canais (1310 nm e 1550 nm): drivers e interfaces gráficas de usuário (GUI s) para controle e

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "canais (1310 nm e 1550 nm): drivers e interfaces gráficas de usuário (GUI s) para controle e"

Transcrição

1 128 7 INSTRUMENTOS VIRTUAIS Neste capítulo são descritos os Instrumentos Virtuais (VI s) desenvolvidos com o software LabVIEW para a medida remota das características básicas de um sistema WDM de dois canais (1310 nm e 1550 nm): drivers e interfaces gráficas de usuário (GUI s) para controle e aquisição de dados dos instrumentos utilizados. Também é apresentada e discutida a arquitetura do sistema desenvolvido com o software LabVIEW para o WebLab, que permite otimizar o processo de automação e execução remota do experimento. 7.1 Drivers e GUI s para Controle e Aquisição de Dados dos Instrumentos Foram desenvolvidos drivers e GUI s para o controle e aquisição de dados dos seguintes instrumentos: Gerador de Sinais - ROHDE&SCHWARZ Modelo SML 01 Chave Óptica - ANRITSU Modelo MN9672A Osciloscópio - AGILENT Modelo DSO 6104A Analisador de Espectro Óptico (OSA) - AGILENT Modelo 86142A O desenvolvimento desses VI s foi realizado em três fases distintas: (1) Teste de comunicação com o equipamento; (2) Desenvolvimento da Interface de Controle (Front Panel); (3) Integração da Interface de Controle (Front Panel) com os comandos em LabVIEW (Diagram Block).

2 129 Na fase (1) é estabelecida a identificação do dispositivo via o barramento de comunicação (GPIB, USB, ETHERNET) utilizando-se o aplicativo (Measure and Instruments) da NI. Nesta fase, mensagens VISA de escrita/leitura são utilizadas para testar o equipamento. Na fase (2), que pode ser definida como "peso-leve", é construído o Painel Frontal (Front Panel) dos instrumentos. Nesta fase são utilizados (Clusters) de comandos (leitura/escrita), de modo a permitir uma melhor modularização do código na fase de integração. Finalmente, na fase (3) é implementada a integração dos comandos dos instrumentos às GUI s Gerador de Sinais Na Figura (7.1) é mostrada a interface desenvolvida para o controle e aquisição de dados do Gerador de Sinais. Figura 7.1: Interface para o controle e aquisição de dados do Gerador de Sinais. Nessa interface são apresentados dois tipos de painéis. O painel da direita permite que o usuário selecione os parâmetros do Gerador: Status (On/Off), Amplitude e Freqüência de modulação.

3 130 Os parâmetros de Amplitude (1 a 10 V) e Freqüência (10 khz a 1 MHz) podem ser selecionados inserindo-se diretamente os valores numéricos ou utilizando-se o knob. As unidades de Amplitude (mv, V) e de Freqüência (H, khz) são selecionadas a partir do menu drop-down. No painel da esquerda são apresentados os valores atualizados dos parâmetros de operação do Gerador. Conforme mostrado na Figura (7.2), o driver do Gerador de Sinais foi componentizado em um Sub-VI. Figura 7.2: Sub-VI do Gerador de Sinais. Os parâmetros de entrada Set/Get (Sml) controlam as operações de escrita (Set) ou leitura (Get) do equipamento. Os valores que se deseja alterar no equipamento são informados pelo parâmetro Controls (Signal Generator). Um Cluster de erro pode ser passado para o equipamento a partir da entrada error in.

4 Chave Óptica Na Figura (7.3) é mostrada a interface desenvolvida para o controle da Chave Óptica. Figura 7.3: Interface para o controle da Chave Óptica. O usuário seleciona o canal de entrada desejado para a medida através do botão COM. Cada entrada está associada a um dos Lasers (COM1=Laser de 1310nm e COM2=Laser de 1550 nm). A legenda do lado direito exibe o canal selecionado. O canal de saída é selecionado através dos botões ("< ou"> ). Conforme mostrado na Figura (7.4), o driver da Chave Óptica foi componentizado em um Sub-VI. Figura 7.4: Sub-VI da Chave Óptica. Os parâmetros de entrada ctr - IN controlam as operações de escrita no equipamento. Os valores alterados no equipamento retornam no cluster de saída ctr - OUT.

5 Osciloscópio Na Figura (7.5) é mostrada a interface desenvolvida para o controle e aquisição de dados do Osciloscópio. Figura 7.5: Interface para o controle e aquisição de dados do Osciloscópio. O usuário deve selecionar a opção Run Control para iniciar a aquisição de dados ou a opção Auto Scale, que inicializa automaticamente a aquisição de dados e configura o trigger do Osciloscópio para o canal do gerador. O botão Trigger permite que o usuário selecione outro canal para realizar o trigger. Os controles analógicos permitem que o usuário selecione o canal a ser visualizado. O canal 1 é destinado à entrada LF/BNC do Gerador de Sinal e o canal 2 é destinado ao sinal óptico modulado na saída do Fotodetector (PIN). Para cada canal, os parâmetros de Vertical Range e Vertical off-set podem ser selecionados inserindo-se diretamente os valores númericos ou através dos knobs.

6 133 um Sub-VI. Conforme mostado na Figura (7.6), o driver do Osciloscópio foi componentizado em Figura 7.6: Sub-VI do Osciloscópio. Os parâmetros de entrada Set/Get (Sml) controlam as operações de escrita (Set) ou leitura (Get) do equipamento. Os valores que se deseja alterar no equipamento são informados pelo parâmetro Cluster Front Panel (in). O parâmetro Command indica o comando que se deseja executar no driver. Os comandos válidos são: Auto Scale, Trigger, Channel, Vertical Range e Vertical Off-Set. Esse parâmetro foi utilizado em função da existência de Race Condition nas operações de leitura e escrita dos Clusters de entrada e saída. Alternativamente, um cluster de erro pode ser passado para o equipamento a partir da entrada error in.

7 Analisador de Espectro Óptico (OSA) Na Figura (7.7) é mostrada a interface desenvolvida para controle do OSA. Figura 7.7: Interface para o controle e aquisição de dados do OSA. O usuário tem a possibilidade de iniciar a aquisição de dados a partir do botão (Aquisition On/Off ), selecionar o comprimento de onda central, os valores de span das diversas componentes do sinal óptico, alterar os valores do modo/escala de operação (log ou linear) e exibir a aquisição correspondente ao comprimento de onda central ajustado. Conforme mostrado na Figura (7.8), o driver do OSA foi componentizado em um Sub-VI. Figura 7.8: Sub-VI do OSA.

8 135 Os parâmetros de entrada Set/Get (OSA) controlam as operações de escrita (Set) ou leitura (Get) do equipamento. Os valores que se deseja alterar no equipamento são informados pelo parâmetro Cluster Span/Center WL. O parâmetro Atenuador (dbm) indica o valor de atenuação que será somado/subtraído ao sinal do OSA. O parâmetro Mode indica o modo de operação (Linear ou Log). Durante processamento, o Sub-VI apresenta o resultado no indicador Cluster Front Panel OSA. Valores de máximos e mínimos são atribuídos respectivamente em Xmim,Ymim, Xmax e Ymax. Alternativamente, um Cluster de erro pode ser passado para o equipamento a partir da entrada error in.

9 7.2 Interface Gráfica de Usuário para Realização do Experimento. 136 A interface gráfica de usuário (GUI) para a realização do experimento é dividida em duas guias: Análise dos Canais e Curva de Resposta em Freqüência. A guia Análise dos Canais, mostrada na Figura (7.9), é utilizada para analisar qualitativamente as formas de onda e os espectros dos sinais ópticos transmitidos correspondentes a cada canal (1310 ou 1550 nm), utilizando respectivamente o Osciloscópio ou o OSA. Figura 7.9: Guia Análise dos Canais. O usuário seleciona a freqüência e a amplitude do sinal de modulação a ser fornecido pelo Gerador de Sinais, bem como o canal de entrada (1310 ou 1550 nm) e o canal de saída (OSA ou Osciloscópio) utilizando o controle da Chave Óptica. Para iniciar a medida, o usuário pressiona o botão Medir. No canto superior direito é exibida a forma de onda (Osciloscópio) ou o espectro (OSA) do sinal óptico transmitido e no canto inferior direito é exibido um diagrama indicando o status dos componentes durante a medida (indicadores em verde).

