SABERES, PRÁTICAS E CONTROLE DOS CORPOS: UMA ANÁLISE FEMINISTA DO JORNAL NEWS SELLER

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SABERES, PRÁTICAS E CONTROLE DOS CORPOS: UMA ANÁLISE FEMINISTA DO JORNAL NEWS SELLER"

Transcrição

1 493 SABERES, PRÁTICAS E CONTROLE DOS CORPOS: UMA ANÁLISE FEMINISTA DO JORNAL NEWS SELLER Clara Guimarães Santiago 1 Esta comunicação é um recorte da minha pesquisa de mestrado no programa de pós-graduação em ensino, história, filosofia da ciência e matemática na Universidade Federal do ABC, que é financiada pela FAPESP e intitulada de Mulher, ciência e tecnologia: uma analise feminista do jornal News Seller, ela diz respeito a um jornal que foi criado em 11 de maio de 1958 e que tinha um conteúdo voltado, inicialmente, para a região de Santo André-SP, mas que não demorou a cobrir a toda a região do ABC. Esta pesquisa é interdisciplinar e tenta dialogar com a epistemologia feminista, história das ciências e Michel Foucault, tem como objetivo analisar as matérias direcionadas ao público feminino entre os anos de 1960 a Durante um período inicial essas matérias foram, inicialmente, publicadas aleatoriamente no jornal, mas depois de 1964 foram criados locais específicos para ela, primeiro em uma coluna chamada Mulher e lar, depois no suplemento Entre nós... as mulheres, e por fim em um suplemento em forma de encarte chamado Ela. Nosso objetivo de pesquisa é compreender quais as relações entre gênero, ciência e tecnologia contidas nas matérias publicadas e direcionadas ao público feminino pelo jornal News Seller. E nossa hipótese de pesquisa é que em uma sociedade machista, em plena transformação tecnológica e autoritária politicamente, a divulgação do conhecimento científico para as mulheres foi domesticados. O autoritarismo político diz respeito ao golpe ocorrido em 31 de março de 1964, que instaura uma ditadura militar no Brasil, e que se estende para além do período final desta pesquisa. Por isso, temos como hipótese que esse discurso autoritário influenciou de alguma forma os discursos do jornal. 1 Mestranda em Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática pela UFABC. Bolsista FAPESP. <claragui@gmail.com>.

2 494 Esta comunicação trará um recorte entre os anos de 1964 e 1965, fazendo uma breve análise do período baseando-se na arqueologia do saber de Michel Foucault, apontando a primeira ruptura encontrada. Mas a pesquisa como um todo, se propõe também a realizar uma análise do uso da ciência nas matérias baseadas no entendimento de que a ciência pode ser utilizada como mecanismo de manutenção das verdades. 1. Epistemologia feminista Para Simone Schmidt (2004, p.17) o feminismo é múltiplo em si mesmo por atuar em diversos campos, nesse sentido, deve ser entendido como uma arena, depois, como um campo teórico, uma prática interpretativa e, por fim, como um lugar político. Sendo assim, devem ser problematizadas as relações entre teoria e prática que perfazem o feminismo em sua própria constituição. O problema da teoria e prática está atrelado a um entendimento de que a ciência é algo neutro, pois o feminismo, necessariamente, significa tomar um posicionamento. Guacira Lopes Louro (2003, p. 143) defende que a pesquisa feminista não é desinteressada, pois ela fala de algum lugar, nesse sentido, pesquisar sobre feminismo é assumir que não existe uma ciência neutra ou desinteressada. Dessa forma, a pesquisa feminista não objetiva só a introdução das mulheres nas ciências, mas questiona o modo tradicional de fazer ciência, propor novos modelos, mas, essencialmente, ter disposição epistemológica e política para rever a postura frente às pesquisas. É assumir a instabilidade no fazer científico, subverter matrizes de pensamento, acolher a fluidez, numa arena que tradicionalmente tentou estabelecer verdades duráveis. (Louro, 2003, p. 146). Nesse sentido, os desafios desse tipo de pesquisa são epistemológicos, pois referem-se a modos de conhecer, implicam discutir quem pode conhecer, que áreas ou domínios da vida podem ser objeto de conhecimento, que tipo de perguntas podem ser feitas. (Louro, 2003, p. 154). Esta é uma pesquisa feminista, portanto busca se posicionar politicamente e falar de um local específico.

3 Foucault Michelle Perrot (2005, p ) afirma que ao olhar para a obra de Michel Foucault de uma forma rápida, percebe-se uma certa ausência sobre as questões das mulheres ou de gênero. Entretanto, apesar disso, percebe-se que há um movimento crescente de pesquisas sobre mulheres que tem utilizado a obra do autor como referencial teórico. As maiores críticas que são feitas, nesse sentido, são em relação ao seu androcentrismo, mas isso não impede que a epistemologia feminista tenha se apropriado de suas teorias como referencial teórico, principalmente, com as seguintes características: Sobre o poder, o corpo sexual como alvo e veículo do biopoder, as estratégias de resistência ou as tecnologias de si. Todas aderem à sua crítica ao universalismo, e, a maior parte delas, à crítica ao existencialismo. Entretanto, a maioria hesita em segui-lo em sua crítica às identidades sexuais. (PERROT, 2005, p. 490) Segundo Margareth Rago (2011, p. 2) a crítica de algumas feministas as teorias de Michel Foucault se dão em parte pela falta de contato com toda extensão de sua obra, principalmente, a última fase. A historiadora aponta o uso das artes da existência, das técnicas de si e da parresia como um novo campo teórico para pesquisas históricas relacionadas com a temática feminista. No caso específico das artes da existência, Foucault entende como uma forma dos antigos gregos e romanos investirem na produção de subjetividade, era uma forma de equilíbrio entre a racionalidade e o lado emocional dos sujeitos, seria então, não se deixar escravizar pelo outro, um agir com autonomia. (Rago, 2011, p. 8) Sobre essas relações entre o feminismo e Foucault, podemos citar, por exemplo, o discurso médico (Nascimento da Clínica), pois na medicina, essa trajetória nos leva a manutenção do saber médico enquanto mecanismo disciplinar, pois caberia ao médico ter o domínio do controle disciplinar, e ao hospital a função de assegurar o esquadrinhamento, a vigilância, a disciplinarização. (Foucault, 2007, p.108). Sendo assim, a institucionalização da medicina se mostrou como um segundo meio ou estratégia de buscas para legitimação das relações de poder, por outro lado também é uma prática considerada essencial ao fazer científico, pois é por meio dela que o cientista pode divulgar suas pesquisas à sociedade. E é por meio dessa divulgação

4 496 que os indivíduos conhecem o que é certo e errado, e o que é saudável para o seu corpo. É através da prática médica e do controle do corpo que os discursos machistas (Rago, 2001, Swan, 2001) são perpetuados também, sejam na definição do que é saudável ao corpo feminino, nas práticas obstetrícias e em alguns casos na normalização da violência. O corpo masculino é considerado o modelo universal de humano, e o da mulher o outro. O problema dessa forma de lidar com o corpo e a saúde está na naturalização dos discursos, esse conflito pode se tornar ainda maior se levarmos em consideração que a constituição do gênero não é binária. (Aquino, 2006) Além das relações entre as ciências médicas e o controle dos corpos, o poder também utiliza como mecanismo de controle social o direito. Foucault (2007, p.179) desenha um triângulo para entrelaçar as relações do poder, que seriam: poder, direito e verdade. Em nossa sociedade essas relações funcionam com base nos discursos verdadeiros, pois não existe para Foucault poder sem verdade: buscamos, produzimos, confessamos e a procuramos em todos os locais ou circunstâncias. Produzimos verdade com o mesmo ímpeto que produzimos riquezas, pois verdade e riqueza estão relacionadas e totalmente, entrelaçadas. Pois também somos submetidos à verdade no âmbito da legislação, pois é por meio das leis que se define o que é verdade, e assim, somos julgados, condenados, classificados, obrigados a desempenhar tarefas e destinados a um certo tipo de viver ou morrer em função dos discursos verdadeiros que trazem consigo elementos específicos de poder. (Foucault, 2007, p.180) O poder é algo que circula, que não pode ser encontrado em um algum local específico, pois se constitui em forma de rede e está em todos os locais. Ele não se aplica aos indivíduos, passa por eles. Por isso não podemos dizer que está na mão de algumas pessoas ou em um só local, pois não se trata de uma coisa, de algo palpável. O poder circula por meio dos indivíduos que ele mesmo criou, seus corpos são a massa que o alimenta. (Foucault, 2007, p )

