Hidrosfera. Maria Lucia A. Moura Campos Daniela Gonçalves de Abreu

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Hidrosfera. Maria Lucia A. Moura Campos Daniela Gonçalves de Abreu"

Transcrição

1 Maria Lucia A. Moura Campos Daniela Gonçalves de Abreu Este documento tem nível de compartilhamento de acordo com a licença 3.0 do Creative Commons.

2 Para refletir 1: - Só a água salgada tem sais? - Se toda água da Terra fosse equivalente a um galão de água de 20 L, qual seria o volume de água doce na forma disponível para ser tratada e destinada ao consumo humano? 1. O compartimento Assim como a ciência foi dividida nas áreas biológicas, humanas e de exatas - para facilitar seu estudo - o planeta foi divido em compartimentos, a saber: (toda água presente na Terra), Atmosfera (ar), Litosfera (solos, rochas, sedimentos no fundo dos rios, lagos e oceanos) e Biosfera (o conjunto dos seres vivos) - Figura 1. Apesar da divisão, todos os compartimentos são interligados havendo um grande fluxo de energia e matéria entre eles, formando assim o ecossistema chamado Terra. Figura 1: Compartimentos que compõe o ecossistema Terra.. 1.

3 Dentro do compartimento, a água pode estar na forma líquida, de vapor e de gelo. A água é considerada salgada quando tem mais de 30 g de sais por litro e é considerada doce quando tem menos de 0,5 g de sais por litro. O termo água salobra é utilizado no caso de a quantidade de sais estar no intervalo entre os dois casos. Assim, o termo água doce refere-se à água contendo pequenas quantidades de sais, pois na natureza, até a mais pura das águas tem sais dissolvidos naturalmente. Os 2- íons mais comuns são: carbonato (CO 3 ), bicarbonato (HCO 3- ), cloreto (Cl - 2- ), sulfato (SO 4 ), nitrato (NO 3- ), fluoreto (Cl - ), sódio (Na + ), cálcio (Ca 2+ ), potássio (K + ), magnésio (Mg 2+ ) e bário (Ba 2+ ). As águas chamadas minerais têm cerca de 0,1 g (100 mg) de sais por litro. Esses sais têm origem na lenta dissolução das rochas que compõe a crosta terrestre (retomaremos este assunto mais adiante). Atividade: Você pode conferir as diferentes concentrações de sais nas diferentes marcas de água mineral. Note quais os íons que estão em maiores concentrações. Se toda água do planeta fosse equivalente àquela contida em 1 galão de 20 L, então teríamos aproximadamente 19,45 L de água salgada (mais de 97 %) e apenas uma jarra de 550 ml de água doce (menos de 3 % - Figura 2). Ainda assim, nessa jarra, teríamos 400 ml de água na forma de gelo e apenas 150 ml (menos de 1 % do total) na forma de água disponível para o consumo humano. Veja na Tabela 1 como é distribuída a água do planeta. Note que a água doce é distribuída em rios e lagos (águas de superfície), em aquíferos subterrâneos, na atmosfera (na forma de vapor), no solo e no corpo dos seres vivos (biota). Observe também como a água subterrânea é importante como reservatório de água doce (0,68 %).. 2.

4 Figura 2: Ilustração comparando a distribuição de água no planeta com um galão de 20 L. Tabela 1: Distribuição da água na Terra em seus diferentes reservatórios Reservatório Volume (10 6 km 3 ) Percentagem do total Oceanos ,25 Geleiras e calotas polares 29 2,05 Águas subterrâneas profundas (750 5,3 0, m) Águas subterrâneas 4,2 0,30 (> 750 m) Lagos 0,125 0,01 Umidade no solo 0,065 0,005 Atmosfera 0,013 0,001 Rios 0,0017 0,0001 Biota 0,0006 0,00004 Total 1408,

5 Para refletir 2: - Será que a água do planeta pode acabar? - Será que pode ocorrer alguma alteração no ciclo da água se a Amazônia for derrubada? 2. O ciclo da água Vemos com frequência notícias nos meios de comunicação sobre secas avassaladoras em algumas regiões do Brasil e cheias em outras. No ano de 2005, Manaus teve uma de suas maiores secas, enquanto em 2009 sofreu inundações históricas. O sol, grande fonte de energia (equivalente ao motor da Terra), propicia a evaporação da água em toda superfície da Terra, levando à formação de nuvens, ao transporte e retorno da água para a superfície terrestre. A este contínuo movimento da água entre os diferentes reservatórios dá-se o nome de ciclo da água (Figura 3). Parte da chuva percola (infiltra) no solo atingindo os lençóis subterrâneos, que lentamente escoa até as chamadas áreas de descarga - rios, lagos ou oceanos. Note na Figura 3 a representação do fluxo de água do aquífero para o oceano. Se a descarga do aquífero for na superfície do solo, pode-se ter uma nascente. Outra parte da água da chuva fica retida nos solos e plantas, havendo também escoamento pela superfície, isto é, por rios e lagos. Observe pelo sentido da flecha que há um importante transporte de vapor d água dos oceanos para o continente.. 4.

6 Figura 3: O ciclo da água. A água nunca vai acabar, pois seu volume no planeta não se altera, mas sua forma física (líquida, sólida ou vapor) e sua distribuição pode variar muito de acordo com as mudanças de temperaturas regionais e globais. É a distribuição de calor na Terra que determina onde haverá maior evaporação de água (lugares mais quentes) e onde haverá condensação e chuva. No ano de 2005, houve um aquecimento anormal das águas do Atlântico na região do Caribe, levando a uma importante alteração no ciclo da água. Esse fenômeno provocou a escassez de chuva na Amazônia e causou a formação de um grande furacão chamado Katrina, que devastou a cidade de Nova Orleans nos Estados Unidos. Se a vegetação da Amazônia for destruída, a quantidade de chuva na região será menor (não haverá vegetação para reter a umidade). A Amazônia, então, ficará mais quente e poderá chegar ao ponto de apenas manter árvores de pequeno porte e dispersas, como ocorre no cerrado brasileiro (região do Pantanal). A este processo se dá o nome de savanização da Amazônia, isto é, a transformação de uma floresta tropical úmida em savana (ou cerrado). Se o clima global for drasticamente alterado - devido às emissões de gases do efeito estufa - o regime de chuva também mudará, ou seja, regiões úmidas podem ser desertificadas e desertos podem se. 5.

7 tornar mais úmidos. Além da alteração na distribuição da água, um fator muito preocupante é que a água de qualidade pode ser um bem escasso e de alto custo. Para refletir 3: - Qual é a atividade econômica que mais utiliza água no Brasil? - Você sabe de onde vem a água que chega na sua casa? 3. Distribuição e uso da água no Brasil No Brasil, somos privilegiados pela abundância de água doce, pois temos 12% de toda água do planeta. Porém, 80% de toda água superficial do Brasil (lagos e rios) estão na região norte do país, justamente onde temos apenas 5% da população. Isso significa que o restante da população tem de ser abastecida com os demais 20% de água. Cerca de 70% do consumo de água no Brasil se dá pelas práticas de irrigação na agricultura, cerca de 22% pela indústria e 8% pelo consumo humano direto. Quando se fala no aumento da produção de alimentos para sustentar o aumento da população, muitas vezes olhamos apenas sob a perspectiva da disponibilidade de áreas agriculturáveis. Entretanto, é importante lembrar que a disponibilidade hídrica é decisiva para viabilizar o aumento de produção de alimento. O desperdício de água também é um grave problema a ser solucionado. Há desperdícios: na agricultura, que utiliza práticas de irrigação obsoletas; na indústria, que não reutiliza a água com eficiência; e na própria população. Além disso, há grande perda de água - devido a vazamentos - durante seu transporte da estação de tratamento até as residências. No Brasil há um grande número de cidades com 50% de perda, isto é, a cada 100 L de água tratada que é distribuída, perde-se 50 L por vazamentos nos canos e por fraudes (falhas nos hidrômetros, ligações clandestinas etc). Apesar de ser difícil encontrar e consertar vazamentos, cabe aos dirigentes do município minimizar tais perdas. Porém, podemos fazer a nossa parte economizando água em casa. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cada indivíduo precisa de 150 L diários de água para viver bem. A quantidade mínima seria de 50 L. Em muitos países africanos, o volume de água disponível por habitante chega a ser bem menor.. 6.

