DIREITO CIVIL. PONTO 1: Teoria Geral do Direito Civil PONTO 2: Princípios éticos-juridicos PONTO 3: Personalidade Civil

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIREITO CIVIL. PONTO 1: Teoria Geral do Direito Civil PONTO 2: Princípios éticos-juridicos PONTO 3: Personalidade Civil"

Transcrição

1 1 PONTO 1: Teoria Geral do Direito Civil PONTO 2: Princípios éticos-juridicos PONTO 3: Personalidade Civil 1) Teoria Geral do Direito Civil Direito Público x Direito privado Critérios tradicionais de distinção: - natureza do interesse protegido (se o interesse for a respeito apenas das partes seria uma relação privada, se o interesse fosse na coletividade seria o direito público); - forma de relação jurídica: Podem ser de coordenação ou subordinação. Relação jurídica de coordenação significa que as pessoas estão em nível de igualdade/paridade. Seriam as relações privadas. Relação jurídica de subordinação é aquela em que um dos sujeitos se encontra numa posição de inferioridade em relação ao outro. Estas eram as situações que os particulares estabeleciam com o Estado. Essas relações ficariam a cargo do direito público. Situações atuais: - Insuficiência das distinções tradicionais (critérios tradicionais não são mais suficientes); - critérios não são absolutos (não há mais critério tão rigoroso separando o direito público e privado; - fim da dicotomia (entre os dois direitos há uma linha flexível, relação de complementariedade). Constitucionalização do direito civil/privado: - normas constitucionais incidindo sobre relações privadas; e - institutos típicos do direito privado elevados ao nível constitucional.

2 2 Incidiu a partir da Constituição de 1988, por ex: art , CF direito de família regulado na CF. Também encontramos acerca da propriedade privada devendo cumprir sua função social (público se relacionando com o privado). Da mesma forma, no CC, o contrato vincula-se a sua função social (o público se relacionando com o privado). O sistema jurídico é a reunião de diversos elementos articulados em si, formando uma unidade dotada de um sentido, de uma compreensão. Esse sistema jurídico se subdivide em micro-sistemas. Nestes há estatutos próprios, legislação própria, doutrinas próprias, princípios próprios, jurisprudências próprias de cada micro-sistema. Ex: micro-sistema do direito ambiental, do consumidor, do direito de família, contratual, crimes econômicos, lei drogas, entre outros. O papel fundamental da CF porque ela dá unidade ao sistema. Ou seja, todos os micro-sistemas estão ligados à CF. Impede de serem autônomos o fato de estarem ligados à CF. Os princípios constitucionais são o fundamento do sistema, eles dão a unidade a CF. Ex: principio da dignidade da pessoa humana irradia para todas os micro-sistemas. As leis são critérios para solucionar os problemas. O fundamento são os princípios, os quais dão o fundamento material/axiológico do sistema, ou seja, são a base valorativa. 1 Art A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado.

3 3 2) Princípios éticos-juridicos: Personalíssimo Ético (dignidade da pessoa humana): A dignidade da pessoa humana envolve uma ideia de relação (me relaciono com outra pessoa e reconheço o outro como um sujeito do direito, como a mim, portador de direitos). Ou seja, não posso querer fazer valer, apenas a minha vontade, liberdade, devo reconhecer que há outras pessoas com direitos. A partir dai, surge uma relação jurídica fundamental o respeito jurídico. Isso que distingue a pessoa (indica respeitar o outro nas relações concretas do cotidiano) do indivíduo (não reconhece o outro, apenas visa seu interesse e sua liberdade). Nascem dois jurídicos fundamentais dessa relação: solidariedade e da responsabilidade. A dignidade da pessoa humana é um valor que atinge a todos, pois se trata de um valor intrínseco da pessoa. A partir dessa consideração nascem os outros princípios. Autonomia Privada: Princípio importante para o direito civil. Caracteriza-se pelo poder que os particulares tem de regular das relações que participam. Poder jurídico do tutelado pelo direito de modificar, criar e extinguir as suas relações jurídicas. O particular criando regras para si. Trata-se de um espaço de liberdade para regular suas relações conforme sua vontade. Responsabilidade: Somos responsáveis pelos atos que autonomamente praticamos. Temos a situação em que temos o dever de colocar o ofendido como se não tivesse sofrido a lesão. Atualmente, também temos a responsabilidade objetiva do estado (complementariedade do público com o privado). Confiança: Elemento imaterial, espiritual. A confiança é o elemento que leva uma pessoa a estabelecer uma relação com outra pessoa. Todas as relações encontram-se na base o vinculo da confiança. Esse elemento nasce no outro sujeito. O outro cria uma expectativa que me leva a confiar nele.

4 4 Esse elemento é trazido para as relações jurídicas no sentido de poderemos exigir do outro a expectativa que ele gerou em mim e fez com que eu me relacionasse com ele. Boa fé: - subjetiva: diz respeito ao conhecimento de um sujeito previsto numa relação concreta especifica. Um sujeito tinha o conhecimento de estar lesando ou não a parte na relação jurídica (má-fé). Se ele sabia que aquela situação era contrária ao direito. - objetiva: estabelece um dever de agir que o sujeito tem de agir em conformidade com os padrões. Não importa a posição pessoal da pessoa, trata-se de uma regra exterior que a pessoa deve seguir. Funções da boa-fé: 1) interpretavia art : A relação contratual estabelecida deve ser através da lisura, respeito a lealdade, confiança que o direito veio a afirmar. 2) integrativa - art : Aspecto preliminar da relação contratual. O CC faz referência a boa-fé objetiva. É consolidado na doutrina e na jurisprudência, analisando que e o contrato é feito em uma série de etapas, há uma fase pré-contratual que é abrangida pelo art. 422, CC. Toda relação contratual já nasce com a boa-fé objetiva. Ou seja, criando deveres anexos as partes, por exemplo: dever de ser honesto, lealdade, correção, probidade, prestar informações. As relações contratuais em todas suas fases devem ter a lisura, honestidade vigente. 3) Limitativa art. 187: Art Também comete ato ilícito o titular de um direito que, ao exercê-lo, excede manifestamente os limites impostos pelo seu fim econômico ou social, pela boa-fé ou pelos bons costumes. 2 Art Os negócios jurídicos devem ser interpretados conforme a boa-fé e os usos do lugar de sua celebração. 3 Art Os contratantes são obrigados a guardar, assim na conclusão do contrato, como em sua execução, os princípios de probidade e boa-fé.

