Programação WEB PROF. FLÁVIO IZO A U LA 0 2 P R O G R A M A Ç Ã O W E B

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Programação WEB PROF. FLÁVIO IZO A U LA 0 2 P R O G R A M A Ç Ã O W E B"

Transcrição

1 Programação WEB PROF. FLÁVIO IZO A U LA 0 2 P R O G R A M A Ç Ã O W E B

2 Objetivos da Aula 1.0 A Web; 2.0 Websites estáticos e dinâmicos; 3.0 Modelo Cliente Servidor; 4.0 Protocolo HTTP; 5.0 Métodos (GET e POST); 6.0 Estrutura da URL; 7.0 Tipos de Websites; 8.0 Complexidade de Websites;

3 1.0 A Web A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados. A World Wide Web, "a Web" ou "WWW ("rede de abrangência mundial", traduzindo literalmente) é uma rede de computadores na Internet que fornece informação em forma de hipertexto.

4 1.0 A Web

5 1.0 A Web A Web é um dos muitos serviços oferecidos pela Internet; A Web utiliza a Internet como meio de transmissão de hipertextos; Outros serviços: Acesso remoto, transferência de arquivos, correio eletrônico, mensagens instantâneas etc.

6 1.0 A Web A Web surgiu aproximadamente em 1989, em um projeto nuclear; O objetivo original foi estreitar o relacionamento entre os colegas do projeto;

7 1.0 A Web Site ou sítio? R: Os dois. Um site é um conjunto de hipertextos acessíveis pelo protocolo HTTP; O conjunto de todos os sites existentes formam a Web;

8 1.0 A Web Os sites são acessados através dos Browsers (Navegadores); Exemplos! A navegação ocorre através dos links; Alguns chamam o ato de navegar entre os links de surfar; Microsoft Internet Explorer Mozilla Firefox Netscape Navigator (In Memoriam) Opera Safari Google Chrome Midori (linux) Arora (linux) Camino (Mac OS) etc.

9 2.0 Websites estáticos e dinâmicos Websites Estáticos: São web sites que não possuem nenhum tipo de personalização. Toda e qualquer informação está disponível para o público em geral. Exemplos!

10 2.0 Websites estáticos e dinâmicos Websites Dinâmicos: Ao contrário dos websites estáticos, websites dinâmicos trabalham com personalização. As informações e serviços disponíveis no web site serão tratados de forma pessoal, com características que atendam ao visitante. Exemplos!

11 3.0 Modelo Cliente Servidor Modelo Cliente-Servidor;

12 4.0 Protocolo HTTP HTTP significa HyperText Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Hipertexto) e é o protocolo utilizado por clientes e servidores para transferência de dados hipermídia (imagens, sons e textos) na World Wide Web.

13 4.0 Protocolo HTTP Visão Geral

14 4.0 Protocolo HTTP 14 HTTP: hypertext transfer protocol Protocolo da camada de aplicação da Web Modelo cliente/servidor Cliente: navegador que solicita, recebe e apresenta objetos da Web Servidor: envia objetos em resposta a pedidos

15 4.0 Protocolo HTTP 15 Alguns exemplos de códigos vindos na primeira linha da mensagem de resposta servidor cliente. 200 OK Requisição bem-sucedida, objeto requisitado a seguir nesta mensagem 304 Not Modified Objeto requisitado não foi modificado 400 Bad request Mensagem de requisição não compreendida pelo servidor 404 Not Found Documento requisitado não encontrado neste servidor 505 HTTP version not supported O servidor não suporta a versao HTTP solicitada

16 5.0 Métodos Método GET: GET Método que solicita ao servidor o envio de um recurso; é o serviço essencial para o protocolo. Por exemplo: (Exemplo de invasão )

17 5.0 Métodos Método POST: Método que permite que o cliente envie mensagens e conteúdo de formulários para servidores que irão manipular a informação de maneira adequada. Os conteúdos não aparecem na barra de endereços do navegador.

18 6.0 Estrutura da URL O Endereço web: http: => Protocolo; // => raiz do endereço da internet; => domínio ou IP mod4/pw/arq1.pdf => caminho a percorrer

19 7.0 Tipos de Websites Informativo, prestando informações. Funcional, oferecendo serviços. Entretenimento, servindo como diversão para as pessoas.

20 7.0 Tipos de Websites

21 8.0 Complexidade de Websites Qual site é mais complexo de se fazer? Grandes Portais e E-Commerce;

22 Programação WEB PROF. FLÁVIO IZO I N T R O D U Ç Ã O A O F O R M U L Á R I O S

23 Objetivos da Aula 1.0 Estrutura de uma página; 2.0 Tabela Simples; 3.0 Tabela (Dinâmica PHP e JSP); 4.0 Formulários em HTML 5.0 Detalhando os campos do formulário (revisão) 6.0 Formulários em HTML Exemplos 7.0 Exercício

24 1.0 Estrutura de uma Página Uma página HTML tem a seguinte estrutura básica: <html lang="pt-br"> <head> <meta charset="utf-8"> <link rel="stylesheet" type="text/css" href="estilo.css"> <title>título da página</title> </head> <body> <p>este é o primeiro parágrafo do texto.</p> <p>este é o segundo parágrafo.</p> </body> </html>

25 2.0 Tabela simples <table border="1"> <tr> <td>linha 1, célula 1</td> <td>linha 1, célula 2</td> </tr> <tr> <td>linha 2, célula 1</td> <td>linha 2, célula 2</td> </tr> </table>

26 3.0 Tabela (Dinâmica - PHP) <table border="1"> <tr> <td><?php echo Izo ;?></td> <td>linha 1, célula 2</td> </tr> <tr> <td>linha 2, célula 1</td> <td>linha 2, célula 2</td> </tr> </table>

27 3.0 Tabela (Dinâmica - JSP) <table border="1"> <tr> <td><% System.out.println ( Izo )%></td> <td>linha 1, célula 2</td> </tr> <tr> <td>linha 2, célula 1</td> <td>linha 2, célula 2</td> </tr> </table>

28 4.0 Formulários em HTML O formulário é o meio que permite criar mais interatividade entre a programação e o usuário. É por meio dele que recebemos os valores inseridos pelos usuários e podemos armazenar em um banco de dados, testar com estruturas condicionais etc.

29 4.0 Formulários em HTML Uma estrutura de formulário possui vários campos que permitem a entrada de dados. Abaixo, no quadro, colocamos algumas tags utilizadas nos formulários.

30 4.0 Formulários em HTML Tag <Form> Os forms fazem parte do código html, portanto devem ser definidos como as tags desta linguagem. Sempre com uma tag de abertura e outra de fechamento, inserindo o conteúdo do formulário entre estas duas.

31 4.0 Formulários em HTML Tag <Form> Name: Nome do formulário. Não pode existir mais de um formulário com o mesmo valor para o name na mesma página. Action: Todo formulário deve ser enviado para algum local. Sendo assim, o action é o script ou página para onde os dados serão submetidos. Neste script que normalmente os dados são tratados.

32 4.0 Formulários em HTML Tag <Form> Method: É o método de envio dos dados. Pode ter dois valores: GET = Passa os valores pela URL, ou seja, podemos ver as variáveis e os seus respectivos valores na URL da página destino, definida no campo action. Tem limitação de 256 bytes. Não é muito aconselhável o uso do método GET, pois ele expõe o nome e valor das variáveis, o que pode ser utilizado por pessoas com intenções maléficas. POST = Passa as variáveis de maneira transparente para o usuário. É o método mais aconselhável, pois não fica visível aos olhos do usuário.

33 4.0 Formulários em HTML Tag <Form> Enctype: é o tipo de empacotamento de envio dos dados do formulário. O valor padrão é o application/x-www-form-urlencoded, no entanto quando desejarmos fazer envio de arquivo pelo formulário (campo input file ) nós devemos definir o enctype como multipart/form-data, pois este irá converter o arquivo para binário e enviá-lo.

34 4.0 Formulários em HTML Tag <label> Essa tag define um rótulo para o campo. Exemplo: Observe que o no exemplo acima, eu combinei o rótulo com o evento de javascript onmouseover(). Assim, ao passar o mouse por cima do rótulo, será exibido um alert() com a mensagem teste ;

35 4.0 Formulários em HTML Tag <input> A tag input serve para efetuar a entrada de dados. Ela possui vários tipos (type) e por isso é muito utilizada. Os principais types são: text, password, file, hidden, checkbox, radio, button, reset, submit e image.

36 4.0 Formulários em HTML Exemplo

37 4.0 Formulários em HTML Tag <input> Vamos destacar alguns atributos da tag input: Size: define o tamanho do campo em caracteres Maxlength: Define a quantidade máxima de caracteres do campo Accesskey: define a tecla de acesso rápido (sem uso do mouse) para o campo. Lembre-se que você deve utilizar a seguinte combinação: SHIFT + ALT + accesskey

38 4.0 Formulários em HTML Tag <input> Vamos destacar alguns atributos da tag input: Tabindex: Define a sequência para que o campo receba o foco do cursor. Ex.: Ao apertar a tecla TAB o primeiro campo será o que tiver o tabindex igual a 1. Ao apertar novamente ele irá para o tabindex 2 e assim sucessivamente.

39 4.0 Formulários em HTML Tag <input> Vamos destacar alguns atributos da tag input: Disabled: Utilizado em todos os campos, esse atributo desabilita o campo. Não é possível nem enviar o valor dele quando o formulário é submetido. Readonly: Torna o campo como somente leitura. Não é possível alterar o valor para do campo.

40 4.0 Formulários em HTML Tag <input> Um parâmetro que pode ser utilizado para informar ao usuário o que deve ser digitado e automaticamente apagar ao ser clicado : onclick= javascript:campo.value= ; placeholder = Digite seu nome...

41 4.0 Formulários em HTML Tag <input> Saída do código:

42 4.0 Formulários em HTML Tag <textarea> O textarea (ou área de texto) é o campo que exibe um campo de texto maior, que permite ao usuário inserir um texto com várias linhas.

43 4.0 Formulários em HTML Tag <textarea> Vamos destacar alguns atributos: Rows: Define o número de linhas do campo. Esse atributo somente limita o tamanho do campo e não a quantidade de valores inseridos nele. Cols: Define o número de colunas do campo (largura).

44 4.0 Formulários em HTML Tag <select> Essa opção de conteúdo é muito utilizada e importante quando necessitamos exibir informações em forma de lista. Essa lista pode ser exibida em forma de listagem ou através de um combo. Veja os dois exemplos:

45 4.0 Formulários em HTML Tag <select> Tipo Combo (você clica na seta e aparecem as opções):

46 4.0 Formulários em HTML Tag <select> Tipo Listagem (as opções já aparecem listadas de acordo com o número de linhas estabelecidas):

47 4.0 Formulários em HTML Tag <select> Multiple: Permite ao usuário escolher mais de uma opção. Para que essa opção funcione, você deve estabelecer o size com um valor maior que 1 (um). Selected: Esse atributo deve ser colocado na tag <option> e faz com o item da lista já apareça selecionado. OBS.: Para selecionar mais de uma opção, utilize o CTRL ou SHIFT.

