AGENDA AMBIENTAL PORTUÁRIA INSTITUCIONAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AGENDA AMBIENTAL PORTUÁRIA INSTITUCIONAL"

Transcrição

1 AGENDA AMBIENTAL PORTUÁRIA INSTITUCIONAL PORTO DE FORTALEZA 2016

2 1. Introdução A Agenda Ambiental na Administração Pública A3P se tornou o principal programa da administração pública de gestão socioambiental. O programa tem sido implementado por diversos órgãos e instituições públicas das três esferas de governo, no âmbito dos três poderes e pode ser usado como modelo de gestão socioambiental por outros segmentos da sociedade. Diante dessa iniciativa e na busca pelo desenvolvimento sustentável portuário, a Companhia Docas do Ceará estabeleceu sua Agenda Ambiental Institucional. A Agenda Ambiental Institucional é uma ferramenta imprescindível para a Autoridade Portuária atuar na gestão ambiental. Por conta disso, a CDC elaborou e está em implantação no Porto de Fortaleza, a agenda ambiental local, que contempla os compromissos de conscientiza os diversos atores envolvidos na atividade portuário, ajustados aos conceitos de conformidade ambiental, vislumbrando a solução dos problemas ambientais inerentes a gestão ambiental e os fatores adversos que ocorrem nessa atividade. A CDC estabeleceu sua Política Ambiental dentro de suas atividades, procurando, assim, fortalecer a sustentação de sua Agenda Ambiental Local. 2. Missão Ambiental A Companhia Docas do Ceará, nos termos do seu Sistema de Gestão Ambiental, tem como missão de promover o desenvolvimento socioeconômico da região de sua influência, em particular o Estado do Ceará, através do exercício da função de autoridade portuária e pela promoção das facilidades portuárias para as exportações e importações e o transporte marítimo de cabotagem de mercadoria e turismo. 3. Visão Ambiental A CDC tem em sua visão de negócio alcançar um Índice de Desempenho Ambiental-IDA acima de 90% até 2018.

3 4. Política Ambiental A Companhia Docas do Ceará (CDC), tendo como consciência ecológica, está comprometida com o desenvolvimento sustentável da região do Estado do Ceará e a área de sua influência, disponibilizando serviços portuários seguros, com compromisso na prevenção e combate a poluição, atendendo a legislação ambiental, sempre com a melhoria contínua em suas atividades, através da modernização de suas instalações, aprimoramento técnico de seus empregados e agregando valor aos seus serviços para seus acionistas e comunidade portuária. 5. Diretrizes da Agenda Ambiental Institucional 5.1. Aquisição de Serviços e Bens Materiais A CDC estabelecerá o compromisso com a proteção do meio ambiente em todos os seus contratos, principalmente adotando critérios de sustentabilidade ambiental para aquisição de serviços e bens materiais Fiscalização A CDC manterá todo o apoio institucional às demandas da Coordenadoria Integrada de Meio Ambiente, Segurança e Saúde do Trabalho Portuário CODSMS, envolvendo ações complementares de ajuste dos procedimentos de todos os prestadores de serviços portuário (usuários, arrendatários, operadores portuários, trabalhadores portuários avulsos, e órgãos de fiscalização) Orçamento A CDC manterá um orçamento para a gestão ambiental das atividades sob sua responsabilidade, sendo definido em escopo orçamentário geral, podendo envolver todas as áreas Desenvolvimento das Ações A CDC envidará todos os seus esforços para a eliminação ou redução de impactos ambientais oriundos de sua atividade. Considerando que não há passivo ambiental nas instalações do Porto de Fortaleza, a medida visa exclusivamente, aos impactos ambientais decorrentes das operacionais e obras em andamento Comercial e Marketing A CDC manterá sua visão comercial e de marketing, através da implantação da Cultura Ambiental, buscando entre os atores intervenientes, tanto, os usuários, como operadores portuários e demais partes interessadas, um serviço portuário pautado pela segurança e proteção ao meio ambiente, junto à comunidade portuária.

4 5.6. Capacitação A CDC envidará todos os seus esforços na promoção da capacitação dos seus empregados, incentivando os arrendatários, usuários e demais atores presentes na atividade portuária na promoção de sua Política Ambiental. 6. Objetivos estratégicos Com base no propósito estabelecido na missão e visão da Companhia Docas do Ceará, a execução da Gestão Estratégica estará apoiada nas seguintes diretrizes: a) Ampliar a sustentabilidade, buscando o alinhamento dos processos de trabalho relacionados ao planejamento, orçamento, finanças, monitoramento, avaliação e controle, subsidiando a melhor alocação de recursos e o acompanhamento do andamento e dos resultados produzidos pelas ações ambientais e a reorientação da ação institucional, a alocação de recursos e a gestão de restrições, com especial atenção para os programas de monitoramento ambiental da Companhia Docas do Ceará. b) Ter infraestrutura competitiva, promovendo o planejamento e acompanhamento do desempenho operacional buscando a otimização, economicidade, eficácia e eficiência dos serviços portuários e das operações portuárias com vistas à sustentabilidade ambiental que possam gerar diferenciais competitivos para a Companhia Docas do Ceará. c) Ter eficiência na gestão socioambiental, promovendo ações voltadas para a prática de responsabilidade socioambiental e a otimização de recursos materiais que impactam diretamente na diminuição das despesas operacionais da Companhia Docas do Ceará, resguardando a Instituição, quanto a sanções e processos por dano ambiental que possam ter impactos financeiros e em sua imagem. d) Manter a qualidade na saúde e na segurança do trabalhador, promovendo ações de, melhorias dos ambientes de trabalho e consequentemente a qualidade de vida. 7. Objetivos específicos Os objetivos desse sistema de gestão ambiental são adotar procedimentos operacionais e administrativos que assegurem a manutenção da qualidade ambiental das condições das instalações da empresa. a) Manter o controle operacional de seus serviços evitando a poluição ambiental e atendendo a legislação vigente; b) Atualizar o Licenciamento Ambiental da empresa sempre no prazo; c) Promover a educação ambiental dos trabalhadores da CDC.

