APOSTILA : TRATAMENTO DE PISCINA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "APOSTILA : TRATAMENTO DE PISCINA"

Transcrição

1 APOSTILA : TRATAMENTO DE PISCINA Trat Bem Piscinas sempre pensando em você!

2 TRATAMENTO DE PISCINA Introdução Para manter a água da piscina limpa e saudável é necessário que seja feito dois tipos de tratamento corretamente. São eles : - Tratamento Físico Está relacionado a aspiração,,remoção de sujeiras com peneiras, limpeza das bordas e filtração. - Tratamento Químico Está relacionado ao equilíbrio químico e a ação dos produtos na água (aplicação de cloro e a manutenção em geral).

3 Tratamento Físico POSIÇÕES DO FILTRO A posição Filtrar é tão importante quanto o tratamento químico e deve ser feita diariamente. A água passa pela areia do filtro, é filtrada e devolvida limpa para piscina. Para que esse procedimento seja feito, é necessário : 1º Colocar a válvula seletora do filtro na posição FILTRAR; 2º Abrir Registro : Ralo de Fundo Aspiração Skimmer (Coadeira) se houver Retorno de Água Filtrada ou Recirculada Fechar Registro : Esgoto Obs. : Observar se o bocal de aspiração está com TAMPA. Caso não esteja, providenciar com URGÊNCIA.

4 A posição Retrolavar visa retirar as impurezas da areia do filtro. O ideal é que seja feito pelo menos 1 mês por mês. Para que esse procedimento seja feito, é necessário : 1º Colocar a válvula seletora do filtro na posição RETROLAVAR OU LAVAR ; 2º Abrir Registro : Ralo de Fundo Esgoto Aspiração Fechar Registro : Skimmer (Coadeira) se houver Retorno de Água Filtrada ou Recirculada

5 A posição Pré-Filtrar é obrigatória após a lavagem da areia do filtro. Observe o visor transparente para verificar se a água que está passando por ele está limpa. Para que esse procedimento seja feito, é necessário : 1º Colocar a válvula seletora do filtro na posição PRÉ-FILTRAR; 2º Abrir Registro : Aspiração Ralo de Fundo Esgoto Fechar Registro : Skimmer (Coadeira) se houver Retorno de Água Filtrada ou Recirculada

6 A posição Recircular somente deve ser usada no caso da utilização de Sulfato de Alumínio ou tratamento que exija uma redução de PH em filtros feitos de ferro. Para que esse procedimento seja feito, é necessário : 1º Colocar a válvula seletora do filtro na posição RECIRCULAR ; 2º Abrir Registro : Aspiração Ralo de Fundo Skimmer (Coadeira) se houver Retorno de Água Filtrada ou Recirculada Fechar Registro : Esgoto Obs. : Nessa posição, a água não passa pela areia.

7 A posição Drenar essa posição esvaziará parcialmente ou totalmente a piscina, sem passar pela areia do filtro. É indicada para a retirada de muita sujeira do fundo da piscina, por meio da aspiração (é uma maneira de não saturar a areia do filtro) Para que esse procedimento seja feito, é necessário : 1º Colocar a válvula seletora do filtro na posição DRENAR ; 2º Abrir Registro : Ralo de Fundo Esgoto Fechar Registro : Aspiração Skimmer (Coadeira) se houver Retorno de Água Filtrada ou Recirculada Obs. : Nessa posição, a água não passa pela areia do filtro (vai direto para o esgoto).

8 ASPIRAÇÃO Esse procedimento é essencial para remover a sujeira depositada no fundo da piscina. Existem dias maneiras de aspirar a piscina : 1ª Aspirar FILTRANDO Essa operação deve ser realizada quando não existir muita sujeira depositada no fundo da piscina. Não podemos esquecer que essa sujeira fica retirada na areia do filtro. Para realizar esse procedimento é necessário : 1º Colocar a válvula seletora do filtro na posição FILTRAR; 2º Abrir Registro : Aspiração Retorno de Água Filtrada ou Recirculada Fechar Registro : Ralo de Fundo Skimmer (Coadeira) se houver Esgoto

9 2ª Aspirar DRENANDO Essa operação deve ser realizada quando houver grande quantidade de sujeira no fundo da piscina. Dessa forma a sujeira não passará pela areia do filtro e sairá direto pelo esgoto. Para realizar esse procedimento é necessário : 1º Colocar a válvula seletora do filtro na posição FILTRAR; 2º Abrir Registro : Aspiração Esgoto Fechar Registro : Ralo de Fundo Skimmer (Coadeira) se houver Retorno de Água Filtrada ou Recirculada Obs. : Procurar tirar a sujeira mais grossa com a peneira.

10 Informações importante sobre o Filtro - O nível e a qualidade de areia do filtro devem ser verificados a cada 12 meses. A qualidade da areia influi diretamente sobre a qualidade da água. - É necessário efetuar a retrolavagem da areia do filtro uma vez por mês ou quando o manômetro acusar necessidade. - O manômetro serve para para medir a pressão da água, indicando quando deve ser feita a retrolavagem da areia. - Qualquer problema relacionado a retorno de areia do filtro para dentro da piscina, um técnico deve ser chamado.

11 Tratamento Químico O tratamento químico é fundamental para deixar a água cristalina, pronta para o uso. Dessa forma, 3 passos iniciais são fundamentais, são eles : - Alcalinidade Total - Ph - Cloro Livre Para efetuar essas medições a primeira coisa que deve ser feita é o cálculo do VOLUME DE ÁGUA DA PISCINA que deve ser feito da seguinte forma : Comprimento x Largura x Profundidade = VOLUME DE ÁGUA (em m³) Obs. : Se a piscina for irregular, ou seja, com variações na profundidade, é necessário calcular a PROFUNDIDADE MÉDIA : Parte rasa + Parte funda 2 = PROFUNDIDADE MÉDIA 1º - ALCANILINIDADE TOTAL : Para medir a Alcalinidade da água é necessário um ESTOJO PRÓPRIO com reagentes específicos. Esse índice é de extrema importância porque se não estiver regulado nenhum produto reage, nem mesmo o cloro, podendo assim haver um desperdício de produtos químicos, além de deixar a água sem tratamento. O índice normal é de 80 a 120ppms. Caso o resultado seja menor do que 80ppms é necessário colocar uma dosagem de ELEVADOR DE ALCALINIDADE. Essa dosagem deve ser calculada de acordo com o resultado do teste bem como com o volume da água da piscina.