5 5 No exercício do meu direito devo respeitar as exigências de lisura, correição, honestidade que são limites ao direito dados pela boa-fé. Deve-se verificar dentro da finalidade do exercício do direito, quando ultrapasso os limites, exerço indevidamente um direito, tenho um ato ilícito. A doutrina majoritária menciona que o art. 187 prevê acerca do abuso de direito. a ilicitude em sentido amplo e em sentido estrito: sentido amplo ou lato sensu todo ato contrário ao direito. Ex: Ato inválido. sentido estrito ou stricto sensu - ilícito no sentido estrito. É a prevista no art. 186 do CC. Elementos desse ato: - ação humana (ação ou omissão); - culpa ( lato sensu que envolve o dolo e a negligência/imprudência/imperícia); - o dano (real - patrimonial ou moral, certo e atual Jurisprudência tem considerado os danos futuros também); - o nexo de causalidade. O ato ilícito pressupõe a imputabilidade (capaz de suportar a responsabilização). Obs: um dos elementos do ato ilícito é a culpa, porém, no caso do abuso de direito não há culpa, pois tem natureza objetiva. Assim, o abuso de direito é um ato ilícito sui generis - posição da doutrina majoritária. Por isso, alguns doutrinadores (posição minoritária) não consideram que o abuso de direito seja um ato ilícito, não previsto no art. 187, CC. Paridade. 3) Personalidade Civil: Toda pessoa é dotada de personalidade. É a aptidão reconhecida pela ordem jurídica a alguém para reconhecer direitos e obrigações qualidade intrínseca e inerente a qualquer pessoa conceito clássico.

6 6 É um conjunto de atributos da pessoa humana que também é tutelado pelo direito conceito mais atual. A personalidade civil começa (art. 2º 4, CC) do nascimento com vida. Também refere neste artigo a condição de nascituro e a proteção dos seus direitos. O nascituro pode ser objeto de reconhecimento voluntário de filiação, assim, como beneficiário de doação dos pais. A personalidade civil cessa com a morte. A morte pode ser em duas espécies: - morte real (atestado de óbito, corpo do sujeito indicando a causa mortis ). - morte presumida: decorre de duas outras situações: em razão da ausência (art. 6º, parte final, CC) ou sem a declaração de ausência (art. 7º, CC). Morte presumida: Art. 7º, CC Art. 7 o Pode ser declarada a morte presumida, sem decretação de ausência: I - se for extremamente provável a morte de quem estava em perigo de vida; II - se alguém, desaparecido em campanha ou feito prisioneiro, não for encontrado até dois anos após o término da guerra. Parágrafo único. A declaração da morte presumida, nesses casos, somente poderá ser requerida depois de esgotadas as buscas e averiguações, devendo a sentença fixar a data provável do falecimento. Inciso I, nos casos de catástrofes naturais ou acidentes aéreos. Casos em que se é impossível localizar o corpo da pessoa. Deve ser observado o prazo referido no parágrafo único do art. 7º, CC. A data e horário dessa morte serão fixados pelo magistrado em sua sentença. Art. 6 o A existência da pessoa natural termina com a morte; presume-se esta, quanto aos ausentes, nos casos em que a lei autoriza a abertura de sucessão definitiva. A caracterização da ausência é fática: o sujeito desaparece e não manda notícias. Porém, a lei deve determinar a abertura da sucessão definitiva. 4 Art. 2º A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro.

7 7 A preocupação do legislador foi com o patrimônio da pessoa e não com a pessoa do ausente, alegando que onde ele estiver continua sendo capaz. O problema é o patrimônio sem gerenciamento. Faz-se necessário nomear ausente, e a nomeação de curador do ausente (art ). Fazse um levantamento dos bens deixados pelo ausente. Após um ano da arrecadação dos bens do ausente, se faz a abertura da sucessão provisória. Dez anos após o transito em julgado dessa sentença que fez a abertura provisória dos bens do ausente, essa se converterá em definitiva. A partir desse momento, temos a morte presumida do ausente. A qualquer momento essa morte pode ser desfeita, basta que se supere a condição de ausência (ausente retorna ou manda noticias). Obs: efeitos do regresso ao ausente dependem do momento de sua regressão (art ou 39 7, CC). Conceito de capacidade: Distinção capacidade de direito (prevista art. 1º 8, CC, sinônimo de personalidade) e de fato/de exercício ou de agir (é a aptidão reconhecida pelo direito para o sujeito exercer, por si, os atos da vida civil. A personalidade pode ser medida, ou seja, posso graduar, há níveis, medidos através de uma régua (móvel). Há incapacidade absoluta (no nível zero) não pode praticar atos da vida 5 Art. 25. O cônjuge do ausente, sempre que não esteja separado judicialmente, ou de fato por mais de dois anos antes da declaração da ausência, será o seu legítimo curador. 6 Art. 33. O descendente, ascendente ou cônjuge que for sucessor provisório do ausente, fará seus todos os frutos e rendimentos dos bens que a este couberem; os outros sucessores, porém, deverão capitalizar metade desses frutos e rendimentos, segundo o disposto no art. 29, de acordo com o representante do Ministério Público, e prestar anualmente contas ao juiz competente. 7 Art. 39. Regressando o ausente nos dez anos seguintes à abertura da sucessão definitiva, ou algum de seus descendentes ou ascendentes, aquele ou estes haverão só os bens existentes no estado em que se acharem, os sub-rogados em seu lugar, ou o preço que os herdeiros e demais interessados houverem recebido pelos bens alienados depois daquele tempo. 8 Art. 1º. Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil.

8 8 civil. Há um nível intermediário que é dos relativamente incapazes (alguns atos da vida civil poderão praticar diretamente. Por ex: ser testemunha, fazer testamento). Ambos podem exercer seus direitos, porém, não por si, mas podem ser representados (incapacidade absoluta) ou assistidos (relativamente incapaz). E temos a capacidade absoluta alcançada com 18 anos. No tema capacidade deve-se definir ou caracterizar se a pessoa tem discernimento da sua vontade, do seu agir. Caso tenha, o sujeito é considerado capaz. Há uma presunção de capacidade. No caso do absolutamente incapaz se presume que ele não tem discernimento nenhum (zero). Assim, para protegê-lo não é dado nenhuma hipótese de praticar a vida civil. E há a fase intermediária, a pessoa tem um certo nível de discernimento, sendo relativamente incapaz. A incapacidade cessa quando termina a causa que a gerou. Nesse tipo de direito há uma confusão/identificação entre o titular do direito e o objeto. Ex: direito a honra, ao nome, imagem. Principais características dos direitos da personalidade: - Indisponíveis não é dado ao próprio titular do direito dispor desse direito. Há uma relativização dessa indisponibilidade, havendo situações em que não sendo absoluta: - quando a lei permitir (ex: quando o direito não disser respeito elemento ou a condição essencial de pessoa humana) ex: arremesso de anões; - quando houver um justificado interesse do próprio titular ou de terceiro (ex: transplante ou doação de órgãos, cirurgia); - ou quando o ato de disposição decorrer de prática socialmente aceita (ex: esportes radicais).

