Caixa de Ferramentas de Dislexia. ( material traduzido do site do NCLD, disponível em ) Índice Geral

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Caixa de Ferramentas de Dislexia. ( material traduzido do site do NCLD, disponível em http://www.ncld.org/ ) Índice Geral"

Transcrição

1 Caixa de Ferramentas de Dislexia Uma ferramenta essencial oferecida pelo National Center for Learning Disabilities (NCLD) ( material traduzido do site do NCLD, disponível em ) Índice Geral Parte Um. Básico Capítulo 1: O que é dislexia? Capítulo 2: Sinais comuns de alerta para dislexia em crianças de pré-escola até 2º ano Capítulo 3: Sinais comuns de alerta para dislexia em crianças de 3º a 8º ano Capítulo 4: Sinais comuns de alerta para dislexia em adolescentes Capítulo 5: Sinais comuns de alerta para dislexia em alunos universitários e adultos Capítulo 6: Testes para dislexia Capítulo 7: Recursos úteis em dislexia Capítulo 8: Vídeo O que é dislexia? Parte 2. Viver e Aprender com Dislexia Capítulo 9: Os livros digitais e os áudio-livros podem melhorar os resultados de aprendizagem da criança? Capítulo 10: Como fazer adaptações para os alunos com dislexia Capítulo 11: Lição de Casa lição Um Capítulo 12: Como advocacy pode levar à inovação: Entrevista com Ben Foss Capítulo 13: Dislexia: um obstáculo e não uma limitação Capítulo 1 O que é dislexia?

2 Assim como as demais dificuldades de aprendizagem, a dislexia é um desafio permanente com o qual a pessoa já nasce. Este transtorno de processamento de linguagem pode prejudicar a leitura, a escrita, a ortografia e, às vezes, até a fala. Antes de irmos mais além, vamos dar uma olhada em como a dislexia pode manifestar-se por escrito. Este texto foi retirado de uma entrevista com Ben Foss, aluno graduado na Universidade de Stanford. Esta entrevista está na página 34. (N.T.: Tradução livre do texto. Ele contém erros de ortografia, troca e omissão de letras, alguns conectivos estão ausentes, mas a leitura e entendimento do texto são como segue.) É essencial que você vivencie a situação de revelar quem você é e como se sente ao não precisar mais esconder esta questão. Pode parecer assustador ter que dizer às pessoas que você faz parte de um grupo rotulado como preguiçoso ou burro. Eu senti na pele esta situação. No dia em que entreguei minha tese na Faculdade de Direito de Stanford, um colega de classe riu alto na secretaria quando soube que eu tinha o termo transtorno de aprendizagem no meu título. Eles mal conseguem articular alguma coisa!. Eu olhei para ele e expliquei que eu tinha transtorno de aprendizagem. Ele ficou muito sem graça e se desculpou. A dislexia não é sinal de baixa inteligência ou de preguiça. Também não é resultado de comprometimento visual. As crianças e os adultos com dislexia apresentam um distúrbio neurológico que pode fazer o cérebro processar e interpretar as informações de forma diferente. A dislexia se dá entre pessoas de todas as faixas econômicas e etnias. Em geral, mais de um membro da família apresenta a dislexia. De acordo com o Instituto Americano de Desenvolvimento Infantil e Humano (NICHD) um total de 15% dos americanos têm problemas graves de leitura. Muito do que acontece na sala de aulas está baseado em leitura e em escrita. Assim, é importante identificar a dislexia o mais precoce possível. Por meio do uso de métodos alternativos de aprendizagem, as pessoas com dislexia podem alcançar o sucesso escolar. Quais os efeitos da dislexia? A dislexia pode afetar as pessoas de formas diferentes. Depende, em parte, da gravidade dos transtornos de aprendizagem e do sucesso dos métodos alternativos. Algumas pessoas com dislexia terão dificuldades em leitura e ortografia, outras em escrita, outras ainda em diferenciar direita e esquerda. Algumas crianças mostram poucos sinais de dificuldade no início da aprendizagem de leitura e de escrita. Porém, mais tarde, podem ter dificuldades com as habilidades complexas de linguagem, como gramática, compreensão de leitura ou escrita mais elaborada. A dislexia pode dificultar ainda a clara expressão da pessoa. Pode ser mais difícil usar o vocabulário e estruturar seus pensamentos durante a conversação. Outros terão dificuldades em entender quando as pessoas falam com eles.

3 Fica ainda mais difícil com pensamentos abstratos e linguagem não literal, como provérbios e piadas. Todos estes efeitos podem ter um grande impacto sobre a autoimagem da pessoa. Sem ajuda, as crianças ficam frustradas com a aprendizagem. O estresse de resolver as questões escolares faz com que a criança com dislexia perca a motivação para continuar e superar os obstáculos que enfrenta. Quais são os sinais de alerta? A dislexia tem diferentes sinais de alerta em pessoas de diferentes idades. Vide páginas 5-16 para obter mais informações sobre os sinais da dislexia em pessoas de diferentes grupos etários. Todas as pessoas às vezes enfrentam dificuldades em aprender. Transtornos de aprendizagem como dislexia, no entanto, são consistentes e não desaparecem com o tempo. As listas a seguir servem como guia geral para se identificar a dislexia. Outro recurso a considerar é o Checklist Interativo de Transtornos de Aprendizagem. Finalmente, é importante saber que alguns sintomas listados a seguir aplicam-se a outros transtornos de aprendizagem, como o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, que muitas vezes coexiste com a dislexia. Se seu filho apresentar ao mesmo tempo vários desses sinais, não hesite em buscar ajuda. Marque os sinais que se aplicam ao seu filho e leve a lista para um profissional. Com identificação adequada e suporte, seu filho será capaz de ter sucesso na escola, no ambiente de trabalho e na vida. Ninguém conhece seu filho melhor do que você, então confie em seus instintos caso ache que há necessidade de pedir ajuda. Como a dislexia é identificada? Os profissionais treinados podem detectar a presença de dislexia usando uma avaliação formal. Este instrumento avalia a capacidade de a pessoa usar e entender a linguagem falada e escrita. Analisa os pontos fortes e fracos entre as várias habilidades necessárias para a leitura. Leva ainda em consideração vários outros fatores, como história familiar, intelectual, experiência escolar e ambiente social. Como a dislexia é tratada? É sempre recomendável que a dislexia seja descoberta o mais cedo possível. Os adultos com dislexia não detectada em geral trabalham em empregos bem abaixo de sua capacidade intelectual. Mas com a ajuda de um tutor, professor ou outro profissional qualificado, praticamente todas as pessoas com dislexia podem se tornar bons leitores e escritores. Use as estratégias a seguir para ter sucesso com a dislexia:

4 Exponha a criança desde cedo a situações de leitura oral, escrita, desenho e prática, para incentivar o desenvolvimento de conhecimento por escrito, a formação básica das letras, habilidades de reconhecimento e atenção ao mundo linguístico (relação entre som e significado). A criança deve ler diferentes tipos de texto, incluindo livros, revistas, propagandas, e histórias em quadrinhos. Inclua instruções estruturadas e multissensoriais. Use visão, som e tato ao apresentar novas ideias. Busque fazer modificações na sala de aulas. Podem incluir maior tempo para execução das tarefas, ajuda para a tomada de notas, testes orais, ou outras formas de avaliação. Use áudio-livros e tecnologia de suporte. Alguns exemplos são leitores de tela e software de reconhecimento de voz. Obtenha ajuda para as questões emocionais que irão surgir em função do maior esforço necessário para superar as dificuldades acadêmicas. A leitura e a escrita são habilidades essenciais para nossa vida diária. No entanto, é importante enfatizar outros aspectos também da aprendizagem e da expressão. Assim como todas as pessoas, aquelas que têm dislexia gostam de atividades que reforçam seus pontos fortes e seus interesses. Por exemplo, as pessoas com dislexia podem se mostrar mais atraídas a áreas que não enfatizam o uso de linguagem. Alguns exemplos são desenho, arte, arquitetura, engenharia e cirurgia. Capítulo 2 Sinais comuns de alerta para dislexia em crianças de pré-escola até 2º ano A dislexia é mais comumente identificada em idade escolar, porém há sinais de dislexia que podem ser frequentemente detectados em crianças pré-escolares também. Se você está preocupado com seu filho, veja a lista de verificação abaixo com os sinais de alerta mais comuns para dislexia em crianças pré-escolares até o 2º ano. Pelo menos nos últimos seis meses, meu filho teve dificuldades em: Linguagem: Aprender o alfabeto, os números e os dias da semana; Nomear pessoas e objetos; Falar de forma precisa e usar um vocabulário variado e adequado para a idade; Manter um assunto; Interessar-se por estórias ou livros; Aprender a falar (atrasada em relação a outras crianças);

