Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Alta Floresta (UNEMAT/AF). Alta Floresta (UNEMAT/AF).

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Alta Floresta (UNEMAT/AF). Alta Floresta (UNEMAT/AF)."

Transcrição

1 PREVALÊNCIA DO CONSUMO DE CIGARRO: QUAIS SÃO OS FATORES ASSOCIADOS AO USO? 4 Jorge Lucas Salvi LOPES 1* ; William Nunes de CARVALHO 1 ; Luis Fernando DE FARIAS 2 ; Adriana Matheus de Costa SORATO 3. 1 Graduandos do curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas, Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Alta Floresta (UNEMAT/AF). 2 Licenciado em Ciências Biológicas, Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Alta Floresta (UNEMAT/AF). 3 Docente do curso de Licenciatura e Bacharelado de Ciências Biológicas, Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Alta Floresta (UNEMAT/AF). 4 Projeto ADD Saúde: Promoção e prevenção à saúde nas escolas da rede pública de Alta Floresta MT. * gordinho_afl@hotmail.com RESUMO O cigarro ao ser queimado libera a nicotina (causadora da dependência), o monóxido de carbono e o alcatrão, e metais pesados como o níquel e chumbo, essa droga pode ocasionar doenças como problemas pulmonares e cardiovasculares, e até o câncer. O objetivo deste estudo é verificar a prevalência do cigarro na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/AF) entre jovens universitários dos cursos de Bacharelado em Agronomia e Bacharelado em Engenharia Florestal. Foram aplicados 95 questionários anônimos e auto preenchíveis, analisou-se ainda as estatísticas descritivas (desvio padrão, frequência relativa, media), por meio do software R, utilizando o teste de Qui-quadrado, onde valores de p abaixo de 0,05 são considerados significativos. Constatou-se que a maioria dos entrevistados, 61,05% são do sexo masculino com idade entre 17 e 22 anos (81,72%), renda familiar de 1 até 4 salários mínimos (60,22%), e o estado civil solteiro (95,40%). O público apresenta idade média de 20,69 ± 2,70 anos. Os entrevistados afirmaram que os amigos são as pessoas mais próximas que fumam, e que o fator chave para o início à vida tabágica foi a curiosidade. Notou-se ainda que todos os entrevistados reconhecem que o cigarro faz mal à saúde, e que a maioria dos entrevistados disseram que sentem-se incomodados perto de pessoas que fumam. Palavras-Chave: Tabagismo, Saúde Coletiva, Dependência Química. CIGARETTE CONSUMPTION PREVALENCE: WHAT ARE THE ASSOCIATED FACTORS TO USE? 4 ABSTRACT The cigarette when burned releases nicotine (causing the addiction), the carbon monoxide and the tar, and heavy metals such as nickel and lead, this drug may cause diseases such as pulmonary and cardiovascular problems, and even cancer. The aim of this study is verify cigarette prevalence in University of the State of Mato Grosso (UNEMAT/AF) between university youngs of course of bachelor s degree in Agronomy and Forest Engineering. They were applied 95 questionaires anonymous and auto fill, yet analyzed the descriptive statistics (standard deviation, relative frequency, mean) through R software, using the chi-square test, where p values below 0.05 are considered significant.

2 It was found that the majority of respondents, 61.05% are males aged between 17 and 22 years (81.72%), family income from 1 to 4 minimum wages (60.22 %), marital status as single (95.40%). It has an mean age of ± 2.70 years. The respondents said the friends are the closest people who smoke, and that the key factor to start the smoking life was curiosity. It was noted still that all respondents recognize that cigarette is harmful to health, and that the majority of respondents said they fell uncomfortable around people who smoke. Keywords: Smoking, Public Health, Substance Addiction. INTRODUÇÃO O tabagismo está inserido no código internacional de doenças (CID 10), sendo classificado como uma doença crônica, causada pela dependência da nicotina (ANVISA, 2009); está também inserida no grupo de transtornos mentais e de comportamento provenientes do uso de substancias psicoativas (BARROS & LIMA, 2011) com mais de substâncias tóxicas (ROSEMBERG, 1999). Na atualidade é muito comum o hábito tabágico em todos os sexos e idades, considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a principal causa evitável de mortes no mundo, isso ocorre por causa da dependência causada pela nicotina presente no tabaco e suas consequências ao corpo humano. A utilização do cigarro e de produtos derivados do tabaco é considerada uma pandemia silenciosa (BARROS & LIMA, 2011). Os jovens de hoje estão à procura de prazer e da sensação de liberdade, e muitas vezes fazem o uso para esquecer os medos, os problemas financeiros ou problemas relacionados ao âmbito familiar, onde declaram que o cigarro auxilia no esquecimento dos mesmos. Não se pode deixar de perceber que este fato também está ligado intimamente às relações sociais (CABRERIZO & IOCCA, 2014). Este trabalho teve como objetivo verificar o uso e a dependência do cigarro na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/AF) por acadêmicos dos cursos de Bacharelado em Agronomia e Bacharelado em Engenharia Florestal. MATERIAL E MÉTODOS Este estudo foi realizado em 2015 com discentes de dois cursos (Agronomia e Engenharia Florestal) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) no Campus de Alta Floresta, localizado na Avenida Perimetral Rogério Silva, nº 4930, Jardim Flamboyant. A pesquisa possui abordagem quantitativa, descritivo-exploratório, composta de uma amostra de 95 estudantes. Utilizou-se um questionário estruturado, anônimo, autopreenchível de caráter direcionado (questões destinadas a diferentes grupos: fumantes, não fumantes, ex-fumantes e os que experimentaram cigarro), aplicado de forma coletiva e voluntária. Após a sua aplicação foram calculadas estatísticas descritivas (media, desvio padrão e frequência relativa). Os dados foram analisados utilizando software livre R, sendo as respostas comparadas pelo teste Qui-Quadrado de Pearson, onde os valores de p menores que 0,05 foram considerados significativos.

3 RESULTADOS E DISCUSSÕES Dos 95 entrevistados, a maioria dos estudantes são do gênero masculino (61,05%), entre 17 e 22 anos (81,72%), renda familiar de 1 a 4 salários mínimos (60,22%), e solteiros (95,40%) (Tabela 1). Possuem idade média de 20,69 ± 2,70 anos. Observou-se a predominância de não fumantes (70,53%; p valor<0,01) (Figura 1). Todos os estudantes afirmam que o cigarro é prejudicial à saúde e que acarreta diversas doenças ao organismo como problemas respiratórios e câncer (p valor<0,01). Diversos trabalhos relataram que esta droga traz malefícios à saúde humana como doenças cardiovasculares e pulmonares (SILVA et al., 2008; FERREIRA et al., 2011; RAMIS et al., 2012). Tabela 1 - Distribuição das variáveis sociodemograficas dos estudantes da Universidade do Estado de Mato Grosso de Alta Floresta (UNEMAT/AF). Variáveis Frequência (%) p valor* Gênero <0,01 Feminino 38,95% Masculino 61,05% Faixa Etária <0, ,24% ,48% ,75% ,45% ,08% Renda Familiar <0,01 Até 1 8,60% 1 e 2 32,26% 3 e 4 27,96% 5 e 6 12,90% Maior que 6 15,05% Estado Civil <0,01 Solteiro 95,40% Casado 4,30% Divorciado 1,08% Amasiado 3,23% Viúvo 0% *Teste Qui-Quadrado de Pearson (p<0,05 são significativos) Os entrevistados que não são fumantes, afirmam que, dentre as pessoas próximas que fumam, a maioria são os amigos (p valor<0,01). No entanto, a maioria dos acadêmicos não fumantes que ficam perto de pessoas que fazem uso do hábito, sente-se incomodada e acaba mudando de lugar (p valor<0,01). Há diversos estudos que relatam que os amigos são influenciadores do uso tabágico, o que é um resultado preocupante, pois, pode incentivar os entrevistados que não possuem este hábito a adquiri-lo (HALTY et al., 2002; SILVA et al., 2008; BARROS & LIMA, 2011). Este trabalho está de acordo com Stramari et al. (2009), onde relata que os estudantes de sua pesquisa que não

