Do que as Coisas no Universo são Formadas? Disciplina: Física IV

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Do que as Coisas no Universo são Formadas? Disciplina: Física IV"

Transcrição

1

2 Do que as Coisas no Universo são Formadas? Disciplina: Física IV

3 OS PRÉ-SOCRÁTICOS E A BUSCA DO PRINCÍPIO UNIVERSAL, NA GRÉCIA A filosofia surge quando a tradição religiosa e mitológica é colocada em dúvida. Pois, as sociedades antigas descreviam a natureza ou os fenômenos naturais por mitos ou seres superiores. Filósofos pré-socráticos : suas obras não foram conservadas. Tudo o que se sabe sobre eles é indireto, baseado em pequenos trechos de seus escritos citados por autores posteriores (os fragmentos dos pré-socráticos) e em descrições feitas por autores posteriores a Sócrates (os testemunhos, ou doxografia ). Grécia Antiga: surgiu às 1 as discussões sobre a natureza de todas as coisas que compõe o Universo e os 1 os estudos sobre o movimento foram realizados. Os fenômenos naturais eram estudados pelos recém-surgidos "filósofos naturais" (cientistas) que tinham por objetivo racionalizar o mundo, deixando de lado os conceitos míticos e religiosos. Os filósofos pré-socráticos (séc. VI a.c) tentavam entender a Physis o mundo natural:

4 OS PRÉ-SOCRÁTICOS E A BUSCA DO PRINCÍPIO UNIVERSAL, NA GRÉCIA Entre os Séc. IX e VI a.c: Devido o contato comercial e cultural com outros povos, trouxe aos gregos novas concepções religiosas, políticas, filosóficas, científicas (matemática e astronomia) que confrontou com o pensamento tradicional. Surgiu uma sociedade mais aberta, pessoas mais confiantes em seu próprio poder individual, que procurava fundamentar-se apenas no pensamento, na razão. Assim, costuma-se dividir a filosofia grega em 2 períodos: antes e depois de Sócrates. Sócrates, um dos mais importantes filósofos da história

5 OS PRÉ-SOCRÁTICOS E A BUSCA DO PRINCÍPIO UNIVERSAL, NA GRÉCIA Pré-socrásticos (séc. VI a.c) -> o movimento era a mudança na realidade. - A matéria era contínua, não aceitavam o vazio e, portanto, não podia haver átomos ; - descrição era sensorialista baseada em propriedades macroscópicas. Fala-se e escreve-se muito sobre Tales e outros; mas pouco se sabe, realmente, sobre o que eles ensinaram. Tales, Anaximandro e Anaxímenes de Mileto (Séc. VI a.c). Possuem um ponto em comum: as coisas se originam de 1 única matéria primordial, que seria o princípio (em grego, argué, arché, tipo de argila primordial). A idéia básica pode ser esclarecida por meio de uma comparação (analogias). Tales afirmava que o princípio era: a água. De onde ele tirou essa idéia? Não sabemos. Tales de Mileto ( a.c.) No séc. IV a.c, Aristóteles, principal fonte, se baseou que a água seria aquilo de onde se origina a vida e que é necessária p/ manter todos os seres. Logo, ela é também o fim de tudo.

6 OS PRÉ-SOCRÁTICOS E A BUSCA DO PRINCÍPIO UNIVERSAL, NA GRÉCIA Anaximandro de Mileto ( a.c.) O PENSAMENTO DE ANAXIMANDRO: A ORIGEM A PARTIR DO APEIRON (Infinito ou ilimitado) O apeiron é uma substância ou matéria primordial (se existe, ela é única) desconhecida, talvez até impossível de ser observada, por ser infinita, preenchendo todo o espaço. Ele existiria dentro de tudo o que conhecemos, portanto, não existiria vazio ou outro tipo de substância. ANAXÍMENES: A ORIGEM A PARTIR DO AR Redefiniu o infinito como sendo o ar ou vapor. O ar quente (rarefeito) se torna fogo; ao se tornar frio (condensado), produz as nuvens, depois água, terra, rochas, etc. Observação da mudança de estado do ar. Esse ar está sempre se movendo e originava até mesmo os deuses. P/ ele, a alma era um tipo de ar interno. Anaximenes ( a.c.) Chamou a atenção p/ a importância do ar nos seres vivos: a respiração. Os 3 filósofos deixaram sem solução o problema da mudança.

7 OS PRÉ-SOCRÁTICOS E A BUSCA DO PRINCÍPIO UNIVERSAL, NA GRÉCIA - Criador da palavra filósofo. Pitágoras de Samos ( a.c.) - Não distingue forma, lei e substância, considerando o número o elo entre os 4 elementos (terra, água, ar e fogo). - P/ ele, as coisas são feitas de números (estudo das propriedades dos números é sinônimo de harmonia). - O cosmo (termo que contém as idéias de ordem, de correspondência e de beleza) é regido por relações matemáticas.

8 OS PRÉ-SOCRÁTICOS E A BUSCA DO PRINCÍPIO UNIVERSAL, NA GRÉCIA Xenófanes de Colofon ( a.c): Teve como discípulo Parmênides e teve influência da escola Pitagórica. P/ ele o arché era a terra. Heráclito de Éfeso, na Ásia Menor, ( a.c.): propunha que a matéria básica do Universo seria o fogo. Parmênides de Eléia ( a.c.): Segundo ele, existem 2 elementos: o fogo e a terra. O 1º elemento é criador, o 2º é matéria. Os homens nasceram da terra. Trazem em si o calor e o frio, que entram na composição de todas as coisas.

9 OS PRÉ-SOCRÁTICOS E A BUSCA DO PRINCÍPIO UNIVERSAL, NA GRÉCIA OS 4 ELEMENTOS DE EMPÉDOCLES (Séc. V a.c) Empédocles de Sicilia, filósofo Empédocles de Sicília ( a.c.): Apresentou a concepção dos 4 elementos ou raízes que são associados a 4 divindades e aos 4 estados da natureza: : Zeus (fogo) plasma; Hera (ar) gasoso; Hades (terra) sólido; Nestis (água) líquido. Aquilo que existe, existe sempre, mudando apenas suas combinações (diferentes proporções) e sua aparência (formam as coisas). A idéia de Empédocles surge de vários elementos, ao invés de 1 único princípio. Ela é aproveitada pelos filósofos atomistas.

10 A FILOSOFIA PLATÔNICA E ARISTOTELICA Eles defendiam a concepção de Empédocles de Sicília dos 4 elementos (terra, ar, fogo e água) ou raízes. Eles não defendiam a ideia de vácuo. Platão (428/ /347 a.c.) Timeu assume que tudo foi planejado de acordo com leis matemáticas (segue a tradição Pitagórica) p/ provar que devem existir 4 substâncias naturais (terra, fogo, água e ar) e também 4 figuras geométricas 3-D. Platão e Aristóteles. Platão segura na mão o seu livro Timeu,. Aristóteles ( a.c.) Aceitava a Teoria dos 4 Elementos de Empédocles, mas acrescentava um 5º elemento ou quintessência (o éter). Assim, o universo seria, dividido em 2 partes distintas: 1- o mundo celeste, a partir da Lua, seria feito de éter. 2- o mundo terrestre, ou sublunar (abaixo da Lua), seria formado pelos 4 elementos. as da terra, cubos As do fogo, tetraedros (pirâmides de base triangular) as do ar, octaedros as da água, icosaedros

11 MODELOS ATÔMICOS FILÓSOFOS GREGOS Tales de Mileto ( ) A ÁGUA é a essência de tudo. Anaxímenes (séc. VI a.c.) O AR seria o elemento que constituiria O universo. Heráclito ( a.c.) O FOGO é o terceiro elemento da Matéria, capaz de transformá-la. Anaxímenes (VI a.c.) AR Tales de Mileto ( a.c.) ÁGUA ARISTÓTELES (IV a.c.) FOGO TERRA Heráclito ( a.c.) Empédocles ( a.c.) Empédocles ( a.c.) A TERRA é o quarto elemento da Matéria. Aristóteles (séc. IV a.c.) Água, Ar, Fogo e Terra podem se transformar um no outro, dando origem a Novos materiais. Professor Fabiano Ramos Costa

12 A FILOSOFIA ATOMISTA Leucipo de Mileto (500a.C-?) Demócrito de Abdera ( a.C) No séc. V a.c, eles admitiam a idéia de um princípio material de todas as coisas e a existência de espaço vazio (vácuo) infinito no qual essa matéria se movia. Até essa época, o universo era totalmente preenchido pela matéria. Propuseram a 1 ª Teoria Atômica chamada de Descontinuidade da Matéria. Esses átomos se reuniam, depois, a outros átomos, p/ formar novos objetos. Átomos de: aço formato que se assemelha a ganchos, que os prendem solidamente entre si; água são lisos e escorregadios; sal, por causa de seu gosto, são ásperos e pontudos; ar são pequenos e pouco ligados, penetrando todos os outros materiais; alma e fogo são esféricos e muito delicados. Difundiram o Atomismo Epicuro de Samos ( a.c), atomista mais importante dessa época. Titus Lucretius Carus ou Lucrécio (98-55 a.c)

13 MODELOS ATÔMICOS FILÓSOFOS GREGOS Leucipo (séc V a.c.) Demócrito ( a.c.) A matéria não pode ser dividida infinitamente. A matéria tem um limite com as características do todo. Este limite seriam partículas bastante pequenas que não poderiam ser divididas, os ÁTOMOS. Atomismo A = não Tomos = partes +. Átomo = indivisível Idéia filosófica usado para explicar o universo, onde uma pequena partícula era formadora de tudo. O Átomo dos Gregos Era uma partícula indivisível, compacta e indestrutível.

