Professores: Daniel Moreira; Maria Luiza Navarro de Menezes 1º ano

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Professores: Daniel Moreira; Maria Luiza Navarro de Menezes 1º ano"

Transcrição

1 CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MG Departamento de Geografia e História Disciplina: Geografia Professores: Daniel Moreira; Maria Luiza Navarro de Menezes 1º ano 1. (Uem 2012) Sobre o planeta Terra, sua idade e evolução, assinale V se a informação for Verdadeira e F se for Falsa. A seguir reescreva corretamente as alternativas assinaladas como falsas. ( ) A Terra se originou há, aproximadamente, 9,6 bilhões de anos, juntamente com o início da formação do universo. As primeiras formas de vida na Terra surgiram na Era Mesozoica. Atualmente, nos encontramos na Era Paleozoica, no período Cretáceo. ( ) O método de datação realizado a partir do carbono quatorze (C14), que é um elemento radioativo absorvido pelos seres vivos, é muito utilizado para a investigação da idade de achados arqueológicos mais recentes, de origem orgânica, pois sua meia-vida é de anos. ( ) O tempo geológico é dividido em Éons, Eras, Períodos e Épocas. A sua sistematização cronológica é conhecida como escala de tempo geológico. A partir dessa sistematização, foi possível estabelecer uma sucessão de eventos desde o presente até a formação da Terra. ( ) A deriva dos continentes se iniciou na Era Cenozoica, por volta de 100 mil anos atrás, quando só existia um único continente chamado de Gondwana. Posteriormente, no Holoceno, este continente se dividiu em cinco outros continentes, chegando à configuração atual. ( ) Geocronologia são as diferentes formas de investigação da escala de tempo das rochas, da evolução da vida e da própria Terra. O método de datação mais utilizado na Geogronologia envolve a medição da quantidade de energia emitida pelos elementos radioativos presentes nas rochas e minerais. 2. (Ufrgs 2005) Com base nos estudos dos fósseis e da dinâmica terrestre, os geocientistas procuram compreender as transformações do ambiente, organizadas em uma ordem cronológica expressa na escala de tempo geológico. Associe adequadamente as características apresentadas no bloco inferior com os intervalos de tempo geológico do bloco superior. 1 - Mesozoico 2 - Paleozoico 3 - Cenozoico 4 - Pré-Cambriano ( ) Surgimento das primeiras formas de vida. ( ) Formação das cadeias de montanhas atuais, como os Alpes, o Himalaia e os Andes. ( ) Início da fragmentação do continente primitivo (pangea), dando origem a duas massas continentais: Gondwana e Laurásia.

2 3. (Unb 2011) Leia o poema abaixo: A idade da Terra No início nem o início existia o tempo era antes de antes e depois ainda havia um outro vazio maior o vácuo incompleto Havia gases ares impraticáveis e aí se passaram as noites e os anos o tempo foi tomando forma de algas moluscos répteis e folhas O homem era apenas uma tímida ideia de deus que logo o decepcionou (o resto da história você conhece) Nicolas Behr. Peregrino do estranho. Brasília: Pau-Brasília, 2004, p. 13 Com relação ao poema acima e aos múltiplos aspectos que ele suscita, justifique se a frase abaixo está correta ou não. EXPLIQUE A SUA RESPOSTA. A atmosfera, a litosfera, a hidrosfera e a biosfera estão interligadas nos aspectos físicos, químicos e, historicamente, no tempo geológico do sistema Terra. 4. (Unifesp 2011) Observe a imagem, leia o texto e responda. De acordo com a teoria das placas tectônicas, a crosta terrestre está dividida em placas de espessura média de 150 km, que flutuam sobre o substrato pastoso, a astenosfera. (Almeida e Rigolin, Adaptado.) a) Qual a relação existente entre a teoria da deriva dos continentes e a teoria das placas tectônicas? b) Quais são os três tipos de limites entre as placas tectônicas? Quais os fenômenos tectônicos que ocorrem em cada tipo de contato apresentado por essas placas? c) O território brasileiro está situado em qual placa tectônica? d) Por que o Brasil não é afetado por vulcões e terremotos de grande magnitude? e) Identifique as formações que ocorrem entre as placas: Nazca e Sul-Americana; Africana e SulAmericana.

3 5. A Terra é formada por três camadas principais. Faça uma ilustração mostrando as três camadas da Terra e dê o nome de cada uma. 6. Analise o fluxograma. Com base na análise do fluxograma e em outros conhecimentos sobre o assunto, responda: identifique os tipos de rochas referentes aos números I, II e III; descreva o processo de formação de cada uma; indique 2 (dois) exemplos para cada um dos tipos de rochas apontados por você. 7. O relevo corresponde ao conjunto de formas apresentadas na superfície terrestre. Essas formas são definidas pela estrutura geológica combinada com as ações da dinâmica interna e externa da Terra. Em 1985, o professor Jurandyr Ross elaborou uma classificação do relevo brasileiro com base em três fatores geomorfológicos: 1. morfoestrutura origem geológica; 2. paleoclima ação de antigos agentes climáticos; 3. morfoclima influência dos atuais agentes climáticos. Essa classificação associa o passado geológico e o passado climático com os atuais agentes escultores do relevo. Com base nesta associação, o professor Ross identificou três tipos de relevo. a) Indique cada tipo de relevo e descreva suas características. b) De que forma essas características influenciam a vida nas cidades? 8. (Ufc 2010) O relevo tem sua gênese a partir da ação de agentes internos e de agentes externos. Os primeiros atuam no interior da terra por meio da movimentação da crosta terrestre e por meio da formação das rochas, enquanto os segundos atuam na superfície modificando as suas formas. A partir do tema, responda o que se pede a seguir. a) Cite um agente interno da formação do relevo. b) Cite dois agentes externos da formação do relevo. 9. Sobre o estudo de solos responda: a) Quais são os fatores responsáveis pela formação dos solos? Explique como eles atuam nesse processo. b) Diferencie intemperismo físico, químico e biológico. d) Explique as principais causas e consequências do processo de degradação dos solos.

4 10. A figura abaixo apresenta um perfil de solo. Identifique nela três horizontes. Depois explique a formação do perfil do solo e seus horizontes considerando os fatores de formação. 11. (Ufmg 2012) Analise esta imagem de satélite de uma porção do território brasileiro: Com o objetivo de reconhecer as características do espaço geográfico acima retratado, uma equipe de especialistas ambientais elaborou este mapeamento, em que se identificam duas regiões principais: a) A partir da comparação e interpretação da imagem de satélite e desse mapa, apresente e descreva uma característica geográfica marcante presente na região I e na região II. b) Leia esta afirmativa: As características do espaço geográfico retratado na imagem de satélite confirmam que essa porção do território brasileiro está localizada em uma metrópole. Você concorda com essa afirmativa? Justifique sua resposta.

