VIVER E TRABALHAR NA SUÍÇA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "VIVER E TRABALHAR NA SUÍÇA"

Transcrição

1 VIVER E TRABALHAR NA SUÍÇA + TRABALHAR NA SUÍÇA +

2 A ECONOMIA* A exiguidade do seu território e a falta de matérias primas não impediram a Suíça de ser um estado industrializado no qual o sector financeiro está muito desenvolvido. A importação de matérias primas, de energia, de produtos semifabricados e de géneros alimentícios tem, por conseguinte, uma grande importância. A sua estabilidade económica e política levou numerosas companhias activas a nível mundial a aí estabelecer a sua sede social. COMO PROCURAR UM EMPREGO NA SUÍÇA? A maior parte dos postos vagos não é publicada nem nos jornais nem na internet. Com efeito, estes lugares são oferecidos, seja no interior da empresa seja às pessoas que a contactam directamente. informais. Não hesite pois a utilisar os seus contactos privados e profissionais. Muitas empresas publicam os postos vagos no seu próprio site internet. Motores de busca ajudá-lo-ão a encontrálos. Escolha as empresas que lhe interessam e contacte as mais bem sucedidas. Os endereços da maior parte das empresas suíças encontram-se sob «membros» da página internet da sua associação, por exemplo: Economia Suíça (associação principal das empresas suíças), Swissmem (Associação da Indústria Suíça das Máquinas, dos Equipamentos Eléctricos e dos Metais), FH (Federação Relojoeira Suíça), SGCI (organização de cúpula da indústria química e farmacêutica.), Gastro Suíça (Federação Nacional da Hotelaria e da Restauração), etc. As relações pessoais e as agências de colocação públicas e privadas são por conseguinte os meios principais para conhecer o mercado do trabalho. Em certos sectores como os da construção, do comércio e da hotelaria, a grande maioria da oferta de postos é publicitada por vias OS ANÚNCIOS NOS JORNAIS E NA INTERNET Os postos vagos são publicados frequentemente em cadernos especiais anexos aos jornais mais importantes. Os mais conhecidos são: «Emprego & Formação» (Le Temps em Genebra), *Para não sobrecarregar o texto, a forma masculina foi utilizada de maneira geral. É óbvio que engloba igualmente a forma feminina.

3 «Processo Emprego» (24 Heures em Lausana), «Stellefant» (Basler Zeitung em Basileia), «Stellenmarkt» (Bund e Berner Zeitung em Berna), «Stellen- Anzeiger» e «Alfa» (Tages-Anzeiger e SonntagsZeitung em Zurique) bem como «NZZexecutive» (Neue Zürcher Zeitung em Zurique) e Corriere del Ticino (para o cantão do Ticino). Journais online:.zeitung.ch e.onlinenewspapers.com (sites em alemão) AS AGÊNCIAS DE COLOCAÇÃO PÚBLICAS E PRIVADAS Na Suíça, os serviços públicos do emprego são organizados a nível cantonal e supervisionados, a nível federal, pela Direcção do Trabalho da Secretaria de Estado da Economia (SECO). Em cada cantão encontram-se agências de colocação chamadas Serviços regionais de colocação (ORP). Elas são particularmente encarregadas de informar e apoiar as pessoas no desemprego e os cidadãos da União Europeia à procura de um novo emprego. Serviços regionais de colocação ORP:.espace-emploi.ch > Quem somos? Também se pode inscrever numa das numerosas agências de colocação privadas e numa agência de trabalho temporário. A lista completa das agências autorizadas a fornecer os seus serviços está disponível no seguinte site: Lista das agências privadas de colocação:.avg-seco.admin.ch A rede EURES (European Employment Services) da UE tem por objectivo incentivar a mobilidade dos trabalhadores no espaço económico europeu. A sua base de dados online contém milhares de postos vagos, muitos deles na Suíça. Não hesite em depositar o seu CV pois este sítio é visitado por numerosos empregadores.

4 «A Suíça tem muito bons lados, sobretudo boas condições de trabalho.» Sandra Brandhuber, enfermeira, Áustria

5 EURES para requerentes de emprego:.ec.europa.eu/eures/.eures.ch O DOSSIER DE CANDIDATURA Na Suíça, um dossier de candidatura completo inclui geralmente uma carta de motivação, um curriculum vitae e uma cópia dos seus certificados de trabalho e dos seus diplomas. Todos os documentos devem ser redigidos numa das línguas nacionais (francês, alemão, italiano). As empresas multinacionais aceitam igualmente as candidaturas redigidas em inglês. Para que o seu dossier se destaque, deve esmerar a apresentação da sua carta de motivação bem como a do seu dossier de candidatura. O objectivo da carta de motivação é convencer o seu interlocutor que é a pessoa ideal para o emprego posto ao concurso. Deve por conseguinte formular o seu interesse pelo posto para o qual concorre de maneira concisa e clara. Deve ser informativo e convincente, suscitar o interesse do destinatário, sem esquecer de acrescentar um toque pessoal. Não hesite em formular os seus requisitos no que diz respeito ao posto e a salientar as suas vantagens. Se não corresponde inteiramente às exigências do posto, mencione este facto mas de maneira positiva. Preste atenção para não ultrapassar uma página A4 dactilografada (uma carta de motivação não deve ser manuscrita salvo se o empregador o pede expressamente). Preste ainda atenção à gramática e à ortografia. CURRICULUM VITAE Simplicidade, concisão e precisão! O curriculum vitae deve ter no máximo 2 páginas A4 e deve preferivelmente sob a forma de quadro incluir os seguintes elementos: Apelido e nome, endereço, número de telefone, idade, nacionalidade Experiências profissionais (para os jovens, estágios durante a formação) Formação (escolas, estudos, profissão) Competências linguísticas

6 Conhecimentos em informática Aptidões específicas Interesses pessoais (lazeres, vida associativa, etc.) Para outras informações e modelos de candidatura: Europass: europass.cedefop.europa.eu O que é uma boa candidatura:.espace-emploi.ch > Downloads e formulários > Brochuras PREPARAÇÃO PARA A PRIMEIRA ENTREVISTA Prepare-se minuciosamente e passe em revista os seus pontos fortes e os seus pontos fracos porque deverá dar exemplos concretos. Prepare esta entrevista simulando anteriormente, porque a primeira impressão que vai dar tem uma influência capital. A sua roupa tem também a sua importância, porque mostra como se apresentará no seu trabalho. Vista por conseguinte roupa que é habitual no ramo da empresa e da sua profissão. Se não conhece os hábitos neste campo, é melhor vestir roupa clássica.informe-se sobre os aspectos da empresa (mercado, situação, concorrentes, etc.). Deve estar apto a fazer perguntas relevantes. Terá que responder a perguntas sobre as suas competências sociais e pessoais. Informe-se sobre as condições de salários do ramo ou da profissão (ver mais à frente). OS SEUS DIPLOMAS SERÃO RECONHECIDOS? Na Suíça, os patrões atribuem uma grande importância aos diplomas e aos certificados de trabalho. A Direcção Federal da Formação Profissional e da Tecnologia (OFFT) é a autoridade competente para a avaliação dos diplomas e a atribuição de equivalências aos títulos suíços.