8 Atividade: Procure saber se a água que abastece sua cidade é de rio ou subterrânea, ou de ambas as fontes. Procure também saber qual a percentagem de perda na sua cidade. Calcule quanto cada pessoa consome de água por dia na sua casa. É só pegar a conta de água e ver o volume total gasto naquele mês. Divida pelo número de dias e depois divida novamente pelo número de moradores. Compare com o volume recomendado pela OMS. Para refletir 4: - Toda água de poço é potável? - Como as águas de um aquífero poderiam ser contaminadas? - Já ouviu falar do Aquífero Guarani? 4. O Aquífero Guarani A infiltração da água de chuva em direção ao subsolo ocorre muito lentamente passando pela zona insaturada. Note no círculo "A e B" da Figura 4 como há espaços vazios entre as partículas de solo na zona insaturada. Depois, a água atinge a zona saturada, onde os poros são totalmente preenchidos (círculo "C"), possibilitando a extração da água. Vemos também, na Figura 4, que a zona saturada não se trata de um rio subterrâneo livre e sim um solo arenoso com os poros repletos de água. Há também aquíferos formados pela fratura de rochas no subsolo ou pela dissolução de rochas calcárias como em cavernas. Para que a percolação (ou infiltração) seja eficiente é importante que haja vegetação, pois suas raízes abrem caminho para a penetração da água. Os rios e lagos também abastecem os reservatórios subterrâneos através dos seus leitos e margens, auxiliados pela chamada mata ciliar (vegetação próxima das margens dos corpos d água). A retirada dessa vegetação, além de diminuir a infiltração de água no subsolo, leva a um maior arraste de partículas de solo para o interior do rio, diminuindo sua profundidade de forma relativamente rápida. Esse processo, que é chamado de assoriamento, pode até secar um rio de tanto solo que é carreado para seu leito. Assim, quando nos deparamos com notícias sobre desmoronamento de encostas de morros que foram desmatados, fica evidente a importância de manter a vegetação para segurar o solo.. 7.

9 Figura 4: Perfil do solo demonstrando a zona não saturada (ou insaturada) e a zona saturada, onde se tem o lençol freático. O Aquífero Guarani (Figura 5) é um importante reservatório de água subterrânea para o Brasil, abrangendo também parte de outros 3 países: Uruguai, Paraguai e Argentina. Ele contém 45 mil km 3 de água em km 2, sendo que o Brasil conta com 70 % dessa área distribuída em 8 estados. A quantidade exata de água que pode ser explorada ainda não é conhecida, porém, estudos recentes mostram que pode ser de apenas 2%. Isso porque grande parte das águas está em profundidades muito grandes e de difícil acesso (confinadas sob rochas), ou devido à presença de grandes quantidades de sais naturais. A quantidade de sais nas águas subterrâneas depende da composição do solo e das rochas do seu entorno, assim como do tempo que a água permanece percorrendo o subsolo. É muito comum encontrar águas com excesso de fluoreto, bicarbonatos de sódio e de cálcio, ferro, entre outros, pois quanto maior a distância percorrida no subsolo, mais íons a água vai adquirindo devido à lenta dissolução das rochas (chamado de intemperismo). A dissolução de rochas seria um tipo de contaminação natural que impede a utilização da água para beber.. 8.

10 Figura 5: Mapa da América do Sul com destaque, em azul escuro, do Aquífero Guarani. Cerca de 70% dos municípios do estado de São Paulo são totalmente ou parcialmente abastecidos por águas subterrâneas, sendo que a maioria dessas cidades está localizada no nordeste do estado, onde a água se encontra mais próxima da superfície (áreas de recarga ou afloramento). A expansão mal planejada de áreas urbanas em regiões de recarga de aquíferos torna o solo impermeável devido às construções e ao asfaltamento, diminuindo assim a capacidade de reposição da água, o que leva a uma extração insustentável, isto é, a quantidade de água retirada é maior do que a reposição feita pela infiltração. A cidade de Ribeirão Preto no interior de São Paulo (~550 mil habitantes), que é totalmente abastecida pelo Aquífero, tem poços cujos níveis abaixaram em 60 m nos últimos 30 anos, devido à superexploração da água. Há evidências de que a cidade extrai hoje 2 vezes mais água do que a capacidade de reposição feita pela chuva.. 9.

11 Além da contaminação natural, existe também o problema da contaminação antrópica de aquíferos, ou seja, quando estes se encontram muito próximos à superfície. A presença de aterros sanitários mal instalados (ou depósitos - lixões) pode ser uma ameaça, pois - à medida que o lixo se decompõe - é produzido um líquido (chorume) que pode escoar para o interior dos lençóis de água subterrâneos, caso esse líquido não seja adequadamente coletado. O uso excessivo de pesticidas na agricultura também pode contaminar o aquífero, pois o pesticida se infiltra na camada de solo e atinge o aquífero. Ainda na agricultura, outra forma de contaminação a ser exemplificada é a do uso de fertilizantes nitrogenados (com nitrogênio), que levam à formação de grandes quantidades de íons nitrato, que por sua vez podem levar a graves enfermidades. Outro importante meio de contaminação é a perfuração inadequada de poços (ou quando eles são abandonados), permitindo a direta contaminação da água com fertilizantes que são carregados pela água de chuva para o interior do poço aberto. Além dessas contaminações, em áreas urbanas, as causas mais frequentes de contaminação dos aquíferos são os vazamentos de tanques em postos de gasolina e as atividades industriais. Para refletir 5: - O que pode alterar o equilíbrio natural de um corpo d'água? - Você sabe o que todo lago quer ser quando crescer? 5. Eutrofização Vamos primeiramente nos recordar das reações de fotossíntese e respiração. De forma muito simplificada (sem mostrar as fórmulas dos nutrientes) podemos escrever a reação de fotossíntese como: CO 2 + H 2 O + nutrientes + luz {CH 2 O} n + O 2 (equação 1) Onde {CH 2 O} n representa a matéria orgânica vegetal. A fórmula C 106 H 263 O 110 N 16 P muitas vezes é utilizada para representar o tecido orgânico vegetal de pequenas algas. Por meio da equação 1 vemos que o gás carbônico na atmosfera pode ser transformado (fixado) em tecido vegetal, havendo liberação de oxigênio. Por esse motivo dizemos que as árvores limpam a atmosfera, certo?. 10.

12 No caso da respiração ou da decomposição (degradação da matéria orgânica morta), temos o processo inverso (equação 2), isto é, há um consumo de oxigênio para se ter a oxidação do material orgânico para o gás carbônico, liberando energia: {CH 2 O} n + O 2 CO 2 + H 2 O + nutrientes + energia (equação 2) No nosso caso, obtemos energia por meio dos alimentos que comemos, pois estes são digeridos e queimados durante nosso processo de respiração, produzindo o gás carbônico. Se pararmos de comer, morremos porque não repomos o carbono orgânico gasto na respiração. 3- Em um lago, há entrada de nutrientes como nitrato (NO 3- ) e fosfato (PO 4 ) pelo processo de arraste de sais que estão presentes naturalmente no solo (processo chamado de lixiviação reveja a Figura 4). As algas que estão nas águas superficiais (na zona que tem luz, ou zona fótica), fazem fotossíntese, crescem, reproduzem-se. Nesse processo de fotossíntese, grande parte do oxigênio produzido fica dissolvido na água. As algas servem de alimentos para pequenos animais, dando início a toda cadeia alimentar. As algas respiram, os animais respiram e os organismos mortos são decompostos. Esses processos consomem parte do oxigênio que se encontra dissolvido na água (equação 2). Num corpo d água saudável, há um equilíbrio ideal entre a produção de oxigênio pela fotossíntese e seu consumo pela respiração e decomposição. Os corpos d água denominados oligotróficos (oligo = mal; trófico = alimento) são pobres em nutrientes (alimento). Eles possuem águas límpidas devido à baixa quantidade de algas e, consequentemente, têm baixa taxa de fotossíntese. A concentração de matéria orgânica é baixa, o que leva a uma boa oxigenação de toda coluna d'água, pois há baixa decomposição. Esses tipos de ecossistemas são excelentes para extração de água usada no abastecimento, porém, estão se tornando cada vez mais raros. Muitos dos organismos mortos não são totalmente redissolvidos e pequenas partes desse material vai sendo depositado no fundo do lago, formando o sedimento (rico em material orgânico). A este processo dá-se o nome de eutrofização natural. Com o passar de milhares e milhões de anos, o lago vai ficando cada vez menos profundo devido ao depósito de material sólido no fundo, até se transformar num pântano e finalmente em terra firme (Figura 6). Agora dá para saber o que um lago quer ser quando crescer?. 11.

