomia da Universidade Nacional de La Plata Bs.As. Argentina. Av. dos Ipês, 32.Carapicuíba-São Paulo cep 06352-050, danieltapia1@aol.com

Leia mais

1 de 5 21/10/2010 14:28 Pré-visualização do trabalho Código do trabalho 68 CRESCIMENTO DA GRAMA BERMUDA (CYNODON DACTYLON) SOB DIFERENTES LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO LEONARDO DE ANDRADE MOREIRA 1 ANTONIO CARLOS

Leia mais

Manual e Especificação Técnica

Manual e Especificação Técnica Telhados verdes e jardins elevados Manual e Especificação Técnica Sistema Telhado Verde SkyGarden Bioma Cerrado O sistema de telhado verde da SkyGarden é o resultado de décadas de pesquisas no Japão, em

Leia mais

CULTIVO PROTEGIDO EM PROPRIEDADES RURAIS

CULTIVO PROTEGIDO EM PROPRIEDADES RURAIS CULTIVO PROTEGIDO EM PROPRIEDADES RURAIS 1. Tema Produção e Qualidade 2. Subtema Mapeamento e Melhoria de Processos 3. Categoria de serviço Acesso a Serviço Tecnológico 4. Tipo de serviço / instrumento

Leia mais

ALTERNATIVAS DE PLANTIO E USO DE MATERIAIS ORGÂNICOS EM GRAMADOS. Paulo Antonio Azeredo Neto 1. INTRODUÇÃO

ALTERNATIVAS DE PLANTIO E USO DE MATERIAIS ORGÂNICOS EM GRAMADOS. Paulo Antonio Azeredo Neto 1. INTRODUÇÃO ALTERNATIVAS DE PLANTIO E USO DE MATERIAIS ORGÂNICOS EM GRAMADOS Paulo Antonio Azeredo Neto Engº. Agr., sócio-diretor Greenleaf Projetos e Serviços Ltda, Rua Comandante Rubens Silva, 326 Freguesia Jacarepaguá,

Leia mais

UTILIZAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM COMO ELEMENTO DE PROTEÇÃO DE GEOMEMBRANA DOS GRAMADOS DO CAMPO DE GOLFE DO CONDOMÍNIO BARRA GOLDEN GREEN

UTILIZAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM COMO ELEMENTO DE PROTEÇÃO DE GEOMEMBRANA DOS GRAMADOS DO CAMPO DE GOLFE DO CONDOMÍNIO BARRA GOLDEN GREEN UTILIZAÇÃO DO GEOTÊXTIL BIDIM COMO ELEMENTO DE PROTEÇÃO DE GEOMEMBRANA DOS GRAMADOS DO CAMPO DE GOLFE DO CONDOMÍNIO BARRA GOLDEN GREEN Autor: Departamento Técnico - Atividade Bidim Colaboração: Eng. Gerson

Leia mais

CONECTANDO VOCÊ A NATUREZA

CONECTANDO VOCÊ A NATUREZA PORTFÓLIO 2019 CONECTANDO VOCÊ A NATUREZA Somos uma empresa formada por biólogo, técnico em paisagismo e jardineiro. Constituímos uma equipe comprometida em cuidar com carinho de jardins, áreas verdes

Leia mais

Irrigação. Maio 29, 2004 José Giacoia Neto. Gerente Nacional Paisagismo

Irrigação. Maio 29, 2004 José Giacoia Neto. Gerente Nacional Paisagismo Formas Práticas para Manejo de Irrigação Maio 29, 2004 José Giacoia Neto Gerente Nacional Paisagismo Introdução Projeto bem feito e Instalado. Prático x Barato. Tecnologia Benefícios do manejo: Economia

Leia mais

LEVANTAMENTO DE ÁREA CULTIVADA, SEMEADURA E ADUBAÇÃO NO MILHO SAFRINHA NA REGIÃO DE SORRISO MT

LEVANTAMENTO DE ÁREA CULTIVADA, SEMEADURA E ADUBAÇÃO NO MILHO SAFRINHA NA REGIÃO DE SORRISO MT 352 LEVANTAMENTO DE ÁREA CULTIVADA, SEMEADURA E ADUBAÇÃO NO MILHO SAFRINHA NA REGIÃO DE SORRISO MT Thiago Rodrigues Catapatti (1), Cassiano Spaziani Pereira (2) e André Carlesso (3) 1. Introdução O cultivo

Leia mais

CONSUMO DE ÁGUA EM PAISAGISMO Versão 5 Previsão de consumo Campo de golfe LEED Irrigação

CONSUMO DE ÁGUA EM PAISAGISMO Versão 5 Previsão de consumo Campo de golfe LEED Irrigação CONSUMO DE ÁGUA EM PAISAGISMO Versão 5 Previsão de consumo Campo de golfe LEED Irrigação * 1-1 Título: Consumo de água em paisagismo Versão Digital em A4, Word, Times New Roman 12, 175páginas 18 de julho

