Exercícios elaborados por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para as aulas de língua portuguesa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Exercícios elaborados por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para as aulas de língua portuguesa"

Transcrição

1 Exercícios elaborados por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para as aulas de língua portuguesa EXERCÍCIOS: Concordância Nominal e Verbal 1. Complete os espaços com um dos verbos colocados nos parênteses: a) os filhos e o pai... (chegou/chegaram) b) Fomos nós que na questão. (tocou/tocamos) c) Não serei eu quem o dinheiro. (recolherei/ recolherá) d) Mais de um torcedor estupidamente. (agrediuse/agrediram-se) e) O fazendeiro com os peões a cerca. (levantou/ levantaram) 2. Como no exercício anterior. a) de haver algumas mudanças no seu governo. (há/ hão) b) Sempre que alguns pedidos, procure atendê-los rapidamente. (houver/ houverem) c) Pouco me as desculpas que ele chegar a dar. (importa/ importam) d) Jamais tais pretensões por parte daquele funcionário. (existiu/ existiram) e) Tudo estava calmo, como se não havido tantas reivindicações. (tivesse/ tivessem) 3. Complete os espaços com um dos verbos colocados nos parênteses. a) Espero que se as taxas de juro. (mantenha/ mantenham) b) É importante que se outras soluções para o problema. (busque/ busquem) c) Hoje já não se deste modelo de carro. (gosta/ gostam) 4. (ENG. MACK) As formas que completariam o período Pagando parte de suas dívidas anteriores, o comerciante novamente seu armazém, sem que se com seus credores, para os quais voltou a merecer confiança, seriam: a) proveu indispusesse b) proviu indispuzesse c) proveio indispuzesse d) proveio indispusesse e) n.d.a. 5. (UFSCar) O acordo não as reivindicações, a não ser que os nossos direitos e da luta.

2 a) substitui abdicamos desistimos b) substitue abdicamos desistimos c) substitui abdiquemos desistamos d) substitui abidiquemos desistimos e) substitue abdiquemos desistamos 6) Assinale a alternativa em que ocorreu erro de concordância nominal. a) livro e revista velhos b) aliança e anel bonito c) rio e floresta antiga d) homem, mulher e criança distraídas 7) Assinale a frase que contraria a norma culta quanto à concordância nominal. a) Falou bastantes verdades. b) Já estou quites com o colégio. c) Nós continuávamos alerta. d) Haverá menos dificuldades na prova. 8) Está correta quanto à concordância nominal a frase: a) Levou camisa, calça e bermuda velhas. b) As crianças mesmo consertariam tudo. c) Trabalhava esperançoso a moça e o rapaz. d) Preocupadas, a mãe, a filha e o filho resolveram sair. 9) Cometeu-se erro no emprego de ANEXO em: a) Anexas seguirão as fotocópias. b) Em anexo estou mandando dois documentos. c) Estão anexos a certidão e o requerimento. d) Anexo seguiu uma foto. 10) Há erro de concordância nominal na seguinte frase: a) Vós próprios podereis conferir. b) Desenvolvia atividades o mais interessantes possíveis. c) Anexa ao requerimento,está a documentação solicitada. d) Ele já estava quite e tinha bastantes possibilidades de vitória. 11) Assinale o erro de concordância nominal. a) Maçã é ótimo para isso. b) É necessário atenção. c) Não será permitida interferência de ninguém. d) Música é sempre bom.

3 12) Assinale a frase imperfeita quanto à concordância nominal. a) O artista andava por longes terras. b) Realizava uma tarefa monstro. c) Os garotos eram tal qual o avô. d) Aquela é a todo-poderosa. 13) Em qual alternativa apenas a segunda palavra dos parênteses pode ser usada na lacuna? a) Estudei música e literatura ( francesa / francesas ) b) Nem um nem outro fugiu. ( animal / animais ) c) Só respondia com palavras. ( meio / meias ) 14) Marque o erro de concordância. a) Os alunos ficaram sós na sala. b) Já era meio-dia e meio. c) Os alunos ficaram só na sala. d) Márcia está meio vermelha. 15) Assinale a opção em que o nome da cor apresenta erro de concordância. a) Tem duas blusas verde-musgos. b) Usava sapatos creme. c) Comprou faixas verde-azuladas. d) Trouxe gravatas azul-celeste. 16) Aponte o erro de concordância. a) Vi homem e mulher animados. b) Era uma pseuda-esfera. c) Encontramos rio e lagoa suja. d) Regina ficou a sós. 17) (PROF.-MT) A frase em que a concordância nominal contraria a norma culta é: a) O poeta considera ingrata a terra e o filho. b) O poeta considera ingrato o filho e a terra. c) O poeta fala de um filho e uma terra ingratas. d) O poeta fala de uma terra e um filho ingratos. 18) (TFC) Assinale a opção em que não há erro. a) Seguem anexo os formulários pedidos. b) Não vou comprar esta camisa. Ela está muito caro. c) Estas questões são bastantes difíceis. d) Eu lhes peço que as deixem sós. e) Estando pronto os preparativos para o início da corrida, foi dada a largada.

4 19). Nas frases a seguir use as palavras entre parênteses para estabelecer a(s) concordância(s) correta(s): a) Recebemos o recibo da administradora do prédio. (incluso) b) É a luta pela democracia. (necessário) c) As mãos estavam fechadas, escondendo o tremor de susto.(meio) d) a esta carta segue a fotografia das crianças. (anexo) e) a esta carta seguem os comprovantes do Imposto de Renda. (anexo) f) Era ela que cozinhava todos os dias. (mesmo) g) Ao meio-dia e nós estávamos com o carnê, evitando que a dívida fosse a cartório. (meio quite) h) É gritaria. (proibido) i) Pimenta em dose certa é para o paladar. (bom) j) As duas caminhavam esquecidas de si, (mesmo) k) Eles viveram. e morreram também sozinhos. (só) l) Eles estavam olhando. (só) m) Estou com você, mas você não pode dizer que estamos (quite) 20. Complete as lacunas com os adjetivos entre parênteses. Se houver duas possibilidades de concordância, aponte-as: a) Naquela região existem animais e plantas. (exótico) b) Ela sempre me demonstrou afeto e amizade (profundo) c) No último ano, enfrentamos calor e poluição (intenso) d) No último ano, enfrentamos poluição e calor (intenso) e) Comprei um fogão e uma geladeira (novo) f) Viajamos por mares e terras (longínquo) g) Viajamos por terras e mares (longínquo) h) Conserva no cofre selos e moedas (antigo) i) Comiam apenas alface e carne (bovino) 21. (SFE-MG) Assinale a frase correta quanto à concordância nominal: a) Ela mesmo disse isso. b) Já ouvi isso bastante vezes. c) A remessa chegou meio atrasada. d) Será cobrado este mês a nova taxa. 22. (TJ-SP) Considerando a concordância nominal, assinale a frase correta: a) Ela mesmo confirmou a realização do encontro. b) Foi muito criticado pelos jornais a reedição da obra. c) Ela ficou meia preocupada com a notícia. d) Muito obrigada, querido, falou-me emocionada. e) Anexos, remeto-lhes nossas últimas fotografias. 23. (TCU) Assinale a opção gramaticalmente correta:

