22. O PRINCÍPIO DO DEVIDO PROCESSO LEGAL COMO REPRESENTAÇÃO DO CRITÉRIO DE JUSTO NAS RELAÇÕES PROCESSUAIS BRASILEIRAS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "22. O PRINCÍPIO DO DEVIDO PROCESSO LEGAL COMO REPRESENTAÇÃO DO CRITÉRIO DE JUSTO NAS RELAÇÕES PROCESSUAIS BRASILEIRAS"

Transcrição

1 22. O PRINCÍPIO DO DEVIDO PROCESSO LEGAL COMO REPRESENTAÇÃO DO CRITÉRIO DE JUSTO NAS RELAÇÕES PROCESSUAIS BRASILEIRAS THE PRINCIPLE OF DUE PROCESS OF LAW AS REPRESENTATION OF THE CRITERIA OF FAIRNESS IN BRAZILIAN PROCEDURAL RELATIONS Autor: Bruno Rodriguez Caldas - Orientador: Prof. Dr. Nelson Néry Junior Campus Franca Faculdade de História, Direito e Serviço Social - Bolsista da Fapesp bru_caldas@hotmail.com Caderno de Pesquisa, Franca, SP, Brasil - eissn está licenciada sob Licença Creative Commons Palavras-chave: normas. política. devido processo legal. Keywords: norms. policy. due process of law. 1 INTRODUÇÃO O direito, como é sabido, é uma estrutura da sociedade cuja função é estabilizar as expectaticas de comportamento, objetivando-se, com isso, a pacificação social. Esta estabilização, com efeito, é feita por meio de normas, cuja função é, justamente, estabelecer a conduta a ser adotada pelos indivíduos ante a situações específicas e determinadas. Ocorre que, para essas normas serem legítimas, elas devem impor condutas que sejam compatíveis com os valores da sociedade que regulamenta. A sociedade moderna, no entanto, é marcada pela sua complexidade, que culmina na fragmentação da sociedade em inúmeros grupos que possuem valores e interesses distintos. Sendo assim, as condutas normatizadas não conseguem se fundamentar nos valores de toda a coletividade, posto que esta detém uma pluralidade de grupos com valores diferentes para a mesma situação. Dessa maneira, o momento de produção normativa passa a ser caracterizado por um enorme embate político a fim de se delimitar qual será o valor tutelado pela norma em elaboração. Esse aspecto político, ademais, avulta-se quando a norma encontra-se encartada no texto constitucional, posto que

2 se trata da Lei Fundamental daquela sociedade, responsável por fundar uma ordem jurídica, estruturando poderes e delimitando direitos e garantias fundamentais. Um dos direitos e garantias fundamentais tutelado na ordem constitucional brasileira, com efeito, é o devido processo legal. Trata-se de uma norma que, pela importância bujante, apresenta como desdobramento inúmeros outros princípios. Partindo deste raciocínio, então, o presente trabalho tenciona demonstrar que o princípio do devido processo legal é, na verdade, fruto de uma decisão política que, embasada nos valores que norteiam a nossa sociedade, incluindo a democracia, escolheu o referido princípio, como a representação do critério de justo nas relações processuais brasileiras. 2 OBJETIVOS Verificar a forma como se realiza o processo de normatização nas sociedades complexas contemporâneas; Evidenciar o caráter político inerente a toda norma jurídica. Característica esta, cabe destacar, que se avulta ainda mais nas normas constitucionais; Expor sobre o princípio do devido processo legal, explorando suas características no que concerne aos seus dois âmbitos, quais sejam, material (substantive due process) e processual (procedural due process); Concluir que o princípio constitucional em análise é o mais importante do processo brasileiro, simbolizando o critério de justo de nossa sociedade em todas as relações processuais. 3 DISCUSSÕES O presente trabalho discute a importância do princípio do devido processo legal nas relações processuais brasileiras. Para o autor, trata-se de um princípio chave de nosso ordenamento. A fim de comprovar tamanha importância, o trabalho parte da análise na importância das normas para o Direito. Ora, o princípio é uma norma jurídica que assim como o Direito objetiva regular a vida social, positivando as condutas a serem adotadas pelos cidadãos ante a uma determinada situação concreta. Essas condutas positivadas, salienta-se, devem ser compatíveis com os valores da sociedade que rege. Ocorre que a sociedade moderna é complexa, isto é, composta por inúmeros grupos com valores e interesses distintos. Diante disso, como escolher o conteúdo das normas? O processo de normatização, então, consiste na primeira discussão realizada no trabalho em exposição.

3 Ato seguinte, discute-se o caráter político inerente a todas as normas jurídicas. Essa vertente das normas, cabe ressaltar, é indubitável, haja vista que a imposição de condutas por meio de normas é um ato de poder e todo ato de poder é político. Esse caráter, ademais, adquire relevo ainda mais significativo no caso das normas constitucionais, haja vista que estas são responsáveis pela própria estruturação do Estado. A segunda discussão realizada, então, tem o fulcro de comprovar o caráter político de toda a norma jurídica, mormente das constituições, como a brasileira, que se caracterizam por ser dirigentes. Realizadas essas discussões gerais sobre as normas jurídicas, o trabalho passará a discutir, especificamente uma norma, qual seja, o princípio do devido processo legal. Tal análise, destaca-se, partirá de uma breve exposição histórica e, posteriormente, debaterá seu aspecto material (substantive due process) e processual (procedural due process). O aspecto processual, por ser mais relevante para a pesquisa em questão, será debatido com mais vagar. Por fim, expostas as principais características do princípio em debate, o trabalho tenciona amarrar todas as discussões passadas e comprovar que toda norma oriunda de uma decisão política. Essa decisão, por sua vez, fundamenta-se por um valor, isto é, a adoção de um critério de justiça frente a uma dada situação. O caráter político, ademais, torna-se ainda mais evidente quando a norma encontra-se encartada em uma Constituição do tipo dirigente, como é a nossa, já que nesta situação a norma não estabelece apenas um critério de justo, mas sim uma diretriz política. Em outras palavras, as normas, neste tipo de Constituição, não revelam apenas um valor, mas também um compromisso, um modelo de Estado que se busca alcançar, ou seja, revelam o plano de concretização dos valores fundamentais e sociais daquela determinada sociedade. Ocorre que as relações processuais, na verdade, decorrem de um único princípio, qual seja, o devido processo legal. Sendo assim, esse princípio, que se divide em vários outros única e exclusivamente com o condão de garantir a sua máxima eficácia e aplicação, na verdade, personaliza, sozinho, os valores e anseios de nossa sociedade no que tange as relações processuais. 5 CONCLUSÕES O Direito é uma estrutura da sociedade que tem por fim a pacificação social. Para tanto, estabiliza, por meio de normas, as expectativas de comportamento, haja vista que o ser humano se sente mais seguro em viver em sociedade quando possui um prévio conhecimento da atitude a ser tomada pelo indíviduo que com ele convive frente a uma dada situação concreta. Ocorre que estas citadas normas, para serem legítimas, devem prever condutas que se coadunem com os valores da sociedade que regulamenta. Em outras palavras, a pacificação social somente é alcançada quando um