Leia mais

Fevereiro, Maiores receitas com matchday do esporte global

Fevereiro, Maiores receitas com matchday do esporte global Fevereiro, 2019 Maiores receitas com matchday do esporte global Quem é a Sports Value? A Sports Value, especializada em marketing esportivo, branding, patrocínios, avaliação de marcas e de propriedades

Leia mais

Edição XII MMXIV fase 3 grupo alfa COPA DA PAZ

Edição XII MMXIV fase 3 grupo alfa COPA DA PAZ Instituto de Educação Infantil e Juvenil Outono, 2014. Londrina, de. Nome: Turma: Tempo: início: término: total: Edição XII MMXIV fase 3 grupo alfa COPA DA PAZ Questão 1 Dossiê gramados: clubes brasileiros

Leia mais

Atuamos na elaboração e execução de projetos paisagísticos, assessoria e consultoria paisagística e manutenção de jardins e áreas verdes.

Atuamos na elaboração e execução de projetos paisagísticos, assessoria e consultoria paisagística e manutenção de jardins e áreas verdes. SERVIÇOS PAISAGISMO QUEM SOMOS Somos uma empresa formada por biólogo, técnico em paisagismo e jardineiro. Constituímos uma equipe comprometida em cuidar com carinho de jardins, áreas verde e projetos!

Leia mais

Avaliação pós evento Preenchido pelo Diretor Técnico presente no torneio.

Avaliação pós evento Preenchido pelo Diretor Técnico presente no torneio. Avaliação pós evento Preenchido pelo Diretor Técnico presente no torneio. Bom Satisfatório Precisa Melhorar 1 Campo de Golfe a) Greens 2- Posição das bandeiras 3- Velocidade (Stimp) 4- Altura e padrão

Leia mais

C6l11ara Setorial, Bovinocultura Bubalinocultura. Mato Grosso do Sul

C6l11ara Setorial, Bovinocultura Bubalinocultura. Mato Grosso do Sul C6l11ara Setorial, Bovinocultura Bubalinocultura Mato Grosso do Sul o comércio nacional e internacional de carnes requer dos seus fornecedores a implantação de processos de controle de qualidade, para

Leia mais

OBRAS DO SESC MANAUS - AM

OBRAS DO SESC MANAUS - AM Estrada do Rio Morto, 1041, Vargem Grande, Rio de Janeiro, RJ Tel.: (21) 2428-6161 / 9761-8993 OBRAS DO SESC MANAUS - AM O SESC de Manaus AM, foi pioneiro em investir num estádio de futebol de primeiro

Leia mais

Variedades de Gramas Comerciais. Engº. Agrº. Ricardo Brandão Martins 27 9226-0213 ou 9881-9481 ricardomartins@itograss.com.br

Variedades de Gramas Comerciais. Engº. Agrº. Ricardo Brandão Martins 27 9226-0213 ou 9881-9481 ricardomartins@itograss.com.br Variedades de Gramas Comerciais Engº. Agrº. Ricardo Brandão Martins 27 9226-0213 ou 9881-9481 ricardomartins@itograss.com.br 20 cultivares Novas tecnologias BRASIL Itapetininga/SP 1 cultivar: Japonesa

Leia mais

SISTEMA DE IRRIGAÇÃO EFICIENTE POR PIVÔ CENTRAL

SISTEMA DE IRRIGAÇÃO EFICIENTE POR PIVÔ CENTRAL SISTEMA DE IRRIGAÇÃO EFICIENTE POR PIVÔ CENTRAL Definição da Problemática Necessidade de produzir mais alimentos X Restrição para ampliar a área plantada Como Resolver o Impasse? Investimento em pesquisa

Leia mais

Análise do Custo de produção por hectare de Milho Safra 2016/17

Análise do Custo de produção por hectare de Milho Safra 2016/17 Análise do Custo de produção por hectare de Milho Safra 2016/17 A análise do custo de produção do milho da safra 2016/17 foi realizada a partir de dados de instituições de pesquisa de produção e mercado,

Leia mais

ESTUDO DO SISTEMA RADICULAR DA SOJA (GLYCINE MAX (L.) MERRIL) EM SOLO LATOSSOLO ROXO ADU BADO OU SEM ADUBO ( 1 ) SINOPSE 1 INTRODUÇÃO

ESTUDO DO SISTEMA RADICULAR DA SOJA (GLYCINE MAX (L.) MERRIL) EM SOLO LATOSSOLO ROXO ADU BADO OU SEM ADUBO ( 1 ) SINOPSE 1 INTRODUÇÃO ESTUDO DO SISTEMA RADICULAR DA SOJA (GLYCINE MAX (L.) MERRIL) EM SOLO LATOSSOLO ROXO ADU BADO OU SEM ADUBO ( 1 ) ROMEU INFORZATO, engenheiro-agrônomo, Seção de Fisiologia, e H. A. A.MASCARENHAS, engenheiro-agrônomo,

