1 Para uma Teoria Moderna do Direito: apresentação do programa.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1 Para uma Teoria Moderna do Direito: apresentação do programa."

Transcrição

1 1 Tema 1. Introdução à Disciplina Pensamento Jurídico Contemporâneo. Pablo Jiménez Serrano * Conteúdo: 1. Para uma Teoria Moderna do Direito: apresentação do programa Conteúdo programático. 2. Importância e utilidade teórica e prática da disciplina. 3. Pressupostos teóricos: a) Teoria dogmática; b) Teoria zetética; c) Teoria crítica. 1 Para uma Teoria Moderna do Direito: apresentação do programa. A presente disciplina, com base na caracterização da evolução do pensamento jusfilosófico e sua repercussão teórica e prática, procura proporcionar uma melhor compreensão da utilidade e importância das concepções contemporâneas do Direito, apresentando o Direito, não como um instrumento de pacificação de conflitos, mas como uma ciência que contribui, de fato, para a pacificação e o humanismo social. O cerne do estudo das teorias contemporâneas do Direito consiste na discussão da repercussão do pensamento jurídico contemporâneo. Importa identificar as escolas e pressupostos teóricos a partir da leitura das teses propostas pelos juristas e pensadores contemporâneos. Pretende-se propiciar um conhecimento que legitime a melhor forma de desenvolver os processos de interpretação e integração do Direito à luz do pensamento jurídico contemporâneo Conteúdo programático. Por meio dos diferentes temas e conteúdos apresentamos, pois, a teorização do conhecimento jurídico e sua repercussão (incidência) na teoria e na prática do Direito. Assim, no tema 1 destacamos a importância e os pressupostos teóricos da disciplina. No tema 2 estudaremos da dogmática jurídica, seus pressupostos doutrinários. No tema 3 introduzimos a concepção zetética do direito e seus pressupostos doutrinários. No tema 4 apresentamos da crítica jurídica, sua importância e pressupostos. No tema 5 estudaremos a compreensão moderna do Direito e no tema 6 os reducionismos jurídicos. 2. Importância e utilidade teórica e prática da disciplina. A disciplina procura apresentar os principais fatores que incidem sobre o pensamento jurídico moderno e as concepções que dominam o mundo jurídico - acadêmico. Assim, por meio de diversas aulas: palestras (problematizante), seminários e atividades extra-classes, tentaremos, responder às seguintes questões: Quais são os pressupostos teóricos ou linhas do pensamento jurídico contemporâneo? Quais são as principais teorias: teses e argumentos propostos? Qual é a importância da disciplina para os cursos jurídicos? Qual é a contribuição da * Doutor em Direito. Professor e pesquisador do Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA.

2 2 disciplina na formação do pensamento do jurista? Qual é a utilidade da disciplina na resolução dos problemas jurídicos teóricos e práticos? Pensamento Jurídico Contemporâneo pode ser considerada uma disciplina que, caracteriza e atualiza o conhecimento das Teorias Contemporâneas do Direito, colocando em discussão os construtos e concepções jurídicas modernas em face de um funcionalismo que objetiva a compressão da unicidade do Direito, fazendo ênfase fundamentalmente já não mais no estruturalismo (formalismo), porém no funcionalismo jurídico e suas perspectivas para o desenvolvimento humano. Assim, contrariando a perspectiva estruturalista ou formalista do Direito a disciplina propõe o estudo dos conceitos e métodos que objetiva a realização dos valores vigorantes nas sociedades onde a ordem normativa se aplica. A disciplina objetiva oferecer um aparato conceitual e teórico que permita superar as insuficiências de determinadas correntes e orientações jusfilosóficas históricas, correlacionando, assim, os aportes das novas concepções jurídicas contemporâneas. Contudo, possibilita-se a compreensão da utilidade de importantes conceitos, a saber, justiça, democracia, dignidade, igualdade etc. para o trabalho jurídico quer teórico quer prático. Dentre das maiores criticas se destaca a oposição radical ao positivismo jurídico contrariando as teses que derivam do reducionismo jurídico e a idéia de um direito unicamente constituído por leis, códigos, precedentes judiciais. Procura-se, ainda, apresentar o Direito como uma ciência sistemática construída por conceitos e com uma perspectiva científica que fornece uma visão global, sistemática e unitária do direito. Em suma, a utilidade da disciplina radica na sua possibilidade de fazer pensar o Direito. Vemos, desse modo, a disciplina como uma área do conhecimento que nos permite melhor interpretar, investigar e compreender a realidade jurídica. 3. Pressupostos teóricos: a) Teoria dogmática; b) Teoria zetética; c) Teoria crítica. Teorias contemporâneas consideram que o direito não se limita a um emaranhado de regras. Eis que ao Direito íntegra um sistema de conceitos e proposições que, com uma perspectiva funcionalista, é utilizado e aplicado pela comunidade jurídica. (Veja-se Ronald Dworkin, dentre outros autores). O Direito, no contexto moderno, não pode mais ser estudado sob a concepção tecnológica. Contudo, por mais que se faça, não é possível esconder ou sufocar a necessidade de uma crítica permanente do direito positivo. 1 1 COMPARATO, Fábio Konder. O Direito como parte da Ética. In, O que é a filosofia do direito? Barueri, SP: Manole, 2004, p. 4.