13 O homem pode acelerar o processo de eutrofização introduzindo um excesso de material orgânico e nutrientes num corpo d água, levando à chamada eutrofização antrópica. O termo "eu" significa bem em grego. Sendo assim, os ecossistemas aquáticos denominados eutróficos são aqueles enriquecidos com nutrientes, isto é, "bem alimentados". Figura 6: Ilustração do processo de eutrofização de um lago até sua completa extinção. Você saberia dizer qual tipo de efluente tem muita matéria orgânica? Certamente, o esgoto doméstico tem grandes quantidades de matéria orgânica e nutrientes, como nitrato e fosfato, além de ter grandes quantidades de organismos patológicos que causam doenças. No Brasil, 58% das cidades não têm rede coletora de esgoto e apenas 14% tem o esgoto coletado e tratado (IBGE- senso do ano 2000; condicaodevida/pnsb/esgotamento_sanitario/defaultesgotamento.shtm). A introdução de grandes quantidades de matéria orgânica e nutrientes pelo esgoto em um corpo d água leva a uma rápida proliferação de algas (muita comida, muita alga!). Inicialmente, isso poderia parecer interessante devido à grande produção de oxigênio pela fotossíntese e à grande quantidade de alimento produzido para os animais. Porém, o excesso de algas em um corpo d água só permite que a luz penetre na coluna d'água por poucos centímetros, levando à morte de toda população de algas que se encontra logo abaixo, na zona sem luz (afótica). Todo esse material morto será decomposto pelas bactérias aeróbias (que usam oxigênio), consumindo oxigênio. Os organismos mais sensíveis começam a morrer devido à baixa concentração de oxigênio, gerando ainda mais matéria orgânica morta, que será decomposta e consumirá mais oxigênio. Esse consumo de oxigênio supera muito a capacidade de reposição pela fotossíntese, podendo levar a água à anoxia, isto é, total ausência de oxigênio. Na ausência de oxigênio aparecem as bactérias anaeróbias, que além da sua toxicidade, levam à produção de espécies químicas reduzidas (de baixo número de. 12.

14 oxidação), como o metano (CH 4 um gás de efeito estufa) e o ácido sufídrico (H 2 S), que acidifica drasticamente a água. Atividade: Procure saber se na sua cidade o esgoto é tratado e coletado em rede. Se não é tratado (ou apenas parte é tratado), para onde vão os efluentes de esgoto sem tratamento? Para refletir 5: - Açúcar pode ser um poluente? - Aquilo que é biodegradável não prejudica o meio ambiente? 6. Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO) Já vimos que quanto maior a concentração de matéria orgânica biodegrável no ambiente aquático, maior será o consumo de oxigênio por organismos aeróbios (que utilizam oxigênio) para promover sua degradação. Pode-se definir demanda bioquímica de oxigênio (DBO) como a quantidade de oxigênio necessária para oxidar a matéria orgânica por decomposição microbiana, por litro de água. É comum ouvir a afirmação de que "uma substância não prejudica o meio ambiente porque é biodegradável". Vamos ver se isto é verdade? Na região de Ribeirão Preto (interior de São Paulo), em setembro de 2003, houve o rompimento do reservatório de uma usina de açúcar e álcool contendo aproximadamente 8 milhões de litros de melaço. Rapidamente o melaço atingiu o rio, produzindo uma mancha com aproximadamente 150 km de extensão, levando à morte de mais de 200 toneladas de peixes em apenas alguns dias. Será que o açúcar fez mal aos peixes? Por que morreram tantos peixes em tão pouco tempo? Açúcares de forma geral são facilmente biodegradáveis, e por causa da sua elevada concentração na água houve um rápido consumo do oxigênio durante o processo de degradação, matando os peixes por asfixia (reveja a equação 2).. 13.

15 Atividade: Calcule a demanda (consumo) de oxigênio para oxidar completamente 1 g de açúcar (representada pela glicose) dissolvido em 1 L de água. Veja a resposta. A oxidação completa da glicose (massa molar 180 g/mol) é dada por: C 6 H 12 O O 2 6 CO H 2 O A partir da reação vemos que 1 mol de glicose consome 6 mols de oxigênio para degradar-se completamente. Por essa proporcionalidade, podemos então calcular a massa de oxigênio (massa molar = 32 g/mol) consumido: 1 mol glicose 6 mol O 2 1 x 180 g glicose 6 x 32 g de O 2 1g m m = 1,07 g O resultado mostra que para 1 litro de água contendo 1 g de glicose haverá o consumo de 1,07 g de oxigênio pelas bactérias para promover a total oxidação da glicose. Porém, na água de rio, a concentração de oxigênio é de aproximadamente 0,009 g por litro de água. Dessa forma, a fácil degradabilidade do açúcar, somado a sua elevada concentração, leva ao rápido esgotamento do oxigênio dissolvido na água matando toda vida aquática, como ilustra a Figura 7. Para refletir 6: - Por que a água do mar é salgada? - Dê um exemplo que demonstra a importância dos oceanos para a humanidade. - Como seria o clima da Terra sem os oceanos? 7. Os oceanos Já vimos anteriormente que intemperismo trata-se do processo de dissolução das rochas dos continentes pela água da chuva que carrega sais dissolvidos até os rios, que por sua vez deságuam no mar. Para lembrar esse processo, podemos recorrer à frase: água mole em pedra dura tanto bate até. 14.

16 que fura. Quando a água do mar evapora e retorna ao continente, ela está praticamente sem sais. Portanto, em uma escala de milhões de anos, os oceanos foram acumulando mais e mais sais. Hoje a quantidade de sais nos oceanos é em média 35 g por litro de água, sendo o cloreto de sódio (NaCl) o sal mais abundante. Apesar da abundância de íons cloreto (Cl - ) na água do mar, sua origem não está nas rochas da superfície terrestre e sim no interior da Terra (no magma), que durante erupções vulcânicas expelia ácido clorídrico (HCl). O ácido foi sendo neutralizado por sais alcalinos presentes nas rochas. Os oceanos têm grande importância na nossa vida, pois são fontes de alimento, meios de transporte, fontes de água para os continentes (como vimos no ciclo da água), e até mesmo fontes de lazer e beleza paisagística. Entre tantas coisas importantes, os oceanos também são grandes reguladores do clima da Terra. A água tem a propriedade de armazenar enormes quantidades de calor proveniente do sol, liberando esse calor lentamente durante a noite e em dias mais frios. Essa propriedade de armazenamento de calor é chamada de capacidade calorífica, que na água é bastante elevada. No caso da areia, podemos deduzir que esta tem uma capacidade calorífica muito baixa, pois não armazena calor. O que ganha de calor, perde em pouco tempo. Os oceanos absorvem grande parte do calor da atmosfera, diminuindo a velocidade com que as temperaturas globais vêm subindo. Se não fosse pelos vastos oceanos, a Terra toda teria um clima de deserto, com dias muito quentes e noites muito frias, pois o calor armazenado na sua superfície durante o dia seria rapidamente perdido durante a noite. As correntes marinhas se movimentam da região do equador para o norte e para o sul (Figura 8). Na região dos trópicos, as águas são mais quentes. À medida que elas viajam em direção aos pólos, vão perdendo calor, minimizando o frio nas regiões temperadas e polares. Dessa forma, os oceanos transportam calor pela movimentação de suas águas (correntes). Graças a esse tipo de transporte de calor, o clima na Europa Ocidental (França, Inglaterra) é bem mais ameno do que na Europa Oriental (Polônia, Ucrânia), que está mais distante do Oceano Atlântico.. 15.

