Renata Répeke Gomes ESTUDO SOBRE O CONHECIMENTO QUE OS PROPRIETÁRIOS DE ANIMAIS DOMÉSTICOS TÊM SOBRE A DIROFILARIOSE CANINA.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Renata Répeke Gomes ESTUDO SOBRE O CONHECIMENTO QUE OS PROPRIETÁRIOS DE ANIMAIS DOMÉSTICOS TÊM SOBRE A DIROFILARIOSE CANINA."

Transcrição

1 0 Renata Répeke Gomes ESTUDO SOBRE O CONHECIMENTO QUE OS PROPRIETÁRIOS DE ANIMAIS DOMÉSTICOS TÊM SOBRE A DIROFILARIOSE CANINA São Paulo 2009

2 1 Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas - UniFMU Renata Répeke Gomes ESTUDO SOBRE O CONHECIMENTO QUE OS PROPRIETÁRIOS DE ANIMAIS DOMÉSTICOS TÊM SOBRE A DIROFILARIOSE CANINA Trabalho apresentado para a conclusão do curso de Medicina Veterinária das Faculdades Metropolitanas Unidas, sob orientação do Prof. Msc Arnaldo Rocha São Paulo 2009

3 2 Gomes, R.R. Estudo sobre o conhecimento que os proprietários de animais domésticos têm sobre a Dirofilariose canina / Renata Répeke Gomes. São Paulo: Faculdades Metropolitanas Unidas - UniFMU, páginas. Orientador: Prof. Msc Arnaldo Rocha Notas: 1.Dirofilariose; 2.Verme do coração; 3.Dirofilaria immitis;

4 3 Renata Répeke Gomes ESTUDO SOBRE O CONHECIMENTO QUE OS PROPRIETÁRIOS DE ANIMAIS DOMÉSTICOS TÊM SOBRE A DIROFILARIOSE CANINA Trabalho apresentado para a conclusão do curso de Medicina Veterinária das Faculdades Metropolitanas Unidas, sob orientação do Prof. Msc Arnaldo Rocha Defendido e aprovado em de Dezembro de 2009, pela banca examinadora constituída pelos seguintes professores: Prof. Msc Arnaldo Rocha FMU- Orientador Prof. Carlos Augusto Donini FMU Prof. João Carlos Shimada Borges FMU

5 4 Aos meus familiares, amigos e colegas, sejam estes de profissão ou não, dedico esse projeto como forma de retribuição por todos os momentos difíceis e os bons que fizeram parte para concretizá-lo. Dedico em especial ao meu orientador, o prof. Arnaldo Rocha que durante esse longo período, teve a calma e a paciência de me ajudar em todas as etapas.

6 5 Agradeço a todas as pessoas que de alguma forma me ajudaram. Agradeço aos meus pais, minha irmã que me ajudaram, me apoiaram e me respeitaram nos momentos difíceis, nos momentos em que quis desistir, e nos momentos apreensivos que foram essenciais para a concretização do projeto. Agradeço ainda ao meu orientador, o Prof. Arnaldo Rocha que me incentivou em todos os momentos. Sempre se manteve presente e prestativo e nunca se recusou a nenhum pedido de ajuda, e esteve dedicado durante vários dias e às noites também, mesmo com seu trabalho e vida pessoal correndo paralelamente e em nenhum momento houve arrependimento por minha parte. E não poderia deixar de citar às 54 pessoas que responderam aos questionamentos e que foram essenciais e a base para existência desse trabalho de cunho científico.

7 6 O sucesso Deus está acima de tudo Ter Alto-estima (fundamental) Ser sempre Racional Nunca desistir Não ter medo (enfrentar os obstáculos) Fazer a diferença Ser companheiro (amigo) Nunca passar por cima de ninguém Ouvir mais, falar menos Tentar chegar próximo da humildade. (Leandro Baia)

8 7 RESUMO Muitas doenças comuns dos animais e às pessoas são desconhecidas da população. A Dirofilariose é uma doença parasitária, cardiovascular, que acomete os cães, gatos, carnívoros selvagens e acidentalmente o homem e que é transmitida por mosquitos. Para verificar o conhecimento que as pessoas têm sobre a doença Dirofilariose aplicou-se 54 questionários com perguntas relacionadas a etilogia, transmissão, hospedeiros que acomete e prevenção. Como resultados obteve-se que apenas 16,6% dos entrevistados conhecem a doença; poucos sabem como é transmitida, apenas 9,2% do total dos participantes e também obteve-se a percentagem de 9,2 para as respostas indicativas de conhecimento sobre as formas de prevenção. Conclui-se que a Dirofilariose não é muito conhecida da população que compôs a amostra deste trabalho, a grande maioria (90,8%) não sabem como ela é transmitida e tampouco como se faz prevenção da infecção. Também podemos inferir que os veterinários devam dar mais orientações e esclarecimentos aos seus clientes, já que os participantes desta pesquisa, que não conhecem a doença, na sua maioria não levam seus animais ao veterinário Palavras- chave: Dirofilariose, verme do coração, Dirofilaria immitis.

9 8 ABSTRACT Many common diseases of animals and people are unknown population. The Heartworm is a parasitic disease, cardiovascular disease, which affects dogs, cats, wild carnivores and the man accidentally and is transmitted by mosquitoes. To verify the knowledge that people have about heartworm disease applied 54 questionnaires with questions related to aetiology, transmission, hosts that affects and prevention. As a result it was found that only 16.6% of respondents aware of the disease, few know how it is transmitted, only 9.2% of total participants and obtained the percentage of 9.2 for responses indicating knowledge forms of prevention. We conclude that heartworm is not very well known people who composed the sample of this work, the vast majority (90.8%) did not know how it is transmitted and how to do either prevent infection. We can also infer that veterinarians should give more guidance and information to their customers, since the participants of this research, they do not know the disease, most do not take their pets to the vet. Key words: Dirofilariose, "worm of the heart, Dirofilaria immitis.

10 9 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA DESENVOLVIMENTO RESULTADOS CONCLUSÕES FONTES CONSULTADAS ANEXO...21

11 10 1 INTRODUÇÃO Em 1911, Raillet e Henry, dois parasitologistas franceses descreveram a espécie Dirofilaria immitis (Leidy, 1856, SILVA, RC, 2009). A Dirofilariose é uma doença parasitária que ocorre com maior freqüência nos cães e acredita-se que sua introdução no Brasil deve estar associada à importação de cães domésticos infectados (CHAME, M, 2007; SILVA, RC, 2009). Mesmo a doença tendo sido descrita há muito tempo, ainda hoje temos uma parcela da população que não a conhece. Por ser uma doença freqüente em cães e também por ter um potencial zoonótico, fica evidente a responsabilidade dos veterinários de orientar seus clientes a respeito da doença, sob todos os aspectos, inclusive quanto à transmissão e prevenção.

12 11 2 OBJETIVO Verificar se as pessoas, proprietários de animais domésticos ou não, têm conhecimentos sobre a doença Dirofilariose, como ela é transmitida e como se faz prevenção.

13 12 3 METODOLOGIA A assinatura de cada participante foi colhida, após esclarecimento sobre a pesquisa, como prova de consentimento da utilização das respostas obtidas. Um questionário foi aplicado com indagações sobre a posse de animais de estimação, conhecimento da doença Dirofilariose, como ela é transmitida e como se faz prevenção da mesma (ANEXO A). As respostas foram analisadas quanto à freqüência com que apareceram e também quanto às suas variações (pesquisa quantitativa e qualitativa).

14 13 4 DESENVOLVIMENTO Alguns comentários sobre Dirofilariose são postos a seguir no intuito de servirem com argumentação futura sobre o quanto a doença é importante na medicina veterinária e, portanto, não pode ser deixada de lado. A Dirofilariose é uma doença parasitária causada por Dirofilaria immitis. O local habitual de parasitismo do verme adulto, nos carnívoros, é o coração e os grandes vasos da base cardíaca. No ciclo de vida do parasita, estão envolvidos os mosquitos, seus hospedeiros intermediários. Os mosquitos pertencentes aos gêneros Culex sp; Aedes sp, Anopheles sp (CARDOSO JJ,2002; MACHADO, ES.,2005; SILVA, RR, et al), Ochlerotatus, Mansonia, Psorophora (MACHADO, ES.,2005) já foram encontrados parasitados com Dirofilaria immitis. A Dirofilariose é uma enfermidade de ocorrência mundial, com casos registrados na África, Ásia, Austrália, Europa, América do Sul, América do Norte (SILVA, RC, 2009). A doença é mais freqüente em áreas litorâneas (CARDOSO J.J.,2002; FERNANDES, C.G.N.,2000; FERNANDES, C.G.N., et al), uma ocorrência considerada endêmica. A explicação para a maior ocorrência litorânea da doença é a maior concentração dos vetores que gostam do clima tropical com temperaturas elevadas e a alta precipitação pluviométrica (CIRIO, S. M., 2005; MACHADO, E.S., 2005). AHID & LOURENÇO-DE-OLIVEIRA (1999) consideram que, dependendo das condições pluviométricas da região e da época do ano, a possibilidade de transmissão do parasita pode ser alta ou baixa. Tal fator pode ser fundamental na ocorrência da doença, visto que interfere diretamente no ciclo biológico do parasita, limitando as populações dos vetores. Assim, áreas onde as condições são favoráveis à presença de mosquitos infectados durante o ano todo, a doença também ocorre com maior freqüência (SILVA, R.C,2009).

