Cadernos de Letras da UFF Dossiê: Difusão da língua portuguesa, n o 39, p ,

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Cadernos de Letras da UFF Dossiê: Difusão da língua portuguesa, n o 39, p. 79-94, 2009 79"

Transcrição

1 Cadernos de Letras da UFF Dossiê: Difusão da língua portuguesa, n o 39, p , PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA (PLE): POR UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO DO PORTUGUÊS NA FRANÇA Márcia Marques-Rambourg RESUMO Os problemas e sucessos pedagógicos no campo do ensino de uma língua estrangeira passam, obrigatoriamente, por questões políticas, ideológicas, sociais e, sobretudo, atitudinais. Como podemos vislumbrar o caso do ensino do Português como língua estrangeira, na França, quanto à pragmática desta língua e quanto às intenções e práticas pedagógicas futuras? PALAVRAS-CHAVE: Português Língua Estrangeira (PLE); ensino público; recepção literária. Introdução Neste artigo, problematizam-se alguns aspectos importantes do ensino do português como língua estrangeira na França. Primeiramente, contemplaremos a situação pedagógica do ensino do PLE (Português Língua Estrangeira) nos níveis fundamental, médio e superior, com base descritiva, em um estabelecimento de ensino médio em Paris, em três escolas de ensinos fundamental e médio em Tours; e, finalmente, na Universidade François Rabelais, na mesma cidade. Observaremos igualmente o aspecto sóciocultural decorrente de uma determinada demanda pedagógica bilíngue que está, paradoxalmente, em vias de desaparecimento no território francês. Finalmente, serão abordadas algumas questões não menos importantes, intimamente ligadas à recepção da literatura brasileira na França, passando pela problematização da disfusão da língua portuguesa e os meandros da informação.

2 80 Rambourg, Márcia Marques. Português língua estrangeira (PLE): Por uma reflexão sobre o ensino do português na França Os aspectos sócio-econômicos do mercado de trabalho, bem como as iniciativas políticas no campo da educação pública são, no ensino do Português na França, os principais matizes para uma possível compreensão da atual gestão linguística do PLE naquele país. Os problemas decorrentes de uma determinada mentalidade política (em sentido largo) são, assim, fatores precípuos para que se possa discutir, amplamente, sobre o futuro das instâncias linguísticas e culturais de língua portuguesa na França. O ensino do português nos níveis fundamental e médio na França. Entre outros casos, o da Touraine Num artigo intitulado Políticas linguísticas no Brasil, O caso do Português Brasileiro 1 o Professor Ataliba T. de Castilho introduz, entre outros temas, uma reflexão acerca da política pedagógica intervencionista 2 da língua portuguesa nas escolas de primeiro e segundo graus no Brasil. Observamos que tal política linguística do Português ensinado no Brasil logo, do Português como língua materna aplica-se às reflexões do ensino desta língua e aos problemas pedagógicos decorrentes dos mesmos. À problemática do ensino brasileiro, adicionamos, assim, a complexa gestão sociolinguística do ensino da língua portuguesa nas escolas de níveis fundamental e médio. Se pensarmos em uma política intervencionista do ensino do Português, na França, observaremos alguns aspectos fundamentais que repousam, essencialmente, na gestão pedagógica do ensino do PLE nas escolas e, sobretudo, na convenção política da difusão do Português no nível nacional. A incessante busca da difusão do ensino do Português na França é, hoje, um assunto crucial. Para pesquisadores portugueses, brasileiros e franceses em PLE, para alunos que fazem sua formação neste ramo e preocupam-se quanto ao seu futuro profissional, para professores que tentam o concurso público do CAPES ou da Agrégation 3 concursos que se tornavam cada vez mais escassos 1 CASTILHO, Ataliba de. Políticas linguísticas no Brasil: o caso do Português Brasileiro. Centre Nationale de la Recherche Scientifique (CNRS), v. 25, n p , No referido artigo, Castilho retoma o adjetivo «intervencionista» à luz da descriação e da avaliação de situações sociolinguísticas que são essenciais para determinar linhas de intervenção na política pedagógica. 3 Os concursos públicos CAPES (Certificat d Aptitude au Professorat de l Enseignement du Second degré) e Agrégation (nível de ensino que abrange somente as classes de ensinos médio e superior) correspondem, grosso modo, ao status de professores públicos concursados, no Brasil.

3 Cadernos de Letras da UFF Dossiê: Difusão da língua portuguesa, n o 39, p , e, agora, são inexistentes e, finalmente, para todos aqueles que deslocam seu centro de interesse cultural em direção ao Brasil, a Portugal e aos países da África lusófona. Trata-se aqui de (inúmeras) associações culturais musicais (na maioria das vezes) que apreciam a cultura daqueles países e precisam, indubitavelmente, da língua portuguesa como veículo comunicativo 4. Entretanto, maior do que tal preocupação em difundir o Português, está aquela de manter o ensino desse idioma nas salas de aula na França. A prática pedagógica da língua portuguesa, cada vez mais rara é, nesse país, delimitada por uma determinada política que revela caminhos opacos. Comecemos pelo concurso público do CAPES e da Agrégation em língua portuguesa. Há, ali, dois aspectos principais. Primeiramente, do ponto de vista prático, observamos que as disciplinas científicas, as ciências duras e as matérias de nível técnico-profissionalizante têm, efetivamente, maior envergadura nos ensinos fundamental ( college ) e médio ( licée ) na França, e ganham mais vagas nos concursos públicos de professores do CAPES e da Agrégation. Sem dúvida, tais matérias (ditas mais práticas) encaixam-se, perfeitamente, numa demanda imediata e pragmática da sociedade moderna sobre cujo mercado de trabalho repousa, inexoravelmente não somente na França, mas visivelmente em todas as instâncias sociais e geográficas de qualquer parte liberal do planeta, o peso do mundo moderno: o medo da instabilidade econômica e o consequente declínio dos que não acompanham a vertigionosa velocidade do capitalismo mundial. Não é novidade nenhuma observar a crescente massificação de saberes (i.é., a repetição dos mesmos) em todos os níveis epistemológicos da nossa sociedade [pós-] moderna que, conhecendo a irreversível passagem de um ambiente agrícola a um universo mecanizado, a partir da segunda metade do século XIX, descobriu, pouco a pouco, através de revoluções, crises e duas Guerras Mundiais, as filigranas dos interesses econômicos face daqueles ideológicos e filosóficos do mundo moderno. Enquanto a título de exemplo os Ministérios da Educação francês e italiano preveem, para o ano letivo de 2009/10, uma supressão de, respectivamente, e empregos da função pública, a sonhada harmonia entre os conhecimentos técnico-científicos e humanistas vem cedendo, há cento e quarenta anos, à rígida cisão entre 4 Mais adiante, abordaremos a relação da literatura brasileira na França e a questão da difusão do Português.

