Manual de Procedimentos

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Manual de Procedimentos"

Transcrição

1 Conjunto sistemático de normas que indicam as atividades a serem cumpridas pelos servidores que mantêm uma relação de trabalho com a organização, e a forma pela qual as mesmas deverão ser realizadas. Manual de Procedimentos Acompanhamento dos Contratos de Repasse Departamento de Infraestrutura Turística-DIETU Escritório de Processos - SE

2 1 Ministério do Turismo Henrique Eduardo Alves Ministro de Estado Alberto Alves Secretário Executivo Neusvaldo Ferreira Lima Secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo SNPDTur Márcia Beatriz Beiró Lourenço Diretora - Substituta Hélito Nunes de Oliveira Coordenador-Geral de Legislação para Estruturação do Turismo Shirley de Souza Mota Analista de Processos Diretoria de Programa - SE

3 2 Sumário 1. Apresentação Glossário Atores do Processo Cadeia de Valor Fluxo do Processo Objetivo do Processo Elementos do Processo... 10

4 3 1. Apresentação O Manual contempla os aspectos normativos e conceituais, a finalidade, os processos organizacionais, as rotinas, os procedimentos identificados revisados e convalidados, com a participação efetiva dos técnicos e dirigentes responsáveis direta ou indiretamente pelas áreas que integram a estrutura organizacional do MTur. Constituir-se em instrumento importante, deve primar pela flexibilidade e adaptação diante das futuras realidades, podendo sofrer modificações e revisões normalmente requeridas pela necessidade de melhoria contínua dos processos organizacionais.

5 4 2. Glossário Atividades Atores do processo Concedente/Contratante Contratado Contrato de Repasse Fluxograma Fontes de Informação Mandatária da União OB Objeto Processo Proponente Sistema de Informação Tarefas TCE São conjuntos de tarefas, com início e fim identificável, reunidas segundo critérios de similaridade e de complementaridade, executadas continuamente, de forma cíclica, simultânea ou sequencialmente para a consecução dos objetivos das etapas. Ocorrem dentro do processo, geralmente desempenhadas por uma unidade (pessoa ou departamento) para produzir um resultado particular. Elas constituem a maior parte dos fluxogramas; São os participantes do processo. Órgão ou entidade da administração pública direta ou indireta da União que pactua a execução de projeto, programa, atividade ou evento por intermédio de instituição financeira federal (mandatária), mediante a celebração de contrato de repasse. Órgão ou entidade da administração pública direta ou indireta de qualquer esfera do governo ou entidade privada sem fins lucrativos, com o qual a administração federal pactua a execução de contrato de repasse. Instrumento administrativo em que a transferência dos recursos financeiros se processa por intermédio de instituição ou agente financeiro público federal, atuando como mandatário da União. Os contratos de repasse firmados com os proponentes são operacionalizados pela Caixa Econômica Federal, que é a mandatária do Ministério do Turismo. É um gráfico elaborado de forma sistemática e racional para facilitar a análise dos dados, informações e sistemas, com alto grau de detalhamento, colocando em evidência os fatores que intervém num processo qualquer. Representam legislação, normas, procedimentos e outras fontes de informação que são utilizadas durante a execução do processo. Instituições e agências financeiras controladas pela União que celebram e operacionalizam, em nome da União, os instrumentos jurídicos de transferência de recursos aos contratados. Ordem Bancária. Produto de convênio, contrato de repasse ou termo de cooperação, observando o programa de trabalho e suas finalidades. Conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transforma insumos (entradas) podem ser informações ou orientações quanto prestação ou fornecimento de serviços e/ou produtos em produtos ou serviços (saídas) e os coloca à disposição dos clientes específicos. Órgão ou entidade da administração pública direta ou indireta de qualquer esfera do governo ou entidade privada sem fins lucrativos que propõe celebração de convênios e contratos de repasse e que dispõe de condições para consecução de seu objeto. Representa sistemas de informação que são utilizados durante a execução do processo. São uma sequência de passos/etapas predeterminados para realizar uma atividade. Cada um desses passos podem demandar a necessidade de explicações detalhadas de como fazer justificando a construção de procedimentos documentados pertinentes. Tomada de Contas Especial.

6 5 3. Atores do Processo Segundo BOOCH, RUMBAUGH, e JACOBSON (2005), um ator representa um conjunto coerente de papéis que os usuários do processo desempenham quando de sua execução. Tipicamente, um ator representa um papel que uma entidade desempenha durante a execução de um processo. Nesse contexto, ele é visto como um conjunto de atribuições, funções e/ou responsabilidades que um ator possui. No processo os atores são pessoas e/ou áreas. É importante ressaltar que, quando se pensa em atores, deve-se entendê-los como papeis, em vez de pessoas, uma pessoa pode desempenhar mais de um papel no processo. Equipe de TI - SE Definição: Equipe responsável em desenvolver e manter os sistemas que dão apoio aos programas e projetos que fazem parte das estratégias do Mtur. Mantém os sistemas de TI estáveis, em operação e prologando a sua vida útil. Fase(s) que participa: Atualização da base de dados do SIACOR. Referências: Coordenador-Geral Definição: Coordenar, supervisionar, acompanhar e avaliar a aplicação de recursos de responsabilidade do Ministério em ações de infraestrutura turística. Fase(s) que participa: Distribuição dos Contratos de Repasses entre a equipe. Análise do acompanhamento dos Contratos de Repasse executado pelo servidor. Tomada de decisão em relação as providências para saneamento das pendências que não foram resolvidas durante o acompanhamento dos Contratos de Repasse. Referências: Decreto nº de 25 de julho de Portaria Interministerial nº 507, de 24 de novembro de Portaria MTur nº 112 de 24 de maio de IN STN nº. 01, de IN TCU nº. 71/2012, de 28/11/2012.

7 6 Servidor Definição: Responsável em realizar o acompanhamento dos Contratos de Repasse. Fase(s) que participa: Acompanha a execução da obra de infraestrutura. Acompanha o processo de avaliação da prestação de contas realizada pela Mandatária da União. Acompanha o processo de instauração de Tomada de Contas Especial realizada pela Mandatária da União. Referências: Decreto nº de 25 de julho de Portaria Interministerial nº 507, de 24 de novembro de Portaria MTur nº 112 de 24 de maio de IN STN nº. 01, de IN TCU nº. 71/2012, de 28/11/2012. Caixa Econômica Federal - CEF Definição: Aprova Plano de Trabalho, empenha, celebra e operacionaliza, em nome da União, os instrumentos jurídicos de transferência de recursos junto aos tomadores. Fase(s) que participa: Disponibiliza semanalmente ao MTur, em sua página na internet, base de dados atualizada. Esclarece as dúvidas apresentadas pela equipe do Mtur. Referências: Decreto nº de 25 de julho de Portaria Interministerial nº 507, de 24 de novembro de Portaria MTur nº 112 de 24 de maio de IN STN nº. 01, de IN TCU nº. 71/2012, de 28/11/2012.