4 indíviduo tem segurança ao prever, e concordar, com a conduta a ser adotada pelo outro em determinada situação concreta. O problema, no entanto, acontece quando a sociedade a ser regulada por normas apresenta um elevado grau de complexidade, ou seja, uma grande pluralidade de valores. A sociedade plural, típica da modernidade, todavia, não consegue construir normas que reflitam os ideais de toda a comunidade. Sendo assim, deve-se priorizar alguns valores em detrimento de outros. Esta escolha, com efeito, revela um caráter político do legislador. Esse viés político, inerente a todas as normas, ademais, adquire maior relevo quando o assunto é a Constituição, posto que a Lei Suprema estrutura o Estado, constitui Poderes, delimita a esfera de atuação dos mesmos e tutela os direitos e garantias fundamentais dos cidadãos. Um destes direitos, encartado majoritariamente no art. 5º da Carta Magna brasileira, é o devido processo legal. Este princípio, que carrega a responsabilidade de tutelar tudo o que for referente ao trinômio vida-liberdade-propriedade é analisado pela melhor doutrina sob dois aspectos. O primeiro, material (substantive due process) refere-se à atuação do princípio na esfera do direito material e possui incidência em todos os campos do Direito. Já o segundo aspecto, processual (procedural due process), refere-se à tutela de todo o direito material por meio do processo judicial ou administrativo. Este segundo aspecto, cabe ressaltar é o responsável por estruturar todo o sistema processual brasileiro. Tamanha a sua importância que o legislador constituinte, visando facilitar a sua aplicação e garantir a sua amplitude, o desdobrou em diversos outros princípios fundamentais de processo. Esta divisão, contudo, só possui o condão de garantir que o princípio seja aplicado em sua integralidade, pois, na verdade, trata-se de um único princípio, responsável por reger todas as relações processuais brasileiras. Tendo em vista tudo o que foi afirmado e explicado, pode-se concluir que o due process of law é fruto de uma decisão política que, embasada nos valores que norteiam a nossa sociedade, incluindo a democracia, escolheu o referido princípio, tema do presente trabalho, como a representação do critério de justo nas relações processuais brasileiras. REFERÊNCIAS BANDEIRA DE MELLO, Celso Antônio. Conteúdo Jurídico do Princípio da Igualdade. 3.ed. São Paulo: Malheiros, CANOTILHO, J.J. Gomes. Constituição dirigente e vinculação do legislador: contributo para a compreensão das normas constitucionais programáticas. Coimbra: Limitada, Direito Constitucional e Teoria da Constituição. 7.ed. Coimbra: Almedina, FERRAZ JUNIOR, Tercio Sampaio. Introdução ao Estudo do Direito: técnica, decisão, dominação. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2003.

5 FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Aspectos do Direito Consitucional Contemporâneo. São Paulo: Saraiva, HÄBERLE, Peter. Jurisdição Constitucional como força política. In. TAVARES, André Ramos (coord). Justiça Constitucional: pressupostos teóricos e análises concretas. Belo Horizonte: Fórum, HABERMAS, Jürgen. Direito e Democracia: entre factilidade e validade. Trad. Flávio Beno Siebeneichler. V.1. 2.ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, HÖFFE, Otfried. Justiça Política: fundamentação de uma filosofia crítica do Direito e do Estado. Trad. Ernildo Stein. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, KELSEN, Hans. Teoria Pura do Direito. Trad. João Baptista Machado. 6.ed. Coimbra: Armenio Amado, LEITE, Glauco Salomão. A politização da jurisdição constitucional: uma análise sob a perspectiva da teoria dos sistemas de Niklas Luhmann, in Revista de Direito Constitucional e Internacional, São Paulo: Revista dos Tribunais, ano 16, n. 64, p , jul./set LUHMANN, Niklas. Sociologia do direito 1. Trad. Gustavo Bayer. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, MACHADO, Antônio Alberto. Curso de Processo Penal. Ribeirão Preto: Legis Summa, NERY JUNIOR, Nelson. Princípios do Processo na Constituição Federal: processo civil, penal e administrativo. 9.ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, NEVES, Marcelo. Entre Têmis e Leviatã: uma relação difícil: O Estado Democrático de Direito a partir e além de Luhmann e Habermas. 2.ed. São Paulo: Martins Fontes, QUEIROZ, Cristina M.M. Os actos políticos no Estado de Direito: o problema do controle jurídico do poder. Coimbra: Almedina, REALE, Miguel. Lições Preliminares de Direito. 27.ed. São Paulo: Saraiva, SILVA, José Afonso da. Aplicabilidade das normas constitucionais. 7.ed. São Paulo: Malheiros, Curso de Direito Constitucional Positivo. 28.ed. São Paulo: Malheiros, THEODORO JÚNIOR, Humberto. Curso de Direito Processual Civil: teoria geral do direito processual civil e processo de conhecimento. 47.ed. Rio de Janeiro: Forense, 2007.