3 3 O Direito não é uma técnica de decisão e justiça, não é um conjunto de normas conectado a uma realidade factual ou que depende de um interesse de classe. Tampouco é o Direito um conjunto de instituições e decisões nascida da pratica (jurisprudência). O jurista moderno tem como desafio a compreensão de que o fenômeno jurídico é muito mais amplo do que o Direito posto pelo Estado, praticado nos tribunais e ensinado nas faculdades de Direito. 2 Freqüentemente, o que se vê nos cursos jurídicos é uma consideração meramente factual da realidade como se o Direito fosse algo ligado à própria natureza, um dado que não precisa ter explicação e que de qualquer maneira não precisa ser justificado (dogma). 3 O Direito, modernamente, é visto como um conjunto de teorias e práticas, cujas normas são pensadas como instrumento decisório, por meio do qual se procura satisfazer um interesse de ordem finalista que objetiva: a ordem, a inclusão, a justiça, a cidadania a paz, o desenvolvimento, a consciência social: jurídica e moral etc. Observa-se, pois, que o ideal do Direito moderno não é mais unidimensional, pois seu reducionismo: normativo, factual ou valorativo não mais satisfaz a realização da convivência social. A sociedade moderna exige do Direito a realização da Cidadania, da Justiça e do bemcomum. Daí a necessidade de uma consciência crítica do Direito, e alertar sobre as insuficiências da leitura positivista da ordem jurídica, bem como apontando a necessidade de atrelar Moral e Direito. Na medida em que é impossível fazer uma ciência humana sem conhecer o ser humano, torna-se difícil falar de direito se pensar esse complexo objeto e suas interações e implicações ético-filosóficas. 4 O conhecimento da importância (seus aportes) e a distinção da dogmática, da Zetética e da Crítica jurídica permitem ao jurista desvendar os limites e perspectivas do Direito. Tais pressupostos serão estudados separada e sucessivamente nos próximos temas. Questões: 1. Quais as principais características o pensamento jurídico contemporâneo? 3. Qual a importância da disciplina para os cursos jurídicos? 4. Qual a contribuição da disciplina na formação do pensamento do jurista? 2 GRAU, Eros Roberto. O Direito posto, o Direito pressuposto e a doutrina efetiva do Direito. In, O que é a filosofia do direito? Barueri, SP: Manole, 2004, p COMPARATO, Fábio Konder. O Direito como parte da Ética. In, O que é a filosofia do direito? Barueri, SP: Manole, 2004, p BITTAR, Eduardo C.B. O que é a filosofia do direito? Barueri, SP: Manole, 2004, p. XI [Introdução].

4 4 5. Qual a utilidade da disciplina na resolução dos problemas jurídicos teóricos e práticos? 6. Quais são os pressupostos teóricos da disciplina? Bibliografia Recomendada: ARENDT, Hannah. A Condição Humana. Tradução de Roberto Raposo. 10. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, BEZIAU, Jean-Yves. Tendências Atuais da Filosofia. Desterro: Nefelibata, BITTAR, Eduardo C.B. O que é a filosofia do direito? Barueri, SP: Manole, 2004, (Introdução). BUNGE, Mario. Epistemologia: curso de atualização. Trad. de Cláudio Navarra. São Paulo: T. A Queiroz, Ed. Universidade de São Paulo, 1980, p CAFFÉ ALVES, Alaôr. As raízes sociais da Filosofia do Direito: uma visão crítica. In, O que é a filosofia do direito? Barueri, SP: Manole, 2004, p. 86. CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. 7. ed. 2. reimp. São Paulo: Ática, COMPARATO, Fábio Konder. O Direito como parte da Ética. In, O que é a filosofia do direito? Barueri, SP: Manole, 2004, p FERRAZ Jr, Tércio Sampaio. Introdução ao Estudo do Direito: Técnica, Decisão, Dominação. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2003, p. 39. [Acerca do sentido das proposições] GRAU, Eros Roberto. O Direito posto, o Direito pressuposto e a doutrina efetiva do Direito. In, O que é a filosofia do direito? Barueri, SP: Manole, 2004, p. 38. GUERRA Filho, Willis Santiago. Autopoiese do Direito na Sociedade Pós-Moderna: Introdução a uma Teoria Social Sistêmica. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 1997, p.24 e ss. [Acerca do termo "pós-modernidade"] JIMÉNEZ SERRANO, Pablo. Epistemologia do Direito: para uma melhor compreensão da ciência do direito. Campinas, SP: Alínea, Como Estudar Direito: para melhor apreender o saber jurídico. Campinas, SP: Alínea, Compêndio de Metodologia da Ciência do Direito. Primeira e Segunda Parte. São Paulo: Catálise, 2004.

5 5. Como Utilizar o Direito Comparado na Elaboração de Teses Científica. Rio de Janeiro: Forense, LAFER, Celso. Filosofia do Direito e Princípios Gerais: considerações sobre a pergunta O que é a Filosofia do Direito. In, O que é a filosofia do direito? Barueri, SP: Manole, 2004, p. 54. MACHADO, Hugo de Brito. Introdução ao Estudo do Direito. 2. ed. São Paulo: Atlas, NADER, Paulo. Introdução ao Estudo do Direito. 23. ed. Rio de Janeiro: Forense, REALE, Miguel. Lições Preliminares de Direito. 27. ed. São Paulo: Saraiva, Filosofia do Direito. 20. ed. Revista e aumentada. São Paulo: Saraiva SEARLE, John R. Filosofia contemporânea nos Estados Unidos, in BUNNIN, Nicholas e E.P. Tsui-James (orgs). Compendio de Filosofia. São Paulo: Loyola, 2002, p. 1. SIMMONDS, N. E. Filosofia do Direito, in BUNNIN, Nicholas e E.P. Tsui-James (orgs). Compendio de Filosofia. São Paulo: Loyola, 2002, p TELLES JUNIOR, Goffredo da Silva. Duas Palavras. In, O que é a filosofia do direito? Barueri, SP: Manole, 2004, p. 16.

PLANO DE ENSINO. TDI0011 Carga horária

PLANO DE ENSINO. TDI0011 Carga horária PLANO DE ENSINO I Identificação Disciplina Introdução ao Estudo do Direito Código TDI0011 Carga horária 72 horas/aula Créditos 4 Semestre letivo 1º II Ementário O direito como fenômeno social e universal.