14 O Átomo de Dalton Procurando explicar as leis de Lavoisier e Proust, o cientista John Dalton, criou uma teoria baseada na idéia do atomismo. Sugeriu um modelo com átomos para descrever as propriedades de reações químicas. Dalton converteu a filosofia atomística dos gregos em uma teoria científica, no livro New System of Chemical Philosophy. Essa teoria dizia: A matéria era formada por átomos; Os átomos de símbolos diferentes possuem propriedades diferentes; Compostos químicos = combinação de dois ou mais átomos. John Dalton ( ) Pela 1 a vez, vemos os átomos sendo usados p/ descrever quantidades mensuráveis. Modelo da Bola de Bilhar Era uma esfera indivisível, maciça, homogênea, de massa e volume variando de acordo com o elemento. Tabela de Dalton, dos elementos e suas combinações

15 MODELOS ATÔMICOS 1º MODELO ATÔMICO EXPERIMENTAL John DALTON ( ) Os átomos são esféricos e maciços. São indivisíveis e indestrutíveis. Átomos de elementos diferentes têm massas diferentes. Átomos combinam-se em várias proporções de números simples, formando substâncias. Durante uma reação química, os átomos não são criados nem destruídos, apenas trocam de parceiros p/ produzirem novas substâncias. DEFEITO DO MODELO Não explicou a eletricidade. Não explicou a radioatividade.

16 MODELOS ATÔMICOS A ELETRICIDADE E O ELÉTRON Tales de Mileto ( a.c.) Lã atritada a pedaço de âmbar (elektron) eletriza-se. Característica elétrica da maéria. Michael Faraday ( ) Uma solução atravessada pela corrente elétrica, deposita materiais com massas proporcionais à corrente. A eletricidade está relacionada com uma partícula. William Crookes ( ) Ampolas de gás a baixa pressão ou ampolas de Crookes. submetida a elevada ddp emitiam raios luminosos do pólo (catodo) p/ o + (anodo) denominado de raios catódicos por Eugen Goldstein ( ). J. J. Thomson ( ) Os raios catódicos das ampolas de Crookes desviavam na direção do pólo +, portanto têm carga elétrica -, chamadas ELÉTRONS.

17 1897: átomo não é indivisível Thomson descobre uma peça fundamental do átomo: o elétron Thomson, no Lab. Cavendish: Temos nos raios catódicos matéria em um novo estado"

18 O que são os raios catódicos? 1894: Thomson mede a vraios catódicos <<< c. 1895: Raios catódicos têm carga elétrica -. Os átomos teriam partes? Thomson sugeria que sim! Dizia que os raios catódicos seriam realmente feixes de pequenas partes do átomo. Crookes fez experiências levaram-no a concluir isso. 1ª- Os raios catódicos, quando incidem sobre um anteparo, produzem uma sombra na parede oposta do tubo, permitindo concluir que se propagam em linha reta. 2ª- mostrou que os raios catódicos são desviados por um campo elétrico p/ o lado da placa +. Dessas experiências, Thomson concluiu que os raios eram partículas carregadas -. A questão então era Que partículas são essas? átomos, moléculas, ou uma subdivisão de matéria? 3ª- Apesar dele não poder medir diretamente a carga e a massa de tal partícula, ele pode medir quanto os raios eram desviados por um campo magnético, e quanta energia eles carregavam. A partir desses dados, obteve a razão entre massa e carga elétrica (m/e).

19 EXPERIÊNCIAS ELÉTRICAS Em 1897, o físico inglês Joseph John Thomson, passou a chamar os raios catódicos de elétrons. Thomson determinou, o valor da relação e/m entre a carga do elétron e sua massa. e m 1, C Kg 1 Conclusão: Átomo não é fundamental!!!

20 EXPERIÊNCIAS ELÉTRICAS Em 1886, o físico Eugen Goldtein descobriu um novo tipo de raios positivos, os quais dependem do gás utilizado. As menores partículas que compunham, denomina-se próton.

21 MODELOS ATÔMICOS O MODELO ATÔMICO DE DALTON NÃO EXPLICAVA SATISFATORIAMENTE OS FENÔMENOS ELÉTRICOS DA MATÉRIA. PORTANTO, O MODELO ESTÁ INCORRETO!

22 MODELOS ATÔMICOS Joseph John Thompson Modelo atômico de Pudim de passas. MODELO ATÔMICO DE THOMSON (1898) J. J. Thomson ( ) O átomo como um todo tem carga nula. Assim sendo, se há a presença de elétrons com carga -, há também a presença de cargas + no átomo. CONTRIBUIÇÃO DE THOMSON SOBRE O MODELO ATÔMICO Thomson propôs que o átomo seria uma espécie de bolha gelatinosa, completamente maciça onde haveria a totalidade da carga + homogeneamente distribuída. Incrustada nessa gelatina estariam os Elétrons (de carga negativa). Juntos à massa, formariam uma carga líquida igual a zero. O MODELO ATÔMICO DE THOMSON FOI DERRUBADO EM 1908 POR ERNERST RUTHERFORD.

23 EXPERIÊNCIA DE MILLIKAM A determinação da carga de elétron foi feita pela 1ª vez por Millikam, em 1909 através da seguinte experiência.

24 CARGA E MASSA DO ELÉTRON e m 1, C Kg 1 e 1, C m 1, , C 19 C Kg 1 m 9, Kg

25 Matéria e Carga Elétrica A Matéria é formada de átomos que por sua vez são formados por partículas, cujas cargas e massas são: Interação Forte Interação Fraca Interações Gravitacional e Eletromagnética

26 Matéria e Carga Elétrica A estrutura atômica mostra que os elétrons são as partículas que orbitam em torno do núcleo, onde se localizam os prótons. ÁTOMO Núcleo Eletrosfera -Prótons -Neutrons - Elétrons Para o átomo de H, onde: r = 5, m Atração elétrica entre elétron e 3, N Atração gravitacional entre elétron e 8, N F F c G 3, , ,

27

28 MODELOS ATÔMICOS A RADIOATIVIDADE E A DERRUBADA DO MODELO ATÔMICO DE THOMSON Wilhelm Röntgen ( ) Estudava raios emitidos pela ampola de Crookes. Repentinamente, notou que raios Desconhecidos saíam dessa ampola, Atravessavam corpos e impressionavam Chapas fotográficas. Como os raios eram desconhecidos, Chamou-os de RAIOS-X. Henri Becquerel ( ) Tentava relacionar fosforescência de Minerais à base de urânios com os raios-x. Pensou que dependiam da luz solar. Num dia nublado, guardou uma amostra De urânio numa gaveta embrulhada em Papel preto e espesso. Mesmo assim, Revelou uma chapa fotográfica. Inicia-se, portanto os estudos relacionados À RADIOATIVIDADE.

29 MODELOS ATÔMICOS CASAL CURIE versus RADIOATIVIDADE Pierre Curie ( ) Marie Curie ( ) Estudaram incansavelmente os fenômenos relacionados à radioatividade, mas não puderam explicar a origem da radiação emitida por determinados átomos. SENDO O ÁTOMO, ATÉ ENTÃO, COMPLETAMENTE MACIÇO, COMO EXPLICAR TAL FENÔMENO? QUAL A CARGA DAS PARTÍCULAS RADIOATIVAS: NEGATIVA, POSITIVA OU NEUTRA? QUAL SUA MASSA? Um outro pesquisador, Ernerst Rutherford, convencido por J. J. Thomson, começa a pesquisar materiais radioativos e, aos 26 anos de idade, notou que havia 2 tipos de radiação: Uma positiva (alfa) e outra negativa (beta). Assim inicia-se o processo para determinação de NOVO MODELO ATÔMICO.

30 MODELOS ATÔMICOS MODELO ATÔMICO DE RUTHERFORD (1911) Ernerst Rutherford ( ) Elemento radioativo Caixa de chumbo Observou que as partículas (+) desviavam bem pouco da sua trajetória ao passar por um campo elétrico, quando comparadas com o desvio das partículas (-). CONCLUSÃO: a partícula tem mais massa que a partícula. vpartículas alfa km/s RUTHERFORD PROPÕE A 2 DE SEUS ALUNOS, JOHANNES HANS WILHELM GEIGER E ERNERST MARSDEN QUE BOMBARDEASSEM FINAS FOLHAS DE METAIS COM AS PARTÍCULAS A FIM DE COMPROVAR, OU NÃO, O MODELO DE ÁTOMO DE THOMSON.

31 Experiência de Rutherford por Geiger-Marsden (1908) Em 1908 Hans Geiger e Ernest Marsden, trabalhando com Ernest Rutherford no Laboratório de Física da Universidade de Manchester, mediram a distribuição angular das partículas alfa ao ser espalhadas a partir de uma folha fina de ouro (10-4 mm). As patículas alfa (átomos ionizados de He) são emitidas por uma fonte radioativa Polônio (Po) e colimadas em um feixe dirigido para a lâmina ou folha de ouro no qual são bombardeadas. As partículas alfa são espalhadas e detectadas (por sinais de luz) ao se chocarem em uma tela de cintilação de Sulfeto de Zinco.

