Infecções fúngicas nos pés

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Infecções fúngicas nos pés"

Transcrição

1 Atualização em Terapêutica Dermatológica 1 Infecções fúngicas nos pés Opções de tratamentos para infecções fúngicas dos pés, muito prevalentes no período do verão 1. A administração oral de terbinafina, griseofulvina, itraconazol, fluconazol ou cetoconazol proporciona alto índice de cura 1,2,3,4,5,6,7,8 e um reduzido índice de recidivas 10 nos pacientes com infecções fúngicas dos pés. A aplicação tópica de terbinafina, cetoconazol, clotrimazol ou ciclopirox proporciona melhora clínica e cura micológica de pacientes que apresentam tinea pedis 12,13,14,15.

2 Índice de cura Índice de cura Estudos & Atualidades Estudo de revisão apresenta as opções de tratamentos orais para infecções fúngicas dos pés. 1,2 2 Esta revisão compara diferentes fármacos orais no tratamento de infecções fúngicas. A estratégia de escolha utilizada foi ensaios de controle randomizados que incluíam participantes diagnosticados clinicamente com tinea pedis, confirmados através de microscopia e crescimento de dermatófitos em cultura. Resultados: Dois estudos comparando o tratamento da griseofulvina (500mg/dia) versus terbinafina (250mg/dia) por quatro e seis semanas demonstraram que a terbinafina apresenta índice de cura estatisticamente maior que a griseofulvina 3,4 ; Dois outros estudos comparando a utilização da terbinafina (250mg/dia por seis semanas) e itraconazol (400mg/dia por uma semana) versus o placebo demonstraram que ambos os tratamentos antifúngicos apresentaram maior índice de cura comparados ao placebo. Além disso, este índice continuou aumentando após o final do tratamento 5,6 ; Índice de cura após 4 e 6 semanas de tratamento com os antifúngicos terbinafina e griseofulvina 3,4. 81,6% 5 18,4% 4 semanas 6 semanas 33% Terbinafina Griseofulvina Os estudos realizados com fluconazol (50mg/dia) comparado ao itraconazol (100mg/dia) e cetoconazol (200 mg/dia) demonstraram índice de cura similar das infecções fúngicas dos pés próximo a 9 para os três fármacos 7,8 ; Outro estudo comparando a griseofulvina (1000mg/dia) ao cetoconazol (200mg/dia) por quatro semanas demonstrou eficácia no tratamento das infecções fúngicas dos pés, não apresentando diferença no índice de cura entre os grupos de tratamento 9 ; Todos os fármacos estudados proporcionaram aos pacientes reações adversas, sendo os efeitos gastrointestinais os mais comumente relatados 1,2. 66% 64% 62% 58% 56% 54% 52% 5 Índice de cura após término do período de tratamento com os antifúngicos terbinafina e itraconazol 5,6 65% 2 semanas após término Terbinafina 55% 8 semanas após término Itraconazol A utilização da terbinafina, griseofulvina, itraconazol, fluconazol ou cetoconazol é eficaz no tratamento das infecções fúngicas dos pés, aumentando o índice de cura dos pacientes. Além disso, a terbinafina e o itraconazol continuam aumentando este índice após o término do tratamento 1,2. Cápsulas de terbinafina Terbinafina...250mg 3,4 Cápsula de griseofulvina Griseofulvina...500mg 3,4 Cápsula de itraconazol Itraconazol...400mg 5,6 Propostas Terapêuticas Cápsulas de fluconazol Fluconazol...50mg 7,8 Cápsulas de cetoconazol Cetoconazol...200mg 7,8

3 Índice de recidivas Percentual casos de cura Índice de cura Estudos & Atualidades 3 Estudo avalia a eficácia do tratamento oral em curto prazo com terbinafina e a ocorrência de recidivas em pacientes com tinea pedis 10. Neste estudo, 168 pacientes diagnosticados com tinea pedis, receberam o seguinte tratamento: 1º ciclo: terbinafina oral 250mg/dia Duração do tratamento: 1 semana Os 168 pacientes foram avaliados com: 93 apresentavam tinea pedis tipo plantar; 51 apresentavam tinea pedis tipo interdigital; 24 apresentavam tinea pedis de ambos os tipos. As análises foram realizadas após quatro, oito e doze semanas de tratamento, incluindo exames clínicos e de KOH (teste de fungos). Em pacientes com resultados positivos para o exame KOH ou com nenhuma evidência clínica de melhora até 8 semanas, outro ciclo de tratamento com terbinafina 250mg/dia por mais uma semana foi prescrito (ciclo 2). Resultados: Índice de cura dos pacientes após tratamento oral com terbinafina ,3% 4,8% 4,8% 1, Os pacientes tratados com terbinafina apresentaram índice de cura próximo a 9, com aproximadamente 5% dos pacientes não respondendo ao tratamento e apenas 6% correspondendo ao abandono ou interrupção do tratamento, o que demonstra alta adesão e/ou satisfação conferida pela terapêutica abordada; Porcentagem de casos de cura nos diferentes tipos de tinea pedis após um ou dois ciclos de tratamento com terbinafina 10. Ciclo Ciclo Cura Não cura Abandono Interrupção 66% Tipo plantar 54% 11,3% 21% 3 61% Tipo interdigital Tipo plantar e interdigital Índice de recidivas dos pacientes tratados com terbinafina após um, dois e três anos do término do tratamento com terbinafina 10. 8,9% 1 ano 2 anos 3 anos 11,2% O número de ciclos de tratamento foi diferente, conforme os tipos de tinea pedis identificados (plantar, interdigital e ambos dados no gráfico ao lado). Nota-se que nos grupos plantar e plantar e interdigital foi necessário mais de um ciclo de tratamento para que a resposta terapêutica desejada fosse alcançada; Entre os pacientes que estavam sendo avaliados durante três anos após a cura, o índice de recidivas foi cerca de 1 a cada ano, conforme apresentado no terceiro gráfico (ao lado). A administração oral de terbinafina é eficaz no tratamento de tinea pedis, proporcionando apenas 1 de índice de recidivas/ano avaliado no período de três anos. Este reduzido índice indica que a reinfecção da tinea pedis é mais provável do que sua recorrência 10. O tratamento com terbinafina (250mg/dia) por duas semanas em pacientes com infecção micologicamente confirmada para tinea pedis demonstrou que após seis semanas de acompanhamento os sintomas clínicos foram ausentes ou reduzidos em 94,1% e a análise micológica foi negativa para 86,3% dos pacientes 11.