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM

CENTRO UNIVERSITÁRIO CATÓLICO SALESIANO AUXILIUM PLANO DE ENSINO 2017-1º Semestre CURSO: DIREITO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO SEMESTRE: 1º SEMESTRE DE 2017 TURNO: NOTURNO CARGA HORÁRIA: 40 h/a PROFESSOR Me. DANILO CÉSAR SIVIERO RÍPOLI

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina - INTRODUÇÃO AO ESTUDO

Leia mais

Aulas expositivas e interativas. Leitura e discussão de textos. Debates interdisciplinares.

Aulas expositivas e interativas. Leitura e discussão de textos. Debates interdisciplinares. Programa de FILOSOFIA DO DIREITO 3º período: 2h/s Aula: Teórica EMENTA Noções de Filosofia. Objeto de estudo da filosofia; Gnosiologia e Ontologia com suas implicações no estudo do Direito. A ética e a

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho (s).

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho (s). CURSO DE DIREITO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO DIREITO I CARGA HORÁRIA: 80h/a CRÉDITOS: 04 AULA: Teórica EMENTA O Direito como sistema. As disciplinas auxiliares do Direito. A construção histórica do Direito.

Leia mais

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho (s)

Provas escritas individuais ou provas escritas individuais e trabalho (s) DISCIPLINA INTRODUÇÃO AO DIREITO I CH: 80h/a AULA: teórica EMENTA O Direito como sistema. As disciplinas auxiliares do Direito. A construção histórica do Direito. Norma Jurídica. Fontes do Direito. Ramos

Leia mais

Disciplina: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA E JURIDICA Carga Horária: 72 (horas) 2º Período

Disciplina: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA E JURIDICA Carga Horária: 72 (horas) 2º Período I EMENTA Metodologia e epistemologia. Conceito de ciência. O trabalho científico: a construção do objeto. Métodos. Elaboração de hipóteses. Marco teórico e modelo de análise. Normas de produção acadêmica

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR100 Introdução à Ciência do Direito

Programa Analítico de Disciplina DIR100 Introdução à Ciência do Direito 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 4 0 4

Leia mais

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Filosofia do Direito Código: DIR-210 CH Total: 60 h Pré-requisito: ----- Período Letivo: 2016.2 Turma:

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br (Artigos) poder normativo do juiz Newton Garcia Faustino Sabemos que o juiz é um agente político que detém parcela do poder do Estado e que possui ampla liberdade de atuação funcional,

Leia mais

1 Texto Completo Disponível em:

1 Texto Completo Disponível em: 1 Capítulo 7 (A). Criticismo Jurídico: pressuposto normativo do Direito. Pablo Jiménez Serrano * Conteúdo: 1. Criticismo jurídico. 1.1. Unidimensionalismo normativo do Direito. 2. Pressuposto normativo

Leia mais

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec Etec: Paulino Botelho (Extensão EE Sebastião de Oliveira Rocha) Código: 091.07 Município: São Carlos Eixo Tecnológico: Gestão de Negócios Habilitação

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE MARABÁ FACULDADE DE DIREITO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE MARABÁ FACULDADE DE DIREITO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE MARABÁ FACULDADE DE DIREITO DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO I PROFESSOR: Msc. Júlio César Costa CARGA HORÁRIA: 60 horas

Leia mais

Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA

Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com Graduado em Direito pelo Centro Universitário Eurípides de Marília - UNIVEM. Título da Monografia: Epistemologia do Processo de Conhecimento

Leia mais

Eixo de Formação Básica Eixo de Formação Fundamental. Docente: Profª. Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre

Eixo de Formação Básica Eixo de Formação Fundamental. Docente: Profª. Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre 3 11/04/28 Página 1 de 6 Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina FILOSOFIA JURÍDICA Período 4º Período Eixo de Formação Básica Eixo de Formação Fundamental Docente: Profª. Ma. Ana Carolina

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2015/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE DIREITO ECONÔMICO, FINANCEIRO E. Sugestão de Bibliografia Complementar

FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE DIREITO ECONÔMICO, FINANCEIRO E. Sugestão de Bibliografia Complementar FACULDADE DE DIREITO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE DIREITO ECONÔMICO, FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO Disciplina: DIREITO TRIBUTÁRIO I (DEF 0416) Professor: Paulo Ayres Barreto Turma: 4º Ano (T23

Leia mais

Departamento de Direito I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA II EMENTA

Departamento de Direito I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA II EMENTA Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências Jurídicas Departamento de Direito I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome Curso DIREITO TRIBUTARIO I DIREITO - NOTURNO Código DIR - 5533 Número horas-aula

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR107 Oficina de Linguagem Jurídica

Programa Analítico de Disciplina DIR107 Oficina de Linguagem Jurídica 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 2 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 1 1 2

Leia mais

SISTEMAS JURÍDICOS NA VISÃO DE JUSFILÓSOFOS

SISTEMAS JURÍDICOS NA VISÃO DE JUSFILÓSOFOS SISTEMAS JURÍDICOS NA VISÃO DE JUSFILÓSOFOS Prof. Dr. João Carlos Medeiros de Aragão Currículo Lattes: Lattes.cnpq.br/49114444160 OBJETIVOS Objetiva-se apresentar a definição de Sistema Jurídico, com base

Leia mais

Universidade Estadual do Ceará UECE Centro de Estudos Sociais Aplicados CESA Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas - PPGPP

Universidade Estadual do Ceará UECE Centro de Estudos Sociais Aplicados CESA Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas - PPGPP Disciplina: Direitos Humanos Docente: Prof.ª Dr.ª Marinina Gruska Benevides Crédito: 3 Carga Horária: 45 h/aulas Obrigatória: Não Período: 2018.2 Ementa: A disciplina privilegiará, de modo geral, a reflexão