8 7 4. Cadeia de Valor

9 8 5. Fluxo do Processo

10 Objetivo do Processo Para efeito de acompanhamento operacional, a CAIXA disponibilizará semanalmente ao MTur, em sua página na internet, base de dados atualizada, com as informações gerenciais básicas referentes às operações dos Contratos de Repasse, conforme rotina acertada entre MTur e CAIXA. O coordenador-geral deverá realizar a distribuição dos Contratos de Repasse com a sua equipe de trabalho que foram formalizados pela CAIXA. O servidor deverá acompanhar, sem prejuízo das ações de acompanhamento da CAIXA, a operacionalização dos Contratos de Repasse e determinar a suspensão do repasse, quando identificado divergências e manter a Mandatária da União informada. É importante que o servidor fique atento sobre a situação da execução da obra de infraestrutura (física), prestação de contas e tomada de contas especial. Constatando divergências no Contrato de Repasse, um Ofício deverá ser encaminhada à CAIXA para esclarecimentos.

11 Elementos do Processo Fontes de Informação: Dar carga na aplicação do sistema Semanalmente a CAIXA disponibiliza a base de dados atualizada dos Contratos de Repasse. O analista de sistema de posse dessas informações atualiza a base de dados do sistema SIACOR. Se a página da CAIXA está disponível. 1. Acessar o endereço: 2. Clicar em Órgãos Públicos Ministério do Turismo na página de downloads; 3. Fazer o download do arquivo; 4. Acionar a ferramenta Pentaho; e 5. Confirmar realização da atualização. Equipe de TI - SE Pentaho SIACOR A ferramenta utilizada na realização dessa atividade é o Pentaho, responsável em capturar o arquivo da CAIXA, tratar os dados e inserir as informações no banco de dados do SIACOR. Não existe manipulação humana no tratamento dessas informações. Base de dados do SIACOR atualizada. Fontes de Informação: Distribuir os Contratos de Repasse com a equipe de trabalho O coordenador-geral faz a distribuição dos Contratos de Repasse com a sua equipe de trabalho, para que seja realizado o acompanhamento da execução física durante o período de vigência do contrato. - A quantidade de servidores que compõem a sua equipe; - Consultar junto à equipe o período aquisitivo de férias; e - Consultar a quantidade de Contratos de Repasse que o servidor já está acompanhando. 1. Acessar o ícone do SIACOR; 2. Entrar com login e senha; 3. Acessar a aba Monitoramento ; 4. Realizar a distribuição dos Contratos de Repasse com a equipe de trabalho; e 5. Clicar em logout. Coordenador-Geral SIACOR Contratos de Repasse devidamente distribuídos entre a equipe.

12 11 Fontes de Informação: Confirmar contratos de repasse que estão sob sua responsabilidade O servidor deve realizar a confirmação via sistema dos Contratos de Repasse que estão sob a sua responsabilidade. 1. Acessar o ícone do SIACOR; 2. Entrar com login e senha; 3. Acessar a aba Monitoramento ; 4. Visualizar os contratos que estão sob a sua responsabilidade; 5. Dar o aceite; e 6. Clicar em logout. Servidor SIACOR Confirmação de aceite do servidor no sistema. Consultar situação da execução da obra de infraestrutura O servidor deve consultar a situação da execução da obra de infraestrutura de cada Contrato de Repasse que está sob a sua responsabilidade. Para realização desta atividade, o servidor deverá verificar as seguintes informações: Data de celebração de contrato; A situação do contrato; O valor do contrato; Percentual de execução da obra; e Data de vigência do contrato. Com as informações acima, o servidor consegue ter um panorama para avaliar a situação da execução da obra. 1. Acessar o ícone do SIACOR; 2. Entrar com login e senha; 3. Acessar a aba Monitoramento ; 4. Consultar a situação da obra de infraestrutura; e 5. Registrar divergências encontradas. Servidor Fontes de Informação: - Decreto nº de 25 de julho de Portaria Interministerial nº 507, de 24 de novembro de Portaria MTur nº 112 de 24 de maio de SIACOR Execução da obra de infraestrutura analisada. Consultar situação da prestação de contas O servidor deve consultar a situação da prestação de contas de cada Contrato de Repasse que está sob a sua responsabilidade. - Data de vencimento do contrato; - Se a prestação de contas foi apresentada no prazo de 60 (sessenta) dias após o encerramento da vigência ou a conclusão da execução do objeto pactuado, o que ocorrer primeiro; - Caso a prestação de contas final não tenha sido encaminhada no prazo estabelecido no convênio, verificar se a CAIXA estabeleceu o prazo máximo de 30 (trinta) dias para sua

13 12 apresentação, ou recolhimento dos recursos, incluindo os rendimentos da aplicação financeira no mercado, aplicada a taxa SELIC, devendo ainda ser observado as regras referentes a Devolução de Recursos; - Se a CAIXA analisou a prestação de contas; - Se a documentação foi aprovada; - Se a data da homologação foi registrada no SIAFI; - Se houve devolução do valor do repasse (se necessário); e - Se houve devolução do valor do rendimento (se necessário). 1. Acessar o ícone do SIACOR; 2. Entrar com login e senha; 3. Acessar a aba Monitoramento ; 4. Consultar a situação da obra; e 5. Registrar divergências encontradas. Servidor Fontes de Informação: - Decreto nº de 25 de julho de Portaria Interministerial nº 507, de 24 de novembro de Portaria MTur nº 112 de 24 de maio de SIACOR Se ao término do prazo estabelecido o CONTRATADO não apresentou a prestação de contas nem devolveu os recursos, notificar a CAIXA por meio de um Ofício. Nota: A CAIXA deve registrar a inadimplência no SICONV por omissão do dever de prestar contas e verificar se comunicou o fato ao órgão de contabilidade analítica a que estiver vinculado, para fins de instauração de Tomada de Contas Especial. Prestação de Contas analisada. Consultar contratos em Tomada de Contas Especial O servidor deve consultar os Contratos de Repasse que foram instaurados a Tomada de Contas Especial. A TCE somente deverá ser instaurada depois de esgotadas as providências administrativas a cargo do concedente, pela ocorrência de algum dos fatos a seguir: I. Prestação de contas não apresentada no prazo fixado; II. Prestação de contas não aprovada por: a. Inexecução total ou parcial do objeto; b. Desvio de finalidade na aplicação dos recursos; c. Impugnação de despesas, se realizadas em desacordo com o termo celebrado; d. Não aplicação do recurso em poupança ou em fundo de aplicação financeira de curto prazo, ou não devolução de rendimentos de aplicação financeira; e. Não devolução de eventual saldo de recursos federais, apurado na execução do objeto, obedecendo a proporcionalidade dos recursos transferidos e os de contrapartida; e f. Ausência de documentos exigidos na prestação de contas. 1. Acessar o ícone do SIACOR; 2. Entrar com login e senha; 3. Acessar a aba Monitoramento ; 4. Selecionar situação Tomada de Contas Especial-TCE; 5. Analisar o motivo que foi instaurado a Tomada de Contas Especial-TCE;