15 14 Quando o mosquito infectado pica um cão ou um gato, ou mesmo outro hospedeiro susceptível, para se alimentar, as larvas amadurecidas são depositadas junto com a saliva do mosquito na pele desses hospedeiros. Depois dessa etapa, essas larvas ganharão à circulação. As microfilárias migram pelo tecido subcutâneo, circulação e atingem, na fase adulta, as artérias pulmonares e câmaras cardíacas, podendo atingir a veia cava. Depois de aproximadamente seis meses os adultos do verme iniciam a reprodução liberando centenas de microfilárias que permanecerão no sangue circulante à espera de um mosquito (CAVALLAZZI R.S., CAVALLAZZI A.C., SOUZA I.V. et al) e o ciclo de vida do parasita se completa, repetindo-se. Para o diagnóstico nos cães, gatos e outros animais afetados são considerados os sinais clínicos e/ou disfunções cardiovasculares, os exames complementares como esfregaços corados por Giemsa e pesquisa de microfilárias pelo método de Knott, mas o que mais tem sido feito, é a sorologia pela técnica de imunoadsorção enzimática (ELISA) para detecção de antígenos do parasita adulto. Pode-se ainda complementar com radiografias, eletrocardiogramas e ecocardiografias (ACHA, P.N.; SZYFRES, B,2003; SILVA, R.C.,2009). Devido à desinformação da população e a falta de conhecimento técnico e epidemiológico dos profissionais da saúde, a adoção de medidas preventivas fica comprometida.

16 15 5 RESULTADOS Participaram desta pesquisa 54 pessoas, com 54 questionários com respostas válidas. Do total, 21(38,9%) possuem cães apenas; 6(11,11%) possuem aves apenas; 2(3,7%) possuem cães e roedores; 1(1,85%) possui gatos apenas; 1(1,85%) possui cão, gato e ave; 1(1,85%) possui cão e ave; 1(1,85%) possui cão e gato; 1(1,85%) possui cão e réptil; e 20(37,04) não possuem animal de estimação. 9 (16,6%) relataram conhecer a Dirofilariose e 45 ( 83,4%) disseram não conhecê-la. Dos 9 participantes que conhecem a doença, 6 (66,7 %) têm nível de escolaridade superior completo e 7 ( 77,8 % ) recebe salário mensal que se situa entre 1 e 10 salários mínimos) Dos que conhecem, 5 (55,56%) a conhecem como sendo doença apenas de cão, 2( 22,22%) conhecem acometendo o cão, gatos, homem e carnívoros selvagens, 1(11,11%) de cão e gato, 1( 11,11%) conhece acometendo cão e homem apenas e 0(0%) de gato. Dos que conhecem a doença, 5 (55,6%) sabem como a doença é transmitida e 4 (44,4%) não relataram não saber como ela é transmitida. Do total de 54 pessoas entrevistadas, 9,2% sabem como a doença é transmitida e 90,8% não sabem sobre a transmissão. Dos que conhecem a doença, 5 (55,6%) dos participantes relataram saber prevenir a doença e 4 (44,4 %) não sabem fazer prevenção para Dirofilariose. Do total de 54 pessoas entrevistadas, 9,2% sabem sobre a prevenção e 90,8 não sabem quanto à prevenção

17 16 6 CONCLUSÕES Percebe-se que diante de uma doença importante, como é a Dirofilariose, que também é zoonose, estão ocorrendo falhas no esclarecimento das pessoas a respeito e também nos esquemas de prevenção. A população participante desta pesquisa não está sendo orientada, não têm acesso ou simplesmente não vão ao veterinário. Baseado na ocorrência da doença em cães e na disponibilidade dos vetores biológicos ou hospedeiros intermediários medidas profiláticas deveriam ser propostas a fim de proteger os animais e também, indiretamente, os homens. São vários os autores que consideram a informação (palestras, cursos, boletins etc) como prevenção primária e também a preconizam como sendo mais fácil e barata quando comparada com o tratamento curativo. O tratamento da Dirofilariose é um tanto arriscado, quando os vermes adultos morrem, podem se desprender das câmaras cardíacas e dos grandes vasos da base do coração e gerarem embolias, com risco de morte ou seqüelas. Já a prevenção, é mais barata, com menos efeitos colaterais e não deixam seqüelas. Teoricamente não haveria motivos para os profissionais da área da saúde, especialmente os veterinários não orientarem seus clientes sobre a doença, como é transmitida e como se faz prevenção. A escolaridade alta e o salário de 1 a 10 mínimos mensais foram os que predominaram dentre os entrevistados que disseram conhecer a Dirofilariose, mostrando o perfil dos clientes que estão sendo conscientizados pelos profissionais da área da saúde. Fica recomendado estudar porque outros estratos da sociedade têm menos informação e conseqüente menor adesão aos esquemas de profilaxia. Alguns vermífugos compostos possuem ação larvicida e combatem as larvas da Dirofilaria, o que, provavelmente, têm sido fator importante para que não haja uma epidemia dessa parasitose. As pessoas usam o vermífugo pensando em combater vermes intestinais e acabam por controlar, ainda que inconscientemente, os vermes cardíacos também.

18 17

19 18 7 FONTES CONSULTADAS ACHA, P.N.; SZYFRES, B. Filariasis zoonóticas. Zoonosis y enfermedades transmisibles comunes al hombre y a los animales. 3.ed. Washington: OPS, V.3, p AHID, S.M.M.; LOURENÇO-DE-OLIVEIRA, R. Mosquitos vetores potenciais de dirofilariose canina na região Nordeste do Brasil. Revista de Saúde Pública São Paulo, v. 33, n. 6, dez CAVALLAZZI R.S., CAVALLAZZI A.C., SOUZA I.V. et al. Dirofilariose pulmonar humana: relato de sete casos. Jornal de Pneumologia, v. 28, p , São Paulo, Disponívelem:< Acesso em 20 mar CHAME, M. et al. As migrações humanas e animais e a introdução de parasitas exóticos invasores que afetam a saúde humana no Brasil. Fumdhamentos, v.7, p.47-62, CIRIO, S.M., Epidemiologia e clinica de cães portadores de dirofilariose em espaços urbanos de município do litoral do Paraná e aspectos da histologia de Culex quinquefasciatus Say f. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas) Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Biológicas, Departamento em Zoologia, Curitiba, 2005.

20 19 FERNANDES, C.G.N. et al. Aspectos epidemiológicos da dirofilariose canina no perímetro urbano de Cuiabá, Mato Grosso: emprego do "Immunoblot" e do teste de Knott modificado. Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science, São Paulo. V. 37, n. 6, p dez FERNANDES, C.G.N. et al. Ocorrência de dirofilariose canina na região da Grande Cuiabá, estado de Mato Grosso - Brasil. Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science, São Paulo. V. 36, n. 5, p ,1999. GARCEZ, L.M. et al. Focos de dirofilariose canina na Ilha do Marajó: um fator de risco para a saúde humana. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical de São Paulo, v.39, p , Disponível em: < scielo.php?script=sci_arttext&pid=s &lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em 12 jun KASAI N, MATTOS EA, COSTA JO. Dirofilaria immitis e Dipetalonema reconditum em cães de Vitória, Espírito Santo. Arquivo da Escola de Veterinária da Universaidade Federal de Minas Gerais, São Paulo. v. 33, p ,1981. LABARTHE, N.V. Dirofilariose canina: diagnóstico, prevenção e tratamento adulticida. Revista Clínica Veterinária, São Paulo, ano II, n 10, p , set./out MACHADO, E.S. ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DE DIROFILARIOSE CANINA E HUMANA, NOMUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS - SC, BRASIL. PERFIL DE UMA ZOONOSE f. Tese (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade Federal de Santa Catarina. Departamento de Saúde Pública, Centro de Ciências da Saúde. Santa Catarina, 2005.