48 4.0 Formulários em HTML Botão Submit Quando utilizamos um botão do tipo submit, isso indica que todos os valores digitados no formulário serão enviados para a página identificada no atributo action. Já o botão do tipo reset, apaga todos os dados inseridos no formulário.

49 Vamos revisar?

50 5.0 Detalhando os campos Campo Texto Campo para entrada de texto comum. Parâmetros Size O tamanho do elemento em caracteres na página Html (que será exibido na tela). Maxlength É o tamanho máximo do texto que pode ser inserido no elemento. Value É utilizado quando há necessidade de se pré-definir um valor para o elemento. Este valor pode ser normalmente alterado pelo usuário.

51 5.0 Detalhando os campos Parâmetros: Botão Rádio (Radio button) Checked Se for declarado o elemento terá seu estado inicial como selecionado. Value É o valor que será passado à página destino quando o formulário é submetido se este elemento estiver selecionado.

52 5.0 Detalhando os campos Parâmetros: Botão de Checagem (CheckBox) Checked Se for declarado o elemento terá seu estado inicial como marcado. Value É o valor que será passado à página destino quando o formulário é submetido se este elemento estiver marcado.

53 5.0 Detalhando os campos Parâmetros: Botão Submeter (Submit) Value O texto que aparecerá no Botão.

54 5.0 Detalhando os campos Parâmetros: Botão Reset: Value O texto que aparecerá no Botão.

55 5.0 Detalhando os campos Select: Parâmetros: Multiple Se existir, permite que sejam selecionadas múltiplas opções através das teclas Ctrl ou Shift. Size Número de opções exibidas por vez na tela. Se o size estiver setado para 1 que é o default e não existir o parâmetro multiple, o elemento é exibido como um Combo Box. Caso contrário é exibido como um Select List. Option cada subtag option adiciona uma opção ao elemento. Value O value de cada option é o valor passado caso aquela opção seja selecionada. Obs.: O texto da opção deve ser especificado entre as tags <option> e </option>

56 5.0 Detalhando os campos Parâmetros: Área de Texto (textarea): Cols Número e caracteres por linha. Rows Número de linhas do campo. Obs.: não existe o parâmetro value, o texto inicial deve ser definido entre as tags <textarea> e </textarea>.

57 6.0 Formulários em HTML - Exemplos Formulário - Método GET <form name= formulario1" action="respostaformulario.html" method="get"> Usuário: <input type="text" name="usuario"> <input type="submit" value="enviar"> </form>

58 6.0 Formulários em HTML - Exemplos Formulário - Método POST <form name= formulario2" action="respostaformulario.html" method="post"> Usuário: <input type="text" name="usuario"> <input type="submit" value="enviar"> </form> SUBMIT apresenta o botão que causa o envio dos dados de entrada para o servidor _ArquivosAula\ExemploFormulario.html

59 7.0 Exercício Faça a lista01.pdf

60 Programação WEB PROF. FLÁVIO IZO I N T R OD U Ç Ã O A O J A V A S C R I P T P A R T E I

61 Objetivos da Aula 1.0 JavaScript x Java; Javascript; 2.0 Exemplos;

62 1.0 JavaScript x Java Lembre-se: Javascript não tem nada a ver com Java!

63 1.0 JavaScript x Java Compilador. Para programar em Java necessitamos de um Kit de desenvolvimento e um compilador. Entretanto, Javascript não é uma linguagem que necessite que seus programas se compilem, e sim que estes sejam interpretados pelo navegador quando este lê a página.

64 1.0 JavaScript x Java Orientado a objetos. Java é uma linguagem de programação orientada a objetos. Em Javascript não podemos criar classes, sendo assim, foge de um dos princípios básico da OO. Esse processo é tal qual como se realiza nas linguagens de programação estruturadas como C ou Pascal.

65 1.0 JavaScript x Java Propósito. Java é muito mais potente que Javascript, isto é devido ao fato de que Java é uma linguagem de propósito geral, com a qual podemos fazer aplicações dos mais variados tipos, entretanto, com Javascript somente podemos escrever programas para que se executem em páginas web.

66 1.0 JavaScript x Java Uma característica pertencente ao Javascript é que o mesmo não se conecta ao banco de dados; No HTML 5 já possível se conectar a BD local, como se utilizássemos cookies, porém com a vantagem de fazer pesquisas.

67 1.0 JavaScript x Java Resumindo a comparação: Características Java Javascript Tipo de execução Compilador Interpretador Orientação à Objeto Sim Sim, mas não possui classes. Funcionamento Escopo Navegador Web Abrangente Conecta a BD Sim Não

68 2.0 Javascript O código javascript surgiu pelo navegador Netscape. Seu nome passou por duas mudanças: primeiramente foi chamado de Mocha, logo em seguida virou LiveScript (primeiro nome oficial em 1995) e posteriormente virou o javascript que nós utilizamos até os dias atuais.

69 2.0 Javascript Historicamente há um indício de que o nome javascript foi o escolhido para o lançamento do Netscape 2.0 em 1995 devido à popularização que o Java tinha no momento. Isso soa como uma estratégia de marketing da Netscape.

70 2.0 Javascript As estruturas principais do javascript são: <SCRIPT LANGUAGE="Javascript TYPE= text/javascript >Código em js</script> Ou <SCRIPT LANGUAGE="Javascript" TYPE= text/javascript SRC="arquivo.js"> </SCRIPT>

71 2.0 Javascript Na primeira estrutura o código js é inserido diretamente entre as tags <script>. Já no segundo modelo, o código js é inserido em um arquivo à parte (arquivo.js) e esse arquivo está sendo referenciado (importado) na página. Normalmente esses códigos são colocados entre as tags <HEAD></HEAD> da sua página.

72 2.0 Javascript Exemplo:

73 2.0 Javascript O javascript possui vários objetos. São esses objetos que contribuem para a execução de diversas funcionalidades do js. Para que conheçamos sobre objetos, é extremamente necessário que façamos o estudo do DOM (Document Objetc Model), que nos proporciona modificar desde coisas simples às mais complexas. Portanto, o DOM nos permite alterar tudo (que está no lado cliente) na nossa página WEB.

74 2.0 Javascript A estrutura de uma página web respeita uma hierarquia de objetos, que veremos na figura 12. Repare que o objeto window é o pai de todos os objetos.

75 2.0 Javascript Abaixo do objeto pai, existem os objetos filhos. A hierarquia de objetos é composta por diversos elementos. Para representar melhor essa hierarquia poderíamos fazer uma analogia com a seguinte situação: Imagine que você queira pintar a porta da sala de sua casa na cor branca. Se pudéssemos representar em formato de programação, ficaria assim: casa.sala.porta.cor = branca ;

76 2.0 Javascript Observe que tivemos que acessar casa, depois sala, depois porta e informar que a cor seria branca. O ponto (.) serve para separar os elementos da hierarquia. No javascript funciona da mesma maneira.

77 2.0 Javascript DOM na prática: Imagine que você deseja alterar o título da página web aberta. Para isso você vai pedir que o usuário digite um novo título para a página e pedir que o usuário digite o nome dele. Logo em seguida você vai modificar o título da página para o novo título + o nome do usuário. Veja:

78 2.0 Javascript Exemplo prático:

79 2.0 Javascript Observe que utilizamos na linha 8 os comandos window.alert() e document.title. Assim, o primeiro é uma função interna (Built In) do window que serve para exibir um conteúdo em forma de caixa de texto. Já o segundo serve para recuperar o título da página web. OBS.: No alert usamos o Window. Já no document não utilizamos o window.

80 2.0 Javascript Teste o exemplo anterior e veja o que acontece.

81 2.0 Javascript Veja outros exemplos: Objeto window.alert( texto ); window.location.href= url_aqui ; window.open("pag1.htm", "janela", "height = 300, width = 400"); window.close(); window.print(); window.history.back(); window.history.forward(); window.history.go(valor); Descrição Exibe uma janela de alerta no estilo popup Redireciona a página para a url informada Abre uma nova página no estilo popup. Onde, janela é o nome da janela; height é a altura da janela e width é a largura da janela. Fecha a janela aberta no navegador Abre uma janela de impressão. Volta para a página anterior. Avança para a próxima página. OBS.: Para avançar é preciso ter voltado uma pagina antes. Retorna ou avança para uma determinada página. Onde valor: (-1) retorna uma página; (-2) retorna duas páginas; (1) avança uma página; (2) avança duas páginas; e assim por diante.

82 2.0 Javascript Objeto window.document.write( texto ); window.navigator.appname; window.navigator.appversion; window.navigator. platform; window.document.url; window.confirm( texto ); window.prompt("msg", "texto"); Descrição Escreve um texto na tela. Onde texto é o texto a ser escrito. Mostra o nome do navegador que está sendo utilizado pelo usuário. Ex.: Microsoft Internet Explorer ; Netscape etc. Exibe a versão do navegador. Exibe o tipo de máquina que está sendo utilizada. Ex.: Win32, MacPPC etc. Exibe a URL da página Tela com os botões OK e Cancelar. Onde texto é o texto que vai aparecer na janela da mensagem. Abre uma tela pedindo para o usuário inserir um valor. Onde: msg é a mensagem indicando o que o usuário deve digitar; e texto é o texto que aparece dentro do campo.

83 2.0 Javascript Exemplo simples em java script Exemplos simples em Java Script Veja o código fonte e perceba como foi estruturado o código;

84 2.0 Exemplos À seguir foram selecionados alguns exemplos; Copie os códigos e entenda o que está acontecendo;

85 2.0 Exemplo 1 Imprime um texto em um documento HTML. _ArquivosAula\javascript1.html

86 Exemplo 2 Vamos passar logo para as funções. Elas também não são difíceis de se entender, e são muito mais úteis! As funções ficam melhores quando declaradas entre os tags de <head> da sua página-html. As funções são convocadas por eventos iniciados pelo usuário. Por isso é razoável manter as funções entre os tags de <head>.

87 Exemplo 2 Elas são carregadas antes que o usuário possa fazer alguma ação que chamará a função. Os scripts podem ser colocados entre os campos de comentários internos para assegurar que os antigos browsers não mostrem o próprio script. _ArquivosAula\javascript2.html

88 Exemplo 3 Veremos alguns elementos novos implementados neste script. Neste documento HTML você tem um elemento de formulário onde o usuário pode colocar o seu nome. O 'onblur' no tag de <input> avisa ao Browser que função ele tem que chamar quando você clica fora do formulário.

89 Exemplo 3 A função 'getname(str)' será chamada quando você 'deixa' este elemento de formulário depois de haver colocado alguma coisa. A função pegará a sequência que você colocou através do comando 'getname(this.value)'. 'This.value' significa o valor que você colocou neste elemento de formulário. _ArquivosAula\javascript3.html

90 Exemplo 4 Varrendo todos os campos de um Formulário _ArquivosAula\javascript4.html

91 Programação WEB PROF. FLÁVIO IZO I N T R OD U Ç Ã O A O J A V A S C R I P T P A R T E I I

92 Objetivos da Aula 1.0 Limpando os campos do formulário 2.0 Java Script Expressões Regulares 3.0 Java Script - Exemplo 5; 4.0 Exercícios;

93 1.0 JavaScript Limpando os campos do formulário Uma solução interessante de limpar os campos do formulário é: Formulario.campo.value= Mas, como aplicar isso? Veja o exemplo: _ArquivosAula\javascript05.html E esse: _ArquivosAula\javascript05a.html Analise o exemplo e molde para um formulário maior.

