PLANO DE ÁREA DO PORTO ORGANIZADO DE SÃO SEBASTIÃO/ LITORAL NORTE SP 2012

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "PLANO DE ÁREA DO PORTO ORGANIZADO DE SÃO SEBASTIÃO/ LITORAL NORTE SP 2012"

Transcrição

1 Superintendência do IBAMA em São Paulo COPAEM Comitê de Prevenção e Atendimento a Emergências Ambientais Escritório Regional de Caraguatatuba PLANO DE ÁREA DO PORTO ORGANIZADO DE SÃO SEBASTIÃO/ LITORAL NORTE SP 2012

2 Legislação Lei n 9.966, de 28 de Abril de 2000 (Lei do Óleo) Dispõe sobre a prevenção, o controle e a fiscalização da poluição causada por lançamento de óleo e outras substâncias nocivas ou perigosas em águas sob jurisdição nacional e dá outras providências. Decreto nº 4.136, de 20 de Fevereiro de 2002 Dispõe sobre a especificação das sanções aplicáveis às infrações. Decreto n 4.871, de 6 de Novembro de 2003 Dispõe sobre a instituição dos Planos de Área para o combate à poluição por óleo em águas sob jurisdição nacional e dá outras providências. Resolução n 398, de 11 de Junho de 2008 Dispõe sobre o conteúdo mínimo do Plano de Emergência Individual para incidentes de poluição por óleo em águas sob jurisdição nacional, originados em portos organizados, instalações portuárias, terminais, dutos, sondas terrestres, plataformas e suas instalações de apoio, refinarias, estaleiros, marinas, clubes náuticos e instalações similares e orienta sua elaboração.

3 Legislação Definição de Plano de Área: Documento ou conjunto de documentos que contenham as informações, medidas e ações referentes a uma área de concentração de portos organizados, instalações portuárias, terminais, dutos ou plataformas e suas respectivas instalações de apoio, que visem integrar os diversos Planos de Emergência Individuais (PEI) da área para o combate de incidentes de poluição por óleo, bem como facilitar e ampliar a capacidade de resposta deste Plano e orientar as ações necessárias na ocorrência de incidentes de poluição por óleo de origem desconhecida. (inciso VII do Art 2º do Decreto 4.871/2003). Definição de Plano de Emergência Individual (PEI): Documento ou conjunto de documentos que contenham informações e descrição dos procedimentos de resposta da respectiva instalação a um incidente de poluição por óleo que decorra de suas atividades.(inciso VIII do Art. 2º do Decreto 4.871/2003).

4 Lei n 9.966, de 28 de Abril de 2000 Art. 7º e 8º

5 Abrangência Plano de Contingência Local ou Regional do Litoral Norte?

6 Plano de Área do Porto Organizado de São Sebastião - Litoral Norte Órgãos Ambientais Os órgãos ambientais são responsáveis pela coordenação, que é conjunta, sendo composta pelo IBAMA (Federal) e CETESB (Estadual) Estes órgãos são responsáveis pela convocação das intituições (feita através de Ofício) e pela identificação das áreas abrangidas pelo PA. A Marinha do Brasil, como integrante do SISNAMA, e pela suas ações em mar é fundamental integrante deste processo.

7 Plano de Área Porto Organizado de SS - Litoral Norte Empreendedores e Empreendimentos Envolvidos Companhia Docas de São Sebastião CDSS Porto de São Sebastião (licenciamento ambiental federal IBAMA) Petrobras/Transpetro TEBAR (Terminal e Dutos) (licenciamento ambiental estadual CETESB) DERSA Travessia da Balsa São Sebastião / Ilhabela (licenciamento ambiental estadual CETESB)

8 Plano de Área Porto Organizado de SS - Litoral Norte Procedimentos e Estruturação Procedimentos de Execução dos Trabalhos O Plano de Área prevê a estrutura organizacional composta de um Comitê de Área (Decreto 4.871/2003) elabora regimento, discute atribuições e responsabilidades, aprova relatórios de custo de ação, etc; Os órgãos ambientais instruíram os empreendedores a se reunirem entre e si e definirem, com base na legislação pertinente, como seria conduzido o trabalho da construção do PA; Os empreendedores formaram um GT (Grupo de Trabalho) e utilizaram o expediente de Oficinas. Nelas foram apresentados seus PEI e depois, novas reuniões foram realizadas para definir e escrever em detalhes o Plano. Os órgão ambientais são consultivos e indicam as diretrizes que devem ser tomadas, todavia, a aprovação final sobre como e o que deve ser feito é de responsabilidade destes órgãos.

9 Plano de Área Porto Organizado de SS - Litoral Norte Situação em 2010 Versão Preliminar Os empreendimentos entregaram a primeira versão do Plano de Área em 14/10/2010 e realizaram uma apresentação para diversos órgãos no dia 28/10/2010 (Participaram, além dos empreendedores e órgãos ambientais, a ANTAQ, ICMBio, APA Marinha LN, INEA/RJ, Polícia Federal, Prefeitura de SS, Representantes do COPAEM de BSB, BA, CE, GO, ES e RJ.) Comparecendo mais de 30 pessoas. Refinamento O Plano foi entregue, mas os Órgãos Ambientais verificaram a necessidade de refinamento, com aperfeiçoamento de algumas definições e com maiores detalhamentos, para se tornar um Plano realmente operacional.

10 Plano de Área Porto Organizado de SS - Litoral Norte Situação em 2010 Refinamentos Plano deve ser completo, porém simples de executar (faltaram informações relevantes no primeiro documento apresentado, tais como: inventário, EOR Estrutura Organizacional de Resposta, etc) Faltou detalhamento sobre incidente com embarcações de terceiros na Área de Concentração do PA e fora da Área de Concentação do PA. Detalhamento sobre manchas oleosas de origem desconhecida.

11 Plano de Área Porto Organizado de SS - Litoral Norte Situação em 2010 Refinamentos Definições dos responsáveis pela emergência em cada situação, deve ficar claro, conforme determina a legislação; Os PEI deverão ser revistos e alterados para conter informações sobre o Plano de Área (comunicação, acionamento); Os planos precisam ser práticos e objetivos para não suscitarem dúvidas quanto a sua execução; Previsão de treinamentos e simulados teóricos e práticos; Propostas de conscientização para limitar a possibilidade de ocorrências de manchas de origem desconhecida.