5 Entender a relação entre falante e ouvinte; Pronunciar as palavras corretamente (sem trocas de letras); Aprender e usar corretamente novo vocabulário; Distinguir palavras com o mesmo som; Fazer rimas com as palavras; Entender instruções e orientações; Repetir o que acaba de ser dito. Leitura: Nomear as letras; Reconhecer letras, bater letras com sons e combinar os sons ao falar; Aprender a ler conforme o esperado para sua idade; Associar letras com sons, entender a diferença entre os sons dentro das palavras; Reconhecer e se lembrar de ter visto palavras; Lembrar-se de palavras escritas; Diferenciar entre as letras e as palavras que são semelhantes; Aprender e se lembrar de novas palavras; Manter a sequência sem pular as palavras durante a leitura; Mostrar confiança e interesse na leitura. Escrita: Aprender a copiar e escrever segundo sua idade; Escrever números, letras e símbolos na ordem correta; Escrever as palavras de forma correta e consistente na maior parte das vezes; Ler e corrigir um trabalho escrito. Sócio Emocional: Fazer e manter amigos; Interpretar as pistas não verbais, a linguagem corporal e o tom de voz; Estar motivado e autoconfiante sobre a aprendizagem. Outros: Senso de direção/ conceitos espaciais (como direita e esquerda); Realizar de forma consistente as várias tarefas diárias. Capítulo 3 Sinais comuns de alerta para dislexia em crianças de 3º a 8º ano

6 Você está preocupado que seu filho nos primeiros anos de escola não está aprendendo, se comunicando ou se relacionando com os outros de forma tão fácil quanto seus colegas? Seu filho tem, em especial, dificuldades com a leitura? Isso está afetando a confiança e a motivação de seu filho? Se a resposta for sim, a lista abaixo com os sinais de alerta mais comuns para dislexia nas crianças entre o 3º e o 8º anos irá ajudá-lo a esclarecer suas preocupações. Pelo menos nos últimos seis meses, meu filho teve dificuldades em: Linguagem: Leitura: Escrita: Entender instruções ou orientações; Repetir o que acaba de ser dito em uma sentença correta; Manter um assunto e entender seu ponto central (fica perdido em detalhes); Nomear pessoas e objetos; Falar de forma precisa, com linguagem adequada, boa gramática e vocabulário variado; Diferenciar entre palavras e sons semelhantes; Pronunciar as palavras corretamente; Falar de forma natural, sem muitas paradas ou pausas cheias (hum...); Fazer rimas; Entender humor, jogos de palavras e expressões idiomáticas. Ler conteúdo adequado para a idade de forma fluente; Ler em voz alta ou silenciosamente com bom entendimento; Sentir-se confiante e interessado na leitura; Lembrar-se de palavras chave e outras palavras escritas; Lembrar-se e aprender novos vocábulos; Analisar de forma precisa palavras desconhecidas (em vez de simplesmente adivinhar); Ler palavras e letras na ordem correta, sem reverter ou pulá-las; Entender o enunciado dos problemas de matemática. Ter domínio sobre as regras de ortografia; Escrever letras, números e símbolos na ordem correta; Revisar e corrigir trabalhos escritos por ele mesmo; Expressar ideias de forma organizada (crianças mais velhas); Preparar/ organizar trabalhos escritos (crianças mais velhas); Desenvolver com precisão ideias por escrito (crianças mais velhas); Ouvir e tomar notas ao mesmo tempo (crianças mais velhas). Sócio Emocional: Participar em atividade de grupo e manter um status social positivo;

7 Interpretar as pistas não verbais, linguagem corporal, humor e tom de voz; Lidar com a pressão dos pares e situações embaraçosas e expressar os sentimentos adequadamente; Estabelecer metas sociais realistas; Manter a autoestima positiva sobre a aprendizagem e se dar bem com as outras crianças; Ter confiança de que se encaixa no grupo de seus colegas de classe e outros amigos. Outros: Aprender/ lembrar-se de novas habilidades, usar muito a memória; Lembrar-se de fatos e de números; Senso de direção/ conceitos espaciais (como direita e esquerda); Ter desempenho consistente nas várias tarefas; Aplicar as mesmas habilidades em situações diferentes; Aprender novos jogos e dominar os quebra-cabeças. Capítulo 4 Sinais comuns de alerta para dislexia em adolescentes Você está preocupado porque seu filho adolescente está com dificuldades no trabalho escolar? Você observou qualquer dificuldade social ou certa tendência de manter distância dos pares? Parece que o problema dele é falta de motivação? Será que a baixa autoestima está tirando dele a alegria de aprender? Todos esses podem ser sinais de um transtorno de aprendizagem ainda não detectado, como a dislexia. Reveja os pontos da lista abaixo, pois são sinais de alerta comuns para dislexia em adolescentes. Pelo menos nos últimos seis meses, meu filho adolescente tem mostrado dificuldades em: Linguagem: Falar de forma fluente (sem parar) e precisa, usando um vocabulário rico; Entender instruções e orientações; Usar gramática e vocabulário corretos; Entender a relação entre o falante e o ouvinte; participar adequadamente de conversas; Manter um assunto e entender o ponto chave (sem se prender em detalhes); Resumir a estória; Diferenciar entre as palavras que têm som e aparência semelhantes;

8 Leitura: Escrita: Entender linguagem não literal, como as expressões idiomáticas e as piadas. Ler com velocidade e precisão esperadas para sua série escolar; Ler em voz alta; Ler sem perder a sequência e substituir ou pular palavras; Reconhecer as palavras visualmente; Usar análise de palavras (e não adivinhação) para ler/ aprender palavras desconhecidas; Apreciar e ter confiança na leitura. Usar ortografia precisa e consistente; Revisar e corrigir o trabalho escrito; Preparar um esquema para elaboração de trabalhos escritos; Expressar ideias de forma lógica e organizada; Desenvolver as ideias plenamente no trabalho escrito. Sócio Emocional: Outros: Entender os sentimentos e o humor das outras pessoas; Entender e responder adequadamente a provocações; Fazer e manter amigos; Estabelecer metas realistas para os relacionamentos sociais; Lidar com a pressão do grupo e situações embaraçosas e os desafios inesperados; Ter um senso realista de seus pontos sociais fortes e fracos; Estar motivado e confiante sobre o aprendizado e seus relacionamentos. Organizar e gerenciar o tempo; Navegar no espaço e nas várias direções (por exemplo, diferenciar direita de esquerda); Ler mapas e gráficos; Desempenhar-se de forma consistente todos os dias; Aplicar habilidades aprendidas em uma situação a outros contextos; Aprender e dominar novos jogos e quebra-cabeças; Memorização; Aprender um idioma estrangeiro. Capítulo 5

9 Sinais comuns de alerta para dislexia em alunos universitários e adultos Você já teve dificuldades em leitura, escrita ou ortografia ou pensou que você (ou outro adulto) poderia ter um transtorno de aprendizagem como a dislexia? Nunca é tarde demais para se determinar se um transtorno de aprendizagem é a causa destes problemas. Abaixo você verá uma lista com vários sinais de alerta para dislexia entre universitários e adultos. Esta lista pode conter itens que talvez tenham representado dificuldades que o atrapalharam e o perseguem por anos! Pelo menos nos últimos seis meses tenho tido dificuldades em: Linguagem: Leitura: Escrita: Diferenciar palavras que têm som e letras semelhantes; Entender linguagem não literal, como piadas e expressões idiomáticas; Entender as pistas não verbais; participar adequadamente de uma conversa; Entender instruções e explicações; Evitar lapsos de palavras; Resumir as principais ideias de uma estória, artigo ou livro; Expressar as ideias de forma clara, lógica e sem se prender a detalhes; Aprender um idioma estrangeiro; Memorização. Ler com bom ritmo e no nível esperado; Ler alto com fluência e precisão; Manter a sequência das palavras na leitura; Usar análise de palavras (em vez de adivinhar) o significado de palavras desconhecidas; Reconhecer palavras impressas; Ter prazer e autoconfiança na leitura. Escrever as palavras de forma correta e consistente; Usar gramática adequada; Revisar e corrigir seu próprio trabalho; Preparar esquemas e organizar seus trabalhos escritos; Desenvolver plenamente as ideias por escrito; Expressar as ideias de forma lógica e organizada. Sócio Emocional: Entender o humor e o sentimento de outras pessoas; Entender e responder adequadamente a provocações;

10 Fazer e manter amigos; Estabelecer metas realistas para os relacionamentos sociais; Lidar com a pressão do grupo, situações embaraçosas e desafios inesperados; Ter um senso realista de seus pontos sociais fortes e fracos; Sentir-se motivado e confiante em suas habilidades de aprendizagem nos estudos e no trabalho; Entender porque você tem mais sucesso em algumas áreas do que em outras. Outros: Organizar e gerenciar seu tempo; Navegar por tempo e espaço (diferenciar direita de esquerda); Conseguir prever velocidade e distância de forma adequada (ao dirigir, por exemplo); Ler mapas e gráficos; Ter um desempenho consistente todos os dias; Aplicar habilidades aprendidas em diferentes situações. Capítulo 6 Testes para Dislexia Se você suspeitar que uma criança possa ter dislexia, a avaliação vai poder levá-lo a entender melhor o problema e quais são as recomendações para tratamento. Os resultados dos testes são também usados para determinar elegibilidade local e estadual para serviços de educação especial, assim como elegibilidade para programas de apoio e serviços em universidades e faculdades. Idealmente, os resultados da avaliação servirão como base para a tomada de decisões educacional e ajudarão a determinar os serviços educacionais e de apoio mais efetivos. Em qual idade as pessoas devem ser testadas para a dislexia? As pessoas podem ser testadas para dislexia em qualquer idade. Os testes e procedimentos utilizados variam de acordo com a idade da pessoa e dos problemas que apresenta. Por exemplo, os testes com crianças pequenas em geral avaliam processamento fonológico, habilidades de linguagem receptiva e expressiva e habilidades de associação entre sons e símbolos. Quando há problemas nessas áreas, as intervenções direcionadas podem começar imediatamente. No entanto, o diagnóstico de dislexia não precisa ser feito para que se inicie intervenção precoce em suporte à leitura.