4 82 Rambourg, Márcia Marques. Português língua estrangeira (PLE): Por uma reflexão sobre o ensino do português na França o pragmático e o supérfluo a favor de uma imponente política de interesses mercadológicos aos quais não se pode mais fugir nos dias atuais. Assim, a falta de interesse pelo campo filosófico lato sensu e pela busca de uma formação humanista nos ensinos secundário e superior traduz não somente a ausência de conhecimento da legitimidade das disciplinas humanistas, mas o profundo hiato entre o esforço pedagógico dos educadores nas salas de aula e a importância que se lhe dá na verticalidade hierárquica dos Ministérios responsáveis pela educação dos indivíduos. Esse ponto de vista prático que vimos de abordar acima reflete, dentre outras coisas, a crescente preocupação dos educadores concursados (CAPES e Agrégation) de matérias humanistas em colégios e liceus franceses e revela a instabilidade de sua vida profissional. A situação desses professores altamente gabaritados que assistem a tal quadro do ensino das Humanidades encontra-se cada vez mais sensível. E como algumas línguas ditas raras, como o russo, o italiano, o árabe e o português não têm a mesma importância mercadológica como o Inglês ou o Espanhol, por exemplo, a posição dos estudos que resultam da reflexão daqueles idiomas instala-se, gradualmente, na fragilidade de sua subsistência e nos trôpegos passos da economia mundial. Em se tratando do segundo e último aspecto sobre a reflexão acerca dos concursos dos níveis fundamental e médio de professores de língua portuguesa na França, há, finalmente, um outro ponto nevrálgico: o paradoxo da demanda social. Para ficar claro aos leitores, o objetivo do ensino da língua portuguesa, na França, corresponde, grosso modo, à demanda social que decorre da imigração de cidadãos lusófonos, na sua grande maioria, portugueses, a partir essencialmente dos anos 60, entre 1965 e 1970, com cerca de pessoas, variando, entre 1982 e 1985, com pouco mais de 7800 pessoas, e desenvolvendo-se, gradual e historicamente, ao longo dos anos Essa perspectiva sócio-populacional ilustra que esse importante movimento demográfico migratório de cidadãos portugueses na França é um dos matizes da implantação do ensino de língua portuguesa neste país. Quase todo o campo pedagógico operacional do PLE na França resulta da necessidade da continuidade dos estudos dos cidadãos portugueses e de seus descendentes, e repousa, certamente, na relação dialética, 5 Cf. MATOS, Luís de. Les Portugais en France au XVIe siècle: études et documents. Coimbra: Universidade de Coimbra, 1952.

5 Cadernos de Letras da UFF Dossiê: Difusão da língua portuguesa, n o 39, p , diplomática e bilateral que mantêm os dois países. A expressão artística e intelectual brasileira, bem como as relações internacionais entre a França e o Brasil, nos anos de ditatura militar brasileira, ou a grande importância turística deste país corroboram, inegavelmente, o crescente interesse pelo aprendizado da língua portuguesa de norma brasileira na França, visivelmente em Paris. Em discurso proferido, em Francês, na Assembléia Nacional de Paris, em outubro de 2004, o então presidente de Portugal, Jorge Sampaio, ressaltou: a) a importância do ensino da língua portuguesa para os descendentes de imigrantes portugueses; b) a salvaguarda dos valores culturais que resultam da união dos dois países; e, finalmente, c) a importância da compreensão de que o ensino de língua portuguesa é, com efeito, representativo da base históricosocial que reflete as décadas de experiência do povo português na França. Presentes na sala, alunos de PLE do Liceu Montaigne de Paris, professores agrégés portugueses e brasileiros de quatro outros liceus parisienses e o Inspetor Geral do ensino de PLE: todos ouviram, atentamente, as palavras do ex-presidente de Portugal que acentuou, entre outros aspectos, alguns pontos da importância do diálogo entre os dois países. De uma óptica um pouco mais pragmática, quando abordamos o paradoxo da demanda social em relação aos concursos públicos franceses do ensino da língua portuguesa nos níveis fundamental e médio, falamos do fato de que se, por um lado, observamos o interesse de cidadãos francófonos em estudar as culturas lusófonas dos países da CPLP 6, e conhecer efetivamente os territórios que a compõem, ou ainda contamos com inúmeras comunidades lusófonas nos quatro cantos do Hexágono, por outro lado, somos testemunhas do atual declínio da política pedagógica do ensino de línguas raras que determina, irrevogavelmente, a curta vida do aprendizado do Português e de suas disciplinas correlatas na França. Concretamente, para falarmos de números, o concurso público para professores dos ensinos fundamental e médio de Português conheceu uma redução gradual de postos nos últimos dez anos, passando de quatro a cinco vagas em todo o território francês até à quantidade de 1 (uma), duas, no máximo de três vagas por ano ou a cada dois anos, alternando-se entre CAPES e Agrégation. Dessa forma, se o candidato estivesse preparado para o concurso mais 6 Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