5 8. Metas A Companhia Docas do Ceará define em seu Sistema de Gestão Ambiental as seguintes metas para serem cumpridas ao longo da vigência e implementação desse sistema: a) Controlar os procedimentos operacionais reduzindo as ocorrências de poluição ambiental em 50% em relação ao ano anterior; b) Manter a atualização do licenciamento Ambiental no prazo de vigência; c) Capacitar 30% de seus empregados da CDC quanto a Educação Ambiental até Dezembro de Desenvolvimento dos Planos e programas Os Planos e Programas a serem desenvolvidos na Agenda Ambiental Institucional da CDC são voltados à sustentabilidade ambiental portuária e ao cumprimento da legislação ambiental pertinente ao processo operacional, bem como a adesão aos programas ambientais governamentais, quando possível Plano de Educação Ambiental Campanha Porto Limpo Campanha educativa para seus empregados e usuários do Porto de Fortaleza através da apresentação de palestras e distribuição de folders informativos sobre temas voltados a limpeza e melhorias nas áreas operacionais e práticas de coleta seletiva. Os objetivos dessa campanha visam a redução de resíduos sólidos (papéis de escritórios e plástico) e a redução da disponibilidade de alimentos para os vetores (ratos, pombos, etc) Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos e Líquidos A Companhia Docas do Ceará quantifica mensalmente a movimentação dos resíduos gerados nas suas instalações, dos resíduos coletados das embarcações, bem com, dos resíduos gerados pelas empresas operadoras no porto Plano de Controle e Monitoramento da Qualidade do Ar O Plano de Monitoramento da Qualidade do Ar visa o monitoramento atmosférico direto das partículas em suspensão, principalmente na área de descarregamento de cargas sólidas a granel.

6 9.4. Plano de prevenção e Controle de Vetores O Programa de Controle e Diminuição de Pombos tem como objetivo controlar os agravos causados pelos pombos na área do porto, através de ações de inibição da permanência da avifauna, e ações educativas junto aos operadores portuários que operam com cargas sólidas a granel que impactam diretamente na população desses vetores. O Programa de controle Integrado de Pragas urbanas visa combater, controlar e reduzir ao máximo a proliferação dessas pragas, como roedores e insetos Plano de Auxílio Mútuo PAM O Plano abrange emergências nas instalações portuárias do Porto, contando com as operadoras portuárias, arrendatários e empresas do Complexo Industrial do Mucuripe, com o objetivo de impedir, interromper ou atenuar danos ao meio ambiente, ao patrimônio das empresas e comunidade. O Plano se encontra em revisão sob o comando do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará Plano de Emergência Individual O Plano foi realizado conforme Resolução CONAMA nº , tendo como parâmetros técnicos, os cenários de emergências na área portuária, e as ações de controle e contenção dos danos ambientais causados nas contingencias. O PEI foi encaminhado ao órgão ambiental estadual (SEMACE) que inseriu nas condicionantes do licenciamento ambiental do porto. 10. Governança do Sistema de Gestão Ambiental O Sistema de Gestão Ambiental da CDC define as metas e seus objetivos específicos quanto à manutenção das condições e parâmetros ambientais exigidos pela legislação ambiental específica da atividade. Os responsáveis pela implementação das metas e objetivos deste sistema são: a alta administração, os gestores das áreas e empregados da empresa. No Sistema de Gestão Ambiental da CDC constam: a Política Ambiental, a determinação de metas e objetivos, controle de revisão de procedimentos, identificação dos aspectos e impactos, comunicação interna e externa, registro de ocorrências, análise crítica do desempenho do SGA, controle de registros de não conformidades, auditoria ambiental interna, legislação aplicada, controle de licenças ambientais, codificação dos documentos do SGA, controle da movimentação dos resíduos sólidos, descarga de resíduos sólidos, funcionamento de bombas de incêndio, fiscalização de segurança do trabalho, amarração de navios, recolhimento de resíduos em terra provocados por acidentes, atendimento emergência no Porto de Fortaleza, monitoramento de ruído, monitoramento de explosividade, liberação de abastecimento de embarcação, descarga de resíduos oleosos de hidrocarbonetos, descarga de resíduos oleosos, descarga de efluentes,

7 descarga de produtos químicos, manutenção de casco de embarcações, armazenamento de cargas condenadas, monitoramento de gases, descarte de materiais inservíveis, abastecimento de água potável, fiscalização de uso de EPI s, fiscalização das condições das instalações dos sanitários da CDC e fiscalização das operações portuária. 11. Índice de qualidade ambiental Este índice tem como referência o Índice de Desempenho Ambiental-IDA, instituído pela ANATQ, e define parâmetros de controles quanto a conformidade do desempenho do SGA da CDC, envolvendo as ocorrências de acidentes ambientais sob sua área de influência. O índice será considerado Eficaz quando for registrado menos de 50% das ocorrências de incidentes ambientais registrados no ano anterior. Serão considerados para o índice, os incidentes ambientais causados diretamente pela Autoridade Portuária, nos casos dos gerados por terceiros na área portuária, serão contabilizados como registros de incidentes ambientais sem efeito direto no índice de qualidade ambiental. O Índice de qualidade ambiental do Porto de Fortaleza é Eficaz devido não apresentar nenhum acidente ambiental no ano de 2014 e no ano de 2015 causados diretamente pela Autoridade Portuária. Quanto ao IDA, a CDC, o Índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA) do primeiro semestre de 2015 foi divulgado pela ANTAQ ( tendo o Porto de Fortaleza, conquistado o segundo lugar do Nordeste com 82,15 pontos (sendo a pontuação máxima 100) no conjunto de indicadores ambientais dos Portos Brasileiros.

8 COMPANHIA DOCAS DO CEARÁ AGENDA AMBIENTAL INSTITUCIONAL Instituída no âmbito do compromisso da Companhia Docas do Ceará em promover a sua atividade portuária, a Agenda Ambiental do Porto de Fortaleza é a incorporação dos aspectos de governança voltados na busca do ponto de equilíbrio do desenvolvimento sustentável, da região de sua influência, em consonância com as dimensões econômico-social e ambiental. Esta agenda será regida pelos preceitos da Política Ambiental da CDC conduzida pelo período de 2015 a 2017, e ao final deste, terá sua atualização. Todos os planos e programas ambientais contidos no Sistema Integrado de Meio Ambiente, Segurança e Saúde da CDC estão incorporados a esta agenda, formando assim uma integração efetiva com todas as áreas desta companhia. Missão da Companhia Docas do Ceará: Promover o desenvolvimento sócio-econômico da região de sua influência, e em particular do Estado do Ceará, através do exercício da função de autoridade portuária e pela promoção das facilidades portuárias para as exportações e importações e o transporte marítimo de cabotagem de mercadorias e turismo. São compromissos da Companhia: Promover as facilidades para o cumprimento da política ambiental vigente; Fortalecer as ações para o cumprimento das metas previstas no Plano Anual de Gestão Integrada de Meio Ambiente; Manter a aplicação dos critérios de sustentabilidade ambiental nas aquisições e serviços com base em cláusula contratual; Promover as facilidades da gestão integrada para alcançar os melhores níveis nos indicadores de sustentabilidade e no IDA; Promover parcerias com universidades e outras instituições para a melhoria da qualidade ambiental dos serviços portuários, com ações previstas no Plano Anual do SGA, podendo alcançar as atividades voltadas aos programas de monitoramento e treinamentos; Promover em conjunto com a ANTAQ a fiscalização dos arrendatários e operadores portuários, quanto aos aspectos relacionados a governança