12 Plano de Área Porto Organizado de SS litoral norte situação em Após várias reuniões os empreendedores entregaram nova versão do PA aos órgãos ambientais em 13 de dezembro de 2011 e se encontra em processo de saneamento de dúvidas e esclarecimentos finais dos órgãos ambientais.

13 Plano de Área Porto Organizado de SS - Litoral Norte Plano de Contingência Regional PRÓXIMAS AÇÕES: Complexo Mexilhão (o PEI do Gasoduto Marinho de Mexilhão incorporar-se-á ao PA do Porto Organizado de SS) Marinas Quaisquer outras instalações que se enquadrem no Decreto nº 4.871/2003 e Resolução CONAMA nº 398/2008 (refinarias, dutos, plataformas, instalações portuárias, clubes náuticos, estaleiros).

14 Objetivos Estratégicos O objetivo primeiro a ser alcançado é a integração dos Planos de Emergência Individuais (PEI) de cada empreendimentos do Litoral Norte. O objetivo final será, após a criação dos Planos de Área, sua integração em Planos de Contingências locais ou regionais e depois em um Plano Nacional de Contingência. Objetivo este, que se transformou em prioridade para o MMA após o acidente da BP no Golfo do México nos Estados Unidos e da empresa Chevron no Brasil.

15 Plano de Área Plano de Contingência Regional AÇÕES INICIADAS EM SÃO PAULO Houve início em fins de 2011 a elaboração do Plano de Área da Baixada Santista/PABS, nos mesmos moldes do Plano de Área de São Sebastião e com o objetivo de integrá-lo ao mesmo. Coordenação ambiental conjunta (IBAMA e CETESB). Participam do PABS: empresas e/ou representantes através do Plano de Auxílio Mútuo/PAM de Cubatão, Guarujá e PAM do Porto, a CODESP, Capitania dos Portos e demais.

16 Outros Planos de Área no Brasil -Existem outros Planos de Área que estão em andamento no Brasil, sendo, águas marítimas, do Porto de Paranaguá/PR e Porto de Vitória/ES com o apoio do COPAEM/SP, além do Rio de Janeiro. -Corumbá/MS (águas interiores) - Temos notícia que estaria para começar do Ceará e Rio Grande do Norte e teria o apoio do COPAEM/SP.

17 CONTATOS Fernando Antônio Costa Scavassin Coordenador -Analista Ambiental SUPES/SP Fone: (11) Lucila Claudia Lago Francisco Analista Ambiental SUPES/SP Fone: (11)

Legislação. Lei Federal de

Legislação. Lei Federal de Legislação Lei Federal 9.966 de 28.04.2000 Dispõe sobre a prevenção, o controle e a fiscalização da poluição causada por lançamento de óleo e outras substâncias nocivas ou perigosas em águas sob jurisdição

Leia mais

Plano de Área PA Porto Organizado de São Sebastião. Maio de 2012

Plano de Área PA Porto Organizado de São Sebastião. Maio de 2012 Plano de Área PA Porto Organizado de São Sebastião Maio de 2012 LEI Nº 9.966, DE 28 DE ABRIL DE 2000 REQUISITO LEGAL Art. 7º Os portos organizados, instalações portuárias e plataformas, bem como suas instalações

Leia mais

COMPANHIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO PORTUÁRIA

COMPANHIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO PORTUÁRIA Anexo A Glossário Para aplicação do foram adotadas as siglas e definições abaixo: A- Siglas CCC: Centro de Controle de Crise. CCOS: Centro de Controle de Operações de Segurança. CEDRO: Capacidade Efetiva

Leia mais

Panorama histórico de poluição por óleo no litoral paulista e ações de contingência

Panorama histórico de poluição por óleo no litoral paulista e ações de contingência Panorama histórico de poluição por óleo no litoral paulista e ações de contingência Biól. Íris Regina Fernandes Poffo (DSc) Setor de Atendimento a Emergência CETESB/SMA TEMAS A SEREM ABORDADOS Marcos históricos,

Leia mais

COMPANHIA DOCAS DO CEARÁ PROCEDIMENTO DE SISTEMA

COMPANHIA DOCAS DO CEARÁ PROCEDIMENTO DE SISTEMA LEGISLAÇÃO APLICADA AO SGA DA CDC 1. OBJETIVO. COMPANHIA DOCAS DO CEARÁ No : PS0010-04 ELABORADO:01/05/2005 PROCEDIMENTO DE SISTEMA REVISADO: 25/09/2014 VALIDADE: 31/12/2016 Este procedimento de sistema

Leia mais

Gestão de Riscos Transporte e Armazenamento de Petróleo, Derivados e Gás Natural

Gestão de Riscos Transporte e Armazenamento de Petróleo, Derivados e Gás Natural Aon Risk Solutions Gestão de Riscos Transporte e Armazenamento de Petróleo, Derivados e Gás Natural Risk. Reinsurance. Human Resources. Integração de riscos de processo, projetos, governança e seguros

Leia mais

e r A t e E o P Manual Simplificado

e r A t e E o P Manual Simplificado o n la de Á e r a d a Baía de A ra t u e E nt o rn P o Manual Simplificado 2015 NOTA: Manual, em linguagem acessível, sobre os riscos e perigos englobados no Plano de Área da Baía de Aratu e Entorno. APRESENTAÇÃO

Leia mais

PEI-PORTO DO FORNO SUMÁRIO

PEI-PORTO DO FORNO SUMÁRIO Sumário APRESENTAÇÃO Em 01/01/1999, o Porto do Forno, de acordo com os termos do Convênio 001/99/MT celebrado entre o Ministério dos Transportes e a Prefeitura Municipal de Arraial do Cabo, passou à responsabilidade

Leia mais

WEDA Brazil Chapter DEZEMBRO /

WEDA Brazil Chapter DEZEMBRO / DIRETORIA DE PORTOS E COSTAS 1ª Conferência da Associação Brasileira de Dragagem (ABD) WEDA Brazil Chapter 2007 - DEZEMBRO / 2007 - DPC Lei N o 9.966/00 AS ATRIBUIÇÕES DA AUTORIDADE MARÍTIMA NA ATIVIDADE