5 Arqueologia do saber A história para Foucault (2009) é feita por meio de rupturas, limiares e descontinuidades. É a história que observa o que está escrito no documento e o que também não está escrito, que se debruça sobre objetos mais individualizados. Uma vez suspensa essas formas imediatas de continuidade, todo um domínio encontra-se, de fato, liberado. Trata-se de um domínio imenso, mas que se pode definir: é constituído pelo conjunto de todos os enunciados efetivos (quer tenham sido falados ou escritos), em sua dispersão de acontecimentos e na instância própria de cada um. (FOUCAULT, 2009, p. 30) Assim, não se trata de buscar somente os enunciados de uma língua, a descrição dos discursos, todas as suas falas, mas de buscar os silêncios também, o invisível que perpassa pelas linhas escritas, o não dito. (Foucault, 2009, p. 31) Essa descontinuidade liberta as formas fixas, os modelos que estavam focados no amplo, mas que ao mesmo tempo limitava os discursos, nesse contexto, os enunciados têm um papel fundamental. (Foucault, 2009, p. 90) Muitas vezes o conceito de enunciado é confundido com o que a lógica chama de proposição ou a gramática entende como frase, mas o enunciado está, além disso, pode-se, por exemplo, ter dois enunciados juntos com sentidos opostos; um enunciado por ser uma frase, mas também pode ser uma palavra. (Foucault, 2009, p. 91) A arqueologia se pretende a definir os discursos em sua especificidade e trata-os como uma espécie de monumentos, pois não interessa a ela entendê-los como documentos ou signos de outras coisas. Ela busca a definição e as normas das práticas discursivas em obras que são individuais, entretanto, não se propõe a reconstruir as coisas, não tenta repetir e reproduzir as palavras e discursos, pelo contrário, é a descrição sistemática de um discurso-objeto. (Foucault, 2009, p.158) Ela diz respeito à forma com que os elementos se relacionam internamente, que em conjunto possuem uma função. Esse espaço feito de organizações se baseia em rupturas, são organizações descontínuas. (Foucault, 2007b, p. 298) A história tradicional se organiza por meio de cronologias que trabalhava em um espaço fixo para todas as coisas, sejam identidades ou discursos qualitativos, o objetivo era sempre delimitar espaços já pré-determinados. Foucault (2007b, p. 299) diz que os

6 498 princípios que organizam os espaços na arqueologia são: analogia e sucessão. Do século XIX em diante, as práticas mudam, já não são mais cronológicas, passam a ser trabalhadas por meio de analogias. Se refletirmos sobre esse contexto dentro das ciências humanas, Foucault (2007b, p. 475) diz: O modo de ser do homem, tal como se constituiu no pensamento moderno, permite-lhe desempenhar dois papéis: está, ao mesmo tempo no fundamento de todas as positividades, e presente, de uma forma que não se pode sequer dizer privilegiada, no elemento das coisas empíricas. Esse fato e não se trata aí da essência em geral do homem, mas pura e simplesmente desse a priori histórico que, desde o século XIX, serve de solo quase evidente ao nosso pensamento esse fato é, sem dúvida, decisivo para o estatuto a ser dado às ciências humanas, a esse corpo que conhecimentos (...) que toma por objeto o homem no que ele tem de empírico. As ciências humanas não tiveram um período precursor ou uma tradição que tivesse delimita, anteriormente, seu objeto de pesquisa. Esse entendimento que se constituiu de homem ocidental não existia em períodos anteriores, pois essas ciências se deram por uma necessidade de dar conta de questões que surgiram, as análises passaram a ser sobre o homem e suas relações sociais, sua vida em sociedade, seja individualmente ou em grupo. Os argumentos deixaram de ser opiniões e passam a ser um acontecimento na ordem do saber. (Foucault, 2007b, p ) Neste contexto, a história não é um campo fixo, datado e que pode ser reduzido a formas, conteúdos e normas. O fazer histórico não é algo isento, isolado e objetivo, nem que deve se restringir ao documento como única fonte de conhecimento. A história é feita subjetividade, pois a subjetividade dos sujeitos estudados ou do historiador deve ser levada em consideração. (Rago & Gimenes, 2000, p.9-10) 3. A ruptura Foucault (2009b. p.31) aponta a necessidade de observar a história por meio das rupturas, por isso, gostaríamos de destrinchar a ruptura ocorrida em O ano de 1964 inicia com matérias direcionadas para mulheres publicadas no 1º caderno do News Seller, mas que estão situadas em páginas separadas, pois não existe uma ligação

7 499 organizacional entre elas, a não ser falarem sobre mulheres, geralmente, sobre comportamento. Podemos citar como exemplo a matéria intitulada Comportamento da mulher na rua ou em local público, foi publicada em 02 de fevereiro de 1964, no 1º caderno, na página 13. Que diz respeito a uma matéria editorial não assinada que tem como temática o comportamento feminino, e defini algumas regras que devem ser seguidas para que as mulheres não fiquem mal faladas. (News Seller, 02/02/1964, p.13) O texto inicia com a afirmação que não cai bem à mulher que ela discuta com o companheiro em locais públicos, assim como não deve ter qualquer tipo de exibicionismo onde haja aglomeração, sendo assim, não pode passar batom em público, cruzar as pernas com cigarro na boca, no cinema empurrar os demais, procurando abrir caminho para a sala de espetáculo, ou no restaurante chamar o garçom. E finaliza chegando à conclusão de que seguindo essas regras ela agirá como deve, colocando-se em seu devido lugar. (News Seller, 02/02/1964, p.13) (Fonte: News Seller, 02/02/1964, 1º Caderno, p.13) Esse modelo segue até o dia 05 de abril de 1964, quando inicia a coluna Mulher e lar, mas apesar das matérias serem inseridas em um mesmo local, elas não mudam o discurso e nem o formato. Por isso, entendemos que esse é um período de transição que iniciou junto com a ditadura militar e que caminha para uma ruptura em agosto de O golpe militar foi dado em 31 de março de 1964, e na semana seguinte a coluna inicia. Selecionamos a seguinte matéria Desvendar os "mistérios da atração física" sempre foi preocupação dos cientistas para ilustrar que o formato do discurso não mudou, a única coisa, nesse momento, que mudou foi o agrupamento das matérias que passaram a integrar uma única página. (News Seller, 05/04/2964, p. 4)