9 portuária considerando o sistema integrado de meio ambiente, saúde e segurança do trabalho; Disponibilizar os recursos financeiros para a gestão ambiental; Manter atualizada a equipe para condução das atividades previstas na Portaria SEP 104/2009; Promover a divulgação da Política Ambiental entre os empregados, usuários e prestadores de serviços no Porto de Fortaleza; Cumprir as condicionantes previstas nos Licenciamentos Ambientais obtidos pela CDC; Promover ações para a elaboração da Agenda Ambiental Local, com participação de todos os gestores e demais stakeholders do Porto de Fortaleza.

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz Objetivos Abrangência Diretrizes...2 Rede D Or São Luiz Sumário 1. Política de Sustentabilidade da Rede D Or São Luiz...2 1.1. Objetivos...2 1.2. Abrangência...2 1.3. Diretrizes...2 Diretriz Econômica...2 Diretriz Social...3 Diretriz Ambiental...4

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Unidades Gestoras: Diretoria de Gestão Estratégica e Controladoria - DIGEC Superintendência de Controladoria SUCON Área de Gestão de Capital e Riscos - ARGER

Leia mais

O Índice IDA. Índice de Desempenho Ambiental para Instalações Portuárias

O Índice IDA. Índice de Desempenho Ambiental para Instalações Portuárias O Índice IDA Índice de Desempenho Ambiental para Instalações Portuárias Sistema da Gerência de Meio Ambiente e Sustentabilidade para o acompanhamento da gestão ambiental das instalações portuárias IDA

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 2 1. Introdução A Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Servidores Públicos dos Municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória COOPMETRO é uma entidade

Leia mais

Monitoramento Estratégico e Plano de Negócios e Gestão

Monitoramento Estratégico e Plano de Negócios e Gestão Monitoramento Estratégico e Plano de Negócios e Gestão 2018-2022 Rio de Janeiro, 21 de dezembro de 2017 Petróleo Brasileiro S.A. Petrobras informa que seu Conselho de Administração aprovou, em reunião

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PO 900/03

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL PO 900/03 MANUAL DE ASSUNTOS GERAIS PO 900/03 ASSUNTO: SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL APROVAÇÃO: Deliberação DIREX nº 92, de 23/11/2017. Deliberação CONSAD nº 32, de 27/11/2017. VIGÊNCIA: 27/11/2017 POLÍTICA DE

Leia mais

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade Declaração Implementação da política Sistema de Gestão Ambiental (SGA)...

Sumário. 1. Política de Sustentabilidade Declaração Implementação da política Sistema de Gestão Ambiental (SGA)... Sumário 1. Política de Sustentabilidade...05 1.1. Declaração...05 1.2. Implementação da política...05 2. Sistema de Gestão Ambiental (SGA)...06 3. Estrutura do SGA...06 3.1. Agenda Ambiental Operacional...08

Leia mais

Certificação ISO

Certificação ISO Sistema de Gestão Ambiental SGA Certificação ISO 14.000 SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL - SGA Definição: Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento das Boas Práticas, das Normas e da Legislação

Leia mais

SECRETARIA DO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

SECRETARIA DO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL SECRETARIA DO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Agenda Ambiental da Administração Pública A3P Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável Assessoria de Educação Ambiental VII Seminário

Leia mais

Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos 1. COMPETÊNCIAS E RESPONSABILIDADES 1.1 COMPANHIA DOCAS DO PARÁ Cabe a CDP, enquanto Autoridade Portuária, a implantação, o gerenciamento e a fiscalização de

Leia mais

Correlações: Artigo 4 e Anexo II alterados pela Resolução CONAMA nº 381/06

Correlações: Artigo 4 e Anexo II alterados pela Resolução CONAMA nº 381/06 RESOLUÇÃO CONAMA nº 306, de 5 de julho de 2002 Publicada no DOU n o 138, de 19 de julho de 2002, Seção 1, páginas 75-76 Correlações: Artigo 4 e Anexo II alterados pela Resolução CONAMA nº 381/06 Estabelece

Leia mais

NOSSA POLÍTICA AMBIENTAL

NOSSA POLÍTICA AMBIENTAL A PUMA TAMBORES, com o objetivo de divulgar a sua política ambiental e conscientizar seus fornecedores e prestadores de serviços quanto aos aspectos ambientais, elaborou este Manual de Requisitos Ambientais

Leia mais

Armazenagem Responsável Sistema de Gestão Outubro 2016 rev. 00

Armazenagem Responsável Sistema de Gestão Outubro 2016 rev. 00 Armazenagem Responsável Sistema de Gestão Outubro 2016 rev. 00 Brasil: uma vocação natural para a indústria química País rico em petróleo, gás, biodiversidade, minerais e terras raras Objetivo Desenvolver

Leia mais

POLÍTICA ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS ÍNDICE. 1. Objetivo...2. 2. Abrangência...2. 3. Definições...2. 4. Diretrizes...3. 5. Materialidade...

POLÍTICA ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS ÍNDICE. 1. Objetivo...2. 2. Abrangência...2. 3. Definições...2. 4. Diretrizes...3. 5. Materialidade... ENGAJAMENTO DE STAKEHOLDERS Folha 1/8 ÍNDICE 1. Objetivo...2 2. Abrangência...2 3. Definições...2 4. Diretrizes...3 5. Materialidade...7 Folha 2/8 1. Objetivos 1. Estabelecer as diretrizes que devem orientar

Leia mais

Práticas ambientais desenvolvidas pela empresa Artecola Indústrias Químicas Fabiano de Quadros Vianna

Práticas ambientais desenvolvidas pela empresa Artecola Indústrias Químicas Fabiano de Quadros Vianna Práticas ambientais desenvolvidas pela empresa Artecola Indústrias Químicas Fabiano de Quadros Vianna Engenheiro Ambiental e de Segurança do Trabalho Coordenador de SMS nas Empresas Artecola Nossos negócios

Leia mais

AMPLIAÇÃO E ADEQUAÇÃO DE LINHAS DE PESQUISA VOLTADOS A PROTEÇÃO E PESQUISA SOBRE BIODIVERSIDADE

AMPLIAÇÃO E ADEQUAÇÃO DE LINHAS DE PESQUISA VOLTADOS A PROTEÇÃO E PESQUISA SOBRE BIODIVERSIDADE AMPLIAÇÃO E ADEQUAÇÃO DE LINHAS DE PESQUISA VOLTADOS A PROTEÇÃO E PESQUISA SOBRE BIODIVERSIDADE 1 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. JUSTIFICATIVA... 3 3. OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS... 5 4. ESPECÍFICAÇÃO...