Leia mais

Detectada emergência na área do Porto do Forno com as seguintes características:

Detectada emergência na área do Porto do Forno com as seguintes características: Anexo E Formulários 01 ALARME INICIAL COMPANHIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO PORTUÁRIA Detectada emergência na área do Porto do Forno com as seguintes características: Hora Tipo de emergência Acidente com

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL E O&G LICENCIAMENTO AMBIENTAL. MINISTRANTE: Hirdan Katarina de Medeiros Costa e Mariana Fernandes Miranda

DIREITO AMBIENTAL E O&G LICENCIAMENTO AMBIENTAL. MINISTRANTE: Hirdan Katarina de Medeiros Costa e Mariana Fernandes Miranda DIREITO AMBIENTAL E O&G LICENCIAMENTO AMBIENTAL MINISTRANTE: Hirdan Katarina de Medeiros Costa e Mariana Fernandes Miranda 1. OBJETIVOS: Oferecer um panorama atualizado e completo sobre a interface e as

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 de 7 23/03/2015 10:50 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 4.871, DE 6 DE NOVEMBRO DE 2003. Dispõe sobre a instituição dos Planos de Áreas para o combate à

Leia mais

AS NORMAS DA AUTORIDADE MARÍTIMA BRASILEIRA

AS NORMAS DA AUTORIDADE MARÍTIMA BRASILEIRA DIRETORIA DE PORTOS E COSTAS AS NORMAS DA AUTORIDADE MARÍTIMA BRASILEIRA ITOPF / TRANSPETRO SEMINAR - 18/NOV/2009 - SUMÁRIO 1. REFERÊNCIAS LEGAIS 1.1. Atribuições da Autoridade Marítima 1.2. Legislações

Leia mais

Correlações: Artigo 4 e Anexo II alterados pela Resolução CONAMA nº 381/06

Correlações: Artigo 4 e Anexo II alterados pela Resolução CONAMA nº 381/06 RESOLUÇÃO CONAMA nº 306, de 5 de julho de 2002 Publicada no DOU n o 138, de 19 de julho de 2002, Seção 1, páginas 75-76 Correlações: Artigo 4 e Anexo II alterados pela Resolução CONAMA nº 381/06 Estabelece

Leia mais

PLANO DE ÁREA BAÍA DE ARATU E ENTORNO REGIMENTO INTERNO

PLANO DE ÁREA BAÍA DE ARATU E ENTORNO REGIMENTO INTERNO PLANO DE ÁREA BAÍA DE ARATU E ENTORNO REGIMENTO INTERNO N 0. Revisão: 6 Data: 17/09/15 Código do Sistema: Total de Páginas: 8 Revisão atendendo recomendações do IBAMA Palavras-chave: Plano de Área Baía

Leia mais

RESOLUÇÃO DIPRE Nº , DE 20 DE MAIO DE 2016.

RESOLUÇÃO DIPRE Nº , DE 20 DE MAIO DE 2016. RESOLUÇÃO DIPRE Nº 126.2016, DE 20 DE MAIO DE 2016. ESTABELECE PROCEDIMENTOS PARA OS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEL E PARA O FORNECIMENTO DE ÓLEOS LUBRIFICANTES ÀS EMBARCA- ÇÕES, NAS ÁREAS DO

Leia mais

RESOLUÇÃO DP Nº , DE 17 FEVEREIRO DE 2014.

RESOLUÇÃO DP Nº , DE 17 FEVEREIRO DE 2014. RESOLUÇÃO DP Nº. 36.2014, DE 17 FEVEREIRO DE 2014. ESTABELECE PROCEDIMENTOS PARA OS SERVIÇOS DE ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEL E PARA OS DE FORNECIMENTO DE ÓLEOS LUBRIFICANTES ÀS EMBARCAÇÕES, NAS ÁREAS DO

Leia mais

Licenciamento Ambiental Portuário: Riscos e Emergências

Licenciamento Ambiental Portuário: Riscos e Emergências Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental DILIC Licenciamento Ambiental Portuário: Riscos e Emergências Rio

Leia mais

O Índice IDA. Índice de Desempenho Ambiental para Instalações Portuárias

O Índice IDA. Índice de Desempenho Ambiental para Instalações Portuárias O Índice IDA Índice de Desempenho Ambiental para Instalações Portuárias Sistema da Gerência de Meio Ambiente e Sustentabilidade para o acompanhamento da gestão ambiental das instalações portuárias IDA

Leia mais

CONAMA CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

CONAMA CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE CONAMA CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE RESOLUÇÃO 469/2015 465/2014 452/2012 Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. Dispõe sobre os requisitos

Leia mais

Legislação e Licenciamento Ambiental

Legislação e Licenciamento Ambiental CONCURSO PETROBRAS PROFISSIONAL DE MEIO AMBIENTE JÚNIOR ENGENHEIRO(A) DE MEIO AMBIENTE JÚNIOR PROFISSIONAL JÚNIOR - ENG. DE MEIO AMBIENTE Legislação e Licenciamento Ambiental Questões Resolvidas QUESTÕES

Leia mais

COMISSÃO ESTADUAL P2R2

COMISSÃO ESTADUAL P2R2 Gestão na Prevenção, Preparação e e Resposta Rápida a a Acidentes Ambientais com Produtos Químicos Perigosos, no no Estado de de São Paulo. COMISSÃO ESTADUAL P2R2 Marco Antonio José Lainha (MSc/Bel) Analista

Leia mais

Armazenagem Responsável Sistema de Gestão Outubro 2016 rev. 00

Armazenagem Responsável Sistema de Gestão Outubro 2016 rev. 00 Armazenagem Responsável Sistema de Gestão Outubro 2016 rev. 00 Brasil: uma vocação natural para a indústria química País rico em petróleo, gás, biodiversidade, minerais e terras raras Objetivo Desenvolver

Leia mais

Comunicação e Acionamento Inicial de Situações de Emergência

Comunicação e Acionamento Inicial de Situações de Emergência 1 Objetivo Descrever o procedimento para a comunicação inicial de situações emergenciais que desencadeiem o acionamento do Plano de Individual - PEI ou do Plano de Controle de s - PCE. 2 Abrangência Este

Leia mais

RESOLUÇÃO DP Nº , DE 01 DE OUTUBRO DE 2014.