5 a) Encaminhamos, anexo, cópia do ofício, para exame e pronunciamento. b) Encaminhamos, anexa, cópia do ofício, para exame e pronunciamento. c) Encaminhamos, cópia anexo do ofício, para exame e pronunciamento. d) Encaminhamos cópia, anexo, do ofício para exame e pronunciamento. e) Encaminhamos, em anexo, cópia do ofício para exame e pronunciamento. 24. (ESAF) Quanto à concordância nominal, a única frase certa é: a) Eles mesmas preencherão a declaração de bagagem. b) Seguem anexo as provas do processo. c) Estamos quite como fisco. d) A mercadoria estava meio escondida. e) É proibida entrada de frutas. 25. (TCE-RJ) Assinale a opção incorreta quanto à concordância nominal: a) Colecionava jornais e revistas antigas. b) Ao meio-dia e meia desceram para o almoço. c) Tinha pelo computador sincero respeito e admiração. d) Quaisquer que sejam as dificuldades, tudo será resolvido. e) Ela mesmo se negara a conhecê-lo melhor. 26. (MM) Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas das frases seguintes: A cidade crescia a olhos.... Naquela hora passavam... pessoas, embora a rua estivesse... escura. a) vistos bastantes meio b) vista bastante meia c) vista bastante meio d) vistos bastantes meia e) visto bastantes meio 27. (CMB) Em apenas uma das opções a frase é completada corretamente com a palavra entre parênteses. Marque-a: a) Todos entrariam no departamento exatamente ao meio-dia e (meia) b) Era preciso mais amor e intolerância para viver melhor. (menas) c) Ela fará toda a tarefa. (mesmo) d) Os desenhos das cédulas seguem na próxima semana. (anexas) e) Os candidatos estavam satisfeitos com o resultado. (bastantes) 28. (Fameca-SP) Observe a concordância: I. Entrada proibida. II. É proibido entrada. III. A entrada é proibida. IV. Entrada é proibido. V. Para que a entrada é proibido?

6 a) a alternativa V está errada b) a IV e V estão erradas c) a I está errada d) todas estão certas 29. Indique a alternativa correta em relação à concordância nominal: a) Não é permitida a presença de menores neste recinto. b) Muito obrigado, disse-me ela sorrindo. c) Infelizmente temos motivos bastante para duvidar de você. d) Limonada é muito boa para refrescar. e) Remetemos anexo ao recibo uma fotocópia da conta de luz. 30. (IBGE) Indique a opção correta, no que se refere à concordância verbal, de acordo com a norma culta: a) Haviam muitos candidatos esperando a hora da prova. b) Choveu pedaços de granizo na serra gaúcha. c) Faz muitos anos que a equipe do IBGE não vem aqui. d) Bateu três horas quando o entrevistador chegou. e) Fui eu que abriu a porta para o agente do censo. 31. (IBGE) Assinale a frase em que há erro de concordância verbal: a) Um ou outro escravo conseguiu a liberdade. b) Não poderia haver dúvidas sobre a necessidade da imigração. c) Faz mais de cem anos que a Lei Áurea foi assinada. d) Deve existir problemas nos seus documentos. e) Choveram papéis picados nos comícios. 32. (IBGE) Assinale a opção em que há concordância inadequada: a) A maioria dos estudiosos acha difícil uma solução para o problema. b) A maioria dos conflitos foram resolvidos. c) Deve haver bons motivos para a sua recusa. d) De casa à escola é três quilômetros. e) Nem uma nem outra questão é difícil. 33. (CESGRANRIO) Há erro de concordância em: a) atos e coisas más b) dificuldades e obstáculo intransponível c) cercas e trilhos abandonados d) fazendas e engenho prósperas e) serraria e estábulo conservados 34. (MACK) Indique a alternativa em que há erro: a) Os fatos falam por si sós. b) A casa estava meio desleixada.

7 c) Os livros estão custando cada vez mais caro. d) Seus apartes eram sempre o mais pertinentes possíveis. e) Era a mim mesma que ele se referia, disse a moça. 35. (UF-PR) Enumere a segunda coluna pela primeira (adjetivo posposto): (1) velhos ( ) camisa e calça... (2) velhas ( ) chapéu e calça... ( ) calça e chapéu... ( ) chapéu e paletó... ( ) chapéu e camisa... a) b) c) d) e) (UF-FLUMINENSE) Assinale a frase que encerra um erro de concordância nominal: a) Estavam abandonadas a casa, o templo e a vila. b) Ela chegou com o rosto e as mãos feridas. c) Decorrido um ano e alguns meses, lá voltamos. d) Decorridos um ano e alguns meses, lá voltamos. e) Ela comprou dois vestidos cinza. 37. (BB) Verbo deve ir para o plural: a) Organizou-se em grupos de quatro. b) Atendeu-se a todos os clientes. c) Faltava um banco e uma cadeira. d) Pintou-se as paredes de verde. e) Já faz mais de dez anos que o vi. 38. (BB) Verbo certo no singular: a) Procurou-se as mesmas pessoas b) Registrou-se os processos c) Respondeu-se aos questionários d) Ouviu-se os últimos comentários e) Somou-se as parcelas 39. (BB) Opção correta: a) Há de ser corrigidos os erros b) Hão de ser corrigidos os erros c) Hão de serem corrigidos os erros d) Há de ser corrigidos os erros e) Há de serem corrigidos os erros

8 40. Assinale a alternativa que completa corretamente os espaços: A entrada para o cinema foi..., mas o filme e o desenho... compensaram, pois saímos todos... a) caro apresentado alegre b) cara apresentado - alegre c) caro apresentados alegres d) cara apresentados alegres e) cara apresentados alegre. 41. Considerando a concordância nominal, assinale a frase correta: a) Ela mesmo confirmou a realização do encontro. b) Foi muito criticado pelos jornais a reedição da obra. c) Ela ficou meia preocupada com a notícia. d) Muito obrigada, querido, falou-me emocionada. e) Anexos, remeto-lhes nossas últimas fotografias. 42. Assinale a alternativa que indique a ordem que preenche corretamente as lacunas: I. Justiça entre os homens é. II. entrada de estranhos. III. Cerveja é. a) necessário proibido gostoso. b) necessária proibida gostosa. c) necessário proibida gostoso. d) necessária proibido gostosa. e) necessários proibida gostoso. 43. Complete convenientemente com as palavras entre parênteses: a- Essa bebida é. (bom) b- Pimenta é para tempero. (bom) c- A entrada é. (proibido) d- Entrada é. (proibido) e- É meio-dia e. (meio) 44. Aponte o erro de concordância. a) Vi homem e mulher animados. b) Era uma pseuda-esfera. c) Encontramos rio e lagoa suja. d) Regina ficou a sós.