14 13 6. Verificar como está a situação até o presente momento; e 7. Registrar divergências encontradas. Servidor Fontes de Informação: - Decreto nº de 25 de julho de Portaria Interministerial nº 507, de 24 de novembro de Portaria MTur nº 112 de 24 de maio de IN STN nº. 01, de IN TCU nº. 71/2012, de 28/11/2012. SIACOR Contratos em TCE analisados. Fontes de Informação: Consolidar as informações dos Contratos de Repasse O resultado do acompanhamento dos Contratos de Repasse devem ser registrados em uma planilha de controle. As informações da planilha vão subsidiar o gestor da área na tomada de decisões. Observar a fidedignidade das informações apuradas durante a execução do acompanhamento dos Contratos de Repasse. 1. Acessar a pasta da rede; 2. Abrir a planilha de controle dos Contratos de Repasse; 3. Atualizar a planilha de controle dos Contratos de Repasse; e 4. Salvar e fechar o arquivo. Servidor. Excel Na planilha deverá conter: - Número do contrato, dígito verificador e o ano; - Número do convênio; - Nome do tomador com a unidade de federação; - Data de assinatura do contrato; - Data de vigência do contrato; - Situação do contrato; - Descritivo do objeto; - Valor de repasse; - Valor da contrapartida; - Número e valor da OB; - Percentual de execução da obra; - Registro das divergências e providências; e - Data de registro do acompanhamento. Planilha de atualizada. Solicitar esclarecimento sobre as divergências identificadas O servidor deve elaborar um Ofício solicitando esclarecimentos sobre as divergências que foram identificadas no(s) Contrato(s) de Repasse. No Ofício deverá conter: Divergência identificada; Providências a serem tomadas; e Prazo de resposta;

15 14 Fontes de Informação: 1. Acessar a pasta da rede; 2. Abrir o template Ofício; 3. Elaborar texto do Ofício; 4. Salvar na pasta da rede; 5. Imprimir e assinar Ofício; 6. Registrar e entregar Ofício na área de Protocolo (MTur ou CAIXA); e 7. Receber registro de recebimento do Ofício. Servidor. Microsoft Word Ofício. Analisar esclarecimentos emitidos pela Mandatária da União O gestor da CAIXA encaminha um Ofício para MTur, contendo esclarecimentos sobre as divergências identificadas durante o processo de acompanhamento dos Contratos de Repasse. O servidor responsável pelo Contrato de Repasse analisa o conteúdo do Ofício e registra as informações na planilha de controle. - Se houve cumprimento integral da solicitação; e - Se recebeu documentação comprobatória. 1. Receber Ofício; 2. Analisar informações contidas no Ofício; 3. Consultar legislação vigente se necessário; 4. Registrar as informações na planilha de controle; e 5. Salvar Ofício na pasta da rede. Servidor. Fontes de Informação: - Decreto nº de 25 de julho de Portaria Interministerial nº 507, de 24 de novembro de Portaria MTur nº 112 de 24 de maio de IN STN nº. 01, de IN TCU nº. 71/2012, de 28/11/2012. Excel Planilha de atualizada. Preparar Relatório de Acompanhamento dos Contratos de Repasse O servidor deve preparar o Relatório de Acompanhamento dos Contratos de Repasse contendo a consolidação dos dados coletados e o resultado dos esclarecimentos que foram prestados pela Mandatária da União. As informações são de grande relevância para alta direção para tomada de decisão. Observar a fidedignidade das informações apuradas durante a execução do acompanhamento dos Contratos de Repasse. 1. Acessar a pasta da rede; 2. Abrir o template do Relatório de Acompanhamento;

16 15 Fontes de Informação: 3. Inserir as informações; 4. Salvar arquivo na pasta da rede; 5. Realizar revisão do conteúdo do relatório; e 6. Enviar arquivo para coordenador-geral via Outlook. Servidor Microsoft Word Microsoft Outlook Relatório de. Analisar Relatório de Acompanhamento dos Contratos de Repasse Analisa as informações contidas no Relatório de e verifica a Fontes de Informação: efetividade do processo de acompanhamento. - A situação dos Contratos de Repasse; - Respostas emitidas pela CAIXA das divergências identificadas; e - Contratos com pendências, que necessitam de uma ação por parte da alta direção. 1. Abrir Outlook; 2. Salvar arquivo na pasta da rede; 3. Analisar as informações; e 4. Deliberar quanto aos contratos que se encontram com problemas. Coordenador-Geral Microsoft Word Relatório de analisado. Fontes de Informação: Deliberar com a alta direção sobre saneamento das pendências O coordenador-geral apresenta para alta direção a situação dos contratos cuja as ações não foram sanadas durante a fase do acompanhamento. A deliberação é realizada em conjunto com a alta direção. 1. Deliberar sobre a viabilidade da permanência do contrato; e 2. Comunicar mandatária da União por meio de Ofício para tomar as devidas providências. Coordenador-Geral Microsoft Word. Ofício

17 16 Ministério do Turismo Mtur Missão Desenvolver o turismo brasileiro como uma atividade sustentável, economicamente competitiva, com papel relevante na geração de renda, emprego e divisas, na inclusão social, na redução de desigualdades regionais e na preservação do meio ambiente. Visão Posicionar o Brasil como uma das três maiores economias turísticas do mundo até Valores Ética Respeito Transparência Comprometimento Trabalho em equipe

PORTARIA INTERMINISTERIAL CGU/MF/MP 507/2011 DOU, 28/11/2011

PORTARIA INTERMINISTERIAL CGU/MF/MP 507/2011 DOU, 28/11/2011 PORTARIA INTERMINISTERIAL CGU/MF/MP 507/2011 DOU, 28/11/2011 Conceitos CONCEDENTE/CONTRATANTE: Órgão do Governo Federal responsável pela transferência de recursos financeiros; COVENENTE/CONTRATADO: Prefeitura

Leia mais

Secretaria de Gestão. Departamento de Transferências Voluntárias Devolução de Saldo Remanescente

Secretaria de Gestão. Departamento de Transferências Voluntárias Devolução de Saldo Remanescente Secretaria de Gestão Departamento de Transferências Voluntárias Devolução de Saldo Remanescente Após Consultar o convênio o usuário deverá clicar na aba Prestação de contas. Acesse a opção Prestar Contas.

Leia mais

Portal dos Convênios - Siconv

Portal dos Convênios - Siconv MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS Portal dos Convênios - Siconv Análise, Aprovação de Proposta/Plano

Leia mais

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - POP Nº 04 - CPC

PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - POP Nº 04 - CPC PROCEDIMENTO OPERACIONAL PADRÃO - POP Nº 04 - CPC PROCESSO ÁREA DE ATUAÇÃO POP Nº PRESTAÇÃO DE CONTAS DE PROJETOS - SICONV Prestação de Contas 04 - CPC UNIDADE GESTORA DATA DA ELABORAÇÃO REVISÃO / DATA

Leia mais

Portal dos Convênios - Siconv. Execução - Licitação, Contrato, Documento de Liquidação, Pagamento, Ingresso de Recursos e Relatórios

Portal dos Convênios - Siconv. Execução - Licitação, Contrato, Documento de Liquidação, Pagamento, Ingresso de Recursos e Relatórios MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS Portal dos Convênios - Siconv Execução - Licitação, Contrato,

Leia mais

MANUAL DE CONVÊNIOS INTERNACIONAIS

MANUAL DE CONVÊNIOS INTERNACIONAIS UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO MANUAL DE CONVÊNIOS INTERNACIONAIS Assessoria de Cooperação Internacional da UFRPE UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO SUMÁRIO Apresentação...3 Objetivo e

Leia mais

Balanço Orçamentário - Sebrae/PR R$ mil

Balanço Orçamentário - Sebrae/PR R$ mil Receitas Previsão no Ano Original (a) (b) % (b/a) Previsão no Ano Original (a) Receitas Correntes 142.431 168.599 118,4% Despesas Correntes 141.881 142.646 100,5% Contribuição Social Ordinária-CSO 100.902

