ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO SOBRE O MOSQUITO AEDES AEGYPTI 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO SOBRE O MOSQUITO AEDES AEGYPTI 1"

Transcrição

1 ESTRATÉGIA DE DIVULGAÇÃO SOBRE O MOSQUITO AEDES AEGYPTI 1 Juliana Barbosa Duarte Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais CEFET/MG Jerônimo Coura Sobrinho Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais CEFET/MG RESUMO: O mosquito Aedes aegypti tem assustado populações desde o século XVIII com a incidência da dengue e da febre amarela. Por esse motivo, este artigo tem como objetivo contribuir com a divulgação científica sobre o mosquito Aedes aegypti que visam colaborar para um melhor entendimento da população. Dessa forma, buscou-se levantar as características necessárias em uma divulgação e a sua importância nessas publicações. Para essa realização, tomou-se como base teórica a semiótica peirceana e como dados empíricos as respostas obtidas por meio de um questionário aplicado a profissionais da área da saúde, a fim de levantar dois dados: as características-chave que deveriam estar contidos em uma divulgação, para que a população pudesse conhecesse o vetor da dengue e da febre amarela e a importância de cada características em uma divulgação científica. Os dados evidenciam que a escolha dos elementos-chave que caracterizam o mosquito aliado à maneira explicita em divulgá-los podem contribuir para que a população possa conhecê-lo e, conseqüentemente, combatê-lo. PALAVRAS-CHAVE: divulgação científica; semiótica peirciana; mosquito Aedes aegypti 1. Introdução De acordo com entomologistas, o Aedes aegypti é originário da África e teria se disseminado para a Ásia e o continente americano por embarcações que aportaram no Brasil para o tráfico de escravos. Desde o século XVIII, esse mosquito tem assustado populações com a incidência da dengue e da febre amarela. Ainda nos dias de hoje, vivenciamos e assistimos o acelerado aumento do mosquito Aedes aegypti em todos os estados brasileiros. Dados divulgados 2 no final de 2007 mostram que casos de notificação de doenças transmitidas por esse vetor, como a dengue e a febre amarela, vêm aumentando 1 Este artigo é fruto de uma etapa da pesquisa de mestrado sobre o potencial comunicativo de imagens de divulgação cientifica, de nossa autoria. 2 No Seminário Internacional de Novas Tecnologias para Prevenção e Controle da Dengue, realizado em Belo Horizonte, na segunda quinzena do mês de outubro.

2 no Brasil, sendo que em Belo Horizonte, capital do estado de Minas Gerais, o aumento foi de 292,7% em relação ao ano de Por outro lado, resultados de uma pesquisa 3 realizada no CEFET/MG no início de 2008 indicam que, de modo geral, os desenhos e caricaturas do mosquito Aedes aegypti de materiais de divulgação cientifica são mal representados, levado esses materiais a não atingirem o objetivo de comunicar corretamente a imagem desse vetor para a população. Dessa forma, pode ocorrer a formação de conceitos errôneos sobre o vetor da dengue e da febre amarela, evitando o reconhecimento do Aedes aegypti pela população e, com isso, favorecendo a sua proliferação. Pensando então na divulgação científica como um espaço de educação não formal, capaz de agregar conhecimentos e valores úteis à transformação social, este artigo tem como objetivo contribuir com as divulgações que visam colaborar para um melhor entendimento da população sobre o mosquito Aedes aegypti. Para realizar essa contribuição, buscou-se levantar as características-chave do mosquito necessárias em uma divulgação, para que a população pudesse conhecer e, assim, combater esse vetor. Buscouse, também, avaliar o grau de importância de cada uma dessas características nessas publicações, em função do seu grau de explicitação. 2. Procedimentos metodológicos Com a finalidade de se levantar as características-chave que deveriam estar contidas em uma divulgação científica, para que a população pudesse conhecer o mosquito Aedes aegypti e a importância dessas características, buscou-se apoio junto a profissionais da área de saúde, por meio da aplicação de um questionário. Esses profissionais atuam diretamente na prevenção do mosquito e em pesquisas sobre esse vetor, encontrando-se, portanto, mais próximos do fenômeno em análise. Assim, participaram da coleta de dados vinte profissionais, sendo nove da Gerência de Controle de Zoonoses da regional centro sul da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (GERCZO-CS), e onze pesquisadores do Instituto de Ciências Biológicas ICB da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Com o propósito de contribuir com a qualidade das divulgações sobre o Aedes aegypti, que visam colaborar para um melhor entendimento da população, utilizou-se como 3 Intitulada O potencial comunicativo de imagens de divulgação científica.

3 base teórica três categorias da semiótica peirceana: ícones, índice e símbolo. De modo geral, essas categorias foram utilizadas neste artigo para pontuar a maneira como uma divulgação pode veicular informações sobre o mosquito. Dessa forma, assemelhou-se ao ícone informações que são veiculadas de maneira sugestiva ou implícita; ao índice, informações que são veiculadas de maneira indicativa ou explicita; e ao símbolo, informações que não são veiculadas nos materiais de divulgação, mas podem ser deduzidas ou concluídas pelos seus intérpretes. Essas categorias subsidiaram a escolha da maneira de veicular as características-chave do mosquito em uma divulgação com o objetivo de facilitar, teoricamente, a transferência delas ao seu público-alvo Sobre o questionário de coleta de dados A opção por utilizar questionários na coleta de dados da pesquisa se deve ao fato de o instrumento possuir características consideradas adequadas aos propósitos da mesma, como: perguntas pré-elaboradas, dispostas sistematicamente e seqüencialmente em itens que constituem o tema da pesquisa (CHIZZOTTI, 1991). Um questionário com questões abertas e fechadas foi elaborado, após a preparação e aplicação de um instrumento piloto. O questionário final continha duas partes: Parte I dados do respondente, tais como: nome (optativo), profissão, formação, e tempo de profissão. Parte II composta por três questões, duas abertas e uma fechada, versando sobre as características do Aedes aegypti e sobre a importância da representação do vetor em material de divulgação cientifica. Depois das modificações feitas a partir dos testes piloto, três questões foram preparadas para serem respondidas por 30 profissionais da área da saúde:

4 Questão 1: O que você considera que a população deve saber sobre o Aedes aegypti, para que ele seja combatido? Questão 2: Complete o quadro abaixo, indicando as principais semelhanças e diferenças entre o Aedes aegypti e outros mosquitos. a) Semelhanças b) Diferenças Questão 3: De acordo com a fundação Oswaldo Cruz, a falta de conhecimento da população em relação ao Aedes aegypti tem dificultado o combate ao vetor da dengue e da febre amarela. Na lista abaixo, numere de 1 a 6, por ordem de importância, os itens que a população deveria saber para que o mosquito fosse combatido. A ( ) pintas no corpo H ( ) o momento da desova B ( ) a estrutura física do mosquito I ( ) a fase larvária C ( ) a cópula J ( ) a diferenciação de larva para pupa D ( ) o repasto sanguíneo L ( ) a emergência do mosquito adulto E ( ) o horário que ele pica M ( ) o processo reprodutivo F ( ) o habitat N ( ) ambiente necessário para a reprodução G ( ) onde reproduz O ( ) FIGURA 01: questões do questionário aplicado junto a profissionais da área da saúde, FONTE: dados da pesquisa O potencial comunicativo de imagens de divulgação científica. pesquisa. Dos 30 questionários encaminhados, 20 foram respondidos e fazem parte desta 2.2. Tratamento dos dados coletados Para levantar as características necessárias em uma divulgação e a importância de cada uma dessas características para a publicação, foram adotadas três fases: seleção, relação e quantificação Fase 1 Seleção Após observar os resultados das questões 1 e 2 do questionário, selecionou-se as características-chave listadas pelos respondentes como necessárias para que a população pudesse conhecer o Aedes aegypti. Dessa forma, foram excluídas as características indicadas, que não estavam ligadas diretamente com o referido mosquito, como, por

5 exemplo, clorar piscinas uma vez por semana; multar a população caso ela não siga a orientação dada pela prefeitura; mesmo com orientações, a população nada faz para acabar com o mosquito; e responsabilidade social, a luta é de todos Fase 2 Relação Nessa fase, foram estabelecidos dois tipos de relação: a primeira entre as características apresentadas pelos respondentes e os itens da questão 3; a segunda relação, entre os resultados obtidos por meio do questionário e a maneira de veiculá-las em uma divulgação, baseando-se nas três categorias da semiótica peirceana: ícones, índice e símbolo. Essa última relação permitiu verificar sobre a maneira que as características do referido mosquito devem ser veiculadas, para que a divulgação científica pudesse ter, teoricamente, capacidade comunicativa. Portanto, as características selecionadas na Fase 1 foram relacionadas aos itens apresentados na questão 3 do questionário. Dessa forma, as características apresentadas nas questões 1 e 2 foram relacionadas a um único item da questão 3, tendo como critério as afinidades entre ambas. Assim, as características tanto as que os respondentes listaram quanto as apresentadas na questão 3 receberam os mesmos critérios de quantificação, conforme descrito na fase Fase 3: Quantificação Logo após as fases de seleção e relação, foram atribuídos valores de 1 a 6 aos grupos ou itens listados na questão 3, sendo que tais valores correspondiam à ordem de importância dos mesmos, para que o mosquito fosse compreendido. Dessa forma, atribuíram-se seis pontos à característica com ordem de importância 1; cinco pontos a ordem de importância 2; quatro pontos a ordem de importância 3; três pontos a ordem de importância 4; dois pontos a ordem de importância 5; um ponto a ordem de importância 6. Dessa forma, as características que tiveram maior valorização foram consideradas como mais importantes em uma divulgação. Ao refletir sobre as características necessárias em uma divulgação e a sua importância, isto é, o peso dessas características nessas publicações, espera-se contribuir

6 com as divulgações sobre o Aedes aegypti que têm como intenção colaborar para um melhor entendimento da população. 3. Referencial teórico A chamada divulgação científica é uma prática social que vem sendo cada vez mais ampliada e desenvolvida nos chamados espaços não formais de educação (MARANDINO, S. C. et al, 2003). De modo geral, divulgação científica se constitui no emprego de técnicas de recodificação de linguagem da informação científica e tecnológica, objetivando atingir o público em geral (LOUREIRO, 2003). Bueno (1985) explica que a mesma informação de ciência e tecnologia deverá merecer tratamento diverso em função do público-alvo. Quando se querem difundir informações de ciência e tecnologia para o cidadão não especializado, é importante: simplificar o conteúdo a ser transmitido; adaptar a linguagem (recodificar conceitos); utilizar alguns recursos de comunicação como, por exemplo, as metáforas. No entanto, pontua-se que as simplificações dos conteúdos a serem transmitidas, lembradas por Bueno (1985), devem ser pontos de partida em uma divulgação, para que o público não especializado possa ser inserido nesse espaço de reflexão. Portanto, o nível de complexidade das informações deve ser aumentado ao longo da divulgação, buscando ampliar o nível de informação, de conhecimento, de compreensão e de participação de seu público. As metáforas porventura utilizadas em divulgações dessa natureza devem ser culturalmente familiares ao público-alvo. Mesmo assim, a eficácia de sua utilização, a sua interpretação, precisa ser verificada junto a esse publico. Independentemente do espaço onde a divulgação científica é concebida e veiculada, ela tem diferentes objetivos. Para Albagli (1996) a divulgação científica tem três objetivos: educacionais, cívicos e de mobilização popular. Os objetivos educacionais se dão no sentido de ampliar o conhecimento, a compreensão e a curiosidade científica do público-alvo; os objetivos cívicos têm como objetivo transmitir informação científica voltada para a ampliação da consciência do cidadão a respeito de questões sociais, econômicas e ambientais, associadas ao desenvolvimento científico e tecnológico; e os de mobilização popular buscam o desenvolvimento a população, para intervir em processos decisórios como em formulação de políticas públicas.

7 Pensa-se na divulgação científica como um espaço de educação não formal, que utiliza uma linguagem acessível para que o público em geral possa perceber e participar de discussões feitas sobre temas da ciência e da tecnologia e, por conseguinte, agregar conhecimentos e valores úteis à transformação social. A divulgação científica pode ser considerada um signo, isto é, algo que sugere um objeto ausente, por meio das qualidades ou da maneira implícita de veicular uma informação; que indica um objeto ausente, por meio da evocação ou pela maneira explicita de veicular uma informação; e/ou que representa um objeto ausente, por meio da associação de idéias (efeito causado em um intérprete) ou pela maneira dedutiva ou conclusiva de veicular uma informação. Dessa forma, quanto mais explicita for uma informação, maior poderá ser o poder de transferência ou da capacidade de divulgar as informações contidas nelas. Portanto, ao se identificarem as características do Aedes aegypti indispensáveis em uma divulgação científica que pretenda contribuir para um melhor entendimento da população sobre esse mosquito, identifica-se também, as características que devem ser veiculadas de maneira explicita, para que a divulgação tenha capacidade comunicativa e assim proporcionar à população conhecimento para combater o vetor da dengue e da febre amarela. 4. análise dos dados e resultados De modo geral, observa-se a predominância das seguintes características dos respondentes: graduação em Ciências biológicas; atuação profissional como biólogos ou veterinários; experiência profissional menor de três anos e maior de seis. Dos vinte respondentes, seis informaram possuir pós-graduação. Entre eles, há grande diversidade de formação: um em Epidemiologia, um em Saúde pública, um outro em Administração Hospitalar e dois com mestrado em Parasitologia. A partir das características capazes de contribuir para o conhecimento do mosquito Aedes aegypti indicadas pelos profissionais da área da saúde nas questões 1 e 2 do questionário, o QUADRO 01 contém essas características, conforme afinidade apresentada na questão 3.