O PRINCÍPIO DO DEVIDO PROCESSO LEGAL COMO REPRESENTAÇÃO DO CRITÉRIO DE JUSTO NAS RELAÇÕES PROCESSUAIS BRASILEIRAS

O PRINCÍPIO DO DEVIDO PROCESSO LEGAL COMO REPRESENTAÇÃO DO CRITÉRIO DE JUSTO NAS RELAÇÕES PROCESSUAIS BRASILEIRAS 57 O PRINCÍPIO DO DEVIDO PROCESSO LEGAL COMO REPRESENTAÇÃO DO CRITÉRIO DE JUSTO NAS RELAÇÕES PROCESSUAIS BRASILEIRAS Bruno Rodriguez Caldas 1 1 INTRODUÇÃO O direito, como é sabido, é uma estrutura da sociedade

Leia mais

PLANO DE ENSINO. CURSO: MESTRADO EM DIREITO Semestre: CARGA HORÁRIA SEMESTRAL AULAS SEMANAIS 1. DISCIPLINA PERº

PLANO DE ENSINO. CURSO: MESTRADO EM DIREITO Semestre: CARGA HORÁRIA SEMESTRAL AULAS SEMANAIS 1. DISCIPLINA PERº PLANO DE ENSINO CURSO: MESTRADO EM DIREITO Semestre: 1. DISCIPLINA PERº Direitos Fundamentais e Constituição. Teoria Geral e Hermenêutica CARGA HORÁRIA SEMESTRAL AULAS SEMANAIS 2017 60 4 2. PROFESSOR (A):

Leia mais

junto à Seção de Finanças da Unidade ou através de depósito bancário Banco

junto à Seção de Finanças da Unidade ou através de depósito bancário Banco UNESP Campus de Franca Programa de Pós-Graduação em Direito - FHDSS-Franca COMUNICADO Comunicamos aos interessados que estarão abertas no período de 12 a 16 de julho de 20 as inscrições para o Exame de

Leia mais

Período. 3º Período. Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional

Período. 3º Período. Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Página 1 de 5 Disciplina DE GRADUACÃO Curso Semestral Código DIREITO CONSTITUCIONAL II 072 Curso Graduação Período 3º Período Turma (s) A, B e D Carga Horária 64 horas-relógio 77 horas-aula Eixo de Formação

Leia mais

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho (s).

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho (s). CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO DIREITO I CARGA HORÁRIA: 80h/a CRÉDITOS: 04 AULA: Teórica EMENTA O Direito como sistema. As disciplinas auxiliares do Direito. A construção histórica do Direito.

Leia mais

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho (s)

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho (s) DISCIPLINA INTRODUÇÃO AO DIREITO I CH: 80h/a AULA: teórica EMENTA O Direito como sistema. As disciplinas auxiliares do Direito. A construção histórica do Direito. Norma Jurídica. Fontes do Direito. Ramos

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JATAÍ - CESUT A s s o c i a ç ã o J a t a i e n s e d e E d u c a ç ã o

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE JATAÍ - CESUT A s s o c i a ç ã o J a t a i e n s e d e E d u c a ç ã o Ementa: PARTE 1 INTRODUÇÕES: CLASSIFICAÇÃO DAS AÇÕES; INTRODUÇÃO SOBRE O PROCESSO DE CONHECIMENTO; FORMAÇÃO, SUSPENSÃO E EXTINÇÃO DO PROCESSO; PARTE 2 PROCEDIMENTO COMUM: DA PETIÇÃO INICIAL; DA TUTELA

Leia mais

O ELEMENTO HERMENÊUTICO NA JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL

O ELEMENTO HERMENÊUTICO NA JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL 1. Descrição do EHJC para o programa COLETA (5 linhas) O grupo de estudo e de pesquisa O Elemento Hermenêutico na Jurisdição Constitucional, liderado pelo Prof. Dr. Alvaro Ciarlini e composto por mestrandos

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DEPARTAMENTO DE DIREITO PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DEPARTAMENTO DE DIREITO PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DEPARTAMENTO DE DIREITO PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome: Teoria do Direito Código: DIR 5102 Nº de horas-aula Pré-requisito

Leia mais

Gustavo Filipe Barbosa Garcia CPC. e Processo do Trabalho. Atualizado com as Instruções Normativas 39 e 40 de 2016 do TST

Gustavo Filipe Barbosa Garcia CPC. e Processo do Trabalho. Atualizado com as Instruções Normativas 39 e 40 de 2016 do TST Gustavo Filipe Barbosa Garcia Novo CPC e Processo do Trabalho Atualizado com as Instruções Normativas 39 e 40 de 2016 do TST 2ª edição Revista, ampliada e atualizada 2017 Garcia-Novo CPC e Processo do

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DISCIPLINA: DIREITO CONSTITUCIONAL I CÓDIGO: DCONSTI - CARGA HORÁRIA: 80 h.a. - N.º DE CRÉDITOS: 04 PRÉ-REQUISITO:

Leia mais

Gustavo Filipe Barbosa Garcia CPC. Novo. e Processo do Trabalho. 39 e 40 de 2016 do TST. Conforme a Lei / ª edição Revista e atualizada

Gustavo Filipe Barbosa Garcia CPC. Novo. e Processo do Trabalho. 39 e 40 de 2016 do TST. Conforme a Lei / ª edição Revista e atualizada Gustavo Filipe Barbosa Garcia Novo CPC e Processo do Trabalho 39 e 40 de 2016 do TST Conforme a Lei 13.467/2017 3ª edição Revista e atualizada 2017 CAPÍTULO 1 ORGANIZAÇÃO ESTRUTURAL DO CPC DE 2015 1. INTRODUÇÃO

Leia mais

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Direito

PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Direito Disciplina: Direito Constitucional II C.H. Teórica: 60 PLANO DE ENSINO E APRENDIZAGEM CURSO: Direito Período Letivo: Série: Periodo: 2 sem/2013 4ª Série Não definido C.H. Outras: 20 Semestre de Ingresso:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. TDI0011 Carga horária

PLANO DE ENSINO. TDI0011 Carga horária PLANO DE ENSINO I Identificação Disciplina Introdução ao Estudo do Direito Código TDI0011 Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 1º II Ementário O direito como fenômeno social e universal.

Leia mais

DIREITO 4º PERÍODO BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DIREITO 4º PERÍODO BIBLIOGRAFIA BÁSICA DIREITO 4º PERÍODO Disciplina: Direito Constitucional II Professor: Dr. ALEXANDRE GUSTAVO MELO FRANCO DE MORAES BAHIA Objetivo da Disciplina: Conhecer e BIBLIOGRAFIA BÁSICA discutir as funções dos 3 Poderes,

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Programa de Pós-graduação em Direito

Programa de Pós-graduação em Direito Teoria da Constituição 04 créditos Programa de Pós-graduação em Direito Ementa: Constituição e constitucionalismo no paradigma do Estado Democrático de Direito. Interpretação e aplicação da Constituição.