4 Estudos & Atualidades Estudos avaliam a eficácia de diversos agentes no tratamento da tinea pedis: 4 ESTUDO DESCRIÇÃO RESULTADOS/ACHADOS CLÍNICOS James IG et al. 12 Suchka S et al. 13 Shopf R et al. 14 Aly R et al. 15 Estudo avaliou uma formulação em gel-creme de terbinafina 1 e 3% versus placebo aplicados duas vezes ao dia durante 5 dias no tratamento da tinea pedis. Estudo comparou a eficácia de duas formulações, uma contendo clotrimazol 1% e a outra cetoconazol 2%, durante 28 dias de aplicação. Estudo comparou a eficácia e tolerabilidade da terbinafina 1% em solução tópica versus clotrimazol 1% em solução tópica no tratamento da tinea pedis interdigitalis durante 4 semanas de tratamento. Estudo avaliou a bioequivalência e eficácia clínica de duas formulações contendo ciclopirox 1% em veículos distintos: loção e creme no tratamento da tinea pedis. As formulações contendo terbinafina 1 e 3% foram eficientes no tratamento por um período curto, apresentando índice de cura micológica de tinea pedis significativamente superior ao placebo. O sucesso da terapia pode ser alcançado tanto com o cetoconazol aplicado duas vezes ao dia, quando com o clotrimazol, aplicado uma vez ao dia. A cura micológica e desaparecimento dos sinais e sintomas foi similar em ambos os grupos de tratamento, com taxa de cura micológica de 95% para o grupo terbinafina e 91% para o grupo clotrimazol. Os efeitos adversos foram similares (4-5%). Assim, a terbinafina é tão eficaz quanto o clotrimazol para o tratamento por 4 semanas da tinea pedis interdigitalis. Os resultados demonstraram que há bioequivalência entre as duas formulações e confirmou a efetividade clínica e segurança do uso de creme e loção contendo 1% de ciclopirox no tratamento da tinea pedis, apresentando outras opções de tratamento. Propostas Terapêuticas Gel-creme terbinafina 12 Terbinafina...1 e 3% Gel-creme qsp...50g Aplicar nos locais afetados duas vezes ao dia. Creme com cetoconazol 13 Cetoconazol...2% Creme base qsp...50g Aplicar nos locais afetados duas vezes ao dia. Creme com clotrimazol 13 Clotrimazol...1% Creme base qsp...50g Solução tópica com clotrimazol 14 Clotrimazol...1% Solução tópica qsp...60ml Envasar em frasco spray. Solução tópica com terbinafina 14 Terbinafina...1% Solução tópica qsp...60ml Envasar em frasco spray. Loção ou creme de ciclopirox 1% 15 Ciclopirox...1% Loção ou creme base qsp...50g Aplicar nos locais afetados durante 28 dias.

5 Propriedades e Mecanismo de Ação 5 Tinea pedis é uma micose superficial comum que acomete a pele dos pés. É uma doença que ocorre mundialmente, porém muito comum em países tropicais, sendo mais frequente no verão. A tinea pedis é mais comumente causada pelo Trichophyton rubrum, cuja apresentação clínica inclui fissura, maceração e descamação nas áreas interdigitais ou subdigitais dos pés. Na prática clínica, o diagnóstico se baseia na apresentação clínica e também em estudos laboratoriais. O tratamento é realizado com antifúngico tópico, sistêmico, ou ambos. Membrana citoplasmática Parede celular Griseofulvina Atua nos microtúbulos, prejudicando a síntese e polimerização dos ácidos nucleicos, inibindo a multiplicação fúngica. Ergosterol Azólicos Inibe a biossíntese de ergosterol (lipídeo base para estrutura da membrana fúngica) pela inibição da enzima esterol 14-α-demetilase. Alilaminas Altera etapa inicial da biossíntese dos esteróis fúngicos, proporcionando inibição altamente específica da enzima esqualeno-epoxidade. Ciclopirox- olamina Inibe a absorção de íons potássio, fosfato e aminoácidos, interferindo na biossíntese de DNA, RNA e proteínas. Literatura Consultada 1. Bell-Syer SE, Khan SM Torgerson DJ. Oral treatments for fungal infections of the skin of the foot. Cochrane Database Syst Rev Oct Bell-Syer SE, Hart R, Crawford F, Torgerson DJ, Tyrrell W, Russell I. Oral treatments for fungal infections of the skin of the foot. Cochrane Database Syst Rev. 2002;(2). 3. Widyanto BU, Kuswadji K B. A randomized double blind comparative study of terbinafine vs griseofulvin in tinea pedis. Terbinafine in the treatment of superficial fungal infections. Asia-Pacific symposium on lamisil. Royal Society of Medicine Services, 1993; Vol. 205: Savin RC. Terbinafine (Lamisil) versus griseofulvin in moccasin type tinea pedis. Journal of Dermatological Treatment 1990;1(suppl 2): Savin RC, Zaias N. Treatment of chronic moccasin type tinea pedis with terbinafine. Journal of American Academy of Dermatology 1990; 23: Svejgaard E, Avnstorp C, Wanscher B, Nilsson J, et al. Efficacy and safety of short-term itraconazole in tinea pedis: a double-blind, randomized, placebocontrolled trial. Dermatology 1998;197: Difonzo EM, Papini M, Cilli P, Calandra P, et al. A double blind study comparison of itraconazole and fluconazole in tinea pedis and tinea manuum. Journal of the European Academy of Dermatology and Venereology 1995;4: Fischbein A, Haneke E, Lacner K. Comparative evaluation of oral fluconazole and oral ketoconazole in the treatment of fungal infections of the skin. International Journal of Dermatology 1992;31(suppl 2): Roberts DT, Cox NH, Gentles JC, Babu KK. Comparison of ketoconazole and griseofulvin in the treatment of tinea pedis. Journal of Medical and Veterinary Mycology 1987;25: Takiuchi I, Morishita N, Hamaguchi T, Ninomiya J, Higuchi R. Treatment outcome and relapse with short-term oral terbinafine (250 mg/day) in tinea pedis. Nihon Ishinkin Gakkai Zasshi. 2005;46(4): De Keyser P, De Backer M, Massart DL, Westelinck KJ. Two-week oral treatment of tinea pedis, comparing terbinafine (250 mg/day) with itraconazole (100 mg/day): a double-blind, multicentre study. Br J Dermatol Apr;130 Suppl 43: James IG, Loria-Kanza Y, Jones TC. Short-duration topical treatment of tinea pedis using terbinafine emulsion gel: results of a dose-ranging clinical trial. J Dermatolog Treat. 2007;18(3): Suschka S, Fladung B, Merk HF. Clinical comparison of the efficacy and tolerability of once daily Canesten with twice daily Nizoral (clotrimazole 1% cream vs. ketoconazole 2% cream) during a 28-day topical treatment of interdigital tinea pedis. Mycoses Apr;45(3-4): Schopf R, Hettler O, Bräutigam M, Weidinger G, Kaben U, Mayser P, Resl V. Efficacy and tolerability of terbinafine 1% topical solution used for 1 week compared with 4 weeks clotrimazole 1% topical solution in the treatment of interdigital tinea pedis: a randomized, double-blind, multi-centre, 8-week clinical trial. Mycoses. 1999;42(5-6): Aly R, Maibach HI, Bagatell FK, Dittmar W, Hänel H, Falanga V, Leyden JJ, Roth HL, Stoughton RB, Willis I, et al. Ciclopirox olamine lotion 1%: bioequivalence to ciclopirox olamine cream 1% and clinical efficacy in tinea pedis. Clin Ther May-Jun;11(3):