21 20 MADI K, DUARTE F, PIGNATARO P.E., Lima R.J., DE PAOLA D. Infartos pulmonares por Dirofilaria. Anais do XVIII Congresso Brasileiro de Patologistas, NELSON, R.W.; COUTO, C.G. Manual de Medicina Interna de Pequenos Animais. 2 ed. São Paulo: Elsevier, Bibliografia comentada: p ISBN 13: SILVA, R.C. Dirofilariose. Zoonose emergente negligenciada. Ciência Rural, Santa Maria, v. 39, n. 5, abr SILVA, R.R. Dirofilariose pulmonar humana no Estado do Rio de Janeiro, Brasil: relato de um caso. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, São Paulo, v. 37, n. 1, jan/fev SIMÓN, F. et al. A seroepidemiologic survey of human dirofilariosis in western Spain. Tropical Medicine Parasitology, v.42, p , SOUZA, N.F.; LARSSON, M.H.M.A. Freqüência de dirofilariose canina (D. immitis) em algumas regiões do estado de São Paulo por meio da detecção de antígenos circulantes. Arquivo Brasileiro de Medicina Veterinária e Zootecnia,2001. Disponível em: < scielo.php?script=sci_arttext&pid=s &lng=es&nrm=iso&tlng=es>. Acesso em 20 mar

22 21 8 ANEXO A - Questionário utilizado como ferramenta para averiguar o conhecimento que a população têm a respeito da Dirofilariose Nome: Endereço: Escolaridade: Idade: Renda Mensal: ( ) menos que 1 salário mínimo ( ) entre 1 e 10 salários mínimos ( ) mais que 10 salários mínimos Você conhece uma doença chamada Dirofilariose, também conhecida com o verme do coração? Não ( ) Sim ( ) Em que animais essa doença pode acontecer? ( ) Cão ( ) Gato ( ) Carnívoros selvagens ( ) Homem ( ) Outros Você sabe como é transmitida? Não ( ) Sim ( ) Como? Você sabe como se faz a prevenção? Não ( ) Sim ( ) Como?

PESQUISA DE PARASITOS CARDIOVASCULARES EM CÃES (Canis familiaris) NO MUNICÍPIO DE CAROLINA, ESTADO DO MARANHÃO, BRASIL

PESQUISA DE PARASITOS CARDIOVASCULARES EM CÃES (Canis familiaris) NO MUNICÍPIO DE CAROLINA, ESTADO DO MARANHÃO, BRASIL PESQUISA DE PARASITOS CARDIOVASCULARES EM CÃES (Canis familiaris) NO MUNICÍPIO DE CAROLINA, ESTADO DO MARANHÃO, BRASIL ALMEIDA J. D. M. 1 ; FEITAS F. L. C. 2 1 Aluno do Curso de Medicina; Campus de Araguaína;

Leia mais

OCORRÊNCIA DE FILAREMIA EM ANIMAIS NECROPSIADOS RELATO DE CASO OCCURRENCE OF FILAREMIA IN NECROPSIATED ANIMALS CASE REPORT

OCORRÊNCIA DE FILAREMIA EM ANIMAIS NECROPSIADOS RELATO DE CASO OCCURRENCE OF FILAREMIA IN NECROPSIATED ANIMALS CASE REPORT OCORRÊNCIA DE FILAREMIA EM ANIMAIS NECROPSIADOS RELATO DE CASO OCCURRENCE OF FILAREMIA IN NECROPSIATED ANIMALS CASE REPORT Ana Virgínia Nascimento de MEDEIROS 1, Luísa Momo DUARTE 1, Maíra Conceição Jeronimo

Leia mais

ASSOCIAÇÃO ENTRE A RENDA FAMILIAR DE TUTORES DE CÃES E GATOS E A PERCEPÇÃO DE ZOONOSES, EM BELÉM, PARÁ

ASSOCIAÇÃO ENTRE A RENDA FAMILIAR DE TUTORES DE CÃES E GATOS E A PERCEPÇÃO DE ZOONOSES, EM BELÉM, PARÁ 1 ASSOCIAÇÃO ENTRE A RENDA FAMILIAR DE TUTORES DE CÃES E GATOS E A PERCEPÇÃO DE ZOONOSES, EM BELÉM, PARÁ CAROLINY DO SOCORRO BRITO SANTOS 1, JAMILE ANDRÉA RODRIGUES DA SILVA 2, ANTÔNIO VINÍCIUS BARBOSA

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE A FAIXA ETÁRIA DE TUTORES DE CÃES E GATOS E A PERCEPÇÃO DE ZOONOSES, EM BELÉM, PARÁ

RELAÇÃO ENTRE A FAIXA ETÁRIA DE TUTORES DE CÃES E GATOS E A PERCEPÇÃO DE ZOONOSES, EM BELÉM, PARÁ 1 RELAÇÃO ENTRE A FAIXA ETÁRIA DE TUTORES DE CÃES E GATOS E A PERCEPÇÃO DE ZOONOSES, EM BELÉM, PARÁ CAROLINY DO SOCORRO BRITO SANTOS 1, JEAN CAIO FIGUEIREDO DE ALMEIDA 1, MONIQUE LEÃO DELGADO 1, YAN CARLOS

Leia mais

Ano VII Número 12 Janeiro de 2009 Periódicos Semestral DIROFILARIOSE

Ano VII Número 12 Janeiro de 2009 Periódicos Semestral DIROFILARIOSE DIROFILARIOSE NAGASHIMA, Julio Cesar Discente da Faculdade de Medicina Veterinária de Garça / SP FAMED /ACEG NEVES, Maria Francisca Neves ZAPPA, Vanessa Docentes da Faculdade de Medicina Veterinária de

Leia mais

FREQUÊNCIA DE FILARÍDEOS SANGUÍNEOS EM CÃES DO ESTADO DE SERGIPE, NORDESTE DO BRASIL

FREQUÊNCIA DE FILARÍDEOS SANGUÍNEOS EM CÃES DO ESTADO DE SERGIPE, NORDESTE DO BRASIL FREQUÊNCIA DE FILARÍDEOS SANGUÍNEOS EM CÃES DO ESTADO DE SERGIPE, NORDESTE DO BRASIL FREQUENCY OF BLOOD FILARITIS IN DOGS OF SERGIPE, NORTHEAST OF BRAZIL Pablo Lopes da SILVA¹; Daniel Antônio Braga LEE

Leia mais

REVISTA DIROFILARIOSE

REVISTA DIROFILARIOSE DIROFILARIOSE Elizane Cristina Batista de Freitas Graduanda em Medicina Veterinária, Faculdades Integradas de Três Lagoas FITL/AEMS Elyara da Silva Oliveira Graduanda em Medicina Veterinária, Faculdades

Leia mais

Palavras-chave: filariose; parasitos caninos; Dirofilaria immitis; Keywords: filariasis; canine parasites; Dirofilaria immitis;

Palavras-chave: filariose; parasitos caninos; Dirofilaria immitis; Keywords: filariasis; canine parasites; Dirofilaria immitis; 1 PRIMEIRO RELATO DE CASO DE MICROFILÁRIA EM CÃES DA ZONA RURAL NO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO ACRE Carolina Couto BARQUETE 1, Juliana Milan de Aquino SILVA 2, Mayara Marques Pereira FERNANDES 3, Joelma Rodrigues

Leia mais

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR 1

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR 1 1 PESQUISA DE ANTICORPOS ANTI- Brucella abortus EM CÃES DA ZONA RURAL DA CIDADE DE RIBEIRÃO BRANCO SP. OCCURENCE OF ANTI- Brucella abortus ANTIBODIES IN DOGS RESIDING IN NEIGHBORHOODS AT RIBEIRÃO BRANCO

Leia mais

TÍTULO: OCORRÊNCIA DE PARASITAS INTESTINAIS EM CÃES ZONA SUL DE SÃO PAULO INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS

TÍTULO: OCORRÊNCIA DE PARASITAS INTESTINAIS EM CÃES ZONA SUL DE SÃO PAULO INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO DAS FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: OCORRÊNCIA DE PARASITAS INTESTINAIS EM CÃES ZONA SUL DE SÃO PAULO CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA:

Leia mais

UFRRJ IV DESP. O que é Como é transmitida Qual sua patogenia Como diagnosticar. Como prevenir

UFRRJ IV DESP. O que é Como é transmitida Qual sua patogenia Como diagnosticar. Como prevenir UFRRJ IV DESP DOENÇAS PARASITÁRIAS DIROFILARIOSE CANINA O que é Como é transmitida Qual sua patogenia Como diagnosticar Como tratar Como prevenir Estratégia té de vida Microfilária L1 na grande circulação,

Leia mais

TÍTULO: CONHECIMENTO DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS DO ESTADO DE SÃO PAULO SOBRE O DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA ESPIROCERCOSE CANINA.

TÍTULO: CONHECIMENTO DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS DO ESTADO DE SÃO PAULO SOBRE O DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA ESPIROCERCOSE CANINA. Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: CONHECIMENTO DOS MÉDICOS VETERINÁRIOS DO ESTADO DE SÃO PAULO SOBRE O DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

Leia mais

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR 1

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR 1 1 ANÁLISE DO CONHECIMENTO DOS PROFISSIONAIS DO CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES, DO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN, SOBRE BIOÉTICA ANALYSIS OF KNOWLEDGE OF THE PROFESSIONAL ZOONOSES CENTER, MUNICIPALITY OF MOSSORÓ

Leia mais

NOVO CONCEITO. Nova proposta para a prevenção da Leishmaniose Visceral Canina UMA DUPLA PROTEÇÃO PARA OS CÃES. CONTRA O VETOR E O PATÓGENO!

NOVO CONCEITO. Nova proposta para a prevenção da Leishmaniose Visceral Canina UMA DUPLA PROTEÇÃO PARA OS CÃES. CONTRA O VETOR E O PATÓGENO! NOVO CONCEITO Nova proposta para a prevenção da Leishmaniose Visceral Canina UMA DUPLA PROTEÇÃO PARA OS CÃES. CONTRA O VETOR E O PATÓGENO! Repelente de uso tópico para cães Vacina recombinante contra Leishmaniose

Leia mais

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia.