Leia mais

1 Texto Completo Disponível em: Tema 3. Zetética Jurídica: pressupostos doutrinários.

1 Texto Completo Disponível em:    Tema 3. Zetética Jurídica: pressupostos doutrinários. 1 Tema 3. Zetética Jurídica: pressupostos doutrinários. Pablo Jiménez Serrano * Conteúdo: 1. Zetética Jurídica. 1.1 A origem da Zetética. 2 A teoria zetética no pensamento jurídico contemporâneo. 3. Contribuição

Leia mais

EFEITO-MEMÓRIA DA LINGUÍSTICA NO DIREITO: SAUSSURE NO PENSAMENTO DE KELSEN E DE LUHMANN

EFEITO-MEMÓRIA DA LINGUÍSTICA NO DIREITO: SAUSSURE NO PENSAMENTO DE KELSEN E DE LUHMANN Página 471 de 549 EFEITO-MEMÓRIA DA LINGUÍSTICA NO DIREITO: SAUSSURE NO PENSAMENTO DE KELSEN E DE LUHMANN Ricardo Pereira Vieira (UESB/GPADis/PPGMLS/CAPES) Maria da Conceição Fonseca-Silva (UESB/GPADis/PPGMLS/PPGLin/CNPq)

Leia mais

FILOSOFIA GERAL Período 3º Período. Eixo de Formação EIXO DE FORMAÇÃO FUNDAMENTAL. Docentes Profª. Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre

FILOSOFIA GERAL Período 3º Período. Eixo de Formação EIXO DE FORMAÇÃO FUNDAMENTAL. Docentes Profª. Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre Página 1 de 6 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral FILOSOFIA GERAL Período 3º Período Eixo de Formação EIXO DE FORMAÇÃO FUNDAMENTAL Docentes Profª. Ma. Ana Carolina de Faria Silvestre

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DEPARTAMENTO DE DIREITO PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DEPARTAMENTO DE DIREITO PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DEPARTAMENTO DE DIREITO PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome: Teoria do Direito Código: DIR 5102 Nº de horas-aula Pré-requisito

Leia mais

EMENTÁRIO DO CURSO DE DIREITO PARA INGRESSANTES A PARTIR DE Créd. 04 I

EMENTÁRIO DO CURSO DE DIREITO PARA INGRESSANTES A PARTIR DE Créd. 04 I EMENTÁRIO DO CURSO DE DIREITO PARA INGRESSANTES A PARTIR DE 2019 Fase: Disciplina: Código: I PORTUGUÊS POR01 Teoria da comunicação. Textualidade. Elementos sintáticos / semânticos. Tópicos gramaticais.

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO II Curso Período Turma (s)

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO II Curso Período Turma (s) 013 Página 1 de 6 DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO II Curso Período Turma (s) Graduação 2º período A, B E D Eixo de Formação: Eixo de Formação Profissional Docente

Leia mais

I Noções e Problemas Elementares

I Noções e Problemas Elementares Introdução ao Estudo do Direito I 1.º Ano Noite, 2015/ 2016 Professor Doutor Marcelo Rebelo de Sousa PROGRAMA 1 I Noções e Problemas Elementares 1. Primeiros olhares; ideias geralmente associadas ao «direito»

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE ESTUDOS EM DIREITO E SOCIEDADE - IEDS FACULDADE DE DIREITO - FADIR PLANO DE CURSO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE ESTUDOS EM DIREITO E SOCIEDADE - IEDS FACULDADE DE DIREITO - FADIR PLANO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE ESTUDOS EM DIREITO E SOCIEDADE - IEDS FACULDADE DE DIREITO - FADIR PLANO DE CURSO DISCIPLINA: DIREITOS HUMANOS 1. IDENTIFICAÇÃO: DI07077 DIREITOS

Leia mais

DISCIPLINA Normas e Legislação Ambiental. CURSO Mestrado em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente

DISCIPLINA Normas e Legislação Ambiental. CURSO Mestrado em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente DISCIPLINA Normas e Legislação Ambiental PROFESSOR Dr. Maurício Nardini CURSO PERÍODO CARGA HORÁRIA 60 SEMESTRE LETIVO 1º. Semestre 2009 1. EMENTA O Direito é ciência essencialmente ética, sua finalidade

Leia mais

FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ PLANO DE ENSINO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ PLANO DE ENSINO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO FACULDADE DAMAS DA INSTRUÇÃO CRISTÃ PLANO DE ENSINO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO 1. IDENTIFICAÇÃO Disciplina: Filosofia Professor: Dr. Rodrigo Santiago E-mail: rodrigosantiago_18@hotmail.com Período letivo:

Leia mais

Direito e as Formas de Justiça DFD Professora Associada Elza Antonia P. Cunha Boiteux 1º semestre de 2013

Direito e as Formas de Justiça DFD Professora Associada Elza Antonia P. Cunha Boiteux  1º semestre de 2013 Direito e as Formas de Justiça DFD 5710-5 Professora Associada Elza Antonia P. Cunha Boiteux http://www.boiteux.com.br/dfd-5710/ 1º semestre de 2013 1ª. aula: 11/03/2013 distribuição de programa e grupos

Leia mais

Tema 8. Tridimensionalismo Jurídico: as três partes integrantes do Direito

Tema 8. Tridimensionalismo Jurídico: as três partes integrantes do Direito 1 Tema 8. Tridimensionalismo Jurídico: as três partes integrantes do Direito Pablo Jiménez Serrano * Conteúdo: 1. Tridimensionalismo jurídico. 2. Pressuposto tridimensional do Direito. 3. Concepções tridimensionalistas.