6 84 Rambourg, Márcia Marques. Português língua estrangeira (PLE): Por uma reflexão sobre o ensino do português na França elaborado, que é a Agrégation, mas se este último não estivesse aberto, aquele teria de fazer o concurso de professor CAPES, e vice-versa, ora inscrevendose em uma IUFM 7 (unidade de ensino de preparação aos concursos), ora de forma autodidata. Sem falar das vagas deixadas por professores aposentados, que não foram ocupadas por novos professores concursados. A título indicativo, vejamos a situação quantitativa dos concursos públicos de 2004 a 2008 para as vagas de professor agrégé de português nos anos de 2004, 2005, 2007 e 2008, respectivamente. Falamos de uma a três vagas de português para todo o território francês, e, para falar da mesma situação em relação a outras línguas, há entre uma e três vagas para professor de hebreu, polonês, russo ou chinês. Observe-se que, em que pese a sobrevivência de congêneres linguísticos em vias de desaparecimento, para o ano de 2008, as vagas de professor de língua portuguesa não constam em tal edital. O hebreu, entretanto, conta com 1 (uma) vaga e o chinês, com três. 8 No Liceu Montaigne instituição de ensino cujos alunos pertencem, na sua maioria, a classes sociais favorecidas de Paris, o público efetivo dos estudantes de PLE (do ensino fundamental e médio à preparação do BAC 9 ) contava com três professoras agregées e uma assistente, nativa, a cada ano. Duas daquelas professoras, hoje aposentadas, não foram substituídas. O caso da região da Touraine, no centro da França, é exemplar. Para fins descritivos, concentrar-me-ei nas cidades de Tours e de Joué-lès-Tours. No ano letivo de 2005/6, havia, no College La Rabière, na cidade de Jouè-lès-Tours, um grupo heterogêneo de PLE, langue vivante 2 (alunos de sixième e de cinquième juntos, na mesma classe) 10 de, aproximadamente, 15 alunos, e de uma aluna individual. No mesmo ano, em dois outros estabelecimentos escolares, na cidade de Tours, o mesmo quadro: tanto no liceu 7 Institut Universitaire de Formation de Maîtres. 8 Cf agregation-externe.html. Acesso em: 03/11/08. 9 Baccalauréat. Corresponde, grosso modo, à prova de vestibular no Brasil, com diferenças de base quanto ao processo seletivo, já que os sistemas educativos dos dois países são diferentes. 10 Classes de sixième e de cinquième correspondem, no Brasil, àquelas de quinta e sexta séries, respectivamente. Cf. Em ilustração: EducationFr.svg. Acesso em: 04/11/2008.

7 Cadernos de Letras da UFF Dossiê: Difusão da língua portuguesa, n o 39, p , técnico-profissionalizante, Liceu Profissional Victor Laloux, como no liceu generalista, o Liceu Jean-Monnet, o ensino do Português contava com dois grupos heterogêneos de PLE langue vivante 2 ou 3 de, aproximadamente, dez a quinze alunos, cada um. Ora, se considerarmos a demanda históricosocial de cada um desses estabelecimentos de ensino o primeiro, de ensino fundamental, considerado como uma ZEP (Zone d Education Prioritaire) 11 e os dois últimos, de ensino médio com classes sociais distintas entre si,verificaremos, sistematicamente, um hiato entre as necessidades sociolinguísticas de cada uma dessas circunferências geográficas e as condições de ensino disponibilizadas para responder a tais situações. Quando se fala da demanda histórico-social dessa região do Centro da França, trata-se das muitas comunidades lusófonas que se instalaram nas cidades de Tours, La Riche, Joué-lès-Tours, Blois, etc. e que, de maneira inversamente proporcional à grande quantidade de falantes de língua portuguesa nessas cidades, não dispõem de recursos pedagógicos suficientes para suprir as necessidades didáticas do ensino do Português a tais falantes, nem nos níveis fundamental e médio, tampouco, no ensino superior. A desproporção entre a quantidade de cidadãos franco-portugueses estabelecidos nessa região e a importância do ensino da língua portuguesa e sua difusão resulta, primária e tautologicamente, dos dois aspectos (econômico e político) citados nos parágrafos anteriores. Se falamos da difusão do ensino do Português ou do cuidado em não suprimir mais postos dos ensinos públicos fundamental e médio, falamos, igualmente, do prestígio econômico e social que o aprendizado dessa língua pode engendrar. Seja numa óptica interna, como acabamos de constatar, seja no que concerne ao valor da língua portuguesa para a economia mundial. Assim, para o nativo francês, aprender o Português significa, geralmente, descobrir uma cultura normalmente exótica, ou ainda, aprender uma língua que se aproxime de determinadas mentalidades culturais. Há, portanto, na sua escolha pelo aprendizado do Português de norma brasileira, na França, a preferência pela aproximação de determinadas motivações culturais, dentre as quais, o gosto por expressões artístico-musicais do Brasil, a curiosidade turística por muitas das cidades deste país, ou ainda, a opção por uma língua viva 11 Os estabelecimentos de ensino que se encaixam nas ZEP são considerados como socialmente sensíveis.