32

33 MODELOS ATÔMICOS MODELO ATÔMICO DE RUTHERFORD Caso o Modelo de Thomson Estivesse CORRETO!!! Como o átomo, segundo Thomson, era uma espécie de bolha gelatinosa, completamente neutra, no momento em que as partículas alfa (numa velocidade muito grande) colidissem com esses átomos, passariam direto, podendo sofrer pequeníssimos desvios de sua trajetória. O QUE REALMENTE FOI OBSERVADO????????? A maioria das partículas alfa passou direto pela fina folha de metal, sem sofrer desvios. Contudo, vez em quando, algumas partículas alfa desviavam bastante da trajetória com Ângulos superiores a 90º. Algumas partículas retornaram... ENTÃO, COMO EXPLICAR TAL FATO?

34 12/26 MODELOS ATÔMICOS MODELO ATÔMICO DE RUTHERFORD PROPOSTA DE RUTHERFORD PARA EXPLICAR AS OBSERVAÇÕES DO LABORATÓRIO P/ que a partícula pudesse inverter sua trajetória, deveria encontrar uma carga + bastante concentrada na região nuclear, com massa bastante pronunciada. Rutherford propôs que essa região central, chamada NÚCLEO, conteria toda a massa do átomo, assim como a totalidade da carga +. Os elétrons estariam girando circularmente ao redor desse núcleo, numa região chamada de ELETROSFERA. P/ cada elétron deveria existir uma carga + na região nuclear. Essa partícula + era o PRÓTON. A região nuclear deveria ser cerca de a vezes menor que a eletrosfera, pois de cada a partículas que passaram direto, uma sofreu deflexão. SURGE ASSIM, O ÁTOMO NUCLEAR O próton é cerca de 1836 vezes mais pesado que 1 elétron.

35

36 Átomo é instável. PORTANTO, O MODELO ATÔMICO DE RUTHERFORD, MESMO EXPLICANDO O QUE FOI OBSERVADO NO LABORATÓRIO APRESENTA UMA INCORREÇÃO.

37 O PROBLEMA DO MODELO ATÔMICO DE RUTHERFORD P/ os físicos, toda carga elétrica em movimento, como os elétrons, perde energia na forma de luz, diminuindo sua energia cinética e a conseqüente atração entre prótons e elétrons faria com que houvesse uma colisão entre eles, destruindo o átomo. ALGO QUE NÃO OCORRE.

38 MODELOS ATÔMICOS MODELO ATÔMICO DE BOHR (1913) Niels Bohr ( ) Estudava espectros de emissão do gás Hidrogênio. O gás Hidrogênio (H2) aprisionado numa âmpola submetida a alta ddp emitia luz vermelha. Ao passar por um prisma, essa luz se subdividia em diferentes comprimentos de onda e freqüência, caracterizando um espectro luminoso descontínuo. A EXPLICAÇÃO Os elétrons estão movimentando ao redor do núcleo em órbitas de energia FIXA, QUANTIZADA E ESTACIONÁRIA (AS CAMADAS). Ao receber energia, o elétron salta p/ uma camada mais externa (mais energética), ficando num estado EXCITADO. Ao retornar p/ uma camada menos energética, libera parte da energia absorvida na forma de ondas eletromagnética (LUZ), que pode ser visível, ou não.

39 MODELOS ATÔMICOS K L M N O P Q MODELO ATÔMICO DE BOHR A ELETROSFERA A energia do elétron, numa camada é sempre a mesma. Só é permitido ao elétron movimentar-se na Camada. Quanto mais afastada do núcleo, maior a Energia da camada. Cada camada de energia possui uma quantidade máxima de elétrons. A energia emitida pelo elétron corresponde à diferença entre a energia das camadas de origem e destino. Quanto maior a energia transportada, maior Será a freqüência da onda eletromagnética. Retornos eletrônicos para a camada K, liberação de luz no ULTRAVIOLETA. Retornos eletrônicos para a camada L, liberação de luz no VISÍVEL. Retornos eletrônicos para a camada M, liberação de luz no INFRAVERMELHO.

40 MODELO DE BOHR

41 MODELO DE BOHR Baseado na mecânica quântica, Niels Böhr apresentou uma correção ao modelo de Rutherford através dos seguintes postulados: 1. Em um átomo são permitidas somente algumas órbitas circulares ao elétron, sendo que em cada uma dessas órbitas o elétron apresenta energia constante. 2. Um elétron não pode assumir qualquer valor de energia, mas somente determinados valores que correspondem às órbitas permitidas, tendo, assim, determinados níveis de energia ou camadas energéticas. 3. Um elétron, quando localizado numa dessas órbitas, não perde nem ganha energia espontaneamente.

42 MODELO DE BOHR 4. Um elétron pode absorver energia de uma fonte externa somente em unidades discretas chamas quanta. 5. Quando um elétron absorve um quantum de energia, ele salta para uma órbita mais energética, ligeiramente mais afastada do núcleo. 6. Quando o elétron retorna à órbita menos energética, ele perde, na forma de onda eletromagnética, uma quantidade de energia que corresponde à diferença de energia existente entre as órbitas envolvidas no movimento do elétron.

43 MODELO DE BOHR

44 Modelo atômico de Bohr (1913) n Átomo de Bohr Estados estacionários: não perdem energia Somente algumas órbitas (com determinado raio seria possível) r 1 0, n a0 0, ( m) 9 m com n Raio de 1,2,3 Bohr 1eV = Energia adquirida por um elétron quando acelerado por uma diferença de potencial de 1V 13,6 E n ev 2 n

45 Modelo atômico de Bohr (1913) 13,6 E n ev 2 n E f 1 1 Ei 13,6 2 2 ni n f E(eV ) 0 E(eV ) 0 n i n f hf n f n i hf Fóton de luz emitido E f E i Fóton de luz absorvido E f E i

46

47

48 Aplicação do Modelo de Bohr: foguete pirotécnico ou fogo de artifício É um explosivo com pavio p/ iniciar a combustão que provoca a rápida ascensão do foguete, que a certa altura explode violentamente. Conforme o elemento químico adicionado junto à mistura explosiva, podem ser obtidas diferentes cores, ver na tabela abaixo: As cores nos fogos de artifício vem de sua composição, que inclui os sais emissores e ainda o material combustível, necessário p/ o aquecimento dos sais. - arte vinda da China antiga; - Antes do Séc. XIX só o amarelo e o laranja eram produzidas; os compostos clorados, entretanto, adicionaram vermelhos e verdes. - Todos os compostos, quando aquecidos, emitem luz. Lembrar: ao colocar um garfo metálico na chama do fogão; ele, aquecido, emite luz vermelha.

49 corrente 1914 d.d.p retarda o elétron entre G e A. d.d.p entre C e G. o espalhamento inelástico de elétrons por átomos da gota de mercúrio (= 150 o C) na forma de vapor no tubo. Energia de excitação do Hg (4,9eV).

50

51

52 MODELOS ATÔMICOS MODELO ATÔMICO DE SOMMERFELD ( ) A ELETROSFERA Para átomos com mais de um elétron, Ao se ampliar as raias luminosas, subdivisões Apareciam, caracterizando que o elétron, ao Retornar para a camada, não voltava Exatamente para a camada, mas para bem Próximo dela, emitindo ondas eletromagnéticas Com energias bem próximas umas das outras. Os átomos multieletrônicos devem possuir Subcamadas ou subníveis de energia, caracterizados por órbitas elípticas, além das circulares, segundo o modelo de Bohr.? Feixe de Luz Ampliação Em cada nível só pode existir uma órbita circular, as outras são elípticas. Espectro Descontínuo

53 MODELO DE SOMMERFELD Com o avanço da espectroscopia, foi possível observar que as raias consideradas anteriormente constituídas por uma única linha eram, na realidade, um conjunto de linhas distintas muito próximas umas das outras.

54 MODELO DE SOMMERFELD Para explicar esta multiplicidade das raias espectrais verificadas experimentalmente, em 1915 o físico alemão Arnold Sommerfeld propôs o seguinte modelo: Cada nível de energia n está dividido em n subníveis, correspondentes a uma órbita circular e a n-1 órbitas elípticas.

55

56

57 O Átomo de Sommerfeld Observando espectros de emissão mais complexos, Sommerfeld deduziu teorias sobre os níveis de energia que alterariam algumas idéias dos modelos passados. Ele deduziu que: Os níveis de energia eram divididos em regiões ainda menores surge os SUBNÍVEIS; As denominações dos subníveis eram de acordo com a forma geométrica em que eram observados (circulares ou elípticas). S = Sharp P = principal D = diffuse F = fine

58

59

60 17/26 MODELOS ATÔMICOS LINHA DO TEMPO 625 a.c. Séc. IV a.c. Séc. V a.c Teoria dos Quatro Elementos; Água, Ar, Fogo, Terra Teoria Atômica: Demócrito Leucipo John Dalton 1º Modelo Atômico Experimental J. J. Thomson Introduziu Cargas Elétricas No Modelo Atômico Ernerst Rutherford Modelo Atômico Nuclear Niels Bohr Camadas Eletrônicas Circulares Sommerfeld Camadas Eletrônicas Elípticas Filósofos Gregos a. C. Átomos Maciços Matéria Contínua Átomos Nucleados Matéria Descontínua

61 Teorias Finais De Broglie Propôs que os elétrons tinham comportamento duplo: PARTÍCULA-ONDA Heisenberg Núcleo Órbitas (níveis) Sugeriu que os elétrons não estavam em órbitas, mas em regiões de maior possibilidade de encontrá-los (ORBITAL). Orbital

62 MODELOS ATÔMICOS MODELO ATÔMICO ATUAL (ORBITAL) Problemas Acerca do Modelo de Bohr 1924 Louis de Broglie: Dualidade da Matéria Toda e qualquer massa pode se comportar como onda. Heisenberg: Princípio da Incerteza É impossível determinar ao mesmo tempo a posição e a velocidade do elétron. Schrödinger: Orbitais O elétron, como onda, pode ser encontrado ao redor do núcleo em regiões de máxima probabilidade (orbital).