10 137 A guia Curva de Resposta em Freqüência é utilizada para medir a potência dos sinais ópticos transmitidos correspondentes a cada canal (1310 ou 1550 nm) em função da freqüência de modulação para uma dada amplitude de modulação, utilizando o Osciloscópio. O usuário pode selecionar dois modos de operação: Manual ou Automático. No modo Manual, o usuário executa as medidas uma por vez, selecionando um a um os valores de freqüência de modulação a ser fornecido pelo Gerador de Sinais. No modo Automático, o usuário define previamente um intervalo de freqüências de modulação (valor inicial e valor final) e o valor do incremento (passo). Ao clicar no botão Iniciar Medida esses valores são inseridos na tabela e as medidas são executadas automaticamente em seqüência. Nas Figuras (7.10) e (7.11) são mostradas respectivamente as interfaces correspondentes ao modos Manual e Automático. Figura 7.10: Guia Curva de Resposta em Freqüência - Modo Manual.

11 138 Figura 7.11: Guia Curva de Resposta em Freqüência - Modo Automático. Em ambas as interfaces, no canto superior direito é exibida a forma de onda do sinal (Osciloscópio) e no canto inferior direito é exibida a curva de resposta em freqüência obtida.

12 Arquitetura do Sistema Desenvolvido O sistema desenvolvido com o software LabVIEW para o WebLab descrito neste trabalho utiliza uma arquitetura baseada na combinação de dois tipos de Design Patterns da NI: o State Machine Diagram eoproducer/consumer (Events). Essa arquitetura reflete um modelo recorrente da Teoria de Sistemas Operacionais (TANENBAUN; WOODHULL, 1997) e de problemas computacionais que lidam com Race Conditions (CARR et al., 2005). Conforme esquematizado na Figura (7.12), o sistema integra duas estruturas distintas e interligadas que operam em conjunto: Máquina de Estados e Produtor/Consumidor (Eventos). O fluxo de dados entre as duas estruturas é estabelecido por meio de mensagens tipificadas em Clusters/Controls. Figura 7.12: Arquitetura do Sistema desenvolvido para o WebLab com o software LabVIEW. A estrutura Máquina de Estados permite separar regras triviais - tais como inicialização, agrupamento de variáveis (botões, controles de edição e outros objetos visuais), configuração das telas (GUI s) de intrumentos e medidas - das operações de processamento e tratamento de eventos do sistema.

13 140 A Figura (7.13) apresenta as principais transições da estrutura Máquina de Estados implementada para o WebLab descrito neste trabalho. Figura 7.13: Transições da Estrutura Máquina de Estados implementada para o WebLab. À medida que transições válidas (reconhecidas) ocorrem, a Máquina de Estados evolui para um novo grupo de processamentos. Cada grupo de processamento/tarefa é representado por t i, onde i,0 <= i <= 7. Cada transição válida é dada pelos rótulos das setas de orientação entre os balões (Initialize Variable, GUI, Manual Meansure, Remote Means, Setup OSA, Setup OSC., Setup Switch, Setup Generator). A Máquina de Estados prevê dois tipos de terminadores (estados finalizadores): Init (balão verde) e Stop (balão vermelho). Cada transição default mantém o processamento dentro do looping de eventos do processo local. A estrutura Produtor/Consumidor (Eventos) permite a separação entre o tratamento de eventos da interface e a alta taxa de processamento de instrumentos como o OSA e o Osciloscópio.

14 141 A Figura (7.14) mostra um exemplo de Diagrama de Blocos correspondente à estrutura Produtor/Consumidor (Eventos) implementada neste trabalho. Figura 7.14: Estrutura Produtor/Consumidor (Eventos): Troca de Mensagens Produtor para Consumidor. A parte superior do diagrama é um laço do tipo while, no qual o produtor recebe e produz uma mensagem a partir de uma FILA previamente criada. Uma FILA é utilizada em função da necessidade do produtor poder tratar um número arbitrário de eventos. Dessa forma, o primeiro laço fica esperando um evento ocorrer e, à medida que um evento ocorre, um sinal é inserido na FILA e propagado para o laço consumidor. Como a FILA é uma região compartilhada entre os dois laços, apenas um dos laços pode ler/escrever a cada operação. No exemplo exibido na figura é passado um dado do tipo String, mas qualquer tipo de dado pode ser passado.

15 142 Com o objetivo de minimizar o número de laços no Diagrama de Blocos e fornecer um feedback para o processo produtor, o laço inferior (consumidor) foi ajustado para propagar uma mensagem para o processo produtor. Essa mensagem é recuperada a partir do evento User Event no laço produtor. Esse comportamento é apresentado na Figura (7.15). Figura 7.15: Estrutura Produtor/Consumidor (Eventos): Troca de Mensagens Consumidor para Produtor. Uma vez recuperada a mensagem no primeiro laço, um if pode ser utilizado para escolher a ação a ser executada e, se for o caso, disparar uma nova mensagem (inserir na FILA).

16 143 A Figura (7.16) mostra um trecho do código relativo à estrutura Produtor/Consumidor (Eventos) para o comando de Auto Scale do Osciloscópio. Figura 7.16: Estrutura Produtor/Consumidor (Eventos): Troca de Mensagens Produtor para Consumidor (Auto Scale do Osciloscópio). O laço produtor possui uma estrutura do tipo stack sequence para definir a ordem de operação. A primeira etapa na seqüência é configurar as FGV s (Function Global Variables) "Set Pan" e "OSC", ambas variáveis do tipo semáforo que são utilizadas para evitar Race Condition. A primeira, "Set Pan", habilita ou não a escrita na variável que representa o Front Panel do Osciloscópio. A segunda, "OSC", interrompe o laço de aquisição do Osciloscópio caso esteja em operação. Os controles do Front Panel (Auto Scale e Run Control) são ajustado para as opções True e False na segunda etapa. A última fase de execução é montar (bundle) os comandos Start Osciloscope e Auto Scale em um Cluster e inserir na FILA para o consumidor processar os dois comandos. Ao receber o cluster com os dois comandos, o consumidor desmonta (unbundle) o conteúdo da FILA, verifica o tipo de comando recebido e atualiza o equipamento.

17 144 É importante notar que os valores no display do Osciloscópio são atualizados apenas após o consumidor disparar um evento do tipo Running para o produtor. A utilização da arquitetura descrita acima possibilitou o desenvolvimento de um sistema para o WebLab que apresenta boas práticas de programação (Escalável, Legível e Mantenível), além do tratamento rápido de eventos e/ou alta taxa de processamento entre um grande número de instrumentos, permitindo otimizar o processo de automação e execução remota do experimento.

18 145 8 CONCLUSÃO Neste trabalho foi desenvolvido um WebLab para o estudo e caracterização de um sistema WDM de dois canais (1310 nm e 1550 nm), destinado a apoiar e complementar atividades em cursos de Comunicações Ópticas presenciais e a distância. O WebLab é integrado a um ambiente virtual de ensino-aprendizagem implementado com o software MOODLE, através de um novo módulo de atividades, denominado Módulo WebLab, desenvolvido pelo grupo do Laboratório e Fotônica Mackenzie utilizando-se scripts PHP e componentes do próprio ambiente MOODLE. Visando ganhar maior familiaridade com a montagem do sistema WDM de dois canais (1310 nm e 1550 nm) utilizada no experimento remoto implementado, foram realizadas simulações da medida da BER do sistema utilizando-se o software VPI. Essas simulações permitiram analisar a influência dos parâmetros e características do sistema com relação à qualidade dos sinais transmitidos, através da medida da Taxa de Erro de Bits (BER). A partir do aplicativo de simulação desenvolvido com o software VPI, foi gerado um dynamicdatasheet (DDS) utilizando-se o software VPIplayer. Esse aplicativo foi incorporado ao ambiente virtual de ensino-aprendizagem, permitindo a realização de simulações mesmo por usuários que não possuem o software VPI instalado em seus computadores. Para a realização dos experimentos remotos foram desenvolvidos drivers e interfaces gráficas de usuário (GUI s) com o software LabVIEW, utilizando-se uma arquitetura baseada na combinação de dois tipos de Design Patterns da NI: o State Machine Diagram eoproducer/consumer (Events). Essa arquitetura possibilitou o desenvolvimento de um sistema para o WebLab que permite a separação entre o tratamento de eventos da interface e a alta taxa

19 146 de processamento de instrumentos como o OSA e o Osciloscópio, otimizando o processo de automação e execução remota do experimento. Foram realizadas medidas locais para a caracterização dos lasers utilizados no sistema e medidas remotas para análise qualitativa das formas de onda e espectros dos sinais ópticos transmitidos com modulação analógica direta de corrente dos lasers e para determinação das Curvas de Resposta em Freqüência em cada canal. A principal difuculdade encontrada referese à limitação de opções dos equipamentos utilizados. Futuramente pretende-se incorporar equipamentos mais sofisticados, possibilitando uma caracterização mais completa do sistema.