RESOLUÇÃO DP Nº , DE 01 DE OUTUBRO DE 2014. RESOLUÇÃO DP Nº 123.2014, DE 01 DE OUTUBRO DE 2014. ESTABELECE PROCEDIMENTOS INTERNOS PARA TRATAMENTO DAS SOLICITAÇÕES DE USO POR TERCEIROS DO POLÍGONO DE DISPOSIÇÃO OCEÂNICA (PDO) DE SEDIMENTOS DRAGADOS,

Leia mais

Infraestrutura portuária para o Turismo. Brazil World Cup Transportation Congress Tiago Pereira Lima Diretor da ANTAQ São Paulo, 26 de julho de 2011

Infraestrutura portuária para o Turismo. Brazil World Cup Transportation Congress Tiago Pereira Lima Diretor da ANTAQ São Paulo, 26 de julho de 2011 Infraestrutura portuária para o Turismo Brazil World Cup Transportation Congress Tiago Pereira Lima Diretor da ANTAQ São Paulo, 26 de julho de 2011 Aspectos institucionais da ANTAQ 2 Criada pela Lei nº

Leia mais

Atividade de Produção de Gás e Condensado no Campo de Mexilhão, Bacia de Santos

Atividade de Produção de Gás e Condensado no Campo de Mexilhão, Bacia de Santos 1 / 9 - CONCLUSÃO A elaboração deste Estudo de Impacto Ambiental (EIA) permitiu a identificação das interferências ambientais inerentes à implementação da Atividade de Produção e Escoamento de Gás e Condensado

Leia mais

DECISÃO DE DIRETORIA Nº 394/2014/C, de 23 de dezembro de 2014

DECISÃO DE DIRETORIA Nº 394/2014/C, de 23 de dezembro de 2014 Publicado no Diário Oficial Estado de São Paulo - Caderno Executivo I (Poder Executivo, Seção I), edição n 124 (243) do dia 24/12/2014 Página: 64. DECISÃO DE DIRETORIA Nº 394/2014/C, de 23 de dezembro

Leia mais

Itens mínimos de um Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos PGIRS

Itens mínimos de um Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos PGIRS Itens mínimos de um Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos PGIRS 1. Dados gerais 1.1 do empreendedor Razão social Nome fantasia CNPJ Alvará Tipo de atividade Número de licença ambiental (se

Leia mais

PLANOS DE CONTINGÊNCIA, PROGRAMA DE ALERTA E PREPARAÇÃO DE COMUNIDADES PARA EMERGÊNCIAS LOCAIS

PLANOS DE CONTINGÊNCIA, PROGRAMA DE ALERTA E PREPARAÇÃO DE COMUNIDADES PARA EMERGÊNCIAS LOCAIS PLANOS DE CONTINGÊNCIA, PROGRAMA DE ALERTA E PREPARAÇÃO DE COMUNIDADES PARA EMERGÊNCIAS LOCAIS Eduardo Lucena C. de Amorim 1 - INTRODUÇÃO IMPACTOS AMBIENTAIS O impacto ambiental é um desequilíbrio provocado

Leia mais

Edição Número 161 de 20/08/2004 Ministério do Meio Ambiente Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA

Edição Número 161 de 20/08/2004 Ministério do Meio Ambiente Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA Resoluções Edição Número 161 de 20/08/2004 Ministério do Meio Ambiente Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA RESOLUÇÃO Nº 350, DE 6 DE JULHO DE 2004 Dispõe sobre o licenciamento ambiental específico

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS COMPANHIA DOCAS DO ESTADO DE SÃO PAULO CODESP AUTORIDADE PORTUÁRIA PORTO ORGANIZADO DE SANTOS Julho de 2017 1 O presente Roteiro

Leia mais

Atividade de Produção de Gás e Condensado no Campo de Mexilhão, Bacia de Santos

Atividade de Produção de Gás e Condensado no Campo de Mexilhão, Bacia de Santos Atividade de Produção de Gás e Condensado no Pág. 1 / 16 - ÁREA DE INFLUÊNCIA DA ATIVIDADE Definição da Área de Influência A seguir é apresentada a definição das áreas de influência direta e indireta das

Leia mais

RESOLUÇÃO CONJUNTA No 499, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2005

RESOLUÇÃO CONJUNTA No 499, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2005 RESOLUÇÃO CONJUNTA No 499, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2005 Dispõe sobre os procedimentos para a regularização dos usos de recursos hídricos nos rios de domínio da União nas Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba,

Leia mais

Esclarecimentos relativos ao Edital de Chamamento Público para o Recebimento de Doações de Estudos Portuários nº 1/2019

Esclarecimentos relativos ao Edital de Chamamento Público para o Recebimento de Doações de Estudos Portuários nº 1/2019 Esclarecimentos relativos ao Edital de Chamamento Público para o Recebimento de Doações de Estudos Portuários nº 1/2019 1. Gostaria de saber qual é o prazo para o envio do estudo, da audiência pública

Leia mais

O Conselho Estadual de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Decreto Estadual n , de 25/04/2007,

O Conselho Estadual de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, no uso das atribuições que lhe são conferidas pelo Decreto Estadual n , de 25/04/2007, RESOLUÇÃO CONEMA N 02 DE 07 DE OUTUBRO DE 2008 Aprova a DZ-077 DIRETRIZ PARA ENCERRAMENTO DE ATIVIDADES POTENCIALMENTE POLUIDORAS OU DEGRADADORAS DO MEIO AMBIENTE. O Conselho Estadual de Meio Ambiente

Leia mais

Maria do Socorro Mendes Rosa Técnica Recursos Hídricos AESA

Maria do Socorro Mendes Rosa Técnica Recursos Hídricos AESA Maria do Socorro Mendes Rosa Técnica Recursos Hídricos AESA SERHMACT Formula política CERH Deliberativo e consultivo SINGREH AESA Órgão gestor CBHs Gestão participativa Descentralizada Ø O Conselho Estadual

Leia mais

Grupo Técnico de Segurança de Barragens CEIVAP

Grupo Técnico de Segurança de Barragens CEIVAP Grupo Técnico de Segurança de Barragens CEIVAP Rio de Janeiro, 03 de outubro de 2017 Reativação do GTSB Pauta 1. Aprovação da ata da reunião anterior; 2. Posse dos novos membros; 3. Eleição do coordenador