12 Exemplo : Resultado do teste - 60ppms Volume da água da piscina - 50m³ Fórmula : 50m³ x 17gramas do produto = 850gramas (para subir 10ppms) O resultado do teste foi de 60ppms, como é necessário subir para 120ppms (índice normal) pede-se para colocar na água 6 vezes a quantidade necessária, ou seja, 850gramas x 6 = 5100gramas. O procedimento então deverá ser o seguinte: Em um balde plástico com água da piscina misture a quantidade desejada, espalhe essa mistura pela piscina (atenção para não jogar todos o produto num único lado da piscina). Coloque então o Filtro na POSIÇÃO FILTRAR e deixe que funcione por aproximadamente 6 horas. 2º - ph (potencial de hidrogênio) Medida que verifica se a água está ácida (ph baixo), neutra (ph 7.0) ou básica (ph alto). O índice normal deve ser de 7.0 a 7.4. Isso é calculado por um teste que deve ser feito com um ESTOJO PRÓPRIO. Para regular esse índice existem produtos específicos, tanto para abaixar o ph (caso o resultado for acima de 7.4) REDUTOR DE PH, quanto para aumentar (caso o resultado for abaixo de 7.0) ELEVADOR DE PH. A quantidade do produto a ser colocada na água deve estar de acordo com o resultado obtido no teste.

13 O produto deve ser colocado num balde com a água da própria piscina e espalhado em cantos diversos. A partir daí o filtro deverá funcionar por 6 horas na posição FILTRAR. 3º - CLORO Para saber se a piscina está ou não clorada também é necessário utilizar um ESTOJO TESTE ESPECÍFICO. Estando estabilizado os índices de ALCALINIDADE e de ph a piscina deve ser clorada respeitando o índice de 4 gramas por m³ para piscinas residenciais e de 7 gramas por m³ para piscinas coletivas. O índice recomendável que deve ser mantido é de 1 a 3ppms. Obs. : No caso de contaminação da água (animais mortos, fezes, etc) é necessário efetuar um SUPER CLORAÇÃO, ou seja, 14 gramas de CLORO GRANULADO por m³. Prevenção e Eliminação de Algas As algas aparecem através das chuvas, ventos e poeira. A piscina com algas fica com sua coloração alterada bem como com o fundo e as paredes escorregadios. Para PREVENIR o aparecimento de algas na piscina é indicado colocar uma dosagem (de acordo com o tamanho da piscina) de ALGICIDA MANUTENÇÃO de 7 em 7 dias. Mas se as algas já existirem o indicado é colocar uma dosagem (de acordo com o tamanho da piscina) de ALGICIDA CHOQUE.

14 Esses produtos devem ser colocados no momento da filtragem da água. Floculação A floculação é recomendada quando a piscina estiver bem suja. Primeiramente é necessário MEDIR A ALCALINIDADE (e ajustá-la como seja necessário) e MEDIR O PH (e ajustá-lo caso seja necessário), após esses procedimentos inicia-se o processo de DECANTAÇÃO da seguinte forma : - Adicione a quantidade recomendada na embalagem do produto (depende do tamanho da piscina) do FLOCULANTE num balde plástico junto com a água da piscina jogando essa mistura em cantos alterados. - Coloque o filtro na posição RECIRCULAR por duas horas para que o produto seja misturado. - Desligue o filtro e deixe o produto agir por 12 horas. - Após 12 horas aspire o fundo da piscina DRENANDO (ou seja, jogando essa água fora). DICAS e RECOMENDAÇÕES : Utilizar a dosagem correta dos produtos; Espalhar os produtos de forma homogênea sobre a superfície da água; Adicionar CLORO de preferência a noite (o calor faz com que o produto evapore mais rapidamente); Não abandonar o tratamento no período de inverno para não colocar em risco a saúde das pessoas; Sempre manusear os produtos químicos em local seguro e arejado utilizando luvas plásticas, máscara e óculos de proteção.

15 Possíveis problemas e as soluções 1º Caso : Água Esverdeada Causas Prováveis : Presença de algas Água sem tratamento Tratamento inadequado Soluções : Medir Alcanilidade (ajustá-lo para 80ppms a 120ppms) Medir ph (ajustá-lo para 7,0 a 7,4) Escovar fundo e paredes com escova apropriada Colocar o filtro para funcionar na posição filtrar Adicionar Algicida Choque ainda com o filtro em funcionamento Deixar o filtro funcionando por umas 6 horas. Caso esse procedimento não solucione o problema, então será necessário efetuar uma FLOCULAÇÃO, segue próximos passos : Adicionar FLOCULANTE (na quantidade específica ao tamanho da piscina) Colocar o filtro na posição RECIRCULAR (para homogenizar o produto) Desligar o filtro e deixar o produto agir por 12 horas Aspirar DRENANDO a sujeira que deverá estar no fundo da piscina.

16 2º Caso : Superfície da água gordurosa Causas Prováveis : Presença de bronzeador na água da piscina Presença de fuligem na água da piscina Soluções : Envolver a peneira da piscina em um pano e realizar a limpeza da superfície; Fazer uma supercloração com 14 gramas de cloro granulado. 3º Caso : Dificuldade para ajustar ph Causas Prováveis : Alcalinidade desajustada. Soluções : Ajustar a alcalinidade conforme instruções citadas nessa apostila. 4º Caso : Irritação nos olhos Causas Prováveis : ph desajustado. Soluções : Medir Alcanilidade (ajustá-lo para 80ppms a 120ppms) Medir ph (ajustá-lo para 7,0 a 7,4)

MANUAL BÁSICO DE TRATAMENTO QUÍMICO

MANUAL BÁSICO DE TRATAMENTO QUÍMICO MANUAL BÁSICO DE TRATAMENTO QUÍMICO O Tratamento Químico e fundamental para deixar a água da piscina saudável, limpa e cristalina. Você necessita medir, inicialmente, três parâmetros: Alcalinidade Total,

Leia mais

MANUAL BÁSICO DE TRATAMENTO FÍSICO

MANUAL BÁSICO DE TRATAMENTO FÍSICO MANUAL BÁSICO DE TRATAMENTO FÍSICO Ao abordar o tratamento físico, discutiremos assuntos relacionados à limpeza com acessórios (aspiração, remoção de sujeiras com peneiras, limpeza das bordas, entre outros),

Leia mais

CONHEÇA O SISTEMA HIDRÁULICO DE UMA PISCINA

CONHEÇA O SISTEMA HIDRÁULICO DE UMA PISCINA TRATAMENTO FÍSICO Consiste na remoção de todas impurezas físicas visíveis na água ou depositadas nas superfícies internas das piscinas, como por exemplo, as folhas, os insetos, poeiras, argila, minerais

Leia mais

INSTRUÇÕES DE COMO FLOCULAR A ÁGUA TURVA DE SUA PISCINA:

INSTRUÇÕES DE COMO FLOCULAR A ÁGUA TURVA DE SUA PISCINA: COMO MANTER A SUA PISCINA!! TROCA DA ÁGUA A água de sua piscina é permanente, ou seja, sendo bem cuidada jamais haverá necessidade de troca. Mesmo que por eventual descuido ela esteja bastante irregular.