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA RADICULAR DE TOMA- TEIRO (Lycopersicon esculentum Mill.) EM PLANTAS COM DIFERENTES IDADES ( 1 )

DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA RADICULAR DE TOMA- TEIRO (Lycopersicon esculentum Mill.) EM PLANTAS COM DIFERENTES IDADES ( 1 ) DESENVOLVIMENTO DO SISTEMA RADICULAR DE TOMA- TEIRO (Lycopersicon esculentum Mill.) EM PLANTAS COM DIFERENTES IDADES ( 1 ) ROMEU INFORZATO, engenhairo-agrônomo, Seção de Fisiologia, HUMBERTO RIBEIRO DE

Leia mais

CIRCULAR TÉCNICA N o 158. Maio 1988

CIRCULAR TÉCNICA N o 158. Maio 1988 IPEF: FILOSOFIA DE TRABALHO DE UMA ELITE DE EMPRESAS FLORESTAIS BRASILEIRAS ISSN 0100-3453 CIRCULAR TÉCNICA N o 158 Maio 1988 IMPLEMENTOS PARA O PREPARO DE SOLO EM REFORMA DE POVOAMENTOS DE EUCALIPTO,

Leia mais

SEMEADORA/ PL 6000 SEMEADORA/ PL6000. B E FOLHETERIA NOVA FOLHETERIA.indd 1 20/04/18 16:27

SEMEADORA/ PL 6000 SEMEADORA/ PL6000. B E FOLHETERIA NOVA FOLHETERIA.indd 1 20/04/18 16:27 SEMEADORA/ PL 6000 SEMEADORA/ PL6000 B3-0005-17E FOLHETERIA NOVA FOLHETERIA.indd 1 20/04/18 16:27 2 PL6000 A EVOLUÇÃO DO PLANTIO B3-0005-17E FOLHETERIA NOVA FOLHETERIA.indd 2 20/04/18 16:27 A New Holland

Leia mais

GOLFSTATION PREFEITURA

GOLFSTATION PREFEITURA GOLFSTATION PREFEITURA GOLFE ESPORTE PARA TODOS ESTAÇÕES DE GOLFE COM A DIMINUIÇÃO DOS ESPAÇOS NAS GRANDES CIDADES, VÁRIOS ESPORTES PRATICADOS AO AR LIVRE TIVERAM QUE BUSCAR ALTERNATIVAS PARA ATENDER AOS

Leia mais

Projeto Citros: 100 toneladas

Projeto Citros: 100 toneladas Projeto Citros: 100 toneladas Comitê Gestor: José A. Quaggio, Centro de Solos IAC Dirceu de Mattos Jr., Centro de Citricultura IAC Rodrigo M. Boaretto, Centro de Citricultura IAC Grupo de Nutrição e Fisiologia

Leia mais

VIABILIDADE FITOTÉCNICA DO ALGODÃO ADENSADO. Valdinei Sofiatti Pesquisador da Embrapa Algodão

VIABILIDADE FITOTÉCNICA DO ALGODÃO ADENSADO. Valdinei Sofiatti Pesquisador da Embrapa Algodão VIABILIDADE FITOTÉCNICA DO ALGODÃO ADENSADO Valdinei Sofiatti Pesquisador da Embrapa Algodão O sistema de cultivo adensado Consiste no plantio de algodão em fileiras com espaçamentos menores de 0,76 metros

Leia mais

PRAZER DE COMER E BEBER BEM: A ESSÊNCIA DA MARCA RAR.

PRAZER DE COMER E BEBER BEM: A ESSÊNCIA DA MARCA RAR. PRAZER DE COMER E BEBER BEM: A ESSÊNCIA DA MARCA RAR. A marca RAR é sinônimo de qualidade, sabor, tradição, inovação, procedência. Em todas as suas ações com os seus clientes, fornecedores, consumidores

Leia mais

FATORES DE SUCESSO PARA A ALTA PRODUTIVIDADE DE FLORESTAS

FATORES DE SUCESSO PARA A ALTA PRODUTIVIDADE DE FLORESTAS FATORES DE SUCESSO PARA A ALTA PRODUTIVIDADE DE FLORESTAS Ariel Evandro Fossa Gerente Florestal AGOSTO DE 2015 Coleta e rerrefino Celulose Lwart Lubrificantes 40 anos Atuação Coleta e rerrefino de OLUC

Leia mais

Comunicado Técnico 05

Comunicado Técnico 05 Comunicado Técnico 05 ISSN 2177-854X Julho. 2010 Uberaba - MG Amostragem do Solo para Recomendação de Calagem e Adubação Instruções Técnicas Responsável: Ricardo Moreira de Mendonça Agrônomo; MSc.Fitotecnia