7 «É com prazer que trabalho na Suíça, porque as pessoas são muito agradáveis e atentas.» Ingrid Schübbe-Birk, assistente de laboratório, Alemanha

8 AS CONDICÕES DE TRABALHO A Suíça é reputada pelas suas boas condições de trabalho. No entanto, isto não se aplica a todos ramos e profissões. Deve informar-se. Certos ramos aplicam contratos colectivas de trabalho (CCT), ou seja um contrato escrito entre um ou vários patrões e as associa Direcção Federal de Formação Professional e de Tecnologia:.offt.admin.ch info@offt.admin.ch Diplomas universitários:.crus.ch O reconhecimento dos diplomas só se aplica às profissões regulamentadas, ou seja àquelas cujo exercício num país é dependente da posse de um diploma, ou de um certificado de capacidade profissional. Diplomas da UE na Suíça:.europa.admin.ch > Serviços > Publicações ções de trabalhadores (sindicatos). Contem disposições sobre as relações de trabalho entre o patrão e o empregado bem como disposições destinadas às partes contratantes do CCT. O QUE É UM CONTRATO DE TRABALHO? Pelo contrato individual de trabalho, o empregado compromete-se, por um período determinado ou indeterminado, a trabalhar ao serviço do patrão e este a pagar um ordenado fixo segundo o tempo ou o trabalho executado (salário à peça ou à tarefa). Também se considera contrato individual de trabalho o contrato pelo qual um trabalhador se compromete a trabalhar regularmente ao serviço do patrão seja a horas, seja a meio-dia ou a dias (trabalho a tempo parcial). Do ponto de vista da lei, o contrato de trabalho não precisa de ter uma forma específica. É por conseguinte igualmente possível concluir um contrato de trabalho oralmente. De um ponto de vista prático, é contudo recomendado estabelecer o contrato de trabalho por escrito.

9 Um contrato de trabalho deveria incluir os seguintes elementos: Nomes dos dois parceiros contratantes Data du princípio da relação de trabalho Género de trabalho a efectuar (eventualmente completado por uma lista de encargos, uma descrição das tarefas, etc.) Tempo de trabalho (horário minímo/horário máximo com as eventuais particularidades tais que trabalho de noite ou ao domingo, etc. Período experimental não devendo ultrapassar 3 meses. Prazo de rescisão do contrato Férias Ordenado (quantia, deduções, eventuais subsídios, 13 ro mês, gratificações, participação nos resultados, pagamento do salário em caso de doença) Licença de maternidade Seguro de protecção civil professional Pensão A lei em vigor é aplicável quando um elemento não é regulado pelo contrato de trabalho.

10 A DURAÇÃO DO TRABALHO A lei suíça fixa a duração máxima do tempo de trabalho a 45 horas por semana para pessoas empregadas em empresas industriais assim como para o pessoal de escritório, o pessoal técnico e os outros empregados, incluindo o pessoal de venda das grandes cadeias de comércio de retalho. Para todos os outros trabalhadores, o limite é de 50 horas. Atenção: o trabalho temporário efectuado de noite, ao domingo e durante os dias feriados dá lugar a uma remuneração especial. AS FÉRIAS O direito às férias é um direito fundamental que o empregador deve conceder a qualquer trabalhador para cada ano de serviço: cinco semanas para os trabalhadores e os aprendizes até à idade de 20 anos; quatro semanas para os trabalhadores e os aprendizes com mais de 20 anos. Brochuras SECO:.seco.admin.ch > Documentação > Publicações > Brochuras OS SALÁRIOS É necessário notar que o nível dos salários varia fortemente em função do ramo económico e da região. A lei suíça não fixa qualquer salário mínimo. Acontece contudo que o CCT de certos ramos fixa salários mínimos, como na restauração e na hotelaria. Os CCT podem fixar salários superiores, uma duração semanal de trabalho inferior, um número de dias de férias superiores ou mesmo uma contribuição superior do empregador para a previdência profissional. Certos CCT são válidos apenas em certos cantões. Antes de ir à sua primeira entrevista pode informar-se junto dos sindicatos do ramo sobre os ordenados usuais.

11 AS DEDUÇÕES SOCIAIS DO SALÁRIO Se no contrato de trabalho estiver estabelecido um determinado salário, tratase do salário ilíquido do qual ainda serão deduzidas as contribuições sociais, nomeadamente: o seguro velhice e sobreviventes (AVS), o seguro invalidez (AI) e os subsídios para perda de rendimento (APG): 5,05% do salário (sem limitação). o seguro desemprego (AC): 1,1% do salário. Sobre a parte de salário entre os e os francos suíços apli- Atenção: o salário é depositado geralmente numa conta. Por isso, é necessário que tenha uma conta bancária ou postal na Suíça. Calculadores de salário:.lohnrechner.bfs.admin.ch.detachement.ch (para o pessoal enviado na Suiça).lohnrechner.ch ca-se ainda uma contribuição de solidariedade de 1%. a previdência profissional (LPP): aproximadamente 7,5% do salário assegurado, em função da idade do segurado e da instituição de previdência o seguro contra os acidentes não profissionais (AANP): entre 0,7 e 3,4% do salário, em função do ramo (limitação: CHF por ano) Salvo no caso do seguro contra os acidentes não profissionais, o empregador contribui com uma parte igual à sua! Atenção: As contribuições para o seguro de saúde não fazem parte das deduções sociais do salário. Fotos & Design: eisbrecher-expedition.ch

12 Endereços importantes Secretaria de Estado da Economia (SECO) Direcção do Trabalho Effingerstrasse Berne/Suisse Hotline: Direcção Federal das Migrações (ODM) Quellenweg Berne-Wabern/Suisse euresinfo@bfm.admin.ch.odm.admin.ch «Gosto deste país multicultural e da sua qualidade de vida extraordinária.» Ted Smith, Engenheiro, Países-Baixos

VIVER E TRABALHAR NA SUÍÇA

VIVER E TRABALHAR NA SUÍÇA Endereços importantes Secretaria de Estado da Economia SECO Direcção do Trabalho / EURES Holzikofenweg 36 3003 Berne/Suíça info@eures.ch.eures.ch.espace-emploi.ch Hotline: +41 (0)58 463 25 25 Secretaria

Leia mais

Procura de emprego na Europa

Procura de emprego na Europa Procura de emprego na Europa IEFP - EURES VAE IPS Setúbal 27 de setembro, de 2016 Porquê ir para fora? MOTIVAÇÕES Perspetivas de emprego Enriquecimento da carreira profissional Novos horizontes: cultura

Leia mais

Procura de emprego na Europa

Procura de emprego na Europa Procura de emprego na Europa IEFP - EURES Volta de Apoio ao Emprego Viana do Castelo, 25 de outubro, de 2018 Trabalhar noutro país Motivações Questões / Dificuldades Porquê ir para fora? MOTIVAÇÕES Perspetivas

Leia mais

Hotelaria e Restauração 2017

Hotelaria e Restauração 2017 Hotelaria e Restauração 2017 n CCNT 2017: Conseguimos! n Curso Progresso n Agenda 2017 para o registo das horas de trabalho: anote as suas horas de trabalho, pois: todas as horas contam! n Salários 2017:

Leia mais

Enfermeiros para Hospitais, Clínicas e Lares na SUÍÇA cantão Alemão.