5 12. (Uerj 2011) Devido à dificuldade de representar o relevo terrestre sobre a superfície plana do mapa, os cartógrafos costumam empregar a técnica de mapeamento com curvas de nível. Observe a imagem a seguir, na qual esse recurso é utilizado. Identifique, por meio dos pontos cardeais, o sentido para o qual está correndo o rio principal e indique qual das três rotas assinaladas é a ideal para atingir o ponto D pelo caminho com menor declividade. Justifique suas respostas com base na interpretação das curvas de nível. 13. (Unesp 2011) Analise o mapa anamórfico. Explique essa representação cartográfica e mencione dois exemplos de regiões geográficas mundiais com maiores e dois com menores taxas de mortalidade infantil. 14. (Ufg 2010) Observe a figura. Ao analisar o terreno representado na figura, um proprietário rural, para estabelecer melhorias na infraestrutura, precisa resolver algumas questões, tais como: calcular a área de reflorestamento entre os pontos 1, 2, 3 e 4, e colocar uma antena de captação de sinal de televisão na propriedade em um dos pontos A, B ou C. Considerando a escala do croquis e as curvas de nível, cuja equidistância é de 50 metros, o valor da área de reflorestamento e o ponto indicado para colocar a antena são, respectivamente,

6 15. (Ufg 2010) Observe dois tipos de projeções cartográficas aplicadas aos mapas. As projeções cartográficas cilíndricas permitem mostrar a esfera terrestre com alguns tipos de distorções geométricas, que afetam as aparências das áreas e das formas continentais. Os mapas apresentados foram elaborados de acordo com as projeções de Mercator e de Peters. A partir destas projeções, analise os dois mapas quanto: a) à manutenção ou alteração das áreas dos continentes; b) às distorções maiores ou menores nas representações das formas dos continentes em baixas, médias e altas latitudes. 16. (Uerj 2010) A obtenção de imagens aéreas da superfície terrestre representou um grande impulso para as técnicas de mapeamento, dando-lhes maior precisão e aplicabilidade. Essas inovações só se tornaram possíveis no século XX, com a invenção do avião e, posteriormente, com a utilização de satélites artificiais. Observe a imagem feita por satélite de uma erupção vulcânica ocorrida em 2004 na Oceania: Considerando o processo de representação cartográfica, indique duas vantagens da obtenção de imagens da superfície terrestre por satélites em comparação com as imagens obtidas por fotografias aéreas. Em seguida, aponte duas utilizações das imagens de satélite para o estudo da superfície terrestre. 17. (Unicamp 2009) "As cartas e as fotografias tomadas de avião ou de satélites (...) representam porções muito desiguais da superfície terrestre. Algumas cartas topográficas representam, mediante deformações calculadas e escolhidas, toda a superfície do globo, outras a extensão de um continente, outras ainda a de um Estado, de uma aglomeração urbana; algumas cartas representam espaços de bem menor envergadura; uma pequena cidade, uma aldeia. Há planos de bairros e mesmo de habitação". [grifo nosso] (Yves Lacoste, "Os objetos Geográficos", em Seleção de Textos, n 0. 18, São Paulo: AGB, 1988, p. 9). a) Quais os principais elementos cartográficos que ocasionam as "deformações calculadas e escolhidas" mencionadas pelo autor? b) Seguindo a sequência de raciocínio do autor na delimitação geográfica, que vai da superfície do globo à habitação, indique quais as escalas cartográficas mais apropriadas aos estudos geográficos nesses dois casos.

7 18. (Unicamp) A próxima Olimpíada ocorrerá em 2008 e será realizada na China, tendo sede a cidade de Pequim. a) Tomando por base o mapa acima apresentado, qual será a diferença horária total entre a realização das competições e seu acompanhamento televisivo ao vivo no Brasil? Supondo que a cerimônia de abertura seja realizada a partir das dezoito horas (18h00min), no dia 8 de agosto de 2008, qual a data e o horário correspondente no horário do Brasil? b) Sabendo-se que a diferença de horário entre as cidades de Brasília e Pequim decorre da existência de diferentes fusos horários, explique como são delimitados os fusos horários e indique qual a sua extensão padrão em graus de longitude. 19. (Ufrn) Parte considerável da energia que atinge a Terra é proveniente do Sol. A distribuição da insolação na superfície é condicionada, dentre outros fatores, pelo grau de inclinação da Terra em relação ao Sol. Observe a figura abaixo. IBEP. Atlas geográfico escolar. São Paulo, 2008, p. 16. [Adaptado]. Considerando as informações da Figura e os fatores incidência da radiação solar e latitude : a) justifique por que ocorrem diferenças de temperatura entre Natal e Murmansk. b) apresente um exemplo de uma atividade econômica na Cidade de Natal que é diretamente favorecida pela incidência de radiação solar. Justifique.

8 20. (Pucrio) Prática adotada pelo Estado brasileiro desde a década de 1930, o horário de verão é uma estratégia para economizar energia no setor público e privado. Apesar das controvérsias em relação a essa prática não serem poucas, desde 1985 não houve interrupção na sua aplicação no país. a) Explique, com base nas faixas latitudinais do território brasileiro no hemisfério Sul, a escolha, pelo Estado, das unidades da federação que adotam o horário de verão. b) Apresente um motivo que justifique a não adoção do horário de verão por alguns estados da federação, mesmo estes estando na mesma faixa latitudinal de outras unidades que o aplicam.

9 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA MG Departamento de Geografia e História Coordenação de Geografia Trabalho de recuperação 1º semestre Geografia 1ª Série do Ensino Médio Elaboração: Professores: Daniel Moreira e Maria Luiza Navarro de Menezes N.º de Questões: 20 Valor: 20 pontos Turno: Manhã, Tarde e Noite Turma: 1ª série NOME Nº TURMA OBSERVAÇÃO: TRABALHO DEVE SER FEITO EM FOLHA SEPARADA E ENTREGUE NO DIA DA PROVA DE RECUPERAÇÃO.

10

Unidade Senador Canedo Professor (a): Aluno (a): Série:1ª Data: / / LISTA DE GEOGRAFIA

Unidade Senador Canedo Professor (a): Aluno (a): Série:1ª Data: / / LISTA DE GEOGRAFIA Unidade Senador Canedo Professor (a): llucas Camilo Aluno (a): Série:1ª Data: / / 2017. LISTA DE GEOGRAFIA Orientações: - A lista deverá ser respondida na própria folha impressa ou em folha de papel almaço.