17 Figura 8: Principais correntes oceânicas na superfície dos oceanos. Reveja a equação de fotossíntese (equação 1) que mostra o gás carbônico sendo transformado em tecido vegetal. Como nos oceanos, a quantidade de algas é muito grande, isso significa que sua capacidade de retirar o gás carbônico da atmosfera pela fotossíntese também é grande. O consumo de gás carbônico pela fotossíntese é dividido praticamente em partes iguais entre os oceanos (50%) e os sistemas terrestres (50%). Os oceanos também permitem uma grande dissolução de gases da atmosfera nas suas águas pelo simples processo de difusão molecular. Dessa maneira, é capaz de retirar grandes quantidades de gás carbônico da atmosfera e assim diminuir o efeito estufa. Com o aquecimento global, as águas dos oceanos também estão se aquecendo, de forma que os gases naturalmente dissolvidos na água podem ser emitidos de volta para a atmosfera. Esse processo é similar ao que acontece quando deixamos um copo de refrigerante esquentar. Pouco a pouco o gás vai escapando, pois quanto mais quente, menor a quantidade de gases que se dissolve. A emissão de gás carbônico - dissolvido nos oceanos, para a atmosfera - aumentará a concentração desse gás de efeito estufa, elevando mais ainda a temperatura global. Graças aos oceanos, a temperatura global ainda não aumentou tanto, mas sua capacidade de conter o efeito estufa está se esgotando.. 16.

18 8. Considerações finais Reveja as Figuras 1 e 4. A partir delas talvez você entenda melhor que, apesar desse texto ter tratado principalmente da, vimos como todos os compartimentos da Terra estão interligados. Note que uma pessoa que vive na porção mais interior de um continente é afetada pelo oceano, pelo menos por causa da sua atuação no clima global. A água evaporada do oceano cai sobre as rochas e solo, dissolve nutrientes que são carregados para os rios e aquíferos, e volta a abastecer os oceanos. Os nutrientes e gases dissolvidos na água são consumidos pelas algas (fotossíntese), servindo de alimento para pequenos animais e desencadeando toda teia alimentar até chegar ao homem. Um aquecimento anormal das águas de uma pequena porção do oceano pode levar à seca - em uma região, e à formação de furações - em outra. Vimos como o lançamento dos nossos esgotos sem tratamento ou de substâncias aparentemente inócuas podem alterar completamente um ecossistema aquático. A mata mal preservada pode diminuir a infiltração de água no subsolo, enquanto um poço mal construído pode levar à contaminação da água subterrânea, e um poço mal explorado pode secar. Cada um de nós é uma peça chave nas interações entre os compartimentos globais, tanto no sentido de danificar como no de preservar o meio ambiente. Veja se você concorda com o que disse Mikail Gorbachev, quando presidente da antiga União Soviética: "A natureza achará uma solução para a poluição causada pela civilização. A questão que permanece é se os seres humanos estão incluídos ou não".. 17.

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS

CICLOS BIOGEOQUÍMICOS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS O fluxo de energia em um ecossistema é unidirecional e necessita de uma constante renovação de energia, que é garantida pelo Sol. Com a matéria inorgânica que participa dos ecossistemas

Leia mais

A HIDROSFERA. Colégio Senhora de Fátima. Disciplina: Geografia 6 ano Profª Jenifer Tortato

A HIDROSFERA. Colégio Senhora de Fátima. Disciplina: Geografia 6 ano Profª Jenifer Tortato A HIDROSFERA Colégio Senhora de Fátima. Disciplina: Geografia 6 ano Profª Jenifer Tortato A HIDROSFERA A água é o mais abundante solvente natural que atua no sentido de desagregar, ou seja, fragmentar

Leia mais

Elementos essenciais a vida: Zn, Mo e o Co. - Água; - Macronutrientes: C, H, O, N e o P mais importantes, mas também S, Cl, K, Na, Ca, Mg e Fe;

Elementos essenciais a vida: Zn, Mo e o Co. - Água; - Macronutrientes: C, H, O, N e o P mais importantes, mas também S, Cl, K, Na, Ca, Mg e Fe; Elementos essenciais a vida: - Água; - Macronutrientes: C, H, O, N e o P mais importantes, mas também S, Cl, K, Na, Ca, Mg e Fe; - Micronutrientes principais: Al, Bo, Cr, Zn, Mo e o Co. Bio organismos

Leia mais

Conteúdo: Aula: 12 assíncrona. Ciclo da água e dos nutrientes. Ciclo do nitrogênio, carbono e oxigênio. CONTEÚDO E HABILIDADES

Conteúdo: Aula: 12 assíncrona. Ciclo da água e dos nutrientes. Ciclo do nitrogênio, carbono e oxigênio. CONTEÚDO E HABILIDADES CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA DINÂMICA LOCAL INTERATIVA Aula: 12 assíncrona Conteúdo: Ciclo da água e dos nutrientes. Ciclo do nitrogênio, carbono e oxigênio. 2 CONTEÚDO E

Leia mais

Gestão Ambiental 19/3/2012. MÓDULO Gerenciamento e Controle de Poluição da Água. Tema: DISPONIBILIDADE HÍDRICA: as Águas do Planeta

Gestão Ambiental 19/3/2012. MÓDULO Gerenciamento e Controle de Poluição da Água. Tema: DISPONIBILIDADE HÍDRICA: as Águas do Planeta Gestão Ambiental Profª Denise A. F. Neves MÓDULO Gerenciamento e Controle de Poluição da Água Tema: DISPONIBILIDADE HÍDRICA: as Águas do Planeta Objetivos: Entender a distribuição da água no Planeta. Reconhecer

Leia mais

O homem e o meio ambiente

O homem e o meio ambiente A U A UL LA O homem e o meio ambiente Nesta aula, que inicia nosso aprendizado sobre o meio ambiente, vamos prestar atenção às condições ambientais dos lugares que você conhece. Veremos que em alguns bairros

Leia mais

Ecologia. 1) Níveis de organização da vida

Ecologia. 1) Níveis de organização da vida Introdução A ciência que estuda como os seres vivos se relacionam entre si e com o ambiente em que vivem e quais as conseqüências dessas relações é a Ecologia (oikos = casa e, por extensão, ambiente; logos

Leia mais

Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II Ensino Fundamental II Valor da prova: 2.0 Nota: Data: / /2015 Professora: Angela Disciplina: Geografia Nome: n o : Ano: 6º 4º bimestre Trabalho de Recuperação de Geografia Orientações: - Leia atentamente

Leia mais

Realização: Aquecimento Global. Parceiros: Apoiadores:

Realização: Aquecimento Global. Parceiros: Apoiadores: Realização: Parceiros: Aquecimento Global Apoiadores: O que é o efeito estufa? É um fenômeno natural, provocado por alguns gases da atmosfera, que mantêm o nosso planeta aquecido. Esse processo acontece

Leia mais

Cerrado e caatinga. Compare estas duas fotos:

Cerrado e caatinga. Compare estas duas fotos: A UU L AL A Cerrado e caatinga Compare estas duas fotos: cerrado caatinga Observando as duas figuras, a característica que mais nos chama a atenção é que os dois ambientes parecem muito secos. Nesta aula,

Leia mais

Ciclos Biogeoquímicos

Ciclos Biogeoquímicos Os organismos retiram constantemente da natureza os elementos químicos de que necessitam, mas esses elementos sempre retornam ao ambiente. O processo contínuo de retirada e de devolução de elementos químicos

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2015

ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE ESTUDO I ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 4.º ANO/EF 2015 Caro (a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados na

Leia mais

QUÍMICA QUESTÃO 41 QUESTÃO 42

QUÍMICA QUESTÃO 41 QUESTÃO 42 Processo Seletivo/UNIFAL- janeiro 2008-1ª Prova Comum TIPO 1 QUÍMICA QUESTÃO 41 Diferentes modelos foram propostos ao longo da história para explicar o mundo invisível da matéria. A respeito desses modelos

Leia mais

O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa.