Leia mais

MÍDIA KIT 2017 MARKETING ESPORTIVO

MÍDIA KIT 2017 MARKETING ESPORTIVO MÍDIA KIT 2017 O Projeto Patronagem do São Fernando Golf Club é um poderoso instrumento de marketing de relacionamento para empresas, que valorizam o networking e que buscam eventos especiais e diferenciados,

Leia mais

SOLUÇÃO DE MAPEAMENTO AÉREO BEMBRAS AGRO

SOLUÇÃO DE MAPEAMENTO AÉREO BEMBRAS AGRO SOLUÇÃO DE MAPEAMENTO AÉREO BEMBRAS AGRO 1 1 ENTENDEMOS AS SUAS NECESSIDADES. 2 DEFINIMOS UM PLANO DE AÇÃO. 3 MAPEAMOS O SEU TALHÃO DE INTERESSE. 4 TECNOLOGIA DO CÉU AO TRATOR Através de mapas e relatórios

Leia mais

Agentes causadores. Mecanização agrícola. Compactação sob as rodas dos veículos distribuição de pressão no solo.

Agentes causadores. Mecanização agrícola. Compactação sob as rodas dos veículos distribuição de pressão no solo. Agentes causadores Mecanização agrícola Compactação sob as rodas dos veículos distribuição de pressão no solo. Peso do veículo que determinará o total da força exercida Tamanho da área de contato entre

Leia mais

MUDAS EM SACOLINHAS DE TNT(AGROPOTE) SÃO BOA OPÇÃO PARA GRANDES PLANTIOS DE CAFÉ. Matiello, Almeida, Aguiar, Josino e Araujo

MUDAS EM SACOLINHAS DE TNT(AGROPOTE) SÃO BOA OPÇÃO PARA GRANDES PLANTIOS DE CAFÉ. Matiello, Almeida, Aguiar, Josino e Araujo MUDAS EM SACOLINHAS DE TNT(AGROPOTE) SÃO BOA OPÇÃO PARA GRANDES PLANTIOS DE CAFÉ Matiello, Almeida, Aguiar, Josino e Araujo Justificativas As mudas de café, em sua grande maioria,vem sendo formadas em

Leia mais

Análise do custo de Produção do Dendê

Análise do custo de Produção do Dendê Análise do custo de Produção do Dendê A produção de dendê no Brasil é concentrada nos estados do Pará, Sul da Bahia, Amazonas e Roraima. O maior produtor é o estado do Pará, que concentra 80% da área cultivada

Leia mais

Matéria publicada na Revista Destinos Serra&Mar

Matéria publicada na Revista Destinos Serra&Mar Matéria publicada na Revista Destinos Serra&Mar Foto Antônio Leão Foto CBF / Divulgação SEÇÕES 07 28 38 42 6 8 14 18 14 6 ANOS DOURADOS Museu Seleção Brasileira, instalado na sede da CBF, na Barra da Tijuca,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIA BIOLÓGICA E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA SISTEMA DE PREPARO DO SOLO E PLANTIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIA BIOLÓGICA E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA SISTEMA DE PREPARO DO SOLO E PLANTIO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE CENTRO DE CIÊNCIA BIOLÓGICA E DA SAÚDE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA SISTEMA DE PREPARO DO SOLO E PLANTIO Prof. Dr. Tácio Oliveira da Silva MANEJO DO SOLO determina

Leia mais

Furação - areia e matéria orgânica em números Por Eng. Agr. Daniel Tapia

Furação - areia e matéria orgânica em números Por Eng. Agr. Daniel Tapia Furação - areia e matéria orgânica em números Por Eng. Agr. Daniel Tapia Todos sabemos dos benefícios da aeração em campos de golf e esportivos, como: descompactar o solo, promover o intercambio gasoso

Leia mais

Tendências de viagem do brasileiro nas férias de julho

Tendências de viagem do brasileiro nas férias de julho Tendências de viagem do brasileiro nas férias de julho Assista ao vídeo acima: http://trv.to/6i Um estudo do www.trivago.com.br, maior comparador de preços de hotéis do mundo, mostra as tendências de viagem

Leia mais

Medida Indireta da Clorofila

Medida Indireta da Clorofila Medida Indireta da Clorofila Leandro José Grava de Godoy (CER-UNESP) Thais Regina de Souza (FCA-UNESP) Roberto Lyra Villas Bôas (FCA-UNESP) Prof. Medida indireta de clorofila não substitui os métodos utilizados

Leia mais

O Zé Tranqüilo. Um estudo de caso verídico sobre o perfil do produtor que não se abala na crise

O Zé Tranqüilo. Um estudo de caso verídico sobre o perfil do produtor que não se abala na crise O Zé Tranqüilo Um estudo de caso verídico sobre o perfil do produtor que não se abala na crise Mas afinal quem é o Zé Tranqüilo? Personagem hipotético Projeto da Bienal dos negócios da Agricultura em parceria

Leia mais

- Para Sua experiência em diferentes estágios e em diferentes competições e climas. - Para seu conhecimento de gramíneas tropicais em clima quente.