8 QUADRO 01 AGRUPAMENTOS DAS CARACTERÍSTICAS-CHAVE SELECIONADAS A PARTIR DAS RESPOSTAS ÀS QUESTÕES 1 e 2 DO QUESTIONÁRIO, ORDEM DA QUESTÃO 3 A B ELEMENTOS LISTADOS NA QUESTÃO 3 Pintas no corpo Estrutura física do mosquito AGRUPAMENTO DOS ELEMENTOS/DADOS SELECIONADOS DAS QUESTÕES 2 E 3 Manchas brancas; coloração escura; presença de escamas; coloração assemelha ao do Albopictus; patas pintadas. Mosquito é um pernilongo; tamanho do mosquito; delicados; forma do corpo; têm duas asas; pernas longas; tamanho reduzido; aparelho bucal; características morfológicas; apresentam fase ovo/larvas/pupas e adulto; tamanho assemelha ao do Culex; cabeça e tórax ovóides; fêmea possui sifão mais curto; sensibilidade às mudanças da intensidade de luz. C Cópula Processo de reprodução. D Repasto sanguíneo Macho alimenta-se de seiva; as fêmeas são hematófagas. E Horário da pica Hábitos diurnos do inseto; picam durante o dia. F G H I J L M N O Habitat Onde reproduz Momento da desova Fase larvária Larvas e pupas aquáticas; vivem em área domiciliar e peridomiciliar; preferem água limpa. Possíveis criadouros; bota ovo em local estratégico; reproduzem na água; tipos de criadouros. Botam ovo na água ou próximos dela; coloração dos ovos; comportamento de oviposição. Diversas fases de desenvolvimentos; fase larvária separa na água; posição das larvas; forma larvária. Diferenciação da Relação da larva com o mosquito. larva para pupa Emergência do mosquito adulto Processo Características biológicas reprodutivo Ambiente necessário Condições climáticas que favorece o mosquito; para a reprodução desenvolve em água parada e limpa Resistência dos ovos Ovos duráveis FONTE: dados da pesquisa O potencial comunicativo de imagens de divulgação científica. Ressalta-se que não foi encontrada nenhuma característica nas respostas das questões 1 e 2 que identificasse com o grupo representado pela letra L (Emergência do mosquito adulto). Com o propósito de atribuir valores e detectar as características mais importantes em uma divulgação científica sobre o vetor da dengue e da febre amarela, foi solicitado, na questão 3, que os respondentes listassem de 1 a 6, por ordem de importância, os itens que a população deveria saber para que o mosquito fosse combatido.

9 A TAB 01, a seguir, apresenta a ordem de importância e a valorização atribuída às características indicadas, de acordo com os respondentes da questão 3. Ressalta-se que a letra O e O 4 foram incluídas pelos profissionais nessa questão. TABELA 01 ORDEM DE IMPORTÂNCIA E VALORIZAÇÃO DOS ITENS INDICADOS NA QUESTÃO 3 DO QUESTIONÁRIO DE ACORDO COM OS RESPONDENTES, ORDEM ALFABÉTICA DO ITEM NA QUESTÃO Nº 03 ITENS APRESENTADOS NA QUESTÃO 3 DO QUESTIONÁRIO ORDEM DE IMPORTÂNCIA N Ambiente necessário para reprodução 1 84 G Onde reproduz 2 55 F Habitat 3 49 E Horário que ele pica 4 46 A Pintas no corpo 5 40 B Estrutura física do mosquito 6 33 M Processo reprodutivo 7 20 D Repasto sanguíneo 8 17 O Resistência dos ovos 9 16 I Fase larvária H Momento da desova J Diferença de larva para pupa 12 8 L Emergência do mosquito adulto 13 5 C Cópula 14 4 O Possíveis criadouros 15 1 FONTE: dados da pesquisa O potencial comunicativo de imagens de divulgação científica. Observa-se que os seis maiores valores foram atribuídos às letras N, G, F, E, A e B, que correspondem, respectivamente, aos itens: ambiente para reprodução; onde o mosquito se reproduz; seu habitat; horário que ele pica; que ele possui pintas brancas no corpo e demonstrar sua estrutura física. Portanto, percebe-se que esses grupos de características são indispensáveis em uma divulgação científica que pretenda contribuir para um melhor entendimento sobre o mosquito. VALORES ATRIBUÍDOS Ressalta-se que o destaque dado a esses grupos de características deve corresponder ao objetivo da divulgação. Dessa forma, supondo-se que a divulgação tenha intenção de informar a população sobre a morfologia do Aedes aegypti, ela então deve explicitar os grupos de características apresentados nas letras A e B, tomando o cuidado em demonstrar por meio de desenhos e caricaturas o aumento de tamanho do mosquito 4 O lê-se o linha e O, o duas linhas. Apesar de terem a mesma letra, representam itens diferenciados.

10 representado nas divulgações, para que a população possa associar o desenho metafórico com o mosquito real. Sugere-se nesses casos, apresentar uma lupa para sugerir que ali o mosquito teve seu tamanho aumentado ou então apresentar uma escala de comprimento. 5. Conclusão Por meio do questionário respondido por profissionais da área da saúde da PBH e da UFMG foram selecionadas vinte e nove características do mosquito, essas foram agrupadas e ordenadas de acordo com sua importância em uma divulgação científica, que pretenda contribuir para um melhor entendimento sobre o Aedes aegypti. A partir desses resultados, foi possível especificar as características que deveriam estar contidas em uma divulgação cientifica que se propõe informar a população sobre o mosquito e a importância ou o peso dessas características nessas publicações, assinalando para os divulgadores as características consideradas, de modo geral, como estratégicas em uma divulgação sobre o Aedes aegypti. Pôde-se notar que o ambiente necessário para a reprodução do mosquito, o local onde ele reproduz, seu habitat, o hábito de picar durante o dia, pintas brancas no corpo e estrutura física do mosquito são, no contexto deste artigo 5, as características mais importantes para serem divulgadas de maneira explícita em um material de divulgação científica, para que elas sejam capazes de agregar conhecimentos e valores úteis à transformação social. Registra-se que o tamanho do mosquito e os possíveis criadouros devem ser mais especificadas nas divulgações. Dessa forma, deve-se demonstrar para a população vários tipos de criadouros e não apenas pneus, vasos de plantas, garrafas e caixas d água. No que se refere ao tamanho do mosquito, para que a população possa associar o desenho do mosquito na divulgação com o mosquito real, devem-se criar estratégias de comparação entre o tamanho real e os desenhos ou caricatura divulgadas do mosquito. 5 Pesquisas futuras podem identificar outros elementos/dados mais importantes do que esse encontrado nesta pesquisa.