4 praticavam o hábito tabágico de cigarro evitavam ficar em locais onde os fumantes praticavam o hábito tabágico. Em relação aos que experimentaram, todos afirmaram que o cigarro faz mal à saúde, e que os amigos são a maioria das pessoas próximas que fumam (p valor<0,01). Na maioria dos casos, o fator chave que levou os estudantes a experimentar o cigarro foi a curiosidade (p valor<0,01). O estudo de Falcão & Costa (2008), também afirma que os amigos são as pessoas próximas que fazem uso deste hábito em maior proporção. O presente trabalho corrobora com o estudo de Bourguignon et al. (2011), no qual observou que a curiosidade é fator influenciador do uso, pois foi o motivo principal para os fumantes desenvolverem tal hábito (75%). Figura 1 Frequência relativa do hábito tabágico de cigarro entre os estudantes da Universidade do Estado de Mato Grosso de Alta Floresta (UNEMAT/AF). Nos estudantes classificados na categoria de ex-fumantes, todos afirmam ter parado com o habito tabágico por iniciativa própria e medo de doenças que o cigarro pode trazer. De acordo com Ferreira et al. (2011), os estudantes cessaram o hábito tabágico de cigarro principalmente por apresentarem problemas relacionados ao uso (16,9%), por aprenderem que cessar o hábito é benéfico (13%), determinação e vontade de interromper a utilização (11,7%), solicitação de indivíduos próximas (11,7%) e devido trabalhar na área da saúde. CONSIDERAÇÕES FINAIS Há maior proporção de estudantes não fumantes nos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal, no entanto, a influência dos amigos que praticam o hábito pode levá-los ao uso. Desse modo, devido à rápida dependência do usuário causada pela nicotina, são necessárias campanhas de conscientização a respeito dos prejuízos que o tabaco causa no organismo, também é importante ressaltar que a interrupção precoce do habito tabágico, proporciona uma vida de qualidade no contexto social e no âmbito familiar.

5 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA (ANVISA). A Anvisa na Redução da Exposição Involuntária à Fumaça do Tabaco. Brasília: ANVISA, p. BARROS, E. R.; LIMA, R. M. Prevalência e Características do Tabagismo de Universitários de Instituições Públicas e Privadas na Cidade de Campos dos Goytacazes, RJ. VÉRTICES, Campo dos Goytacazes, v.13, n.3, p , BOURGUIGNON, L.N.; SILVA, B.P.; COELHO, M.P.; SIQUEIRA, M.M. O uso do tabaco entre os estudantes de enfermagem do Centro Universitário do Espírito Santo (Ceunes). Revista Brasileira de Pesquisa em Saúde, v.13, n.4, p.35-40, CABRERIZO, T.B.; IOCCA, F.A.S. Drogas no contexto escolar: Processo de prevenção e sensibilização. Revista Eventos Pedagógicos, v.5, n.2, p , FALCÃO, T.J.O.; COSTA, I.C.C. O tabagismo em um município de pequeno porte: um estudo etnográfico como base para geração de um programa de saúde pública. Jornal Brasileiro de Pneumologia, v.34, n.2, p.91-97, FERREIRA, S.A.L.; TEIXEIRA, C.C.; CORRÊA, A.P.A.; LUCENA, A.F.; ECHER, I.C. Motivos que contribuem para indivíduos de uma escola de nível superior tornarem-se ou não tabagistas. Revista Gaúcha de Enfermagem, v.32, n.2, p , HALTY, L.S.; HÜTTNER, M.D.; NETTO, I.O.; FENKER, T.; PASQUALINI, T.; LEMPEK, P.; SANTOS, A.; MUNIZ, A. Pesquisa Sobre Tabagismo entre Médicos de Rio Grande, RS: Prevalência e Perfil do Fumante. Jornal de Pneumologia, v.28, n.2, p.77-83, RAMIS, T. R.; MIELKE, G. I.; HABEYCHE, E. C.; OLIZ, M. M.; AZEVEDO, M. R.; HALLAL, P. C. Tabagismo e Consumo do Álcool em Estudantes Universitários: Prevalência e Fatores Associados. Revista Brasileira de Epidemiologia, v.15, n.2, p , ROSEMBERG, J. Poluição Ambiental e Repercussões de Fumo Sobre o Pulmão da Criança e do Adolescente. In: ROZOV, T. Doenças Pulmonares em Pediatria: Diagnóstico e Tratamento. 1ed. São Paulo: Atheneu, P SILVA, M.P.; SILVA, R.M.V.G.; BOTELHO, C. Fatores Associados à Experimentação de Cigarro em Adolescentes. Jornal Brasileiro de Pneumologia, v.34, n.11, p , STRAMARI, L.M.; KURTZ, M.; SILVA, L.C.C. Prevalência e Fatores Associados ao Tabagismo em Estudantes de Medicina de uma Universidade em Passo Fundo (RS). Jornal Brasileiro de Pneumologia, v.35, n.5, p , 2009.

LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE O USO DE CIGARROS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SOBRAL-CE

LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE O USO DE CIGARROS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SOBRAL-CE LEVANTAMENTO DE DADOS SOBRE O USO DE CIGARROS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA EM SOBRAL-CE Gláucia Monte Carvalho¹; Maria do Livramento Oliveira Nascimento; Dougliane Gomes de Souza; Larisse

Leia mais

ÍNDICE DO TABAGISMO NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO, CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA

ÍNDICE DO TABAGISMO NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO, CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA ÍNDICE DO TABAGISMO NO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO, CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TANGARÁ DA SERRA Keity Natalia dos Santos Pereira * Roseani Peixto dos Reis Janaína

Leia mais

AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE TABAGISMO ENTRE ACADÊMICOS DA ÁREA DA SAÚDE DE UMA INSTITUIÇÃO DE NÍVEL SUPERIOR

AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE TABAGISMO ENTRE ACADÊMICOS DA ÁREA DA SAÚDE DE UMA INSTITUIÇÃO DE NÍVEL SUPERIOR ISBN 978-85-61091-05-7 Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 27 a 30 de outubro de 2009 AVALIAÇÃO DO ÍNDICE DE TABAGISMO ENTRE ACADÊMICOS DA ÁREA DA SAÚDE DE UMA INSTITUIÇÃO DE NÍVEL SUPERIOR

Leia mais

PREVALÊNCIA DE TABAGISMO E GRAU DE DEPENDÊNCIA DE NICOTINA ENTRE ESTUDANTES DO CURSO DE BIOLOGIA DA UEPG.