11 Quem está qualificado para fazer um diagnóstico de dislexia? Há profissionais com conhecimentos em várias áreas que estão mais bem qualificados para fazer o diagnóstico de dislexia. Os testes podem ser feitos individualmente ou por uma equipe de especialistas. Conhecimento e formação em psicologia, leitura, escrita e pedagogia são necessários. O avaliador deve ter conhecimentos abrangentes sobre como os indivíduos aprendem a ler e porque algumas pessoas têm dificuldades em aprender a ler. Devem ainda entender como administrar e interpretar os dados de avaliação e como planejar terapias adequadas para desenvolvimento de leitura. Quais testes são usados para identificar a dislexia? Não há uma única forma de avaliação que pode ser usada para detectar a dislexia. Uma série de testes (ou subgrupos de testes) é normalmente escolhida com base em suas propriedades de mensuração e em seu potencial de intervenção no ponto em questão. Apesar de diferentes métodos poderem ser utilizados, os componentes de uma boa avaliação permanecem os mesmos. Deve-se dar atenção em especial à coleta de dados em áreas como: linguagem expressiva oral, linguagem expressiva escrita, linguagem receptiva oral, linguagem receptiva escrita, funcionamento intelectual, processamento cognitivo e desempenho escolar. O que a avaliação deve incluir? O avaliador ou a equipe de especialistas irá realizar uma avaliação abrangente para determinar se a pessoa tem problemas de aprendizagem específicos para leitura ou se estão relacionados a outros transtornos, como déficit de atenção e hiperatividade, distúrbios afetivos (ansiedade, depressão), disfunção do processamento auditivo central, transtorno de desenvolvimento, ou comprometimentos físicos ou sensoriais. Os elementos a seguir devem estar incluídos em qualquer avaliação para dislexia: Histórico de desenvolvimento, médico, comportamental, acadêmico e familiar; Uma medida do funcionamento intelectual geral (se aplicável); Informações sobre o processamento cognitivo (linguagem, memória, processamento auditivo, processamento visual, integração visual e motora, capacidade de raciocínio, e funcionamento executivo); Testes específicos para linguagem oral relacionados à escrita e à leitura para incluir testes de processamento fonológico; Testes educacionais para determinar nível de funcionamento em áreas básicas como leitura, ortografia, escrita e matemática. Testes de Leitura/ Escrita devem incluir as seguintes medidas: Decodificação de palavras únicas reais ou inventadas;

12 Leitura oral e silenciosa em contexto (avaliar velocidade, fluência, compreensão e precisão); Compreensão da escrita; Teste de ditado; Expressão escrita: escrita de frases e estórias ou redações; Letra cursiva; Observação em sala de aulas e revisão do currículo de artes e de linguagem em crianças em idade escolar para avaliar programas que já tenham sido tentados. O que acontece depois da avaliação? Discuta os resultados com a pessoa que aplicou o teste. Você deverá receber um relatório escrito com os escores dos testes e a explicação sobre seus resultados. Os nomes dos testes aplicados devem ser especificados. Os pontos fortes e fracos do indivíduo com base na entrevista e os dados sobre os testes devem ser explicados e as recomendações específicas serão feitas. No caso de alunos em idade escolar, deve-se agendar uma reunião de equipe ao término da avaliação. A reunião deve incluir os professores da criança, seus pais e as pessoas responsáveis pelo teste. Se houver problemas de leitura, o relatório deverá recomendar técnicas específicas de intervenção. Espera-se que essas intervenções sejam dadas por professores qualificados especialmente treinados em ensino baseado em pesquisa. Quanto tempo os testes duram? Uma série comum de testes em geral leva três horas. Às vezes os testes serão aplicados em mais de uma sessão, especialmente com crianças mais novas cujo período de atenção é mais curto ou que podem se cansar rapidamente. A extensão da avaliação será baseada em julgamento clínico. Quem deve realizar o teste? A Lei de Educação para Pessoas com Necessidades Especiais (IDEA) oferece gratuitamente testes e serviços de educação especial para crianças que frequentam a escola pública. O capítulo 504 da Lei de Reabilitação de 1973 e a Lei Americana para Pessoas com Deficiência (ADA) oferecem proteção contra discriminação por meio de programas patrocinados pelo governo federal para os indivíduos que atendem aos critérios de qualificação. Incluem-se aí pessoas diagnosticadas com dislexia.

13 Capítulo 7 Recursos úteis em dislexia Você está procurando mais informações sobre dislexia? Visite nossa página LD.org que está repleta de conteúdo (inclusive vídeos e podcasts) sobre vários aspectos dos transtornos de aprendizagem. Os recursos que seguem podem ajudá-lo a saber mais sobre dislexia e encontrar ajuda mais próximo de você. Você pode ainda usar o localizador da NCLD para buscar programas próximos de sua região. Bookshare: Bookshare é uma biblioteca online acessível para pessoas com dislexia e outras incapacidades. Há mais de títulos disponíveis e a filiação é gratuita para estudantes. Dyslexia Help na Universidade de Michigan: A Dyslexia Help foi criada para ajudá-lo a entender e aprender sobre dislexia e transtornos de linguagem. Visite o site para conhecer as muitas informações para as pessoas com dislexia, seus pais e profissionais. Se sempre quis saber mais sobre os famosos com dislexia, não deixei de visitar a seção História de Sucesso em Dislexia. Dyslexia on Kids Health e Dyslexia on Teens Health: Você é um pai ou educador que está buscando materiais sobre dislexia de fácil compreensão e para várias idades? Estes artigos mostram as bases da dislexia, preparados de acordo com o nível de leitura e de desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. Eye to Eye: Trata-se de um movimento de orientação e aconselhamento para pessoas que pensam diferente, oferecendo programas de orientação (mentoring) para alunos que possuem transtornos de aprendizagem como dislexia e transtorno do déficit de atenção/ hiperatividade. Visite o website e saiba mais sobre o programa e como se envolver nele. Internacional Dyslexia Association: A IDA (Associação Internacional de Dislexia) é uma entidade sem fins lucrativos dedicada a ajudar as pessoas com dislexia, suas famílias e suas comunidades. Visite o website para entrar em contato com um escritório perto de você, veja quem são os membros da IDA que trabalham em sua região e aprenda mais sobre dislexia. Learning Ally: Learning Ally, antes conhecida como Gravações para Cegos e Disléxicos, oferece mais de áudio-livros digitais (incluindo livros didáticos e ficção). Rede/ Lista do Centro de Pais: Se você é pai de uma criança com dislexia na pré-escola, não deixei de entrar neste site e encontrar o centro mais próximo de Treinamento e Informação para Pais. Trata-se de um esforço federal e outros pais oferecem ajuda no processo de decisão sobre educação especial e direito das crianças segundo a IDEA. The Big Picture: Rethinking Dyslexia: O site do novo filme The Big Picture: Rethinking Dyslexia (sem tradução para português e com estreia marcada para outubro/12) mostra clips do filme,

14 como agir e dar suporte a uma pessoa com dislexia, e oferece conselhos otimistas para os alunos com dislexia e seus pais. Yale Center for Dyslexia and Creativity: O Centro da Universidade de Yale busca destacar as habilidades das pessoas com dislexia, divulgar informações, conselhos práticos, e as inovações mais recentes em pesquisa científica, e transformar a vida das crianças e dos adultos com dislexia. Visite o website e saiba mais sobre as pesquisas mais avançadas e veja as dicas concretas para pais, educadores e pessoas com dislexia. Capítulo 8 Vídeo: O que é dislexia? O especialista em transtornos da aprendizagem Dr. Sheldon Horowitz fala sobre dislexia e seus impactos sobre as pessoas com transtornos de aprendizagem neste vídeo esclarecedor. Se estiver conectado na internet, clique para assistir ao vídeo. Capítulo 9 Os livros digitais e os áudio-livros podem melhorar os resultados de aprendizagem da criança? As crianças com transtornos de aprendizagem, como dislexia, têm dificuldade em entender as palavras que leem. As causas são pouco claras, mas hoje sabemos que os transtornos de aprendizagem não são em função de falta de inteligência ou falta de vontade de aprender. Como a dislexia é uma patologia de longa duração, a detecção precoce de um parente ou de um professor e o acesso aos livros digitais, áudio-livros e outros materiais de aprendizagem podem ajudar seu filho a melhorar seu aprendizado e estar mais bem preparado para o trabalho terapêutico. As pesquisas hoje demonstram que quando as crianças com transtorno de aprendizagem recebem materiais instrucionais acessíveis, livros didáticos ou outros materiais em formato áudio ou digital conseguem se sair bem na escola e inclusive aprender a apreciar a leitura. A leitura com livros digitais ou áudio-livros pode enriquecer a experiência de aprendizagem do usuário fazendo com que ele se envolva no conteúdo de forma multissensorial (ouvir e ler ao mesmo tempo, ler junto com o dispositivo enquanto o e-livro destaca cada palavra).