Atualização em Farmacoterapia. Clotrimazol

Atualização em Farmacoterapia. Clotrimazol Atualização em Farmacoterapia 1 Clotrimazol Terapia associada intravaginal e tópica apresenta eficácia e alternativa bem tolerada no tratamento de micoses vulvovaginais 1. Associação de Metronidazol +

Leia mais

LITERATURA CICLOPIROX OLAMINA DROGA DE PRIMEIRA ESCOLHA CONTRA CANDIDÍASE CUTÂNEA

LITERATURA CICLOPIROX OLAMINA DROGA DE PRIMEIRA ESCOLHA CONTRA CANDIDÍASE CUTÂNEA CICLOPIROX OLAMINA DROGA DE PRIMEIRA ESCOLHA CONTRA CANDIDÍASE CUTÂNEA Uso: Externo Fator de Correção: Não se aplica Fator de Equivalência: Não se aplica é um antifúngico tópico do grupo das hidroxipiridonas.

Leia mais

TERBINAFINA HCL. Identificação: Propriedades:

TERBINAFINA HCL. Identificação: Propriedades: TERBINAFINA HCL Identificação: Fórmula Molecular: C 21H 2 5N. HCL PM: 327,9 DCB: 08410 CAS: 78628-80-5 Fator de correção: Aplicável Uso: Oral e Tópica Propriedades: O cloridrato de terbinafina pertence

Leia mais

AGENTES ANTIFÚNGICOS

AGENTES ANTIFÚNGICOS AGENTES ANTIFÚNGICOS F propoxi ou butoxi GRISEOFULVINA -Isolada: Penicillium griseofiulvum -Eficaz em dermatofitoses -Fungistática ou fungicida. Não é bactericida -Farmacocinética: via oral -Absorção no

Leia mais

nitrato de miconazol Multilab Ind. e Com.de Produtos Farmacêuticos Ltda Loção 20 mg/g

nitrato de miconazol Multilab Ind. e Com.de Produtos Farmacêuticos Ltda Loção 20 mg/g nitrato de miconazol Multilab Ind. e Com.de Produtos Farmacêuticos Ltda Loção 20 mg/g nitrato de miconazol Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO: Loção 20 mg/g: embalagens

Leia mais

Micofim Laboratório Farmacêutico Elofar Ltda. Creme dermatológico 20mg/g de nitrato de miconazol

Micofim Laboratório Farmacêutico Elofar Ltda. Creme dermatológico 20mg/g de nitrato de miconazol Micofim Laboratório Farmacêutico Elofar Ltda. Creme dermatológico 20mg/g de nitrato de miconazol I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Micofim nitrato de miconazol FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Creme dermatológico

Leia mais

Tralen tioconazol. Tralen creme dermatológico em embalagens contendo 1 bisnaga com 30 g.

Tralen tioconazol. Tralen creme dermatológico em embalagens contendo 1 bisnaga com 30 g. Tralen tioconazol I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome comercial: Tralen Nome genérico: tioconazol APRESENTAÇÃO Tralen creme dermatológico em embalagens contendo 1 bisnaga com 30 g. VIA DE ADMINISTRAÇÃO:

Leia mais

Eficácia de antifúngicos tópicos em diferentes dermatomicoses: uma revisão sistemática com metanálise

Eficácia de antifúngicos tópicos em diferentes dermatomicoses: uma revisão sistemática com metanálise ARTIGO ORIGINAL Eficácia de antifúngicos tópicos em diferentes dermatomicoses: uma revisão sistemática com metanálise Inajara Rotta 1, Michel Fleith Otuki 2, Andréia Cristina Conegero Sanches 3, Cassyano

Leia mais

micetal flutrimazol 1% Creme dermatológico e solução tópica Uso tópico

micetal flutrimazol 1% Creme dermatológico e solução tópica Uso tópico TEXTO DE BULA Tratamento Eficaz contra Micoses micetal flutrimazol 1% Creme dermatológico e solução tópica Uso tópico FORMA FARMACÊUTICA OU APRESENTAÇÕES Creme dermatológico. Bisnaga de alumínio contendo

Leia mais

APRESENTAÇÕES Loção: Embalagem contendo frasco de 15mL. Embalagem contendo frasco de 30mL. Creme: Embalagem contendo bisnaga de 20g.

APRESENTAÇÕES Loção: Embalagem contendo frasco de 15mL. Embalagem contendo frasco de 30mL. Creme: Embalagem contendo bisnaga de 20g. Micolamina ciclopirox olamina 10mg/g LOÇÃO E CREME 1% Uso adulto e pediátrico Uso externo APRESENTAÇÕES Loção: Embalagem contendo frasco de 15mL. Embalagem contendo frasco de 30mL. Creme: Embalagem contendo

Leia mais

MIZONOL. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Creme Dermatológico 20mg/g

MIZONOL. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Creme Dermatológico 20mg/g MIZONOL Geolab Indústria Farmacêutica S/A Creme Dermatológico 20mg/g MODELO DE BULA PARA O PROFISSIONAL DA SAÚDE Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento.

Leia mais

INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

INFORMAÇÕES TÉCNICAS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE cetoconazol Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO Creme dermatológico: embalagem com bisnaga de 30 g. USO TÓPICO USO ADULTO E PEDIÁTRICO COMPOSIÇÃO Cada grama do creme contém: cetoconazol...

Leia mais

FUNGIROX UCI-FARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA. ESMALTE PARA UNHAS. 80 mg/g

FUNGIROX UCI-FARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA. ESMALTE PARA UNHAS. 80 mg/g FUNGIROX UCI-FARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA. ESMALTE PARA UNHAS 80 mg/g Fungirox Esmalte ciclopirox FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO FUNGIROX ESMALTE: cartucho contendo 1 frasco com 6 g de esmalte

Leia mais

Anexo A VOLNAC. Nitrato de miconazol CAZI QUIMICA FARMACÊUTICA IND. E COM. LTDA. Loção. 20mg/mL

Anexo A VOLNAC. Nitrato de miconazol CAZI QUIMICA FARMACÊUTICA IND. E COM. LTDA. Loção. 20mg/mL Anexo A VOLNAC Nitrato de miconazol CAZI QUIMICA FARMACÊUTICA IND. E COM. LTDA Loção 20mg/mL 1 VOLNAC Nitrato de miconazol Loção 20 mg/ml I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: VOLNAC nitrato de miconazol FORMA

Leia mais

VODOL (nitrato de miconazol)

VODOL (nitrato de miconazol) VODOL (nitrato de miconazol) União Química Farmacêutica Nacional S.A 0 VODOL nitrato de miconazol / / IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÔES 20mg/g: embalagem contendo bisnaga de 28