9 9 - Absolutos: os efeitos deles se irradiam perante todos erga omnes. - Extrapatrimoniais: o objetivo tutelado não é passível de quantificação econômica. Diferente do uso da imagem quanto ao aspecto econômico (ex: fotografia exposta na mídia). - Vitalícios: acompanham o sujeito desde o nascimento até a sua morte, sendo que alguns se projetam inclusive além de sua morte (parágrafo único 9, art. 12, CC). - Imprescritíveis: ninguém perde seu direito da personalidade pelo não uso. A qualquer tempo pode buscar a existência desse direito de personalidade. Não confundir com a prescrição diante da pretensão que a ofensa ao direito da personalidade pode gerar. 9 Art. 12, Parágrafo único. Em se tratando de morto, terá legitimação para requerer a medida prevista neste artigo o cônjuge sobrevivente, ou qualquer parente em linha reta, ou colateral até o quarto grau.

Pessoa Natural Personalidade Pergunta-se: 1 - Início da Personalidade da Pessoa Teoria natalista Art. 2.º 2 Nascituro Conceito Pergunta-se:

Pessoa Natural Personalidade Pergunta-se: 1 - Início da Personalidade da Pessoa Teoria natalista Art. 2.º 2 Nascituro Conceito Pergunta-se: Personalidade É a aptidão genérica para ser titular de direitos contrair deveres. Pergunta-se: os animais possuem personalidade? 1 - Início da Personalidade da Pessoa Teoria natalista Art. 2.º A personalidade

Leia mais

Direito Civil. Pessoas Naturais: Personalidade e Capacidade. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Pessoas Naturais: Personalidade e Capacidade. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Pessoas Naturais: Personalidade e Capacidade Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil DAS PESSOAS NATURAIS DA PERSONALIDADE E DA CAPACIDADE INTRODUÇÃO Conforme

Leia mais

Direito Civil. Da Curadoria dos Bens do Ausente. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Da Curadoria dos Bens do Ausente. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Da Curadoria dos Bens do Ausente Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil DA CURADORIA DOS BENS DO AUSENTE AUSÊNCIA: Iniciaremos o estudo do nosso próximo tópico

Leia mais

Aula 01. Parte Geral. I - Pessoas. A personalidade pode ser conceituada em duas acepções:

Aula 01. Parte Geral. I - Pessoas. A personalidade pode ser conceituada em duas acepções: Turma e Ano: 2016 (Master B) Matéria / Aula: Direito Civil Objetivo 01 Professor: Rafael da Mota Monitor: Paula Ferreira Aula 01 Parte Geral A parte geral do Código Civil é dividida em três partes: (i)

Leia mais

Direito Civil. Extinção Da Personalidade Civil

Direito Civil. Extinção Da Personalidade Civil Direito Civil Extinção Da Personalidade Civil Modos De Extinção Morte - real, simultânea (comoriência), civil, presumida. Real: a morte em si, com prova pelo atestado de óbito. O sujeito deixa de ter direitos

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 11/04/2018) Direito da Personalidade.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 11/04/2018) Direito da Personalidade. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 11/04/2018) Direito da Personalidade. Vem de persona (pessoa), são aqueles que recai sobre a pessoa.

Leia mais

Conceito: Ser humano considerado sujeito de obrigações e direitos. Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil (Art. 1., CC).

Conceito: Ser humano considerado sujeito de obrigações e direitos. Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil (Art. 1., CC). Direito Civil I 1 Pessoa natural (física): Conceito: Ser humano considerado sujeito de obrigações e direitos. Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil (Art. 1., CC). 2 Personalidade : Conjunto

Leia mais

Noções de Direito Civil. Professora Ana Carla Ferreira Marques

Noções de Direito Civil. Professora Ana Carla Ferreira Marques Noções de Direito Civil Professora Ana Carla Ferreira Marques E-mail: anacarlafmarques86@gmail.com P A R T E G E R A L LIVRO I DAS PESSOAS TÍTULO I DAS PESSOAS NATURAIS CAPÍTULO I DA PERSONALIDADE E DA

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PESSOA NATURAL

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PESSOA NATURAL PESSOA NATURAL Capacidade Jurídica 1 Conceito de pessoa natural Conceito de personalidade (jurídica ou civil) (patrimonial) (existencial) Conceito de capacidade 2 COMPREENDENDO A SISTEMÁTICA DO CÓDIGO

Leia mais

Objetivo: Propiciar ao aluno a compreensão das formas de extinção da personalidade jurídica da pessoa natural e suas consequencias.

Objetivo: Propiciar ao aluno a compreensão das formas de extinção da personalidade jurídica da pessoa natural e suas consequencias. AULA 08 PONTO: 09 Objetivo da aula: Pessoa natural. Modos de extinção. Registro. Ausência. Curadoria. Sucessão provisória e sucessão definitiva. Tópico do plano de Ensino: Ausência. Curadoria. Sucessão

Leia mais

Direito Civil. Existência, Personalidade e Capacidade

Direito Civil. Existência, Personalidade e Capacidade Direito Civil Existência, Personalidade e Capacidade Código Civil A parte geral do Código Civil subdivide-se em três livros: Pessoas: trata dos sujeitos da relação jurídica. Bens: trata dos objetos da

Leia mais

Aula 02. Parte Geral. I Pessoas (continuação) Formas de Extinção da Personalidade (continuação)

Aula 02. Parte Geral. I Pessoas (continuação) Formas de Extinção da Personalidade (continuação) Turma e Ano: 2016 (Master B) Matéria / Aula: Direito Civil Objetivo 02 Professor: Rafael da Mota Monitor: Paula Ferreira Aula 02 Parte Geral I Pessoas (continuação) 1. Pessoa Natural 1.1. Personalidade

Leia mais

Monster. Concursos. 1º Encontro. Direito Privado

Monster. Concursos. 1º Encontro. Direito Privado Monster Concursos Direito Privado 1º Encontro NOSSO EDITAL Direito Privado 2.3.1. Personalidade jurídica 2.3.2. Capacidade jurídica 2.3.3. Pessoa jurídica 2.3.4. Responsabilidade 2.3.4.1 Fato jurídico