20 147 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS AGILENT. Optical Spectrum Analyzer HP 86142A: User s Guide. U.S., Disponível em: < RIAL&ckey=72671&lc=eng&cc=US>. AGILENT. User s Guide. U.S., Disponível em: < AGRAWAL, G. P. Aplication of Nonlinear Fiber Optics. 5. ed. San Diego, CA: Academic Press, ALAMO, J. A. DEL; HARDISON, J.; MISHURIS, G.; BROOKS, L.; MCLEAN, C.; CHANG, V.; HUI, L. Educational experiments with an online microelectronics laboratory. ICEE, Manchester, UK, Disponível em: < ALWAYN, V. Optical Network Design and Implementation. U.S.: Cisco Press, ANRITSU. Optical Switch Manual. U.S., Disponível em: < ANTONIO, E. A.; FILHO, J. PESSOA; CHOW, K. Y. H. Stellio - Um Componente Adaptativo para Transmissão de Hipermídia em Ambientes Colaborativos. Trabalho de Graduação Interdisciplinar (Graduaa o em Ciências da Computação) Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, SP, ANTONY, T.; GUMASTE, A. DWDM Network Designs and Engineering Solutions. U.S.: Cisco Press, CARR, S.; MAYO, J.; SHENE, C.K. Race conditions: A case study. Michigan Technological University, Department of Computer Science, Disponível em: < CHEN, S. H.; CHEN, R.; RAMAKRISHNAN, V.; HU, S. Y.; ZHUANG, Y.; KO, C. C.; CHEN, B. M. Development of remote laboratory experimentation through internet. In: PROC. OF THE 1999 IEEE HONG KONG SYMPOSIUM ON ROBOTICS AND CONTROL, Hong Kong Disponível em: < CHICULITA, C.; FRANGU, L. A web based remote control laboratory. In: PROC. OF THE 6TH WORLD MULTICONFERENCE ON SYSTEMICS, CYBERNETICS AND INFORMATICS, Orlando, FL Disponível em: < CISCO SYSTEM, INC. Introduction to DWDM for Metropolitan Area Networks. U.S., Disponível em: <

21 148 DOUGIAMAS, M.; TAYLOR, P. C. Moodle: Using learning communities to create na open source course management system. In: PROC. OF EDMEDIA Disponível em: < FILHO, J. PESSOA. Desenvolvimento de um Weblab para Estudo de Efeitos Não-lineares em Fibras Ópticas. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, FJELDLY, T.A.; SHUR, M. S.; SHEN, H.; YTTERDAL, T. Automated internet measurement laboratory (aim-lab) for engineering education. In: PROC. OF THE 29TH ASEE/IEEE FRONTIERS IN EDUCATION CONFERENCE, San Juan, Puerto Rico Disponível em: < GAMMA, E.; HELM, R.; JOHNSON, R.; VLISSIDES, J. Padrões de Projeto. Porto Alegre: Bookman, GILLET, D.; SALZMANN, C.; GORROCHATEGUI, E. Remote Manipulation with LABVIEW for Instruction. Lausanne, Disponível em: < HARASIM, L.; HILTZ, R.; TELLES, L.; TUROFF, M. Learning Networks A Field Guide to Teaching and Learning Online. Cambridge, MA: MIT Press, HARDISON, J.; ZYCH, D.; ALAMO, J. A. DEL; HARWARD, V. J.; LERMAN, S. R.; WANG, S. M.; YEHIA, K.; VARADHARAJAN, C. The microelectronics weblab an implementation using web services and the ilab shared architeture. In: EXPLORING INNOVATION IN EDUCATION AND RESEARCH, Taiwan, China Disponível em: < HARWARD, V. J. et al. ilab: A scalable architecture for sharing online experiments. In: PROC. OF INTERNATIONAL CONFERENCE ON ENGINEERING EDUCATION, Gainesville, FL Disponível em: < HEATHER, S.; EDWARDS, M.; WOODFIN, A. Standard Single-Mode Fiber Upgrades to Full-Spectrum and G.652.D. U.S., Disponível em: < HUA, J.; GANZ, A. A new model for remote laboratory education based on next generation interactive technologies. a generic laboratory plug-in using ms conferencexp learning infrastructure. In: PROCEEDING OF ASEE NEW ENGLAND REGIONAL CONFERENCE, Orono, ME. [S.l.], JUNIOR., F. PASCHOAL. Desenvolvimento de um WebLab para Experimentos Remotos em Fotônica Integrado a um Ambiente Virtual de Aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, LATCHMAN, H. A.; SALTZMANN, C.; GILLET, D.; BOUZEKRI, H. Information technology enhanced learning in distance and conventional education. IEEE Transactions in Education, v. 42 (4), p , LOPES, C. M. B. Modelamento e Otimização de um Sistema Coarse Wavelength Division Multiplexing (CWDM) para Aplicações em Redes Metropolitanas. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2006.

22 149 MIT. ilabs: Internet access to real labs - anywhere, anytime. [S.l.], Disponível em: < MOECKEL, A. Modelagem de processos de desenvolvimento em ambientes de engenharia simultanea: Implementações com as tecnologias Workflow e BSCW. Dissertação (Mestrado em Tecnologia) CEFET (Centro Federal Tecnológico), Curitiba, MOODLE Portal do MOODLE. Disponível em: < NATIONAL INSTRUMENTS. High-Performance GPIB Interfaces for PCI and PXI. USA., Disponível em: < Acesso em: 09 set NATIONAL INSTRUMENTS. LabVIEW Intermediate I - Successful Development Practices Course Manual. USA, out Part Number B-01. NATIONAL INSTRUMENTS. LabVIEW and Visual Basic - Example 1: Generating and Sorting Numbers. USA, Disponível em: < Acesso em: 16 jul NEDIC, Z.; MACHOTKA, J.; NAFALSKI, A. Remote laboratories versus virtual and real laboratories. School of Electrical and Information Engeneering, Mawson Lakes, Disponível em: < NEWPORT. Photodetector Manual. U.S., Disponível em: < NIIT; RAVI, N.; PRADYUMNAN, A. Special Edition Using Optical Networks. [S.l.]: Que, OPTOLINK. Site oficial. U.S., Disponível em: < PALLOFF, R. M.; PRATT, K. Building Learning Communities in Ciberspace: Effective strategies for the online classroom. San Francisco, CA: Jossey-Bass, RAMASWAMI, R.; SIVARAJAN, K. N. Optical Networks: A Practical Perspective. San Francisco, CA: Morgam Kaufmann Publishers, REGAZZI, R. D.; PEREIRA, P. S.; JR., M. F. SILVA. Soluções Práticas de Instrumentação e Automação - Utilizando a Programação Gráfica LabVIEW. Rio de Janeiro: [s.n.], ROHDE&SCHWARZ. Operation Manual - Microwave Signal Generator. U.S., Disponível em: < SANDRILA. Sandrila Ltd Gane Sarson DFD shapes stencil and templates for Microsoft Office Visio. UK, Disponível em: < Acesso em: 16 jul SCHULZRINNE, H.; RAO, A.; R., LANPHIER. Real Time Streaming Protocol (RTSP), RFC [S.l.], Disponível em: < SHEN, H.; XU, Z.; DALAGER, B.; CHRISTIANSEN, V.; STROM, O.; SHUR, M. S.; FJELDLY, T.A.; LÜ, J-Q; YTTERDAL, T. Conducting laboratory experiments over the internet. IEEE Transactions on Education, v. 3, p , 1999.