8 500 A matéria que selecionamos é uma das inaugurais da coluna Mulher e lar, que teve início no dia 05 de abril de 1964, que é a primeira edição do jornal após o golpe. A matéria intitulada Desvendar os "mistérios da atração física" sempre foi preocupação dos cientistas, está na página 4 e é assinada por Danielle Paul da News Exchange, especial para o News Seller. (News Seller, 05/04/2964, p. 4) O News Exchange era um correspondente do News Seller, que publicava matérias que tinham sido publicadas, anteriormente, no jornal americano. A matéria sobre os mistérios da atração física diz que numerosos cientistas e estudiosos leigos já tentaram descobrir os motivos pelo qual as mulheres e homens se sentem atraídos por determinadas pessoas e não por outras, e questiona: por que uma mulher olha pra um homem e sente uma paixão avassaladora por um homens específico? Segundo o News Seller, dois cientistas americanos fizeram pesquisas quantitativas para tentar desvendar o mistério, e chegaram à conclusão de que as mulheres se preocupam mais do que os homens em parecer atraentes e os homens prestam atenção primeiro ao olhar, mas que este é algo que surge naturalmente, então às mulheres não precisariam se preocupar. (News Seller, 05/04/2964, p. 4) Como podemos perceber o formato e o discurso não mudou, o fato de ser assinada também não é novidade, já que a maioria até essa época era editorial, mas quando eram do News Exchange, algumas eram assinadas. No nosso entendimento não foi uma coincidência a criação do Mulher e lar ter ocorrido logo após o golpe, pois esse período nos parece uma transição para a ruptura que acontece alguns meses depois, dando a mulher um local específico do jornal. A ruptura ocorre em 23 de agosto de 1964 com a criação do suplemento feminino, Entre nós... as mulheres, que é assinado pela Jornalista Eulina Cavalcante, que é mulher do comandante Sidney de Oliveira. O discurso muda neste momento, pois antes se tratava de matérias informativas, com um texto mais distanciado, fazendo, muitas vezes, alusão a pesquisas científicas. As mulheres recebiam informações diversas, mas em um discurso que é visivelmente de autoridade, entretanto, com o Entre nós... as mulheres o tom muda, é como se elas estivessem recebendo conselhos de uma amiga com mais conhecimento ; esse discurso

9 501 não deixa de ser de autoridade, mas é uma autoridade suavizada. Um elemento que pode corroborar com a nossa interpretação é o próprio nome do suplemento, que cria um discurso de papo entre amigas, pois tudo estaria entre nós. Referências bibliográficas AQUINO, Estela M L. Gênero e saúde: perfil e tendências da produção científica no Brasil. Revista de Saúde Pública, n. 40 (número especial), p , FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. São Paulo: Graal, Arqueologia do saber. São Paulo: Forense universitária, As palavras e as coisas. São Paulo: Martins fontes, 2007b LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pósestruturalista. Petrópolis:Vozes, 2003, 6ed. PERROT, Michelle. As mulheres ou os silêncios da história. Bauru: EDUSC, RAGO, Maria Margareth. Feminizar é preciso: Por uma cultura filógina. São Paulo em Perspectiva, v.15 n.3, p , RAGO, Margareth, GIMENES, Renato Aloizio de Oliveira. (orgs). Narrar o passado, repensar a história. Campinas: Ifch/Unicamp, SCHMIDT, S. P. Como e por que somos feministas. Estudos Feministas, 12(Número Especial.), 17-22, SWAIN, Tânia Navarro. Feminismo e recortes do tempo presente: Mulheres em revistas femininas. São Paulo em Perspectiva, 15(3), 67-81, 2001.

MULHER E MÍDIA: UMA ANÁLISE FEMINISTA DO JORNAL NEWS SELLER WOMAN AND MEDIA: A FEMINIST ANALYSIS OF THE NEWSPAPER NEWS SELLER

MULHER E MÍDIA: UMA ANÁLISE FEMINISTA DO JORNAL NEWS SELLER WOMAN AND MEDIA: A FEMINIST ANALYSIS OF THE NEWSPAPER NEWS SELLER Comunicação: Mulher e mídia: uma análise feminista do jornal News Seller MULHER E MÍDIA: UMA ANÁLISE FEMINISTA DO JORNAL NEWS SELLER WOMAN AND MEDIA: A FEMINIST ANALYSIS OF THE NEWSPAPER NEWS SELLER Clara

Leia mais

PROGRAMA DA PÓS-GRADUAÇÃO. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Franca. Foucault, a história e os modos de subjetivação no Ocidente

PROGRAMA DA PÓS-GRADUAÇÃO. Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Franca. Foucault, a história e os modos de subjetivação no Ocidente PROGRAMA DA PÓS-GRADUAÇÃO INSTITUIÇÃO: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Franca DISCIPLINA: Foucault, a história e os modos de subjetivação no Ocidente PROFESSOR: Dr. Jean Marcel Carvalho

Leia mais

MICHEL FOUCAULT ( ) ( VIGIAR E PUNIR )

MICHEL FOUCAULT ( ) ( VIGIAR E PUNIR ) AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas expostos. RUBENS Todo RAMIRO exemplo JR (TODOS citado

Leia mais

FRIDAS: UMA PROPOSTA DE GRUPO DE ESTUDOS SOBRE GÊNERO E DIVERSIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR.

FRIDAS: UMA PROPOSTA DE GRUPO DE ESTUDOS SOBRE GÊNERO E DIVERSIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR. FRIDAS: UMA PROPOSTA DE GRUPO DE ESTUDOS SOBRE GÊNERO E DIVERSIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR. Vanessa Elias, EEB Pref Luiz Carlos Luiz, vafloripageo@hotmail.com 1 Introdução Apesar da necessidade evidente de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA DISCIPLINA: Tópicos em relação língua/história/sujeito: objeto e método de pesquisa em Michel Foucault.

Leia mais

ENSINO DE HISTÓRIA E TEMAS TRANSVERSAIS: UMA ABORGAGEM PÓS-ESTRUTUTAL A PARTIR DO EIXO NORTEADOR RELAÇÕES DE GÊNERO.

ENSINO DE HISTÓRIA E TEMAS TRANSVERSAIS: UMA ABORGAGEM PÓS-ESTRUTUTAL A PARTIR DO EIXO NORTEADOR RELAÇÕES DE GÊNERO. ENSINO DE HISTÓRIA E TEMAS TRANSVERSAIS: UMA ABORGAGEM PÓS-ESTRUTUTAL A PARTIR DO EIXO NORTEADOR RELAÇÕES DE GÊNERO. Jéssica Salvino Mendes 1 Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e-mail: jessicasalvinom@gmail.com

Leia mais

França: séc. XX Período entre guerras

França: séc. XX Período entre guerras Michel Foucault França: séc. XX Período entre guerras Nasce 15/10/1926 Morre 02/06/1984 École Normale Supérieure nunca se destacou academicamente Seus estudos iam da psicologia à filosofia Influenciado

Leia mais

FOUCAULT A Coragem da Verdade e o Cuidado de Si

FOUCAULT A Coragem da Verdade e o Cuidado de Si 1. França 1926 a 1984 2. Temas e conceitos privilegiados: antropologia, psicologia, história e política homem (ética e cuidado de si) poder razão (loucura, delinquência e sexualidade) saber verdade 3.

Leia mais

Universidade Federal Fluminense Curso de Graduação em História Disciplina Professor Responsável Carga Horária Dia/Horário Proposta:

Universidade Federal Fluminense Curso de Graduação em História Disciplina Professor Responsável Carga Horária Dia/Horário Proposta: Universidade Federal Fluminense Curso de Graduação em História Disciplina: Foucault e a História: Diálogos possíveis!? Professor Responsável: William Vaz de Oliveira willianvaz@yahoo.com.br Carga Horária:

Leia mais

Da Parrhesía no Íon de Eurípides e o Cuidado de Si dos Gregos ao Governo dos Outros no Cristianismo e na Biopolítica. Por Daniel Salésio Vandresen

Da Parrhesía no Íon de Eurípides e o Cuidado de Si dos Gregos ao Governo dos Outros no Cristianismo e na Biopolítica. Por Daniel Salésio Vandresen Da Parrhesía no Íon de Eurípides e o Cuidado de Si dos Gregos ao Governo dos Outros no Cristianismo e na Biopolítica Por Daniel Salésio Vandresen 1. Íon de Eurípides 2. Cuidado de si Os gregos 3. O Governo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS FACULDADE DE LETRAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS E LINGÜÍSTICA DISCIPLINA: Tópicos Avançados em Análise de discursos: processos de subjetivação e formas de resistência

Leia mais

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos

CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA. Professora Renata Lèbre La Rovere. Tutor: Guilherme Santos CURSO METODOLOGIA ECONÔMICA Professora Renata Lèbre La Rovere Tutor: Guilherme Santos Ementa da Disciplina Noções de Filosofia da Ciência: positivismo, Popper, Kuhn, Lakatos e tópicos de pesquisa recentes.