Enfermeiros para Hospitais, Clínicas e Lares na SUÍÇA cantão Alemão. Enfermeiros para Hospitais, Clínicas e Lares na SUÍÇA cantão Alemão. Propostas em: - HOSPITAIS Públicos e Privados, Clínicas de Reabilitação e Lares em diversas cidades na Suíça (p.e., Zurich, Bern, etc.).

Leia mais

CLUBE DE EMPREGO SOCIOHABITAFUNCHAL PLANO DE ACTIVIDADES

CLUBE DE EMPREGO SOCIOHABITAFUNCHAL PLANO DE ACTIVIDADES PLANO DE ACTIVIDADES 2010 2011 Identificação Entidade: Sociohabitafunchal, E.M Animadora: Célia Dantas Localização: Centro Cívico de Santo António Designação O Clube de Emprego é um serviço promovido pelo

Leia mais

SELEÇÃO DE AGENTES TEMPORÁRIOS PARA A DIREÇÃO-GERAL DOS ASSUNTOS INTERNOS

SELEÇÃO DE AGENTES TEMPORÁRIOS PARA A DIREÇÃO-GERAL DOS ASSUNTOS INTERNOS COM/TA/HOME/13/AD8 SELEÇÃO DE AGENTES TEMPORÁRIOS PARA A DIREÇÃO-GERAL DOS ASSUNTOS INTERNOS A Comissão Europeia organiza um processo de seleção para criar uma lista de reserva para prover até quatro lugares

Leia mais

Procura de emprego na Europa

Procura de emprego na Europa Procura de emprego na Europa IEFP - EURES Volta de Apoio ao Emprego Santarém,13 de Maio, de 2016 Trabalhar noutro país Porquê ir para fora? MOTIVAÇÕES Perspetivas de emprego Enriquecimento da carreira

Leia mais

A CAIXA DO FUNDO DE DESEMPREGO OCS

A CAIXA DO FUNDO DE DESEMPREGO OCS A CAIXA DO FUNDO DE DESEMPREGO OCS AS SUAS QUESTÕES, AS NOSSAS RESPOSTAS www.ocsv.ch 1 O QUE FAZER SE PERDER O MEU EMPREGO? Fui despedido ou o meu contrato terminou Não perca tempo : quanto mais cedo iniciar

Leia mais

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO. ENTIDADE ADJUDICANTE: Tribunal de Justiça da União Europeia

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO. ENTIDADE ADJUDICANTE: Tribunal de Justiça da União Europeia FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO PROCESSO POR NEGOCIAÇÃO PARA A EMPREITADA DE SERVIÇOS: "Celebração de contratos-quadro para a tradução de textos jurídicos de algumas línguas oficiais da União Europeia para português"

Leia mais

Encontrar um emprego na Europa alargada

Encontrar um emprego na Europa alargada Encontrar um emprego na Europa alargada Emprego & Fundo Social Europeu Emprego assuntos sociais CMI/Digital Vision Comissão Europeia 1 Onde posso procurar um emprego? A livre circulação de pessoas é uma

Leia mais

Agenda 2019 para o registo das horas de trabalho

Agenda 2019 para o registo das horas de trabalho Hotelaria e restauração Agenda 2019 para o registo das horas de trabalho Mantenha o controlo sobre o seu tempo de trabalho! Negociações para o novo CCNT Curso Progresso: formação contínua compensa Aumento

Leia mais

ANÚNCIO DE CONCURSO. Concurso de Recrutamento de Oficiais 4º Ajudante

ANÚNCIO DE CONCURSO. Concurso de Recrutamento de Oficiais 4º Ajudante ANÚNCIO DE CONCURSO Concurso de Recrutamento de Oficiais 4º Ajudante O presente anúncio de recrutamento é coordenado pela Direcção Geral da Administração Pública (DGAP) e de acordo com os novos procedimentos

Leia mais

Folheto Informativo Sobre O Reconhecimento Profissional

Folheto Informativo Sobre O Reconhecimento Profissional Este folheto informativo foi-lhe entregue por: Folheto Informativo Sobre O Reconhecimento Profissional Exmos. Senhores e Senhoras, Para lhes possibilitar um apoio devidamente pormenorizado no reconhecimento

Leia mais

Requerimento para o financiamento de um curso de línguas Programa "The Job of my Life" Apelido. Nome. Data de nascimento Nacionalidade.

Requerimento para o financiamento de um curso de línguas Programa The Job of my Life Apelido. Nome. Data de nascimento Nacionalidade. Trabalhadores Marque a respectiva opção ou preencha! Data de entrada: Número do cliente: Dia do requerimento: Requerimento para o financiamento de um curso de línguas Programa "The Job of my Life" Por

Leia mais

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO CONCURSO LIMITADO PARA A CELEBRAÇÃO DE CONTRATOS DE SERVIÇOS: "Celebração de contratos-quadro para a tradução de textos jurídicos de algumas línguas oficiais da União Europeia para

Leia mais

SELEÇÃO DE AGENTES TEMPORÁRIOS PARA A DIREÇÃO-GERAL DA ENERGIA. contribuir para as posições da Direção-Geral relativas à ACER;

SELEÇÃO DE AGENTES TEMPORÁRIOS PARA A DIREÇÃO-GERAL DA ENERGIA. contribuir para as posições da Direção-Geral relativas à ACER; COM/TA/ENER/ADV/18/AD13/BRUSSELS SELEÇÃO DE AGENTES TEMPORÁRIOS PARA A DIREÇÃO-GERAL DA ENERGIA A Comissão Europeia está a organizar um processo de seleção externo para preencher o lugar de conselheiro

Leia mais

B-Bruxelas: Prestador de serviços da Rede Europeia das Migrações 2013/S Anúncio de concurso. Serviços

B-Bruxelas: Prestador de serviços da Rede Europeia das Migrações 2013/S Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:148822-2013:text:pt:html B-Bruxelas: Prestador de serviços da Rede Europeia das Migrações 2013/S 088-148822 Anúncio de

Leia mais

Mobilidade em contexto Europeu

Mobilidade em contexto Europeu Mobilidade em contexto Europeu IEFP - EURES Volta de Apoio ao Emprego Braga, 28 de outubro de 2016 Mobilidade Geográfica De / para países terceiros (Europa além-eee e transcontinental) UE/EEE + Suíça Local

Leia mais

Prazo para o envio de candidaturas: Vaga: Agente temporário AD8 - AD9. 2. Funções:

Prazo para o envio de candidaturas: Vaga: Agente temporário AD8 - AD9. 2. Funções: AVISO DE VAGA N.º AD/T/01/16 para UM lugar de ADMINISTRADOR (M/F) no secretariado do Grupo I (Grupo dos Empregadores) do Comité Económico e Social Europeu (CESE) Publicação nos termos do artigo 2.º, alínea

Leia mais

(ECDC/AD/2016/ICT-GLPM)

(ECDC/AD/2016/ICT-GLPM) Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças Vaga para o lugar de Líder de Grupo para Gestão de Projetos na Unidade Tecnologias da Informação e Comunicação (ECDC/AD/2016/ICT-GLPM) Convidam-se os

Leia mais

formação desemprego Emprego e Formação Santé autorização de trabalho direitos salário contrato de trabalho procura de emprego equivalência de diplomas

formação desemprego Emprego e Formação Santé autorização de trabalho direitos salário contrato de trabalho procura de emprego equivalência de diplomas direitos autorização de trabalho formação autônomo contrato de trabalho procura de emprego equivalência de diplomas desemprego sindicatos salário Emprego e Formação Santé Trabalhar permite de sustentar

Leia mais

Informação adicional: Saúde e Enfermagem na Alemanha

Informação adicional: Saúde e Enfermagem na Alemanha Informação adicional: Saúde e Enfermagem na Alemanha Aqui na Alemanha enfermeiros passam por uma formação de três anos em uma escola de saúde e enfermagem (geralmente 2100 teoria e 2500 horas de prática).

Leia mais

CARREIRAS INTERNACIONAIS encontre o seu lugar no Mundo. Ministério da Defesa, 19 de janeiro de 2017

CARREIRAS INTERNACIONAIS encontre o seu lugar no Mundo. Ministério da Defesa, 19 de janeiro de 2017 CARREIRAS INTERNACIONAIS encontre o seu lugar no Mundo Ministério da Defesa, 19 de janeiro de 2017 COMO COMEÇOU www.trabalharnauniaoeuropeia.eu/estagios www.carreirasinternacionais.eu uma divulgação abrangente

Leia mais

Procura Ativa de Emprego

Procura Ativa de Emprego ESCOLA BÁSICA E INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO Procura Ativa de Emprego Profissionalizante 2017/2020 1ºAno Programa Cidadania Pré Profissionalização Portaria n.º 41/2010

Leia mais

SELEÇÃO DE AGENTES TEMPORÁRIOS PARA A DIREÇÃO-GERAL DO ORÇAMENTO

SELEÇÃO DE AGENTES TEMPORÁRIOS PARA A DIREÇÃO-GERAL DO ORÇAMENTO COM/TA/BUDG.D5/14/AD5 SELEÇÃO DE AGENTES TEMPORÁRIOS PARA A DIREÇÃO-GERAL DO ORÇAMENTO A Comissão Europeia está a organizar um processo de seleção para prover um lugar de administrador na Direção-Geral

Leia mais

I. PEDIDO DE INFORMAÇÕES relativo à disponibilização transnacional de trabalhadores no âmbito de uma prestação de serviços

I. PEDIDO DE INFORMAÇÕES relativo à disponibilização transnacional de trabalhadores no âmbito de uma prestação de serviços FORMULÁRIO PARA USO (FACULTATIVO) DA ADMINISTRAÇÃO QUE FAZ O PEDIDO I. PEDIDO DE INFORMAÇÕES relativo à disponibilização transnacional de trabalhadores no âmbito de uma prestação de serviços em conformidade

Leia mais

(ECDC/AD/2016/SRS-HEP)

(ECDC/AD/2016/SRS-HEP) Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças Vaga para o lugar de Perito de Alto Nível em Hepatite na Unidade Vigilância e Apoio à Resposta (ECDC/AD/2016/SRS-HEP) Convidam-se os interessados a apresentar

Leia mais

Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional. anos. Ligue-se ao Europass

Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional. anos. Ligue-se ao Europass Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional anos PT Ligue-se ao o O que é É um portefólio de documentos desenvolvido pela Comissão Europeia visando apoiar a mobilidade dos cidadãos europeus.

Leia mais

Convocada para Genebra pelo Conselho de Administração da Repartição Internacional do Trabalho e aí reunida a 7 de Junho de 1994, na sua 81.

Convocada para Genebra pelo Conselho de Administração da Repartição Internacional do Trabalho e aí reunida a 7 de Junho de 1994, na sua 81. Resolução da Assembleia da República n.º 37/2006 Convenção n.º 175, sobre trabalho a tempo parcial, da Organização Internacional do Trabalho, adoptada em Genebra em 24 de Junho de 1994. A Assembleia da

Leia mais

FERRAMENTAS E INSTRUMENTOS EUROPEUS

FERRAMENTAS E INSTRUMENTOS EUROPEUS FERRAMENTAS E INSTRUMENTOS EUROPEUS Glossário de conceitos, instrumentos e ferramentas Europeus para os jovens relativos ao emprego, qualificação, aprendizagem, Ensino Dual (WBL) e outros conceitos mencionados

Leia mais

Anúncio de concurso. Serviços

Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:270528-2014:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Apoio às atividades da parceria de inovação europeia «Cidades e comunidades

Leia mais

(ECDC/AD/2016/SRS-ETB)

(ECDC/AD/2016/SRS-ETB) Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças Vaga para o lugar Perito em Tuberculose na Unidade Vigilância e Apoio à Resposta (ECDC/AD/2016/SRS-ETB) Convidam-se os interessados a apresentar candidaturas

Leia mais

REGRAS INTERNAS RELATIVAS AOS ESTÁGIOS NO SECRETARIADO DO GRUPO PPE NO PARLAMENTO EUROPEU

REGRAS INTERNAS RELATIVAS AOS ESTÁGIOS NO SECRETARIADO DO GRUPO PPE NO PARLAMENTO EUROPEU REGRAS INTERNAS RELATIVAS AOS ESTÁGIOS NO SECRETARIADO DO GRUPO PPE NO PARLAMENTO EUROPEU Índice Artigo 1.º: Disposições gerais...3 Artigo 2.º: Modalidades de estágios...3 Artigo 3.º: Condições de admissão...3

Leia mais

TRABALHAR NA UE SER TRADUTOR NUMA INSTITUIÇÃO EUROPEIA

TRABALHAR NA UE SER TRADUTOR NUMA INSTITUIÇÃO EUROPEIA TRABALHAR NA UE SER TRADUTOR NUMA INSTITUIÇÃO EUROPEIA INSTITUIÇÕES EUROPEIAS Conselho da UE Comissão Europeia Comité Económico Social Europeu Comité das Regiões Parlamento Europeu Provedor de Justiça

Leia mais

Responsável de Recursos Humanos. Descrição das funções VAGA. Unidade: Gestão e Coordenação de Recursos Referência: ECDC/AST/2019/RMC-HRO