11 6. Referências ALBAGLI, S. Divulgação cientifica: informação cientifica para a cidadania? Ciência da Informação, Brasília, v. 25, n. 3, p , BUENO, W.C. Jornalismo científico, conceito e funções. In: Ciência e Cultura, Rio de Janeiro, v.37, n.9, p CHIZZOTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, p. DUARTE, Juliana Barbosa. O potencial comunicativo de imagens de divulgação científica. Belo Horizonte: CEFET-MG, (Dissertação de Mestrado) 155p. LOUREIRO, José Mauro M. Museu de ciência, divulgação científica e hegemonia.. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, p , MARANDINO, M. ; FERNANDES, A. B. ; MARTINS, L. C. ; GARCIA, V. A. R. ; SILVEIRA, R. V. M. ; LOURENÇO, Márcia F ; CHELINI, Maria Julia e ; FERNANDES, J. A. ; VASCONCELLOS, C. M. ; CARNEIRO, C. G. ; ELAZARI, J. M.. Non Formal Education Contexts: criteria for their classification. In: IV Science Centre World Congress, 2005, Rio de Janeiro. Science Centres: breaking barriers engaging citizens - parallel sessions program, p. 35. PIERCE, Charles Sanders. Semiótica [tradução José Teixeira Coelho Neto]. São Paulo: Perspectiva, p.

Para impedir a propagação da dengue, você deve primeiramente impedir a reprodução de seu transmissor, o mosquito Aedes aegypti.

Para impedir a propagação da dengue, você deve primeiramente impedir a reprodução de seu transmissor, o mosquito Aedes aegypti. Cartilha de Dengue Para impedir a propagação da dengue, você deve primeiramente impedir a reprodução de seu transmissor, o mosquito Aedes aegypti. Conhecendo o ciclo biológico do mosquito O Aedes aegypti

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

DENGUE e DENGUE HEMORRÁGICO

DENGUE e DENGUE HEMORRÁGICO DENGUE e DENGUE HEMORRÁGICO Prof. Dr. Rivaldo Venâncio da Cunha Dourados, 08 de fevereiro de 2007 O que é o dengue? O dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus; Este vírus pode ser de quatro

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO NA FORMAÇÃO DE Universidade Estadual De Maringá gasparin01@brturbo.com.br INTRODUÇÃO Ao pensarmos em nosso trabalho profissional, muitas vezes,

Leia mais

Prof.ª Rosana Chagas. Elaboração da Situação de Aprendizagem MGME- CIÊNCIAS

Prof.ª Rosana Chagas. Elaboração da Situação de Aprendizagem MGME- CIÊNCIAS Elaboração da Situação de Aprendizagem MGME- CIÊNCIAS 1 CONHECENDO O CICLO DE VIDA DO Aedes Aegypti Prof.ª Rosana Matias Das Chagas 2 Tempo previsto: Conteúdos e temas: Público Alvo: Competência e habilidades:

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro Informação Prova de Equivalência à Frequência

Agrupamento de Escolas de Terras de Bouro Informação Prova de Equivalência à Frequência Informação Prova de Equivalência à Frequência CIÊNCIAS NATURAIS Abril de 2015 2ºCiclo do Ensino Básico (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) Prova 02/2015 Tipo de Prova: Escrita Duração: 90 minutos

Leia mais

Porto Alegre, 19 de agosto de 2015

Porto Alegre, 19 de agosto de 2015 Biologia e ecologia do mosquito vetor da dengue Porto Alegre, 19 de agosto de 2015 Biologia do vetor Aedes aegypti macho Aedes aegypti Aedes albopictus Mosquitos do gênero Aedes. Característica Aedes aegypti

Leia mais

Pedagogia Estácio FAMAP

Pedagogia Estácio FAMAP Pedagogia Estácio FAMAP # Objetivos Gerais: O Curso de Graduação em Pedagogia da Estácio FAMAP tem por objetivo geral a formação de profissionais preparados para responder às diferenciadas demandas educativas

Leia mais

O Mosquito Aedes aegypti

O Mosquito Aedes aegypti O Mosquito Aedes aegypti MOSQUITO A origem do Aedes aegypti, inseto transmissor da doença ao homem, é africana. Na verdade, quem contamina é a fêmea, pois o macho apenas se alimenta de carboidratos extraídos

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

O MUNDO DAS FORMIGAS LAMANA, Isabel C. A. C. MESSIAS, Leidi Renata SPRESSOLA, Nilmara H.

O MUNDO DAS FORMIGAS LAMANA, Isabel C. A. C. MESSIAS, Leidi Renata SPRESSOLA, Nilmara H. O MUNDO DAS FORMIGAS LAMANA, Isabel C. A. C. MESSIAS, Leidi Renata SPRESSOLA, Nilmara H. Resumo O tema das formigas foi escolhido de maneira espontânea devido ao grande número das mesmas em nossa escola,

Leia mais

Exercícios Resolvidos sobre Amostragem

Exercícios Resolvidos sobre Amostragem Exercícios Resolvidos sobre Amostragem Observe agora, nestes Exercícios Resolvidos, como alguns parâmetros estatísticos devem ser construídos para formar amostras fidedignas de certas populações ou fenômenos

Leia mais

UM PRODUTO EDUCATIVO PARA FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL

UM PRODUTO EDUCATIVO PARA FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL UM PRODUTO EDUCATIVO PARA FAZER EDUCAÇÃO AMBIENTAL Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo [...] devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas

Leia mais

componente de avaliação de desempenho para sistemas de informação em recursos humanos do SUS

componente de avaliação de desempenho para sistemas de informação em recursos humanos do SUS Informação como suporte à gestão: desenvolvimento de componente de avaliação de desempenho para sistemas de Esta atividade buscou desenvolver instrumentos e ferramentas gerenciais para subsidiar a qualificação

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE: Uso Racional de Medicamentos. Erros de medicação. Conscientização.