- Para Sua experiência em diferentes estágios e em diferentes competições e climas. - Para seu conhecimento de gramíneas tropicais em clima quente. Porquê ROYALVERD? - Para Sua experiência em diferentes estágios e em diferentes competições e climas. - Para seu conhecimento de gramíneas tropicais em clima quente. - Por sua tecnologia desenvolvida especificamente

Leia mais

NAMING RIGHTS DE ESTÁDIOS E ARENAS NO BRASIL

NAMING RIGHTS DE ESTÁDIOS E ARENAS NO BRASIL NAMING RIGHTS DE ESTÁDIOS E ARENAS NO BRASIL O mercado brasileiro de futebol nos próximos anos será extremamente beneficiado pela construção e reforma de estádios com vistas à realização da Copa de 2014

Leia mais

Federação Paulista de Futebol

Federação Paulista de Futebol MANUAL DE INFRAESTRUTURA DE ESTÁDIOS DA FPF 1. FINALIDADE O MANUAL DE INFRAESTRUTURAA DE ESTÁDIOS DA FPF tem por finalidade estabelecer critérios para a classificação dos estádios de futebol utilizados

Leia mais

Domesticação E Cultivo. Plantas Medicinais e Fitoterapia

Domesticação E Cultivo. Plantas Medicinais e Fitoterapia Domesticação E Cultivo Plantas Medicinais e Fitoterapia A domesticação de espécies silvestres é um compromisso com a preservação da biodiversidade regional, com a saúde do ser humano e com a estabilidade

Leia mais

Manejo do solo AGRICULTURA GERAL ESCOLHA DO LOCAL ESCOLHA DO LOCAL ESCOLHA DO LOCAL LIMPEZA DA ÁREA POMBAL PB

Manejo do solo AGRICULTURA GERAL ESCOLHA DO LOCAL ESCOLHA DO LOCAL ESCOLHA DO LOCAL LIMPEZA DA ÁREA POMBAL PB AGRICULTURA GERAL Manejo do solo POMBAL PB ESCOLHA DO LOCAL - Mercado Quem vai comprar ou consumir o nosso produto? Proximidade e tamanho do meu centro consumidor ou indústria Quanto devo produzir? - Logística

Leia mais

pelo agricultor 3 etapas para tomada de decisão Produzido sob a orientação de Alexandre Mendonça de Barros

pelo agricultor 3 etapas para tomada de decisão Produzido sob a orientação de Alexandre Mendonça de Barros www.portalsyngenta.com.br 3 etapas para tomada de decisão pelo agricultor Produzido sob a orientação de Alexandre Mendonça de Barros E-book complementar ao webinar O mundo Agro e a Economia 3 etapas para

Leia mais

Riviera Nº 01 SETEMBRO

Riviera Nº 01 SETEMBRO Riviera Nº 01 SETEMBRO - 2017 [PRINCIPAL] Ceará vence o 7 Torneio Interclubes de Golfe NE O clube de Golfe do Aquiraz Riviera foi vencedor na categoria equipes do 7 torneio Interclubes de Golfe do Nordeste.

Leia mais

8ª COPA HC DE FUTEBOL BASE 2018.

8ª COPA HC DE FUTEBOL BASE 2018. REGULAMENTO DISPOSIÇÕES PRELIMINARES ART. 1º - Este regulamento é o conjunto de disposições que disciplinam a realização da 8º COPA HC DE FUTEBOL BASE 2018, que acontecerá do dia: 03/03/2018, ao dia: 09/

Leia mais

Prazer de comer e beber bem: a essência da marca RAR.

Prazer de comer e beber bem: a essência da marca RAR. MAÇÃS INSUPERÁVEIS Prazer de comer e beber bem: a essência da marca RAR. A marca RAR é sinônimo de qualidade, sabor, tradição, inovação, procedência. Em todas as suas ações com os seus clientes, fornecedores,

Leia mais

MAPA DA VIAGEM PERFEITA PRA ORLANDO

MAPA DA VIAGEM PERFEITA PRA ORLANDO MAPA DA VIAGEM PERFEITA PRA ORLANDO COMPRAS E ECONOMIA TRANSPORTE PLANEJAMENTO VIAGEM PERFEITA! OUTRAS INFORMAÇÕES INGRESSOS E HOSPEDAGEM PARQUES MAPA DA VIAGEM PERFEITA SOBRE ORLANDO A pequena cidade

Leia mais

PASTAGENS PARA EQUÍDEOS

PASTAGENS PARA EQUÍDEOS PASTAGENS PARA EQUÍDEOS A criação de equídeos em pastagens de qualidade continua sendo a forma mais barata e eficiente de criação. Por serem herbívoros natos, equídeos gostam de passar a maior parte do

