BREVES ANOTAÇÕES SOBRE A DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA NO CÓDIGO CIVIL.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "BREVES ANOTAÇÕES SOBRE A DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA NO CÓDIGO CIVIL."

Transcrição

1 BREVES ANOTAÇÕES SOBRE A DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA NO CÓDIGO CIVIL. Giulliano Tozzi Coelho Introdução Não há dúvidas que a criação do instituto da pessoa jurídica, dotada de personalidade própria e de responsabilidade limitada é um dos fatores responsáveis pelo desenvolvimento da atividade empresarial e econômica ao longo do tempo. Contudo, como é próprio da natureza do ser humano, tais características possibilitaram uma utilização antijurídica da pessoa jurídica no sentido de perpetrar fraudes, driblar obrigações e jamais satisfazer créditos contraídos. A disregard doctrine foi, então, o meio utilizado pelos tribunais para combater esse comportamento ilícito e será justamente este o tema do presente ensaio. Para tanto, faremos uma breve análise histórica do surgimento da teoria, bem como analisaremos os requisitos para a aplicação da teoria no Código Civil Brasileiro. Por fim, será analisada a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça e do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul na aplicação do instituto. 2 Histórico A teoria da desconsideração teve sua origem nos países que adotam o sistema da common law, mais especificamente nos Estados Unidos. Sua primeira aparição data de 1809, no caso Bank of United States v. Deveaux, no 1 1 Advogado. Sócio do Escritório Garrido & Tozzi Advogados. Conciliador Cível.

2 qual foi definida a competência do tribunal federal para apreciar o caso em razão da desconsideração da personalidade de uma Corporation, para conhecer do conflito entre dois indivíduos que por detrás dela atuavam. Importante notar que a Constituição dos Estados Unidos definia a competência dos tribunais federais para apreciar conflitos entre indivíduos de estados diferentes e não de pessoas jurídicas 2. No Reino Unido, o caso paradigmático foi o famoso Solomon v. Solomon & Co., de No entanto, a House of Lords reformou a decisão da Corte de Apelação que desconsiderou a personalidade jurídica da companhia criado por Solomon, reputando-a como uma extensão de sua atividade pessoal, o que acabou por gerar uma influência negativa na aplicação da teoria no Direito britânico 3. Como bem saliente Munhoz, a teoria da desconsideração tem origem jurisprudencial, pautando-se por soluções casuísticas, sob a influência da preocupação da justiça para o caso concreto. Ao surgir como produto da jurisprudência e não da ciência do direito, a teoria tem levantado dúvidas e incertezas, em virtude das múltiplas situações e critérios utilizados pelos tribunais, motivo de perplexidade especialmente no civil law, que pressupõe uma sistematização dogmática dos institutos 4. No cenário nacional, o pioneirismo deve-se a Rubens Requião que publicou o artigo Abuso de direito e fraude através da personalidade jurídica, de 1969, a partir do qual a disregard doctrine passou a ser objeto de análise 2 2 MUNHOZ, Eduardo Secchi. Empresa Comtemporânea e Direito Societário: poder de controle e grupos de sociedades. São Paulo: Juarez de Oliveira, p KOURY, Suzy Elizabeth Cavalcanti. Desconsideração da Personalidade Jurídica: disregard doctrine e os grupos de empresa. 3 ed. Rio de Janeiro: Forense, p MUNHOZ, Eduardo Secchi. op. cit., p. 150.

3 por doutrinadores e tribunais, além de diretamente consagrada em alguns textos legais 5. Exemplo disto são o art. 2º, 2º, da CLT e o art. 28, CDC. Finalmente, com a entrada em vigor do Código Civil de 2002, o legislador abordou expressamente a teoria da desconsideração no âmbito das relações privadas no art. 50 do diploma que prevê: Art. 50. Em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confusão patrimonial, pode o juiz decidir, a requerimento da parte, ou do Ministério Público quando lhe couber intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou sócios da pessoa jurídica. Feitas estas breves considerações sobre o histórico da disregard doctrine, passa-se a enfrentar o problema de sua aplicação prática. 3 Disregard Doctrine A disregard doctrine tem sido conceituada como a suspensão temporária da personalidade jurídica, em determinado caso concreto, atribuindo-se aos seus sócios ou administradores as relações que incialmente seriam imputadas à pessoa jurídica 6. Destaca-se, no entanto, que a aplicação da teoria da desconsideração não importa na extinção da sociedade, mas na perda da eficácia desta personalidade em determinado ato. A este respeito, leciona Ricardo Negrão: Na aplicação da teoria do superamento, também chamada da penetração ou disregard of legal entity, não se extingue a sociedade, mas apenas se afastam os efeitos legais decorrentes da personalidade jurídica para estender a um, alguns ou todos os sócios os efeitos de obrigações que a rigor seriam suportados exclusivamente pela pessoa jurídica KOURY, Suzy Elizabeth Cavalcanti. op. cit., p MUNHOZ, Eduardo Secchi. op. cit., p NEGRÃO, Ricardo. Manual de Direito Comercial e de Empresa. 7 ed. São Paulo: Saraiva, p. 296.

4 No nosso ordenamento, a teoria da desconsideração tem como fundamento o abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade e pela confusão patrimonial, tal como exposto no art. 50, do Código Civil. Mas o que deve ser entendido exatamente por desvio de finalidade e por confusão patrimonial? Ensinam Fábio Konder Comparato e Calixto Salomão Filho que toda a pessoa jurídica é criada para o desempenho de funções determinadas, consistente da criação de um centro de interesses autônomo 8. Pode-se acrescentar que é através desta criação de um centro de interesses autônomo que se torna possível a reunião de esforços e recursos econômicos para a realização de atividades que não seriam possíveis de serem realizadas por pessoas isoladamente consideradas. Deve-se ter em conta, entretanto, a advertência feita por Koury: A função do instituto da pessoa jurídica de limitar os riscos empresariais, através do reconhecimento da sua existência como distinta da existência de seus membros, que objetiva, principalmente, estimular o desenvolvimento social, não é evidentemente ilegítima; todavia, a sua utilização pode ter, em alguns casos, esse caráter 9. Portanto, haverá desconsideração pelo desvio da finalidade toda vez que a pessoa jurídica for utilizada com objetivos diversos daqueles preconizados pela lei, bem como o objeto social for uma mera aparência para a exploração de uma atividade diversa. Por confusão patrimonial deve-se entender a confusão existente entre os bens de propriedade da sociedade e os bens pessoais dos sócios, de modo que tanto uns quanto outros são utilizados indistintamente, como se não 4 8 COMPARATO, Fábio Konder; SALOMÃO FILHO, Calixto. O Poder de Controle na Sociedade Anônima. 4 ed. Rio de Janeiro: Forense, p KOURY, Suzy Elizabeth Cavalcanti. op. cit., p. 70.