Leia mais

ANÁLISE DE RISCO DE ORIGEM TECNOLÓGICA NO ESTADO DE SÃO PAULO. Sandro Roberto Tomaz Setor de Riscos Tecnológicos

ANÁLISE DE RISCO DE ORIGEM TECNOLÓGICA NO ESTADO DE SÃO PAULO. Sandro Roberto Tomaz Setor de Riscos Tecnológicos ANÁLISE DE RISCO DE ORIGEM TECNOLÓGICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Sandro Roberto Tomaz stomaz@sp.gov.br Setor de Riscos Tecnológicos CONTEÚDO Papel da CETESB Norma CETESB P4.261 Estudo de Análise de Risco

Leia mais

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE Resolução Substitutiva que regulamenta o uso de dispersantes químicos em incidentes de poluição por óleo no mar Processo nº 02000.002671/2014-44 120ª Reunião Ordinária do CONAMA

Leia mais

CARTILHA ESTRUTURAÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE MEIO AMBIENTE

CARTILHA ESTRUTURAÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE MEIO AMBIENTE CARTILHA ESTRUTURAÇÃO DOS CONSELHOS MUNICIPAIS DE MEIO AMBIENTE Copyright:AssociaçãoRegionaldeProteçãoAmbiental ARPARioGrande Josina Aparecida de Carvalho Autor: Revisão: Eduardo de Paula Machado Versão

Leia mais

Definição - Plano de Emergência

Definição - Plano de Emergência 1 Definição - Plano de Emergência É um conjunto de procedimentos que visa minimizar as consequências de um evento indesejado. 2 O que temos no Brasil -Leis Federais Decreto nº 2.648, de 1º de julho de

Leia mais

Anexo C. Componentes da Estrutura Organizacional de Resposta (EOR)

Anexo C. Componentes da Estrutura Organizacional de Resposta (EOR) Anexo C Componentes da Estrutura Organizacional de Resposta (EOR) A Estrutura Organizacional de Resposta deverá atender em caso de Nível I em até 40 minutos. A equipe necessária para o atendimento de Nível

Leia mais

Adm. MSc. Marco Antonio José Lainha Setor de Atendimento a Emergências CETESB Agosto 2018

Adm. MSc. Marco Antonio José Lainha Setor de Atendimento a Emergências CETESB Agosto 2018 COMITÊ para implantação do Sistema de Gestão Integrado para Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos, na Baixada Santista, do Estado de São Paulo

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Ambiental Aula: 45 Professor(a): Luis Jungstedt Monitor(a): Cristiane Gregory Klafke. Aula nº. 45

Curso/Disciplina: Direito Ambiental Aula: 45 Professor(a): Luis Jungstedt Monitor(a): Cristiane Gregory Klafke. Aula nº. 45 Curso/Disciplina: Direito Ambiental Aula: 45 Professor(a): Luis Jungstedt Monitor(a): Cristiane Gregory Klafke Aula nº. 45 Mar. Zona Econômica Exclusiva. Alto-Mar. Plataforma Continental. Poluição Marinha.

Leia mais

Atendimento a emergências ambientais tecnológicas

Atendimento a emergências ambientais tecnológicas 2º Seminário de Controle da Poluição Industrial Atendimento a emergências ambientais tecnológicas Ricardo Marcelo da Silva GEOPEM/COGEFIS/DIPOS/INEA Rio de Janeiro, 16 de agosto de 2018 Marco Legal no

Leia mais

Superintendência de Segurança Operacional e Meio Ambiente da ANP

Superintendência de Segurança Operacional e Meio Ambiente da ANP Superintendência de Segurança Operacional e Meio Ambiente da ANP Descomissionamento de Instalações Offshore Visão do Regulador Marcelo Mafra Borges de Macedo Superintendente de Segurança Operacional e

Leia mais

DECRETO 4.136, DE 20 DE FEVEREIRO DE

DECRETO 4.136, DE 20 DE FEVEREIRO DE DECRETO N o 4.136, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2002 Dispõe sobre a especificação das sanções aplicáveis às infrações às regras de prevenção, controle e fiscalização da poluição causada por lançamento de óleo

Leia mais

RESOLUÇÃO DIPRE Nº , DE 28 DE NOVEMBRO DE 2016.

RESOLUÇÃO DIPRE Nº , DE 28 DE NOVEMBRO DE 2016. RESOLUÇÃO DIPRE Nº. 292.2016, DE 28 DE NOVEMBRO DE 2016. DETERMINA PROCEDIMENTO PARA PRESTAÇÃO DE INFORMAÇÕES RELATIVAS À EMBARQUE, DESEMBARQUE E TRÂNSITO DE MERCADORIAS PERIGOSAS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS

GESTÃO AMBIENTAL DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS GESTÃO AMBIENTAL DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS FAPESB - 31 de outubro de 2011 Foto: Nilton Souza Artigo 225 CF-1988: Foto: Nilton Souza

Leia mais

PLANO NACIONAL DE PREVENÇÃO, PREPARAÇÃO E RESPOSTA RÁPIDA A EMERGÊNCIAS AMBIENTAIS COM PRODUTOS QUÍMICOS PERIGOSOS (P²R²)

PLANO NACIONAL DE PREVENÇÃO, PREPARAÇÃO E RESPOSTA RÁPIDA A EMERGÊNCIAS AMBIENTAIS COM PRODUTOS QUÍMICOS PERIGOSOS (P²R²) PLANO NACIONAL DE PREVENÇÃO, PREPARAÇÃO E RESPOSTA RÁPIDA A EMERGÊNCIAS AMBIENTAIS COM PRODUTOS QUÍMICOS PERIGOSOS (P²R²) O Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais

Leia mais

RESOLUÇÃO N o 91, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2008

RESOLUÇÃO N o 91, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2008 MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE CONSELHO NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS RESOLUÇÃO N o 91, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2008 (Publicada no D.O.U em 06/02/2009) Dispõe sobre procedimentos gerais para o enquadramento dos