Leia mais

Processo PLANO DE ENSINO. Prof. Luis Fernando Alves

Processo PLANO DE ENSINO. Prof. Luis Fernando Alves 1 Teoria Geral do Processo PLANO DE ENSINO Prof. Luis Fernando Alves www.professorluisfernando.jur.adv.br 1. EMENTA 2 O Estado, o processo e a tutela jurisdicional. Fontes das normas processuais. Princípios

Leia mais

AQUINO, Tomás de. SUMA TEOLÓGICA: QUESTÃO 90. In: LOPES, José Reinaldo de Lima. Curso de História do Direito. São Paulo: Método, p

AQUINO, Tomás de. SUMA TEOLÓGICA: QUESTÃO 90. In: LOPES, José Reinaldo de Lima. Curso de História do Direito. São Paulo: Método, p 7 Bibliografia AFONSO, Elza Maria Miranda. O Positivismo na Epistemologia Jurídica de Hans Kelsen. Universidade Federal de Minas Gerais UFMG. Belo Horizonte MG, 1984. AQUINO, Tomás de. SUMA TEOLÓGICA:

Leia mais

PLANO DE ENSINO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Direito

PLANO DE ENSINO. 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Direito PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Direito Professora:Ms. Marilu Pohlenz marilupohlenz@hotmail.com Período/Fase: 2º Semestre: 1º Ano: 2014

Leia mais

PLANO DE CURSO 2010/1

PLANO DE CURSO 2010/1 PLANO DE CURSO 20/1 Este Plano de Curso poderá sofrer alterações a critério do professor e / ou da Coordenação. DISCIPLINA: DIREITO CONSTITUCIONAL I PROFESSOR: DAURY CESAR FABRIZ TURMA: 2º ANO INTEGRAL

Leia mais

DIREITO 2º PERÍODO BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DIREITO 2º PERÍODO BIBLIOGRAFIA BÁSICA DIREITO 2º PERÍODO Disciplina: Teoria da Constituição Professor: Dr. ALEXANDRE GUSTAVO MELO FRANCO DE MORAES BAHIA Objetivo da Disciplina:Conhecer a Teoria da Constituição, como matriz fundamental para

Leia mais

TÍTULO: O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E SEU IMPACTO NO FENÔMENO DA APLICAÇÃO DO DIREITO SOB A PERSPECTIVA CONSTITUCIONAL E PRINCIPIOLÓGICA.

TÍTULO: O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E SEU IMPACTO NO FENÔMENO DA APLICAÇÃO DO DIREITO SOB A PERSPECTIVA CONSTITUCIONAL E PRINCIPIOLÓGICA. TÍTULO: O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E SEU IMPACTO NO FENÔMENO DA APLICAÇÃO DO DIREITO SOB A PERSPECTIVA CONSTITUCIONAL E PRINCIPIOLÓGICA. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA:

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS EDITAL N. 61/2015 CONCURSO PROFESSOR EFETIVO FADIR ÁREA DE DIREITO CONSTITUCIONAL

INFORMAÇÕES GERAIS EDITAL N. 61/2015 CONCURSO PROFESSOR EFETIVO FADIR ÁREA DE DIREITO CONSTITUCIONAL 1 INFORMAÇÕES GERAIS EDITAL N. 61/2015 CONCURSO PROFESSOR EFETIVO FADIR ÁREA DE DIREITO CONSTITUCIONAL I) Planilha de Inscrições Deferidas: obs.: o prazo das inscrições está aberto até o dia 07/10/2015;

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br (Artigos) poder normativo do juiz Newton Garcia Faustino Sabemos que o juiz é um agente político que detém parcela do poder do Estado e que possui ampla liberdade de atuação funcional,

Leia mais

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Tipo de aula. Semana

Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Tipo de aula. Semana PLANO DE CURSO DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO DO ESTADO E DOS PODERES (CÓD.: ENEX 60114) ETAPA: 3ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo aula Habilidas e Competências

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito SÉRIE: 3º Semestre DISCIPLINA: Teoria Geral do Processo CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 horas/aula I EMENTA Meios de solução dos conflitos

Leia mais

AMB 2007 PROGRAMAÇÃO DO CURSO PROVISÓRIO

AMB 2007 PROGRAMAÇÃO DO CURSO PROVISÓRIO AMB 2007 PROGRAMAÇÃO DO CURSO PROVISÓRIO 1 ª lição (11/06/07) O welfare (e sua crise) e a afirmação do Terceiro Poder. Palestrante: Luiz Werneck Vianna. Objetivo: esta sessão introdutória do curso trata

Leia mais

1º PERÍODO. FERRAZ JR, Tércio Sampaio. Introdução ao Estudo do Direito técnica, decisão, dominação. São Paulo: Atlas, 2003.

1º PERÍODO. FERRAZ JR, Tércio Sampaio. Introdução ao Estudo do Direito técnica, decisão, dominação. São Paulo: Atlas, 2003. 1º PERÍODO INTRODUÇÃO AO DIREITO O conceito de direito: pluralidade de pontos de vista. O direito como objeto do conhecimento. O direito e as demais ordens normativas. Teoria da norma. Estrutura lógica

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO PROCESSO NOME DO CURSO: DIREITO

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO PROCESSO NOME DO CURSO: DIREITO 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 3 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO PROCESSO NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA Noções introdutórias e históricas.

Leia mais

DIREITO 3º PERÍODO BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DIREITO 3º PERÍODO BIBLIOGRAFIA BÁSICA DIREITO 3º PERÍODO Disciplina: Direito Constitucional I Professor: Dr. ALEXANDRE GUSTAVO MELO FRANCO DE MORAES BAHIA Objetivo da Disciplina: Capacitar os alunos a manejar os Direitos e Garantias Fundamentais

Leia mais

Efetivação de Direitos Fundamentais pelo Estado. Nível: Doutorado Obrigatória: Não Carga Horária: 45 Créditos: 3

Efetivação de Direitos Fundamentais pelo Estado. Nível: Doutorado Obrigatória: Não Carga Horária: 45 Créditos: 3 Efetivação de Direitos Fundamentais pelo Estado Nível: Doutorado Obrigatória: Não Carga Horária: 45 Créditos: 3 Ementa: Justiça e acesso à justiça. Estado Constitucional. Teoria dos direitos fundamentais.