PALAVRAS-CHAVE: Uso Racional de Medicamentos. Erros de medicação. Conscientização. 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS Flávio Pereira DINIZ (FCS UFG / diniz.fp@gmail.com) 1 Dijaci David de OLIVEIRA (FCS UFG / dijaci@gmail.com) 2 Palavras-chave: extensão universitária;

Leia mais

OBSERVAÇÃO DOS CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DA POPULAÇÃO, DE UMA MICROÁREA DE UM BAIRRO DO RECIFE-PE SOBRE DENGUE

OBSERVAÇÃO DOS CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DA POPULAÇÃO, DE UMA MICROÁREA DE UM BAIRRO DO RECIFE-PE SOBRE DENGUE OBSERVAÇÃO DOS CONHECIMENTOS E PRÁTICAS DA POPULAÇÃO, DE UMA MICROÁREA DE UM BAIRRO DO RECIFE-PE SOBRE DENGUE TEIXEIRA, A.Q. (¹) ; BRITO, A.S. (²) ; ALENCAR, C.F. (2) ; SILVA, K.P. (2), FREITAS, N.M.C.

Leia mais

Bairro contra a Dengue

Bairro contra a Dengue Bairro contra a Dengue Mostra Local de: Londrina Categoria do projeto: I Projetos em Implantação (projetos que estão em fase inicial) Nome da Instituição/Empresa: Estacionamento Foz do Iguaçu; SESI ; UEL

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

Mapeamento da atuação de psicólogos do esporte no Estado de São Paulo, desafios e perspectivas de futuro profissional.

Mapeamento da atuação de psicólogos do esporte no Estado de São Paulo, desafios e perspectivas de futuro profissional. Mapeamento da atuação de psicólogos do esporte no Estado de São Paulo, desafios e perspectivas de futuro profissional. Em 2012, durante a realização da I Mostra Paulista de Psicologia do esporte, foi realizado

Leia mais

ALVES 1,1, Paulo Roberto Rodrigues BATISTA 1,2, Jacinto de Luna SOUZA 1,3, Mileny dos Santos

ALVES 1,1, Paulo Roberto Rodrigues BATISTA 1,2, Jacinto de Luna SOUZA 1,3, Mileny dos Santos DIFUSÃO DA TECNOLOGIA DE CONTROLE BIOLÓGICO DE INSETOS - PRAGAS COMO INSTRUMENTO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS PÚBLICAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II NO MUNICÍPIO DE AREIA - PB ALVES 1,1, Paulo Roberto Rodrigues

Leia mais

PERFIL EMPREENDEDOR DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM DESIGN DE MODA

PERFIL EMPREENDEDOR DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM DESIGN DE MODA PERFIL EMPREENDEDOR DE ALUNOS DE GRADUAÇÃO EM DESIGN DE MODA Alini, CAVICHIOLI, e-mail¹: alini.cavichioli@edu.sc.senai.br Fernando Luiz Freitas FILHO, e-mail²: fernando.freitas@sociesc.org.br Wallace Nóbrega,

Leia mais

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios

FATEC Cruzeiro José da Silva. Ferramenta CRM como estratégia de negócios FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Cruzeiro SP 2008 FATEC Cruzeiro José da Silva Ferramenta CRM como estratégia de negócios Projeto de trabalho de formatura como requisito

Leia mais

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental Ajuda ao SciEn-Produção 1 Este texto de ajuda contém três partes: a parte 1 indica em linhas gerais o que deve ser esclarecido em cada uma das seções da estrutura de um artigo cientifico relatando uma

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA RESULTANTE DAS DISSERTAÇÕES E TESES EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL

PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA RESULTANTE DAS DISSERTAÇÕES E TESES EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA RESULTANTE DAS DISSERTAÇÕES E TESES EM EDUCAÇÃO FÍSICA NO BRASIL Alexandre Soares dos Santos 1. Jose Dorival Gleria 2. Michele Silva Sacardo 3. RESUMO Saber se as dissertações e teses,

Leia mais

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA IMPACTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO PRODUTO INTERNO BRUTO BRASILEIRO

Leia mais

A Era dos Mosquitos Transgênicos

A Era dos Mosquitos Transgênicos A Era dos Mosquitos Transgênicos Depois das plantas geneticamente modificadas, a ciência dá o passo seguinte - e cria um animal transgênico. Seus inventores querem liberá-lo no Brasil. Será que isso é

Leia mais

Aula 2 Elementos necessários para a Avaliação Econômica

Aula 2 Elementos necessários para a Avaliação Econômica Aula 2 Elementos necessários para a Avaliação Econômica A avaliação econômica é um importante instrumento de gestão de qualquer projeto social ou política pública. Deve-se pensar o desenho da avaliação

Leia mais

O DESAFIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PATOS, PARAÍBA: A PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PATOS

O DESAFIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PATOS, PARAÍBA: A PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PATOS O DESAFIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM PATOS, PARAÍBA: A PROFICIÊNCIA DOS ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DE PATOS Davi Argemiro Henrique Cardoso de Oliveira e-mail: davicardosod@gmail.com Francione Gomes Silva

Leia mais

Chamada para proposta de cursos de Mestrado Profissional

Chamada para proposta de cursos de Mestrado Profissional Chamada para proposta de cursos de Mestrado Profissional A Capes abrirá, nos próximos dias, uma chamada para proposição de cursos de Mestrado Profissional, em várias áreas do conhecimento. Os requisitos

Leia mais

Sistema Banco de Preços Manual do Usuário OBSERVATÓRIO

Sistema Banco de Preços Manual do Usuário OBSERVATÓRIO Sistema Banco de Preços Manual do Usuário OBSERVATÓRIO da Despesa Pública 1 Sumário O Banco de Preços... 3 Acessando o Banco de Preços... 4 Funções do Banco de Preços... 5 Gerar Preço de Referência...

Leia mais

contexto escolar: o contributo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para o Uso Racional de Medicamentos

contexto escolar: o contributo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para o Uso Racional de Medicamentos Projeto: Educação e promoção da saúde no contexto escolar: o contributo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária para o Uso Racional de Medicamentos Supervisão Maria José Delgado Fagundes Ana Paula

Leia mais

EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS

EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS EDUCAÇÃO SUPERIOR, INOVAÇÃO E PARQUES TECNOLÓGICOS Jorge Luis Nicolas Audy * A Universidade vem sendo desafiada pela Sociedade em termos de uma maior aproximação e alinhamento com as demandas geradas pelo

Leia mais

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil.

Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. Rousseau e educação: fundamentos educacionais infantil. 1 Autora :Rosângela Azevedo- PIBID, UEPB. E-mail: rosangelauepb@gmail.com ²Orientador: Dr. Valmir pereira. UEPB E-mail: provalmir@mail.com Desde

Leia mais

A IMPORTANCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS NA AULA DE GEOGRAFIA

A IMPORTANCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS NA AULA DE GEOGRAFIA A IMPORTANCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS NA AULA DE GEOGRAFIA GERLANE BEZERRA CAVALCANTE, - ID¹ Graduanda em Geografia. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. UEPB E-MAIL: gerlane_miranda@hotmail.com

Leia mais

TEMAS AMBIENTAIS NA INTERNET

TEMAS AMBIENTAIS NA INTERNET ATAS - Seminário Ensinar com Pesquisa (Ensinar, Pesquisar e Aprender) - ANO V 1 TEMAS AMBIENTAIS NA INTERNET Ana C. B. da Silva 1, Natália F. da Silva², Maria R. D. Kawamura 3 1 Instituto de Física/Ensino/USP,

Leia mais

Ser humano e saúde / vida e ambiente. Voltadas para procedimentos e atitudes. Voltadas para os conteúdos

Ser humano e saúde / vida e ambiente. Voltadas para procedimentos e atitudes. Voltadas para os conteúdos Atividade de Aprendizagem 10 Dengue: aqui não! Eixo(s) temático(s) Ser humano e saúde / vida e ambiente Tema Água e vida / reprodução e ocupação de novos ambientes / saúde individual e coletiva Conteúdos

Leia mais

Orientações para Secretarias de Educação

Orientações para Secretarias de Educação Orientações para Secretarias de Educação SEGUNDO SEMESTRE 2009 Presidência da República Federativa do Brasil Ministério da Educação Secretaria Executiva Presidência do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais 5.1. Conclusões A presente dissertação teve o objetivo principal de investigar a visão dos alunos que se formam em Administração sobre RSC e o seu ensino. Para alcançar esse objetivo,

Leia mais

CENÁRIO BRASILEIRO DO MARKETING RELACIONADO A CAUSAS Atitudes e comportamento do consumidor

CENÁRIO BRASILEIRO DO MARKETING RELACIONADO A CAUSAS Atitudes e comportamento do consumidor CENÁRIO BRASILEIRO DO MARKETING RELACIONADO A CAUSAS Atitudes e comportamento do consumidor 2º Seminário Internacional de Marketing Relacionado a Causas 27 de setembro de 2005 1 O que pensa consumidor

Leia mais

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO.

V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014. Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. V Seminário de Metodologia de Ensino de Educação Física da FEUSP- 2014 Relato de Experiência INSERINDO A EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO COPA DO MUNDO. RESUMO Adriana Vieira de Lima Colégio Marista Arquidiocesano

Leia mais

VOLUNTARIADO E CIDADANIA

VOLUNTARIADO E CIDADANIA VOLUNTARIADO E CIDADANIA Voluntariado e cidadania Por Maria José Ritta Presidente da Comissão Nacional do Ano Internacional do Voluntário (2001) Existe em Portugal um número crescente de mulheres e de

Leia mais

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais G O V E R N O F E D E R A L P A Í S R

Leia mais

Projeto. Supervisão. Escolar. Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita

Projeto. Supervisão. Escolar. Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita Projeto de Supervisão Escolar Adriana Bührer Taques Strassacapa Margarete Zornita Justificativa O plano de ação do professor pedagogo é um guia de orientação e estabelece as diretrizes e os meios de realização

Leia mais

Controle do Aedes aegypti e ações intersetoriais

Controle do Aedes aegypti e ações intersetoriais II eminário DENGUE: desafios para políticas integradas de ambiente, atenção e promoção da saúde Controle do Aedes aegypti e ações intersetoriais Instituto Oswaldo Cruz FIOCUZ Laboratório Fisiologia e Controle

Leia mais

CAPÍTULO 5 CONCLUSÕES, RECOMENDAÇÕES E LIMITAÇÕES. 1. Conclusões e Recomendações

CAPÍTULO 5 CONCLUSÕES, RECOMENDAÇÕES E LIMITAÇÕES. 1. Conclusões e Recomendações 153 CAPÍTULO 5 CONCLUSÕES, RECOMENDAÇÕES E LIMITAÇÕES 1. Conclusões e Recomendações Um Estudo de Caso, como foi salientado no capítulo Metodologia deste estudo, traz à baila muitas informações sobre uma

Leia mais

SMSA divulga resultado do LIRAa de Outubro de 2015

SMSA divulga resultado do LIRAa de Outubro de 2015 SMSA divulga resultado do LIRAa de Outubro de 2015 O Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti LIRAa, de outubro de 2015, demonstra que 0,6% dos imóveis pesquisados em Belo Horizonte conta com a presença

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE NA LINGUAGEM R PARA CÁLCULO DE TAMANHOS DE AMOSTRAS NA ÁREA DE SAÚDE

DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE NA LINGUAGEM R PARA CÁLCULO DE TAMANHOS DE AMOSTRAS NA ÁREA DE SAÚDE DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE NA LINGUAGEM R PARA CÁLCULO DE TAMANHOS DE AMOSTRAS NA ÁREA DE SAÚDE Mariane Alves Gomes da Silva Eliana Zandonade 1. INTRODUÇÃO Um aspecto fundamental de um levantamento

Leia mais

Aqui o Mosquito da Dengue não entra!

Aqui o Mosquito da Dengue não entra! Aqui o Mosquito da Dengue não entra! Nomes: Denise Teresinha M. da Silva Luciana Maria Mülhmann Maria Alice Barreto de Azeredo Simone Carla de Souza Sumário 1. Título Projeto: Aqui O Mosquito da Dengue

Leia mais

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA

A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL LTDA ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 A GESTÃO DE PESSOAS NA ÁREA DE FOMENTO MERCANTIL: UM ESTUDO DE CASO NA IGUANA FACTORING FOMENTO MERCANTIL

Leia mais

Descrição e regras e dinâmica do jogo Unidos para produzir um lugar saudável - PDTSP TEIAS

Descrição e regras e dinâmica do jogo Unidos para produzir um lugar saudável - PDTSP TEIAS Descrição e regras e dinâmica do jogo Unidos para produzir um lugar saudável - PDTSP TEIAS Peças do jogo O jogo Unidos para produzir um lugar saudável PDTSP TEIAS Escola Manguinhos Versão inicial é composto

Leia mais

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004

Sistemas de Gestão Ambiental O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004 Sistemas de Gestão O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 14001:2004 Material especialmente preparado para os Associados ao QSP. QSP Informe Reservado Nº 41 Dezembro/2004

Leia mais

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Resumo Gisele Gomes Avelar Bernardes- UEG 1 Compreendendo que a educação é o ponto chave

Leia mais

Silagem de Colostro: Ciência e Tecnologia em Prol do Pequeno Produtor de Leite 1. Maíra Carneiro Bittencourt 2