Leia mais

Funções do Filtro e Manuseio de Registros

Funções do Filtro e Manuseio de Registros Parabéns! Ao adquirir uma Piscina Sólazer, você está levando também a experiência de uma empresa que já instalou milhares de unidades, proporcionando sempre a máxima satisfação para seus usuários. Sua

Leia mais

RESOLVENDO PROBLEMAS DE TRATAMENTO QUÍMICO DA SUA PISCINA

RESOLVENDO PROBLEMAS DE TRATAMENTO QUÍMICO DA SUA PISCINA RESOLVENDO PROBLEMAS DE TRATAMENTO QUÍMICO DA SUA PISCINA Os problemas que ocorrem na piscina podem geralmente ser resolvidos com um tratamento padrão descrito para cada caso, sendo adaptado para cada

Leia mais

Termo de Entrega & Garantia das Piscinas NADO LIVRE

Termo de Entrega & Garantia das Piscinas NADO LIVRE Termo de Entrega & Garantia das Piscinas NADO LIVRE Agradecimento A NADO LIVRE ARTE EM PISCINAS agradece a você a preferência e deseja momentos repetidos de alegrias. Para nós foi muito importante ajudá-lo

Leia mais

LEONARDO DE ARRUDA DELGADO ORIENTAÇÕES PARA O TRATAMENTO DA PISCINA DA AABB DE BARRA DO CORDA

LEONARDO DE ARRUDA DELGADO ORIENTAÇÕES PARA O TRATAMENTO DA PISCINA DA AABB DE BARRA DO CORDA LEONARDO DE ARRUDA DELGADO ORIENTAÇÕES PARA O TRATAMENTO DA PISCINA DA AABB DE BARRA DO CORDA BARRA DO CORDA MARÇO DE 2006 Índice 1 INTRODUÇÃO... 3 2 TRATAMENTO FÍSICO... 4 2.1 Limpeza Física... 4 2.2

Leia mais

Guia Prá)co para Tratamento de Piscinas

Guia Prá)co para Tratamento de Piscinas Guia Prá)co para Tratamento de Piscinas Apresentação Este manual foi criado para fornecer importantes informações sobre o tratamento de piscinas e todos os processos envolvidos. Um guia que traz conceitos

Leia mais

TRATAMENTO DA ÁGUA. PISCINAS Conselhos Úteis

TRATAMENTO DA ÁGUA. PISCINAS Conselhos Úteis PISCINAS Conselhos Úteis TRATAMENTO DA ÁGUA Como calculo a capacidade de água da minha piscina? Antes de iniciar qualquer tratamento na piscina, deve conhecer qual a sua capacidade (volume). Desta forma,

Leia mais

MANUAL DE MANUTENÇÃO DE PISCINAS PRIVADAS

MANUAL DE MANUTENÇÃO DE PISCINAS PRIVADAS MANUAL DE MANUTENÇÃO DE PISCINAS PRIVADAS As piscinas necessitam de cuidado e manutenção correta para as conservar em perfeitas condições de higiene e limpeza. Para além da própria natureza da água da

Leia mais

INTRODUÇÃO. 1 Por a piscina a funcionar

INTRODUÇÃO. 1 Por a piscina a funcionar INTRODUÇÃO 1 Por a piscina a funcionar Instruções para o início da temporada 1 Se for necessário, deve reparar a superfície do vaso da piscina. Limpar com uma solução de 10 cc de Algidelsa por litro de

Leia mais

COMO TRATAR A ÁGUA DA PISCINA

COMO TRATAR A ÁGUA DA PISCINA COMO TRATAR A ÁGUA DA PISCINA CAPACIDADE DA PISCINA Antes de iniciar qualquer tratamento na sua piscina, deve conhecer qual a capacidade (vol.) de mesma. Desta forma, poderá calcular exatamente as dosagens

Leia mais

MANUAL BÁSICO PARA O TRATAMENTO DE SUA PISCINA

MANUAL BÁSICO PARA O TRATAMENTO DE SUA PISCINA MANUAL BÁSICO PARA O TRATAMENTO DE SUA PISCINA A empresa Linha de Produtos Linha de Produtos HTH Linha de Produtos Genco Linha de Produtos hidroall Tratamento de piscinas residenciais. Informações importantes

Leia mais

MANUAL DE MANUTENÇÃO DE PISCINAS

MANUAL DE MANUTENÇÃO DE PISCINAS MANUAL DE MANUTENÇÃO DE PISCINAS Índice Introdução... 3 Funcionamento da Filtração... 4 Funcionamento da Válvula múltivias... 5 Lavagem ou Descolmatação do Filtro... 6 Tempo de Filtração Diária... 7 Desinfecção

Leia mais

MANUAL DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO MEGAPISCINAS

MANUAL DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO MEGAPISCINAS MANUAL DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO MEGAPISCINAS Segunda edição Novembro/2011 Elaboramos este manual com o intuito de facilitar os procedimentos de limpeza e tratamento químico/físico de piscinas, promovendo

Leia mais

DICAS PARA TRATAMENTO DE SUA PISCINA

DICAS PARA TRATAMENTO DE SUA PISCINA DICAS PARA TRATAMENTO DE SUA PISCINA Há ações que precisam de sua atenção! O tratamento de sua piscina é importante e imprescindível para o uso adequado e salutar de sua família. A freqüência da filtragem,

Leia mais

Manual Completo Tratamento de Piscinas. Multclor

Manual Completo Tratamento de Piscinas. Multclor Manual Completo Tratamento de Piscinas Nosso diferencial está nas pessoas Os profissionais da são especialistas em suas áreas de atuação, profundos conhecedores do mercado e comprometidos com resultados.

Leia mais

CUBOS FILTRO PRESSURIZADO 5.000 10.000 15.000

CUBOS FILTRO PRESSURIZADO 5.000 10.000 15.000 MANUAL DO USUÁRIO CUBOS FILTRO PRESSURIZADO 5.000 10.000 15.000 M.U. REVISÃO 001 www.cubos.com.br 2 1) INTRODUÇÃO... 3 2) PEÇAS... 3 3) INSTRUÇÕES DE USO... 3 3.1) MONTAGEM... 3 3.1.1) POSICIONAMENTO DO

Leia mais

Guia completo. para tratamento de águas de piscinas residenciais. Genco Química Industrial Ltda. junho 2004 São Paulo. 3 a edição

Guia completo. para tratamento de águas de piscinas residenciais. Genco Química Industrial Ltda. junho 2004 São Paulo. 3 a edição Guia completo para tratamento de águas de piscinas residenciais Genco Química Industrial Ltda. junho 2004 São Paulo 3 a edição Trata bem sua piscina 2004 Genco Química Industrial Ltda. Todos os direitos

Leia mais

Manual de manutenção de piscinas

Manual de manutenção de piscinas Manual de manutenção de piscinas Indice Os nosso produtos 1 Capacidade da piscina 2 Desinfecção e fitração da água 3 Arranque da piscina 4 ph da água 5 Prevenção de algas 5 Programa de manutenção 6 Preparação

Leia mais

Manutenção Piscina.doc

Manutenção Piscina.doc Manter uma piscina limpa com água cristalina é o objectivo fácil de alcançar, basta seguir as regras básicas de manutenção. Siga sempre as regras básicas de manutenção: Não se esqueça da limpeza do rebordo