Responsável de Recursos Humanos. Descrição das funções VAGA. Unidade: Gestão e Coordenação de Recursos Referência: ECDC/AST/2019/RMC-HRO VAGA Responsável de Recursos Humanos Unidade: Gestão e Coordenação de Recursos Referência: ECDC/AST/2019/RMC-HRO Convidam-se os interessados a apresentar candidaturas para o lugar de agente temporário

Leia mais

TRABALHO DOMÉSTICO A NÍVEL DO DIREITO COMPARADO DR. HUGO BRAS CENTRO POLIVALENTE DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO MAPTSS 26 DE JUNHO DE 2015

TRABALHO DOMÉSTICO A NÍVEL DO DIREITO COMPARADO DR. HUGO BRAS CENTRO POLIVALENTE DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO MAPTSS 26 DE JUNHO DE 2015 TRABALHO DOMÉSTICO A NÍVEL DO DIREITO COMPARADO DR. HUGO BRAS CENTRO POLIVALENTE DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO MAPTSS 26 DE JUNHO DE 2015 DEFINIÇÃO aquele que presta serviços de natureza contínua e de finalidade

Leia mais

Jornal Oficial C 164 A. da União Europeia. Comunicações e Informações. Avisos. 60. o ano. Edição em língua portuguesa. 24 de maio de 2017.

Jornal Oficial C 164 A. da União Europeia. Comunicações e Informações. Avisos. 60. o ano. Edição em língua portuguesa. 24 de maio de 2017. Jornal Oficial da União Europeia C 164 A Edição em língua portuguesa Comunicações e Informações 60. o ano 24 de maio de 2017 Índice V Avisos PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS Tribunal de Contas 2017/C 164

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED:

O presente anúncio no sítio web do TED: 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:171326-2012:text:pt:html B-Bruxelas: Estudo sobre o quadro jurídico que abrange práticas comerciais desleais entre empresas

Leia mais

REGULAMENTO DE FREQUÊNCIA DOS ESTÁGIOS ERASMUS NOS MESTRADOS DO ISEG (2º CICLO)

REGULAMENTO DE FREQUÊNCIA DOS ESTÁGIOS ERASMUS NOS MESTRADOS DO ISEG (2º CICLO) REGULAMENTO DE FREQUÊNCIA DOS ESTÁGIOS ERASMUS NOS MESTRADOS DO ISEG (2º CICLO) Gabinete Erasmus e de Intercâmbio Página 1 de 8 A Decisão 2006/1729/CE do Parlamento Europeu e do Conselho estabelece no

Leia mais

Prazo: o prazo para o envio de candidaturas termina a 20 de março de 2017, ao meio-dia (hora de Bruxelas).

Prazo: o prazo para o envio de candidaturas termina a 20 de março de 2017, ao meio-dia (hora de Bruxelas). AVISO DE VAGA N.º AD/T/01/17 relativo a UM lugar de CHEFE de UNIDADE (M/F) no secretariado do Grupo I (Grupo dos Empregadores) do Comité Económico e Social Europeu Publicação nos termos do artigo 2.º,

Leia mais

PLANO DE CURSO. Formação para Profissionais. PORTUGAL ANGOLA MOÇAMBIQUE CABO VERDE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE BRASIL

PLANO DE CURSO. Formação para Profissionais.  PORTUGAL ANGOLA MOÇAMBIQUE CABO VERDE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE BRASIL PLANO DE CURSO PORTUGAL ANGOLA MOÇAMBIQUE CABO VERDE SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE BRASIL Formação para Profissionais + 2.000 Cursos Disponíveis A Melhor e Maior Oferta de Formação em Portugal + 1.300 Cursos na

Leia mais

Centro Nacional Europass - CNE

Centro Nacional Europass - CNE Centro Nacional Europass - CNE Reunião Cluster - Aprendizagem ao Longo da Vida CEARTE Centro de Formação Profissional do Artesanato Coimbra, 13 de Julho de 2010 Objectivos 1. Divulgação do Europass 2.

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED:

O presente anúncio no sítio web do TED: 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:395148-2015:text:pt:html Alemanha-Karlsruhe: Fornecimento de vestuário de trabalho e calçado de proteção a favor do Instituto

Leia mais

Jornada de trabalho LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA

Jornada de trabalho LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA Jornada de trabalho 1 A jornada de trabalho normal será o espaço de tempo durante o qual o empregado deverá prestar serviço ou permanecer à disposição do empregador, com habitualidade, executadas as horas

Leia mais

VIVER E TRABALHAR NA SUÍÇA. eu gosto particularmente na Suíça.» sobre o lago e os Alpes, é o que. «Um esplêndido nascer de sol

VIVER E TRABALHAR NA SUÍÇA. eu gosto particularmente na Suíça.» sobre o lago e os Alpes, é o que. «Um esplêndido nascer de sol «Um esplêndido nascer de sol sobre o lago e os Alpes, é o que eu gosto particularmente na Suíça.» Claudia Ruisi, parteira, Bélgica VIVER E TRABALHAR NA SUÍÇA + O SISTEMA DE SEGURANÇA SOCIAL NA SUÍÇA +

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED:

O presente anúncio no sítio web do TED: 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:131090-2015:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Prestação de serviços de dentista-assistente junto do regime complementar

Leia mais

Bolsas asppa+ Regulamento para o ano de 2017

Bolsas asppa+ Regulamento para o ano de 2017 Bolsas asppa+ Regulamento para o ano de 2017 Bolsa asppa+: Suporte financeiro a um Português que, durante um período limitado de tempo, desenvolva um projecto profissional numa empresa ou Instituição alemã,

Leia mais

REF.ª 5/2018_AM_TSP RECRUTAMENTO DE 1 TRABALHADOR PARA A CARREIRA DE TÉCNICO SUPERIOR PARA O DEPARTAMENTO DE ACESSO AO MERCADO

REF.ª 5/2018_AM_TSP RECRUTAMENTO DE 1 TRABALHADOR PARA A CARREIRA DE TÉCNICO SUPERIOR PARA O DEPARTAMENTO DE ACESSO AO MERCADO REF.ª 5/2018_AM_TSP RECRUTAMENTO DE 1 TRABALHADOR PARA A CARREIRA DE TÉCNICO SUPERIOR PARA O DEPARTAMENTO DE ACESSO AO MERCADO A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) pretende recrutar 1 (um) trabalhador

Leia mais

EURES Uma rede ao serviço da mobilidade dos trabalhadores na Europa. PORTO, 28 Novembro 2007

EURES Uma rede ao serviço da mobilidade dos trabalhadores na Europa. PORTO, 28 Novembro 2007 EURES Uma rede ao serviço da mobilidade dos trabalhadores na Europa PORTO, 28 Novembro 2007 Motivações para a Mobilidade Situação económica difícil no país de origem e falta de perspectivas de emprego

Leia mais

B-Bruxelas: Estudo sobre o acesso das PME aos mercados de contratos públicos e da agregação da procura na UE 2012/S Anúncio de concurso

B-Bruxelas: Estudo sobre o acesso das PME aos mercados de contratos públicos e da agregação da procura na UE 2012/S Anúncio de concurso 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:178430-2012:text:pt:html B-Bruxelas: Estudo sobre o acesso das PME aos mercados de contratos públicos e da agregação

Leia mais

B-Bruxelas: Prestação de serviços administrativos e de recepção 2012/S Anúncio de concurso. Serviços

B-Bruxelas: Prestação de serviços administrativos e de recepção 2012/S Anúncio de concurso. Serviços 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:207878-2012:text:pt:html B-Bruxelas: Prestação de serviços administrativos e de recepção 2012/S 126-207878 Anúncio de

Leia mais

I-Parma: Preparação de relatórios de síntese dos processos sobre enzimas alimentares 2013/S Anúncio de concurso.