O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa. O que é o Aquecimento Global? O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa. O efeito estufa é um fenômeno natural e consiste na retenção de calor irradiado pela

Leia mais

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0

Água, fonte de vida. Aula 1 Água para todos. Rio 2016 Versão 1.0 Água, fonte de vida Aula 1 Água para todos Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Analisar a quantidade de água potável disponível em nosso planeta 2 Identificar os diferentes estados da água 3 Conhecer o ciclo

Leia mais

CIÊNCIAS - 6ª série / 7º ano U.E - 02

CIÊNCIAS - 6ª série / 7º ano U.E - 02 CIÊNCIAS - 6ª série / 7º ano U.E - 02 A crosta, o manto e o núcleo da Terra A estrutura do planeta A Terra é esférica e ligeiramente achatada nos polos, compacta e com um raio aproximado de 6.370 km. Os

Leia mais

Grandes Problemas Ambientais

Grandes Problemas Ambientais Grandes Problemas Ambientais O aumento do efeito de estufa; O aquecimento global; A Antárctica; A desflorestação; A Amazónia; A destruição da camada de ozono; As chuvas ácidas; O clima urbano; Os resíduos

Leia mais

TRATAMENTO DA ÁGUA. Professora: Raquel Malta Química 3ª série - Ensino Médio

TRATAMENTO DA ÁGUA. Professora: Raquel Malta Química 3ª série - Ensino Médio TRATAMENTO DA ÁGUA Professora: Raquel Malta Química 3ª série - Ensino Médio Água poluída: água inadequada para beber ou para fazer nossa higiene. Diversas substâncias naturalmente presentes na água são

Leia mais

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A água e o ar são indispensáveis para a sobrevivência dos seres vivos, mas o homem vem poluindo esses meios de forma muitas

Leia mais

Unidade IV Ser Humano e saúde. Aula 17.1

Unidade IV Ser Humano e saúde. Aula 17.1 Unidade IV Ser Humano e saúde. Aula 17.1 Conteúdo: O efeito estufa. Habilidade: Demonstrar uma postura crítica diante do uso do petróleo. REVISÃO Reações de aldeídos e cetonas. A redução de um composto

Leia mais

PROF. RICARDO TEIXEIRA A DINÂMICA DA HIDROSFERA

PROF. RICARDO TEIXEIRA A DINÂMICA DA HIDROSFERA PROF. RICARDO TEIXEIRA A DINÂMICA DA HIDROSFERA A hidrosfera fonte para a vida A superfície do planeta Terra é constituída predominantemente de água. Os continentes e ilhas constituem cerca de 30% da superfície

Leia mais

PROBLEMAS AMBIENTAIS INVERSÃO TÉRMICA INVERSÃO TÉRMICA 14/02/2014. Distribuição aproximada dos principais poluentes do ar de uma cidade (SP)

PROBLEMAS AMBIENTAIS INVERSÃO TÉRMICA INVERSÃO TÉRMICA 14/02/2014. Distribuição aproximada dos principais poluentes do ar de uma cidade (SP) PROBLEMAS AMBIENTAIS Distribuição aproximada dos principais poluentes do ar de uma cidade (SP) Liga-se com a hemoglobina impedindo o O2 de ser conduzido INVERSÃO TÉRMICA *Inversão térmica é um fenômeno

Leia mais

Ø As actividades humanas dependem da água para a agricultura, indústria, produção de energia, saúde, desporto e entretenimento.

Ø As actividades humanas dependem da água para a agricultura, indústria, produção de energia, saúde, desporto e entretenimento. Ø As actividades humanas dependem da água para a agricultura, indústria, produção de energia, saúde, desporto e entretenimento. Ä A água é indispensável ao Homem, a sua falta ou o seu excesso, pode ser-lhe

Leia mais

4º ano. Atividade de Estudo - Ciências. Nome:

4º ano. Atividade de Estudo - Ciências. Nome: Atividade de Estudo - Ciências 4º ano Nome: 1- Imagine que o quadriculado abaixo seja uma representação da composição do ar. No total, são 100 quadradinhos. PINTE, de acordo com a legenda, a quantidade

Leia mais

Ciclo hidrológico. Distribuição da água na Terra. Tipo Ocorrência Volumes (km 3 ) Água doce superficial. Rios. Lagos Umidade do solo.

Ciclo hidrológico. Distribuição da água na Terra. Tipo Ocorrência Volumes (km 3 ) Água doce superficial. Rios. Lagos Umidade do solo. Ciclo hidrológico Quase toda a água do planeta está concentrada nos oceanos. Apenas uma pequena fração (menos de 3%) está em terra e a maior parte desta está sob a forma de gelo e neve ou abaixo da superfície

Leia mais

A Vida no Solo. A vegetação de um local é determinada pelo solo e o clima presentes naquele local;

A Vida no Solo. A vegetação de um local é determinada pelo solo e o clima presentes naquele local; A Vida no Solo A Vida no Solo A vegetação de um local é determinada pelo solo e o clima presentes naquele local; O solo é constituído por alguns componentes: os minerais, o húmus, o ar, a água e os seres

Leia mais

Poluição das Águas. A poluição das águas gera efeitos dramáticos em todo o ecossistema COLÉGIO MARISTA SÃO JOSÉ 9º ANO ENS.

Poluição das Águas. A poluição das águas gera efeitos dramáticos em todo o ecossistema COLÉGIO MARISTA SÃO JOSÉ 9º ANO ENS. COLÉGIO MARISTA SÃO JOSÉ 9º ANO ENS. FUNDAMENTAL PROFESSOR: SEBASTIÃO ABICEU / PROFESSORA: JANILDA FRÓES Poluição das Águas A poluição das águas gera efeitos dramáticos em todo o ecossistema A questão

Leia mais

A Qualidade da Água nas Cidades de Campina Grande e Taperoá. *gicelia.moreira2009@gmail.com

A Qualidade da Água nas Cidades de Campina Grande e Taperoá. *gicelia.moreira2009@gmail.com A Qualidade da Água nas Cidades de e Gicélia Moreira (ID) 1,AntonioJoão S. Filho(ID) 1 Nataline C. S. Barbosa (ID) 1 Antonio N. de Souza (PG) Departamento de Química CCT-UEPB *gicelia.moreira2009@gmail.com

Leia mais

5ª série / 6º ano 1º bimestre

5ª série / 6º ano 1º bimestre 5ª série / 6º ano 1º bimestre Água e o planeta Terra Hidrosfera Distribuição e importância Hidrosfera é o conjunto de toda a água da Terra. Ela cobre 2/3 da superfície terrestre e forma oceanos, mares,

Leia mais

Água - Recurso Natural

Água - Recurso Natural - Recurso Natural PROF. Carla Gracy Ribeiro Meneses A água é um elemento essencial para a humanidade. Nosso corpo é composto por dois terços de água, isso equivalente ao nosso peso total. Curiosidades!

Leia mais

Ecologia Geral CICLOS BIOGEOQUÍMICOS

Ecologia Geral CICLOS BIOGEOQUÍMICOS Ecologia Geral CICLOS BIOGEOQUÍMICOS 98-99% dos organismos são constituído por: -Sódio (Na) -Potássio (K) -Magnésio (Mg) -Cloro (Cl) -Carbono (C) -Hidrogênio (H -Nitrogênio (N) -Oxigênio (O) 1-2% restante:

Leia mais

Aluno (a): Professor:

Aluno (a): Professor: 3º BIM P1 LISTA DE EXERCÍCIOS CIÊNCIAS 6º ANO Aluno (a): Professor: Turma: Turno: Data: / / Unidade: ( ) Asa Norte ( ) Águas Lindas ( )Ceilândia ( ) Gama ( )Guará ( ) Pistão Norte ( ) Recanto das Emas

Leia mais

O maior manancial de água doce do mundo

O maior manancial de água doce do mundo O maior manancial de água doce do mundo O Aquífero Guarani é o maior manancial de água doce Subterrânea transfronteiriço do mundo. Está localizado na região centro-leste da América do Sul, entre 12º e

Leia mais

EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAP. 04-7ºS ANOS

EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAP. 04-7ºS ANOS EXERCÍCIOS DE REVISÃO - CAP. 04-7ºS ANOS LEIA AS INFORMAÇÕES, CONSULTE O LIVRO PARA ADQUIRIR MAIS CONHECIMENTO E RESPONDA OS EXERCÍCIOS EM SEU CADERNO. 1- Quente e frio: um país de extremos O Brasil é

Leia mais

Como os seres vivos modificam o ambiente?