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina INTERPRETAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO Curso Graduação. Período 4º Período

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina INTERPRETAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO Curso Graduação. Período 4º Período Página 1 de 6 DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina INTERPRETAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO Curso Graduação Período 4º Período Eixo de Formação Básica Eixo de Formação Fundamental Docente: Prof. Dr. Rafael Lazzarotto

Leia mais

PLANO DE CURSO. Procurar estabelecer as relações entre Direitos Humanos, Direitos Fundamentais e a Organização

PLANO DE CURSO. Procurar estabelecer as relações entre Direitos Humanos, Direitos Fundamentais e a Organização COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Componente Curricular: DIREITO ADMINSTRATIVO II Código: DIR-369-b CH Total: 60h Pré-requisito: DIREITO ADMINSTRATIVO I Período Letivo: 2016.1 Turma: 5ºsemestre Professor:

Leia mais

DIREITO 2º PERÍODO BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DIREITO 2º PERÍODO BIBLIOGRAFIA BÁSICA DIREITO 2º PERÍODO Disciplina: Teoria da Constituição Professor: Dr. ALEXANDRE GUSTAVO MELO FRANCO DE MORAES BAHIA Objetivo da Disciplina:Conhecer a BIBLIOGRAFIA BÁSICA Teoria da Constituição, como matriz

Leia mais

SISTEMAS JURÍDICOS NA VISÃO DE JUSFILÓSOFOS

SISTEMAS JURÍDICOS NA VISÃO DE JUSFILÓSOFOS SISTEMAS JURÍDICOS NA VISÃO DE JUSFILÓSOFOS Prof. Dr. João Carlos Medeiros de Aragão Currículo Lattes: Lattes.cnpq.br/49114444160 OBJETIVOS Objetiva-se apresentar a definição de Sistema Jurídico, com base

Leia mais

EMENTÁRIO DO CURSO DE DIREITO PARA INGRESSANTES A PARTIR DE Créd. 04 I

EMENTÁRIO DO CURSO DE DIREITO PARA INGRESSANTES A PARTIR DE Créd. 04 I EMENTÁRIO DO CURSO DE DIREITO PARA INGRESSANTES A PARTIR DE 2019 Fase: Disciplina: Código: I PORTUGUÊS POR01 Teoria da comunicação. Textualidade. Elementos sintáticos / semânticos. Tópicos gramaticais.

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE DIREITO ECONÔMICO, FINANCEIRO E. Sugestão de Bibliografia Complementar

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE DIREITO ECONÔMICO, FINANCEIRO E. Sugestão de Bibliografia Complementar FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE DIREITO ECONÔMICO, FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO Disciplina: DIREITO TRIBUTÁRIO I (DEF 0416) Professor: Paulo Ayres Barreto Turma: 4º Ano (T23

Leia mais

Título: O constitucionalismo moderno pesquisado e debatido. Title: The modern constitutionalism researched and debated. Resumo

Título: O constitucionalismo moderno pesquisado e debatido. Title: The modern constitutionalism researched and debated. Resumo Título: O constitucionalismo moderno pesquisado e debatido Title: The modern constitutionalism researched and debated Resumo O presente artigo é fruto da pesquisa científica realizada durante o grupo de

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CRP296 Instituições de Direito

Programa Analítico de Disciplina CRP296 Instituições de Direito 0 Programa Analítico de Disciplina Campus Rio Paranaíba - Campus Rio Paranaíba Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 0 Períodos - oferecimento: I e II

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina INTERPRETAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO. Período 4º Período. Eixo de Formação Fundamental

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina INTERPRETAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO. Período 4º Período. Eixo de Formação Fundamental Página 1 de 5 Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina INTERPRETAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO Eixo de Formação Básica Período 4º Período Eixo de Formação Fundamental Docente: Prof. Dr. Rafael Lazzarotto

Leia mais

8 Referências bibliográficas

8 Referências bibliográficas 8 Referências bibliográficas 1. ACKERMAN, Bruce. Nós o Povo Soberano. Belo Horizonte: Del Rey, 2006. 2. ALEXY, Robert. Constitucionalismo Discursivo. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2007. 3. AMORIM,

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina - INTRODUÇÃO AO ESTUDO

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA

Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Centro de Ciências Jurídicas CCJ Departamento de Direito DIR PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome: DIREITO CONSTITUCIONAL II Curso: Direito Código:

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES 2007/1 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES Disciplina: DIREITO PROCESSUAL CIVIL I Curso: DIREITO Código CR PER Co-Requisito Pré-Requisito

Leia mais

ALINE BELTRAME DE MOURA Ph.D.

ALINE BELTRAME DE MOURA Ph.D. P L A N O D E E N S I N O DIREITO INTERNACIONAL (DIR 3005) Semestre 2016.II ALINE BELTRAME DE MOURA Ph.D. E-mail: alineb.moura@gmail.com Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/5219207178109035 I. Ementa

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS ANEXO 15 DO EDITAL 293/2011-PRH CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR NÃO-TITULAR DEPARTAMENTO DE DIREITO PÚBLICO Área de conhecimento: INSTITUIÇÕES DE DIREITO PROGRAMA DE PROVA PONTO 1: 1.1 Direito: conceito,

Leia mais

PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO DA UNIVERSIDADE FUMEC ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: INSTITUIÇÕES SOCIAIS, DIREITO E DEMOCRACIA

PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO DA UNIVERSIDADE FUMEC ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: INSTITUIÇÕES SOCIAIS, DIREITO E DEMOCRACIA PROGRAMA DE MESTRADO EM DIREITO DA UNIVERSIDADE FUMEC ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: INSTITUIÇÕES SOCIAIS, DIREITO E DEMOCRACIA LINHA DE PESQUISA: Autonomia Privada, Regulação e Estratégia Esfera Pública Legitimidade

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina INSTITUIÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL II. Código 082 Curso Graduação. Período 4º Período

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina INSTITUIÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL II. Código 082 Curso Graduação. Período 4º Período Página 1 de 5 DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina INSTITUIÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL II Código 082 Curso Graduação Período 4º Período Turma (s) A, B e D Carga Horária 48 horas-relógio 58 horas-aula

Leia mais

BIBLIOGRAFIA. BARROSO, Luís Roberto. O Direito Constitucional e a Efetividade de suas Normas. 5ª ed., Rio de Janeiro: Renovar, p.