Leia mais

UMA NOVA INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL COMO BASE PARA A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DE UM ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO

UMA NOVA INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL COMO BASE PARA A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DE UM ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO UMA NOVA INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL COMO BASE PARA A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DE UM ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO A NEW CONSTITUTIONAL INTERPRETATION AS BASIS FOR THE EFFECTIVATION OF THE

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO. Regente: António Pedro Barbas Homem, Professor Catedrático

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO. Regente: António Pedro Barbas Homem, Professor Catedrático INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Regente: António Pedro Barbas Homem, Professor Catedrático Turma C Programa e Bibliografia Sumária Lisboa, 2017 Ano e semestre lectivo 1.º, semestre I e II N.º ECTS Carga

Leia mais

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO

FACULDADE SETE DE SETEMBRO FASETE PLANO DE CURSO PLANO DE CURSO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Administração Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico Professor: Eloy Lago Nascimento e-mail: eloy.nascimento@fasete.edu.br Código:

Leia mais

STJ A NOVA INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL. Ponderação, direitos fundamentais e relações privadas

STJ A NOVA INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL. Ponderação, direitos fundamentais e relações privadas STJ00053804 LUÍS ROBERTO BARROSO (organizador) Professor Titular de Direito Constitucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Direito pela Universidade de Yale. Doutor Livre-docente

Leia mais

Assinalar a importancia da proximidade do académico do estudo da filosofía do direito;

Assinalar a importancia da proximidade do académico do estudo da filosofía do direito; 1 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: PERÍODO: II CRÉDITO: 04 NOME DA DISCIPLINA: FILOSOFIA JURÍDICA NOME DO CURSO: DIREITO 2 EMENTA CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 Filosofia, Direito

Leia mais

CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Acesso à Justiça. Porto Alegre: Sergio Fabris editor

CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Acesso à Justiça. Porto Alegre: Sergio Fabris editor Profº Drº Luis Rodolfo A. de Souza Dantas DIREITOS INDIVIDUAIS MATERIAIS Ementa: Por meio da disciplina Direitos Individuais Materiais pretende-se analisar o conteúdo material dos direito individuais previstos

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito PERÍODO: 2º Semestre DISCIPLINA: Fatos e Negócios Jurídicos CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 horas/aula I EMENTA Fatos jurídicos. A hipótese

Leia mais

DIREITO CIVIL PARTE 6 INTRODUÇÃO AO DIREITO CIVIL

DIREITO CIVIL PARTE 6 INTRODUÇÃO AO DIREITO CIVIL DIREITO CIVIL PARTE 6 INTRODUÇÃO AO DIREITO CIVIL 6. CODIFICAÇÃO direito vigente reunido em um texto único e conexo. 6.1. Efeitos: o ideal ensinado nas universidades; aplicação do direito de forma racional.

Leia mais

PLANO DE ENSINO EMENTA

PLANO DE ENSINO EMENTA PLANO DE ENSINO FACULDADE: Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais CURSO: Direito Período: 2º DEPARTAMENTO: Ano: 2016 DISCIPLINA: Introdução ao Direito II CARGA HORÁRIA: 40h PRÉ-REQUISITO: Introdução

Leia mais

1. IDENTIFICAÇÃO. CÓDIGO DA DISCIPLINA: D-01 PERÍODO: 1 o. CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60

1. IDENTIFICAÇÃO. CÓDIGO DA DISCIPLINA: D-01 PERÍODO: 1 o. CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 1. IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DA DISCIPLINA: D-01 PERÍODO: 1 o. CRÉDITO: 04 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 04 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 NOME DA DISCIPLINA: INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO NOME DO CURSO: DIREITO 2.

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito PERÍODO: 1º Semestre DISCIPLINA: Teoria Geral do Direito Civil CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 horas/aula I EMENTA Fundamentos históricos

Leia mais

CURSO DE DIREITO. Professor: Ana Paula dos Santos Lima Titulação: Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA/ UEFS PLANO DE CURSO

CURSO DE DIREITO. Professor: Ana Paula dos Santos Lima Titulação: Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA/ UEFS PLANO DE CURSO CURSO DE DIREITO Componente Curricular: Filosofia Código: DIR-112 CH Total: 60 h Pré-requisito: - Período Letivo: 2016.1 Turma: 2º semestre Professor: Ana Paula dos Santos Lima Titulação: Doutora em Ensino,

Leia mais

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária

Cód. Disciplina Período Créditos Carga Horária Credenciada pela Portaria Ministerial nº 2.611, de 18 de setembro de 2002 DOU - nº 183 - Seção 1, de 20 de Setembro de 2002 -. CURSOS AUTORIZADOS CIÊNCIAS ECONÔMICAS Portaria nº 2.612 18/09/2002 PEDAGOGIA

Leia mais

Processo PLANO DE ENSINO. Prof. Luis Fernando Alves

Processo PLANO DE ENSINO. Prof. Luis Fernando Alves 1 Teoria Geral do Processo PLANO DE ENSINO Prof. Luis Fernando Alves www.professorluisfernando.jur.adv.br 1. EMENTA 2 O Estado, o processo e a tutela jurisdicional. Fontes das normas processuais. Princípios

Leia mais

Sumário. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Wallace Ricardo Magri

Sumário. INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Wallace Ricardo Magri Sumário INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO Wallace Ricardo Magri Capítulo I Introdução Capítulo II Dogmática Jurídica Notas Preliminares Capítulo III Fontes do Direito Capítulo IV Lei Capítulo V Costume Capítulo

Leia mais

O PAPEL DA PESQUISA EM SOCIOLOGIA DO DIREITO

O PAPEL DA PESQUISA EM SOCIOLOGIA DO DIREITO O PAPEL DA PESQUISA EM SOCIOLOGIA DO DIREITO Patrícia Borba Vilar Guimarães Como seria possível, por exemplo, analisar se a proveniência social de um juiz influencia suas sentenças, se não se puder avaliar

Leia mais

PLANO DE ENSINO 2012 CURSO: DIREITO. DISCIPLINA: Direito Tributário II POSIÇÃO NA GRADE DO CURSO: 9º SEMESTRE CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 80

