Conceitos de Programação

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Conceitos de Programação"

Transcrição

1 Lógica de Programação 1 Conceitos de Programação Um programa é um conjunto de instruções escrito em uma determinada linguagem que diz ao computador o que deve ser feito. Computadores digitais foram concebidos para executar instruções escritas em linguagem de máquina. Um computador é capaz de executar um algoritmo contendo instruções escrita como sequências de bits. Nos primórdios da computação os algoritmos eram escritos em linguagem de máquina, o que tornava a tarefa de desenvolvimento de algoritmos muitos trabalhosa. Um grande avanço ocorreu na computação quando se conseguiu criar programas que traduzissem instruções escritas em uma linguagem dos seres humanos para a linguagem de máquina. Existem muitas formas diferentes e tipos de linguagens de programação, cada qual com uma finalidade específica. Elas podem ser classificadas em níveis, que vão desde o nível de dispositivo e lógico digital, chamada baixo nível, até o de linguagem orientada a problemas, chamada de alto nível. A designação alto nível está associada ao fato de que nele utilizam-se linguagens que procuram aproximar-se das linguagens naturais. Os programas escritos em linguagem de alto nível precisam ser traduzidos para o nível mais baixo, de forma que possam ser entendidos ou executados pela máquina. Linguagem de baixo nível: atuam diretamente no hardware da máquina, movimentando dados e acionando dispositivos ligados ao computador. Esse tipo de linguagem é de difícil programação Linguagens de alto nível: são utilizadas pelos programadores no desenvolvimento de sistemas. Os programas digitados nessas linguagens constituem o código-fonte, que é traduzido para programas de baixo nível, em um processo de compilação ou interpretação. Introdução à programação A linguagem de programação é formada por palavras, que são agrupadas em frases para produzir um determinado significado. As palavras de uma linguagem de programação são palavras-chave, e as frases criadas com essas palavras, de estruturas de programação. Um programa é constituído de palavras-chave e estruturas de programação definidas segundo as regras dessa linguagem (gramática). A linguagem de programação possui uma sintaxe 1, definida por essas regras. Cada linguagem de programação foi desenvolvida para solucionar determinado tipo de problema e cumprir uma dada função, como a execução de cálculos matemáticos complexos com aplicações científicas, ou para processar uma grande quantidade de dados submetidos a operações simples com aplicações na área financeira, etc. 1 É a parte da gramática que se dedica ao estudo da estruturação das palavras em uma frase, termo usado de forma análoga no que se refere à linguagens de programação, para especificar a construção de instruções e comandos.

2 2 Linguagem de Programação Tipos de linguagens de programação Existem diferentes linguagens de programação, que foram criadas ao longo do desenvolvimento dos sistemas computacionais, cada uma com sua particularidade e recursos existentes à sua época. Programação linear: linguagens seqüenciais, em que havia pouca ou nenhuma interatividade e destinavam-se a uma atividade específica. Programação estruturada: linguagens estruturadas, que permitiu o desenvolvimento de sistemas mais interativos, de forma mais organizada e com maior funcionalidade. Programação orientada a objetos: mais recentes, promoveram uma grande transformação na forma como os sistemas são concebidos e codificados, trazendo grande interatividade, processamento distribuído e grande diversidade de ambientes e dispositivos. Conceitos básicos sobre algoritmos Os dados são os valores que serão utilizados para a resolução de um problema. Esses valores podem ser fornecidos pelo usuário do programa, podem ser originados de processamentos (cálculos) ou, então, de arquivos, bandos de dados ou outros programas. Os dados são armazenados temporariamente em variáveis para que sejam processados de acordo com as especificações do algoritmo. Os dados devem ser classificados de acordo com o tipo de valor a ser armazenado na variável. Os tipos de dados são definidos a partir dos tipos primitivos. Os dados manipulados pelos computadores durante a execução dos programas são armazenados na memória. A memória principal do computador é volátil. Na memória principal serão colocados os programas para que sejam executados. Estes, por sua vez, precisarão de memória adicional para realizar suas tarefas. A responsabilidade pelo gerenciamento de memória é do sistema operacional, para impedir que programas distintos sejam gravados na mesma área de memória e que eles concorram pela mesma região livre de memória no momento em que requerem espaço adicional. Na memória secundária os dados são gerenciados através de arquivos que se encontram em diretórios (pastas). Um programa pode requerer quantas células de memória adicional precisar através do uso de variáveis. Tipos de dados Ao desenvolver um algoritmo é necessário que se tenha conhecimento prévio do tipo de informação (dado) que será utilizado para resolver o problema proposto. Os tipos de dados mais utilizados são: numérico, lógico e literal ou caractere. Numérico Dividem-se em dois grupos: inteiros e reais Os números inteiros podem ser positivos ou negativos e não possuem parte decimal. A faixa de valores inteiros possíveis é de a Exemplos de dados numéricos inteiros:

3 Lógica de Programação 3 Os números reais podem ser positivos ou negativos e possuem parte decimal. A faixa de valores reais possíveis é muito maior e possui de 6 a 11 dígitos significativos com sinal. Exemplos de dados numéricos reais: 23,45 346,89-34,88 0,0-247,0 Lógico Ou booleanos, podem assumir os valores verdadeiro ou falso. Esse tipo de dados, quando armazenado na memória do computador ocupada 1 byte (possui apenas duas possibilidade de representação. Literal ou caractere São dados formados por um único caractere ou por uma cadeia de caracteres. Esses caracteres podem ser as letras maiúsculas, as letras minúsculas, os números (não podem ser usados para cálculos) e os caracteres especiais (&, +). Esse tipo de dado, quando armazenado na memória do computador, ocupa um byte para cada caractere. Exemplos de dados literais: aluno internet Formação de identificadores Os identificadores são os nomes das variáveis, dos programas, das constantes, das rotinas, das unidades, etc. As regras básicas para a formação dos identificadores são: Os caracteres que você utilizar na formação dos identificadores são: os números, as letras maiúsculas, as letras minúsculas e o caractere sublinhado; Os primeiro caractere deve ser sempre uma letra ou o caractere sublinhado; Não são permitidos espaços em brando e caracteres especiais $, +,, %,!); Não podemos usar as palavras reservadas nos identificadores, ou seja, palavras que pertencem a uma linguagem de programação. Exemplos de identificadores Exemplos de identificadores válidos: A X5 a A32 nota NOTA1 NOTA MATRICULA Exemplos de identificadores inválidos: 5b por começar por número e 12 por conter espaço em branco x-y por conter o caractere especial prova 2n por conter espaço em branco nota_1 dia IDADE nota(2) por conter os caracteres especiais ( ) case por ser palavra reservada SET por ser palavra reservada

4 4 Linguagem de Programação Estrutura sequencial em algoritmos ALGORITMO DECLARE bloco de comandos FIM_ALGORITMO As variáveis são declaradas após a palavra DECLARE e os tipos mais utilizados são: NUMÉRICO (para variáveis que receberão número), LITERAL (para variáveis que receberão caracteres) e LÓGICO (para variáveis que receberão apenas dois valores: verdadeiro ou falso). Exemplo: DECLARE X NUMÉRICO Y, Z LITERAL TESTE LÓGICO Comando de atribuição em algoritmos O comando de atribuição é utilizado para atribuir valores ou operações a variáveis, sendo representado pelo símbolo. Exemplo: x 4 x x + 2 y aula teste falso Comando de entrada em algoritmos O comando de entrada é utilizado para receber dados digitados pelo usuário. Os dados recebidos são armazenados em variáveis. Esse comando é representado pela palavra LEIA. Exemplo: LEIA X Um valor digitado pelo usuário será armazenado na variável X. LEIA Y Um ou várias caracteres digitados pelo usuário serão armazenados na variável Y. Comando de saída em algoritmos O comando de saída é utilizado para mostrar dados na tela ou na impressora. Esse comando é representado pela palavra ESCREVA e os dados podem ser conteúdos de variáveis ou mensagens. Exemplo: ESCREVA X Mostra o valor armazenado na variável X. ESCREVA Conteúdo de Y =, Y Mostra a mensagem Conteúdo de Y = e em seguida o valor armazenado na variável Y.