Leia mais

PRODUTIVIDADE DA BATATA, VARIEDADE ASTERIX, EM RESPOSTA A DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO NA REGIÃO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ-SC

PRODUTIVIDADE DA BATATA, VARIEDADE ASTERIX, EM RESPOSTA A DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO NA REGIÃO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ-SC PRODUTIVIDADE DA BATATA, VARIEDADE ASTERIX, EM RESPOSTA A DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO NA REGIÃO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ-SC Francieli WEBER 1, Guilherme VITORIA 2, Rodrigo SALVADOR 2, Herberto Jose LOPES

Leia mais

CONJUNTURAL AGROPECUÁRIO NOTÍCIAS AGRÍCOLAS

CONJUNTURAL AGROPECUÁRIO NOTÍCIAS AGRÍCOLAS CONJUNTURAL AGROPECUÁRIO Arroz: As chuvas dos últimos dias prejudicaram o preparo das lavouras para a próxima safra. Em alguns locais será necessário um período maior sem chuvas para ser possível iniciar

Leia mais

Adubação verde ajuda a engordar o caixa

Adubação verde ajuda a engordar o caixa A Crotalária-juncea é a mais utilizada nas áreas de rotação com cana Adubação verde ajuda a engordar o caixa Com a crise, adotar práticas que contribuam para a viabilidade econômica do canavial passou

Leia mais

Regras para uso da pista de grama (atualizado em 28/7/15)

Regras para uso da pista de grama (atualizado em 28/7/15) Regras para uso da pista de grama (atualizado em 28/7/15) 1. INTRODUÇÃO Visando o melhor aproveitamento da pista de grama do Jockey Club Brasileiro, estamos apresentando as normas que achamos de extrema

Leia mais

Livro Eletrônico. Aula 00. Professores: Brunno Lima, Guilherme Neves

Livro Eletrônico. Aula 00. Professores: Brunno Lima, Guilherme Neves Livro Eletrônico 00 Matemática I p/ LIQUIGÁS (Ajudante de Carga e Descarga I) Com Videoaulas Pós-Edital Professores: Lima, Lima, 00 Apresentação do curso... 2! Metodologia do Curso... 3! Conteúdo programático

Leia mais

SELO DE QUALIDADE DA GRAMA: UMA PROPOSTA

SELO DE QUALIDADE DA GRAMA: UMA PROPOSTA SELO DE QUALIDADE DA GRAMA: UMA PROPOSTA Prof. Dr. Roberto Lyra Villas Bôas Prof. Dr. Leandro Jose Grava de Godoy Botucatu Maio/2010 Conceito de qualidade Conjunto de características que compõe o produto

Leia mais

CONJUNTURAL AGROPECUÁRIO

CONJUNTURAL AGROPECUÁRIO CONJUNTURAL AGROPECUÁRIO Trigo: Cultura em colheita na maioria das regiões (48% colhido), restando apenas o Planalto Médio e o Alto da Serra do Botucaraí para iniciá-la, tornando-a plena no Estado. Os

Leia mais

Manual Groasis Waterboxx para legumes

Manual Groasis Waterboxx para legumes Manual Groasis Waterboxx para legumes 1. Use uma estufa de acordo com o desenho como se mostra na figura abaixo, com a possibilidade de ventilar os lados e com uma tela/sombra dupla de cor branca no topo

Leia mais

FUNDAÇÕES DE EDIFÍCIOS ANTIGOS

FUNDAÇÕES DE EDIFÍCIOS ANTIGOS FUNDAÇÕES DE EDIFÍCIOS ANTIGOS CONSTRUÇÃO TRADICIONAL Licenciatura em Arquitectura IST António Moret Rodrigues TIPOS DE FUNDAÇÃO I As FUNDAÇÕES ou ALICERCES dos edifícios antigos dependiam, como hoje:

Leia mais

Ciclo Hidrológico AUGUSTO HEINE

Ciclo Hidrológico AUGUSTO HEINE Ciclo Hidrológico AUGUSTO HEINE Infiltração de água no solo Processo pelo qual a água penetra no solo através de sua superfície. Fatores que afetam a infiltração Tipo de solo Umidade atual do solo Condutividade

Leia mais

"Diversão para você e toda sua Família, neste período de Férias! "

Diversão para você e toda sua Família, neste período de Férias! "Diversão para você e toda sua Família, neste período de Férias! " Férias de Julho de 2018 Principais Atividades - Adulto e Melhor Idade Segundas - Feiras de Julho de 2018: Show de Palhaços: Se Encante

Leia mais

Rolamentos Bipartidos de Rolos Cilíndricos

Rolamentos Bipartidos de Rolos Cilíndricos Rolamentos Bipartidos de Rolos Cilíndricos Soluções em desempenho Variedade de mancais Projetados para alto desempenho Suporte padrão com mancal e rolamento completos Mancal tipo flange Mancal esticador

Leia mais

Dúvidas Frequentes Ingressos e Shows USA

Dúvidas Frequentes Ingressos e Shows USA Dúvidas Frequentes Ingressos e Shows USA Disney Orlando: Validade até um ano após a data da emissão; Alteração: somente alteração para up-grade até 90 dias após a emissão; Tabela de temporada: Ingressos

Leia mais

A partir de 5x de R$ 5500 SEM JUROS VALOR TOTAL DE: R$ 1100 ORLANDO + WESTON + CRUZEIRO DIVERSÃO, PRAIA E COMPRAS. Dê asas aos seus sonhos!