PREVALÊNCIA DE TABAGISMO E GRAU DE DEPENDÊNCIA DE NICOTINA ENTRE ESTUDANTES DO CURSO DE BIOLOGIA DA UEPG. 110. EA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE (X ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA PREVALÊNCIA DE TABAGISMO E GRAU

Leia mais

CESSAÇÃO DO TABACO EM PACIENTES PARTICIPANTES DE PROJETO DE EXTENSÃO EDUCANDO E TRATANDO O TABAGISMO NO ANO DE 2014

CESSAÇÃO DO TABACO EM PACIENTES PARTICIPANTES DE PROJETO DE EXTENSÃO EDUCANDO E TRATANDO O TABAGISMO NO ANO DE 2014 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

Perfil epidemiológico do consumo de álcool entre os estudantes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Perfil epidemiológico do consumo de álcool entre os estudantes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Perfil epidemiológico do consumo de álcool entre os estudantes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará Daniela Morais Silva Elaine Ferreira Chaves Ana Cristina Viana Campos Palavras chave: Epidemiologia,

Leia mais

Tabagismo entre estudantes de profissões de saúde: prevalência, conhecimento, atitudes e opiniões

Tabagismo entre estudantes de profissões de saúde: prevalência, conhecimento, atitudes e opiniões Tabagismo entre estudantes de profissões de saúde: prevalência, conhecimento, atitudes e opiniões Anderson Cardoso Eduardo Ribeiro Teixeira Sebastião Jorge da Cunha Gonçalves Maria Cristina Almeida de

Leia mais

PERFIL DOS PACIENTES IDOSOS USUÁRIOS DE TABACO ATENDIDOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ALCIDES CARNEIRO EM CAMPINA GRANDE

PERFIL DOS PACIENTES IDOSOS USUÁRIOS DE TABACO ATENDIDOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ALCIDES CARNEIRO EM CAMPINA GRANDE PERFIL DOS PACIENTES IDOSOS USUÁRIOS DE TABACO ATENDIDOS NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ALCIDES CARNEIRO EM CAMPINA GRANDE Géssica Cruz Galvão (1) ; Jéssika Emanuela Batista Viana (2) ; Lídia Santos Sousa (3)

Leia mais

TÍTULO: PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS AO TABAGISMO EM ALUNOS DE ENFERMAGEM DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

TÍTULO: PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS AO TABAGISMO EM ALUNOS DE ENFERMAGEM DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS AO TABAGISMO EM ALUNOS DE ENFERMAGEM DE UMA INSTITUIÇÃO DE

Leia mais

LIPINSKI, Isabella Maravieski¹ SILVA, Amanda Steudel 1 ZARPELLON, Lidia Dalgallo 2 MULLER, Erildo Vicente³

LIPINSKI, Isabella Maravieski¹ SILVA, Amanda Steudel 1 ZARPELLON, Lidia Dalgallo 2 MULLER, Erildo Vicente³ 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE

Leia mais

CARACTERIZAÇAO SOCIODEMOGRÁFICA DE IDOSOS COM NEOPLASIA DE PULMAO EM UM HOSPITAL DE REFERENCIA EM ONCOLOGIA DO CEARA

CARACTERIZAÇAO SOCIODEMOGRÁFICA DE IDOSOS COM NEOPLASIA DE PULMAO EM UM HOSPITAL DE REFERENCIA EM ONCOLOGIA DO CEARA CARACTERIZAÇAO SOCIODEMOGRÁFICA DE IDOSOS COM NEOPLASIA DE PULMAO EM UM HOSPITAL DE REFERENCIA EM ONCOLOGIA DO CEARA Autor (Bhárbara Luiza de Araújo Pontes); Co-autor (Natureza Nathana Torres Gadelha);

Leia mais

GRAU DE DEPENDÊNCIA DA NICOTINA EM PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE

GRAU DE DEPENDÊNCIA DA NICOTINA EM PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE 9. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TRABALHO (

Leia mais

TABACO E GÊNERO: ANÁLISE DO PROJETO EDUCANDO E TRATANDO O TABAGISMO

TABACO E GÊNERO: ANÁLISE DO PROJETO EDUCANDO E TRATANDO O TABAGISMO 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

Fumo Benefícios para quem deixa de fumar

Fumo Benefícios para quem deixa de fumar Fumo Benefícios para quem deixa de fumar Tabagismo: uma doença Atualmente, o tabagismo é reconhecido como uma doença causada pela dependência de uma droga, a nicotina. O fumante expõe-se a mais de 4.700

Leia mais

Melhora dos indicadores de saúde e da qualidade de vida auto percebidas por pacientes que obtiveram êxito em parar de fumar.

Melhora dos indicadores de saúde e da qualidade de vida auto percebidas por pacientes que obtiveram êxito em parar de fumar. 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO

Leia mais

PREVALÊNCIA DO TABAGISMO E PERFIL DOS TABAGISTAS ENTRE OS ESTUDANTES DA ÁREA DE SAÚDE DA FUNDAÇÃO DOM ANDRÉ ARCOVERDE VALENÇA-RJ

PREVALÊNCIA DO TABAGISMO E PERFIL DOS TABAGISTAS ENTRE OS ESTUDANTES DA ÁREA DE SAÚDE DA FUNDAÇÃO DOM ANDRÉ ARCOVERDE VALENÇA-RJ Vol.19,n.2,pp.6-64 (Jun Ago 217) Brazilian Journal of Surgery and Clinical Research BJSCR PREVALÊNCIA DO TABAGISMO E PERFIL DOS TABAGISTAS ENTRE OS ESTUDANTES DA ÁREA DE SAÚDE DA FUNDAÇÃO DOM ANDRÉ ARCOVERDE

Leia mais

PREVALÊNCIA DO ALCOOLISMO E DO TABAGISMO EM IDOSOS RESIDENTES EM JOÃO PESSOA, PARAÍBA

PREVALÊNCIA DO ALCOOLISMO E DO TABAGISMO EM IDOSOS RESIDENTES EM JOÃO PESSOA, PARAÍBA PREVALÊNCIA DO ALCOOLISMO E DO TABAGISMO EM IDOSOS RESIDENTES EM JOÃO PESSOA, PARAÍBA Allan Batista Silva 1 RESUMO O envelhecimento gera no organismo humano diversas alterações anatômicas e funcionais

Leia mais

TÍTULO: PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS AO TABAGISMO EM ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

TÍTULO: PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS AO TABAGISMO EM ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR TÍTULO: PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS AO TABAGISMO EM ESTUDANTES DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO: CENTRO

Leia mais

ÍNDICE DE FUMANTES QUE DEIXARAM DE FUMAR NO PROJETO EDUCANDO E TRATANDO O TABAGISMO

ÍNDICE DE FUMANTES QUE DEIXARAM DE FUMAR NO PROJETO EDUCANDO E TRATANDO O TABAGISMO 11. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE (X ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA ÍNDICE DE

Leia mais

Mulher e Tabagismo. Ana Luiza Curi Hallal

Mulher e Tabagismo. Ana Luiza Curi Hallal Mulher e Tabagismo Ana Luiza Curi Hallal Objetivos Descrever os principais indicadores epidemiológicos do tabagismo segundo sexo no Brasil Prevalência em adultos Prevalência em escolares Apresentar os

Leia mais

O TABAGISMO E SEUS EFEITOS NO ORGANISMO 1

O TABAGISMO E SEUS EFEITOS NO ORGANISMO 1 O TABAGISMO E SEUS EFEITOS NO ORGANISMO 1 Gisele Coelho Böing 2, Maria Fernanda De Brito Konaszewski 6, Gustavo Henrique Tiecher 3, Isadora Goettems Gomes 4, Katiuscia Adam Mello 5, Viviane Boff Wielens