PLANO DE ENSINO 2012 CURSO: DIREITO. DISCIPLINA: Direito Tributário II POSIÇÃO NA GRADE DO CURSO: 9º SEMESTRE CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 80 1 PLANO DE ENSINO 2012 CURSO: DIREITO DISCIPLINA: Direito Tributário II CÓDIGO: POSIÇÃO NA GRADE DO CURSO: 9º SEMESTRE CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 80 EMENTA:. Sistema tributário Nacional. Normas gerais de

Leia mais

1. Ementa. 2. Objetivos

1. Ementa. 2. Objetivos ESCOLA DE ARTES, CIENCIAS E HUMANIDADES CURSO DE GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS Disciplina ACH0052 2 Estudos Diversificados II Turma : 2011254 (T ) Segunda-feira, 21:00-22:45 01/08/2011 a 07/12/2011 49 Alunos

Leia mais

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula. Semana

Textos, filmes e outros materiais. Habilidades e Competências. Conteúdos/ Matéria. Categorias/ Questões. Tipo de aula. Semana PLANO DE CURSO DISCIPLINA: FILOSOFIA DO DIREITO (CÓD.: ENEX 60110) ETAPA: 2ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos,

Leia mais

1. Curso: Direito. 2. Código: 14 e 15

1. Curso: Direito. 2. Código: 14 e 15 Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação Coordenadoria de Pesquisa e Acompanhamento Docente CPAD Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento Curricular 1. Curso: Direito. 2. Código: 14 e 15 3.

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito SÉRIE: 3º Semestre DISCIPLINA: Teoria Geral do Processo CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 60 horas/aula I EMENTA Meios de solução dos conflitos

Leia mais

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA

FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA FACULDADE DE DIREITO DE FRANCA Autarquia Municipal de Ensino Superior Curso Reconhecido pelo Dec.Fed.50.126 de 26/1/1961 e Portaria CEE-GP-436/13 PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA DE FORMAÇÃO FUNDAMENTAL,

Leia mais

DIREITO CIVIL TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL 8

DIREITO CIVIL TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL 8 DIREITO CIVIL TEORIA GERAL DO DIREITO CIVIL 8 8.1. Homem sujeito de Direito Status libertatis: atributos decorrentes da posição ocupada pelo indivíduo; livre era o homem que não pertencesse a outro. 8.1.1.

Leia mais

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina INTERPRETAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO. Período 4º Período. Eixo de Formação Fundamental

PLANO DE ENSINO DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina INTERPRETAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO. Período 4º Período. Eixo de Formação Fundamental Página 1 de 5 Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Disciplina INTERPRETAÇÃO E ARGUMENTAÇÃO Eixo de Formação Básica Período 4º Período Eixo de Formação Fundamental Docente: Prof. Dr. Rafael Lazzarotto

Leia mais

REGINA QUARESMA MARIA LÚCIA DE PAULA OLIVEIRA Coordenadoras. Direito Constitucional Brasileiro. Perspectivas e controvérsias contemporâneas

REGINA QUARESMA MARIA LÚCIA DE PAULA OLIVEIRA Coordenadoras. Direito Constitucional Brasileiro. Perspectivas e controvérsias contemporâneas REGINA QUARESMA MARIA LÚCIA DE PAULA OLIVEIRA Coordenadoras Direito Constitucional Brasileiro Perspectivas e controvérsias contemporâneas Alexandre dos Santos Aragão Ana Paula de Barcellos Aurélio Wander

Leia mais

PLANO DE CURSO. Procurar estabelecer as relações entre Direitos Humanos, Direitos Fundamentais e a Organização

PLANO DE CURSO. Procurar estabelecer as relações entre Direitos Humanos, Direitos Fundamentais e a Organização COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Componente Curricular: DIREITO ADMINSTRATIVO II Código: DIR-369-b CH Total: 60h Pré-requisito: DIREITO ADMINSTRATIVO I Período Letivo: 2016.1 Turma: 5ºsemestre Professor:

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO DEPTO. DE DIREITO DO TRABALHO E DA SEGURIDADE SOCIAL

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO DEPTO. DE DIREITO DO TRABALHO E DA SEGURIDADE SOCIAL PLANO DE CURSO DISCIPLINA: DIREITO DA SEGURANÇA SOCIAL I/ INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL DO SISTEMA DE SEGURIDADE SOCIAL CURSO: GRADUAÇÃO DIREITO PROFESSOR: MARCUS ORIONE GONÇALVES CORREIA MONITORES: CÓDIGO

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CRP296 Instituições de Direito

Programa Analítico de Disciplina CRP296 Instituições de Direito 0 Programa Analítico de Disciplina Campus Rio Paranaíba - Campus Rio Paranaíba Número de créditos: Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 0 Períodos - oferecimento: I e II

Leia mais

DIREITOS HUMANOS E A EDUCAÇÀO NO DIREITO BRASILEIRO

DIREITOS HUMANOS E A EDUCAÇÀO NO DIREITO BRASILEIRO Profª Drª Marcia Cristina de Souza Alvim DIREITOS HUMANOS E A EDUCAÇÀO NO DIREITO BRASILEIRO Origens históricas e evolução dos Direitos Humanos. Conceito de Direitos Humanos. A Declaração Universal dos

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam:

PLANO DE ENSINO. Promover o desenvolvimento das competências e habilidades definidas no perfil do egresso, quais sejam: PLANO DE ENSINO CURSO: Direito SÉRIE: 5º Semestre DISCIPLINA: Processo Civil de Conhecimento CARGA HORÁRIA SEMANAL: 02 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 40 horas/aula I EMENTA Atos de Comunicação Processual.