Leia mais

Soluções voltadas à sustentabilidade corporativa estratégica

Soluções voltadas à sustentabilidade corporativa estratégica Soluções voltadas à sustentabilidade corporativa estratégica Assessoria ambiental estratégica A Cia Ambiental presta serviços de consultoria, auditoria, elaboração e execução de estudos e programas ambientais.

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DO SEBRAE/PR

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DO SEBRAE/PR DO SEBRAE/PR DO SEBRAE/PR 1 APRESENTAÇÃO O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná - Sebrae/PR, tem como missão Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos

Leia mais

O Porto e a Cidade. Os aspectos da gestão ambiental. Antônio Tarcísio Correia de Mello Secretário de Meio Ambiente Prefeitura Municipal de Vitória

O Porto e a Cidade. Os aspectos da gestão ambiental. Antônio Tarcísio Correia de Mello Secretário de Meio Ambiente Prefeitura Municipal de Vitória O Porto e a Cidade Os aspectos da gestão ambiental e do território Antônio Tarcísio Correia de Mello Secretário de Meio Ambiente Prefeitura Municipal de Vitória Introdução Os desafios trazidos pelas reformas

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade

POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) Sustentabilidade POLÍTICA DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE (SMS) A CONCERT Technologies S.A. prioriza a segurança de seus Colaboradores, Fornecedores,

Leia mais

Manejo dos resíduos da construção civil e demolição no DF - Desafios presentes e futuros próximo dia 28/09, promovida pela ABES DF e

Manejo dos resíduos da construção civil e demolição no DF - Desafios presentes e futuros próximo dia 28/09, promovida pela ABES DF e Manejo dos resíduos da construção civil e demolição no DF - Desafios presentes e futuros próximo dia 28/09, promovida pela ABES DF e 28/09/2015 ABES/DF CREA DF. Politica Ambiental da Caesb Diretrizes 1.

Leia mais

Escola SENAI Alfried Krupp CFP 568

Escola SENAI Alfried Krupp CFP 568 Escola SENAI Alfried Krupp CFP 568 Projeto Coleta Seletiva Sumário 1. Objetivo: Descrição completa do objeto a ser executado --------------------------------- 3 2. Meta desejada: Descrição das Metas desejadas

Leia mais

Índice de Desempenho Ambiental IDA

Índice de Desempenho Ambiental IDA Índice de Desempenho Ambiental IDA Uma ferramenta para auxiliar no processo de gestão ambiental portuária Arthur Yamamoto Superintendente SDS - ANTAQ Florianópolis, novembro de 2016 Agenda Contexto histórico

Leia mais

HOSPITAL PUC-CAMPINAS PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS COM IMPACTO AMBIENTAL E FINANCEIRO EM SERVIÇOS DE SAÚDE

HOSPITAL PUC-CAMPINAS PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS COM IMPACTO AMBIENTAL E FINANCEIRO EM SERVIÇOS DE SAÚDE HOSPITAL PUC-CAMPINAS PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS COM IMPACTO AMBIENTAL E FINANCEIRO EM SERVIÇOS DE SAÚDE Cláudio Roberto Sanches Telefone: 19-33438458 e-mail: claudio-sanches@hmcp.puc-campinas.edu.br

Leia mais

Política de Responsabilidade Socioambiental - PRSA

Política de Responsabilidade Socioambiental - PRSA Política de Responsabilidade Socioambiental - PRSA Versão Consolidada: 2.0 Data da Aprovação: 29/12/2015 Aprovado por: Diretoria Data da última revisão 09/11/2016 ÍNDICE OBJETIVO E ABRANGÊNCIA... 3 VIGÊNCIA...

Leia mais

Estabelece orientações relativas à Política de Saneamento Básico e ao conteúdo mínimo dos Planos de Saneamento Básico.

Estabelece orientações relativas à Política de Saneamento Básico e ao conteúdo mínimo dos Planos de Saneamento Básico. RESOLUÇÃO RECOMENDADA ConCidades N o 75, DE 2 DE JULHO DE 2009 Estabelece orientações relativas à Política de Saneamento Básico e ao conteúdo mínimo dos Planos de Saneamento Básico. O Conselho das Cidades,

Leia mais

METODOLOGIA DE CLASSIFICAÇÃO DA SITUAÇÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL

METODOLOGIA DE CLASSIFICAÇÃO DA SITUAÇÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL METODOLOGIA DE CLASSIFICAÇÃO DA SITUAÇÃO AMBIENTAL EMPRESARIAL VERSÃO DE 05/06/2017 PROGRAMA GESTÃO AMBIENTAL NO PÓLO MOVELEIRO DE ARAPONGAS ECOSELO METODOLOGIA E ORIENTAÇÃO VERSÃO 20170610 (VERSÃO:

Leia mais

Gestor Departamento de Planejamento, Orçamento e Controle (DPOC)

Gestor Departamento de Planejamento, Orçamento e Controle (DPOC) Título Norma de Responsabilidade Socioambiental Gestor Departamento de Planejamento, Orçamento e Controle (DPOC) Abrangência Agências, Departamentos, Empresas Ligadas e Unidades no Exterior Sinopse Diretrizes

Leia mais

4.6. ATENDIMENTO ÀS METAS DO PLANO/PROGRAMA/PROJETO

4.6. ATENDIMENTO ÀS METAS DO PLANO/PROGRAMA/PROJETO 4.6. ATENDIMENTO ÀS METAS DO PLANO/PROGRAMA/PROJETO A planilha de atendimento às metas do projeto é apresentada na sequência. Metas Proporcionar os elementos necessários para que seja definido o processo

Leia mais

política de sustentabilidade política de SUSTENTABILIDADE

política de sustentabilidade política de SUSTENTABILIDADE política de SUSTENTABILIDADE INTRODUÇÃO Esta Política representa o compromisso da Santos Brasil em enraizar a Sustentabilidade em sua cultura, nas decisões de negócio e em suas práticas diárias, servindo

Leia mais

AGENDA INTERINSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

AGENDA INTERINSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL AGENDA INTERINSTITUCIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL 1 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. JUSTIFICATIVA... 3 3. OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS... 5 4. ESPECÍFICAÇÃO... 6 4.1. Requisitos... 6 4.2. Premissas... 6 4.3.