Leia mais

Em todo o planeta, o consumo de drogas cresce constantemente. Drogas e Escola

Em todo o planeta, o consumo de drogas cresce constantemente. Drogas e Escola 9 Drogas e Escola Jane Domingues de Faria Oliveira Mestre em Educação Física Unicamp Evandro Murer Mestre em Educação Física Unicamp Em todo o planeta, o consumo de drogas cresce constantemente. Recente

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO EDUCANDO E TRATANDO O TABAGISMO

RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROJETO EDUCANDO E TRATANDO O TABAGISMO ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO RELATO DE EXPERIÊNCIA

Leia mais

TABAGISMO é um comportamento dependente, portanto

TABAGISMO é um comportamento dependente, portanto Antonio Tomé O TABAGISMO é uma doença, onde a ingestão de nicotina através do uso de cigarros produz o vício, ou seja, o organismo se acostuma com a presença das substâncias presentes no cigarro, cerca

Leia mais

Prevalência e fatores associados ao tabagismo em estudantes de medicina de uma universidade em Passo Fundo (RS)*

Prevalência e fatores associados ao tabagismo em estudantes de medicina de uma universidade em Passo Fundo (RS)* Artigo Original Prevalência e fatores associados ao tabagismo em estudantes de medicina de uma universidade em Passo Fundo (RS)* Prevalence of and variables related to smoking among medical students at

Leia mais

Uso de outros produtos de tabaco entre adolescentes. Ana Luiza Curi Hallal

Uso de outros produtos de tabaco entre adolescentes. Ana Luiza Curi Hallal Uso de outros produtos de tabaco entre adolescentes Ana Luiza Curi Hallal Objetivos Apresentar a situação atual no Brasil quanto ao uso de outros produtos do tabaco entre adolescentes Prevalência em escolares

Leia mais

E, em 20 anos, esse número chegará a 10 milhões se o consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos continuar aumentando.

E, em 20 anos, esse número chegará a 10 milhões se o consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos continuar aumentando. TABAGISMO O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável no mundo. A organização estima que um terço da população mundial adulta, isto é, cerca de

Leia mais

A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PROMOÇÃO DE AMBIENTES LIVRES DE CIGARRO E NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO TABAGISMO.

A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PROMOÇÃO DE AMBIENTES LIVRES DE CIGARRO E NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO TABAGISMO. 112 Trabalho 0-1/ A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO NA PROMOÇÃO DE AMBIENTES LIVRES DE CIGARRO E NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DO TABAGISMO. SILVA, Kelly Maciel 1 ; GIRONDI, Juliana Balbinot Reis 2 ; SIQUEIRA, Elizimara

Leia mais

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO ANDRESSA PEREIRA LOPES ANSIEDADE E CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS EM ADOLESCENTES SÃO BERNARDO DO CAMPO 2010 ANDRESSA PEREIRA LOPES ANSIEDADE E CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS

Leia mais

PERFIL DOS FUNCIONÁRIOS E DOCENTES TABAGISTAS DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE TERESÓPOLIS CONSTANTINO OTAVIANO (HCTCO), TERESÓPOLIS, RJ

PERFIL DOS FUNCIONÁRIOS E DOCENTES TABAGISTAS DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE TERESÓPOLIS CONSTANTINO OTAVIANO (HCTCO), TERESÓPOLIS, RJ PERFIL DOS FUNCIONÁRIOS E DOCENTES TABAGISTAS DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE TERESÓPOLIS CONSTANTINO OTAVIANO (HCTCO), TERESÓPOLIS, RJ. 2009. Carlos Luiz da Silva Pestana¹; Flávia Verônica Ferreira Lopes²;

Leia mais

Prevalência do tabagismo e fatores associados ao início e manutenção do hábito entre estudantes do ensino médio de escolas públicas em Anápolis, Go.

Prevalência do tabagismo e fatores associados ao início e manutenção do hábito entre estudantes do ensino médio de escolas públicas em Anápolis, Go. Artigo Original Paula Marques Paiva Acadêmica do Curso de Medicina Centro Universitário de Anápolis - UniEVANGÉLICA, Anápolis-GO. Virgínia Amorim Tavares Acadêmica do Curso de Medicina Centro Universitário

Leia mais

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ

SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DA UNAERP CAMPUS GUARUJÁ Prevalência de tabagismo entre acadêmicos da universidade de ribeirão preto campus guarujá Ana Rosa da Silva Graduada em Fisioterapia

Leia mais

CONSUMO DE TABACO O que está a mudar em Portugal e na Europa

CONSUMO DE TABACO O que está a mudar em Portugal e na Europa CONSUMO DE TABACO O que está a mudar em Portugal e na Europa Andreia Leite Médica Interna de Saúde Pública Unidade de Saúde Pública António Luz - Agrupamento de Centro de Saúde Amadora Departamento de

Leia mais

INVESTIGAÇÃO DE FATORES DE RISCO PARA SÍNDROME METABÓLICA EM UNIVERSITÁRIOS

INVESTIGAÇÃO DE FATORES DE RISCO PARA SÍNDROME METABÓLICA EM UNIVERSITÁRIOS INVESTIGAÇÃO DE FATORES DE RISCO PARA SÍNDROME METABÓLICA EM UNIVERSITÁRIOS Jayne Ramos Araujo Moura (jayne_moura@hotmail.com) Universidade Federal do Piauí/ Campus Senador Helvidio Nunes De Barros (UFPI/CSHNB);

Leia mais

preocupados com a saúde.

preocupados com a saúde. Os Males do Tabaco 1) Por que cigarros, charutos, cachimbo, fumo de rolo e rapé fazem mal à saúde? Todos esses derivados do tabaco, que podem ser usados nas formas de inalação (cigarro, charuto, cachimbo,

Leia mais

RESULTADOS DO TRATAMENTO PARA CESSAÇÃO DO TABAGISMO EM UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITARIA

RESULTADOS DO TRATAMENTO PARA CESSAÇÃO DO TABAGISMO EM UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITARIA 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE (X ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

O tabagismo e as profissões da saúde

O tabagismo e as profissões da saúde O tabagismo e as profissões da saúde Vendelino Júnior Marsango 1 Maurícia Cristina de Lima 2 RESUMO: O tabagismo está associado à etiologia e ao prognóstico de uma série de doenças, tanto incapacitantes

Leia mais

PREVALÊNCIA DE TABAGISMO E FATORES ASSOCIADOS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. Smoking prevalence and associated factors in college students

PREVALÊNCIA DE TABAGISMO E FATORES ASSOCIADOS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS. Smoking prevalence and associated factors in college students PREVALÊNCIA DE TABAGISMO E FATORES ASSOCIADOS EM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS Smoking prevalence and associated factors in college students RESUMO: Vinicius Tonon Lauria, Victor Zuniga Dourado Objetivo: Avaliar

Leia mais

Objetivos UNIVERSIDADE ESTUDO PILOTO. Clovis Botelho/UFMT

Objetivos UNIVERSIDADE ESTUDO PILOTO. Clovis Botelho/UFMT UNIVERSIDADE Clovis Botelho/UFMT Objetivos 1. Ensino: nível de conhecimento entre estudantes de medicina 2. Pesquisa: o que temos feito x o que poderemos fazer 3. Extensão: nossos parceiros ESTUDO PILOTO