Leia mais

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO

IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO 1 Nizoral (CCDS1211) cetoconazol CREME IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Creme em embalagem com 1 bisnaga de 30 g, contendo 20 mg/g de cetoconazol. USO TÓPICO USO ADULTO E

Leia mais

Octopirox + Climbazol

Octopirox + Climbazol Atualização em Terapêutica Dermatológica 1 Octopirox + Climbazol O tratamento com shampoo de piroctona olamina + climbazol reduz efetivamente a caspa e a coceira nos pacientes que apresentam caspa moderada

Leia mais

Onicoryl cloridrato de amorolfina

Onicoryl cloridrato de amorolfina Onicoryl cloridrato de amorolfina Germed Farmacêutica Ltda. esmalte 50 mg/ ml Onicoryl cloridrato de amorolfina Esmalte Terapêutico para Unhas FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES A embalagem do produto

Leia mais

Tratamento da. o á e

Tratamento da. o á e Tratamento da o á e R s c a 1 Pacientes com rosácea apresentam um desafio para os dermatologistas, pois como possuem uma pele tipicamente sensível, necessitam de controle da colonização bacteriana, exibem

Leia mais

Cetoconazol. Hipolabor Farmacêutica Ltda. Creme Dermatológico. 20mg/g

Cetoconazol. Hipolabor Farmacêutica Ltda. Creme Dermatológico. 20mg/g Cetoconazol Hipolabor Farmacêutica Ltda. Creme Dermatológico 20mg/g 1 cetoconazol Medicamento genérico Lei 9.787, de 1999 NOME GENÉRICO: cetoconazol FORMA FARMACÊUTICA: Creme Dermatológico APRESENTAÇÃO:

Leia mais

Micoral Laboratório Farmacêutico Elofar Ltda. Creme dermatológico 20 mg/g

Micoral Laboratório Farmacêutico Elofar Ltda. Creme dermatológico 20 mg/g Micoral Laboratório Farmacêutico Elofar Ltda. Creme dermatológico 20 mg/g MICORAL cetoconazol APRESENTAÇÃO Creme em bisnaga de 30 g, contendo 20 mg/g de cetoconazol. USO TÓPICO USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Leia mais

Tefin (cloridrato de butenafina)

Tefin (cloridrato de butenafina) Tefin (cloridrato de butenafina) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Creme 10mg/g I - IDENTIFICAÇÃO DO TEFIN cloridrato de butenafina APRESENTAÇÃO Creme 10mg/g. Embalagens contendo 1 bisnaga

Leia mais

POR QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO? Nizoral Creme é indicado para micoses de pele, frieira e pano branco.

POR QUE ESTE MEDICAMENTO FOI INDICADO? Nizoral Creme é indicado para micoses de pele, frieira e pano branco. 112360016b 1 Nizoral Creme cetoconazol IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Creme em embalagem com bisnaga com 30 g. USO TÓPICO USO ADULTO E PEDIÁTRICO COMPOSIÇÂO Cada grama contém

Leia mais

Atualização em Terapêutica Dermatológica Tripla combinação no tratamento de verrugas

Atualização em Terapêutica Dermatológica Tripla combinação no tratamento de verrugas Atualização em Terapêutica Dermatológica 1 Tripla combinação no tratamento de verrugas Terapia tópica apresenta superioridade à crioterapia no tratamento de verrugas plantares 1,2. Pacientes (%) Estudos

Leia mais

LOCERYL cloridrato de amorolfina. CREME 2,5 mg/g. Galderma Brasil Ltda.

LOCERYL cloridrato de amorolfina. CREME 2,5 mg/g. Galderma Brasil Ltda. LOCERYL cloridrato de amorolfina CREME 2,5 mg/g Galderma Brasil Ltda. 1 LOCERYL cloridrato de amorolfina APRESENTAÇÕES: Creme contendo amorolfina 2,5mg/g (na forma de cloridrato de amorolfina), apresentado

Leia mais

ITL ITL. Itraconazol. Uso Veterinário. Antifúngico de largo espectro FÓRMULA:

ITL ITL. Itraconazol. Uso Veterinário. Antifúngico de largo espectro FÓRMULA: Itraconazol Uso Veterinário Antifúngico de largo espectro FÓRMULA: Cada cápsula de 100 contém: Itraconazol...100,0 mg Cada cápsula de 50 contém: Itraconazol...50,0 mg Cada cápsula de 25 contém: Itraconazol...25,0

Leia mais

CETOCONAZOL. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Creme Dermatológico 20mg/g

CETOCONAZOL. Geolab Indústria Farmacêutica S/A Creme Dermatológico 20mg/g CETOCONAZOL Geolab Indústria Farmacêutica S/A Creme Dermatológico 20mg/g MODELO DE BULA PARA O PROFISSIONAL DA SAÚDE Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar

Leia mais

CARACTERÍSTICAS GERAIS

CARACTERÍSTICAS GERAIS Fungos CARACTERÍSTICAS GERAIS Eucariontes Heterótrofos por absorção (digestão extra corpórea) Substância de reserva: glicogênio Parede celular de quitina e ergosterol Uni ou multicelulares Corpo formado

Leia mais

TRATAMENTO DA TINEA PEDIS COM MICONAZOLE EM PACIENTES DE AMBULATÓRIO

TRATAMENTO DA TINEA PEDIS COM MICONAZOLE EM PACIENTES DE AMBULATÓRIO TRATAMENTO DA TINEA PEDIS COM MICONAZOLE EM PACIENTES DE AMBULATÓRIO NOTA PRÉVIA J. Martins de BARROS * Walter BELDA * RSPSP-143 BARROS, J. M. DE & BELDA, W. Tratamento da Tinea pedis com Miconazole em

Leia mais

Tralen 1% tioconazol. Tralen 1% pó dermatológico em embalagem contendo 1 frasco plástico com 30 gramas.

Tralen 1% tioconazol. Tralen 1% pó dermatológico em embalagem contendo 1 frasco plástico com 30 gramas. Tralen 1% tioconazol I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome comercial: Tralen Nome genérico: tioconazol APRESENTAÇÕES Tralen 1% pó dermatológico em embalagem contendo 1 frasco plástico com 30 gramas. VIA

Leia mais

Atualização em Terapêutica Dermatológica 1. Ictiose Pediátrica

Atualização em Terapêutica Dermatológica 1. Ictiose Pediátrica Atualização em Terapêutica Dermatológica 1 Ictiose Pediátrica O tratamento tópico com ureia apresenta redução das alterações da pele que ocorrem em pacientes com diagnóstico de ictiose vulgar, devido à

Leia mais

Como controlar o desenvolvimento de fungos?