Leia mais

Manual de Tratamento de Piscinas

Manual de Tratamento de Piscinas Manual de Tratamento de Piscinas Tratamento Físico Tratamento Químico Tabela de dosagens Problemas mais comuns 1 Hidroazul Indústria e Comércio Ltda. Rua João Dias Neto, D Vila Reis CEP 36770-902 Cataguases

Leia mais

A partir de agora vamos dar um apelido ao hipoclorito de sódio, vamos chamá-lo de HIPO

A partir de agora vamos dar um apelido ao hipoclorito de sódio, vamos chamá-lo de HIPO COMO USAR HIPOCLORITO DE SÓDIO (HIPO) NO TRATAMENTO DE PISCINAS A palavra piscina nos causa a impressão de verão, calor e muita diversão, mas se a água não for devidamente tratada, toda essa imagem pode

Leia mais

Manual de Tratamento de Piscinas

Manual de Tratamento de Piscinas Manual de Tratamento de Piscinas Tratamento Físico Tratamento Químico Tabela de dosagens Problemas mais comuns 1 2 Índice 1 - Hidroazul 2 - Como manusear produtos químicos com segurança 3 - Informações

Leia mais

Instruções para Instalação e Funcionamento do Conjunto de Filtração Epex para Piscinas Residenciais

Instruções para Instalação e Funcionamento do Conjunto de Filtração Epex para Piscinas Residenciais Instruções para Instalação e Funcionamento do Conjunto de Filtração Epex para Piscinas Residenciais filtros em fiberglass com multiválvula de 6 vias e eletrobomba dry flow com pré-filtro - linha av - linha

Leia mais

Filtros. Manual de instalação, operação e manutenção

Filtros. Manual de instalação, operação e manutenção Filtros Manual de instalação, operação e manutenção Filtros Série P/ X Índice Produto... 3 Cuidados básicos... 4 Definição de piscina... 4 Instalação... 5 Esquema de ligação... 6 Importante... 7 Como identificar

Leia mais

Manual de Instruções

Manual de Instruções Sistema Q1 Pool de tratamento de piscinas Linha Q1 Home Índice Manual de Instruções Seção 1 Informações Gerais 1.1 Sistema Q1 Pool...2 1.2 Características...2 1.3 Componentes...2 Seção 2 Instalação do

Leia mais

- Manual Prático e Fundamentos. SNatural Meio Ambiente

- Manual Prático e Fundamentos. SNatural Meio Ambiente Tratamento de Água - Manual Prático e Fundamentos SNatural Meio Ambiente Rua das Orquídeas, 94 Vila Mariana SP São Paulo 04050 000 Fone: 11 5072 5452 www.snatural.com.br snatural@sti.com.br 1 Tratamento

Leia mais

10º Prêmio FIESP Conservação e Reúso de Água

10º Prêmio FIESP Conservação e Reúso de Água Ambiental MS Projetos Equipamentos e Sistemas Ltda. 10º Prêmio FIESP Conservação e Reúso de Água MS ECO RA 3.000 AUTO ESTAÇÃO COMPACTA PARA TRATAMENTO E REÚSO DE EFLUENTES Cliente: VIACÃO SALUTARIS E TURISMO

Leia mais

AMBIENTAL MS PROJETOS EQUIPAMENTOS E SISTEMAS

AMBIENTAL MS PROJETOS EQUIPAMENTOS E SISTEMAS AMBIENTAL MS PROJETOS EQUIPAMENTOS E SISTEMAS MANUAL DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO SISTEMA DE APROVEITAMENTO DE ÁGUA PLUVIAL MS TAC 4000 REV.02 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE TRATAMENTO PARA REUSO....

Leia mais

O que é Água Filtrada?

O que é Água Filtrada? O que é Água Filtrada? Via Filtros Sistemas Filtrante 2015 Falar de água filtrada interessa a todos, afirmo isso porque eu mesmo já procurei muito sobre esse assunto e queria entender o porquê é importante

Leia mais

MANUAL DE HIGIENIZAÇÃO

MANUAL DE HIGIENIZAÇÃO MANUAL DE HIGIENIZAÇÃO Como fazer a ordenha correta Para fazer a ordenha mecânica, você deve seguir os mesmos passos da ordenha manual. Siga as etapas abaixo indicadas: 1 Providencie um ambiente para a

Leia mais

EQUILIBRIO da ÁGUA. TRATAMENTO DE ÁGUA DETERGÊNCIA INDUSTRIAL CONSUMÍVEIS p/ RESTAURAÇÃO E HOTELARIA DETERGENTES TÊXTEIS

EQUILIBRIO da ÁGUA. TRATAMENTO DE ÁGUA DETERGÊNCIA INDUSTRIAL CONSUMÍVEIS p/ RESTAURAÇÃO E HOTELARIA DETERGENTES TÊXTEIS EQUILIBRIO da ÁGUA NíVEIS de ph e alcalinidade ph mais sólido PRODUTO NO.: FORUSPLUS PH Produto: FORUSPLUS PH - ph Mais Sólido Categoria: Equílibrio da Água 15Kg COD: Q082 Descrição: Incrementador de ph

Leia mais

EQUIPAMENTOS. Transferência mecânica:

EQUIPAMENTOS. Transferência mecânica: EQUIPAMENTOS Transferência mecânica: Objetivos do equipamento: a) Garantir o acesso seguro à piscina para qualquer pessoa, b) Previnir possíveis riscos de acidente nas transferências ou manipulações, c)

Leia mais

Gerador de Ozônio LTO Light Tech

Gerador de Ozônio LTO Light Tech LTO Light Tech Manual do Proprietário Instalação e Manutenção LTO para tratamento de piscinas Linha LTO Índice Seção 1 Informações Gerais Manual de Instruções 1.1 Gerador de Ozônio LTO... 3 1.2 Características...

Leia mais

OBSERVAÇÃO: O USUÁRIO É RESPONSÁVEL PELA ELIMINAÇÃO DAS REVISÕES ULTRAPASSADAS DESTE DOCUMENTO

OBSERVAÇÃO: O USUÁRIO É RESPONSÁVEL PELA ELIMINAÇÃO DAS REVISÕES ULTRAPASSADAS DESTE DOCUMENTO Página 1 de 12 DESCRIÇÃO DAS REVISÕES REV DATA ALTERAÇÃO OBSERVAÇÃO 00 14/05/09 19/12/09 Emissão inicial Estruturação geral Emissão Aprovada N/A OBSERVAÇÃO: O USUÁRIO É RESPONSÁVEL PELA ELIMINAÇÃO DAS

Leia mais

MANUAL DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO

MANUAL DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO Ambiental MS Projetos Equipamentos e Sistemas Ltda. MANUAL DE OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO SISTEMA DE TRATAMENTO E REÚSO DE ÁGUA DE LAVAGEM DE VEÍCULOS MS ECO RA 800 REV.02 SUMÁRIO 2 1 INTRODUÇÃO AO SISTEMA DE

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS

FICHA DE INFORMAÇÃO DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FIS 00001 1/6 1) IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome do Produto: Empresa: Endereço: Água sanitária Super Cândida Indústrias Anhembi S/A Matriz: Rua André Rovai, 481 Centro Osasco SP Telefone: Matriz:

Leia mais

RID - REGISTRO DE IDENTIDADE DIGITAL Conheça o RID - Registro de Identidade Digital... 6 O RID agiliza a troca do revestimento vinílico...