A partir de 5x de R$ 5500 SEM JUROS VALOR TOTAL DE: R$ 1100 ORLANDO + WESTON + CRUZEIRO DIVERSÃO, PRAIA E COMPRAS. Dê asas aos seus sonhos! A partir de 5x de R$ 5500 SEM JUROS VALOR TOTAL DE: R$ 1100 ORLANDO + WESTON + CRUZEIRO DIVERSÃO, PRAIA E COMPRAS Dê asas aos seus sonhos! ATÉ 4 PESSOAS ORLANDO 8 DIAS E 7 NOITES Com os maiores e melhores

Leia mais

Organização produtiva - associativismo e cooperativismo

Organização produtiva - associativismo e cooperativismo Organização produtiva - associativismo e cooperativismo Dinâmica dos palitos Fábio Gelape Faleiro Dinâmica da Cruz Organização para compra de insumos Organização para a venda da produção Busca de informações

Leia mais

O Jaraguá possui 4 campos de futebol:

O Jaraguá possui 4 campos de futebol: O Jaraguá possui 4 campos de futebol: Campo A e Campo B (grama) Usados para peladas organizadas, escolinha e campeonatos internos de futebol (CIFU e CIFUZINHO) Campo C (grama) Usados para peladas infantis

Leia mais

Planejamento e implantação de pomares

Planejamento e implantação de pomares Plano de aula Planejamento e implantação de pomares Planejamento e implantação de pomares Agosto 2017 Planejamento de pomares Fatores a serem considerados no planejamento de um pomar Aspectos técnicos

Leia mais

DIAGNÓSTICO INICIAL CRIAÇÃO PLANO 100 DIAS DEFINIÇÃO EQUIPES GESTÃO REVISÃO ORÇAMENTÁRIA PRIORIDADES GESTÃO EXECUTIVA 100 DIAS

DIAGNÓSTICO INICIAL CRIAÇÃO PLANO 100 DIAS DEFINIÇÃO EQUIPES GESTÃO REVISÃO ORÇAMENTÁRIA PRIORIDADES GESTÃO EXECUTIVA 100 DIAS PRIORIDADES GESTÃO EXECUTIVA 100 DIAS DIAGNÓSTICO INICIAL DEFINIÇÃO EQUIPES GESTÃO CRIAÇÃO PLANO 100 DIAS REVISÃO ORÇAMENTÁRIA REVISÃO TODOS OS CONTRATOS IMPLANTAÇÃO SISTEMA OPERACIONAL GESTÃO PROFISSIONAL

Leia mais

INFORMATIVO AABB COLÍDER-MT

INFORMATIVO AABB COLÍDER-MT FELIZ 2015 JANEIRO/2015 EDIÇÃO Nº10 AQUISIÇÃO DE NOVOS EQUIPAMENTOS PARA ACADEMIA A fim de ampliar, diversificar e proporcionar maior conforto na rotina de treinamentos físicos dos associados que utilizam

Leia mais

Campos de golfe em todo o mundo confiam na Rain Bird

Campos de golfe em todo o mundo confiam na Rain Bird IC System Campos de golfe em todo o mundo confiam na Rain Bird Quando a expectativa é excelência, mais profissionais optam pela Rain Bird do que por outras marcas. "Estamos sempre adicionando rotores.

Leia mais

Implantação e Manejo Florestal

Implantação e Manejo Florestal 8º. Curso de Atualização em Eucaliptocultura Implantação e Manejo Florestal Eng o. João Carlos T. Mendes jctmende@esalq.usp.br Departamento de Ciências Florestais Estação Experimental de Itatinga Outubro/2008

Leia mais

Problemas e Soluções nas áreas de Mecanização e Agricultura Precisão. Inserção da Mecanização na era DIGITAL

Problemas e Soluções nas áreas de Mecanização e Agricultura Precisão. Inserção da Mecanização na era DIGITAL Problemas e Soluções nas áreas de Mecanização e Agricultura Precisão Inserção da Mecanização na era DIGITAL Evolução da agricultura mundial Quando aprendemos técnicas de irrigação e o uso de fertilizantes