Leia mais

Dia Mundial da Espirometria na ESTeSL

Dia Mundial da Espirometria na ESTeSL Dia Mundial da Espirometria na ESTeSL Hermínia Brites Dias Elizabete Almeida Carolino VI Encontro Nacional das Ciências e Tecnologias da Saúde Outubro 2011 Ponto de partida milhões de pessoas sofrem de

Leia mais

DEPENDÊNICIA QUÍMICA À NICOTINA ENTRE IDOSOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

DEPENDÊNICIA QUÍMICA À NICOTINA ENTRE IDOSOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DEPENDÊNICIA QUÍMICA À NICOTINA ENTRE IDOSOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Matheus Vinícius Nascimento Cabral 1 ; Bruna Moura Ribeiro Nunes 1 ; Luana Silva Barbosa 1 ; Mateus Raposo dos Santos 1 ; Clésia Oliveira

Leia mais

RESULTADOS DO TRATAMENTO DO TABAGISMO EM UM PROJETO DE EXTENSÃO: COMPARAÇÃO ENTRE HOMENS E MULHERES

RESULTADOS DO TRATAMENTO DO TABAGISMO EM UM PROJETO DE EXTENSÃO: COMPARAÇÃO ENTRE HOMENS E MULHERES 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE

Leia mais

O consumo de álcool por estudantes do ensino médio da cidade de Maringá-Pr: relações com os aspectos sociodemográficos

O consumo de álcool por estudantes do ensino médio da cidade de Maringá-Pr: relações com os aspectos sociodemográficos ROSANGELA CHRISTOPHORO O consumo de álcool por estudantes do ensino médio da cidade de Maringá-Pr: relações com os aspectos sociodemográficos Dissertação apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Ciências

Leia mais

Vigilância do controle do tabaco

Vigilância do controle do tabaco Vigilância do controle do tabaco Benjamin Apelberg, PhD, MHS Institute for Global Tobacco Control Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health 2007 Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health Seção

Leia mais

PREVALÊNCIA DO TABAGISMO ENTRE DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA

PREVALÊNCIA DO TABAGISMO ENTRE DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA PREVALÊNCIA DO TABAGISMO ENTRE DISCENTES DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE SEVERINO SOMBRA Ana Carla Balthar Bandeira Discente do Curso de Enfermagem da Universidade Severino Sombra - USS. E-mail:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA 1,2,3

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA 1,2,3 PERFIL SOCIODEMOGRÁDIFICO E AVALIAÇÃO DA PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA E CONSUMO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES POR ACADÊMICOS DE FARMÁCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA RESUMO SILVA, L.E.O. 1 ;BATISTA,

Leia mais

Esta é uma cartilha que visa a incentivá-lo a entender os benefícios de parar de fumar.

Esta é uma cartilha que visa a incentivá-lo a entender os benefícios de parar de fumar. 1 E SE VOCÊ PARAR DE FUMAR? Esta é uma cartilha que visa a incentivá-lo a entender os benefícios de parar de fumar. Para isso, reunimos informações interessantes que poderão motivá-lo a dar esse passo

Leia mais

MAl vida! Quem. aproveita. NÃO/uma. O que você ganha parando de fumar. Se parar de fumar agora...

MAl vida! Quem. aproveita. NÃO/uma. O que você ganha parando de fumar. Se parar de fumar agora... O que você ganha parando de fumar A pessoa que fuma fica dependente da nicotina. Considerada uma droga bastante poderosa, a nicotina atua no sistema nervoso central como a cocaína, heroína, álcool, com

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY. Artigo Original

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY. Artigo Original UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA CENTRO DE CIÊNCIAS MÉDICAS HOSPITAL UNIVERSITÁRIO LAURO WANDERLEY Artigo Original PREVALÊNCIA E AVALIAÇÃO DO TABAGISMO EM ESTUDANTES DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL

Leia mais

Cotinina urinária como um biomarcador de exposição à fumaça de cigarro entre indivíduos com asma em Salvador-Ba

Cotinina urinária como um biomarcador de exposição à fumaça de cigarro entre indivíduos com asma em Salvador-Ba Cotinina como um biomarcador de exposição à fumaça de cigarro entre indivíduos com asma em SalvadorBa Gabriela P. Pinheiro¹ Álvaro A. Cruz² Carolina SouzaMachado³ 1. RESUMO Introdução: O tabagismo é um

Leia mais

Polianna Alves Andrade Rios Analy Marquardt de Matos Gustavo Jaccoud Santos Marcos Henrique Fernandes. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Polianna Alves Andrade Rios Analy Marquardt de Matos Gustavo Jaccoud Santos Marcos Henrique Fernandes. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Polianna Alves Andrade Rios Analy Marquardt de Matos Gustavo Jaccoud Santos Marcos Henrique Fernandes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia Estudos sobre o uso de substâncias psicoativas têm mostrado

Leia mais

Manual de cessação do TABAGISMO Como o cigarro afeta minha Saúde

Manual de cessação do TABAGISMO Como o cigarro afeta minha Saúde Manual de cessação do TABAGISMO Como o cigarro afeta minha Saúde sessão 1 Parabéns! Você esta aqui e isso mostra que esta pronto para um grande passo. A maioria das pessoas hoje em dia tem uma idéia do

Leia mais

FUMO EM LOCAIS FECHADOS - II. Novembro/ 2007

FUMO EM LOCAIS FECHADOS - II. Novembro/ 2007 FUMO EM LOCAIS FECHADOS - II Novembro/ 2007 2 Índice Objetivo Metodologia Principais resultados Hábitos de lazer e de fumar O fumo em locais fechados Alteração da lei do fumo em locais fechados Perfil

Leia mais

Verdade! Cigarro é uma droga poderosa, apesar de ser um produto lícito. O potencial de abuso da nicotina é tão grande quanto o da cocaína e heroína*.

Verdade! Cigarro é uma droga poderosa, apesar de ser um produto lícito. O potencial de abuso da nicotina é tão grande quanto o da cocaína e heroína*. Cigarro é droga? Verdade! Cigarro é uma droga poderosa, apesar de ser um produto lícito. O potencial de abuso da nicotina é tão grande quanto o da cocaína e heroína*. * Focchi, GRA, 2003 Fumar apenas 1

Leia mais

Tentativa de suicídio por intoxicação exógena na faixa etária de anos no Brasil

Tentativa de suicídio por intoxicação exógena na faixa etária de anos no Brasil Tentativa de suicídio por intoxicação exógena na faixa etária de 10-19 anos no Brasil Annelize Ribas 1, Arthur Mendonça 1, Denise Sabino 1, Isabela Teixeira 1, Hugo Dias Hoffmann Santos 2 1 Acadêmicos

Leia mais

INDICADORES DE SAÚDE E GRAU DE DEPENDÊNCIA DE NICOTINA EM PACIENTES DO PROJETO EDUCANDO E TRATANDO O TABAGISMO NO PERÍODO DE 2017

INDICADORES DE SAÚDE E GRAU DE DEPENDÊNCIA DE NICOTINA EM PACIENTES DO PROJETO EDUCANDO E TRATANDO O TABAGISMO NO PERÍODO DE 2017 ÁREA TEMÁTICA: 1 ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA INDICADORES DE SAÚDE E GRAU DE DEPENDÊNCIA DE NICOTINA

Leia mais

II ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA PERCEPÇÃO DOS ACADEMICOS QUANTO AO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOOLICAS DURANTE PROCESSO DE GRADUAÇÃO EM UMA FACULDADE

II ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA PERCEPÇÃO DOS ACADEMICOS QUANTO AO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOOLICAS DURANTE PROCESSO DE GRADUAÇÃO EM UMA FACULDADE II ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA PERCEPÇÃO DOS ACADEMICOS QUANTO AO CONSUMO DE BEBIDAS ALCOOLICAS DURANTE PROCESSO DE GRADUAÇÃO EM UMA FACULDADE 1 INTRODUÇÃO Jhon Kerrey Honorio Ribeiro 1 Marlene Guimarães

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Abandono do hábito de fumar, Assistência, Tabagismo.