5 Lógica de Programação 5 Constantes São valores que não sofrem alterações ao longo do desenvolvimento do algoritmo ou da execução do programa. Exemplo: na expressão a seguir, o valor 3,1415 é atribuído à constante PI ( ) e permanecerá fixo até o final da execução. PI Perímetro 2 * PI * raio As constantes devem ser declaradas como variáveis, cujo valor atribuído permanecerá inalterado ao longo do programa. Por isso, também são chamadas de variáveis somente de leitura. Operadores Os operadores são utilizados para representar expressões de cálculo, comparação, condição e atribuição. Temos os seguintes tipos de operadores: de atribuição, aritméticos, relacionais e lógicos. Operador de atribuição é utilizado para expressar o armazenamento de um valor em uma variável. Esse valor pode ser predefinido (variante ou não) ou pode ser o resultado de um processamento. Operadores aritméticos São utilizados para a realização dos diversos cálculos matemáticos. Operador Representação Incremento a + 1 Decremento a 1 Multiplicação * Divisão / Exponenciação ^ ou ** Módulo mod Adição + Subtração Nem todos os operadores aritméticos utilizados na realização de cálculos podem ser representados por símbolos computacionais. Alguns deles são representados por funções matemáticas, como no caso da exponenciação e da radiciação. Funções matemáticas são programas especiais existentes nas bibliotecas das linguagens de programação e executam cálculos matemáticos mais complexos não suportados pelos operadores matemáticos básicos. Operadores relacionais São utilizados para estabelecer uma relação de comparação entre valores ou expressões. O resultado dessa comparação é sempre um valor lógico (booleano) verdadeiro ou falso. Operador Representação Maior > Maior ou igual >= Menor < Menor ou igual <=

6 6 Linguagem de Programação Operador Representação Igual a = Diferente de < > Operadores lógicos São utilizados para concatenar ou associar expressões que estabelecem uma relação de comparação entre valores. O resultado dessas expressões é sempre um valor lógico (booleano) verdadeiro ou falso. Operador Representação e.e. ou.ou. não.não. A avaliação das expressões nas quais são utilizados os operadores lógicos está resumida na tabela-verdade. Operador.e..ou..não Expressão A = 5 B < > 9 A = 5.e. B < > 9 A = 5.ou. B < > 9.não. A = 5 Resultados possíveis.v..v..v..v..f..v..f..f..v..f..f..v..f..v..v..f..f..f..f..v. Precedência dos operadores Quando, em um algoritmo ou programa, uma expressão envolve mais de um operador, a ordem da avaliação das expressões segue a precedência deles. A precedência dos operadores define a ordem para execução das operações. Para as operações aritméticas temos a seguinte ordem, que deve ser avaliada sempre da esquerda para a direita. 1. São calculados os fatoriais. 2. São calculadas as funções, potência e raiz quadrada. 3. São calculadas as multiplicações e divisões. 4. São calculadas as adições e subtrações. Exemplo: K A + B * 10mod3 Considere: B 5 e A 2 Substituindo as variáveis pelos valores que lhes foram atribuídos temos K * 10mod3 1. As expressões 10mod3 tem a mesma precedência. Então, calculase, obtém-se o valor 4 e em seguida 10mod3 e obtém-se 1, reconstruindo a expressão com os valores obtidos: K * Calcula-se 5 * 4 = 20, reconstruindo a expressão, temos K Todas as operações resultantes têm a mesma precedência. Dessa maneira calculando da esquerda para a direta temos o resultado final: K 21. Para impor a realização de uma operação ou de um conjunto de operações em uma ordem diferente da ordem padrão, podemos utilizar parênteses ou colchetes. Em operações lógicas o operador.e. tem prioridade sobre o operador.ou.. Tabela de precedência de operadores.

7 Lógica de Programação 7 Operador Função realizada ( ), [ ] Parênteses e colchetes são usados para agrupar expressões, determinando precedência. ^ ou ** Operador aritmético de potenciação. *, / Operadores aritméticos de multiplicação e divisão. +, Operadores aritméticos de adição e subtração. Operador de atribuição. =, <, >, <=, >=, < > Operadores relacionais..não. Operador lógico de negação..e. Operador lógico e.ou. Operador lógido ou Exercícios 1. Três índios, conduzindo três brancos, precisam atravessar um rio dispondo para tal de um barco cuja capacidade é de apenas duas pessoas. Por questões de segurança, o índios não querem ficar em minoria, em nenhum momento e em nenhuma das margens. Escreva um algoritmo que oriente os índios para realizarem a travessia nas condições fixadas. 2. O show de uma banda de rock, que será realizado na margem de um rio, deve começar exatamente às 21h. Atrasados, às 20h43min, os quatro integrantes da banda estão na outra margem do rio e necessitam, para chegar ao palco, atravessar uma ponte. Há somente uma lanterna e só podem passar uma ou duas pessoas juntas pela ponte, e sempre com a lanterna. A lanterna não pode ser jogada e cada integrante possui um tempo diferente para atravessar a ponte: o vocal leva 10 minutos, o guitarrista 5 minutos, o baixista 2 minutos e o baterista 1 minuto. Evidentemente, quando dois atravessam juntos, o tempo necessário é o do mais lento. Escreva um algoritmo que permite a banda atravessar a ponto de modo que o show comece na hora marcada. 3. Verifique se as variáveis a seguir possuem nomes corretos e justifique as alternativas falsas: a) n#1 b) $din c) n1 d) dep e) tempo f) n 1 g) U F h) nome2 i) n_1 j) K2K k) 2nome l) val#r 4. Sabe-se que o uso incorreto da precedência de operadores ocasiona erros. Pensando nisso, avalie as expressões a seguir e: a) Classifique a ordem em que as operações deverão ser executadas. b) Determine o resultado das operações. Considere os seguintes valores para as variáveis: A 8; B 5; C 4; D 2 a) Delta B^2 4 * A * C b) J Hoje < > HOJE c) Media (A + B + C + D) / 4 d) Media A + B + C + D / 4 e) Resultado A mod D / 5 f) Resultado (A mod D) / 5 g) X (A + B) 10 * C h) X A + B 10 * C