8 86 Rambourg, Márcia Marques. Português língua estrangeira (PLE): Por uma reflexão sobre o ensino do português na França 3 no seu percurso escolar, por vizinhança linguística com o espanhol (idioma já escolhido como língua viva 2 ) falado pela população sul-americana. Esta última situação resulta, igualmente, do fato de que o MERCOSUL tem exercido um papel fundamental na integração econômica dos países da América do Sul. Por outro lado, nas antípodas daquela curiosidade exotérica, por parte dos franceses, por países como o Brasil, estão os falantes do Português como [segunda] língua materna, ou seja, os descendentes de imigrantes portugueses ou brasileiros nascidos, na sua maioria, na França, que aprendem e apreendem a totalidade da oralidade (expressões, pronúncia, afetividade) da língua portuguesa, sem, entretanto, ter contato com sua alfabetização. Ë, expressamente, o caso do bilinguismo oral da maioria dos descendentes de cidadãos portugueses e brasileiros na França. Tal fenômeno cognitivo reflete as barreiras erigidas na relação da aquisição linguística escrita e oral da língua materna. Ora, se considerarmos que os descendentes lusófonos têm contato, majoritariamente, com o português falado (ou porque partem de férias, frequentemente, aos países de língua portuguesa, ou porque seus interlocutores familiares falam em português) e que este português falado repousa, essencialmente, nas experiências sóciolinguísticas que tais falantes experimentaram durante toda a sua existência, a proficiência desta língua limitar-se-á, categoricamente, ao uso oral de tais falantes. Como introduzir, então, uma política linguística intervencionista do ensino de PLE nas escolas francesas, quando as necessidades básicas do aprendizado desse idioma restringem-se, até então, à sua prática oral ou, numa óptica mais avançada, à simples alfabetização e/ou a revisões ortográficas dos indivíduos falantes do Português? Observamos que não há, por parte da maioria dos falantes de Português desse caso citado, uma maior curiosidade científica e/ou metalinguística do idioma Português. Há, evidentemente, educadores concursados dos ensinos fundamental, médio e superior que, eles mesmos portugueses ou descendentes de portugueses e aqui podemos incluir os pesquisadores brasileiros residentes na França trabalham no campo científico do ensino e da difusão da língua portuguesa e das disciplinas históricas e literárias correlatas. O que procuramos demonstrar nesse artigo não é a situação dos casos individuais (e não-exaustivos), mas o recorte crítico da situação majoritária do ensino do Português como língua estrangeira na França e os fatores sóciolinguísticos resultantes dessa camada cultural.

9 Cadernos de Letras da UFF Dossiê: Difusão da língua portuguesa, n o 39, p , Os alunos lusófonos de português nos colleges e licées da França (abordaremos o caso nas universidades mais adiante e veremos que um é consequência do outro) não estão predispostos, em princípio, à reflexão e ao aprendizado deste idioma como língua materna tal como aprendemos no Brasil, mas como língua de comunicação imediata, prática e afetiva. O aspecto normativo ou mesmo metalinguístico da apreensão do Português como língua materna não se encaixa nas expectativas dos estudantes bilíngues franco-portugueses ou franco-brasileiros na França. Na sua maioria, aprender o idioma de seus pais, avós e bisavós significa apreender uma determinada realidade históricoafetiva que tais falantes querem ou precisam salvaguardar. Assim, a escolha de uma langue vivante 2 no quadro de seus estudos fundamentais e/ou secundários repousa mais no seu interesse pragmático moldado nas necessidades reais de comunicação oriundas de suas exigências sociais e familiares do que na reflexão sobre o uso da língua, por exemplo. Para justificar tal restrição de interesse linguístico pelo ensino do Português na França, há inúmeros fatores sociais e econômicos inesgotáveis como dissemos, nos níveis nacional e mundial que são, efetivamente, importantes na escolha de uma língua estrangeira. Não nos cabe comparar, aqui, a política econômica mundial de países como a China, a Rússia ou Israel, àquela portuguesa ou brasileira, a fim de justificar as razões pelas quais aqueles idiomas sobrevivem em face do português, nos ensinos públicos fundamental e médio das salas de aula francesas. A questão do ensino de uma língua viva estrangeira na França (ou em qualquer outro país que aplique tal pedagogia) repousa em diversos problemas sociais cuja solução depende, quase exclusivamente, do apoio político e, sobretudo, das vantagens mercadológicas que uma determinada língua pode oferecer. Na Touraine, no centro-oeste da França, as soluções parecem cada vez mais distantes. O paradoxo da demanada social citado nos parágrafos anteriores, ou seja, o hiato entre o que se quer aprender e como se pode ensinar é grande. Entre as associações culturais musicais franco-brasileiras, os cidadãos lusófonos brasileiros e portugueses residentes, há décadas, naquela região e o vazio das salas de aula, aprender a língua portuguesa é, ainda, uma opção inócua de inserção no mercado de trabalho. O interesse pelo Português é grande, mas o público é fraco: os falantes lusófonos adotam essa língua somente como identificação sócio-cultural entre os jovens, e os estudos de civilização portuguesa ou