Leia mais

ESTRUTURA ISO :2015

ESTRUTURA ISO :2015 Sistema de Gestão Ambiental (SGA) ESTRUTURA ISO 14.001:2015 Definição: Conjunto de ações sistematizadas que visam o atendimento das Boas Práticas, das Normas e da Legislação Ambiental. Objetivos: Empresarias

Leia mais

Plano Mestre do Porto de Santos I Seminário sobre Planejamento Portuário na Baixada Santista. Santos-SP, 28 de março de 2017

Plano Mestre do Porto de Santos I Seminário sobre Planejamento Portuário na Baixada Santista. Santos-SP, 28 de março de 2017 Plano Mestre do Porto de Santos I Seminário sobre Planejamento Portuário na Baixada Santista Santos-SP, 28 de março de 2017 Plano de apresentação 1. Instrumentos de Planejamento Base Legal Missão & Desafio

Leia mais

Tipo de Documento Política Corporativa Responsável: Compliance Assunto: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Vigência: Outubro / 2017

Tipo de Documento Política Corporativa Responsável: Compliance Assunto: RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Vigência: Outubro / 2017 Objetivos Os objetivos da Política de Responsabilidade Socioambiental são: - Estabelecer os princípios e diretrizes que conduzirão a gestão e as ações estratégicas socioambientais nos negócios e no relacionamento

Leia mais

GESTÃO AMBIENTAL DO PORTO ITAPOÁ & MONITORAMENTO AMBIENTAL INTEGRADO NA BAIA DA BABITONGA

GESTÃO AMBIENTAL DO PORTO ITAPOÁ & MONITORAMENTO AMBIENTAL INTEGRADO NA BAIA DA BABITONGA GESTÃO AMBIENTAL DO PORTO ITAPOÁ & MONITORAMENTO AMBIENTAL INTEGRADO NA BAIA DA BABITONGA GESTÃO AMBIENTAL - SGA SGA PROGRAMA AMBIENTAL VALORES E OBJETIVOS Meio Biótico PROCESSOS CADEIA

Leia mais

POLÍTICA. Socioambiental. Março/2018. Mês/Ano. Propriedade do Conglomerado Financeiro Finaxis.

POLÍTICA. Socioambiental. Março/2018. Mês/Ano. Propriedade do Conglomerado Financeiro Finaxis. POLÍTICA Socioambiental Março/2018 Mês/Ano Propriedade do Conglomerado Financeiro Finaxis. Proibida a reprodução total ou parcial sem prévia autorização. SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. PÚBLICO ALVO... 3 3.

Leia mais

Diretrizes Ambientais do Grupo Fiat

Diretrizes Ambientais do Grupo Fiat Diretrizes Ambientais do Grupo Fiat Preliminares Enquanto Grupo, estamos conscientes do impacto que as nossas atividades e os nossos produtos têm sobre a sociedade e sobre o meio ambiente, bem como nosso

Leia mais

Política Controles Internos

Política Controles Internos Política Controles 1. Objetivo Esta política estabelece diretrizes e responsabilidades para a implementação e manutenção do Sistema de Controles integrado ao Gerenciamento de Risco Operacional aplicável

Leia mais

ANEXO B Exemplo de Protocolo de Auditoria do SGA

ANEXO B Exemplo de Protocolo de Auditoria do SGA ANEXO B - EXEMPLO DE PROTOCOLO DE AUDITORIA DO SGA ANEXO B Exemplo de Protocolo de Auditoria do SGA O protocolo de auditoria de sistema de gestão ambiental, apresentado a seguir, foi publicado em GESTÃO

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 01/201 7 CRESCER CONSULTORIAS

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 01/201 7 CRESCER CONSULTORIAS ANEXO VI DAS ATRIBUIÇÕES GERAIS DOS CARGOS PERFIL DE COMPETÊNCIAS E DESEMPENHO CARGO ANALISTA / FUNÇÃO ANALISTA DE COOPERATIVISMO E MONITORAMENTO Missão do Cargo: Desenvolver atividades técnicas e prestar

Leia mais

APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO DE OPERAÇÃO DOS PORTOS

APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO DE OPERAÇÃO DOS PORTOS APERFEIÇOAMENTO DA GESTÃO DE OPERAÇÃO DOS PORTOS 1 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 2. JUSTIFICATIVA... 3 3. OBJETIVO GERAL E ESPECÍFICOS... 4 4. ESPECÍFICAÇÃO... 5 4.1. Requisitos... 5 4.2. Premissas... 5 4.3.

Leia mais

PORTARIA Nº 017 de 2018

PORTARIA Nº 017 de 2018 PORTARIA Nº 017 de 2018 ESTABELECE NORMAS E PROCEDIMENTOS SANITÁRIOS ADEQUADOS QUANTO AO USO DA ÁREA PORTUÁRIA DE SUAPE (CAIS, PÍERES, CANAL DE ACESSO, BACIA DE EVOLUÇÃO E ÁREA DE FUNDEIO). O DIRETOR-PRESIDENTE

Leia mais

Definição. Sistema de Gestão Ambiental (SGA):

Definição. Sistema de Gestão Ambiental (SGA): Definição Sistema de Gestão Ambiental (SGA): A parte de um sistema da gestão de uma organização utilizada para desenvolver e implementar sua política ambiental e gerenciar seus aspectos ambientais. Item

Leia mais

Política de Controles Internos

Política de Controles Internos Política de Controles Internos JURISDIÇÃO GEOGRÁFICA AND BAH BRA ESP USA ISR LUX MEX MON PAN SUI URU X A informação contida neste documento é de uso interno e propriedade do Grupo Andbank sendo proibida

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Banco Cooperativo Sicredi S.A. Versão: Julho/2015 Página 1 de 1 1 INTRODUÇÃO O Sicredi é um sistema de crédito cooperativo que valoriza a