94 1.0 Java Script Expressões Regulares O uso de expressões regulares em JavaScript pode tornar bem compacta, flexível e poderosa a validação cliente (no navegador web) de campos de formulário, algo muito recomendado como préverificação do conteúdo de um formulário antes de submetê-lo ao servidor.

95 1.0 Java Script Expressões Regulares O recurso de expressão regular surgiu no JavaScript 1.2, implementado desde a versão 4 de ambos os principais navegadores: Internet Explorer e Mozilla.

96 1.0 Java Script Expressões Regulares Para cada tipo de conteúdo numérico, data, endereço eletrônico etc. podemos montar uma expressão regular apropriada para sua validação, de acordo com o formato e características desejadas. A validação do conteúdo de um campo através de uma expressão regular para o seu respectivo tipo consiste simplesmente em aplicar o padrão da expressão regular e testá-lo no texto desejado, com o método test( ).

97 1.0 Java Script Expressões Regulares _ArquivosAula\valform.html

98 2.0 Java Script - Exemplo 5 Para organizarmos melhor nosso código, podemos deixar todos os scripts de nosso sistema em apenas um arquivo. Exemplo: scripts.js Quando fazemos isso, precisamos informar em nossa página html ou jsp que iremos utilizar um script que está em um arquivo.js: <head> <script src = "scripts.js" type="text/javascript"></script> </head>

99 2.0 Java Script - Exemplo 5 Página HTML

100 2.0 Java Script - Exemplo 5 Arquivo scripts.js

101 3.0 Exercícios Faça a lista02.pdf

102 Programação WEB PROF. FLÁVIO IZO A U LA 0 6 I N T R O D U Ç Ã O A O J A V A S C R I P T P A R T E I I I

103 Objetivos da Aula 1.0 Imprimindo valores / textos 2.0 Variáveis 3.0 Operadores 4.0 Funções 5.0 Eventos 6.0 Estrutura Condicional

104 1.0 Imprimindo valores / textos Uma maneira de escrever um texto na página web é utilizando o javascript. Basta utilizar o método write : window.document.write( texto );

105 2.0 Variáveis As variáveis são extremamente importantes para os sistemas, independentemente se os sistemas são web ou não. Variáveis são espaços reservados na memória do computador para que possamos guardar algum valor (dado) durante a execução dos nossos scripts (códigos de programação).

106 2.0 Variáveis Assim como na maioria das linguagens de programação, no javascript as variáveis são declaradas utilizando-se a palavra reservada var.

107 2.0 Variáveis Se abrirmos a página com o código da figura anterior, teremos como retorno a seguinte saída: Meu nome é Maria e tenho 17 anos!. Você deve ter percebido que nós não fornecemos o tipo da variável (ex.: integer, char, boolean etc.). Isso se deve ao fato de que as variáveis em javascript não são tipadas, ao contrário de linguagens como Java e Visual Basic.

108 2.0 Variáveis Sendo assim, basta que você insira o valor e a variável automaticamente interpretará o tipo de conteúdo que será armazenado na variável. Para converter valores de String para integer ou float basta utilizar as funções parseint() ou parsefloat(), respectivamente.

109 3.0 Operadores Primeiramente, devemos discutir acerca do que são os operadores. Os operadores são símbolos matemáticos que nos permitem trabalhar com valores. Os operadores são divididos em operadores aritméticos, operadores relacionais (de comparação), operadores de atribuição, operadores lógicos.

110 3.1 Operadores Aritméticos Esses tipos de operadores nos auxiliam na resolução de cálculos envolvendo expressões aritméticas Operadores Matemática Javascript Adição A + B A + B Subtração A B A B Multiplicação A B A * B Divisão A B A / B Módulo (mod) A % B Potenciação A B Math.pow(A,B) ou A ^ B (arredonda) Radiciação B A A ^ (1/B)

111 3.2 Operadores Relacionais Esses tipos de operadores nos auxiliam na resolução de cálculos envolvendo expressões relacionais. Devemos lembrar que os operandos da relação devem ser do mesmo tipo e o resultado sempre será lógico (verdadeiro ou falso).

112 3.2 Operadores Relacionais Operadores Matemática Javascript Igual a A = B A == B Diferente de A B A!= B Maior que A > B A > B Menor que A < B A < B Maior ou igual a A B A >= B Menor ou igual a A B A <= B

113 3.3 Operadores de Atribuição Esses tipos de operadores nos auxiliam na atribuição de valores às variáveis. Operadores Significado Javascript += A = A + B A += B -= A = A B A = B *= A = A * B A *= B /= A = A B A /= B %= A = A % B A %= B ++ A = A + 1 A++ -- A = A 1 A--

114 3.4 Operadores Lógicos Esses tipos de operadores nos auxiliam nos testes lógicos. Operadores Significado Javascript, Onde A=9 e B=4! NÃO (A!= 5) obtém-se true OU (A < 5) OU (B>3) obtém-se true && E (A < 5) E (B>3) obtém-se false

115 4.0 Funções Toda linguagem de programação possui um recurso que é extremamente importante para a organização e reaproveitamento do código: as funções. As funções são partes específicas do código e são chamadas através do seu próprio nome. As funções javascript podem ser chamadas através de botões, de links ou por meio de outras funções.

116 4.0 Funções

117 4.0 Funções Perceba os seguintes pontos: para começar uma função, nós devemos utilizar a palavra reservada function ; a função deve ser declarada entre as tags <HEAD>; o return foi utilizado porque essa função ao ser executada retorna valor para uma variável. Caso não retornasse valor algum, deveríamos simplesmente não coloca-lo (ideologia de procedimento).

118 4.0 Funções Caso quiséssemos chamar a função através de um link: E caso quiséssemos chamar a função através de um botão de formulário:

119 4.0 Funções Para não bagunçar o seu código, você também pode colocar todas as funções em um único arquivo com extensão.js e chamá-lo através da comando: <script type="text/javascript" src="funcoes.js"></script>

120 4.0 Funções Agora faça o teste e implemente o exemplo anterior utilizando as três formas de chamar uma função.

121 5.0 Eventos Todos os elementos vistos podem ser chamados pelos eventos denominados por nós. Os eventos são recursos que chamam funções ao serem executados. Eles são muito utilizados para facilitar a execução de tarefas pelo usuário. Vejamos alguns eventos:

122 5.0 Eventos Evento Significado Funcionamento OnClick(); Ao clicar sobre Todos os elementos OnChange(); OnBlur(); Ao alterar o valor atual Ao clicar fora do objeto <select>, <input> e <textarea> <a>, <input>, <select>, <textarea> etc. OnLoad(); Ao abrir o site <body> e <frameset> OnUnload(); Ao fechar o site <body> e <frameset> OnMouseOver(); Ao passar o mouse em cima Todos os elementos OnMouseMove(); Move o mouse Todos os elementos

123 5.0 Eventos Evento Significado Funcionamento OnMouseOut(); Ao tirar o mouse de cima Todos os elementos OnFocus(); OnSubmit(); Ao colocar o cursor sobre o objeto Ao submeter (enviar) o formulário <a>, <input>, <select>, <textarea> etc. <form> OnKeyUp(); Ao soltar a tecla <input>, <select>, <textarea> OnKeyDown(); Ao pressionar a tecla <input>, <select>, <textarea> OnKeyPress(); Ao pressionar e soltar a tecla <input>, <select>, <textarea>

124 5.0 Eventos Todos os eventos citados podem ser chamados por links, botões de formulário ou dentro das tags do html. A seguir vamos citar alguns exemplos de eventos sendo chamados:

125 5.0 Eventos <input type="button" value="imprimir" onclick="imprimir();" /> <BODY onload= bemvindo(); > <input type= text name= numero value= onfocus= alerta(); > <a href= principal.html onmouseout= alerta(); >Principal</a> <BODY onunload= alert( Obrigado! ); >

126 5.0 Eventos Você pode acionar um evento para que uma figura seja trocada em tempo de execução. Para isso, basta fazer uma combinação de eventos com o link da imagem. Agora faça o teste e veja como como funciona!

127 6.0 Estrutura Condicional A estrutura condicional está presente na maioria das linguagens de programação. Sua condição deve sempre retornar um valor lógico: sim ou não. Portanto, as condições servem para que um bloco de comando seja executado somente SE a condição for satisfeita.

128 6.0 Estrutura Condicional Veja um exemplo:

129 6.0 Estrutura Condicional No código anterior, recebemos 3 para a variável n1 e 6 para a variável n2. Pedimos para o usuário digitar a opção desejada (+ ou -) e armazenamos na variável opcao. Em seguida, testamos qual das opções o usuário digitou. Se for +, será impressa a soma dos valores; se for -, será impressa a subtração dos valores.

130 6.0 Estrutura Condicional Devemos lembrar que o else (senão) foi útil nos nosso exemplo, pois ele só testará se o usuário digitou - se o teste (opcao == + ) for falso.

131 7.0 Exemplo implementado Teste e veja o que acontece: _ArquivosAula06\formulario_completo.html

132 Exercícios Faça a lista03.pdf

133 Programação WEB PROF. FLÁVIO IZO A U LA 1 0 I N T R O D U Ç Ã O A O P H P P A R T E I

134 Objetivos da Aula 1.0 História do PHP 2.0 Características Gerais 3.0 ASP x PHP 4.0 Client-Side x Server-Side 5.0 Começando no PHP 6.0 Sintaxe PHP

135 Objetivos da Aula 7.0 Tipo de Variáveis 8.0 Exibindo na tela 9.0 Utilizando Arrays 10.0 Array multidimensional 11.0 Exercícios 12.0 Referências

136 1.0 História PHP (Hypertext PreProcessor) é uma linguagem de programação de scripts para manipulação de páginas HTML. Criada por Rasmus Lerdorf em É amplamente utilizada na programação de web sites dinâmicos, especialmente para manipulação de banco de dados.

137 2.0 Características Gerais PHP é gratuito Distribuído sob a licença GPL, possui seu códigofonte (código utilizado para sua criação) aberto, o que facilita a correção de eventuais erros no código, permitindo seu rápido desenvolvimento.

138 2.0 Características Gerais PHP é multiplataforma Inicialmente foi desenvolvido para ser usado em servidores Unix/Linux, ganhando uma versão para Windows e para Macintosh posteriormente. Isso faz do PHP uma linguagem capaz de ser executada independente da plataforma utilizada.

139 2.0 Características Gerais PHP é compatível com a a maioria dos servidores web disponíveis no mercado, tendo suporte nativo para o servidor Apache (atualmente o mais utilizado no mercado).

140 2.0 Características Gerais PHP suporta banco de dados: Possui suporte nativo ao MySQL, porém pode utilizar outros sistemas de gerenciamento de banco de dados (SGBD), dentre eles, Oracle, Sybase, msql, Firebird, PostgreSQL e DB2. Permite também o uso de mais de um banco de dados na mesma aplicação.

141 3.0 ASP x PHP A linguagem ASP foi desenvolvida sob os mesmos objetivos do PHP, porém, por ter sido desenvolvida pela Microsoft, funciona apenas em plataformas Microsoft, exigindo que seu servidor tenha Windows 2003 Server instalado, por exemplo. Além disso, o fato do ASP ter seu código fechado dificulta seu desenvolvimento e a correção de bugs, tornando a linguagem suscetível a erros.