10 88 Rambourg, Márcia Marques. Português língua estrangeira (PLE): Por uma reflexão sobre o ensino do português na França literatura brasileira estão gradativamente desaparencendo dos bancos universitários. Reiterando, o interesse é grande: de todos os alunos presentes às aulas de Português, nas cadeiras dos colégios e liceus franceses da região da Touraine, a grande maioria interessava-se pelo ensino formal e mesmo reflexivo da língua portuguesa. Por onde anda a platônica pedagogia do ensino de língua estrangeira? Apesar das diferentes classes sociais ou da inverossímil heterogeneidade dos poucos grupos de PLE, o que tais alunos buscavam, a cada capítulo abordado, mais do que o reconhecimento cultural que lhes oferecia a língua dos seus pais e avós, era que nós, educadores, lhes oferecêssemos um único sentido àquilo que estudavam; somente um caminho possível na história daqueles que permanecem, inexoravelmente, na beleza de dois mundos. Por que fazer uma Licence em Português? Um breve caso das universidades Sem dúvida, os passos do capitalismo mundial determinam o futuro das carreiras universitárias. Em tempos de crise [em tempos normais, isto já ocorre], as ciências humanas desumanizam-se. Seguir uma carreira filosófica significa tempo perdido em reflexões vazias, e sua inserção no mercado de trabalho reduz-se a algumas poucas vagas aos futuros educadores dos ensinos médio e superior. Zygmunt Bauman, em O mal-estar da pós-modernidade 12, viu claramente o peso do capitalismo na cultura. Segundo o autor, o sistema cultural da sociedade pós-moderna corresponde a uma dinâmica de valores tão hierárquica que as instâncias culturais que subsistem no interior desse sistema formam entre si outros valores culturais e organizam-se em função de uma ordem geral que determinará a aplicação e a atualização de n outros valores sociais. As universidades francesas não fogem a esta regra; ao contrário. O organograma político da república, no que concerne às quotas universitárias, ainda responde às questões econômicas vigentes e à dinâmica do desequilíbrio dos saberes ou dos valores culturais hierárquicos. Não se concebe uma sociedade contemporânea como um espaço mensurado de conhecimentos diversos. Como já vimos no começo desse artigo, as supressões massivas e anuais de vagas do 12 BAUMAN, Zygmunt. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar p

11 Cadernos de Letras da UFF Dossiê: Difusão da língua portuguesa, n o 39, p , ensino público médio, na França, contribuem para a degradação do ensino de línguas estrangeiras ditas raras, como o russo, o chinês, o árabe, o polonês ou o português. Deste modo, se, no ensino médio, a expectativa do aprendizado do PLE já é severamente afetada, um possível público de futuros educadores de Português, nos bancos universitários, é quase inexistente. A questão da difusão da língua portuguesa no ensino superior francês está intimamente ligada não somente à importância do ensino dessa língua nos ensinos anteriores ao universitário, mas às expectativas financeiras que ela pode oferecer no mercado de trabalho. O número de vagas atribuídas aos docentes de Português e das disciplinas literárias de língua portuguesa, no ensino superior francês, corresponde: a) à importância desta língua para a sociedade, em termos estritos e em termos mercadológicos; b) à demanda prática e acadêmica relativa à inscrição dos alunos em licenciatura; e, finalmente, c) à legitimidade, a longo prazo, dos estudos de cultura e literaturas de língua portuguesa no campo das Humanidades. Todos esses fatores são intimamente relacionados entre si. O aluno (francófono ou lusófono) que se interessa pelos estudos ligados à cultura dos países de língua portuguesa vê seu campo profissional restrito. O turismo, ou, num nível mais exigente, a tradução ou o ensino público do PLE são, a princípio, suas únicas escolhas quanto ao mercado de trabalho. Observe-se que, para todas aquelas profissões, exige-se a licenciatura em Português. Por que, então, os alunos franceses, franco-portugueses ou franco-brasileiros fariam seus estudos superiores em PLE quando o Espanhol detém, além da aproximação linguística com o Português, maior prestígio econômico e mercadológico? 13 Há, assim, no caso do ensino do PLE nas universidades francesas, duas expectativas distintas: ou o aluno faz sua licenciatura ( BAC +3, i.é., uma formação acadêmica de três anos) e projeta-se, imediatamente, no mercado de trabalho; ou segue seus estudos de pós-graduação (Mestrado e/ou Doutorado) para especializar-se em uma determinada disciplina a fim de lecionar no ensino superior. Ora, este é o denominador comum em qualquer lugar do mundo para quem deseja concluir seus anos de pesquisa acadêmica. Entretanto, há que se considerar alguns aspectos importantes acerca da formação acadêmica de pós-graduação na França. 13 Não se trata aqui de discutir a enorme herança cultural dos países hispanofônicos, que é evidente, mas tentar problematizar a situação sensível dos estudos lusofônicos nos últimos anos.

12 90 Rambourg, Márcia Marques. Português língua estrangeira (PLE): Por uma reflexão sobre o ensino do português na França Em primeiro lugar, o número de alunos inscritos em licenciatura é, de maneira geral, inferior ao número de jovens pesquisadores inscritos em Mestrado e Doutorado. Isto deve-se ao fato de que estes últimos são, na sua maioria, pesquisadores estrangeiros que se estabelecem na França para seguirem uma formação acadêmica de pós-graduação em uma das universidades francesas: Mestrado, Doutorado pleno ou Doutorado sanduíche. Em segundo lugar, o fato de haver mais alunos inscritos em pós-graduação do que em graduação resulta, certamente, do grande interesse e da dinâmica de pesquisa científica bilateral entre o país de origem e o país que acolhe. Mas, esta proporção representa, sobretudo, um sensível déficit de interesses (e, consequentemente, de vagas) entre o nível da licenciatura e aquele das pesquisas acadêmicas. Finalmente, como resultado desse recorte quantitativo, o ensino de licenciatura em Português conhece, como no caso do ensino médio, uma gradual supressão de postos em determindas universidades, até à total supressão da opção PLE em outras, deixando lugar somente para os estudos de língua como opção de língua viva 2 ou como complemento de formação acadêmica hispanofônica. O diagnóstico das experiências acerca do ensino do PLE nas universidades francesas demonstra que, se por um lado, há, com efeito, uma grande predisposição em erigir alicerces mais sólidos para o futuro dos estudos relacionados às culturas dos países lusófonos por parte dos pesquisadores e educadores, por outro lado, a expectativa de trabalho nesse campo é escassa. A difusão da língua portuguesa, na França, sofre, assim, uma importante fase transitória. Português, língua rara. O caso da recepção literária brasileira na França Em se tratando da recepção e da difusão da literatura brasileira na França, há dois pontos principais que devemos abordar: o problema da difusão do Português e a posição da literatura brasileira no horizon d attente 14 do leitor francês. Primeiramente, o aspecto linguístico é essencial para compreendermos a amplitude da expressão artística brasileira nas artes plásticas e na Música, certa- 14 Termo desenvolvido por H. R. Jauss para definir a experiência estética da recepção literária. Cf. JAUSS, Hans Robert, Pour une esthétique de la réception. Prefácio de Jean Starobinski, Gallimard, 1972.