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS COMPANHIA DOCAS DO ESTADO DE SÃO PAULO CODESP AUTORIDADE PORTUÁRIA PORTO ORGANIZADO DE SANTOS Julho de 2017 1 O presente Roteiro

Leia mais

LISTA DE VERIFICAÇÃO - NBR ISO 14001:

LISTA DE VERIFICAÇÃO - NBR ISO 14001: 4 CONTEXTO DA ORGANIZAÇÃO 4.1 Entendendo a organização e seu contexto 1. São identificadas questões externas e internas que afetam ou podem afetar o desempenho ambiental da organização? 2. Como são tratadas

Leia mais

Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Escritório de Gestão de Processos

Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA. Escritório de Gestão de Processos - ANVISA Escritório de Gestão de Processos III Congresso Paraibano da Qualidade IV Seminário em Busca da Excelência João Pessoa - PB 25/08/2010 Cenário Desejado Cumprimento efetivo de sua missão Agência

Leia mais

REGULAMENTO DE BOAS PRÁTICAS NA OPERAÇÃO COM GRANEIS SÓLIDOS NO PORTO DE CABEDELO. Maio, Cabedelo PB

REGULAMENTO DE BOAS PRÁTICAS NA OPERAÇÃO COM GRANEIS SÓLIDOS NO PORTO DE CABEDELO. Maio, Cabedelo PB REGULAMENTO DE BOAS PRÁTICAS NA OPERAÇÃO COM GRANEIS SÓLIDOS NO PORTO DE CABEDELO Maio, 2017 Cabedelo PB REGULAMENTO DE BOAS PRÁTICAS NA OPERAÇÃO COM GRANEIS SÓLIDOS NO PORTO DE CABEDELO 1. OBJETIVO O

Leia mais

CARTA DE PRINCÍPIOS Indústria Brasileira de Árvores (Ibá)

CARTA DE PRINCÍPIOS Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) CARTA DE PRINCÍPIOS Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) A Indústria Brasileira de Árvores (Ibá), entidade que representa institucionalmente as principais empresas do setor de árvores plantadas, criada

Leia mais

Seguro Ambiental. Pioneira no Brasil e líder mundial no ramo de riscos ambientais

Seguro Ambiental. Pioneira no Brasil e líder mundial no ramo de riscos ambientais Seguro Ambiental Pioneira no Brasil e líder mundial no ramo de riscos ambientais 1 Legislação Ambiental Lei 12.305/2010 PNRS - Art. 40...licenciamento ambiental de empreendimentos ou atividades que operem

Leia mais

I WORKSHOP do Projeto DESPORT/RIO GRANDE LUÍZA GUSMÃO Rio Grande novembro 2007

I WORKSHOP do Projeto DESPORT/RIO GRANDE LUÍZA GUSMÃO Rio Grande novembro 2007 I WORKSHOP do Projeto DESPORT/RIO GRANDE Sistema Integrado de Gestão Ambiental Processo contínuo e adaptativo, por meio do qual uma organização define (e redefine) seus objetivos e metas, bem como implementa

Leia mais

Supporting Information

Supporting Information Supporting Information APPENDIX I 1 PORTO DE SANTOS 15 DE JUNHO DE 2012 Existe um relatório com o levantamento dos impactos e desempenho ambientais na área portuária? SEÇÃO A: POLÍTICA AMBIENTAL S 1 2

Leia mais

CONSTRUINDO O PLANO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE

CONSTRUINDO O PLANO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE 2009 PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DE GESTORES AMBIENTAIS PNC/PR Elias Araujo Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos CONSTRUINDO O PLANO MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE Texto de apoio

Leia mais

POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO

POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO POLÍTICA DE CONFORMIDADE CORPORATIVA DA TRANSPETRO SUMÁRIO 1. OBJETIVO 2. APLICAÇÃO E ABRANGÊNCIA 3. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA E COMPLEMENTARES 3.1. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA 3.2. DOCUMENTOS COMPLEMENTARES

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados do Banrisul Sumário: 1. Introdução... 1 2. Objetivo... 1 3. Princípios e Diretrizes... 1 4. Governança...

Leia mais

EM-8N/Engenharia Ambiental. Gestão Ambiental SGA & ISO D.Sc. Enoque Pereira da Silva. Paracatu - MG

EM-8N/Engenharia Ambiental. Gestão Ambiental SGA & ISO D.Sc. Enoque Pereira da Silva. Paracatu - MG EM-8N/Engenharia Ambiental Gestão Ambiental D.Sc. Enoque Pereira da Silva Paracatu - MG S G A SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL SGA - CONCEITOS E DEFINIÇÕES (O que é um SGA?) - OBJETIVOS E CONSEQUÊNCIAS (Por

Leia mais

Sustentabilidade nas instituições financeiras Uma visão sobre a gestão de riscos socioambientais

Sustentabilidade nas instituições financeiras Uma visão sobre a gestão de riscos socioambientais Sustentabilidade nas instituições financeiras Uma visão sobre a gestão de riscos socioambientais Como as instituições financeiras devem tratar a gestão de riscos socioambientais? O crescente processo de

Leia mais

POLITICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Vigência: 01/07/2015 a 30/06/2016 Abrangência: CORPORATIVO Macroprocesso/ Processo:

POLITICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Vigência: 01/07/2015 a 30/06/2016 Abrangência: CORPORATIVO Macroprocesso/ Processo: POLITICA DE SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL Vigência: 01/07/2015 a 30/06/2016 Abrangência: CORPORATIVO Macroprocesso/ Processo: Executivo /Gerir a Comunicação. MANUAIS VINCULADOS CÓD./ORG.