Leia mais

PESSOAS NATURAIS E SUJEITOS DE DIREITOS

PESSOAS NATURAIS E SUJEITOS DE DIREITOS PESSOAS NATURAIS E SUJEITOS DE DIREITOS Entes personalizados: pessoas que têm personalidade jurídica naturais e jurídicas - aplica-se o princípio da legalidade ampla (tudo é permitido, salvo o que é proibido

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Da Pessoa Natural.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Da Pessoa Natural. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 28/02/2018. Da Pessoa Natural. O início da personalidade civil se dá com o nascimento com vida, artigo

Leia mais

Prof. (a) Naiama Cabral

Prof. (a) Naiama Cabral Prof. (a) Naiama Cabral DIREITOS HUMANOS @naiamacabral @monster.concursos Olá pessoal me chamo Naiama Cabral, Sou advogada e professora no Monster Concursos, e há algum tempo tenho ajudado diversos alunos

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Responsabilidade Civil: a) Objetiva: Esta responsabilidade diz respeito a não necessidade de comprovação de culpa,

Leia mais

Direito Civil VII. Direito das Sucessões

Direito Civil VII. Direito das Sucessões Direito Civil VII Direito das Sucessões ROTEIRO Introdução Sucessão Hereditária Princípio de Saizine Comoriência Espólio Inventariante Abertura da sucessão ROTEIRO Introdução Sucessão Hereditária Princípio

Leia mais

NOÇÕES GERAIS. Eticidade prestígio ao comportamento ético das pessoas, ou seja, boa-fé objetiva.

NOÇÕES GERAIS. Eticidade prestígio ao comportamento ético das pessoas, ou seja, boa-fé objetiva. NOÇÕES GERAIS Eticidade prestígio ao comportamento ético das pessoas, ou seja, boa-fé objetiva. Art. 5 º do NCPC: Aquele que de qualquer forma participa do processo deve comportar-se de acordo com a boa-fé.

Leia mais

IUS RESUMOS. A extinção da personalidade natural. Organizado por: Samille Lima Alves

IUS RESUMOS. A extinção da personalidade natural. Organizado por: Samille Lima Alves A extinção da personalidade natural Organizado por: Samille Lima Alves SUMÁRIO I. A EXTINÇÃO DA PERSONALIDADE NATURAL... 3 1. Noções gerais sobre a extinção da personalidade... 3 2. Os casos de morte da

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 13/02/2019. Introdução ao direito de família para sucessões.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 13/02/2019. Introdução ao direito de família para sucessões. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 13/02/2019. Introdução ao direito de família para sucessões. Regime de bens. Variedade do regime de bens. Comunhão

Leia mais

Direito Civil Procurador Legislativo 1ª fase

Direito Civil Procurador Legislativo 1ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Civil Procurador Legislativo 1ª fase Direitos da Personalidade 1) FCC Procurador - TCE-RO (2010) A morte presumida a) não existe no ordenamento jurídico pátrio.

Leia mais

TJ-SC DIREITO Civil Dicas Para a Prova Prof. Fidel Ribeiro

TJ-SC DIREITO Civil Dicas Para a Prova Prof. Fidel Ribeiro TJ-SC DIREITO Civil Dicas Para a Prova Prof. Fidel Ribeiro Direito Civil DICAS PARA A PROVA TJ-SC LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO (LINDB) 1ª Lei geral, aplicável a todas as normas. (Dto

Leia mais

RENATO ALBUQUERQUE DIREITO CIVIL 64 QUESTÕES DE PROVAS DA BANCA ORGANIZADORA DO CONCURSO SEFAZ/MS E DE OUTRAS INSTITUIÇÕES DE MS GABARITADAS.

RENATO ALBUQUERQUE DIREITO CIVIL 64 QUESTÕES DE PROVAS DA BANCA ORGANIZADORA DO CONCURSO SEFAZ/MS E DE OUTRAS INSTITUIÇÕES DE MS GABARITADAS. RENATO ALBUQUERQUE DIREITO CIVIL 64 QUESTÕES DE PROVAS DA BANCA ORGANIZADORA DO CONCURSO SEFAZ/MS E DE OUTRAS INSTITUIÇÕES DE MS GABARITADAS. Seleção das Questões: Prof. Renato Albuquerque Coordenação

Leia mais

I) PERSONALIDADE: 2. Início da Personalidade: 1) Teoria Natalista. 2) Teoria Concepcionista. 3) Teoria da Personalidade Condicionada

I) PERSONALIDADE: 2. Início da Personalidade: 1) Teoria Natalista. 2) Teoria Concepcionista. 3) Teoria da Personalidade Condicionada Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Parte Geral) / Aula 04 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: I) Personalidade: Início da Personalidade: Teoria Concepcionista; Teoria da Personalidade

Leia mais

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 7

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 7 Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 7 Emancipação A aquisição da capacidade de fato ocorre ao completar 18 anos, ou pela emancipação nos seguintes casos: I - por concessão dos

Leia mais

Conteúdo: Direitos da Personalidade: Introdução; Formas de Tutela; Características. - DIREITOS DA PERSONALIDADE -

Conteúdo: Direitos da Personalidade: Introdução; Formas de Tutela; Características. - DIREITOS DA PERSONALIDADE - Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Civil (Parte Geral) / Aula 06 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Direitos da Personalidade: Introdução; Formas de Tutela; Características. - DIREITOS

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - IED. Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - IED. Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - IED Docente: TIAGO CLEMENTE SOUZA E-mail: tiago_csouza@hotmail.com 1.2 Direito Positivo: Direito Positivo: Direito Posto, que vigora em um determinado espaço territorial,

Leia mais

Direito Civil. Direitos da Personalidade. Professor Fidel Ribeiro.

Direito Civil. Direitos da Personalidade. Professor Fidel Ribeiro. Direito Civil Direitos da Personalidade Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Civil DIREITOS DE PERSONALIDADE: Cláusula geral constitucional que embasa os direitos de personalidade:

Leia mais

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL

Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL Tassia Teixeira de Freitas CONTRATOS PARTE GERAL TÓPICOS AULA 01 INTRODUÇÃO CONCEITO FUNÇÃO SOCIAL E BOA-FÉ CONDIÇÕES DE VALIDADE CONTRATO DE ADESÃO CONTRATO: É a mais importante e mais comum FONTE DE

Leia mais

Bens dos Ausentes (novo CPC)

Bens dos Ausentes (novo CPC) Bens dos Ausentes (novo CPC) Bens dos Ausentes (novo CPC) A ausência é instituto de direito civil tratado na parte geral do Código civilista. Como o próprio nome sugere, o seu conceito está ligado ao fato

Leia mais

Ao se analisar o tempo que perdura a ausência, três momentos distintos podem ser destacados, a saber:

Ao se analisar o tempo que perdura a ausência, três momentos distintos podem ser destacados, a saber: FIT/UNAMA Curso: Bacharelado em Direito Aula 08: Ausência Disciplina: Teoria Geral do Direito Civil Professora Dra. Nazaré Rebelo E-mail: professoranazarerebelo@gmail.com Ausência Pelo novo estatuto legal

Leia mais

Extinção da pessoa natural

Extinção da pessoa natural Extinção da pessoa natural - Momento: morte A extinção da pessoa natural dá-se com a morte, comprovável pela parada cárdiorespiratória atestada por médico. Para efeitos de transplante tem-se considerado

Leia mais

DA PESSOA NATURAL Personalidade E Capacidade

DA PESSOA NATURAL Personalidade E Capacidade DA PESSOA NATURAL Personalidade E Capacidade 1. PERSONALIDADE: (Art. 2º, CC/02) A personalidade civil da pessoa começa do nascimento com vida; mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro.