13 Cadernos de Letras da UFF Dossiê: Difusão da língua portuguesa, n o 39, p , mente, mas sobretudo na Literatura. Com efeito, a expressão musical brasileira é, na França, reconhecida como um veículo artístico que reflete, indubitavelmente, o caráter exótico da cultura brasilera. A música popular brasilera é, a justo título, amplamente difundida e reflete o mosaico poético e pluricultural brasileiro. O samba, o pagode, a bossa-nova e mesmo Villa Lobos têm, efetivamente, um grande peso cultural na recepção artística brasileira na França. À música e às artes picturais, reservamos a plasticidade do trabalho universal de interpretação semiótica (ou intersemiótica) sem dúvida, complexo. Entretanto, no caso da literatura, a atualização e a recepção artísticas fazem-se através do signo linguístico. Como vimos nos primeiros parágrafos desse artigo, a literatura de língua portuguesa e seu veículo formal estão intimamente ligados. A problemática da recepção literária brasileira no exterior parece repousar, numa primeira análise, na difusão do Português ou ainda no seu reconhecimento linguístico-cultural diante de outras línguas estrangeiras, como o Inglês ou o Espanhol, por exemplo. Assim, quando um leitor opta por um livro de literatura estrangeira, ele o faz normalmente porque no seu conhecimento enciclopédico de uma determinada cultura, repousa, entre outras coisas, no conhecimento linguístico que ele tem, teve ou poderá ter de um país. Certas referências culturais, políticas, e mesmo contextos específicos passam, naturalmente, pela capacidade de intertextualidade e de associação linguística de que o leitor faz prova quando está diante de um texto literário de língua estrangeira. A formação de mundos possíveis a partir da leitura de uma obra que provém, por sua vez, do exercício da mímesis ativa 15 contém, portanto, além do trabalho de re-criação de uma obra literária, a curiosidade da leitura do texto de base em sua língua original. Nesta lógica, a Profa. Dra. Jacqueline Penjon da Universidade de Paris III 16 observou com clareza, ao analisar a recepção da obra de Machado de Assis na França, a problemática da recepção literária diante do prestígio linguístico. Com efeito, se analisarmos a popularidade de grandes autores brasileiros, na França, veremos que se a língua portuguesa 15 O conceito de mímesis ativa é ligado à atividade interpretativa do leitor na criação de outras realidades a partir do arquitexto. Cf. GEFEN, Alexandre. La mimèsis. Flammarion, p Conferência «La réception de Machado de Assis en France» : Colóquio Machado de Assis, Maison du Brésil, Paris, outubro de 2008.

14 92 Rambourg, Márcia Marques. Português língua estrangeira (PLE): Por uma reflexão sobre o ensino do português na França alcançasse maior envergadura, talvez Machado de Assis (já reconhecido nos Estados Unidos), Guimarães Rosa, Clarice Lispector ou João Cabral de Melo Neto tornar-se-iam ainda mais populares e apreciados em maior escala no lugar de outros autores brasileiros cujos objetivos mercadológicos de venda substituem, deliberadamente, a beleza estética da literariedade. Finalmente, quanto ao horizon d attente do leitor francês ou à expectativa da recepção literária brasileira na França, consideraremos, brevemente, duas perspectivas de análise: o da autarquia brasileira diante do bloco cultural latino-americano, e o caráter exótico da ficção brasileira como simulacro mitológico. Em Vira e mexe nacionalismo. Paradoxos do nacionalismo literário 17, Leila Perrone-Moisés adverte quanto ao nacionalismo exacerbado ou ao populismo da mentalidade cultural provenientes do discurso da unificação latino-americana. Se por um lado, os países latino-americanos são unidos em torno de metas políticas e econômicas semelhantes e funcionais, por outro lado, as diferenças culturais que existem entre os países hegemônicos não se podem confundir. Decerto, nenhuma cultura é definitivamente autóctone e estanque e o dito multiculturalismo das culturas vizinhas é enriquecedor, mas às semelhanças histórico-sociais não se ligam as características distintas culturais de cada país. No entanto, no caso da literatura brasileira na França, o escopo da latinoamericanidade é outro. Conhecem-se Borges e García Márquez, observa-se uma razoável quantidade de obras literárias latino-americanas nas livrarias comerciais das principais cidades do país, e organizam-se, em regra geral, as obras latino-americanas ao lado das obras brasileiras, em amálgamas inexistentes. Ora, se na América Latina, os debates de aproximação e/ou reivindicação de unidade cultural entre os países vizinhos são de grande interesse aos intelectuais e universitários, na França, ao contrário, o conceito de brasileiro distingue-se daquele latino-americano em toda sua autarquia cultural. Se por vezes hesita-se entre o espanhol ou o brasileiro como idioma oficial do Brasil, observa-se que a questão do prestígio da língua espanhola em face da portuguesa é ainda, para a recepção literária francesa, um dos apectos principais quanto à condição de isolamento da cultura brasileira diante da América Latina e à consequente difusão da literatura latino-americana em relação à brasileira. 17 PERRONE-MOISËS, Leyla. Vira e mexe nacionalismo. Paradoxos do nacionalismo literário. São Paulo: Cia das Letras p