RID - REGISTRO DE IDENTIDADE DIGITAL Conheça o RID - Registro de Identidade Digital... 6 O RID agiliza a troca do revestimento vinílico... 10ª edição setembro/2010 revestimento vinilico Ed10_f - 2008.pmd 29 ÍNDICE Obrigado por adquirir mais um produto Sibape. Pode ter certeza de que esse produto é resultado da nossa mais sincera vontade de

Leia mais

Sua família merece esse trato

Sua família merece esse trato Manual de Instalação, Operação e Manutenção Sua família merece esse trato Índice Assuntos / Páginas Esquemas de instalação 4 Esquemas elétricos de ligação 5 Apresentação conceitual do produto 5 Cuidados

Leia mais

Manual do Consumidor

Manual do Consumidor Manual do Consumidor Lavadoras Lavemaq Antes de ligar a lavadora leia atentamente este manual. 1- Prezado consumidor, Obrigado por ter escolhido um produto LAVE MAQ. Somos uma empresa que desde 1981 fabrica

Leia mais

A IMPOR TÂNCIA DA LIMPEZA DA ÁGUA DE PISCINA PARA A SAÚDE DOS BANHISTAS

A IMPOR TÂNCIA DA LIMPEZA DA ÁGUA DE PISCINA PARA A SAÚDE DOS BANHISTAS FACULDADE DE PINDAMONHANGABA KATIA APARECIDA LEITE RANGEL DOS SANTOS A IMPOR TÂNCIA DA LIMPEZA DA ÁGUA DE PISCINA PARA A SAÚDE DOS BANHISTAS PINDAMONHANGABA/SP, 2013 KATIA APARECIDA LEITE RANGEL DOS SANTOS

Leia mais

NATURAL NATURAL COM OZÔNIO NATURAL COM OZÔNIO COM OZÔNIO

NATURAL NATURAL COM OZÔNIO NATURAL COM OZÔNIO COM OZÔNIO Manual de Instalação Leia com atenção antes de usar o produto CONTEÚDO Sistema de tratamento de água de piscinas residenciais com ozônio Pooltec Componentes do sistema Instalação Leia antes de começar

Leia mais

RELATÓRIO TÉCNICO. Hidróxido de Sódio 98,48% Carbonato de Sódio 1,50%

RELATÓRIO TÉCNICO. Hidróxido de Sódio 98,48% Carbonato de Sódio 1,50% RELATÓRIO TÉCNICO 1 - Produto: MADESODA 2 - Forma física: Sólido (Escamas) 3 - Categoria: Desincrustante alcalino - Venda Livre ao Consumidor 4 - Formulação: Componentes Concentração (p/p) Hidróxido de

Leia mais

Filtros e Bombas. A Piscina dos seus Sonhos.

Filtros e Bombas. A Piscina dos seus Sonhos. Dúvidas Filtros e Bombas A Piscina dos seus Sonhos. - Filtros Água vazando para o esgoto. Nas opções filtrar e recircular, observo através do visor de retrolavagem que a água continua indo para o esgoto

Leia mais

H A R V A R D U N I V E R S I T Y EH&S Awarenss Training SEGURANÇA ELÉTRICA

H A R V A R D U N I V E R S I T Y EH&S Awarenss Training SEGURANÇA ELÉTRICA EH&S Awarenss Training SEGURANÇA ELÉTRICA As informações de segurança a seguir podem ajudá-lo a evitar perigos e choques elétricos. Mantenha sua área de trabalho limpa e seca. Nunca trabalhe ao redor de

Leia mais

CUBOS FILTRO PRESSURIZADO 5000 10000 15000 5000 UV 16W

CUBOS FILTRO PRESSURIZADO 5000 10000 15000 5000 UV 16W MANUAL DO USUÁRIO CUBOS FILTRO PRESSURIZADO 5000 10000 15000 5000 UV 16W M.U. REVISÃO 002 www.cubos.com.br 2 1) INTRODUÇÃO... 3 2) PEÇAS... 3 3) INSTRUÇÕES DE USO... 3 3.1) MONTAGEM... 3 3.1.1) POSICIONAMENTO

Leia mais

GB ECO Solutions. especialista em soluções ambientais para um PLANETA SUSTENTÁVEL. Reuso e Aproveitamento de Água da Chuva

GB ECO Solutions. especialista em soluções ambientais para um PLANETA SUSTENTÁVEL. Reuso e Aproveitamento de Água da Chuva GB ECO Solutions especialista em soluções ambientais para um PLANETA SUSTENTÁVEL GB ECO Solutions www.gb-ecosolutions.com.br info@gb-ecosolutions.com.br + 55 11 4702-4619 Cotia/SP Sistemas de Remediação

Leia mais

ÍNDICE. Introdução...2. Descrição do filtro...2. Dimensões...4. Dados técnicos do filtro...5. Instalação física dos equipamentos...

ÍNDICE. Introdução...2. Descrição do filtro...2. Dimensões...4. Dados técnicos do filtro...5. Instalação física dos equipamentos... ÍNDICE Introdução...2 Descrição do filtro...2 Seleção do filtro...3 Dimensões...4 Dados técnicos do filtro...5 Instalação física dos equipamentos...5 Instalação hidráulica...7 Recomendações importantes...9

Leia mais

ULITEC-1000 LIMPA TANQUE

ULITEC-1000 LIMPA TANQUE MANUAL DE INSTRUÇÕES ULITEC-1000 LIMPA TANQUE MOTOR ELÉTRICO / MOTOR A GASOLINA APRESENTAÇÃO A DOCTOR DIESEL parabeniza-o(s) pela aquisição do(s) produto(s) de nossa fabricação, pois ao investir em tecnologia

Leia mais

Filtro para Piscina. Manual de instalação, operação e manutenção

Filtro para Piscina. Manual de instalação, operação e manutenção Filtro para Piscina Manual de instalação, operação e manutenção Manual de instalação, operação e manutenção Índice Produto Parabéns...2 Funcionamento Antes de iniciar o funcionamento...3 Localização...3

Leia mais

Como funciona seu produto. Refrigerador CRA30. 1 - Porta do Congelador 2 - Congelador 3

Como funciona seu produto. Refrigerador CRA30. 1 - Porta do Congelador 2 - Congelador 3 Como funciona seu produto Comece por aqui. Se você quer tirar o máximo proveito da tecnologia contida neste produto, leia o Guia Rápido por completo. Refrigerador CRA30 1 Características Gerais 1 1 - Porta

Leia mais

CONHEÇA O AÇO INOX E SUAS PARTICULARIDADES

CONHEÇA O AÇO INOX E SUAS PARTICULARIDADES CONHEÇA O AÇO INOX E SUAS PARTICULARIDADES Os produtos SODRAMAR em Aço Inox são fabricados utilizando matéria prima com alto padrão de qualidade, e como tal merecem cuidados. Preocupados em manter a beleza

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÃO E SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS MATERIAL SAFETY DATA SHEET (MSDS) LAT 54

FICHA DE INFORMAÇÃO E SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS MATERIAL SAFETY DATA SHEET (MSDS) LAT 54 LAT 54 1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO E DA EMPRESA Nome Comercial do Produto: LAT 54 - DETERGENTE SEMIPASTOSO ESPUMANTE Identificação da Empresa: Química Foz do Iguaçu Ind. e Com. de Prod. Químicos Ltda.