BIBLIOGRAFIA. BARROSO, Luís Roberto. O Direito Constitucional e a Efetividade de suas Normas. 5ª ed., Rio de Janeiro: Renovar, p. 66 BIBLIOGRAFIA BARROSO, Luís Roberto. O Direito Constitucional e a Efetividade de suas Normas. 5ª ed., Rio de Janeiro: Renovar, 2001. 363 p.. Mandado de Injunção, Perfil Doutrinário e Evolução. Revista

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM PLANO DE ENSINO 2017-1º Semestre CURSO: DIREITO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO SEMESTRE: 1º SEMESTRE DE 2017 TURNO: NOTURNO CARGA HORÁRIA: 40 h/a PROFESSOR Me. DANILO CÉSAR SIVIERO RÍPOLI

Leia mais

INCLUSÃO SOCIAL NO ÂMBITO TRANSNACIONAL

INCLUSÃO SOCIAL NO ÂMBITO TRANSNACIONAL Lincoln Simões Fontenele INCLUSÃO SOCIAL NO ÂMBITO TRANSNACIONAL Lincoln Simões Fontenele Aluno do Curso de Direito da FA7. Relato sob a orientação do prof. Me. Ramon Negócio (FA7). lincoln.simoes@hotmail.com

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR100 Introdução à Ciência do Direito

Programa Analítico de Disciplina DIR100 Introdução à Ciência do Direito 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 4 0 4

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Código da Disciplina: 5344 Vigência: 1 / 2004 Disciplina: HERMENEUTICA ARGUMENT JURIDICA Código do Curso: 17 Curso: Direito Unidade: NÚCLEO UNIV BH Turno: MANHÃ Período: 10 Créditos: 4 Carga Horária TOTAL

Leia mais

O DIREITO PROCESSUAL CIVIL COMO INSTRUMENTO DE REALIZAÇÃO DE DIREITOS

O DIREITO PROCESSUAL CIVIL COMO INSTRUMENTO DE REALIZAÇÃO DE DIREITOS JAQUELINE MIELKE SILVA O DIREITO PROCESSUAL CIVIL COMO INSTRUMENTO DE REALIZAÇÃO DE DIREITOS Editora Verbo Jurídico Porto Alegre 2005 Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) Silva, Jaqueline

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE MARABÁ FACULDADE DE DIREITO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE MARABÁ FACULDADE DE DIREITO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE MARABÁ FACULDADE DE DIREITO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO I PROFESSOR: Msc. Júlio César Costa CARGA HORÁRIA: 60 horas

Leia mais

I Identificação Teoria Geral do Processo. Carga horária 36 horas/aula Créditos 2 Semestre letivo 3º. II Ementário

I Identificação Teoria Geral do Processo. Carga horária 36 horas/aula Créditos 2 Semestre letivo 3º. II Ementário I Identificação Disciplina Teoria Geral do Processo Código PRO0013 Carga horária 36 horas/aula Créditos 2 Semestre letivo 3º II Ementário Noções gerais da teoria geral do processo e do direito processual:

Leia mais

DIREITOS FUNDAMENTAIS

DIREITOS FUNDAMENTAIS 1 DIREITOS FUNDAMENTAIS (LL122 4 ECTS 3 HORAS SEMANAIS) Ano Letivo 2013/2014 2º semestre Coordenador e Regente: Prof. Doutor Jorge Bacelar Gouveia www.jorgebacelargouveia.com jbg@fd.unl.pt A) PROGRAMA

Leia mais

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Filosofia do Direito Código: DIR-210 CH Total: 60 h Pré-requisito: ----- Período Letivo: 2016.2 Turma:

Leia mais

Anais do Conic-Semesp. Volume 1, Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN

Anais do Conic-Semesp. Volume 1, Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: A QUESTÃO DO ESTADO E DA SOCIEDADE EM RELAÇÃO À LEGITIMAÇÃO DO DIREITO: A REFORMULAÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE CAMPOS

FACULDADE DE DIREITO DE CAMPOS FUNDAÇÃO CULTURAL DE CAMPOS CENTRO UNIVERSITÁRIO FLUMINENSE UNIFLU (Portaria/MEC nº 3.433, de 22.10.2004 D.O.U. 25.10.2004) FACULDADE DE DIREITO DE CAMPOS Rua Tenente Coronel Cardoso, 349 - Tel.: (22)

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 Componente Curricular: DIREITO CONSTITUCIONAL II Código: DIR - 260 CH Total: 60h Pré-requisito:DIREITO CONSTITUCIONAL

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO 2. EMENTA 3. OBJETIVOS 4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

1. IDENTIFICAÇÃO 2. EMENTA 3. OBJETIVOS 4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D-17 PERÍODO: 3º PERÍODO CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO PROCESSO NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL:

Leia mais

PLANO DE ENSINO - CURSO ANUAL 2013

PLANO DE ENSINO - CURSO ANUAL 2013 A, B e D Página 1 de 6 A EMENTA : distinção e histórico. Fundamentos do Direito Internacional Público. Sujeitos de Direito Internacional Público (Estados, Organizações Internacionais e Direito Internacional

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS - TUTELAS COLETIVAS. Código 120 Curso Graduação

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS - TUTELAS COLETIVAS. Código 120 Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS - TUTELAS COLETIVAS Código 120 Curso Graduação Período 9º PERÍODO Turma (s) A B - D Carga Horária 32 horas relógio 39 horas-aula Eixo

Leia mais

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária. D º 04 Semanal Semestral Nome da Disciplina / Curso TEORIA GERAL DO PROCESSO

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária. D º 04 Semanal Semestral Nome da Disciplina / Curso TEORIA GERAL DO PROCESSO 10e Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária D -17 3.º 04 Semanal Semestral 04 60 Curso DIREITO Nome da Disciplina / Curso TEORIA GERAL DO PROCESSO D 07 HERMENÊUTICA JURÍDICA )MATRIZ 2008/01) Noções

Leia mais

Ano/Semestre: 2017/2º. Semestre Dias e horários: Segunda-feira: 8:20 às 10 h (manhã)/ Terça-feira: 10 às 11:50h(manhã)

