Demócrito (Sec. V a.c.)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Demócrito (Sec. V a.c.)"

Transcrição

1 ESTRUTURA ATÔMICA A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS

2 Demócrito (Sec. V a.c.) Defendeu a idéia de que a matéria era composta por pequeníssimas partículas. Átomo Demócrito ( A.C.) Modelo baseado apenas na intuição e na lógica.

3 Modelo proposto por Demócrito: Toda a matéria é constituída por átomos e vazio (não era compacta) O átomo é uma partícula pequeníssima, invisível,e que não pode ser dividida; Os átomos encontram-se em constante movimento; Universo constituído por um número infinito de átomos, indivisíveis e eternos;

4 Aristóteles (Sec. IV a.c.) Modelo de Demócrito foi rejeitado por um dos maiores filósofos de todos os tempos Aristóteles. Aristóteles acreditava que a matéria era contínua e composta por quatro elementos: Aristóteles (384 a.c a.c.) Ar Terra Água Fogo O Modelo de Demócrito permaneceu na sombra durante mais de 20 séculos...

5 Dalton (1807) Séc. XIX Dalton ressuscita A Teoria Atômica. Na segunda metade do séc. XVIII, a Química sofreu uma grande evolução. Certos fatos não podiam ser explicados pela teoria de Aristóteles, como a Lei de Lavoisier: A massa dos reagentes é igual à massa dos produtos. John Dalton ( ) Para explicar estes fatos Jonh Dalton propôs, em 1807, o seu modelo atômico.

6 Modelo proposto por Dalton: O átomo era uma esfera rígida e indivisível (modelo da Bola de Bilhar) Os átomos do mesmo elemento são iguais entre si têm a mesma massa

7 A descoberta da primeira partícula subatômica: o elétron J. J. Thomson ( ) Thomson realizou uma série de experiências utilizando um tubo de raios catódicos (tubo semelhante aos tubos existentes no interior dos televisores). Neste tubo, eram efetuadas descargas elétricas através de um gás rarefeito. Tubo de raios catódicos

8 Em 1897 Thomson propõe novo modelo: Ao estudar as descargas no interior deste aparelho, Thomson, descobriu o elétron. Observava-se uma fluorescência esverdeada devido à existência de partículas de carga negativa que saem dos átomos do cátodo. A descarga emitida tinha carga elétrica negativa Thomson provou que os elétrons eram corpúsculos, dotados de carga elétrica e de massa, que fazem parte de toda a matéria.

9 Modelo proposto por Thomson (1904): Esfera com carga elétrica positiva Electrões (partículas com carga eléctrica negativa) O átomo era uma esfera maciça de carga elétrica positiva, estando os elétrons dispersos na esfera. O número de elétrons seria tal que a carga total do átomo seria zero. Modelo de Pudim de Passas

10 A descoberta da segunda partícula subatômica: o próton Cientista neozelandês, estudou com J.J. Thomson. Ernest Rutherford Em 1908 realizou uma experiência que lhe permitiu propor um novo modelo atômico. ( )

11 Experiência de Rutherford

12 Experiência de Rutherford Resultados previstos segundo o modelo de Thomson: As partículas α deveriam atravessar as folhas de ouro sem sofrer desvios. Resultados obtidos: A maior parte das partículas α comportava-se como esperado, mas um significativo número delas sofria desvios acentuados.

13 Resultados da experiência de Rutherford Partículas α Embora a maior parte das partículas se comportasse como esperado, uma parte significativa não só foi desviada Existe, no interior do átomo, uma região central positiva o núcleo, que exerce fortes forças repulsivas sobre as partículas alfa.

14 Modelo proposto por Rutherford (1911): O átomo é uma estrutura praticamente vazia, e não uma esfera maciça; É constituído por: Núcleo muito pequeno com a carga positiva, onde se concentra quase toda a massa do átomo. Elétrons com carga negativa movendo-se em volta do núcleo. O átomo seria um sistema semelhante ao sistema solar. Modelo Planetário

15 A descoberta da terceira partícula subatômica: o nêutron Percebeu-se que no núcleo poderia ter mais de 1 próton Comprometeria a estabilidade do núcleo (forças de repulsão muito fortes). Rutherford admitiu que existia no núcleo partículas semelhantes aos prótons, porém sem cargas Chadwick (1932) descobriu os nêutrons Os nêutrons serviriam para diminuir a repulsão entre os prótons (maior estabilidade no núcleo)

16 Mas este modelo era incompatível com algumas das teorias da Física uma partícula carregada movendo em uma trajetória circular deve perder energia

17 Niels Bohr (1913) Niels Bohr trabalhou com Thomson, e posteriormente com Rutherford. Niels Bohr ( ) Tendo continuado o trabalho destes dois físicos, aperfeiçoou, em 1913, o modelo atómico de Rutherford.

18 O modelo atômico planetário: elétrons giram ao redor do núcleo, podendo ocupar qualquer órbita existente. Velódromo: o ciclista pode ocupar qualquer parte da pista.

19 Modelo proposto: Rutherford-Bohr Apenas algumas órbitas seriam permitidas aos elétrons; Cada órbita correspondia a um nível de energia bem definido do elétron; Os elétrons podem saltar de uma órbita para outra, ao absorver ou emitir energia. O nível mais energético seria o mais distante do núcleo, e o menos energético o mais próximo.

20

21 O ESPECTRO DISCRETO - Emissão Um elétron que ganha energia e se encontra em um nível de energia n = 3. Ele emite uma onda eletromagnética, perdendo energia e volta para o nível n = 1. n = 3 n = 2 n = 1 Esta onda não tem uma freqüência qualquer, mas ν = E 3 E1 h

22 Devido aos diferentes níveis de energia, há possibilidades de diferentes transições. Assim, o elétron pode saltar de n = 3 direto para n = 1, ou ir de n = 3 para n = 2 e depois de n = 2 para n = 1. Cada transição implica n = 3 numa emissão com freqüência diferente. Isso explica o surgimento das linhas no n = 2 espectro discreto dos elementos. Note que cada transição corresponde a uma n = 1 cor no espectro abaixo.

23 Também este modelo apresentava algumas falhas... Este modelo adequa-se muito bem a átomos com apenas um elétron, falhando para átomos com vários electrões; Este modelo também não explica a interação entre vários átomos. No entanto, ainda é o modelo mental utilizado por muitos cientistas, visto ser de fácil visualização.