15 Infelizmente e com muita frequência, milhares de crianças que têm dificuldade com a leitura em função de sua incapacidade com a palavra impressa, como na dislexia, não têm acesso aos recursos que poderiam ajudá-los a apreciar a leitura. Sobre os formatos acessíveis Os materiais instrucionais acessíveis são formatos digitais especializados de livros didáticos e outros materiais impressos que são fornecidos especificamente para acomodar as necessidades de pessoas com dificuldades nos formatos impressos, como comprometimento visual, cegueira, incapacidade física ou dificuldades de leitura, como dislexia. Para aqueles com dislexia, os formatos digitais possibilitam ouvir o texto ao mesmo tempo em que se vê na tela do computador ou dispositivo. Estres formatos incluem braile, áudio, letras maiores, e texto digital em um formato comum padrão chamado DAISY (Digital Accessible Information System). Por meio de áudio-livros, o sistema DAISY permite que o usuário ouça o áudio por meio de voz humana gravada ou fala eletrônica sintetizada. Os arquivos digitais usam um software de leitura para que os usuários possam simultaneamente ver e ouvir o texto lido em voz alta, em geral por uma voz de computador. Muitas crianças ficam familiarizadas e se sentem confortáveis com as vozes sintetizadas porque os videogames e outros dispositivos eletrônicos já usam essas vozes. O acesso é lei A lei de educação especial dos Estados Unidos, IDEA, inclui o uso dos Padrões de Acessibilidade de Materiais Educacionais (NIMAS National Instructional Materials Accessibility Standard). O objetivo de NIMAS é facilitar a disposição de versões em formatos acessíveis e alternativos de livros didáticos impressos para alunos com dificuldade de pré-escola até nível médio. O NIMAS ajuda a equipe de planejamento de educação especial a discutir como os alunos com dificuldades de leitura como dislexia devem ter acesso aos livros didáticos e outros materiais escolares em formatos eletrônicos. Se seu filho tem um plano de educação especial ou plano 504 devido a suas dificuldades em leitura, faça uma revisão do caso se tiver dúvidas sobre a elegibilidade para um material instrucional acessível. Se seu filho não for elegível para o material instrucional acessível, você poderá marcar uma reunião com a escola e discutir porque seu filho não é considerado elegível para ter acesso a formatos alternativos de material didático e de tecnologia (leitores digitais ou software). Nunca é tarde para conversar com a escola e decidir como a criança pode aprender melhor e, muitas vezes, agregar materiais didáticos acessíveis pode fazer uma grande diferença no aprendizado e na confiança e interesse da criança pela escola. Onde encontrar áudio-livros e livros digitais acessíveis

16 Pergunte se a escola é membro de alguma organização especializada em oferecer formatos acessíveis, como a Bookshare ( uma biblioteca digital online com mais de livros e textos licenciados com direitos autorais, e Learning Ally (learning ally.org), uma biblioteca de áudio-livros com mais de títulos de livros didáticos e de literatura digitalizados e com narração com voz humana. As duas organizações são aprovadas pelo Departamento Americano de Educação para fornecer materiais instrucionais acessíveis nos distritos escolares e nas escolas quando essas solicitam os formatos digitais para seus alunos com dificuldades em leitura impressa. Quando se é membro qualificado de qualquer organização, é fácil se tornar membro de outra, uma vez que há missões complementares entre elas. Apesar de nem sempre ser o caso, algumas escolas e distritos pagam para que a criança elegível tenha sua filiação nas organizações. Você pode até tentar as duas opções para saber qual é a melhor opção para seu filho. Assim, você aprendeu mais sobre os materiais instrucionais acessíveis e porque as crianças com dificuldades de leitura, como dislexia, são em geral classificadas como elegíveis pelas escolas e pelos distritos. Você aprendeu ainda sobre o livro digital ou livro eletrônico, recebeu sugestões de como conversar com sua equipe de planejamento educacional especial sobre estes materiais instrucionais acessíveis e onde encontrar recursos de áudio e digitais de qualidade. Características e benefícios de tecnologias de leitura com Transcrição de Texto para Fala Há em curso no momento algumas pesquisas que sugerem que os alunos com dificuldades de aprendizagem podem ler e ter melhor compreensão e fluência usando formatos digitais ou em áudio com as tecnologias corretas de leitura. A experiência de ouvir o conteúdo lido em voz alta através de transcrição de texto para fala ou TTS (ver as palavras e as frases destacadas na tela do computador ou no dispositivo móvel) é chamada de leitura multimodal ou multissensorial. No ambiente de educação digital em que vivemos, em que a aprendizagem se dá em qualquer local na sala de aulas, em casa ou em movimento há várias tecnologia de leitura assistida para dar suporte à criança com dificuldades de aprendizagem e de leitura. Alguns exemplos são: Kurzweil 300, de Cambium, Read Write Gold, de TextHelp, e Read: Out Loud, de Don Johnston. Há dispositivos portáteis (leitores eletrônicos) como o ipad que pode ler formatos digitais com aplicativos como Read2Go, criado pela Bookshare para fazer download e ler livros digitais de bibliotecas online da Apple. Por meio de texto digital, os usuários podem navegar por parágrafo, página, capítulo ou pelo índice e alterar as configurações e suas preferências, como por exemplo: Telas de fundo Tamanho da fonte e cor dos links Seleção de voz feminina ou masculina Velocidade de fala Leitura em voz alta ou não

17 Selecionar como parte dos favoritos Alguns software e equipamentos portáteis podem ter sistema de scanner já acoplado no equipamento, organizadores gráficos, ferramentas de tomada de notas para redação, suporte para preparação de redações, bibliografia, dicionários, verificador de ortografia, e funções de busca por palavra chave. Alguns podem ter gravação de voz ou reconhecimento de voz e opções para ouvir o texto em voz alta em espanhol ou em outro idioma usando Acapela Voices uma boa opção para os estudantes de inglês. Devemos observar, no entanto, que ainda há limitações no uso pleno de formatos digitais. Nem todas as imagens podem ser descritas de forma precisa por meio de transcrição de texto para fala, como gráficos, figuras e conceitos matemáticos. Uma nova ferramenta da web chamada POET é um recurso de código fonte aberto, criado por Diagram Center, Benetech, a organização mãe da Bookshare, que mostra grande progresso. Trata-se de um sistema que facilita a criação de descrição de imagens para livros DAISY e permite a combinação de várias fontes de descrição de imagens. Novas formas de aprender e de receber conhecimento As pesquisas com a transcrição de texto para fala como uma forma efetiva de ensinar a leitura estão bem documentadas desde que o relatório do Painel Nacional de Leitura de 2000 identificou três elementos chave para instruções efetivas de leitura: Alfabético (reconhecimento fonético e fonológico) Fluência e compreensão (vocabulário, compreensão de texto) Estratégias de compreensão Em nossa busca para garantir que mais alunos com transtornos de aprendizagem e dificuldades de leitura tenham pleno acesso aos recursos alternativos, pedimos que professores e especialistas na área compartilhassem seus pensamentos sobre os benefícios dos livros digitais e da tecnologia. Veja abaixo algumas de seus principais respostas. Talvez um ou dois deles chamem sua atenção e, assim, você poderá dar início a um novo diálogo com outros pais ou professores: Abre um mundo de novas possibilidades de aprendizagem Oferece opções flexíveis baseadas em estilo de aprendizagem e preferências Promove independência, socialização e realização pessoal Libera os esforços de decodificação Mantém a atenção do leitor por mais tempo Permite a capacidade de leitura em vários níveis Incentiva a tomada de notas e as anotações gerais Corrige a ortografia