Leia mais

FLUXOGRAMA DO PROCESSO

FLUXOGRAMA DO PROCESSO FLUXOGRAMA DO PROCESSO DETALHAMENTO DO PROCESSO: DESPROCESSAMENTO DO MES ACESSAR O GPF COMANDAR DESPROCESSAMENTO DE MÊS Nos casos onde o processamento do mês tenha sido realizado a título de controle gerencial,

Leia mais

Sub-rogação de Proponente

Sub-rogação de Proponente MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO Portal dos Convênios SICONV Sub-rogação de Proponente Perfil

Leia mais

Cadastro Proponente e Inclusão de Proposta

Cadastro Proponente e Inclusão de Proposta Cadastro Proponente e Inclusão de Proposta Atualizar os dados na Receita Federal Copiar os dados da Receita no SICONV Informar os dados do novo mandato do Prefeito Incluir/Excluir ou Atualizar dados usuários

Leia mais

PORTARIA GM N , DE 28 DE DEZEMBRO DE 2017 Altera a Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre o

PORTARIA GM N , DE 28 DE DEZEMBRO DE 2017 Altera a Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre o PORTARIA GM N. 3.992, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2017 Altera a Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017, para dispor sobre o financiamento e a transferência dos recursos federais para as

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 48, DE 13 DE MAIO DE 2016.

RESOLUÇÃO Nº 48, DE 13 DE MAIO DE 2016. RESOLUÇÃO Nº 48, DE 13 DE MAIO DE 2016. A PRESIDENTE DO CONSELHO DIRETOR da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, no uso de suas atribuições e legais, e considerando o contido no Processo

Leia mais

CONSELHO DIRETOR ATO DO CONSELHO DIRETOR RESOLUÇÃO INEA Nº 131 DE 22 DE DEZEMBRO 2015.

CONSELHO DIRETOR ATO DO CONSELHO DIRETOR RESOLUÇÃO INEA Nº 131 DE 22 DE DEZEMBRO 2015. Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado do Ambiente SEA Instituto Estadual do Ambiente INEA CONSELHO DIRETOR ATO DO CONSELHO DIRETOR RESOLUÇÃO INEA Nº 131 DE 22 DE DEZEMBRO 2015. ESTABELECE

Leia mais

Portal dos Convênios - SICONV. Ajuste do Plano de Trabalho e Termo Aditivo Convenente. Manual do Usuário. Versão 3-31/08/2011

Portal dos Convênios - SICONV. Ajuste do Plano de Trabalho e Termo Aditivo Convenente. Manual do Usuário. Versão 3-31/08/2011 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS Portal dos Convênios - SICONV Ajuste do Plano de Trabalho e

Leia mais

SICONV Sistema de Convênios, nios, Contratos de Repasse e Termos de Parceria

SICONV Sistema de Convênios, nios, Contratos de Repasse e Termos de Parceria SICONV Sistema de Convênios, nios, Contratos de Repasse e Termos de Parceria Departamento de Suporte à Gestão do Sistema de Transferências Voluntárias da União 25 de abril de 2012 CHAMAMENTO PÚBLICO DECRETO

Leia mais

Coordenação-Geral de Implementação e Monitoramento de Projetos Educacionais - CGIMP

Coordenação-Geral de Implementação e Monitoramento de Projetos Educacionais - CGIMP CGIMP Coordenação-Geral de Implementação e Monitoramento de Projetos Educacionais - CGIMP Tem por objetivo acompanhar o andamento das obras e garantir o fluxo de recursos para que o serviço não sofra interrupções

Leia mais

Relatório de Demandas Externas

Relatório de Demandas Externas Presidência da República Controladoria-Geral da União Secretaria Federal de Controle Interno Relatório de Demandas Externas Número do relatório: 201504179 Unidade Examinada: NOSSA SENHORA DA GLORIA GABINETE

Leia mais

Tutorial do sistema e-tce versão 1.3 módulo do instaurador

Tutorial do sistema e-tce versão 1.3 módulo do instaurador Tutorial do sistema e-tce versão 1.3 módulo do instaurador Acesso ao sistema Pág 2 Página de login Pág 4 Primeira página do sistema (dashboard) Pág 5 Como instaurar nova TCE? Pág 6 Principais dúvidas e

Leia mais

Assunto: Diretrizes sobre trâmite processual para emissão, alteração, execução e prestação de contas de termos de execução descentralizada.

Assunto: Diretrizes sobre trâmite processual para emissão, alteração, execução e prestação de contas de termos de execução descentralizada. NOTA TÉCNICA Nº 01/2018 DOR/PRAF/Reitoria/IFPB Assunto: Diretrizes sobre trâmite processual para emissão, alteração, execução e prestação de contas de termos de execução descentralizada. 1. Introdução

Leia mais

Diretoria de Tecnologia da Informação. Manual Gestão de Processos

Diretoria de Tecnologia da Informação. Manual Gestão de Processos Diretoria de Tecnologia da Informação Manual Gestão de Processos Juazeiro do Norte, Setembro de 2017 Sumário Sumário 2 Apresentação 3 Definições 3 Papéis 4 Artefatos 4 O Processo de Gestão dos Processos

Leia mais

I - DOS RECURSOS ORIUNDOS DOS ACORDOS DE EMPRÉSTIMOS OU CONTRIBUIÇÕES FINANCEIRAS NÃO REEMBOLSÁVEIS

I - DOS RECURSOS ORIUNDOS DOS ACORDOS DE EMPRÉSTIMOS OU CONTRIBUIÇÕES FINANCEIRAS NÃO REEMBOLSÁVEIS INSTRUÇÃO NORMATIVA N o 06, DE 27 DE OUTUBRO DE 2004. Dispõe sobre os procedimentos de movimentação de recursos externos e de contrapartida nacional, em moeda ou bens e/ou serviços, decorrentes dos acordos

Leia mais

Requisição de Suprimento de Fundos. Perfil Requisitor

Requisição de Suprimento de Fundos. Perfil Requisitor Requisição de Suprimento de Fundos Perfil Requisitor Agenda Introdução Cadastro da Requisição Acompanhamento da Requisição Autorização da Requisição Atendimento da Requisição Prestação de Contas 2 Introdução

Leia mais

TREINAMENTO COMPLETO

TREINAMENTO COMPLETO TREINAMENTO COMPLETO Portal de Convênios Ordem bancária de Transferência voluntária SICONV OBTV LEGISLAÇÃO E EXECUÇÃO 21 a 23 de Março Belo Horizonte - MG INCLUINDO MARCO REGULATÓRIO DE CONVÊNIOS LEI 13.019/14

Leia mais

(Alterada pela Nota Técnica nº 13/2018/CCONF/SUCON/STN/MF-DF e FNS-MS)

(Alterada pela Nota Técnica nº 13/2018/CCONF/SUCON/STN/MF-DF e FNS-MS) Ministério da Fazenda Secretaria do Tesouro Nacional Subsecretaria de Contabilidade Pública Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação Nota Técnica Conjunta nº 11/2018/CCONF/SUCON/MF

Leia mais

CADASTRO DA SOLICITAÇÃO DE INÍCIO DE ESTÁGIO. Acessar o portal Aba Para Empresas Faça Login

CADASTRO DA SOLICITAÇÃO DE INÍCIO DE ESTÁGIO. Acessar o portal   Aba Para Empresas Faça Login CADASTRO DA SOLICITAÇÃO DE INÍCIO DE ESTÁGIO Acessar o portal www.unisinos.br/carreiras Aba Para Empresas Faça Login Já tenho cadastro digite o login e senha - Entrar Página da empresa irá visualizar:

Leia mais

CHECK LIST DA MINUTA DO CONVÊNIO. 1 Preâmbulo contento numeração seqüencial no SICONV (art. 42, Portaria Int. 507/2011)

CHECK LIST DA MINUTA DO CONVÊNIO. 1 Preâmbulo contento numeração seqüencial no SICONV (art. 42, Portaria Int. 507/2011) CHECK LIST DA MINUTA DO CONVÊNIO Descrição Atendimento Sim N/S Não Fls. 1 Preâmbulo contento numeração seqüencial no SICONV (art. 42, Portaria Int. 2 Qualificação completa dos partícipes (art. 42, Portaria

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO Título: ELABORAÇÃO E PLANEJAMENTO DE PROJETOS DE PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO (PD&I) REVISÃO: 00 PÁGINA: 1 / 6 Data: 01/03/16 Período de vigência: 04 anos SUMÁRIO 1. Objetivo 2. Campo de Aplicação

Leia mais

Requerimento de Movimentação Interna

Requerimento de Movimentação Interna SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO - SEA Sistema de Gestão de Protocolo Eletrônico Requerimento de Movimentação Interna Apresentação Este manual tem como objetivo auxiliar os usuários do Sistema de

Leia mais

PORTAL DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS. Avançar

PORTAL DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS. Avançar PORTAL DE NEGÓCIOS INTERNACIONAIS Seja bem vindo ao nosso portal! Ele foi criado para facilitar suas operações de câmbio, este material te guiará por todas as funções. ACESSE O PORTAL www.santander.com.br/negociosinternacionais

Leia mais

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO - ADMINISTRAÇÃO REGIONAL NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO GUIA PARA RENOVAÇÃO OU ATUALIZAÇÃO CADASTRAL PARA FORNECEDORES QUE JÁ TRABALHAM COM O SESC/ARRJ SU MÁ RIO Orientações gerais

Leia mais

Resolução de questões de concursos públicos Convênios. Desejo-lhe sucesso e sorte na conquista de seus sonhos e o pleno alcance de suas metas.

Resolução de questões de concursos públicos Convênios. Desejo-lhe sucesso e sorte na conquista de seus sonhos e o pleno alcance de suas metas. de questões de concursos públicos Convênios Prezado estudante, concursando! Desejo-lhe sucesso e sorte na conquista de seus sonhos e o pleno alcance de suas metas. Foco total nos estudos porque já estão

Leia mais

Contratação de Fundação de Apoio por meio de dispensa de licitação com o objetivo de apoiar a execução de projetos acadêmicos.

Contratação de Fundação de Apoio por meio de dispensa de licitação com o objetivo de apoiar a execução de projetos acadêmicos. Unidade Processo Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Apoiar Execução Financeira de Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional 1 de 6 Glossário

Leia mais

Execução e Prestação de Contas com Ordem Bancária de Transferência Voluntária (OBTV)

Execução e Prestação de Contas com Ordem Bancária de Transferência Voluntária (OBTV) Execução e Prestação de Contas com Ordem Bancária de Transferência Voluntária (OBTV) Uma das tendências instituídas pelo Governo Federal para realizar o Planejamento e Gerenciamento dos Projetos é o Portal

Leia mais

Instrução Operacional nº 37 SENARC/MDS Brasília, 19 de novembro de 2010.

Instrução Operacional nº 37 SENARC/MDS Brasília, 19 de novembro de 2010. 1 Brasília, 19 de novembro de 2010. 1. INTRODUÇÃO Assunto: Divulga procedimentos para apresentação da comprovação dos gastos feitos com os recursos recebidos pelos municípios, no exercício de 2009, a título

Leia mais

OPERACIONALIZAÇÃO DO SICONV SISTEMA DE CONVÊNIOS FEDERAIS

OPERACIONALIZAÇÃO DO SICONV SISTEMA DE CONVÊNIOS FEDERAIS OPERACIONALIZAÇÃO DO SICONV SISTEMA DE CONVÊNIOS FEDERAIS ATUALIZADO: MARCO REGULATÓRIO Portaria 424/2016 DECRETO 8.943/2016 1- APRESENTAÇÃO Ferramenta eletrônica que reúne e processa as informações dos

Leia mais

CONSELHO DIRETOR ATO DO CONSELHO DIRETOR RESOLUÇÃO INEA Nº 150 DE 02 DE FEVEREIRO DE 2018.

CONSELHO DIRETOR ATO DO CONSELHO DIRETOR RESOLUÇÃO INEA Nº 150 DE 02 DE FEVEREIRO DE 2018. Governo do Estado do Rio de Janeiro Secretaria de Estado do Ambiente SEA Instituto Estadual do Ambiente INEA CONSELHO DIRETOR ATO DO CONSELHO DIRETOR RESOLUÇÃO INEA Nº 150 DE 02 DE FEVEREIRO DE 2018. ESTABELECE

Leia mais

Manual de orientações para o. Sistema AUDESP. Fase III - Atos de Pessoal

Manual de orientações para o. Sistema AUDESP. Fase III - Atos de Pessoal Manual de orientações para o Sistema AUDESP Fase III - Atos de Pessoal Autorização para Modificação em Cadastros Sumário Introdução... 2 Acessando o sistema AUDESP Atos de Pessoal... 3 Modificando cadastros...

Leia mais

DECRETO Nº ,DE 8 DE JANEIRO DE 2013 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

DECRETO Nº ,DE 8 DE JANEIRO DE 2013 CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS DECRETO Nº 15.114,DE 8 DE JANEIRO DE 2013 Disciplina a celebração de convênios e operações de crédito com previsão de ingresso de recursos financeiros que beneficiem órgãos e entidades da Administração

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 01/201 7 CRESCER CONSULTORIAS

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 01/201 7 CRESCER CONSULTORIAS ANEXO VI DAS ATRIBUIÇÕES GERAIS DOS CARGOS PERFIL DE COMPETÊNCIAS E DESEMPENHO CARGO ANALISTA / FUNÇÃO ANALISTA DE COOPERATIVISMO E MONITORAMENTO Missão do Cargo: Desenvolver atividades técnicas e prestar

Leia mais

MANUAL e-sic. Guia do Cidadão. Defensoria Pública do Estado de Rondônia

MANUAL e-sic. Guia do Cidadão. Defensoria Pública do Estado de Rondônia MANUAL e-sic Guia do Cidadão Defensoria Pública do Estado de Rondônia 2017 Apresentação A transparência e o acesso à informação são direitos do cidadão e deveres da Administração Pública. É dever, do Estado,

Leia mais

Universidade Federal da Bahia. Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional. 1 de 8. Glossário de Siglas e Termos

Universidade Federal da Bahia. Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional. 1 de 8. Glossário de Siglas e Termos Unidade Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Projetos com Recursos Financeiros a serem Executados por Fundação de Apoio Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento

Leia mais

MODERNIZAÇÃO PÚBLICA M A N U A L D E I N S T R U Ç Õ E S

MODERNIZAÇÃO PÚBLICA M A N U A L D E I N S T R U Ç Õ E S Sistema de Informação ao Cidadão MODERNIZAÇÃO PÚBLICA PORTAL DA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA M A N U A L D E I N S T R U Ç Õ E S PORTAL DA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA Guia do usuário e-sic (Sistema de Informação ao

Leia mais

Manual do Inventário Físico Geral de Bens Permanentes da UFES

Manual do Inventário Físico Geral de Bens Permanentes da UFES Manual do Inventário Físico Geral de Bens Permanentes da UFES O Inventário Físico é a ferramenta de controle que permite a verificação física do acervo patrimonial existente, facultando igualmente, uma

Leia mais

Financiamento e transferência dos recursos federais para as ações e os serviços públicos de saúde.