I-Parma: Preparação de relatórios de síntese dos processos sobre enzimas alimentares 2013/S Anúncio de concurso. 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:112546-2013:text:pt:html I-Parma: Preparação de relatórios de síntese dos processos sobre enzimas alimentares 2013/S

Leia mais

Luxemburgo-Luxemburgo: BEI - VP-1261 Serviços de produção de filmes 2015/S Anúncio de concurso

Luxemburgo-Luxemburgo: BEI - VP-1261 Serviços de produção de filmes 2015/S Anúncio de concurso 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:305817-2015:text:pt:html Luxemburgo-Luxemburgo: BEI - VP-1261 Serviços de produção de filmes 2015/S 168-305817 Anúncio

Leia mais

MUNICÍPIO DE ALCOBAÇA CÂMARA MUNICIPAL

MUNICÍPIO DE ALCOBAÇA CÂMARA MUNICIPAL FORMULÁRIO DE CANDIDATURA A PROCEDIMENTO CONCURSAL CÓDIGO DE IDENTIFICAÇÃO DO PROCESSO Código da publicitação do procedimento Código de candidato A preencher pela entidade empregadora CARACTERIZAÇÃO DO

Leia mais

Multilinguismo, Competitividade e Mercados de Trabalho EUROPASS

Multilinguismo, Competitividade e Mercados de Trabalho EUROPASS Multilinguismo, Competitividade e Mercados de Trabalho EUROPASS Denise Castilho de Matos Moura 5 de Dezembro 2014 Divisão de Relações Externas : Divisão de Relações Externas: O QUE É O EUROPASS Cinco documentos

Leia mais

ANÚNCIO DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. Localização: Moçambique

ANÚNCIO DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS. Localização: Moçambique ANÚNCIO DE CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS Designação do contrato: ASSISTÊNCIA TÉCNICA AOS BENEFICIÁRIOS DOS INSTRUMENTOS TEMÁTICOS Localização: Moçambique 1. Referência ASSISTÊNCIA TÉCNICA AOS BENEFICIÁRIOS

Leia mais

Luxemburgo-Luxemburgo: FL/GEN16-01 Serviços de tradução 2016/S Anúncio de concurso. Serviços

Luxemburgo-Luxemburgo: FL/GEN16-01 Serviços de tradução 2016/S Anúncio de concurso. Serviços 1 / 13 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:238933-2016:text:pt:html Luxemburgo-Luxemburgo: FL/GEN16-01 Serviços de tradução 2016/S 133-238933 Anúncio de concurso

Leia mais

O PROGRAMA LEONARDO DA VINCI

O PROGRAMA LEONARDO DA VINCI O PROGRAMA LEONARDO DA VINCI Albino Oliveira O que é o Programa Leonardo da Vinci? É um Programa Comunitário de Acção em Matéria de Formação Profissional que agora se encontra na sua segunda fase (01 de

Leia mais

REF.ª 26/2017 LPF_TES RECRUTAMENTO DE UM TRABALHADOR PARA A CARREIRA DE TÉCNICO ESPECIALISTA PARA O DEPARTAMENTO DE LICENCIAMENTO E FORMAÇÃO

REF.ª 26/2017 LPF_TES RECRUTAMENTO DE UM TRABALHADOR PARA A CARREIRA DE TÉCNICO ESPECIALISTA PARA O DEPARTAMENTO DE LICENCIAMENTO E FORMAÇÃO REF.ª 26/2017 LPF_TES RECRUTAMENTO DE UM TRABALHADOR PARA A CARREIRA DE TÉCNICO ESPECIALISTA PARA O DEPARTAMENTO DE LICENCIAMENTO E FORMAÇÃO A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) pretende recrutar

Leia mais

(Avisos) PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS COMISSÃO EUROPEIA

(Avisos) PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS COMISSÃO EUROPEIA 9.11.2010 C 302 A/1 V (Avisos) PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS COMISSÃO EUROPEIA ANÚNCIO DE VAGA Director da Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho Bilbau (Espanha) (COM/2010/10285) (2010/C

Leia mais

P-Lisboa: Prestação de serviços de interpretação para reuniões da EMSA 2013/S Anúncio de concurso. Serviços

P-Lisboa: Prestação de serviços de interpretação para reuniões da EMSA 2013/S Anúncio de concurso. Serviços 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:78782-2013:text:pt:html P-Lisboa: Prestação de serviços de interpretação para reuniões da EMSA 2013/S 049-078782 Anúncio

Leia mais

(ECDC/AD/2016/SRS-SEVPD)

(ECDC/AD/2016/SRS-SEVPD) Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças Vaga para o lugar de Perito de Alto Nível para Doenças preveníveis pela vacinação na Unidade Vigilância e Apoio à Resposta (ECDC/AD/2016/SRS-SEVPD) Convidam-se

Leia mais

UNIDADE 1. CONTEXTO DE TRABALHO: APRENDIZAGEM EM CONTEXTO DE TRABALHO

UNIDADE 1. CONTEXTO DE TRABALHO: APRENDIZAGEM EM CONTEXTO DE TRABALHO UNIDADE 1. CONTEXTO DE TRABALHO: APRENDIZAGEM EM CONTEXTO DE TRABALHO Por Aprendizagem em Contexto de Trabalho (WBL) entende-se o processo de aprendizagem que acontece em contexto de trabalho real, remunerado

Leia mais

Guia de Procedimentos

Guia de Procedimentos Guia de Procedimentos Atribuição de Bolsas de Investigação do CIIMAR Gabinete Gestão de Projetos Gabinete Apoio Jurídico Investigador Responsável Constituição do Júri; Elaboração da 1ª. Ata; Elaboração

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED:

O presente anúncio no sítio web do TED: 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:65714-2015:text:pt:html Alemanha-Berlim: Prestação de serviços de consultoria em matéria de meios de comunicação no domínio

Leia mais

Procura de emprego na Europa

Procura de emprego na Europa Procura de emprego na Europa IEFP - EURES Volta de Apoio ao Emprego CADAVAL, 28 de ABRIL, de 2015 EURES Que área de intervenção? 32 países 28 Estados-membros UE Noruega, Islândia, Liechtenstein Suíça EURES