5 houvesse a existência da pessoa jurídica. Cumpre lembrar que a leitura combinada dos art. 45 e do art. 985, ambos do Código Civil, consagram que a pessoa jurídica, no caso a sociedade empresária, não se confunde com seus sócios. Nesse sentido, assim ensina Antônio Carlos Malheiros: Ocorre que em muitas situações os sócios não dão importância à separação patrimonial estabelecida formalmente pela legislação, originando uma confusão entre os seus bens pessoais e os pertencentes ao patrimônio social, podendose adentrar a teoria da desconsideração da personalidade jurídica para averiguar a fundo esse acontecimento. Podendo o mesmo ocorrer quando houver desvio de finalidade 10. Destarte, ocorrido o desvio de finalidade da pessoa jurídica ou a confusão patrimonial de modo a esvaziar o patrimônio da pessoa jurídica, caberá, ex vi do art. 50, Código Civil, ao credor ou ao Ministério Público, nos casos que lhe couber intervir, requerer a aplicação da teoria para estender aos sócios e administradores a obrigação de satisfazer os créditos da sociedade. Depreende-se, portanto, que na sistemática do Código Civil, a regra é o não redirecionamento das obrigações da sociedade aos seus sócios ou administradores, em respeito ao princípio da autonomia patrimonial da pessoa jurídica. Não obstante, sempre que a o instituto for utilizado para fraudar credores, estando presentes o desvio de finalidade e/ou a confusão patrimonial, poderá o juiz aplicar a disregard doctrine, como medida excepcional. Este tem sido o posicionamento do Superior Tribunal de Justiça, em seu papel de uniformizador da jurisprudência infraconstitucional. Peguemos como exemplo o REsp / SP, de relatoria da Ministra Nancy Andrighi 11. No 5 10 MALHEIROS, Antônio Carlos. Teoria da desconsideração inversa da personalidade jurídica aplicada às relações familiares. In: ADAMEK, Marcelo Vieira Von. Temas de Direito Societário e Empresarial Comtemporâneos. São Paulo: Malheiros, p BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Recurso Especial n Relator: Ministra Nancy Andrighi. Brasília, 24 de junho de Disponível em: <

6 presente caso, a Ministra expõe que não basta a mera condição de sócio majoritário para a aplicação da teoria da desconsideração da personalidade jurídica, uma vez que a teoria exposta no art. 50 do Código Civil recepciona e consagra a Teoria Maior da Desconsideração, pela qual devem ser demonstrados o desvio de finalidade e a confusão patrimonial para sua aplicação. O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, por sua vez, também tem se manifestado pela excepcionalidade da desconsideração da personalidade com base no art. 50, do Código Civil. O Agravo de Instrumento , de relatoria do Desembargador Ergio Roque Menine, é prova disto, dispondo que, ainda que não hajam bens passíveis de penhora, o desvio de finalidade e a confusão patrimonial devem ser demonstrados com prova robusta de sua existência, face a excepcionalidade da teoria da desconsideração. Apenas a título exemplificativo, colaciona-se as seguintes ementas: AGRAVO DE INSTRUMENTO. DIREITO PRIVADO NÃO ESPECIFICADO. AÇÃO DECLARATÓRIA DE NULIDADE DE TÍTULO. FASE DE CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. DA DESCONSIDERAÇÃO PERSONALIDADE JURÍDICA. IMPOSSIBILIDADE NO CASO EM EXAME. Nos termos do art. 50, do Código Civil, a desconsideração da personalidade jurídica, com o direcionamento da execução para os sócios, é medida excepcional que somente pode ser determinada quando caracterizado o desvio de finalidade ou a confusão patrimonial. No caso, a prova realizada até o momento não serve para demonstrar de forma cabal a ocorrência das aludidas hipóteses. Manutenção da decisão que se impõe. AGRAVO DE INSTRUMENTO A QUE SE NEGA SEGUIMENTO. DECISÃO MONOCRÁTICA. (Agravo de Instrumento Nº , Vigésima Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Walda Maria Melo Pierro, Julgado em 22/08/2013) AGRAVO DE INSTRUMENTO. AÇÃO DE EXECUÇÃO. DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA. INVIABILIDADE >. Acesso em: 27 ago RIO GRANDE DO SUL. Tribunal de Justiça. Agravo de Instrumento n Relator: Desembargador Ergio Roque Menine. Porto Alegre, 23 de agosto de 2013.

7 NÃO-PREENCHIMENTO DOS REQUISITOS LEGAIS. A desconsideração da personalidade jurídica é medida extrema, uma vez que excetua a regra geral da desvinculação existente entre a pessoa jurídica e a personalidade de seus sócios. O artigo 50 do Código Civil prevê tal possibilidade, mediante o preenchimento dos seguintes requisitos: desvio de finalidade e confusão patrimonial entre o patrimônio da pessoa jurídica e dos sócios. Na espécie, não há qualquer prova da prática de atos abusivos pelos sócios da agravada, que viesse a configuram desvio de finalidade ou confusão patrimonial. A inexistência de bens penhoráveis em nome da empresa não é apta, por si só, a autorizar desconsideração da personalidade jurídica da devedora. Mantida a decisão que indeferiu a desconsideração da personalidade jurídica da agravada. NEGADO SEGUIMENTO ao recuso, por decisão monocrática. (Agravo de Instrumento Nº , Décima Oitava Câmara Cível, Tribunal de Justiça do RS, Relator: Nelson José Gonzaga, Julgado em 14/08/2013) Percebe-se, destarte, que o Superior Tribunal de Justiça e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul têm adotado entendimento a respeito da desconsideração da personalidade jurídica semelhante, apenas admitindo a medida como forma excepcional e mediante prova robusta da existência de desvio de finalidade e/ou confusão patrimonial. 4 Conclusão A disregard doctrine foi concebida como forma de evitar o uso da personalidade jurídica de forma abusiva, através do desvio de finalidade e da confusão patrimonial. Desta forma, evita-se a utilização do instituto de pessoas jurídicas para perpetrar fraudes e inadimplir obrigações. Ocorrerá o desvio de finalidade sempre que a pessoa jurídica for utilizada para um fim não previsto pelo legislador, como a realização de atividades ilegais e a utilização de um objeto social como simples fachada. Já a confusão patrimonial se caracteriza pelo fato de que a separação patrimonial entre pessoa jurídica e seus membros ocorre apenas no mundo jurídico, sendo completamente inexistente no mundo dos fatos. 7

8 É preciso ter em mente que a desconsideração é medida excepcional, prevalecendo como regra o princípio da autonomia e separação patrimonial da pessoa jurídica. É justamente neste sentido que o Superior Tribunal de Justiça e o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul vêm se manifestando, exigindo provas da existência dos requisitos previstos no art. 50 do Código Civil. Referências Bibliográficas: COMPARATO, Fábio Konder; SALOMÃO FILHO, Calixto. O Poder de Controle na Sociedade Anônima. 4 ed. Rio de Janeiro: Forense, KOURY, Suzy Elizabeth Cavalcanti. Desconsideração da Personalidade Jurídica: disregard doctrine e os grupos de empresa. 3 ed. Rio de Janeiro: Forense, MALHEIROS, Antônio Carlos. Teoria da desconsideração inversa da personalidade jurídica aplicada às relações familiares. In: ADAMEK, Marcelo Vieira Von. Temas de Direito Societário e Empresarial Comtemporâneos. São Paulo: Malheiros, MUNHOZ, Eduardo Secchi. Empresa Comtemporânea e Direito Societário: poder de controle e grupos de sociedades. São Paulo: Juarez de Oliveira, NEGRÃO, Ricardo. Manual de Direito Comercial e de Empresa. 7 ed. São Paulo: Saraiva,