63 d 2 s 6 p f MODELOS ATÔMICOS MODELO ATÔMICO ATUAL (ORBITAL) ESTUDO DOS ORBITAIS Em cada orbital só há, no máximo, 2 elétrons, representados por meia-seta para cima e meia-seta para baixo (spins). Os elétrons obrigatoriamente têm de possuir spins opostos. Os orbitais se combinam formando os subníveis. PARA COLOCAR OS SUBNÍVEIS EM ORDEM CRESCENTE DE ENERGIA NAS CAMADAS UTILIZAREMOS O DIAGRAMA DE LINUS PAULING Os subníveis se combinam formando as camadas.

64 MODELOS ATÔMICOS MODELO ATÔMICO ATUAL (ORBITAL) 1s 2s 2p DIAGRAMA DE LINUS PAULING Coloca os subníveis em ordem crescente de Energia. 3s 3p 3d 1s 2 2s 2 2 p 6 3s 2 4s 4p 4d 4f 3 p 6 4s d 4 p 5s 5s 6s 7s 5p 6p 7p 5d 6d 5f d 5 p 6s f 5d 6 p 7s f 6d 7 p

65 MODELOS ATÔMICOS MODELO ATÔMICO ATUAL (ORBITAL) 1s 2s 2p CONFIGURAÇÃO ELETRÔNICA Fazer a configuração eletrônica do cádmio, possuidor de 24 elétrons na sua eletrosfera. 3s 3p 3d 1s 2 2s 2 2 p 6 3s 2 4s 4p 4d 4f 3 p 6 4s 2 3d 4 5s 5p 5d 5f 6s 6p 6d 1 4s 3d 5 7s 7p s d s d

66 MODELOS ATÔMICOS MODELO ATÔMICO ATUAL (ORBITAL) 1s 2s 2p CONFIGURAÇÃO ELETRÔNICA Fazer a configuração eletrônica do cobre, possuidor de 29 elétrons na sua eletrosfera. 3s 3p 3d 1s 2 2s 2 2 p 6 3s 2 4s 4p 4d 4f 3 p 6 4s 2 3d 9 5s 5p 5d 5f 6s 6p 6d 1 4s 3d 10 7s 7p s d s d

67 MODELOS ATÔMICOS MODELO ATÔMICO ATUAL (ORBITAL) 1s 2s 2p CONFIGURAÇÃO ELETRÔNICA Fazer a configuração eletrônica do Ferro, possuidor de 26 elétrons na sua eletrosfera. 3s 3p 3d 1s 2 2s 2 2 p 6 3s 2 4s 4p 4d 4f 3 p 6 4s 2 3d 6 5s 5p 5d 5f 6s 6p 6d 7s 7p

68 MODELOS ATÔMICOS REPRESENTANDO UM ÁTOMO NÚMERO ATÔMICO Indica o total de prótons no núcleo de um átomo. É representado pela letra Z, maiúscula. NÚMERO DE MASSA Indica a massa relativa de um átomo. É calculada através da somados do total de prótons com o total de nêutrons No núcleo do átomo. É representado pela letra A, maiúscula. REPRESENTANDO UM ÁTOMO arg A C a Z X O nêutron foi descoberto em 1932 pelo físico inglês Chadwick.

69 MODELOS ATÔMICOS REPRESENTANDO UM ÁTOMO Z = 20 p + = 20 e - = 20 Ca A = 40 nº = 20 Total de prótons = total elétrons. ÁTOMO NEUTRO Z = 19 p + = 19 e - = 18 Total de prótons > total elétrons. ÍON POSITIVO = CÁTION. 19 K A = 39 nº = Z = 16 p + = 16 e - = 18 Total de prótons < total elétrons. ÍON NEGATIVO = ÂNION. 16 S A = 32 nº = 16

70 Idade Antiga 4000a.C-Séc.V MODELOS ATÔMICOS (Personalidades) Idade Contemporânea séc. XIX-? Leucipo de Mileto (500a.C-?) Idade Moderna Séc.XV-Séc. XVIII Demócrito de Abdera ( a.C) E. Rutherford ( ) Modelo Planetário do Átomo ou Modelo do Átomo Nuclear Experiências de Radioatividade J. Dalton ( ) Modelo da Bola de Bilhar Leis Ponderais das Reações Químicas Idade Contemporânea séc. XIX-? N. H. D. Bohr ( ) Modelo Experiências de Espectroscopia do H A. J. W. Sommerfeld ( ) Espectroscopia de Átomos Multieletrônicos 1897, J.J. Thomson ( ) descobre o elétron Modelo Atômico de Pudim com Passas ou Ameixas Experiências de Eletricidade (Tubos de Crookes) E. Schrödinger ( ) Modelo de Orbitais

71 Quem comprovou a natureza elétrica do átomo? A idéia onde o universo era formado por átomos chamavase? Atomismo Qual o filósofo que nomeou o termo átomo? Thompson Qual o aparelho foi usado por Thompson para formular seu modelo atômico? Ampola de Crookes Demócrito O nome do cientista que nomeou o termo elétron foi... O que quer dizer átomo? Indivisível Como Dalton descrevia o átomo? Esfera indivisível, maciça, homogênea de massa e volume variável. Stoney, porém W. Gilbert já havia nomeado. Rutherford bombardeou que metal para realizar seu experimento? Ouro

72 Qual o elemento químico Rutherford usou para bombardear o ouro? Polônio Qual a região do átomo que é a mais densa (pesada)? Núcleo Como são chamados os prótons e os nêutrons por estarem no núcleo? Nucleons O que ocorreu com a maioria das partículas alfa no bombardeamento de Rutherford? Ultrapassaram a lâmina de ouro Qual modelo atômico foi comparado ao sistema solar? O modelo de Rutherford Porque o núcleo e a eletrosfera se atraem? Por que ambos possuem cargas contrárias Que experiência Bohr realizou para concluir a existência dos níveis de energia? Espectros de emissão Quantas órbitas foram dividida a eletrosfera? Sete órbitas

73 Em qual estado um elétron permanece em seus nível sem receber ou liberar energia? Estado fundamental Quantos elétrons tem a camada M? 18 Quem definiu a teoria dos subníveis? Sommerfeld Quais as letras que representam os quatro subníveis de Sommerfeld? Como um elétrons se comporta segundo De Broglie? Como uma partícula-onda O que é um orbital? Local de maior probabilidade de encontrar um elétron O que é um fóton? Forma de energia liberada por um elétron no estado excitado S, P, D e F

74 eletromagnética forte fraca Gráviton não foi detectada da Gravitacional.

75

76

Professor Edson Cruz

Professor Edson Cruz Professor Edson Cruz A RADIOATIVIDADE E A NECESSIDADE DE NOVAS PESQUISAS Wilhelm RÖNTGEN (1845-1923) Estudava raios emitidos pela ampola de Crookes. Repentinamente, notou que raios desconhecidos saíam

Leia mais

MODELOS ATÔMICOS MÓDULO 1 TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS

MODELOS ATÔMICOS MÓDULO 1 TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS MODELOS ATÔMICOS MÓDULO 1 TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS MODELOS ATÔMICOS MODELO DE DEMÓCRITO & LEUCIPO MODELO FILOSÓFICO 1 A matéria NÃO pode ser dividida infinitamente. 2 A matéria tem um limite com as características

Leia mais

J.J. Thomson N. Bohr E. Schrödinger. J. Dalton E. Rutherford. Demócrito e Leucipo. A. Sommerfeld. Evolução histórica

J.J. Thomson N. Bohr E. Schrödinger. J. Dalton E. Rutherford. Demócrito e Leucipo. A. Sommerfeld. Evolução histórica J.J. Thomson N. Bohr E. Schrödinger Demócrito e Leucipo J. Dalton E. Rutherford Evolução histórica A. Sommerfeld Demócrito e Leucipo (modelo filosofal) Do que a matéria é constituída? A matéria é descontínua.

Leia mais

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos.

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Atomística Demócrito Demócrito 460-370 a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Lavoisier NADA SE PERDE NADA SE CRIA TUDO SE TRANSFORMA Dalton BASEADO NA LEI

Leia mais

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos.

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Atomística Demócrito Demócrito 460-370 a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Lavoisier NADA SE PERDE NADA SE CRIA TUDO SE TRANSFORMA Dalton BASEADO NA LEI

Leia mais

Qímica Estrutura At mica

Qímica Estrutura At mica Q ímica Estrutura At mica MODELOS ATÔMICOS Modelo dos Filósofos Gregos: Leucipo (500 a.c.) e Demócrito (460 a.c.) Indestrutível, indivisível e maciço. Modelo baseado apenas na intuição e na lógica. Aristóteles

Leia mais

- Evolução dos modelos atômicos; - Estudo da eletrosfera; Prof. Kemil.