24 (UFSC) A palavra átomo é originária do grego e significa indivisível, ou seja, segundo os filósofos gregos, o átomo seria a menor partícula da matéria que não poderia ser mais dividida. Atualmente essa idéia não é mais aceita. A respeito dos átomos, é verdadeiro afirmar que: 01. não podem ser desintegrados 02. são formados por, pelo menos, três partículas fundamentais 04. possuem partículas positivas denominadas elétrons 08. apresentam duas regiões distintas, o núcleo e a eletrosfera 16. apresentam elétrons, cuja carga elétrica é negativa 32. contêm partículas sem carga elétrica, os nêutrons Resolução São falsas as afirmações 01 e 04. Os átomos podem ser fragmentados em partículas menores. Os elétrons possuem carga negativa.

25 (UFSC) Na famosa experiência de Rutherford, no início do século XX, com a lâmina de ouro, o(s) fato(s) que (isoladamente ou em conjunto) indicava(m) o átomo possuir um núcleo pequeno e positivo foi(foram) 01. As partículas alfa teriam cargas negativas 02. Ao atravessar a lâmina, uma maioria de partículas alfa sofreria desvio de sua trajetória. 04. Um grande número de partículas alfa não atravessaria a lâmina 08. Um pequeno número de partículas alfa atravessando a lâmina sofreria desvio de sua trajetória 16. A maioria das partículas alfa atravessaria os átomos da lâmina sem sofrer desvio de sua trajetória. Indique as corretas. Estão corretas as afirmativas 08 e 16.

26 (UFMG) Dalton, Rutherford e Bohr propuseram, em diferentes épocas, modelos atômicos. Algumas características desses modelos são apresentadas abaixo: modelo I: Núcleo atômico denso, com carga positiva. Elétrons em órbitas circulares. modelo II: Átomos maciços e indivisíveis. modelo III: Núcleo atômico denso, com carga elétrica positiva. Elétrons em órbitas circulares de energia quantizada. A associação modelo/cientista correta é: a) I/Bohr, II/Dalton, III/Rutherford b) I/Dalton, II/Bohr, III/Rutherford c) I/Dalton, II/Rutherford, III/Bohr d) I/Rutherford, II/Bohr, III/Dalton e) I/Rutherford, II/Dalton, III/Bohr Resolução:A alternativa correta é a e.

27 (ITA) Considerando a experiência de Rutherford, assinale a alternativa falsa: a) A experiência consistiu em bombardear películas metálicas delgadas com partículas alfa. b) Algumas partículas alfa foram desviadas do seu trajeto devido à repulsão exercida pelo núcleo positivo do metal. c) Observando o espalhamento das partículas alfa, Rutherford concluiu que o átomo tem densidade uniforme. d) Essa experiência permitiu descobrir o núcleo atômico e seu tamanho relativo. e) Rutherford sabia antecipadamente que as partículas alfa eram carregadas positivamente. A alternativa falsa é a c.

28 (Fuvest) Há exatos 100 anos, J.J. Thomson determinou, pela primeira vez, a relação entre a massa e a carga do elétron, o que pode ser considerado como a descoberta do elétron. É reconhecida como uma contribuição de Thomson ao modelo atômico: a) o átomo ser indivisível b) a existência de partículas subatômicas c) os elétrons ocuparem níveis discretos de energia d) os elétrons girarem em órbitas circulares ao redor do núcleo e) o átomo possuir um núcleo com carga positiva e uma eletrosfera Alternativa b.

ESTRUTURA ATÔMICA A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS

ESTRUTURA ATÔMICA A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS ESTRUTURA ATÔMICA A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS Demócrito Defendeu a idéia de que a matéria era composta por pequeníssimas partículas. Átomo Demócrito (460 370 A.C.) Modelo baseado apenas na intuição

Leia mais

MODELOS ATÔMICOS. aula 5 A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. Prof. Nicodemos quimicaealgomais.blogspot.com.br

MODELOS ATÔMICOS. aula 5 A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. Prof. Nicodemos quimicaealgomais.blogspot.com.br MODELOS ATÔMICOS aula 5 A EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS Prof. Nicodemos quimicaealgomais.blogspot.com.br nicoquimica@yahoo.com.br Demócrito Defendeu a idéia de que a matéria era composta por pequeníssimas

Leia mais

O que é um modelo atômico?

O que é um modelo atômico? O que é um modelo atômico? É uma tentativa de ilustrar o átomo. Sendo o átomo a menor estrutura da matéria, se entendermos o átomo, entenderemos melhor o mundo. Importância - explicar os fenômenos, entender

Leia mais

QUÍMICA GERAL I PROF. PRISCILA BONFIM GONÇALVES

QUÍMICA GERAL I PROF. PRISCILA BONFIM GONÇALVES Exercícios 1. Sobre os modelos atômicos, assinale o que for incorreto. 01) O modelo que suscitou a ideia do átomo constituído de duas regiões distintas foi proposto pelo químico francês John Dalton, no

Leia mais

MONITORIA_2015 DISCIPLINA: QUÍMICA AULA: EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS

MONITORIA_2015 DISCIPLINA: QUÍMICA AULA: EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS MONITORIA_2015 DISCIPLINA: QUÍMICA AULA: EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS LEMBRETES! Olá, galerinha!! (: Eu sou a Lygia, monitora de Química do Descomplica e tenho alguns recadinhos: Dúvidas & material da

Leia mais

Átomo e Modelos Atô t m ô ic i o c s o

Átomo e Modelos Atô t m ô ic i o c s o Átomo e Modelos Atômicos Demócrito (Sec. V a.c.) defendeu a idéia de que a matéria era composta por pequeníssimas partículas. Átomo Demócrito (460 370 A.C.) Modelo baseado apenas na intuição e na lógica.

Leia mais

Na antiguidade, filósofos, gregos e romanos faziam reflexões acerca da estrutura da matéria. As primeiras hipóteses registradas foram:

Na antiguidade, filósofos, gregos e romanos faziam reflexões acerca da estrutura da matéria. As primeiras hipóteses registradas foram: Aula 07 22/abr Marcelo Modelos atômicos Estrutura da matéria: Na antiguidade, filósofos, gregos e romanos faziam reflexões acerca da estrutura da matéria. As primeiras hipóteses registradas foram: Empédocles

Leia mais

Leucipo e Demócrito (400 a.c.) Atomistas

Leucipo e Demócrito (400 a.c.) Atomistas Sumário Das Estrelas ao átomo Unidade temática 1 O átomo de hidrogénio e a estrutura atómica : De Dalton ao modelo quântico. APSA O átomo de hidrogénio e a estrutura atómica. Modelo Grego Leucipo e Demócrito

Leia mais

Átomo e Modelos Atómicos

Átomo e Modelos Atómicos Átomo e Modelos Atómicos Demócrito (Sec. V a.c.) defendeu a ideia de que a matéria era composta por pequeníssimas partículas. Átomo Demócrito (460 370 A.C.) Modelo baseado apenas na intuição e na lógica.