8 8 Linguagem de Programação i) Y A > 8.e. B + C > D j) Y A > 3 * 2.ou. B + C < > D 5. Dadas as expressões a seguir, identifique o resultado verdadeiro ou falso que cada uma delas retornaria, em função dos valores dados. A 2; B 7 a) A = 3.e. B = 7 b) A = 2.e. B = 5 c) A < 3.ou. B < > 7 d) A <= 2.e. B = 7 e).não. A = 2.e. B = 7 f) A < 5.e. B > 2.ou. B < > 7 6. Complete a tabela-verdade a seguir: Operador.e..ou..não. Expressão A = 4 B < > 5 A = 4.e. B < > 5 A = 4.ou. B < > 5.não. A = 4 Resultados possíveis 7. Dados os enunciados a seguir, identifique quais variáveis e/ou constantes serão necessárias para representar os valores exigidos para resolver os problemas: a) Uma pessoa foi ao armazém e comprou 5 kg de um determinado legume, cujo preço do quilo é R$ 3,00. Considerando que essa pessoa poderia comprar outros produtos, como poderíamos escrever uma expressão que pudesse ser aproveitada para calcular o valor total da compra de dada produto? b) A área de um retângulo é dada pela multiplicação do comprimento pela altura. c) O cálculo do delta é obtido pela subtração de b elevado ao quadrado pelo resultado da multiplicação de 4 por a e por c. d) Ler o nome da pessoa e sua data de nascimento. A partir da data atual, calcula a idade da pessoa. e) O índice de massa corporal (IMC) é uma fórmula utilizada para verificar se um adulto está acima do peso, obeso ou abaixo do peso ideal considerado saudável. A fórmula utilizada para calcular o IMC é dada pela expressão: IMC = peso / (altura) 2. f) O salário mínimo é reajustado anualmente. Para isso, o governo determina o percentual de reajuste. g) A velocidade média de um veículo é dado pela expressão: Vm = S / T, onde: S: variação de espaço (ponto de chegada ponto de partida) em quilômetros. T: intervalo de tempo (tempo final tempo inicial) em horas. 8. Faça um programa que receba quatro números inteiros, calcule e mostre a soma desses números. 9. Faça um programa que receba três notas, calcule e mostre a média aritmética entre elas. 10. Faça um programa que receba três notas e seus respectivos pesos, calcule e mostre a média ponderada dessas notas.

9 Lógica de Programação Faça um programa que receba o salário de um funcionário, calcule e mostre o novo salário, sabendo-se que este sofreu um aumento de 25%. 12. Faça um programa que receba o salário de um funcionário e o percentual de aumento, calcule e mostre o valor do aumento e o novo salário. 13. Faça um programa que receba o salário-base de um funcionário, calcule e mostre o salário a receber, sabendo-se que esse funcionário tem gratificação de 5% sobre o salário-base e paga imposto de 11% sobre o salário-base. 14. Faça um programa que recebe o salário-base de um funcionário, calcule e mostre o seu salário a receber, sabendo-se que esse funcionário tem gratificação de R$ 50,00 e paga imposto de 10% sobre o salário-base. 15. Faça um programa que receba o valor de um depósito e o valor da taxa de juros, calcule e mostre o valor do rendimento e o valor total depois do rendimento. 16. Faça um programa que calcule e mostre a área de um triângulo. Sabe-se que: área = (base * altura)/2 17. Faça um programa que calcule e mostre a área de um círculo. Sabe-se que: Área = R Faça um programa que receba um número positivo e maior que zero, calcule e mostre: a) O número digitado ao quadrado b) O número digitado ao cubo c) A raiz quadrada do número digitado d) A raiz cúbica do número digitado 19. Faça um programa que receba dois números maiores que zero, calcule e mostre um elevado ao outro. 20. Sabe-se que: 1 pé = 12 polegadas 1 jarda = 3 pés 1 milha = jardas Faça um programa que receba uma medida em pés, faça as conversões a seguir e mostre os resultado a) Polegadas b) Jardas c) Milhas 21. Faça um programa que receba o ano de nascimento de uma pessoa e o ano atual, calcule e mostre: a) A idade dessa pessoa b) Quantos anos essa pessoa terá em O custo ao consumidor de um carro novo é a soma do preço de fábrica com o percentual de lucro do distribuidor e dos impostos aplicados ao preço de fábrica. Faça um programa que receba o preço de fábrica de um veículo, o percentual de lucro do distribuidor e o percentual de impostos. Calcule e mostre: a) O valor correspondente ao lucro do distribuidor. b) O valor correspondente aos impostos. c) O preço final do veículo. 23. Faça um programa que receba o número de horas trabalhadas e o valor do salário mínimo. Calcule e mostre o salário a receber seguindo as regras abaixo: a) A hora trabalhada vale a metade do salário mínimo. b) O salário bruto equivale ao número de horas trabalhadas multiplicado pelo valor da hora trabalhada. c) O imposto equivale a 3% do salário bruto.

10 10 Linguagem de Programação d) O salário a receber equivale ao salário bruto menos o imposto. 24. Pedro comprou um saco de ração com peso em quilos. Pedro possui dois gatos para os quais fornece a quantidade de ração em gramas. Faça um programa que receba o peso do sado de ração e a quantidade de ração fornecida para cada gato. Calcule e mostre quanto restará de ração no saco após cinco dias. 25. Cada degrau de uma escada tem X de altura. Faça um programa que receba essa altura e a altura que o usuário deseja alcançar subindo a escada. Calcule e mostre quantos degraus o usuário deverá subir para atingir seu objetivo, sem se preocupar com a altura do usuário. 26. Faça um programa que receba a medida do ângulo formado por uma escada apoiada no chão e encostada na parede e a altura da parede onde está a ponta da escada. Calcule e mostre a medida desta escada. 27. Faça um programa para calcular e mostrar a que distância deve estar uma escada da parede. O usuário deve fornecer o tamanho da escada e a altura em que deseja pregar o quadro. Lembre-se de que o tamanho da escada deve ser maior que a altura que se deseja alcançar. X altura em que deseja pregar o quadro. Y distância em que deverá ficar a escada. Z tamanho da escada. Bibliografia Fundamentos da Programação de Computadores Ana Fernanda Gomes Ascencio, Edilene Aparecida Veneruchi de Campos São Paulo: Pearson Prentice Hall Lógica de programação e estrutura de dados, com aplicações em Java Sandra Puga, Gerson Rissetti São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009 Programando com Pascal Jaime Evaristo São Paulo: Book Express, 2002 Algoritmos e Programação Ricardo Reis Pereira, Jerffeson Teixeira de Souza, Jeandro de Mesquita Bezerra Fortaleza: RDS, 2009

1 ESTRUTURA SEQUENCIAL

1 ESTRUTURA SEQUENCIAL Noções de Programação de Computadores Prof. Eduardo 1 1 ESTRUTURA SEQUENCIAL algoritmo Nome_do_algoritmo declaração de variáveis variáveis inicio bloco de comandos; fim_algoritmo 1.1 Declaração de variáveis

Leia mais

G A B A R I T O. Estrutura Sequencial

G A B A R I T O. Estrutura Sequencial G A B A R I T O Estrutura Sequencial 1. Receba quatro números inteiros, calcule e mostre a soma desses números. n1, n2, n3, n4 soma n1 + n2 + n3 + n4 soma s 2. Receba três notas, calcule e mostre a média

Leia mais

Lógica e Linguagem de Programação Aula 01 - Introdução Exercícios 01 - Respostas Professor: Danilo Giacobo

Lógica e Linguagem de Programação Aula 01 - Introdução Exercícios 01 - Respostas Professor: Danilo Giacobo Lógica e Linguagem de Programação Aula 01 - Introdução Exercícios 01 - Respostas Professor: Danilo Giacobo Para cada problema abaixo escreva uma solução algorítmica utilizando a forma da descrição narrativa