Leia mais

OFERTA DE EMPREGO - RESPONSÁVEL DA UNIDADE DE CONTROLE DE GESTÃO (M/F) / TESE

OFERTA DE EMPREGO - RESPONSÁVEL DA UNIDADE DE CONTROLE DE GESTÃO (M/F) / TESE DATA: 16.07.2018 OFERTA DE EMPREGO - RESPONSÁVEL DA UNIDADE DE CONTROLE DE GESTÃO (M/F) / TESE Refª do Anúncio: GIP/CD/Julho 2018/0087 A TESE é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento

Leia mais

Espanha-Sevilha: Serviços de empresas de trabalho temporário para a seleção e disponibilização de pessoal temporário 2014/S

Espanha-Sevilha: Serviços de empresas de trabalho temporário para a seleção e disponibilização de pessoal temporário 2014/S 1/6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:252036-2014:text:pt:html Espanha-Sevilha: Serviços de empresas de trabalho temporário para a seleção e disponibilização

Leia mais

CAMÂRA MUNICIPAL DE ALIJO - HABITAÇÃO SOCIAL FORMULÁRIO DE CANDIDATURA PARA A INSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ATRIBUIÇÃO DE HABITAÇÃO SOCIAL DO MUNICÍPIO

CAMÂRA MUNICIPAL DE ALIJO - HABITAÇÃO SOCIAL FORMULÁRIO DE CANDIDATURA PARA A INSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ATRIBUIÇÃO DE HABITAÇÃO SOCIAL DO MUNICÍPIO FORMULÁRIO DE CANDIDATURA PARA A INSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ATRIBUIÇÃO DE HABITAÇÃO SOCIAL DO MUNICÍPIO BAIRRO SOCIAL A QUE SE CANDIDATA: FREGUESIA /UNIÃO DE FREGUESIA DE: 1. Identificação do candidato Nome

Leia mais

CENTRO DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE DO PORTO

CENTRO DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE DO PORTO CENTRO DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE DO PORTO Regulamento de Bolsas de Investigação Científica CAPÍTULO I Disposições gerais Artigo 1º Âmbito O presente Regulamento, aprovado pela Fundação para a Ciência

Leia mais

CANDIDATURA AO PROGRAMA PROJOVEM MEDIDA ESTÁGIO GARANTIA (Portaria nº 136/2014 de 6 de agosto)

CANDIDATURA AO PROGRAMA PROJOVEM MEDIDA ESTÁGIO GARANTIA (Portaria nº 136/2014 de 6 de agosto) CANDIDATURA AO PROGRAMA PROJOVEM MEDIDA ESTÁGIO GARANTIA (Portaria nº 136/2014 de 6 de agosto) Processo nº: 201_/PROJ/ O formulário deve estar totalmente preenchido e com todos os documentos em anexo.

Leia mais

REF.ª 7/2018_DRE_ASA RECRUTAMENTO DE 2 TRABALHADORES PARA A CARREIRA DE ASSISTENTE ADMINISTRATIVO PARA A DIREÇÃO DE REGULAÇÃO ECONÓMICA

REF.ª 7/2018_DRE_ASA RECRUTAMENTO DE 2 TRABALHADORES PARA A CARREIRA DE ASSISTENTE ADMINISTRATIVO PARA A DIREÇÃO DE REGULAÇÃO ECONÓMICA REF.ª 7/2018_DRE_ASA RECRUTAMENTO DE 2 TRABALHADORES PARA A CARREIRA DE ASSISTENTE ADMINISTRATIVO PARA A DIREÇÃO DE REGULAÇÃO ECONÓMICA A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) pretende recrutar 2

Leia mais

SERVIÇO EUROPEU DE SELECÇÃO DO PESSOAL

SERVIÇO EUROPEU DE SELECÇÃO DO PESSOAL 3.11.2010 PT Jornal Oficial da União Europeia C 297 A/1 V (Avisos) PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS SERVIÇO EUROPEU DE SELECÇÃO DO PESSOAL ANÚNCIO DE CONCURSOS GERAIS EPSO/AST/105-106-107-108/10 VERIFICADORES

Leia mais

EURES Trabalhar na Europa: por onde começar? Gondomar, 26 Maio 2017

EURES Trabalhar na Europa: por onde começar? Gondomar, 26 Maio 2017 EURES Trabalhar na Europa: por onde começar? Gondomar, 26 Maio 2017 Rede EURES O que é? uma rede de serviços de emprego e de outras organizações intervenientes na área do emprego a nível europeu. coordenada

Leia mais

PROGRAMA ERASMUS + mobilidades 2017/2018

PROGRAMA ERASMUS + mobilidades 2017/2018 PROGRAMA ERASMUS + mobilidades 2017/2018 Nomeação dos estudantes junto da instituição de acolhimento 1ª etapa Candidatura direta à instituição de acolhimento Confirmação de prazos; Documentos de candidatura;

Leia mais

Regulamento do Programa Manutenção de Postos de Trabalho. a) Colaborar na manutenção do nível de emprego das empresas com sede na Região;

Regulamento do Programa Manutenção de Postos de Trabalho. a) Colaborar na manutenção do nível de emprego das empresas com sede na Região; Regulamento do Programa Manutenção de Postos de Trabalho 1 - Objectivos: a) Colaborar na manutenção do nível de emprego das empresas com sede na Região; b) Combater os riscos de aumento do desemprego motivado

Leia mais

EURES Encontrar um emprego na Europa. Março 2017

EURES Encontrar um emprego na Europa. Março 2017 EURES Encontrar um emprego na Europa Março 2017 Rede EURES O que é? uma rede de serviços de emprego e de outras organizações intervenientes na área do emprego a nível europeu coordenada pela Comissão Europeia

Leia mais

GUIA PRÁTICO DOENÇA PROFISSIONAL - CERTIFICAÇÃO

GUIA PRÁTICO DOENÇA PROFISSIONAL - CERTIFICAÇÃO GUIA PRÁTICO DOENÇA PROFISSIONAL - CERTIFICAÇÃO INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P ISS, I.P. Pág. 1/12 FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Doença Profissional - Certificação (N28 v4.06) PROPRIEDADE Instituto

Leia mais

Estados da União Europeia, Islândia, Listenstaina, Noruega e Suíça (Sou cidadão) Atualizado em:

Estados da União Europeia, Islândia, Listenstaina, Noruega e Suíça (Sou cidadão) Atualizado em: Estados da União Europeia, Islândia, SEGURANÇA SOCIAL Listenstaina, Noruega e Suíça (Sou cidadão) Atualizado em: 25-07-2016 Esta informação destina-se a que cidadãos Mobilidade Internacional Pessoas abrangidas

Leia mais

REF.ª 11/2018_LPF_ASA

REF.ª 11/2018_LPF_ASA REF.ª 11/2018_LPF_ASA RECRUTAMENTO DE 2 TRABALHADORES PARA A CARREIRA DE ASSISTENTE ADMINISTRATIVO PARA O DEPARTAMENTO DE LICENCIAMENTO DE PESSOAL E FORMAÇÃO A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC)