9 45. O adjetivo não está corretamente empregado na concordância em: a) Eis teu romance: fantástico enredo e personagens, mas estilo pobre e imaturo. b) No porto vimos com espanto as esquadras inglesas e soviéticas unidas. c) Precisa-se de moça e rapaz devidamente habilitados. d) Fiel aos deveres paternal e fraternal, ambos silenciavam. e) A flor e o fruto saboroso não existem. 46. Colocar: C quando correto, E quando errado. a) ( ) Amanhã se fará os últimos exames. b) ( ) Restam-me alguns dias de férias. c) ( ) Os Estados Unidos intervieram nos conflitos sul-africanos há alguns meses. d) ( ) É necessária liberdade de expressão. e) ( ) São crianças a cuja situação muita gente é insensível. f) ( ) Envie algum dinheiro daquela casa de caridade. g) ( ) Assisti e gostei muito daquele filme. h) ( ) Não me pouparam esforços para que o rio fosse despoluído. 47. Dadas as proposições, todas aceitam mais de uma concordância, EXCETO: A) pai e filhas educados (educadas); B) o(s) herói(s) José e Rodrigo; C) casa e carro novo(s) D) livros e revistas velhos (velhas) E) homens e mulheres educados (educadas) 48. Assinale a alternativa que está de acordo com as regras de concordância da língua padrão. A) Para tornar mais claro as regras do programa de participação nos resultados, os diretores convidaram economistas que pudesse deixar os conteúdos mais compreensíveis para a maioria dos funcionários. B) Muitos jovens não consegue concluírem o ensino médio e, sem formação, acaba entrando no mundo do crime. C) Os objetivos desse plano pode ser resumido na seguinte frase: clareza na comunicação e envolvimento dos empregados na definição de metas. D) Um dos problemas é a incerteza em relação ao eixo determinante dos conflitos internacionais, que, na guerra-fria era, sem dúvida, a questão ideológica.

NAS ORAÇÕES INTERROGATIVAS

NAS ORAÇÕES INTERROGATIVAS Aluno(a): PROFª.:Rosângela DISCIP: Gramática DATA: / /2016 Lista de exercícios 9 º A ( ) B ( ) C ( ) CONCORDÂNCIA VERBAL A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou

Leia mais

Concordância verbal. Temos que o verbo se apresenta na terceira pessoa do singular, pois faz referência a um sujeito, assim também expresso (ele).

Concordância verbal. Temos que o verbo se apresenta na terceira pessoa do singular, pois faz referência a um sujeito, assim também expresso (ele). Concordância verbal Ao falarmos sobre a concordância verbal, estamos nos referindo à relação de dependência estabelecida entre um termo e outro mediante um contexto oracional. Desta feita, os agentes principais

Leia mais

Aquela em que os adjetivos, artigos, numerais e pronomes concordam com os substantivos. Regra: Adjuntos adnominais concordam com os substantivos.

Aquela em que os adjetivos, artigos, numerais e pronomes concordam com os substantivos. Regra: Adjuntos adnominais concordam com os substantivos. Concordância Acontece quando os termos se relacionam entre si no contexto. Podemos entender dois tipos de concordância: Nominal e Verbal. Concordância Nominal: Aquela em que os adjetivos, artigos, numerais

Leia mais

REGRA GERAL E CASOS ESPECIAIS

REGRA GERAL E CASOS ESPECIAIS REGRA GERAL E CASOS ESPECIAIS Concordância Nominal Estuda a flexão e a variação em gênero e número entre o substantivo e seus determinantes. Regra geral pronome numeral substantivo adjetivo artigo O meu

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2 ano

Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2 ano Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 2 ano Professor: Daniel Antes de iniciar a lista de exercícios, leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível, limpa

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa Professor (a): Felipe Amaral Turma: 3º ano FG e ADM

Disciplina: Língua Portuguesa Professor (a): Felipe Amaral Turma: 3º ano FG e ADM COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2013 Disciplina: Língua Portuguesa Professor (a): Felipe Amaral Ano: 2013 Turma: 3º ano FG e ADM Caro aluno, você está recebendo

Leia mais

Aula 12 Concordância nominal. Professor Guga Valente

Aula 12 Concordância nominal. Professor Guga Valente Aula 12 Concordância nominal Professor Guga Valente Concordância Nominal O artigo, o pronome, o numeral e o adjetivo devem concordar em gênero e número com o substantivo ao qual se referem. Ex.: Os nossos

Leia mais

Prof. André Moraes CONCORDÂNCIA NOMINAL

Prof. André Moraes CONCORDÂNCIA NOMINAL Prof. André Moraes CONCORDÂNCIA NOMINAL Regra Geral o artigo, o numeral, o adjetivo e o pronome adjetivo concordam em gênero e número com o substantivo a que se referem. Ex.: Aqueles dois jornais (subst.)

Leia mais

Exemplos adicionais: CERVEJA É BOM. A CERVEJA É BOA. ENTRADA É PROIBIDO. A ENTRADA É PROIBIDA.

Exemplos adicionais: CERVEJA É BOM. A CERVEJA É BOA. ENTRADA É PROIBIDO. A ENTRADA É PROIBIDA. Exemplos adicionais: CERVEJA É BOM. A CERVEJA É BOA. ENTRADA É PROIBIDO. A ENTRADA É PROIBIDA. 11) Haja vista. Ex.: Haja vista os resultados. (invariável) Obs.: Admitem-se também duas outras construções.

Leia mais

Língua Portuguesa. (Adaptado de "O Estado de São Paulo", 22/08/93)

Língua Portuguesa. (Adaptado de O Estado de São Paulo, 22/08/93) Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Patrícia Série: 2º Ano Disciplina: Português Data da prova: 1.Leia com atenção o enunciado: Língua Portuguesa "A Polícia Federal

Leia mais

Exercícios sobre concordância verbal e nominal

Exercícios sobre concordância verbal e nominal Exercícios sobre concordância verbal e nominal 1. (IBGE) Indique a opção correta, no que se refere à concordância verbal, de acordo com a norma culta: a) Haviam muitos candidatos esperando a hora da prova.

Leia mais

REGRA GERAL DA CONCORDÂNCIA NOMINAL O adjetivo, o pronome, o artigo e o numeral concordam com o substantivo a que se referem em gênero e número.

REGRA GERAL DA CONCORDÂNCIA NOMINAL O adjetivo, o pronome, o artigo e o numeral concordam com o substantivo a que se referem em gênero e número. REGRA GERAL DA CONCORDÂNCIA NOMINAL O adjetivo, o pronome, o artigo e o numeral concordam com o substantivo a que se referem em gênero e número. Vamos estudar os principais casos de concordância nominal

Leia mais

Língua. Portuguesa. Concordância Nominal

Língua. Portuguesa. Concordância Nominal Língua Portuguesa Concordância Nominal Adjunto Adnominal Anteposto Comi delicioso almoço e sobremesa. Comi deliciosa sobremesa e almoço. * Os esforçados José e Maria. Adjunto Adnominal Posposto Comi almoço

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA CONCORDÂNCIA NOMINAL

LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA CONCORDÂNCIA NOMINAL LÍNGUA PORTUGUESA GRAMÁTICA CONCORDÂNCIA NOMINAL Profª. Raquel Freitas Sampaio CONCEITO A concordância nominal ocupa-se da relação entre nomes. Baseia-se na relação entre um SUBSTANTIVO (ou pronome, ou

Leia mais

CONCORDÂNCIA NOMINAL - REGRA GERAL -

CONCORDÂNCIA NOMINAL - REGRA GERAL - CONCORDÂNCIA NOMINAL - REGRA GERAL - 1. O adjetivo, o artigo, o pronome adjetivo e o numeral concordam em gênero e número com o substantivo: EXEMPLOS: * As primeiras alunas de cada classe foram ao zoológico.