23 STEPHEN, H.; CAINE, E.; KENT, G. PDL - A Tool for Software Design: The Original PDL Paper. [S.l.], Disponível em: < Acesso em: 01 feb SZPIGEL; ANTONIO, E. A.; FILHO, J. PESSOA; JR., F. PASCHOAL. Componente para integração de laboratórios remotos ao ambiente moodle. In: MOODLEMOOT07, Brazil. São Paulo, SZPIGEL, S.; SOUZA, E. A.; ANTONIO, E. A.; FILHO, J. PESSOA; JR., F. PASCHOAL. Desenvolvimento de um laboratório remoto de fotônica integrado a um ambiente virtual de aprendizagem. In: ANAIS DO CONAHPA 2006, Florianópolis, SC. SC, SZPIGEL, S.; SOUZA, E. A.; ANTONIO, E. A.; FILHO, J. PESSOA; JR., F. PASCHOAL. Weblab for the remote measurement of an optical fiber attenuation coefficient. In: PROC. OF THE III WORKSHOP TIDIA, São Paulo. SP, SZPIGEL, S.; SOUZA, E. A.; ANTONIO, E. A.; FILHO, J. PESSOA; JR., F. PASCHOAL. Componente para integração de laboratórios remotos a ambientes virtuais de ensinoaprendizagem. In: INTERNET CONFERENCE ON ENGENEERING AND COMPUTER EDUCATION, Brazil. Santos, SZPIGEL, S.; SOUZA, E. A.; ANTONIO, E. A.; FILHO, J. PESSOA; JR., F. PASCHOAL. Weblab for measuring the attenuation coefficient of an optical fiber. In: PROC. OF THE EDUCATION AND TRAINING IN OPTICS AND PHOTONICS 2007 (ETOP), Ottawa. Canada, TANENBAUN, ANDREW S.; WOODHULL, ALBERT S. Operation system: design and implementation. Porto Alegre, RS: Prentice-Hall, Inc., TELELABS PROJECT Extensa lista de laboratórios remotos mantida pela School of Mechanical Engineering, University of Western Austrália. Disponível em: < TIDIA. Portal Oficial do Projeto TIDIA (Tecnologia da Informação no Desenvolvimento da Internet Avançada). [S.l.], Disponível em: < Acesso em: 26 fev TREVELYAN, J. Logitech LabVIEW Image Acquisition Demonstration. [S.l.], Disponível em: < LabVIEW20Logitech20UWA.zip>. TURÁN, J.; OVSENÍK, L. Web-based Multimedia Courseware: Applied Photonics. Slovak Republic, Disponível em: < VPI. Users Manual. U.S., Disponível em: < VPI. VPIsystems. U.S., Disponível em: <

5 SIMULAÇÃO DE UM SISTEMA WDM DE DOIS CANAIS COM O SOFTWARE VPI

5 SIMULAÇÃO DE UM SISTEMA WDM DE DOIS CANAIS COM O SOFTWARE VPI 68 5 SIMULAÇÃO DE UM SISTEMA WDM DE DOIS CANAIS COM O SOFTWARE VPI O software VPI foi originalmente introduzido em 1998 e era conhecido como PDA (Photonic Design Automation). O VPI atualmente agrega os

Leia mais

Manual de funcionamento

Manual de funcionamento INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA ÁREA DEPARTAMENTAL DE ENGENHARIA DE ELECTRÓNICA E TELECOMUNICAÇÕES E DE COMPUTADORES Manual de funcionamento Setembro de 2012 Índice Índice Capítulo 1 - Medição

Leia mais

Microsoft Office PowerPoint 2007

Microsoft Office PowerPoint 2007 INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007 O Microsoft Office PowerPoint 2007 é um programa destinado à criação de apresentação através de Slides. A apresentação é um conjunto de Sides que são exibidos em

Leia mais

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server

Noções de. Microsoft SQL Server. Microsoft SQL Server Noções de 1 Considerações Iniciais Basicamente existem dois tipos de usuários do SQL Server: Implementadores Administradores 2 1 Implementadores Utilizam o SQL Server para criar e alterar base de dados

Leia mais

Software de segurança em redes para monitoração de pacotes em uma conexão TCP/IP

Software de segurança em redes para monitoração de pacotes em uma conexão TCP/IP Software de segurança em redes para monitoração de pacotes em uma conexão TCP/IP Paulo Fernando da Silva psilva@senior.com.br Sérgio Stringari stringari@furbbr Resumo. Este artigo apresenta a especificação

Leia mais

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007

ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 ANDRÉ APARECIDO DA SILVA APOSTILA BÁSICA SOBRE O POWERPOINT 2007 CURITIBA 2015 2 SUMÁRIO INTRODUÇÃO AO MICROSOFT POWERPOINT 2007... 3 JANELA PRINCIPAL... 3 1 - BOTÃO OFFICE... 4 2 - FERRAMENTAS DE ACESSO

Leia mais

Quadro de consulta (solicitação do mestre)

Quadro de consulta (solicitação do mestre) Introdução ao protocolo MODBUS padrão RTU O Protocolo MODBUS foi criado no final dos anos 70 para comunicação entre controladores da MODICON. Por ser um dos primeiros protocolos com especificação aberta

Leia mais

Boletim Técnico R&D 03/08 CARACTERÍSTICAS DO DRIVER MPC6006L 14 de março de 2008

Boletim Técnico R&D 03/08 CARACTERÍSTICAS DO DRIVER MPC6006L 14 de março de 2008 Boletim Técnico R&D 03/08 CARACTERÍSTICAS DO DRIVER MPC6006L 14 de março de 2008 O objetivo deste boletim é mostrar as características do driver MPC6006L. Tópicos abordados neste boletim: APRESENTAÇÃO

Leia mais

Software para Leitura de Dados ITSW-U801

Software para Leitura de Dados ITSW-U801 Software para Leitura de Dados ITSW-U801 CONTEÚDO 1. INTRODUÇÃO... 1 2. ESPECIFICAÇÕES GERAIS... 1 3. INSTALAÇÃO E USO INICIAL... 1 3-1 INSTALAÇÃO... 1 3-2 INICIANDO O PROGRAMA... 1 3-3 Uso com cabo de

Leia mais

Notas de Aplicação. Utilizando o servidor de comunicação SCP Server. HI Tecnologia. Documento de acesso público

Notas de Aplicação. Utilizando o servidor de comunicação SCP Server. HI Tecnologia. Documento de acesso público Notas de Aplicação Utilizando o servidor de comunicação SCP Server HI Tecnologia Documento de acesso público ENA.00024 Versão 1.02 dezembro-2006 HI Tecnologia Utilizando o servidor de comunicação SCP Server

Leia mais

GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL

GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL Ambiente Virtual de Aprendizagem - MOODLE GUIA BÁSICO DA SALA VIRTUAL http://salavirtual.faculdadesaoluiz.edu.br SUMÁRIO 1. Acessando Turmas 4 2. Inserindo Material 4 3. Enviando Mensagem aos Alunos 6

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8

CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8 CADERNO DE QUESTÕES WINDOWS 8 1) No sistema operacional Microsoft Windows 8, uma forma rápida de acessar o botão liga/desliga é através do atalho: a) Windows + A. b) ALT + C. c) Windows + I. d) CTRL +

Leia mais

Boletim Técnico R&D 02/08 Simulador do software A1 Automation Tools 27 de fevereiro de 2008

Boletim Técnico R&D 02/08 Simulador do software A1 Automation Tools 27 de fevereiro de 2008 Boletim Técnico R&D 02/08 Simulador do software A1 Automation Tools 27 de fevereiro de 2008 O objetivo deste boletim é mostrar o funcionamento e as características do recurso Simulador disponível no software

Leia mais

EXPLICITAÇÃO DE FUNCIONALIDADES DO SISTEMA

EXPLICITAÇÃO DE FUNCIONALIDADES DO SISTEMA EXPLICITAÇÃO DE FUNCIONALIDADES DO SISTEMA NOTA INTRODUTÓRIA... 2 SISTEMA - INTRODUÇÃO... 3 I LEITURA DO CAUDAL... 3 II AUTÓMATO... 4 III TECNOLOGIA GSM... 5 IV BASE DE DADOS... 6 V SINÓPTICO... 7 Especificação

Leia mais

Nota de Aplicação. Exemplo de log de usuários utilizando IHM Magelis e o leitor biometrico XB5S5B2L2. Suporte Técnico Brasil. Versão: 1.