Como os seres vivos modificam o ambiente? Como os seres vivos modificam o ambiente? O ar e a água possibilitam a integração dos seres vivos na dinâmica planetária. Por que a parede do copo com água fria fica molhada? Será? Toda matéria é constituída

Leia mais

Unidade 8. Ciclos Biogeoquímicos e Interferências Humanas

Unidade 8. Ciclos Biogeoquímicos e Interferências Humanas Unidade 8 Ciclos Biogeoquímicos e Interferências Humanas Ciclos Biogeoquímicos Os elementos químicos constituem todas as substâncias encontradas em nosso planeta. Existem mais de 100 elementos químicos,

Leia mais

A dinâmica do relevo terrestre e A hidrografia terrestre

A dinâmica do relevo terrestre e A hidrografia terrestre 1 O relevo terrestre é formado e modelado pela ação de diversos agentes internos (movimentos tectônicos, vulcanismo, terremoto) e externos (ação das águas, do vento e do próprio homem). Explique de que

Leia mais

CAPÍTULO 7 EFEITO ESTUFA

CAPÍTULO 7 EFEITO ESTUFA CAPÍTULO 7 EFEITO ESTUFA Será que o homem já se conscientizou do poder destrutivo das suas mãos? Hoje, é freqüente ouvirmos falar do efeito estufa Mas quem é esse vilão que nos apavora? O efeito estufa

Leia mais

Unidade. 6 Coleção IAB de Ciências / 3º ANO

Unidade. 6 Coleção IAB de Ciências / 3º ANO I Unidade 6 Coleção IAB de Ciências / 3º ANO UNIDADE I: A VIDA EM NOSSO PLANETA Introdução A ciência se faz com observação da natureza, perguntas e busca de respostas. Você já observou como o Planeta Terra

Leia mais

Encanador. 4) Número de Aulas: O trabalho será realizado em cinco etapas, divididas em aulas a critério do professor.

Encanador. 4) Número de Aulas: O trabalho será realizado em cinco etapas, divididas em aulas a critério do professor. Encanador 1) Objetivos Gerais Aprofundar os conhecimentos sobre o profissional que tem como um dos focos de trabalho a água e o saneamento básico, assim como problemas que podem ocorrer quando houver sinistros

Leia mais

Prova bimestral CIÊNCIAS. 3 o Bimestre 4 o ano

Prova bimestral CIÊNCIAS. 3 o Bimestre 4 o ano Material elaborado pelo Ético Sistema Ensino Ensino Fundamental Publicado em 2011 Prova bimestral 3 o Bimestre 4 o ano CIÊNCIAS Data: / / Nível: Escola: Nome: A água é o elemento mais abundante na Terra

Leia mais

OS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS: ÁGUA, CARBONO E NITROGÊNIO. Profº Júlio César Arrué dos Santos

OS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS: ÁGUA, CARBONO E NITROGÊNIO. Profº Júlio César Arrué dos Santos OS CICLOS BIOGEOQUÍMICOS: ÁGUA, CARBONO E NITROGÊNIO Profº Júlio César Arrué dos Santos Ciclo da Água Fonte: http://www.aguasdevalongo.net/veolia/infantil/default.asp O ciclo da água que está apresentado

Leia mais

EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS (6 ANO)

EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS (6 ANO) 1- Leia o texto a seguir e responda: EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS (6 ANO) Além de diminuir a poluição ambiental, o tratamento do lixo pode ter retorno econômico e social. a) Cite duas formas de se obterem produtos

Leia mais

Ciclo do Carbono. Lediane Chagas Marques

Ciclo do Carbono. Lediane Chagas Marques Ciclo do Carbono Lediane Chagas Marques Carbono É o quarto elemento mais abundante do universo, depois do Hidrogênio, Hélio e Oxigênio; Fundamental para a Vida; No planeta o carbono circula através dos

Leia mais

Sugestão de avaliação

Sugestão de avaliação Sugestão de avaliação 6 CIÊNCIAS Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao terceiro bimestre escolar ou às Unidades 3 e 4 do livro do Aluno. Avaliação Ciências NOME: TURMA: escola: PROfessOR:

Leia mais

Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. CIÊNCIAS DA NATUREZA

Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. CIÊNCIAS DA NATUREZA 2 Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. 3 Habilidades: Refletir sobre a importância da água para o Planeta Terra, para a vida e o

Leia mais

ÁGUA. Água conhecida como elemento vital. primitivas. evoluídas. História da humanidade relação simples e intrínseca: Homem/Água.

ÁGUA. Água conhecida como elemento vital. primitivas. evoluídas. História da humanidade relação simples e intrínseca: Homem/Água. ÁGUA Água conhecida como elemento vital Comunidades primitivas evoluídas Água Sobrevivência História da humanidade relação simples e intrínseca: Homem/Água. Civilizações mais primitivas comunidades nômades

Leia mais

Medida do consumo de água

Medida do consumo de água Ensino Fundamental 2 Nome N o 5 a série Ciências Prof a Cristiane Data / / Medida do consumo de água As residências abastecidas por água proveniente de estações de tratamento possuem um aparelho que mede

Leia mais

Os fenômenos climáticos e a interferência humana

Os fenômenos climáticos e a interferência humana Os fenômenos climáticos e a interferência humana Desde sua origem a Terra sempre sofreu mudanças climáticas. Basta lembrar que o planeta era uma esfera incandescente que foi se resfriando lentamente, e

Leia mais

A água. Alexandra Daniela

A água. Alexandra Daniela A água Novembro de 2007 Alexandra Daniela Luciana 12 1 Essa água poluída pode matar peixes e outros animais que a bebem e provocar doenças nas pessoas. Também faz com que as reservas de água potável (que

Leia mais

A água nossa de cada dia

A água nossa de cada dia A água nossa de cada dia Marco Antonio Ferreira Gomes* Foto: Eliana Lima Considerações gerais A água é o constituinte mais característico e peculiar do Planeta Terra. Ingrediente essencial à vida, a água

Leia mais

Disciplina: Ciências Professor(a): Klícia Regateiro Série: 6º ano. Água

Disciplina: Ciências Professor(a): Klícia Regateiro Série: 6º ano. Água Disciplina: Ciências Professor(a): Klícia Regateiro Série: 6º ano Água Água é vida A água é para o Homem, para os animais e para as plantas um elemento de primeira necessidade, É essencial à vida! É indispensável

Leia mais

5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL UM MUNDO MELHOR PARA TODOS

5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL UM MUNDO MELHOR PARA TODOS 5ª SÉRIE/6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL UM MUNDO MELHOR PARA TODOS Auno(a) N 0 6º Ano Turma: Data: / / 2013 Disciplina: Ciências UNIDADE I Professora Martha Pitanga ATIVIDADE 01 CIÊNCIAS REVISÃO GERAL De

Leia mais

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração

muito gás carbônico, gás de enxofre e monóxido de carbono. extremamente perigoso, pois ocupa o lugar do oxigênio no corpo. Conforme a concentração A UU L AL A Respiração A poluição do ar é um dos problemas ambientais que mais preocupam os governos de vários países e a população em geral. A queima intensiva de combustíveis gasolina, óleo e carvão,

Leia mais

FORTALECENDO SABERES APRENDER A APRENDER CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA DESAFIO DO DIA. Conteúdo:

FORTALECENDO SABERES APRENDER A APRENDER CONTEÚDO E HABILIDADES GEOGRAFIA DESAFIO DO DIA. Conteúdo: CONTEÚDO E HABILIDADES FORTALECENDO SABERES DESAFIO DO DIA A Conteúdo: O gás carbônico se acumula na atmosfera; O buraco na camada de ozônio. A crescente escassez de água potável no mundo; A relação sociedade-natureza.

Leia mais

Cadeia alimentar 3º ano

Cadeia alimentar 3º ano Cadeia alimentar 3º ano O equilíbrio ecológico depende diretamente da interação, das trocas e das relações que os seres vivos estabelecem entre si e com o ambiente. Os seres respiram, vivem sobre o solo

Leia mais

Poluição da Água Poluição da água é qualquer alteração de suas propriedades físicas, químicas e biológicas, que possa implicar

Poluição da Água Poluição da água é qualquer alteração de suas propriedades físicas, químicas e biológicas, que possa implicar Poluição da Água Poluição da água é qualquer alteração de suas propriedades físicas, químicas e biológicas, que possa implicar em prejuízo à saúde, à segurança e ao bem estar das populações, causar danos

Leia mais

ÁGUA. USOS, DISTRIBUIÇÃO e PRESERVAÇÃO

ÁGUA. USOS, DISTRIBUIÇÃO e PRESERVAÇÃO ÁGUA USOS, DISTRIBUIÇÃO e PRESERVAÇÃO Embora a água seja a substância mais abundante do nosso planeta, especialistas e autoridades internacionais alertam para um possível colapso das reservas de água doce,

Leia mais

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS

EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS EDUCAÇÃO AMBIENTAL E GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS EDUCANDO PARA UM AMBIENTE MELHOR Apresentação A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte SEMARH produziu esta

Leia mais

Profª: Sabrine V. Welzel

Profª: Sabrine V. Welzel Geografia 6 Ano Águas Continentais e Oceânicas 1 - Observe a imagem a seguir e explique com suas palavras sobre o que se trata: 2 Complete os espaços em branco com palavras abaixo destacadas: Solos subterrâneas

Leia mais

Nesse sistema de aquecimento,

Nesse sistema de aquecimento, Enem 2007 1- Ao beber uma solução de glicose (C 6 H 12 O 6 ), um corta-cana ingere uma substância: (A) que, ao ser degradada pelo organismo, produz energia que pode ser usada para movimentar o corpo. (B)

Leia mais

Maxillaria silvana Campacci

Maxillaria silvana Campacci Ecologia Aula 1 Habitat É o lugar que reúne as melhores condições de vida para uma espécie. Temperatura, quantidade de água, intensidade da luz solar e tipo de solo determinam se o habitat é adequado ao

Leia mais

MATÉRIA 6º 2º Dez/13 NOTA

MATÉRIA 6º 2º Dez/13 NOTA Valores eternos. TD Recuperação MATÉRIA Geografia ANO/TURMA SEMESTRE DATA 6º 2º Dez/13 ALUNO(A) PROFESSOR(A) Tiago Bastos TOTAL DE ESCORES ESCORES OBTIDOS NOTA VISTO DOS PAIS/RESPONSÁVEIS 1. Analise e

Leia mais

Reconhecer as diferenças

Reconhecer as diferenças A U A UL LA Reconhecer as diferenças Nesta aula, vamos aprender que os solos são o resultado mais imediato da integração dos processos físicos e biológicos na superfície da Terra. A formação e o desenvolvimento

Leia mais

USO RACIONAL DA ÁGUA 2008

USO RACIONAL DA ÁGUA 2008 USO RACIONAL DA ÁGUA Tipos de Água: Água potável - é a que se pode beber. É fundamental para a vida humana, e é obtida através de tratamentos que eliminam qualquer impureza. Água poluída - É a água suja

Leia mais

Ciências/15 6º ano Turma:

Ciências/15 6º ano Turma: Ciências/15 6º ano Turma: 2º trimestre Nome: Data: / / 6ºcie302r Roteiro de Estudos- Recuperação de Ciências 6 ANO 2º trimestre Atividades para a oficina de estudo: Ciências - 6º ano 2º trimestre * Organizador-

Leia mais

Parâmetros de qualidade da água. Variáveis Físicas Variáveis Químicas Variáveis Microbiológicas Variáveis Hidrobiológicas Variáveis Ecotoxicológicas

Parâmetros de qualidade da água. Variáveis Físicas Variáveis Químicas Variáveis Microbiológicas Variáveis Hidrobiológicas Variáveis Ecotoxicológicas Parâmetros de qualidade da água Variáveis Físicas Variáveis Químicas Variáveis Microbiológicas Variáveis Hidrobiológicas Variáveis Ecotoxicológicas Coloração - COR Variáveis Físicas associada à presença

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID ESCOLA ESTADUAL FLORIANO CAVALCANTI FLOCA DISCIPLINA: GEOGRAFIA DOCENTE: SERGIO VIDAL

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID ESCOLA ESTADUAL FLORIANO CAVALCANTI FLOCA DISCIPLINA: GEOGRAFIA DOCENTE: SERGIO VIDAL PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID ESCOLA ESTADUAL FLORIANO CAVALCANTI FLOCA DISCIPLINA: GEOGRAFIA DOCENTE: SERGIO VIDAL Bolsistas: Ilnara Juvêncio Josilene de Brito Você

Leia mais

Aula 24 Poluição. Poluição do ar. Os principais poluentes do ar são: compostos sulfurosos, nitrogenados e monóxido de carbono.

Aula 24 Poluição. Poluição do ar. Os principais poluentes do ar são: compostos sulfurosos, nitrogenados e monóxido de carbono. Aula 24 Poluição A poluição é a alteração do equilíbrio ecológico devido à presença de resíduos em quantidade que o ambiente tem de absorver provocando danos ao seu funcionamento. Os resíduos podem ser

Leia mais

DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFª. CRISTINA DE SOUZA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO

DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFª. CRISTINA DE SOUZA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DISCIPLINA: BIOLOGIA PROFª. CRISTINA DE SOUZA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO Ciclo Biogeoquímico 1. É a troca cíclica de elementos químicos que ocorre entre os seres vivos e o ambiente. 2. Todos os elementos

Leia mais

3º BIMESTRE 2ª Avaliação Área de Ciências Humanas Aula 148 Revisão e avaliação de Humanas

3º BIMESTRE 2ª Avaliação Área de Ciências Humanas Aula 148 Revisão e avaliação de Humanas 3º BIMESTRE 2ª Avaliação Área de Ciências Humanas Aula 148 Revisão e avaliação de Humanas 2 Tipos de vegetação Vegetação é caracterizada como o conjunto de plantas de uma determinada região. Em razão da

Leia mais

Este caderno contém exercícios de fixação e passatempos sobre os temas: Água no cotidiano - Módulo 1. A oferta de água - Módulo 2

Este caderno contém exercícios de fixação e passatempos sobre os temas: Água no cotidiano - Módulo 1. A oferta de água - Módulo 2 professor Este caderno contém exercícios de fixação e passatempos sobre os temas:. Mapa conceitual sobre Água: Água no cotidiano - Módulo que são em três estados físicos A oferta de água - Módulo 2 é encontrada

Leia mais

COMENTÁRIO GERAL (EQUIPE DE BIOLOGIA)

COMENTÁRIO GERAL (EQUIPE DE BIOLOGIA) COMENTÁRIO GERAL (EQUIPE DE BIOLOGIA) A prova de Biologia ENEM 2010 apresentou como eixo central questões envolvendo meio ambiente e ecologia geral. Desta forma houve um desequilíbrio na distribuição de

Leia mais

PROVA BIMESTRAL Ciências

PROVA BIMESTRAL Ciências 6 o ano 2 o bimestre PROVA BIMESTRAL Ciências Escola: Nome: Turma: n o : 1. Os animais apresentam diferentes formas de locomoção, alimentação e revestimento do corpo, características estas que os organizam

Leia mais

Elementos e fatores climáticos

Elementos e fatores climáticos Elementos e fatores climáticos O entendimento e a caracterização do clima de um lugar dependem do estudo do comportamento do tempo durante pelo menos 30 anos: das variações da temperatura e da umidade,

Leia mais

CORPO DE BOMBEIRO MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II

CORPO DE BOMBEIRO MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II CORPO DE BOMBEIRO MILITAR DO DISTRITO FEDERAL DIRETORIA DE ENSINO E INSTRUÇÃO CENTRO DE ASSISTÊNCIA AO ENSINO COLÉGIO MILITAR DOM PEDRO II Questão 01 - O esquema a seguir representa, de forma simplificada,

Leia mais

H idrosfera D istribuição e Im portância

H idrosfera D istribuição e Im portância H idrosfera D istribuição e Im portância Na Terra, apenas 2,6% do total de água corresponde à água doce, mas grande parte dela está congelada e parte está no subsolo. Aparentemente, a água é Aparentemente,

Leia mais

Hidrografia: área que estuda as águas. Bacia hidrográfica: Conjunto de terras drenadas por um rio principal e seus afluentes.