- Evolução dos modelos atômicos; - Estudo da eletrosfera; Prof. Kemil. - Evolução dos modelos atômicos; - Estudo da eletrosfera; Prof. Kemil www.profkemil.ning.com EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS Durante algum tempo a curiosidade sobre do que era constituída a matéria parecia

Leia mais

ESTRUTURA ATÔMICA. Modelos Atômicos

ESTRUTURA ATÔMICA. Modelos Atômicos ESTRUTURA ATÔMICA Modelos Atômicos 1.Modelo atômico de Dalton 2.Modelo atômico de Thomson 3.Modelo atômico de Rutherford 4.Modelo atômico de Rutherford-Bohr 5.Modelo atômico atual MODELOS ATÔMICOS 1808

Leia mais

Modelos Atômicos. Aula Especial Química Prof. Bernardo Verano

Modelos Atômicos. Aula Especial Química Prof. Bernardo Verano Primeira idéia sobre o átomo (evolução histórica) No ano 450 a.c., dois filósofos gregos, Demócrito e Leucipo, imaginaram que se pegássemos um corpo qualquer e o fôssemos dividindo sucessivas vezes, haveria

Leia mais

Atomística. Matéria. Sistemas. Órgãos. Tecidos. Células. Moléculas Átomos

Atomística. Matéria. Sistemas. Órgãos. Tecidos. Células. Moléculas Átomos Atomística Matéria Sistemas Órgãos Tecidos Células Moléculas Átomos Atomística Tales de Mileto (640 a.c. e 2610 a.h.): Descobriu as cargas elétricas Empédocles (V a.c. e XXV a.h.) água terra fogo ar Atomística

Leia mais

Química MODELOS ATÔMICOS

Química MODELOS ATÔMICOS MODELOS ATÔMICOS Modelo Grego Leucipo e Demócrito (400 a.c) A matéria é descontínua e formada por partículas indivisíveis os átomos. (A = não ; tomo = parte). ÁTOMO = não + divisível Modelo de Dalton Baseado

Leia mais

TEORIAS ATÔMICAS. Menor partícula possível de um elemento (Grécia antiga) John Dalton (1807)

TEORIAS ATÔMICAS. Menor partícula possível de um elemento (Grécia antiga) John Dalton (1807) TEORIAS ATÔMICAS Átomo Menor partícula possível de um elemento (Grécia antiga) John Dalton (1807) 1. Os elementos são constituídos por partículas extremamente pequenas chamadas átomos; 2. Todos os átomos

Leia mais

Apostila de Química 11 Atomística

Apostila de Química 11 Atomística Apostila de Química 11 Atomística 1.0 Filósofos Leucipo e Demócrito, Grécia 400 a.c. A matéria é formada por pequenas partículas que sempre existiram e que seriam indestrutíveis, os átomos. Esses filósofos

Leia mais

Modelos atômicos. Curso de Química. Prof. Rui Medeiros. quimicadorui.com.br

Modelos atômicos. Curso de Química. Prof. Rui Medeiros. quimicadorui.com.br Modelos atômicos Curso de Química Prof. Rui Medeiros quimicadorui.com.br Módulo Extra - 2017 2 CURSO DE QUÍMICA PROFESSOR RUI MEDEIROS MÓDULO EXTRA - 2017 Modelos atômicos ü A representação esquemática

Leia mais

Sumário. O átomo de H e a estrutura atómica

Sumário. O átomo de H e a estrutura atómica Sumário Das Estrelas ao átomo Unidade temática 1 O átomo de hidrogénio e a estrutura atómica. Quantização de energia. : De Dalton ao modelo quântico. APSA 6 Espectro atómico do átomo de hidrogénio. Porque

Leia mais

Os modelos Atômicos e a evolução da constituição elembentar da matéria

Os modelos Atômicos e a evolução da constituição elembentar da matéria Os modelos Atômicos e a evolução da constituição elembentar da matéria Ao longo do desenvolvimento da humanidade, um dos tópicos que sempre intrigaram os filósofos e os cientistas é a composição elementar

Leia mais

LOGO. Modelos Atômicos. Profa. Núria Galacini

LOGO. Modelos Atômicos. Profa. Núria Galacini LOGO Modelos Atômicos Profa. Núria Galacini Demócrito: no século IV a.c. afirmava que a matéria era composta de partículas indivisíveis, o átomo. John Dalton: em 1808 formulou uma definição acerca dos

Leia mais

MODELOS ATÔMICOS MÓDULO 1 TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS

MODELOS ATÔMICOS MÓDULO 1 TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS MODELOS ATÔMICOS MÓDULO 1 TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS MODELOS ATÔMICOS MODELO DE DEMÓCRITO & LEUCIPO MODELO FILOSÓFICO 1 A matéria NÃO pode ser dividida infinitamente. 2 A matéria tem um limite com as características

Leia mais

Profa: GRAÇA PORTO. Quibi. Química - Graça Porto

Profa: GRAÇA PORTO. Quibi. Química - Graça Porto Profa: GRAÇA PORTO WWW. Quibi. COM Leucipo de Mileto ( 440 a.c.) & Demócrito (460 a.c. - 370 a.c. ) A idéia de dividirmos uma porção qualquer de matéria até chegarmos a uma partícula que não possa mais

Leia mais

MODELO ATÔMICO: DO SIMPLES AO ELABORADO UMA TENTATIVA DE DESVENDAR OS MISTÉRIOS DA MATÉRIA

MODELO ATÔMICO: DO SIMPLES AO ELABORADO UMA TENTATIVA DE DESVENDAR OS MISTÉRIOS DA MATÉRIA MODELO ATÔMICO: DO SIMPLES AO ELABORADO UMA TENTATIVA DE DESVENDAR OS MISTÉRIOS DA MATÉRIA Leucipo Demócrito Epicuro (de 400-250 a.c): a matéria seria constituída de átomos e espaços vazios; Aristóteles

Leia mais

Estrutura Atômica EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. Professor Guilherme Alves

Estrutura Atômica EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. Professor Guilherme Alves Estrutura Atômica EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS Professor Guilherme Alves 1.1 - Origem da Teoria Atômica Leucipo: Ideia de Átomo; Demócrito (460 a.c. 370 a.c.): usou a palavra átomo para designar a partícula

Leia mais

TEORIA ATÔMICA. Química Geral

TEORIA ATÔMICA. Química Geral TEORIA ATÔMICA Química Geral 1 Modelo Atômico de Dalton John Dalton 1766 1844: Físico, Químico e Meteorologista inglês Primeira tentativa de relacionar mudanças químicas a eventos que ocorrem ao nível

Leia mais

ATOMÍSTICA PROF. ADRIANO ALVES

ATOMÍSTICA PROF. ADRIANO ALVES ATOMÍSTICA PROF. ADRIANO ALVES Demócrito Aristóteles Dalton Thomson Bohr Rutherford Sommerfeld Heisenberg Schrödinger De Broglie DALTON 1. Toda matéria é formada de partículas fundamentais, os átomos.

Leia mais

Estrutura Atômica. Descrever a estrutura do átomo e definir seus termos fundamentais;

Estrutura Atômica. Descrever a estrutura do átomo e definir seus termos fundamentais; Estrutura Atômica Objetivos Descrever a estrutura do átomo e definir seus termos fundamentais; Estudar a evolução histórica do modelo atômico para conhecer os fundamentos da Tabela Periódica Átomos e Elementos

Leia mais

Química. História da Química e Modelos atômicos

Química. História da Química e Modelos atômicos História da Química e Modelos atômicos Tales de Mileto (624- Figura 1.4. 548 a.c.). Água: Tudo é água. Anaxímenes de Mileto (585-528/5 a.c.). Ar: Tudo provém do ar e retorna ao ar. Empédocles (484-424

Leia mais

QUÍMICA GERAL Cap. 01. Prof. Kristian Sales Vieira

QUÍMICA GERAL Cap. 01. Prof. Kristian Sales Vieira QUÍMICA GERAL Cap. 01 Prof. Kristian Sales Vieira Modelo atômico O processo de descoberta Grécia século V a.c. Empédocles Explicar a constituição da matéria ; 04 Elementos: fogo, ar, água e terra; Constante

Leia mais

Modelos atômicos Professor: Hugo Cesário

Modelos atômicos Professor: Hugo Cesário Modelos atômicos Professor: Hugo Cesário Átomo/Filosofia Filosofia Tales de Mileto (600 a.c.) Do que tudo é feito? água Empédocles (450 a.c.) Quatro raízes Raízes unidas pelo amor e separadas pela discórdia

Leia mais

AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA

AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA AULA 01 TEORIA ATÔMICA COMPLETA - ESTRUTURA ATÔMICA; - MODELOS ATÔMICOS; - ESPECTROSCOPIA ATÔMICA; - PROPRIEDADES ONDULATÓRIAS DOS ELÉTRONS; - NÚMEROS QUÂNTICOS E DISTRIBUIÇÃO ELETRÔNICA. QUÍMICA estudo

Leia mais

Química Geral -Aula 2 Átomo e estrutura atômica. *Mas afinal, de que são feitas as coisas?