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Pesquisa de Dirofilaria immitis e Dipetalonema reconditum no canil municipal de Itajaí, Santa Catarina, Brasil Raphael Nikolas Lira 1 *, Marthin

Leia mais

ANAIS 37ºANCLIVEPA p.0167

ANAIS 37ºANCLIVEPA p.0167 ASPECTOS POPULACIONAIS E PREVALÊNCIA DE PARASITOS EM EXAMES COPROPARASITOLÓGICOS DE CÃES E GATOS DOMICILIADOS Monique Lourenço e SILVA 1* ; Adrielle Spinelli da CRUZ 1 ; Maria Cristina Nobre e CASTRO 2

Leia mais

DOENÇA DE LYME: LEVANTAMENTO DE DADOS NO BAIRRO LIMEIRA DO MUNICÍPIO DE BRUSQUE, SANTA CATARINA. Regional de Blumenau - FURB

DOENÇA DE LYME: LEVANTAMENTO DE DADOS NO BAIRRO LIMEIRA DO MUNICÍPIO DE BRUSQUE, SANTA CATARINA. Regional de Blumenau - FURB 1 DOENÇA DE LYME: LEVANTAMENTO DE DADOS NO BAIRRO LIMEIRA DO MUNICÍPIO DE BRUSQUE, SANTA CATARINA AMANDA NUNES ABREU SILVA 1, CARLA MOLLERI 1, KARLA STEINER 1, MARIA EDUARDA DE MORAES CLEMES 1, BRUNA HELENA

Leia mais

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MEDICINA VETERINÁRIA

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MEDICINA VETERINÁRIA PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MEDICINA VETERINÁRIA Contaminação por ovos e larvas de helmintos em areia de praças públicas na cidade de Taguatinga-DF BRASÍLIA 2012 PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MEDICINA

Leia mais

CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA VETERINÁRIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO

CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA VETERINÁRIA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO TÍTULO: AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO SOBRE ZOONOSES DE PROPRIETÁRIOS DE PEQUENOS ANIMAIS ATENDIDOS NO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO (UNIAN) EM SÃO BERNARDO DO CAMPO

Leia mais

Palavras-chave: canino, tripanossomíase, Doença de Chagas Key-words: canine, trypanosomiasis, chagas disease

Palavras-chave: canino, tripanossomíase, Doença de Chagas Key-words: canine, trypanosomiasis, chagas disease 1 OCORRÊNCIA DE ANTICORPOS ANTI-Trypanosoma cruzi EM CÃES DE UMA ÁREA RURAL NO MUNICÍPIO DE RIO BRANCO, ACRE Mirlane da Silva SANTOS 1, Carolina Couto BARQUETE 2, Michelinne Medeiros de Oliveira DANTAS

Leia mais

COBERTURA VACINAL E FREQUÊNCIA DE ÓBITOS POR FEBRE AMARELA NAS MACRORREGIÕES DO BRASIL

COBERTURA VACINAL E FREQUÊNCIA DE ÓBITOS POR FEBRE AMARELA NAS MACRORREGIÕES DO BRASIL COBERTURA VACINAL E FREQUÊNCIA DE ÓBITOS POR FEBRE AMARELA NAS MACRORREGIÕES DO BRASIL Ákissy Aline Uchiyama Nomura 1 Jéssica Coimbra Cangussu 2 Isabella Machado Fleury Jubé 3 Melissa Carvalho Martins

Leia mais

Archives of Veterinary Science, v.13, n.2, p , 2008 ISSN X DIROFILARIOSE CANINA NO MUNICÍPIO DE COARI, AMAZONAS, BRASIL

Archives of Veterinary Science, v.13, n.2, p , 2008 ISSN X DIROFILARIOSE CANINA NO MUNICÍPIO DE COARI, AMAZONAS, BRASIL NOTA CIENTÍFICA ISSN 1517 784X DIROFILARIOSE CANINA NO MUNICÍPIO DE COARI, AMAZONAS, BRASIL Canine dirofilariasis in Coari city, Amazonas State, Brazil SILVA, A.M.A. 1 ; ALMEIDA, K.S. 2 ; SOUSA, J.J.N.

Leia mais

Palavras-chave: parasitos, gatos, ocorrência Keywords: parasites, cats, occurrence

Palavras-chave: parasitos, gatos, ocorrência Keywords: parasites, cats, occurrence 1 OCORRÊNCIA DE ENDOPARASITOS EM GATOS (Felis catus LINNAEUS, 1758) NO MUNICÍPIO DE PATOS DE MINAS MG. Frederico Faria MELO JÚNIOR 1 ; Guilherme Nascimento CUNHA 2 ; Nadia Grandi BOMBONATO 2 e Ednaldo

Leia mais

CISTICERCOSE BOVINA EM PROPRIEDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA-MG: INVESTIGAÇÃO E FATORES DE RISCO

CISTICERCOSE BOVINA EM PROPRIEDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA-MG: INVESTIGAÇÃO E FATORES DE RISCO CISTICERCOSE BOVINA EM PROPRIEDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA-MG: INVESTIGAÇÃO E FATORES DE RISCO Franceilde Chagas da Silva 1 ; Adriano Pittourscheg 2. 1. Acadêmica do curso de Medicina Veterinária;

Leia mais

Avaliação do conhecimento sobre a toxoplasmose em mulheres na região metropolitana de Goiânia, Goiás

Avaliação do conhecimento sobre a toxoplasmose em mulheres na região metropolitana de Goiânia, Goiás Avaliação do conhecimento sobre a toxoplasmose em mulheres na região metropolitana de Goiânia, Goiás Bárbara Maria de Oliveira ¹* (IC), Carlos Henrique Rodrigues Rocha ¹ (IC), Wignes Estácio Sousa da Silva¹

Leia mais

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS MORADORES DA COMUNIDADE DO FIO NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN SOBRE A TOXOPLASMOSE

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS MORADORES DA COMUNIDADE DO FIO NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN SOBRE A TOXOPLASMOSE AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS MORADORES DA COMUNIDADE DO FIO NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ/RN SOBRE A TOXOPLASMOSE Knowledge evaluation of citizens in community of Fio in Mossoró/ RN about Toxoplasmosis Raphael

Leia mais

PREVALÊNCIA DE PARASITAS GASTROINTESTINAIS EM AMOSTRAS DE FEZES CANINAS ANALISADAS NA REGIÃO DA BAIXADA SANTISTA SP

PREVALÊNCIA DE PARASITAS GASTROINTESTINAIS EM AMOSTRAS DE FEZES CANINAS ANALISADAS NA REGIÃO DA BAIXADA SANTISTA SP PREVALÊNCIA DE PARASITAS GASTROINTESTINAIS EM AMOSTRAS DE FEZES CANINAS ANALISADAS NA REGIÃO DA BAIXADA SANTISTA SP Márcio Virgilio Figueiredo da SILVA¹; Alline Dayse Veloso de OLIVEIRA² e Thaís RODRIGUES³

Leia mais

Leishmanioses. Zoonoses e Administração em Saúde Pública Universidade Federal de Pelotas. Prof. Fábio Raphael Pascoti Bruhn

Leishmanioses. Zoonoses e Administração em Saúde Pública Universidade Federal de Pelotas. Prof. Fábio Raphael Pascoti Bruhn Leishmanioses Zoonoses e Administração em Saúde Pública Universidade Federal de Pelotas Prof. Fábio Raphael Pascoti Bruhn Porque estudar a leishmaniose? Leishmaniose visceral Doença negligenciada associada

Leia mais

Cadeia epidemiológica

Cadeia epidemiológica Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Veterinária Cadeia epidemiológica Epidemiologia e ecologia Fábio Raphael Pascoti Bruhn MÁGICO-RELIGIOSAS Pré-história (até 3500 a.c) e idade média (500 a 1500

Leia mais

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA LEISHMANIOSE VISCERAL NA PARAÍBA: UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA LEISHMANIOSE VISCERAL NA PARAÍBA: UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA DA LEISHMANIOSE VISCERAL NA PARAÍBA: UMA QUESTÃO DE SAÚDE PÚBLICA EPIDEMIOLOGICAL SITUATION OF VISCERAL LEISHMANIASIS IN PARAÍBA: A PUBLIC HEALTH QUESTION Suzanna Cavalcante LINS

Leia mais

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR 1

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR 1 1 CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO DE MOSSORÓ-RN SOBRE A GUARDA RESPONSÁVEL DE ANIMAIS MOSSORÓ-RN POPULATION OF KNOWLEDGE ON GUARD OF ANIMALS IN CHARGE JHÉSSICA LUARA ALVES DE LIMA 1 ; NILZA DUTRA ALVES 2 ; KAYANA

Leia mais

Epidemiologia da Febre Maculosa Brasileira no Estado de São Paulo

Epidemiologia da Febre Maculosa Brasileira no Estado de São Paulo Epidemiologia da Febre Maculosa Brasileira no Estado de São Paulo Marcelo B. Labruna Departamento de Medicina Veterinaria Preventiva e Saúde Animal, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade

Leia mais

Agente etiológico. Leishmania brasiliensis

Agente etiológico. Leishmania brasiliensis Leishmaniose Agente etiológico A leishmaniose é causada por protozoários flagelados chamados Leishmania brasiliensis e Leishmania chagasi, que invadem e se reproduzem dentro das células que fazem parte

Leia mais

Casos de FHD Óbitos e Taxa de letalidade

Casos de FHD Óbitos e Taxa de letalidade Casos de dengue Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Total 2003 20.471 23.612 - - - - - - - - - - 44.083 2002 94.447 188.522 237.906 128.667 60.646 23.350 12.769 10.149 6.682 7.138 9.246 9.052

Leia mais

Bem-vindo a casa. Terão já tudo pronto para ele? Um cachorro bateu à vossa porta PTCACMIL00089

Bem-vindo a casa. Terão já tudo pronto para ele? Um cachorro bateu à vossa porta PTCACMIL00089 Bem-vindo a casa Um cachorro bateu à vossa porta Terão já tudo pronto para ele? EM CASA EM CASA TEMOS UM CACHORRO. O QUE FAZEMOS? Onde está o manual de instruções? Tranquilos: não se sintam angustiados

Leia mais

CONCEITO DE ZOONOSES 04/08/ % dos patógenos humanos são zoonóticos. 75% das doenças humanas emergentes são de origem animal.

CONCEITO DE ZOONOSES 04/08/ % dos patógenos humanos são zoonóticos. 75% das doenças humanas emergentes são de origem animal. CONCEITO DE ZOONOSES 800 ESPÉCIES DE PATÓGENOS 60% DE TODAS AS SP CONHECIDAS 60 % dos patógenos humanos são zoonóticos. 75% das doenças humanas emergentes são de origem animal. 80% dos patógenos que poderiam

Leia mais

GABARITO OFICIAL. Área de concentração: ANESTESIOLOGIA

GABARITO OFICIAL. Área de concentração: ANESTESIOLOGIA Área Profissional de Saúde em Medicina Veterinária Área de concentração: ANESTESIOLOGIA Questão/Alternativa Correta: 1-D, 2-B, 3-A, 4-B, 5-C, 6-D, 7-A, 8-B, 9-C, -C, -D, - D, -D, -A, -E, -C, -A, -E, -D,

Leia mais

ALTERAÇÕES ANATOMOPATOLÓGICAS EM CÃES COM DIROFILARIOSE (ANATOMOPATHOLOGICAL CHANGES IN DOGS WITH HEARTWORM DISEASE)

ALTERAÇÕES ANATOMOPATOLÓGICAS EM CÃES COM DIROFILARIOSE (ANATOMOPATHOLOGICAL CHANGES IN DOGS WITH HEARTWORM DISEASE) 1 ALTERAÇÕES ANATOMOPATOLÓGICAS EM CÃES COM DIROFILARIOSE (ANATOMOPATHOLOGICAL CHANGES IN DOGS WITH HEARTWORM DISEASE) Hélio Noberto de ARAÚJO JÚNIOR 1, Iago Antônio Ananias da SILVA 1, Kalyne Danielly

Leia mais

Anais do 38º CBA, p.1228

Anais do 38º CBA, p.1228 1 CICLO ERRÔNEO DA Dirofilaria immitis EM FIBROLIPOMA CANINO Dirofilaria immitis ERRONEOUS CYCLE OF CANINE FIBROLIPOMA Mirlla Baracho FERREIRA 1 ; Keylla Suellen Batalha Rocha FERNANDES 1 ; Ramon Tadeu

Leia mais

PREVALÊNCIA DE PARASITOS INTESTINAIS EM GATOS DOMÉSTICOS JOVENS COM DIARREIA PREVALENCE OF INTESTINAL PARASITES IN YOUNG DOMESTIC CATS WITH DIARRHEA

PREVALÊNCIA DE PARASITOS INTESTINAIS EM GATOS DOMÉSTICOS JOVENS COM DIARREIA PREVALENCE OF INTESTINAL PARASITES IN YOUNG DOMESTIC CATS WITH DIARRHEA PREVALÊNCIA DE PARASITOS INTESTINAIS EM GATOS DOMÉSTICOS JOVENS COM DIARREIA PREVALENCE OF INTESTINAL PARASITES IN YOUNG DOMESTIC CATS WITH DIARRHEA Bethânia Ferreira BASTOS 1* ; Adrielle Spinelli da CRUZ

Leia mais

Ano VI Número 11 Julho de 2008 Periódicos Semestral BABESIOSE BOVINA

Ano VI Número 11 Julho de 2008 Periódicos Semestral BABESIOSE BOVINA BABESIOSE BOVINA BAZAN, Christovam Tabox CAMARGO, Gabriel Oliveira de Almeida SANTOS, Marcelo Augusto dos Discentes do Curso de Medicina Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de

Leia mais

RESSALVA. Atendendo solicitação do autor, o texto completo desta tese será disponibilizado somente a partir de 04/04/2016.

RESSALVA. Atendendo solicitação do autor, o texto completo desta tese será disponibilizado somente a partir de 04/04/2016. RESSALVA Atendendo solicitação do autor, o texto completo desta tese será disponibilizado somente a partir de 04/04/2016. UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA UNESP CÂMPUS DE JABOTICABAL CARACTERIZAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

Leia mais

NOVA ABORDAGEM TERAPÊUTICA NA DIROFILARIOSE CANINA

NOVA ABORDAGEM TERAPÊUTICA NA DIROFILARIOSE CANINA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO THIANA FERNANDA MARTINS GARCIA DA SILVA NOVA ABORDAGEM TERAPÊUTICA NA DIROFILARIOSE CANINA NITERÓI RJ 2012 THIANA FERNANDA MARTINS GARCIA

Leia mais

AVANÇOS NO COMBATE À LEISHMANIOSE EM CAMPO GRANDE, MS. Senhoras e senhores deputados,

AVANÇOS NO COMBATE À LEISHMANIOSE EM CAMPO GRANDE, MS. Senhoras e senhores deputados, 1 DISCURSO PROFERIDO PELO DEPUTADO GERALDO RESENDE (PPS / MS), EM SESSÃO DO DIA 12/06/2007 AVANÇOS NO COMBATE À LEISHMANIOSE EM CAMPO GRANDE, MS Senhor Presidente, Senhoras e senhores deputados, Uso este

Leia mais

GABARITO OFICIAL. Área de concentração: ANESTESIOLOGIA

GABARITO OFICIAL. Área de concentração: ANESTESIOLOGIA Área Profissional de Saúde em Medicina Veterinária Área de concentração: ANESTESIOLOGIA Questão/Alternativa Correta: 1-D, 2-B, 3-A, 4-B, 5-C, 6-D, 7-A, 8-B, 9-C, -C, -D, - D, -D, -A, -E, -C, -A, -E, -D,

Leia mais

Anais do 38º CBA, p.2409

Anais do 38º CBA, p.2409 1 ALTERAÇÕES CLINICO-PATOLÓGICAS EM CÃES POSITIVOS PARA DIROFILARIOSE EM SERGIPE: RELATO DE CASO. CLINICAL-PATHOLOGICAL ALTERATIONS IN POSITIVES DOGS FOR DIROFILARIASIS IN SERGIPE: CASE REPORT. Letícia

Leia mais

Eleanora Schmitt Machado ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DE DIROFILARIOSE CANINA E HUMANA, NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS - SC, BRASIL. PERFIL DE UMA ZOONOSE.

Eleanora Schmitt Machado ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DE DIROFILARIOSE CANINA E HUMANA, NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS - SC, BRASIL. PERFIL DE UMA ZOONOSE. Eleanora Schmitt Machado ASPECTOS EPIDEMIOLÓGICOS DE DIROFILARIOSE CANINA E HUMANA, NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS - SC, BRASIL. PERFIL DE UMA ZOONOSE. Universidade Federal de Santa Catarina Florianópolis

Leia mais

Prevalência da filariose canina causada por Dirofilaria immitis e Dipetalonema reconditum em Maceió, Alagoas, Brasil

Prevalência da filariose canina causada por Dirofilaria immitis e Dipetalonema reconditum em Maceió, Alagoas, Brasil ARTIGO ARTICLE 1497 Ana Cristina Brito 1 Márcio Cavalcante Vila-Nova 1 Deisy Alécia Martins Rocha 1 Lidiana Gomes Costa 1 Wendell Alexandre Pinheiro de Almeida 1 Luciana da Silva Viana 1 Ricardo Ramalho

Leia mais

Programa Analítico de Disciplina VET346 Epidemiologia Veterinária

Programa Analítico de Disciplina VET346 Epidemiologia Veterinária 0 Programa Analítico de Disciplina Departamento de Veterinária - Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Número de créditos: 4 Teóricas Práticas Total Duração em semanas: 15 Carga horária semanal 4 0

Leia mais

Concepções e Formação continuada de Professores de ciências de Escolas Públicas de Dourados-MS sobre Educação Sanitária

Concepções e Formação continuada de Professores de ciências de Escolas Públicas de Dourados-MS sobre Educação Sanitária Concepções e Formação continuada de Professores de ciências de Escolas Públicas de Dourados-MS sobre Educação Sanitária PEREIRA, Nathalia Lopez 1 ; COLTRO, Eduarda Maria 1 ; VEZOZZO, Rafaella 1 ; SOUZA,

Leia mais

[ERLICHIOSE CANINA]

[ERLICHIOSE CANINA] [ERLICHIOSE CANINA] 2 Erlichiose Canina A Erlichiose Canina é uma hemoparasitose causada pela bactéria Erlichia sp. Essa bactéria parasita, geralmente, os glóbulos brancos (neste caso, Erlichia canis)

Leia mais

PRODUTOS ORGÂNICOS: CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO DE GUARAPUAVA, PR

PRODUTOS ORGÂNICOS: CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO DE GUARAPUAVA, PR 1 PRODUTOS ORGÂNICOS: CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO DE GUARAPUAVA, PR Carla Daiane Leite; Fernanda Cardoso; Marlon Ibrahim Marques; Jackson Kawakami; Jorge Luiz Fávaro RESUMO: Objetivou se identificar o nível

Leia mais

DISTRIBUIÇÃO DA LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA NA CIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE, ESTADO DE SÃO PAULO.