Leia mais

Modelos Atômicos PROF. JACKSON ALVES

Modelos Atômicos PROF. JACKSON ALVES Modelos Atômicos PROF. JACKSON ALVES O que é Modelo Atômico? Um modelo atômico é, de uma forma simples, uma maneira de supor como a matéria é formada, ou como os átomos que constituem um material é formado.

Leia mais

Sumário. O átomo de H e a estrutura atómica

Sumário. O átomo de H e a estrutura atómica Sumário Das Estrelas ao átomo Unidade temática 1 O átomo de hidrogénio e a estrutura atómica. Quantização de energia. : De Dalton ao modelo quântico. APSA 6 Espectro atómico do átomo de hidrogénio. Porque

Leia mais

QUÍMICA. Transformações Químicas. Teoria Atômica Modelo Atômico de Dalton, Thomson, Rutherford, Rutherford-Bohr Parte 2. Prof a.

QUÍMICA. Transformações Químicas. Teoria Atômica Modelo Atômico de Dalton, Thomson, Rutherford, Rutherford-Bohr Parte 2. Prof a. QUÍMICA Transformações Químicas Teoria Atômica Modelo Atômico de Dalton, Thomson, Parte 2 Prof a. Giselle Blois Problemas com o átomo de Rutherford: Teoria Atômica: Modelo Atômico de Dalton, Thomson, -

Leia mais

Os modelos Atômicos e a evolução da constituição elembentar da matéria

Os modelos Atômicos e a evolução da constituição elembentar da matéria Os modelos Atômicos e a evolução da constituição elembentar da matéria Ao longo do desenvolvimento da humanidade, um dos tópicos que sempre intrigaram os filósofos e os cientistas é a composição elementar

Leia mais

Nome: nº: Bimestre: 2º Ano/série: 9º ano Ensino: Fundamental Componente Curricular: Química. Resumão do Hondinha.

Nome: nº: Bimestre: 2º Ano/série: 9º ano Ensino: Fundamental Componente Curricular: Química. Resumão do Hondinha. Nome: nº: Bimestre: 2º Ano/série: 9º ano Ensino: Fundamental Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / Resumão do Hondinha Estrutura atômica O átomo é constituído por uma região

Leia mais

Lista de exercícios Aulas 03 e 04. 1) (PUC-SP) A teoria atômica de Dalton só não está claramente expressa em:

Lista de exercícios Aulas 03 e 04. 1) (PUC-SP) A teoria atômica de Dalton só não está claramente expressa em: Lista de exercícios Aulas 03 e 04 Prof. Fernanda Dias 1) (PUC-SP) A teoria atômica de Dalton só não está claramente expressa em: a) a formação dos materiais dá-se através de diferentes associações entre

Leia mais

Linha do Tempo. 400 a.c. Radioatividade. Demócrito. Dalton. Thomson. Rutherford Rutherford-Bohr Rutherford-Bohr (Chadwick)

Linha do Tempo. 400 a.c. Radioatividade. Demócrito. Dalton. Thomson. Rutherford Rutherford-Bohr Rutherford-Bohr (Chadwick) Linha do Tempo 400 a.c. 1808 1897 1911 1913 1932 Demócrito Dalton Radioatividade Thomson Rutherford Rutherford-Bohr Rutherford-Bohr (Chadwick) Evolução dos Modelos Atômicos Teoria dos quatro elementos

Leia mais

Qímica Estrutura At mica

Qímica Estrutura At mica Q ímica Estrutura At mica MODELOS ATÔMICOS Modelo dos Filósofos Gregos: Leucipo (500 a.c.) e Demócrito (460 a.c.) Indestrutível, indivisível e maciço. Modelo baseado apenas na intuição e na lógica. Aristóteles

Leia mais

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos.

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Atomística Demócrito Demócrito 460-370 a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Lavoisier NADA SE PERDE NADA SE CRIA TUDO SE TRANSFORMA Dalton BASEADO NA LEI

Leia mais

MODELOS ATÔMICOS Profº Jaison Mattei

MODELOS ATÔMICOS Profº Jaison Mattei MODELOS ATÔMICOS Profº Jaison Mattei Vamos falar sobre: A evolução do modelo para o átomo; Cientistas importantes para esse estudo; Dalton, Thomson, Rutherford e Bohr; Experimentos realizados para obter

Leia mais

Na antiguidade, filósofos, gregos e romanos faziam reflexões acerca da estrutura da matéria. As primeiras hipóteses registradas foram:

Na antiguidade, filósofos, gregos e romanos faziam reflexões acerca da estrutura da matéria. As primeiras hipóteses registradas foram: Aula 04 17/mar Marcelo Modelos atômicos Estrutura da matéria: Na antiguidade, filósofos, gregos e romanos faziam reflexões acerca da estrutura da matéria. As primeiras hipóteses registradas foram: Empédocles

Leia mais

Modelos Atômicos. Aula Especial Química Prof. Bernardo Verano

Modelos Atômicos. Aula Especial Química Prof. Bernardo Verano Primeira idéia sobre o átomo (evolução histórica) No ano 450 a.c., dois filósofos gregos, Demócrito e Leucipo, imaginaram que se pegássemos um corpo qualquer e o fôssemos dividindo sucessivas vezes, haveria

Leia mais

Modelos atômicos. Curso de Química. Prof. Rui Medeiros. quimicadorui.com.br

Modelos atômicos. Curso de Química. Prof. Rui Medeiros. quimicadorui.com.br Modelos atômicos Curso de Química Prof. Rui Medeiros quimicadorui.com.br Módulo Extra - 2017 2 CURSO DE QUÍMICA PROFESSOR RUI MEDEIROS MÓDULO EXTRA - 2017 Modelos atômicos ü A representação esquemática