Leia mais

Lógica de Programação Atividade Avaliativa 1 RESPOSTAS

Lógica de Programação Atividade Avaliativa 1 RESPOSTAS Lógica de Programação Atividade Avaliativa 1 RESPOSTAS Avaliação individual. A interpretação das questões faz parte da avaliação. Não é permitida conversa bem como troca de materiais entre os alunos; 1)

Leia mais

Algoritmo e Programação Matemática

Algoritmo e Programação Matemática Algoritmo e Programação Matemática Fundamentos de Algoritmos Parte 1 Renato Dourado Maia Instituto de Ciências Agrárias Universidade Federal de Minas Gerais Dados A funcionalidade principal de um computador

Leia mais

CONCEITOS DE ALGORITMOS

CONCEITOS DE ALGORITMOS CONCEITOS DE ALGORITMOS Fundamentos da Programação de Computadores - 3ª Ed. 2012 Editora Prentice Hall ISBN 9788564574168 Ana Fernanda Gomes Ascênsio Edilene Aparecida Veneruchi de Campos Algoritmos são

Leia mais

Algoritmos e Estrutura de Dados I Conceitos de Algoritmos. Prof. Elyssandro Piffer

Algoritmos e Estrutura de Dados I Conceitos de Algoritmos. Prof. Elyssandro Piffer Algoritmos e Estrutura de Dados I Conceitos de Algoritmos Prof. Elyssandro Piffer CONCEITO DE ALGORITMO O computador pode auxiliar em muitas tarefas, contudo ele não possui independência, não é inteligente,

Leia mais

ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I. Trabalho 1 (T1)

ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I. Trabalho 1 (T1) ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I Trabalho 1 (T1) Grupo de até três acadêmicos; Entregar os algoritmos escritos; Entregar as implementações dos algoritmos em arquivo organizados em uma pasta,

Leia mais

ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I. Trabalho 1 (T1)

ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I. Trabalho 1 (T1) ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES I Trabalho 1 (T1) Grupo de até três acadêmicos; Entregar os algoritmos; Entregar as implementações dos algoritmos (arquivos.c), organizados em uma pasta (denominada

Leia mais

ALGORITMOS COM SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE)

ALGORITMOS COM SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE) Algoritmos e Estruturas de Dados 1 Prof. Eduardo 1 ALGORITMOS COM SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE) Até o momento da disciplina vimos comandos de entrada, processamento e saída

Leia mais

Fundamentos de Programação

Fundamentos de Programação Fundamentos de Programação Programação com sequência Prof. M.Sc.: João Paulo Q. dos Santos E-mail: joao.queiroz@ifrn.edu.br Página: http://docente.ifrn.edu.br/joaoqueiroz/ Etapas de ação de um computador

Leia mais

ESTRUTURA CONDICIONAL E SELEÇÃO

ESTRUTURA CONDICIONAL E SELEÇÃO Algoritmos e Estruturas de Dados 1 Prof. Eduardo 1 ESTRUTURA CONDICIONAL E SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE OU DECISÃO) Até o momento da disciplina vimos algoritmos e programas

Leia mais

Aula 5 Oficina de Programação Introdução ao C. Profa. Elaine Faria UFU

Aula 5 Oficina de Programação Introdução ao C. Profa. Elaine Faria UFU Aula 5 Oficina de Programação Introdução ao C Profa. Elaine Faria UFU - 2017 Linguagem de Programação Para que o computador consiga ler um programa e entender o que fazer, este programa deve ser escrito

Leia mais

Noções de algoritmos - Aula 1

Noções de algoritmos - Aula 1 Noções de algoritmos - Aula 1 Departamento de Física UFPel Definição de algoritmo Sequência ordenada e finita de operações para a realização de uma tarefa. Tarefa: Experimento de Física I. Passo 1: Reunir

Leia mais

Variáveis, Expressões Aritméticas e Entrada e Saída de Dados

Variáveis, Expressões Aritméticas e Entrada e Saída de Dados Escola de Ciências e Tecnologia UFRN Variáveis, Expressões Aritméticas e Entrada e Saída de Dados ECT1103 INFORMÁTICA FUNDAMENTAL Manter o telefone celular sempre desligado/silencioso quando estiver em

Leia mais

Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica

Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica Introdução à Programação de Computadores Fabricação Mecânica Edilson Hipolito da Silva edilson.hipolito@ifsc.edu.br - http://www.hipolito.info Aula 06 - Introdução a algoritmos Roteiro Algoritmos Formas

Leia mais

Introdução à Pseudo-código PROGRAMAÇÃO I (COM06842) LÓGICA E TÉCNICA DE PROGRAMAÇÃO (COM06039)

Introdução à Pseudo-código PROGRAMAÇÃO I (COM06842) LÓGICA E TÉCNICA DE PROGRAMAÇÃO (COM06039) Introdução à Pseudo-código PROGRAMAÇÃO I (COM06842) LÓGICA E TÉCNICA DE PROGRAMAÇÃO (COM06039) F REDDY BRASILEIRO www.inf.ufes.br/~fbrasileiro fbrasileiro@inf.ufes.br Conteúdo 4. Elementos fundamentais

Leia mais

Português Estruturado

Português Estruturado Português Estruturado Português Estruturado Para que o algoritmo possa ser executado por uma máquina é importante que as instruções sejam corretas e sem ambigüidades. O português estruturado é, na verdade,

Leia mais

Professora Martha Spalenza Professora de Informática da Faetec

Professora Martha Spalenza Professora de Informática da Faetec Algoritmos em Estrutura seqüencial 1. Tipos de dados São quatro os tipos básicos de dados, e podem assumir os seguintes valores válidos: - números inteiros: -,, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3,, + ; - números reais:

Leia mais

Lógica de Programação I. Gilson de Souza Carvalho

Lógica de Programação I. Gilson de Souza Carvalho Gilson de Souza Carvalho gaucho.gilson@hotmail.com 1. Estruturas básicas Apresentaremos um resumo com os comandos estudados para criação de algoritmos. Para utilizar estes comandos, usaremos uma sintaxe

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 03 ALGORITMOS

INFORMÁTICA APLICADA AULA 03 ALGORITMOS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 03 ALGORITMOS Profª ª Danielle Casillo LINEARIZAÇÃO DE EXPRESSÕES Para a construção de algoritmos

Leia mais

Estrutura Condicional

Estrutura Condicional Estrutura Condicional Lógica de Programação - 1 As estruturas de seleção ou decisão são utilizadas quando existe a necessidade de verificar condições para a realização de uma instrução ou de uma sequência

Leia mais

Ambiente Scilab Variáveis, expressões, comando de atribuição Entrada e Saída básica

Ambiente Scilab Variáveis, expressões, comando de atribuição Entrada e Saída básica Universidade Federal de Ouro Preto -UFOP Departamento de Computação - DECOM Programação de Computadores I BCC701 www.decom.ufop.br/moodle Ambiente Scilab Variáveis, expressões, comando de atribuição Entrada

Leia mais

Estrutura de um Algoritmo, Variáveis, Comandos de Entrada e Saída e Expressões Aritméticas

Estrutura de um Algoritmo, Variáveis, Comandos de Entrada e Saída e Expressões Aritméticas Estrutura de um Algoritmo, Variáveis, Comandos de Entrada e Saída e Expressões Aritméticas Estrutura de um Programa em Linguagem Algorítmica Nesse curso nós vamos utilizar a linguagem algorítmica para

Leia mais

Aula 4B. Lógica e Algoritmos. Profª. Fabiany

Aula 4B. Lógica e Algoritmos. Profª. Fabiany Fundamentos de Programação 1 Aula 4B Lógica e Algoritmos. Profª. Fabiany Lógica A lógica de programação é a técnica de encadear pensamentos para atingir determinado objetivo. Sequência Lógica São passos

Leia mais

Estruturas da linguagem C. 1. Identificadores, tipos primitivos, variáveis e constantes, operadores e expressões.