Leia mais

FOCO NA CONSTITUIÇÃO DE UM DOCENTE INCLUSIVO: UMA ANÁLISE DE REVISTAS PEDAGÓGICAS

FOCO NA CONSTITUIÇÃO DE UM DOCENTE INCLUSIVO: UMA ANÁLISE DE REVISTAS PEDAGÓGICAS FOCO NA CONSTITUIÇÃO DE UM DOCENTE INCLUSIVO: UMA ANÁLISE DE REVISTAS PEDAGÓGICAS renata_ps3@yahoo.com.br Este texto apresenta resultados parciais de uma pesquisa que tem como objetivo investigar que significados

Leia mais

1 Introdução. 1 Foucault, M. O sujeito e o poder. In: Dreyfus, e Rabinow, P. Michel Foucault. Uma trajetória

1 Introdução. 1 Foucault, M. O sujeito e o poder. In: Dreyfus, e Rabinow, P. Michel Foucault. Uma trajetória 1 Introdução Pretende-se, neste estudo, demonstrar a coerência interna do percurso filosófico de Michel Foucault, quando considerado desde o ponto de vista utilizado pelo filósofo, ao definir toda a sua

Leia mais

Textos jornalísticos

Textos jornalísticos Textos jornalísticos Os textos jornalísticos são aqueles veiculados pelos jornais, revistas, rádio e televisão, com o objetivo de informar sobre algo e entreter. Dentro de um jornal existem várias sessões

Leia mais

A escola moderna sofre dois ataques: Pós-modernista e pós-estruturalista e o neo-liberal

A escola moderna sofre dois ataques: Pós-modernista e pós-estruturalista e o neo-liberal Faz uma primeira apresentação da representação da escola moderna e seu papel na sociedade. Vai depois criticar essa representação, principalmente pela idealização que faz, ou melhor, pelo não cumprimento

Leia mais

GÊNERO E GOVERNAMENTALIDADE: UMA ARTICULAÇÃO TEÓRICO- METODOLÓGICA PARA ANALISAR PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO Maria Cláudia Dal Igna UNISINOS

GÊNERO E GOVERNAMENTALIDADE: UMA ARTICULAÇÃO TEÓRICO- METODOLÓGICA PARA ANALISAR PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO Maria Cláudia Dal Igna UNISINOS GÊNERO E GOVERNAMENTALIDADE: UMA ARTICULAÇÃO TEÓRICO- METODOLÓGICA PARA ANALISAR PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO Maria Cláudia Dal Igna UNISINOS O objetivo deste texto é desenvolver uma discussão teórico-metodológica

Leia mais

ITINERÁRIOS DE PESQUISA: POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E PRÁXIS EDUCACIONAIS

ITINERÁRIOS DE PESQUISA: POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E PRÁXIS EDUCACIONAIS Re s e n h a ITINERÁRIOS DE PESQUISA: POLÍTICAS PÚBLICAS, GESTÃO E PRÁXIS EDUCACIONAIS por Sandra Márcia Campos Pereira 1 CRUSOÉ, N. M. de C.; NUNES, C. P; SANTOS, J. J. dos (Org.). Itinerários de Pesquisa:

Leia mais

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO ESPAÇO SOCIAL PARA A MANIFESTAÇÃO DE IDEIAS

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO ESPAÇO SOCIAL PARA A MANIFESTAÇÃO DE IDEIAS O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO ESPAÇO SOCIAL PARA A MANIFESTAÇÃO DE IDEIAS AZAMBUJA, Cintia Victória 1 ; WEBLER, Darlene Arlete 2 1 Pós-Graduanda do Curso de Especialização em Línguística e Ensino

Leia mais

sexo, sexualidade, gênero, orientação sexual e corpo

sexo, sexualidade, gênero, orientação sexual e corpo Antes de ler o texto que se segue, pense sobre as noções de sexo, sexualidade, gênero, orientação sexual e corpo. Em seguida, escreva nesta página o que você entende por essas noções. Traga o que você

Leia mais

GÊNERO E SINDICALISMO DOCENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PRODUÇÃO PUBLICADA NA CAPES

GÊNERO E SINDICALISMO DOCENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PRODUÇÃO PUBLICADA NA CAPES GÊNERO E SINDICALISMO DOCENTE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PRODUÇÃO PUBLICADA NA CAPES KLUMB, Márcia Cristiane Völz UFPel 1- Caracterização do estudo Neste trabalho pretendo apresentar a investigação que faz

Leia mais

Tópicos de Pesquisa em Administração

Tópicos de Pesquisa em Administração Tópicos de Pesquisa em Administração Professor LUCIEL HENRIQUE DE OLIVEIRA luciel@uol.com.br Do conhecimento ao saber científico Do conhecimento ao saber científico CERVO e BERVIAN (década 1970) estabelecem

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Educação Física Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1º, 2º, 3º Ano Carga Horária: 80h/a (67/H) Docente Responsável: EMENTA

Leia mais

DISCIPLINA. Requisitos do pesquisador

DISCIPLINA. Requisitos do pesquisador DISCIPLINA Requisitos do pesquisador PAPEL DA UNIVERSIDADE Extensão Serviço à comunidade local Ensino Transmissão do conhecimento científico UNIVERSIDADE Pesquisa Revisão e produção do conhecimento dito

Leia mais

AS LIÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DE LITERATURA INFANTIL- ENSINANDO MODOS DE CUIDAR DO PLANETA

AS LIÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DE LITERATURA INFANTIL- ENSINANDO MODOS DE CUIDAR DO PLANETA AS LIÇÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS LIVROS DE LITERATURA INFANTIL- ENSINANDO MODOS DE CUIDAR DO PLANETA Camila da Silva Magalhães Mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL Nível Mestrado Disciplina eletiva

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL Nível Mestrado Disciplina eletiva 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA SOCIAL Nível Mestrado Disciplina eletiva PROGRAMA DA DISCIPLINA CURSO: HISTÓRIA SOCIAL PERÍODO: 2016/1

Leia mais

Que beleza é essa? : uma análise discursiva da campanha publicitária da Natura Viva sua beleza viva

Que beleza é essa? : uma análise discursiva da campanha publicitária da Natura Viva sua beleza viva Que beleza é essa? : uma análise discursiva da campanha publicitária da Natura Viva sua beleza viva Andriéli BERTÓ¹ Bruna BUENO² Luciana CARVALHO³ Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul,

Leia mais

ROMANTISMO KIERKEGAAR PROF. ANDERSON W.