Nota de Aplicação. Exemplo de log de usuários utilizando IHM Magelis e o leitor biometrico XB5S5B2L2. Suporte Técnico Brasil. Versão: 1. Nota de Aplicação Exemplo de log de usuários utilizando IHM Magelis e o leitor biometrico XB5S5B2L2. Versão: 1.0 Suporte Técnico Brasil Especificações técnicas Hardware: Firmware: HMIGTO4310 XB5S5B2L2

Leia mais

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO DO PROTEUS

TUTORIAL DE UTILIZAÇÃO DO PROTEUS 1 Para iniciar a edição de um esquema elétrico para posterior simulação, busque no menu Iniciar do Windows, a opção Todos os Programas. Localize a pasta onde foi instalado o Proteus e selecione o programa

Leia mais

Laboratório Remoto Integrado a um Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Estudo de Efeitos Não-Lineares em Fibras Ópticas

Laboratório Remoto Integrado a um Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Estudo de Efeitos Não-Lineares em Fibras Ópticas Laboratório Remoto Integrado a um Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Estudo de Efeitos Não-Lineares em Fibras Ópticas Remote Laboratory Integrated to a Virtual Learning Environment for the Study of

Leia mais

MANUAL GDS TOUCH. Versão: 1.0 Direitos reservados.

MANUAL GDS TOUCH. Versão: 1.0 Direitos reservados. MANUAL GDS TOUCH Versão: 1.0 Direitos reservados. GDS TOUCH PAINEL TOUCH-SCREEN CONTROLE RESIDENCIAL INTERATIVO O GDS Touch é um painel wireless touch-screen de controle residencial, com design totalmente

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Gerenciamento. Controlador de Fator de Potência. Self Control

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Gerenciamento. Controlador de Fator de Potência. Self Control MANUAL DO USUÁRIO Software de Gerenciamento Controlador de Fator de Potência Self Control ÍNDICE 1.0 INTRODUÇÃO 4 1.1 Aplicações 4 2.0 CARACTERÍSTICAS 4 2.1 Compatibilidade 4 3.0 INSTALAÇÃO 4 4.0 INICIALIZAÇÃO

Leia mais

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas

IW10. Rev.: 02. Especificações Técnicas IW10 Rev.: 02 Especificações Técnicas Sumário 1. INTRODUÇÃO... 1 2. COMPOSIÇÃO DO IW10... 2 2.1 Placa Principal... 2 2.2 Módulos de Sensores... 5 3. APLICAÇÕES... 6 3.1 Monitoramento Local... 7 3.2 Monitoramento

Leia mais

(www.leiloesjudiciais.com.br). Existem duas modalidades de leilão: presencial e on-line e somente on-line.

(www.leiloesjudiciais.com.br). Existem duas modalidades de leilão: presencial e on-line e somente on-line. 5.4.1 PROCEDIMENTOS LEILÃO ON LINE 5.4.1.1 Como funciona o leilão online. O leilão é sempre realizado por um leiloeiro registrado nos órgãos próprios. O leilão é divulgado em vários tipos de mídia e devidamente

Leia mais

Manual do usuário. Mobile Auto Download

Manual do usuário. Mobile Auto Download Manual do usuário Mobile Auto Download Mobile Auto Download Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual serve como referência para a sua instalação e

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. AssetView FDT. AssetView FDT

MANUAL DO USUÁRIO. AssetView FDT. AssetView FDT MANUAL DO USUÁRIO AssetView FDT AssetView FDT A S T V W F D T M P www.smar.com.br Especificações e informações estão sujeitas a modificações sem prévia consulta. Informações atualizadas dos endereços estão

Leia mais

Após instalar o dispositivo, localize o número de série no rótulo do produto e use-o para registrá-lo em http://www.netgear.com/register.

Após instalar o dispositivo, localize o número de série no rótulo do produto e use-o para registrá-lo em http://www.netgear.com/register. Introdução Suporte Agradecemos por escolher os produtos NETGEAR. Após instalar o dispositivo, localize o número de série no rótulo do produto e use-o para registrá-lo em http://www.netgear.com/register.

Leia mais

Manual de início rápido

Manual de início rápido Manual de início rápido VDV Commander TM VDV501-097 PORTUGUÊS Testa cabos Mede comprimento de cabos com TDR Detecta falhas Detecta e mede PoE Localiza e identifica cabos Testa rede ativa Salva e imprime

Leia mais

Segurança e Escalabilidade em WebLab no Domínio de Redes de Computadores

Segurança e Escalabilidade em WebLab no Domínio de Redes de Computadores Segurança e Escalabilidade em WebLab no Domínio de Redes de Computadores Autor: Daniel Vieira de Souza 1, Orientador: Luís Fernando Faina 1 1 Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação Universidade

Leia mais

WDM e suas Tecnologias

WDM e suas Tecnologias Universidade Federal do Rio de Janeiro Escola Politécnica Departamento de Eletrônica e Computação EEL 878 Redes de Computadores I Turma EL1-2004/1 Professor: Otto Carlos Muniz Bandeira Duarte Aluna: Mariangela

Leia mais

Um Driver NDIS Para Interceptação de Datagramas IP

Um Driver NDIS Para Interceptação de Datagramas IP Um Driver NDIS Para Interceptação de Datagramas IP Paulo Fernando da Silva psilva@senior.com.br Sérgio Stringari stringari@furb.br Resumo. Este artigo apresenta o desenvolvimento de um driver NDIS 1 para

Leia mais

II Torneio de Programação em LabVIEW

II Torneio de Programação em LabVIEW Desenvolvimento da Aplicação II Torneio de Programação em LabVIEW Seção I: Requisitos Gerais A aplicação submetida deverá atender, pelo menos, às exigências de funcionamento descritas na Seção II deste

Leia mais

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Compra Direta - Guia do Fornecedor PORTAL DE COMPRAS SÃO JOSÉ DO RIO PRETO Página As informações contidas neste documento, incluindo quaisquer URLs e outras possíveis referências a web sites, estão sujeitas

Leia mais

Figura 1 Taxas de transmissão entre as redes

Figura 1 Taxas de transmissão entre as redes Conceitos de Redes Locais A função básica de uma rede local (LAN) é permitir a distribuição da informação e a automatização das funções de negócio de uma organização. As principais aplicações que requerem

Leia mais

MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO - ALUNO

MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO - ALUNO MANUAL DO PORTAL ACADÊMICO - ALUNO Passo a passo do Portal Acadêmico www.ucb.br - atende@ucb.br SUMÁRIO Objetivo Manual do Portal Acadêmico... 03 Navegadores... 03 Endereço Eletrônico (site)... 03 Bloqueador

Leia mais

Comm5 Tecnologia Manual de utilização da família MI. Manual de Utilização. Família MI

Comm5 Tecnologia Manual de utilização da família MI. Manual de Utilização. Família MI Manual de Utilização Família MI ÍNDICE 1.0 COMO LIGAR O MÓDULO... pág 03 e 04 2.0 OBJETIVO... pág 05 3.0 COMO CONFIGURAR O MÓDULO MI... pág 06, 07, 08 e 09 4.0 COMO TESTAR A REDE... pág 10 5.0 COMO CONFIGURAR

Leia mais

Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário

Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário Versão 1.2 3725-69877-001 Rev.A Novembro de 2013 Neste guia, você aprenderá a compartilhar e visualizar conteúdos durante uma conferência

Leia mais

Passo 3: No diagrama de blocos com o menu de funções aberto (Figura anterior), abra a função express Signal Analysis e escolha Simulate signal.

Passo 3: No diagrama de blocos com o menu de funções aberto (Figura anterior), abra a função express Signal Analysis e escolha Simulate signal. TUTORIAL INTRODUÇÃO AO LABVIEW 8.2 Passo 1: Inicie o Labview. Você verá esta tela: Passo 2: Selecione blank VI (VI é a sigla de VIRTUAL INSTRUMENT). Fazendo isso você terá acesso a área de trabalho, a

Leia mais

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia

Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia 1 Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Engenharia Departamento de Engenharia Eletrônica Laboratório de Informática Industrial 3ª AULA - Programação Convencional de CLP - Parte I Objetivos: Analisar

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos... 2 Antes da instalação Motorola Phone Tools... 3 Instalar Motorola Phone Tools... 4 Instalação e configuração do dispositivo móvel... 5

Leia mais

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft.