142 4.0 Client-Side x Server-Side Scripts Client-Side são executados no computador cliente, por exemplo, o código HTML ou o Javascript, que são executados direto no navegador. São muito utilizados para o processamento de pequenas tarefas, tirando essa responsabilidade do servidor web, que fica livre para executar os scripts Server-Side, por exemplo os scripts PHP.

143 4.0 Client-Side x Server-Side Quando o usuário clica em um botão de busca, o pedido de busca é enviado ao servidor, que encontra o script responsável pela busca e o processa. O resultado é enviado de volta ao PC do cliente. É recomendado que pequenas verificações e tarefas menores sejam executadas por aplicações Client- Side, deixando as requisições mais importantes (como conferir senhas por exemplo) para o Servidor.

144 4.0 Client-Side x Server-Side PHP é uma linguagem Server-Side, ou seja, sempre será o servidor que irá executar. Se sua página contém muitos scripts PHP desnecessários, pode acabar prejudicando o servidor, tornando a conexão mais lenta; Então, se forçarmos o server (PHP) a executar um código que pode ser executado pelo cliente estamos tornando lenta a conexão desnecessariamente.

145 5.0 Começando no PHP Para nossos exemplos iremos utilizar o WAMP Server, por já instalar todo o pacote necessário (PHP + Apache + MySQL + PHP MyAdmin); Também poderiamos utilizar: PHPTriad (Pacote); Wamp (Pacote); IIS, da Microsoft (Instalar separadamente);

146 6.0 Sintaxe PHP Para que se possa utilizar as vantagens da linguagem PHP é necessário informar ao navegador (Browser) primeiro. Sendo assim, toda vez que for utilizar o PHP é necessário digitar a tag de abertura <?php e ao terminar, deve-se digitar a tag de fechamento?>. A seguir veremos um exemplo:

147 6.0 Sintaxe PHP <html lang= pt-br > <head> <title>minha página</title> <meta charset= ISO > </head> ATENÇÃO 1: A cada final de linha é necessário colocar o ; <body> <?php echo Minha primeira página em PHP ; echo <br /> ; echo Estou utilizando o WAMP Server ;?> </body> </html> ATENÇÃO 2: Todo código PHP digitado fora das tags será interpretado como HTML.

148 6.0 Sintaxe PHP Um dos primeiros passos e muito útil é a criação do arquivo info.php (não obrigatoriamente deve-se utilizar esse nome, porém é o padrão utilizado); Abra o editor, digite e salve na pasta c:/wamp/www/info.php <?php?> phpinfo(); AGORA ACESSE: ou

149 6.0 Sintaxe PHP Comentários: <?php // este é um comentário de uma linha # este também é um comentário de uma linha?> <?php /* Este é um exemplo de comentário que ocupa mais de uma linha. Não preciso colocar o delimitador em todas as linhas. O comentário se encerra aqui */?>

150 6.0 Sintaxe PHP Variáveis: Variáveis no PHP são identificadas pelo sinal $ antes de seu nome. Os nomes de variáveis não podem possuir caracteres especiais (espaços, acentos, etc), com exceção do underline ( _ ). Não devem começar com números; <?php $nome; $cidade; $dt_nascimento; ATENÇÃO! PHP é case sensitive!?>

151 7.0 Tipo de Variáveis Números inteiros (int ou integer): Números naturais positivos e negativos. Ex: 25, -7; Números Fracionários (float, double ou real): Números fracionários, também chamados de ponto flutuante ou dupla precisão. Ex: 3,14; Caracteres alfanuméricos (String): Valores literais. Ex: João da Silva. Valores do tipo String devem estar dentro de aspas ou apóstrofos. Mesmo valores numéricos, se informados como strings, serão tratados números;

152 7.0 Tipo de Variáveis Valores booleanos (bool): São do tipo Verdadeiro ou Falso. PHP interpreta Verdadeiro como 1 e Falso como 0. Vetores (array): Cada variável possui um índice, que pode ser numérico ou literal (no caso de array associativo). Ex: $lista. Os colchetes servem para que determinada posição do vetor seja referenciada. Ex: $lista[2]. Vetores no PHP iniciam em 0.

153 7.0 Tipo de Variáveis Para atribuir um valor à uma variável deve-se utilizar o = ; Ex.: $nome = Mateus ; // é um valor do tipo String $salario = ; // é um valor do tipo float $idade = 27; // é um valor do tipo int

154 7.0 Tipo de Variáveis Pode-se ainda forçar uma variável a receber um tipo determinado entre parênteses Ex.: $salario = (string)900.00; // é um valor do tipo string, ou seja, o mesmo que ;

155 8.0 Exibindo na tela Pode-se exibir um valor na tela utilizando-se da palavra reservada echo ; Ex.: $nome = Maria ; echo Meu nome é ; echo $nome; $nome = Maria ; echo Meu nome é $nome ; $nome = Maria ; echo Meu nome é.$nome;

156 9.0 Utilizando Arrays Os arrays são muito úteis. Há várias formas de utilizá-los: $lista[0] = 10; //valor 10 na posição zero; $lista[1] = 11; //valor 11 na posição 1; $lista[] = 12; //valor 12 na posição 2; $lista[5] = 15; //valor 15 colocado na posição 5; $lista = array(10, 11, 12,,, 15);

157 9.0 Utilizando Arrays Os arrays também podem conter strings aos invés de números: $usuario[ nome ] = Maria Assis ; $usuario[ idade ] = 29; $usuario[ ] = m.assis@gmail.com ; $usuario = array( nome => Maria Assis, idade => 29, => m.assis@gmail.com ); echo O usuário.$usuario['nome']., de.$usuario['idade']. anos tem .$usuario[ ].. ;

158 10.0 Array multidimensional Há ainda os arrays multidimensionais: $tabela[0][0] = Maria ; $tabela[0][1] = 5 ; $tabela[0][2] = 9 ; $tabela[1][0] = Antonio ; $tabela[1][1] = 8 ; $tabela[1][2] = 6 ; Igual a Maria 5 9 Antonio 8 6 $populacao[ ES'][ Cachoeiro'] = ; $ populacao[ ES'][ Vitória'] = ; $ populacao[ BA'][ Salvador'] = ; $ populacao[ MG'][ Juiz de Fora'] = ;

159 11.0 Exercícios Faça a lista 04.

160 Programação WEB PROF. FLÁVIO IZO A U L A 1 1 I N T R O D U Ç Ã O A O P H P P A R T E I I

161 Objetivos da Aula 1.0 Configurações Principais 2.0 Ferramentas de produção Web 3.0 Quanto a Sintaxe 4.0 Variáveis 5.0 Variáveis Locais e Globais 6.0 Constantes

162 Revisão da aula anterior Como reconhecer uma variável no PHP? Qual a expressão utilizada para imprimir um resultado na tela do computador? O que as difere? Como utilizamos um array no PHP? Como utilizamos um array bidimensional no PHP?

163 1.0 Configurações Principais Já vimos que para acessar o servidor PHP devemos digitar o caminho ou no browser. Vimos também que o arquivo que configurações do PHP se chama php.ini Agora, veremos como fazer algumas configurações principais.

164 1.0 Configurações Principais Abra o arquivo php.ini (observe que a linha Loaded Configuration File é onde se encontra o arquivo php.ini). É importante destacar que para habilitar alguma dll (um banco de dados, por exemplo) é necessário retirar o ; (ponto e vírgula) que fica antes do nome da dll.

165 1.0 Configurações Principais Configurações de Limites de recursos CONFIGURAÇÃO *max_execution_time DESCRIÇÃO Integer Define o limite de tempo de execução de um script antes que seja terminado pelo interpretador. Isto ajuda a prevenir que scripts mal escritos serem executados indefinidamente pelo servidor. O padrão é 30. memory_limit Integer Configura a quantidade máxima de memória (bytes) que o script pode alocar. Isso ajuda a prevenir que scripts mal feitos consumam toda a memória disponível em um servidor. Utilize -1 se você não quiser impor um limite de memória.

166 1.0 Configurações Principais Configurações de Manuseio de dados CONFIGURAÇÃO default_charset DESCRIÇÃO String Tipo de codificação de caracteres no cabeçalho Content-type: Para desabilitar o envio de um conjunto de caracteres, simplesmente deixe essa diretiva vazia.(retire o ; para habilitá-la) default_mimetype String Tipo de conteúdo no cabeçalho Content-type:. *post_max_size Integer Informa o máximo de tamanho permitido no método POST. Esta configuração afeta também o upload de arquivos.

167 1.0 Configurações Principais Configurações de Caminhos e diretórios CONFIGURAÇÃO *extension_dir DESCRIÇÃO String Local onde estão armazenadas as bibliotecas (dll) que devem ser carregadas.

168 1.0 Configurações Principais Configurações de Envio de Arquivos CONFIGURAÇÃO *file_uploads DESCRIÇÃO Boolean Se deve ou não permitir envio de arquivos via HTTP. *upload_tmp_dir String O diretório temporário usado para guardar arquivos quando arquivos forem enviados. O usuário do PHP deve ter permissão de escrita nesse diretório. Se não for especificado, o PHP usará o padrão do sistema. *upload_max_filesize Integer O tamanho máximo de um arquivo enviado.

169 1.0 Configurações Principais Configurações de Opções Gerais de SQL CONFIGURAÇÃO sql.safe_mode DESCRIÇÃO Boolean Se ativada, funções de conexão com banco de dados que especificam valores padrão usarão esses valores ao invés dos argumentos fornecidos.

170 1.0 Configurações Principais Configurações de Extensões dinâmicas CONFIGURAÇÃO *php_gd2.dll php_mbstring.dll *php_mysql.dll php_mssql.dll *php_pgsql.dll DESCRIÇÃO Quando habilitada esta biblioteca permite a execução de funções gráficas no PHP. Quando habilitada esta biblioteca permite o uso de caracteres multibyte. Muito utilizada em logins de acesso. Quando habilitada esta biblioteca permite a conexão com o banco de dados MySQL. Quando habilitada esta biblioteca permite a conexão com o banco de dados SQL Server. Quando habilitada esta biblioteca permite a conexão com o banco de dados PostgreSQL. OBS.: É necessário ainda copiar a dll libpq.dll da pasta do PHP para a pasta BIN do Apache.

171 1.0 Configurações Principais Configurações de Configurações de Módulo CONFIGURAÇÃO DESCRIÇÃO String Altera a região onde será puxado a data e hora. Veja mais em *date.time_zone OBS.: Caso queria pegar o horário de uma outra região, opcionalmente podemos utilizar o código abaixo no nosso script: setlocale (LC_ALL, 'pt_br', 'ptb', 'portuguese-brazil', 'bra', 'brazil'); echo strftime ( %H:%M );

172 1.0 Configurações Principais Configurações de Funções de CONFIGURAÇÃO *SMTP DESCRIÇÃO String Especifica o seu servidor de . Ex.: SMTP = smtp.flavioizo.com *SMTP_PORT Integer Especifica a porta pela qual utilizas o servidor de e- mail. *sendmail_from ou sendmail_path String Especifica o seu ( de saída). O sendmail_from é para quem utiliza Windows e sendmail_path para que utiliza o Linux.