Ano/Semestre: 2017/2º. Semestre Dias e horários: Segunda-feira: 8:20 às 10 h (manhã)/ Terça-feira: 10 às 11:50h(manhã) SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS CCJ DEPARTAMENTO DE DIREITO Campus Universitário Trindade Caixa Postal 476 88.040-900 Florianópolis Santa

Leia mais

BIBLIOGRAFIA COIMBRA EDITORA PARA ACESSO CURSO FORMAÇÃO MAGISTRATURA CEJ

BIBLIOGRAFIA COIMBRA EDITORA PARA ACESSO CURSO FORMAÇÃO MAGISTRATURA CEJ 1 A TUTELA CAUTELAR NO CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO (EM ESPECIAL, NOS PROCEDIMENTOS DE FORMAÇÃO DOS CONTRATOS) Ana Gouveia Martins ISBN 972-32-1364-8 Coimbra Editora 2005-1 Ed - 604 págs. ESTUDOS DE CONTRATAÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO FUNDAMENTOS DE DIREITO PÚBLICO DES 0121 PROGRAMA DE AULAS PROFESSOR DOUTOR VITOR RHEIN SCHIRATO MONITORES JULIO CESAR MOREIRA BARBOZA MARCO ANTÔNIO MORAES ALBERTO 2º Semestre de 2016 1 DES 0121 FUNDAMENTOS

Leia mais

O PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA NOS PROCEDIMENTOS LICITATÓRIOS

O PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA NOS PROCEDIMENTOS LICITATÓRIOS 1 O PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA NOS PROCEDIMENTOS LICITATÓRIOS ANA FÁVIA FERNANDES DE QUEIROZ 1 GENOVEVA LAYSLA GONÇALVES COSTA 2 ROSÂNGELA MARIA DE SOUSA VASCONCELOS 3 Resumo: O processo licitatório é requisito

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO P L A N O D E E N S I N O

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO P L A N O D E E N S I N O UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO P L A N O D E E N S I N O I IDENTIFICAÇÃO Curso: Direito Disciplina: TEORIA GERAL DO PROCESSO Ano Letivo: 2016 Semestre: 2º Semestre Turno:

Leia mais

REGINA QUARESMA MARIA LÚCIA DE PAULA OLIVEIRA Coordenadoras. Direito Constitucional Brasileiro. Perspectivas e controvérsias contemporâneas

REGINA QUARESMA MARIA LÚCIA DE PAULA OLIVEIRA Coordenadoras. Direito Constitucional Brasileiro. Perspectivas e controvérsias contemporâneas REGINA QUARESMA MARIA LÚCIA DE PAULA OLIVEIRA Coordenadoras Direito Constitucional Brasileiro Perspectivas e controvérsias contemporâneas Alexandre dos Santos Aragão Ana Paula de Barcellos Aurélio Wander

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Código INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO I 57. Período 1º Período

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Código INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO I 57. Período 1º Período Página 1 de 7 Disciplina DE GRADUACÃO Curso Semestral Código INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO I 57 Curso Graduação Período 1º Período Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Docentes: Professor Me.

Leia mais

Renovação de Reconhecimento pela Portaria CEE/GP 211/08 de 28 de abril de D.O.E. 29/04/2008 Autarquia Municipal

Renovação de Reconhecimento pela Portaria CEE/GP 211/08 de 28 de abril de D.O.E. 29/04/2008 Autarquia Municipal DE DIREITO PROCESSUAL 2013 EMENTA Do Processo Cautelar: características, pressupostos, classificação e competência. Procedimentos cautelares comuns e específicos. Tutelas de urgência e da evidência no

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

DIREITO CIVIL PARTE 6 INTRODUÇÃO AO DIREITO CIVIL

DIREITO CIVIL PARTE 6 INTRODUÇÃO AO DIREITO CIVIL DIREITO CIVIL PARTE 6 INTRODUÇÃO AO DIREITO CIVIL 6. CODIFICAÇÃO direito vigente reunido em um texto único e conexo. 6.1. Efeitos: o ideal ensinado nas universidades; aplicação do direito de forma racional.

Leia mais

ADVOCACIA PÚBLICA. CLAUDIO MADUREIRA Autor. Formato: 14,5x21,5 cm CÓDIGO: Prefácio Carlos Mário da Silva Velloso

ADVOCACIA PÚBLICA. CLAUDIO MADUREIRA Autor. Formato: 14,5x21,5 cm CÓDIGO: Prefácio Carlos Mário da Silva Velloso CLAUDIO MADUREIRA Autor ADVOCACIA PÚBLICA Prefácio Carlos Mário da Silva Velloso Área específica Direito Administrativo. Este livro é sobre a advocacia pública; sobre o papel dos procuradores na conformação

Leia mais

1 Para uma Teoria Moderna do Direito: apresentação do programa.

1 Para uma Teoria Moderna do Direito: apresentação do programa. 1 Tema 1. Introdução à Disciplina Pensamento Jurídico Contemporâneo. Pablo Jiménez Serrano * Conteúdo: 1. Para uma Teoria Moderna do Direito: apresentação do programa. 1.1. Conteúdo programático. 2. Importância

Leia mais

PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO

PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO ANO LETIVO SÉRIE TURNO 2017 5ª Série Matutino e Noturno NOME DA DISCIPLINA Direito Internacional Público e Privado CARGA HORÁRIA SEMANAL: horas-aula ANUAL: 100 horas-aula

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS - TUTELAS COLETIVAS. Código 120 Curso Graduação

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS - TUTELAS COLETIVAS. Código 120 Curso Graduação 3 03 18/12/25 DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina DIREITOS DIFUSOS E COLETIVOS - TUTELAS COLETIVAS Código 120 Curso Graduação Período 9º PERÍODO Turma (s) A B - D Carga Horária 32 horas relógio 39

Leia mais

PLANO DE CURSO : JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL (CÓD. ENEX 60120) ETAPA: 4ª TOTAL DE ENCONTROS:

PLANO DE CURSO : JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL (CÓD. ENEX 60120) ETAPA: 4ª TOTAL DE ENCONTROS: PLANO DE CURSO DISCIPLINA: JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL (CÓD. ENEX 60120) ETAPA: 4ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos,

Leia mais

I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Processo Administrativo Professor Pedro de Menezes Niebuhr Código DIR 5742 Carga horária 36 h/a Direito 10ª fase