Leia mais

CURSINHO PRÓ-ENEM UFMS

CURSINHO PRÓ-ENEM UFMS Prof. Me. Edson Pereira de Souza Disciplina: Geografia Curso da Graduação: Bacharel em Geografia e Graduando em Engenharia Ambiental - FAENG/UFMS *e-mail: edson.souza1984@gmail.com *whats app: 67-9268-0202

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2012 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: Nota: Professor(a): Élida Valor da Prova: 65 pontos Orientações gerais: 1) Número de

Leia mais

GEOGRAFIA Geral e do Brasil

GEOGRAFIA Geral e do Brasil Banco de Questões 1 GEOGRAFIA Geral e do Brasil 4. a edição Paulo Roberto Moraes BANCO DE QUESTÕES 2 A aplicação da cartografia nos estudos geográficos 1. (UNESP) Analise o mapa anamórfico ao lado. Explique

Leia mais

Março 1º ano EM 2013

Março 1º ano EM 2013 Março 1º ano EM 2013 1) A compreensão e o uso das coordenadas geográficas são de importância fundamental na geografia. O que são coordenadas geográficas e qual sua utilização no estudo do espaço geográfico?

Leia mais

Interbits SuperPro Web

Interbits SuperPro Web 1. (Ufrn 2013) Um estudante australiano, ao realizar pesquisas sobre o Brasil, considerou importante saber a localização exata de sua capital, a cidade de Brasília. Para isso, consultou o mapa a seguir:

Leia mais

Decifrar as formas. Nesta aula, vamos acompanhar o trabalho

Decifrar as formas. Nesta aula, vamos acompanhar o trabalho A UU L AL A Decifrar as formas Nesta aula, vamos acompanhar o trabalho do geógrafo na interpretação das formas que as diferentes paisagens assumem. Vamos perceber que a crosta terrestre, ou litosfera,

Leia mais

A que horas, em Londrina, o representante recebeu o comunicado? Apresente o desenvolvimento dos cálculos.

A que horas, em Londrina, o representante recebeu o comunicado? Apresente o desenvolvimento dos cálculos. Dep. de Geografia e História - Disciplina: Geografia Professora: Letícia Carvalho TRABALHO DE RECUPERAÇÃO VALOR: 20 PONTOS 1º ano Integrado ENTREGAR NO DIA DA PROVA Questão 1 (Uel 2012) Às 16h30 em Pequim

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol 1 Os exercícios deverão ser feitos no caderno. Leitura do texto: A borboleta de asas de fogo

Leia mais

EXERCÍCIOS DE MONITORIA 2º PERÍODO - DISCURSIVAS GEOGRAFIA

EXERCÍCIOS DE MONITORIA 2º PERÍODO - DISCURSIVAS GEOGRAFIA 1ª série Ens. Médio EXERCÍCIOS DE MONITORIA 2º PERÍODO - DISCURSIVAS GEOGRAFIA 1. As rochas sedimentares constituem uma das grandes classes de rochas existentes na crosta terrestre. Em relação à sua formação

Leia mais

km, no mapa-múndi acima apresentam dimensões tão discrepantes, e indique qual é a projeção desse mapamúndi.

km, no mapa-múndi acima apresentam dimensões tão discrepantes, e indique qual é a projeção desse mapamúndi. 1. (Unicamp 2017) a) Explique por que a Groenlândia e a Península Arábica, que possuem aproximadamente a mesma superfície em 2 km, no mapa-múndi acima apresentam dimensões tão discrepantes, e indique qual

Leia mais

1) Em se tratando de questões de natureza cartográfica, assinale o correto.

1) Em se tratando de questões de natureza cartográfica, assinale o correto. 1) Em se tratando de questões de natureza cartográfica, assinale o correto. a) A realização de mapeamentos temáticos muito detalhados requer a utilização de produtos de sensoriamento remoto de alta resolução

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Espanhol 1 Livro didático Língua Portuguesa Diálogo em gêneros - leitura e interpretação do artigo de

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO. ENSINO MÉDIO Conteúdos da 1ª Série 1º/2º Bimestre 2015 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Lucas Data: / /2015 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Geografia Resultado / Rubrica

Leia mais

PLANTÕES DE FÉRIAS GEOGRAFIA

PLANTÕES DE FÉRIAS GEOGRAFIA PLANTÕES DE FÉRIAS GEOGRAFIA Nome: Nº: Série: 1º ANO Profª JÉSSICA CECIM Data: JULHO 2016 1. ROTEIRO a) Geologia e os Recursos Minerais - Leitura do capítulo 4 - Leitura da tabela sobre os projetos de

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES 1º SÉRIE - EM ENSINO FUNDAMENTAL 2018 Educando hoje, cidadãos do amanhã. Roteiro de estudos para recuperação final

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES 1º SÉRIE - EM ENSINO FUNDAMENTAL 2018 Educando hoje, cidadãos do amanhã. Roteiro de estudos para recuperação final COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES 1º SÉRIE - EM ENSINO FUNDAMENTAL 2018 Educando hoje, cidadãos do amanhã. Roteiro de estudos para recuperação final Disciplina: Professor (a): GEOGRAFIA FLÁVIA MARIA CHAVES

Leia mais

EDITAL 5 DE RECUPERAÇÃO 1ª EM - 1º SEMESTRE. INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO Etapa 5

EDITAL 5 DE RECUPERAÇÃO 1ª EM - 1º SEMESTRE. INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO Etapa 5 EDITAL 5 DE RECUPERAÇÃO 1ª EM - 1º SEMESTRE Nome: nº Série/Ano Disciplina: Geografia Professor: Fabiana, Nelson e Sérgio Período de recuperação: 1º semestre Valor: 2,0 INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6 o - Ensino undamental Professores: Bento e Joyce Atividades para Estudos Autônomos Data: 3 / 4 / 2019 Aluno(a): N o : Turma: Caros alunos, BEM-VINDOS MAIS UMA

Leia mais

Lista de exercícios Aluno (a):

Lista de exercícios Aluno (a): Lista de exercícios Aluno (a): Turma: 1ª série: Professor: Márcio França Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: É fundamental a apresentação de uma lista legível,

Leia mais

Lista de Recuperação de Geografia 2013

Lista de Recuperação de Geografia 2013 1 Nome: nº 1ºano Manhã Prof: Francisco Castilho Lista de Recuperação de Geografia 2013 Conteúdo da recuperação: Geologia e a teoria da deriva continental, escala cartográfica e cartografia moderna, relevo