173 1.0 Configurações Principais Configurações de Configurações - MySQL CONFIGURAÇÃO *mysql.default_host *mysql.default_user *mysql.default_password DESCRIÇÃO String Define o host padrão para a função mysql_connect() String Define o usuário padrão para a função mysql_connect() String Define a senha padrão para a função mysqli_connect() OBS.: Não é recomendado definir a senha, a não ser para testes, pois qualquer um pode ter acesso ao arquivo php.ini e ver qual a senha do BD. Ou ainda pode ser feito um echo get_cfg_var("mysql.default_password"); e a senha será impressa.

174 1.0 Configurações Principais Configurações de Configurações de Sessão CONFIGURAÇÃO *session.save_path session.name *session.auto_start DESCRIÇÃO String Define o local onde os arquivos serão criados. String Especifica o nome da sessão. Integer Define se o módulo da sessão inicia automaticamente em todas as páginas. O padrão é 0 (desabilitado), sendo assim, deve-se utilizar a função session_start() nas páginas em que se deseja iniciar o módulo de sessão.

175 1.0 Configurações Principais Configurações de Configurações de Sessão CONFIGURAÇÃO session.gc_maxlifetime DESCRIÇÃO Integer Especifíca o número de segundos após os dados terem sido considerados como lixo ( garbage ) para serem limpos. *session.cache_expire Integer Define o número de minutos para sessão expirar. O valor padrão é 180. *session.hash_function Integer Define o tipo de hash: 0 para MD5 128 bits e 1 para SHA bits. Disponível à partir do PHP 5

176 1.0 Configurações Principais Uma situação muito comum é efetuar as alterações no php.ini e estas não serem devidamente aplicadas. Sendo assim, não esqueça que após fazer as alterações no arquivo php.ini é necessário salvá-lo e reiniciar o servidor WEB.

177 2.0 Ferramentas de produção Web Ferramenta Adobe Dreamweaver Adobe Photoshop Adobe Flash Notepad++ NuSphere PHPEd Descrição Possibilita a criação e o gerenciamento de páginas Web. Software Proprietário Possibilita a criação de conteúdos gráficos. Software Proprietário Possibilita a criação de conteúdo interativo. Software Proprietário Editor de texto e códigos fonte que suporta as mais variadas linguagens de programação. Recurso mais avançado que o bloco de notas (notepad). Software Gratuito Editor de conteúdos PHP Software Proprietário

178 2.0 Ferramentas de produção Web Ferramenta PHP Editor PHP Designer NetBeans Editor de conteúdos PHP Descrição Software Gratuito Editor de conteúdos PHP Software Proprietário Editor para desenvolvimento desktop, mobile e para aplicação Web. Suporta Java, PHP, C/C++ entre outros. Software Gratuito Zend Studio Editor para desenvolvimento de aplicações Web baseadas em PHP. Software Proprietário

179 2.0 Ferramentas de produção Web Essas são apenas algumas ferramentas, existem outras que você também poderá utilizar para desenvolver seu código PHP. No entanto, é importante frisar que até com um editor bem simples como o notepad é possível criar um site completo. O que as ferramentas, citadas acima, possuem é um diferencial para facilitar o nosso trabalho.

180 2.0 Ferramentas de produção Web Lembre-se também que a ferramenta sozinha não irá valer de nada se você não souber manipulá-la e nem entender da linguagem pela qual vai desenvolver. As ferramentas só auxiliam nossos afazeres.

181 3.0 Quanto a Sintaxe Em se tratando de sintaxe, o PHP é muito parecido com C e C++. Imprimindo na tela: lang= pt-br > charset= iso />

182 3.0 Quanto a Sintaxe É importante observar que ao final de cada comando devemos colocar um ponto e vírgula (;). O código PHP fica embutido no código HTML. Sendo assim, quando efetuamos a solicitação de interpretação de uma linguagem, o servidor WEB devolve somente códigos HTML, imagens etc., ou seja, o código Server-Side é interpretado e transformado em HTML e devolvido.

183 3.0 Quanto a Sintaxe Isso fica claro se ao executar o código citado anteriormente, pedirmos para visualizar o código fonte. Olha o que teremos de retorno: lang= pt-br > charset= iso />

184 3.0 Quanto a Sintaxe Veja que a sintaxe PHP não aparece. Somente visualizamos a interpretação que o servidor Web fez do código PHP. Esse procedimento evita que o usuário copie seu código PHP, visualize suas senhas de conexão com o banco de dados etc.

185 4.0 Variáveis Em PHP, não é necessário declarar as variáveis, bastando que o programador atribua um valor á variável e esta já estará guardada na memória. Para criar variáveis em PHP é necessário seguir duas regras: As variáveis em PHP obrigatoriamente devem começar com o caractere especial cifrão ($); As variáveis são case sensitive, ou seja, diferem letras maiúsculas de minúsculas.

186 4.0 Variáveis lang= pt-br > charset= iso />

187 4.0 Variáveis Observe que as variáveis não foram declaradas. Vejam também que tanto a linha 11 quanto a linha 13 imprimem o mesmo resultado. Na linha 13, especificamente, eu utilizei um recurso denominado concatenação.

188 4.0 Variáveis Conforme pode perceber, além de não declarar, também não informamos o tipo de dados das variáveis, pois isso não é necessário no PHP. Já quando utilizamos variáveis do tipo Array, a situação muda um pouco. Esse tipo de variável pode ser montado de diversas formas.

189 4.0 Variáveis Forma 01: $lista = array(10,29,34,6,25); Esse array pode ser chamado assim: echo $lista[3]; // vai imprimir o valor 6 echo $lista[1]; // vai imprimir o valor 29 OBS.: O array começa na posição 0 (zero).

190 4.0 Variáveis Forma 02: $lista[0] = 10; //valor 10 na posição zero; $lista[1] = 11; //valor 11 na posição 1; $lista[] = 12; //valor 12 na posição 2; $lista[5] = 15; //valor 15 colocado na posição 5; Esse código vai gerar um array da seguinte forma: $lista = array(10, 11, 12,,, 15);

191 4.0 Variáveis Forma 03: $usuario[ nome ] = João das Couves ; $usuario[ idade ] = 29; $usuario[ ] = joaocouves@gmail.com ; Esse array é o mesmo que nós fizéssemos assim: $usuario = array( nome => Flávio Izo, idade => 29, => flavio@flavioizo.com ); Agora podemos efetuar a impressão dos valores: echo O usuário.$usuario['nome']., de.$usuario['idade']. anos tem .$usuario[ ].. ;

192 4.0 Variáveis Forma 04: Há ainda as matrizes bidimensionais: $populacao[ ES'][ Cachoeiro'] = ; $populacao[ ES'][ Vitória'] = ; $populacao[ BA'][ Salvador'] = ; $populacao[ MG'][ Juiz de Fora'] = ;

193 5.0 Variáveis Locais e Globais Toda variável possui um escopo, podendo este ser global ou local. O escopo é o bloco de comandos em que a variável pode ser utilizada. Na maioria das vezes uma variável é global, ou seja, pode ser utilizada em qualquer parte do código. Já a local, só é utilizada dentro do seu bloco de criação.

194 5.0 Variáveis Locais e Globais Quando elaboramos um script que contenha funções, só podemos utilizar as variáveis declaradas dentro da própria função. Uma variável global não pode ser utilizada dentro de uma função sem que seja declarada como global.

195 5.0 Variáveis Locais e Globais Se executarmos esse código, o que vamos obter? Teste: lang= pt-br > charset= iso />

196 5.0 Variáveis Locais e Globais Como resolver isso? Veja: lang= pt-br > charset= iso />

197 5.0 Variáveis Locais e Globais Existe ainda outra forma de acessar variáveis globais. Veja o exemplo anterior, porém utilizando o array superglobal $GLOBALS: lang= pt-br > charset= iso />

198 5.0 Variáveis Locais e Globais Então, sempre que necessitar, utilize uma das duas formas para recuperar uma variável global.

199 6.0 Constantes As constantes (identificadores que ao receber um valor, não pode mais ser alterado até o fim da execução do script) são estabelecidas utilizando-se a função define( nome_da_constante,valor). E para recuperar um valor de uma constante, você deve utilizar os mesmos procedimentos que utiliza para chamar uma variável, porém sem o $ (cifrão). Outra alterativa para chamar uma constante é utilizar a função constant( nome_da_constante ).

200 6.0 Constantes Veja o exemplo: lang= pt-br > charset= iso />

201 6.0 Constantes Veja que na figura 35, nas linhas 8 e 9 eu defini duas CONSTANTES (x e y). Na linha 10 eu recuperei esses valores utilizando a função contant(). Já na linha 11 eu recuperei os valores das constantes x e y chamando diretamente por x e y (sem o uso da função constant()).

202 6.0 Constantes É importante observar ainda, que esse código possui um erro no escopo de montagem. Você é capaz de descobrir em qual linha está o erro? Execute e veja! Se você respondeu que está na linha 12, você acertou! A constante não pode ter seu valor alterado durante a execução do script. Se eu executar essa página, olha o que vai acontecer:

203 6.0 Constantes Nós recebemos uma mensagem (notice) informando que uma constante x já foi definida! O PHP possui algumas constantes que já vem prédefinidas. Essas constantes nos auxiliam para que recebamos algumas informações úteis. Relacionei algumas:

204 6.0 Constantes Constante PHP_VERSION PHP_MAJOR_VERSION Mostra a versão do PHP. Descrição Mostra a versão principal do PHP. PHP_MINOR_VERSION PHP_OS PHP_EXTENSION_DIR Mostra a versão secundária do PHP. Mostra o sistema operacional onde está instalado o PHP. Mostra o diretório onde ficam as extensões. Para visualizar todas as constantes existentes na sua versão PHP, utilize o código abaixo:

205 6.0 Constantes A função get_defined_constants() retorna um array com todas as constantes que estão atualmente disponíveis, inclusive as que foram definidas por você. Já a função print_r() imprime todo o conteúdo do array. Vale lembrar que, a tag <pre> formata o texto conforme foi escrito.

206 6.0 Constantes Utilize a função defined( nome_da_constante ) para descobrir se uma constante existe (foi declarada). Quando executada, esta função retornará 1 (ou true) para verdadeiro ou 0 (ou false) para falso. Exemplo:

INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO WEB

INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO WEB INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO WEB PROFª. M.Sc. JULIANA H Q BENACCHIO Formulários Os formulários em HTML são usados para selecionar diferentes tipos de entradas do usuário. Um formulário é uma área que

Leia mais

Scriptlets e Formulários

Scriptlets e Formulários 2 Scriptlets e Formulários Prof. Autor: Daniel Morais dos Reis e-tec Brasil Programação Avançada Para Web Página1 Meta Permitir ao aluno aprender a criar um novo projeto Java para web no Netbeans IDE,

Leia mais

Lista de operadores de comparação - > Maior que - < Menor que - <= Menor ou igual a - >= Maior ou igual a - === Igual a -!