Leia mais

COMPONENTES PRINCIPAIS DO DESSALINIZADOR

COMPONENTES PRINCIPAIS DO DESSALINIZADOR COMPONENTES PRINCIPAIS DO DESSALINIZADOR 03 TUBOS DE ALTA PRESSÃO Nestes tubos estão instaladas as membranas, onde os espelhos de travamento, tubulações e mangueiras devem estar bem encaixados e sem vazamento.

Leia mais

Introdução...2. Especificação do produto...2. Dimensionamento...5. Posicionamento do skimmer compact...7. Instalação hidráulica...

Introdução...2. Especificação do produto...2. Dimensionamento...5. Posicionamento do skimmer compact...7. Instalação hidráulica... Introdução...2 Especificação do produto...2 Identificação dos modelos...3 Identificação do produto...4 Dimensionamento...5 Posicionamento do skimmer BL / BP...6 Posicionamento do skimmer compact...7 Instalação

Leia mais

Sociedade e Tecnologia

Sociedade e Tecnologia Sociedade e Tecnologia Tema: Tratamento de água Problematização Inicial Conta de água e esgoto (consumo total e per capita; unidades; consumo mês/ano). Desafio Calcule seu consumo doméstico de água e veja

Leia mais

02/08/2015. Padrões de potabilidade TRATAMENTO DA ÁGUA. Tratamento da água. Tratamento da água. Tratamento da água

02/08/2015. Padrões de potabilidade TRATAMENTO DA ÁGUA. Tratamento da água. Tratamento da água. Tratamento da água Padrões de potabilidade A água própria para o consumo deve obedecer certos requisitos: TRATAMENTO DA ÁGUA Professor: André Luiz Montanheiro Rocha Disciplina: Gestão de Recursos Naturais 2ª COLÉGIO ESTADUAL

Leia mais

Diante da atual situação de desabastecimento de água na cidade. Orientações à população para uso da Água. prefeitura.sp.gov.

Diante da atual situação de desabastecimento de água na cidade. Orientações à população para uso da Água. prefeitura.sp.gov. Prefeitura do Município de São Paulo Secretaria Municipal da Saúde Coordenação de Vigilância em Saúde - COVISA 08 de abril de 05 Orientações à população para uso da Água Diante da atual situação de desabastecimento

Leia mais

PLANO DE TRATAMENTO E MONITORIZAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA CONTROLO E DESINFEÇÃO DAS ÁREAS UTILIZADAS PELOS UTENTES

PLANO DE TRATAMENTO E MONITORIZAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA CONTROLO E DESINFEÇÃO DAS ÁREAS UTILIZADAS PELOS UTENTES PLANO DE TRATAMENTO E MONITORIZAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA CONTROLO E DESINFEÇÃO DAS ÁREAS UTILIZADAS PELOS UTENTES Piscina Municipal do Parque de Campismo de Mirandela ÍNDICE 1. Enquadramento Legal 3 2.

Leia mais

PRESSURIZADOR PL - 9 MANUAL DE INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO, FUNCIONAMENTO E GARANTIA. ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR 0800 0 17 28 44 www.lorenzetti.com.

PRESSURIZADOR PL - 9 MANUAL DE INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO, FUNCIONAMENTO E GARANTIA. ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR 0800 0 17 28 44 www.lorenzetti.com. PRESSURIZADOR ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR 0800 0 17 28 44 www.lorenzetti.com.br Lorenzetti S.A. Indústrias Brasileiras Eletrometalúrgicas Av. Presidente Wilson, 1230 - CEP 03107-901 Mooca - São Paulo - SP

Leia mais

Manual de Instruções Purificador AcquaFlex Eletrônico. Imagem meramente ilustrativas.

Manual de Instruções Purificador AcquaFlex Eletrônico. Imagem meramente ilustrativas. Manual de Instruções Purificador AcquaFlex Eletrônico Imagem meramente ilustrativas. Purificador Acqua Flex LIBELL Eletrônico 1- MANUAL DE USUÁRIO Parabéns por ter escolhido a Libell Eletrodomésticos Ltda.

Leia mais

P O O L C L E A N U V C ES-150 S I S T E M A D E D E S C O N T A M I N A Ç Ã O U V C P A R A P I S C I N A ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

P O O L C L E A N U V C ES-150 S I S T E M A D E D E S C O N T A M I N A Ç Ã O U V C P A R A P I S C I N A ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS P O O L C L E A N U V C ES-150 S I S T E M A D E D E S C O N T A M I N A Ç Ã O U V C P A R A P I S C I N A ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 3 a EDIÇÃO 1 AVISOS Este informativo traz as instruções de instalação,

Leia mais

AQUECIMENTO SOLAR PISCINA RESIDENCIAL GRANDE PORTE CDT

AQUECIMENTO SOLAR PISCINA RESIDENCIAL GRANDE PORTE CDT CONHECENDO O SISTEMA DE AQUECIMENTO SOLAR CENTER SOL Componentes do Sistema de Aquecimento Reservatório de Água Fria: É o reservatório principal de água que possui uma ligação direta com o Reservatório

Leia mais

CASA DE MÁQUINAS MANUAL DE INSTALAÇÃO

CASA DE MÁQUINAS MANUAL DE INSTALAÇÃO CASA DE MÁQUINAS MANUAL DE INSTALAÇÃO CASA DE MÁQUINAS Item essencial para qualquer tipo de piscina. É nela que ficam acondicionados o Sistema Filtrante (Filtro e Bomba) registros, válvulas, fios e acionadores.