Financiamento e transferência dos recursos federais para as ações e os serviços públicos de saúde. Financiamento e transferência dos recursos federais para as ações e os serviços públicos de saúde. Base legal Constituição Federal Lei Complementar n. 141/2012 Lei n. 8080/1990 Lei n. 8142 / 1990 Lei n.

Leia mais

Financiamento e transferência dos recursos federais para as ações e os serviços públicos de saúde.

Financiamento e transferência dos recursos federais para as ações e os serviços públicos de saúde. Financiamento e transferência dos recursos federais para as ações e os serviços públicos de saúde. Pressupostos Constituição Federal Lei Complementar n. 141/2012 Lei n. 8080/1990 Lei n. 8142 / 1990 Lei

Leia mais

Identificação PO/PROPLAN/CCConv/01

Identificação PO/PROPLAN/CCConv/01 Unidade Processo Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Projetos com Recursos Financeiros Executados pela UFBA Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento

Leia mais

Portal dos Convênios - SICONV. Inclusão e Envio de Proposta. Manual do Usuário

Portal dos Convênios - SICONV. Inclusão e Envio de Proposta. Manual do Usuário MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS Inclusão e Envio de Proposta Manual do Usuário 1/53 MINISTRO

Leia mais

MANUAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS

MANUAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS MANUAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS Edital de Seleção de Projetos que farão parte da Programação Cultural alusiva à Semana Santa. MANUAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS Edital de Seleção Projetos que farão parte da Programação

Leia mais

O Novo Plano de Ações Articuladas. Planejamento e Execução de Novos Projetos, Monitoramento de Obras e Captação de Recurso.

O Novo Plano de Ações Articuladas. Planejamento e Execução de Novos Projetos, Monitoramento de Obras e Captação de Recurso. O Novo Plano de Ações Articuladas Planejamento e Execução de Novos Projetos, Monitoramento de Obras e Captação de Recurso Módulo II Palestrante: Arq. Tiago Lippold Radünz Curitiba, PR - Novembro 2017 Contextualização

Leia mais

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 342, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2008

Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 342, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2008 Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão GABINETE DO MINISTRO PORTARIA INTERMINISTERIAL Nº 342, DE 5 DE NOVEMBRO DE 2008 Altera a Portaria Interministerial nº 127/MP/MF/CGU, de 29 de maio de 2008,

Leia mais

VALIDAÇÃO DE TERMO DE COMPROMISSO NO MÓDULO PAR (SIMEC)

VALIDAÇÃO DE TERMO DE COMPROMISSO NO MÓDULO PAR (SIMEC) Ônibus escolar/mobiliário/equipamento/pac VALIDAÇÃO DE TERMO DE COMPROMISSO NO MÓDULO PAR (SIMEC) 1. Acesso ao módulo PAR O acesso ao módulo PAR (http://simec.mec.gov.br/) é feito a partir da liberação

Leia mais

SEBRAETEC SERVIÇOS EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PROCEDIMENTOS SISTEMA ELETRÔNICO - CADASTRAMENTO

SEBRAETEC SERVIÇOS EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PROCEDIMENTOS SISTEMA ELETRÔNICO - CADASTRAMENTO SEBRAETEC SERVIÇOS EM INOVAÇÃO E TECNOLOGIA DEZEMBRO 2012 ÍNDICE 1. Item ajuda... 5 2. Novo cadastramento... 5 3. Cadastro Pessoa Física... 6 4. Cadastramento... 7 5. Cadastro - Pessoa Jurídica... 8 5.1

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA PROPLAD/PROGRAD/PROEXC/PROPESP Nº 003/2017

INSTRUÇÃO NORMATIVA CONJUNTA PROPLAD/PROGRAD/PROEXC/PROPESP Nº 003/2017 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE - FURG PRÓ-REITORIA DE PLANEJAMENTO E ADMINISTRAÇÃO PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA PRÓ-REITORIA

Leia mais

Guia do Portal do Fornecedor

Guia do Portal do Fornecedor Guia do Portal do Fornecedor Sumário 1 Introdução... 2 2 Sistema... 2 2.1 O Portal... 2 2.2 Área restrita... 3 2.2.1 Área de Notificação... 4 2.2.2 Menu... 4 2.2.2.1 Início... 4 2.2.2.2 Pedidos... 4 2.2.2.2.1

Leia mais

Aprovação de Cadastro de Proponente Unidade Cadastradora

Aprovação de Cadastro de Proponente Unidade Cadastradora MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO Portal dos Convênios SICONV Aprovação de Cadastro de Proponente

Leia mais

Licitações e Gestão de Contratos Administrativos

Licitações e Gestão de Contratos Administrativos Licitações e Gestão de Contratos Administrativos Por: José Luiz Lima Abreu 1 A RESPONSABILIDADE DO GESTOR NA EXECUÇÃO CONTRATUAL LEI 8.666 Art. 67 A execução do contrato deverá ser acompanhada e fiscalizada

Leia mais

Resolução CoEx nº 07/2018, de 13 de julho de 2018

Resolução CoEx nº 07/2018, de 13 de julho de 2018 Resolução CoEx nº 07/2018, de 13 de julho de 2018 Estabelece os procedimentos para a avaliação das prestações de contas relativas à celebração de contratos, convênios e ajustes firmados entre a UFSCar

Leia mais

Art. 3º Esta Instrução Normativa entra em vigor nesta data.

Art. 3º Esta Instrução Normativa entra em vigor nesta data. INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 08, DE 03 DE JUNHO DE 2015. Normatiza o fluxo para a realização de convênios entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul e instituições públicas

Leia mais

R E S O L U Ç Ã O. Blumenau, 21 de dezembro de Frei Nelson José Hillesheim, OFM Diretor-Geral

R E S O L U Ç Ã O. Blumenau, 21 de dezembro de Frei Nelson José Hillesheim, OFM Diretor-Geral RESOLUÇÃO CSA N. 27/2010 APROVA O MANUAL DE DESCRIÇÃO DE PROCESSOS DO NÚCLEO DE EMPREGABILIDADE, EMPREENDEDORISMO E APOIO PSICOPEDAGÓGICO DA FACULDADE FAE BLUMENAU. O Presidente do Conselho Superior de

Leia mais

MODELO DE PLANO DE TRABALHO PARA CONVÊNIO (COM REPASSE DE RECURSO FINANCEIRO)

MODELO DE PLANO DE TRABALHO PARA CONVÊNIO (COM REPASSE DE RECURSO FINANCEIRO) MODELO DE PLANO DE TRABALHO PARA CONVÊNIO (COM REPASSE DE RECURSO FINANCEIRO) O QUÊ? Instrumento desenvolvido com base no original desenvolvido pelo Programa Tempo de Escola/ Tempo de Sustentabilidade

Leia mais

PROCESSO ÁREA DE ATUAÇÃO POP Nº Emitir Notas Fiscais Carteira de Faturamento 28 - CFI/Fat

PROCESSO ÁREA DE ATUAÇÃO POP Nº Emitir Notas Fiscais Carteira de Faturamento 28 - CFI/Fat UNIDADE GESTORA: Coordenação Financeira - CFI PROCESSOS ORGANIZACIONAIS FATURAMENTO EMITIR NOTAS FISCAIS EMITIR FATURAS EMITIR BOLETOS ACOMPANHAR PAGAMENTOS COBRAR CLIENTES INADIMPLENTES EMITIR RELATÓRIO

Leia mais

SUMÁRIO 1. Introdução Tela Inicial Consultas, Recebimentos, Despachos e Envio de Processos Consultas de Processos...