15 Cadernos de Letras da UFF Dossiê: Difusão da língua portuguesa, n o 39, p , Finalmente, quanto ao horizonte de expectativa dos leitores franceses em relação às obras brasileiras, a questão do Outro é essencial. Na dinâmica da alteridade do ato da leitura, o (re)conhecimento ou o estranhamento das instâncias narrativas produzem o efeito da criação ou recriação textual a partir da interpretação. No caso da recepção literária brasileira na França, os pontos eufóricos do discurso narrativo são, em regra geral, aqueles ligados à alteridade cultural: quanto mais exótica for a ficção, mais próxima ela será da Realidade do Brasil. Jorge Amado é um dos ícones da busca da excentricidade ficcional na literatura brasileira. Há, evidentemente, além da busca do imitatio da realidade extralinguística do Brasil, leituras de outros grandes escritores brasileiros, mas a difusão ou a manutenção desta literatura na França encontra-se face a um gênero de escritura esotérica amplamente traduzida. A boa difusão do Português como língua estrangeira exerce, assim, um papel crucial na mudança do quadro socio-cultural do conjunto de países de língua portuguesa no exterior. CONCLUSÃO Este artigo propôs uma reflexão sobre a situação da difusão do Português na França, tentando amalgamar as diferentes filigranas decorrentes dos diversos aspectos linguísticos da pragmática da língua portuguesa como idioma estrangeiro. Não há conclusão precisa quanto ao ensino ou ao uso do Português no exterior. Há, sim, um importante questionamento acerca das políticas intervencionistas da difusão daquela língua. As comunidades lusófonas existem e mantêm o interesse cutural e pragmático pela sua língua materna, apesar das inóspitas circunstâncias sócio-econômicas; a cultura dos países lusófonos é ainda investigada e estudada nas universidades francesas; o interesse por países como o Brasil cresce à proporção da sua importância cultural e do seu desenvolvimento econômico, e cidadãos portugueses ocupam postos diplomáticos europeus. Entretanto, a manutenção do Português como língua estrangeira testemunha importantes hiatos entre a prática e a teoria. Se a riqueza da língua portuguesa traduz a complexidade das diversas comunidades estendidas da Europa até ao Timor Leste, há que se vislumbrar uma maior coerência na difusão daquela língua que reflete, efetivamente, a complexidade cultural que cada país lusófono oferece ao mundo.

16 94 Rambourg, Márcia Marques. Português língua estrangeira (PLE): Por uma reflexão sobre o ensino do português na França ABSTRACT When it comes to the problems and success we may have in the field of every foreign language s learning, we must consider multiple aspects, such as political, ideological, social and comportamental issues. In all these cases, how can the learning of Portuguese as a foreign language be regarded from a social, pragmatic and future diagnosis in France? KEY-WORDS: Portuguese as a Foreign Language; public education; literary reception. Recebido em 10/05/2009 Aprovado em 24/08/2009

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Claudia Davis: É preciso valorizar e manter ativas equipes bem preparadas

Leia mais

Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia

Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia Currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia 1. Componentes curriculares O currículo do Curso de Licenciatura em Filosofia engloba as seguintes dimensões. 1.1. Conteúdos de natureza teórica Estes conteúdos

Leia mais

(Prof. José de Anchieta de Oliveira Bentes) 3.

(Prof. José de Anchieta de Oliveira Bentes) 3. TRADUÇÃO E INTÉRPRETAÇÃO DE LIBRAS EM PROCESSOS SELETIVOS: O CASO DA UEPA. 1 ANDRÉ LUIZ SILVA DANTAS 2 Resumo: A proposta deste artigo é, de maneira inicial e exploratória, discutir como a tradução/interpretação

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

INFORMAÇÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC)

INFORMAÇÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC) 1 INFORMAÇÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC) Curso: Música, bacharelado Habilitação em Regência Campus: Cuiabá Docente da habilitação: Profa. Dra. Flávia Vieira Pereira Ato interno de criação e aprovação

Leia mais

O PIPE I LÍNGUAS ESTRANGEIRAS

O PIPE I LÍNGUAS ESTRANGEIRAS O PIPE I LÍNGUAS ESTRANGEIRAS O PIPE I Línguas Estrangeiras foi desenvolvido juntamente com as Disciplinas de Aprendizagem Crítico-Reflexiva das Línguas Inglesa, Francesa e Espanhola. O objetivo desse

Leia mais

O estudante de Pedagogia deve gostar muito de ler e possuir boa capacidade de concentração porque receberá muitos textos teóricos para estudar.