I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Processo Administrativo Professor Pedro de Menezes Niebuhr Código DIR 5742 Carga horária 36 h/a Direito 10ª fase UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DEPARTAMENTO DE DIREITO PROGRAMA DE DISCIPLINA I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome Processo Administrativo Professor Pedro de Menezes

Leia mais

CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO AUTOR(ES): LARA GISELLE GUARDIANO

CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DE RIO PRETO AUTOR(ES): LARA GISELLE GUARDIANO TÍTULO: O DIREITO DE ACESSO À INFORMAÇÃO AMBIENTAL SOBRE A QUALIDADE DOS RECURSOS NATURAIS NO DIREITO INTERNACIONAL: A EXPERIÊNCIA EUROPEIA DA CONVENÇÃO DE AARHUS DE 1998 CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA:

Leia mais

DIREITOS FUNDAMENTAIS

DIREITOS FUNDAMENTAIS 1 DIREITOS FUNDAMENTAIS (LL122) 1 INFORMAÇÕES GERAIS Coordenador: Jorge Bacelar Gouveia Regente: Jorge Bacelar Gouveia Ano letivo: 2014-2015 Curso (1.º ou 2.º Ciclo): 1º ciclo Semestre: 2º ECTS: 4 Contacto

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA VICE-REITORIA ACADÊMICA. DISCIPLINA Teoria da Constituição e Organização do Estado

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA VICE-REITORIA ACADÊMICA. DISCIPLINA Teoria da Constituição e Organização do Estado CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA VICE-REITORIA ACADÊMICA ÁREA DE CONHECIMENTO Ciências Sociais Aplicadas DISCIPLINA Teoria da Constituição e Organização do Estado CÓDIGO GDIR1009 CRÉDITOS 4(4/0) TOTAL

Leia mais

DIREITO CIVIL PARTE 5 INTRODUÇÃO AO DIREITO CIVIL

DIREITO CIVIL PARTE 5 INTRODUÇÃO AO DIREITO CIVIL DIREITO CIVIL PARTE 5 INTRODUÇÃO AO DIREITO CIVIL 5. SISTEMAS JURÍDICOS conceito abrangente, suplanta o senso comum de normas vigentes ou agrupamento de ordenamentos com elementos comuns. 5.1. Compreensão

Leia mais

Sociológico Político Jurídico

Sociológico Político Jurídico A CONSTITUIÇÃO Sociológico Político Jurídico Ferdinand Lassalle; Soma dos fatores reais de poder; A Essência da Constituição / O Que é Constituição? Constituição escrita é uma simples folha de papel. Carl

Leia mais

DIREITO CIVIL DIREITO DAS SUCESSÕES 20

DIREITO CIVIL DIREITO DAS SUCESSÕES 20 DIREITO CIVIL DIREITO DAS SUCESSÕES 20 20.1. Nulidades em matéria de testamento: o exame da existência, da validade e o da eficácia do testamento; a manifestação de vontade válida, o agente capaz, objeto

Leia mais

PUC/SP 24/02/2016 PÁG: 01 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO SETOR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO Relação de Disciplinas para o 1º/2016

PUC/SP 24/02/2016 PÁG: 01 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO SETOR DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO Relação de Disciplinas para o 1º/2016 PUC/SP 24/02/2016 PÁG: 01 Código P05870 Turma: DIR01NA Professor: ÁLVARO LUIZ TRAVASSOS DE AZEVEDO GONZAGA Disciplina: FILOSOFIA DO DIREITO I ACEPÇÕES DE JUSTIÇA CLÁSSICA Código P01777/2 Professor: CLÁUDIO

Leia mais

PLANO DE ENSINO. I Identificação Teoria Geral do Processo. Carga horária 36 horas/aula Créditos 2 Semestre letivo 3º. II Ementário

PLANO DE ENSINO. I Identificação Teoria Geral do Processo. Carga horária 36 horas/aula Créditos 2 Semestre letivo 3º. II Ementário PLANO DE ENSINO I Identificação Disciplina Teoria Geral do Processo Código PRO0013 Carga horária 36 horas/aula Créditos 2 Semestre letivo 3º II Ementário Noções gerais da teoria geral do processo e do

Leia mais

LACIER CURSOS JURÍDICOS. CURSO AVANÇADO PARA AS 2ª e 3ª fases da MAGISTRATURA focando os concursos das 1ª, 2ª e 4ª Regiões

LACIER CURSOS JURÍDICOS. CURSO AVANÇADO PARA AS 2ª e 3ª fases da MAGISTRATURA focando os concursos das 1ª, 2ª e 4ª Regiões LACIER CURSOS JURÍDICOS CURSO AVANÇADO PARA AS 2ª e 3ª fases da MAGISTRATURA focando os concursos das 1ª, 2ª e 4ª Regiões Dinâmica do curso: -Recentes alterações legislativas (aviso prévio, lei dos transportadores,

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: DIREITO CONSTITUCIONAL I

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: DIREITO CONSTITUCIONAL I COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria nº 378 de 27/05/15-DOU de 28/05/15 Componente Curricular: DIREITO CONSTITUCIONAL I Código: DIR - 163 Pré-requisito: CPTGE Período Letivo: 2016.1 Professor:

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO DIREITO (1. ANO)

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO DIREITO (1. ANO) FACULDADE DE DIREITO UNIVERSIDADE DE MACAU CURSO DE LICENCIATURA EM DIREITO EM LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO DE 2011/2012 PROGRAMA DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO DIREITO (1. ANO) DISCIPLINA ANUAL CARGA

Leia mais

O Princípio do Non Bis In Idem no Âmbito do Processo Administrativo Sancionador

O Princípio do Non Bis In Idem no Âmbito do Processo Administrativo Sancionador Parte Geral - Doutrina O Princípio do Non Bis In Idem no Âmbito do Processo Administrativo Sancionador LUIZ EDUARDO DINIZ ARAÚJO Procurador Federal RAÍSSA ROESE DA ROSA Estudante de Direito da Universidade

Leia mais

Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Docente Prof. Dr. Leandro Corrêa de Oliveira

Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Docente Prof. Dr. Leandro Corrêa de Oliveira Página 1 de 7 - CURSO SEMESTRAL Disciplina DIREITO CONSTITUCIONAL I Código 066 Curso Graduação Período 2º Período Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Docente Prof. Dr. Leandro Corrêa de Oliveira

Leia mais