Estruturas da linguagem C. 1. Identificadores, tipos primitivos, variáveis e constantes, operadores e expressões. 1 Estruturas da linguagem C 1. Identificadores, tipos primitivos, variáveis e constantes, operadores e expressões. Identificadores Os identificadores seguem a duas regras: 1. Devem ser começados por letras

Leia mais

Conceitos Básicos de Algoritmos

Conceitos Básicos de Algoritmos Conceitos Básicos de Algoritmos 35 TIPOS PRIMITIVOS Palavra-reservada: inteiro - define variáveis numéricas do tipo inteiro, ou seja, sem casas decimais Palavra-reservada: real - define variáveis numéricas

Leia mais

Algoritmos: Conceitos Fundamentais. Slides de autoria de Rosely Sanches e Simone Senger de Souza

Algoritmos: Conceitos Fundamentais. Slides de autoria de Rosely Sanches e Simone Senger de Souza Algoritmos: Conceitos Fundamentais Slides de autoria de Rosely Sanches e Simone Senger de Souza DADOS E EXPRESSÕES Uso da Informação Computador manipula informações contidas em sua memória. Classificadas

Leia mais

Introdução a Programação. Curso: Sistemas de Informação Programação I José R. Merlin

Introdução a Programação. Curso: Sistemas de Informação Programação I José R. Merlin Introdução a Programação Curso: Sistemas de Informação Programação I José R. Merlin Programas Programas são instruções para o computador executar uma tarefa Estas instruções seguem uma lógica Lógica: modo

Leia mais

Estruturas de Dados Estáticas Cont.

Estruturas de Dados Estáticas Cont. Estruturas de Dados Estáticas 1 Estruturas de Dados Estáticas Cont. Matriz (arrays multidimensionais) Uma matriz é uma variável composta homogênea bidimensional formada por uma sequência de variáveis,

Leia mais

PORTUGUÊS ESTRUTURADO: INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PROF. ALEXANDRO DOS SANTOS SILVA

PORTUGUÊS ESTRUTURADO: INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PROF. ALEXANDRO DOS SANTOS SILVA PORTUGUÊS ESTRUTURADO: INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO PROF. ALEXANDRO DOS SANTOS SILVA SUMÁRIO Introdução Conceitos básicos Formato básico Tipos primitivos Variáveis Constantes Operadores Operações

Leia mais

ALGORITMOS 3ª Aula. 3. Introdução Tipos de dados, variáveis e operadores Tipos de dados

ALGORITMOS 3ª Aula. 3. Introdução Tipos de dados, variáveis e operadores Tipos de dados 3. Introdução Segundo alguns especialistas, qualquer programa de computador pode ser escrito utilizando apenas três estruturas básicas: Seqüência, Condição e Repetição. Isto significa que, na construção

Leia mais

ALGORITMO. Professor: RODRIGO GOBBI TIPOS DE DADOS E INSTRUÇÕES PRIMITIVAS

ALGORITMO. Professor: RODRIGO GOBBI TIPOS DE DADOS E INSTRUÇÕES PRIMITIVAS ALGORITMO Professor: RODRIGO GOBBI As instruções são os comandos que identificarão a máquina qual deverá ser a ação executada; Os dados são números, medidas, valores relacionados ao problema em que se

Leia mais

Disciplina: Introdução a Programação. IPRJ/UERJ Professora: Sílvia Mara da Costa Campos Victer. Índice: Aula1 - Introdução Programa Algoritmo

Disciplina: Introdução a Programação. IPRJ/UERJ Professora: Sílvia Mara da Costa Campos Victer. Índice: Aula1 - Introdução Programa Algoritmo Disciplina: Introdução a Programação. IPRJ/UERJ Professora: Sílvia Mara da Costa Campos Victer Índice: Aula1 - Introdução Programa Algoritmo Aula 2 - Variáveis Tipos de dados Identificadores Aula 3 - Programação

Leia mais

Programação de Computadores I Dados, Operadores e Expressões PROFESSORA CINTIA CAETANO

Programação de Computadores I Dados, Operadores e Expressões PROFESSORA CINTIA CAETANO Programação de Computadores I Dados, Operadores e Expressões PROFESSORA CINTIA CAETANO Dados em Algoritmos Quando escrevemos nossos programas, trabalhamos com: Dados que nós fornecemos ao programa Dados

Leia mais

Conceitos Básicos. Professor: Juliano Lucas Gonçalves.

Conceitos Básicos. Professor: Juliano Lucas Gonçalves. Conceitos Básicos Professor: Juliano Lucas Gonçalves juliano.goncalves@ifsc.edu.br Agenda Revisão Algoritmos Memória, variáveis e constantes Estrutura básica de um algoritmo em pseudocódigo 2 O que já

Leia mais

Fábio Rodrigues / Israel Lucania

Fábio Rodrigues / Israel Lucania Fábio Rodrigues / Israel Lucania Variável é um local na memória principal, isto é, um endereço que armazena um conteúdo. Em linguagem de alto nível nos é permitido dar nomes a esse endereço, facilitando

Leia mais

01/08/2011. Tipos de dados Numéricos Alfanuméricos Lógicos. Numéricos. Tipos de dados. Dados Numéricos Inteiros. Dados Numéricos Reais.

01/08/2011. Tipos de dados Numéricos Alfanuméricos Lógicos. Numéricos. Tipos de dados. Dados Numéricos Inteiros. Dados Numéricos Reais. Engenharia de Controle e Automação Programação I Prof. Ricardo Sobjak ricardo.sobjak@ifsc.edu.br Tipos de dados Numéricos Alfanuméricos Lógicos Tipos de dados Os tipos de dados primitivos ou básicos são

Leia mais

5. Expressões aritméticas

5. Expressões aritméticas 5. Expressões aritméticas 5.1. Conceito de Expressão O conceito de expressão em termos computacionais está intimamente ligado ao conceito de expressão (ou fórmula) matemática, onde um conjunto de variáveis

Leia mais

CAPÍTULO 3 INSTRUÇÕES BÁSICAS

CAPÍTULO 3 INSTRUÇÕES BÁSICAS CAPÍTULO 3 INSTRUÇÕES BÁSICAS Guilherme da Cunha Fonseca FEPI Centro Universitário de Itajubá Curso de Tecnologia em Fabricação Mecânica 1 INTRODUÇÃO As instruções ou comandos básicos são o conjunto de

Leia mais

Definições de Algoritmos. Algoritmos e Programação I. Conceitos Básicos de Algoritmos. Relação entre Algoritmos e Programação

Definições de Algoritmos. Algoritmos e Programação I. Conceitos Básicos de Algoritmos. Relação entre Algoritmos e Programação Definições de Algoritmos Algoritmos e Programação I Aula 2 Prof a. Márcia Cristina Moraes mmoraes@inf.pucrs.br Prof a. Sílvia M.W. Moraes silvia@inf.pucrs.br Algoritmo é um conjunto finito de regras, bem

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Your Logo Here Prof. Bruno de Jesus bruno.jesus@ic.ufal.br Introdução à Computação Tipos de dados, variáveis e expressões Conteúdo de hoje... Tipos de dados Dados numéricos Inteiro Real Dados literais

Leia mais

Métodos Computacionais. Operadores, Expressões Aritméticas e Entrada/Saída de Dados

Métodos Computacionais. Operadores, Expressões Aritméticas e Entrada/Saída de Dados Métodos Computacionais Operadores, Expressões Aritméticas e Entrada/Saída de Dados Tópicos da Aula Hoje aprenderemos a escrever um programa em C que pode realizar cálculos Conceito de expressão Tipos de

Leia mais

Algoritmos Estrutura Condicional

Algoritmos Estrutura Condicional Algoritmos Estrutura Condicional Aula 06 Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa http://www2.ufersa.edu.br/portal/professor/diogopedrosa diogopedrosa@ufersa.edu.br Universidade Federal Rural do Semiárido Bacharelado

Leia mais

Material Didático Unificado. Variáveis correspondem a nomes para endereços de memória que são gerenciados pelo Scilab.