O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Introdução ao Microsoft Windows 7 O Windows 7 é um sistema operacional desenvolvido pela Microsoft. Visualmente o Windows 7 possui uma interface muito intuitiva, facilitando a experiência individual do

Leia mais

Monitor de Rede Elétrica Som Maior Pro. Manual do Usuário Versão 3.9f

Monitor de Rede Elétrica Som Maior Pro. Manual do Usuário Versão 3.9f Monitor de Rede Elétrica Som Maior Pro Manual do Usuário Versão 3.9f 2 ÍNDICE PÁG. 1 APRESENTAÇÃO...03 2 DESCRIÇÃO DO EQUIPAMENTO...04 2.1 ROTINA INICIAL DE AVALIAÇÃO DA REDE ELÉTRICA...04 2.2 TROCA DE

Leia mais

TRBOnet MDC Console. Manual de Operação

TRBOnet MDC Console. Manual de Operação TRBOnet MDC Console Manual de Operação Versão 1.8 ÍNDICE NEOCOM Ltd 1. VISÃO GERAL DA CONSOLE...3 2. TELA DE RÁDIO...4 2.1 COMANDOS AVANÇADOS...5 2.2 BARRA DE FERRAMENTAS...5 3. TELA DE LOCALIZAÇÃO GPS...6

Leia mais

SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO ÓPTICA : INICIAR A PROPOSTA DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM DISCIPLINA OPTATIVA, DURANTE PERÍODO DE AQUISIÇÃO DE CRÉDITOS.

SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO ÓPTICA : INICIAR A PROPOSTA DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM DISCIPLINA OPTATIVA, DURANTE PERÍODO DE AQUISIÇÃO DE CRÉDITOS. SISTEMAS DE COMUNICAÇÃO ÓPTICA : INICIAR A PROPOSTA DA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM DISCIPLINA OPTATIVA, DURANTE PERÍODO DE AQUISIÇÃO DE CRÉDITOS. Sandra Maria Dotto Stump sstump@mackenzie.com.br Maria Aparecida

Leia mais

FÁBIO PASCHOAL JÚNIOR DESENVOLVIMENTO DE UM WEBLAB PARA EXPERIMENTOS REMOTOS EM FOTÔNICA INTEGRADO A UM AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM

FÁBIO PASCHOAL JÚNIOR DESENVOLVIMENTO DE UM WEBLAB PARA EXPERIMENTOS REMOTOS EM FOTÔNICA INTEGRADO A UM AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE FÁBIO PASCHOAL JÚNIOR DESENVOLVIMENTO DE UM WEBLAB PARA EXPERIMENTOS REMOTOS EM FOTÔNICA INTEGRADO A UM AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM São Paulo 2006 FÁBIO

Leia mais

Controle de congestionamento em TCP

Controle de congestionamento em TCP Controle de congestionamento em TCP Uma das funções principais do TCP é gerenciar o fluxo de mensagens entre origem e destino, adaptando a taxa de transmissão da origem à taxa de recepção no destino de

Leia mais

Aula 03 PowerPoint 2007

Aula 03 PowerPoint 2007 Aula 03 PowerPoint 2007 Professor: Bruno Gomes Disciplina: Informática Básica Curso: Gestão de Turismo Sumário da aula: 1. Abrindo o PowerPoint; 2. Conhecendo a Tela do PowerPoint; 3. Criando uma Nova

Leia mais

Manual de Instalação

Manual de Instalação Manual de Instalação Produto: n-control MSI Versão: 4.6 Versão do Doc.: 1.0 Autor: Aline Della Justina Data: 17/06/2011 Público-alvo: Clientes e Parceiros NDDigital Alterado por: Release Note: Detalhamento

Leia mais

1. Selecionar Start»Programs»National Instruments»LabVIEW 2011»LabVIEW para abrir o LabVIEW. A janela de diálogo do LabVIEW aparece.

1. Selecionar Start»Programs»National Instruments»LabVIEW 2011»LabVIEW para abrir o LabVIEW. A janela de diálogo do LabVIEW aparece. Engenharia Eletrotécnica e de Computadores 2011/2012 UC: Instrumentação e Medidas EXERCÍCIOS LABVIEW Exercício 1 - Abrir e executar um VI (Virtual Instrument) Examine o VI Signal Generation and Processing

Leia mais

2. O AMBIENTE DE PROGRAMAÇÃO EM C

2. O AMBIENTE DE PROGRAMAÇÃO EM C 2. O AMBIENTE DE PROGRAMAÇÃO EM C Este capítulo trata de colocar a linguagem C para funcionar em um ambiente de programação, concentrando-se no compilador GNU Compiler Collection (gcc). Mas qualquer outro

Leia mais

PowerPoint. Prof. Claudio A. B. Tiellet. Parte II

PowerPoint. Prof. Claudio A. B. Tiellet. Parte II PowerPoint Prof. Claudio A. B. Tiellet Parte II CAPÍTULO 4 Formas e Efeitos Mover Autoforma Clique sobre qualquer parte da linha de contorno, mantenha o mouse pressionado e arraste até o ponto que desejar.

Leia mais

Leitor MaxProx-Lista-PC

Leitor MaxProx-Lista-PC Leitor MaxProx-Lista-PC O leitor de cartões de proximidade MaxProx-Lista-PC é destinado aos Integradores de Controle de Acesso. Ele foi especialmente projetado para controle de acesso, para ser usado Stand

Leia mais

Manual de usuário. do sistema multicálculo CotakWeb

Manual de usuário. do sistema multicálculo CotakWeb Manual de usuário do sistema multicálculo CotakWeb Belo Horizonte 01 de setembro de 2010 1 Sumário 1. CANAIS DE ATENDIMENTO... 3 2. DOWNLOAD DO APLICATIVO... 3 3. LOGIN... 3 4. CONFIGURAÇÃO... 4 4.1. PARÂMETROS

Leia mais

FAÇA FÁCIL: DRIVER IGS PARA COMUNICAÇÃO DE PROTOCOLOS PROPRIETÁRIOS INTRODUÇÃO

FAÇA FÁCIL: DRIVER IGS PARA COMUNICAÇÃO DE PROTOCOLOS PROPRIETÁRIOS INTRODUÇÃO FAÇA FÁCIL: DRIVER IGS PARA COMUNICAÇÃO DE PROTOCOLOS PROPRIETÁRIOS INTRODUÇÃO O Driver IGS possui um módulo de configuração que possibilita a comunicação com protocolos proprietários. Trata-se do Driver

Leia mais

Profibus View - Software de Parametrização de Equipamentos Profibus PA

Profibus View - Software de Parametrização de Equipamentos Profibus PA MANUAL DO USUÁRIO Profibus View - Software de Parametrização de Equipamentos Profibus PA Profibus View P R V I E W P A M P www.smar.com.br Especificações e informações estão sujeitas a modificações sem

Leia mais

Sumário GERAL... 3 INSTALAÇÃO... 3 UTILIZANDO O MINI DVR USB ST-400...10. Opções de Segurança... 12. Gravando as Imagens...13 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Sumário GERAL... 3 INSTALAÇÃO... 3 UTILIZANDO O MINI DVR USB ST-400...10. Opções de Segurança... 12. Gravando as Imagens...13 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS Nos campos channel description, podemos nomear os canais. O nome será exibido junto ao vídeo. No campo Channel control, selecionando o modo automatic, podemos definir os canais ativos, o tempo de exibição

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

1.3 Conectando a rede de alimentação das válvulas solenóides

1.3 Conectando a rede de alimentação das válvulas solenóides 1.3 Conectando a rede de alimentação das válvulas solenóides CONTROLE DE FLUSHING AUTOMÁTICO LCF 12 Modo Periódico e Horário www.lubing.com.br (19) 3583-6929 DESCALVADO SP 1. Instalação O equipamento deve

Leia mais

MANUAL. Perfil de Professor

MANUAL. Perfil de Professor MANUAL Perfil de Professor Índice 1. Acesso 1.1. Acessando o Canal do Norte... 03 2. Disciplinas 2.1. Acessando Disciplinas... 07 3. Recursos 3.1. Adicionando Recursos... 10 3.2. Página de texto simples...

Leia mais

DECODIFICADOR DE DISPLAY DE 7 SEGMENTOS COM LATCH

DECODIFICADOR DE DISPLAY DE 7 SEGMENTOS COM LATCH UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DECODIFICADOR DE DISPLAY DE 7 SEGMENTOS COM LATCH Projeto para a matéria TE130 Projeto de Circuitos Integrados Digitais, ministrada pelo

Leia mais

Informações sobre a tecnologia ADSL. Seleção de protocolo e de driver. Índice. visão geral. instalação do modem ECI USB ADSL

Informações sobre a tecnologia ADSL. Seleção de protocolo e de driver. Índice. visão geral. instalação do modem ECI USB ADSL um cap tulo capítulo visão geral 3 5 6 14 Índice visão geral informações sobre a tecnologia ADSL seleção de protocolo e de driver recursos instalação do modem ECI USB ADSL instalação do drive ADSL USB

Leia mais

Comunicação de dados entre um Amplificador Lock-in e um Monocromador Cornerstone utilizando o DataSocket do LabVIEW

Comunicação de dados entre um Amplificador Lock-in e um Monocromador Cornerstone utilizando o DataSocket do LabVIEW Comunicação de dados entre um Amplificador Lock-in e um Monocromador Cornerstone utilizando o DataSocket do LabVIEW Julyanne Silva Cunha 1 ; Francisco Aurilo Azevedo Pinho 2 1 Aluna do Curso de Física;

Leia mais

O que é a UML? Introdução a UML. Objetivos da Modelagem. Modelos. A UML não é. Princípios da Modelagem. O que é um modelo?