ROMANTISMO KIERKEGAAR PROF. ANDERSON W. FILOSOFIA ROMANTISMO KIERKEGAAR PROF. ANDERSON W. (1813 1855) SUAS PRINCIPAIS OBRAS: Migalhas Filosóficas (1884), Ou isso/ou aquilo (1843), Temor e Tremor (1843) O conceito de angústia (1844). SUBJETIVISMO:

Leia mais

DOADORES DE ÓRGÃOS: O BIOPODER NO CONTROLE SOBRE A VIDA 1

DOADORES DE ÓRGÃOS: O BIOPODER NO CONTROLE SOBRE A VIDA 1 345 de 368 DOADORES DE ÓRGÃOS: O BIOPODER NO CONTROLE SOBRE A VIDA 1 Jussara dos Santos Matos *, (Uesb) jussaramtos@hotmail.com Nilton Milanez ** Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia UESB?VC niltonmilanez@hotmail.com

Leia mais

Conteúdos e Didática de História

Conteúdos e Didática de História Conteúdos e Didática de História Professora autora: Teresa Malatian Departamento de História da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais UNESP / Franca. Bloco 2 Disciplina 21 Didática dos Conteúdos Conteúdos

Leia mais

BLOCH, Marc. A história, os homens e o tempo. In: Apologia da História ou O ofício do Historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2001, pp

BLOCH, Marc. A história, os homens e o tempo. In: Apologia da História ou O ofício do Historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2001, pp BLOCH, Marc. A história, os homens e o tempo. In: Apologia da História ou O ofício do Historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2001, pp. 51-68. O que é História? Por Júlia S. Matos O tempo histórico

Leia mais

GÊNERO: ENTRE ASPECTOS DA TEORIA SOCIAL E A TEORIA DA LINGUAGEM.

GÊNERO: ENTRE ASPECTOS DA TEORIA SOCIAL E A TEORIA DA LINGUAGEM. GÊNERO: ENTRE ASPECTOS DA TEORIA SOCIAL E A TEORIA DA LINGUAGEM. Karina de Fª Visentin Bochnia 1 Resumo: O presente artigo tem por objetivo analisar como ocorrem as considerações a respeito dos aspectos

Leia mais

A SUBALTERNIDADE DA AUTONOMIA SEXUAL E REPRODUTIVA DAS MULHERES

A SUBALTERNIDADE DA AUTONOMIA SEXUAL E REPRODUTIVA DAS MULHERES A SUBALTERNIDADE DA AUTONOMIA SEXUAL E REPRODUTIVA DAS MULHERES Hildevânia de Sousa Macêdo Rede de Mulheres em Articulação da Paraíba. e-mail:hildevaniamacedo@yahoo.com.br Maria Rozângela da Silva Rede

Leia mais

MICHEL FOUCAULT: BASES FILOSÓFICAS PARA A EDUCAÇÃO

MICHEL FOUCAULT: BASES FILOSÓFICAS PARA A EDUCAÇÃO RESENHA CRÍTICA VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault e a Educação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.192 p. MICHEL FOUCAULT: BASES FILOSÓFICAS PARA A EDUCAÇÃO Daniella Couto Lôbo 1 Nas duas últimas décadas,

Leia mais

jornalistas identifica como peculiar, como formador de seu caráter, de suas visões do que significa ser e fazer jornalismo.

jornalistas identifica como peculiar, como formador de seu caráter, de suas visões do que significa ser e fazer jornalismo. 1. Introdução Afinal, o que significa ser jornalista e fazer jornalismo? Estas perguntas foram feitas primeiramente a mim mesma, ainda nos tempos de graduação, durante a faculdade de Jornalismo. E, mesmo

Leia mais

SER MULHER NA POLÍCIA CIVIL: DESIGUALDADES DE GÊNERO NO CURSO DE FORMAÇÃO POLICIAL DA ACADEPOL/SC

SER MULHER NA POLÍCIA CIVIL: DESIGUALDADES DE GÊNERO NO CURSO DE FORMAÇÃO POLICIAL DA ACADEPOL/SC 1 SER MULHER NA POLÍCIA CIVIL: DESIGUALDADES DE GÊNERO NO CURSO DE FORMAÇÃO POLICIAL DA ACADEPOL/SC Educação, Linguagem e Memória Maria Aparecida Casagrande 1 (maparecida@pc.sc.gov.br) Introdução A presente

Leia mais

A OPÇÃO PELA ENFERMAGEM*

A OPÇÃO PELA ENFERMAGEM* A OPÇÃO PELA ENFERMAGEM* Margareth Angelo** * Aula inaugural proferida aos ingressantes do Curso de Graduação da Escola de Enfermagem da USP, 1995. ** Enfermeira. Docente da Disciplina Enfermagem Pediátrica

Leia mais

BENS CULTURAIS E SIMBÓLICOS E A EDUCAÇÃO EM PIERRE BOURDIEU

BENS CULTURAIS E SIMBÓLICOS E A EDUCAÇÃO EM PIERRE BOURDIEU BENS CULTURAIS E SIMBÓLICOS E A EDUCAÇÃO EM PIERRE BOURDIEU SOUZA, Erisvaldo¹ Universidade Federal de Goiás Programa de Pós Graduação em Sociologia ¹erisvaldosouza@yahoo.com.br RESUMO Um forte elemento

Leia mais

Palavras-Chave: Poder. Discurso Jornalístico. Análise do Discurso. Resistência.

Palavras-Chave: Poder. Discurso Jornalístico. Análise do Discurso. Resistência. O DISCURSO JORNALÍSTICO - LUGAR EM QUE SE TRAVAM A POLÊMICA E A RESISTÊNCIA Janete Abreu HOLANDA Universidade Federal de Goiás jneteholanda@hotmail.com Maria de Lourdes Faria dos Santos PANIAGO Pós-Doc

Leia mais

Dos feminismos ao feminismo dialógico. Módulo II Sujeitos da EJA CEEJA

Dos feminismos ao feminismo dialógico. Módulo II Sujeitos da EJA CEEJA Dos feminismos ao feminismo dialógico Módulo II Sujeitos da EJA CEEJA Movimento feminista Surge na primeira metade do século XIX, na Inglaterra e nos EUA, com o objetivo principal de conquistar direitos

Leia mais

PÊCHEUX E A PLURIVOCIDADE DOS SENTIDOS 1

PÊCHEUX E A PLURIVOCIDADE DOS SENTIDOS 1 1 PÊCHEUX E A PLURIVOCIDADE DOS SENTIDOS 1 Silmara Cristina DELA-SILVA Universidade Estadual Paulista (Unesp)... as palavras, expressões, proposições etc., mudam de sentido segundo as posições sustentadas

Leia mais

GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: UMA PERSPECTIVA PÓS-ESTRUTURALISTA

GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: UMA PERSPECTIVA PÓS-ESTRUTURALISTA RESENHA GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO: UMA PERSPECTIVA PÓS-ESTRUTURALISTA Aládia Cristina Rodrigues Medina 1 O que fica evidente, sem dúvida, é que a escola é atravessada pelos gêneros; é impossível pensar

Leia mais

Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida-UFPE/CAA i Maria Geiziane Bezerra Souza-UFPE/CAA ii Iara Emanuele de Melo Gomes -UFPE-CAA iii

Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida-UFPE/CAA i Maria Geiziane Bezerra Souza-UFPE/CAA ii Iara Emanuele de Melo Gomes -UFPE-CAA iii OS RECURSOS DIDÁTICOS ABORDADOS NAS METODOLOGIAS DO ENSINO E AS POSSIBILIDADES DE SUA MATERIALIZAÇÃO NO COTIDIANO DA PRATICA DOCENTE DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL Lucinalva Andrade Ataíde de Almeida-UFPE/CAA

Leia mais

VALORES DO PONTO DE VISTA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

VALORES DO PONTO DE VISTA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO 1 VALORES DO PONTO DE VISTA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO Izabella Alvarenga Silva, Raul Aragão Martins, Luciana Nogueira da Cruz Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas UNESP

Leia mais

A CASA. E O MUNDO Lá fora. Cartas de Paulo Freire para Nathercinha. Da obra de Nathercia Lacerda. Realização En La Barca Jornadas Teatrais

A CASA. E O MUNDO Lá fora. Cartas de Paulo Freire para Nathercinha. Da obra de Nathercia Lacerda. Realização En La Barca Jornadas Teatrais A CASA E O MUNDO Lá fora Cartas de Paulo Freire para Nathercinha Da obra de Nathercia Lacerda Realização En La Barca Jornadas Teatrais A CASA E O MUNDO Lá fora Cartas de Paulo Freire para Nathercinha O