Silagem de Colostro: Ciência e Tecnologia em Prol do Pequeno Produtor de Leite 1. Maíra Carneiro Bittencourt 2 Silagem de Colostro: Ciência e Tecnologia em Prol do Pequeno Produtor de Leite 1 RESUMO: Maíra Carneiro Bittencourt 2 Orientador: Prof. Mestre Marco Antonio Medronha da Silva 3 Universidade Católica de

Leia mais

A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO BIOLÓGICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO BIOLÓGICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NA EDUCAÇÃO BIOLÓGICA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA Maria José Rodrigues de Farias Universidade Estadual da Paraíba lyarodriguesbio@gmail.com Introdução Atualmente os modelos

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA 553 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA ELABORAÇÃO DO PREÇO DE VENDA Irene Caires da Silva 1, Tamires Fernanda Costa de Jesus, Tiago Pinheiro 1 Docente da Universidade do Oeste Paulista UNOESTE. 2 Discente

Leia mais

TODOS CONTRA O A PREVENÇÃO É A MELHOR SOLUÇÃO

TODOS CONTRA O A PREVENÇÃO É A MELHOR SOLUÇÃO TODOS CONTRA O MOSQUITO A PREVENÇÃO É A MELHOR SOLUÇÃO Sobre o Aedes aegypti O mosquito Aedes aegypti é o transmissor da Dengue, Chikungunya e e a infecção acontece após a pessoa receber uma picada do

Leia mais

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de

Recomendada. A coleção apresenta eficiência e adequação. Ciências adequados a cada faixa etária, além de Recomendada Por quê? A coleção apresenta eficiência e adequação metodológica, com os principais temas relacionados a Ciências adequados a cada faixa etária, além de conceitos em geral corretos. Constitui

Leia mais

Atividade de Aprendizagem 1 Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Tema Conteúdos Usos / objetivos Voltadas para procedimentos e atitudes Competências

Atividade de Aprendizagem 1 Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Tema Conteúdos Usos / objetivos Voltadas para procedimentos e atitudes Competências Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Vida e ambiente / Terra e universo Tema Água e vida / ciclo hidrológico do planeta Conteúdos Águas subterrâneas Usos / objetivos Aprofundamento do estudo sobre as águas

Leia mais

Minuta do Capítulo 8 do PDI: Políticas de Atendimento aos Discentes

Minuta do Capítulo 8 do PDI: Políticas de Atendimento aos Discentes Minuta do Capítulo 8 do PDI: Políticas de Atendimento aos Discentes Elaborada pela Diretoria de Assuntos Estudantis 1 1 Esta minuta será apreciada pelo Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão nos dias

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16

PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 PLANEJAMENTO OPERACIONAL: RECURSOS HUMANOS E FINANÇAS MÓDULO 16 Índice 1. Orçamento Empresarial...3 2. Conceitos gerais e elementos...3 3. Sistema de orçamentos...4 4. Horizonte de planejamento e frequência

Leia mais

AS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A DOCENCIA COMO PROFISSÃO: UMA QUESTÃO A SE PENSAR NOS PROJETOS FORMATIVOS.

AS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A DOCENCIA COMO PROFISSÃO: UMA QUESTÃO A SE PENSAR NOS PROJETOS FORMATIVOS. AS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE A DOCENCIA COMO PROFISSÃO: UMA QUESTÃO A SE PENSAR NOS PROJETOS FORMATIVOS. Prof. Dr. Isauro Beltrán Nuñez Prof. Dr. Betania Leite Ramalho INTRODUÇÃO A pesquisa que

Leia mais

O professor faz diferença?

O professor faz diferença? Artigo publicado no Correio do Estado em 24/07/09 Campo Grande - MS A pedagogia faz diferença. Esta é a tese que será defendida no Seminário Internacional promovido pela Secretaria Estadual de Educação

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

NÚCLEO DE TECNOLOGIA MUNICIPAL DE MARECHAL CANDIDO RONDON. Curso: Introdução à Educação Digital. Cursista: Kátia Janaína Frichs cotica

NÚCLEO DE TECNOLOGIA MUNICIPAL DE MARECHAL CANDIDO RONDON. Curso: Introdução à Educação Digital. Cursista: Kátia Janaína Frichs cotica NÚCLEO DE TECNOLOGIA MUNICIPAL DE MARECHAL CANDIDO RONDON Curso: Introdução à Educação Digital Cursista: Kátia Janaína Frichs cotica Fique de na Dengue! ATENÇÃO: A dengue é uma doença muito dolorosa, deixa

Leia mais

Recursos Hídricos. Análise dos dados do Programa Prospectar. Anexo IV. Prospecção Tecnológica

Recursos Hídricos. Análise dos dados do Programa Prospectar. Anexo IV. Prospecção Tecnológica Centro de Gestão e Estudos Estratégicos Ciência, Tecnologia e Inovação Anexo IV Recursos Hídricos Análise dos dados do Programa Prospectar 1 Apresentação Este documento traz o resultado de análise realizada

Leia mais

Eduardo J. A. e SILVA 2 Camilla P. BRASILEIRO 3 Claudomilson F. BRAGA 4 Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO

Eduardo J. A. e SILVA 2 Camilla P. BRASILEIRO 3 Claudomilson F. BRAGA 4 Universidade Federal de Goiás, Goiânia, GO Estudo da proporção e o nível de conhecimento dos alunos de graduação do período vespertino do Campus II da UFG sobre o Programa Coleta Seletiva Solidária 1 Eduardo J. A. e SILVA 2 Camilla P. BRASILEIRO

Leia mais

Índice. 1. A Pesquisa Quantitativa...3 2. A Produção Científica nas Diversas Áreas do Conhecimento...3

Índice. 1. A Pesquisa Quantitativa...3 2. A Produção Científica nas Diversas Áreas do Conhecimento...3 GRUPO 6.3 MÓDULO 17 Índice 1. A Pesquisa Quantitativa...3 2. A Produção Científica nas Diversas Áreas do Conhecimento...3 2.1. A Produção Científica... 3 2.2. Divulgação Científica... 3 2.3. Comunicação

Leia mais

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA A concepção que fundamenta os processos educacionais das Instituições da Rede Federal de Educação

Leia mais

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Eixo temático 1: Fundamentos e práticas educacionais Telma Sara Q. Matos 1 Vilma L. Nista-Piccolo 2 Agências Financiadoras: Capes / Fapemig

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Geociências

Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Geociências Universidade Federal da Paraíba Centro de Ciências Exatas e da Natureza Departamento de Geociências Laboratório de Estatística Aplicada ao Processamento de Imagens e Geoprocessamento INFLUÊNCIA DOS AGENTES

Leia mais

PÚBLICO-ALVO Assistentes sociais que trabalham na área da educação e estudantes do curso de Serviço Social.