Lista de operadores de comparação - > Maior que - < Menor que - <= Menor ou igual a - >= Maior ou igual a - === Igual a -! Página1 Javascript JavaScript (JS) é uma linguagem de programação client side Funciona no navegador do usuário. É uma linguagem baseada em objetos. "Walmir".length; 6 Para que serve - fazer websites responder

Leia mais

Programação para Internet I

Programação para Internet I Programação para Internet I Aulas 09 e 10 Fernando F. Costa nando@fimes.edu.br Formulários O formulário representa o modo mais importante de interatividade que a linguagem HTML oferece. Um formulário pode

Leia mais

Programando em PHP. Conceitos Básicos

Programando em PHP. Conceitos Básicos Programando em PHP www.guilhermepontes.eti.br lgapontes@gmail.com Conceitos Básicos Todo o escopo deste estudo estará voltado para a criação de sites com o uso dos diversos recursos de programação web

Leia mais

JavaScript (Funções, Eventos e Manipulação de Formulários)

JavaScript (Funções, Eventos e Manipulação de Formulários) Linguagem de Programação para Web JavaScript (Funções, Eventos e Manipulação de Formulários) Prof. Mauro Lopes 1-31 23 Objetivos Iremos avançar um pouco mais em nosso estudo sobre o JavaScript. Iremos

Leia mais

Introdução ao PHP. Prof. Késsia Marchi

Introdução ao PHP. Prof. Késsia Marchi Introdução ao PHP Prof. Késsia Marchi PHP Originalmente PHP era um assíncrono para Personal Home Page. De acordo com convenções para atribuições de nomes recursivas do GNU foi alterado para PHP Hypertext

Leia mais

Mais sobre uso de formulários Site sem Ajax

Mais sobre uso de formulários Site sem Ajax Mais sobre uso de formulários Site sem Ajax Página com busca padrão 1 Página com o resultado da busca carregada no local da anterior (o formulário está vazio) Site com Ajax 2 Site usando Ajax para preencher

Leia mais

Informática I. Aula 6. http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 6-12/09/2007 1

Informática I. Aula 6. http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 6-12/09/2007 1 Informática I Aula 6 http://www.ic.uff.br/~bianca/informatica1/ Aula 6-12/09/2007 1 Ementa Noções Básicas de Computação (Hardware, Software e Internet) HTML e Páginas Web Internet e a Web Javascript e

Leia mais

WEBDESIGN. Professor: Paulo Marcos Trentin - paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira

WEBDESIGN. Professor: Paulo Marcos Trentin - paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira WEBDESIGN Professor: Paulo Marcos Trentin - paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira Formulários e JavaScript Como visto anteriormente, JavaScript pode ser usada para

Leia mais

Desenvolvendo Websites com PHP

Desenvolvendo Websites com PHP Desenvolvendo Websites com PHP Aprenda a criar Websites dinâmicos e interativos com PHP e bancos de dados Juliano Niederauer 19 Capítulo 1 O que é o PHP? O PHP é uma das linguagens mais utilizadas na Web.

Leia mais

Criando um script simples

Criando um script simples Criando um script simples As ferramentas de script Diferente de muitas linguagens de programação, você não precisará de quaisquer softwares especiais para criar scripts de JavaScript. A primeira coisa

Leia mais

PHP() é uma linguagem de integração de servidor que permite a criação de paginas dinâmicas. Como todas

PHP() é uma linguagem de integração de servidor que permite a criação de paginas dinâmicas. Como todas O que é PHP? Acrônimo de PHP: Hipertext Language PostProcessor Inicialmente escrita para o desenvolvimento de aplicações Web Facilidade para iniciantes e recursos poderosos para programadores profissionais

Leia mais

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. Felippe Scheidt IFPR Campus Foz do Iguaçu 2014/2

Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. Felippe Scheidt IFPR Campus Foz do Iguaçu 2014/2 Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Prof. Felippe Scheidt IFPR Campus Foz do Iguaçu 2014/2 Objetivo. O objetivo da disciplina é conhecer os princípios da programação de

Leia mais

Introdução ao Javascript

Introdução ao Javascript Programação WEB I Introdução ao Javascript Apresentação da Disciplina,Introdução a linguagem Javascript Objetivos da Disciplina Apresentar os principais conceitos da linguagem Javascript referente à programação

Leia mais

PHP AULA1. Prof. Msc. Hélio Esperidião

PHP AULA1. Prof. Msc. Hélio Esperidião PHP AULA1 Prof. Msc. Hélio Esperidião NAVEGADOR O navegador também conhecido como web browseré um programa que habilita seus usuários a interagirem com documentos hospedados em um servidor Web. SERVIDOR

Leia mais

Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Cookies e Sessões. Prof. MSc. Hugo Souza

Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Cookies e Sessões. Prof. MSc. Hugo Souza Programação Orientada a Objetos com PHP & MySQL Cookies e Sessões Prof. MSc. Hugo Souza Se você precisar manter informações sobre seus usuários enquanto eles navegam pelo seu site, ou até quando eles saem

Leia mais

Internet e Programação Web

Internet e Programação Web COLÉGIO ESTADUAL PEDRO MACEDO Ensino Profissionalizante Internet e Programação Web 3 Técnico Prof. Cesar 2014 1 SUMÁRIO Criar sites dinâmicos em PHP --------------------------------------------------------

Leia mais

O que é o JavaScript?

O que é o JavaScript? JavaScript Introdução O JavaScript é utilizado por milhões de páginas na web para melhorar o design, validar forms, e muito mais O JavaScript foi inicialmente desenvolvido pela Netscape e é a linguagem

Leia mais

CONCEITOS INICIAIS. Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web;

CONCEITOS INICIAIS. Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web; CONCEITOS INICIAIS Agenda A diferença entre páginas Web, Home Page e apresentação Web; O que é necessário para se criar páginas para a Web; Navegadores; O que é site, Host, Provedor e Servidor Web; Protocolos.

Leia mais

mkdir /srv/www/default/html/calculadora/imagens mkdir /srv/www/default/html/calculadora/blocos

mkdir /srv/www/default/html/calculadora/imagens mkdir /srv/www/default/html/calculadora/blocos Programando em PHP www.guilhermepontes.eti.br lgapontes@gmail.com Criando uma Calculadora Primeiramente deve se criar uma estrutura para armazenar os arquivos necessários para o funcionamento da calculadora.

Leia mais

2 echo "PHP e outros.";

2 echo PHP e outros.; PHP (Hypertext Preprocessor) Antes de qualquer coisa, precisamos entender o que é o PHP: O PHP(Hypertext Preprocessor) é uma linguagem interpretada gratuita, usada originalmente apenas para o desenvolvimento

Leia mais

COMO FUNCIONA UM FORMULÁRIO

COMO FUNCIONA UM FORMULÁRIO FORMULÁRIOS Constitui-se numa das formas de a máquina cliente enviar informações para que um programa no servidor receba estes dados, processe-os e devolva uma resposta ao usuário, por meio do navegador,

Leia mais

Tecnologias para Web Design

Tecnologias para Web Design Tecnologias para Javascript e DOM Introdução à Scripts Um script do lado cliente é um programa que acompanha um documento HTML Pode estar incluído no próprio documento embutido ou acompanha-lo num arquivo

Leia mais

JavaScript: Validação de Formulários. Prof. Ivanilton Polato ipolato@utfpr.edu.br ipolato@gmail.com

JavaScript: Validação de Formulários. Prof. Ivanilton Polato ipolato@utfpr.edu.br ipolato@gmail.com JavaScript: Validação de Formulários Prof. Ivanilton Polato ipolato@utfpr.edu.br ipolato@gmail.com Validação de Formulários Um dos usos mais frequentes do JS é a validação de formulários. Além de garantir

Leia mais

Programação Web Prof. Wladimir

Programação Web Prof. Wladimir Programação Web Prof. Wladimir Linguagem de Script e PHP @wre2008 1 Sumário Introdução; PHP: Introdução. Enviando dados para o servidor HTTP; PHP: Instalação; Formato básico de um programa PHP; Manipulação

Leia mais

Primeiro contato com JavaScript

Primeiro contato com JavaScript Primeiro contato com JavaScript Visão Geral JavaScript É uma linguagem em formato script; Permite dinamizar funções do site e criar interatividade em páginas web. O JavaScript permite: Coletar dados dos

Leia mais

WEBDESIGN. Professor: Paulo Trentin paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira

WEBDESIGN. Professor: Paulo Trentin paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira WEBDESIGN Professor: Paulo Trentin paulo@paulotrentin.com.br http://www.paulotrentin.com.br Escola CDI de Videira 1 CDI - Curso de Webdesign - Prof. Paulo Trentin Objetivos para esta aula Debater sobre

Leia mais

PROGRAMAÇÃO WEB DO LADO DO CLIENTE

PROGRAMAÇÃO WEB DO LADO DO CLIENTE PROGRAMAÇÃO WEB DO LADO DO CLIENTE FORMULÁRIO Na linguagem HTML é permitido que o usuário interaja com o servidor através de formulários ligados a scripts desenvolvidos em linguagens como PHP, Servlets,

Leia mais

Formulário (Send & Recieve) Prof. Celso H. Masotti

Formulário (Send & Recieve) Prof. Celso H. Masotti Formulário (Send & Recieve) Prof. Celso H. Masotti O Send e o Recieve A partir desse momento os exercícios serão realizados com dois arquivos, um de envio de dados (send) e o que recebe esse dados (recieve)

Leia mais

Os objetivos indicados aplicam-se a duas linguagens de programação: C e PHP

Os objetivos indicados aplicam-se a duas linguagens de programação: C e PHP AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SANTA COMBA DÃO CURSO PROFISSIONAL DE TÉCNICO DE GESTÃO E PROGRAMAÇÃO DE SISTEMAS INFORMÁTICOS 2012-2015 PROGRAMAÇÃO E SISTEMAS DE INFORMAÇÃO MÓDULO 2 Mecanismos de Controlo de

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL

PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL PÓS-GRADUAÇÃO EM MATEMÁTICA COMPUTACIONAL INFORMÁTICA INSTRUMENTAL Formulários HTML Aula 07: Formulários e Frames HTML Os formulários HTML são utilizados, geralmente, como entradas de dados prépreenchimento,

Leia mais

Web Design. Prof. Felippe

Web Design. Prof. Felippe Web Design Prof. Felippe 2015 Sobre a disciplina Fornecer ao aluno subsídios para o projeto e desenvolvimento de interfaces de sistemas Web eficientes, amigáveis e intuitivas. Conceitos fundamentais sobre

Leia mais

Logo abaixo temos a Barra de Menus que é onde podemos acessar todos os recursos do PHP Editor.