18 Será que uma experiência multissensorial de leitura irá ajudar meu filho? Se esta é uma pergunta que você se faz, está na hora de explorar os materiais instrucionais acessíveis e as tecnologias de leitura que podem ajudar seu filho. Comece pesquisando o que funciona melhor (estratégias e ferramentas) para seu filho com um professor dedicado ou especializado em educação especial, um fonoaudiólogo, professor de leitura ou especialista em tecnologia assistida. Você pode se basear na lei IDEA 2004, na conformidade com os materiais instrucionais acessíveis, nas pesquisas com TTS e nos benefícios dos formatos digitais sugeridos pelos professores para que os alunos tenham experiências multissensoriais de leitura e boas práticas em Desenho Universal de Aprendizagem (UDL Universal Design for Learning). Ao se abrirem portas para novas conversas mais crianças poderão ter acesso a formatos e tecnologias digitais e em áudio de qualidade que já existem hoje. Faça perguntas sobre o currículo acessível (livros, literatura e livros didáticos) para determinar se seu filho precisa de um plano de educação especial ou Plano 504 que inclui os recursos e as ferramentas para melhorar seu desempenho acadêmico. Você pode começar um programa de leitura digital ou rede de tecnologia de pais e tuitar sobre os benefícios dos livros digitais em um artigo como este. Os passos que você der hoje irão garantir que seu filho, ou qualquer criança com transtorno de aprendizagem, possa melhorar seus resultados de aprendizagem e apreciar de forma significativa a experiência de leitura. Recursos Adicionais Centre for Implementing Technology in Education (CITEd): Universal Design for Learning The National Center on Accessible Instructional Materials: Assistive Technology Research The Diagram Center at Benetech Clique aqui para aprender mais sobre tecnologia assistida. Capítulo 10 Como fazer adaptações para os alunos com dislexia Ensinar aos alunos com dislexia em diferentes situações pode ser muito desafiador. Seguem algumas adaptações que professores de educação especial e de escola regular podem usar na sala de aulas para alunos heterogêneos. Adaptações envolvendo instruções interativas

19 A tarefa de se ganhar a atenção dos alunos e envolvê-los por um período de tempo exigem habilidades de ensino e de gestão. Algumas adaptações que podem melhorar as atividades educativas interativas são: Repetir as instruções. Os alunos que têm dificuldade em seguir as orientações podem ser ajudados pedindo-se que eles repitam as instruções com suas próprias palavras. Manter as rotinas diárias. Muitos alunos com problemas de aprendizagem precisam de rotinas diárias estruturadas para que façam e saibam o que se espera deles. Dar à criança um organizador gráfico. Uma grade, quadro ou rede que eles podem preencher durante as apresentações. Isto ajuda os alunos a ouvir as informações principais e ver a relação entre os conceitos e as informações relacionadas. Usar as instruções passo a passo. Informações novas ou difíceis podem ser apresentadas em pequenos passos sequenciais. Isto auxilia os alunos com conhecimento limitado prévio que precisam de instruções explícitas ou de instruções das partes para o todo. Combinar simultaneamente informações verbais e visuais. As informações verbais podem ser fornecidas em displays visuais (em um retroprojetor ou apostila). Escrever pontos ou palavras chave em uma lousa. Antes da apresentação, o professor pode escrever o vocabulário novo e os pontos principais na lousa ou no retroprojetor. Usar um bom equilíbrio entre apresentações e atividades. Deve-se buscar bom equilíbrio entre informações orais e visuais e atividades de participação. Além disso, deve haver equilíbrio entre atividades em grupos maiores, grupos menores e individuais. Enfatizar as revisões diárias. Revisões diárias de aprendizados anteriores ou lições podem ajudar os alunos a conectar novas informações com seu conhecimento prévio. Adaptações que envolvem o desempenho dos alunos Os alunos variam muito em sua capacidade de responder por meio de diferentes modos de expressão. Por exemplo, variam em sua capacidade de fazer apresentações orais, participar em discussões, escrever letras ou números, escrever parágrafos, desenhar objetos, soletrar, trabalhar em ambientes mais ruidosos ou confusos, e ler, escrever ou falar de forma mais rápida. Além disso, os alunos têm capacidades diferentes de processamento de informações apresentadas em formato visual ou auditivo. As adaptações a seguir podem ser usadas para melhorar o desempenho dos alunos: Alterar o modo de resposta. Para alunos que têm dificuldade em coordenação motora fina (letra manuscrita), o modo de resposta pode ser alterado para sublinhar, selecionar respostas múltiplas, separar ou marcar. Os alunos com dificuldades motoras finas podem ter espaço maior para escrever suas respostas na folha de respostas ou podem responder em suas lousas individuais. Incentivar o uso de organizadores gráficos. Um organizador gráfico possibilita a organização do material em formato visual.

20 Incentivar o uso de agendas ou calendários. Os alunos podem usar as agendas para registrar as datas das tarefas, listar as atividades escolares, registrar as datas de provas e criar cronogramas para o trabalho escolar em casa. Os alunos devem ter uma área especial na agenda para anotar a lição de casa. Reduzir a quantidade de cópia que é feita fornecendo as informações ou as atividades em apostilas ou cadernos de exercícios. Pedir aos alunos que virem as folhas de papel pautado verticalmente para os exercícios de matemática. O papel pautado pode ser usado verticalmente para ajudar os alunos a manter os números em colunas adequadas quando fazem os problemas de matemática. Usar pistas para destacar itens importantes. Asteriscos ou marcadores podem mostrar atividades ou perguntas que são mais importantes para a avaliação. Isto permite que os alunos dediquem tempo suficiente para cada um durante as provas ou as lições. Criar folhas hierárquicas de exercícios. O professor pode criar folhas de exercícios com problemas organizados do mais fácil para o mais difícil. Cada pequeno sucesso ajuda o aluno a começar a trabalhar. Permitir o uso de suportes educacionais. Os alunos podem ter listas de letras e números para ajudá-los a escrever corretamente. As tabelas de números, contadores e calculadoras ajudam os alunos a calcular os resultados quando já entenderam as operações matemáticas. Apresentar amostras de trabalhos anteriores. Amostras de uma lição completa podem ser apresentadas às crianças para que entendam as expectativas e o plano de estudos. Usar a aprendizagem mediada por pares. O professor pode criar duplas com diferentes níveis de habilidade para revisar anotações, estudar para uma prova, ler em voz alta para os outros, escrever histórias ou realizar experimentos no laboratório. Além disso, o parceiro pode ler o problema de matemática para que o colega com dificuldade de leitura possa resolvê-lo. Usar tempo de atividade flexível. Os alunos que trabalham mais lentamente podem receber tempo adicional para completar suas tarefas escritas. Clique aqui para saber mais sobre as adaptações. Capítulo 11 Lição de Casa lição Um Quando seu filho tem dislexia, a lição de casa pode se tornar uma tarefa especial. Quando é hora de se sentar e fazer a lição, a criança sente dificuldade em ler, escrever e usar a ortografia correta, se depara com dificuldades de organização e gestão do tempo. É fácil de ver como é estressante para as acrianças e para os pais. Mas a lição de casa não precisa ser um esforço diário para as crianças com dislexia e outras dificuldades de aprendizagem. Leia estas dicas

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II

Aprendendo a ESTUDAR. Ensino Fundamental II Aprendendo a ESTUDAR Ensino Fundamental II INTRODUÇÃO Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender. Paulo Freire DICAS EM AULA Cuide da

Leia mais

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma.

Duração: Aproximadamente um mês. O tempo é flexível diante do perfil de cada turma. Projeto Nome Próprio http://pixabay.com/pt/cubo-de-madeira-letras-abc-cubo-491720/ Público alvo: Educação Infantil 2 e 3 anos Disciplina: Linguagem oral e escrita Duração: Aproximadamente um mês. O tempo

Leia mais

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares.

Caderno do aluno UM POR BIMESTRE: teoria, exercícios de classe, as tarefas de casa atividades complementares. NOSSA META Que todos os alunos entendam todas as nossas aulas! TUDO GIRA EM TORNO DA AULA COMO? Aula bem proposta (autor) Aula bem preparada (professor) Aula bem dada (professor) Aula bem assistida (aluno)

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES FEITAS PELO ALUNO. 1. O que são as Atividades Complementares de Ensino do NED-ED?