Leia mais

O sistema ideal para Agilizar e Modernizar as área de SST, Meio Ambiente e Gestão da Qualidade

O sistema ideal para Agilizar e Modernizar as área de SST, Meio Ambiente e Gestão da Qualidade O sistema ideal para Agilizar e Modernizar as área de SST, Meio Ambiente e Gestão da Qualidade Infepi Soluções em Proteção Ltda. A empresa Infepi Soluções em Proteção Ltda é uma empresa de tecnologia da

Leia mais

ANTAQ, suas Atribuições e o Índice de Desempenho Ambiental

ANTAQ, suas Atribuições e o Índice de Desempenho Ambiental ANTAQ, suas Atribuições e o Índice de Desempenho Ambiental Seminário de Direito Aduaneiro Ordem dos Advogados do Brasil-OAB 17 de Outubro de 2016 Impactos Ambientais da Atividade Portuária Impactos Ambientais

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE ANGOLA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO PORTO DE CABINDA QUE INTEGRA A RESPONSABILIDADE SOCIAL

ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE ANGOLA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO PORTO DE CABINDA QUE INTEGRA A RESPONSABILIDADE SOCIAL ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE ANGOLA SISTEMA DE GESTÃO AMBIENTAL DO PORTO DE CABINDA QUE INTEGRA A RESPONSABILIDADE SOCIAL Gabriel Lussuamo 1 TÓPICOS 1. INTRODUÇÃO 2. OBJECTIVO DA IMPLEMENTAÇÃO DO SGA 3. CONTEXTO

Leia mais

CB.POL a. 1 / 7

CB.POL a. 1 / 7 CB.POL-.01 4 a. 1 / 7 1. CONTEÚDO DESTE DOCUMENTO Esta política estabelece diretrizes e responsabilidades para a implementação e manutenção do Sistema de Controles Internos integrado ao Gerenciamento de

Leia mais

COMPANHIA DOCAS DO CEARÁ PROCEDIMENTO DE SISTEMA

COMPANHIA DOCAS DO CEARÁ PROCEDIMENTO DE SISTEMA LEGISLAÇÃO APLICADA AO SGA DA CDC 1. OBJETIVO. COMPANHIA DOCAS DO CEARÁ No : PS0010-04 ELABORADO:01/05/2005 PROCEDIMENTO DE SISTEMA REVISADO: 25/09/2014 VALIDADE: 31/12/2016 Este procedimento de sistema

Leia mais

RESPONSABILIDADE SOCIAMBIENTAL

RESPONSABILIDADE SOCIAMBIENTAL PRSA 2ª 1 / 7 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 2 2. ALCANCE... 2 3. ÁREA GESTORA... 2 3.1 ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES... 2 3.1.1 DIRETOR RESPONSÁVEL - RESOLUÇÃO 4.327/14... 2 3.1.2 COORDENADOR ESPONSÁVEL PRSA

Leia mais

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre ABRIL /04/11

Clique para editar o estilo do subtítulo mestre ABRIL /04/11 Clique para editar o estilo do subtítulo mestre ABRIL 2011 EMAP EMPRESA MARANHENSE DE ADMINISTRAÇÃO PORTUÁRIA Empresa pública, criada pela Lei 7.225, de 31 de agosto 1998, com personalidade jurídica de

Leia mais

DECRETO RIO Nº DE 11 DE JUNHO DE 2019

DECRETO RIO Nº DE 11 DE JUNHO DE 2019 DECRETO RIO Nº 46079 DE 11 DE JUNHO DE 2019 Institui o Programa Cidade pelo Clima da Cidade do Rio de Janeiro e dá outras providências. O PREFEITO DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO, no uso das atribuições que

Leia mais

MENSAGEM DO PRESIDENTE

MENSAGEM DO PRESIDENTE MENSAGEM DO PRESIDENTE Expedito José do Nascimento Presidente da Aprece Em janeiro de 2017 a Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE) iniciará uma nova Gestão, juntamente com Prefeitos e Prefeitas

Leia mais

COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO A Vida Tratada Com Respeito

COMPANHIA RIOGRANDENSE DE SANEAMENTO A Vida Tratada Com Respeito FOLHA DE CONTROLE Título Política de Sustentabilidade Socioambiental Número de versão 1 Status Lançamento Autoria Assessoria do Gabinete da Presidência Pré-aprovação Diretoria Colegiada Data de aprovação

Leia mais

LEI nº 587 de 30 de julho de 2018

LEI nº 587 de 30 de julho de 2018 LEI nº 587 de 30 de julho de 2018 Institui o Plano Municipal de Saneamento Básico no Município de Uruçuca e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE URUÇUCA, ESTADO DA BAHIA, faço saber que a Câmara

Leia mais

Itens mínimos de um Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos PGIRS

Itens mínimos de um Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos PGIRS Itens mínimos de um Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos PGIRS 1. Dados gerais 1.1 do empreendedor Razão social Nome fantasia CNPJ Alvará Tipo de atividade Número de licença ambiental (se

Leia mais

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DO SICOOB CREDIOESTE

POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DO SICOOB CREDIOESTE POLÍTICA DE SUSTENTABILIDADE DO SICOOB CREDIOESTE 1ª edição: 29.04.2019 Página 1/6 1. INTRODUÇÃO... 3 2. OBJETIVO... 3 3. DIRETRIZES GERAIS... 3 3.1. DIRETRIZES ECONÔMICAS... 4 3.2. DIRETRIZES SOCIAIS...

Leia mais

Instituto de Engenharia do Paraná ABES-PR Setembro -2016

Instituto de Engenharia do Paraná ABES-PR Setembro -2016 Instituto de Engenharia do Paraná ABES-PR Setembro -2016 Prof. Msc. Pedro Luís Prado Franco Legislação Ambiental e de Recursos Política Nacional de Meio Ambiente (Lei 6.938/1981) Instrumentos: Padrões

Leia mais

Você sabe fazer a nova auto-avaliação? Conheça os atalhos Marcelo Kós Diretor Técnico de Assuntos Industriais - Abiquim

Você sabe fazer a nova auto-avaliação? Conheça os atalhos Marcelo Kós Diretor Técnico de Assuntos Industriais - Abiquim Você sabe fazer a nova auto-avaliação? Conheça os atalhos Marcelo Kós Diretor Técnico de Assuntos Industriais - Abiquim A Estrutura do Atuação Responsável Elemento Visão Missão Valores Princípios Diretrizes

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina EPR397 Gestão Ambiental

Programa Analítico de Disciplina EPR397 Gestão Ambiental 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica - Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga

Leia mais

BANCO LUSO BRASILEIRO S.A.