Leia mais

PESSOAS NO CÓDIGO CIVIL

PESSOAS NO CÓDIGO CIVIL PESSOAS NO CÓDIGO CIVIL www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. PERSONALIDADE JURÍDICA, CAPACIDADE E LEGITIMAÇÃO...5 Sujeitos da Relação Jurídica...6 2. COMEÇO DA PERSONALIDADE NATURAL E PERSONALIDADE JURÍDICA

Leia mais

2. Tópicos Especiais em Pessoas e Direitos de Personalidade. Tópicos Especiais em Direito Civil

2. Tópicos Especiais em Pessoas e Direitos de Personalidade. Tópicos Especiais em Direito Civil 2. Tópicos Especiais em Pessoas e Direitos de Personalidade Tópicos Especiais em Direito Civil Personalidade e Capacidade Toda pessoa é dotada de personalidade, isto é, tem capacidade para figurar em uma

Leia mais

Direito Civil. Atos Jurídicos. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Atos Jurídicos. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Atos Jurídicos Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Leia mais

NOÇÕES GERAIS DE DIREITO CONCEITO. É um conjunto de normas de conduta impostas para regularizar a convivência humana em sociedade.

NOÇÕES GERAIS DE DIREITO CONCEITO. É um conjunto de normas de conduta impostas para regularizar a convivência humana em sociedade. NOÇÕES GERAIS DE DIREITO CONCEITO É um conjunto de normas de conduta impostas para regularizar a convivência humana em sociedade. Sentido Subjetivo (Jus est Facultas Agendi) A possibilidade individual

Leia mais

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 20/02/2019. Sucessão.

Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 20/02/2019. Sucessão. Pós Graduação em Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula dia 20/02/2019. Sucessão. Introdução. Conceito. Conjunto de normas que disciplinam a transferência do patrimônio de

Leia mais

Conteúdo: Retroatividade Mínima; Parte Geral: Pessoa Natural (Personalidade)

Conteúdo: Retroatividade Mínima; Parte Geral: Pessoa Natural (Personalidade) Turma e Ano: Flex A (2014) Matéria / Aula: Direito Civil (Parte Geral) / Aula 03 Professor: Rafael da Motta Mendonça Conteúdo: Retroatividade Mínima; Parte Geral: Pessoa Natural (Personalidade) 4. Direito

Leia mais

Renata Tibyriçá Defensora Pública do Estado

Renata Tibyriçá Defensora Pública do Estado Renata Tibyriçá Defensora Pública do Estado Defensoria Pública é instituição prevista na Constituição Federal (art. 134), presta assistência jurídica gratuita à população necessitada (geralmente são atendidas

Leia mais

Coordenadora: Alcione Ferreira TJ-MG JUIZ ESTADUAL

Coordenadora: Alcione Ferreira TJ-MG JUIZ ESTADUAL Coordenadora: Alcione Ferreira TJ-MG JUIZ ESTADUAL 2018 DIREITO CIVIL Alcione Ferreira e Fabiana Reis Brandão Nunes Carneiro - provas aplicadas nos anos de 2012 e 2014 pela autora Alcione Ferreira. Dentre

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Batista Cáceres. 1-) Capacidade Civil: É o estudo da possibilidade de praticar ou não os atos da vida civil, sem contaminar

Leia mais

DIREITO CIVIL VI AULA 1: Introdução ao Direito das Sucessões

DIREITO CIVIL VI AULA 1: Introdução ao Direito das Sucessões DIREITO CIVIL VI AULA 1: Introdução ao Direito das Sucessões Teoria do Direito das Sucessões Sucessão, do latim, succedere, significa vir no lugar de alguém. Ensina Carlos Roberto Gonçalves (2011, p. 19)

Leia mais

A PERSONALIDADE CIVIL E O NOVO CÓDIGO. A Concepção e o Nascimento

A PERSONALIDADE CIVIL E O NOVO CÓDIGO. A Concepção e o Nascimento A PERSONALIDADE CIVIL E O NOVO CÓDIGO Rénan Kfuri Lopes, adv. Sumário: I - A Concepção e o Nascimento II - A Incapacidade Absoluta III A Incapacidade Relativa IV - A Capacidade Civil e a Emancipação V

Leia mais

PESSOAS NO CÓDIGO CIVIL

PESSOAS NO CÓDIGO CIVIL PESSOAS NO CÓDIGO CIVIL www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. PERSONALIDADE JURÍDICA, CAPACIDADE E LEGITIMAÇÃO...5 Sujeitos da Relação Jurídica...6 2. COMEÇO DA PERSONALIDADE NATURAL E PERSONALIDADE JURÍDICA

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres 1-) Consignação em Pagamento Conti.: a) Judicial: Hipóteses de cabimento encontram-se perante o art. 335 do

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PÓS-GRADUAÇÃO EM DIVERSIDADE

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA PÓS-GRADUAÇÃO EM DIVERSIDADE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIVERSIDADE Responsabilidade Civil Aplicada à Diversidade, Religiosidade e Sexualidade - Aula n.71 1 Responsabilidade civil É necessário a existência de dano ou prejuízo para a configuração

Leia mais

SUMÁRIO 1. LEI DE INTRODUÇÃO

SUMÁRIO 1. LEI DE INTRODUÇÃO SUMÁRIO 1. LEI DE INTRODUÇÃO... 1 1.1 Aspectos gerais de Direito Privado... 1 1.1.1 Introdução... 1 1.1.2 As fontes do direito. A lei. As formas de integração da norma jurídica e as ferramentas do sistema

Leia mais

Direito Empresarial. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais.