O que é a UML? Introdução a UML. Objetivos da Modelagem. Modelos. A UML não é. Princípios da Modelagem. O que é um modelo? O que é a UML? Introdução a UML Linguagem Gráfica de Modelagem para: Visualizar Especificar Construir Documentar Comunicar Artefatos de sistemas complexos Linguagem: vocabulário + regras de combinação

Leia mais

FÁBIO PASCHOAL JÚNIOR DESENVOLVIMENTO DE UM WEBLAB PARA EXPERIMENTOS REMOTOS EM FOTÔNICA INTEGRADO A UM AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM

FÁBIO PASCHOAL JÚNIOR DESENVOLVIMENTO DE UM WEBLAB PARA EXPERIMENTOS REMOTOS EM FOTÔNICA INTEGRADO A UM AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE FÁBIO PASCHOAL JÚNIOR DESENVOLVIMENTO DE UM WEBLAB PARA EXPERIMENTOS REMOTOS EM FOTÔNICA INTEGRADO A UM AMBIENTE VIRTUAL DE ENSINO-APRENDIZAGEM São Paulo 2006 FÁBIO

Leia mais

Instalação de Moodle 1

Instalação de Moodle 1 Instalação de Moodle (local em Windows XP) 1. Introdução...2 2. Instalação de XAMPP...3 3. Instalação de Moodle...9 3.1. Download de Moodle...9 3.2. Criar uma Base de Dados...10 3.3. Instalação de Moodle...11

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

Manual de Utilização ZENDESK. Instruções Básicas

Manual de Utilização ZENDESK. Instruções Básicas Manual de Utilização ZENDESK Instruções Básicas Novembro/2013 SUMÁRIO 1 Acesso à ferramenta... 3 2 A Ferramenta... 4 3 Tickets... 8 3.1 Novo Ticket... 8 3.2 Acompanhamentos de Tickets já existentes...

Leia mais

b 1 Copyright 2008-2012 In9 Mídia Soluções Digitais Inc. All rights reserved.

b 1 Copyright 2008-2012 In9 Mídia Soluções Digitais Inc. All rights reserved. b 1 Conteúdo Capítulo 1... 3 Instalando o Neonews... 3 Neonews no Linux... 6 Capítulo 2... 7 Configurando o NeoNews... 7 Capítulo 3... 13 Teclas de Atalho do NeoNews Player... 13 2 Capítulo 1 Instalando

Leia mais

KVM CPU Switch 4 Portas Manual do Usuário

KVM CPU Switch 4 Portas Manual do Usuário P R E F Á C I O Este é um produto da marca GTS Network, que está sempre comprometida com o desenvolvimento de soluções inovadoras e de alta qualidade. Este manual descreve, objetivamente, como instalar

Leia mais

Manual de Instalação. GPRS Universal

Manual de Instalação. GPRS Universal Manual de Instalação GPRS Universal INTRODUÇÃO O módulo GPRS Universal Pináculo é um conversor de comunicação que se conecta a qualquer painel de alarme monitorado que utilize o protocolo de comunicação

Leia mais

1 Sumário... 2. 2 O Easy Chat... 3. 3 Conceitos... 3. 3.1 Perfil... 3. 3.2 Categoria... 3. 4 Instalação... 5. 5 O Aplicativo... 7 5.1 HTML...

1 Sumário... 2. 2 O Easy Chat... 3. 3 Conceitos... 3. 3.1 Perfil... 3. 3.2 Categoria... 3. 4 Instalação... 5. 5 O Aplicativo... 7 5.1 HTML... 1 Sumário 1 Sumário... 2 2 O Easy Chat... 3 3 Conceitos... 3 3.1 Perfil... 3 3.2 Categoria... 3 3.3 Ícone Específico... 4 3.4 Janela Específica... 4 3.5 Ícone Geral... 4 3.6 Janela Geral... 4 4 Instalação...

Leia mais

O desafio: Criar um sistema para alimentar um módulo de GPS, adquirir e processar dados, além de exibir a latitude e longitude no Google Earth.

O desafio: Criar um sistema para alimentar um módulo de GPS, adquirir e processar dados, além de exibir a latitude e longitude no Google Earth. Usando LabVIEW para adquirir dados de GPS "Usando o LabVIEW, nós desenvolvemos com sucesso um sistema de aquisição de dados de GPS, com o objetivo de utilizá-lo como plataforma de aprendizagem para entender

Leia mais

AUTOMAÇÃO DA SUBESTAÇÃO DA USINA TERMELÉTRICA DE LINHARES (ES) COM O ELIPSE POWER

AUTOMAÇÃO DA SUBESTAÇÃO DA USINA TERMELÉTRICA DE LINHARES (ES) COM O ELIPSE POWER AUTOMAÇÃO DA SUBESTAÇÃO DA USINA TERMELÉTRICA DE LINHARES (ES) COM O ELIPSE POWER Este case apresenta a aplicação da solução Elipse Power para controlar a subestação da Usina Termelétrica de Linhares,

Leia mais

Placa Acessório Modem Impacta

Placa Acessório Modem Impacta manual do usuário Placa Acessório Modem Impacta Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. A Placa Modem é um acessório que poderá ser utilizado em todas as centrais

Leia mais

Manual Equipamento ST10 Flasher Rev. 1

Manual Equipamento ST10 Flasher Rev. 1 Maio de 2014 2 Sumário Introdução:... 3 Acessórios utilizados:... 4 Instalação:... 5 Abrindo e Conhecendo o Software:... 10 SET PORT... 11 RELOAD MONITOR... 13 BlankCheck... 14 ERASE FLASH... 14 DUMP...

Leia mais

DESCRIÇÃO DO FUNCIONAMENTO Basicamente o ANTRON II-s recebe sinais provenientes da atuação de contatos elétricos externos, associados a equipamentos

DESCRIÇÃO DO FUNCIONAMENTO Basicamente o ANTRON II-s recebe sinais provenientes da atuação de contatos elétricos externos, associados a equipamentos DESCRIÇÃO DO FUNCIONAMENTO Basicamente o ANTRON II-s recebe sinais provenientes da atuação de contatos elétricos externos, associados a equipamentos ou sistemas que se queiram supervisionar, via contatos

Leia mais

Transceptor WDM-PON com Apagamento e Reuso de Portadora

Transceptor WDM-PON com Apagamento e Reuso de Portadora 1 IA364 MÉTODOS DE PESQUISA EM ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO Transceptor WDM-PON com Apagamento e Reuso de Portadora Aluno: Fernando R. Pereira - RA 026946 Prof.: Ivan Ricarte Junho - 2014 2 Agenda Introdução

Leia mais

Emulando Equipamentos Obsoletos com Instrumentos Definidos por Software

Emulando Equipamentos Obsoletos com Instrumentos Definidos por Software Emulando Equipamentos Obsoletos com Instrumentos Definidos por Software Marcela Trindade Engenheira de Vendas Pesquisa rápida Alguém tem que manter sistemas de teste em funcionamento por mais de 10 anos?

Leia mais

www.lojatotalseg.com.br

www.lojatotalseg.com.br Manual do Aplicativo de Configurações J INTRODUÇÃO Este manual visa explicar a utilização do software embarcado do equipamento Prisma. De fácil utilização e com suporte a navegadores de internet de todos

Leia mais

1) MANUAL DO INTEGRADOR Este documento, destinado aos instaladores do sistema, com informações de configuração.