Química Geral -Aula 2 Átomo e estrutura atômica. *Mas afinal, de que são feitas as coisas? Química Geral -Aula 2 Átomo e estrutura atômica *Mas afinal, de que são feitas as coisas? Átomo na Grécia antiga 2 teorias (Demócrito, Leucipo e Aristóteles) Demócrito, Leucipo e Aristóteles Átomo como

Leia mais

QUÍMICA. Transformações Químicas. Teoria Atômica Modelo Atômico de Dalton, Thomson, Rutherford, Rutherford-Bohr Parte 2. Prof a.

QUÍMICA. Transformações Químicas. Teoria Atômica Modelo Atômico de Dalton, Thomson, Rutherford, Rutherford-Bohr Parte 2. Prof a. QUÍMICA Transformações Químicas Teoria Atômica Modelo Atômico de Dalton, Thomson, Parte 2 Prof a. Giselle Blois Problemas com o átomo de Rutherford: Teoria Atômica: Modelo Atômico de Dalton, Thomson, -

Leia mais

Atomística (I parte):

Atomística (I parte): Atomística (I parte): O estudo histórico do átomo Histórico do Átomo: Modelo dos gregos - Atomismo; Modelo de 1808 - Dalton Modelo de 1898 Thompson Modelo de 1911 Rutherford Modelo de 1913 Bohr Modelo

Leia mais

Química Geral prof. Eduardo. Modelos Atômicos. Módulo QG 04 Apst. 1

Química Geral prof. Eduardo. Modelos Atômicos. Módulo QG 04 Apst. 1 Química Geral prof. Eduardo Modelos Atômicos Módulo QG 04 Apst. 1 Empédocles (492 432 a.c.) Existem quatro elementos básicos na natureza. Aristóteles teles (384 322 a.c.) Frio, quente, úmido, seco. Ar,

Leia mais

Átomo. (Indivisível) Histórico. Demócrito. Leucipo. Tales de Mileto. Alquimia : Âmbar 09/02/2011. Aristóteles. Símbolos: Eléktron A HISTÓRIA DO ÁTOMO

Átomo. (Indivisível) Histórico. Demócrito. Leucipo. Tales de Mileto. Alquimia : Âmbar 09/02/2011. Aristóteles. Símbolos: Eléktron A HISTÓRIA DO ÁTOMO A HISTÓRIA DO ÁTOMO Evolução dos Modelos Atômicos Profs: Renato Acconcia Cláudio de Freitas Aristóteles Histórico Demócrito Átomo (Indivisível) Empédocles Leucipo Tales de Mileto Alquimia : Âmbar Símbolos:

Leia mais

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos.

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Atomística Demócrito Demócrito 460-370 a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Lavoisier NADA SE PERDE NADA SE CRIA TUDO SE TRANSFORMA Dalton BASEADO NA LEI

Leia mais

Hipóteses atomísticas

Hipóteses atomísticas Modelos atômicos 1 Hipóteses atômicas Primeiras idéias sobre a constituição da matéria séculos VII a IV a.c. Hipóteses atomísticas observáveis. Aristóteles e outros filósofos século IV a.c. - toda matéria

Leia mais

QUÍMICA PROFº JAISON MATTEI

QUÍMICA PROFº JAISON MATTEI QUÍMICA PROFº JAISON MATTEI 1. O modelo atômico de Dalton, concebendo o átomo como uma bolinha maciça e indivisível, fez a Química progredir muito no século XIX. Mas o conhecimento sobre estrutura atômica

Leia mais

MODELOS ATÔMICOS PROFº LENNON CHIEPPE MOREIRA

MODELOS ATÔMICOS PROFº LENNON CHIEPPE MOREIRA MODELOS ATÔMICOS Modelos Atômicos são os aspectos estruturais dos átomos que foram apresentados por cientistas na tentativa de explicar o átomo e a sua composição. PROFº LENNON CHIEPPE MOREIRA O ÁTOMO

Leia mais

ESTRUTURA ATÔMICA DA MATÉRIA (PARTE 3 MODELOS ATÔMICOS)

ESTRUTURA ATÔMICA DA MATÉRIA (PARTE 3 MODELOS ATÔMICOS) 01. Gregos (Demócrito e Leucipo) "A matéria é formada de pequenas partículas indivisíveis denominadas átomos." (a = não tomo = parte) QUÍMICA INORGÂNICA - CAPÍTULO 2 ESTRUTURA ATÔMICA DA MATÉRIA (PARTE

Leia mais

Leucipo e Demócrito (400 a.c.) Atomistas

Leucipo e Demócrito (400 a.c.) Atomistas Sumário Das Estrelas ao átomo Unidade temática 1 O átomo de hidrogénio e a estrutura atómica : De Dalton ao modelo quântico. APSA O átomo de hidrogénio e a estrutura atómica. Modelo Grego Leucipo e Demócrito

Leia mais

QUÍMICA - 1 o ANO MÓDULO 03 MODELOS ATÔMICOS

QUÍMICA - 1 o ANO MÓDULO 03 MODELOS ATÔMICOS QUÍMICA - 1 o ANO MÓDULO 03 MODELOS ATÔMICOS - cátodo + ânodo bomba de vácuo A - cátodo + ânodo bomba de vácuo - cátodo + ânodo campo elétrico alta voltagem cátodo - + + - + - -- - ânodo - bloco de chumbo

Leia mais

Nome: nº: Bimestre: 2º Ano/série: 9º ano Ensino: Fundamental Componente Curricular: Química. Resumão do Hondinha.

Nome: nº: Bimestre: 2º Ano/série: 9º ano Ensino: Fundamental Componente Curricular: Química. Resumão do Hondinha. Nome: nº: Bimestre: 2º Ano/série: 9º ano Ensino: Fundamental Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / Resumão do Hondinha Estrutura atômica O átomo é constituído por uma região

Leia mais

Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO 2. ÁTOMO. Prof. a M. a Nayara Lais Boschen

Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO 2. ÁTOMO. Prof. a M. a Nayara Lais Boschen Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO 2. ÁTOMO Prof. a M. a Nayara Lais Boschen A EVOLUÇÃO DO MODELO ATÔMICO 478 a.c. Grécia Antiga Leucipo e Demócrito (regiões de Mileto e Abdera) chegaram

Leia mais

MODELOS ATÔMICOS Profº Jaison Mattei

MODELOS ATÔMICOS Profº Jaison Mattei MODELOS ATÔMICOS Profº Jaison Mattei Vamos falar sobre: A evolução do modelo para o átomo; Cientistas importantes para esse estudo; Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr; Experimentos realizados para obter

Leia mais

Teoria Atômica QUÍMICA GERAL

Teoria Atômica QUÍMICA GERAL Teoria Atômica QUÍMICA GERAL Do que é feita a matéria? o Por volta de 440 a.c. Empédocles sugeriu que a matéria era composta pela mistura de 4 elementos: água, terra, ar e fogo. o Por volta de 400 a.c.

Leia mais

ESTRUTURA ATÔMICA A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS

ESTRUTURA ATÔMICA A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS ESTRUTURA ATÔMICA A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS Demócrito Defendeu a idéia de que a matéria era composta por pequeníssimas partículas. Átomo Demócrito (460 370 A.C.) Modelo baseado apenas na intuição

Leia mais

QUÍMICA. A) do egípcio kēme ( chem ) = TERRA; B) do árabe AL-Khemy (alquimia) = QUÍMICA

QUÍMICA. A) do egípcio kēme ( chem ) = TERRA; B) do árabe AL-Khemy (alquimia) = QUÍMICA QUÍMICA A) do egípcio kēme ( chem ) = TERRA; B) do árabe AL-Khemy (alquimia) = QUÍMICA QUÍMICA - É a ciência que estuda a matéria e suas transformações ; - Estuda as interações com as substâncias e energia

Leia mais

Química Aplicada Foz do Iguaçu, 2017

Química Aplicada Foz do Iguaçu, 2017 Química Aplicada Foz do Iguaçu, 2017 Tópico 1 Fundamentos sobre matéria Fundamentos sobre a Matéria O que é matéria? É tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço (V) Propriedades da matéria Massa Volume

Leia mais

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos.

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Atomística Demócrito Demócrito 460-370 a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Lavoisier NADA SE PERDE NADA SE CRIA TUDO SE TRANSFORMA Dalton BASEADO NA LEI

Leia mais

Na antiguidade, filósofos, gregos e romanos faziam reflexões acerca da estrutura da matéria. As primeiras hipóteses registradas foram:

Na antiguidade, filósofos, gregos e romanos faziam reflexões acerca da estrutura da matéria. As primeiras hipóteses registradas foram: Aula 07 22/abr Marcelo Modelos atômicos Estrutura da matéria: Na antiguidade, filósofos, gregos e romanos faziam reflexões acerca da estrutura da matéria. As primeiras hipóteses registradas foram: Empédocles

Leia mais

Teoria atômica da matéria

Teoria atômica da matéria Teoria atômica da matéria Os gregos antigos (Leucipo de Mileto e Demócrito de Abdera, aprox. 440 A.C.) foram os primeiros a postular que a matéria é constituída de elementos indivisíveis. John Dalton (1803-1807):

Leia mais

Modelos Atômicos PROF. JACKSON ALVES

Modelos Atômicos PROF. JACKSON ALVES Modelos Atômicos PROF. JACKSON ALVES O que é Modelo Atômico? Um modelo atômico é, de uma forma simples, uma maneira de supor como a matéria é formada, ou como os átomos que constituem um material é formado.