Material Didático Unificado. Variáveis correspondem a nomes para endereços de memória que são gerenciados pelo Scilab. Universidade Federal de Ouro Preto -UFOP Departamento de Computação - DECOM Comissão da Disciplina Programação de Computadores I CDPCI Programação de Computadores I BCC701 www.decom.ufop.br/bcc701 Material

Leia mais

Introdução aos Algoritmos

Introdução aos Algoritmos Introdução aos Algoritmos Aula 05 Diogo Pinheiro Fernandes Pedrosa http://www2.ufersa.edu.br/portal/professor/diogopedrosa diogopedrosa@ufersa.edu.br Universidade Federal Rural do Semiárido Bacharelado

Leia mais

Algoritmo e Programação. Capítulo 2 Tópicos Preliminares

Algoritmo e Programação. Capítulo 2 Tópicos Preliminares Algoritmo e Programação Capítulo 2 Tópicos Preliminares Tópicos Preliminares Neste capítulo Tipos Primitivos Variáveis Expressões Aritméticas, Lógicas e Relacionais Comandos de Entrada e Saída Blocos Tópicos

Leia mais

ALGORITMOS COM SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE)

ALGORITMOS COM SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE) Algoritmos e Estruturas de Dados 1 Prof. Eduardo 1 ALGORITMOS COM SELEÇÃO 1 - ESTRUTURA CONDICIONAL (ESTRUTURAS DE CONTROLE) Já vimos entrada, processamento e saída, que compõem os algoritmos puramente

Leia mais

Programação Básica. Estrutura de um algoritmo

Programação Básica. Estrutura de um algoritmo Programação Básica Estrutura de um algoritmo Código-fonte Como vimos na aula anterior um algoritmo pode ser representado usando um fluxograma Um algoritmo pode também ser representado usando texto Esse

Leia mais

Estrutura de Condição, Escolha e Repetição

Estrutura de Condição, Escolha e Repetição Estrutura Condicional Se, Laços de repetição Estrutura de Condição, Escolha e Repetição Profª Fabíola Gonçalves C. Ribeiro Conteúdo Expressões Aritméticas Funções Expressões Lógicas Operadores Lógicos

Leia mais

ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PRÉ AULA PRÉ AULA 31/08/2015

ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO PRÉ AULA PRÉ AULA 31/08/2015 ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@gmail.com PRÉ AULA De acordo com a sua compreensão acerca da representação das fórmulas

Leia mais

Algoritmos e Introdução à Programação. Lógica e Linguagem de Programação

Algoritmos e Introdução à Programação. Lógica e Linguagem de Programação Algoritmos e Introdução à Programação Lógica e Linguagem de Programação Prof. José Honorato Ferreira Nunes honoratonunes@softwarelivre.org http://softwarelivre.org/zenorato/honoratonunes Linguagem C Prof.

Leia mais

Apêndice A. Pseudo-Linguagem

Apêndice A. Pseudo-Linguagem Apêndice A. Pseudo-Linguagem Apostila de Programação I A.1 Considerações Preliminares Os computadores convencionais se baseiam no conceito de uma memória principal que consiste de células elementares,

Leia mais

Lógica e Linguagem de Programação Aula 02 - Tópicos Preliminares Exercícios 02 - Respostas Professor: Danilo Giacobo

Lógica e Linguagem de Programação Aula 02 - Tópicos Preliminares Exercícios 02 - Respostas Professor: Danilo Giacobo Lógica e Linguagem de Programação Aula 02 - Tópicos Preliminares Exercícios 02 - Respostas Professor: Danilo Giacobo Para cada problema abaixo escreva uma solução algorítmica utilizando a forma de pseudocódigo/portugol.

Leia mais

Constantes, Variáveis, tipos de dados e expressões

Constantes, Variáveis, tipos de dados e expressões FTC Faculdade de Tecnologia e Ciências Engenharia Civil 1º Semestre Constantes, Variáveis, tipos de dados e expressões Rafael Barbosa Neiva rafael@prodados.inf.br Variáveis Como referenciar e recuperar

Leia mais

Algoritmos Computacionais

Algoritmos Computacionais Material produzido por professores da UFABC Objetivos Aprender a sintaxe e a semântica de instruções de saída e de entrada de dados na linguagem PORTUGOL Aprender alguns operadores pra uso na parte de

Leia mais

Ambiente de desenvolvimento

Ambiente de desenvolvimento Linguagem C Ambiente de desenvolvimento Um programa em C passa por seis fases até a execução: 1) Edição 2) Pré-processamento 3) Compilação 4) Linking 5) Carregamento 6) Execução Etapa 1: Criação do programa

Leia mais

ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO

ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO ALGORITMOS E LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO Prof. Esp. Fabiano Taguchi http://fabianotaguchi.wordpress.com fabianotaguchi@gmail.com OPERADORES ARITMÉTICOS OPERAÇÃO OPERADOR SIGNIFICADO SOMA + Efetuar soma de duas

Leia mais

Variável. Expressões. Atribuição. Tipos básicos Declaração. Aritméticas Lógicas. Professor Leandro Augusto Frata Fernandes

Variável. Expressões. Atribuição. Tipos básicos Declaração. Aritméticas Lógicas. Professor Leandro Augusto Frata Fernandes Programação de Computadores III Aula 3 Professor Leandro Augusto Frata Fernandes laffernandes@ic.uff.br Material disponível em http://www.ic.uff.br/~laffernandes/teaching/2011.1/tcc-03.063 Roteiro da Aula

Leia mais

Noções de algoritmos - Aula 1

Noções de algoritmos - Aula 1 Noções de algoritmos - Aula 1 Departamento de Física UFPel Definição de algoritmo Sequência ordenada e finita de operações para a realização de uma tarefa. Tarefa: Experimento de Física I. Passo 1: Reunir

Leia mais

Algoritmos. Seqüência finita e ordenada de procedimentos que resolvem um determinado problema. Exemplo: O que preciso fazer para preparar um omelete?

Algoritmos. Seqüência finita e ordenada de procedimentos que resolvem um determinado problema. Exemplo: O que preciso fazer para preparar um omelete? Algoritmos Seqüência finita e ordenada de procedimentos que resolvem um determinado problema Exemplo: O que preciso fazer para preparar um omelete? Pegar os ovos na geladeira; Bater os ovos; Escolher o

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS. 2) Explique a diferença entre algoritmo computacional e não computacional.