Leia mais

PLANO DE ENSINO I EMENTA

PLANO DE ENSINO I EMENTA PLANO DE ENSINO CURSO: Direito SÉRIE: 3º Semestre DISCIPLINA: Teoria da Empresa CARGA HORÁRIA SEMANAL: 1,5 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 30 horas/aula I EMENTA Teoria da Empresa. Empresa. Empresário.

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 Componente Curricular:HERMENÊUTICA E LÓGICA JURÍDICA Código: DIR 164 CH Total: 60h Pré-requisito: Metodologia

Leia mais

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Direito Tributário I Código: DIR -563 Pré-requisito: - Período Letivo: 2016.1 Professor: Frederico

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS EMENTAS DO CURSO DE FILOSOFIA Currículo Novo (a partir de 2010/1) NÍVEL I HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA Reflexão acerca da transição do pensamento mítico ao filosófico. Estudo de problemas, conceitos e

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Disciplina: FILOSOFIA Código da Disciplina: NDC 141 Curso: Engenharia de Produção Semestre de oferta da disciplina: 1 Faculdade responsável: Núcleo das Disciplinas Comuns (NDC) Programa

Leia mais

INTRODUÇAO AO ESTUDO DO DIREITO

INTRODUÇAO AO ESTUDO DO DIREITO Tercio Sampaio Ferrazjunior - INTRODUÇAO AO ESTUDO DO DIREITO Técnica, Decisão, Dominação 8ª Edição Revista e ampliada SÃO PAULO EDITORA ATLAS S.A. - 2015 1987 by Editora Atlas SA 1.ed. 1988; 2. ed. 1994;

Leia mais

QUESTÕES DE FILOSOFIA DO DIREITO

QUESTÕES DE FILOSOFIA DO DIREITO QUESTÕES DE FILOSOFIA DO DIREITO QUESTÃO 1 Considere a seguinte afirmação de Aristóteles: Temos pois definido o justo e o injusto. Após distingui-los assim um do outro, é evidente que a ação justa é intermediária

Leia mais

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás.

liberada por se tratar de um documento não aprovado pela PUC Goiás. PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação - PROGRAD Plano de Ensino 2016/1 Atenção! Este Plano de Ensino é um Rascunho. Sua impressão não está liberada por se tratar de um documento

Leia mais

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO DIREITO (1. ANO)

PROGRAMA DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO DIREITO (1. ANO) FACULDADE DE DIREITO UNIVERSIDADE DE MACAU CURSO DE LICENCIATURA EM DIREITO EM LÍNGUA PORTUGUESA ANO LECTIVO DE 2011/2012 PROGRAMA DA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO AO DIREITO (1. ANO) DISCIPLINA ANUAL CARGA

Leia mais

DIREITO CIVIL PARTE 5 INTRODUÇÃO AO DIREITO CIVIL

DIREITO CIVIL PARTE 5 INTRODUÇÃO AO DIREITO CIVIL DIREITO CIVIL PARTE 5 INTRODUÇÃO AO DIREITO CIVIL 5. SISTEMAS JURÍDICOS conceito abrangente, suplanta o senso comum de normas vigentes ou agrupamento de ordenamentos com elementos comuns. 5.1. Compreensão

Leia mais

TÍTULO: PRINCIPAIS CLÁUSULAS DA CONVENÇÃO INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS

TÍTULO: PRINCIPAIS CLÁUSULAS DA CONVENÇÃO INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS 16 TÍTULO: PRINCIPAIS CLÁUSULAS DA CONVENÇÃO INTERAMERICANA DE DIREITOS HUMANOS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA: DIREITO INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA AUTOR(ES):

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Dr. Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto. Segunda 10:10 h / terça 10:10 h

PLANO DE ENSINO. Dr. Francisco José Rodrigues de Oliveira Neto. Segunda 10:10 h / terça 10:10 h UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DEPARTAMENTO DE DIREITO Campus Universitário - Trindade - Caixa Postal 476 88040-900 - Florianópolis - Santa Catarina Fone: (048) 3721-9815

Leia mais

7 Referências Bibliográficas

7 Referências Bibliográficas 7 Referências Bibliográficas ANITUA, Gabriel Ignacio. Histórias dos pensamentos criminológicos. Tradução Sérgio Lamarão. Rio de Janeiro: Revan: Instituto Carioca de Criminologia, 2008. Pensamento criminológico;

Leia mais

1 Texto Completo Disponível em: Tema 2. Dogmática Jurídica. Pablo Jiménez Serrano *

1 Texto Completo Disponível em:    Tema 2. Dogmática Jurídica. Pablo Jiménez Serrano * 1 Tema 2. Dogmática Jurídica. Pablo Jiménez Serrano * Conteúdo: 1. Dogmática Jurídica. 1.1 Raízes históricas da dogmática jurídica. 1.1.1 A contribuição dos glosadores. 2 A teoria dogmática no pensamento

Leia mais

2 CAPÍTULOS DE OBRAS A SEREM ABORDADOS:

2 CAPÍTULOS DE OBRAS A SEREM ABORDADOS: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO - DOUTORADO PLANO SINTÉTICO DE ENSINO DISCIPLINA: TÓPICOS SOBRE DEBATES TEÓRICOS NO CONSTITUCIONALISMO CONTEMPORÂNEO PROFESSOR

Leia mais

Catálogo. 1º semestre Direito. Integrando soluções, tecnologia e conteúdo

Catálogo. 1º semestre Direito.  Integrando soluções, tecnologia e conteúdo Catálogo 2012 1º semestre Direito Biodireito Ciência Política Deontologia Jurídica Dicionários Integrando soluções, tecnologia e conteúdo 8ª edição Biodireito O EstadO atual do Biodireito estado atual

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 CRÉDITO: 03 NOME DA DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA NOME DO CURSO: DIREITO

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 CRÉDITO: 03 NOME DA DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA NOME DO CURSO: DIREITO 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 2 CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 CRÉDITO: 03 NOME DA DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA NOME DO CURSO: DIREITO CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 2. EMENTA Contexto histórico da sociologia Jurídica.