Como controlar o desenvolvimento de fungos? Como controlar o desenvolvimento de fungos? Como controlar os fungos : Agentes Químicos: FENÓIS, ÁLCOOIS, SAIS DE METAIS PESADOS, HALOGÊNIOS, OXIDANTES, REDUTORES, DETERGENTES Agentes Físicos: Controle

Leia mais

CONFIDENCIAL QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO? Daktarin nitrato de miconazol

CONFIDENCIAL QUANDO NÃO DEVO USAR ESTE MEDICAMENTO? Daktarin nitrato de miconazol 112360024(loção) 1 Daktarin nitrato de miconazol IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Loção cremosa 20 mg/g (2%) em frascos com 30 g. USO ADULTO E PEDIÁTRICO USO TÓPICO COMPOSIÇÃO

Leia mais

SUSCETIBILIDADE E RESISTÊNCIA AOS ANTIFÚNGICOS

SUSCETIBILIDADE E RESISTÊNCIA AOS ANTIFÚNGICOS SUSCETIBILIDADE E RESISTÊNCIA AOS ANTIFÚNGICOS ANTIFÚNGICOS Entende-se por antifúngico ou antimicótico a toda a substância que tem a capacidade de evitar o crescimento de alguns tipos de fungos ou inclusive

Leia mais

nitrato de miconazol

nitrato de miconazol nitrato de miconazol Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Loção Cremosa 20mg/mL I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: nitrato de miconazol Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO

Leia mais

Drogas antifúngicas. Alessandra P. Sant Anna Salimena. Instituto de Ciências Biológicas Departamento de Parasitologia, Microbiologia e Imunologia

Drogas antifúngicas. Alessandra P. Sant Anna Salimena. Instituto de Ciências Biológicas Departamento de Parasitologia, Microbiologia e Imunologia Maio/2018 Instituto de Ciências Biológicas Departamento de Parasitologia, Microbiologia e Imunologia Drogas antifúngicas Alessandra P. Sant Anna Salimena Antifúngicos Parede celular espessa constituída

Leia mais

Reduced pelvic pain in women with endometriosis: efficacy of long-term dienogest treatment.

Reduced pelvic pain in women with endometriosis: efficacy of long-term dienogest treatment. Reduced pelvic pain in women with endometriosis: efficacy of long-term dienogest treatment. Petraglia F; et al. Arch Gynecol Obstet (2012) 285:167 173 Apresentação: Bioméd. Celina Sena da Silveira Endometriose:

Leia mais

Oxipelle nitrato de oxiconazol

Oxipelle nitrato de oxiconazol Oxipelle nitrato de oxiconazol APRESENTAÇÕES Creme dermatológico com 11,50 mg/g de nitrato de oxiconazol embalagem contendo 1 bisnaga com 20 gramas. USO EXTERNO - USO DERMATOLÓGICO USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Leia mais

Cetoconazol EMS S/A. Creme dermatológico. 20 mg/g

Cetoconazol EMS S/A. Creme dermatológico. 20 mg/g Cetoconazol EMS S/A Creme dermatológico 20 mg/g Cetoconazol IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Cetoconazol Medicamento genérico Lei n 9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO Creme em bisnaga de 20g e 30 g, contendo 20 mg/g

Leia mais

Nitrato de oxiconazol

Nitrato de oxiconazol Nitrato de oxiconazol Prati-Donaduzzi Creme dermatológico 10 mg/g Nitrato de oxiconazol_bula_paciente INFORMAÇÕES AO PACIENTE nitrato de oxiconazol Medicamento genérico Lei n 9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO

Leia mais

Pó Tópico Cada g do pó contém: nitrato de miconazol mg Excipiente: dióxido de silício coloidal, essência de lavanda, óxido de zinco, talco.

Pó Tópico Cada g do pó contém: nitrato de miconazol mg Excipiente: dióxido de silício coloidal, essência de lavanda, óxido de zinco, talco. VODOL nitrato de miconazol Creme Dermatológico / Loção / Pó Tópico FORMAS FARMACÊUTICAS E APRESENTAÇÕES: Creme dermatológico: bisnaga com 28 g. Loção: frasco contendo 30 ml. Pó tópico: frasco contendo

Leia mais

Terapia fotodinâmica daylight: nova abordagem do campo cancerizável com aminolevulinato de metila

Terapia fotodinâmica daylight: nova abordagem do campo cancerizável com aminolevulinato de metila Terapia fotodinâmica daylight: nova abordagem do campo cancerizável com aminolevulinato de metila PALESTRANTE: DR LUIZ ALBERTO BOMJARDIM PORTO MÉDICO DERMATOLOGISTA CRM-MG 54538 / RQE Nº 37982 APRESENTAÇÃO

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada grama de creme contém 20 mg de nitrato de miconazol.

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada grama de creme contém 20 mg de nitrato de miconazol. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Daktarin 20 mg/g creme 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada grama de creme contém 20 mg de nitrato de miconazol. Excipiente(s)

Leia mais

MICOLAMINA. Theraskin Farmacêutica Ltda. Loção. 10mg/mL

MICOLAMINA. Theraskin Farmacêutica Ltda. Loção. 10mg/mL MICOLAMINA Theraskin Farmacêutica Ltda. Loção 10mg/mL MICOLAMINA ciclopirox olamina 10 mg/ml MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA. APRESENTAÇÃO Loção: frasco com 30 ml e 50 ml.

Leia mais

ciclopirox olamina Medley Farmacêutica Ltda. Creme dermatológico 10 mg/g

ciclopirox olamina Medley Farmacêutica Ltda. Creme dermatológico 10 mg/g ciclopirox olamina Medley Farmacêutica Ltda. Creme dermatológico 10 mg/g ciclopirox olamina Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO Creme dermatológico de 10 mg/g: embalagem com 20 g.

Leia mais

DAKTAZOL. (nitrato de miconazol)

DAKTAZOL. (nitrato de miconazol) DAKTAZOL (nitrato de miconazol) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Loção Cremosa 20mg/mL I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: DAKTAZOL nitrato de miconazol APRESENTAÇÕES Loção cremosa: embalagens

Leia mais

MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA. USO TÓPICO. USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 6 ANOS.

MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA. USO TÓPICO. USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 6 ANOS. Micolamina ciclopirox olamina 10mg/mL MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA. APRESENTAÇÃO Loção: frasco com 30 ml. USO TÓPICO. USO ADULTO E PEDIÁTRICO ACIMA DE 6 ANOS. COMPOSIÇÃO

Leia mais

ciclopirox olamina Medley Farmacêutica Ltda. Solução tópica 10 mg/ml

ciclopirox olamina Medley Farmacêutica Ltda. Solução tópica 10 mg/ml ciclopirox olamina Medley Farmacêutica Ltda. Solução tópica 10 mg/ml ciclopirox olamina Medicamento Genérico, Lei nº9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO Solução tópica de 10 mg/ml: frasco com 15 ml USO TÓPICO USO

Leia mais

LOCERYL cloridrato de amorolfina CREME. 2,5 mg/g

LOCERYL cloridrato de amorolfina CREME. 2,5 mg/g LOCERYL cloridrato de amorolfina CREME 2,5 mg/g 1 LOCERYL cloridrato de amorolfina APRESENTAÇÕES: Creme contendo amorolfina 2,5mg/g (na forma de cloridrato de amorolfina), apresentado em bisnaga de alumínio

Leia mais

TIAPLEX. Instituto Terapêutico Delta Ltda Pomada 50 mg/g

TIAPLEX. Instituto Terapêutico Delta Ltda Pomada 50 mg/g TIAPLEX Instituto Terapêutico Delta Ltda Pomada 50 mg/g tiabendazol Tiaplex FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Pomada dermatológica 50 mg/g: embalagem contendo uma bisnaga com 20 g. USO TÓPICO USO ADULTO

Leia mais

MICOLAMINA. Theraskin Farmacêutica Ltda. Loção. 10 mg/ml

MICOLAMINA. Theraskin Farmacêutica Ltda. Loção. 10 mg/ml MICOLAMINA Theraskin Farmacêutica Ltda. Loção 10 mg/ml MICOLAMINA ciclopirox olamina 10 mg/ml MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA. APRESENTAÇÃO Loção: frasco com 30 ml. USO TÓPICO.