Leia mais

Sistema destinado à preparação para Concursos e Aprimoramento Profissional via INTERNET PORTUGUÊS ON LINE AULA 6

Sistema destinado à preparação para Concursos e Aprimoramento Profissional via INTERNET  PORTUGUÊS ON LINE AULA 6 PORTUGUÊS ON LINE AULA 6 Clique aqui para assistir à aula gravada CONCORDÂNCIA VERBAL Regra geral: O verbo concorda com o sujeito da oração em número e pessoa. O rapaz dançou muito. 3ª pessoa do singular.

Leia mais

Apostila. Concordância Verbal e Nominal. Profª. Maria Regina

Apostila. Concordância Verbal e Nominal. Profª. Maria Regina Apostila Concordância Verbal e Nominal Profª. Maria Regina Concordância Verbal e Nominal Conceito A Concordância Nominal é o acordo entre o nome (substantivo) e seus modificadores (artigo, pronome, numeral,

Leia mais

CONCORDÂNCIA NOMINAL. Página 172

CONCORDÂNCIA NOMINAL. Página 172 CONCORDÂNCIA NOMINAL Página 172 CONCORDÂNCIA NOMINAL É a concordância, em gênero e número, entre o substantivo e seus determinantes: o adjetivo, o pronome adjetivo, o artigo, o numeral e o verbo no particípio.

Leia mais

NOTA: GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Patrícia. DISCIPLINA:PortuguêsSÉRIE: 3º Ano ALUNO(A): No Anhanguera você é + Enem

NOTA: GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Patrícia. DISCIPLINA:PortuguêsSÉRIE: 3º Ano ALUNO(A): No Anhanguera você é + Enem GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSORA: Patrícia DISCIPLINA:PortuguêsSÉRIE: 3º Ano ALUNO(A): NOTA: No Anhanguera você é + Enem Lista de exercícios (P1 4º Bimestre) Observe o texto abaixo: 1.Qual é o assunto que

Leia mais

Usa-se ainda, neste caso, sujeito antes do verbo ou a palavra interrogativa no fim da oração: De quem você falava? Ele comprou o quê?

Usa-se ainda, neste caso, sujeito antes do verbo ou a palavra interrogativa no fim da oração: De quem você falava? Ele comprou o quê? Usa-se ainda, neste caso, sujeito antes do verbo ou a palavra interrogativa no fim da oração: De quem você falava? Ele comprou o quê? 7. ) Nas orações exclamativas, de sentido optativo ou não, é frequente

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 12 Sintaxe V

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 12 Sintaxe V LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 12 Sintaxe V CONCORDÂNCIA NOMINAL Consiste no estudo de relações entre adjetivo e substantivo, pronome e substantivo, artigo e substantivo, numeral e substantivo.

Leia mais

Concordância Nominal. Profª.: Fátima Liporage

Concordância Nominal. Profª.: Fátima Liporage Concordância Nominal 1 Profª.: Fátima Liporage Concordância Nominal Regra Geral O artigo, o pronome, o numeral e o adjetivo devem concordar em gênero e número com o substantivo ao qual se referem. Ex.:

Leia mais

CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL (EXERCÍCIOS) Qual a frase com erro de concordância? a) Para o grego antigo a origem de tudo se deu com o caos.

CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL (EXERCÍCIOS) Qual a frase com erro de concordância? a) Para o grego antigo a origem de tudo se deu com o caos. CONCORDÂNCIA VERBAL E NOMINAL (EXERCÍCIOS) Qual a frase com erro de concordância? a) Para o grego antigo a origem de tudo se deu com o caos. b) Do caos, massa informe, nasceu a terra, ordenadora e mãe

Leia mais

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS

QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS QUESTÕES DE PORTUGUÊS BANCA : EPL - CONCURSOS 1. O termo contudo (L.32) estabelece entre as orações do período relação sintática adversativa, por isso, poderia ser corretamente substituído por qualquer

Leia mais

CONCORDÂNCIA NOMINAL

CONCORDÂNCIA NOMINAL CONCORDÂNCIA NOMINAL CONCEITUAÇÃO Concordância nominal é a concordância de nomes entre si; estudaremos aqui a concordância do adjetivo com o substantivo. PRINCIPAIS CASOS PERGUNTAS E RESPOSTAS 1 Se eu

Leia mais

Profª: Adriana Figueiredo Língua Portuguesa INSS AULAS DE 21 A 25. Língua Portuguesa INSS Professora: Adriana Figueiredo

Profª: Adriana Figueiredo Língua Portuguesa INSS AULAS DE 21 A 25. Língua Portuguesa INSS Professora: Adriana Figueiredo Professora: Adriana Figueiredo 1 de 17 CONCORDÂNCIA NOMINAL 1) É bom, é proibido, é permitido, é necessário...:se o substantivo não vier determinado, o adjetivo fica invariável. Ex.: Entrada é proibido.

Leia mais

CONCORDÂNCIA NOMINAL. Adjetivos, artigos, pronomes, numerais concordam com o substantivo em gênero e número.

CONCORDÂNCIA NOMINAL. Adjetivos, artigos, pronomes, numerais concordam com o substantivo em gênero e número. CONCORDÂNCIA NOMINAL Adjetivos, artigos, pronomes, numerais concordam com o substantivo em gênero e número. 1- substantivo + substantivo + adjetivo HOMEM E MULHER GORDOS PÃO E CARNE BOVINA Adjetivo posposto

Leia mais

CONCORDÂNCIA NOMINAL. Profª.: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE

CONCORDÂNCIA NOMINAL. Profª.: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE CONCORDÂNCIA NOMINAL Profª.: ADRIANA CARVALHO DE ANDRADE Concordância Nominal Regra Geral O artigo, o pronome, o numeral e o adjetivo devem concordar em gênero e número com o substantivo ao qual se referem.

Leia mais

1º Curso de Redação Josiene Duarte e Vinícius de Sousa Marina Luizato e Morgana Alves

1º Curso de Redação Josiene Duarte e Vinícius de Sousa Marina Luizato e Morgana Alves 1º Curso de Redação Josiene Duarte e Vinícius de Sousa Marina Luizato e Morgana Alves Quando bate uma saudade Vem quando bate uma saudade Triste, carregado de emoção Ou aflito quando um beijo já não arde

Leia mais

Concordância Nominal

Concordância Nominal Concordância Nominal Concordância nominal nada mais é que o ajuste que fazemos aos demais termos da oração para que concordem em gênero e número com o substantivo. Teremos que alterar, portanto, o artigo,

Leia mais

Concordância Nominal e Verbal. Observe o texto abaixo

Concordância Nominal e Verbal. Observe o texto abaixo Concordância Nominal e Verbal UNISALESIANO Profª. Drª. Adriana Guarizo Observe o texto abaixo Se na casa de ferreiro o espeto for depau, tudo bem, a gente protege os dois. O verbo protege está conjugado

Leia mais

1. (IBGE) Indique a opção correta, no que se refere à concordância verbal, de acordo com a norma culta:

1. (IBGE) Indique a opção correta, no que se refere à concordância verbal, de acordo com a norma culta: 1. (IBGE) Indique a opção correta, no que se refere à concordância verbal, de acordo com a norma culta: a) Haviam muitos candidatos esperando a hora da prova. b) Choveu pedaços de granizo na serra gaúcha.