A responsabilidade pessoal dos sócios nas sociedades empresárias. Michele Schwan Advogada OAB/RS

A responsabilidade pessoal dos sócios nas sociedades empresárias. Michele Schwan Advogada OAB/RS A responsabilidade pessoal dos sócios nas sociedades empresárias Michele Schwan Advogada OAB/RS 86.749 As três modalidades de constituição de empresa mais utilizadas no Rio Grande do Sul, conforme a Junta

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA FASE DE CUMPRIMENTO DE SENTENÇA E DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA NA RELAÇÃO DE CONSUMO

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA FASE DE CUMPRIMENTO DE SENTENÇA E DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA NA RELAÇÃO DE CONSUMO FASE DE CUMPRIMENTO DE SENTENÇA E DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA NA RELAÇÃO DE CONSUMO 1 Trânsito em julgado da sentença - não cabe mais recurso Intimação para pagamento no prazo de 15 (quinze)

Leia mais

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA NA JUSTIÇA DO TRABALHO

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA NA JUSTIÇA DO TRABALHO DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA NA JUSTIÇA DO TRABALHO Se negativa a providência supra, diante da responsabilidade dos sócios conforme artigos 592 e 596 do C.P.C c/c o inciso V do artigo 4º da

Leia mais

GRUPOS ECONÔMICOS E RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA

GRUPOS ECONÔMICOS E RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA GRUPOS ECONÔMICOS E RESPONSABILIDADE TRIBUTÁRIA Maria Rita Ferragut Livre-docente em Direito Tributário pela USP Mestre e Doutora pela PUC/SP rita@fmac.adv.br GRUPO ECONÔMICO Conjunto de sociedades empresárias

Leia mais

Desconsideração da personalidade jurídica e procedimento administrativo de redirecionamento na cobrança do credito tributário

Desconsideração da personalidade jurídica e procedimento administrativo de redirecionamento na cobrança do credito tributário Desconsideração da personalidade jurídica e procedimento administrativo de redirecionamento na cobrança do credito tributário MAX MÖLLER max@pge.rs.gov.br Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento

Leia mais

AULA 21. Da subsidiariedade integral (art. 251 da Lei 6404/76)

AULA 21. Da subsidiariedade integral (art. 251 da Lei 6404/76) Turma e Ano: Regular/2015 Matéria / Aula: Direito Empresarial Professora: Carolina Lima Monitor: André Manso AULA 21 Da subsidiariedade integral (art. 251 da Lei 6404/76) Art. 251. A companhia pode ser

Leia mais

A Relativização do Princípio da Separação Patrimonial Como Via de Acesso para a Desconsideração Inversa.

A Relativização do Princípio da Separação Patrimonial Como Via de Acesso para a Desconsideração Inversa. A Relativização do Princípio da Separação Patrimonial Como Via de Acesso para a Desconsideração Inversa. Jenifer Avila Marques 1 Priscila Raquel dos Santos Dantas 2 RESUMO O direito brasileiro, apesar

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 22ª CÂMARA DE DIREITO PRIVADO

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 22ª CÂMARA DE DIREITO PRIVADO Registro: 2015.0000235948 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2000613-64.2015.8.26.0000, da Comarca de Sorocaba, em que é agravante FONTE FOMENTO E COBRANÇA MERCANTIL

Leia mais

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO

LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO LEGALE - PÓS GRADUAÇÃO DIREITO DO TRABALHO Execução Trabalhista : Desconsideração da Personalidade Jurídica / Responsabilidade dos Sócios e Ex-Sócios Professor: Dr. Rogério Martir Doutorando em Ciências

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO Registro: 2017.0000350256 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2026810-85.2017.8.26.0000, da Comarca de São Paulo, em que é agravante MM BARADEL INDUSTRIA E COMERCIO

Leia mais

Os efeitos da Desconsideração da personalidade jurídica à luz dos entendimentos consolidados nos Tribunais Superiores

Os efeitos da Desconsideração da personalidade jurídica à luz dos entendimentos consolidados nos Tribunais Superiores Brasília, 7 de março de 2016. Ao Público do 1 o Seminário do Conselho Jurídico da Câmara Brasileira da Indústria da Construção CONJUR Assunto: Compreensão da importância do tema Os efeitos da Desconsideração

Leia mais

Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica

Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica Paulo Henrique dos Santos Lucon Livre Docente, Doutor e Mestre FDUSP Professor Associado da Faculdade de Direito do Largo de São Francisco USP Presidente

Leia mais

DELEGADO DIREITO EMPRESARIAL

DELEGADO DIREITO EMPRESARIAL DELEGADO DIREITO EMPRESARIAL Direito Societário Prof. Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Empresarial DIREITO SOCIETÁRIO DIREITO SOCIETÁRIO Ramo do Direito Empresarial que dedica-se ao

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Parte I Prof. Francisco Saint Clair Neto Diante de sua concepção como realidade técnica e orgânica, a pessoa jurídica é capaz de direitos e deveres na ordem civil, independentemente

Leia mais

Aula 07. Parte Geral. I Pessoas (continuação)

Aula 07. Parte Geral. I Pessoas (continuação) Turma e Ano: 2016 (Master B) Matéria / Aula: Direito Civil Objetivo 07 Professor: Rafael da Mota Monitor: Paula Ferreira Aula 07 Parte Geral I Pessoas (continuação) 2. Pessoa Jurídica 2.5. Desconsideração

Leia mais

Desconsideração da personalidade jurídica: Responsabilidade patrimonial dos sócios

Desconsideração da personalidade jurídica: Responsabilidade patrimonial dos sócios Desconsideração da personalidade jurídica: Responsabilidade patrimonial dos sócios O que muda na desconsideração com a Lei 13.467/2017? Nada muda! A IN 39 do TST já estabelecia a aplicação do CPC para

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Desconsideração da Personalidade Jurídica Parte II Prof. Francisco Saint Clair Neto Aprofundando o tema... A melhor doutrina aponta a existência de duas grandes teorias fundamentais

Leia mais

Cassio de Mesquita Barros Jr.