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES FEITAS PELO ALUNO. 1. O que são as Atividades Complementares de Ensino do NED-ED? PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES FEITAS PELO ALUNO 1. O que são as Atividades Complementares de Ensino do NED-ED? O Centro Universitário de Goiás (Uni-Anhangüera) estabeleceu no início letivo de 2006 que todo

Leia mais

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3

Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 Introdução ao Aplicativo de Programação LEGO MINDSTORMS Education EV3 A LEGO Education tem o prazer de trazer até você a edição para tablet do Software LEGO MINDSTORMS Education EV3 - um jeito divertido

Leia mais

5. Links de bibliotecas (off-line) Localiza bibliotecas que tenham uma cópia imp 6. Como entender um resultado de pesquisa. Sobre o Google Acadêmico

5. Links de bibliotecas (off-line) Localiza bibliotecas que tenham uma cópia imp 6. Como entender um resultado de pesquisa. Sobre o Google Acadêmico Sobre o Google Acadêmico Ajuda do Google Acadêmico Dicas de pesquisa avançada Suporte para bibliotecas Suporte para editoras Coloque o Google Acadêmico no seu site Como entender um resultado de pesquisa

Leia mais

NO ABRIR DA MINHA BOCA (EFÉSIOS 6:19) USO DO POWERPOINT

NO ABRIR DA MINHA BOCA (EFÉSIOS 6:19) USO DO POWERPOINT NO ABRIR DA MINHA BOCA (EFÉSIOS 6:19) USO DO POWERPOINT ACRESCENTANDO IMAGENS A APRESENTAÇÃO Algumas igrejas preferem o uso do multimídia para suas apresentações. Oferecendo a esses pastores uma apresentação

Leia mais

Utilizando a ferramenta de criação de aulas

Utilizando a ferramenta de criação de aulas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ 04 Roteiro Utilizando a ferramenta de criação de aulas Ministério da Educação Utilizando a ferramenta de criação de aulas Para criar uma sugestão de aula é necessário

Leia mais

15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB!

15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB! 7 a e 8 a SÉRIES / ENSINO MÉDIO 15. OLHA QUEM ESTÁ NA WEB! Sua home page para publicar na Internet SOFTWARES NECESSÁRIOS: MICROSOFT WORD 2000 MICROSOFT PUBLISHER 2000 SOFTWARE OPCIONAL: INTERNET EXPLORER

Leia mais

A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil

A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil A Tecnologia e Seus Benefícios Para a Educação Infantil As crianças das novas gerações desde pequenas estão inseridas nesta realidade da tecnologia,

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

SISTEMAS DE CALENDÁRIO. Guia para selecionar o tempo necessário de uso dos sistemas de calendário

SISTEMAS DE CALENDÁRIO. Guia para selecionar o tempo necessário de uso dos sistemas de calendário SISTEMAS DE CALENDÁRIO Guia para selecionar o tempo necessário de uso dos sistemas de calendário Nome do aluno: Data: / / Avaliado por: Calendário de Antecipação Começando período/tempo com o calendário

Leia mais

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos

Bom Crédito. Lembre-se de que crédito é dinheiro. Passos Bom Crédito Lembre-se de que crédito é dinheiro É. Benjamin Franklin, Político Americano e inventor quase impossível passar a vida sem pedir dinheiro emprestado. Seja algo básico como usar um cartão de

Leia mais

Aprenda como estudar em quatro etapas PORVIR

Aprenda como estudar em quatro etapas PORVIR ENG POR!FAZER POR?PENSAR POR+CRIAR POR PESSOAS POR:VIR DIÁRIO DE INOVAÇÕES WIKI DICAS BLOG DESTAQUE // POR?PENSAR 1 COMENTÁRIO // 10 TWEETS // 999 LIKES Aprenda como estudar em quatro etapas Educador Fábio

Leia mais

A PRESENTAÇÃO SUMÁRIO

A PRESENTAÇÃO SUMÁRIO SUMÁRIO Apresentação Como ter sucesso na educação à distância A postura do aluno online Critérios de Avaliação da aprendizagem do aluno Como acessar a plataforma Perguntas freqüentes A PRESENTAÇÃO O Manual

Leia mais

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço.

Empresário. Você curte moda? Gosta de cozinhar? Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Empresário Não existe sorte nos negócios. Há apenas esforço, determinação, e mais esforço. Sophie Kinsella, Jornalista Econômica e autora Você curte moda? Gosta de cozinhar? Ou talvez apenas goste de animais?

Leia mais

Informações para alunos, pais e responsáveis Avaliação de Aptitudes Básicas (FSA Foundation Skills Assessment): Perguntas e Respostas

Informações para alunos, pais e responsáveis Avaliação de Aptitudes Básicas (FSA Foundation Skills Assessment): Perguntas e Respostas Informações para alunos, pais e responsáveis Avaliação de Aptitudes Básicas (FSA Foundation Skills Assessment): Perguntas e Respostas 1 Pergunta O que é a Avaliação de aptitudes básicas (FSA)? Resposta

Leia mais

Algoritmos. Objetivo principal: explicar que a mesma ação pode ser realizada de várias maneiras, e que às vezes umas são melhores que outras.

Algoritmos. Objetivo principal: explicar que a mesma ação pode ser realizada de várias maneiras, e que às vezes umas são melhores que outras. 6 6 NOME DA AULA: 6 Algoritmos Duração da aula: 45 60 minutos Tempo de preparação: 10-25 minutos (dependendo da disponibilidade de tangrans prontos ou da necessidade de cortá-los à mão) Objetivo principal:

Leia mais

Roteiro da Biblioteca das Faculdades Coc Como Fazer Uma Pesquisa Teórica e Elaborar um Trabalho Acadêmico

Roteiro da Biblioteca das Faculdades Coc Como Fazer Uma Pesquisa Teórica e Elaborar um Trabalho Acadêmico Roteiro da Biblioteca das Faculdades Coc Como Fazer Uma Pesquisa Teórica e Elaborar um Trabalho Acadêmico Para realizar uma pesquisa que não se torne um grande sacrifício pelas dificuldades em encontrar

Leia mais

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização Juliana Ferreira Universidade Estadual Paulista UNESP- Araraquara E-mail: juliana.ferreiraae@gmail.com Silvio Henrique

Leia mais

ANÁLISE DE SITES EDUCACIONAIS PELO PROFESSOR E PELO ALUNO

ANÁLISE DE SITES EDUCACIONAIS PELO PROFESSOR E PELO ALUNO Análise do professor: Parâmetros para avaliação Ao navegar por Web sites é importante observar alguns tópicos para determinar se um site é bom ou não. Navegação, design, conteúdo, velocidade de acesso,

Leia mais

MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA MANUAL DO ALUNO EM DISCIPLINAS NA MODALIDADE A DISTÂNCIA ORIENTAÇÕES PARA OS ESTUDOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Caro (a) Acadêmico (a), Seja bem-vindo (a) às disciplinas ofertadas na modalidade a distância.

Leia mais

QUEM SOU EU? Apresentação autobibliográfica multimídia

QUEM SOU EU? Apresentação autobibliográfica multimídia Projetos para a Sala de Aula QUEM SOU EU? Apresentação autobibliográfica multimídia Guia do Professor 5 a a 8 a SÉRIES Softwares necessários: Microsoft PowerPoint 97 Microsoft Word 97 Software opcional:

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes

02 - Usando o SiteMaster - Informações importantes 01 - Apresentação do SiteMaster - News Edition O SiteMaster foi desenvolvido para ser um sistema simples de gerenciamento de notícias, instalado em seu próprio computador e com configuração simplificada,

Leia mais

Como escrever melhor em 5 passos simples

Como escrever melhor em 5 passos simples Como escrever melhor em 5 passos simples Escrever um artigo para seu blog pode ser um processo estressante e tomar bastante tempo, especialmente se você não é um escritor. Mas quando você está determinado

Leia mais

TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR

TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR TIPOS DE BRINCADEIRAS E COMO AJUDAR A CRIANÇA BRINCAR As crianças precisam atravessar diversos estágios no aprendizado de brincar em conjunto, antes de serem capazes de aproveitar as brincadeiras de grupo.

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes.

Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Celebre este natal e ano novo junto aos seus amigos e familiares distantes. Receba fotos e mensagens deles na TV de sua casa em tempo real e sem custo, não se preocupe mais com a distância! A festa será

Leia mais

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas 1 de 5 21-08-2011 22:15 Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas Adição de Colunas com Valores Calculados: Vamos, inicialmente, relembrar, rapidamente alguns conceitos básicos sobre Consultas

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

OS LIMITES DO ENSINO A DISTÂNCIA. Claudson Santana Almeida

OS LIMITES DO ENSINO A DISTÂNCIA. Claudson Santana Almeida OS LIMITES DO ENSINO A DISTÂNCIA Claudson Santana Almeida Junho 2012 Introdução O que o leitor encontrará neste artigo? Uma apresentação do sistema de Ensino a Distância (EAD), conhecer as vantagens e

Leia mais

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Guia de Estudos Metodologias Jovem de Futuro

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Guia de Estudos Metodologias Jovem de Futuro Guia de Estudos Metodologias Jovem de Futuro Precisamos reinventar a forma de ensinar e aprender, presencial e virtualmente, diante de tantas mudanças na sociedade e no mundo do trabalho. Os modelos tradicionais

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Project 2013 parece diferente das versões anteriores, por isso criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas de Acesso Rápido

Leia mais

Manual de configuração do sistema

Manual de configuração do sistema Manual de configuração do sistema (v.1.5.x Beta) Rua México, 119 Sala 2004 Centro Rio de Janeiro, RJ www.doctors-solution.com.br www.simdoctor.com.br contato@simdoctor.com.br Sumário 1. Fazendo seu primeiro

Leia mais

Guia de Acesso Rápido AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem Aluno

Guia de Acesso Rápido AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem Aluno Guia de Acesso Rápido AVA Ambiente Virtual de Aprendizagem Aluno Introdução O Ambiente de Aprendizagem, ou AVA, é um aplicativo web onde os educadores e alunos podem disponibilizar materiais didáticos,

Leia mais

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO

A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO A PÁGINA DISCIPLINAR DE MATEMÁTICA DO PORTAL DIA A DIA EDUCAÇÃO Resumo: Dolores Follador Secretaria de Estado da Educação do Paraná e Faculdades Integradas do Brasil - Unibrasil doloresfollador@gmail.com

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

SEU INGLÊS ESTÁ PRONTO PARA O CANADÁ?