Leia mais

ATIVIDADE 01 FUD ELETRÔNICOS

ATIVIDADE 01 FUD ELETRÔNICOS 1. Associe as afirmações a seus respectivos responsáveis: I- O átomo não é indivisível e a matéria possui propriedades elétricas (1897). II- O átomo é uma esfera maciça (1808). III- O átomo é formado por

Leia mais

A HISTÓRIA DO ÁTOMO. Giseli Menegat e Maira Gazzi Manfro

A HISTÓRIA DO ÁTOMO. Giseli Menegat e Maira Gazzi Manfro A HISTÓRIA DO ÁTOMO Giseli Menegat e Maira Gazzi Manfro giseli.menegat@caxias.ifrs.edu.br maira.manfro@caxias.ifrs.edu.br O NASCIMENTO DO ÁTOMO A origem da palavra átomo é bem antiga, cerca de 470 a. C.

Leia mais

MODELOS ATÔMICOS BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA. Professor Hugo Barbosa Suffredini Site:

MODELOS ATÔMICOS BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA. Professor Hugo Barbosa Suffredini Site: BIK0102: ESTRUTURA DA MATÉRIA Crédito: Sprace MODELOS ATÔMICOS Professor Hugo Barbosa Suffredini hugo.suffredini@ufabc.edu.br Site: www.suffredini.com.br Ondas (uma breve revisão...) Uma onda é uma perturbação

Leia mais

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências. Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Criação e Desenvolvimento Talita Gonçales Banheza Ilustração Romulo

Leia mais

Na antiguidade, filósofos, gregos e romanos faziam reflexões acerca da estrutura da matéria. As primeiras hipóteses registradas foram:

Na antiguidade, filósofos, gregos e romanos faziam reflexões acerca da estrutura da matéria. As primeiras hipóteses registradas foram: Aula 04 17/mar Marcelo Modelos atômicos Estrutura da matéria: Na antiguidade, filósofos, gregos e romanos faziam reflexões acerca da estrutura da matéria. As primeiras hipóteses registradas foram: Empédocles

Leia mais

Linha do Tempo. 400 a.c. Radioatividade. Demócrito. Dalton. Thomson. Rutherford Rutherford-Bohr Rutherford-Bohr (Chadwick)

Linha do Tempo. 400 a.c. Radioatividade. Demócrito. Dalton. Thomson. Rutherford Rutherford-Bohr Rutherford-Bohr (Chadwick) Linha do Tempo 400 a.c. 1808 1897 1911 1913 1932 Demócrito Dalton Radioatividade Thomson Rutherford Rutherford-Bohr Rutherford-Bohr (Chadwick) Evolução dos Modelos Atômicos Teoria dos quatro elementos

Leia mais

Hipóteses atomísticas

Hipóteses atomísticas Modelos atômicos 1 Hipóteses atômicas Primeiras idéias sobre a constituição da matéria séculos VII a IV a.c. Hipóteses atomísticas observáveis. Aristóteles e outros flósofos século IV a.c. - toda matéria

Leia mais

Pré UFSC Química. Somatório: Somatório:

Pré UFSC Química. Somatório: Somatório: Exercícios 1) Uma das principais partículas atômicas é o elétron. Sua descoberta foi efetuada por J. J. Thomson em uma sala do Laboratório Cavendish, na Inglaterra, ao provocar descargas de elevada voltagem

Leia mais

Principais Postulados de Dalton (1803)

Principais Postulados de Dalton (1803) Teoria Atômica da Matéria Breve Histórico Leucipo e Demócrito ( 400 a.c.) descontinuidade da matéria (átomo). Alquimia ( 300 a.c. 1500 d.c.) civilizações árabes e gregas. Paracelsus ( 1500 d.c.) Iatroquímica.

Leia mais

QUÍMICA GERAL I PROF. PRISCILA BONFIM GONÇALVES

QUÍMICA GERAL I PROF. PRISCILA BONFIM GONÇALVES Exercícios 1. Sobre os modelos atômicos, assinale o que for incorreto. 01) O modelo que suscitou a ideia do átomo constituído de duas regiões distintas foi proposto pelo químico francês John Dalton, no

Leia mais

Sua vida reproduz seu pensamento

Sua vida reproduz seu pensamento AULA 02 Evolução do Modelo Atômico Sua vida reproduz seu pensamento Autor Desconhecido Aristides Cipriano www.aristidesfilho.wordpress.com UNIVERSO = MATERIA + ENERGIA Tudo aquilo que tem massa e ocupa

Leia mais

MONITORIA_2015 DISCIPLINA: QUÍMICA AULA: EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS

MONITORIA_2015 DISCIPLINA: QUÍMICA AULA: EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS MONITORIA_2015 DISCIPLINA: QUÍMICA AULA: EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS LEMBRETES! Olá, galerinha!! (: Eu sou a Lygia, monitora de Química do Descomplica e tenho alguns recadinhos: Dúvidas & material da

Leia mais

Química. Aula 04 Profº Ricardo Dalla Zanna

Química. Aula 04 Profº Ricardo Dalla Zanna Química Aula 04 Profº Ricardo Dalla Zanna Conteúdo Programático Unidade 2 Átomos e Elementos o Seção 2.1 Evolução do modelo atômico e classificação periódica dos elementos o Seção 2.2 Leis ponderais o

Leia mais

QUÍMICA ÁTOMOS. Professor: Rafael Odorico

QUÍMICA ÁTOMOS. Professor: Rafael Odorico QUÍMICA ÁTOMOS MODELO DE DALTON A matéria é formada por partículas extremamente pequenas chamadas átomos; Os átomos são esferas maciças e indivisíveis; Os átomos com as mesmas propriedades, constituem

Leia mais

Química A Semiextensivo V. 1

Química A Semiextensivo V. 1 Química A Semiextensivo V. 1 Exercícios 01) D 02) A a) Errada. A teoria de Dalton não incluía partículas ou cargas elétricas (modelo de bola de bilhar). b) Errada. Essa descrição corresponde à teoria de

Leia mais

Propriedades da Matéria

Propriedades da Matéria Classificação: Propriedades extensivas: são aquelas cujos valores medidos dependem do tamanho ou da extensão da amostra. Exemplos: 1. Medida de massa 2. Medida de volume Propriedades intensivas: são aquelas

Leia mais

Química Geral Aula 2 Notação científica / atomística

Química Geral Aula 2 Notação científica / atomística Química Geral Aula 2 Notação científica / atomística Revisão Sistema internacional de unidades (SI) 2 O que é o SI? É um sistema de unidades de medida concebido em torno de sete unidades básicas: Visa

Leia mais

Qui. Semana. Allan Rodrigues Xandão (Victor Pontes)

Qui. Semana. Allan Rodrigues Xandão (Victor Pontes) Semana 3 Allan Rodrigues Xandão (Victor Pontes) Este conteúdo pertence ao Descomplica. Está vedada a cópia ou a reprodução não autorizada previamente e por escrito. Todos os direitos reservados. CRONOGRAMA

Leia mais

Átomo A m a m t a é t r é ia i a prim i a m a do Universo

Átomo A m a m t a é t r é ia i a prim i a m a do Universo Á tom o A matéria prima do Universo Á tom o A palavra Átomo Tipos de Átomos Estrutura e Carga Elétrica do Átomo Massa do Átomo Modelos Atômicos A palavra átom o Desde a Grécia antiga, dois filósofos Leucipo

Leia mais

TEORIA ATÔMICA. A evolução dos modelos atômicos

TEORIA ATÔMICA. A evolução dos modelos atômicos TEORIA ATÔMICA A evolução dos modelos atômicos AS PRIMEIRAS IDÉIAS SOBRE A COMPOSIÇÃO DA MATÉRIA Em 430 a.c, Leucipo formula a primeira teoria científica sobre a composição da matéria. Em 400 a.c, Demócrito

Leia mais

1º Trimestre Sala de Estudos-Química Data: 13/03/17 Ensino Médio 1º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº

1º Trimestre Sala de Estudos-Química Data: 13/03/17 Ensino Médio 1º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº º Trimestre Sala de Estudos-Química Data: 3/03/7 Ensino Médio º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº Conteúdo: Estrutura atômica e Configuração Eletrônica Questão 0 - (PUC- RS) Ao se deixar cair sal

Leia mais

Teoria Atômica. Dalton, Thomson e Rutherford. Jéssica Sant Anna Equalizar 2017

Teoria Atômica. Dalton, Thomson e Rutherford. Jéssica Sant Anna Equalizar 2017 Teoria Atômica Dalton, Thomson e Rutherford Jéssica Sant Anna Equalizar 2017 Modelo atômico de Dalton ou bola de bilhar - Proposto em 1803, postulava: 1 Postulado: A matéria é formada por átomos indivisíveis

Leia mais

1

1 EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS Durante algum tempo a curiosidade do que era constituída a matéria parecia ser impossível de ser desvendada. Até que em 450 a.c. o filósofo grego Leucipo de Mileto afirmava

Leia mais

Leucipo de Mileto (440 a.c.) & Demócrito (460 a.c. 370 a. C.)