Leia mais

PROPOSTA DE ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2011 CÓDIGO DOS REGIMES CONTRIBUTIVOS DO SISTEMA PREVIDENCIAL DE SEGURANÇA SOCIAL

PROPOSTA DE ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2011 CÓDIGO DOS REGIMES CONTRIBUTIVOS DO SISTEMA PREVIDENCIAL DE SEGURANÇA SOCIAL Nº 2-2010 PROPOSTA DE ORÇAMENTO DO ESTADO PARA 2011 CÓDIGO DOS REGIMES CONTRIBUTIVOS DO SISTEMA PREVIDENCIAL DE SEGURANÇA SOCIAL 1. INTRODUÇÃO Foi apresentada na última sexta-feira, dia 15 de Outubro,

Leia mais

Luxemburgo-Luxemburgo: Assistência à gestão técnica dos edifícios dos gabinetes de informação do Parlamento Europeu 2016/S

Luxemburgo-Luxemburgo: Assistência à gestão técnica dos edifícios dos gabinetes de informação do Parlamento Europeu 2016/S 1 / 6 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:12498-2016:text:pt:html Luxemburgo-Luxemburgo: Assistência à gestão técnica dos edifícios dos gabinetes de informação

Leia mais

REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) /... DA COMISSÃO. de

REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) /... DA COMISSÃO. de COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 20.12.2017 C(2017) 8871 final REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) /... DA COMISSÃO de 20.12.2017 que estabelece os requisitos administrativos e científicos associados a alimentos tradicionais

Leia mais

GUIA PRÁTICO FUNDO DE GARANTIA SALARIAL INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P

GUIA PRÁTICO FUNDO DE GARANTIA SALARIAL INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P GUIA PRÁTICO FUNDO DE GARANTIA SALARIAL INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Fundo de Garantia Salarial (2003 v4.14) PROPRIEDADE Instituto da Segurança Social, I.P. AUTOR

Leia mais

B-Geel: Aluguer de contentores para escritórios 2013/S Anúncio de concurso. Fornecimentos

B-Geel: Aluguer de contentores para escritórios 2013/S Anúncio de concurso. Fornecimentos 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:135481-2013:text:pt:html B-Geel: Aluguer de contentores para escritórios 2013/S 081-135481 Anúncio de concurso Fornecimentos

Leia mais

ANÚNCIO DE CONCURSO. Recrutamento do Candidato de Cabo Verde/ CEDEAO para o Conselho da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI)

ANÚNCIO DE CONCURSO. Recrutamento do Candidato de Cabo Verde/ CEDEAO para o Conselho da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) ANÚNCIO DE CONCURSO Recrutamento do Candidato de Cabo Verde/ CEDEAO para o Conselho da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) O presente anúncio tem por objectivo selecionar um candidato de

Leia mais

O presente anúncio no sítio web do TED:

O presente anúncio no sítio web do TED: 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:123782-2015:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Contrato de serviços relativo a um estudo ambiental de referência para o desenvolvimento

Leia mais

GUIA PRÁTICO REGIME DE PROTEÇÃO SOCIAL DE TRABALHADORES EM FUNÇÕES PÚBLICAS INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P

GUIA PRÁTICO REGIME DE PROTEÇÃO SOCIAL DE TRABALHADORES EM FUNÇÕES PÚBLICAS INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P GUIA PRÁTICO REGIME DE PROTEÇÃO SOCIAL DE TRABALHADORES EM FUNÇÕES PÚBLICAS INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, I.P FICHA TÉCNICA TÍTULO Guia Prático Regime de Proteção Social de Trabalhadores em Funções Públicas

Leia mais

Ficha informa,va. Renovar a sua autorização de residência no Luxemburgo

Ficha informa,va. Renovar a sua autorização de residência no Luxemburgo Ficha informa,va elaborada pela Associação de Apoio aos Trabalhadores Imigrantes (ASTI asbl) no quadro do projecto «informar se é integrarse», cofinanciado pelo Fundo Europeu para a Integração e pelo Gabinete

Leia mais

Convite à apresentação de propostas de iniciativas ou projetos a integrar na Plataforma eletrónica da Campanha Juntos contra a Fome!

Convite à apresentação de propostas de iniciativas ou projetos a integrar na Plataforma eletrónica da Campanha Juntos contra a Fome! Convite à apresentação de propostas de iniciativas ou projetos a integrar na Plataforma eletrónica da Campanha Juntos contra a Fome! Anexo - 2 Ficha de apresentação do proponente Por cada candidatura devem

Leia mais

Bélgica-Bruxelas: Curso de formação de formadores para o pessoal da sala de operações navais 2014/S Anúncio de concurso.

Bélgica-Bruxelas: Curso de formação de formadores para o pessoal da sala de operações navais 2014/S Anúncio de concurso. 1/5 O presente anúncio no sítio web do TED: http://ted.europa.eu/udl?uri=ted:notice:363892-2014:text:pt:html Bélgica-Bruxelas: Curso de formação de formadores para o pessoal da sala de operações navais

Leia mais

Check-list: Visto de Visita familiar/amigo ou Estudo de Curta duração Categoria de Visto C

Check-list: Visto de Visita familiar/amigo ou Estudo de Curta duração Categoria de Visto C Check-list: Visto de Visita familiar/amigo ou Estudo de Curta duração Categoria de Visto C Aviso importante: O pedido de visto deverá ser efetuado presencialmente pelo requerente 1 - Formulário Pedido

Leia mais

Regulamento de Bolsas de Investigação Científica

Regulamento de Bolsas de Investigação Científica Regulamento de Bolsas de Investigação Científica Capítulo I Disposições gerais Artigo 1º Âmbito O presente Regulamento, aprovado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, ao abrigo da Lei nº 40/2004,

Leia mais

Assunto: INOV Social

Assunto: INOV Social CIRCULAR Nº 22/2010 (SF) RF/MS/RC Lisboa, 11 de Março de 2010 Assunto: INOV Social Caro Associado, Chamamos a atenção para a Portaria n.º 154/2010, de 11 de Março, que publica em anexo o Regulamento da

Leia mais

REF.ª 01/2017_DCM_TSP RECRUTAMENTO DE UM TRABALHADOR PARA A CARREIRA DE TÉCNICO SUPERIOR PARA A DIREÇÃO DE CERTIFICAÇÃO MÉDICA

REF.ª 01/2017_DCM_TSP RECRUTAMENTO DE UM TRABALHADOR PARA A CARREIRA DE TÉCNICO SUPERIOR PARA A DIREÇÃO DE CERTIFICAÇÃO MÉDICA REF.ª 01/2017_DCM_TSP RECRUTAMENTO DE UM TRABALHADOR PARA A CARREIRA DE TÉCNICO SUPERIOR PARA A DIREÇÃO DE CERTIFICAÇÃO MÉDICA A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) pretende recrutar 1 (um) trabalhador

Leia mais