BANCO LUSO BRASILEIRO S.A. Denominação Política de Responsabilidade Socioambiental Área Emitente Número Emissão Atualização Gestão de Riscos P13.06 Ago/2015 Mar/2019 Política de Responsabilidade Socioambiental BANCO LUSO BRASILEIRO

Leia mais

PLANO DE AÇÃO - PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS. Data: 30/03/2015 Rev.: 04. Ação Quem faz Por que faz Como faz Quanto ($) Prazo Status Comentário

PLANO DE AÇÃO - PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS. Data: 30/03/2015 Rev.: 04. Ação Quem faz Por que faz Como faz Quanto ($) Prazo Status Comentário Data: 3/3/ Rev.: 4 1 Contratação de empresa realização de serviços limpeza de caixa SAO Para evitar transbordamento/cont aminação Contratação - licitação 2 de CFTV Monitoramento e vigilância Contratado

Leia mais

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CORPORATIVA CARTA DE COMPROMETIMENTO

POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL CORPORATIVA CARTA DE COMPROMETIMENTO CARTA DE COMPROMETIMENTO O Grupo Cataratas acredita no efeito transformador que o ecoturismo pode ter na criação de experiências de sensibilização e conscientização em torno da causa do desenvolvimento

Leia mais

Anexo II. Ações a serem desenvolvidas durante o exercício 2014

Anexo II. Ações a serem desenvolvidas durante o exercício 2014 Anexo II Ações a serem desenvolvidas durante o exercício 2014 1.01/14 Elaborar o Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna - RAINT 2013 2.01/14 Relatório de Gestão 2013 e Parecer de contas 2013

Leia mais

GESTÃO DE CAPITAL 2017

GESTÃO DE CAPITAL 2017 GESTÃO DE CAPITAL 2017 RELATÓRIO DE ACESSO PÚBLICO CONTENDO A DESCRIÇÃO DA ESTRUTURA DE GERENCIAMENTO DE CAPITAL, EM CUMPRIMENTO AO ART. 7, 3º DA RESOLUÇÃO 3.988 DE 30 DE JUNHO DE 2011. Banco ABC Brasil

Leia mais

Possibilidade de ocorrência de perdas decorrentes de danos socioambientais.

Possibilidade de ocorrência de perdas decorrentes de danos socioambientais. 1. Conteúdo e Introdução O estabelecimento da Política de Responsabilidade Socioambiental (PRSA) visa a melhoria da Governança Corporativa e considera, de forma integrada, as dimensões econômica, social

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Gestão Ambiental (Tecnológico) Campus Centro I Presidente Vargas

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Gestão Ambiental (Tecnológico) Campus Centro I Presidente Vargas Síntese do Projeto Pedagógico Curso: Gestão Ambiental (Tecnológico) Campus Centro I Presidente Vargas O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Estácio de Sá tem por missão a formação

Leia mais

COMO ELABORAR UM PLANO DE RESPOSTA A EMERGÊNCIAS PRE PARA ATENDER AS EXIGÊNCIAS DA NOVA NR-20

COMO ELABORAR UM PLANO DE RESPOSTA A EMERGÊNCIAS PRE PARA ATENDER AS EXIGÊNCIAS DA NOVA NR-20 COMO ELABORAR UM PLANO DE RESPOSTA A EMERGÊNCIAS PRE PARA ATENDER AS EXIGÊNCIAS DA NOVA NR-20 A nova Norma Regulamentadora NR-20, em seu item 20.14.2, determina que a empresa deve elaborar o plano de resposta

Leia mais

Gestão Ambiental: Compromisso com desenvolvimento sustentável

Gestão Ambiental: Compromisso com desenvolvimento sustentável Portonave S/A Terminais Portuários de Navegantes Navegantes (SC) Gestão Ambiental: Compromisso com desenvolvimento sustentável Categoria Gestão Ambiental 1. Sobre a organização participante: Razão social:

Leia mais

Situação e Arcabouço Conceitual da Disposição de RSU

Situação e Arcabouço Conceitual da Disposição de RSU Introdução A ABRELPE Treinamento para Operação de Aterros Sanitários Situação e Arcabouço Conceitual da Disposição de RSU ABRELPE: Associação Nacional, sem fins lucrativos, fundada em 1976 e desde 1996

Leia mais

COMPANHIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO PORTUÁRIA

COMPANHIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO PORTUÁRIA Anexo A Glossário Para aplicação do foram adotadas as siglas e definições abaixo: A- Siglas CCC: Centro de Controle de Crise. CCOS: Centro de Controle de Operações de Segurança. CEDRO: Capacidade Efetiva

Leia mais

Escola de Governo. d a F u n d a ç ã o J o ã o P in h e ir o. P r o g r a m a d e C a p a c it a ç ã o M u n ic ip a l

Escola de Governo. d a F u n d a ç ã o J o ã o P in h e ir o. P r o g r a m a d e C a p a c it a ç ã o M u n ic ip a l E s c o l a d e G o v e r n o d a F u n d a ç ã o J o ã o P in h e ir o P r o g r a m a E s t a d u a l d e Q u a l if ic a ç ã o P r o f is s io n a l d o Se r v id o r P ú b l ic o P r o g r a m a d

Leia mais

2 - CAMPO DE APLICAÇÃO Aplica-se a todas as empresas contratadas que prestam serviços nas dependências da Vale Fertilizantes.

2 - CAMPO DE APLICAÇÃO Aplica-se a todas as empresas contratadas que prestam serviços nas dependências da Vale Fertilizantes. Responsável Técnico: Ricardo Manoel de Oliveira Coordenação Técnica de Meio Ambiente. Público-alvo: Empregados próprios e prestadores de serviços das unidades da Vale Fertilizantes. 1 - OBJETIVO Nº: PRO-3209-74-24-01

Leia mais

Nossos Serviços. Higiene Ocupacional

Nossos Serviços. Higiene Ocupacional Nossos Serviços Higiene Ocupacional PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais PCA - Programa de Conservação Auditiva PPR - Programa de Proteção Respiratória, Avaliação de Agentes Químico, Físico

Leia mais

PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS. São Paulo, 19 de outubro de 2017

PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS. São Paulo, 19 de outubro de 2017 PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEIS São Paulo, 19 de outubro de 2017 LINHA DO TEMPO 2011 1992 2002 2012 2015 2003 LINHA DO TEMPO 1992 2002 2003 Consumo Sustentável é o uso de bens e serviços que atenda às

Leia mais

Gestão das áreas de estacionamento. Gestão sanitários públicos Restaurantes Gestão de portarias e recepção

Gestão das áreas de estacionamento. Gestão sanitários públicos Restaurantes Gestão de portarias e recepção ATIVIDADES DE INFRA E APOIO AO NEGÓCIO Identificação de todas as atividades de infraestrutura e apoio ao negócio central presentes no edifício e/ou necessárias Gestão das áreas de estacionamento Gestão

Leia mais

MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO. Uma visão. gestão organizacional.

MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO. Uma visão. gestão organizacional. MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO Uma visão sistêmica da gestão organizacional. FUNDAMENTOS DA EXCELÊNCIA Pensamento Sistêmico Aprendizado organizacional Cultura de inovação Liderança e constância de propósitos

Leia mais