Leia mais

PORTUGUÊS. Professor Nei Xavier

PORTUGUÊS. Professor Nei Xavier PORTUGUÊS Professor Nei Xavier EXERCÍCIOS DE CONCORDÂNCIA Concordância É a correspondência de flexão entre dois termos, dividem em: Concordância verbal o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito.

Leia mais

Língua Portuguesa. 2. (UE PONTA GROSSA-PR) Em "É possível que comunicassem sobre políticos", a segunda oração é:

Língua Portuguesa. 2. (UE PONTA GROSSA-PR) Em É possível que comunicassem sobre políticos, a segunda oração é: Lista de Exercícios Pré Universitário Uni-Anhanguera Aluno(a): Nº. Professor: Patrícia Série: 3º Ano Disciplina: Português Data da prova: 1.Leia com atenção o texto abaixo: Língua Portuguesa Como podemos

Leia mais

405. Assinale a alternativa onde o verbo haver não admite plural e, por isso, está errado:

405. Assinale a alternativa onde o verbo haver não admite plural e, por isso, está errado: CONCORDÂNCIA 405. Assinale a alternativa onde o verbo haver não admite plural e, por isso, está errado: a) os soldados se houveram como herói; b) os condenados houveram o perdão para seus erros; c) se

Leia mais

PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO)

PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO) Instituto de Educação Infantil e Juvenil 9º ANO Inverno, 2017. Londrina, de. Nome: PORTUGUÊS CONCORDÂNCIA NOMINAL (ESTUDO DIRIGIDO) Leia a frase abaixo e reescreva-a utilizando as normas gramaticais. O

Leia mais

CONCORDÂNCIA NOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira

CONCORDÂNCIA NOMINAL. Profª Giovana Uggioni Silveira CONCORDÂNCIA NOMINAL Profª Giovana Uggioni Silveira Concordância do adjetivo 1) O adjetivo concorda em gênero e número quando se refere a um único substantivo. As mãos trêmulas denunciavam o que sentia.

Leia mais

CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com seu sujeito. Regra Geral: O sujeito concordará o verbo em número e pessoa.

CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com seu sujeito. Regra Geral: O sujeito concordará o verbo em número e pessoa. CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com seu sujeito. Regra Geral: O sujeito concordará o verbo em número e pessoa. A orquestra tocou uma valsa longa. 3ª p. Singular 3ª

Leia mais

CONCORDÂNCIA NOMINAL. o adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo.

CONCORDÂNCIA NOMINAL. o adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo. CONCORDÂNCIA NOMINAL o adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo. 1. Adjetivo posposto a dois ou mais substantivos a) o adjetivo concorda em gênero e número com o substantivo mais próximo

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa Professor (a): Felipe Amaral Turma:3º ano FG e TI

Disciplina: Língua Portuguesa Professor (a): Felipe Amaral Turma:3º ano FG e TI COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2012 Disciplina: Língua Portuguesa Professor (a): Felipe Amaral Ano: 2012 Turma:3º ano FG e TI Caro aluno, você está recebendo

Leia mais

CONCORDÂNCIA Questões Consulplan Professor Alexandre Luz

CONCORDÂNCIA Questões Consulplan Professor Alexandre Luz CONCORDÂNCIA Questões Consulplan Professor Alexandre Luz www.masterjuris.com.br 1) De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, quanto às estruturas linguísticas do período O número de pessoas que

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 12 Concordância Verbal e Nominal

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora Rosane Reis. MÓDULO 12 Concordância Verbal e Nominal LÍNGUA PORTUGUESA Professora Rosane Reis MÓDULO 12 Concordância Verbal e Nominal CONCORDÂNCIA VERBAL REGRA GERAL O verbo concorda em número e pessoa com o sujeito. Com sujeito simples e singular ou substantivo

Leia mais

AULAS 25 E 26 CONCORDÂNCIA

AULAS 25 E 26 CONCORDÂNCIA AULAS 25 E 26 CONCORDÂNCIA Chama-se concordância ao princípio linguístico segundo o qual o vocábulo determinante se adapta a certas categorias gramaticais do vocábulo determinado. TENDEU??? SIMPLES, NÉ?

Leia mais

CONCORDÂNCIA NOMINAL LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE

CONCORDÂNCIA NOMINAL LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE CONCORDÂNCIA NOMINAL LÍNGUA PORTUGUESA PROFESSOR EDUARDO BELMONTE 1) REGRA GERAL Subdivisão de nossos estudos 2) CONCORDÂNCIA DO ADJETIVO COM VÁRIOS SUSTANTIVOS 3) Casos específicos No segundo jogo

Leia mais

RELAÇÕES MORFOSSINTÁTICAS. Prof. Paola C. Buvolini Freitas

RELAÇÕES MORFOSSINTÁTICAS. Prof. Paola C. Buvolini Freitas RELAÇÕES MORFOSSINTÁTICAS Prof. Paola C. Buvolini Freitas Entre sujeito e verbo (por isso o nome VERBAL). 1. Sujeito no plural verbo no plural; Ex: Os publicitários apresentaram o novo projeto. 2. Sujeito

Leia mais

Concordância Nominal. Prof. Jorge Viana de Moraes

Concordância Nominal. Prof. Jorge Viana de Moraes Concordância Nominal Prof. Jorge Viana de Moraes Concordância Nominal Regra Geral O artigo, o pronome, o numeral e o adjetivo devem concordar em gênero e número com o substantivo ao qual se referem. Ex.:

Leia mais

CONCORDÂNCIA N O M I N A L E V E R B A L. Prof. Jorge Viana

CONCORDÂNCIA N O M I N A L E V E R B A L. Prof. Jorge Viana CONCORDÂNCIA N O M I N A L E V E R B A L Prof. Jorge Viana Observe: (A) As crianças prendem a sacola no espaldar da cama. suj. na 3ª pes. pl. verbo na 3ª pes. pl. (B) Crianças órfãs são minoria nos orfanatos.

Leia mais

Concordância Verbal. Prof. Cláudio Ribeiro

Concordância Verbal. Prof. Cláudio Ribeiro Concordância Verbal Regra Geral : O verbo concorda com o sujeito em pessoa e número. Exemplos: Realizou-se, em janeiro, visita à sede da empresa. Na ocasião, abordaram-se os aspectos financeiros, contábeis

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS

LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS LÍNGUA PORTUGUESA 7 ANO ENSINO FUNDAMENTAL PROF.ª SHEILA RODRIGUES PROF.ª SHIRLEY VASCONCELOS CONTEÚDOS E HABILIDADES Unidade IV Ciência- O homem na construção do conhecimento 2 CONTEÚDOS E HABILIDADES

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Instituto de Artes IARTE NOME:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Instituto de Artes IARTE NOME: NOME: PROVA PARA CONTRATAÇÃO DE ESTAGIÁRIO PARA ATUAR NO INSTITUTO DE ARTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS: 01 - Observe a planilha a seguir editada no MS-Excel 2003.