LISTA DE EXERCÍCIOS. 2) Explique a diferença entre algoritmo computacional e não computacional. LISTA DE EXERCÍCIOS 1) Qual a definição de lógica de programação? 2) Explique a diferença entre algoritmo computacional e não computacional. 3) Qual a definição de instruções em computação? 4) Qual a definição

Leia mais

Introdução à Lógica de Programação. Adaptação de Luis Otavio Alvares

Introdução à Lógica de Programação. Adaptação de Luis Otavio Alvares 1 Introdução à Lógica de Programação Adaptação de Luis Otavio Alvares 2 Elaboração de um programa Problema Análise Programa Algoritmo 3 Processo de geração de um programa Análise do problema: Ler atentamente

Leia mais

Pseudocódigo e Visualg

Pseudocódigo e Visualg Pseudocódigo e Visualg Professor: Alex Sandro Forghieri alex.forghieri@ifsc.edu.br Agenda Revisão Algoritmos Estrutura de dados Estrutura básica de um algoritmo em pseudocódigo Teste de mesa Operadores

Leia mais

1ª LISTA DE EXERCÍCIOS - Extra

1ª LISTA DE EXERCÍCIOS - Extra 1ª LISTA DE EXERCÍCIOS - Extra Fabio Augusto Oliveira Guilherme da Cunha Fonseca FEPI Centro Universitário de Itajubá Curso de Engenharia de Produção 1) Faça um algoritmo que receba dois números e exiba

Leia mais

LINGUAGEM C: VARIÁVEIS E EXPRESSÕES

LINGUAGEM C: VARIÁVEIS E EXPRESSÕES LINGUAGEM C: VARIÁVEIS E EXPRESSÕES Prof. André Backes LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO Linguagem de Máquina Computador entende apenas pulsos elétricos Presença ou não de pulso 1 ou 0 Tudo no computador deve

Leia mais

LINGUAGEM C: VARIÁVEIS E EXPRESSÕES

LINGUAGEM C: VARIÁVEIS E EXPRESSÕES LINGUAGEM C: VARIÁVEIS E EXPRESSÕES Prof. André Backes LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO Linguagem de Máquina Computador entende apenas pulsos elétricos Presença ou não de pulso 1 ou 0 Tudo no computador deve

Leia mais

TIPOS DE DADOS E VARIÁVEIS

TIPOS DE DADOS E VARIÁVEIS AULA 3 TIPOS DE DADOS E VARIÁVEIS 3.1 Tipos de dados Os dados manipulados por um algoritmo podem possuir natureza distinta, isto é, podem ser números, letras, frases, etc. Dependendo da natureza de um

Leia mais

Variáveis e Entrada de Dados Marco André Lopes Mendes marcoandre.googlepages.

Variáveis e Entrada de Dados Marco André Lopes Mendes  marcoandre.googlepages. Variáveis e Entrada de Dados Marco André Lopes Mendes marcoandre@ifc-araquari.edu.br marcoandre@gmail.com marcoandre.googlepages.com Algoritmos é a base Primeiro programa Este programa possui apenas uma

Leia mais

Fundamentos de Algoritmos (5175/31)

Fundamentos de Algoritmos (5175/31) UEM/CTC Departamento de Informática Curso: Ciência da Computação Professor: Flávio Rogério Uber Fundamentos de Algoritmos (5175/31) Material Original: Prof. Yandre Maldonado e Gomes da Costa (UEM/DIN)

Leia mais

Projeto de Algoritmos

Projeto de Algoritmos Projeto de Algoritmos Introdução aos Sistemas Computacionais Prof. Ernani Viriato de Melo / Reginaldo Costa http://www.ernani.eti.br http://reginaldofazu.blogspot.com 2º Semestre - 2008 Conceitos Básicos

Leia mais

Linguagem C: Introdução

Linguagem C: Introdução Linguagem C: Introdução Linguagem C É uma Linguagem de programação genérica que é utilizada para a criação de programas diversos como: Processadores de texto Planilhas eletrônicas Sistemas operacionais

Leia mais

7 Operadores e Expressões

7 Operadores e Expressões 7 Operadores e Expressões 7.1 Definição de operador, expressão e operando Um operador é um símbolo utilizado para identificar que uma determinada operação deve ser realizada sobre um ou mais parâmetros,

Leia mais

Algoritmos I Aula 13 Linguagem de Programação Java

Algoritmos I Aula 13 Linguagem de Programação Java Algoritmos I Aula 13 Linguagem de Programação Java Professor: Max Pereira http://paginas.unisul.br/max.pereira Ciência da Computação IDE Eclipse IDE (Integrated development environment) Criar um projeto

Leia mais

AULA 02. Lógica de Programação. Centro Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima CEPEF. Curso Técnico em Eletrônica.

AULA 02. Lógica de Programação. Centro Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima CEPEF. Curso Técnico em Eletrônica. Centro Educação Profissional Ezequiel Ferreira Lima CEPEF Curso Técnico em Eletrônica. Prof. Eng. Samuel M. B. Cavalcante Lógica de Programação AULA 02 O que já estudamos? Lógica de programação é a técnica

Leia mais

1. Faça um algoritmo que receba dois números e exiba o resultado da sua soma. subtração, multiplicação e a divisão dos números lidos.

1. Faça um algoritmo que receba dois números e exiba o resultado da sua soma. subtração, multiplicação e a divisão dos números lidos. LISTA DE EXERCÍCIOS DE ICCII TURMA N1 E N2 3º PERÍODO ENGENHARIA DE PRODUÇÃO Prof.: Menezes Valor máximo: 3 pontos. Data da Entrega: Turma N1 23/04/2012 Turma N2 25/04/2012 Quantidade máxima de alunos

Leia mais

Introdução ao Scilab. Comandos de entrada e saída de dados.

Introdução ao Scilab. Comandos de entrada e saída de dados. BCC701 Programação de Computadores I Universidade Federal de Ouro Preto Departamento de Ciência da Computação www.decom.ufop.br/bcc701 2012/01 Semana 02: Introdução ao Scilab. Comandos de entrada e saída

Leia mais

Processamento de Dados aplicado à Geociências. AULA 3: Algoritmos computacionais Representação de Algoritmos Sintaxe Tipos de dados Expressões

Processamento de Dados aplicado à Geociências. AULA 3: Algoritmos computacionais Representação de Algoritmos Sintaxe Tipos de dados Expressões Processamento de Dados aplicado à Geociências 1 AULA 3: Algoritmos computacionais Representação de Algoritmos Sintaxe Tipos de dados Expressões UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS CENTRO DE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Exercícios: comandos condicionais

Exercícios: comandos condicionais Universidade Federal de Uberlândia - UFU Faculdade de Computação - FACOM Lista de exercícios de programação em linguagem Python Exercícios: comandos condicionais 1. Faça um programa que receba dois números

Leia mais

Algoritmos. Prof. Jonatas Bastos Site:

Algoritmos. Prof. Jonatas Bastos   Site: Algoritmos Prof. Jonatas Bastos Email: jonatasfbastos@gmail.com Site: http://jonatasfbastos.wordpress.com/ 1 Exemplo de Algoritmo { declaração de variáveis } real: p1, p2, p3, p4, Media; inicio { comandos

Leia mais

Disciplina: Algoritmos e Programação Professor: Paulo César Fernandes de Oliveira, BSc, PhD

Disciplina: Algoritmos e Programação Professor: Paulo César Fernandes de Oliveira, BSc, PhD 1. Atribua valores para as variáveis usadas e determine o resultado da execução dos algoritmos abaixo: algoritmo Intervalo de Numeros var numero : inteiro inicio escreva ( Digite um numero: ) leia (numero)