Leia mais

Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos

Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos Avaliação da unidade II Pontuação: 7,5 pontos 2 QUESTÃO 01 (Ufg) Leia o poema apresentado a seguir. 3 Pudim de passas Campo de futebol Bolinhas se chocando Os planetas do sistema solar Átomos Às vezes

Leia mais

Átomo. Modelos atômicos e propriedades

Átomo. Modelos atômicos e propriedades Átomo Modelos atômicos e propriedades O ÁTOMO CONCEITO: Aprox. 500 AC Demócrito e outros filósofos gregos desenvolveram o conceito de átomo A matéria poderia ser dividida progressivamente até chegar à

Leia mais

J.J. Thomson N. Bohr E. Schrödinger. J. Dalton E. Rutherford. Demócrito e Leucipo. A. Sommerfeld. Evolução histórica

J.J. Thomson N. Bohr E. Schrödinger. J. Dalton E. Rutherford. Demócrito e Leucipo. A. Sommerfeld. Evolução histórica J.J. Thomson N. Bohr E. Schrödinger Demócrito e Leucipo J. Dalton E. Rutherford Evolução histórica A. Sommerfeld Demócrito e Leucipo (modelo filosofal) Do que a matéria é constituída? A matéria é descontínua.

Leia mais

Química MODELOS ATÔMICOS

Química MODELOS ATÔMICOS MODELOS ATÔMICOS Modelo Grego Leucipo e Demócrito (400 a.c) A matéria é descontínua e formada por partículas indivisíveis os átomos. (A = não ; tomo = parte). ÁTOMO = não + divisível Modelo de Dalton Baseado

Leia mais

Benjamin Franlin caracterizou as propriedades das cargas elétricas (positivas e negativas) Geissler e Crookes desenvolvem o tubo de raios catódicos.

Benjamin Franlin caracterizou as propriedades das cargas elétricas (positivas e negativas) Geissler e Crookes desenvolvem o tubo de raios catódicos. Estrutura atômica I Final do século XVIII Benjamin Franlin caracterizou as propriedades das cargas elétricas (positivas e negativas) Meados do século XIX Geissler e Crookes desenvolvem o tubo de raios

Leia mais

EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO

EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO MODELOS ATÔMICOS EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO 01 (FMTM-MG) De acordo com o modelo atômico proposto por Rutherford, os átomos são constituídos por um núcleo de carga elétrica positiva, que concentra quase toda

Leia mais

Ciências da Natureza e Matemática

Ciências da Natureza e Matemática 1 CEDAE Acompanhamento Escolar 2 CEDAE Acompanhamento Escolar 3 CEDAE Acompanhamento Escolar 4 CEDAE Acompanhamento Escolar Exercícios Fundamentais 1. Por ser tão pequeno, um átomo oferece extrema dificuldade

Leia mais

Teoria Atômica. Dalton, Thomson e Rutherford. Jéssica Sant Anna Equalizar 2017

Teoria Atômica. Dalton, Thomson e Rutherford. Jéssica Sant Anna Equalizar 2017 Teoria Atômica Dalton, Thomson e Rutherford Jéssica Sant Anna Equalizar 2017 Modelo atômico de Dalton ou bola de bilhar - Proposto em 1803, postulava: 1 Postulado: A matéria é formada por átomos indivisíveis

Leia mais

Na antiguidade, filósofos, gregos e romanos faziam reflexões acerca da estrutura da matéria. As primeiras hipóteses registradas foram:

Na antiguidade, filósofos, gregos e romanos faziam reflexões acerca da estrutura da matéria. As primeiras hipóteses registradas foram: Aula 04 07/abr Marcelo Modelos atômicos Estrutura da matéria: Na antiguidade, filósofos, gregos e romanos faziam reflexões acerca da estrutura da matéria. As primeiras hipóteses registradas foram: Empédocles

Leia mais

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos.

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Atomística Demócrito Demócrito 460-370 a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Lavoisier NADA SE PERDE NADA SE CRIA TUDO SE TRANSFORMA Dalton BASEADO NA LEI

Leia mais

LOGO. Modelos Atômicos. Profa. Núria Galacini

LOGO. Modelos Atômicos. Profa. Núria Galacini LOGO Modelos Atômicos Profa. Núria Galacini Demócrito: no século IV a.c. afirmava que a matéria era composta de partículas indivisíveis, o átomo. John Dalton: em 1808 formulou uma definição acerca dos

Leia mais

Química Geral prof. Eduardo. Modelos Atômicos. Módulo QG 04 Apst. 1

Química Geral prof. Eduardo. Modelos Atômicos. Módulo QG 04 Apst. 1 Química Geral prof. Eduardo Modelos Atômicos Módulo QG 04 Apst. 1 Empédocles (492 432 a.c.) Existem quatro elementos básicos na natureza. Aristóteles teles (384 322 a.c.) Frio, quente, úmido, seco. Ar,

Leia mais

QUÍMICA - 1 o ANO MÓDULO 03 MODELOS ATÔMICOS

QUÍMICA - 1 o ANO MÓDULO 03 MODELOS ATÔMICOS QUÍMICA - 1 o ANO MÓDULO 03 MODELOS ATÔMICOS - cátodo + ânodo bomba de vácuo A - cátodo + ânodo bomba de vácuo - cátodo + ânodo campo elétrico alta voltagem cátodo - + + - + - -- - ânodo - bloco de chumbo

Leia mais

A HISTÓRIA DO ÁTOMO. Giseli Menegat e Maira Gazzi Manfro

A HISTÓRIA DO ÁTOMO. Giseli Menegat e Maira Gazzi Manfro A HISTÓRIA DO ÁTOMO Giseli Menegat e Maira Gazzi Manfro giseli.menegat@caxias.ifrs.edu.br maira.manfro@caxias.ifrs.edu.br O NASCIMENTO DO ÁTOMO A origem da palavra átomo é bem antiga, cerca de 470 a. C.

Leia mais

Química Geral -Aula 2 Átomo e estrutura atômica. *Mas afinal, de que são feitas as coisas?