PALAVRAS-CHAVE Abandono do hábito de fumar, Assistência, Tabagismo. ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA ANALISANDO OS RESULTADOS DO PROJETO

Leia mais

MELHOR IDADE: MOTIVAÇÃO PARA ABSTENÇÃO DO CIGARRO

MELHOR IDADE: MOTIVAÇÃO PARA ABSTENÇÃO DO CIGARRO MELHOR IDADE: MOTIVAÇÃO PARA ABSTENÇÃO DO CIGARRO Pedro Allan Justino Fernandes 1 ; Yara da Silva Soares 2 ; Clésia Oliveira Pachú 3. (1) Graduando em Farmácia, membro do Núcleo de Educação e Atenção em

Leia mais

ARTIGO REFLEXIVO SOBRE AS CONDIÇÕES DE SAÚDE DE IDOSOS TABAGISTAS

ARTIGO REFLEXIVO SOBRE AS CONDIÇÕES DE SAÚDE DE IDOSOS TABAGISTAS ARTIGO REFLEXIVO SOBRE AS CONDIÇÕES DE SAÚDE DE IDOSOS TABAGISTAS Geiciara Costa Ribeiro 1 ; Hilderlania de Freitas Lima 2 ; Shérida Martins de Lima 2 ; Rafaela Martins Rodrigues 2 ; Lara Leite de Oliveira

Leia mais

8. DETERMINANTES DA SAÚDE

8. DETERMINANTES DA SAÚDE 8. DETERMINANTES DA SAÚDE 8.1. Introdução Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) as doenças crónicas não transmissíveis constituem hoje a principal causa de morbilidade e mortalidade calculando-se,

Leia mais

artigos breves_ n. 1 _Introdução João Pedro Machado, Baltazar Nunes _Resumo

artigos breves_ n. 1 _Introdução João Pedro Machado, Baltazar Nunes _Resumo _ Cardiovasculares _Comportamentos face ao tabaco e aos cigarros eletrónicos da população residente em Portugal com 15 e mais anos de idade: resultados do Inquérito Nacional de Saúde 2014 Attitudes towards

Leia mais

III Simpósio Regional de Enfermagem de Jundiaí Paliar: a amplitude do cuidado. ATENÇÃO PRIMÁRIA (Saúde Coletiva, Promoção da Saúde e Semelhantes)

III Simpósio Regional de Enfermagem de Jundiaí Paliar: a amplitude do cuidado. ATENÇÃO PRIMÁRIA (Saúde Coletiva, Promoção da Saúde e Semelhantes) ATENÇÃO PRIMÁRIA (Saúde Coletiva, Promoção da Saúde e Semelhantes) 5 ID: 52 INATIVIDADE RECREACIONAL ENTRE ESCOLARES REDUZIDA POR MEIO DE INTERVENÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE Jaqueline Gomes Perboni Cristiano

Leia mais

INFLUÊNCIA DO USO DE TABACO DURANTE A GESTAÇÃO E/OU LACTAÇÃO: RELAÇÃO ENTRE O TABAGISMO DAS MÃES E O CONSUMO DE TABACO PELOS FILHOS

INFLUÊNCIA DO USO DE TABACO DURANTE A GESTAÇÃO E/OU LACTAÇÃO: RELAÇÃO ENTRE O TABAGISMO DAS MÃES E O CONSUMO DE TABACO PELOS FILHOS INFLUÊNCIA DO USO DE TABACO DURANTE A GESTAÇÃO E/OU LACTAÇÃO: RELAÇÃO ENTRE O TABAGISMO DAS MÃES E O CONSUMO DE TABACO PELOS FILHOS Tainara dos Santos Campagnolo 1, Juliana Gomes da Silva Borges 2 Fernanda

Leia mais

XVIII Encontro de Iniciação à Pesquisa Universidade de Fortaleza 22 à 26 de Outubro de 2012

XVIII Encontro de Iniciação à Pesquisa Universidade de Fortaleza 22 à 26 de Outubro de 2012 XVIII Encontro de Iniciação à Pesquisa Universidade de Fortaleza 22 à 26 de Outubro de 2012 ANÁLISE DE SITUAÇÃO DE SAÚDE: PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL NA COMUNIDADE DO DENDÊ. Luis Lopes

Leia mais

PREVALÊNCIA DO TABAGISMO ENTRE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE FLORIANO, PI

PREVALÊNCIA DO TABAGISMO ENTRE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE FLORIANO, PI PREVALÊNCIA DO TABAGISMO ENTRE ESTUDANTES DE ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE FLORIANO, PI Ronilson Ferreira do MONTE 1, Ryanne Wenecha da Silva GOMES 1, Ilma PEREIRA NETO 1, Vanessa Dayane da Costa BARBOSA

Leia mais

A INGESTÃO DO ÁLCOOL NO CURSO DE BIOMEDICINA

A INGESTÃO DO ÁLCOOL NO CURSO DE BIOMEDICINA A ingestão do álcool no curso de Biomedicina 53 A INGESTÃO DO ÁLCOOL NO CURSO DE BIOMEDICINA Hélen Márcia Cardoso 1 Monalisa Mendes Rodrigues 2 Kimberly Marie Jones 3 Fernando Bryan Duarte Soares 4 Leonardo

Leia mais

Tabagismo: doença crónica que carece de prevenção e tratamento

Tabagismo: doença crónica que carece de prevenção e tratamento Tabagismo: doença crónica que carece de prevenção e tratamento 1. Cigarettes and other forms of tobacco are addicting. 2. Nicotine is the drug in tobacco that causes addiction. 3. The pharmacologic and

Leia mais

Weliton Nepomuceno Rodrigues 2, Larissa Luiza Fonseca Ferreira 2, Eliangela Saraiva Oliveira Pinto 3

Weliton Nepomuceno Rodrigues 2, Larissa Luiza Fonseca Ferreira 2, Eliangela Saraiva Oliveira Pinto 3 254 Weliton Nepomuceno Rodrigues et al. SITUAÇÃO DE SAÚDE DOS ADOLESCENTES DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE VIÇOSA MG 1 Weliton Nepomuceno Rodrigues 2, Larissa Luiza Fonseca Ferreira 2, Eliangela Saraiva

Leia mais

Rogério Rufino Universidade do Estado do Rio de Janeiro Disciplina de Pneumologia e Tisiologia Jovem Cientista do Estado do Rio de Janeiro Vice-Presidente da SOPTERJ Vítimas do tabagismo Vida Longa

Leia mais

TÍTULO: LEVANTAMENTO DE QUEIXAS MUSCULOESQUELÉTICAS EM FUNCIONÁRIOS DOS SERVIÇOS GERAIS DA INSTITUIÇÃO UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS.