Leia mais

Cadernos Cedes /87. Corpo, educação física e sociedade: diálogos em tempos e espaços. Apresentação

Cadernos Cedes /87. Corpo, educação física e sociedade: diálogos em tempos e espaços. Apresentação Cadernos Cedes /87 Corpo, educação física e sociedade: diálogos em tempos e espaços 145 APRESENTAÇÃO ste número reúne artigos decorrentes de produções acadêmicas em nível de mestrado ou doutorado que,

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina CIS211 Sociologia Contemporânea II

Programa Analítico de Disciplina CIS211 Sociologia Contemporânea II 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Ciências Sociais - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal

Leia mais

Piaget. A epistemologia genética de Jean Piaget

Piaget. A epistemologia genética de Jean Piaget + Piaget A epistemologia genética de Jean Piaget Jean Piaget (1896-1980) n Posição filosófica: o conhecimento humano é uma construção do próprio homem à CONSTRUTIVISMO n Cada pessoa constrói ativamente

Leia mais

APONTAMENTOS SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA EM RESENHAS ACADÊMICAS

APONTAMENTOS SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA EM RESENHAS ACADÊMICAS 221 de 297 APONTAMENTOS SOBRE A CONSTITUIÇÃO DA AUTORIA EM RESENHAS ACADÊMICAS Carla da Silva Lima (UESB) RESUMO Inscrito no campo teórico da Análise do Discurso francesa, o objetivo deste trabalho é defender

Leia mais

CONSTRUÇÕES DISCURSIVAS DOS CONCEITOS DE CRIANÇA E ADOLESCENTE EM MATERIALIDADES LEGISLATIVAS. José Ricardo de Souza Rebouças Bulhões 1 INTRODUÇÃO

CONSTRUÇÕES DISCURSIVAS DOS CONCEITOS DE CRIANÇA E ADOLESCENTE EM MATERIALIDADES LEGISLATIVAS. José Ricardo de Souza Rebouças Bulhões 1 INTRODUÇÃO CONSTRUÇÕES DISCURSIVAS DOS CONCEITOS DE CRIANÇA E ADOLESCENTE EM MATERIALIDADES LEGISLATIVAS José Ricardo de Souza Rebouças Bulhões 1 INTRODUÇÃO O presente resumo apresenta os resultados parciais de pesquisa

Leia mais

NOTAS DE AULA CONSTRUÇÃO DO MARCO TEÓRICO CONCEITUAL 1

NOTAS DE AULA CONSTRUÇÃO DO MARCO TEÓRICO CONCEITUAL 1 NOTAS DE AULA CONSTRUÇÃO DO MARCO TEÓRICO CONCEITUAL 1 Profa. Gláucia Russo Um projeto de pesquisa pode se organizar de diversas formas, naquela que estamos trabalhando aqui, a problematização estaria

Leia mais

NOTAS SOBRE SEXUALIDADE: GÊNERO, UMA FALSA QUESTÃO?

NOTAS SOBRE SEXUALIDADE: GÊNERO, UMA FALSA QUESTÃO? NOTAS SOBRE SEXUALIDADE: GÊNERO, UMA FALSA QUESTÃO? 1 Paulo Renato P. de Aquino A discussão da sexualidade precede à discussão de gênero. As duas hipóteses acerca da sexualidade em Foucault nos trazem

Leia mais

O CURRÍCULO DO PROGRAMA VALE JUVENTUDE E A GOVERNAMENTALIDADE DA SEXUALIDADE DOS JOVENS

O CURRÍCULO DO PROGRAMA VALE JUVENTUDE E A GOVERNAMENTALIDADE DA SEXUALIDADE DOS JOVENS O CURRÍCULO DO PROGRAMA VALE JUVENTUDE E A GOVERNAMENTALIDADE DA SEXUALIDADE DOS Vilma Nonato de Brício Universidade Federal do Pará, Brasil briciovn@gmail.com EIXO: 8. Currículo, Inclusão e Diferença

Leia mais

Jornal Oficial do Centro Acadêmico da Universidade Vale do Acaraú.

Jornal Oficial do Centro Acadêmico da Universidade Vale do Acaraú. Jornal Oficial do Centro Acadêmico da Universidade Vale do Acaraú. Uvinha outubro/novembro de 2012. Editorial: Uvinha Olá, estimados leitores. Essa edição do jornal Uvinha está muito interessante, pois

Leia mais

METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO 1

METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO 1 METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO 1 A Redação Quando se fala em redação, em geral se associa a uma composição literária ou a uma dissertação de tese. No primeiro caso, relaciona-se a um trabalho fantasioso;

Leia mais

Foucault e a educação. Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nos Currículos da Educação Infantil

Foucault e a educação. Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nos Currículos da Educação Infantil Foucault e a educação Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nos Currículos da Educação Infantil Prefácio A educação abrange os processos de ensinar e de aprender e se desenvolve em todos os espaços possíveis:

Leia mais

POLÍTICAS DE CURRÍCULO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL ( ): DISPUTAS DISCURSIVAS PARA A FIXAÇÃO DE UMA IDENTIDADE PARA O PROFESSOR

POLÍTICAS DE CURRÍCULO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL ( ): DISPUTAS DISCURSIVAS PARA A FIXAÇÃO DE UMA IDENTIDADE PARA O PROFESSOR 1 POLÍTICAS DE CURRÍCULO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL (2006-2015): DISPUTAS DISCURSIVAS PARA A FIXAÇÃO DE UMA IDENTIDADE PARA O PROFESSOR Rosely dos Santos Almeida Programa de Pós-Graduação da Universidade

Leia mais

22/08/2014. Tema 6: Ciência e Filosofia. Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes. Ciência e Filosofia

22/08/2014. Tema 6: Ciência e Filosofia. Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes. Ciência e Filosofia Tema 6: Ciência e Filosofia Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes Ciência e Filosofia Ciência: vem do latim scientia. Significa sabedoria, conhecimento. Objetivos: Conhecimento sistemático. Tornar o mundo compreensível.

Leia mais

O FEMINISMO DE CATHRINE MACKINNON DESEJO E PODER

O FEMINISMO DE CATHRINE MACKINNON DESEJO E PODER O FEMINISMO DE CATHRINE MACKINNON DESEJO E PODER FEMINISMO E MARXISMO TRABAHO (valor) MARXISMO SEXUALIDADE (desejo) FEMINISMO Ambos prejudicados nas relações sociais. Feminismo e marxismo como teorias

Leia mais

GÊNEROS, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO

GÊNEROS, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO GÊNEROS, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO O começo de tudo... Movimentos feministas - PRIMEIRA ONDA: Começo do século XX sufragismo - SEGUNDA ONDA: preocupações sociais e políticas e construções teóricas. - Distinção

Leia mais

Disciplina:OS&M Prof Ms Keilla Lopes Assunto: ORGANIZAÇÃO ( Estrutura Organizacional) AULA 4

Disciplina:OS&M Prof Ms Keilla Lopes Assunto: ORGANIZAÇÃO ( Estrutura Organizacional) AULA 4 Disciplina:OS&M Prof Ms Keilla Lopes Assunto: ORGANIZAÇÃO ( Estrutura Organizacional) AULA 4 CONCEITO DE ESTRUTURA ORGANIZACIONAL O agrupamento ordenado de recursos e atividades visando alcançar os objetivos

Leia mais

Congresso Nacional de História da Universidade Federal de Goiás Campus Jataí (1.:2010:Jataí,GO)

Congresso Nacional de História da Universidade Federal de Goiás Campus Jataí (1.:2010:Jataí,GO) Congresso Nacional de História da Universidade Federal de Goiás Campus Jataí (1.:2010:Jataí,GO) Cadernos de Resumos e Programação do I Congresso Internacional do Curso de História da UFG/Jataí - Gênero,