Leia mais

2017 CURSO DE DIREITO

2017 CURSO DE DIREITO Faculdade de Direito de Franca PROGRAMA DE ENSINO 2017 CURSO DE DIREITO 1 - INFORMAÇÕES GERAIS: 1.1 - DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II 1.2 - SÉRIE : 3 º ANO DO CURSO DE GRADUAÇÃO 1.3 TURMAS A e B 1.4

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL EMENTA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA CURSO TÉCNICO EM INSTRUMENTO MUSICAL EMENTA CURSO: Instrumento Musical PLANO DE ENSINO IDENTIFICAÇÃO NOME DA UNIDADE ACADÊMICA: Unidade Acadêmica IV COMPONENTE CURRICULAR: Filosofia CARGA HORÁRIA SEMANAL: 2 horas DOCENTE RESPONSÁVEL: Diversos EMENTA

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Educação, Filosofia e Teologia PLANO DE ENSINO FILOSOFIA 1ª ETAPA

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE Centro de Educação, Filosofia e Teologia PLANO DE ENSINO FILOSOFIA 1ª ETAPA Curso / Núcleo Temático: Teologia /Núcleo de Ética e Cidadania (NEC) PLANO DE ENSINO FILOSOFIA 1ª ETAPA Ética e Cidadania I Professor (es): DRT: Etapa: 1ª. 2h/aulas semanais Semestre Letivo: 2º/2014 Estudo

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

INTRODUÇÃO CRíTICA AO DIREITO

INTRODUÇÃO CRíTICA AO DIREITO STJ00097208 Michel Miaille INTRODUÇÃO CRíTICA AO DIREITO 3." edição 2005 EDITORIAL ESTAMPA FICHA TÉCNICA Título original: Une llltroductioll Critique au Droit Tradução: Ana Prata Capa: José Antunes Ilustração

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO HISTÓRIA DA FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA I 1º semestre de 2017 Disciplina obrigatória Destinada: alunos de Filosofia Código: FLF0248 Pré-requisito: FLF0113 e FLF0114 Prof. Eduardo Brandão Carga horária: 120h

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. 1. Curso: Direito 2. Código: 14 e Turno(s) Diurno X Noturno X

PROGRAMA DE DISCIPLINA. 1. Curso: Direito 2. Código: 14 e Turno(s) Diurno X Noturno X Universidade Federal do Ceará Pró-Reitoria de Graduação Coordenadoria de Projetos e Acompanhamento Curricular Divisão de Pesquisa e Desenvolvimento Curricular PROGRAMA DE DISCIPLINA 1. Curso: Direito 2.

Leia mais

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de Formação Fundamental. Docente Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni

Período Turma (s) Eixo de Formação Eixo de Formação Fundamental. Docente Prof. Dr. Rafael Lazzarotto Simioni Página 1 de 5 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código SOCIOLOGIA JURIDICA 71 Período Turma (s) 3º Período A, B e D Eixo de Formação Eixo de Formação Fundamental Carga Horária 32

Leia mais

Eixo de Formação Eixo de Formação Fundamental Docente: Prof. Me. Julio Cesar da Silva Tavares

Eixo de Formação Eixo de Formação Fundamental Docente: Prof. Me. Julio Cesar da Silva Tavares Página 1 de 6 Disciplina Curso Graduação DE GRADUACÃO Curso Semestral Código ECONOMIA I 60 Período Turma (s) Carga Horária 1º A, B e D 32 horas-aula relógio 39 horas-aula Ano 1º Semestre de 2017 Eixo de

Leia mais

PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração Educação. Aulas teóricas: 04 Aulas práticas: 04

PROGRAMA DE ENSINO. Área de Concentração Educação. Aulas teóricas: 04 Aulas práticas: 04 PROGRAMA DE ENSINO Disciplina : Temas Contemporâneos Semestre Código Ano Letivo Área de Concentração Educação Curso: MESTRADO ( X ) DOUTORADO ( X ) Número de créditos: 08 Carga Horária: 120 hs Números

Leia mais

SEMINÁRIO FILOSÓFICO INTERDIOCESANO SANTO AGOSTINHO MATOLA

SEMINÁRIO FILOSÓFICO INTERDIOCESANO SANTO AGOSTINHO MATOLA SEMINÁRIO FILOSÓFICO INTERDIOCESANO SANTO AGOSTINHO MATOLA PLANO ANALÍTICO DE HERMENÊUTICA Docente 2º Ano, 2º Semestre de 2018 Carga horária total: 64. Carga horária semanal: 4 (Pedro Cebola Mazi) pedrocebola@ymail.com

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Componente Curricular: DIREITO PROCESSUAL CIVIL II PLANO DE CURSO

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Componente Curricular: DIREITO PROCESSUAL CIVIL II PLANO DE CURSO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Componente Curricular: DIREITO PROCESSUAL CIVIL II Código: DIR-369c CH Total: 60H Pré-requisito: Direito Processual Civil I Período Letivo: 2016.1 Turma: 5º semestre Professor:

Leia mais

OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Habilidades

OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Habilidades UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA Campus de Porto Velho Departamento Acadêmico de Ciências Jurídicas PLANO DE ENSINO CURSO: DIREITO DISCIPLINA: DIREITO CIVIL I ANO LETIVO: 2019.1 SEMESTRE: 1 o PERÍODO:

Leia mais

RESUMO Filosofia do Direito Elza Boiteux

RESUMO Filosofia do Direito Elza Boiteux RESUMO Filosofia do Direito Elza Boiteux - 2018 Filosofia do Direito Curso Diurno 1 semestre de 2018 Noção preliminar: A palavra filosofia significa amizade ou amor pela sabedoria 1. Atribuiu-se este significado

Leia mais