SUMÁRIO 1. Introdução Tela Inicial Consultas, Recebimentos, Despachos e Envio de Processos Consultas de Processos... MANUAL DO USUÁRIO SUMÁRIO 1. Introdução... 3 2. Tela Inicial... 4 3. Consultas, Recebimentos, Despachos e Envio de Processos... 5 3.1 Consultas de Processos... 6 3.2 Recebimentos de Processos... 9 3.3...

Leia mais

pagamentos dos serviços prestados Bizagi Modeler

pagamentos dos serviços prestados Bizagi Modeler Processo 06 - Aprovação dos pagamentos dos serviços prestados Bizagi Modeler Índice 1 A P R O V A Ç Ã O D O S P A G A M E N T O S D O S S E R V I Ç O S P R E S T A D O S... 4 1.1 Elementos do processo...

Leia mais

UTILIZAÇÃO DAS ATAS DE REGISTRO DE PREÇOS NO SIGARPWEB

UTILIZAÇÃO DAS ATAS DE REGISTRO DE PREÇOS NO SIGARPWEB Orientação às entidades interessadas para realização de solicitação, bem como seu acompanhamento, e contratação dos produtos licitados e registrados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação -

Leia mais

SisRAC Sistema de Relatórios de Acompanhamento dos Convênios do Programa Segundo Tempo. Coordenação de Convênio

SisRAC Sistema de Relatórios de Acompanhamento dos Convênios do Programa Segundo Tempo. Coordenação de Convênio Portal do Projeto PST Brasil em Convênio com o Ministério do Esporte - Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social SisRAC Sistema de Relatórios de Acompanhamento dos Convênios do

Leia mais

NORMA DE AFASTAMENTO DE DOCENTES PARA PRESTAR COLABORAÇÃO TÉCNICA EM OUTRA INSTITUIÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ -

NORMA DE AFASTAMENTO DE DOCENTES PARA PRESTAR COLABORAÇÃO TÉCNICA EM OUTRA INSTITUIÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - NORMA DE AFASTAMENTO DE DOCENTES PARA PRESTAR COLABORAÇÃO TÉCNICA EM OUTRA INSTITUIÇÃO - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ - O (Cepead) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), no uso de suas atribuições

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 313, DE 22 DE AGOSTO DE 2003

RESOLUÇÃO Nº 313, DE 22 DE AGOSTO DE 2003 RESOLUÇÃO Nº 313, DE 22 DE AGOSTO DE 2003 O DIRETOR-PRESIDENTE DA AGÊNCIA NACIONAL DE ÁGUAS - ANA, substituto, no uso da atribuição que lhe confere o art. 16, inciso III, do Regimento Interno, aprovado

Leia mais

ANHANGUERA EDUCACIONAL. Processo

ANHANGUERA EDUCACIONAL. Processo 1 de 6 Informações Gerais do Procedimento 1. Objetivo Renovação semestral do contrato do Fies. 2. Entradas A presença do estudante no ato da realização do Aditamento, para informar se houve ou não alteração

Leia mais

Portal dos Convênios

Portal dos Convênios Portal dos Convênios Um novo paradigma nas transferências voluntárias da União Antonio de Brito Vidal Neto Brasília, setembro de 2009 APRESENTAÇÃO Órgão Gestor do Sistema - MP Ministério do Planejamento,

Leia mais

Inventário Anual do Almoxarifado. Chefia do Departamento de Administração. Setor de Patrimônio. Setor de Patrimônio. Setor de Patrimônio

Inventário Anual do Almoxarifado. Chefia do Departamento de Administração. Setor de Patrimônio. Setor de Patrimônio. Setor de Patrimônio Inventário Anual do Almoxarifado Atividade Descrição Responsável Prazo Instrumentos de apoio 1 Solicitar ao Diretor-Geral a constituição de comissão especial para realizar o inventário anual, por amostragem,

Leia mais

Prestação de Contas do Programa Nacional de Alimentação Escolar

Prestação de Contas do Programa Nacional de Alimentação Escolar Prestação de Contas do Programa Nacional de Alimentação Escolar Orvalina Ornelas Nascimento Santos Coordenadora-Geral de Contabilidade e Acompanhamento de Prestação de Contas Prestação de Contas: Quem

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 03/2016

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 03/2016 INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 03/2016 Dispõe sobre o fluxo de processos de parcerias no IFSC. A Reitora do Instituto Federal de Santa Catarina, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pela Lei 11.892/2008,

Leia mais

Universidade Federal da Bahia. Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional

Universidade Federal da Bahia. Sistema de Desenvolvimento Institucional PO - Procedimento Operacional Unidade Processo Universidade Federal da Bahia Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Assistência Estudantil Pagamento de benefícios de assistência estudantil Sistema de Desenvolvimento Institucional PO -

Leia mais

CADASTRO NO PORTAL DO UNISINOS CARREIRAS CURSO LICENCIATURA PRESENCIAL

CADASTRO NO PORTAL DO UNISINOS CARREIRAS CURSO LICENCIATURA PRESENCIAL CADASTRO NO PORTAL DO UNISINOS CARREIRAS CURSO LICENCIATURA PRESENCIAL ESTÁGIO OBRIGATÓRIO EM ESCOLA ESTADUAL ORIENTAÇÕES PARA O ALUNO: 1º Aluno: cadastra a proposta de estágio no portal do Unisinos Carreiras.

Leia mais

Ministério da Cultura

Ministério da Cultura Ministério da Cultura MANUAL DO PROPONENTE: RELATÓRIO TRIMESTRAL VERSÃO 1.0 HISTÓRICO DE REVISÃO Data Versão Descrição Autor 22/03/2013 1.0 Criação do documento Aline Oliveira - MINC 3 ÍNDICE 1. APRESENTAÇÃO...

Leia mais

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 329, DE 11 DE OUTUBRO DE 2006

GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 329, DE 11 DE OUTUBRO DE 2006 1/5 GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 329, DE 11 DE OUTUBRO DE 2006 Institui e regulamenta a Política de Monitoramento e Avaliação do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. O MINISTRO DE

Leia mais

MODELO DE RELATÓRIO DO TOMADOR DE CONTAS ESPECIAL

MODELO DE RELATÓRIO DO TOMADOR DE CONTAS ESPECIAL MODELO DE RELATÓRIO DO TOMADOR DE CONTAS ESPECIAL (PARA CONVÊNIO OU INSTRUMENTOS CONGÊNERES) RELATÓRIO DE TCE Nº XX/20XX DADOS DO CONVÊNIO PROCESSO ORIGINAL 99999.999999/9999-99 INSTRUMENTO ORIGINAL REGISTRO

Leia mais

Procedimento Operacional Contratação de Estagiário e Menor Aprendiz

Procedimento Operacional Contratação de Estagiário e Menor Aprendiz 1 APRESENTAÇÃO: O Centro de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento do Desporto Não Profissional de São José dos Campos - SÃO JOSÉ DESPORTIVO, estabelece este Procedimento para Contratação de Estagiário e Menor