Cassio de Mesquita Barros Jr. 1 DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA NO ÂMBITO DO DIREITO DO TRABALHO I INTRODUÇÃO Cassio de Mesquita Barros Jr. Ao tempo de suculentas monografias que hoje são clássicas sobre o negócio ilícito,

Leia mais

NOVO CPC: O INCIDENTE DE DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA

NOVO CPC: O INCIDENTE DE DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA NOVO CPC: O INCIDENTE DE DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA Murilo Pompei BARBOSA 1 RESUMO: Perante atos voltados ao mau uso de uma determinada sociedade, desvios de finalidade, e até mesmo confusão

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO - SEÇÃO DE DIREITO PRIVADO 36 a Câmara

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO - SEÇÃO DE DIREITO PRIVADO 36 a Câmara TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO - SEÇÃO DE DIREITO PRIVADO 36 a Câmara AGRAVO DE INSTRUMENTO N 1179020-0/5 Comarca de ARAÇATUBA Processo 9440/98 3.V.CÍVEL TRIBUNAL DE JUSTIÇA DE SÃO PAULO ACÓRDÃO/DECISÃO

Leia mais

AULA 16. Espécies de Intervenção de terceiro no novo CPC. d) Incidente de desconsideração da personalidade jurídica

AULA 16. Espécies de Intervenção de terceiro no novo CPC. d) Incidente de desconsideração da personalidade jurídica Turma e Ano: Master A (2015) 25/05/2015 Matéria / Aula: Direito Processual Civil / Aula 16 Professor: Edward Carlyle Silva Monitor: Alexandre Paiol CONTEÚDO DA AULA: curiae AULA 16 Incidente de desconsideração

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO Largo de São Francisco PROGRAMA

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO Largo de São Francisco PROGRAMA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO Largo de São Francisco DEPARTAMENTO DE DIREITO COMERCIAL DISCIPLINA: DCO0512 - DIREITO DAS EMPRESAS EM CRISE II: O INSTITUTO DA FALÊNCIA PROFESSOR DOUTOR

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO DE RIBEIRÃO PRETO DIREITO CIVIL

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO DE RIBEIRÃO PRETO DIREITO CIVIL UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE DIREITO DE RIBEIRÃO PRETO DIREITO CIVIL DISCIPLINA: Direito do Consumidor II Aula: Desconsideração da personalidade jurídica Profª. Drª. Cláudia Berbert Campos cberbert@usp.br

Leia mais

» Cacildo Baptista Palhares Júnior Advogado em Araçatuba (SP) Questões comentadas de Direito Empresarial da prova objetiva do concurso de 2009 para Defensor do Pará 71. O credor de uma sociedade empresária

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL

DIREITO PROCESSUAL CIVIL DIREITO PROCESSUAL CIVIL DA INTERVENÇÃO DE TERCEIROS Incidente de desconsideração da personalidade jurídica Parte 2 Prof(a). Bethania Senra Aspectos processuais: 1) Não é possível a instauração do incidente

Leia mais

CONCURSOS PÚBLICOS 2ª FASE

CONCURSOS PÚBLICOS 2ª FASE Direito Empresarial CONCURSOS PÚBLICOS 2ª FASE DICAS - Demonstrem o que sabem (tirem a dúvida do examinador) - Letra boa, legível (torna leitura fácil e agradável) -Parágrafos curtos (máximo 05 linhas

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica ALGUMAS QUESTÕES SOBRE A DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA. Tatiana Machado Dunshee de Abranches Advogada

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica ALGUMAS QUESTÕES SOBRE A DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA. Tatiana Machado Dunshee de Abranches Advogada TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica ALGUMAS QUESTÕES SOBRE A DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA Tatiana Machado Dunshee de Abranches Advogada A doutrina da desconsideração da personalidade jurídica

Leia mais

Nº (Nº CNJ: COMARCA DE BENTO GONÇALVES

Nº (Nº CNJ: COMARCA DE BENTO GONÇALVES AGRAVO DE INSTRUMENTO. DIREITO PRIVADO NÃO ESPECIFICADO. EMPRESÁRIO INDIVIDUAL. INCLUSÃO DA PESSOA FÍSICA NO POLO PASSIVO. POSSIBILIDADE. DESNECESSÁRIO INCIDENTE DE DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA.

Leia mais

Aplicação do Código de Processo Civil ao Processo do Trabalho Quanto ao Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica.

Aplicação do Código de Processo Civil ao Processo do Trabalho Quanto ao Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica. Curso de Férias Aplicação do Código de Processo Civil ao Processo do Trabalho Quanto ao Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica. 2 de fevereiro de 2017 Luís Carlos Moro (advogado) O INCIDENTE

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br A desconsideração da personalidade jurídica no código civil Patrícia Persike O presente artigo tem como objetivo o estudo da desconsideração da personalidade jurídica, utilizada

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 11ª Câmara de Direito Privado ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO 11ª Câmara de Direito Privado ACÓRDÃO ACÓRDÃO Registro: 2012.0000010467 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 0217253-37.2011.8.26.0000, da Comarca de São Paulo, em que é agravante ZXX CXXXXXXX LTDA sendo agravados

Leia mais

INSOLVÊNCIA DO DEVEDOR NÃO CONSTITUI REQUISITO PARA A DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA

INSOLVÊNCIA DO DEVEDOR NÃO CONSTITUI REQUISITO PARA A DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA INSOLVÊNCIA DO DEVEDOR NÃO CONSTITUI REQUISITO PARA A DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA Mayara Roth Isfer Osna 1 A autonomia patrimonial provavelmente o mais relevante princípio do direito societário

Leia mais

DIREITO TRIBUTÁRIO. Obrigação Tributária Solidariedade e Responsabilidade Tributária Parte III. Prof. Marcello Leal Prof.

DIREITO TRIBUTÁRIO. Obrigação Tributária Solidariedade e Responsabilidade Tributária Parte III. Prof. Marcello Leal Prof. DIREITO TRIBUTÁRIO Obrigação Tributária Solidariedade e Responsabilidade Tributária Parte III Prof. Marcello Leal Prof. Marcello Leal 1 Responsabilidade de Terceiros Art. 134. Nos casos de impossibilidade

Leia mais

CCM Nº (Nº CNJ: ) 2017/CÍVEL

CCM Nº (Nº CNJ: ) 2017/CÍVEL Apelação Cível. Ação declaratória para cancelamento de registro em sistema de proteção ao crédito. A pretensão e a apelação se caracterizam pelo abuso na utilização do processo judicial, desvirtuado pelo

Leia mais

EXECUÇAO DE BENS DOS SÓCIOS

EXECUÇAO DE BENS DOS SÓCIOS AMADOR PAES D - EXECUÇAO DE BENS DOS SÓCIOS OBRIGAÇÕES MERCANTIS, TRIBUTÁRIAS, TRABALHISTAS DA DESCONSIDERAÇÃP DA PERSONALIDADE JURIDICA (DOUTRINA E JURISPRUDÊNCIA) 8 11 edição Revista e atualizada 2007

Leia mais

O incidente de desconsideração da personalidade jurídica e o seu cabimento na execução fiscal

O incidente de desconsideração da personalidade jurídica e o seu cabimento na execução fiscal O incidente de desconsideração da personalidade jurídica e o seu cabimento na execução fiscal Maria Rita Ferragut Livre-docente USP e Doutora PUC/SP Arts. 133 a 137 do NCPC Introduziu o incidente de desconsideração