Logo abaixo temos a Barra de Menus que é onde podemos acessar todos os recursos do PHP Editor. Nessa aula iremos estudar: A anatomia da janela do PHP Editor Iniciando o servidor Web O primeiro exemplo de PHP Anatomia da janela do PHP Editor Barra de Títulos: É a barra azul que se encontra na parte

Leia mais

Linguagem de. Aula 06. Profa Cristiane Koehler cristiane.koehler@canoas.ifrs.edu.br

Linguagem de. Aula 06. Profa Cristiane Koehler cristiane.koehler@canoas.ifrs.edu.br Linguagem de Programação IV -PHP Aula 06 Profa Cristiane Koehler cristiane.koehler@canoas.ifrs.edu.br Criação de Formulários o Um formulário consiste em uma série de campos que são preenchidos pelo usuário

Leia mais

Linguagem de Programação. Introdução ao PHP. Prof Mauricio Lederer Ciência da Computação - UNIANDRADE 1

Linguagem de Programação. Introdução ao PHP. Prof Mauricio Lederer Ciência da Computação - UNIANDRADE 1 Linguagem de Programação Introdução ao PHP 1 O que é PHP? - significa: Hypertext Preprocessor - uma das linguagens mais utilizadas para web - transforma sites estáticos em dinâmicos - atualização de páginas

Leia mais

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO WEB

LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO WEB LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO WEB GABRIELA TREVISAN Ambiente de Desenvolvimento Após instalar o Wamp Server, inicie o servidor. Um ícone aparecerá na SystemTray. A cor do ícone indica seu estado: Verde: servidor

Leia mais

O sistema está pedindo que eu faça meu login novamente e diz que minha sessão expirou. O que isso significa?

O sistema está pedindo que eu faça meu login novamente e diz que minha sessão expirou. O que isso significa? Que tipo de navegadores são suportados? Preciso permitir 'cookies' O que são 'cookies' da sessão? O sistema está pedindo que eu faça meu login novamente e diz que minha sessão expirou. O que isso significa?

Leia mais

Satélite. Manual de instalação e configuração. CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br

Satélite. Manual de instalação e configuração. CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br Satélite Manual de instalação e configuração CENPECT Informática www.cenpect.com.br cenpect@cenpect.com.br Índice Índice 1.Informações gerais 1.1.Sobre este manual 1.2.Visão geral do sistema 1.3.História

Leia mais

JavaScript. JavaScript é uma linguagem de script usada em navegadores web. É uma linguagem dinâmica, estruturada e orientada em objetos.

JavaScript. JavaScript é uma linguagem de script usada em navegadores web. É uma linguagem dinâmica, estruturada e orientada em objetos. JavaScript JavaScript é uma linguagem de script usada em navegadores web. É uma linguagem dinâmica, estruturada e orientada em objetos. Pode ser usada dentro do próprio arquivo HTML ou estruturada em um

Leia mais

PHP Material de aula prof. Toninho (8º Ano)

PHP Material de aula prof. Toninho (8º Ano) Na aula anterior entendemos como se faz o acesso aos nossos arquivos PHP; Como construir um script em php. Nesta aula (3) vamos entender: Como roda o PHP Inserindo comentários Visualizando páginas a partir

Leia mais

Conteúdo Dinâmico. Introdução. Interação Browser x Servidor Web. Interação Browser x Servidor Web

Conteúdo Dinâmico. Introdução. Interação Browser x Servidor Web. Interação Browser x Servidor Web Introdução Formulários rios & Conteúdo Dinâmico Mário Antonio Meireles Teixeira Dept o. de Informática - UFMA A Web surgiu inicialmente como uma nova forma de comunicação de informações, fazendo uso de

Leia mais

Características do PHP. Começando a programar

Características do PHP. Começando a programar PHP Introdução Olá pessoal. Desculpe o atraso na publicação da aula. Pude perceber pelas respostas (poucas) ao fórum que a realização da atividade do módulo I foi relativamente tranquila. Assistam ao vídeo

Leia mais

O código JavaScript deve ser colocado entre tags de comentário para ficar escondido no caso de navegadores antigos que não reconhecem a linguagem.

O código JavaScript deve ser colocado entre tags de comentário para ficar escondido no caso de navegadores antigos que não reconhecem a linguagem. 1 - O que é JAVASCRIPT? É uma linguagem de script orientada a objetos, usada para aumentar a interatividade de páginas Web. O JavaScript foi introduzido pela Netscape em seu navegador 2.0 e posteriormente

Leia mais

JDBC Java Database Connectivity

JDBC Java Database Connectivity 5 JDBC Java Database Connectivity Prof. Autor: Daniel Morais dos Reis e-tec Brasil Programação Avançada Para Web Página1 Meta Trabalhar com bancos de dados em aplicações web em JSP através das classes

Leia mais

Conteúdo Programático de PHP

Conteúdo Programático de PHP Conteúdo Programático de PHP 1 Por que PHP? No mercado atual existem diversas tecnologias especializadas na integração de banco de dados com a WEB, sendo o PHP a linguagem que mais se desenvolve, tendo

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1

Despachante Express - Software para o despachante documentalista veicular DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 DESPACHANTE EXPRESS MANUAL DO USUÁRIO VERSÃO 1.1 1 Sumário 1 - Instalação Normal do Despachante Express... 3 2 - Instalação do Despachante Express em Rede... 5 3 - Registrando o Despachante Express...

Leia mais

Instalando o WordPress em localhost

Instalando o WordPress em localhost Instalando o WordPress em localhost WordPress sem Mistério LEE ARAUJO htto://wordpresssemmisterio.com.br Sumário Instalando o WordPress em Localhost... 2 O Servidor web... 3 Iniciando o servidor... 6 Criação

Leia mais

Os componentes de um formulário são: Form, Input, Select e AreaText

Os componentes de um formulário são: Form, Input, Select e AreaText HTML Formulário O elemento FORM, da HTML, é o responsável por prover documentos interativos no ambiente WWW de forma que uma pagina web exibida a um usuário possa submeter um conjunto de dados, informados

Leia mais

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário

Smart Laudos 1.9. A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos. Manual do Usuário Smart Laudos 1.9 A Forma Inteligente de Criar seus Laudos Médicos Manual do Usuário Conteúdo 1. O que é o Smart Laudos?... 3 2. Características... 3 3. Instalação... 3 4. Menu do Sistema... 4 5. Configurando

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Compartilhamento de Arquivos no Google Drive Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução...

Leia mais

Programação WEB. Prof. André Gustavo Duarte de Almeida andre.almeida@ifrn.edu.br docente.ifrn.edu.br/andrealmeida. Aula III Introdução PHP

Programação WEB. Prof. André Gustavo Duarte de Almeida andre.almeida@ifrn.edu.br docente.ifrn.edu.br/andrealmeida. Aula III Introdução PHP Programação WEB Prof. André Gustavo Duarte de Almeida andre.almeida@ifrn.edu.br docente.ifrn.edu.br/andrealmeida Aula III Introdução PHP Introdução PHP PHP=Hypertext Pre-Processor Linguagem de script open

Leia mais

JSP - ORIENTADO A OBJETOS

JSP - ORIENTADO A OBJETOS JSP Orientação a Objetos... 2 CLASSE:... 2 MÉTODOS:... 2 Método de Retorno... 2 Método de Execução... 2 Tipos de Dados... 3 Boolean... 3 Float... 3 Integer... 4 String... 4 Array... 4 Primeira:... 4 Segunda:...

Leia mais

HTML / JAVASCRIPT. A versão atual é o HTML5 (seus predecessores imediatos são HTML 4.01, XHTML 1.1, etc.).

HTML / JAVASCRIPT. A versão atual é o HTML5 (seus predecessores imediatos são HTML 4.01, XHTML 1.1, etc.). HTML / JAVASCRIPT Estamos iniciando o estudo do HTML através das TAGS (comandos) para construir formulários. Isso facilitará a continuidade dos nossos estudos da linguagem de programação JavaScript, a

Leia mais

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4

ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Mic crosoft Excel 201 0 ÍNDICE ÍNDICE... 2 INTRODUÇÃO... 4 Interface... 4 Guias de Planilha... 5 Movimentação na planilha... 6 Entrada de textos e números... 7 Congelando painéis... 8 Comentários nas Células...

Leia mais

Programação WEB II. Sessions e Cookies. progweb2@thiagomiranda.net. Thiago Miranda dos Santos Souza

Programação WEB II. Sessions e Cookies. progweb2@thiagomiranda.net. Thiago Miranda dos Santos Souza Sessions e Cookies progweb2@thiagomiranda.net Conteúdos Os materiais de aula, apostilas e outras informações estarão disponíveis em: www.thiagomiranda.net Cookies e Sessions Geralmente, um bom projeto

Leia mais

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server Noções de 1 Considerações Iniciais Basicamente existem dois tipos de usuários do SQL Server: Implementadores Administradores 2 1 Implementadores Utilizam o SQL Server para criar e alterar base de dados

Leia mais

CAPÍTULO 3 - TIPOS DE DADOS E IDENTIFICADORES

CAPÍTULO 3 - TIPOS DE DADOS E IDENTIFICADORES CAPÍTULO 3 - TIPOS DE DADOS E IDENTIFICADORES 3.1 - IDENTIFICADORES Os objetos que usamos no nosso algoritmo são uma representação simbólica de um valor de dado. Assim, quando executamos a seguinte instrução:

Leia mais

Algoritmos em Javascript

Algoritmos em Javascript Algoritmos em Javascript Sumário Algoritmos 1 O que é um programa? 1 Entrada e Saída de Dados 3 Programando 4 O que é necessário para programar 4 em JavaScript? Variáveis 5 Tipos de Variáveis 6 Arrays

Leia mais

Dicas para usar melhor o Word 2007

Dicas para usar melhor o Word 2007 Dicas para usar melhor o Word 2007 Quem está acostumado (ou não) a trabalhar com o Word, não costuma ter todo o tempo do mundo disponível para descobrir as funcionalidades de versões recentemente lançadas.

Leia mais

1) Ao ser executado o código abaixo, em PHP, qual será o resultado impresso em tela?

1) Ao ser executado o código abaixo, em PHP, qual será o resultado impresso em tela? Exercícios sobre Linguagem PHP: 1) Ao ser executado o código abaixo, em PHP, qual será o resultado impresso em tela? 2) Considere a linguagem de programação PHP e seus operadores. A execução da sentença:

Leia mais

Dicas de uso para Cloud Computing

Dicas de uso para Cloud Computing Dicas de uso para Cloud Computing Este material tem o objetivo de auxiliar você, usuário do acesso cloud, antes porém vamos apenas reforçar o que é o Cloud Computing, este também chamado de computação

Leia mais

Programação Web Prof. Wladimir

Programação Web Prof. Wladimir Programação Web Prof. Wladimir HTML - Formulários @wre2008 1 Sumário Formulários HTML @wre2008 2 Formulários: Muitos elementos de um formulário html são definidos pela tag . Cada tipo de elemento

Leia mais

Introdução. HyperText Markup Language HTML. Formulário. Fluxo do Formulário. Fluxo do Formulário. Fluxo do Formulário. Fluxo do Formulário

Introdução. HyperText Markup Language HTML. Formulário. Fluxo do Formulário. Fluxo do Formulário. Fluxo do Formulário. Fluxo do Formulário Introdução HyperText Markup Language HTML Formulário Prof. Luis Nícolas de Amorim Trigo nicolas.trigo@ifsertao-pe.edu.br http://professor.ifsertao-pe.edu.br/nicolas.trigo/ O usuário interage com os serviços

Leia mais

Web Design Aula 11: Site na Web

Web Design Aula 11: Site na Web Web Design Aula 11: Site na Web Professora: Priscilla Suene priscilla.silverio@ifrn.edu.br Motivação Criar o site em HTML é interessante Do que adianta se até agora só eu posso vê-lo? Hora de publicar

Leia mais

Programação Web com PHP. Prof. Wylliams Barbosa Santos wylliamss@gmail.com Optativa IV Projetos de Sistemas Web