Leia mais

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I

BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I Nome: Professor(a): Ano: 7º Data: / /2014 nº Turma: Sem limite para crescer BATERIA DE EXERCÍCIOS - PORTUGUÊS I 1º Trimestre Leia o poema a seguir. À primeira vista corpo de Capela Cristina, com menos

Leia mais

AULA 13 CONCORDÂNCIA VERBAL E CONCORDÂNCIA NOMINAL MINISTÉRIO DA FAZENDA

AULA 13 CONCORDÂNCIA VERBAL E CONCORDÂNCIA NOMINAL MINISTÉRIO DA FAZENDA AULA 13 CONCORDÂNCIA VERBAL E CONCORDÂNCIA NOMINAL MINISTÉRIO DA FAZENDA Professor Marlus Geronasso CONCORDÂNCIA VERBAL Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele

Leia mais

Observação: Em sentido conotativo, é possível a variação desses verbos, pois passa a existir um sujeito. Ex.: Choveram erros na prova.

Observação: Em sentido conotativo, é possível a variação desses verbos, pois passa a existir um sujeito. Ex.: Choveram erros na prova. Concordância Entende-se como concordância verbal aquela permite a perfeita relação do verbo com seu sujeito. Enquanto a nominal, faz a perfeita relação entre nomes como substantivos e adjetivos. Verbal

Leia mais

P2-4 BIMESTRE. 01. Para cada palavra a seguir, indique uma preposição adequada e crie uma frase como exemplificação:

P2-4 BIMESTRE. 01. Para cada palavra a seguir, indique uma preposição adequada e crie uma frase como exemplificação: GOIÂNIA, / / 2015 PROFESSOR: Daniel DISCIPLINA: Português SÉRIE: 9 ano ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

a) Pelo resultado dos exames, os alunos da minha sala foram considerados brilhantes. b) O almoço do dia dos pais na casa de meu avô estava delicioso.

a) Pelo resultado dos exames, os alunos da minha sala foram considerados brilhantes. b) O almoço do dia dos pais na casa de meu avô estava delicioso. 5. A ANÁLISE DOS FATOS 1. Nos parágrafos a seguir há algumas falas de personagens que deveriam estar destacadas. Identifique essas falas e destaque-as com aspas. 2. Identifique os substantivos a que se

Leia mais

O Mistério da bolsa Grande

O Mistério da bolsa Grande O Mistério da bolsa Grande Gisela está indo para casa no Rio de Janeiro, após um mês de férias em Londres. Ela vive em um apartamento no Rio com dois amigos. Ela deixa seu avião às cinco horas. É uma hora

Leia mais

Disciplina: Língua Portuguesa Professor (a): Felipe Amaral Turma:3º ano FG e TI

Disciplina: Língua Portuguesa Professor (a): Felipe Amaral Turma:3º ano FG e TI COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2012 Disciplina: Língua Portuguesa Professor (a): Felipe Amaral Ano: 2012 Turma:3º ano FG e TI Caro aluno, você está recebendo

Leia mais

Concordância Nominal

Concordância Nominal Concordância Concordância Nominal 1) Artigos, numerais, adjetivos e pronomes concordam em gênero (masc./fem.) e número (sing./plural) com o substantivo a que se referem: Algumas das meninas da classe estão

Leia mais

Exercício Extra 27. As três laranjas mágicas

Exercício Extra 27. As três laranjas mágicas Exercício Extra 27 Nome: Turma: LÍNGUA PORTUGUESA 3º ano do Ensino Fundamental Data: 12/09/2016 Data de devolução: 19/09/2016 As três laranjas mágicas Achando que já estava mais que na hora de seu filho

Leia mais

Quando o adjetivo posposto se refere a dois ou mais substantivos, concorda com o último ou vai facultativamente:

Quando o adjetivo posposto se refere a dois ou mais substantivos, concorda com o último ou vai facultativamente: Page 1 of 5 Concordância Nominal 1. Substantivo + Substantivo... + Adjetivo Quando o adjetivo posposto se refere a dois ou mais substantivos, concorda com o último ou vai facultativamente: para o plural,

Leia mais

ROTEIRO DO TRABALHO E DA AVALIAÇÃO DA RECUPERAÇÃO FINAL DE 2018

ROTEIRO DO TRABALHO E DA AVALIAÇÃO DA RECUPERAÇÃO FINAL DE 2018 ROTEIRO DO TRABALHO E DA AVALIAÇÃO DA RECUPERAÇÃO FINAL DE 2018 Disciplina: Língua Portuguesa Educador: Karine Grazielle Dias Ano/série/turma: 8º B Valor: Tabalho 30 pontos e avaliação 70,0 pontos Prezado

Leia mais

SUJEITO TIPOS DE SUJEITO

SUJEITO TIPOS DE SUJEITO Colégio Diocesano Seridoense Disciplina: Língua Portuguesa 9 ano Professora: Lusia Raquel SUJEITO TIPOS DE SUJEITO Caicó RN 2018 SUJEITO SIMPLES Sujeito simples: é aquele que possui apenas um núcleo,

Leia mais

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa

Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Bloco de Recuperação Paralela DISCIPLINA: Língua Portuguesa Nome: Ano: 5º Ano 2º Etapa 2014 Colégio Nossa Senhora da Piedade Área do Conhecimento: Códigos e Linguagens

Leia mais

CONCORDÂNCIA VERBAL. Página 192

CONCORDÂNCIA VERBAL. Página 192 CONCORDÂNCIA VERBAL Página 192 CONCORDÂNCIA VERBAL É a concordância do verbo com seu sujeito, em número e pessoa. Regras 1) Sujeito COLETIVO = verbo no singular. Ex.: A multidão invadiu o estádio. 2) Sujeito

Leia mais

Pronomes. Nomes são palavras com valor lexical, isto é, com significado em si mesmas.

Pronomes. Nomes são palavras com valor lexical, isto é, com significado em si mesmas. Pronomes Nome X Pronome Pronomes Nomes são palavras com valor lexical, isto é, com significado em si mesmas. Ex.: bola, azul, carro... Pronomes são palavras com valor gramatical, isto é, sem significação

Leia mais

Embatuquei. O pajé ficou sorrindo por trás da fumaça do cachimbo.

Embatuquei. O pajé ficou sorrindo por trás da fumaça do cachimbo. SUGESTÕES PORTUGUÊS * o SEGREDO DO PAJÉ Érico Veríssimo, Tibicuera. Um dia o pajé me chamou à sua oca. Entrei. Fui recebido com esta pergunta: - Tibicuera, qual é o maior bem da vida? A coragem - respondi

Leia mais

Lembre-se: normalmente, o substantivo funciona como núcleo de um termo da oração, e o adjetivo, como adjunto adnominal.

