MPA Mestrado Profissional em Administração. Mais do que uma dinâmica que alia a teoria à prática, uma visão detalhada e abrangente da gestão

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MPA Mestrado Profissional em Administração. Mais do que uma dinâmica que alia a teoria à prática, uma visão detalhada e abrangente da gestão"

Transcrição

1 MPA Mestrado Profissional em Administração Gestão Contemporânea das Organizações Ós- radu Mais do que uma dinâmica que alia a teoria à prática, uma visão detalhada e abrangente da gestão ção contemporânea das organizações. O Programa oferece aos profissionais duas linhas de pesquisa Liderança e Estratégia.

2 Fundação Dom Cabral Uma das melhores escolas de negócios do mundo, segundo o ranking de educação executiva do Financial Times. Conexão entre teoria e prática, formação acadêmica com experiência empresarial e a sustentabilidade como tema transversal em todos os projetos. É assim que há 40 anos a Fundação Dom Cabral desenvolve executivos, gestores públicos, empresários e organizações de diversos segmentos em vários países. A FDC oferece o que há de mais inovador por meio de soluções educacionais nacionais e internacionais, sustentadas por alianças estratégicas e acordos de cooperação com renomadas instituições na Europa, Estados Unidos, China, Índia, Rússia e América Latina. Essa rede de escolas permite o acesso a modernas ferramentas de gestão, troca de experiências e a geração conjunta de conhecimento. Campus Aloysio Faria Nossa filosofia trabalhar COM o cliente e não apenas para ele respeita a identidade das organizações, a peculiaridade dos segmentos em que atuam e a dinâmica dos mercados. A FDC se tornou referência internacional, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação e da capacitação: recebemos anualmente em nossos Programas cerca de 40 mil executivos. Todo esse conhecimento de alto valor gerado pela FDC tem relevância estratégica para as organizações, para a sociedade e pode ser convertido em negócios sustentáveis e bem-sucedidos na sua empresa.

3 o que é um Mestrado Profissional? Mestrado Profissional é um Programa de Pós-Graduação stricto sensu que se destina àqueles profissionais que queiram se aprofundar em uma área do conhecimento visando sua aplicação no mercado de trabalho. O MPA é um Programa rigorosamente avaliado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior Capes. sobre o Programa O Mestrado Profissional da Fundação Dom Cabral está voltado para o mercado de trabalho empresarial ou acadêmico. Tem por objetivo formar profissionais que pretendam ocupar funções relevantes na direção em suas organizações, que desejam se capacitar para uma carreira acadêmica e que sejam inovadores e capazes de alinhar rigor acadêmico às exigências das organizações dos mais diversos segmentos e setores em escalas nacional e internacional. Metodologia O Programa está organizado em duas linhas de pesquisa: Estratégia e Liderança. Ao se inscrever, o participante deverá escolher uma entre as duas áreas. Veja no item Áreas de Análise os temas pertinentes a cada uma delas. O MPA tem duração máxima de 24 meses, com as atividades presenciais realizadas no Campus Aloysio Faria, em Nova Lima (MG), durante três dias por mês. As atividades presencias são compostas de aulas e oficinas. Voltadas para o desenvolvimento de habilidades, as oficinas partem do entendimento de que, no contexto atual, os executivos, para se diferenciar, precisam conhecer modelos, conceitos e teorias de forma a permitir a reflexão e a interpretação da realidade dos negócios, desenvolvendo sua capacidade de transformar teorias em ação, colocando-as na prática diária. Gestão Contemporânea nas Organizações Sua realização apoia-se na larga experiência de 40 anos da Fundação Dom Cabral em trabalhar de maneira integrada com empresas de portes e setores diversos. Esse relacionamento permite que a dinâmica atual dos negócios seja trazida para a discussão, fazendo com que o MPA Gestão Contemporânea das Organizações seja uma fonte de transformação e diferenciação na carreira dos executivos. Para tal, o Programa adota metodologia centrada no participante, privilegiando a análise de problemas reais e a adoção de abordagens inovadoras. Trabalho em Rede Visão Sistêmica Trabalho em Equipe Sustentabilidade Liderança e Estratégia Negociação Perspectiva Global

4 re Participantes Destinado a profissionais de nível superior com diplomas de graduação reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) que buscam titulação de mestre e/ou verticalizar a área de análise para Estratégia e Liderança. estrutura do Programa ÁrEaS DE análise sul Ao término do MPA, os participantes estarão preparados resultados para analisar a dinâmica organizacional com profundidade e embasamento teórico e reflexivo, elaborando análises profundas e diferenciadas, atuando como agentes responsáveis para a mudança.. Capacidade analítica e profunda em um dos temas ta de pesquisa, Liderança e Estratégia.. Titulação de mestre, que permite atuar em outros patamares da organização e na carreira acadêmica.. Capacidade de aprender e buscar informações com embasamento acadêmico, permitindo um raciocínio mais sofisticado.. Capacidade de refletir sobre os problemas contemporâneos das organizações. Estratégia Contempla estudos sobre formação de cadeias e redes globais, estratégias colaborativas, gestão da inovação e suas relações com a produtividade. Esses são temas contemporâneos relevantes para a dinâmica e o desenvolvimento das organizações, bem como para o seu posicionamento no mercado global. Conhecimentos pertinentes às áreas de economia, fi nanças, estratégia, logística e inovação integram esses estudos, que têm, portanto, caráter multidisciplinar e que aqui são tratados numa perspectiva sistêmica. Liderança Congrega estudos multidisciplinares voltados para o desenvolvimento de pessoas e lideranças nos níveis estratégico, tático e operacional das instâncias privadas e públicas e do terceiro setor. Investiga o fenômeno da liderança e seus diferentes estilos, a inter-relação entre o macrocontexto organizacional, as competências e o comportamento de líderes. Conhecimentos pertinentes às áreas dos de Gestão de Pessoas e Relação de Trabalho, das Ciências Sociais, da Psicanálise, do Urbanismo, entre outras, convergem nessa linha.

5 EStrutura CurrICuLar O MPA da FDC é um Programa presencial, conforme as exigências legais da Capes. Para tanto, a estrutura curricular é apresentada abaixo: es DISCIPLINA CRÉDITOS Teoria das Organizações 2 LINHA DE ATUAÇÃO Núcleo Comum Núcleo Comum Núcleo Comum NATUREZA Obrigatória Seminário de Trabalho de Conclusão Final 2 Obrigatória Metodologia do Trabalho Científi co 3 Obrigatória Gestão Financeira e Criação de Valor nas Organizações Economia Aplicada e Empresarial 2 Estratégia Obrigatória Análise e Decisão Estratégica 2 Estratégia Opcional Estratégias de Internacionalização 1 Estratégia Opcional Estratégia Colaborativa 1 Estratégia Opcional Gestão Estratégica da Cadeia de Suprimentos 1 Estratégia Opcional Inovação e Competitividade 1 Estratégia Opcional tru DISCIPLINA CRÉDITOS 2 Estratégia Obrigatória tu LINHA DE ATUAÇÃO NATUREZA Tópicos Especiais em Estratégia 2 Estratégia Opcional Elementos do Comportamento Humano 2 Liderança Opcional nas Organizações Liderança: Premissas, Modelos e Implicações 2 Liderança Opcional Liderança, Gestão de Pessoas, Carreiras 2 Liderança Opcional e Competências Humanidades e Gestão Contemporânea 1 Liderança Opcional Poder, Processo Decisório e Negociação 1 Liderança Opcional Gestão de Mudanças 1 Liderança Opcional Cultura Organizacional 1 Liderança Opcional Indivíduo, Organização e Sociedade 1 Liderança Opcional Tópicos Especiais em Liderança 2 Liderança Opcional ra Acesse o site para conferir as ementas completas das disciplinas:

6 Processo seletivo O candidato deverá comprovar sólida formação acadêmica, experiência profissional e proficiência em português e inglês. Além desses fatores, a banca examinadora do processo seletivo do MPA levará em consideração a motivação do candidato, a adequação da proposta de estudo às linhas de pesquisa do MPA e as potenciais contribuições ao desenvolvimento das organizações e da sociedade. As etapas do processo seletivo são: Etapa 1: preenchimento do formulário de inscrição O formulário de inscrição está disponível no Portal FDC: Etapa 2: análise da documentação Os documentos solicitados são:. Resultado do teste ANPAD ou GMAT.. Histórico escolar de graduação.. Histórico escolar de pós-graduação (caso possua).. Carta descrevendo a trajetória profissional e os desafios que o estimulam a procurar um Mestrado Profissional em Administração.. Pré-projeto de estudos e pesquisa a ser desenvolvida no MPA dentro da área de concentração escolhida. Veja o modelo a ser seguido no site Etapa 3: entrevista com os pré-selecionados pela banca de admissão Após a aprovação nas etapas anteriores, o candidato será convocado para uma entrevista com a banca de admissão do MPA no Campus de Belo Horizonte da FDC. Nessa etapa, o candidato apresentará verbalmente sua proposta de estudos para o Programa. Para essa etapa, sugere-se que o candidato ao MPA leia o regimento do Programa como procedimento. Acesse o site para verificar o regimento do Programa: se Etapa 4: divulgação dos resultados no site do Programa Etapa 5: matrícula Documentos necessários para a matrícula:. Uma cópia do documento de identifi cação com foto.. Uma cópia do CPF.. Uma cópia frente e verso do diploma le do curso de graduação*.. Uma cópia do título de eleitor e comprovante da última eleição.. Declaração de que está ciente das exigências do Programa de Mestrado Profissional em Administração da Fundação Dom Cabral. *Os candidatos que obtiveram seu diploma de graduação no exterior devem apresentar, obrigatoriamente, a revalidação de seu título por uma universidade pública brasileira (conforme ção a Resolução MEC/CNE nº 8 de 4/10/2007). O processo de seleção ocorrerá anualmente, disponibilizando 35 vagas.

7 e Rosileia Milagres tem doutorado em Economia equipe Técnica COOrDENaÇÃO pela UFRJ (2008); foi pesquisadora convidada da Copenhagen Business School (2008/2012); Qui tem mestrado em Economia pela UFMG (1993); especialização em Administração Financeira pela FDC (1986) e graduação em Economia pela PUC Minas (1984). COLEGIaDO O colegiado do MPA da FDC conta com a participação dos seguintes professores:. Anderson de Souza Sant Anna. Hugo Ferreira Braga Tadeu. Rodrigo Mariath Zeidan. Rosileia Milagres. Sigmar Malvezzi pe Doutora em Sociologia Clínica pela Universidade COrPO DOCENtE Ana de Santa Cecilia Massa Paris Diderot Paris 7, em Anderson de Souza Sant Anna Pós-Doutor em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, Hugo Ferreira Braga Tadeu Pós-Doutorado em Simulação pela Sauder School of Business, University of British Columbia, Canadá. Paulo Renato de Sousa Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais PUC Minas e Fundação Dom Cabral FDC, Paulo Tarso Vilela de Resende Doutor em Planejamento de Transportes e Logística pela University of Illinois at Urbana-Champaign USA, em Paulo Vicente dos Santos Alves Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas FGV, Ricardo Augusto Alves de Carvalho Doutor em Sociologie des Mutations pela Universidade de Paris VII França, Rodrigo Mariath Zeidan Doutor em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ, Rosileia Milagres Doutora em Economia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ Samir Lotfi Vaz Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo USP, Sigmar Malvezzi Doutor em Organizational Behavior pela University of Lancaster Inglaterra, em O currículo completo dos professores você encontra no site do Programa: Diferencial do Programa O Executive Advisor Board é uma oportunidade única de compartilhar seja nos seminários de pesquisa, nas bancas ou em salas de aula a vivência e a expertise de executivos que ocupam posições estratégicas em organizações e empresas de expressão. Esse grupo é formado por executivos que possuem notório saber nos temas vinculados às áreas de pesquisa do Programa, aliado à experiência organizacional. Por meio da interação entre conhecimento e prática, da interlocução entre professores, pesquisadores, executivos e mestrandos, o Mestrado Profissional da FDC propicia a formação de uma rede de relacionamentos diferenciada. Confira a lista das empresas participantes em:

8 Período Local de realização MPA Mestrado Profissional em Administração turma 2 a definir. Horário integral (encontros mensais quintas, sextas e sábados) Cronograma completo no site ( Local de realização: Campus aloysio faria Nova Lima - MG

9 p Saiba mais e reserve sua vaga: atendimento@fdc.org.br Campus Aloysio Faria Av. Princesa Diana, Alphaville Lagoa dos Ingleses Nova Lima - MG - Brasil g Campus Belo Horizonte Rua Bernardo Guimarães, Santo Agostinho Belo Horizonte - MG - Brasil Campus São Paulo Av. Dr. Cardoso de Melo, 1.184, 15º andar - Vila Olímpia São Paulo - SP - Brasil Campus Rio de Janeiro Praia de Botafogo, 300, 3º andar - Botafogo Rio de Janeiro - RJ - Brasil a

Especialização em Gestão de Negócios

Especialização em Gestão de Negócios Especialização em Gestão de Negócios Brasília - DF Ós- radu ção Um Programa para profissionais que querem ampliar sua competência em gestão, seu networking e construir uma trajetória de sucesso. Fundação

Leia mais

Programa para Futuros Acionistas

Programa para Futuros Acionistas ar Programa para Futuros Acionistas e ias Um Programa para jovens que desejam fazer uma imersão no universo do trabalho, empreendedorismo e gestão de negócios. Uma das melhores escolas de negócios do mundo,

Leia mais

Especialização em Gestão de Negócios

Especialização em Gestão de Negócios Especialização em Gestão de Negócios Ós- radu ção Um Programa para profissionais que querem ampliar sua competência em gestão, seu networking e construir uma trajetória de sucesso. Uma das melhores escolas

Leia mais

Liderança COM Pessoas

Liderança COM Pessoas liderança, pessoas e equipes Liderança COM Pessoas er os Programa que possibilita a ampliação das habilidades que sustentam a competência de liderança e as bases para a gestão de pessoas. Uma das melhores

Leia mais

gestão estratégica Na teoria e na vida, FDC

gestão estratégica Na teoria e na vida, FDC gestão estratégica Assim como a Natureza, o sistema de saúde é uma cadeia complexa que precisa ser compreendida em detalhes para gerar os melhores resultados. Na teoria e na vida, FDC Conheça a Fundação

Leia mais

Sustentabilidade. Corporativa

Sustentabilidade. Corporativa Sustentabilidade Programa Gestão da Sustentabilidade er Programa voltado à construção de um modelo de gestão os sustentável, que combina o domínio dos conceitos e ferramentas essenciais às práticas e conteúdos

Leia mais

Gestão Pública Contemporânea

Gestão Pública Contemporânea gestão pública Gestão Pública Contemporânea er os O Programa busca desenvolver nos gestores uma cultura administrativa voltada para os resultados a partir de um contexto contemporâneo de transformação

Leia mais

PEG PARCERIA PARA ESTRUTURAÇÃO DA GESTÃO

PEG PARCERIA PARA ESTRUTURAÇÃO DA GESTÃO DESEN PEG VOLVI PARCERIA PARA MENTO ESTRUTURAÇÃO DA GESTÃO ORGA NIZA CIONAL Uma solução da FDC para empresas de pequeno porte que se preparam para atingir um novo patamar em performance gerencial. Por

Leia mais

Especialização em Gestão de Negócios para Instituições Financeiras

Especialização em Gestão de Negócios para Instituições Financeiras Especialização em Gestão de Negócios para Instituições Financeiras Ós- radu Programa de amplo espectro, que possibilita ao participante desenvolver a visão do negócio de forma sistêmica e integrada, além

Leia mais

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE EXECUTIVOS

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE EXECUTIVOS GESTÃO GERAL DESEN PDE VOLVI PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO MENTO DE EXECUTIVOS DO INDI VÍDUO E EQUI PES O Programa amplia a visão crítica, sistêmica e integrada da gestão para gerar, como resultado tangível

Leia mais

Gestão Estratégica de Pessoas GEP. Programa Internacional Gestão Geral, Brasil e França. Na teoria e na vida, FDC

Gestão Estratégica de Pessoas GEP. Programa Internacional Gestão Geral, Brasil e França. Na teoria e na vida, FDC 2010 Gestão Estratégica de Pessoas GEP Programa Internacional Gestão Geral, Brasil e França. Na teoria e na vida, FDC Conheça a Fundação Dom Cabral A 6ª melhor escola de negócios do mundo. A Fundação Dom

Leia mais

Gestão Econômico- Financeira

Gestão Econômico- Financeira finanças Gestão Econômico- Financeira er os Programa que apresenta as variáveis fundamentais para a tomada de decisão na gestão econômico-financeira das organizações. Fundação Dom Cabral Uma das melhores

Leia mais

PDA Parceria para o Desenvolvimento do Acionista e da Família Empresária

PDA Parceria para o Desenvolvimento do Acionista e da Família Empresária PDA Parceria para o Desenvolvimento do Acionista e da Família Empresária AR E Programa com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de empresas familiares, por meio do auxílio a seus membros na

Leia mais

PDA PARCERIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ACIONISTA E DA FAMÍLIA EMPRESÁRIA

PDA PARCERIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO ACIONISTA E DA FAMÍLIA EMPRESÁRIA DESEN PDA VOLVI PARCERIA PARA O MENTO DESENVOLVIMENTO DO ACIONISTA ORGA E DA FAMÍLIA EMPRESÁRIA NIZA CIONAL Programa com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de empresas familiares, por meio

Leia mais

PDA Parceria para o Desenvolvimento do Acionista e da Família Empresária

PDA Parceria para o Desenvolvimento do Acionista e da Família Empresária PDA Parceria para o Desenvolvimento do Acionista e da Família Empresária ar e Programa com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de empresas familiares, por meio do auxílio a seus membros na

Leia mais

FDC/Smith Women s Global Leaders Program

FDC/Smith Women s Global Leaders Program gestão geral FDC/Smith Women s Global Leaders Program er Programa Internacional os com foco no desenvolvimento do talento feminino de ponta, reunindo a expertise global da Fundação Dom Cabral e a chancela

Leia mais

ALTA PERFORMANCE EM LIDERANÇA:

ALTA PERFORMANCE EM LIDERANÇA: ALTA PERFORMANCE EM LIDERANÇA: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS SÓCIO-EMOCIONAIS 2009 PROGRAMA INTERNACIONAL BRASIL - ESPANHA Na teoria e na vida, FDC Conheça a Fundação Dom Cabral A 16 a NO RANKING DE MELHORES

Leia mais

Estratégia & Execução

Estratégia & Execução estratégia Estratégia & Execução er Programa focado no desenvolvimento os da capacidade para executar bem as estratégias e alcançar os resultados almejados: amplia a visão sobre o processo de implementação

Leia mais

S O B R E O S A U T O R E S HUGO FERREIRA BRAGA TADEU

S O B R E O S A U T O R E S HUGO FERREIRA BRAGA TADEU Edição 2018 SOBRE OS AUTORES HUGO FERREIRA BRAGA TADEU é Professor e Pesquisador da Fundação Dom Cabral, atuando no Núcleo de Inovação e Empreendedorismo, nos programas customizados, mestrado profissional

Leia mais

S O B R E O S A U T O R E S HUGO FERREIRA BRAGA TADEU

S O B R E O S A U T O R E S HUGO FERREIRA BRAGA TADEU SOBRE OS AUTORES HUGO FERREIRA BRAGA TADEU é Professor e Pesquisador da Fundação Dom Cabral, atuando no Núcleo de Inovação e Empreendedorismo, nos programas customizados, mestrado profissional e MBA Executivo.

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO

ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO 2009 ÊNFASE EM FINANÇAS, LOGÍSTICA E SUPPLY CHAIN, MARKETING, NEGÓCIOS, PESSOAS E PROJETOS Campus Aloysio Faria Centro Alfa - Av. Princesa Diana, 760 Alphaville Lagoa dos Ingleses

Leia mais

Capacidade de absorção do conhecimento nas empresas brasileiras

Capacidade de absorção do conhecimento nas empresas brasileiras www.fdc.org.br Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento Capacidade de absorção do conhecimento nas empresas brasileiras Núcleo de Logística, Supply Chain e Infraestrutura Equipe Coordenadores Alessia Franco

Leia mais

Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento Capacidade de absorção do conhecimento nas empresas brasileiras

Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento Capacidade de absorção do conhecimento nas empresas brasileiras www.fdc.org.br Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento Capacidade de absorção do conhecimento nas empresas brasileiras Núcleo de Logística, Supply Chain e Infraestrutura Equipe Coordenadores Alessia Franco

Leia mais

Faculdade Novos Horizontes Instituto Novos Horizontes de Ensino Superior e Pesquisa Ltda.

Faculdade Novos Horizontes Instituto Novos Horizontes de Ensino Superior e Pesquisa Ltda. MANUAL DO CANDIDATO Em 04 de novembro de 1999, um grupo de professores provenientes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) criou o Instituto Novos Horizontes de Ensino Superior e Pesquisa Ltda,

Leia mais

Mestrado em Administração

Mestrado em Administração Mestrado em Administração SOBRE A FUCAPE A FUCAPE está no seleto grupo das Instituições de Ensino Superior do Brasil que possuem nota 5 (nota máxima) na avaliação do MEC (Ministério da Educação), no Índice

Leia mais

EDITAL Nº 037/2015 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINAS ISOLADAS DO PROGRAMA

EDITAL Nº 037/2015 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINAS ISOLADAS DO PROGRAMA EDITAL Nº 037/2015 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINAS ISOLADAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO DOUTORADO, OFERECIDO PELA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS

Leia mais

Núcleo de Inovação e Empreendedorismo CAMINHOS PARA A PRODUTIVIDADE Indústria 4.0 e Tecnologia

Núcleo de Inovação e Empreendedorismo CAMINHOS PARA A PRODUTIVIDADE Indústria 4.0 e Tecnologia Núcleo de Inovação e Empreendedorismo CAMINHOS PARA A PRODUTIVIDADE Indústria 4.0 e Tecnologia Prof. Hugo Ferreira Braga Tadeu 2016 www.fdc.org.br EQUIPE DA PESQUISA Hugo Ferreira Braga Tadeu é Professor

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE SERVIÇOS HOSPITALARES Unidade

Leia mais

EDITAL Nº 106/2014 PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO CURSO DE DOUTORADO EM ODONTOLOGIA (ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS)

EDITAL Nº 106/2014 PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO CURSO DE DOUTORADO EM ODONTOLOGIA (ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS) EDITAL Nº 106/2014 PROCESSO SELETIVO PARA PREENCHIMENTO DE VAGAS DO CURSO DE DOUTORADO EM ODONTOLOGIA (ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: CLÍNICAS ODONTOLÓGICAS) DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA, DA PONTIFÍCIA

Leia mais

Inspirando lideranças para irem além.

Inspirando lideranças para irem além. Inspirando lideranças para irem além. QUANDO VÁRIOS CAMINHOS JÁ FORAM PERCORRIDOS E MUITAS PAISAGENS JÁ SÃO CONHECIDAS. QUANDO O AMBIENTE DE NEGÓCIOS PRECISA SE RECRIAR. É HORA DE IR ALÉM. É HORA DE GO

Leia mais

EDITAL Nº 025/ 2014 DISCIPLINAS DA LINHA DE PESQUISA ESTRATÉGIA E MARKETING. Disciplina: Comportamento do Consumidor (30 horas/ 2 créditos)

EDITAL Nº 025/ 2014 DISCIPLINAS DA LINHA DE PESQUISA ESTRATÉGIA E MARKETING. Disciplina: Comportamento do Consumidor (30 horas/ 2 créditos) EDITAL Nº 025/ 2014 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINAS ISOLADAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO E DOUTORADO OFERECIDO PELA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE

Leia mais

Finanças Corporativas

Finanças Corporativas finanças Finanças Corporativas er os Programa com o objetivo de atualizar executivos de finanças e áreas afins como forma de elevar suas performances em ambientes de negócios complexos e em constante mudança.

Leia mais

Coordenadoria Geral de Pós-Graduação Stricto Sensu e Pesquisa da UniSantos. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em DIREITO

Coordenadoria Geral de Pós-Graduação Stricto Sensu e Pesquisa da UniSantos. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em DIREITO EDITAL Nº. 30/2011 UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS Coordenadoria Geral de Pós-Graduação Stricto Sensu e Pesquisa da UniSantos Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em DIREITO Processo Seletivo Docente

Leia mais

EDITAL Nº 112/ 2014 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINAS ISOLADAS DO PROGRAMA

EDITAL Nº 112/ 2014 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINAS ISOLADAS DO PROGRAMA EDITAL Nº 112/ 2014 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINAS ISOLADAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO OFERECIDO PELA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA

Leia mais

DOUTORADO EM GESTÃO URBANA DINTER PUCPR - UNICERRADO

DOUTORADO EM GESTÃO URBANA DINTER PUCPR - UNICERRADO Pontifícia Universidade Católica do Paraná Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação Escola de Arquitetura e Design Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana PPGTU Centro Universitário de Goiatuba

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE: ABORDAGEM

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO

CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO CENTRO UNIVERSITÁRIO RITTER DOS REIS PRÓ-REITORIA ACADÊMICA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ARQUITETURA E URBANISMO ADMISSÃO DE ALUNOS REGULARES PARA O MESTRADO ASSOCIADO EM ARQUITETURA E URBANISMO UNIRITTER/MACKENZIE

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM 1 UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM EDITAL Nº 005/2014-PPGADM Abertura de inscrições para

Leia mais

EDITAL. Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP

EDITAL. Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP EDITAL Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao da UNIP Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES, de acordo com o Ofício CTC/CAPES de número 073/2005

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO REGULAMENTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO REGULAMENTO UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO P ROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM EDUCAÇÃO REGULAMENTO Aprovado pelo Colegiado do curso em 08/03/2012 Homologado pelo Conselho de Pós-Graduação

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO EM DISCIPLINAS ISOLADAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

PROCESSO DE SELEÇÃO EM DISCIPLINAS ISOLADAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU PROCESSO DE SELEÇÃO EM DISCIPLINAS ISOLADAS DO PROGRAMA DE PÓS- GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL E ACADÊMICO, OFERECIDO PELA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS.

Leia mais

EDITAL N.º 01/2016 UCS

EDITAL N.º 01/2016 UCS EDITAL N.º 01/2016 UCS Edital de abertura de inscrições para seleção de docente na área de Filosofia para atuação em ensino, pesquisa e orientação no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Filosofia

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO BUSINESS SCHOOL

ADMINISTRAÇÃO BUSINESS SCHOOL ADMINISTRAÇÃO BUSINESS SCHOOL BUSINESS SCHOOL A Business School da Universidade Positivo reúne 12 cursos nas áreas de Gestão e Negócios e promove, por meio de metodologias inovadoras, a união da realidade

Leia mais

EDITAL. Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP

EDITAL. Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP EDITAL Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao da UNIP Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES, de acordo com o Ofício CTC/CAPES de número 073/2005

Leia mais

EDITAL Nº 109/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINAS ISOLADAS DO PROGRAMA

EDITAL Nº 109/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINAS ISOLADAS DO PROGRAMA EDITAL Nº 109/2016 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINAS ISOLADAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO DOUTORADO, OFERECIDO PELA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS

Leia mais

MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS EM SAÚDE

MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS EM SAÚDE MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS EM SAÚDE O MBA em Controladoria e Finanças em Saúde tem como escopo garantir o aperfeiçoamento profissional e capacitar profissionais para assumir posições executivas e

Leia mais

EDITAL Nº 130/2018 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINAS ISOLADAS DO PROGRAMA

EDITAL Nº 130/2018 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINAS ISOLADAS DO PROGRAMA EDITAL Nº 130/2018 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINAS ISOLADAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO OFERECIDO PELA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA - DOUTORADO

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA - DOUTORADO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA CLÍNICA - DOUTORADO E D I T A L 2 0 1 9 ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS

Leia mais

EDITAL Nº 143/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINAS ISOLADAS DO PROGRAMA

EDITAL Nº 143/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINAS ISOLADAS DO PROGRAMA EDITAL Nº 143/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINAS ISOLADAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO OFERECIDO PELA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS

Leia mais

EDITAL DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO

EDITAL DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PÓS-GRADUAÇÃO MBA EM GESTÃO DE EQUIPES DE ALTO DESEMPENHO FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI FLORIANÓPOLIS DIREÇÃO GERAL DA FACULDADE: ROBERTO DE MEDEIROS JUNIOR COORDENAÇÃO DA FACULDADE: JEHAN CARLA ZUNINO LUCKMANN COORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU:

Leia mais

EDITAL. Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP

EDITAL. Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP EDITAL Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao da UNIP Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES, de acordo com o Ofício CTC/CAPES de número 073/2005

Leia mais

Global Players Competição Global

Global Players Competição Global Global Players Competição Global C o o p e r a ç ã o e n t r e e m p r e s a s e m p r o c e s s o d e i n t e r n a c i o n a l i z a ç ã o Na teoria e na vida, FDC Conheça a Fundação Dom Cabral U m a

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE/UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - PPGADM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE/UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO - PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO - PPGADM EDITAL Nº 48/2018-PPGADM Abertura de inscrições para o ingresso de alunos regulares estrangeiros no Programa de Pós-Graduação stricto sensu, nível de Mestrado Profissional em Administração, para o ano

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 3 4 Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula 9 Cronograma de Aulas Pág. 10 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM DOCÊNCIA PARA O ENSINO

Leia mais

DOUTORADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA

DOUTORADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PRÓ-REITORIA ACADÊMICA DOUTORADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA S e l e ç ã o d a 7 ª T u r m a 2 0 1 5 E D I T A L ABERTURA DE INSCRIÇÃO À SELEÇÃO DE CANDIDATOS PARA O CURSO

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE UNICENTRO PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROPESP PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PPGADM 1 EDITAL Nº 25/2016-PPGADM Abertura de inscrições para

Leia mais

EDITAL. Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP

EDITAL. Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP EDITAL Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES, de acordo

Leia mais

Governança Corporativa. Questões centrais e impactos das melhores práticas. Na teoria e na vida, FDC

Governança Corporativa. Questões centrais e impactos das melhores práticas. Na teoria e na vida, FDC 2010 Governança Corporativa Questões centrais e impactos das melhores práticas Na teoria e na vida, FDC Conheça a Fundação Dom Cabral A 6ª melhor escola de negócios do mundo. A Fundação Dom Cabral é um

Leia mais

EDITAL 02/2019 Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Mestrado Interinstitucional (MINTER) em Administração da UNIP/UNESC

EDITAL 02/2019 Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Mestrado Interinstitucional (MINTER) em Administração da UNIP/UNESC - MINTER EDITAL 02/2019 Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Mestrado Interinstitucional (MINTER) em Administração da UNIP/UNESC Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal

Leia mais

CAPACITAÇÃO EM RECURSOS HUMANOS

CAPACITAÇÃO EM RECURSOS HUMANOS CAPACITAÇÃO EM RECURSOS HUMANOS centrohermes.com.br FGV EDUCAÇÃO EXECUTIVA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS Fundada em 1944, a Fundação Getulio Vargas nasceu com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico

Leia mais

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA GESTÃO ESTRATÉGICA EM SEGUROS 1º Semestre de 2017

EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA GESTÃO ESTRATÉGICA EM SEGUROS 1º Semestre de 2017 EDITAL DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO MBA GESTÃO ESTRATÉGICA EM SEGUROS 1º Semestre de 2017 As FACULDADES INTEGRADAS RIO BRANCO, na forma regimental torna público o presente Edital, estabelecendo as normas

Leia mais

EDITAL Nº 042/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINAS ISOLADAS DO PROGRAMA

EDITAL Nº 042/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINAS ISOLADAS DO PROGRAMA EDITAL Nº 042/2017 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINAS ISOLADAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO ACADÊMICO, OFERECIDO PELA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA

Leia mais

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS Objetivos do Curso O curso tem como objetivo geral capacitar profissionais na área de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas com capacidade de

Leia mais

INSCRIÇÕES. A inscrição poderá ser feita em português, inglês ou espanhol. Será necessário enviar, por , até 21/07/2017 os seguintes documentos:

INSCRIÇÕES. A inscrição poderá ser feita em português, inglês ou espanhol. Será necessário enviar, por  , até 21/07/2017 os seguintes documentos: Processo Seletivo para Mestrado Acadêmico e Doutorado em Administração de Empresas e em Administração Pública e Governo, exclusivamente destinado a candidatos ao Programa de Estudantes-Convênio de pós-graduação

Leia mais

Programa de Mestrado em Ciências Contábeis

Programa de Mestrado em Ciências Contábeis A filosofia do Programa de Mestrado Profissional da Fucape Business School é voltada expressamente às necessidades de mercados específicos e sua prioridade reside na formação profissional dos alunos, sem

Leia mais

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO, RECOMENDADO PELA CAPES COM NOTA

UNIVERSIDADE ANHANGUERA DE SÃO PAULO, RECOMENDADO PELA CAPES COM NOTA EDITAL 92/2014 ABRE PERÍODO DE INSCRIÇÃO PARA VAGAS DE ALUNO REGULAR DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU, MESTRADO PROFISSIONAL EM REABILITAÇÃO DO EQUILÍBRIO CORPORAL E INCLUSÃO SOCIAL, DA UNIVERSIDADE

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE SEGURANÇA DO TRABALHO EM SERVIÇOS

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PPSIG - PROGRAMA DE DOUTORADO EM SISTEMAS DE GESTÃO SUSTENTÁVEIS

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PPSIG - PROGRAMA DE DOUTORADO EM SISTEMAS DE GESTÃO SUSTENTÁVEIS Resolução Nº 02/2014 EMENTA: Aprova e Regulamenta as regras para a aprovação do Projeto de Tese e realização do Exame de Qualificação. O COLEGIADO DO CURSO, no uso de suas atribuições previstas no Artigo

Leia mais

MBA EM GESTÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE

MBA EM GESTÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE MBA EM GESTÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE O MBA em Gestão de Serviços de Saúde tem como escopo garantir o aperfeiçoamento profissional, oferecer instrumentos e solidificar conhecimentos gerenciais para todos

Leia mais

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS PETROLINA EDITAL DE SELEÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO 02/2014

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS PETROLINA EDITAL DE SELEÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO 02/2014 UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS PETROLINA EDITAL DE SELEÇÃO DE PÓS-GRADUAÇÃO 02/2014 Edital de convocação para Inscrição, Seleção e Matrícula de candidato ao Curso de Pós-Graduação em nível especialização

Leia mais

ESCOLA DE DIREITO DO RIO DE JANEIRO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS FGV DIREITO RIO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

ESCOLA DE DIREITO DO RIO DE JANEIRO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS FGV DIREITO RIO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESCOLA DE DIREITO DO RIO DE JANEIRO DA FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS FGV DIREITO RIO EDITAL DO PROCESSO SELETIVO DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU 2º semestre / 2019 A Escola de Direito do Rio de Janeiro

Leia mais

EDITAL N. 02/ DAS INSCRIÇÕES

EDITAL N. 02/ DAS INSCRIÇÕES EDITAL N. 02/2011 EDITAL DE ABERTURA DE INSCRIÇÕES PARA SELEÇÃO DE DOCENTES NAS ÁREAS DE CIÊNCIAS SOCIAS APLICADAS E CIÊNCIAS HUMANAS, PARA ATUAÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM TURISMO

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO ENFERMAGEM EM TERAPIA INTENSIVA - BH Unidade

Leia mais

EDITAL 2011 DOUTORADO

EDITAL 2011 DOUTORADO EDITAL 2011 DOUTORADO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social Programa EICOS/Instituto de Psicologia, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da

Leia mais

EDITAL. Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP

EDITAL. Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP EDITAL Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES, de acordo

Leia mais

EDITAL Nº 038/2018 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINAS ISOLADAS DO PROGRAMA

EDITAL Nº 038/2018 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINAS ISOLADAS DO PROGRAMA EDITAL Nº 038/2018 PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MATRÍCULA EM DISCIPLINAS ISOLADAS DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM ADMINISTRAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO OFERECIDO PELA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ESCOLA DE HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul ESCOLA DE HUMANIDADES PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS REGULAMENTO Capítulo I Da Atribuição e Organização Geral Art. 1 - O Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - (PGCS), vinculado à Escola de Humanidades (EH) da Pontifícia Universidade Católica do

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento.

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo. Cronograma de Aulas. Coordenação Programa e metodologia; Investimento. SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento Etapas do Processo Seletivo Pág. Matrícula Cronograma de Aulas Pág. PÓS-GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM EM CENTRO CIRÚRGICO, RECUPERAÇÃO

Leia mais

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento

SUMÁRIO. Sobre o curso Pág. 3. Etapas do Processo Seletivo Pág. 5. Cronograma de Aulas Pág. 10. Coordenação Programa e metodologia; Investimento 1 SUMÁRIO Sobre o curso Pág. 3 Coordenação Programa e metodologia; Investimento 3 4 5 Etapas do Processo Seletivo Pág. 5 Matrícula 9 Cronograma de Aulas Pág. 10 2 PÓS-GRADUAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA HOSPITALAR

Leia mais

Programa de Especialização em Gestão de Negócios Imobiliários - RADU. Programa que apoia o desenvolvimento de competências

Programa de Especialização em Gestão de Negócios Imobiliários - RADU. Programa que apoia o desenvolvimento de competências Programa de Especialização em Gestão de Negócios Imobiliários - ÓS- PEGNI RADU Programa que apoia o desenvolvimento de competências ÇÃO requeridas para profissionais do mercado imobiliário e da construção

Leia mais

Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento Pesquisa Transferência de Conhecimento em Compras Núcleo de Logística, Supply Chain e Infraestrutura

Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento Pesquisa Transferência de Conhecimento em Compras Núcleo de Logística, Supply Chain e Infraestrutura www.fdc.org.br Núcleos de Pesquisa e Desenvolvimento Pesquisa Transferência de Conhecimento em Compras 2016 Núcleo de Logística, Supply Chain e Infraestrutura Equipe Coordenadores Alejandro G. Frank (UFRGS)

Leia mais

Pós-Graduação em. Gestão Empresarial e Marketing (noite)

Pós-Graduação em. Gestão Empresarial e Marketing (noite) Pós-Graduação em Gestão Empresarial Início em 27 de abril de 2017 Aulas as terças e quintas, das 19h às 21h40 Consultar planos de pagamento Desconto para pagamento à vista. 1 1 Objetivo do curso Capacitação

Leia mais

EDITAL Nº. 63/2019. Processo Seletivo para Contratação de Docente Permanente do. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito;

EDITAL Nº. 63/2019. Processo Seletivo para Contratação de Docente Permanente do. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito; EDITAL Nº. 63/2019 Processo Seletivo para Contratação de Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito O Reitor da Universidade Católica de Santos, no uso de suas atribuições,

Leia mais

EDITAL. Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP

EDITAL. Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao Programa de Mestrado em Administração da UNIP EDITAL Abertura de inscrições para a seleção de candidatos ao da UNIP Recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES, de acordo com o Ofício CTC/CAPES de número 073/2005

Leia mais

MESTRADO PROFISSIONAL ANÁLISE E GESTÃO DE POLÍTICAS INTERNACIONAIS EDITAL SELEÇÃO

MESTRADO PROFISSIONAL ANÁLISE E GESTÃO DE POLÍTICAS INTERNACIONAIS EDITAL SELEÇÃO MESTRADO PROFISSIONAL ANÁLISE E GESTÃO DE POLÍTICAS INTERNACIONAIS EDITAL SELEÇÃO 2017.2 1 O Instituto de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro torna pública a abertura

Leia mais

SUPLEMENTOS» CADERNO DE PROFISSÕES. Maior flexibilidade para os mestrados e doutorados

SUPLEMENTOS» CADERNO DE PROFISSÕES. Maior flexibilidade para os mestrados e doutorados SUPLEMENTOS» CADERNO DE PROFISSÕES 20/03/2007 Maior flexibilidade para os mestrados e doutorados Prof. Dr. Antonio Carlos Giuliani Os mestrados e doutorados (stricto sensu) são os melhores níveis de ensino

Leia mais

Fundação Oswaldo Cruz FIOCRUZ Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde - ICICT

Fundação Oswaldo Cruz FIOCRUZ Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde - ICICT Fundação Oswaldo Cruz FIOCRUZ Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde - ICICT CHAMADA PARA SELEÇÃO PÚBLICA - TURMA 2012 CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E SAÚDE C&S

Leia mais

Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Equipes de Alto Desempenho

Pós-Graduação Lato Sensu MBA em Gestão de Equipes de Alto Desempenho FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI JOINVILLE DIREÇÃO GERAL DA FACULDADE Marcos Hollerweger COORDENAÇÃO DA FACULDADE Denise Maria Rengel COORDENAÇÃO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU Nilton Manoel Lacerda

Leia mais

EDITAL 2011 MESTRADO

EDITAL 2011 MESTRADO EDITAL 2011 MESTRADO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social Programa EICOS/Instituto de Psicologia, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da

Leia mais

MBA EM LOGÍSTICA E GESTÃO DA INOVAÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS

MBA EM LOGÍSTICA E GESTÃO DA INOVAÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS MBA EM LOGÍSTICA E GESTÃO DA INOVAÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS Garanta a sua vaga e se destaque no mercado. A FPL Acreditamos na excelência, no aprimoramento e no desenvolvimento contínuo da sociedade

Leia mais

Urbanismo, Cidades e Liderança Consciente Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva

Urbanismo, Cidades e Liderança Consciente Porque Educação Executiva Insper Cursos de Curta e Média Duração Educação Executiva 1 Porque Educação Executiva Insper A dinâmica do mundo corporativo exige profissionais multidisciplinares, capazes de interagir e formar conexões com diferentes áreas da empresa e entender e se adaptar

Leia mais

(Aprovado no Colegiado Posling, em 05 de maio de 2014) EDITAL DPPG Nº 104, de 09 de maio de 2014.

(Aprovado no Colegiado Posling, em 05 de maio de 2014) EDITAL DPPG Nº 104, de 09 de maio de 2014. 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDOS DE LINGUAGENS (Aprovado no Colegiado Posling,

Leia mais