DISTRIBUIÇÃO DA LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA NA CIDADE DE PRESIDENTE PRUDENTE, ESTADO DE SÃO PAULO. EIXO TEMÁTICO: ( ) Biodiversidade e Unidade de Conservação ( ) Gestão e Gerenciamento dos Resíduos ( ) Campo, Agronegócio e as Práticas Sustentáveis ( ) Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos ( )

Leia mais

TÍTULO: OCORRÊNCIA DE FELINOS DOMÉSTICOS (FELIS CATUS) NATURALMENTE INFECTADOS COM GIARDIA SP NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, SP, BRASIL

TÍTULO: OCORRÊNCIA DE FELINOS DOMÉSTICOS (FELIS CATUS) NATURALMENTE INFECTADOS COM GIARDIA SP NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, SP, BRASIL 16 TÍTULO: OCORRÊNCIA DE FELINOS DOMÉSTICOS (FELIS CATUS) NATURALMENTE INFECTADOS COM GIARDIA SP NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, SP, BRASIL CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA

Leia mais

Dirofilariose Canina

Dirofilariose Canina Dirofilariose Canina M. V. Selmar Moreira Introdução Dirofilariose ou dirofilaríase é a denominação dada a doença ou simples parasitismo causado por nematóideo da classe Filarioidea, identificado pela

Leia mais

Biologia. Rubens Oda (Julio Junior) Doenças

Biologia. Rubens Oda (Julio Junior) Doenças Doenças Doenças 1. Uma parceria internacional definiu como meta distribuir, entre 2008 e 2010, gratuitamente, cerca de 300 milhões de mosquiteiros tratados com inseticidas duráveis para proteger todos

Leia mais

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Leishmaniose visceral canina no município de São Vicente Férrer, Estado de Pernambuco, Brasil

PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Leishmaniose visceral canina no município de São Vicente Férrer, Estado de Pernambuco, Brasil PUBVET, Publicações em Medicina Veterinária e Zootecnia. Leishmaniose visceral canina no município de São Vicente Férrer, Estado de Pernambuco, Brasil Otamires Alves da Silva* e Geovania Maria da Silva

Leia mais

7 a 9 de Outubro de 2015, Botucatu São Paulo,

7 a 9 de Outubro de 2015, Botucatu São Paulo, CASOS DE RAIVA EM HERBÍVOROS NA ZONA RURAL DE BOTUCATU/SP E A ATITUDE DOS PROPRIETÁRIOS DIANTE DO PROBLEMA - AÇÃO DA VIGILÂNCIA AMBIENTAL EM SAÚDE DE BOTUCATU/SP Selene Daniela Babboni 1*, Emerson Legatti

Leia mais

OPINIÃO PÚBLICA SOBRE O ABANDONO DE CÃES E GATOS EM UM BAIRRO DA CIDADE DE AQUIDAUANA, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL

OPINIÃO PÚBLICA SOBRE O ABANDONO DE CÃES E GATOS EM UM BAIRRO DA CIDADE DE AQUIDAUANA, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL OPINIÃO PÚBLICA SOBRE O ABANDONO DE CÃES E GATOS EM UM BAIRRO DA CIDADE DE AQUIDAUANA, ESTADO DE MATO GROSSO DO SUL Daniely Rocha INSABRAL 1, Bruna Gasparini DIONIZIO 1, Taynara da Silva ALMEIDA 1, Vitória

Leia mais

Migração errática de microfilárias de Dirofilaria immitis em tecido muscular intraherniário de um paciente canino

Migração errática de microfilárias de Dirofilaria immitis em tecido muscular intraherniário de um paciente canino Migração errática de microfilárias de Dirofilaria immitis em tecido muscular intraherniário de um paciente canino Erratic migration of microfilaria of Dirofilaria immitis in intra hernia muscle tissue

Leia mais

COMPORTAMENTO E PERCEPÇÃO DE PROPRIETÁRIOS DE ANIMAIS DE COMPANHIA EM RELAÇÃO AO DESTINO DAS FEZES DE SEUS ANIMAIS EM CONCÓRDIA - SC

COMPORTAMENTO E PERCEPÇÃO DE PROPRIETÁRIOS DE ANIMAIS DE COMPANHIA EM RELAÇÃO AO DESTINO DAS FEZES DE SEUS ANIMAIS EM CONCÓRDIA - SC COMPORTAMENTO E PERCEPÇÃO DE PROPRIETÁRIOS DE ANIMAIS DE COMPANHIA EM RELAÇÃO AO DESTINO DAS FEZES DE SEUS ANIMAIS EM CONCÓRDIA - SC BERNARDI, Natacha Jaqueline 1 ; GIACOMIN, Patricia 2 ; CHAPPUIS, Raquel

Leia mais

PREFEITURA DE FLORIANÓPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES RAIVA

PREFEITURA DE FLORIANÓPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE CENTRO DE CONTROLE DE ZOONOSES RAIVA RAIVA O que é? A Raiva é uma enfermidade infecto-contagiosa causada por um RNA vírus, da família Rhabdoviridae e gênero Lyssavirus, que atinge o Sistema Nervoso Central (SNC) de mamíferos provocando encefalomielite

Leia mais

O USO DA DOSE FRACIONADA: VALE A PENA?

O USO DA DOSE FRACIONADA: VALE A PENA? Compartilhe conhecimento: Pesquisas desenvolvidas na Fiocruz abordam novas estratégias para combater ambas as doenças, de enorme impacto social e econômico no Brasil e no mundo. No último mês, dia 25,

Leia mais

Bem-vindo a casa. Um gatinho bateu à vossa porta Terão já tudo pronto para ele? PTCAHMIL00090

Bem-vindo a casa. Um gatinho bateu à vossa porta Terão já tudo pronto para ele? PTCAHMIL00090 Bem-vindo a casa Um gatinho bateu à vossa porta Terão já tudo pronto para ele? E M CASA EM CASA TEMOS UM GATINHO. O QUE FAZEMOS? As bases de uma boa convivência Pouco a pouco irá compreender a sua linguagem.

Leia mais

RESULTADO DO LIRAa JANEIRO FEVEREIRO/15

RESULTADO DO LIRAa JANEIRO FEVEREIRO/15 RESULTADO DO LIRAa JANEIRO FEVEREIRO/15 1º LIRAa 2015 - Situação dos municípios brasileiros Participação voluntária de 1.844 municípios Pesquisa realizada entre janeiro/fevereiro de 2015; Identifica focos

Leia mais

QUANTIFICAÇÃO DAS DOENÇAS NAS POPULAÇÕES

QUANTIFICAÇÃO DAS DOENÇAS NAS POPULAÇÕES QUANTIFICAÇÃO DAS DOENÇAS NAS POPULAÇÕES Prof. Francisco Baptista A defesa da saúde populacional, através de medidas de profilaxia, tem como base o conhecimento da freqüência da doença e dos seus determinantes,

Leia mais

INTRODUÇÃO. circulantes

INTRODUÇÃO. circulantes PREVALÊNCIA DE MICROFILÁRIAS EM DIFERENTES POPULAÇÕES CANINAS MITDCA KURJBAYASHI HAGIWARA Professora Livre-Docente MARIA HELENA MATIKO AKAO LARSSON Professora Assistente Doutora CARLOS EDUARDO LARSSON

Leia mais

PREVALÊNCIA DE INFECÇÕES POR FILARÍDEOS EM CÃES DE MICRORREGIÕES DE NATAL, BRASIL RESUMO ABSTRACT

PREVALÊNCIA DE INFECÇÕES POR FILARÍDEOS EM CÃES DE MICRORREGIÕES DE NATAL, BRASIL RESUMO ABSTRACT PREVALÊNCIA DE INFECÇÕES POR FILARÍDEOS EM CÃES DE MICRORREGIÕES DE NATAL, BRASIL (Prevalence of canine filarial infections in micro regions of Natal, Brazil) Débora Rochelly Alves FERREIRA 1, Tatiana