Leia mais

NITRATO DE MICONAZOL

NITRATO DE MICONAZOL NITRATO DE MICONAZOL CIMED INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS LTDA. LOÇÃO 20 MG/G I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO nitrato de miconazol Medicamento genérico Lei n 9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO Loção 20 mg/g: frasco

Leia mais

Ginotarin. Instituto Terapêutico Delta S.A. Loção cremosa 20 mg/ml

Ginotarin. Instituto Terapêutico Delta S.A. Loção cremosa 20 mg/ml Ginotarin Instituto Terapêutico Delta S.A. Loção cremosa 20 mg/ml GINOTARIN nitrato de miconazol FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO Loção cremosa (20mg/mL): Embalagem contendo um frasco de 30 ml. VIA DE

Leia mais

Atualização em Terapêutica Dermatológica 1. Sulfato de zinco

Atualização em Terapêutica Dermatológica 1. Sulfato de zinco Atualização em Terapêutica Dermatológica 1 Sulfato de zinco Tratamento eficaz, seguro e de baixo custo para ceratose actínica, reduzindo a chance de progressão de células de carcinoma escamoso invasivo

Leia mais

DAKTAZOL. (nitrato de miconazol)

DAKTAZOL. (nitrato de miconazol) DAKTAZOL (nitrato de miconazol) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Creme 20mg/g I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO: DAKTAZOL nitrato de miconazol APRESENTAÇÃO Creme. Embalagem contendo 1 bisnaga

Leia mais

cloridrato de amorolfina

cloridrato de amorolfina cloridrato de amorolfina EMS S/A esmalte 50 mg/ ml Cloridrato de amorolfina medicamento genérico Lei n 9.787, de 1999 Esmalte Terapêutico para Unhas I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO FORMA FARMACÊUTICA E

Leia mais

CICONAZOL nitrato de miconazol

CICONAZOL nitrato de miconazol CICONAZOL nitrato de miconazol CIMED INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS LTDA. LOÇÃO CREMOSA 20 MG/G I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Ciconazol nitrato de miconazol APRESENTAÇÕES Loção cremosa de 20 mg/g: frasco

Leia mais

NITRATO DE MICONAZOL

NITRATO DE MICONAZOL NITRATO DE MICONAZOL ONEFARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA. LOÇÃO 20 MG/G I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO nitrato de miconazol Medicamento genérico Lei n 9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO Loção 20 mg/g: frasco

Leia mais

ANTIFUNGICOS NA OFTALMOLOGIA EM EQUINOS

ANTIFUNGICOS NA OFTALMOLOGIA EM EQUINOS ANTIFUNGICOS NA OFTALMOLOGIA EM EQUINOS BOCARDO, Marcelo FERREIRA, Letícia Lemos GONZAGA, Priscila de A. Lanzi PARRA, Brenda Silvia FAGUNDES, Eduardo Siqueira Acadêmicos da Faculdade de Medicina Veterinária

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada mililitro de solução para pulverização cutânea contém 10 mg de bifonazol.

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Cada mililitro de solução para pulverização cutânea contém 10 mg de bifonazol. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Canespor 10 mg/ml solução para pulverização cutânea 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Cada mililitro de solução para pulverização

Leia mais

Funtyl (cloridrato de terbinafina) Cristália Prod. Quím. Farm. Ltda. Creme. 1% (10 mg/g) MODELO DE BULA PARA O PROFISSIONAL DE SAÚDE

Funtyl (cloridrato de terbinafina) Cristália Prod. Quím. Farm. Ltda. Creme. 1% (10 mg/g) MODELO DE BULA PARA O PROFISSIONAL DE SAÚDE Funtyl (cloridrato de terbinafina) Cristália Prod. Quím. Farm. Ltda. Creme 1% (10 mg/g) MODELO DE BULA PARA O PROFISSIONAL DE SAÚDE I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Funtyl cloridrato de terbinafina APRESENTAÇÕES

Leia mais

MICOLAMINA. Theraskin Farmacêutica Ltda. Esmalte. 80 mg/g

MICOLAMINA. Theraskin Farmacêutica Ltda. Esmalte. 80 mg/g MICOLAMINA Theraskin Farmacêutica Ltda. Esmalte 80 mg/g MICOLAMINA ciclopirox 80 mg/g MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA. APRESENTAÇÃO Esmalte terapêutico para unhas: Embalagem

Leia mais

ciclopirox olamina Laboratório Globo Ltda. Creme dermatológico 10 mg/ g

ciclopirox olamina Laboratório Globo Ltda. Creme dermatológico 10 mg/ g ciclopirox olamina Laboratório Globo Ltda. Creme dermatológico 10 mg/ g ciclopirox olamina Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÕES: Creme 10 mg/g. Embalagem contendo

Leia mais

Hidroxizina é Nova Potencial Opção Terapêutica para Tratamento do Bruxismo do Sono Infantil. Segurança e Eficácia Comprovadas em

Hidroxizina é Nova Potencial Opção Terapêutica para Tratamento do Bruxismo do Sono Infantil. Segurança e Eficácia Comprovadas em Hidroxizina é Nova Potencial Opção Terapêutica para Tratamento do Bruxismo do Sono Infantil Segurança e Eficácia Comprovadas em Hidroxizina Opção Terapêutica para Tratamento do Bruxismo o Infantil Eficácia

Leia mais

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Substância ativa: Cada grama de pó cutâneo contém 10 mg de clotrimazol.

RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO. Substância ativa: Cada grama de pó cutâneo contém 10 mg de clotrimazol. RESUMO DAS CARACTERÍSTICAS DO MEDICAMENTO 1. NOME DO MEDICAMENTO Canesten 10 mg/g pó cutâneo 2. COMPOSIÇÃO QUALITATIVA E QUANTITATIVA Substância ativa: Cada grama de pó cutâneo contém 10 mg de clotrimazol.

Leia mais

MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA. APRESENTAÇÃO Creme dermatológico: bisnaga com 20 g. USO TÓPICO. USO ADULTO E PEDIÁTRICO.

MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA. APRESENTAÇÃO Creme dermatológico: bisnaga com 20 g. USO TÓPICO. USO ADULTO E PEDIÁTRICO. Micolamina ciclopirox olamina 10mg/g MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA. APRESENTAÇÃO Creme dermatológico: bisnaga com 20 g. USO TÓPICO. USO ADULTO E PEDIÁTRICO. COMPOSIÇÃO Cada

Leia mais

tioconazol Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Creme dermatológico 10 mg/g

tioconazol Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Creme dermatológico 10 mg/g tioconazol Medley Indústria Farmacêutica Ltda. Creme dermatológico 10 mg/g tioconazol Medicamento Genérico, Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÃO Creme dermatológico de 10 mg/g: embalagem com 1 bisnaga com

Leia mais

ANTIFúNGICOS. Alvos de ação. Mecanismos de aquisição de resistência. Célia Nogueira Coimbra, 3 de Março 2016

ANTIFúNGICOS. Alvos de ação. Mecanismos de aquisição de resistência. Célia Nogueira Coimbra, 3 de Março 2016 ANTIFúNGICOS Alvos de ação Mecanismos de aquisição de resistência Célia Nogueira Coimbra, 3 de Março 2016 Fungos Filamentosos (bolores) Leveduras Dimórficos Micoses Antifúngicos - Evolução Histórica Metais

Leia mais

Shampoo de Ureia Apresenta Eficácia nas Principais Causas da Caspa

Shampoo de Ureia Apresenta Eficácia nas Principais Causas da Caspa Shampoo de Ureia Apresenta Eficácia nas Principais Causas da Caspa Melhora a Hidratação do Couro Cabeludo Remove o Excesso de Queratina Auxilia na Remoção de Placas Reduz o Prurido Aumenta a Permeação

Leia mais

PEELING DE ÁCIDO LÁCTICO

PEELING DE ÁCIDO LÁCTICO PEELING DE ÁCIDO LÁCTICO Eficácia e segurança no melasma Protocolo para Aplicação ÁCIDO LÁCTICO Novo peeling terapêutico para o melasma. Além de ser um AHA, faz parte da composição do Fator de Hidratação

Leia mais

Atualização na candidíase de repetição Existem novas propostas de tratamento? Vera Fonseca

Atualização na candidíase de repetição Existem novas propostas de tratamento? Vera Fonseca TROCANDO IDÉIAS XX 16 e 17 de junho de 2016 Windsor Flórida Hotel - Rio de Janeiro - RJ Atualização na candidíase de repetição Existem novas propostas de tratamento? Vera Fonseca Conselheira do Conselho

Leia mais

LOPROX (ciclopirox olamina) Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda. Creme Dermatológico 10 mg/g

LOPROX (ciclopirox olamina) Sanofi-Aventis Farmacêutica Ltda. Creme Dermatológico 10 mg/g LOPROX (ciclopirox olamina) Creme Dermatológico 10 mg/g Esta bula sofreu aumento de tamanho para adequação a legislação vigente da ANVISA. Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura

Leia mais

THIABENA UCI-FARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA. POMADA DERMATOLÓGICA. 50 mg/g

THIABENA UCI-FARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA. POMADA DERMATOLÓGICA. 50 mg/g THIABENA UCI-FARMA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA. POMADA DERMATOLÓGICA 50 mg/g I) IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Thiabena tiabendazol FORMA FARMACÊUTICA E APRESENTAÇÃO THIABENA POMADA DERMATOLÓGICA: Embalagem

Leia mais

Baixa Dose de Naltrexona Trata a Dor Crônica. Apresenta Eficácia e Tolerabilidade em Mais de 93% dos Pacientes com Fibromialgia

Baixa Dose de Naltrexona Trata a Dor Crônica. Apresenta Eficácia e Tolerabilidade em Mais de 93% dos Pacientes com Fibromialgia Baixa Dose de Naltrexona Trata a Dor Crônica Apresenta Eficácia e Tolerabilidade em Mais de 93% dos Pacientes com Fibromialgia Baixas Doses de Naltrexona Promove Alívio em Pacientes com Dores Crônicas

Leia mais

Aciclovir + Hidrocortisona em Veículo Especial

Aciclovir + Hidrocortisona em Veículo Especial Aciclovir + Hidrocortisona em Veículo Especial Maior eficácia na redução da recorrência das lesões ulcerativas e não ulcerativas ocasionadas pelo HSV, com superioridade à monoterapia com Aciclovir. Postgrad

Leia mais

ANTIFúNGICOS. Alvos de ação. Mecanismos de aquisição de resistência. Célia Nogueira Coimbra, 10 de Novembro 2016

ANTIFúNGICOS. Alvos de ação. Mecanismos de aquisição de resistência. Célia Nogueira Coimbra, 10 de Novembro 2016 ANTIFúNGICOS Alvos de ação Mecanismos de aquisição de resistência Célia Nogueira Coimbra, 10 de Novembro 2016 Fungos Filamentosos (bolores) Leveduras Dimórficos Antifúngicos Mecanismos de ação Núcleo Síntese

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA. Drogas antifúngicas.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA. Drogas antifúngicas. UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA DEPARTAMENTO DE PARASITOLOGIA, MICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIA Drogas antifúngicas Analice Azevedo Outubro- 2017 Antifúngicos As drogas antifúngicas tiveram um avanço quantitativo

Leia mais

Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. LOPROX ciclopirox olamina

Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. LOPROX ciclopirox olamina Modelo de Bula SANOFI-AVENTIS Esta bula é continuamente atualizada. Favor proceder a sua leitura antes de utilizar o medicamento. LOPROX ciclopirox olamina USO ADULTO E PEDIÁTRICO USO TÓPICO Forma farmacêutica

Leia mais

Formulações para Halitoses. Formulações com baixa concentração de zinco para o combate a halitose.

Formulações para Halitoses. Formulações com baixa concentração de zinco para o combate a halitose. Formulações para Halitoses Formulações com baixa concentração de zinco para o combate a halitose. Formulações para Halitoses Formulações com baixa concentração de zinco para o combate a halitose Mau Hálito

Leia mais

Tralen 28% tioconazol. Tralen 28% solução para unhas em embalagem contendo 1 frasco com 12 ml.