PÚBLICO-ALVO Assistentes sociais que trabalham na área da educação e estudantes do curso de Serviço Social. OBJETIVOS: Promover o debate sobre o Serviço Social na Educação; Subsidiar as discussões para o Seminário Nacional de Serviço Social na Educação, a ser realizado em junho de 2012 em Maceió-Alagoas; Contribuir

Leia mais

Prevenção e conscientização é a solução. Ciências e Biologia

Prevenção e conscientização é a solução. Ciências e Biologia Prevenção e conscientização é a solução Ciências e Biologia Dengue Transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença viral que se espalha rapidamente no mundo. A palavra dengue tem origem

Leia mais

O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO

O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO O ORIENTADOR FRENTE À INCLUSÃO DA PESSOA COM DEFICIENCIA NA ESCOLA REGULAR DE ENSINO Flávia Fernanda Vasconcelos Alves Faculdades Integradas de Patos FIP flaviavasconcelos.edu@hotmail.com INTRODUÇÃO Observa-se

Leia mais

ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária

ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA Autores: Fábio Bruno da Silva Marcos Paulo de Sá Mello Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária INTRODUÇÃO

Leia mais

TÍTULO:A NECESSIDADE DE CONSCIENTIZAÇÃO NA LUTA CONTRA A DENGUE.

TÍTULO:A NECESSIDADE DE CONSCIENTIZAÇÃO NA LUTA CONTRA A DENGUE. TÍTULO:A NECESSIDADE DE CONSCIENTIZAÇÃO NA LUTA CONTRA A DENGUE. AUTORES:Madureira, M.L 1.; Oliveira, B.C.E.P.D 1.; Oliveira Filho, A. M. 2 ; Liberto, M.I.M. 1 & Cabral, M. C. 1. INSTITUIÇÃO( 1 - Instituto

Leia mais

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Estrutura de um Sistema de Informação Vimos

Leia mais

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S):

Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: 2. OBJETIVO(S): Carga Horária :144h (07/04 a 05/09/2014) 1. JUSTIFICATIVA: Nos últimos anos, o cenário econômico mundial vem mudando significativamente em decorrência dos avanços tecnológicos, da globalização, das mega

Leia mais

ANEXO 2 - INDICADORES EDUCACIONAIS 1

ANEXO 2 - INDICADORES EDUCACIONAIS 1 ES R O D A C I D N I 2 O X E N A EDUCACIONAIS 1 ANEXO 2 1 APRESENTAÇÃO A utilização de indicadores, nas últimas décadas, na área da educação, tem sido importante instrumento de gestão, pois possibilita

Leia mais

Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior

Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior Prof. Dr. Guanis de Barros Vilela Junior INTRODUÇÃO O que é pesquisa? Pesquisar significa, de forma bem simples, procurar respostas para indagações propostas. INTRODUÇÃO Minayo (1993, p. 23), vendo por

Leia mais

cada fator e seus componentes.

cada fator e seus componentes. 5 CONCLUSÃO Conforme mencionado nas seções anteriores, o objetivo deste trabalho foi o de identificar quais são os fatores críticos de sucesso na gestão de um hospital privado e propor um modelo de gestão

Leia mais

Humanização no atendimento do Profissional Envolvidos Com as Técnicas Radiológicas

Humanização no atendimento do Profissional Envolvidos Com as Técnicas Radiológicas CLEBER FEIJÓ SILVA DANIELA PATRICIA VAZ TAIS MAZZOTTI cleber.feijo@famesp.com.br danielavaz@famesp.combr tamazzotti@terra.com.br Humanização no atendimento do Profissional Envolvidos Com as Técnicas Radiológicas

Leia mais

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO

SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO MESTRADO SUGESTÕES PARA ARTICULAÇÃO ENTRE O MESTRADO EM DIREITO E A GRADUAÇÃO Justificativa A equipe do mestrado em Direito do UniCEUB articula-se com a graduação, notadamente, no âmbito dos cursos de

Leia mais

REPRESENTAÇÕES DE AFETIVIDADE DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Deise Vera Ritter 1 ; Sônia Fernandes 2

REPRESENTAÇÕES DE AFETIVIDADE DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Deise Vera Ritter 1 ; Sônia Fernandes 2 REPRESENTAÇÕES DE AFETIVIDADE DOS PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL Deise Vera Ritter 1 ; Sônia Fernandes 2 RESUMO Este texto apresenta uma pesquisa em andamento que busca identificar as representações

Leia mais

O EMPREGO DOMÉSTICO. Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Região Metropolitana de São Paulo. Abril 2007

O EMPREGO DOMÉSTICO. Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Região Metropolitana de São Paulo. Abril 2007 O EMPREGO DOMÉSTICO Boletim especial sobre o mercado de trabalho feminino na Abril 2007 Perfil de um emprego que responde por 17,7% do total da ocupação feminina e tem 95,9% de seus postos de trabalho

Leia mais

5 Considerações finais

5 Considerações finais 5 Considerações finais A dissertação traz, como foco central, as relações que destacam os diferentes efeitos de estratégias de marca no valor dos ativos intangíveis de empresa, examinando criticamente

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Orientações para a elaboração do projeto escolar MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO MÉDIA E TECNOLÓGICA Coordenação-Geral de Ensino Médio Orientações para a elaboração do projeto escolar Questões norteadoras: Quais as etapas necessárias à

Leia mais

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares.

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares. NOSSA META Que todos os alunos entendam todas as nossas aulas! TUDO GIRA EM TORNO DA AULA COMO? Aula bem proposta (autor) Aula bem preparada (professor) Aula bem dada (professor) Aula bem assistida (aluno)

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES (ESPORTIVOS OU DE ÁREA)

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES (ESPORTIVOS OU DE ÁREA) ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES (ESPORTIVOS OU DE ÁREA) I - CAPA NA CAPA DEVE CONSTAR: - Nome da Unidade Escolar com DRE; - Nome do professor responsável pela elaboração

Leia mais

QUALIFICAÇÃO DA ÁREA DE ENSINO E EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PROFISSIONAIS DE SERVIÇOS DE SAÚDE

QUALIFICAÇÃO DA ÁREA DE ENSINO E EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PROFISSIONAIS DE SERVIÇOS DE SAÚDE QUALIFICAÇÃO DA ÁREA DE ENSINO E EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA PROFISSIONAIS DE SERVIÇOS DE SAÚDE Há amplo consenso nas categorias profissionais da saúde, em especial na categoria

Leia mais