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 10/04/2018). Intervenção de terceiro.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres. (Aula 10/04/2018). Intervenção de terceiro. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL. Aula Ministrada pelo Prof. Fábio Cáceres (Aula 10/04/2018). Intervenção de terceiro. Oposição terceiro almeja algo no qual ele não é parte, com o CPC 2015 passa

Leia mais

@ (PROCESSO ELETRÔNICO) LLJ Nº (Nº CNJ: ) 2018/CÍVEL

@ (PROCESSO ELETRÔNICO) LLJ Nº (Nº CNJ: ) 2018/CÍVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO AGRAVO DE INSTRUMENTO. DIREITO TRIBUTÁRIO. EXECUÇÃO FISCAL. ARTIGO 185-A DO CÓDIGO TRIBUTÁRIO NACIONAL. APLICABILIDADE. DESNECESSÁRIO EXAURIR DILIGÊNCIAS NA BUSCA DE BENS PASSÍVEIS

Leia mais

... 1 Redação atual: 2 Art. 51.

... 1 Redação atual: 2 Art. 51. EMENTA: A adoção da teoria da desconsideração da personalidade pelo Judiciário nacional, antes mesmo de entrar em vigor o art. 50 do Código Civil de 2002, representou extraordinário avanço na recuperação

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina DIR321 Direito Empresarial - Direito Societário

Programa Analítico de Disciplina DIR321 Direito Empresarial - Direito Societário 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 3 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 5 Carga horária semanal 2 3 Períodos

Leia mais

Direito das Relações de Consumo Aprofunde seus estudos na bibliografia recomendada pela Faculdade

Direito das Relações de Consumo Aprofunde seus estudos na bibliografia recomendada pela Faculdade Direito das Relações de Consumo Aprofunde seus estudos na bibliografia recomendada pela Faculdade Cidade Acadêmica Personalidade jurídica das pessoas jurídicas de direito privado Art. 45 do C. Civil: Começa

Leia mais

D E C I S Ã O M O N O C R Á T I C A

D E C I S Ã O M O N O C R Á T I C A AGRAVO DE INSTRUMENTO. DIREITO TRIBUTÁRIO. EXECUÇÃO FISCAL. PEDIDO DE REDIRECIONAMENTO DA EXECUÇÃO EM DESFAVOR DOS SÓCIOS. INSTAURAÇÃO DE INCIDENTE DE DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA. ARTS. 133

Leia mais

PLANO DE ENSINO I EMENTA

PLANO DE ENSINO I EMENTA PLANO DE ENSINO CURSO: Direito SÉRIE: 3º Semestre DISCIPLINA: Teoria da Empresa CARGA HORÁRIA SEMANAL: 1,5 horas/aula CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 30 horas/aula I EMENTA Teoria da Empresa. Empresa. Empresário.

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 3ª REGIÃO CORAL ADMINISTRACAO E SERVICOS LTDA.

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO 3ª REGIÃO CORAL ADMINISTRACAO E SERVICOS LTDA. Quarta Turma Publicacao: 29/08/2016 Ass. Digital em 18/08/2016 por MARIA CRISTINA DINIZ CAIXETA Relator: MCDC Revisor: DAH PODER JUDICIÁRIO AGRAVANTE(S): AGRAVADO(S): ZIMAR COSTA DOS SANTOS CORAL ADMINISTRACAO

Leia mais

Reis Friede Relator. TRF2 Fls 356

Reis Friede Relator. TRF2 Fls 356 Nº CNJ : 00433-3.205.4.02.50 (205.5.0.0433-8) ADVOGADO : RJ24996 - ANDERSON DA SILVA MOREIRA ORIGEM : 2ª Vara Federal do Rio de Janeiro (00433320540250) EMENTA RESPONSABILIDADE CIVIL. DESVALORIZAÇÃO DO

Leia mais

DECISÃO. (Fundamentação legal: artigo 557, caput, do CPC)

DECISÃO. (Fundamentação legal: artigo 557, caput, do CPC) TRIBUNAL DE JUSTIÇA DÉCIMA CÂMARA CÍVEL AGRAVO DE INSTRUMENTO Nº 0048175-69.2013.8.19.0000 Agravante: DIBENS LEASING S/A ARRENDAMENTO MERCANTIL (autora) Agravado: JOSÉ LUIS DA SILVA (réu) Relatora: Desembargadora

Leia mais

Direito Empresarial

Direito Empresarial www.uniestudos.com.br Direito Empresarial Helder Goes Professor de Direito Empresarial do Universo de Estudos Advogado e Consultor Jurídico Graduado em Direito pela Universidade Tiradentes Especialista

Leia mais

ALGUNS ASPECTOS SOBRE AS PESSOAS JURÍDICAS E A DESCONSIDERAÇÃO DE SUA PERSONALIDADE

ALGUNS ASPECTOS SOBRE AS PESSOAS JURÍDICAS E A DESCONSIDERAÇÃO DE SUA PERSONALIDADE ALGUNS ASPECTOS SOBRE AS PESSOAS JURÍDICAS E A DESCONSIDERAÇÃO DE SUA PERSONALIDADE Samanta Félix RECHE 1 RESUMO: O seguinte artigo visa expor questões importantes não apenas para nosso ornamento, mas

Leia mais

Direito Empresarial. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais.

Direito Empresarial. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais. Pontifícia Universidade Católica de Goiás Pró-Reitoria de Graduação Escola de Direito e Relações Internacionais Direito Empresarial Pessoa Jurídica Personalidade jurídica Responsabilidades da pessoa jurídica

Leia mais

O incidente de desconsideração da personalidade jurídica e as lides tributárias

O incidente de desconsideração da personalidade jurídica e as lides tributárias O novo Código de Processo Civil e os impactos nos processos tributários (26/08/2016) O incidente de desconsideração da personalidade jurídica e as lides tributárias Fabiana Del Padre Tomé Mestre e Doutora

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO ACÓRDÃO ACÓRDÃO Registro: 2016.0000705899 Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2168814-82.2016.8.26.0000, da Comarca de Osvaldo Cruz, em que é agravante MARCOS ANTONIO BROZOLATTI,

Leia mais

Poder Judiciário Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro Vigésima Primeira Câmara Cível

Poder Judiciário Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro Vigésima Primeira Câmara Cível Agravo de instrumento nº: 0068684-21.2013.8.19.0000 Agravante: BANCO SANTANDER BRASIL S.A Advogado: Fabio Caon Pereira Agravado: MUNICÍPIO DE DUQUE DE CAXIAS Relator: Desembargador ANDRÉ RIBEIRO AGRAVO

Leia mais

Responsabilidade dos Administradores

Responsabilidade dos Administradores Responsabilidade dos Administradores Esferas de responsabilidade dos administradores ADMINISTRATIVA Aplicação de princípios gerais do Direito Penal Culpa do agente e infração à ordem pública SRF INSS INPI

Leia mais

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (02/07/2018) Holding Familiar.

CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (02/07/2018) Holding Familiar. CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CIVIL E PROCESSO CIVIL. Aula ministrada pelo Prof. Durval Salge Junior. (02/07/2018) Holding Familiar. Conceito: são pessoas criadas pelo direito. Não existem fisicamente,

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg nos EDcl no CONFLITO DE COMPETÊNCIA Nº 105.666 - RJ (2009/0110923-8) RELATOR : MINISTRO VASCO DELLA GIUSTINA (DESEMBARGADOR CONVOCADO DO TJ/RS) AGRAVANTE : GUIMTEX PARTICIPAÇÕES S/A ADVOGADO : TIAGO

Leia mais

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR

Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR Prof. Mariana M Neves DIREITO DO CONSUMIDOR Decadência e Prescrição Decadência: extinção da pretensão (não pode mais pleitear o direito em juízo) Prescrição: extinção do direito em si Macete: Vício Decai

Leia mais

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA MANUTENÇÃO DO COLABORADOR E DO APOSENTADO NO PLANO DE SAÚDE

PROF. JOSEVAL MARTINS VIANA MANUTENÇÃO DO COLABORADOR E DO APOSENTADO NO PLANO DE SAÚDE MANUTENÇÃO DO COLABORADOR E DO APOSENTADO NO PLANO DE SAÚDE Prof. Joseval Martins Viana - Curso de Pós-Graduação em Direito Médico e da Saúde - Aula 66 1 Estrutura da petição inicial Artigo 319 do Código

Leia mais

D E C I S Ã O M O N O C R Á T I C A

D E C I S Ã O M O N O C R Á T I C A AGRAVO DE INSTRUMENTO. TRIBUTÁRIO. EXECUÇÃO FISCAL. PENHORA DE IMÓVEL. DECLARAÇÃO DE FRAUDE À EXECUÇÃO. ALIENAÇÃO POSTERIOR À INSCRIÇÃO DO CRÉDITO EM DÍVIDA ATIVA. PRESUNÇÃO DE FRAUDE. ART. 185 DO CTN.

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica UMA LUZ NO FIM DO TUNEL CONTRA OS EXCESSOS NAS EXECUÇÕES CONTRA EMPRESÁRIOS. Orlando Spinetti Advogado

TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica UMA LUZ NO FIM DO TUNEL CONTRA OS EXCESSOS NAS EXECUÇÕES CONTRA EMPRESÁRIOS. Orlando Spinetti Advogado TRABALHOS TÉCNICOS Divisão Jurídica UMA LUZ NO FIM DO TUNEL CONTRA OS EXCESSOS NAS EXECUÇÕES CONTRA EMPRESÁRIOS Orlando Spinetti Advogado INTRODUÇÃO O objetivo deste trabalho é, por meio da análise do

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgRg no RECURSO ESPECIAL Nº 687.239 - RJ (2004/0084577-7) RELATORA : MINISTRA NANCY ANDRIGHI : AMIR VIEIRA SOBRINHO FELIPPE ZERAIK E OUTROS : ANDRÉ SCHMIDT DE BRITO TANCREDO ROCHA JUNIOR EMENTA Direito

Leia mais

TENDÊNCIAS JURISPRUDENCIAIS ACERCA DA APLICAÇÃO DA TEORIA DA DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA

TENDÊNCIAS JURISPRUDENCIAIS ACERCA DA APLICAÇÃO DA TEORIA DA DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA Marques Rosado Toledo Cesar & Carmona Advogados - http://www.mrtc.com.br Página 1 TENDÊNCIAS JURISPRUDENCIAIS ACERCA DA APLICAÇÃO DA TEORIA DA DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA ROGÉRIO CESAR MARQUES

Leia mais

INTERVENÇÃO DE TERCEIROS. Art. 119 a 138 CPC/2015

INTERVENÇÃO DE TERCEIROS. Art. 119 a 138 CPC/2015 INTERVENÇÃO DE TERCEIROS Art. 119 a 138 CPC/2015 CONCEITO DE INTERVENÇÃO DE TERCEIROS É o fenômeno do ingresso de terceiro como parte ou coadjuvante da parte em processo pendente entre outras partes. Tipos

Leia mais

DÉCIMA SEGUNDA CÂMARA CÍVEL Nº COMARCA DE PORTO ALEGRE FURTS E ARAUJO LTDA. A C Ó R D Ã O

DÉCIMA SEGUNDA CÂMARA CÍVEL Nº COMARCA DE PORTO ALEGRE FURTS E ARAUJO LTDA. A C Ó R D Ã O AGRAVO INTERNO. CUMPRIMENTO DE SENTENÇA. DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA DA ENTIDADE DEVEDORA. DEFERIMENTO. A desconsideração da personalidade jurídica é medida extrema, cabível quando reconhecida

Leia mais

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PODER JUDICIÁRIO

ESTADO DO RIO DE JANEIRO PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO DE JANEIRO SEXTA CÂMARA CIVEL Agravo de Instrumento nº 0033211-42.2011.8.19.0000 Agravante: Agravado: UTEC URBANISMO TERRAPLANAGEM E CONSULTORIA LTDA Relatora: DESEMBARGADORA

Leia mais

AGRAVO N.º /03, DA DÉCIMA OITAVA VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA DES.ª VILMA RÉGIA RAMOS DE REZENDE

AGRAVO N.º /03, DA DÉCIMA OITAVA VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA DES.ª VILMA RÉGIA RAMOS DE REZENDE AGRAVO N.º 646.022-4/03, DA DÉCIMA OITAVA VARA CÍVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DA REGIÃO METROPOLITANA DE CURITIBA AGRAVANTE: RELATORA: GILBERTO GALIOTTO DES.ª VILMA RÉGIA RAMOS DE REZENDE PROCESSUAL

Leia mais

(3) - 10ª Câmara Cível AI nº /2014 decisão - fl. 1

(3) - 10ª Câmara Cível AI nº /2014 decisão - fl. 1 1 TRIBUNAL DE JUSTIÇA DÉCIMA CÂMARA CÍVEL Agravo de Instrumento n.º 0011871-37.2014.8.19.0000 Agravante: VITTORIO E EMANUELLE BAR RESTAURANTE E PIZZARIA LTDA (executado) Agravados: NANCY CLEA KNUPP CASTRO

Leia mais

APELAÇÃO CÍVEL Nº RECUSA DE LIGAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. FUNDADA NA ALEGAÇÃO DE LOTEAMENTO IRREGULAR. IMPOSSIBILIDADE.