Leucipo de Mileto (440 a.c.) & Demócrito (460 a.c. 370 a. C.) Leucipo de Mileto (440 a.c.) & Demócrito (460 a.c. 370 a. C.) A ideia de dividirmos uma porção qualquer de matéria até chegarmos a uma partícula que não possa ser mais dividida, é muito antiga e surgiu

Leia mais

MODELO DE DALTON. professor na universidade inglesa New College (Manchester) e criador da primeira teoria atômica moderna ( ).

MODELO DE DALTON. professor na universidade inglesa New College (Manchester) e criador da primeira teoria atômica moderna ( ). TEORIAS ATÔMICAS MODELO DE DALTON John Dalton professor na universidade inglesa New College (Manchester) e criador da primeira teoria atômica moderna (1803-1807). Seu modelo surgiu a partir da quantificação

Leia mais

Demócrito (Sec. V a.c.)

Demócrito (Sec. V a.c.) ESTRUTURA ATÔMICA A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS Demócrito (Sec. V a.c.) Defendeu a idéia de que a matéria era composta por pequeníssimas partículas. Átomo Demócrito (460 370 A.C.) Modelo baseado apenas

Leia mais

Átomos, Moléculas e Íons

Átomos, Moléculas e Íons Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Bacharelado em Ciência e Tecnologia Diamantina - MG Átomos, Moléculas e Íons Química Tecnológica I Prof a. Dr a. Flaviana Tavares Vieira A origem

Leia mais

ESTRUTURA ATÔMICA. Prof. Dr. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Geral I QM81B Turmas Q13 e Q14

ESTRUTURA ATÔMICA. Prof. Dr. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Geral I QM81B Turmas Q13 e Q14 ESTRUTURA ATÔMICA Prof. Dr. Cristiano Torres Miranda Disciplina: Química Geral I QM81B Turmas Q13 e Q14 TEORIA ATÔMICA DA MATÉRIA Demócrito e Leucipo (discípulo) (460 370 a.c.) Aristóteles (384 a.c. 322

Leia mais

Terceira aula de química

Terceira aula de química Terceira aula de química Nome: Laísa 24/04/2017 O modelo atômico de Thomson Foi proposta em 1898 pelo físico inglês Joseph John Thomson. Ele derrubou a teoria da indivisibilidade do átomo proposta por

Leia mais

Resoluções. Estrutura atômica

Resoluções. Estrutura atômica Segmento: Pré-vestibular Resoluções Coleção: Alfa, Beta e Gama Disciplina: Química Volume: 1 Série: 1 Estrutura atômica 1. A A composição metafísica presente no poema remete aos modelos atômicos propostos

Leia mais

Introdução à Física Elétrica. Prof. Marco Simões

Introdução à Física Elétrica. Prof. Marco Simões Introdução à Física Elétrica Prof. Marco Simões Ao final dessa aula você Conhecerá o início do estudo da eletricidade e magnetismo Saberá de alguns dos cientistas que tiveram um papel no desenvolvimento

Leia mais

Química Geral e Inorgânica. QGI0001 Eng a. de Produção e Sistemas Prof a. Dr a. Carla Dalmolin. Estrutura Atômica

Química Geral e Inorgânica. QGI0001 Eng a. de Produção e Sistemas Prof a. Dr a. Carla Dalmolin. Estrutura Atômica Química Geral e Inorgânica QGI0001 Eng a. de Produção e Sistemas Prof a. Dr a. Carla Dalmolin Estrutura Atômica Química Nível macroscópico Matéria e suas transformações Reações químicas: mudança de cor,

Leia mais

QUÍMICA. Transformações Químicas. Teoria Atômica Modelo Atômico de Dalton, Thomson, Rutherford, Rutherford-Bohr. Prof a.

QUÍMICA. Transformações Químicas. Teoria Atômica Modelo Atômico de Dalton, Thomson, Rutherford, Rutherford-Bohr. Prof a. QUÍMICA Transformações Químicas Teoria Atômica Modelo Atômico de Dalton, Thomson, Prof a. Giselle Blois Leucipo de Mileto e Demócrito (400 a.c.): FILÓSOFOS Matéria não contínua e sim constituída por minúsculas

Leia mais

ock shutterst / A lsk ska A Agnieszk Química a

ock shutterst / A lsk ska A Agnieszk Química a Química A Agnieszka Skalska / Shutterstock Química A aula. (UFJF-MG, adaptada) Associe a coluna da esquerda, que descreve os modelos atômicos, com a da direita, onde se encontram os cientistas que os propuseram.

Leia mais

O que é um modelo atômico?

O que é um modelo atômico? O que é um modelo atômico? É uma tentativa de ilustrar o átomo. Sendo o átomo a menor estrutura da matéria, se entendermos o átomo, entenderemos melhor o mundo. Importância - explicar os fenômenos, entender

Leia mais

Os Modelos Atômicos. Letícia Silva

Os Modelos Atômicos. Letícia Silva Os Modelos Atômicos Letícia Silva 1 Átomo Com as várias descobertas que haviam sido feitas durante a época da Estagnação Química e com a prova de que a Teoria dos 4 elementos estava equivocada, houve a

Leia mais

Introdução à Física Elétrica. Prof. Marco Simões

Introdução à Física Elétrica. Prof. Marco Simões Introdução à Física Elétrica Prof. Marco Simões Primeiras observações da eletricidade Por volta de 600 a.c. o filósofo grego Tales de Mileto notou que ao se atritar pele animal com o âmbar, ele passava

Leia mais

Átomo. Modelos atômicos e propriedades

Átomo. Modelos atômicos e propriedades Átomo Modelos atômicos e propriedades O ÁTOMO CONCEITO: Aprox. 500 AC Demócrito e outros filósofos gregos desenvolveram o conceito de átomo A matéria poderia ser dividida progressivamente até chegar à

Leia mais

Biofísica Bacharelado em Biologia

Biofísica Bacharelado em Biologia Biofísica Bacharelado em Biologia Prof. Dr. Sergio Pilling PARTE B Capítulo 6 Conceitos basicos sobre radiação. Modelos atómico e niveis de energia. Radiaoatividade. Objetivos: Nesta aula veremos alguns

Leia mais

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMÕES Educação e Formação de Adultos NS

ESCOLA SECUNDÁRIA DE CAMÕES Educação e Formação de Adultos NS Sociedade, Tecnologia e Ciência STC_7 Núcleo Gerador: Saberes Fundamentais Tema: Modelos atómicos Dimensão: Ciência História do átomo Como surgiu o nome de átomo? Na antiguidade acreditava-se que dividindo

Leia mais

Prof. Marcelo França

Prof. Marcelo França Prof. Marcelo França CARGA ELÉTRICA O estudo da Eletricidade remonta à antiga Grécia com as observações de Thales de Mileto (580 a.c. - 546 a.c.). Thales descreve a atração de pequenas sementes pelo (

Leia mais

ESTRUTURA ATÔMICA. As partículas do átomo

ESTRUTURA ATÔMICA. As partículas do átomo QUÍMICA M.2 ESTRUTURA ATÔMICA As partículas do átomo Multimídia 1803 - Dalton (Inglês) A partir de experimentos com gases. Dalton propõe uma hipótese atômica. Segundo ele, os átomos são: Indivisíveis Maciços

Leia mais

Na antiguidade, filósofos, gregos e romanos faziam reflexões acerca da estrutura da matéria. As primeiras hipóteses registradas foram:

Na antiguidade, filósofos, gregos e romanos faziam reflexões acerca da estrutura da matéria. As primeiras hipóteses registradas foram: Aula 04 07/abr Marcelo Modelos atômicos Estrutura da matéria: Na antiguidade, filósofos, gregos e romanos faziam reflexões acerca da estrutura da matéria. As primeiras hipóteses registradas foram: Empédocles

Leia mais

A Natureza Elétrica dos Materiais

A Natureza Elétrica dos Materiais A Natureza Elétrica dos Materiais As primeiras ideias sobre a constituição da matéria Demócrito Gregos ÁTOMOS - A matéria possuia espaço vazio; - Indestrutíveis; - Dotadas de movimento; - Diversos formatos.

Leia mais

1 0 Ano ENSINO MÉDIO QUÍMICA

1 0 Ano ENSINO MÉDIO QUÍMICA 1 0 Ano ENSINO MÉDIO QUÍMICA MODELOS ATÔMICOS A QUÍMICA Uma ciência é definida como um conjunto organizado de conhecimentos sobre um assunto definido. A química é uma ciência e acumula conhecimentos há

Leia mais

Curso Ágora Tupaciguara

Curso Ágora Tupaciguara Curso Ágora Tupaciguara Colegio Anglo Anglo Uberlândia Professor: Lourival Neto Disciplina: Química Modelos atômicos Sumário Modelo atômico de Dalton Modelo Atômico de Thomson Modelo atômico de Rutherford

Leia mais

QUÍMICA. Prof. Sheila Borges RESOLUÇÃO DE MODELOS ATÔMICOS. Resolução da aula 1 1ª série medicina:

QUÍMICA. Prof. Sheila Borges RESOLUÇÃO DE MODELOS ATÔMICOS. Resolução da aula 1 1ª série medicina: QUÍMICA Prof. Sheila Borges RESOLUÇÃO DE MODELOS ATÔMICOS Resolução da aula 1 1ª série medicina: MODELOS ATÔMICOS HISTÓRICO 1. Como era o modelo atômico sugerido por Dalton? Resp: Era uma esfera maciça

Leia mais