Química Geral -Aula 2 Átomo e estrutura atômica. *Mas afinal, de que são feitas as coisas? Química Geral -Aula 2 Átomo e estrutura atômica *Mas afinal, de que são feitas as coisas? Átomo na Grécia antiga 2 teorias (Demócrito, Leucipo e Aristóteles) Demócrito, Leucipo e Aristóteles Átomo como

Leia mais

Átomo A m a m t a é t r é ia i a prim i a m a do Universo

Átomo A m a m t a é t r é ia i a prim i a m a do Universo Á tom o A matéria prima do Universo Á tom o A palavra Átomo Tipos de Átomos Estrutura e Carga Elétrica do Átomo Massa do Átomo Modelos Atômicos A palavra átom o Desde a Grécia antiga, dois filósofos Leucipo

Leia mais

Leucipo e Demócrito (400 a.c.) Atomistas

Leucipo e Demócrito (400 a.c.) Atomistas 1.1 Modelo atómico 1 Modelo Grego Leucipo e Demócrito (400 a.c.) Atomistas Sustentavam a ideia que toda a matéria era descontínua e formada por partículas muito pequenas e indivisíveis os átomos. (A =

Leia mais

Química. História da Química e Modelos atômicos

Química. História da Química e Modelos atômicos História da Química e Modelos atômicos Tales de Mileto (624- Figura 1.4. 548 a.c.). Água: Tudo é água. Anaxímenes de Mileto (585-528/5 a.c.). Ar: Tudo provém do ar e retorna ao ar. Empédocles (484-424

Leia mais

Pré UFSC Química. Somatório: Somatório:

Pré UFSC Química. Somatório: Somatório: Exercícios 1) Uma das principais partículas atômicas é o elétron. Sua descoberta foi efetuada por J. J. Thomson em uma sala do Laboratório Cavendish, na Inglaterra, ao provocar descargas de elevada voltagem

Leia mais

5) (PUC MG/2006) - O modelo atômico de Rutherford NÃO inclui especificamente: a) nêutrons. b) núcleo. c) próton. d) elétron. Ver resposta!

5) (PUC MG/2006) - O modelo atômico de Rutherford NÃO inclui especificamente: a) nêutrons. b) núcleo. c) próton. d) elétron. Ver resposta! Exercícios de Química Setor A Professora- Juliana 1) (Puc - RS) - O átomo, na visão de Thomson, é constituído de a) níveis e subníveis de energia. b) cargas positivas e negativas. c) núcleo e eletrosfera.

Leia mais

TEORIA ATÔMICA. A evolução dos modelos atômicos

TEORIA ATÔMICA. A evolução dos modelos atômicos TEORIA ATÔMICA A evolução dos modelos atômicos AS PRIMEIRAS IDÉIAS SOBRE A COMPOSIÇÃO DA MATÉRIA Em 430 a.c, Leucipo formula a primeira teoria científica sobre a composição da matéria. Em 400 a.c, Demócrito

Leia mais

ock shutterst / A lsk ska A Agnieszk Química a

ock shutterst / A lsk ska A Agnieszk Química a Química A Agnieszka Skalska / Shutterstock Química A aula. (UFJF-MG, adaptada) Associe a coluna da esquerda, que descreve os modelos atômicos, com a da direita, onde se encontram os cientistas que os propuseram.

Leia mais

ATIVIDADE 01 FUD ELETRÔNICOS

ATIVIDADE 01 FUD ELETRÔNICOS 1. Associe as afirmações a seus respectivos responsáveis: I- O átomo não é indivisível e a matéria possui propriedades elétricas (1897). II- O átomo é uma esfera maciça (1808). III- O átomo é formado por

Leia mais

Ciências Exatas UFPR Palotina

Ciências Exatas UFPR Palotina Ministério da Educação Universidade Federal do Paraná Setor Palotina Aula 3 Teoria Atômica, Massas Atômicas e Moleculares e Íons Prof. Isac G. Rosset Ciências Exatas UFPR Palotina Prof. Isac G. Rosset

Leia mais

O DESENVOLVIMENTO DA TEORIA ATÔMICA

O DESENVOLVIMENTO DA TEORIA ATÔMICA Disciplina: Química Prof.: Guilherme Turma: IU 06/ 04/2017 Tema da aula: Leis Ponderais e Modelos Atômicos O DESENVOLVIMENTO DA TEORIA ATÔMICA Primeiras ideias sobre constituição da matéria - As primeiras

Leia mais

MODELOS ATÔMICOS - TEORIA

MODELOS ATÔMICOS - TEORIA MODELOS ATÔMICOS - TEORIA Introdução Desde a Antigüidade, a humanidade tem tentado achar explicações para os fenômenos que acontecem ao seu redor. Nos tempos remotos, diversos conceitos foram propostos

Leia mais

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO ALUNO(a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSOR(a): DATA: / / A lista de exercícios deste tarefão estão relacionadas aos seguintes conteúdos: Capitulo 03 Modelos atômicos e suas

Leia mais

MODELO DE DALTON. professor na universidade inglesa New College (Manchester) e criador da primeira teoria atômica moderna ( ).

MODELO DE DALTON. professor na universidade inglesa New College (Manchester) e criador da primeira teoria atômica moderna ( ). TEORIAS ATÔMICAS MODELO DE DALTON John Dalton professor na universidade inglesa New College (Manchester) e criador da primeira teoria atômica moderna (1803-1807). Seu modelo surgiu a partir da quantificação

Leia mais

1. O modelo atômico de Rutherford é também conhecido como modelo planetário do átomo.

1. O modelo atômico de Rutherford é também conhecido como modelo planetário do átomo. 2º Trimestre_8AB_2014_REVISÃO_Química_Prof.ª Caroline Oliveira Nome: Turma: 8 Data: / /2014. 1- Considere as seguintes afirmativas sobre o modelo atômico de Rutherford: 1. O modelo atômico de Rutherford

Leia mais

Terceira aula de química

Terceira aula de química Terceira aula de química Nome: Laísa 24/04/2017 O modelo atômico de Thomson Foi proposta em 1898 pelo físico inglês Joseph John Thomson. Ele derrubou a teoria da indivisibilidade do átomo proposta por

Leia mais

Estrutura da Matéria BIK Prof. Fernando Carlos Giacomelli (Turma A)

Estrutura da Matéria BIK Prof. Fernando Carlos Giacomelli (Turma A) Estrutura da Matéria BIK0102-15 Prof. Fernando Carlos Giacomelli (Turma A) fernando.giacomelli@ufabc.edu.br Bloco A - Sala 613-3 Torre 3 - CCNH - Santo André Evidências do Elétron e Descoberta do Núcleo:

Leia mais

04) (FGV-SP) As figuras representam alguns experimentos de raios catódicos realizados no início do século passado, no estudo da estrutura atômica.