Leia mais

MANEJO DE IRRIGAÇÃO PARA PLANTAS OLEAGINOSAS. Daniel Vieira Silva

MANEJO DE IRRIGAÇÃO PARA PLANTAS OLEAGINOSAS. Daniel Vieira Silva MANEJO DE IRRIGAÇÃO PARA PLANTAS OLEAGINOSAS Daniel Vieira Silva Plantas Oleaginosas Aumento no uso dos óleos vegetais para a produção de biodiesel. Políticas de incentivo ao cultivo. Necessidade de farelos

Leia mais

Importância do Manejo de Solos

Importância do Manejo de Solos CENTRO UNIVERSITÁRIO DO TRIÂNGULO IMPORTÂNCIA DO SOLO O seu uso adequado, além de garantir o suprimento de água para Importância do Manejo de Solos as culturas, criações e comunidades; previne a erosão

Leia mais

PLANTAS DANINHAS NO BRASIL: AMARGOSO

PLANTAS DANINHAS NO BRASIL: AMARGOSO PLANTAS DANINHAS NO BRASIL: AMARGOSO BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS Soluções para um Mundo em Crescimento ÍNDICE Contexto Origem Abrangência no Brasil Você sabe reconhecer o Amargoso? Características do Amargoso

Leia mais

Federação de Basquetebol do Distrito Federal

Federação de Basquetebol do Distrito Federal ESTAÇÃO DO BASQUETE JK SHOPPING 2019 1. ATIVIDADES As atividades da Estação do Basquete, passíveis de ajustes, são as seguintes: ESTAÇÃO DO BASQUETE ATIVIDADES ABERTÃO DE 3X3 Torneio aberto de Basquete

Leia mais

Patrocínio Esportivo 4.6 Prospecção de Patrocinadores

Patrocínio Esportivo 4.6 Prospecção de Patrocinadores Patrocínio Esportivo 4.6 Prospecção de Patrocinadores Patrocínio Esportivo 4.6 Projeto Final Prospecção de Patrocinadores Desenvolvimento do Projeto Esportivo e Plano Comercial (aula 3) Definição de novos

Leia mais

Grande parte dessa escolha está fortemente ligada ao valor agregado que o outsourcing traz à sua atividade.

Grande parte dessa escolha está fortemente ligada ao valor agregado que o outsourcing traz à sua atividade. OUTSOURCING DE IMPRESSÃO: um caminho para a transformação digital em sua empresa 1 www.simpress.com.br SUMÁRIO Introdução 3 O panorama atual do outsourcing 4 Vantagens para gestão 6 Confiabilidade e parceria

Leia mais

Agricultura Sustentável

Agricultura Sustentável I Encontro Paulista de Ciência do Solo: Mutidisciplinaridade e Métricas da Produção Sustentável Agricultura Sustentável Antonio Roque Dechen ESALQ USP PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO AGRISUS MEMBRO DO CONSELHO

Leia mais

Dezembro, MLS X Série A. Eles estão chegando...

Dezembro, MLS X Série A. Eles estão chegando... Dezembro, 2018 MLS X Série A Eles estão chegando... Quem é a Sports Value? A Sports Value, especializada em marketing esportivo, branding, patrocínios, avaliação de marcas e de propriedades esportivas

Leia mais

Gestão de Custo x Faturamento e seus impactos na Distribuição de Insumos

Gestão de Custo x Faturamento e seus impactos na Distribuição de Insumos Gestão de Custo x Faturamento e seus impactos na Distribuição de Insumos Matheus Kfouri Marino matheus@unibusiness.org Uni.Business Estratégia Rua Girassol, 34, sala 32 05433-000, São Paulo-SP Tel.: (11)

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO - NÍVEL DE APERFEIÇOAMENTO, EM NUTRIÇÃO E ADUBAÇÃO RACIONAL DE CULTURAS DE LAVOURA

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO - NÍVEL DE APERFEIÇOAMENTO, EM NUTRIÇÃO E ADUBAÇÃO RACIONAL DE CULTURAS DE LAVOURA CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO - NÍVEL DE APERFEIÇOAMENTO, EM NUTRIÇÃO E ADUBAÇÃO RACIONAL DE CULTURAS DE LAVOURA PROMOÇÃO Instituto de Ciências Agronômicas Professor Elmar Luiz Floss Instituto Incia Passo Fundo-RS

Leia mais

11/07/2013. Stelito Assis dos Reis Neto Eng. Agrônomo MSc. Conab/Dipai/Sugof. Carlos Roberto Bestetti Eng. Agrônomo Conab/Dipai/Suinf

11/07/2013. Stelito Assis dos Reis Neto Eng. Agrônomo MSc. Conab/Dipai/Sugof. Carlos Roberto Bestetti Eng. Agrônomo Conab/Dipai/Suinf 11/07/2013 Stelito Assis dos Reis Neto Eng. Agrônomo MSc. Conab/Dipai/Sugof Carlos Roberto Bestetti Eng. Agrônomo Conab/Dipai/Suinf QUESTÕES A Tolerância a Herbicidas e Resistência à Pragas dos transgênicos

Leia mais