Leia mais

Programa de Retomada de Conteúdo. Geografia 1º C, D e E

Programa de Retomada de Conteúdo. Geografia 1º C, D e E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular. Rua Cantagalo 313, 325, 337 e 339 Tatuapé Fones: 2293-9393 e 2293-9166 Diretoria de Ensino Região LESTE 5 Programa de Retomada de Conteúdo

Leia mais

Professor(a): Cristiano Santana GEOLOGIA. Assunto: Estrutura interna da Terra

Professor(a): Cristiano Santana GEOLOGIA. Assunto: Estrutura interna da Terra LISTA: 03 3ª série Ensino Médio Professor(a): Cristiano Santana Turma: A ( ) / B ( ) Aluno(a): Segmento temático: GEOLOGIA Assunto: Estrutura interna da Terra DIA: MÊS: 03 2017 O modelo da estrutura interna

Leia mais

Ano: 6º Turma: 6.1 e 6.2

Ano: 6º Turma: 6.1 e 6.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2014 Disciplina: Geografia Professor (a): Fernando Parente Ano: 6º Turma: 6.1 e 6.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo

Leia mais

Evolução Geológica da Terra

Evolução Geológica da Terra Evolução Geológica da Terra Estúdio Arena Observe a ilustração. Ela apresenta alguns elementos que fazem parte do planeta Terra. No Caderno Bio significa vida. O que é biosfera? Que elementos estão presentes

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GEOGRAFIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GEOGRAFIA Nome: Nº 1ª série Data: / / 2015 Professor: Nota: (valor: 2,0) A - Introdução Neste ano, sua pontuação foi inferior a 60,0 pontos e você não assimilou os conteúdos

Leia mais

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO.

AS QUESTÕES OBRIGATORIAMENTE DEVEM SER ENTREGUES EM UMA FOLHA À PARTE COM ESTA EM ANEXO. Instruções Instruções ENSINO FUNDAMENTAL Geografia Conteúdos do 6º Ano 1º/2º Bimestre 2017 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Tatiana Data: / /2017 Unidade: Cascadura Mananciais

Leia mais

ENTREGAR EM: 24/05/2018

ENTREGAR EM: 24/05/2018 Assunto: Roteiro de recuperação da I etapa de GEOGRAFIA Tipo: U Data:25/05/2018 Ensino Médio Ano/Série: 1º Turma: TA Valor: 5,0 Nome: Nº Nota: Professor: Gilson Pinheiro Lima Ass. do Responsável: Querido(a)

Leia mais

O relevo e suas formas MÓDULO 12

O relevo e suas formas MÓDULO 12 O relevo e suas formas MÓDULO 12 RELEVO São as formas que a crosta terrestre foi adquirindo durante o seu período de formação. O movimento de separação dos continentes, a partir da movimentação das placas

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 6º Ensino Fundamental Professores: Rogério Duarte e Carlos Afonso Geografia Atividades para Estudos Autônomos Data: 5 / 6 / 2017

Leia mais

CARTOGRAFIA:ESCALAS, PROJEÇÕES E NOVAS TECNOLOGIAS MÓDULO 03 GEOGRAFIA I

CARTOGRAFIA:ESCALAS, PROJEÇÕES E NOVAS TECNOLOGIAS MÓDULO 03 GEOGRAFIA I CARTOGRAFIA:ESCALAS, PROJEÇÕES E NOVAS TECNOLOGIAS MÓDULO 03 GEOGRAFIA I Os mapas devem ser constantemente alterados para mostrar as transformações ocorridas. Isso implica em pensar a cartografia como

Leia mais

LITOSFERA SIMA SIAL. Litosfera (crosta): camada rochosa da Terra (até 70 km de profundidade).

LITOSFERA SIMA SIAL. Litosfera (crosta): camada rochosa da Terra (até 70 km de profundidade). ESTRUTURA GEOLÓGICA ESTRUTURA DA TERRA LITOSFERA SIMA SIAL Litosfera (crosta): camada rochosa da Terra (até 70 km de profundidade). DESCONTINUIDADE DE MOHOROVICIC Limite entre a Litosfera e o manto MANTO

Leia mais

QUESTÃO 02. Identifique os pontos cardeais e colaterais de acordo com os números e letras que estão na Rosa. dos Ventos. 1: a: 2: b: 3: c: 4: d:

QUESTÃO 02. Identifique os pontos cardeais e colaterais de acordo com os números e letras que estão na Rosa. dos Ventos. 1: a: 2: b: 3: c: 4: d: NOME: DATA: TURMA: PROFESSOR (A): ADRIANA RODRIGUES ASSINATURA DOS PAIS E/ OU RESPONSAVEIS: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DISCIPLINA: GEOGRAFIA NOTA: QUESTÃO 01. Paisagem é a parte do espaço geográfico que pode

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação Geografia 4 o ano Unidade 1 5 Unidade 1 Nome: Data: 1. Leia com atenção as palavras do quadro a seguir e utilize-as para escrever um parágrafo sobre o planeta Terra. sistema solar

Leia mais

Aluno(a): Código: Incolor. b) Justifique sua resposta ao item A em função das polaridades dos solventes. Adocicado

Aluno(a): Código: Incolor. b) Justifique sua resposta ao item A em função das polaridades dos solventes. Adocicado Aluno(a): Código: Série: ª Turma: Data: / / a) Assumindo que a concentração de I nas duas soluções é inferior ao ponto de saturação nos dois solventes, o que acontecerá com a concentração do I nas duas

Leia mais

ENTREGAR ESSE ROTEIRO DIRETAMENTE A PROFESSORA DA DISCIPLINA. DATA DA ENTREGA: 21/09/2018

ENTREGAR ESSE ROTEIRO DIRETAMENTE A PROFESSORA DA DISCIPLINA. DATA DA ENTREGA: 21/09/2018 Disciplina: Geografia Ensino Fundamental II Série: 6ºano Turmas: AA/AD Valor: 10,0 Pontos Assunto: Roteiro de Estudos Para Recuperação da II Etapa/2018 Aluno (a): Nº: Nota: Professor (a): Márcia Barbosa

Leia mais

1ª série EM - Lista de Questões para a RECUPERAÇÃO FINAL - GEOGRAFIA

1ª série EM - Lista de Questões para a RECUPERAÇÃO FINAL - GEOGRAFIA 1ª série EM - Lista de Questões para a RECUPERAÇÃO FINAL - GEOGRAFIA 01.A rosa dos ventos é um dos primeiros sistemas de referência terrestre, muito utilizado até hoje. Como se chegou à montagem da primeira