APELAÇÃO CÍVEL Nº RECUSA DE LIGAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. FUNDADA NA ALEGAÇÃO DE LOTEAMENTO IRREGULAR. IMPOSSIBILIDADE. APELAÇÃO CÍVEL Nº 202665-96.2013.8.09.0139 (201392026652) COMARCA DE RUBIATABA APELANTE : CELG DISTRIBUIÇÃO S/A CELG D APELADA : ALZIRA INÁCIA DOS SANTOS E OUTRO (S) RELATOR : DES. LUIZ EDUARDO DE SOUSA

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo

TRIBUNAL DE JUSTIÇA PODER JUDICIÁRIO São Paulo Registro: 2016.0000640149 ACÓRDÃO Vistos, relatados e discutidos estes autos de Agravo de Instrumento nº 2212015-61.2015.8.26.0000, da Comarca de, em que são agravantes NATURA COSMETICOS S.A e INDÚSTRIA

Leia mais

2 O princípio da autonomia patrimonial das pessoas jurídicas

2 O princípio da autonomia patrimonial das pessoas jurídicas Rafael Soares Gonçalves * DESCONSIDERAÇÃO INVERSA DA PERSONALIDADE JURÍDICA Resumo: Neste nosso artigo veremos como a teoria da desconsideração surgiu e foi aplicada, com a finalidade auferir a real possibilidade

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Parte IV Prof. Francisco Saint Clair Neto ASPECTOS PROCESSUAIS DA DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR NCPC CDC A desconsideração da personalidade jurídica

Leia mais

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02

CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no de 05/12/02 DOU de 06/12/02 CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no 3.355 de 05/12/02 DOU de 06/12/02 Componente Curricular: Direito Empresarial I Código: DIR-461 Pré-requisito: - CH Total: 60 h Período Letivo: 2016.1 Turma:

Leia mais

O INCIDENTE DA DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA NA EXECUÇÃO FISCAL

O INCIDENTE DA DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA NA EXECUÇÃO FISCAL O INCIDENTE DA DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA NA EXECUÇÃO FISCAL Laryssa Vicente Kretchetoff BARBOSA 1 RESUMO: O presente artigo buscou analisar e explorar as críticas feitas à aplicação do

Leia mais

4º CONAPE CONGRESSO NACIONAL DE PERÍCIAS JUDICIAIS. Perícia em Recuperação Judicial e Falência

4º CONAPE CONGRESSO NACIONAL DE PERÍCIAS JUDICIAIS. Perícia em Recuperação Judicial e Falência 4º CONAPE CONGRESSO NACIONAL DE PERÍCIAS JUDICIAIS Perícia em Recuperação Judicial e Palestrante: Alexandre Pimenta Gonçalves Presidente de mesa: Dídimo Inocêncio de Paula Debatedores: Bernardo Bicalho

Leia mais

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA NO DIREITO CIVIL E UM BREVE ESTUDO SOBRE OS PRIMEIROS CASOS DA DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA NO DIREITO CIVIL E UM BREVE ESTUDO SOBRE OS PRIMEIROS CASOS DA DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA NO DIREITO CIVIL E UM BREVE ESTUDO SOBRE OS PRIMEIROS CASOS DA DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA Fernando do Rego Barros Filho 1 Amanda Rosa Xavier mandyrxavier@hotmail.com

Leia mais

FGV DIREITO SP MESTRADO PROFISSIONAL DIREITO DOS NEGÓCIOS

FGV DIREITO SP MESTRADO PROFISSIONAL DIREITO DOS NEGÓCIOS FGV DIREITO SP MESTRADO PROFISSIONAL DIREITO DOS NEGÓCIOS O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E O FIM DA DISSOLUÇÃO PARCIAL DE SOCIEDADE CRIADA PELA JURISPRUDÊNCIA BRASILEIRA Daniel Fernandes Deccache Projeto

Leia mais

Aula 21. O simples encerramento irregular da pessoa jurídica por si só não gera a desconsideração. Isso não é considerado abuso de personalidade.

Aula 21. O simples encerramento irregular da pessoa jurídica por si só não gera a desconsideração. Isso não é considerado abuso de personalidade. Página1 Curso/Disciplina: Direito Civil Parte Geral Aula: Direito Civil-Parte Geral - 21 Professor (a): Rafael da Mota Mendonça Monitor (a): Caroline Gama Aula 21 Desconsideração da personalidade jurídica:

Leia mais

Comentários da Prova de D. Empresarial para SEFAZ SC

Comentários da Prova de D. Empresarial para SEFAZ SC Comentários da Prova de D. Empresarial para SEFAZ SC Olá, Pessoal! Hoje comentamos o gabarito da questão única de Direito Empresarial, cobrada para Auditor-Fiscal da Receita Estadual, em prova realizada

Leia mais

Lei nº 8.666/1993. Lei nº /2002 2/6/2009 PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, APLICAÇÃO DE SANÇÕES E PENALIDADES

Lei nº 8.666/1993. Lei nº /2002 2/6/2009 PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, APLICAÇÃO DE SANÇÕES E PENALIDADES PROCESSOS ADMINISTRATIVOS, APLICAÇÃO DE SANÇÕES E PENALIDADES I CONGRESSO DE PREGOEIROS DA AMAZÔNIA Paulo Sérgio de Monteiro Reis Belém Pará 2009 Art. 40. O edital conterá... e indicará, obrigatoriamente,

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 1.648.861 - SP (2017/0011905-7) RELATORA : MINISTRA NANCY ANDRIGHI RECORRENTE : MASSA FALIDA REPR. POR : FABIO PASSANEZI PEGORARO - ADMINISTRADOR ADVOGADO : FÁBIO JORGE CAVALHEIRO -

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça RECURSO ESPECIAL Nº 948.117 - MS (2007/0045262-5) RECORRENTE : CARLOS ALBERTO TAVARES DA SILVA ADVOGADO : PAULO ERNESTO VALLI RECORRIDO : FRANCISCO ALVES CORREA NETO ADVOGADO : DENNER DE BARROS E MASCARENHAS

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgInt no CONFLITO DE COMPETÊNCIA Nº 149.449 - ES (2016/0281192-6) RELATORA : MINISTRA NANCY ANDRIGHI AGRAVANTE : MARIO ORLANDI JUNIOR AGRAVANTE : ISABEL CRISTINA LOPES ORLANDI AGRAVADO : ANTÔNIO CARLOS

Leia mais

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA

DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA Alexandra LAZZARETTI 1 Michael Dionísio de SOUZA 2 Liz Leyne Santos SILVA 3 RESUMO: A teoria da desconsideração da personalidade jurídica dos entes coletivos consolidou-se

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça AgInt na RECLAMAÇÃO Nº 33.811 - SP (2017/0074769-3) RELATORA : MINISTRA MARIA ISABEL GALLOTTI AGRAVANTE : H.BETTARELLO CURTIDORA E CALÇADOS LTDA - EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL ADVOGADO : GUILHERME DEL BIANCO

Leia mais

DIREITO EMPRESARIAL. Inclui Direito Econômico VOLUME 5. empresarial.indb 3 04/08/ :29:51

DIREITO EMPRESARIAL. Inclui Direito Econômico VOLUME 5. empresarial.indb 3 04/08/ :29:51 DIREITO EMPRESARIAL Inclui Direito Econômico VOLUME 5 2017 empresarial.indb 3 04/08/2017 21:29:51 DIREITO EMPRESARIAL 1. DAS PESSOAS 1.1. Das Pessoas Jurídicas (Faurgs/TJ/RS/Juiz/2016) Discorra sobre o