04) (FGV-SP) As figuras representam alguns experimentos de raios catódicos realizados no início do século passado, no estudo da estrutura atômica. 01) (FMTM-MG) De acordo com o modelo atômico proposto por Rutherford, os átomos são constituídos por um núcleo de carga elétrica positiva, que concentra quase toda a massa do átomo, onde estão os prótons,

Leia mais

Profa: GRAÇA PORTO. Quibi. Química - Graça Porto

Profa: GRAÇA PORTO. Quibi. Química - Graça Porto Profa: GRAÇA PORTO WWW. Quibi. COM Leucipo de Mileto ( 440 a.c.) & Demócrito (460 a.c. - 370 a.c. ) A idéia de dividirmos uma porção qualquer de matéria até chegarmos a uma partícula que não possa mais

Leia mais

Atomística. Matéria. Sistemas. Órgãos. Tecidos. Células. Moléculas Átomos

Atomística. Matéria. Sistemas. Órgãos. Tecidos. Células. Moléculas Átomos Atomística Matéria Sistemas Órgãos Tecidos Células Moléculas Átomos Atomística Tales de Mileto (640 a.c. e 2610 a.h.): Descobriu as cargas elétricas Empédocles (V a.c. e XXV a.h.) água terra fogo ar Atomística

Leia mais

Átomo. (Indivisível) Histórico. Demócrito. Leucipo. Tales de Mileto. Alquimia : Âmbar 09/02/2011. Aristóteles. Símbolos: Eléktron A HISTÓRIA DO ÁTOMO

Átomo. (Indivisível) Histórico. Demócrito. Leucipo. Tales de Mileto. Alquimia : Âmbar 09/02/2011. Aristóteles. Símbolos: Eléktron A HISTÓRIA DO ÁTOMO A HISTÓRIA DO ÁTOMO Evolução dos Modelos Atômicos Profs: Renato Acconcia Cláudio de Freitas Aristóteles Histórico Demócrito Átomo (Indivisível) Empédocles Leucipo Tales de Mileto Alquimia : Âmbar Símbolos:

Leia mais

QUÍMICA. Prof. Sheila Borges RESOLUÇÃO DE MODELOS ATÔMICOS. Resolução da aula 1 1ª série medicina:

QUÍMICA. Prof. Sheila Borges RESOLUÇÃO DE MODELOS ATÔMICOS. Resolução da aula 1 1ª série medicina: QUÍMICA Prof. Sheila Borges RESOLUÇÃO DE MODELOS ATÔMICOS Resolução da aula 1 1ª série medicina: MODELOS ATÔMICOS HISTÓRICO 1. Como era o modelo atômico sugerido por Dalton? Resp: Era uma esfera maciça

Leia mais

Roteiro de Estudos 2 trimestre Disciplina: Química 9ºs Anos Professor: Ricardo Augusto Marques da Costa

Roteiro de Estudos 2 trimestre Disciplina: Química 9ºs Anos Professor: Ricardo Augusto Marques da Costa Roteiro de Estudos 2 trimestre - 2017 Disciplina: Química 9ºs Anos Professor: Ricardo Augusto Marques da Costa O que devo saber: Constituição da matéria: Teoria atômica de Dalton. Representação dos elementos

Leia mais

- Evolução dos modelos atômicos; - Estudo da eletrosfera; Prof. Kemil.

- Evolução dos modelos atômicos; - Estudo da eletrosfera; Prof. Kemil. - Evolução dos modelos atômicos; - Estudo da eletrosfera; Prof. Kemil www.profkemil.ning.com EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS Durante algum tempo a curiosidade sobre do que era constituída a matéria parecia

Leia mais

ESTRUTURA ATÔMICA (PARTE 1)

ESTRUTURA ATÔMICA (PARTE 1) ESTRUTURA ATÔMICA (PARTE 1) 1.01. A experiência de Rutherford permitiu: a) a descoberta do próton; b) a descoberta do nêutron; c) a descoberta do elétron; d) caracterizar que, na maior parte do átomo,

Leia mais

Resoluções. Estrutura atômica

Resoluções. Estrutura atômica Segmento: Pré-vestibular Resoluções Coleção: Alfa, Beta e Gama Disciplina: Química Volume: 1 Série: 1 Estrutura atômica 1. A A composição metafísica presente no poema remete aos modelos atômicos propostos

Leia mais

MODELOS ATÔMICOS MÓDULO 1 TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS

MODELOS ATÔMICOS MÓDULO 1 TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS MODELOS ATÔMICOS MÓDULO 1 TRANSFORMAÇÕES QUÍMICAS MODELOS ATÔMICOS MODELO DE DEMÓCRITO & LEUCIPO MODELO FILOSÓFICO 1 A matéria NÃO pode ser dividida infinitamente. 2 A matéria tem um limite com as características

Leia mais

Estrutura Atômica. Descrever a estrutura do átomo e definir seus termos fundamentais;

Estrutura Atômica. Descrever a estrutura do átomo e definir seus termos fundamentais; Estrutura Atômica Objetivos Descrever a estrutura do átomo e definir seus termos fundamentais; Estudar a evolução histórica do modelo atômico para conhecer os fundamentos da Tabela Periódica Átomos e Elementos

Leia mais

Curso Ágora Tupaciguara

Curso Ágora Tupaciguara Curso Ágora Tupaciguara Colegio Anglo Anglo Uberlândia Professor: Lourival Neto Disciplina: Química Modelos atômicos Sumário Modelo atômico de Dalton Modelo Atômico de Thomson Modelo atômico de Rutherford

Leia mais

Apostila de Química 11 Atomística

Apostila de Química 11 Atomística Apostila de Química 11 Atomística 1.0 Filósofos Leucipo e Demócrito, Grécia 400 a.c. A matéria é formada por pequenas partículas que sempre existiram e que seriam indestrutíveis, os átomos. Esses filósofos

Leia mais

Hipóteses atomísticas

Hipóteses atomísticas Modelos atômicos 1 Hipóteses atômicas Primeiras idéias sobre a constituição da matéria séculos VII a IV a.c. Hipóteses atomísticas observáveis. Aristóteles e outros filósofos século IV a.c. - toda matéria

Leia mais

ESTRUTURA ATÔMICA. Modelos Atômicos

ESTRUTURA ATÔMICA. Modelos Atômicos ESTRUTURA ATÔMICA Modelos Atômicos 1.Modelo atômico de Dalton 2.Modelo atômico de Thomson 3.Modelo atômico de Rutherford 4.Modelo atômico de Rutherford-Bohr 5.Modelo atômico atual MODELOS ATÔMICOS 1808

Leia mais

quinta-feira, 12 de julho de 12

quinta-feira, 12 de julho de 12 Modelos Atômicos Aula 03: Modelo de Rutherford Em 1904 Ernest Rutherford, fazendo um experimento com gás hidrogênio em ampola de raios canais, descobriu uma partícula 1836 vezes mais pesada e de caráter

Leia mais

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos.