Leia mais

ROTEIRO DA RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE 6º ANO GEOGRAFIA PROF. HÉLITON DUARTE

ROTEIRO DA RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE 6º ANO GEOGRAFIA PROF. HÉLITON DUARTE ROTEIRO DA RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE 6º ANO GEOGRAFIA PROF. HÉLITON DUARTE 1) Durante o processo de resfriamento da Terra, ocorreu uma liberação de gases e vapores que formou: A) A crosta terrestre. B)

Leia mais

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA I

AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA I AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA I Data: 25/04/2012 Aluno(a): n 0 ano: 6º turma: NOTA: Prof.(a): Haide Mayumi Handa Honda Ciente do Responsável: Data: / /2012 Instruções: 1. Esta avaliação contém 5 páginas e 11

Leia mais

Cartografia e Orientação

Cartografia e Orientação Cartografia e Orientação 1. (FUVEST) Observe estes mapas: a) Identifique duas diferenças significativas entre os mapas, quanto à forma de representação cartográfica. b) Qual era o principal objetivo de

Leia mais

Programa de Retomada de Conteúdo

Programa de Retomada de Conteúdo Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Regular. Rua Cantagalo 313, 325, 337 e 339 Tatuapé Fones: 2293-9393 e 2293-9166 Diretoria de Ensino Região LESTE 5 Programa de Retomada de Conteúdo

Leia mais

DATA: VALOR: 20,0 NOTA: NOME COMPLETO:

DATA: VALOR: 20,0 NOTA: NOME COMPLETO: DISCIPLINA: Geografia PROFESSOR(A): Marina/Saulo DATA: VALOR: 20,0 NOTA: NOME COMPLETO: ASSUNTO: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 1ªEM TURMA: Nº: 01. RELAÇÃO DO CONTEÚDO Cartografia (Orientação, Coordenadas

Leia mais

Geografia Prof. Davi Cartografia

Geografia Prof. Davi Cartografia Geografia Prof. Davi Cartografia EXERCÍCIOS 4. (Fuvest 2012) Observe os seguintes mapas do Brasil: 1. (UNIFEI) Em um mapa no qual a escala é de 1: 100 000, a distância em linha reta entre duas cidades

Leia mais

ROTEIRO DE ESTUDO RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 1º TRIMESTRE PROF. ALESSANDRA

ROTEIRO DE ESTUDO RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 1º TRIMESTRE PROF. ALESSANDRA ROTEIRO DE ESTUDO RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 1º TRIMESTRE PROF. ALESSANDRA Conteúdo para estudo e consulta: Caderno 1 ANGLO Questão 1 Leia o trecho da cantiga popular. Se essa rua, se essa rua fosse minha

Leia mais

GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO

GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO ENSINO MÉDIO SÉRIE: 1ª TURMAS: ABCD ETAPA: 1ª ANO: 2017 PROFESSORA: MÁRCIA SANTI ALUNO(A): Nº: I INTRODUÇÃO Este roteiro tem como objetivo orientá-lo nos estudos de recuperação.

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES 6ºANO ENSINO FUNDAMENTAL 2018 Educando hoje, cidadãos do amanhã. Roteiro de estudos para recuperação final

COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES 6ºANO ENSINO FUNDAMENTAL 2018 Educando hoje, cidadãos do amanhã. Roteiro de estudos para recuperação final Disciplina: Professor (a): COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES 6ºANO ENSINO FUNDAMENTAL 2018 Educando hoje, cidadãos do amanhã. Roteiro de estudos para recuperação final Geografia Flávia Maria Chaves Soares

Leia mais

Pontuação do bimestre O QUE VAMOS ESTUDAR E APRENDER NESSE BIMESTRE? Os Processos de Formação e Transformação do Relevo

Pontuação do bimestre O QUE VAMOS ESTUDAR E APRENDER NESSE BIMESTRE? Os Processos de Formação e Transformação do Relevo Francês Ronaldo - Ana Geografia Paula 8º 6º ano ano O QUE VAMOS ESTUDAR E APRENDER NESSE BIMESTRE? Os Processos de Formação e Transformação do Relevo Os agentes externos (erosão e intemperismo) que influenciam

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GEOGRAFIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GEOGRAFIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO FINAL DE GEOGRAFIA Nome: Nº 1ª série Data: / / 2017 Professor: Nota: (valor: 2,0) A - Introdução Neste ano, sua pontuação foi inferior a 60,0 pontos e você não assimilou os conteúdos

Leia mais

Universidade Metodista de Angola Faculdade de Engenharia Departamento de Construção Civil

Universidade Metodista de Angola Faculdade de Engenharia Departamento de Construção Civil Universidade Metodista de Angola Faculdade de Engenharia Departamento de Construção Civil Curso de Construção Civil Disciplina: Geologia em Engenharia Ano: 4to Professor: Dr. Silva Pereira Ginga (PhD)

Leia mais

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês

Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês Nome: Nº: Turma: Este caderno contém questões de: Português Matemática História Geografia Ciências - Inglês 1 Os exercícios deverão ser feitos no caderno. Leitura das págs. 91 e 93 do livro de Português

Leia mais

GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA:ESTRUTURA GEOLÓGICA, TIPOS DE ROCHAS E RECURSOS MINERAIS. MÓDULO 04 GEOGRAFIA I

GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA:ESTRUTURA GEOLÓGICA, TIPOS DE ROCHAS E RECURSOS MINERAIS. MÓDULO 04 GEOGRAFIA I GEOLOGIA E GEOMORFOLOGIA:ESTRUTURA GEOLÓGICA, TIPOS DE ROCHAS E RECURSOS MINERAIS. MÓDULO 04 GEOGRAFIA I COMPOSIÇÃO INTERNA DO PLANETA COMPOSIÇÃO INTERNA DO PLANETA NÚCLEO temperaturas que ultrapassam

Leia mais

6º Ano Professor Yuri. Conhecendo o planeta Terra

6º Ano Professor Yuri. Conhecendo o planeta Terra 6º Ano Professor Yuri Conhecendo o planeta Terra A superfície da Terra é o espaço que ocupamos no Universo condições adequadas ao desenvolvimento da vida no planeta espaço que a humanidade ocupa e modifica

Leia mais

PROVA: Testes. APOSTILA Nº 1 MÓDULOS 1 e 2

PROVA: Testes. APOSTILA Nº 1 MÓDULOS 1 e 2 DISCIPLINA: Geografia do Brasil SÉRIE 3ª e Med PROFESSOR: Márcio PROVA: Testes DIA: ASSUNTO: Noções Espaciais e Cartografia APOSTILA Nº 1 MÓDULOS 1 e 2 OBSERVAÇÕES: 1. (UNICAMP 2012. Adaptada) Abaixo é

Leia mais

LIVRO: Geografia Homem e Espaço. 6º Ano. Autores: Elian Alabi Lucci e Anselmo Lázaro Branco.