TÍTULO: LEVANTAMENTO DE QUEIXAS MUSCULOESQUELÉTICAS EM FUNCIONÁRIOS DOS SERVIÇOS GERAIS DA INSTITUIÇÃO UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS. TÍTULO: LEVANTAMENTO DE QUEIXAS MUSCULOESQUELÉTICAS EM FUNCIONÁRIOS DOS SERVIÇOS GERAIS DA INSTITUIÇÃO UNIÃO DAS FACULDADES DOS GRANDES LAGOS. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA:

Leia mais

MEDICAMENTOS ANTITABÁGICOS MONITORIZAÇÃO DO CONSUMO DE MEDICAMENTOS: NICOTINA E VARENICLINA

MEDICAMENTOS ANTITABÁGICOS MONITORIZAÇÃO DO CONSUMO DE MEDICAMENTOS: NICOTINA E VARENICLINA MEDICAMENTOS ANTITABÁGICOS MONITORIZAÇÃO DO CONSUMO DE MEDICAMENTOS: NICOTINA E VARENICLINA ENQUADRAMENTO O consumo de tabaco é um dos problemas mais graves de saúde pública à escala mundial, constituindo

Leia mais

PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS AO CONSUMO DE CIGARROS ENTRE ESTUDANTES NO MUNICÍPIO DE BREVES, PARÁ, NORTE DO BRASIL

PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS AO CONSUMO DE CIGARROS ENTRE ESTUDANTES NO MUNICÍPIO DE BREVES, PARÁ, NORTE DO BRASIL PREVALÊNCIA E FATORES ASSOCIADOS AO CONSUMO DE CIGARROS ENTRE ESTUDANTES NO MUNICÍPIO DE BREVES, PARÁ, NORTE DO BRASIL Josimar M. Almeida 1, Liliane G. Araújo¹, Iraquelma M. Furtado 1, Adriana M. Oliveira-

Leia mais

FATOR SOCIAL RELACIONADO À DEPENDÊNCIA DO TABACO: ESTUDO TRANSVERSAL

FATOR SOCIAL RELACIONADO À DEPENDÊNCIA DO TABACO: ESTUDO TRANSVERSAL 15. CONEX Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO

Leia mais

DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DAS REDES ASSISTENCIAIS DE SAÚDE CAMPANHA MUNICIPAL DE CONTROLE DO TABAGISMO E DO CÂNCER DE BOCA

DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DAS REDES ASSISTENCIAIS DE SAÚDE CAMPANHA MUNICIPAL DE CONTROLE DO TABAGISMO E DO CÂNCER DE BOCA DEPARTAMENTO DE DESENVOLVIMENTO DAS REDES ASSISTENCIAIS DE SAÚDE CAMPANHA MUNICIPAL DE CONTROLE DO TABAGISMO E DO CÂNCER DE BOCA Canaã dos Carajás - 2015 CAMPANHA MUNICIPAL DE CONTROLE DO TABAGISMO E DO

Leia mais

RELAÇÃO ENTRE A FAIXA ETÁRIA DE TUTORES DE CÃES E GATOS E A PERCEPÇÃO DE ZOONOSES, EM BELÉM, PARÁ

RELAÇÃO ENTRE A FAIXA ETÁRIA DE TUTORES DE CÃES E GATOS E A PERCEPÇÃO DE ZOONOSES, EM BELÉM, PARÁ 1 RELAÇÃO ENTRE A FAIXA ETÁRIA DE TUTORES DE CÃES E GATOS E A PERCEPÇÃO DE ZOONOSES, EM BELÉM, PARÁ CAROLINY DO SOCORRO BRITO SANTOS 1, JEAN CAIO FIGUEIREDO DE ALMEIDA 1, MONIQUE LEÃO DELGADO 1, YAN CARLOS

Leia mais

Inquérito de Saúde no Município de São Paulo

Inquérito de Saúde no Município de São Paulo Inquérito de Saúde no Município de São Paulo ISA-Capital 2008 Primeiros resultados (comentados) Neuber J. Segri Inquérito de Saúde do Município de São Paulo ISA-Capital ANÁLISE DOS DADOS: STATA módulo

Leia mais

USO INDEVIDO DO ÁLCOOL NA ADOLESCÊNCIA: PESQUISA COM ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CRUZ ALTA/RS

USO INDEVIDO DO ÁLCOOL NA ADOLESCÊNCIA: PESQUISA COM ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CRUZ ALTA/RS USO INDEVIDO DO ÁLCOOL NA ADOLESCÊNCIA: PESQUISA COM ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE CRUZ ALTA/RS Álcool abuse during adolescence:research with students oficial a public School in Cruz Alta/RS RESUMO

Leia mais

Regressão Logística: Um Estudo sobre o Uso de Tabaco entre Alunos da Universidade Federal do Paraná Curitiba

Regressão Logística: Um Estudo sobre o Uso de Tabaco entre Alunos da Universidade Federal do Paraná Curitiba UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Departamento de Estatística Regressão Logística: Um Estudo sobre o Uso de Tabaco entre Alunos da Universidade Federal do Paraná Curitiba CE225 - Modelos Lineares Generalizados

Leia mais

PREVALÊNCIA DA HIPERTENSÃO ARTERIAL E PERFIL DE SAÚDE EM UMA AMOSTRA DA FEIRA DE SAÚDE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA RESUMO

PREVALÊNCIA DA HIPERTENSÃO ARTERIAL E PERFIL DE SAÚDE EM UMA AMOSTRA DA FEIRA DE SAÚDE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO LUSÍADA RESUMO Revista UNILUS Ensino e Pesquisa v. 9, n. 16, jan./jun. 2012 ISSN 1807-8850 UNILUS Centro Universitário Lusíada Rua Armando Salles de Oliveira, 150 Boqueirão Santos/SP Brasil 11050-071 (13) 3202-4500 ULHÔA-QUINTÃO,

Leia mais

EDUCAÇÃO EM SAÚDE: AÇÃO PREVENTIVA DAS RELAÇÕES ADOLESCENTE E TABACO

EDUCAÇÃO EM SAÚDE: AÇÃO PREVENTIVA DAS RELAÇÕES ADOLESCENTE E TABACO 8 CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA EDUCAÇÃO EM

Leia mais

VIGITEL Periodicidade: anual 2006 a 2011

VIGITEL Periodicidade: anual 2006 a 2011 VIGITEL 11 Sistema de Monitoramento de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas Não Transmissíveis por meio de Inquérito Telefônico Objetivos: Medir a prevalência de fatores de risco e proteção

Leia mais

I Inquérito Nacional sobre Asma INASma

I Inquérito Nacional sobre Asma INASma I Inquérito Nacional sobre Asma INASma Sumário do Inquérito Nacional de Controlo da Asma Direcção Geral de Saúde Dezembro 2010 I Inquérito Nacional sobre Asma Direcção geral de saúde / Comissão de Acompanhamento

Leia mais

FUNDAÇÃO INSTITUTO CAPIXABA DE PESQUISAS EM CONTABILIDADE, ECONOMIA E FINANÇAS - FUCAPE ESTEFANIA FALQUETO MILANEZ

FUNDAÇÃO INSTITUTO CAPIXABA DE PESQUISAS EM CONTABILIDADE, ECONOMIA E FINANÇAS - FUCAPE ESTEFANIA FALQUETO MILANEZ 0 FUNDAÇÃO INSTITUTO CAPIXABA DE PESQUISAS EM CONTABILIDADE, ECONOMIA E FINANÇAS - FUCAPE ESTEFANIA FALQUETO MILANEZ UMA ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE RISCO ENTRE OS ADOLESCENTES DA GRANDE VITÓRIA VITÓRIA