Leia mais

Esclarecimentos às Manifestações das Comunidades Pesqueiras de São Sebastião

Esclarecimentos às Manifestações das Comunidades Pesqueiras de São Sebastião Esclarecimentos às Manifestações das Comunidades Pesqueiras de São Sebastião Revisão 00 Junho/2018 E&P Atividade de Produção e Escoamento de Petróleo e Gás Natural do Polo Pré-sal da Bacia de Santos Etapa

Leia mais

ANEXO I ESTRUTURA REGIMENTAL DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS IBAMA

ANEXO I ESTRUTURA REGIMENTAL DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS IBAMA ANEXO I ESTRUTURA REGIMENTAL DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS IBAMA CAPÍTULO I DA NATUREZA, DA SEDE E DAS FINALIDADES Art. 1º O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente

Leia mais

Programa de Registro Público de Emissões de GEE de Minas Gerais 19/3/2015

Programa de Registro Público de Emissões de GEE de Minas Gerais 19/3/2015 Programa de Registro Público de Emissões de GEE de Minas Gerais 19/3/2015 PROJETO ESTRATÉGICO Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas Programa de Registro Público de GEE Ferramenta para contabilização

Leia mais

ATA DE REUNIÃO DO PLANO DE AUXÍLIO MÚTUO DA COSTA VERDE

ATA DE REUNIÃO DO PLANO DE AUXÍLIO MÚTUO DA COSTA VERDE 218ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO PAM DATA: 14/02/12 HORÁRIO: 10:30 horas LOCAL: 10º GBM - CCCEN 1 BOAS VINDAS: Às 10:30hs foi realizada abertura da reunião com o Tenente-Coronel Ernani (Comandante do 10º GBM)

Leia mais

Projeto de Comunicação Social Atividade de Perfuração e Produção de Petróleo e Gás - Campo de Frade

Projeto de Comunicação Social Atividade de Perfuração e Produção de Petróleo e Gás - Campo de Frade Comunicação Social Atividade de Perfuração e Produção de Petróleo e Gás - Campo de Frade - 2017 Este material informativo faz parte do Comunicação Social - PCS - e é uma exigência do licenciamento ambiental

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 8.127, DE 22 DE OUTUBRO DE 2013 Institui o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas

Leia mais

O COMBATE À POLUIÇÃO DO MEIO MARINHO (Marine Pollution Response)

O COMBATE À POLUIÇÃO DO MEIO MARINHO (Marine Pollution Response) O COMBATE À POLUIÇÃO DO MEIO MARINHO JORGE SILVA PAULO Capitão-de-Mar-e-Guerra ECN Chefe do Serviço de Combate à Poluição do Mar por Hidrocarbonetos (SCPMH) Direcção-Geral da Autoridade Marítima (DGAM)

Leia mais

Regulamentos Internos e Externos a que a empresa está sujeita

Regulamentos Internos e Externos a que a empresa está sujeita Regulamentos Internos e Externos a que a empresa está sujeita Regulamentos Externos A atividade da APA, S.A. contextualiza-se numa envolvente legal e regulamentar extensa, de que destacamos: Decreto-Lei

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA IBAMA Nº 01, DE

INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA IBAMA Nº 01, DE INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA IBAMA Nº 01, DE 27-05- 2011 O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA, no uso das atribuições previstas no art. 22, V,

Leia mais

DECRETO Nº 4.136, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2002

DECRETO Nº 4.136, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2002 DECRETO Nº 4.136, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2002 Dispõe sobre a especificação das sanções aplicáveis às infrações às regras de prevenção, controle e fiscalização da poluição causada por lançamento de óleo

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 1, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2015

INSTRUÇÃO NORMATIVA N 1, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2015 INSTRUÇÃO NORMATIVA N 1, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2015 A PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA, nomeada por Decreto de 5 de maio de 2015, publicado

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO Nº 4.136, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2002 Dispõe sobre a especificação das sanções aplicáveis às infrações às regras de prevenção,

Leia mais

APRESENTAÇÃO. Relaciona as Empresas participantes do Plano de Área, descrevendo suas principais instalações.

APRESENTAÇÃO. Relaciona as Empresas participantes do Plano de Área, descrevendo suas principais instalações. APRESENTAÇÃO Em conformidade com a legislação vigente e em especial com o escopo estabelecido no Decreto Federal Nº 4.871/2003 e sua recente alteração, o presente Plano está organizado em quinze capítulos,

Leia mais

Agenda PROJETO IND P&G-08 PROPOSTAS

Agenda PROJETO IND P&G-08 PROPOSTAS MEIO AMBIENTE Agenda PROJETO IND P&G-08 PROPOSTAS Agenda PROJETO IND P&G-08 PROPOSTAS Projeto IND P&G-08 Aperfeiçoamento do Licenciamento Ambiental das Atividades do Setor de Petróleo e Gás Natural OBJETIVO

Leia mais

C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 087/2012 POR /12/2012 ADMINISTRAÇÃO PORTUÁRIA A S S U N T O

C I R C U L A R C Ó D I G O N Ú M E R O D A T A 087/2012 POR /12/2012 ADMINISTRAÇÃO PORTUÁRIA A S S U N T O Sindicato Nacional das Empresas de Navegação Marítima Rua Visconde de Inhaúma, 134 Gr 1005 CEP 20094-900 - Centro - Rio de Janeiro RJ Brasil Tel.: (55 21) 3232-5600 Fax.: (55 21) 3232-5619 E-mail: syndarma@syndarma.org.br

Leia mais

Diretoria de Portos e Costas

Diretoria de Portos e Costas MARINHA DO BRASIL Diretoria de Portos e Costas Convenções Internacionais O Brasil frente ao Cenário Mundial Ordem dos Advogados do Brasil - RJ 02SET2016 1 SUMÁRIO SUMÁRIO - Introdução - Atribuições da

Leia mais

Licenciamento ambiental projetos de E&P de Gás Natural no Brasil

Licenciamento ambiental projetos de E&P de Gás Natural no Brasil Licenciamento ambiental projetos de E&P de Gás Natural no Brasil 0 6.11.2017 Obrigação de licenciar CF/88 Art. 225, 1º, IV. Incumbe ao Poder Público exigir, na forma da lei, para instalação de obra ou

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA N º 1, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2016.