Leia mais

(NOME COMPLETO EM LETRA DE FORMA) INSTRUÇÕES

(NOME COMPLETO EM LETRA DE FORMA) INSTRUÇÕES UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA COMISSÃO PERMANENTE DE SELEÇÃO CONCURSO PÚBLICO EDITAL N o 135/2011 FUNÇÃO: AUXILIAR OPERACIONAL CALDEIRA (NOME COMPLETO EM LETRA DE FORMA) INSTRUÇÕES (N o DE INSCRIÇÃO)

Leia mais

CONHEÇA A SUA LAVADORA

CONHEÇA A SUA LAVADORA Manual de Instrução A família Mueller agradece a preferência por nossos produtos, tendo a certeza de que você adquiriu um produto de alta tecnologia e qualidade. Este manual possui todos os detalhes para

Leia mais

CAPACIDADE DA PISCINA

CAPACIDADE DA PISCINA CAPACIDADE DA PISCINA Antes de iniciar qualquer tratamento na sua piscina, deve conhecer qual a capacidade (vol.) de mesma. Desta forma, poderá calcular exactamente as dosagens dos produtos químicos que

Leia mais

(174IO) KIT MANUTENÇÃO DE PISCINAS DE LUXO PORTUGUESE SIZE: 4.875 X 7.25 PANTONE 295U 06/15/2012

(174IO) KIT MANUTENÇÃO DE PISCINAS DE LUXO PORTUGUESE SIZE: 4.875 X 7.25 PANTONE 295U 06/15/2012 MANUAL DO USUÁRIO NORMAS IMPORTANTES DE SEGURANÇA Leia e siga corretamente as instruções de montagem e segurança. Kit Manutenção de Piscinas de Luxo (58959/E) Somente para propósito de ilustração. A piscina

Leia mais

S A. Filtro de Piscina. Manual de Utilização e Instalação. Serviço de Atendimento ao Consumidor Tel.: 0800 021 9290 www.dancor.com.

S A. Filtro de Piscina. Manual de Utilização e Instalação. Serviço de Atendimento ao Consumidor Tel.: 0800 021 9290 www.dancor.com. Filtro de Piscina Manual de Utilização e Instalação S A Desd e1 94 6 BO MB AS EF ILTR OS - Consumidores - Representantes - Revendedores Serviço de Atendimento ao Consumidor Tel.: 0800 021 9290 www.dancor.com.br

Leia mais

INFORMAÇOES TÉCNICA DOS SERVIÇOS

INFORMAÇOES TÉCNICA DOS SERVIÇOS INFORMAÇOES TÉCNICA DOS SERVIÇOS 3 - LIMPEZA E MANUTENÇÃO Informamos abaixo a forma correta de como proceder à limpeza profunda. Os equipamentos utilizados estão dimensionados de acordo com o tamanho do

Leia mais

Leia atentamente antes de usar

Leia atentamente antes de usar Leia atentamente antes de usar MANUAL DE INSTRUÇÕES www.btcmail.com.br PURIFICADOR DE ÁGUA Obrigado por adquirir produtos POLAR. O PURIFICADOR DE ÁGUA POLAR reúne design, qualidade, praticidade e garantia

Leia mais

MAXIJUNTA - 3 EM 1 PRODUTO:

MAXIJUNTA - 3 EM 1 PRODUTO: INDICAÇÕES: Argamassa colante de assentamento e rejuntamento simultâneo flexível de alta adesividade para áreas internas e externas. Assenta e rejunta pastilhas de porcelana e cerâmica até 7,5 x 7,5 cm,

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES. ozônio. ambiental

MANUAL DE INSTRUÇÕES. ozônio. ambiental MANUAL DE INSTRUÇÕES ozônio ambiental Gerador de Ozônio Q1 Home para tratamento de piscinas Linha Q1 Home Índice Manual de Instruções Seção 1 Informações Gerais 1.1 Gerador de Ozônio Q1 Home... 3 1.2

Leia mais

Agosto 2014. Os preços apresentados estão sujeitos a IVA à taxa legal em vigor e podem ser alterados sem aviso prévio.

Agosto 2014. Os preços apresentados estão sujeitos a IVA à taxa legal em vigor e podem ser alterados sem aviso prévio. Agosto 2014 DESINFECÇÃO COM CLORO 160001001 CTX-200/GR DICLORO GR 03137 [505980] 5KG 34,00 Dicloro granulado de dissolução rápida, altamente estabilizado e com um conteúdo útil de 55% em cloro, para o

Leia mais

1. INTRODUÇÃO 2. INSTALAÇÃO. 2.1 Localização do equipamento

1. INTRODUÇÃO 2. INSTALAÇÃO. 2.1 Localização do equipamento 1. INTRODUÇÃO A sua bomba de calor OUROTHERM é extremamente eficiente e econômica desenvolvida especificamente para aquecimento de piscinas. O seu projeto e operação são similares ao de um condicionador

Leia mais

11/07 246-04/00 072413 REV.1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO. www.britania.com.br sac@britania.com.br ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR MANUAL DE INSTRUÇÕES

11/07 246-04/00 072413 REV.1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO. www.britania.com.br sac@britania.com.br ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR MANUAL DE INSTRUÇÕES 11/07 246-04/00 072413 REV.1 SOMENTE PARA USO DOMÉSTICO www.britania.com.br sac@britania.com.br ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR MANUAL DE INSTRUÇÕES ELIMINAÇÃO DE PROBLEMAS ASPIRADOR NÃO LIGA Verificar se a

Leia mais

Manual de Instruções. Aquecedor de Ambiente Halógeno. Modelo: MA - 012 H. Versão 191212. www.martau.com.br SAC: 0800 51 7546. ATENÇÃO: Não Cobrir

Manual de Instruções. Aquecedor de Ambiente Halógeno. Modelo: MA - 012 H. Versão 191212. www.martau.com.br SAC: 0800 51 7546. ATENÇÃO: Não Cobrir ATENÇÃO: Não Cobrir www.martau.com.br SAC: 0800 5 7546 Versão 922 Aquecedor de Ambiente Halógeno Modelo: MA - 02 H Anotações Índice - Introdução...4 2 - Recomendações de segurança...5 2. - Símbolos e

Leia mais

Conheça o seu Pureit. 14. Reservatório de Repouso 15. Bomba de Retrolavagem. 1. Visor Transparente

Conheça o seu Pureit. 14. Reservatório de Repouso 15. Bomba de Retrolavagem. 1. Visor Transparente Conheça o seu Pureit Veja na ilustração os diferentes componentes do purificador Pureit. Isso vai ajudá-lo a entender melhor a descrição do produto e este manual. 1. Visor Transparente 2. Tampa do Filtro

Leia mais

Caixa d Água. Materiais necessários. Anotações. 0800 771 0001 odebrechtambiental.com odebrecht.amb

Caixa d Água. Materiais necessários. Anotações. 0800 771 0001 odebrechtambiental.com odebrecht.amb Materiais necessários Separe todo o material que será utilizado para a limpeza do seu reservatório. Anotações Papai, precisamos separar o material de limpeza. Claro, filha! Caixa d Água SAIBA COMO LIMPAR

Leia mais

Diante da atual situação de desabastecimento de água na cidade. Orientações à população para uso da Água. prefeitura.sp.gov.