Lembre-se: normalmente, o substantivo funciona como núcleo de um termo da oração, e o adjetivo, como adjunto adnominal. CONCORDÂNCIA NOMINAL A concordância nominal se baseia na relação entre um substantivo (ou pronome, ou numeral substantivo) e as palavras que a ele se ligam para caracterizá-lo (artigos, adjetivos, pronomes

Leia mais

Português. Concordância Verbal / Concordância Nominal. Professor Arthur Scandelari.

Português. Concordância Verbal / Concordância Nominal. Professor Arthur Scandelari. Português Concordância Verbal / Concordância Nominal Professor Arthur Scandelari www.acasadoconcurseiro.com.br Português CONCORDÂNCIA VERBAL PARTE 1 1. (CESGRANRIO IBGE 2016) A concordância do verbo destacado

Leia mais

PORTUGUÊS. aula. Crase II

PORTUGUÊS. aula. Crase II PORTUGUÊS aula Crase II Casos facultativos a) Antes de pronome possessivo feminino (singular): Ela pagou o curso a minha secretária. Ela pagou o curso à minha secretária. Casos facultativos b) Nomes de

Leia mais

ADJETIVOS. Profa Giovana Uggioni Silveira

ADJETIVOS. Profa Giovana Uggioni Silveira ADJETIVOS Profa Giovana Uggioni Silveira Classificação do Adjetivo Explicativo: exprime qualidades inerentes ao substantivo a que se refere, ou seja, características próprias do ser. O calor escaldante

Leia mais

Português APOTEC VESTIBULINHOS 2012 GABARITO DA AULA 17- CONCORDÂNCIA NOMINAL. ATIVIDADES (Páginas: 02 e 03) 1) RESPOSTAS: a) óculos escuros.

Português APOTEC VESTIBULINHOS 2012 GABARITO DA AULA 17- CONCORDÂNCIA NOMINAL. ATIVIDADES (Páginas: 02 e 03) 1) RESPOSTAS: a) óculos escuros. ATIVIDADES (Páginas: 02 e 03) GABARITO DA AULA 17- CONCORDÂNCIA NOMINAL 1) RESPOSTAS: a) óculos escuros. b) países latino-americanos. c) culturas latino-americanas. d) Sua atitude e comportamento são deploráveis.

Leia mais

CONCORDÂNCIA. O artista excursionará por várias cidades do interior.

CONCORDÂNCIA. O artista excursionará por várias cidades do interior. CONCORDÂNCIA O artista excursionará por várias cidades do interior. CONCORDÂNCIA VERBAL O artista excursionará por várias cidades do interior. A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar

Leia mais

Palavra invariável que se refere a um verbo, a um adjetivo ou um a outro advérbio.

Palavra invariável que se refere a um verbo, a um adjetivo ou um a outro advérbio. CONCORDÂNCIA NOMINAL Definições Básicas ADJETIVO Palavra variável que se refere a um substantivo. Expressa uma característica do substantivo. ADVÉRBIO Palavra invariável que se refere a um verbo, a um

Leia mais

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO. Língua Portuguesa Ano : 4 Ef

CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO. Língua Portuguesa Ano : 4 Ef Desafio de Língua Portuguesa 4 ano EF 2D 2016 1/ 7 CENTRO EDUCACIONAL NOVO MUNDO Direção: www.cenm.com.br 2 o DESAFIO CENM - 2016 Língua Portuguesa Ano : 4 Ef 1. Leia e observe o que acontece nas duas

Leia mais

EXAME FINAL DE NÍVEL A2

EXAME FINAL DE NÍVEL A2 ESCOLA SECUNDÁRIA JOÃO GONÇALVES ZARCO EXAME FINAL DE NÍVEL A2 PPT (Português para Todos) 8 Páginas Duração: 90 minutos + 30 minutos de tolerância junho de 2016 Versão B (A preencher pelo aluno) Nome:

Leia mais

Exercícios de Concordância. Revisão

Exercícios de Concordância. Revisão Exercícios de Concordância Revisão 01. (UFPE) Marque a alternativa em que a concordância verbal contraria a norma culta: a) Ouviram-se as notícias mais desencontradas. b) Trata-se de questões muito sérias.

Leia mais

19/01/2019. Objetivos: Regência verbal e nominal (revisão) Usos da crase Concordância verbal e nominal

19/01/2019. Objetivos: Regência verbal e nominal (revisão) Usos da crase Concordância verbal e nominal Objetivos: Regência verbal e nominal (revisão) Usos da crase Concordância verbal e nominal a) Bem sabes que eu quero muito meus pais. b) Eles perceberam que ela jamais perdoará a seus algozes. c) Eles

Leia mais

ADJETIVOS. Profa Giovana Uggioni Silveira

ADJETIVOS. Profa Giovana Uggioni Silveira ADJETIVOS Profa Giovana Uggioni Silveira Classificação do Adjetivo Explicativo: exprime qualidades inerentes ao substantivo a que se refere, ou seja, características próprias do ser. O calor escaldante

Leia mais

Aula 11 Colocação pronominal. Professor Guga Valente

Aula 11 Colocação pronominal. Professor Guga Valente Aula 11 Colocação pronominal Professor Guga Valente Definição Conjunto de regras que determinam a colocação dos pronomes oblíquos átonos. Pronomes Oblíquos Átonos: Singular Plural 1ª pessoa Me Nos 2ª

Leia mais

1. Regra Geral. O verbo deve concordar em número e pessoa com o núcleo do sujeito. Eduardo come pipocas. Os alunos estudaram a lição.

1. Regra Geral. O verbo deve concordar em número e pessoa com o núcleo do sujeito. Eduardo come pipocas. Os alunos estudaram a lição. Concordância Verbal Concordância Verbal A Língua Portuguesa marca formalmente uma relação morfossintática que se estabelece, nas orações, entre o sujeito e o predicado verbal. É a chamada concordância

Leia mais

Sujeito Simples. Sujeito Composto antes do verbo O verbo vai para o plural concordando com o sujeito. 18/12/2009. Ele chegou tarde.

Sujeito Simples. Sujeito Composto antes do verbo O verbo vai para o plural concordando com o sujeito. 18/12/2009. Ele chegou tarde. Sujeito Simples O verbo concorda em número e pessoa com o sujeito. Ele chegou tarde. Nós voltaremos logo. Sujeito Composto antes do verbo O verbo vai para o plural concordando com o sujeito. Rafa e Edu

Leia mais

Português Professora Raquel 8ª série / 3º trimestre

Português Professora Raquel 8ª série / 3º trimestre Português Professora Raquel 8ª série / 3º trimestre 1. Assinale a concordância inadequada. Concordância do verbo Ser a) Aqui faz verões terríveis. b) Era três horas quando Pedro saiu. c) A maior parte

Leia mais

Prof. Valber Freitas. Língua Portuguesa. Crase

Prof. Valber Freitas. Língua Portuguesa. Crase Prof. Valber Freitas Língua Portuguesa Crase Crase É a fusão da preposição A mais o artigo A; preposição A mais os pronomes demonstrativos A ou AS; ou ainda a preposição A mais as iniciais dos pronomes

Leia mais

Na aula anterior. Frase, oração e período. Sujeito e predicado. Sujeito inexistente