Leia mais

DIÁRIO OFICIAL Nº de 07/10/2013 DECRETO Nº. 870, DE 04 DE OUTUBRO DE 2013

DIÁRIO OFICIAL Nº de 07/10/2013 DECRETO Nº. 870, DE 04 DE OUTUBRO DE 2013 DIÁRIO OFICIAL Nº. 32.496 de 07/10/2013 DECRETO Nº. 870, DE 04 DE OUTUBRO DE 2013 Dispõe sobre a supervisão, fiscalização e acompanhamento da execução dos contratos, convênios e termo de cooperação firmados

Leia mais

SISTEMA DE GERAÇÃO DE CERTIFICADOS ENEM

SISTEMA DE GERAÇÃO DE CERTIFICADOS ENEM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS PRÓ-REITORIA DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DTI SISTEMA DE GERAÇÃO DE CERTIFICADOS ENEM MANUAL DO

Leia mais

Bloco de Investimento na Rede de Serviços Públicos de Saúde;

Bloco de Investimento na Rede de Serviços Públicos de Saúde; Nota Técnica CONASEMS Assunto: Novas regras sobre o financiamento e a transferência dos recursos federais para as ações e os serviços públicos de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) No dia 28 de dezembro

Leia mais

Procedimentos compra de passagens aéreas e faturas

Procedimentos compra de passagens aéreas e faturas Fluxograma Perfil Solicitante de Passagens Procedimentos compra de passagens aéreas e faturas Perfil Solicitante de Viagem Devolução de valores Passagens rodoviárias Inicio da Tramitação Cadastramento

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO NÚCLEO DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E CONVÊNIOS CARTILHA DE FISCALIZAÇÃO DE CONVÊNIO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO NÚCLEO DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E CONVÊNIOS CARTILHA DE FISCALIZAÇÃO DE CONVÊNIO UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO NÚCLEO DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS E CONVÊNIOS CARTILHA DE FISCALIZAÇÃO DE CONVÊNIO MAIO 2018 DIRIGENTES DA UFRPE: MARIA JOSÉ DE SENA Reitora MARCELO BRITO CARNEIRO

Leia mais

Guia Simplificado de Contratação de Soluções de Tecnologia da Informação

Guia Simplificado de Contratação de Soluções de Tecnologia da Informação Guia Simplificado de Contratação de Soluções de Tecnologia da Informação Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação Novembro de 2011 Este Guia foi elaborado com base no Guia de Boas Práticas em Contratação

Leia mais

Portal dos Convênios - Siconv. Cadastramento de Proponente, Consórcio Público e Entidades Privadas sem Fins Lucrativos

Portal dos Convênios - Siconv. Cadastramento de Proponente, Consórcio Público e Entidades Privadas sem Fins Lucrativos MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE LOGÍSTICA E SERVIÇOS GERAIS Portal dos Convênios - Siconv Cadastramento de Proponente, Consórcio

Leia mais

Prefeitura Municipal de Piraí do Norte publica:

Prefeitura Municipal de Piraí do Norte publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 1032 Prefeitura Municipal de publica: Lei nº 325/2018, de 03 de maio de 2018 - Dispõe sobre a criação do Fundo Municipal de Educação FME do Município de e dá outras providências.

Leia mais

Manual para elaboração de Prestação de Contas dos Projetos FINEP na UNIFESP

Manual para elaboração de Prestação de Contas dos Projetos FINEP na UNIFESP Manual para elaboração de Prestação de Contas dos Projetos FINEP na UNIFESP Direcionado aos setores administrativos que receberem recursos para acompanhamento da execução de descentralizações Abril/2018

Leia mais

saber-fazer a partir da inclusão socioeconômica e

saber-fazer a partir da inclusão socioeconômica e Cotação Prévia de Preço Nº. 27/2016 Convênio Nº 811902/2014 - MTE/SENAES CAMP Projeto: Economia Solidária e População em Situação de Rua: estratégias de valorização do saber-fazer a partir da inclusão

Leia mais

Manual de Instruções de Uso do Sistema de Solicitações. Área do Cliente

Manual de Instruções de Uso do Sistema de Solicitações. Área do Cliente Manual de Instruções de Uso do Sistema de Solicitações Área do Cliente FORTALEZA 2016 SUMÁRIO 1 Acessando o Sistema... 3 2 Abrindo Chamados... 3 2.1 Preenchendo sua Solicitação... 4 3 Meus Chamados...

Leia mais

Submódulo 1.2. Guia de Elaboração dos Procedimentos de Rede

Submódulo 1.2. Guia de Elaboração dos Procedimentos de Rede Submódulo 1.2 Guia de Elaboração dos Procedimentos de Rede Rev. N.º Motivo da Revisão 0 Este documento foi motivado pela criação do Operador Nacional do Sistema Elétrico. Data de Aprovação pelo CA Data

Leia mais

Manter Comissão. de Seleção

Manter Comissão. de Seleção MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO ORÇAMENTO E GESTÃO SECRETARIA DE LOGÍSTICA E TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DEPARTAMENTO DE GESTÃO ESTRATÉGICA DA INFORMAÇÃO Portal dos Convênios SICONV Manter Comissão Abertura Automática

Leia mais

02 Manual de Políticas e Procedimentos Processo de Pagamento Pagamento de Bolsa Atualizado em 23/04/2013

02 Manual de Políticas e Procedimentos Processo de Pagamento Pagamento de Bolsa Atualizado em 23/04/2013 Dispõe sobre as políticas, procedimentos e prazos necessários para a realização do pagamento de bolsas sujeitas à realização de empenho. 1. DA POLÍTICA 1.1 O pagamento de bolsas de auxílio financeiro a

Leia mais

MANUAL DE TOMBAMENTO DE BENS MÓDULO PATRIMÔNIO SIPAC

MANUAL DE TOMBAMENTO DE BENS MÓDULO PATRIMÔNIO SIPAC MANUAL DE TOMBAMENTO DE BENS MÓDULO PATRIMÔNIO SIPAC Para realizar o tombamento do acervo patrimonial de uma Unidade Gestora vinculada a Reitoria ou Unidades Gestoras Executoras, o usuário seguirá os seguintes

Leia mais

Manual para Utilização do Portal RH - Funcionários

Manual para Utilização do Portal RH - Funcionários Manual para Utilização do Portal RH - Funcionários 1 Índice 1. Apresentação 03 2. Acesso ao Sistema 03 3. Perfil Controle de Frequência 04 3.1. Marcações de Ponto 04 3.2. Apresentação da Tela 04 3.3 Identificação

Leia mais

Manual do Espaço do Cliente

Manual do Espaço do Cliente Funcionalidade Login Recuperação Alteração de Senha Login Recuperação Alteração de Senha Tela de login Espaço do Cliente 1º. Informar o e-mail válido que foi previamente cadastrado no cadastro de usuários

Leia mais

MANUAL DE SOLICITAÇÃO DE CERTIDÕES

MANUAL DE SOLICITAÇÃO DE CERTIDÕES MANUAL DE SOLICITAÇÃO DE CERTIDÕES WWW.CRICOSTARICA.COM.BR Sumário 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1. OBJETIVO DESTE DOCUMENTO... 3 2. CADASTRANDO-SE NO WEBSITE... 4 3. ACESSANDO O SISTEMA... 6 4. ALTERANDO MEUS

Leia mais