Leia mais

O poder da argumentação

O poder da argumentação O poder da argumentação Dentre os principais exemplos de argumentação escrita de que aqui trataremos, destacamos a própria dissertação, o artigo de opinião, a crônica argumentativa, o editorial, a resenha

Leia mais

DISCURSO, PRAXIS E SABER DO DIREITO

DISCURSO, PRAXIS E SABER DO DIREITO DISCURSO, PRAXIS E SABER DO DIREITO ELZA ANTONIA PEREIRA CUNHA MESTRANDA CPGD - UFSC A análise do discurso jurídico, proposta por nossa equipe, reside num quadro epistemológico geral com articulação de

Leia mais

Aula 2 01/04/2019. Plano da aula. Fontes consultadas

Aula 2 01/04/2019. Plano da aula. Fontes consultadas Aula 2 O que é um projeto? Teoria e metodologia. Revisão da literatura Plano da aula O problema epistemológico, o tema e a questão Diferentes tipos de questão Tema, teoria, método: estrutura do projeto

Leia mais

Formação de professores da educação básica

Formação de professores da educação básica Formação de professores da educação básica Atualidades na França Valérie LEGROS Maîtresse de Conférences en Sciences de l Education ESPE de l académie de Limoges, Université de Limoges Introdução Valérie

Leia mais

XXI REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA. Anais da XXI Reunião da ABA, 1998, p.45 POR FALAR EM CULTURA EMPRESARIAL:

XXI REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA. Anais da XXI Reunião da ABA, 1998, p.45 POR FALAR EM CULTURA EMPRESARIAL: XXI REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ANTROPOLOGIA Anais da XXI Reunião da ABA, 1998, p.45 POR FALAR EM CULTURA EMPRESARIAL: NOTAS SOBRE A RELAÇÃO ENTRE ANTROPOLOGIA E ADMINISTRAÇÃO Francisco Giovanni

Leia mais

GELPH GRUPO DE ESTUDOS LÍNGUA, POLÍTICA E HISTÓRIA. Instituição: UFSM Universidade Federal de Santa Maria

GELPH GRUPO DE ESTUDOS LÍNGUA, POLÍTICA E HISTÓRIA. Instituição: UFSM Universidade Federal de Santa Maria GELPH GRUPO DE ESTUDOS LÍNGUA, POLÍTICA E HISTÓRIA Coordenador: Taís da Silva Martins Instituição: UFSM Universidade Federal de Santa Maria Pesquisadores: Taís da Silva Martins; Camilla Cruz; Janys Ballejos;

Leia mais

Aula 3 21/08/2018. Plano da aula. Fontes consultadas

Aula 3 21/08/2018. Plano da aula. Fontes consultadas Aula 3 O que é uma questão? Buscar lacunas ou problematizar? Plano da aula O problema epistemológico, o tema e a questão Diferentes tipos de questão Tema, teoria, método: estrutura do projeto Revisão da

Leia mais

O SENTIDO DE INDISCIPLINA NO DISCURSO DA COMUNIDADE ESCOLAR

O SENTIDO DE INDISCIPLINA NO DISCURSO DA COMUNIDADE ESCOLAR O SENTIDO DE INDISCIPLINA NO DISCURSO DA COMUNIDADE ESCOLAR Solange Almeida de Medeiros (PG UEMS) Marlon Leal Rodrigues (UEMS) RESUMO: O presente artigo se baseia em um projeto de pesquisa, em desenvolvimento,

Leia mais

Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA 19/10/2015

Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA 19/10/2015 Metodologia Científica: METODOLOGIA EM PESQUISA Juliana Berg Pesquisa em Administração É um conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição

Leia mais

LETRAMENTO EM MARKETING ou A FORMAÇÃO DE LEITORES-CONSUMIDORES CRÍTICOS NAS ESCOLAS. Instância textual. PÚBLICO-ALVO da ação. Instância discursiva

LETRAMENTO EM MARKETING ou A FORMAÇÃO DE LEITORES-CONSUMIDORES CRÍTICOS NAS ESCOLAS. Instância textual. PÚBLICO-ALVO da ação. Instância discursiva LETRAMENTO EM MARKETING ou A FORMAÇÃO DE LEITORES-CONSUMIDORES CRÍTICOS NAS ESCOLAS L E I T U R A abc Instância textual OBJETIVOS da ação de comunicação PÚBLICO-ALVO da ação Instância discursiva Estratégias

Leia mais

Aula6 MATERIALIDADE LINGUÍSTICA E MATERIALIDADE DISCURSIVA. Eugênio Pacelli Jerônimo Santos Flávia Ferreira da Silva

Aula6 MATERIALIDADE LINGUÍSTICA E MATERIALIDADE DISCURSIVA. Eugênio Pacelli Jerônimo Santos Flávia Ferreira da Silva Aula6 MATERIALIDADE LINGUÍSTICA E MATERIALIDADE DISCURSIVA META Discutir língua e texto para a Análise do Discurso. OBJETIVOS Ao fi nal desta aula, o aluno deverá: Entender a língua como não linear e que

Leia mais

FORMAR PARA A DIVERSIDADE: A QUESTÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO GERAL DE PSICÓLOGOS E PSICÓLOGAS NA CIDADE DE PELOTAS

FORMAR PARA A DIVERSIDADE: A QUESTÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO GERAL DE PSICÓLOGOS E PSICÓLOGAS NA CIDADE DE PELOTAS FORMAR PARA A DIVERSIDADE: A QUESTÃO DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA FORMAÇÃO GERAL DE PSICÓLOGOS E PSICÓLOGAS NA CIDADE DE PELOTAS Ana Carolina Paes anacarolina-paes@hotmail.com Psicóloga e graduanda em Ciências

Leia mais

EDUCAÇÃO CORPORATIVA E TREINAMENTO: O RETRATO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA

EDUCAÇÃO CORPORATIVA E TREINAMENTO: O RETRATO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA EDUCAÇÃO CORPORATIVA E TREINAMENTO: O RETRATO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA Área Temática: Tecnologia e Trabalho Autor(es): Gisele Cristina Fogaça Del Mouro 1 (Bolsista Fundação Araucária, PIBIS),

Leia mais

A DISCIPLINARIZAÇÃO DA REDAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ABORDAGEM INICIAL. Resumo

A DISCIPLINARIZAÇÃO DA REDAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ABORDAGEM INICIAL. Resumo A DISCIPLINARIZAÇÃO DA REDAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ABORDAGEM INICIAL Fabiana Veloso de Melo Dametto-UFSM 1 Louise Cervo Spencer-UFSM GE: Políticas Públicas e Educação. Resumo Nos últimos anos, na contramão

Leia mais

DISCURSOS MIDIÁTICOS E CULTURA CONTEMPORÂNEA. Análise do Discurso; Discursos Midiáticos; Contemporaneidade;

DISCURSOS MIDIÁTICOS E CULTURA CONTEMPORÂNEA. Análise do Discurso; Discursos Midiáticos; Contemporaneidade; 1 DISCURSOS MIDIÁTICOS E CULTURA CONTEMPORÂNEA Sonia Maria ALVAREZ Universidade Braz Cubas; Faculdade de Tecnologia de Itaquaquecetuba sonia.alvarez@uol.com.br Rosália Maria Netto PRADOS Universidade de

Leia mais

Avanços, obstáculos e superação de obstáculos no ensino de português no. Brasil nos últimos 10 anos 1 Tânia Maria Moreira 2

Avanços, obstáculos e superação de obstáculos no ensino de português no. Brasil nos últimos 10 anos 1 Tânia Maria Moreira 2 Brasil nos últimos 10 anos 1 2 Avanços, obstáculos e superação de obstáculos no ensino de português no Nos últimos dez anos, muitas coisas importantes aconteceram na expectativa de promover avanços no

Leia mais

Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba. Jornalismo e Divulgação Científica

Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba. Jornalismo e Divulgação Científica Instituto de Ciência e Tecnologia de Sorocaba Jornalismo e Divulgação Científica Graduação em Engenharia Ambiental Pós-Graduação em Ciências Ambientais Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental 8 Jornalismo

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 223/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 223/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 223/360 PORTUGUÊS INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

UNIDADE I INTRODUÇÃO A ASTROLOGIA. 1 - O Que é Astrologia, como surgiu e como está atualmente a Astrologia.