Diante da atual situação de desabastecimento de água na cidade. Orientações à população para uso da Água. prefeitura.sp.gov. Prefeitura do Município de São Paulo Secretaria Municipal da Saúde Coordenação de Vigilância em Saúde - COVISA 08 de abril de 05 Orientações à população para uso da Água Diante da atual situação de desabastecimento

Leia mais

E 200. linha floor care. limpeza e manutenção de pisos. Limpador Alcalino de Uso Geral. cleanup

E 200. linha floor care. limpeza e manutenção de pisos. Limpador Alcalino de Uso Geral. cleanup cleanup linha floor care limpeza e manutenção de pisos E 200 Limpador Alcalino de Uso Geral Desenvolvido para limpeza leve e pesada em todos os tipos de superfícies laváveis (bancadas, paredes, máquinas

Leia mais

www.cubos.com.br 2 1) INTRODUÇÃO 3 2) PEÇAS 3 3) INSTRUÇÕES DE USO 3 4) MANUTENÇÃO 5 5) ESPECIFICAÇÕES 6 6) GARANTIA 6 7) CONTATO 6

www.cubos.com.br 2 1) INTRODUÇÃO 3 2) PEÇAS 3 3) INSTRUÇÕES DE USO 3 4) MANUTENÇÃO 5 5) ESPECIFICAÇÕES 6 6) GARANTIA 6 7) CONTATO 6 MANUAL DO USUÁRIO CUBOS UV LIGHT 8W PRO 15W 30W 15W CRISTAL DE QUARTZO 30W CRISTAL DE QUARTZO 55W HO CRISTAL DE QUARTZO 75W HO CRISTAL DE QUARTZO 36W COMPACTO CRISTAL DE QUARTZO 60W COMPACTO CRISTAL DE

Leia mais

Linha Higiene Natural Solução Limpeza HD20 (cód. 0031) Ficha Técnica

Linha Higiene Natural Solução Limpeza HD20 (cód. 0031) Ficha Técnica Solução Limpeza HD20 (cód. 0031) Descrição: produto natural para limpeza pesada, concentrado e de fácil aplicação. Remove manchas incrustadas como marcas de pneu, graxas, óleos, gorduras e sujeiras em

Leia mais

Tratamento de Água Clorador de pastilhas

Tratamento de Água Clorador de pastilhas Tratamento de Água Clorador de pastilhas Tratamento de Água Clorador de pastilhas BELO HORIZONTE EMATER MG maio de 2014 FICHA TÉCNICA Autora: Pedagoga Maria Edinice Soares Souza Rodrigues Coordenadora

Leia mais

2101 ARGAMASSA MATRIX REVESTIMENTO INTERNO Argamassa para Revestimento Interno de alvenaria

2101 ARGAMASSA MATRIX REVESTIMENTO INTERNO Argamassa para Revestimento Interno de alvenaria FICHA TÉCNICA DE PRODUTO 1. Descrição: A argamassa 2101 MATRIX Revestimento Interno, é uma argamassa indicada para o revestimento de paredes em áreas internas, possui tempo de manuseio de até 2 horas,

Leia mais

Abaixo pode ver como funciona a maior das 197 ETAs de São Paulo, a de Guaraú, que fica na zona norte da capital e abastece 8,1 milhões de pessoas!

Abaixo pode ver como funciona a maior das 197 ETAs de São Paulo, a de Guaraú, que fica na zona norte da capital e abastece 8,1 milhões de pessoas! A água captada de rios ou represas vem com folhas, peixes, lodo e muitas bactérias. Para chegar às casas limpa e sem cheiro, ela passa cerca de três horas dentro de uma estação de tratamento (ETA), o que

Leia mais

MAXIJUNTA - PASTILHAS DE PORCELANA

MAXIJUNTA - PASTILHAS DE PORCELANA INDICAÇÕES: Argamassa colante de assentamento e rejuntamento simultâneo flexível, de alta adesividade, para áreas internas e externas. O Maxijunta Pastilhas de Porcelana é indicado principalmente para

Leia mais

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ. Nome do produto: Botatop HD 150 FISPQ nº: 721 Data da última revisão: 02/04/2007

FICHA DE INFORMAÇÕES DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS FISPQ. Nome do produto: Botatop HD 150 FISPQ nº: 721 Data da última revisão: 02/04/2007 Página 1 de 5 1. Identificação do produto e da empresa - Nome do produto: Botatop HD 150 - Código interno do produto: 721 - Nome da empresa: MC-Bauchemie Brasil Indústria e Comércio Ltda - Endereço: Av.

Leia mais

CATÁLOGO DE PRODUTOS 2014 LAVADORAS, CENTRÍFUGAS E SECADORAS. www.mueller.ind.br

CATÁLOGO DE PRODUTOS 2014 LAVADORAS, CENTRÍFUGAS E SECADORAS. www.mueller.ind.br CATÁLOGO DE PRODUTOS 2014 LAVADORAS, CENTRÍFUGAS E SECADORAS www.mueller.ind.br Unidade Lavadoras Há 65 anos, a Mueller tem o mesmo compromisso: criar soluções inteligentes para as famílias. Tanto que

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES

MANUAL DE INSTRUÇÕES MANUAL DE INSTRUÇÕES ASPIRADOR DE PÓ 800 W COM CABO TELESCÓPICO Equipamento somente para uso doméstico. Obrigado por escolher um produto com a marca Tramontina. Por favor, leia o Manual de Instruções por

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO LEIA COM ATENÇÃO ANTES DE USAR O PRODUTO

MANUAL DE INSTALAÇÃO LEIA COM ATENÇÃO ANTES DE USAR O PRODUTO MANUAL DE INSTALAÇÃO LEIA COM ATENÇÃO ANTES DE USAR O PRODUTO Conteúdo Sistema de tratamento de água de piscinas residenciais com ozônio Panozon...3 Componentes do sistema...4 Instalação...5 Leia antes

Leia mais

Índice Assuntos Página Produto Instalação hidráulica Instalação Elétrica Equipamento Certificado de Garantia

Índice Assuntos Página Produto Instalação hidráulica Instalação Elétrica Equipamento Certificado de Garantia Índice Assuntos Página Produto Apresentação... 1 Cuidados básicos... 2 Instalação hidráulica Muito importante... 3 Tabela de seleção das tubulações... 3 Tabela das características gerais... 4 Tabela de

Leia mais

MANUAL INFORMATIVO PARA ORDENHA MECÂNICA BPA 34 3818-1300 34 9684-3150. bpa@cemil.com.br REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

MANUAL INFORMATIVO PARA ORDENHA MECÂNICA BPA 34 3818-1300 34 9684-3150. bpa@cemil.com.br REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA ilustra BPA REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA Normativa nº 51 18/09/2002. Regulamentos Técnicos de Produção, Identidade e Qualidade do Leite tipo A, do Leite tipo B, do Leite tipo C, do Leite Pasteurizado e do

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA HABITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO URBANO

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA HABITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO URBANO PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO SECRETARIA DA HABITAÇÃO E DESENVOLVIMENTO URBANO DEPARTAMENTO DE CONTROLE DO USO DE IMÓVEL - CONTRU () - 1 - PROCEDIMENTOS E CUIDADOS 1. Verifique no lacre, no rótulo

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES CRYSTALLI 9W

MANUAL DE INSTRUÇÕES CRYSTALLI 9W MANUAL DE INSTRUÇÕES CRYSTALLI 9W Leia o Manual MANUAL DO USUÁRIO SARLO POND CRYSTALLI 9W Antes de utilizar o produto, leia atentamente este manual que é parte integrante do produto e guarde-o para futuras

Leia mais