INSTRUÇÃO NORMATIVA N º 1, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2016. INSTRUÇÃO NORMATIVA N º 1, DE 23 DE FEVEREIRO DE 2016. Esta Instrução Normativa estabelece os procedimentos para o licenciamento e a regularização ambiental de Instalações Radiativas a serem realizados

Leia mais

PROGRAMA DE APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC. Comitê de Implementação da BNCC Outubro de 2018

PROGRAMA DE APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC. Comitê de Implementação da BNCC Outubro de 2018 PROGRAMA DE APOIO À IMPLEMENTAÇÃO DA BNCC Comitê de Implementação da BNCC Outubro de 2018 NOSSO OBJETIVO Compartilhar a situação atual e as perspectivas das iniciativas do MEC que apoiam a implementação

Leia mais

Resolução SMA nº 49 DE 28/05/2014 Norma Estadual - São Paulo Publicado no DOE em 29 mai 2014

Resolução SMA nº 49 DE 28/05/2014 Norma Estadual - São Paulo Publicado no DOE em 29 mai 2014 Resolução SMA nº 49 DE 28/05/2014 Norma Estadual - São Paulo Publicado no DOE em 29 mai 2014 Dispõe sobre os procedimentos para licenciamento ambiental com avaliação de impacto ambiental, no âmbito da

Leia mais

Plano Mestre do Porto de Santos I Seminário sobre Planejamento Portuário na Baixada Santista. Santos-SP, 28 de março de 2017

Plano Mestre do Porto de Santos I Seminário sobre Planejamento Portuário na Baixada Santista. Santos-SP, 28 de março de 2017 Plano Mestre do Porto de Santos I Seminário sobre Planejamento Portuário na Baixada Santista Santos-SP, 28 de março de 2017 Plano de apresentação 1. Instrumentos de Planejamento Base Legal Missão & Desafio

Leia mais

Recursos Hídricos. A interação do saneamento com as bacias hidrográficas e os impactos nos rios urbanos

Recursos Hídricos. A interação do saneamento com as bacias hidrográficas e os impactos nos rios urbanos 74 a Semana Oficial da Engenharia e da Agronomia Recursos Hídricos A interação do saneamento com as bacias hidrográficas e os impactos nos rios urbanos SECRETARIA DE RECURSOS HÍDRICOS E QUALIDADE AMBIENTAL

Leia mais

OZEAN ESCOLA NÁUTICA CAPÍTULO 12. Capítulo II - Da Navegação e Embarcação. Capítulo IV - Das Infrações e Penalidades

OZEAN ESCOLA NÁUTICA  CAPÍTULO 12. Capítulo II - Da Navegação e Embarcação. Capítulo IV - Das Infrações e Penalidades OZEAN ESCOLA NÁUTICA CAPÍTULO 12 REGULAMENTO DE SEGURANÇA DO TRÁFEGO AQUAVIÁRIO EM ÁGUAS SOB JURISDIÇÃO NACIONAL (RLESTA) Em 11 de Dezembro de 1997 foi promulgada a Lei n 9.537, que dispõe sobre a SEGURANÇA

Leia mais

PLANO NACIONAL DE AÇÃO DE EMERGÊNCIA PARA FAUNA IMPACTADA POR ÓLEO

PLANO NACIONAL DE AÇÃO DE EMERGÊNCIA PARA FAUNA IMPACTADA POR ÓLEO PLANO NACIONAL DE AÇÃO DE EMERGÊNCIA PARA FAUNA IMPACTADA POR ÓLEO IBAMA 2016 PLANO NACIONAL DE AÇÃO DE EMERGÊNCIA PARA FAUNA IMPACTADA POR ÓLEO Versão 01 Outubro, 2016-1 - Presidência da República Michel

Leia mais

Instrução Normativa n º 1, de 23 de fevereiro de 2016.

Instrução Normativa n º 1, de 23 de fevereiro de 2016. Instrução Normativa n º 1, de 23 de fevereiro de 2016. Esta Instrução Normativa estabelece os procedimentos para o licenciamento e a regularização ambiental de Instalações Radiativas a serem realizados

Leia mais

AGENDA AMBIENTAL PORTUÁRIA INSTITUCIONAL

AGENDA AMBIENTAL PORTUÁRIA INSTITUCIONAL AGENDA AMBIENTAL PORTUÁRIA INSTITUCIONAL PORTO DE FORTALEZA 2016 1. Introdução A Agenda Ambiental na Administração Pública A3P se tornou o principal programa da administração pública de gestão socioambiental.

Leia mais

NORMA GERAL PARA O CREDENCIAMENTO DE EMPRESA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE COLETA DE RESÍDUO GERAL

NORMA GERAL PARA O CREDENCIAMENTO DE EMPRESA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE COLETA DE RESÍDUO GERAL NORMA GERAL PARA O CREDENCIAMENTO DE EMPRESA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE COLETA DE RESÍDUO GERAL TÍTULO Capítulo Norma Geral 5 Área de Relações com o mercado e Comunidades 5 Meio Ambiente Seção Nome 01

Leia mais

2013/ / /2016

2013/ / /2016 3 O Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), assinado

Leia mais

Licenciamento e Compensação Ambiental em âmbito Federal. Escritório Regional de Santos IBAMA/SUPES/SP

Licenciamento e Compensação Ambiental em âmbito Federal. Escritório Regional de Santos IBAMA/SUPES/SP Licenciamento e Compensação Ambiental em âmbito Federal Escritório Regional de Santos IBAMA/SUPES/SP Conceitos - AIA: Avaliação de Impactos Ambientais Processo que visa prever os possíveis impactos causados

Leia mais

APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO DE OPERAÇÃO DOS PORTOS

APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO DE OPERAÇÃO DOS PORTOS APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO DE OPERAÇÃO DOS PORTOS 1 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. JUSTIFICATIVA... 3 3. OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS... 4 4. ESPECÍFICAÇÃO... 5 4.1. Requisitos... 5 4.2. Premissas... 5 4.3.