UNIDADE I INTRODUÇÃO A ASTROLOGIA. 1 - O Que é Astrologia, como surgiu e como está atualmente a Astrologia. UNIDADE I INTRODUÇÃO A ASTROLOGIA 1 - O Que é Astrologia, como surgiu e como está atualmente a Astrologia. Dificilmente podemos enquadrar a astrologia como Ciência, ao menos com base naquilo que é a ciência

Leia mais

DISCURSIVIZAÇÃO SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID

DISCURSIVIZAÇÃO SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID DISCURSIVIZAÇÃO SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ESCOLA: CONTRIBUIÇÕES DO PIBID Ana Maria de Carvalho; Lúcia Helena Medeiros da Cunha Tavares; Caroline Aires de Macêdo; Lívia Maria Pereira da Silva. Resumo

Leia mais

DACEX CTCOM Disciplina: Análise do Discurso. Profa. Dr. Carolina Mandaji

DACEX CTCOM Disciplina: Análise do Discurso. Profa. Dr. Carolina Mandaji DACEX CTCOM Disciplina: Análise do Discurso cfernandes@utfpr.edu.br Profa. Dr. Carolina Mandaji Formação discursiva, Formação ideológica Formações ideológicas Conjunto de valores e crenças a partir dos

Leia mais

Helaine Maria de Souza Pontes * Gabriela Teixeira Kluppel **

Helaine Maria de Souza Pontes * Gabriela Teixeira Kluppel ** DUVAL, Raymond. Ver e ensinar a matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar: os registros de representações semióticas. Organização de Tânia M. M. Campos. Tradução de Marlene Alves Dias.

Leia mais

Significância do Coeficiente de Correlação

Significância do Coeficiente de Correlação Significância do Coeficiente de Correlação A primeira coisa que vamos tentar fazer nesta aula é apresentar o conceito de significância do coeficiente de correlação. Uma vez entendido este conceito, vocês

Leia mais

Editorial e Artigo de opinião. Profa. Lívia Saggin

Editorial e Artigo de opinião. Profa. Lívia Saggin Editorial e Artigo de opinião Profa. Lívia Saggin O editorial Definição O EDITORIAL é um gênero discursivo que tem a finalidade de manifestar a opinião de um jornal (ou algum órgão de imprensa) sobre acontecimento

Leia mais

Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus publica:

Prefeitura Municipal de Santo Antônio de Jesus publica: 1 Ano Nº 4944 Prefeitura Municipal de publica: Resolução CME/SME Nº 01 de 29 de junho de 2018-Institui a Matriz Curricular para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental nas Unidades Escolares Municipais

Leia mais

Fonte: Hildegarda de Bingen. Guilherme Paiva Carvalho

Fonte:   Hildegarda de Bingen. Guilherme Paiva Carvalho Fonte: https://salubong.net/santa-hildegarda/ Hildegarda de Bingen Introdução Na história da filosofia, de acordo com Mirtes Pinheiro e Edla Eggert, há um desconhecimento [...] das mulheres que deixaram

Leia mais

Modulo 5. Técnicas de análise e interpretação dos dados.

Modulo 5. Técnicas de análise e interpretação dos dados. Metodologia de Estudo e de Pesquisa em Administração Modulo 5 Técnicas de análise e interpretação dos dados. Estatística descritiva Estatística inferencial Análise de conteúdo Análise de discurso Analogias

Leia mais

CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA CURSO: MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA: METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Dra. Renata Cristina da Penha França E-mail: renataagropec@yahoo.com.br -Recife- 2015 MÉTODO Método, palavra que vem do

Leia mais

SEMANA 2 A NOÇAO MODERNA DA SEXUALIDADE. Autora: Cristiane Gonçalves da Silva

SEMANA 2 A NOÇAO MODERNA DA SEXUALIDADE. Autora: Cristiane Gonçalves da Silva Unidade 1 - Sexualidade: Dimensão conceitual, diversidade e discriminação SEMANA 2 A NOÇAO MODERNA DA SEXUALIDADE Autora: Cristiane Gonçalves da Silva Objetivo: Promover a reflexão sobre a trajetória

Leia mais

O MUNDO MODERNO E UM NOVO MODO DE PENSAR O MUNDO O homem é o modelo do mundo Leonardo da Vinci

O MUNDO MODERNO E UM NOVO MODO DE PENSAR O MUNDO O homem é o modelo do mundo Leonardo da Vinci RACIONALISMO O MUNDO MODERNO E UM NOVO MODO DE PENSAR O MUNDO O homem é o modelo do mundo Leonardo da Vinci - O início da filosofia moderna inaugura uma declarada ruptura com a igreja católica; - O conhecimento

Leia mais

Suicídio. Saber, agir e prevenir.

Suicídio. Saber, agir e prevenir. Suicídio. Saber, agir e prevenir. ENTENDENDO O SUICÍDIO PEDINDO AJUDA VERDADES E MITOS SOBRE O SUICÍDIO VERDADES MITOS O suicídio é um fenômeno Pensamentos e sentimentos de Em geral, os suicídios são A

Leia mais

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 3 o ano. 1 o bimestre

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 3 o ano. 1 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao primeiro bimestre escolar ou à Unidade 1 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê História 3 o ano Avaliação 1 o bimestre 1 Avaliação História NOME: ESCOLA:

Leia mais

THE FALL OF THE HOUSE OF USHER : INVESTIGAÇÕES SOBRE O DISCURSO E O FANTÁSTICO EM E. A. POE

THE FALL OF THE HOUSE OF USHER : INVESTIGAÇÕES SOBRE O DISCURSO E O FANTÁSTICO EM E. A. POE Página 641 de 658 THE FALL OF THE HOUSE OF USHER : INVESTIGAÇÕES SOBRE O DISCURSO E O FANTÁSTICO EM E. A. POE Valdinéia Martins Santos (UESB) Janaina de Jesus Santos (UESB) RESUMO Tendo como objeto de

Leia mais

Introdução, Definição e Conceito Metodologia do Trabalho Científico Profa. Magali Colconi Carrijo

Introdução, Definição e Conceito Metodologia do Trabalho Científico Profa. Magali Colconi Carrijo Introdução, Definição e Conceito Metodologia do Trabalho Científico Profa. Magali Colconi Carrijo Introdução, Definição e Conceito INTRODUÇÃO Objetivo instrumentos para o trabalho de estudo e pesquisa

Leia mais

CLERO E NOBREZA: O PODER EM CONSTRUÇÃO NA GALÍCIA (SÉC. XII)

CLERO E NOBREZA: O PODER EM CONSTRUÇÃO NA GALÍCIA (SÉC. XII) CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA UNICEUB FACULDADE DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO E SAÚDE FACES PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA - PIC CLERO E NOBREZA: O PODER EM CONSTRUÇÃO NA GALÍCIA (SÉC. XII) Estudante Bolsista:

Leia mais

A CIÊNCIA GEOGRÁFICA

A CIÊNCIA GEOGRÁFICA A CIÊNCIA GEOGRÁFICA A Geografia serve, antes de tudo, para fazer a guerra. Yves Lacoste GEOGRAFIA Geografia escrever sobre a Terra Até o século XIX, a Geografia consistia em um conhecimento disperso GRANDES

Leia mais