Leia mais

Disciplina de Algoritmos e Programação

Disciplina de Algoritmos e Programação Disciplina de Algoritmos e Programação Aula Passada Prática com declaração e inicialização de variáveis Capacidade de representação (estouro de representação) Tamanho ocupado pela variável na memória (comando

Leia mais

Bacharelado em Ciência e Tecnologia Processamento da Informação. Equivalência Portugol Java. Linguagem Java

Bacharelado em Ciência e Tecnologia Processamento da Informação. Equivalência Portugol Java. Linguagem Java Linguagem Java Objetivos Compreender como desenvolver algoritmos básicos em JAVA Aprender como escrever programas na Linguagem JAVA baseando-se na Linguagem Portugol aprender as sintaxes equivalentes entre

Leia mais

TÉCNICO DE INFORMÁTICA - SISTEMAS

TÉCNICO DE INFORMÁTICA - SISTEMAS 782 - Programação em C/C++ - estrutura básica e conceitos fundamentais Linguagens de programação Linguagem de programação são conjuntos de palavras formais, utilizadas na escrita de programas, para enunciar

Leia mais

EXPRESSÕES ARITMÉTICAS PARTE 2

EXPRESSÕES ARITMÉTICAS PARTE 2 AULA 6 EXPRESSÕES ARITMÉTICAS PARTE 2 6.1 Operadores aritméticos sobre os reais Como vimos na aula anterior, os operadores aritméticos definem as operações aritméticas que podem ser realizadas sobre os

Leia mais

Introdução a Linguagem C. Prof. Me. Hélio Esperidião

Introdução a Linguagem C. Prof. Me. Hélio Esperidião Introdução a Linguagem C Prof. Me. Hélio Esperidião Características de um programa De forma geral a maioria dos programas são compostos por dados de entrada, processamento e dados de saída. Entrada de

Leia mais

CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 3. Revisão Estrutura de Decisão Se Então

CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 3. Revisão Estrutura de Decisão Se Então CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 3 Revisão Estrutura de Decisão Se Então Revisão da aula anterior 1. Variáveis 2. Estrutura de um Algoritmo 3. Operadores 4. Visualg Variável Revisão da aula anterior É

Leia mais

CAPÍTULO III. Comandos de Atribuição, Entrada e Saída CAPÍTULO III COMANDO DE ATRIBUIÇÃO SINTAXE DO COMANDO DE ATRIBUIÇÃO EM ALGORITMOS

CAPÍTULO III. Comandos de Atribuição, Entrada e Saída CAPÍTULO III COMANDO DE ATRIBUIÇÃO SINTAXE DO COMANDO DE ATRIBUIÇÃO EM ALGORITMOS NB217 Algoritmos e Estruturas de Dados I Profa. Rosanna Mara Rocha Silveira Fevereiro/2012 - Versão 4.1 25 CAPÍTULO III COMANDO DE ATRIBUIÇÃO O comando de atribuição permite que se forneça um valor a uma

Leia mais

Lógica de Programação Teoria. rogerioaraujo.wordpress.com - 1

Lógica de Programação Teoria. rogerioaraujo.wordpress.com - 1 Lógica de Programação Teoria rogerioaraujo.wordpress.com twitter: @rgildoaraujo - rgildoarauj@gmail.com 1 Tópicos Algoritmos Critérios para algoritmos Regras básicas para construção de um algoritmo Forma

Leia mais

INFORMÁTICA APLICADA AULA 02 ALGORITMOS

INFORMÁTICA APLICADA AULA 02 ALGORITMOS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CURSO: Bacharelado em Ciências e Tecnologia INFORMÁTICA APLICADA AULA 02 ALGORITMOS Profª ª Danielle Casillo ALGORITMOS Um algoritmo é uma sequência de instruções

Leia mais

Programação de Computadores I Introdução. Prof. Ramon Figueiredo Pessoa

Programação de Computadores I Introdução. Prof. Ramon Figueiredo Pessoa Programação de Computadores I Introdução Prof. Ramon Figueiredo Pessoa 1 Conceitos Básicos O computador só consegue: Armazenar dados em disco Imprimir Relatórios gerar gráficos realizar cálculos 5 4 3

Leia mais

Resolução de Algoritmos

Resolução de Algoritmos Resolução de Algoritmos Disciplina: Algoritmos e Programação Luciano Moraes Da Luz Brum Universidade Federal do Pampa Unipampa Campus Bagé Email: lucianobrum18@gmail.com Tópicos Resolução dos exercícios

Leia mais

Desenvolvimento de programas. Análise do problema. Análise do problema. Análise do problema. Desenvolvimento do algoritmo. Codificação do programa

Desenvolvimento de programas. Análise do problema. Análise do problema. Análise do problema. Desenvolvimento do algoritmo. Codificação do programa Desenvolvimento de programas 1 Análise do problema Desenvolvimento do algoritmo Codificação do programa Compilação e execução Teste e depuração Análise do problema 2 Conhecer exatamente o que o problema

Leia mais

Programação de Computadores:

Programação de Computadores: Instituto de C Programação de Computadores: Introdução a Algoritmos (Parte II) Luis Martí Instituto de Computação Universidade ederal luminense lmarti@ic.uff.br - http://lmarti.com Roteiro da Aula de Hoje

Leia mais

Aula 03 Introdução à Java. Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes

Aula 03 Introdução à Java. Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes Aula 03 Introdução à Java Disciplina: Fundamentos de Lógica e Algoritmos Prof. Bruno Gomes http://www3.ifrn.edu.br/~brunogomes Agenda da Aula Representação de Algoritmos em Pseudocódigo: Tipos de Dados;

Leia mais

Exercícios Repetição. 8.3 Exercícios

Exercícios Repetição. 8.3 Exercícios Curso de Graduação em Ciência da Computação Disciplina: Algoritmos Professor: Marcelo Cendron Exercícios Repetição 8.3 Exercícios 1. Faça um programa utilizando o comando while, que fica lendo números

Leia mais

Programação de Computadores I Conhecendo a Linguagem C. Prof. Ramon Figueiredo Pessoa

Programação de Computadores I Conhecendo a Linguagem C. Prof. Ramon Figueiredo Pessoa Programação de Computadores I Conhecendo a Linguagem C Prof. Ramon Figueiredo Pessoa 1 Variáveis e tipos Variáveis são simplesmente posições de memória que o compilador aloca ao programa Mas quantas posições

Leia mais

CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 3. Revisão Estrutura de Decisão Se Então

CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 3. Revisão Estrutura de Decisão Se Então CURSO BÁSICO DE PROGRAMAÇÃO AULA 3 Revisão Estrutura de Decisão Se Então Revisão da aula anterior 1. Variáveis 2. Estrutura de um Algoritmo 3. Operadores 4. Portugol Studio Variável Revisão da aula anterior

Leia mais

Introdução à Lógica de Programação

Introdução à Lógica de Programação Introdução à Lógica de Programação 1 Elaboração de um programa Problema Análise Programa Algoritmo 2 Processo de geração de um programa Análise do problema: Ler atentamente o enunciado do problema até

Leia mais

Introdução a Programação de Jogos

Introdução a Programação de Jogos Introdução a Programação de Jogos Aula 03 Introdução a Linguagem C Edirlei Soares de Lima Estrutura de um Programa C Inclusão de bibliotecas auxiliares: #include Definição

Leia mais