Direito Empresarial. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais Direito Empresarial Pessoa Jurídica Personalidade jurídica Responsabilidades da pessoa jurídica

Leia mais

Breves anotações sobre as regras de indenização previstas no Código Civil para os casos de ofensas aos direitos da personalidade

Breves anotações sobre as regras de indenização previstas no Código Civil para os casos de ofensas aos direitos da personalidade Breves anotações sobre as regras de indenização previstas no Código Civil para os casos de ofensas aos direitos da personalidade Eneas Matos Professor Doutor da Faculdade de Direito da USP. Advogado. Mestre

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR EDUARDO FRANCISCO

DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR EDUARDO FRANCISCO DIREITO PROCESSUAL CIVIL PROFESSOR EDUARDO FRANCISCO 1 Nomeação à autoria arts. 62 a 69, CPC. Intervenção de terceiros Mecanismo de correção do polo passivo Dever do réu, vide art. 69, CPC. 1.1 - A nomeação

Leia mais

Tribunais Exercícios Direito Civil Exercício Nilmar de Aquino Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor.

Tribunais Exercícios Direito Civil Exercício Nilmar de Aquino Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. Tribunais Exercícios Direito Civil Exercício Nilmar de Aquino 2012 Copyright. Curso Agora eu Passo - Todos os direitos reservados ao autor. TRE PR/2012 1. NÃO se destinando a vigência temporária, a lei

Leia mais

LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB...

LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB... Sumário Capítulo I LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB... 19 1. Noções introdutórias e funções da LINDB... 19 2. Vigência normativa... 20 2.1. Princípio da Continuidade ou Permanência...

Leia mais

Direito Civil: Notas de Aulas dos Curso de Gestão de Marketing:

Direito Civil: Notas de Aulas dos Curso de Gestão de Marketing: Direito Civil: Notas de Aulas dos Curso de Gestão de Marketing: Uso Interno e Exclusivo dos Alunos do Curso de Gestão de Marketing da UNIFAI. A leitura deste não isenta a da bibliografia indicada. Bibliografia:

Leia mais

Sumário. Agradecimentos Nota dos autores à 4ª edição Coleção sinopses para concursos Guia de leitura da Coleção...

Sumário. Agradecimentos Nota dos autores à 4ª edição Coleção sinopses para concursos Guia de leitura da Coleção... Sumário Agradecimentos... 13 Nota dos autores à 4ª edição... 15 Coleção sinopses para concursos... 17 Guia de leitura da Coleção... 19 Capítulo I LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB...

Leia mais

LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB...

LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB... Sumário Capítulo I LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB... 21 1. Noções introdutórias e funções da LINDB... 21 2. Vigência normativa... 22 2.1. Princípio da Continuidade ou Permanência...

Leia mais

LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB...

LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB... Capítulo 1 LEI DE INTRODUÇÃO ÀS NORMAS DO DIREITO BRASILEIRO LINDB... 21 1. Noções introdutórias e funções da LINDB... 21 2. Vigência normativa... 22 2.1. Princípio da Continuidade ou Permanência... 29

Leia mais

Direito Civil. Disposições Gerais Negócio Jurídico. Professora Tatiana Marcello.

Direito Civil. Disposições Gerais Negócio Jurídico. Professora Tatiana Marcello. Direito Civil Disposições Gerais Negócio Jurídico Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Aula Civil XX LEI Nº 10.406, DE 10 DE JANEIRO DE 2002 Institui o Código Civil. O PRESIDENTE

Leia mais

DIREITO CIVIL 12/08/2015 DIREITO CIVIL TEORIA GERAL DA RELAÇÃO PRIVADA. Prof. Nelson Rosenvald

DIREITO CIVIL 12/08/2015 DIREITO CIVIL TEORIA GERAL DA RELAÇÃO PRIVADA. Prof. Nelson Rosenvald ESTÁCIO-CERS DIREITO CIVIL DIREITO CIVIL Prof. Nelson Rosenvald TEORIA GERAL DA RELAÇÃO PRIVADA Compreensão histórica e política do direito privado. As novas formas de exteorização do Direito Civil. 1)

Leia mais

Aula 15 Dos Atos Ilícitos: Por Marcelo Câmara

Aula 15 Dos Atos Ilícitos: Por Marcelo Câmara Aula 15 Dos Atos Ilícitos: Por Marcelo Câmara Introdução: A responsabilidade civil surge pela prática de um ato ilícito que é o conjunto de pressupostos da responsabilidade civil. Surge assim, a responsabilidade

Leia mais

O PRINCIPIO DA BOA-FÉ E A FUNÇÃO SOCIAL DOS CONTRATOS

O PRINCIPIO DA BOA-FÉ E A FUNÇÃO SOCIAL DOS CONTRATOS O PRINCIPIO DA BOA-FÉ E A FUNÇÃO SOCIAL DOS CONTRATOS Caroline Dias Raimundo 1 RESUMO: Este trabalho se propõe a levantar e analisar os conceitos que delineiam os princípios da boa-fé, a importância destes

Leia mais

Aula 3 A Pessoa Natural 1ª Parte: Por Marcelo Câmara

Aula 3 A Pessoa Natural 1ª Parte: Por Marcelo Câmara Por Marcelo Câmara texto Sumário: 1 -texto A PESSOA NATURAL: 1.1 Pessoas reconhecidas pela ordem jurídica: naturais e jurídicas. 1.2 A personalidade jurídica: modos de aquisição e perda. 1.2.1 Docimasia

Leia mais

Prof. (a) Naiama Cabral

Prof. (a) Naiama Cabral Prof. (a) Naiama Cabral DIREITOS HUMANOS @naiamacabral @monster.concursos Olá pessoal me chamo Naiama Cabral, Sou advogada e professora no Monster Concursos, e há algum tempo tenho ajudado diversos alunos

Leia mais

DIREITO E JORNALISMO RESPONSABILIDADE CIVIL

DIREITO E JORNALISMO RESPONSABILIDADE CIVIL RESPONSABILIDADE CIVIL Responsabilidade é a obrigação de reparar o dano que uma pessoa causa a outra. A palavra responsabilidade deve ser entendida como restituição ou compensação de algo que foi retirado

Leia mais

1.1. Atos da Administração que não são Atos Administrativos

1.1. Atos da Administração que não são Atos Administrativos Atos Administrativos 1. DEFINIÇÃO Ato jurídico, segundo o art. 81 do CC, é todo ato lícito que possui por finalidade imediata adquirir, resguardar, transferir, modificar ou extinguir direitos. Ato administrativo

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO. facebook.com/professoratatianamarcello