LIVRO: Geografia Homem e Espaço. 6º Ano. Autores: Elian Alabi Lucci e Anselmo Lázaro Branco. DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSOR: FELIPE MARÇAL DATA: 18/12/2017 3ª ETAPA VALOR: 20,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 6º ANO TURMA: ANCHIETA ALUNO (A): Nº: 01. RELAÇÃO DO CONTEÚDO LIVRO: Geografia

Leia mais

EXERCÍCIOS DE MONITORIA RECUPERAÇÃO PARCIAL GEOGRAFIA

EXERCÍCIOS DE MONITORIA RECUPERAÇÃO PARCIAL GEOGRAFIA 1ª série Ens. Médio EXERCÍCIOS DE MONITORIA RECUPERAÇÃO PARCIAL GEOGRAFIA 1. A figura exemplifica o movimento de translação da Terra. O que significa solstício e equinócio? Identifique as estações do ano

Leia mais

Aluno(a): Código: 2 Rua T-53 Qd. 92 Lt. 10/11 nº 1356 Setor Bueno

Aluno(a): Código: 2 Rua T-53 Qd. 92 Lt. 10/11 nº 1356 Setor Bueno luno(a): ódigo: Série: 2ª Turma: Data: / / 01 - (Fhagas SP) onsiderando o triângulo com as dimensões a = 7,5 m, b = 4,5 m e c = 6 m, calcular o valor da tg x. 04 - (UNESP SP) Três cidades,, e, são interligadas

Leia mais

Estrutura Geológica do Planeta

Estrutura Geológica do Planeta Estrutura Geológica do Planeta O é também conhecido como tempo da natureza, visto que ele data as transformações naturais que acontecem sobre o nosso planeta, que são extremamente lentas. A escala de tempo

Leia mais

6ºano. 1.6 GEOGRAFIA 2º período :: matutino 28 de maio de 2010

6ºano. 1.6 GEOGRAFIA 2º período :: matutino 28 de maio de 2010 6ºano 1.6 GEOGRAFIA 2º período :: matutino 28 de maio de 2010 INSTRUÇÕES, OBSERVAÇÕES & INFORMAÇÕES 1. Todas as respostas, argumentações, justificativas e desenvolvimentos têm de ser escritos a tinta (azul

Leia mais

Professor (a): MARCIA

Professor (a): MARCIA COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 2ª Etapa 2012 Disciplina: GEOGRAFIA Ano: 2012 Professor (a): MARCIA Turma: 1º ANO Caro aluno, você está recebendo o conteúdo de recuperação.

Leia mais

Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo. Entregue no dia da prova.

Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não use corretivo. Entregue no dia da prova. Aluno(a): nº: Turma: Nota Ano: 1º Ano E.M. Data: /08/2019 Série Professor(a): Leonardo Trabalho Recuperação Matéria: Geografia Valor: 5,0 Sua prova deve ser feita à caneta azul ou preta. Não rasure e não

Leia mais

Data: /08/2014 Bimestre: 2. Nome: 6 ANO B Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo

Data: /08/2014 Bimestre: 2. Nome: 6 ANO B Nº. Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Data: /08/2014 Bimestre: 2 Nome: 6 ANO B Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Atividade: 2,0 (Dois) Nota: GRUPO 3 1- (0,5) Embora haja dificuldade em oficializar a data do primeiro mapa

Leia mais

ESTRUTURA GEOLÓGICA E AS FORMAS DE RELEVO

ESTRUTURA GEOLÓGICA E AS FORMAS DE RELEVO ESTRUTURA GEOLÓGICA E AS FORMAS DE RELEVO ROCHAS: Aglomerado de um ou mais minerais ÍGNEAS OU MAGMÁTICAS (cristalinas) - intrusivas ou plutônicas - extrusivas ou vulcânicas SEDIMENTARES - detríticas -

Leia mais

Instruções: Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão.

Instruções: Não é permitido o uso de corretivo, rasuras acarretarão a anulação da questão. Humanas Geografia Eliane Martins da Silva Trabalho de recuperação 2018 35 pts 6º Instruções: Leia atentamente cada questão antes de responde-la. Construa suas respostas completas e claras. Não é permitido

Leia mais

Ensino Fundamental II

Ensino Fundamental II Ensino Fundamental II Valor: 2,0 Nota: Data: / /2017 Professora: Angela Disciplina: Geografia Nome: n o : Ano: 6º 1º bim Orientações: - Leia atentamente as questões propostas; - Realize-as com muita atenção

Leia mais

SIMULADO DE GEOGRAFIA CURSINHO UECEVEST (ORIENTAÇÃO, FUSOS HORÁRIOS E CARTOGRAFIA) PROFESSOR RAONI VICTOR./DATA: 29/08/15

SIMULADO DE GEOGRAFIA CURSINHO UECEVEST (ORIENTAÇÃO, FUSOS HORÁRIOS E CARTOGRAFIA) PROFESSOR RAONI VICTOR./DATA: 29/08/15 SIMULADO DE GEOGRAFIA CURSINHO UECEVEST (ORIENTAÇÃO, FUSOS HORÁRIOS E CARTOGRAFIA) PROFESSOR RAONI VICTOR./DATA: 29/08/15 1. A distribuição de energia solar, ou insolação, depende dos movimentos de rotação

Leia mais

CARTOGRAFIA CURSINHO TRIU- MARÇO 2016

CARTOGRAFIA CURSINHO TRIU- MARÇO 2016 CARTOGRAFIA CURSINHO TRIU- MARÇO 2016 NAVEGAR É PRECISO 2500 A.C. uma das primeiras representações de mapa, produzido na região da mesopotâmia. NAVEGAR É PRECISO Mapa do Salmo (1260) e Mappe-Monde (1707),

Leia mais

Processos Geológicos Internos -Aula 5-

Processos Geológicos Internos -Aula 5- Processos Geológicos Internos -Aula 5- Prof. Alexandre Paiva da Silva UACTA/CCTA/UFCG TECTÔNICA DE PLACAS INTRODUÇÃO Terra Planeta dinâmico Planeta azul se contorcendo Fragmentação da crosta PLACAS TECTÔNICAS