Na aula anterior. Frase, oração e período. Sujeito e predicado. Sujeito inexistente Tipos de sujeito Na aula anterior Frase, oração e período Sujeito e predicado Sujeito inexistente Localização do sujeito Pergunta ao verbo Nem sempre o sujeito inicia a oração (inversão ou posposição)

Leia mais

CRASE. NUNCA SE USA CRASE USA-SE CRASE

CRASE.  NUNCA SE USA CRASE USA-SE CRASE CRASE GRAMÁTICA CRASE A crase é um acento grave: A (preposição) + A (artigo) = À. Lembre-se de que a crase está relacionada às questões de regência verbal e nominal, portanto é muito importante relembrar

Leia mais

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA

LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA LISTA DE RECUPERAÇÃO DE LINGUAGENS 7º ANO CARLA TEXTO 1. De onde vem a narradora e protagonista do texto? (0,4) 2. Para a autora o que apagava as lembranças de sua infância? (0,4) 3. Retire do texto dois

Leia mais

1) A única frase que NÃO apresenta desvio em relação à regência (nominal e verbal) recomendada

1) A única frase que NÃO apresenta desvio em relação à regência (nominal e verbal) recomendada Lista de exercícios número 2 RECUPERAÇÃO 2ºTRIMESTRE - 8ºA Exercícios de Regência verbal e Regência nominal 1) A única frase que NÃO apresenta desvio em relação à regência (nominal e verbal) recomendada

Leia mais

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO

COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO COLÉGIO MARQUES RODRIGUES - SIMULADO Estrada da Água Branca, 2551 Realengo RJ Tel: (21) 3462-7520 PROFESSOR ALUNO ÉRICA PINHEIRO DISCIPLINA Português TURMA SIMULADO: P4 301 Questão 1 Cachos é o coletivo

Leia mais

ADJETIVO COMPOSTO: Formado por mais de um radical. Por exemplo: luso-brasileiro, castanho-escuro, amarelo-canário.

ADJETIVO COMPOSTO: Formado por mais de um radical. Por exemplo: luso-brasileiro, castanho-escuro, amarelo-canário. Adjetivo é a palavra que expressa uma qualidade ou característica do ser e se "encaixa" diretamente ao lado de um substantivo. Ao analisarmos a palavra bondoso, por exemplo, percebemos que além de expressar

Leia mais

PORTUGUÊS. aula. Morfologia Pronome

PORTUGUÊS. aula. Morfologia Pronome PORTUGUÊS aula Morfologia Pronome Pronome É A PALAVRA QUE SUBSTITUI OU ACOMPANHA O NOME TRATAMENTO PESSOAL RETO OBLÍQUO INTERROGATIVO DEMONSTRATIVO POSSESSIVO INDEFINIDO RELATIVO Pronome POSSESSIVO meu,

Leia mais

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora: Daniela Pereira 7º ano

LÍNGUA PORTUGUESA. Professora: Daniela Pereira 7º ano LÍNGUA PORTUGUESA Professora: Daniela Pereira 7º ano Leia e observe as frases: Que tal comer dois pastel e tomar um sucos? É só dez real... Regra geral pronome numeral substantivo adjetivo artigo O meu

Leia mais

PORTUGUÊS - 2 o ANO MÓDULO 07 CONCORDÂNCIA

PORTUGUÊS - 2 o ANO MÓDULO 07 CONCORDÂNCIA PORTUGUÊS - 2 o ANO MÓDULO 07 CONCORDÂNCIA Fixação 1) Torna-se, para o povo brasileiro, a percepção de que um estudo profundo se faz preciso, haja os índices altos da criminalidade no país. A opção que

Leia mais

PLURAL DOS COMPOSTOS. I) FAZEM O PLURAL COMO OS SUBSTANTIVOS SIMPLES QUANDO. Girassóis, pontapés, mandachuvas.

PLURAL DOS COMPOSTOS. I) FAZEM O PLURAL COMO OS SUBSTANTIVOS SIMPLES QUANDO. Girassóis, pontapés, mandachuvas. PLURAL DOS COMPOSTOS. I) FAZEM O PLURAL COMO OS SUBSTANTIVOS SIMPLES QUANDO NÃO LIGADOS POR HÍFEN. Girassóis, pontapés, mandachuvas. II) FLEXIONAM-SE OS DOIS ELEMENTOS NO CASO DE: substantivo + substantivo

Leia mais

DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO Em Teresina - Estado: Piauí I PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO NA AREA DE APOIO ÁREA: LETRAS PORTUGUÊS 1ª ETAPA

DEFENSORIA PÚBLICA DA UNIÃO Em Teresina - Estado: Piauí I PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO NA AREA DE APOIO ÁREA: LETRAS PORTUGUÊS 1ª ETAPA I PROCESSO SELETIVO PARA ESTÁGIO NA AREA DE APOIO ÁREA: LETRAS PORTUGUÊS ª ETAPA NÚMERO DE IDENTIFICAÇÃO: INSTRUÇÕES: - O candidato deverá comparecer ao local designado, munido de caneta esferográfica

Leia mais

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR. Uma aventura na floresta

EXERCÍCIO COMPLEMENTAR. Uma aventura na floresta COLÉGIO DE APLICAÇÃO DOM HÉLDER CÂMARA EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES III DATA DE ENTREGA: / /2017 DISCIPLINA: PORTUGUÊS PROFESSOR(A): ALUNO (A):. SÉRIE: 4º ANO 1. Leia o texto. EXERCÍCIO COMPLEMENTAR Uma aventura

Leia mais

REVISÃO 3- PARA A AVALIAÇÃO VOZES VERBAIS

REVISÃO 3- PARA A AVALIAÇÃO VOZES VERBAIS REVISÃO 3- PARA A AVALIAÇÃO VOZES VERBAIS 1- Indique em que voz verbal se encontram os verbos das seguintes frases: a) A prova será adiada. b) Reformam-se roupas. c) As aulas deverão ser ministradas pelo

Leia mais

REVISÃO DE GRAMÁTICA E ORTOGRAFIA

REVISÃO DE GRAMÁTICA E ORTOGRAFIA Cuiabá, de de 2015. Nome: 7º Ano. REVISÃO DE GRAMÁTICA E ORTOGRAFIA 1 Leia e responda as questões a seguir - A- B- C- D- E 2-3- Assinalar a alternativa na qual o pronome pessoal está empregado de forma

Leia mais

REVISÃO CONCEITOS GRAMATICAIS 9º ANO

REVISÃO CONCEITOS GRAMATICAIS 9º ANO REVISÃO CONCEITOS GRAMATICAIS 9º ANO Observe os exemplos... Marisa comprou um carro. São termos essenciais da oração: Sujeito É o termo da oração sobre quem se declara alguma coisa Predicado É tudo aquilo

Leia mais

Regência Nominal e Verbal

Regência Nominal e Verbal UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ CURSO PRÉ-VESTIBULAR UECEVEST LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO PROFESSOR MANOEL IVANY Regência Nominal e Verbal 1. (TCU) Com relação à Regência verbal, assinale a opção correta: A.

Leia mais