Leia mais

Prevalência do uso de fumo entre alunos do curso de graduação em enfermagem da Universidade de Brasília. Artigo original

Prevalência do uso de fumo entre alunos do curso de graduação em enfermagem da Universidade de Brasília. Artigo original Artigo original Prevalência do uso de fumo entre alunos do curso de graduação em enfermagem da Universidade de Brasília Prevalence of tobacco smokers among nursing students at Brasilia University Márcia

Leia mais

ATENÇÃO PRIMÁRIA AMBIENTAL: O CONHECIMENTO DO ENFERMEIRO QUE ATUA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA *

ATENÇÃO PRIMÁRIA AMBIENTAL: O CONHECIMENTO DO ENFERMEIRO QUE ATUA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA * ATENÇÃO PRIMÁRIA AMBIENTAL: O CONHECIMENTO DO ENFERMEIRO QUE ATUA NO PROGRAMA DE SAÚDE DA FAMÍLIA * Andréia Centenaro 1 Elizabeth Maria Lazzarotto 2 INTRODUÇÃO: O presente estudo é centrado na atenção

Leia mais

PERFIL CLÍNICO E NUTRICIONAL DOS INDIVÍDUOS ATENDIDOS EM UM AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO (HUPAA/UFAL)

PERFIL CLÍNICO E NUTRICIONAL DOS INDIVÍDUOS ATENDIDOS EM UM AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO (HUPAA/UFAL) PERFIL CLÍNICO E NUTRICIONAL DOS INDIVÍDUOS ATENDIDOS EM UM AMBULATÓRIO DE NUTRIÇÃO DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO (HUPAA/UFAL) Maria Bárbara Galdino Silva barbaragaldiino@gmail.com Karine Maria Moreira Almeida

Leia mais

Prevalência de tabagismo em indivíduos hospitalizados e não-hospitalizados

Prevalência de tabagismo em indivíduos hospitalizados e não-hospitalizados Carla Wouters Franco, et al. ARTIGO ORIGINAL ISSN 1677-5090 2010 Revista de Ciências Médicas e Biológicas Prevalência de tabagismo em indivíduos hospitalizados e não-hospitalizados Prevalence of smoking

Leia mais

Relato de Pesquisa da Disciplina de Bioestatística do curso de Educação Física Bacharelado da UNIJUI 2

Relato de Pesquisa da Disciplina de Bioestatística do curso de Educação Física Bacharelado da UNIJUI 2 UMA ANÁLISE ESTATÍSTICA SOBRE A FREQUÊNCIA SEMANAL QUE ACADÊMICOS DE TRÊS CURSOS DA UNIJUÍ CAMPUS SANTA ROSA PRATICAM EXERCÍCIO FÍSICO¹ 1 A STATISTICAL ANALYSIS ON THE WEEKLY FREQUENCY THAT ACADEMICS OF

Leia mais

O TRABALHO NOTURNO E O SONO DO TRABALHADOR: ESTUDO EXPLORATÓRIO EM TAUBATÉ E SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

O TRABALHO NOTURNO E O SONO DO TRABALHADOR: ESTUDO EXPLORATÓRIO EM TAUBATÉ E SÃO JOSÉ DOS CAMPOS O TRABALHO NOTURNO E O SONO DO TRABALHADOR: ESTUDO EXPLORATÓRIO EM TAUBATÉ E SÃO JOSÉ DOS CAMPOS Tatiane Paula de Oliveira 1, Adriana Leonidas de Oliveira (orientadora) 2 1 Universidade de Taubaté/ Departamento

Leia mais

Estatística Médica Silvia Shimakura

Estatística Médica Silvia Shimakura Estatística Médica Silvia Shimakura silvia.shimakura@ufpr.br Laboratório de Estatística e Geoinformação Introdução Avanços na medicina são primeiramente relatados em artigos publicados em periódicos de

Leia mais

ARTIGO ORIGINAL ISSN Revista de Ciências Médicas e Biológicas

ARTIGO ORIGINAL ISSN Revista de Ciências Médicas e Biológicas A prevalência do tabagismo entre estudantes da Universidade Federal de Mato Grosso Campus Universitário de Rondonópolis DOI: http://dx.doi.org/10.9771/cmbio.v16i1.14870 ARTIGO ORIGINAL ISSN 1677-5090 2017

Leia mais

Silva Junior CT, Braga MU, Vieira HV et al. Prevalência de tabagismo entre estudantes de medicina

Silva Junior CT, Braga MU, Vieira HV et al. Prevalência de tabagismo entre estudantes de medicina Artigo original Prevalência de tabagismo entre estudantes de graduação em medicina da Universidade Federal Fluminense. Prevalence of tabagism between undergraduated medical students in Fluminense Federal

Leia mais

CÂNCER DE PULMÃO EM IDOSOS NO BRASIL: É POSSÍVEL VENCER ESTA BATALHA?

CÂNCER DE PULMÃO EM IDOSOS NO BRASIL: É POSSÍVEL VENCER ESTA BATALHA? CÂNCER DE PULMÃO EM IDOSOS NO BRASIL: É POSSÍVEL VENCER ESTA BATALHA? PIRES, M.H.P.A.B 1 ; DANTAS, P.M.A.B 2.; DANTAS, I.K.A.B 3 ; SOUZA, D.L.B 4. 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. mariahelenapab@hotmail.com

Leia mais

ATIVIDADES EDUCATIVAS SOBRE SAÚDE CARDIOVASCULAR PARA IDOSOS RESIDENTES NO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DE ANTÔNIO DIOGO.

ATIVIDADES EDUCATIVAS SOBRE SAÚDE CARDIOVASCULAR PARA IDOSOS RESIDENTES NO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DE ANTÔNIO DIOGO. ATIVIDADES EDUCATIVAS SOBRE SAÚDE CARDIOVASCULAR PARA IDOSOS RESIDENTES NO CENTRO DE CONVIVÊNCIA DE ANTÔNIO DIOGO. Paula Alves de Lima 1, Rafaella Pessoa Moreira 2, Jerry Deyvid Freires Ferreira 3, Paula

Leia mais

Estudo avalia beneficiários de planos de saúde

Estudo avalia beneficiários de planos de saúde Estudo avalia beneficiários de planos de saúde Os beneficiários de planos de saúde estão fumando menos, consumindo mais frutas e hortaliças e se exercitando mais, mas ainda sofrem com o excesso de peso

Leia mais

Clínica Jorge Jaber. Dependência Química. Luciana Castanheira Lobo de Araújo

Clínica Jorge Jaber. Dependência Química. Luciana Castanheira Lobo de Araújo Clínica Jorge Jaber Dependência Química Luciana Castanheira Lobo de Araújo Critérios para o diagnóstico Rio de Janeiro 2018 Resumo Considerado um transtorno mental, além de um problema social pela Organização

Leia mais

Vigitel Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico

Vigitel Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico Vigitel Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico Avaliação Dados de 2013 Periodicidade: anual desde 2006 Público: maiores de 18 anos e residentes nas 26

Leia mais

AVALIAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NO PROJETO EXTENSIONISTA EDUCANDO E TRATANDO O TABAGISMO

AVALIAÇÃO DA PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NO PROJETO EXTENSIONISTA EDUCANDO E TRATANDO O TABAGISMO 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido - ISSN 2238-9113 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( x ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais