Apresentação. Hi! 1 Você já deve ter ido a um shopping,

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Apresentação. Hi! 1 Você já deve ter ido a um shopping,"

Transcrição

1 Apresentação Hi! 1 Você já deve ter ido a um shopping, comido um hamburger, vestido um jeans, enfim, já deve ter entrado em contato com a Língua Inglesa, mesmo sem perceber. Neste curso, você vai encontrar não só palavras que conhece como também expressões e estruturas novas em Inglês, que lhe permitirão um conhecimento maior dessa língua. Isso mesmo! Chegou sua hora de estudar Inglês... de entrar em contato com a língua que está presente em todo o mundo, nos produtos que consumimos, nos manuais das máquinas e dos aparelhos que usamos, como um meio de comunicação internacional. Mas não se preocupe, não é preciso saber nadinha de Inglês para fazer este curso. Pedimos apenas que você acompanhe as aulas com atenção, assista aos programas de TV e estude cada uma das aulas do seu livro, não se esquecendo de fazer os exercícios. Nosso objetivo é desenvolver a compreensão oral e escrita, ou seja, desenvolver sua capacidade de entender o que você ouve e lê em Inglês, reconhecendo as estruturas básicas da língua. As aulas de TV são importantes, não só pelo conteúdo que apresentam. Nelas, você poderá ouvir o som da Língua Inglesa, que é bem diferente do Português. Acompanhando com atenção essas aulas, você poderá desenvolver a compreensão oral. As aulas do livro, por sua vez, aprofundam o conteúdo visto na TV e mostram como ler e escrever em Inglês. Cada aula deste livro se divide em seis partes. No Assundo do dia, apresentamos o que será tratado na aula. Na história de hoje, mostramos nossas personagens em situações cotidianas, nas quais o uso de Inglês é indispensável. A Apresentação destaca e explica o conteúdo principal da 1 Oi!

2 aula. Os Exercícios aparecem logo em seguida, para que você pratique o que acabou de ver. No final de cada aula, temos a seção Preste atenção, com o resumo dos pontos mais importantes a serem lembrados. Utilize-a sempre que necessário para revisão ou consulta. Para aprender uma língua, você deve estudar as estruturas e o vocabulário, e conhecer um pouco da cultura do povo que fala essa língua. Por isso, antes de terminar a aula, contamos uma Curiosidade cultural. Finalmente, na seção Vamos pensar, você encontra uma questão para que reflexão antes da próxima aula. A resposta da seção Vamos pensar encontra-se, em destaque, à margem da primeira página da aula seguinte. Vamos trabalhar bastante juntos. Por isso esperamos que, ao final do curso, você sinta como o estudo de uma língua estrangeira pode ampliar seus horizontes e, ao mesmo tempo, ser útil e divertido. Good luck! 2 AUTORIA Ana Elvira Luciano Gebara Bacharel e Licenciada em Português e Italiano pela Universidade de São Paulo. Mônica Simões Francisco de Sales Bacharel em Inglês e Português pela Universidade de São Paulo; professora de inglês em curso livre. COORDENAÇÃO Debora Jane Schisler Mestre em Lingüística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Diretora Pedagógica da English at Seven - São Paulo. Steve Beggs Bacharel em Física pela Universidade de São Paulo; Diretor Administrativo da English at Seven - São Paulo. 2 Boa sorte!

3 A U A U L 1 L A Nice to meet you! Assunto do dia Olá, como vai? Meu nome é... Eu sou... Essas frases são simples, tão simples que às vezes não percebemos que elas são importantes. Elas são o primeiro contato que temos com pessoas que não conhecemos. Por essa razão, vamos começar nosso curso com as apresentações em inglês. Na história de hoje Mas, primeiro, vamos conhecer as personagens que estarão conosco durante todo o curso de inglês: Tom É correspondente de um jornal americano aqui no Brasil. Ele escreve reportagens sobre o Brasil e manda para o jornal que as publica nos Estados Unidos. Washington Dono de uma oficina conserta-tudo. Ele não fala inglês mas consegue decifrar o que está escrito em manuais de máquinas importadas. Diana Filha de Washington. Ela está aprendendo inglês e quer estudar no exterior, algum dia. Para praticar o inglês que sabe, ela trabalha de baby-sitter, quer dizer, de babá para uma família de americanos, perto da casa dela.

4 David ou Mr. Carter Dono da casa onde Diana trabalha. Ele é americano e está no Brasil para instalar máquinas importadas em fábricas. 1 Beth Também é americana. Ela é mulher de David e secretária de uma agência de viagem chamada Sunshine. Ian Filho de Beth e David, ele é brasileirinho. É a criança de quem Diana toma conta. Virgínia Dona da Sunshine Travel Agency - uma agência de viagens. Júlio Assistente de Virgínia na agência. Ambos falam inglês. Nei Office-boy da agência. Ele não sabe muito inglês, mas tem uma vontade enorme de aprender.

5 Apresentação 1 I'm = I am Ao se cumprimentarem as pessoas dizem: Hi! Hello! Para saber como as outras pessoas estão: How are you? Se você estiver bem, diz: I m fine, thanks. Ao se apresentarem, as pessoas dizem: I m Bob. Hi, Bob! My name is Tom. Para se cumprimentarem, as pessoas também podem dizer: Good morning! (no período da manhã) Good afternoon! (no período da tarde) Good evening! (no período da noite) No diálogo abaixo, Bob e Tom se encontram, se apresentam e perguntam como vai você? : Bob: Hi! I m Bob. Tom: Hello, Bob. My name is Tom. Bob: How are you, Tom? Tom: I m fine, thanks. And you? Bob: I m fine. Exercícios Exercício 1 Complete o diálogo da história em quadrinhos abaixo: GOOD MORNING! HI!...! MY... MARTHA. HOW...? I'M BOB. I'M FINE, THANKS....? FINE..... Exercício 2 Complete: Você acabou de acordar e diz: Good morning! Logo depois do almoço, você diz: Good! Está anoitecendo, diz:!

6 Exercício 3 Complete com is ou am: a) My name Tom. b) I Washington. c) My name Diana. d) I Nei. 1 CUMPRIMENTOS Hi! Hello! Good morning! Good afternoon! Good evening! Preste atenção APRESENTAÇÃO I m... (nome da pessoa). ou My name is... (nome da pessoa). COMO VAI? How are you? RESPOSTA I m fine 1ª PESSOA DO SINGULAR I = Eu Curiosidade cultural Nos Estados Unidos, as pessoas só se dão as mãos na primeira vez que se encontram, ou seja, ao se apresentarem, ou então em situações formais como, por exemplo, reuniões de negócios. Beijos e abraços também não são comuns. Ao se conhecerem, todas as pessoas dizem Nice to meet you!. O que será que Nice to meet you! quer dizer? Espere a resposta na próxima aula. Vamos pensar

7 A U A U L 2 L A What is your name? Assunto do dia Você já preeencheu um cadastro ou um cupom promocional? Para preenchê-los você deve colocar informações pessoais que o identificam. Hoje veremos como dar esse tipo de informações a nosso respeito. Informações como as pedidas no cadastro abaixo: Você descobriu o que quer dizer Nice to meet you? Vamos conferir: Nice to meet you = Prazer em conhecê-lo ou conhecê-la. CADASTRO NOME: PROFISSÃO: ENDEREÇO: NÚMERO DE TELEFONE:... Na história de hoje Virgínia explica para Nei como fazer perguntas para preencher o cadastro da agência. Em inglês, Nei escreve ao lado de cada item do cadastro a pergunta correspondente: CADASTRO REGISTER NOME: PROFISSÃO: ENDEREÇO: NÚMERO DE TELEFONE:... What is your name? What is your occupation? What is your address? What is your telephone number?

8 Neste caso, o cadastro estava em português e as perguntas feitas por Nei estavam em inglês. Mas e se o cadastro estiver em inglês? Como reconhecer as palavras? Ao compararmos os cadastros podemos descobrir quais informações estão sendo pedidas: Acompanhando as setas, vemos as palavras correspondentes em inglês. 2 Vamos pensar CADASTRO REGISTER NOME:... PROFISSÃO:... ENDEREÇO:... NÚMERO DE TELEFONE:... NAME:... OCCUPATION:... ADDRESS:... TELEPHONE NUMBER:... Saber dizer e identificar os números em inglês serve para dar e entender informações tais como, número de telefone, números de documento, endereços etc. Para você memorizar e utilizar, aqui estão os algarismos e a grafia das palavras correspondentes: 0 - zero ou oh (quando se trata de número de telefone) 1 - one 2 - two 3 - three 4 - four 5 - five 6 - six 7 - seven 8 - eight 9 - nine

9 Exercícios 2 Exercício 1 Ligue o algarismo à palavra correspondente: 0 nine 1 three 2 eight 3 seven 4 four 5 one 6 five 7 two 8 six 9 zero Exercício 2 Os números de telefone são informações das quais precisamos com freqüência. Complete o exercício assinalando como se diz o número a) ( ) five two five three one oh eight b) ( ) six two six four one oh nine Apresentação What's = What is Hoje quatro perguntas em inglês foram a chave para preencher o cadastro. Com elas podemos perguntar informações pessoais entrando em contato com novas pessoas. Vamos ver essas perguntas de novo? What is your name? What is your occupation? What is your address? What is your telephone number? Todas essas perguntas começam com o pronome interrogativo what, que neste caso quer dizer qual. Quando fazemos perguntas em inglês utilizando este pronome e o verbo to be (que nestas frases aparece como is), o pronome é a primeira palavra da frase, seguido do verbo to be e do sujeito. Isso acontece porque sempre que formos fazer uma pergunta em inglês usando o verbo to be (ser/estar), o verbo vai aparecer antes do sujeito. Guarde essa característica da forma interrogativa, ela aparecerá mais vezes. Exercícios Exercício 3 Ligue as perguntas às respostas: What is your name? I am a teacher What is your occupation? What is your address? Rua Grécia, 32 What is your telephone number? My name is Mark Simpson

10 Rua Grécia? Em português mesmo? Bem, neste caso, podemos usar o endereço em português porque a pessoa mora no Brasil ou em outro lugar onde se fala português. Em inglês, normalmente, colocamos o número antes do nome da rua. Por exemplo: 486, Main Street. Vamos pensar 2 Exercício 4 Agora responda sobre você: Exercícios a) What is your occupation? I am student. b) What s your name?... c) What s your address?... d) What s your telephone number?... INFORMAÇÃO Name (nome) Occupation (profissão) Address (endereço) Telephone number (número de telefone) PERGUNTA What s your name? What s your occupation? What s your address? What s your telephone number? Preste atenção Curiosidade cultural Os empregados nos Estados Unidos se dirigem a seus patrões e superiores pelo título (sr. = mr; sra. = mrs.; sta. = miss) e o sobrenome. Por exemplo, Mr. Silva (ou sr. Silva). Entre os empregados, entretanto, é comum o uso do primeiro nome ou até de apelidos, desde o dia em que se conhecem. Nos Estados Unidos os apelidos são comuns. Às vezes são abreviações de nomes como Chris, de Christiane; outras vezes, o apelido é bem diferente do nome, como acontece em português com Chico, que é apelido de Francisco. Bill é o apelido de um presidente dos Estados Unidos: Bill Clinton. Qual será o seu primeiro nome? Vamos pensar a) ( ) Bernard b) ( ) William c) ( ) Benjamin

11 3 3 Hello! Assunto do dia Imagine a seguinte situação: você está no trabalho e, ao atender ao telefone, ouve uma língua que não é português. É inglês! Como sair dessa situação? A aula de hoje traz uma solução para você. Vamos ver? Na história de hoje Beth explicou para o Nei o que fazer quando atender ao telefone e ouvir tudo em inglês. Vamos ver quais são as idéias principais? Se a pessoa estiver, você diz: E então? O primeiro nome de Bill Clinton é: a) Bernard b) William c) Benjamin Por incrível que pareça, o nome dele é William. Hold on, please. Se ela não estiver, você diz: She is not here right now. Isso se for uma mulher; se for um homem, você substitui she por he: He is not here right now. Para perguntar quem é, você diz: Who is it? E, então, anota o nome da pessoa que está ligando. Não se esqueça de perguntar o número de telefone: What is your telephone number?

12 Algumas frases podem nos ajudar quando temos de atender ao telefone. 1. Para pedirmos para esperar, podemos dizer: Hold on, please. ou Just a moment, please. 2. Se não entendermos, podemos dizer: Pardon me? ou Could you repeat that please? 3. Para a pessoa falar mais devagar: Could you speak a little slower? 4. Para agradecer, antes de nos despedirmos: Thank you. 5. Para nos despedirmos: Good-bye! Uma dica importante é prestar atenção às informações de que precisamos. Por exemplo: se queremos saber o nome, devemos nos concentrar em nomes, não em números ou outras palavras. Outra dica interessante é repetir os números para confirmar a informação. Hoje, vimos dois pronomes interrogativos: who e what. What já apareceu na aula anterior, mas o who é novo. Who serve para perguntar sobre pessoas: quem? What refere-se a coisas: qual? ou o quê? Eles aparecem em frases interrogativas por isso têm essa classificação: são pronomes interrogativos. Temos assim, duas perguntas básicas que devemos lembrar ao atender ao telefone: Who is it? e What is your telephone number? Se prestarmos atenção a essas informações, poderemos dar o recado corretamente. Apresentação 3 Exercício 1 Complete o diálogo, colocando a pergunta para a resposta dada:...? It s Michael Daves....? It s Exercícios It's = it is Exercício 2 Complete com as frases-chave para a conversa telefônica. O que podemos dizer nos seguintes casos: a) A pessoa do outro lado da linha está falando muito rápido.... b) Não entendemos o que a pessoa disse.... c) Queremos que a pessoa espere na linha.... d) A pessoa liga para alguém que não está....

13 Apresentação 3 Pronomes pessoais são palavras que substituem o sujeito da frase. Em inglês, esses pronomes são classificados como subject pronouns: IQQQQQ QQQQQyou youqqqqq QQQQQshe sheqqqqq QQQQQhe heqqqqq QQQQQit it I YOU HE SHE IT Verbo to be singular O verbo to be, em inglês, corresponde ao verbo ser ou ao verbo estar, em português. Em geral, esse é o primeiro verbo usado nas apresentações. Por ser irregular, ele merece nossa atenção. No singular, ele é conjugado da seguinte forma: I You He She It am are is is is

14 Exercício 3 Complete com o verbo to be no singular: a) I... a teacher. b) This is Martha. She... a secretary. c) John... my co-worker. d) You... my friend. e) It... a book. Exercícios APreste U L A atenção 3 Verbo to be I am You are He } She is It Preste atenção Informação Nome de quem está ligando... Número de telefone... A pessoa a quem procuram não está... Pedir para esperar... Pedir para repetir a informação, mostrando que não entendeu... Pedir para repetir mais devagar... Expressão Who is it? What s your telephone number? She/he is not here right now. Hold on, please / Just a moment, please Pardon me? Could you repeat, please? Could you speak a little slower, please? Curiosidade cultural Os americanos são conhecidos por consertar e construir em seu tempo livre. Enquanto em muitos países as pessoas contratam trabalhadores especializados para pintar suas casas, consertar a pia e os móveis, os americanos têm de fazer isso, eles mesmos, em seu tempo livre, porque esse tipo de mão-de-obra é muito caro. Você entra em uma loja de discos e pede o novo L. P. de seu cantor favorito, faz a compra e sai satisfeito. Mas será que você sabe o que a abreviação L. P. quer dizer em inglês? Vamos pensar

15 4 4 May I help you? Assunto do dia Como conseguir informações em um texto todo em inglês, como um catálogo de viagem? Não é preciso entender todas as palavras do texto. Na aula de hoje, veremos como encontrar informações específicas em catálogos, que permitirão o uso dessas informações. Na história de hoje Virgínia mostrou um catálogo de viagens para Nei, o boy, e deu dicas de como encontrar a informação desejada. Vamos ver como funcionam as dicas de Virgínia? Apresentação L.P.? Descobriu? L.P. é a abreviação de long play, ou seja, discos maiores que proporcionam mais tempo de música. Long play é o oposto de single (compacto, no Brasil) que geralmente traz duas músicas. Ao olhar para um catálogo, percebemos que não só as palavras trazem informações. As figuras ajudam muito: podemos descobrir se aquela viagem é para praia ou para montanha ou, ainda, se é para uma cidade. Podemos ver como é o lugar que o catálogo mostra e algumas das atividades que podem ser feitas nesse local. Virgínia explica para Nei que, se soubermos algumas palavras-chave, podemos encontrar informações no próprio texto. Por exemplo: l l l l l para preço, procuramos por price ou por valores, normalmente expressos em US$ (dólares americanos) ou somente $; para sabermos os dias, procuramos as datas ou os dias da semana: Monday, Tuesday, Wednesday, Thursday, Friday, Saturday e Sunday (abreviados assim: Mon.; Tue.; Wed.; Thu.; Fri.; Sat.; Sun.); para sabermos em qual hotel ficar, procuramos por hotel ou plaza; horários normalmente são indicados por números seguidos pelas siglas a.m. (período da manhã) ou p.m. (período da tarde). os números de telefones são como em português, e normalmente aparecem acompanhados das palavras call ou phone number.

16 Exercício 1 O catálogo abaixo traz o cupom de assinatura de uma revista em disquete chamada Dr. James' Programming Magazine. Descubra e sublinhe as seguintes informações: a) o preço da revista; b) o telefone para fazer o pedido; c) o horário e os dias de funcionamento do serviço. Dr. James Dr. JamesProgramming Programming Magazine Magazine Dr. James Programming Magazine Dr. James Programming Magazine 14 issues added! Improved user-friendly interface! More intuitive search capabilities! New index feature! Exercícios 4 Yes! Send me Dr. James immediately. My price is $79.95 (plus $2.00 shipping). Clip out or photocopy this form. Free Call! hours a day 7 days a week Name Address City/State/Zip Country Here's how I'm paying: VISA ( ) MIC ( ) AMEX ( ) Check enclosed ( ) Credit card # Signature required Para oferecer ajuda, Virgínia utiliza a seguinte frase: Apresentação May I help you? Exercício 2 Em que outras situações poderíamos usar essa frase para oferecer ajuda? Escreva nas linhas abaixo, pelo menos quatro situações diferentes: Ao mostrar as figuras do catálogo para um estrangeiro, Virgínia diz: This is a hotel. This is a boat. O que será que muda, se dissermos: That is a hotel. That is a boat.

17 4 Veja as frases e figuras abaixo: That radio. This radio. This e that são ambos pronomes demonstrativos, que equivalem a este e aquele em português. Usamos this para indicar que algo está perto de nós, ou seja, perto do falante. This astronaut. Usamos that para indicar que algo está longe de nós, ou seja, longe do falante. That astronaut. Atenção! This e that só servem para o singular. Veremos o plural mais tarde.

18 Exercício 3 This ou that? Complete os quadrinhos. English book Exercícios APreste U L A atenção is a book is a telephone is a ball is a house is a tree is a bike. PARA OFERECER AJUDA May I help you? Preste atenção PRONOMES DEMONSTRATIVOS Longe do falante that Perto do falante this PARA ENCONTRAR INFORMAÇÕES EM CATÁLOGOS Explore as figuras. Procure palavras-chave. Curiosidade cultural Independente da classe social à qual pertence, a maioria dos estudantes americanos trabalha meio período. Eles normalmente atuam como garçons, balconistas, caixas, babás e, em alguns casos, em áreas relacionadas com a profissão que pretendem seguir. Você ganhou uma camiseta importada. Na etiqueta está escrito XL. Qual será o tamanho? Será o seu tamanho? Vamos pensar

19 5 5 Manuals Assunto do dia Muitas das máquinas que usamos atualmente são importadas. Elas normalmente vêm dos Estados Unidos ou do Japão. Em ambos os casos, seus manuais são em inglês. Como entender as instruções que o manual contém? Uma boa idéia pode ser começar por entender as partes das máquinas pelas figuras dos manuais. Na aula de hoje, veremos como fazer isso. Na história de hoje Washington estava consertando uma secretária eletrônica quando Tom chegou a sua oficina. Washington mostrou para Tom que as figuras dos manuais esclarecem muito sobre o assunto tratado naquela página. Apresentação Veja a página do manual abaixo: Hi! Você conseguiu descobrir se uma camiseta XL é do seu tamanho? Isso mesmo, XL quer dizer Extra Large, ou Extra Grande em português. Esse tamanho serve para você? 19 TAPE 20 ON/OFF 25 REC 24 REW 23 FF 22 STOP/PLAY 21 VOLUME

20 Aqui temos todas as partes da secretária eletrônica. Muitos dos botões a gente já conhece: são parecidos com os do gravador, por exemplo: PLAY, STOP, REC e FF. Outros botões têm o nome parecido com português, como VOLUME. Com isso, nós já sabemos para que servem várias partes da secretária e o resto podemos descobrir por eliminação ou até tentando usar. Há uma luz, por exemplo, que acende quando a secretária está ligada. Se apertarmos o botão (ON ON/OFF OFF), ela apaga e, se apertarmos de novo, ela acende. Veja que esse mesmo botão serve para duas coisas: para ligar (ON ON) e a luz acende, e para desligar (OFF OFF) e a luz apaga. Às vezes, esse botão aparece como POWER, e funciona de modo semelhante: quando o apertamos e a luz acende, o aparelho liga; quando o apertamos novamente e a luz apaga, ele desliga. 5 Exercício 1 Agora é a sua vez. Coloque o nome dos botões da secretária eletrônica abaixo: Exercícios

21 5 Se acompanharmos os desenhos da página do manual, podemos descobrir como seguir algumas instruções em inglês. USING THE TELEPHONE ANSWERING MACHINE Record your outgoing message (OGM) first, otherwise, you cannot use the telephone answering function. 1. Press REC. 2. Hold down OGM. While keeping OGM pressed: (1) listen for a beep (2) record your message (up to 16 seconds) (The message will be recorded on the IC) NOTE - The remaining time becomes 3 seconds, the lamp flashes rapidly in the ANSWER button. 3. Release OGM. The unit wil then: (1) move the tape to the beginning of the OGM area. (2) automatically replay your OGM for confirmation. (Your OGM wil be recorded on the tape as well.) (3) automatically turn on (ANSWER ON) (The lamp lights up in the ANSWER button.) For best recording results Record in a quiet room and speak close enough (about 8 inches) to the microphone in a clear voice. To play back your OGM Press OGM (REC, OGM, STOP/PLAY buttons are located under the lid.) To erase your OGM Record a new OGM over the previous one. OGM backup function If the power interruption is occurred, outgoing message recorded on the IC will be erased. In this case, the backed up message on the microcassette will automatically be started to record on the IC. Then, the unit wil be ready for recording of incoming message. Acompanhando as setas da figura podemos entender onde conectar os fios. Podemos descobrir onde conectar cada fio, se prestarmos atenção ao desenho. Quando estamos tentando descobrir como instalar uma secretária eletrônica, normalmente estamos com o manual em mãos e com a secretária eletrônica à nossa frente. Assim, podemos até comparar os desenhos com as partes da máquina com a qual estamos lidando, neste caso a secretária eletrônica.

22 Exercício 2 A figura abaixo faz parte de um manual de videocassete. Ela indica as ligações que devem ser feitas entre o videocassete, a televisão, a tomada e a antena. Exercícios APreste U L A atenção 5 A próxima figura não está completa, ligue o fio certo à TV e o outro à tomada Ao pegar um manual, preste atenção às figuras e aos desenhos para poder identificar as partes da máquina com a qual você está lidando e executar algumas instruções relacionadas às ilustrações. Preste atenção Curiosidade cultural Peixe com batatas fritas é considerado o prato mais típico da Inglaterra. Em geral, ele vem embrulhado em papel para ser comido em casa ou até mesmo nas ruas. É um prato barato e popular. A Estátua da Liberdade é um dos símbolos dos Estados Unidos. Em que cidade fica essa estátua? Vamos pensar

23 6 6 Stop, listen and learn Assunto do dia Muitas vezes, em nosso dia a dia, temos de seguir instruções para realizar alguns trabalhos. As instruções aparecem em receitas, instalação de eletrodomésticos, como televisão, videocassete e outros. Por isso, na aula de hoje, veremos como identificar essas instruções em inglês. Na história de hoje Diana estava às voltas com as instruções deixadas por Beth. Vamos dar uma olhada nessas instruções? Apresentação As frases do bilhete são as seguintes: Take the baby to the park. A estátua da Liberdade fica na cidade de New York, ou seja, Nova Iorque. Read a story to the baby. Feed the baby. Put the baby to sleep at 2 o clock p.m. As frases acima são instruções. Essas frases estão no modo imperativo, ou seja, um modo verbal que serve para expressar ordens e instruções. Em inglês, as frases no imperativo não têm sujeito, não aparece a pessoa, porque todas as frases são dirigidas a você you. Ao observar as frases do bilhete de Diana, vemos que todas elas começam por um verbo. Essa é outra característica do imperativo, como podemos ver nos exemplos a seguir.

24 6 REDUZA A VELOCIDADE AGORA. TENHA CUIDADO, CHÃO MOLHADO. PARE RECICLAR. Nesses exemplos, podemos ver que: 1. as frases começam pelo verbo; 2. o sujeito não aparece. Exercício 1 Agora é a sua vez de usar o imperativo: a) Em que outras situações podemos encontrar instruções ou ordens como no bilhete de Diana? Exercícios

25 6 b) Sublinhe, nas instruções da dobradura, os verbos no imperativo, e monte você também uma tulipa. ORIGAMI TULIP È 1. Fold it diagonally È 2. Fold it in the middle È Ç 3. Unfold it 4. Fold it like this Curiosidade cultural A estátua da Liberdade, um dos símbolos dos Estados Unidos, foi um presente do governo francês para o governo americano para comemorar os ideais das Revoluções Francesa e Americana. Vamos pensar Uma tela de televisão americana de um anúncio de revista mede 30 inches. Será que é uma tela pequena ou grande? Descubra o que é inch e encontre a resposta na Aula 7.

26 A UU L AL A 7 7 Press the button Seguir instruções escritas em manuais em inglês nem sempre é muito fácil. Às vezes, é difícil identificar o que fazer. Por isso, hoje veremos como entender algumas instruções e, para isso, iremos identificar os verbos na forma imperativa. Veremos também que figuras e gráficos podem ajudar muito no entendimento de textos, como os manuais de máquinas. Assunto do dia Washington conseguiu descobrir como consertar a secretária eletrônica, graças ao manual. Apesar de o manual estar em inglês, ele pode seguir as instruções. Vamos dar uma olhadinha no manual que Washington usou? Na história de hoje As telas de televisão no Brasil e nos Estados Unidos usam a mesma medida de comprimento: a polegada = inch. Agora você já sabe que a tela de televisão do anúncio era grande.

27 Apresentação 7 Para conseguirmos acompanhar as instruções do manual, precisamos entender pelo menos algumas palavras. Quando o caso é seguir instruções, o melhor a fazer é tentar entender os verbos. Os verbos a seguir são bastante freqüentes em manuais. Preste atenção: Forma imperativa: forma verbal que expressa ordens, instruções, entre outras coisas. press:... dial:... remove:... clean:... hold down:... release:... plug in:... connect:... apertar discar remover limpar segurar apertado (ou para baixo) soltar ligar (na tomada) conectar Esses verbos, quando aparecem em instruções, vêm na forma imperativa. Como já vimos na aula passada, uma frase no imperativo indica uma instrução ou ordem. Vimos que esse tipo de frase começa, normalmente, com um verbo. Se olharmos bem para o verbo, veremos que ele não muda, se comparado à forma infinitiva. Mas qual é a forma infinitiva do verbo em inglês? A forma infinitiva do verbo é o verbo sem ser conjugado e precedido de to. Por exemplo: O verbo apertar é to press. O verbo beber é to drink. O verbo dormir é to sleep. Quando utilizamos o imperativo, temos o verbo no infinitivo sem o to, ou seja, se formos dizer: aperte o botão, diremos press the button. Usamos o verbo to press sem o to. Exercícios Exercício 1 Identifique nos manuais abaixo os verbos que estão no imperativo. Um manual é de videocassete e o outro, de forno de microondas. CONNECTING ANTENNA-VCR-TV When your TV is not equipped with audio/video inputs: 1. Remove the VHF/UHF TV antenna coaxial cable from the TV receiver and connect to this unit. 2. Connect this unit to the TV receiver using the supplied 75 ohm antenna cable (a) which is also applicable to the 300 ohm connector. If the TV receiver has a 300 ohm connector, pull out the ends for the 300 ohm connector at the rear of the plug. 3. Connect the supplied power cord (b) to the AC inlet of this unit and to a wall outlet. Now the TV receiver is ready to receive TV broadcast as well as video programs from this unit. USE OUR OVEN 1. Plug in - Plug in a properly grounded electrical outlet. 2. Press Stop/Reset Pad - You may set the clock instead of pressing this pad. 3. Press Door Release Button - Open the door and place a cup of water on the glass tray in the oven. Then close the door. 4. Press Power Level Pad 5 Press Time Pad 6. Press Start Pad The next operation for you to press is indicated by the blinking mark. lb/kg Conversion: The oven automatically displays the lbs/oz symbol when using Auto Defrost feature etc. If you wish to use de kg/g, press Start Pad directly after plugging the oven in but before setting the clock.

28 Exercício 2 Agora coloque cada um dos verbos que você encontrou no exercício anterior ao lado de sua tradução em português (Alguns verbos estão repetidos. Useos só uma vez.) 7 No Exercício 1, mencionamos uma página de um manual. Em geral, os manuais estão cheios de figuras, ilustrações. Se seguirmos as ilustrações, podemos ir um pouco adiante no entendimento das instruções. Veja: press stop/reset pad Apresentação POWER CLOCK TIMER AUTO DEFROST STOP/RESET START Sabemos que o verbo press quer dizer apertar. Mas apertar o quê? Se olharmos para a figura, podemos descobrir que stop/reset pad é um botão. Fica fácil encontrar esse botão no aparelho, no caso um forno de microondas, e seguir a instrução. O imperativo é usado para dar instruções, e é formado pelo verbo no infinitivo sem o to. Preste atenção Para entendermos melhor instruções dadas em manuais ou textos semelhantes, devemos explorar os desenhos, além do próprio texto escrito. Curiosidade cultural A secretária eletrônica é uma máquina muito comum nos Estados Unidos. As pessoas costumam tê-las em casa para que os recados sejam gravados, quando elas não puderem atender ao telefone por estarem fora de casa ou ocupadas. Grandes empresas também têm secretárias eletrônicas que dão, a quem liga, instruções gravadas de como obter diferentes tipos de informação. Quanto tempo você leva, em média, para jantar? O jantar é a refeição mais importante do dia para os americanos. Quanto tempo você acha que eles levam para terminar essa refeição? Vamos pensar a) 20 minutos? b) 1 hora? c) 1,5 hora?

29 8 8 Yes, I can Assunto do dia Nesta aula, veremos o verbo can. Trata-se de um verbo modal que utilizamos para falar de habilidades que temos. Vamos ver o que podemos fazer com ele. Na história de hoje Uma pesquisa recente chegou à conclusão de que os americanos levam apenas 20 minutos para comer o que consideram a refeição mais importante do dia: o jantar. Malu já sabia falar inglês e deu algumas dicas para Maurício que ia ter de falar com um estrangeiro que visitaria seu local de trabalho no dia seguinte. No outro dia, o estrangeiro perguntou se ele sabia operar uma máquina de xerox, um fax e usar o computador. Ele sabia, e respondeu segundo as dicas de Malu, usando: Yes, I can. Depois, o estrangeiro perguntou se ele sabia falar japonês, e ele respondeu: No, I can't. Vocabulário O nome dos aparelhos abaixo são muito parecidos em inglês e em português. Tendo em mente o nome deles em português, ligue os aparelhos ao nome em inglês: a) fax machine b) xerox machine c) computer

30 Agora dê uma olhada neste verbo: speak é o verbo falar. Podemos falar diferentes línguas, como por exemplo Japanese, Portuguese ou English. Exercício 1 Ligue as bandeirinhas dos países à língua correspondente: 8 1. Japan a) Portuguese 2. Brazil b) English 3. United States c) Japanese Para sabermos se uma pessoa sabe ou não fazer alguma coisa, usamos o verbo can. Can you use a fax machine? Can you speak Japanese? Essas perguntas seriam respondidas com Yes, I can. quando a pessoa sabe ou No, I can't. quando a pessoa não sabe O verbo can indica habilidade, e vem sempre combinado a outro verbo: o verbo principal. Nas frases acima, por exemplo, os verbos principais são use e speak. Como já vimos, use quer dizer usar e speak quer dizer falar. Mas quando combinados ao verbo can, eles passam a ser saber usar e saber falar. O verbo can pode ser usado tanto na pergunta quanto na forma afirmativa ou na forma negativa. As mesmas frases na forma afirmativa seriam: Apresentação I can use a fax machine. I can speak Japanese. E, na forma negativa: I can't use a fax machine. I can't speak Japanese. Outra particularidade desse verbo é que ele não muda de acordo com a pessoa, ou seja, ele continua can, tanto para I (eu), quanto para you (você), he (ele), she (ela), it (ele/ela - para coisas), we (nós) ou they (eles).

31 8 Veja no esquema abaixo a forma afirmativa do verbo can: PESSOA CAN VERBO PRINCIPAL COMPLEMENTO I speak Portuguese you he she use a fax machine it can we take Ian to the park you they feed the cat Para fazermos a forma negativa, basta substituir o can por can't, como no esquema abaixo: PESSOA CAN' T VERBO PRINCIPAL COMPLEMENTO I speak Portuguese you he she use a fax machine it can't we take Ian to the park you they feed the cat Para a forma interrogativa, devemos inverter a posição de can na frase. Ele vem antes da pessoa (sujeito): CAN PESSOA VERBO PRINCIPAL COMPLEMENTO can I speak Portuguese? you he she use a fax machine? it we take Ian to the park? you they feed the cat? Para responder às perguntas do quadro acima, é só seguir a dica de Malu: Yes, I can. (se soubermos) No, I can't. (se não soubermos)

32 Atenção! Exceto para I e you, a resposta segue sempre a mesma pessoa da pergunta. Por exemplo: se a pergunta for com he, a resposta também será com he, pois você está perguntando sobre ele. 8 Exercício 2 Responda as frases abaixo sobre você mesmo: (o significado dos verbos está no Glossário, nfinal do livro) Exercícios a) Can you speak Japanese? b) Can you type? c) Can you use a fax machine? d) Can you speak Portuguese? e) Can you swim? Exercício 3 Escreva as frases abaixo nas formas negativa: a) She can use a computer. b) They can speak French. c) Marcos can swim. Para falar de habilidade usamos o verbo can. Afirmativa:... pessoa + can + verbo + complemento. Negativa:... pessoa + can't + verbo + complemento. Interrogativa:... can + pessoa + verbo + complemento? Respostas curtas:. Yes, (pessoa) + can. No, (pessoa) + can't. Preste atenção Curiosidade cultural A expressão fast-food - usada para restaurantes onde a comida é servida com muita rapidez (normalmente lanchonetes) - surgiu devido a uma outra expressão muito comum nos Estados Unidos: eat and run, ou seja, coma e corra. Ambas as expressões estão relacionadas ao fato de os americanos comerem muito rápido, principalmente na hora do almoço, quando têm apenas uma hora, ou até menos, para comer. é muito importante nos Estados Unidos. Na Inglaterra então, nem se fale. Os ingleses são até famosos por isso. De fato, existe até uma expressão que diz britânica. Que palavra é essa? Vamos pensar

33 9 9 That's a dictionary Assunto do dia Você sabe usar o dicionário? Os dicionários são muitos úteis, mas é preciso saber usá-los. Na aula de hoje aprenderemos a usar um dicionário bilingüe inglês/português. Na história de hoje Diana trouxe para casa alguns catálogos de viagem que Beth deu para ela. Os catálogos ficaram em cima da mesa e despertaram o interesse de Washington. Ele olhou para as figuras tentando descobrir o que estava escrito. Algumas coisas ele entendeu. Outras, ele precisou buscar no dicionário. Apresentação E então? Descobriu a palavra? Isso mesmo, pontualidade. Importante mesmo, você não acha? Mas o que é um dicionário? Como você já viu nas aulas de Língua Portuguesa, dicionário é um livro no qual procuramos as palavras que não conhecemos. Nele, as palavras aparecem em ordem alfabética. No D, por exemplo, encontramos o verbete Dicionário. Para procurar uma palavra que não conhecemos em outra língua, precisamos de um dicionário bilingüe. E o que é um dicionário bilingüe? É aquele que, em vez de apresentar a definição da palavra, apresenta a palavra traduzida na outra língua. Vamos dar uma olhada aqui: work [w00 00:k] s. 1. trabalho m.: a) labor m., faina, lida f. b) ocupação f., emprego m. c) profissão f., ofício m. d) tarefa f. e) serviço, mister m. f) produto manufaturado m. g) obra f. (também artística, literária etc.). h) atividade f., esforço m. i) postura f., bordado m. 2. ação f., ato m. 3. mecanismo, motor m., maquinaria f. (também ~ s). 4. fábrica, usina, oficina f., estabelecimento fabril m. (também ~ s). 5. (Milit.) fortificação f. 6. (Eng.) construção f. 7. empreendimento m. v. 1. trabalhar: a) fazer trabalhar, dar trabalho a. b) labutar, laborar, lidar, operar. c) correr, funcionar, andar (máquina). d) produzir, estar em atividade (fábrica, oficina). e) formar, forjar, talhar, moldar, prensar, preparar, e produzir. f) lavrar, cultivar, plantar. g) executar cuidadosamente, tratar, examinar. h) estar empregado, exercer seu ofício, aplicar sua atividade a. i) esforçar-se, empregar seus esforços. 2. calcular, resolver (problema). 3. elaborar, pôr em prática. 4. manejar, manipular. 5. visitar, percorrer uma zona (como vendedor). 6. influenciar, influir. 7. persuadir, induzir. 8. (coloq.) enganar. 9. provocar, causar. 10. trabalhar em máquina, operar máquina. 11. fazer funcionar, pôr em movimento ou correr. 12. dirigir ou conduzir (trem). 13. explorar (mina). 14. tecer, costurar, bordar, fazer trabalho de agulha. 15. dar certo, ter resultado, produzir efeito, ser eficaz. 16. desenvolver-se. 38

34 Um dicionário bilingüe normalmente tem duas partes. Por exemplo: uma parte inglês/português, na qual procuramos palavras que não sabemos em inglês, e outra parte português/inglês. O que será que cat quer dizer? Para encontrar essa palavra, vamos até a parte inglês/português (do inglês para o português), e procuramos na letra C e lá está: 9 cat [kæt] s. 1. gato m., gata f. 2. qualquer outro animal da família dos Felídeos (o tigre, o leopardo, o leão etc.). 3. (E. U. A.) lince m. 4. (E. U. A.) peixe-gato m. (também chamado ~ -fish). 5. (Náut.) aparelho m. de ferro (do turco). 6. açoite ou chicote m. de nove tiras, também chamado cat-o'-nine-tails. 7. (gíria) mulher rancorosa, malévola f. 8. (gíria, E. U. A.) aficionado m. de swing v. 1. içar e prender a âncora à serviola (ou turco). 2. (coloq.) vomitar. 3. (coloq.) açoitar. to live like ~ and dog viver como cão e gato, viver brigando. care killed the ~! desânimo não melhora a situação! to let the ~out of the bag revelar o segredo. to rain ~s and dogs chover a cântaros. at night all ~s are grey de noite todos os gatos são pardos. when the ~ is away, the mice are at play quando o gato está longe, os ratos brincam. O mesmo acontece se quisermos saber como dizer gato em inglês. Vamos até a parte português/inglês (do português para o inglês) e procuramos na letra G e lá está: Apresentação gato s. m. 1. cat, tomcat. 2. miauler. 3. (fig.) cunning fellow, crook. 4. hasp, clamp. 5. error, mistake. 6. (naut.) chain hook. 7. (Port. sl.) lie. 8. (Braz.) misprint, printer's error. 9. (tec.) dog. ~ de corrente chain hook. ~ de ferro holdfast. ~ do quindaste crane hook. ~ escalda- do tem medo de água fria a burnt child dreads the fire. ~ escondido com o rabo de fora an inadvertentely disclosed secret. isto é ~ de três cores this is a very strange thing. comer ~ por lebre to be cheated. cometer um ~ to pull a boner. comprar ~ por lebre to buy a pig in a poke. levar o ~ à água to undertake a difficult task. ter sete fôlegos como ~ to be as tough as a cat. viver como cão e ~ to live like cat and dog, like hammer and tongs. muito sabe o rato, porém mais sabe o ~ every one meets with his match. quando o ~ sai, folga o rato when the cat's away the mice will play. ele sabe onde está o ~ he knows the gist of that trick. de noite todos os ~s são pardos at night all cats are grey. Existem mais algumas coisas que devemos lembrar quando procuramos palavras no dicionário. As palavras aparecem sempre no singular, ou seja, se quisermos saber o que beaches significa, devemos procurar beach, no singular. 39

35 9 beach [bi:tƒ] s. 1. praia, margem f. 2. seixos, calhaus m. pl. (coletivo). v. 1. puxar (barco) para a praia. 2. (Náut.) abicar, pôr na praia. 3. encalhar, dar à praia. on the ~ 1. na praia. 2. (gíria) naufragado, fracassado, na rua da amargura. Os verbos vêm no infinitivo, por exemplo, works aparecerá como work. work v. 1. trabalhar: a) fazer trabalhar, dar trabalho a. b) labutar, laborar, lidar, operar. c) correr, funcionar, andar (máquina). d) produzir, estar em atividade (fábrica, oficina). e) formar, forjar, talhar, moldar, prensar, preparar, produzir. f) lavrar, cultivar, plantar. g) executar cuidadosamente, tratar, examinar. h) estar empregado, exercer seu ofício, aplicar sua atividade a. i) esforçar-se, empregar seus esforços. 2. calcular, resolver (problema). 3. elaborar, pôr em prática. 4. manejar, manipular. 5. visitar, percorrer uma zona (como vendedor). 6. influenciar, influir. 7. persuadir, induzir. 8. (coloq.) enganar. 9. provocar, causar. 10. trabalhar em máquina, operar máquina. 11. fazer funcionar, pôr em movimento ou correr. 12. dirigir ou conduzir (trem). 13. explorar (mina). 14. tecer, costurar, bordar, fazer trabalho de agulha. 15. dar certo, ter resultado, produzir efeito, ser eficaz. 16. desenvolver-se. Algumas palavras têm mais de um significado. Quando isso acontece, devemos olhar o contexto, tudo o que está em volta da palavra, para podermos escolher o significado adequado. Por exemplo: table pode ser mesa ou tabela. Exercícios Exercício 1 Procure em um dicionário bilingüe o significado das palavras sublinhadas no texto abaixo. Nota: Se você não tiver um dicionário bilingüe, vá a uma biblioteca, pois lá você poderá consultar um, calmamente. ONLY US$ $ 999,99 INCLUDING: 7 DAYS IN A FOUR STAR HOTEL (RIO MARAVILHA OR COPACABANA OTHON)*, WITH CONTINENTAL BREAKFAST )*, TICKETS SÃO PAULO-RIO DE JANEIRO-SÃO PAULO BY AIR-RIO RIO CITY TOUR WELCOME DRINKS DEPARTURES EVERY SUNDAY DURING MARCH * DOUBLE ROOM 40

36 Para procurar uma palavra desconhecida em um dicionário bilingüe vale lembrar que: 1. as palavras estão em ordem alfabética; 2. você pode procurar do inglês para o português, ou vice-versa; 3. um dicionário bilingüe traz traduções, não explicações; 4. as palavras aparecem sempre no singular; 5. os verbos aparecem no infinitivo; 6. muitas palavras podem ter mais de um significado. Preste atenção 9 Curiosidade cultural Conta a lenda que Robin Hood e seus seguidores - os Merry Men - viveram como foras-da-lei na floresta de Sherwood, na Inglaterra. Eles eram inimigos do Xerife de Nottingham e roubavam dos ricos para dar aos pobres. O que quer dizer newspaper? Pode procurar no dicionário! Vamos pensar 41

37 10 10 What is your occupation? Assunto do dia Muitas vezes, ao preenchermos cadastros em empresas ou simplesmente ao nos apresentarmos em ambientes de trabalho, precisamos responder à pergunta: What is your occupation? Por essa pergunta ficamos sabendo qual é a profissão das pessoas e podemos informar aos outros sobre a nossa profissão. Vamos tentar? Na história de hoje Diana e Ian estavam brincando com o jogo das profissões. O jogo era o seguinte: Diana tirava uma carta e perguntava qual era a profissão que aparecia naquela carta. Ian acertou todas as perguntas que Diana fez. Vamos acompanhar as perguntas e respostas? Newspaper - segundo os dicionários, newspaper quer dizer jornal. E você lê jornal? What is her occupation? She is a doctor. What are your occupations? We are magicians. What are their occupations? They are soccer players. What is your occupation? I am an astronaut. What is his occupation? He is a fireman.

38 Como pudemos observar, comparando as frases, existem palavras que mudam na pergunta e na resposta. Isso acontece porque para cada pronome pessoal - I, You (singular), He, She, You (plural), They - corresponde um pronome possessivo, como em português: Apresentação 10 Qual é a sua profissão? O pronome possessivo é sua porque nos dirigimos a você. Qual é a profissão dela? O pronome passa a ser dela porque se refere a ela. Em inglês a estrutura é semelhante: os pronomes mudam conforme a pessoa à qual nos dirigimos. Para he (ele) - his. Na pergunta: What is his occupation? Na resposta: He is a fireman. Para she (ela) - her. Na pergunta: What is her occupation? Na resposta: She is a doctor. Para you (você) - your. Na pergunta: What is your occupation? Na resposta: I am baby-sitter. Para they (eles/elas) - their. Na pergunta: What are their occupations? Na resposta: They are soccer players. Para we (nós) - our. Na pergunta: What are our occupations? Na resposta: You are magicians. Para I (eu) - my. Na pergunta: What is my occupation? Na resposta: You are technician. As duas últimas perguntas foram colocadas para ilustrar como são os pronomes possessivos e pessoais, em geral, não perguntamos para as pessoas qual é a nossa profissão ou qual é a minha profissão, a não ser que estejamos brincando com o jogo das profissões. Exercício 1 Coloque o pronome possessivo correspondente ao pronome pessoal da resposta: Exercícios a) What is... occupation? I am an office-boy. b) What are... occupations? They are soccer players. c) What is... occupation? She is a teacher.

39 10 Exercício 2 Responda as perguntas utilizando a profissão indicada entre parênteses: a) What is your occupation?.... (fireman) b) What are their occupations?.... (office-boys) c) What are your occupations?.... (actors) Apresentação What is her occupation? She is a doctor. What is his occupation? He is a fireman. What are their occupations? They are soccer players. What is your occupation? I am an astronaut. What are your occupations? We are magicians. Como você pode notar, nas perguntas, o verbo aparece em duas formas: no singular is para occupation; no plural are para occupations. E, nas respostas, o verbo to be aparece conjugado em todas as pessoas, como é mostrado mais abaixo. Aqui, vale uma observação: em inglês, temos mais uma pessoa da qual podemos falar. Além de he (ele) e she (ela), temos também o it. O it também faz parte da terceira pessoa do singular, e serve para falarmos de coisas e de animais. Por exemplo: It is a book. & VERBO TO BE - SIMPLE PRESENT (PRESENTE DO INDICATIVO) I am an astronaut. You are a baby-sitter She is a doctor. He is a fireman. It is a book We are magicians. You are technicians They are soccer players.

40 As três primeiras pessoas do verbo to be no presente você já conhecia, agora é só memorizar que it também faz parte da terceira pessoa do singular (e, por isso, aparece como it is) e prestar atenção às outras três pessoas do plural: we are, you are, they are. Viu como é simples? O verbo é o mesmo no plural e corresponde ao português: nós somos/estamos; vocês são/estão, eles são/estão. Vamos praticar um pouco? 10 Exercício 3 Complete os espaços com o verbo to be. Exercícios a) My name... Michael. b) We... doctors. c) You... my friend. d) They... brothers. e) She... the boss. f) He... a technician. g) I... a student. VERBO TO BE - SIMPLE PRESENT (PRESENTE DO INDICATIVO) I AM YOU ARE HE IS SHE IS IT IS WE ARE YOU ARE THEY ARE Preste atenção PARA PERGUNTAR A PROFISSÃO What is my occupation? What is your occupation? What is his occupation? What is her occupation? What are our occupations? What are your occupations? What are their occupations?

41 10 PRONOMES POSSESSIVOS My (para I) Your (para you) Her (para she) His (para he) Your (para you) Our (para we) Their (para they) Curiosidade cultural Você lê jornal? Qual é seu jornal preferido? Na Inglaterra, existem onze jornais diários. Os mais famosos são The Times (o mais antigo) e Financial Times. Nos Estados Unidos, existem mais de jornais diários. Os mais famosos são New York Times e The Washington Post. Vamos pensar Nova Iorque é conhecida como The Big Apple. O que será que isso quer dizer? Até a próxima aula!

42 A UU L AL A Where do you work? Na aula de hoje, vamos aprender a responder à pergunta Where do you work?, que quer dizer Onde você trabalha?. Assim, você pode dizer às pessoas qual é seu local de trabalho. Assunto do dia Nei se transformou em repórter e saiu perguntando para todo mundo Where do you work?. Vamos ver o diálogo? Na história de hoje Tom Nei Tom - Estou aqui na Sunshine Travel Agency para uma entrevista especial: o repórter, hoje, é o Nei. - Pedi ao Tom para fazer essa entrevista para ver como as pessoas respondem à pergunta Where do you work? Assim, posso responder ao teste que a Virginia me deu. - Vamos começar? Que tal a Beth? Nova Iorque é conhecida como The Big Apple, ou seja, A Grande Maçã. Beth Tom Beth Tom Nei Beth Nei Beth Nei Beth - Hi, Tom. How are you? - I am fine, and you? - Fine. What s up? - Temos um novo repórter: o Nei. - Beth, where do you work? - I work in an office. - And they? Where do they work? - They work at Sunshine Travel Agency. - Thank you, Beth. - You re welcome.

43 11 Tom - Vamos, Nei. Vamos para a rua procurar profissões diferentes. Olhe aquela recepcionista ali. Nei Tom - Tom, where does she work? - She works at FIESP. Nei Tom - Look at him! He is a doctor. Where does he work? - He works in a hospital. Nei Tom Mágicos Tom Mágicos Tom Mágicos - O.K. And they? - Não os conheço. Vou lá perguntar? Bom dia! Posso fazer uma pergunta para vocês? - Sim. - What are your occupations? - We are magicians. - Where do you work? - We work in a circus. Nei Tom - Look! They are drivers. - They work at Sunshine Travel Agency.

44 Na história de hoje, Nei usou a observação e a comparação de informações para descobrir como responder à pergunta Where do you work?. Nei respondeu assim: I work at Sunshine Travel Agency. Você viu como Nei conseguiu responder à pergunta inicial, depois de observar as respostas de várias pessoas? A observação e a comparação de informações são meios para aprender uma língua. Vamos dar mais uma olhada nas perguntas e respostas? Apresentação 11 Pergunta: Where do you work? Resposta: I work in an office. Pergunta: Where does she work? Resposta: She works at FIESP. Pergunta: Where do you work? Resposta: We work in a circus. Pergunta: Where does he work? Resposta: He works in a hospital. Pergunta: Where do you work? Resposta: I work at Sunshine Travel Agency. Ao observamos as frases, podemos notar que quando nos referimos a ele ou ela - he ou she - usamos does na pergunta e works na resposta. É diferente do português, precisamos ficar atentos. Em inglês, do e does funcionam como auxiliares do verbo. Sempre que precisarmos fazer perguntas no Simple Present (Presente Simples), usaremos do ou does. Do para I, you, we, you e they Does para he, she e it Exercício 1 Preencha os espaços em branco com work ou works: Exercícios a) I... at Sunshine Travel Agency. b) He... in a hospital. c) They...at FIESP. d) She... in an office. e) We... in a circus.

What is your occupation?

What is your occupation? What is your occupation? Assunto do dia Muitas vezes, ao preenchermos cadastros em empresas ou simplesmente ao nos apresentarmos em ambientes de trabalho, precisamos responder à pergunta: Por essa pergunta

Leia mais

Where do you work? Nei se transformou em repórter e saiu perguntando para todo mundo Where do you work?. Vamos ver o diálogo?

Where do you work? Nei se transformou em repórter e saiu perguntando para todo mundo Where do you work?. Vamos ver o diálogo? A UU L AL A Where do you work? Na aula de hoje, vamos aprender a responder à pergunta Where do you work?, que quer dizer Onde você trabalha?. Assim, você pode dizer às pessoas qual é seu local de trabalho.

Leia mais

What do you do? Na aula de hoje o tema ainda é o tempo. Ian - Vou buscar o jogo dos desenhos. Virgínia - I don t know this game! Is it easy?

What do you do? Na aula de hoje o tema ainda é o tempo. Ian - Vou buscar o jogo dos desenhos. Virgínia - I don t know this game! Is it easy? What do you do? Assunto do dia Na aula de hoje o tema ainda é o tempo presente. Vamos ver o Simple Present, que descreve as ações que ocorrem freqüentemente. Na história de hoje Os Carters estão em casa

Leia mais

What s your address?

What s your address? What s your address? Assunto do dia Antes de mais nada, vamos apresentar os personagens e os ambientes que vocês vão encontrar nesse ivro. Agência de viagens Um dos ambientes no qua se passam várias situações

Leia mais

ROTEIRO DIÁRIO. Vinheta do Projeto

ROTEIRO DIÁRIO. Vinheta do Projeto Componente Curricular: Língua Inglesa Série/Ano Letivo: 7 Ano/ 2014 Professores Ministrantes: Tiago Pereira & Claudia Borges Carga Horária: 5 horas/aula Data: 07/07/2014 Aula: 03 Teleaula: 16 Título: Be

Leia mais

ACTIVITY Verbo To Be na forma Afirmativa

ACTIVITY Verbo To Be na forma Afirmativa ACTIVITY Verbo To Be na forma Afirmativa Categoria: Endereço YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=9fyww1zjhno Utilização Se você já teve algum contato anterior com aulas de Inglês, você já ouviu falar

Leia mais

Equivalência da estrutura de uma frase em inglês e português

Equivalência da estrutura de uma frase em inglês e português 1 Equivalência da estrutura de uma frase em inglês e português A partir do momento que você souber de cor a função de cada peça do nosso jogo de dominó, você não terá mais problemas para formular frases,

Leia mais

Aula 03 Passado do to be e past continuous

Aula 03 Passado do to be e past continuous Aula 03 Passado do to be e past continuous No passado, o to be se comporta de forma semelhante ao presente, ou seja, as afirmações, negações e questões são feitas da mesma forma. Examples: I was worried

Leia mais

www.souvestibulando.com.br MÓDULO DE INGLES

www.souvestibulando.com.br MÓDULO DE INGLES 1 MÓDULO DE INGLES ASSUNTO: AULA 01 THE SIMPLE PRESENT TENSE Esta aula é composta pelo texto da apostila abaixo e por um link de acesso à AULA VIRTUAL gravada. Estude com atenção o texto antes de acessar

Leia mais

Você sabe fazer perguntas em Inglês? Em primeiro lugar observe as frases abaixo: Afirmativo: Ele é estudante Interrogativo: Ele é estudante?

Você sabe fazer perguntas em Inglês? Em primeiro lugar observe as frases abaixo: Afirmativo: Ele é estudante Interrogativo: Ele é estudante? Do you know how to ask questions in English? Você sabe fazer perguntas em Inglês? Em primeiro lugar observe as frases abaixo: Afirmativo: Ele é estudante Interrogativo: Ele é estudante? Note que tanto

Leia mais

Como dizer quanto tempo leva para em inglês?

Como dizer quanto tempo leva para em inglês? Como dizer quanto tempo leva para em inglês? Você já se pegou tentando dizer quanto tempo leva para em inglês? Caso ainda não tenha entendido do que estou falando, as sentenças abaixo ajudarão você a entender

Leia mais

Are you having a good time?

Are you having a good time? Are you having a good time? A UU L AL A Na Aula 24, aprendemos a descrever, a contar as ações que estão acontecendo no momento em que falamos, na forma afirmativa. O tempo verbal que serve para descrever

Leia mais

ACTIVITY Verbo To Be na forma Interrogativa e Negativa

ACTIVITY Verbo To Be na forma Interrogativa e Negativa ACTIVITY Verbo To Be na forma Interrogativa e Negativa Categoria: Endereço YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=udanzryikwq Utilização Se você ainda não realizou a atividade do Verbo To Be Afirmativo

Leia mais

Inglês com Inglesar Jota Filho

Inglês com Inglesar Jota Filho Inglês com Inglesar Jota Filho Aula Prática Parte 5 Texto em Inglês: Reddy Fox He was afraid that he would fall through into the water or onto the cruel rocks below. Granny Fox ran back to where Reddy

Leia mais

Colégio Social Madre Clélia

Colégio Social Madre Clélia Colégio Social Madre Clélia Ed. Infantil - Ensino Fundamental Ensino Médio Nome: N.º: Turma: Série: 5ª. Disciplina: Língua Inglesa Prof : Patrícia e Kássia Data: / /2011 Atividades de recuperação de estudos

Leia mais

He is finally sleeping

He is finally sleeping He is finally sleeping Assunto do dia O que você está fazendo? Acompanhando as aulas do Telecurso 000? Muito bem, hoje vamos falar sobre o Present Continuous, o tempo verbal que descreve as ações que estão

Leia mais

Hoje vamos começar a revisão de tudo o que

Hoje vamos começar a revisão de tudo o que Revisão Assunto do dia Hoje vamos começar a revisão de tudo o que vimos nas auas de ingês. Tome fôego e vamos em frente! Na história de hoje Vimos muitas histórias e todas eas trouxeram uma novidade, ago

Leia mais

QUESTIONS AND ANSWERS

QUESTIONS AND ANSWERS INGLÊS Aula 1 Questions in English Todo diálogo necessita de perguntas e respostas. You speak English? Você falar inglês? Está certa essa colocação? Question: (Pergunta:) DO You speak English? (verbo auxiliar)

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - PODCAST ÁREA CÓDIGOS E LINGUAGENS

SEQUÊNCIA DIDÁTICA - PODCAST ÁREA CÓDIGOS E LINGUAGENS Título do Podcast Área Segmento Duração Informações pessoais em inglês Códigos e Linguagens Ensino Fundamental 5min47seg SEQUÊNCIA DIDÁTICA - PODCAST ÁREA CÓDIGOS E LINGUAGENS Habilidades: Ensino Fundamental:

Leia mais

Conteúdos. Imperativo na forma negativa Verbo Have (ter, possuir)

Conteúdos. Imperativo na forma negativa Verbo Have (ter, possuir) Conteúdos Imperativo na forma negativa Verbo Have (ter, possuir) Habilidades Usar adequadamente o Imperativo na forma negativa Identificar e utilizar apropriadamente o verbo Have (ter, possuir) PAUTA DO

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

Hoje vamos começar a revisão de tudo o que

Hoje vamos começar a revisão de tudo o que Acesse: http://fuvestibuar.com.br/ Revisão Assunto do dia Hoje vamos começar a revisão de tudo o que vimos nas auas de ingês. Tome fôego e vamos em frente! Na história de hoje Vimos muitas histórias e

Leia mais

Centro Educacional Brasil Central Nível: Educação Básica Modalidade: Educação de Jovens e Adultos a Distância Etapa: Ensino Médio APOSTILA DE INGLÊS

Centro Educacional Brasil Central Nível: Educação Básica Modalidade: Educação de Jovens e Adultos a Distância Etapa: Ensino Médio APOSTILA DE INGLÊS Centro Educacional Brasil Central Nível: Educação Básica Modalidade: Educação de Jovens e Adultos a Distância Índice APOSTILA DE INGLÊS Módulo I - EXPRESSÕES PARA USO COTIDIANO - SUBJECT PRONOUNS - VERBO

Leia mais

Na aula de hoje, vamos rever alguns temas

Na aula de hoje, vamos rever alguns temas Revisão Assunto do dia Na aua de hoje, vamos rever aguns temas que vimos durante as auas deste seu ivro de ingês. Apresentação Você está convidado a remexer na memória e coocar no pape os temas de hoje:

Leia mais

Present Simple Exercises

Present Simple Exercises Present Simple Exercises Antes de fazer as atividades, você pode querer ler as dicas dos links abaixo. Nelas você encontra explicações sobre os usos e as conjugações dos verbos no Present Simple. Ø www.bit.ly/psimple1

Leia mais

Andrew is an engineer and he works in a big company. Sujeito Predicado (e) Suj. Predicado

Andrew is an engineer and he works in a big company. Sujeito Predicado (e) Suj. Predicado Inglês Aula 01 Título - Frases básicas em Inglês As orações em Inglês também se dividem em Sujeito e Predicado. Ao montarmos uma oração com um sujeito e um predicado, montamos um período simples. Estas

Leia mais

Pronomes pessoais atrelados ao uso do verbo to be (am, is e are)

Pronomes pessoais atrelados ao uso do verbo to be (am, is e are) É fundamental saber usar os pronomes, que nos ajudam a fazer substituições, evitando repetições em nossa fala e, principalmente, escrita. Os pronomes são usados para substituir nomes, objetos ou coisas,

Leia mais

Os encontros de Jesus. sede de Deus

Os encontros de Jesus. sede de Deus Os encontros de Jesus 1 Jo 4 sede de Deus 5 Ele chegou a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, que ficava perto das terras que Jacó tinha dado ao seu filho José. 6 Ali ficava o poço de Jacó. Era mais ou

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

1. Usa-se o Simple Present para falar de hábitos, rotina, acontecimentos ou ações que acorrem regularmente, com frequência. Ex: I always use the

1. Usa-se o Simple Present para falar de hábitos, rotina, acontecimentos ou ações que acorrem regularmente, com frequência. Ex: I always use the 1. Usa-se o Simple Present para falar de hábitos, rotina, acontecimentos ou ações que acorrem regularmente, com frequência. Ex: I always use the computer at night. My brother goes to work every day. 2.

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

Unidade 4: Página informativa para Mini-Teachers (sons difíceis estão sublinhados)

Unidade 4: Página informativa para Mini-Teachers (sons difíceis estão sublinhados) Unidade 4: Página informativa para Mini-Teachers (sons difíceis estão sublinhados) Qual é objetivo de vocês? O objetivo da lição de voçês é revisar os números. Vocês tem 20 minutos pra fazer isso. Como

Leia mais

Lesson 17: Can, Cannot, Can...? Lição 17: Poder, Não Poder +?

Lesson 17: Can, Cannot, Can...? Lição 17: Poder, Não Poder +? Lesson 17: Can, Cannot, Can...? Lição 17: Poder, Não Poder +? Reading (Leituras) I can walk. (Eu posso andar.) He can write an email. (Ele pode escrever um e-mail.) You can dance. (Você pode dançar.) They

Leia mais

INGLÊS. Aula Grátis QUESTIONS AND ANSWERS

INGLÊS. Aula Grátis QUESTIONS AND ANSWERS INGLÊS Aula Grátis QUESTIONS AND ANSWERS Questions in English Todo diálogo necessita de perguntas e respostas. You speak English? Você falar inglês? Está certa essa colocação? Question: (Pergunta:) DO

Leia mais

Conteúdo: Classroom Language: Expressions and Greetings; Vocabulary: Verbs LÍNGUA INGLESA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES

Conteúdo: Classroom Language: Expressions and Greetings; Vocabulary: Verbs LÍNGUA INGLESA INTERATIVIDADE FINAL CONTEÚDO E HABILIDADES Conteúdo: Classroom Language: Expressions and Greetings; Vocabulary: Verbs Habilidades: Cumprimentar e utilizar expressões corriqueiras na Língua Inglesa. Reconhecer os principais verbos na Língua Inglesa

Leia mais

Verbs - Simple Tenses

Verbs - Simple Tenses Inglês Prof. Davi Verbs - Simple Tenses Simple Present Simple Past Simple Future Simple Present - Formação Infinitivo sem o to Ausência do auxiliar (usa-se to do ) Inclusão de s na 3ª pessoa do singular

Leia mais

Lesson 6 Notes. Eu tenho um irmão e uma irmã Talking about your job. Language Notes

Lesson 6 Notes. Eu tenho um irmão e uma irmã Talking about your job. Language Notes Lesson 6 Notes Eu tenho um irmão e uma irmã Talking about your job Welcome to Fun With Brazilian Portuguese Podcast, the podcast that will take you from beginner to intermediate in short, easy steps. These

Leia mais

Operador de Computador. Informática Básica

Operador de Computador. Informática Básica Operador de Computador Informática Básica Instalação de Software e Periféricos Podemos ter diversos tipos de software que nos auxiliam no desenvolvimento das nossas tarefas diárias, seja ela em casa, no

Leia mais

Nada melhor do que colocar em prática os conhecimentos obtidos em nossas aulas, confeccionando um incrível álbum de vegetais.

Nada melhor do que colocar em prática os conhecimentos obtidos em nossas aulas, confeccionando um incrível álbum de vegetais. Nome: Nº: 2º ano Trabalho Interdisciplinar de Ciências e Informática 3º Bimestre Data: Durante este bimestre aprendemos que as plantas, também chamadas de vegetais, são seres vivos, já que nascem, crescem

Leia mais

A.C. Ilustrações jordana germano

A.C. Ilustrações jordana germano A.C. Ilustrações jordana germano 2013, O autor 2013, Instituto Elo Projeto gráfico, capa, ilustração e diagramação: Jordana Germano C736 Quero-porque-quero!! Autor: Alexandre Compart. Belo Horizonte: Instituto

Leia mais

5 Equacionando os problemas

5 Equacionando os problemas A UA UL LA Equacionando os problemas Introdução Nossa aula começará com um quebra- cabeça de mesa de bar - para você tentar resolver agora. Observe esta figura feita com palitos de fósforo. Mova de lugar

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

ROTEIRO REVISÃO / AVALIAÇÃO SEQUÊNCIA DAS ATIVIDADES/ ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS. Vinheta do Projeto

ROTEIRO REVISÃO / AVALIAÇÃO SEQUÊNCIA DAS ATIVIDADES/ ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS. Vinheta do Projeto Componente Curricular: Língua Inglesa Série/Ano Letivo: 7 Ano/ 2014 Professores Ministrantes: Tiago Pereira & Claudia Borges Carga Horária: 5 horas/aula Data: 09/07/2014 Aula: 04 Título:Revisão / 1ª Avaliação

Leia mais

Português Língua Estrangeira Teste (50 horas)

Português Língua Estrangeira Teste (50 horas) Português Língua Estrangeira Teste (50 horas) Nome: Data: A Importa-se de responder a umas perguntas? Está bem. Obrigado. 1 Como é que se chama? 2 O que é que faz? 3 Vive aqui agora? 4 Há quanto tempo

Leia mais

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br

O céu. Aquela semana tinha sido uma trabalheira! www.interaulaclube.com.br A U A UL LA O céu Atenção Aquela semana tinha sido uma trabalheira! Na gráfica em que Júlio ganhava a vida como encadernador, as coisas iam bem e nunca faltava serviço. Ele gostava do trabalho, mas ficava

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

To Be. Present Simple. You are (você é / está) He / she / it is (Ele ela é / está)(*) We were (Nos éramos / estávamos) You are (Voces são / estão)

To Be. Present Simple. You are (você é / está) He / she / it is (Ele ela é / está)(*) We were (Nos éramos / estávamos) You are (Voces são / estão) To Be Um dos mais famosos verbos do Inglês. Quem já fez colegial e não ouviu falar dele? Mas você realmente conhece o verbo To Be? Você sabe de todos os tempos compostos que ele ajuda a formar? Você sabe

Leia mais

A formação moral de um povo

A formação moral de um povo É um grande desafio evangelizar crianças nos dias de hoje. Somos a primeira geração que irá dizer aos pais e evangelizadores como evangelizar os pequeninos conectados. Houve um tempo em que nos colocávamos

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

UNIDADE V COMO CONSEGUIR LEADS

UNIDADE V COMO CONSEGUIR LEADS UNIDADE V COMO CONSEGUIR LEADS Agora que você já tem sua página de captura no ar e também sua sequência de e-mails automáticos configurados chegou o momento de colocar tudo para funcionar. Ou seja, chegou

Leia mais

Luís Norberto Pascoal

Luís Norberto Pascoal Viver com felicidade é sucesso com harmonia e humildade. Luís Norberto Pascoal Agradecemos aos parceiros que investem em nosso projeto. ISBN 978-85-7694-131-6 9 788576 941316 Era uma vez um pássaro que

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2013 TRABALHO ESTUDOS INDEPENDENTES

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2013 TRABALHO ESTUDOS INDEPENDENTES ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2013 TRABALHO ESTUDOS INDEPENDENTES Nome Nº Turma 6º Data 04/02/14 Nota Disciplina Recuperação AnualLÌNGUA INGLESA - TRABALHO 1) Enumere (1) bom ( ) too

Leia mais

Desafio para a família

Desafio para a família Desafio para a família Família é ideia de Deus, geradora de personalidade, melhor lugar para a formação do caráter, da ética, da moral e da espiritualidade. O sonho de Deus para a família é que seja um

Leia mais

CURSOS INGLÊS RÁPIDO Liberdade de Escolha

CURSOS INGLÊS RÁPIDO Liberdade de Escolha 1 Nossos cursos são dirigidos a adolescentes, jovens e adultos que querem aprender inglês de forma rápida e eficiente. Pessoas que já tentaram estudar inglês e tiveram dificuldades vão se surpreender com

Leia mais

os botões emocionais Rodrigo T. Antonangelo

os botões emocionais Rodrigo T. Antonangelo Entendendo os botões emocionais dos seus clientes Rodrigo T. Antonangelo Olá amigo e amiga, seja bem-vindo(a) a mais um exercício muito importante que vai te ajudar a levar seus negócios ao próximo degrau.

Leia mais

(Eu) sempre escrito em letra maiúscula, em qualquer posição na frase. (Tu, você)

(Eu) sempre escrito em letra maiúscula, em qualquer posição na frase. (Tu, você) Nome: nº. 6º.ano do Ensino fundamental Professoras: Francismeiry e Juliana TER 1º BIMESTRE PERSONAL PRONOUNS (Pronomes pessoais) O que é pronome pessoal? O pronome pessoal substitui um nome, isto é um

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2013 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2013 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2013 TRABALHO DE ESTUDOS INDEPENDENTES Nome Nº Turma 7º Data 04/02/14 Nota Disciplina Recuperação Anual LÌNGUA INGLESA - TRABALHO Prof. RITA DE CÁSSIA

Leia mais

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1

JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 1 JOSÉ DE SOUZA CASTRO 1 ENTREGADOR DE CARGAS 32 ANOS DE TRABALHO Transportadora Fácil Idade: 53 anos, nascido em Quixadá, Ceará Esposa: Raimunda Cruz de Castro Filhos: Marcílio, Liana e Luciana Durante

Leia mais

Inglesar.com.br Aprender Inglês Sem Estudar Gramática

Inglesar.com.br Aprender Inglês Sem Estudar Gramática 1 Sumário Introdução...04 O segredo Revelado...04 Outra maneira de estudar Inglês...05 Parte 1...06 Parte 2...07 Parte 3...08 Por que NÃO estudar Gramática...09 Aprender Gramática Aprender Inglês...09

Leia mais

3 Truques Para Obter Fluência no Inglês

3 Truques Para Obter Fluência no Inglês 3 Truques Para Obter Fluência no Inglês by: Fabiana Lara Atenção! O ministério da saúde adverte: Os hábitos aqui expostos correm o sério risco de te colocar a frente de todos seus colegas, atingindo a

Leia mais

Inglês Técnico. Unidade 2 Simple Present. QI ESCOLAS E FACULDADES Curso Técnico em Informática

Inglês Técnico. Unidade 2 Simple Present. QI ESCOLAS E FACULDADES Curso Técnico em Informática Inglês Técnico Unidade 2 Simple Present Curso Técnico em Infmática SUMÁRIO SIMPLE PRESENT... 3 SUBJECT PRONOUNS... 4 Exemplos... 4 Exemplos... 5 2 SIMPLE PRESENT A aula sobre Simple Present mostrará a

Leia mais

INTRODUÇÃO. Fui o organizador desse livro, que contém 9 capítulos além de uma introdução que foi escrita por mim.

INTRODUÇÃO. Fui o organizador desse livro, que contém 9 capítulos além de uma introdução que foi escrita por mim. INTRODUÇÃO LIVRO: ECONOMIA E SOCIEDADE DIEGO FIGUEIREDO DIAS Olá, meu caro acadêmico! Bem- vindo ao livro de Economia e Sociedade. Esse livro foi organizado especialmente para você e é por isso que eu

Leia mais

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II Aprendendo a ESTUDAR Ensino Fundamental II INTRODUÇÃO Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. Paulo Freire DICAS EM AULA Cuide da

Leia mais

Transcriça o da Entrevista

Transcriça o da Entrevista Transcriça o da Entrevista Entrevistadora: Valéria de Assumpção Silva Entrevistada: Ex praticante Clarice Local: Núcleo de Arte Grécia Data: 08.10.2013 Horário: 14h Duração da entrevista: 1h COR PRETA

Leia mais

Distrito 4570 RELATÓRIO DE INTERCAMBISTA BRASILEIRO NO EXTERIOR (Outbound)

Distrito 4570 RELATÓRIO DE INTERCAMBISTA BRASILEIRO NO EXTERIOR (Outbound) Distrito 4570 RELATÓRIO DE INTERCAMBISTA BRASILEIRO NO EXTERIOR (Outbound) Nome do Intercambista: Julia Albuquerque da Silva Romaguera Louro Data: 16.11.14 Patrocinado no Brasil pelo Rotary Club de: Rotary

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE INGLÊS

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE INGLÊS COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 1ª PROVA SUBSTITUTIVA DE INGLÊS Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: Nota: Professor(a): Débora Toledo Valor da Prova: 65 pontos Orientações gerais: 1) Número

Leia mais

Na Internet Gramática: atividades

Na Internet Gramática: atividades Na Internet Gramática: atividades Dica: Antes de fazer as atividades abaixo, leia os documentos Modo subjuntivo geral e Presente do subjuntivo, no Banco de Gramática. 1. No trecho a seguir, extraído da

Leia mais

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções.

Objetivo principal: aprender como definir e chamar funções. 12 NOME DA AULA: Escrevendo músicas Duração da aula: 45 60 minutos de músicas durante vários dias) Preparação: 5 minutos (se possível com introduções Objetivo principal: aprender como definir e chamar

Leia mais

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV

Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV Top Guia In.Fra: Perguntas para fazer ao seu fornecedor de CFTV 1ª Edição (v1.4) 1 Um projeto de segurança bem feito Até pouco tempo atrás o mercado de CFTV era dividido entre fabricantes de alto custo

Leia mais

Richard Uchôa C. Vasconcelos. CEO LEO Brasil

Richard Uchôa C. Vasconcelos. CEO LEO Brasil Richard Uchôa C. Vasconcelos CEO LEO Brasil O tema hoje é engajamento, vamos falar de dez maneiras de engajar o público em treinamentos a distância. Como vocês podem ver, toda a minha apresentação está

Leia mais

10 segredos para falar inglês

10 segredos para falar inglês 10 segredos para falar inglês ÍNDICE PREFÁCIO 1. APENAS COMECE 2. ESQUEÇA O TEMPO 3. UM POUCO TODO DIA 4. NÃO PRECISA AMAR 5. NÃO EXISTE MÁGICA 6. TODO MUNDO COMEÇA DO ZERO 7. VIVA A LÍNGUA 8. NÃO TRADUZA

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

Sei... Entra, Fredo, vem tomar um copo de suco, comer um biscoito. E você também, Dinho, que está parado aí atrás do muro!

Sei... Entra, Fredo, vem tomar um copo de suco, comer um biscoito. E você também, Dinho, que está parado aí atrás do muro! Capítulo 3 N o meio do caminho tinha uma casa. A casa da Laila, uma menina danada de esperta. Se bem que, de vez em quando, Fredo e Dinho achavam que ela era bastante metida. Essas coisas que acontecem

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." 2-Meditação da semana:

Quem te fala mal de. 10º Plano de aula. 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também. 2-Meditação da semana: 10º Plano de aula 1-Citação as semana: Quem te fala mal de outra pessoa, falará mal de ti também." Provérbio Turco 2-Meditação da semana: Mestre conselheiro- 6:14 3-História da semana: AS três peneiras

Leia mais

SUMÁRIO EU E MEUS COLEGAS... 8 A CASA: ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA COM MEUS FAMILIARES... 18 A ESCOLA: ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA COM MEUS COLEGAS...

SUMÁRIO EU E MEUS COLEGAS... 8 A CASA: ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA COM MEUS FAMILIARES... 18 A ESCOLA: ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA COM MEUS COLEGAS... SUMÁRIO 1 EU E MEUS COLEGAS... 8 FAZENDO AMIGOS... 8 BRINCAR É CONVIVER COM OS AMIGOS... 10 VAMOS CIRANDAR?... 12 O MAPA DA MINHA MÃO... 16 PARA LER... 17 2 A CASA: ESPAÇO DE CONVIVÊNCIA COM MEUS FAMILIARES...

Leia mais

A DIVERSIDADE NA ESCOLA

A DIVERSIDADE NA ESCOLA Tema: A ESCOLA APRENDENDO COM AS DIFERENÇAS. A DIVERSIDADE NA ESCOLA Quando entrei numa escola, na 1ª série, aos 6 anos, tinha uma alegria verdadeira com a visão perfeita, não sabia ler nem escrever, mas

Leia mais

Frequentemente você utiliza certos termos que não

Frequentemente você utiliza certos termos que não 10 Não se distraia demais Frequentemente você utiliza certos termos que não dão o mínimo problema na hora da fala, mas que, na escrita, podem fazê-lo oscilar entre uma forma ou outra. Ainda há muita gente

Leia mais

Manifeste Seus Sonhos

Manifeste Seus Sonhos Manifeste Seus Sonhos Índice Introdução... 2 Isso Funciona?... 3 A Força do Pensamento Positivo... 4 A Lei da Atração... 7 Elimine a Negatividade... 11 Afirmações... 13 Manifeste Seus Sonhos Pág. 1 Introdução

Leia mais

TALKING ABOUT THE PRESENT TIME

TALKING ABOUT THE PRESENT TIME Aula8 TALKING ABOUT THE PRESENT TIME META Apresentar o presente contínuo, chamado de present continuous ou present progressive em inglês, nas suas três formas, afi rmativa, negativa e interrogativa, numa

Leia mais

como a arte pode mudar a vida?

como a arte pode mudar a vida? como a arte pode mudar a vida? LONGE DAQUI, AQUI MESMO 1 / 2 Longe daqui, aqui mesmo 1 Em um caderno, crie um diário para você. Pode usar a escrita, desenhos, recortes de revista ou jornais e qualquer

Leia mais

Your Time is Precious BOOK ONE. www.second-language-now.com

Your Time is Precious BOOK ONE. www.second-language-now.com LEARN PORTUGUESE AT HOME Your Time is Precious BOOK ONE Learn Portuguese at Home TABLE OF CONTENTS LESSON 1...3 LESSON 2...8 LESSON 3...14 LESSON 4...19 LESSON 5...21 LESSON 6...27 LESSON 7...29 LESSON

Leia mais

Como escrever melhor em 5 passos simples

Como escrever melhor em 5 passos simples Como escrever melhor em 5 passos simples Escrever um artigo para seu blog pode ser um processo estressante e tomar bastante tempo, especialmente se você não é um escritor. Mas quando você está determinado

Leia mais

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock

ABCEducatio entrevista Sílvio Bock ABCEducatio entrevista Sílvio Bock Escolher uma profissão é fazer um projeto de futuro A entrada do segundo semestre sempre é marcada por uma grande preocupação para todos os alunos que estão terminando

Leia mais

Obedecer é sempre certo

Obedecer é sempre certo Obedecer é sempre certo Obedecer. Palavra fácil de entender, mas muitas vezes difícil de colocar em prática. Principalmente quando não entendemos ou concordamos com a orientação dada. Crianças recebem

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil

Exercícios de gramática do uso da língua portuguesa do Brasil Sugestão: estes exercícios devem ser feitos depois de estudar a Unidade 5 por completo do livrotexto Muito Prazer Unidade 5 I Querer + verbo Achar + que Eu quero Eu acho Você/ ele/ ela quer Você/ ele/

Leia mais

Programação em papel quadriculado

Programação em papel quadriculado 4 NOME DA AULA: Programação em papel quadriculado Tempo de aula: 45 60 minutos Tempo de preparação: 10 minutos Objetivo principal: ajudar os alunos a entender como a codificação funciona. RESUMO Ao "programar"

Leia mais

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Você já pensou alguma vez que é possível crescer 10 vezes em várias áreas de sua vida e ainda por cima melhorar consideravelmente sua qualidade

Leia mais

Colégio Sagrado Coração de Maria - Rio. Arca de Noé

Colégio Sagrado Coração de Maria - Rio. Arca de Noé Colégio Sagrado Coração de Maria - Rio Rua Tonelero, 56 Copacabana RJ site:www.redesagradorj.com.br / e-mail:cscm@redesagradorj.com.br Arca de Noé Turma: Maternal I A Professora Gisele Data: 1º trimestre/2011

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI

A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI A Maquina de Vendas Online É Fraude, Reclame AQUI Muitas pessoas me perguntam se a maquina de vendas online é fraude do Tiago bastos funciona de verdade ou se não é apenas mais uma fraude dessas que encontramos

Leia mais

Atividade: Leitura e interpretação de texto. Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto

Atividade: Leitura e interpretação de texto. Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto Atividade: Leitura e interpretação de texto Português- 8º ano professora: Silvia Zanutto Orientações: 1- Leia o texto atentamente. Busque o significado das palavras desconhecidas no dicionário. Escreva

Leia mais

Mantendo as Crianças em Segurança

Mantendo as Crianças em Segurança PORT.SAFETY 2013 Mantendo as Crianças em Segurança Colocar-se em situações de perigo não é sinal de mau comportamento. As crianças precisam aprender a se manter em segurança à medida que exploram o mundo.

Leia mais

Sete Motivos Importantes Para Usar Áudio Para Melhorar As Suas Habilidades Em Inglês

Sete Motivos Importantes Para Usar Áudio Para Melhorar As Suas Habilidades Em Inglês Sete Motivos Importantes Para Usar Áudio Para Melhorar As Suas Habilidades Em Inglês Oi! Meu nome é David. Atualmente estou em Imperatriz, Maranhão ajudando pessoas como você aprenderem inglês. Já faz

Leia mais