Leia mais

GEOGRAFIA 6ºano 3º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES

GEOGRAFIA 6ºano 3º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES GEOGRAFIA 6ºano 3º Trimestre / 2016 BATERIA DE EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES 1. Observe os mapas do Brasil abaixo: a) Qual dos mapas ao lado possui menor escala? b) Qual dos mapas ao lado possui maior riqueza

Leia mais

Centro Educacional Colúmbia 2000

Centro Educacional Colúmbia 2000 Centro Educacional Colúmbia 2000 Discente: Docente: Gustavo José Tri. 2º/2018 Ens. Fund. Lista: Turma: 6º ano Disciplina: Geografia Nº 1 - a) Como percebemos que a Terra Gira? b) Qual o tempo Real e aproximado

Leia mais

PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre

PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA 2º Trimestre - 2017 Disciplina: Geografia Série: 1ª série do Ensino Médio A/B Professor)Edson A. Guindalini: Objetivo: Fornecer ao aluno nova oportunidade para superar as

Leia mais

ATUALIDADES (Revista Veja, Ed ) >> Feito com radares em vez de fotos aéreas, um mapeamento da região Amazônica começa a desvendar o

ATUALIDADES (Revista Veja, Ed ) >> Feito com radares em vez de fotos aéreas, um mapeamento da região Amazônica começa a desvendar o ATUALIDADES (Revista Veja, Ed. 2155. 10.03.10) >> Feito com radares em vez de fotos aéreas, um mapeamento da região Amazônica começa a desvendar o que existe sob as árvores e no subsolo de uma enorme área

Leia mais

GEOGRAFIA SÉRIE: 1º ano CARTOGRAFIA PARTE 1 Profº Luiz Gustavo Silveira

GEOGRAFIA SÉRIE: 1º ano CARTOGRAFIA PARTE 1 Profº Luiz Gustavo Silveira GEOGRAFIA SÉRIE: 1º ano CARTOGRAFIA PARTE 1 Profº Luiz Gustavo Silveira GEOGRAFIA FÍSICA CARTOGRAFIA PARTE 1 REPRESENTAÇÕES CARTOGRÁFICAS Tipos de representações cartográficas: por desenhos ou por imagens.

Leia mais

A TERRA E SUA FORMAÇÃO SIMULADO DE CIÊNCIAS 6º ANO - 2º BIMESTRE

A TERRA E SUA FORMAÇÃO SIMULADO DE CIÊNCIAS 6º ANO - 2º BIMESTRE A TERRA E SUA FORMAÇÃO SIMULADO DE CIÊNCIAS 6º ANO - 2º BIMESTRE Nome: Data: / / Professor: NOTA: 1) O interior da Terra é dividido em várias camadas. Entre essas diferentes formas que compõem a estrutura

Leia mais

Compensação de Ausência 3º Bimestre Geografia 3º ano

Compensação de Ausência 3º Bimestre Geografia 3º ano Colégio Amorim Santa Teresa Fone: 2909-1422 Diretoria de Ensino Região Centro Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Rua Lagoa Panema, 466 Vila Guilherme Compensação de Ausência 3º Bimestre

Leia mais

Exercícios Extras de Cartografia. Prof. Carlão Abril/14

Exercícios Extras de Cartografia. Prof. Carlão Abril/14 Exercícios Extras de Cartografia. Prof. Carlão Abril/14 01. (Uerj/2014) Observe na imagem uma feição de relevo em escarpa, área de desnível acentuado de altitude, encontrada geralmente nas bordas de planalto,

Leia mais

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016

ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 ESCOLA ESTADUAL DR. JOSÉ MARQUES DE OLIVEIRA - ANO 2016 Nome Nº Turma Data Nota Disciplina Geografia Prof. Rodrigo e Simone dos Santos Valor 30 Supervisora Dalva Barrozo Assinatura do Responsável: Trabalho

Leia mais

Agentes formadores e modeladores do relevo. A Dinâmica interna do globo terrestre: A Estrutura interna da Terra

Agentes formadores e modeladores do relevo. A Dinâmica interna do globo terrestre: A Estrutura interna da Terra Agentes formadores e modeladores do relevo A Dinâmica interna do globo terrestre: A Estrutura interna da Terra Dinâmica Interna e o TECTONISMO Os três tipos de contato entre placas tectônicas CONVERGENTE:

Leia mais

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016

Plano de Recuperação Semestral 1º Semestre 2016 Disciplina: GEOGRAFIA Série/Ano: 1º ANO Professores: Carboni e Luis Otavio Objetivo: Proporcionar ao aluno a oportunidade de resgatar os conteúdos trabalhados durante o 1º semestre nos quais apresentou

Leia mais

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA PARA 8ºS ANOS - SALESIANO. Site padogeo.com Atividade Nº 16: Dinâmica interna da Terra

ATIVIDADE DE GEOGRAFIA PARA 8ºS ANOS - SALESIANO. Site padogeo.com Atividade Nº 16: Dinâmica interna da Terra ATIVIDADE DE GEOGRAFIA PARA 8ºS ANOS - SALESIANO Site padogeo.com Atividade Nº 16: Dinâmica interna da Terra 1. Os três esquemas acima, embora feitos por autores diferentes identificam, praticamente, as

Leia mais

ENSINO MÉDIO Geografia

ENSINO MÉDIO Geografia ENSINO MÉDIO Geografia Conteúdos da 1ª Série 1º/2º Bimestre 2016 Trabalho de Dependência Nome: N. o : Turma: Professor(a): Bruno Data: / /2016 Unidade: Cascadura Mananciais Méier Taquara Resultado / Rubrica

Leia mais

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 6 o ANO

RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 6 o ANO RESPOSTAS DAS SUGESTÕES DE AVALIAÇÃO GEOGRAFIA 6 o ANO 1. 2. Unidade 2 a) No sistema solar, a Terra localiza-se entre Júpiter e Saturno. (F) b) A Terra é o terceiro planeta mais próximo do Sol e o quinto

Leia mais

Exercícios para Recuperação

Exercícios para Recuperação Exercícios para Recuperação Nome: Nº 6º ano / Ensino Fundamental Turma: Disciplina: Geografia Data: Professor: Leonardo 1 - O documento "Planeta Vivo", emitido pela World Wide Fund for Nature WWF (Ong