Leia mais

PESQUISA DE ENDOPARASITAS EM CÃES DE COMPANHIA NA REGIÃO DE ÁGUAS CLARAS-DF

PESQUISA DE ENDOPARASITAS EM CÃES DE COMPANHIA NA REGIÃO DE ÁGUAS CLARAS-DF PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MEDICINA VETERINÁRIA PESQUISA DE ENDOPARASITAS EM CÃES DE COMPANHIA NA REGIÃO DE ÁGUAS CLARAS-DF BRASÍLIA 2012 PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA MEDICINA VETERINÁRIA PESQUISA

Leia mais

HIMENOLEPÍASE RA:

HIMENOLEPÍASE RA: HIMENOLEPÍASE Grupo 12 Nomes: Amanda Chelala Manuela de Queiroz Belardi Bianca Zorge Vasconcelos Bruna Moraes Camargo Fernanda Sayuri Watanabe Nakakogue RA: 1801038 1801163 1801165 1801170 1801171 CARACTERÍSTICAS

Leia mais

PERFIL DA POPULAÇÃO CANINA DOMICILIADA DO LOTEAMENTO JARDIM UNIVERSITÁRIO, MUNICÍPIO DE SÃO CRISTÓVÃO, SERGIPE, BRASIL

PERFIL DA POPULAÇÃO CANINA DOMICILIADA DO LOTEAMENTO JARDIM UNIVERSITÁRIO, MUNICÍPIO DE SÃO CRISTÓVÃO, SERGIPE, BRASIL 1 PERFIL DA POPULAÇÃO CANINA DOMICILIADA DO LOTEAMENTO JARDIM UNIVERSITÁRIO, MUNICÍPIO DE SÃO CRISTÓVÃO, SERGIPE, BRASIL ALINE R. DE MENEZES 1, ROSEANE N. S. CAMPOS 2, MARIA JOSÉ DOS SANTOS 1, CLEODOM

Leia mais

S U M Á R I O. 1 Ainda Ocorrem Casos de Raiva Humana? 2 O que é a Raiva? 3 Como a Raiva é Transmitida? 4 Como Previnir a Raiva?

S U M Á R I O. 1 Ainda Ocorrem Casos de Raiva Humana? 2 O que é a Raiva? 3 Como a Raiva é Transmitida? 4 Como Previnir a Raiva? MEDICINA VETERINÁRIA RAIVA POR PROFA. DRA. ADRIANA MORAES DA SILVA S U M Á R I O 1 Ainda Ocorrem Casos de Raiva Humana? 2 O que é a Raiva? 3 Como a Raiva é Transmitida? 4 Como Previnir a Raiva? 5 O Que

Leia mais

Dirofilaria immitis (Leidy, 1856) no entorno de um caso felino: um estudo sobre sua transmissão

Dirofilaria immitis (Leidy, 1856) no entorno de um caso felino: um estudo sobre sua transmissão doi:10.4322/rbpv.018e1003 Rev. Bras. Parasitol. Vet., Jaboticabal, v. 18, supl. 1, p. 14-18, dez. 2009 ISSN 1984-2961 (eletrônico) Artigo Completo Dirofilaria immitis (Leidy, 1856) no entorno de um caso

Leia mais

College Student Assessment of Federal Rural University of Pernambuco in Serra Talhada on Leishmaniasis

College Student Assessment of Federal Rural University of Pernambuco in Serra Talhada on Leishmaniasis Avaliação dos Alunos Universitários da Universidade Federal Rural de Pernambuco em Serra Talhada sobre Leishmaniose Felipe Texeira Lima 1, Carla Katiane dos Santos de Oliveira 2, Luiz Henrique Alexandre

Leia mais

ESTUDO DE 15 CASOS DE DIOCTOPHYMA RENALE NA REGIÃO DE PELOTAS-RS STUDY OF 15 CASES IN DIOCTOPHYMA RENALE PELOTAS-RS REGION

ESTUDO DE 15 CASOS DE DIOCTOPHYMA RENALE NA REGIÃO DE PELOTAS-RS STUDY OF 15 CASES IN DIOCTOPHYMA RENALE PELOTAS-RS REGION ESTUDO DE 15 CASOS DE DIOCTOPHYMA RENALE NA REGIÃO DE PELOTAS-RS STUDY OF 15 CASES IN DIOCTOPHYMA RENALE PELOTAS-RS REGION ¹VALLE, B. D. S. ; ¹SAPIN, C. F.; ¹SILVA-MARIANO, L. C.; ¹ FIALHO-XAVIER, A. G.;

Leia mais

Vigilância Epidemiológica Informar para conhecer. Profª Sandra Costa Fonseca

Vigilância Epidemiológica Informar para conhecer. Profª Sandra Costa Fonseca Vigilância Epidemiológica Informar para conhecer Profª Sandra Costa Fonseca Lições da varíola Uma das enfermidades mais devastadoras da história da humanidade Quase 500 milhões de mortes só no século XX

Leia mais

ESPOROTRICOSE EM FELINOS DOMÉSTICOS

ESPOROTRICOSE EM FELINOS DOMÉSTICOS ESPOROTRICOSE EM FELINOS DOMÉSTICOS MONTEIRO, Héllen Renata Borges TANENO, Joyce Costa Discentes da Faculdade de Zootecnia e Medicina Veterinária de Garça SP, FAMED/FAEF, UNITERRA hellen_monteiro@zipmail.com.br

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BONITO- RJ DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS

PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BONITO- RJ DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO BONITO- RJ DECISÃO DOS RECURSOS CONTRA GABARITO PRELIMINAR I DOS RECURSOS Trata-se de recursos interpostos pelos candidatos infra relacionados, concorrentes ao cargo, VETERINÁRIO

Leia mais

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE CÃES E GATOS SOBRE INFLUENCIA DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DE SEUS TUTORES NO MUNICÍPIO DE PARAUAPEBAS-PA

AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE CÃES E GATOS SOBRE INFLUENCIA DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DE SEUS TUTORES NO MUNICÍPIO DE PARAUAPEBAS-PA AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE CÃES E GATOS SOBRE INFLUENCIA DO PERFIL SOCIOECONÔMICO DE SEUS TUTORES NO MUNICÍPIO DE PARAUAPEBAS-PA Amanda Tavares MAGNO* 1, Andressa Martins MARINHO 2, Fernando Barbosa TAVARES

Leia mais

Características gerais

Características gerais Características gerais Já foram denominados Aschelminthes. São vermes de corpo cilíndrico e com pontas afinadas. Podem ser aquáticos, terrestres ou parasitas. Possuem tubo digestivo completo. São triblásticos

Leia mais

Numerosas espécies apresentam vida livre, porém muitas são parasitas de plantas e animais.

Numerosas espécies apresentam vida livre, porém muitas são parasitas de plantas e animais. Corpo cilíndrico, recoberto por uma cutícula resistente. Numerosas espécies apresentam vida livre, porém muitas são parasitas de plantas e animais. Muitos nematelmintos de vida livre são carnívoros e se

Leia mais

ASSOCIAÇÃO DA CARGA PARASITÁRIA NO EXAME CITOLÓGICO DE PUNÇÃO BIÓPSIA ASPIRATIVA DE LINFONODO COM O PERFIL CLÍNICO DE CÃES COM LEISHMANIOSE VISCERAL.

ASSOCIAÇÃO DA CARGA PARASITÁRIA NO EXAME CITOLÓGICO DE PUNÇÃO BIÓPSIA ASPIRATIVA DE LINFONODO COM O PERFIL CLÍNICO DE CÃES COM LEISHMANIOSE VISCERAL. ASSOCIAÇÃO DA CARGA PARASITÁRIA NO EXAME CITOLÓGICO DE PUNÇÃO BIÓPSIA ASPIRATIVA DE LINFONODO COM O PERFIL CLÍNICO DE CÃES COM LEISHMANIOSE VISCERAL. WALESSON DE ARAUJO ABREU 1 ; HELCILEIA DIAS SANTOS

Leia mais

CISTICERCOSE EM SUÍNOS

CISTICERCOSE EM SUÍNOS CISTICERCOSE EM SUÍNOS SANTOS, Luana Maria l.u.a.a@zipmail.com.br ROCHA, Jessé Ribeiro Acadêmicos da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia FAMED/Garça. Pinheiro Júnior, Osni Álamo Piccinin, Adriana

Leia mais

PREVALÊNCIAS COMPARADAS DOS INTERNAMENTOS POR CONDIÇÕES SENSÍVEIS À ATENÇÃO PRIMÁRIA ENTRE MARINGÁ, PARANÁ E BRASIL

PREVALÊNCIAS COMPARADAS DOS INTERNAMENTOS POR CONDIÇÕES SENSÍVEIS À ATENÇÃO PRIMÁRIA ENTRE MARINGÁ, PARANÁ E BRASIL PREVALÊNCIAS COMPARADAS DOS INTERNAMENTOS POR CONDIÇÕES SENSÍVEIS À ATENÇÃO PRIMÁRIA ENTRE MARINGÁ, PARANÁ E BRASIL Arthur Rocha Barros 1 ; Carolina Ferreira Simões 2 ; Willian Augusto de Melo 3 RESUMO:

Leia mais

ANÁLISE ESPACIAL DE LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA (LVC) EM URUGUAIANA, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL ( ).