NOÇÕES DE DIREITO. facebook.com/professoratatianamarcello NOÇÕES DE DIREITO facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello EDITAL CONHECIMENTOS BANCÁRIOS - ASPECTOS JURÍDICOS Noções de direito aplicadas às operações de

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 3ª aula de laboratório de sucessões ministrada dia 18/06/2018. Sucessão.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 3ª aula de laboratório de sucessões ministrada dia 18/06/2018. Sucessão. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. 3ª aula de laboratório de sucessões ministrada dia 18/06/2018. Sucessão. Espécies. Sucessão testamentária é a disposição de

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Contratos no CDC Introdução Prof. Francisco Saint Clair Neto NOVA CONCEPÇÃO CONCEPÇÃO DO BEM ESTAR SOCIAL INTERVENCIONISMO ESTATAL LIMITAÇÃO DE LIBERDADE DE CONTRATAR A PROTEÇÃO DO

Leia mais

I A LEI DE INTRODUÇÃO AO CÓDIGO CIVIL (LICC)

I A LEI DE INTRODUÇÃO AO CÓDIGO CIVIL (LICC) SUMÁRIO Agradecimentos... 19 Nota do autor... 21 Prefácio... 23 Capítulo I A LEI DE INTRODUÇÃO AO CÓDIGO CIVIL (LICC) 1. Introdução ao estudo do Direito... 25 2. Características, conteúdo e funções da

Leia mais

DIREITO DAS SUCESSÕES DIREITO DAS SUCESSÕES. Prof. EDUARDO DOMINGUES

DIREITO DAS SUCESSÕES DIREITO DAS SUCESSÕES. Prof. EDUARDO DOMINGUES DIREITO DAS SUCESSÕES Prof. EDUARDO DOMINGUES eduardo.adv@domingues.fm Advogado Professor Universitário (UNIRIO, FACHA) Mestre e Doutor em Direito da Cidade - UERJ DIREITO DAS SUCESSÕES I. SUCESSÃO EM

Leia mais

Sumário. Capítulo I A Lei de Introdução

Sumário. Capítulo I A Lei de Introdução Sumário Nota do autor à segunda edição... 21 Nota do autor à primeira edição... 23 Prefácio à segunda edição... 25 Prefácio à primeira edição... 31 Capítulo I A Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO. facebook.com/professoratatianamarcello

NOÇÕES DE DIREITO. facebook.com/professoratatianamarcello NOÇÕES DE DIREITO facebook.com/professoratatianamarcello facebook.com/tatiana.marcello.7 @tatianamarcello EDITAL CONHECIMENTOS BANCÁRIOS - ASPECTOS JURÍDICOS Noções de direito aplicadas às operações de

Leia mais

Planejamento Patrimonial. Questionamento para mulheres de executivos

Planejamento Patrimonial. Questionamento para mulheres de executivos Planejamento Patrimonial Questionamento para mulheres de executivos Bueno, Mesquita e Advogados O Bueno, Mesquita e Advogados é um escritório de advocacia empresarial com foco em empresas familiares e

Leia mais

Instituições de Direito Público e Privado. Parte X Herança

Instituições de Direito Público e Privado. Parte X Herança Instituições de Direito Público e Privado Parte X Herança 1. Sucessão Conceito Sucessão A palavra suceder tem o sentido genérico de virem os fatos e fenômenos jurídicos uns depois dos outros (sub + cedere).

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Módulo 01 Parte Geral e Obrigações 01 Direito Civil Constitucional. Conceito, princípios e aplicação prática. Os princípios do Código Civil de 2002: eticidade, socialidade e operabilidade. 02 Lei de introdução

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA COBRANÇA DE DÍVIDAS

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA COBRANÇA DE DÍVIDAS COBRANÇA DE DÍVIDAS Curso de Pós-Graduação em Direito do Consumidor Artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor Quando o fornecedor for cobrar algum débito do consumidor, não poderá expô-lo ao ridículo,

Leia mais

INTRODUÇÃO AO DIREITO DA PESSOA NATURAL

INTRODUÇÃO AO DIREITO DA PESSOA NATURAL INTRODUÇÃO AO DIREITO DA PESSOA NATURAL I INTRODUÇÃO SUMÁRIO II DESENVOLVIMENTO 1. Da pessoa natural a. conceito b. personalidade e capacidade c. incapacidade civil d. direitos da personalidade e. individualização

Leia mais

DIREITO CIVIL VI AULA 3: Aceitação da Herança e Herança Vacante

DIREITO CIVIL VI AULA 3: Aceitação da Herança e Herança Vacante DIREITO CIVIL VI Abertura da Sucessão Com a abertura da sucessão o herdeiro sub-roga-se nas relações jurídicas do de cujus imediata e automaticamente Ao herdeiro é facultado aceitar ou não a herança (fase

Leia mais

Código Civil Lei , de 10 de janeiro de 2002

Código Civil Lei , de 10 de janeiro de 2002 Código Civil Lei 10.406, de 10 de janeiro de 2002 Este material de apoio destina-se exclusivamente aos acadêmicos de Direito da PUC-Campinas, que estiverem cursando a disciplina Direito Civil. Favor não

Leia mais

Interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos

Interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos Interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos Interesses difusos, coletivos e individuais homogêneos A Tutela Coletiva (aspectos conceituais) Discutir sobre tutela coletiva desafia um dos principais

Leia mais

5 Celebração e Prova do Casamento, Ritos matrimoniais, Cerimônia do casamento, Suspensão da cerimônia, 85

5 Celebração e Prova do Casamento, Ritos matrimoniais, Cerimônia do casamento, Suspensão da cerimônia, 85 Sumário Nota do Autor à lfi edição, xiii 1 Introdução ao Direito de Família, 1 1.1 Compreensão, 1 1.2 Lineamentos históricos, 2 1.3 Família moderna. Novos fenômenos sociais, 5 1.4 Natureza jurídica da

Leia mais

Referência Legislativa: artigos 3º ao 5º da Lei n /02 (Código Civil)

Referência Legislativa: artigos 3º ao 5º da Lei n /02 (Código Civil) AULA 07 PONTO: 06/07 Objetivo da aula: Pessoa natural. Conceito. Começo da personalidade natural. Individualização. Capacidade e incapacidade. Conceito. Espécies. Cessação da incapacidade. Pessoa natural.

Leia mais

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Poder Familiar.

Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Poder Familiar. Pós Graduação Direito de Família e Sucessões. Prof. Nelson Sussumu Shikicima. Aula ministrada dia 14/02/2018. Poder Familiar. Extinção do poder familiar é definitiva e ocorre quando: Morte do menor ou

Leia mais

1 Teoria Geral do Processo Civil Sala 207 UNIP Professor: Paulo Henrique de Oliveira. Teoria Geral do Processo Civil - 26 de outubro

1 Teoria Geral do Processo Civil Sala 207 UNIP Professor: Paulo Henrique de Oliveira. Teoria Geral do Processo Civil - 26 de outubro 1 Teoria Geral do Processo Civil Sala 207 UNIP Professor: Paulo Henrique de Oliveira Teoria Geral do Processo Civil - 26 de outubro 2 Teoria Geral do Processo Civil Sala 207 UNIP Professor: Paulo Henrique

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO IMOBILIÁRIO. Aula Ministrada pelo Prof. Gilberto Maistro 1-) Ações Possessórias: a) Ação de Reintegração: b) Ação de Manutenção de Posse: c) Ação de Interdito Proibitório:

Leia mais

AULA 22. De que forma deve ser pedida a desconsideração da personalidade jurídica, por ação autônoma ou incidentalmente?

AULA 22. De que forma deve ser pedida a desconsideração da personalidade jurídica, por ação autônoma ou incidentalmente? Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Direito Empresarial Professora: Carolina Lima Monitor: André Manso AULA 22 De que forma deve ser pedida a desconsideração da personalidade jurídica, por ação autônoma

Leia mais

3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos.

3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos. 3 Objeto do Direito: bens; divisão e espécie de bens. 4 Fatos jurídicos. 5 Negócios jurídicos. 6 Validade e defeitos. 7 Nulidade. 8 Atos jurídicos. 9 Atos ilícitos, exclusão da ilicitude, abuso do direito.

Leia mais

Código Civil Lei , 10 de Janeiro de 2002

Código Civil Lei , 10 de Janeiro de 2002 Código Civil Lei 10.406, 10 de Janeiro de 2002 DA PERSONALIDADE E DA CAPACIDADE Art. 1o Toda pessoa é capaz de direitos e deveres na ordem civil. Art. 2o A personalidade civil da pessoa começa do nascimento

Leia mais

Obrigações e contratos

Obrigações e contratos Obrigações e contratos Prof. Rafael Mafei Deveres e obrigações O O Direito subjetivo deveres de terceiros Obrigações: deveres de natureza patrimonial O Dois sujeitos: credor e devedor O Objeto: prestação

Leia mais

ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº , da Comarca de Tupã, em que é apelante ELÍDIA RODRIGUES

ACÓRDÃO. Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº , da Comarca de Tupã, em que é apelante ELÍDIA RODRIGUES Registro: 2012.0000399950 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Apelação nº 0004626-48.2010.8.26.0637, da Comarca de Tupã, em que é apelante ELÍDIA RODRIGUES MAIADINHA (ASSISTÊNCIA JUDICIÁRIA),

Leia mais

1. TEORIA CONSTITUCIONALISTA DO DELITO FATO TÍPICO

1. TEORIA CONSTITUCIONALISTA DO DELITO FATO TÍPICO 1 DIREITO PENAL PONTO 1: Teoria Constitucionalista do Delito PONTO 2: Legítima Defesa PONTO 3: Exercício Regular de Direito PONTO 4: Estrito Cumprimento do Dever Legal 1. TEORIA CONSTITUCIONALISTA DO DELITO

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA N. 07

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA AULA N. 07 AULA N. 07 1 Conceito de dano moral O dano moral consiste na lesão de direitos não patrimoniais, isto é, dignidade da pessoa humana e direitos da personalidade. Exemplos: vida privada, intimidade, honra,

Leia mais

PROFESSOR: SILMAR LOPES

PROFESSOR: SILMAR LOPES PROFESSOR: SILMAR LOPES SILMAR LOPES @drsilmarlopes RESPONSABILIDADE: É A OBRIGAÇÃO DE REPARAR DANOS RESPONSABILIDADE CIVIL Responsabilidade que surge em relação a danos patrimoniais (responsabilidade

Leia mais

SOCIEDADE LIMITADA HISTÓRICO

SOCIEDADE LIMITADA HISTÓRICO SOCIEDADE LIMITADA HISTÓRICO Decreto-lei nº 3.078/19: em princípio, era regulada por este decreto, mas foi revogada. Código Civil, arts. 1.052 e 1087: atual regulamentação Antes possuía o nome de sociedade

Leia mais

Aula 36 PRESCRIÇÃO. O art. 23 da LIA prevê dois termos a quo, um relacionado à cessação do vínculo e outro atinente à entrega da prestação de contas.

Aula 36 PRESCRIÇÃO. O art. 23 da LIA prevê dois termos a quo, um relacionado à cessação do vínculo e outro atinente à entrega da prestação de contas. Página1 Curso/Disciplina: Processo Coletivo Aula: Prescrição. Decadência 36 Professor (a): Fabrício Bastos Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 36 PRESCRIÇÃO 1. Termo a quo. Quanto

Leia mais

Noções Introdutórias Abertura da Sucessão. Transmissão da Herança. Aceitação e Renúncia da Herança. Cessão da Herança

Noções Introdutórias Abertura da Sucessão. Transmissão da Herança. Aceitação e Renúncia da Herança. Cessão da Herança Sumário 1. Noções Introdutórias 1.1 Sucessão. Compreensão do Vocábulo. O Direito das Sucessões 1.2 Direito das Sucessões no Direito Romano 1.3 Ideia Central do Direito das Sucessões 1.4 Noção de Herança

Leia mais

1ª Fase PROVA OBJETIVA DIREITO CIVIL

1ª Fase PROVA OBJETIVA DIREITO CIVIL 1ª Fase PROVA OBJETIVA DIREITO CIVIL P á g i n a 1 QUESTÃO 1 - A respeito da propriedade e da posse, assinale a alternativa correta: A. As concepções doutrinárias que entendem a função social como limite

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO. Responsabilidade Civil da Administração Pública. Prof.ª Tatiana Marcello

DIREITO ADMINISTRATIVO. Responsabilidade Civil da Administração Pública. Prof.ª Tatiana Marcello DIREITO ADMINISTRATIVO Responsabilidade Civil da Administração Pública Prof.ª Tatiana Marcello Responsabilidade Civil da Administração A responsabilidade civil tem origem no Direito Civil. É a obrigação

Leia mais

TÓPICOS ESPECIAIS DE DIREITO CIVIL

TÓPICOS ESPECIAIS DE DIREITO CIVIL FACULDADE DE DIREITO DO VALE DO RIO DOCE - FADIVALE TÓPICOS ESPECIAIS DE DIREITO CIVIL O fracasso jamais te alcançará se a tua vontade de vencer for suficientemente forte. (Og Mandino) 2019 CÓDIGO CIVIL

Leia mais