Programação Web com PHP. Prof. Wylliams Barbosa Santos wylliamss@gmail.com Optativa IV Projetos de Sistemas Web Programação Web com PHP Prof. Wylliams Barbosa Santos wylliamss@gmail.com Optativa IV Projetos de Sistemas Web Agenda O que é PHP? O que da pra fazer com PHP? Como a web funciona? Onde, quando e por que

Leia mais

Configurando o IIS no Server 2003

Configurando o IIS no Server 2003 2003 Ser ver Enterprise Objetivo Ao término, você será capaz de: 1. Instalar e configurar um site usando o IIS 6.0 Configurando o IIS no Server 2003 Instalando e configurando o IIS 6.0 O IIS 6 é o aplicativo

Leia mais

EDITORA FERREIRA MP/RJ_EXERCÍCIOS 01

EDITORA FERREIRA MP/RJ_EXERCÍCIOS 01 EDITORA FERREIRA MP/RJ NCE EXERCÍCIOS 01 GABARITO COMENTADO 01 Ao se arrastar um arquivo da pasta C:\DADOS para a pasta D:\TEXTOS utilizando se o botão esquerdo do mouse no Windows Explorer: (A) o arquivo

Leia mais

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2

Manual de Utilização COPAMAIL. Zimbra Versão 8.0.2 Manual de Utilização COPAMAIL Zimbra Versão 8.0.2 Sumário ACESSANDO O EMAIL... 1 ESCREVENDO MENSAGENS E ANEXANDO ARQUIVOS... 1 ADICIONANDO CONTATOS... 4 ADICIONANDO GRUPOS DE CONTATOS... 6 ADICIONANDO

Leia mais

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software

MANUAL DO ANIMAIL 1.0.0.1142 Terti Software O Animail é um software para criar campanhas de envio de email (email Marketing). Você pode criar diversas campanhas para públicos diferenciados. Tela Principal do sistema Para melhor apresentar o sistema,

Leia mais

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo.

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. Manual de Instruções ECO Editor de Conteúdo Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. O ECO é um sistema amigável e intui?vo, mas abaixo você pode?rar eventuais dúvidas e aproveitar

Leia mais

Instalação e utilização do Document Distributor

Instalação e utilização do Document Distributor Para ver ou fazer o download desta ou de outras publicações do Lexmark Document Solutions, clique aqui. Instalação e utilização do Document Distributor O Lexmark Document Distributor é composto por pacotes

Leia mais

A lógica de programação ajuda a facilitar o desenvolvimento dos futuros programas que você desenvolverá.

A lógica de programação ajuda a facilitar o desenvolvimento dos futuros programas que você desenvolverá. INTRODUÇÃO A lógica de programação é extremamente necessária para as pessoas que queiram trabalhar na área de programação, seja em qualquer linguagem de programação, como por exemplo: Pascal, Visual Basic,

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Para testar seu primeiro código utilizando PHP, abra um editor de texto (bloco de notas no Windows) e digite o código abaixo:

Para testar seu primeiro código utilizando PHP, abra um editor de texto (bloco de notas no Windows) e digite o código abaixo: Disciplina: Tópicos Especiais em TI PHP Este material foi produzido com base nos livros e documentos citados abaixo, que possuem direitos autorais sobre o conteúdo. Favor adquiri-los para dar continuidade

Leia mais

Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário. 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S.

Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário. 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S. Como acessar o novo webmail da Educação? Manual do Usuário 15/9/2009 Gerencia de Suporte, Redes e Novas Tecnologias Claudia M.S. Tomaz IT.002 02 2/14 Como acessar o Webmail da Secretaria de Educação? Para

Leia mais

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil...

Sumário INTRODUÇÃO... 3. 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4. 2. Ferramentas e Configurações... 5. 2.1 Ver Perfil... 5. 2.2 Modificar Perfil... Sumário INTRODUÇÃO... 3 1. Acesso ao Ambiente do Aluno... 4 2. Ferramentas e Configurações... 5 2.1 Ver Perfil... 5 2.2 Modificar Perfil... 6 2.3 Alterar Senha... 11 2.4 Mensagens... 11 2.4.1 Mandando

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

Aula 05 HTML FORMULÁRIOS Prof. Daniela Pires Sumário

Aula 05 HTML FORMULÁRIOS Prof. Daniela Pires Sumário Sumário FORMULÁRIO EM HTML... 2 FORM... 2 ACTION... 2 METHOD... 2 INPUT... 2 INPUT TYPE TEXT... 2 INPUT TYPE PASSWORD... 2 CHECKBOX - Múltipla escolha... 4 RADIO - Escolha única... 4 Botões de ação...

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

Como funciona? SUMÁRIO

Como funciona? SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 2 2. Benefícios e Vantagens... 2 3. Como utilizar?... 2 3.1. Criar Chave / Senha de Usuário... 2 3.2. Recursos da Barra Superior... 2 3.2.1. Opções... 3 3.2.1.1. Mover Para...

Leia mais

Conteúdo. DHTML tópicos Hamilton Lima - 2002-2004

Conteúdo. DHTML tópicos Hamilton Lima - 2002-2004 DHTML tópicos Hamilton Lima - 2002-2004 Conteúdo 1. meu primeiro script... 2 2. DOM Document Object Model...2 3. tipo de execução de scripts...2 4. resposta a um evento... 3 5. tipos de dados, variaveis

Leia mais

Programação WEB II. Formulários Em PHP. Métodos GET e POST progweb2@thiagomiranda.net. Thiago Miranda dos Santos Souza

Programação WEB II. Formulários Em PHP. Métodos GET e POST progweb2@thiagomiranda.net. Thiago Miranda dos Santos Souza Formulários Em PHP Métodos GET e POST progweb2@thiagomiranda.net Conteúdos Os materiais de aula, apostilas e outras informações estarão disponíveis em: www.thiagomiranda.net Objetivos Entender o funcionamento

Leia mais

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas 1 de 5 21-08-2011 22:15 Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas Adição de Colunas com Valores Calculados: Vamos, inicialmente, relembrar, rapidamente alguns conceitos básicos sobre Consultas

Leia mais

Lista de Revisão. 3. Analise a afirmativa a seguir como verdadeira ou falsa e justifique.

Lista de Revisão. 3. Analise a afirmativa a seguir como verdadeira ou falsa e justifique. Lista de Revisão 1. Nos sistemas web, geralmente os usuários apresentam dois problemas típicos, a desorientação e a sobrecarga cognitiva. Discorra sobre esses problemas. 2. Apresente as principais diferenças

Leia mais

Desenvolvimento Web XHTML Formulários. Prof. Bruno E. G. Gomes

Desenvolvimento Web XHTML Formulários. Prof. Bruno E. G. Gomes Desenvolvimento Web XHTML Formulários Prof. Bruno E. G. Gomes 2014 Introdução Um recurso bastante utilizado no desenvolvimento Web é o envio de dados de uma página para o servidor quando fornecemos informações,

Leia mais

INTRODUÇÃO AO JAVA PARA PROGRAMADORES C

INTRODUÇÃO AO JAVA PARA PROGRAMADORES C PROGRAMAÇÃO SERVIDOR EM SISTEMAS WEB INTRODUÇÃO AO JAVA PARA PROGRAMADORES C Prof. Dr. Daniel Caetano 2012-1 Objetivos Apresentar a grande semelhança entre Java e C Apresentar a organização diferenciada

Leia mais

15/8/2007 Gerencia de Tecnologia da Informação Claudia M.S. Tomaz

15/8/2007 Gerencia de Tecnologia da Informação Claudia M.S. Tomaz 15/8/2007 Gerencia de Tecnologia da Informação Claudia M.S. Tomaz MANUAL DE UTILIZAÇÃO DO WEBMAIL GETEC 01 2/13 Como acessar o Webmail da Secretaria de Educação? Para utilizar o Webmail da Secretaria de

Leia mais

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web

Manual do Publicador. Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Manual do Publicador Wordpress FATEA Sistema de Gerenciamento de Conteúdo Web Sumário Painel de Administração... 3 1 - Inserção de post... 5 2 Publicação de post com notícia na área headline (galeria de

Leia mais

SIMULADOS & TUTORIAIS

SIMULADOS & TUTORIAIS SIMULADOS & TUTORIAIS TUTORIAIS HTML Como criar formulários em HTML Copyright 2013 Todos os Direitos Reservados Jorge Eider F. da Silva Proibida a reprodução deste documento no todo ou em parte por quaisquer

Leia mais

Introdução. História. Como funciona

Introdução. História. Como funciona Introdução O HTML é uma linguagem de marcação utilizada para desenvolvimento de sites. Esta linguagem surgiu junto com o HTTP, ambos possibilitaram a internet ser popularizada. História O HTML foi criado

Leia mais

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela Aula 01 - Formatações prontas e Sumário Formatar como Tabela Formatar como Tabela (cont.) Alterando as formatações aplicadas e adicionando novos itens Removendo a formatação de tabela aplicada Formatação

Leia mais

Introdução à Tecnologia Web. Tipos de Sites. Profª MSc. Elizabete Munzlinger www.elizabete.com.br

Introdução à Tecnologia Web. Tipos de Sites. Profª MSc. Elizabete Munzlinger www.elizabete.com.br IntroduçãoàTecnologiaWeb TiposdeSites ProfªMSc.ElizabeteMunzlinger www.elizabete.com.br ProfªMSc.ElizabeteMunzlinger www.elizabete.com.br TiposdeSites Índice 1 Sites... 2 2 Tipos de Sites... 2 a) Site

Leia mais

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade

Follow-Up Acompanhamento Eletrônico de Processos (versão 3.0) Manual do Sistema. 1. Como acessar o sistema Requisitos mínimos e compatibilidade do Sistema Índice Página 1. Como acessar o sistema 1.1 Requisitos mínimos e compatibilidade 03 2. Como configurar o Sistema 2.1 Painel de Controle 2.2 Informando o nome da Comissária 2.3 Escolhendo a Cor

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Revisão de PHP... 19. Capítulo 2 Melhorando o processamento de formulários... 46

Sumário. Capítulo 1 Revisão de PHP... 19. Capítulo 2 Melhorando o processamento de formulários... 46 9 Sumário O Autor... 8 Introdução... 15 Quem deve ler este livro... 15 Como este livro está organizado...16 Download do código-fonte do livro... 18 Capítulo 1 Revisão de PHP... 19 Iniciando em PHP... 19

Leia mais

Orientação a Objetos

Orientação a Objetos 1. Domínio e Aplicação Orientação a Objetos Um domínio é composto pelas entidades, informações e processos relacionados a um determinado contexto. Uma aplicação pode ser desenvolvida para automatizar ou

Leia mais

TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH!

TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) ESCOLA DE ARTES, CIÊNCIAS E HUMANIDADES (EACH) TUTORIAL: MANTENDO O BANCO DE DADOS DE SEU SITE DENTRO DO DOMÍNIO DA USP USANDO O SSH! Autoria e revisão por: PET Sistemas

Leia mais

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes 01 - Apresentação do SiteMaster - News Edition O SiteMaster foi desenvolvido para ser um sistema simples de gerenciamento de notícias, instalado em seu próprio computador e com configuração simplificada,

Leia mais