ANÁLISE ESPACIAL DE LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA (LVC) EM URUGUAIANA, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL ( ). 1 ANÁLISE ESPACIAL DE LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA (LVC) EM URUGUAIANA, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL (2012-2013). RONIELE SANTANA VALENTE 1, YASMIM GUILHARDO 1, DANTON GOULART BITTENCOURT 1, LAURA ILARRAZ

Leia mais

UM ESTUDO SOBRE MODELOS EPIDEMIOLÓGICOS ENVOLVENDO EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS

UM ESTUDO SOBRE MODELOS EPIDEMIOLÓGICOS ENVOLVENDO EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS UM ESTUDO SOBRE MODELOS EPIDEMIOLÓGICOS ENVOLVENDO EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS Valdir Junior Florentin de Aguiar 1 ; Maristela Missio 1 Estudante do curso de Matemática da UEMS, Unidade Universitária

Leia mais

Aprimorando em Medicina Veterinária, Fundação Educacional de Ituverava Faculdade Dr. Francisco Maeda (FAFRAM),

Aprimorando em Medicina Veterinária, Fundação Educacional de Ituverava Faculdade Dr. Francisco Maeda (FAFRAM), LEVANTAMENTO EPIDEMIOLÓGICO DE LEISHMANIOSE VISCERAL AMERICANA, NOS ANOS DE 2009 E 2010 EM MUNICÍPIO DE REGIÃO ENDÊMICA DO NOROESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO. Karine Lopes PINTO 1 ; Aline Gomes de CAMPOS

Leia mais

Anais do 38º CBA, p.1478

Anais do 38º CBA, p.1478 1 HEMOPARASITOSES EM CÃES DOMICILIADOS ATENDIDOS EM HOSPITAL VETERINÁRIO NO MUNICÍPIO DE MOSSORÓ-RN, BRASIL HEMOPARASITOSES IN DOMICILED DOGS TAKEN IN A VETERINARY HOSPITAL IN THE CITY OF MOSSORÓ-RN, BRASIL

Leia mais

TÍTULO: OCORRÊNCIA DE LEISHMANIA SP DETECTADA POR PCR EM LABORATÓRIO DE PATOLOGIA CLÍNICA PARTICULAR DE SP

TÍTULO: OCORRÊNCIA DE LEISHMANIA SP DETECTADA POR PCR EM LABORATÓRIO DE PATOLOGIA CLÍNICA PARTICULAR DE SP Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: OCORRÊNCIA DE LEISHMANIA SP DETECTADA POR PCR EM LABORATÓRIO DE PATOLOGIA CLÍNICA PARTICULAR

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral EF2

Plano de Recuperação Semestral EF2 Série/Ano: 7º ANO Ciências Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de rever os conteúdos trabalhados durante o semestre nos quais apresentou dificuldade e que servirão como pré-requisitos para os

Leia mais

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR 1

42º Congresso Bras. de Medicina Veterinária e 1º Congresso Sul-Brasileiro da ANCLIVEPA - 31/10 a 02/11 de Curitiba - PR 1 1 DANIELA DOS SANTOS 1, JAMILE PRADO DOS SANTOS 2, CAMILA CAROLINE CARLINI 1, MARIA JOSÉ DOS SANTOS 1, WEMERSON DE SANTANA NERES 1 1 Graduando (a) em Medicina Veterinária, Universidade Federal de Sergipe

Leia mais

CENSO AMIB 2016/2017. Relatório Médicos

CENSO AMIB 2016/2017. Relatório Médicos CENSO AMIB 2016/2017 Relatório Médicos OBJETIVO O objetivo primário deste relatório foi analisar os dados provenientes de uma pesquisa realizada com médicos que trabalham em Unidades de Tratamento Intensivo

Leia mais

COES Febre Amarela CENTRO DE OPERAÇÕES DE EMERGÊNCIAS EM SAÚDE PÚBLICA SOBRE FEBRE AMARELA

COES Febre Amarela CENTRO DE OPERAÇÕES DE EMERGÊNCIAS EM SAÚDE PÚBLICA SOBRE FEBRE AMARELA COES Febre Amarela CENTRO DE OPERAÇÕES DE EMERGÊNCIAS EM SAÚDE PÚBLICA SOBRE FEBRE AMARELA INFORME Nº 33/2017 MONITORAMENTO DOS CASOS E ÓBITOS DE FEBRE AMARELA NO BRASIL INÍCIO DO EVENTO: Dezembro de 2016

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE NOTA TÉCNICA CCZ/CIEVS/DVIS/SMS N.º 03/2018 DE 23 DE FEVEREIRO DE 2018

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIRETORIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE NOTA TÉCNICA CCZ/CIEVS/DVIS/SMS N.º 03/2018 DE 23 DE FEVEREIRO DE 2018 NOTA TÉCNICA CCZ/CIEVS/DVIS/SMS N.º 03/2018 DE 23 DE FEVEREIRO DE 2018 ASSUNTO: Situação da Raiva animal em Salvador A raiva é uma encefalite viral aguda que pode acometer todos os mamíferos, inclusive

Leia mais

INFECÇÃO EXPERIMENTAL DO Aedes aegypti (DIPTERA: CULICIDAE) COM Dirofilaria immitis (NEMATODA: FILARIDAE)

INFECÇÃO EXPERIMENTAL DO Aedes aegypti (DIPTERA: CULICIDAE) COM Dirofilaria immitis (NEMATODA: FILARIDAE) INFECÇÃO EXPERIMENTAL DO Aedes aegypti (DIPTERA: CULICIDAE) COM Dirofilaria immitis (NEMATODA: FILARIDAE) [Experimental infection of Aedes aegypti (Diptera: Culicidae) with Dirofilaria immitis (Nematoda:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL CAMPUS DE REALEZA CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DAVI FERNANDO ALBA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL CAMPUS DE REALEZA CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DAVI FERNANDO ALBA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL CAMPUS DE REALEZA CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DAVI FERNANDO ALBA AVALIAÇÃO DA PERCEPÇÃO DA TOXOPLASMOSE POR GESTANTES E MÉDICOS EM MUNICÍPIOS DO SUDOESTE DO PARANÁ

Leia mais

do Vale do Araguaia UNIVAR - LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA HUMANA NO MUNICÍPIO DE GENERAL CARNEIRO MATO GROSSO

do Vale do Araguaia UNIVAR -   LEISHMANIOSE TEGUMENTAR AMERICANA HUMANA NO MUNICÍPIO DE GENERAL CARNEIRO MATO GROSSO 1 JORDANA BELOS DOS SANTOS 1, ANDRÉ LUIZ FERNANDES DA SILVA 2, PATRÍCIA GELLI FERES DE MARCHI 2, ISABELLA RODRIGUES DA SILVA CONDE 1 1 Acadêmicas do Curso de Medicina Veterinária das Faculdades Unidas

Leia mais

Resumo. Introdução. Palavras Chave: Saúde Animal, Saúde Pública Veterinária, Raiva. Keywords: Animal Health, Veterinary Public Health, Rabies.

Resumo. Introdução. Palavras Chave: Saúde Animal, Saúde Pública Veterinária, Raiva. Keywords: Animal Health, Veterinary Public Health, Rabies. Semana de Planejamento de Saúde Animal para a Saúde Pública Veterinária. Cassiano Victória(Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia unesp Botucatu), José Rafael Modolo(Faculdade de Medicina Veterinária

Leia mais

Lucas B. S. De Oliveira¹; Pâmela K. F. De Souza¹; Sayd K. Silva¹; Vitor M. Ribeiro¹

Lucas B. S. De Oliveira¹; Pâmela K. F. De Souza¹; Sayd K. Silva¹; Vitor M. Ribeiro¹ 331 Promoção da saúde animal e saúde humana em coletividades: guia do tutor responsável no controle da leishmaniose Animal health and human health promotion in collectives: guideline for the responsible

Leia mais

PERCEPÇÃO DOS TUTORES DE CÃES EM RELAÇÃO À UTILIZAÇÃO DE DIETAS ÚMIDAS NO MUNICÍPIO DE DOM PEDRITO RS.

PERCEPÇÃO DOS TUTORES DE CÃES EM RELAÇÃO À UTILIZAÇÃO DE DIETAS ÚMIDAS NO MUNICÍPIO DE DOM PEDRITO RS. PERCEPÇÃO DOS TUTORES DE CÃES EM RELAÇÃO À UTILIZAÇÃO DE DIETAS ÚMIDAS NO MUNICÍPIO DE DOM PEDRITO RS. Flávia Luiza LAVACH* 1, Paula Gabrielle da Costa Gisler Silva 1, Felipe Eduardo LUEDKE¹, Sigrid Machado

Leia mais