Hidrografia: área que estuda as águas. Bacia hidrográfica: Conjunto de terras drenadas por um rio principal e seus afluentes. HIDROGRAFIA CONCEITOS Hidrografia: área que estuda as águas. Bacia hidrográfica: Conjunto de terras drenadas por um rio principal e seus afluentes. Rede hidrográfica: Conjunto de rios. A HIDROSFERA É a

Leia mais

Capítulo 21 Meio Ambiente Global. Geografia - 1ª Série. O Tratado de Kyoto

Capítulo 21 Meio Ambiente Global. Geografia - 1ª Série. O Tratado de Kyoto Capítulo 21 Meio Ambiente Global Geografia - 1ª Série O Tratado de Kyoto Acordo na Cidade de Kyoto - Japão (Dezembro 1997): Redução global de emissões de 6 Gases do Efeito Estufa em 5,2% no período de

Leia mais

PRAIA LIMPA É A NOSSA CARA. TRATAMENTO BIOLÓGICO DE EFLUENTES

PRAIA LIMPA É A NOSSA CARA. TRATAMENTO BIOLÓGICO DE EFLUENTES PRAIA LIMPA É A NOSSA CARA. TRATAMENTO BIOLÓGICO DE EFLUENTES Cartilha 1 - Série Educação Ambiental Uma prática para o bem de todos EXPEDIENTE Projeto Educação Ambiental Cartilha 1 - Série Educação Ambiental

Leia mais

Ano: 8 Turma: 81 / 82

Ano: 8 Turma: 81 / 82 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Final 3ª Etapa 2012 Disciplina: Ciências Professor (a): Felipe Cesar Ano: 8 Turma: 81 / 82 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Aquecimento Global e Protocolo de Kyoto. Professor Thiago Espindula Disciplina de Geografia

Aquecimento Global e Protocolo de Kyoto. Professor Thiago Espindula Disciplina de Geografia Aquecimento Global e Protocolo de Kyoto Professor Thiago Espindula Disciplina de Geografia Exercícios (ENEM 2006) Com base em projeções realizadas por especialistas, teve, para o fim do século

Leia mais

Climatologia GEOGRAFIA DAVI PAULINO

Climatologia GEOGRAFIA DAVI PAULINO Climatologia GEOGRAFIA DAVI PAULINO Efeito no clima sobre fatores socioeconômicos Agricultura População Diversidade global de climas Motivação! O Clima Fenômeno da atmosfera em si: chuvas, descargas elétricas,

Leia mais

Sequência de Aulas - Ciclos Biogeoquímicos

Sequência de Aulas - Ciclos Biogeoquímicos Sequência de Aulas - Ciclos Biogeoquímicos 1. Nível de Ensino: Ensino Médio 2. Conteúdo Estruturante: Biogeoquímica 2.1 Conteúdo Básico: Matéria, Composição dos elementos químicos. 2.2 Conteúdo Específico:

Leia mais

Os constituintes do solo

Os constituintes do solo Os constituintes do solo Os componentes do solo Constituintes minerais Materiais orgânicos Água Ar Fase sólida partículas minerais e materiais orgânicos Vazios ocupados por água e/ou ar Os componentes

Leia mais

Emissões Atmosféricas e Mudanças Climáticas

Emissões Atmosféricas e Mudanças Climáticas CONCURSO PETROBRAS TÉCNICO(A) AMBIENTAL JÚNIOR Emissões Atmosféricas e Mudanças Climáticas Questões Resolvidas QUESTÕES RETIRADAS DE PROVAS DA BANCA CESGRANRIO DRAFT Produzido por Exatas Concursos www.exatas.com.br

Leia mais

MAS O QUE É A NATUREZA DO PLANETA TERRA?

MAS O QUE É A NATUREZA DO PLANETA TERRA? MAS O QUE É A NATUREZA DO PLANETA TERRA? A UNIÃO DOS ELEMENTOS NATURAIS https://www.youtube.com/watch?v=hhrd22fwezs&list=plc294ebed8a38c9f4&index=5 Os seres humanos chamam de natureza: O Solo que é o conjunto

Leia mais

ECOLOGIA GERAL FLUXO DE ENERGIA E MATÉRIA ATRAVÉS DE ECOSSISTEMAS

ECOLOGIA GERAL FLUXO DE ENERGIA E MATÉRIA ATRAVÉS DE ECOSSISTEMAS ECOLOGIA GERAL Aula 05 Aula de hoje: FLUXO DE ENERGIA E MATÉRIA ATRAVÉS DE ECOSSISTEMAS Sabemos que todos os organismos necessitam de energia para se manterem vivos, crescerem, se reproduzirem e, no caso

Leia mais

Oi amigos. A maioria de vocês já me conhece, eu sou o Kiko, o amigo do futuro, e vou apresentar a vocês o Tibum, que é o amigo da água.

Oi amigos. A maioria de vocês já me conhece, eu sou o Kiko, o amigo do futuro, e vou apresentar a vocês o Tibum, que é o amigo da água. Oi amigos. A maioria de vocês já me conhece, eu sou o Kiko, o amigo do futuro, e vou apresentar a vocês o Tibum, que é o amigo da água. 01 Água no corpo humano: cérebro 75% sangue 81% músculos 75% coração

Leia mais

Atividade de Aprendizagem 1 Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Tema Conteúdos Usos / objetivos Voltadas para procedimentos e atitudes Competências

Atividade de Aprendizagem 1 Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Tema Conteúdos Usos / objetivos Voltadas para procedimentos e atitudes Competências Aquífero Guarani Eixo(s) temático(s) Vida e ambiente / Terra e universo Tema Água e vida / ciclo hidrológico do planeta Conteúdos Águas subterrâneas Usos / objetivos Aprofundamento do estudo sobre as águas

Leia mais

O capitalismo e a sociedade de consumo

O capitalismo e a sociedade de consumo O capitalismo e a sociedade de consumo Sociedade de consumo As sociedades dos países capitalistas desenvolvidos que usufruem intensamente dos bens e serviços existentes no mundo moderno. O consumismo contribui

Leia mais

01- O que é tempo atmosférico? R.: 02- O que é clima? R.:

01- O que é tempo atmosférico? R.: 02- O que é clima? R.: PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES - GEOGRAFIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= TEMPO ATMOSFÉRICO

Leia mais

PETRÓLEO. Prof. Marcos Colégio Sta. Clara

PETRÓLEO. Prof. Marcos Colégio Sta. Clara PETRÓLEO Prof. Marcos Colégio Sta. Clara CONCEITO E ORIGEM Petróleo: do latim petrus (pedra) + oleum (óleo) = óleo de pedra É uma substância de origem orgânica, oleosa, inflamável, geralmente menos densa

Leia mais

DIVERSIDADE DE CLIMAS = DIVERSIDADE DE VEGETAÇÕES

DIVERSIDADE DE CLIMAS = DIVERSIDADE DE VEGETAÇÕES FORMAÇÕES VEGETAIS - Os elementos da natureza mantém estreita relação entre si. - A essa relação, entendida como a combinação e coexistência de seres vivos (bióticos) e não vivos (abióticos) dá-se o nome

Leia mais

Mineração e Sustentabilidade Ambiental. Ricardo Santana Biólogo, MSc

Mineração e Sustentabilidade Ambiental. Ricardo Santana Biólogo, MSc Mineração e Sustentabilidade Ambiental Ricardo Santana Biólogo, MSc Itinga, setembro de 2010 Itinga Mineração - Missão Transformar recursos minerais em riquezas e desenvolvimento sustentável Para nossos

Leia mais

Núcleo União Pró-Tietê. Água : O ouro azul do planeta

Núcleo União Pró-Tietê. Água : O ouro azul do planeta Núcleo União Pró-Tietê Água : O ouro azul do planeta Água A água é um mineral, elemento químico simples (H 2 O) fundamental para o planeta. Forma oceanos, geleiras, lagos e rios. Cobre ¾ da superfície

Leia mais

B I O G E O G R A F I A

B I O G E O G R A F I A B I O G E O G R A F I A BIOMAS DO MUNDO SAVANAS E DESERTOS 2011 Aula VI AS PRINCIPAIS FORMAÇÕES VEGETAIS DO PLANETA SAVANAS As savanas podem ser encontradas na África, América do Sul e Austrália sendo

Leia mais

Prof. José Roberto e Raphaella. 6 anos.

Prof. José Roberto e Raphaella. 6 anos. Prof. José Roberto e Raphaella. 6 anos. Solo É a camada mais estreita e superficial da crosta terrestre, a qual chamamos habitualmente de Terra. Essa parte da crosta terrestre esta relacionada à manutenção

Leia mais

Disciplina: Introdução à Engenharia Ambiental. 5 - Poluição e Degradação do Solo. Professor: Sandro Donnini Mancini.

Disciplina: Introdução à Engenharia Ambiental. 5 - Poluição e Degradação do Solo. Professor: Sandro Donnini Mancini. Campus Experimental de Sorocaba Disciplina: Introdução à Engenharia Ambiental Graduação em Engenharia Ambiental 5 - Poluição e Degradação do Solo Professor: Sandro Donnini Mancini Setembro, 2015 Solo camada

Leia mais

Pedologia. Professor: Cláudio Custódio. www.espacogeografia.com.br

Pedologia. Professor: Cláudio Custódio. www.espacogeografia.com.br Pedologia Professor: Cláudio Custódio Conceitos: Mineração: solo é um detrito que deve ser separado dos minerais explorados. Ecologia: é um sistema vivo composto por partículas minerais e orgânicas que

Leia mais