1) MANUAL DO INTEGRADOR Este documento, destinado aos instaladores do sistema, com informações de configuração. O software de tarifação é uma solução destinada a rateio de custos de insumos em sistemas prediais, tais como shopping centers. O manual do sistema é dividido em dois volumes: 1) MANUAL DO INTEGRADOR Este

Leia mais

IRISPen Air 7. Guia Rápido. (Android)

IRISPen Air 7. Guia Rápido. (Android) IRISPen Air 7 Guia Rápido (Android) Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRISPen Air TM 7. Leia este guia antes de utilizar o scanner e o respectivo software. Todas as informações

Leia mais

Desenvolvendo uma Arquitetura de Componentes Orientada a Serviço SCA

Desenvolvendo uma Arquitetura de Componentes Orientada a Serviço SCA Desenvolvendo uma Arquitetura de Componentes Orientada a Serviço SCA RESUMO Ricardo Della Libera Marzochi A introdução ao Service Component Architecture (SCA) diz respeito ao estudo dos principais fundamentos

Leia mais

Manual do instalador Box Output AC Rev. 0.01.000. Figura 01 Apresentação do Box Output AC.

Manual do instalador Box Output AC Rev. 0.01.000. Figura 01 Apresentação do Box Output AC. Pág. 1/10 Apresentação Equipamento para acionamento de cargas em corrente alternada 110/220V. Comunicação com outros dispositivos por rede CAN. 6 entradas digitais para acionamento local ou remoto. 6 entradas/saídas

Leia mais

Comunicação via interface SNMP

Comunicação via interface SNMP Comunicação via interface SNMP 1 - FUNCIONAMENTO: Os No-breaks PROTEC possuem 3 interfaces de comunicação: Interface RS232, interface USB e interface SNMP. Todas elas permitem o controle e o monitoramento

Leia mais

Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul. Manual: Sistema de Controle Patrimonial Inventário

Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul. Manual: Sistema de Controle Patrimonial Inventário Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul Manual: Sistema de Controle Patrimonial Inventário Sumário 1. Introdução... 3 2. Acessar o Controle Patrimonial Web... 4 2.1. Login... 4 3. Inventário...

Leia mais

Claudivan C. Lopes claudivan@ifpb.edu.br

Claudivan C. Lopes claudivan@ifpb.edu.br Claudivan C. Lopes claudivan@ifpb.edu.br Arquitetura Token Ring Arquitetura FDDI IFPB/Patos - Prof. Claudivan 2 Usada em redes que possuem computadores de grande porte da IBM Opera nas camadas 1 e 2 do

Leia mais

O cursor se torna vermelho e uma Paleta de Edição contendo as instruções mais utilizadas é apresentada.

O cursor se torna vermelho e uma Paleta de Edição contendo as instruções mais utilizadas é apresentada. Editor de Ladder para VS7 Versão Teste O editor de ladder é um software de programação que permite que o VS7 e o µsmart sejam programados em linguagem de contatos. Esse editor está contido na pasta Público

Leia mais

NETALARM GATEWAY Manual Usuário

NETALARM GATEWAY Manual Usuário NETALARM GATEWAY Manual Usuário 1 Índice 1. Introdução... 3 2. Requisitos de Instalação... 3 3. Instalação... 3 4. Iniciando o programa... 5 4.1. Aba Serial... 5 4.2. Aba TCP... 6 4.3. Aba Protocolo...

Leia mais

Instrução de acesso ao DVR da Yoko Modelo RYK925x Via Software.

Instrução de acesso ao DVR da Yoko Modelo RYK925x Via Software. Instrução de acesso ao DVR da Yoko Modelo RYK925x Via Software. 1 - Instalar o Software que está no CD (Yoko H264\setup.exe) ou Fazer o Download do software do através do site abaixo: http://cameras.khronos.ind.br:1061/clientes/aplicativos/yokoprata/

Leia mais

MAGICSTOMP ACOUSTIC. Quick Guide

MAGICSTOMP ACOUSTIC. Quick Guide MAGICSTOMP ACOUSTIC Quick Guide MAGICSTOMP ACOUSTIC... 3 CARACTERÍSTICAS GERAIS... 3 RECUPERANDO OS AJUSTES DE FÁBRICA... 3 AFINADOR MODO TUNER... 3 SELECIONANDO PATCHES... 4 MODO UP/DOWN... 4 MODO PERFORMANCE...

Leia mais

Keysight Technologies Testes de Máscara/Limite de Forma de Onda para Osciloscópios IniniiVision. Folha de Dados

Keysight Technologies Testes de Máscara/Limite de Forma de Onda para Osciloscópios IniniiVision. Folha de Dados Keysight Technologies Testes de Máscara/Limite de Forma de Onda para Osciloscópios IniniiVision Folha de Dados Apresentação Se você precisa validar a qualidade e a estabilidade dos seus componentes e sistemas

Leia mais

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Imagem via Celular (isic) baseado no sistema operacional Symbian

MANUAL DO USUÁRIO. Software de Imagem via Celular (isic) baseado no sistema operacional Symbian MANUAL DO USUÁRIO Software de Imagem via Celular (isic) baseado no sistema operacional Symbian Software de Imagem via Celular (isic) baseado no sistema operacional Symbian Esse software possui tecnologia

Leia mais

Manual Xerox capture EMBRATEL

Manual Xerox capture EMBRATEL Manual Xerox capture EMBRATEL Versão 2 Junho/2011 Tópicos 1) Instalação do Xerox Capture 2) Utilização do Xerox Capture 2.1) Capturar pacotes de imagens pelo scanner 2.2) Importar pacote de imagens a partir

Leia mais

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização

Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Tema UFPel 2.0 WP Institucional Guia de Opções de Personalização Sumário 1. Configurações Iniciais...2 1.1. Configurando o Menu Personalizado...2 1.2. Configurando os Widgets...3 2. Localize o nome de

Leia mais

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF TUTORIAL DE DIGITALIZAÇÃO DIRIGIDO AO USO DO PROCESSO ELETRÔNICO Adaptado do tutorial elaborado pelo colega MAICON FALCÃO, operador de computador da subseção judiciária de Rio Grande. Introdução Este tutorial

Leia mais

Sistemas de Supervisão e IHM s Automação Semestre 01/2015

Sistemas de Supervisão e IHM s Automação Semestre 01/2015 Sistemas de Supervisão e IHM s Automação Semestre 01/2015 Engenharia de Controle e Automação Introdução Sistemas Supervisórios são sistemas digitais de monitoração e operação da planta que gerenciam as

Leia mais

Simulações Utilizando o OptiSystem. Belém - Mar 2006

Simulações Utilizando o OptiSystem. Belém - Mar 2006 Simulações Utilizando o OptiSystem Belém - Mar 2006 1 Conteúdo 1. Visão Geral 2. O Ambiente de Simulação 2.1 Conceito de SubSistema 3. Biblioteca de Componentes 4. Modelos Implementados 5. Variando Parâmetros

Leia mais

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive

Google Drive. Passos. Configurando o Google Drive Google Drive um sistema de armazenagem de arquivos ligado à sua conta Google e acessível via Internet, desta forma você pode acessar seus arquivos a partir de qualquer dispositivo que tenha acesso à Internet.

Leia mais

Curso de atualização Educação Integral e Integrada. Tutorial Moodle. Belo Horizonte, 2013.

Curso de atualização Educação Integral e Integrada. Tutorial Moodle. Belo Horizonte, 2013. Curso de atualização Educação Integral e Integrada Tutorial Moodle Belo Horizonte, 2013. 1. INTRODUÇÃO... 3 2. ACESSANDO O AMBIENTE... 4 3. CONHECENDO O AMBIENTE... 5 3.1. CAIXAS DE UTILIDADES... 5 4.

Leia mais

Manual UNICURITIBA VIRTUAL para Professores

Manual UNICURITIBA VIRTUAL para Professores Manual UNICURITIBA VIRTUAL para Professores 1 2 2015 Sumário 1 Texto introdutório... 3 2 Como Acessar o UNICURITIBA VIRTUAL... 3 3 Tela inicial após login... 3 3.1) Foto do perfil... 4 3.2) Campo de busca...

Leia mais

JVC CAM Control (para Windows) Guia do Usuário

JVC CAM Control (para Windows) Guia do Usuário JVC CAM Control (para Windows) Guia do Usuário Português Este é o manual de instruções para o software (para Windows) para Live Streaming Câmera GV-LS2/GV-LS1 feito pela Corporação JVC KENWOOD. O sistema

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA TREINAMENTO EM INFORMÁTICA MÓDULO V MACAPÁ-AP 2011 UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ PRÓ REITORIA DE ADMINISTRAÇÃO

Leia mais