Tralen 28% tioconazol. Tralen 28% solução para unhas em embalagem contendo 1 frasco com 12 ml. Tralen 28% tioconazol I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome comercial: Tralen Nome genérico: tioconazol APRESENTAÇÕES Tralen 28% solução para unhas em embalagem contendo 1 frasco com 12 ml. VIA DE ADMINISTRAÇÃO:

Leia mais

www.paulomargotto.com.br Introdução Micoses superficiais que se limitam às camadas queratinizadas ou semiqueratinizadas da epiderme, dos pêlos e das unhas. Embora não invadam a derme e epiderme, ocorre

Leia mais

Numeração: /001 TEMA: Hidratante ( Cetaphil ) para síndrome de Sjögren-Larsson

Numeração: /001 TEMA: Hidratante ( Cetaphil ) para síndrome de Sjögren-Larsson NT 225/2013 Solicitante: Des. Vanessa Verdolim Hudson Andrade 1ª Câmara Cível TJMG Data: 19/11/2013 Medicamento X Material Procedimento Cobertura Numeração: 1.0056.13.016307-6/001 TEMA: Hidratante ( Cetaphil

Leia mais

NEOPANTOL. (dexpantenol)

NEOPANTOL. (dexpantenol) NEOPANTOL (dexpantenol) Brainfarma Indústria Química e Farmacêutica S.A. Pomada dexpantenol 50 mg/g Neopantol - pomada - Bula para o profissional de saúde 1 I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO NEOPANTOL dexpantenol

Leia mais

Esomeprazol em Crianças Eficácia e segurança no tratamento da esofagite erosiva em crianças.

Esomeprazol em Crianças Eficácia e segurança no tratamento da esofagite erosiva em crianças. Atualização em: Esomeprazol em Crianças Eficácia e segurança no tratamento da esofagite erosiva em crianças. Esomeprazol em Crianças Eficácia e segurança no tratamento da esofagite erosiva em crianças.

Leia mais

ciclopirox olamina Pharlab Indústria Farmacêutica S.A. Creme dermatológico 10 mg/g CICLOPIROX_OLAMINA_VP

ciclopirox olamina Pharlab Indústria Farmacêutica S.A. Creme dermatológico 10 mg/g CICLOPIROX_OLAMINA_VP ciclopirox olamina Pharlab Indústria Farmacêutica S.A. Creme dermatológico 10 mg/g IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO CICLOPIROX OLAMINA Medicamento genérico Lei nº 9.787, de 1999 APRESENTAÇÕES Creme 10mg/g.

Leia mais

ADENIN. Renovador de fibroblastos. INCI Name: Adenin

ADENIN. Renovador de fibroblastos. INCI Name: Adenin ADENIN ADENIN Renovador de fibroblastos INCI Name: Adenin Adenin possui o ativo N 6 -furfuryladenine, um hormônio vegetal obtido sinteticamente, cujas propriedades estimulam o crescimento celular e retardam

Leia mais

Vacinas para prevenção de influenza em adultos saudáveis

Vacinas para prevenção de influenza em adultos saudáveis Cochrane Evidências confiáveis. Decisões bem informadas. Melhor saúde. Vacinas para prevenção de influenza em adultos saudáveis Objetivos Avaliamos o efeito da imunização com vacinas contra influenza na

Leia mais

ARCOLAN cetoconazol 20 mg/g shampoo. Galderma Brasil Ltda.

ARCOLAN cetoconazol 20 mg/g shampoo. Galderma Brasil Ltda. ARCOLAN cetoconazol 20 mg/g shampoo Galderma Brasil Ltda. Arcolan cetoconazol APRESENTAÇÕES: ARCOLAN shampoo (cetoconazol 20 mg/g). Embalagem contendo frasco com 100 ml. USO TÓPICO USO ADULTO COMPOSIÇÃO

Leia mais

Medicina Evidências. Federação Rio

Medicina Evidências. Federação Rio Medicina Evidências Federação Rio! "#! $% $% & # ' (') ($ * +% # &( * # % ' $ + $#, *#, *$& - )*(.#, ' */ (') $% *) *' * ).#, "- ' ' $ */* * **#, $& *** 0! 1' % #- 2'%* % $% # *, * %% ()* %#, (# $* + #

Leia mais

Tralen 1% tioconazol. Formas farmacêuticas: creme dermatológico, loção dermatológica, pó dermatológico.

Tralen 1% tioconazol. Formas farmacêuticas: creme dermatológico, loção dermatológica, pó dermatológico. Tralen 1% tioconazol PARTE I IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome comercial: Tralen Nome genérico: tioconazol Formas farmacêuticas: creme dermatológico, loção dermatológica, pó dermatológico. Via de administração:

Leia mais

tr104(140) 14/10/08 1 Tralen 1% tioconazol

tr104(140) 14/10/08 1 Tralen 1% tioconazol tr104(140) 14/10/08 1 Tralen 1% tioconazol PARTE I IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome comercial: Tralen Nome genérico: tioconazol Formas farmacêuticas: creme dermatológico, loção dermatológica, pó dermatológico.

Leia mais

FUNGONAZOL cetoconazol

FUNGONAZOL cetoconazol FUNGONAZOL cetoconazol MEDQUÍMICA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA S.A. shampoo 20mg/mL FUNGONAZOL cetoconazol shampoo I- IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome Genérico: cetoconazol. Forma Farmacêutica e Apresentações:

Leia mais

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO PRÉVIA DO MEDICAMENTO PARA USO HUMANO EM MAIO HOSPITALAR

RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO PRÉVIA DO MEDICAMENTO PARA USO HUMANO EM MAIO HOSPITALAR RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO PRÉVIA DO MEDICAMENTO PARA USO HUMANO EM MAIO HOSPITALAR DCI Micafungina N.º Registo Nome Comercial Apresentação/Forma Farmacêutica/Dosagem PVH PVH com IVA Titular de AIM 1 frasco

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Epidemiologia Geral HEP-141. Maria Regina Alves Cardoso

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Epidemiologia Geral HEP-141. Maria Regina Alves Cardoso UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Epidemiologia Geral HEP-141 Maria Regina Alves Cardoso 2017 TIPOS PRINCIPAIS DE DESENHOS DE ESTUDO Estudos Epidemiológicos Não Experimental Experimental Dados agregados Dados

Leia mais

Solução antisséptica com sulfato de neomicina

Solução antisséptica com sulfato de neomicina EXEMPLIFICAÇÃO DE FÓRMULAS Solução antisséptica com sulfato de neomicina Ácido bórico...5g Ácido láctico...2g Alúmen de potássio...10g Sulfato de neomicina...0,5g Extrato fluido de hamamélis (H. virginiana)...2,5ml

Leia mais

Ginna. (nitrato de fenticonazol) Bula para profissional da saúde. Creme vaginal. 0,02 g/g

Ginna. (nitrato de fenticonazol) Bula para profissional da saúde. Creme vaginal. 0,02 g/g Ginna (nitrato de fenticonazol) Bula para profissional da saúde Creme vaginal Creme vaginal Ginna (nitrato de fenticonazol) MEDICAMENTO SIMILAR EQUIVALENTE AO MEDICAMENTO DE REFERÊNCIA FORMA FARMACÊUTICA

Leia mais

TRALEN. Creme dermatológico

TRALEN. Creme dermatológico TRALEN Creme dermatológico 1% Tralen 1% tioconazol I - IDENTIFICAÇÃO DO MEDICAMENTO Nome comercial: Tralen Nome genérico: tioconazol APRESENTAÇÕES Tralen 1% creme dermatológico em embalagem contendo 1

Leia mais