SEU INGLÊS ESTÁ PRONTO PARA O CANADÁ? SEU INGLÊS ESTÁ PRONTO PARA O CANADÁ? Se você quer aplicar para conseguir o visto de residência permanente no Canadá, vai precisar, antes de mais nada, de um certificado que ateste a sua proficiência na

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA Diretoria de Políticas de Formação, Materiais Didáticos e Tecnologias para a Educação Básica Coordenação Geral de Materiais Didáticos PARA NÃO ESQUECER:

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 1 Ser Voluntário Organizando Voluntariado na Escola Aula 1 Ser Voluntário Objetivos 1 Entender o que é ser voluntário. 2 Conhecer os benefícios de ajudar. 3 Perceber as oportunidades proporcionadas pelo voluntariado. 4

Leia mais

COMO CONTRATAR UM CONSTRUTOR. web. www.2030studio.com email.contato@2030studio.com telefone. 55 41 8413 7279

COMO CONTRATAR UM CONSTRUTOR. web. www.2030studio.com email.contato@2030studio.com telefone. 55 41 8413 7279 COMO CONTRATAR UM CONSTRUTOR Nós moldamos nossos edifícios. Depois eles nos moldam. - Winston Churchill Encontrar o melhor empreiteiro para seu projeto residencial é uma decisão extremamente importante.

Leia mais

5 Equacionando os problemas

5 Equacionando os problemas A UA UL LA Equacionando os problemas Introdução Nossa aula começará com um quebra- cabeça de mesa de bar - para você tentar resolver agora. Observe esta figura feita com palitos de fósforo. Mova de lugar

Leia mais

LMS: Manual do aluno

LMS: Manual do aluno UNO Internacional LMS: Manual do aluno Neste Learning Coffee você vai aprender a: Aceder à plataforma e editar o seu perfil. Aceder às suas notificações. Consultar o calendário e criar eventos pessoais.

Leia mais

Microsoft Access: Criar consultas para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos

Microsoft Access: Criar consultas para um novo banco de dados. Vitor Valerio de Souza Campos Microsoft Access: Criar consultas para um novo banco de Vitor Valerio de Souza Campos Conteúdo do curso Visão geral: consultas são essenciais Lição: inclui sete seções Tarefas práticas sugeridas Teste.

Leia mais

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS

OFICINA BLOG DAS ESCOLAS OFICINA BLOG DAS ESCOLAS Créditos: Márcio Corrente Gonçalves Mônica Norris Ribeiro Março 2010 1 ACESSANDO O BLOG Blog das Escolas MANUAL DO ADMINISTRADOR Para acessar o blog da sua escola, acesse o endereço

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS

COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS COLÉGIO ESTADUAL PAULO LEMINSKI APOSTILA SOBRE O BROFFICE IMPRESS CURITIBA 2014 2 Conteúdo Definição:... 2 Detalhando a tela:... 4 BARRA DE FERRAMENTAS DESENHO... 4 PREENCHIMENTOS... 5 RÉGUAS E GUIAS...

Leia mais

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

itunes U Diretrizes Como montar o seu curso Visão geral

itunes U Diretrizes Como montar o seu curso Visão geral Conteúdo Visão geral 1 Primeiros passos 2 Edição e organização do conteúdo 4 Comunicados, tarefas e material 6 Melhores práticas 7 Como gerenciar as inscrições 8 Visão geral Com itunes U é muito fácil

Leia mais

Usar o Office 365 no iphone ou ipad

Usar o Office 365 no iphone ou ipad Usar o Office 365 no iphone ou ipad Guia de Início Rápido Verificar o email Configure o seu iphone ou ipad para enviar e receber emails de sua conta do Office 365. Verificar o seu calendário onde quer

Leia mais

Hábitos de Navegação na Internet: será que nossos alunos e educadores navegam com segurança na Internet no Estado da Paraíba?

Hábitos de Navegação na Internet: será que nossos alunos e educadores navegam com segurança na Internet no Estado da Paraíba? RELATÓRIO DA PESQUISA ONLINE NO ESTADO DA PARAÍBA: Hábitos de Navegação na Internet: será que nossos alunos e educadores navegam com segurança na Internet no Estado da Paraíba? REALIZAÇÃO: SaferNet Brasil

Leia mais

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA

GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GUIA DE SUGESTÕES DE AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DO PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ALFABETIZAÇÃO NO TEMPO CERTO NAs REDES MUNICIPAIS DE ENSINO SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas

Manual do Google agenda. criação e compartilhamento de agendas Manual do Google agenda criação e compartilhamento de agendas 1 O que é o Google Agenda? Google Agenda é um serviço de agenda on line gratuito do Google, onde você pode anotar compromissos e tarefas, organizando

Leia mais

Jovens do mundo todo Conheça outras culturas

Jovens do mundo todo Conheça outras culturas 5 a a 8 a séries Ensino Fundamental Jovens do mundo todo Conheça outras culturas Softwares Necessários: Microsoft Encarta 2000 Internet Explorer 5,0 Microsoft Publisher 2000 Microsoft Word 2000 Áreas:

Leia mais

Guia de Início Rápido

Guia de Início Rápido Guia de Início Rápido O Microsoft Project 2013 apresenta uma aparência diferente das versões anteriores; desse modo, criamos este guia para ajudá-lo a minimizar a curva de aprendizado. Barra de Ferramentas

Leia mais

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft

HISTÓRIAREAL. Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada. Rodrigo Pinto. Microsoft HISTÓRIAREAL Rodrigo Pinto Microsoft Como o Rodrigo passou do estresse total para uma vida mais balanceada Com a enorme quantidade de informação, o funcionário perde o controle do que é prioritário para

Leia mais

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!!

Apresentação. Nossa sugestão é que você experimente e não tenha medo de clicar!!! Apresentação Este manual é uma orientação para os participantes de cursos no ambiente Moodle do INSTITUTO PRISMA. Tem como objetivo orientar sobre as ações básicas de acesso e utilização do ambiente virtual

Leia mais

"Manual de Acesso ao Moodle - Discente" 2014

Manual de Acesso ao Moodle - Discente 2014 "Manual de Acesso ao Moodle - Discente" 2014 Para acessar a plataforma, acesse: http://www.fem.com.br/moodle. A página inicial da plataforma é a que segue abaixo: Para fazer o login, clique no link Acesso

Leia mais

AVALIE ENSINO MÉDIO 2013 Questionário do Estudante

AVALIE ENSINO MÉDIO 2013 Questionário do Estudante AVALIE ENSINO MÉDIO 2013 Questionário do Estudante Caro Estudante, O Projeto Avalie pretende conhecer melhor o perfil do estudante do Ensino Médio da Bahia, por isso a sua participação representa a garantia

Leia mais

I.H.C. Inventário de Habilidades e Competências Manual de Utilização do Contratante

I.H.C. Inventário de Habilidades e Competências Manual de Utilização do Contratante I.H.C. Inventário de Habilidades e Competências Manual de Utilização do Contratante Olá, Seja bem-vindo ao Instituto Lexec. Este manual foi criado por nossa equipe para orientar nossos clientes no acesso

Leia mais

Apoio para crianças de préescola. necessidades especiais

Apoio para crianças de préescola. necessidades especiais Parent Partnership (Sociedade de pais) Trabalhando juntos para atender as necessidades educacionais especiais em Lincolnshire Informação aos pais e responsáveis Apoio para crianças de préescola que podem

Leia mais

GUIA DE INTERPRETAÇÃO DO CELLA DA FLÓRIDA

GUIA DE INTERPRETAÇÃO DO CELLA DA FLÓRIDA GUIA DE INTERPRETAÇÃO DO CELLA DA FLÓRIDA INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O CELLA A Flórida utiliza o CELLA (Comprehensive English Language Learning Assessment, Avaliação Abrangente do Aprendizado de Língua Inglesa)