Leia mais

_ STJ determina que ex-sócio não é responsável por obrigação contraída após sua saída da empresa

_ STJ determina que ex-sócio não é responsável por obrigação contraída após sua saída da empresa _ STJ determina que ex-sócio não é responsável por obrigação contraída após sua saída da empresa Em 05 de fevereiro de 2019, a 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça ( STJ ) decidiu o Recurso Especial

Leia mais

A RELATIVIZAÇÃO DA RESPONSABILIDADE DOS SÓCIOS DA SOCIEDADE LIMITADA E SUAS IMPLICAÇÕES NO DIREITO PRIVADO BRASILEIRO RESUMO

A RELATIVIZAÇÃO DA RESPONSABILIDADE DOS SÓCIOS DA SOCIEDADE LIMITADA E SUAS IMPLICAÇÕES NO DIREITO PRIVADO BRASILEIRO RESUMO A RELATIVIZAÇÃO DA RESPONSABILIDADE DOS SÓCIOS DA SOCIEDADE LIMITADA E SUAS IMPLICAÇÕES NO DIREITO PRIVADO BRASILEIRO 35 Alexandre Nogueira Falcão Mestre em Direito Empresarial. Professor do curso de Direito

Leia mais

ANTONIO CARLOS ANTUNES JUNIOR

ANTONIO CARLOS ANTUNES JUNIOR A RESPONSABILIDADE DOS SÓCIOS POR DÍVIDAS TRIBUTÁRIAS ANTONIO CARLOS ANTUNES JUNIOR www.antunes.adv.br antunes@antunes.adv.br Apresentação Palestrante: Antonio Carlos Antunes Junior Pós-graduado em Direito

Leia mais

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 CRÉDITO: 03 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II NOME DO CURSO: DIREITO

CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 CRÉDITO: 03 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II NOME DO CURSO: DIREITO 1. IDENTIFICAÇÃO PERÍODO: 7º CARGA HORÁRIA SEMANAL: 03 CRÉDITO: 03 CARGA HORÁRIA SEMESTRAL: 45 NOME DA DISCIPLINA: DIREITO EMPRESARIAL II NOME DO CURSO: DIREITO 2. EMENTA SOCIEDADES MERCANTIS. MICROEMPRESA

Leia mais

D E C I S Ã O M O N O C R Á T I C A

D E C I S Ã O M O N O C R Á T I C A AGRAVO DE INSTRUMENTO. DECISÃO MONOCRÁTICA. DIREITO PRIVADO NÃO ESPECIFICADO. AÇÃO DE EXECUÇÃO DE TÍTULO EXTRAJUDICIAL. CONSULTA AO BACEN JUD PARA A LOCALIZAÇÃO DA PARTE DEVEDORA. - A consulta de endereços

Leia mais

Como surgiram e para que servem as pessoas jurídicas?

Como surgiram e para que servem as pessoas jurídicas? hugo.segundo@ufc.br Como surgiram e para que servem as pessoas jurídicas? Pessoas jurídicas surgiram para atender a uma necessidade decorrente do desenvolvimento das atividades econômicas; Por uma questão

Leia mais

Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica no NOVO CPC e seus reflexos no Processo do Trabalho

Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica no NOVO CPC e seus reflexos no Processo do Trabalho Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica no NOVO CPC e seus reflexos no Processo do Trabalho CARLOS HENRIQUE BEZERRA LEITE Doutor e Mestre em Direito (PUC/SP) Professor de Direitos Sociais

Leia mais

SUMÁRIO PARTE I TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL

SUMÁRIO PARTE I TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL SUMÁRIO PARTE I TEORIA GERAL DO DIREITO EMPRESARIAL CAPÍTULO 1 Do Direito Comercial ao Direito Empresarial 3 1. Origem do Direito Comercial... 3 2. Teoria dos atos de comércio (sistema francês)... 4 3.

Leia mais

DIREITO DO CONSUMIDOR

DIREITO DO CONSUMIDOR DIREITO DO CONSUMIDOR Parte I Prof. Francisco Saint Clair Neto ANALISAREMOS AS CLÁUSULAS ABUSIVAS NO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. ANÁLISE DO ROL EXEMPLIFICATIVO DO ART. 51 DA LEI 8.078/1990 E SUAS DECORRÊNCIAS

Leia mais

Associação Jataiense de Educação Faculdade de Administração PLANO DE ENSINO

Associação Jataiense de Educação Faculdade de Administração PLANO DE ENSINO EMENTA Direito Comercial; Definição de Direito Comercial; Atos de comércio e a teoria da empresa; Direito de Empresa; Nome Empresarial; Estabelecimento Empresarial; Sociedades Empresariais Dos Vários tipos

Leia mais

3º PAINEL: EXECUÇÃO TRABALHISTA. É correta a responsabilidade de exsócio por dívidas da empresa?

3º PAINEL: EXECUÇÃO TRABALHISTA. É correta a responsabilidade de exsócio por dívidas da empresa? 3º PAINEL: EXECUÇÃO TRABALHISTA É correta a responsabilidade de exsócio por dívidas da empresa? CASO GERADOR Maria trabalhou como gerente comercial da empresa XPTO Ltda de 2000 a 2008, contudo, nunca foi

Leia mais

CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO LIDIANE PINHEIRO DA SILVA

CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO LIDIANE PINHEIRO DA SILVA CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO LIDIANE PINHEIRO DA SILVA INCIDENTE DE DESCONSIDERAÇAO DA PERSONALIDADE JURÍDICA E SUA NÃO APLICAÇÃO NOS JUIZADOS ESPECIAIS CÍVEIS MANAUS 2017 CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO

Leia mais

UNIDADE1 TEORIA GERAL DO DIREITO SOCIETÁRIO

UNIDADE1 TEORIA GERAL DO DIREITO SOCIETÁRIO UNIDADE1 TEORIA GERAL DO DIREITO SOCIETÁRIO 1 Direito Empresarial II/ Profª Roberta Siqueira ATENÇÃO: Este material é meramente informativo e não exaure a matéria. Foi retirado da bibliografia do curso

Leia mais

A DEFESA DOS EMPRESÁRIOS NO CONFLITO JURISPRUDENCIAL DO STJ QUANTO AO CONCEITO DA DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA

A DEFESA DOS EMPRESÁRIOS NO CONFLITO JURISPRUDENCIAL DO STJ QUANTO AO CONCEITO DA DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA A DEFESA DOS EMPRESÁRIOS NO CONFLITO JURISPRUDENCIAL DO STJ QUANTO AO CONCEITO DA DESCONSIDERAÇÃO DA PERSONALIDADE JURÍDICA THE DEFENSE OF ENTREPRENEURS IN CONFLICT JURISPRUDENCE FROM THE SUPERIOR JUSTICE

Leia mais