Leia mais

DECRETO DE 21 DE JULHO DE 2008 (DOU 22/07/2008)

DECRETO DE 21 DE JULHO DE 2008 (DOU 22/07/2008) 1 DECRETO DE 21 DE JULHO DE 2008 (DOU 22/07/2008) Cria a Comissão Nacional de Combate à Desertificação - CNCD e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o

Leia mais

Processo de Manejo Arbóreo em Empreendimentos Metroviários. Victor Bassetti Martinho 20ª AEAMESP SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA

Processo de Manejo Arbóreo em Empreendimentos Metroviários. Victor Bassetti Martinho 20ª AEAMESP SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA Processo de Manejo Arbóreo em Empreendimentos Metroviários Victor Bassetti Martinho 20ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA AEAMESP Curriculum vitae 2 Victor Bassetti Martinho Engenheiro Ambiental graduado

Leia mais

Relação Porto Cidade: O caso do Porto do Itaqui Nelson de Jesus Costa Junior

Relação Porto Cidade: O caso do Porto do Itaqui Nelson de Jesus Costa Junior Relação Porto Cidade: O caso do Porto do Itaqui Nelson de Jesus Costa Junior Orientador: Prof. Msc. Sérgio Sampaio Cutrim Introdução O Porto do Itaqui é um dos maiores portos do Brasil Importante agente

Leia mais

LOC Brasil OAB Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro Importantes Personagens da Indústria Naval

LOC Brasil OAB Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro Importantes Personagens da Indústria Naval OAB Direito Marítimo, Portuário e Aduaneiro Importantes Personagens da Indústria Naval LOC Brasil 2016 Wagner Mentzingen Rodrigues w.rodrigues@loc-group.com Rua da Assembleia No. 10, suíte 2920 Rio de

Leia mais

Diretrizes para o Licenciamento Ambiental das Atividades Ligadas ao Óleo Lubrificante

Diretrizes para o Licenciamento Ambiental das Atividades Ligadas ao Óleo Lubrificante ENCONTRO TÉCNICO - LOGÍSTICA REVERSA Óleos lubrificantes Responsabilidade Pós-consumo Lei Federal 12.305/2010 PNRS Resolução Conama 362/2005 Diretrizes para o Licenciamento Ambiental das Atividades Ligadas

Leia mais

TERMO DE REFERENCIA Nº 7 DE 2016

TERMO DE REFERENCIA Nº 7 DE 2016 TERMO DE REFERENCIA Nº 7 DE 2016 CONTRATAÇÃO DE CONSULTORIA PARA ELABORAÇÃO DE BANCO DE CONDICIONANTES AMBIENTAIS DOS GRANDES EMPREENDIMENTOS DA BAIXADA SANTISTA E ESTUDO DE CASO DA ILHA DIANA/SANTOS,

Leia mais

Realização de auditorias ambientais de conformidade legal, atuando como auditora especializada e como auditora líder;

Realização de auditorias ambientais de conformidade legal, atuando como auditora especializada e como auditora líder; Competências e Experiências Chave Experiência de mais de 30 anos em coordenação técnica e operacional de estudos multidisciplinares integrados na área de meio ambiente, com destaque para os seguintes estudos:

Leia mais

II Empresa responsável pela operação da instalação

II Empresa responsável pela operação da instalação 1/7 II.1 - IDENTIFICAÇÃO DA INSTALAÇÃO II.1.1 - Esta informação está disponível no PEI de cada uma das Unidades Marítimas utilizadas nas atividades da Bacia de Santos, contempladas neste documento. II.1.2

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA ESPECIAL DE PORTOS A EXPANSÃO DA INFRA-ESTRUTURA PORTUÁRIA E OS IMPACTOS AMBIENTAIS

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA ESPECIAL DE PORTOS A EXPANSÃO DA INFRA-ESTRUTURA PORTUÁRIA E OS IMPACTOS AMBIENTAIS PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA ESPECIAL DE PORTOS A EXPANSÃO DA INFRA-ESTRUTURA PORTUÁRIA E OS IMPACTOS AMBIENTAIS CRIAÇÃO DA SECRETARIA ESPECIAL DE PORTOS Lei nº. 11.518, de 5 de setembro de 2007

Leia mais

INTERNO DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO IFMS

INTERNO DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO IFMS INTERNO DO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA DO IFMS JULHO / 2017 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO DO SUL IFMS Endereço: Rua Ceará, 972 - Campo Grande - MS CEP: 79.021-000

Leia mais

DECRETO RIO Nº DE 11 DE JUNHO DE 2019

DECRETO RIO Nº DE 11 DE JUNHO DE 2019 DECRETO RIO Nº 46079 DE 11 DE JUNHO DE 2019 Institui o Programa Cidade pelo Clima da Cidade do Rio de Janeiro e dá outras providências. O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso das atribuições que

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS - SEMA GABINETE DO SECRETÁRIO

GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS - SEMA GABINETE DO SECRETÁRIO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E RECURSOS NATURAIS - SEMA GABINETE DO SECRETÁRIO PORTARIA Nº 086, DE 18 DE SETEMBRO DE 2017. Institui Termo de Referência para elaboração

Leia mais

Divisão de Tecnologia. Riscos Ambientais. Setor. Análise de Riscos

Divisão de Tecnologia. Riscos Ambientais. Setor. Análise de Riscos Divisão de Tecnologia de Riscos Ambientais Setor de Operações de Emergência Setor de Análise de Riscos Setor de Toxicologia Humana e Sáude Ambiental Divisão de Tecnologia de Riscos Ambientais Principais

Leia mais

Licenciamento Ambiental Federal

Licenciamento Ambiental Federal Ministério do Meio Ambiente Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis Diretoria de Licenciamento Ambiental - DILIC Licenciamento Ambiental Federal Thomaz Miazaki de Toledo

Leia mais

NORMA TÉCNICA 1. FINALIDADE

NORMA TÉCNICA 1. FINALIDADE 1. FINALIDADE Disciplinar os procedimentos administrativos e operacionais para a realização dos serviços de amarração e desamarração de navios no cais público do Porto de São Sebastião, estabelecendo as

Leia mais

III CIDESPORT CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESEMPENHO PORTUÁRIO. Florianópolis novembro 2016

III CIDESPORT CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESEMPENHO PORTUÁRIO. Florianópolis novembro 2016 III CIDESPORT CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESEMPENHO PORTUÁRIO Florianópolis novembro 2016 3 NOVO ARRANJO INSTITUCIONAL DO SETOR PORTUÁRIO Atribuições dos Atores-Chave no Setor Lei nº 8.630/1993: Poder

Leia mais