Leia mais

Avaliação de Geografia 3º ano E.M. *Obrigatório

Avaliação de Geografia 3º ano E.M. *Obrigatório 08/06/2015 Avaliação de Geografia 3º ano E.M. Avaliação de Geografia 3º ano E.M. *Obrigatório 1. Nome Completo: * 2. Número: * Julgue os itens abaixo em verdadeiros ou falsos. Imagem para responder a Questão

Leia mais

Centro Educacional Colúmbia 2000

Centro Educacional Colúmbia 2000 Centro Educacional Colúmbia 2000 Discente: Tri. 1º/2018 Docente: Ens.Fund. Turma: 1º ano Disciplina: Geografia Nº Apostila de dependência 1 - Considerando a idéia de que os mapas são concebidos como instrumentos

Leia mais

desenho. 02- Responda. às diferentes R.: R.: R.:

desenho. 02- Responda. às diferentes R.: R.: R.: PROFESSOR: EQUIPE DE GEOGRAFIA BANCO DE QUESTÕES GEOGRAFIA - 6º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ========== =========== ============ =========== =========== =========== =========== =========== =========== == 01-

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 6º - Ensino Fundamental Professor: Bento

Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 6º - Ensino Fundamental Professor: Bento Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Ano: 6º - Ensino Fundamental Professor: Bento Atividades para Estudos Autônomos Data: 4 / 9 / 2018 Caro(a) aluno(a), Aluno(a): N o : Turma: Nem

Leia mais

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA

COLÉGIO XIX DE MARÇO Educação do jeito que deve ser 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA 2016 2ª PROVA PARCIAL DE GEOGRAFIA Aluno(a): Nº Ano: 6º Turma: Data: 23/06/16 Nota: Professor(a): Élida e Edvaldo Valor da Prova: 40 Pontos Orientações gerais: 1) Número de questões desta prova: 15 2)

Leia mais

Apostila de Geografia 07 Noções de Geologia

Apostila de Geografia 07 Noções de Geologia 1.0 Geosfera Apostila de Geografia 07 Noções de Geologia Meios de estudo da estrutura interna da Terra: Diretos: Afloramentos rochosos à superfície. Vulcanismo. Sondagens. Geotermia. Indiretos: Magnetismo.

Leia mais

Colégio Santa Dorotéia

Colégio Santa Dorotéia Colégio Santa Dorotéia Área de Ciências Humanas Disciplina: Geografia Ano: 1º - Ensino Médio Professora: Tatiana Teixeira Geografia Atividade para Estudos Autônomos Data: 5 / 6 / 2017 Aluno(a): N o : Turma:

Leia mais

A prova constará de 20 questões, sendo 15 questões discursivas e 5 objetivas.

A prova constará de 20 questões, sendo 15 questões discursivas e 5 objetivas. DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORES: Marina e Felipe Marçal DATA: 17/12/2016 3ª ETAPA VALOR: 20,0 NOTA: Trabalho de Recuperação Final SÉRIE: 6º ANO TURMA: ALUNO (A): Nº: 01. RELAÇÃO DO CONTEÚDO LIVRO: Geografia

Leia mais

DATA: /12/2014 VALOR: 20,0 NOTA: Relação de conteúdo e orientações SÉRIE: 6º ANO TURMA: Trabalho de Recuperação Final

DATA: /12/2014 VALOR: 20,0 NOTA: Relação de conteúdo e orientações SÉRIE: 6º ANO TURMA: Trabalho de Recuperação Final DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORES: Marina e Fábio DATA: /12/2014 VALOR: 20,0 NOTA: Relação de conteúdo e orientações SÉRIE: 6º ANO TURMA: Trabalho de Recuperação Final ALUNO (A): Nº: 01. RELAÇÃO DO CONTEÚDO

Leia mais

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO

LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO LISTA DE ATIVIDADES TAREFÃO ALUNO (a): TURMA: Valor: 0-2 pontos PROFESSOR (a): DATA: / / A lista de exercícios deste tarefão está relacionada aos seguintes conteúdos: Capítulo 02 Conhecendo a Terra * camadas

Leia mais

EXERCICIOS DE CARTOGRAFIA

EXERCICIOS DE CARTOGRAFIA 1. (PUC-RS) Com base no mapa abaixo: EXERCICIOS DE CARTOGRAFIA Se um viajante se dirigir de Brasília a Teresina, passando por Palmas, e retornando à primeira, fazendo o mesmo caminho, terá como direção

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL. 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir:

LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL. 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir: LISTA DE EXERCÍCIOS SOBRE CARTOGRAFIA GERAL 1) Sobre o sistema de coordenadas de localização, julgue os itens a seguir: I. ( ) A Linha do Equador não exerce função sobre os sistemas de localização, sendo

Leia mais

DATA: 07 / 05 / 2014 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 6.º ANO/EF

DATA: 07 / 05 / 2014 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 6.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE DATA: 07 / 05 / 204 I ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

Abril CARTOGRAFIA MAPAS OU CARTAS

Abril CARTOGRAFIA MAPAS OU CARTAS VEST Abril @vestmapamental G E O G R A F I A CARTOGRAFIA MAPAS OU CARTAS Os mapas são o resultado visível da representação do espaço geográfico, por meio da cartografia. No Brasil costuma-se diferenciar

Leia mais

UNIDADE: DATA: 27 / 11 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 6.º ANO/EF

UNIDADE: DATA: 27 / 11 / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 6.º ANO/EF SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: 27 / / 205 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE GEOGRAFIA 6.º ANO/EF ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 1º TRIMESTRE

EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 1º TRIMESTRE EXERCÍCIOS DE RECUPERAÇÃO DE GEOGRAFIA 1º TRIMESTRE Nome: nº: Ano: 1º E.M. Data: / / 2016 Professora: Mariana 1) Complete a rosa dos ventos abaixo com a sigla e o nome completo dos pontos cardeais e colaterias:

Leia mais

FORMAÇÃO E ESTRUTURA DA TERRA

FORMAÇÃO E ESTRUTURA DA TERRA FORMAÇÃO E ESTRUTURA DA TERRA CAMADAS TERRESTRE - NÚCLEO É a porção central da Terra, também denominada NIFE, por ser constituída de compostos de FErro e NÍquel, com algum enxofre e silício dissolvido.

Leia mais

Ano: 8º Turma: 8.1 / 8.2

Ano: 8º Turma: 8.1 / 8.2 COLÉGIO NOSSA SENHORA DA PIEDADE Programa de Recuperação Paralela 1ª Etapa 2014 Disciplina: Geografia Professor (a): Fernando Parente Ano: 8º Turma: 8.1 / 8.2 Caro aluno, você está recebendo o conteúdo

Leia mais