Leia mais

MANUAL DO CURSO: Introdução a Projetos

MANUAL DO CURSO: Introdução a Projetos MANUAL DO CURSO: Introdução a Projetos Este manual foi desenvolvido para orientá-lo(a) no curso on-line Introdução a Projetos. Aqui você encontrará informações, procedimentos e dicas de como se preparar

Leia mais

FORMAS DE COMUNICAÇÃO

FORMAS DE COMUNICAÇÃO FORMAS DE COMUNICAÇÃO Surdocegos usam diferentes formas de comunicação. As formas utilizadas por cada pessoa vai depender do grau de perda sensorial (visão/audição) e da capacidade de utilizar a forma

Leia mais

DISLEXIA PERGUNTAS E RESPOSTAS

DISLEXIA PERGUNTAS E RESPOSTAS Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade física adaptada e saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira DISLEXIA PERGUNTAS E RESPOSTAS A avaliação é importante? Muito importante. Ela é fundamental para

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1

MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento. Toledo PR. Versão 2.0 - Atualização 26/01/2009 Depto de TI - FASUL Página 1 MANUAL DO USUÁRIO SORE Sistema Online de Reservas de Equipamento Toledo PR Página 1 INDICE 1. O QUE É O SORE...3 2. COMO ACESSAR O SORE... 4 2.1. Obtendo um Usuário e Senha... 4 2.2. Acessando o SORE pelo

Leia mais

Cursos Online. Universidade do Corretor Alta Performance em Vendas de Alto Valor. Guia de Boas Vindas Primeiros passos. www.andrevinicius.

Cursos Online. Universidade do Corretor Alta Performance em Vendas de Alto Valor. Guia de Boas Vindas Primeiros passos. www.andrevinicius. Cursos Online Universidade do Corretor Alta Performance em Vendas de Alto Valor Guia de Boas Vindas Primeiros passos www.andrevinicius.com/ead Universidade do Corretor Olá! Tudo bem? É com imenso prazer

Leia mais

1 Inicie um novo. Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007. projeto

1 Inicie um novo. Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007. projeto Guia de Referência Rápida de Gerenciamento de Projeto para o Project 2007 1 Inicie um novo Antes de começar um novo, uma organização deve determinar se ele se enquadra em suas metas estratégicas. Os executivos

Leia mais

PASSOS PARA INVESTIR ATRAVÉS DE ROBÔS COM APENAS R$ 1.000 ALEXANDRE WANDERER

PASSOS PARA INVESTIR ATRAVÉS DE ROBÔS COM APENAS R$ 1.000 ALEXANDRE WANDERER PASSOS PARA INVESTIR ATRAVÉS DE ROBÔS COM APENAS R$ 1.000 ALEXANDRE WANDERER A máquina pode substituir 100 pessoas comuns. Mas, nenhuma máquina pode substituir uma pessoa criativa. Elbert Hubbard Sobre

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

Operador de Computador. Informática Básica

Operador de Computador. Informática Básica Operador de Computador Informática Básica Instalação de Software e Periféricos Podemos ter diversos tipos de software que nos auxiliam no desenvolvimento das nossas tarefas diárias, seja ela em casa, no

Leia mais

Manual do Ambiente Moodle para Professores

Manual do Ambiente Moodle para Professores UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL Manual do Ambiente Moodle para Professores Tarefas Versão 1.0b Setembro/2011 Direitos Autorais: Essa apostila está licenciada sob uma Licença Creative Commons 3.0

Leia mais

Um produto para jogar um conteúdo matemático e estudar um jogo social

Um produto para jogar um conteúdo matemático e estudar um jogo social Um produto para jogar um conteúdo matemático e estudar um jogo social 1 2 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 3 2 OBJETIVOS... 4 3 DESENVOLVIMENTO... 5 4 CONCLUSÃO... 11 5 REFERÊNCIA... 11 TABELA DE FIGURAS Figura

Leia mais

ENTREVISTA Alfabetização na inclusão

ENTREVISTA Alfabetização na inclusão ENTREVISTA Alfabetização na inclusão Entrevistadora:Amarílis Hernandes Santos Formação: Aluna da graduação de Pedagogia USP Formada em Ciências Biológicas Mackenzie Contato: amarilishernandes@yahoo.com.br

Leia mais

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 2

Lógicas de Supervisão Pedagógica em Contexto de Avaliação de Desempenho Docente ENTREVISTA - Professor Avaliado - E 2 Sexo Idade Grupo de docência Feminino 40 Inglês (3º ciclo/secundário) Anos de Escola serviço 20 Distrito do Porto A professora, da disciplina de Inglês, disponibilizou-se para conversar comigo sobre o

Leia mais

PAR. Torne-se um PAR para que sua vida seja ÍMPAR ACELBRA-RJ

PAR. Torne-se um PAR para que sua vida seja ÍMPAR ACELBRA-RJ PAR Torne-se um PAR para que sua vida seja ÍMPAR ACELBRA-RJ PAR Paciente Ativo e Responsável ACELBRA-RJ Ser um PAR celíaco Flávia Anastácio de Paula Adaptação do Texto de Luciana Holtz de Camargo Barros

Leia mais

mbiente Virtua de Aprendizagem

mbiente Virtua de Aprendizagem mbiente Virtua de Aprendizagem Apresentação Este é o Ambiente Virtual de Aprendizagem - o AVA da Unisuam Online. É nosso desejo que a UNISUAM lhe proporcione uma qualificação acadêmica condizente com suas

Leia mais

22 DICAS para REDUZIR O TMA DO CALL CENTER. em Clínicas de Imagem

22 DICAS para REDUZIR O TMA DO CALL CENTER. em Clínicas de Imagem para REDUZIR O TMA DO CALL CENTER em Clínicas de Imagem Objetivo Um atendimento eficiente e personalizado é um dos principais fatores que o cliente leva em consideração ao iniciar um processo de fidelização

Leia mais

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO

GRITO PELA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO ESTADO DE SÃO PAULO Apresentação Esta cartilha representa um grito dos educadores, dos estudantes, dos pais, dos trabalhadores e da sociedade civil organizada em defesa da educação pública de qualidade, direito de todos e

Leia mais

BSI Letramento Digital Prof. André Di Thommazo. Organização pessoal

BSI Letramento Digital Prof. André Di Thommazo. Organização pessoal Organização pessoal Os cursos de graduação exigem que os alunos cursem diversas disciplinas ao mesmo tempo e em alguns semestres a carga horária é grande. Em geral o aluno de ensino a distância tem outras

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária

Organizando Voluntariado na Escola. Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Organizando Voluntariado na Escola Aula 3 Planejando a Ação Voluntária Objetivos 1 Entender a importância de fazer um planejamento. 2 Aprender como planejar o projeto de voluntariado. 3 Conhecer ferramentas

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

Sete Motivos Importantes Para Usar Áudio Para Melhorar As Suas Habilidades Em Inglês

Sete Motivos Importantes Para Usar Áudio Para Melhorar As Suas Habilidades Em Inglês Sete Motivos Importantes Para Usar Áudio Para Melhorar As Suas Habilidades Em Inglês Oi! Meu nome é David. Atualmente estou em Imperatriz, Maranhão ajudando pessoas como você aprenderem inglês. Já faz

Leia mais

Mas, como utilizar essa ferramenta tão útil e que está à sua disposição?

Mas, como utilizar essa ferramenta tão útil e que está à sua disposição? Caríssimo aluno da Rede CEJA, Seja muito bem vindo à sua escola! Estamos muito felizes que você tenha optado por dar continuidade aos seus estudos conosco, confiando e acreditando em tudo o que poderemos

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI

Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos práticas do PMI Planejamento do Gerenciamento das Comunicações (10) e das Partes Interessadas (13) PLANEJAMENTO 2 PLANEJAMENTO Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 ABRIL

Leia mais

Programa Intel Educar Tutorial: Ferramenta de Classificação Visual

Programa Intel Educar Tutorial: Ferramenta de Classificação Visual Copyright 2008, Intel Corporation. Todos os direitos reservados. Página 1 de 17 TUTORIAL: FERRAMENTA DE CLASSIFICAÇÃO VISUAL ÍNDICE 1. Acessando a ferramenta... 3 2. Como se cadastrar... 4 3. Usando a

Leia mais

edirectory Plataforma ios / Android

edirectory Plataforma ios / Android edirectory Plataforma ios / Android Levando seu site ao próximo nível Conheça o novo aplicativo do edirectory. E seja bem vindo a revolução em aplicativos para Diretórios Online. Mobile Completamente reestruturado

Leia mais

Entendendo como funciona o NAT

Entendendo como funciona o NAT Entendendo como funciona o NAT Vamos inicialmente entender exatamente qual a função do NAT e em que situações ele é indicado. O NAT surgiu como uma alternativa real para o problema de falta de endereços

Leia mais