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Atomística Demócrito Demócrito 460-370 a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Lavoisier NADA SE PERDE NADA SE CRIA TUDO SE TRANSFORMA Dalton BASEADO NA LEI

Leia mais

TEORIAS ATÔMICAS. Menor partícula possível de um elemento (Grécia antiga) John Dalton (1807)

TEORIAS ATÔMICAS. Menor partícula possível de um elemento (Grécia antiga) John Dalton (1807) TEORIAS ATÔMICAS Átomo Menor partícula possível de um elemento (Grécia antiga) John Dalton (1807) 1. Os elementos são constituídos por partículas extremamente pequenas chamadas átomos; 2. Todos os átomos

Leia mais

Aulas Particulares on-line

Aulas Particulares on-line QUÍMICA PRÉ-VESTIBULAR LIVRO DO PROFESSOR 2006-2008 IESDE Brasil S.A. É proibida a reprodução, mesmo parcial, por qualquer processo, sem autorização por escrito dos autores e do detentor dos direitos autorais.

Leia mais

Estrutura Atômica EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. Professor Guilherme Alves

Estrutura Atômica EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS. Professor Guilherme Alves Estrutura Atômica EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS Professor Guilherme Alves 1.1 - Origem da Teoria Atômica Leucipo: Ideia de Átomo; Demócrito (460 a.c. 370 a.c.): usou a palavra átomo para designar a partícula

Leia mais

Frente 1: QUÍMICA GERAL. Módulo 1 - MODELOS ATÔMICOS

Frente 1: QUÍMICA GERAL. Módulo 1 - MODELOS ATÔMICOS Frente 1: QUÍMICA GERAL Módulo 1 - MODELOS ATÔMICOS EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO 01 (FMTM-MG) De acordo com o modelo atômico proposto por Rutherford, os átomos são constituídos por um núcleo de carga elétrica

Leia mais

QUÍMICA. Transformações Químicas. Teoria Atômica Modelo Atômico de Dalton, Thomson, Rutherford, Rutherford-Bohr. Prof a.

QUÍMICA. Transformações Químicas. Teoria Atômica Modelo Atômico de Dalton, Thomson, Rutherford, Rutherford-Bohr. Prof a. QUÍMICA Transformações Químicas Teoria Atômica Modelo Atômico de Dalton, Thomson, Prof a. Giselle Blois Leucipo de Mileto e Demócrito (400 a.c.): FILÓSOFOS Matéria não contínua e sim constituída por minúsculas

Leia mais

Lista de exercícios de recuperação semestral Aluno (a):

Lista de exercícios de recuperação semestral Aluno (a): Lista de exercícios de recuperação semestral Aluno (a): Turma: 9º Ano Professora: Taynara (Ensino fundamental) Disciplina: Química Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

Leia mais

Teoria Atômica QUÍMICA GERAL

Teoria Atômica QUÍMICA GERAL Teoria Atômica QUÍMICA GERAL Do que é feita a matéria? o Por volta de 440 a.c. Empédocles sugeriu que a matéria era composta pela mistura de 4 elementos: água, terra, ar e fogo. o Por volta de 400 a.c.

Leia mais

O átomo de Dalton O átomo de Thomson O átomo de Rutherford O átomo moderno Isótopos Abundância isotópica e determinação de massas atômicas O átomo de

O átomo de Dalton O átomo de Thomson O átomo de Rutherford O átomo moderno Isótopos Abundância isotópica e determinação de massas atômicas O átomo de Estrutura atômica O átomo de Dalton O átomo de Thomson O átomo de Rutherford O átomo moderno Isótopos Abundância isotópica e determinação de massas atômicas O átomo de Bohr 2 1 Por que estudar os átomos???

Leia mais

MODELOS ATÔMICOS. Profª Luiza Pires Ribeiro Martins EEB Dr Jorge Lacerda

MODELOS ATÔMICOS. Profª Luiza Pires Ribeiro Martins EEB Dr Jorge Lacerda MODELOS ATÔMICOS Profª Luiza Pires Ribeiro Martins EEB Dr Jorge Lacerda QUESTÕES PARA REFLETIR... Você já se perguntou o que aconteceria se dividíssemos um lápis em partes cada vez menores? Haveria um

Leia mais

Hipóteses atomísticas

Hipóteses atomísticas Modelos atômicos 1 Hipóteses atômicas Primeiras idéias sobre a constituição da matéria séculos VII a IV a.c. Hipóteses atomísticas observáveis. Aristóteles e outros flósofos século IV a.c. - toda matéria

Leia mais

ATOMÍSTICA PROF. ADRIANO ALVES

ATOMÍSTICA PROF. ADRIANO ALVES ATOMÍSTICA PROF. ADRIANO ALVES Demócrito Aristóteles Dalton Thomson Bohr Rutherford Sommerfeld Heisenberg Schrödinger De Broglie DALTON 1. Toda matéria é formada de partículas fundamentais, os átomos.

Leia mais

PROPRIEDADES DA MATÉRIA

PROPRIEDADES DA MATÉRIA Química Revisão Aula 2 1 os anos Décio ago/09 Nome: N o : Turma: PROPRIEDADES DA MATÉRIA Objetivo O objetivo dessa ficha é revisar alguns dos tópicos trabalhados no 1º semestre. As dúvidas devem ser encaminhadas

Leia mais

QUÍMICA PROFº JAISON MATTEI

QUÍMICA PROFº JAISON MATTEI QUÍMICA PROFº JAISON MATTEI 1. O modelo atômico de Dalton, concebendo o átomo como uma bolinha maciça e indivisível, fez a Química progredir muito no século XIX. Mas o conhecimento sobre estrutura atômica

Leia mais

ESTRUTURA ATÔMICA DA MATÉRIA (PARTE 3 MODELOS ATÔMICOS)

ESTRUTURA ATÔMICA DA MATÉRIA (PARTE 3 MODELOS ATÔMICOS) 01. Gregos (Demócrito e Leucipo) "A matéria é formada de pequenas partículas indivisíveis denominadas átomos." (a = não tomo = parte) QUÍMICA INORGÂNICA - CAPÍTULO 2 ESTRUTURA ATÔMICA DA MATÉRIA (PARTE

Leia mais

RESUMO SOBRE MODELOS ATÔMICOS.

RESUMO SOBRE MODELOS ATÔMICOS. SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA/SECRETARIA DE EDUCAÇÃO POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DE GOIÁS COMANDO DE ENSINO POLICIAL MILITAR COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR NADER ALVES DOS SANTOS SÉRIE/ANO: 9 anos TURMA(S):

Leia mais

Teoria atômica da matéria

Teoria atômica da matéria Teoria atômica da matéria Os gregos antigos (Leucipo de Mileto e Demócrito de Abdera, aprox. 440 A.C.) foram os primeiros a postular que a matéria é constituída de elementos indivisíveis. John Dalton (1803-1807):

Leia mais

A Natureza Elétrica dos Materiais

A Natureza Elétrica dos Materiais A Natureza Elétrica dos Materiais As primeiras ideias sobre a constituição da matéria Demócrito Gregos ÁTOMOS - A matéria possuia espaço vazio; - Indestrutíveis; - Dotadas de movimento; - Diversos formatos.

Leia mais

MODELO ATÔMICO: DO SIMPLES AO ELABORADO UMA TENTATIVA DE DESVENDAR OS MISTÉRIOS DA MATÉRIA

MODELO ATÔMICO: DO SIMPLES AO ELABORADO UMA TENTATIVA DE DESVENDAR OS MISTÉRIOS DA MATÉRIA MODELO ATÔMICO: DO SIMPLES AO ELABORADO UMA TENTATIVA DE DESVENDAR OS MISTÉRIOS DA MATÉRIA Leucipo Demócrito Epicuro (de 400-250 a.c): a matéria seria constituída de átomos e espaços vazios; Aristóteles

Leia mais

QUÍMICA ÁTOMOS. Professor: Rafael Odorico

QUÍMICA ÁTOMOS. Professor: Rafael Odorico QUÍMICA ÁTOMOS MODELO DE DALTON A matéria é formada por partículas extremamente pequenas chamadas átomos; Os átomos são esferas maciças e indivisíveis; Os átomos com as mesmas propriedades, constituem

Leia mais

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos.

Demócrito. Demócrito a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Atomística Demócrito Demócrito 460-370 a.c. Filósofo grego. A matéria é formada por partículas indivisíveis chamadas átomos. Lavoisier NADA SE PERDE NADA SE CRIA TUDO SE TRANSFORMA Dalton BASEADO NA LEI

Leia mais

1º Trimestre Sala de Estudos-Química Data: 13/03/17 Ensino Médio 1º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº

1º Trimestre Sala de Estudos-Química Data: 13/03/17 Ensino Médio 1º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº º Trimestre Sala de Estudos-Química Data: 3/03/7 Ensino Médio º ano classe: A_B_C Profª Danusa Nome: nº Conteúdo: Estrutura atômica e Configuração Eletrônica Questão 0 - (PUC- RS) Ao se deixar cair sal

Leia mais

APOSTILA DE QUÍMICA 2º BIMESTRE

APOSTILA DE QUÍMICA 2º BIMESTRE Nome: nº: Bimestre: 2º Ano/série: 9º ano Ensino: Fundamental Componente Curricular: Química Professor: Ricardo Honda Data: / / APOSTILA DE QUÍMICA 2º BIMESTRE TEORIA 1 EVOLUÇÃO DOS MODELOS ATÔMICOS 1.

Leia mais

Unidades SI. Existem dois tipos de unidades: Unidades fundamentais (ou básicas); Unidades derivadas. Existem 7 unidades básicas no sistema SI.

Unidades SI. Existem dois tipos de unidades: Unidades fundamentais (ou básicas); Unidades derivadas. Existem 7 unidades básicas no sistema SI. Unidades SI Existem dois tipos de unidades: Unidades fundamentais (ou básicas); Unidades derivadas. Existem 7 unidades básicas no sistema SI. Unidades SI As potências de dez são utilizadas por conveniência

Leia mais

Química Aplicada Foz do Iguaçu, 2017

Química Aplicada Foz do Iguaçu, 2017 Química Aplicada Foz do Iguaçu, 2017 Tópico 1 Fundamentos sobre matéria Fundamentos sobre a Matéria O que é matéria? É tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço (V) Propriedades da matéria Massa Volume

Leia mais

O poema faz parte de um livro publicado em homenagem ao Ano Internacional da Química. A composição metafórica presente nesse poema remete

O poema faz parte de um livro publicado em homenagem ao Ano Internacional da Química. A composição metafórica presente nesse poema remete 1.(Cftmg) O filme Homem de Ferro 2 retrata a jornada de Tony Stark para substituir o metal paládio, que faz parte do reator de seu peito, por um metal atóxico. Após interpretar informações deixadas por

Leia mais

Átomos, Moléculas e Íons

Átomos, Moléculas e Íons Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Bacharelado em Ciência e Tecnologia Diamantina - MG Átomos, Moléculas e Íons Química Tecnológica I Prof a. Dr a. Flaviana Tavares Vieira A origem

Leia mais

ESTRUTURA ATÔMICA. As partículas do átomo

ESTRUTURA ATÔMICA. As partículas do átomo QUÍMICA M.2 ESTRUTURA ATÔMICA As partículas do átomo Multimídia 1803 - Dalton (Inglês) A partir de experimentos com gases. Dalton propõe uma hipótese atômica. Segundo ele, os átomos são: Indivisíveis Maciços

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS 9º ANO PRÉ-COLUNI PROF. LUCÃO QUÍMICA (Ciências da Natureza e suas Tecnologias)

LISTA DE EXERCÍCIOS 9º ANO PRÉ-COLUNI PROF. LUCÃO QUÍMICA (Ciências da Natureza e suas Tecnologias) LISTA DE EXERCÍCIOS 9º ANO PRÉ-COLUNI PROF. LUCÃO QUÍMICA (Ciências da Natureza e suas Tecnologias) ESTUDO DA COMPOSIÇÃO DO ÁTOMO ATOMÍSTICA: Teorias Atômicas, Partículas Fundamentais e Relações Atômicas.

Leia mais