O estudante de Pedagogia deve gostar muito de ler e possuir boa capacidade de concentração porque receberá muitos textos teóricos para estudar. PEDAGOGIA Você já deve ter ouvido alguém falar que o nível educacional de um povo é muito importante para o seu desenvolvimento e que a educação faz muita diferença na vida das pessoas, não é mesmo? Por

Leia mais

O interesse por atividades práticas contribuindo na alfabetização através do letramento

O interesse por atividades práticas contribuindo na alfabetização através do letramento O interesse por atividades práticas contribuindo na alfabetização através do letramento A contribuição do interesse e da curiosidade por atividades práticas em ciências, para melhorar a alfabetização de

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

1 DA FINALIDADE E DO PÚBLICO ALVO

1 DA FINALIDADE E DO PÚBLICO ALVO A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências torna público as Normas Complementares do Processo Seletivo Ano Letivo 2015, aos candidatos a discente do Programa de Pós-Graduação em Ensino

Leia mais

REFLEXÕES SOBRE OS CONCEITOS DE RITMO

REFLEXÕES SOBRE OS CONCEITOS DE RITMO REFLEXÕES SOBRE OS CONCEITOS DE RITMO E ANDAMENTO E SUAS POSSÍVEIS APLICAÇÕES NA CENA TEATRAL Ernani de Castro Maletta Universidade Federal de Minas Gerais UFMG Ritmo, andamento, encenação. O ritmo é um

Leia mais

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Celso João Ferretti: o processo de desintegração da educação atingiu em menor escala as escolas técnicas.

Leia mais

Por uma pedagogia da juventude

Por uma pedagogia da juventude Por uma pedagogia da juventude Juarez Dayrell * Uma reflexão sobre a questão do projeto de vida no âmbito da juventude e o papel da escola nesse processo, exige primeiramente o esclarecimento do que se

Leia mais

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom Entrevista esclarece dúvidas sobre acúmulo de bolsas e atividadess remuneradas Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes Quinta, 22 de Julho de 2010 19:16 No dia 16 de julho de 2010, foi publicada

Leia mais

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgou nesta terça-feira os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos,

Leia mais

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA E POLÍTICAS PÚBLICAS SOCIAIS Flávio Pereira DINIZ (FCS UFG / diniz.fp@gmail.com) 1 Dijaci David de OLIVEIRA (FCS UFG / dijaci@gmail.com) 2 Palavras-chave: extensão universitária;

Leia mais

TEMA: CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO. 1ª parte -Países desenvolvidos vs Países em desenvolvimento

TEMA: CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO. 1ª parte -Países desenvolvidos vs Países em desenvolvimento TEMA: CONTRASTES DE DESENVOLVIMENTO 1ª parte -Países desenvolvidos vs Países em desenvolvimento Questões de partida 1. Podemos medir os níveis de Desenvolvimento? Como? 2. Como se distribuem os valores

Leia mais

Direito Civil (Parte Geral e Obrigações) Direito Civil (Teoria Geral dos Contratos) Direito Civil (Contratos em Espécie)

Direito Civil (Parte Geral e Obrigações) Direito Civil (Teoria Geral dos Contratos) Direito Civil (Contratos em Espécie) A Universidade Candido Mendes tem como mantenedora a Sociedade Brasileira de Instrução, a mais antiga instituição particular de ensino superior do país, fundada em 1902 pelo Conde Candido Mendes de Almeida,

Leia mais

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas.

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SANTOS, Silvana Salviano silvanasalviano@hotmail.com UNEMAT Campus de Juara JESUS, Lori Hack de lorihj@hotmail.com UNEMAT

Leia mais

II. Atividades de Extensão

II. Atividades de Extensão REGULAMENTO DO PROGRAMA DE EXTENSÃO I. Objetivos A extensão tem por objetivo geral tornar acessível, à sociedade, o conhecimento de domínio da Faculdade Gama e Souza, seja por sua própria produção, seja

Leia mais

Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Curso de Engenharia de Produção NORMAS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Viçosa, Minas Gerais 2014 1 INTRODUÇÃO As atividades complementares, inseridas no projeto pedagógico, têm por finalidade proporcionar

Leia mais

Tema: evasão escolar no ensino superior brasileiro

Tema: evasão escolar no ensino superior brasileiro Entrevista com a professora Maria Beatriz de Carvalho Melo Lobo Vice- presidente do Instituto Lobo para o Desenvolvimento da Educação, Ciência e Tecnologia e Sócia- diretora da Lobo & Associados Consultoria.

Leia mais

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA PORTARIA Nº 339, DE 12 DE AGOSTO DE 2010

INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA PORTARIA Nº 339, DE 12 DE AGOSTO DE 2010 INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA PORTARIA Nº 339, DE 12 DE AGOSTO DE 2010 Dispõe sobre a implantação e o funcionamento do Programa de Cooperação Internacional - PROCIN do Instituto de Pesquisa

Leia mais

CENSO ESCOLAR EDUCACENSO A INFORMAÇÃO DE DISCIPLINAS NO CENSO ESCOLAR

CENSO ESCOLAR EDUCACENSO A INFORMAÇÃO DE DISCIPLINAS NO CENSO ESCOLAR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO GERAL DO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA CENSO ESCOLAR

Leia mais

PROJETO CAPACITAÇÃO DOCENTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO UNIFIA INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO - ISE

PROJETO CAPACITAÇÃO DOCENTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO UNIFIA INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO - ISE PROJETO CAPACITAÇÃO DOCENTE COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO UNIFIA INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO - ISE AMPARO JUNHO/2010 CAPACITAÇÃO DOCENTE INTRODUÇÃO O caráter da busca incessante pelo conhecimento caracteriza

Leia mais

OF. FÓRUM nº 024/2015. Brasília, 27 de outubro de 2015.

OF. FÓRUM nº 024/2015. Brasília, 27 de outubro de 2015. OF. FÓRUM nº 024/2015 Brasília, 27 de outubro de 2015. Ao Senhor Erasto Fortes Mendonça Presidente da Câmara de Educação Superior Conselho Nacional de Educação Brasília/DF Senhor Presidente, O Fórum das

Leia mais

O PERFIL DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE FORTALEZA-CE

O PERFIL DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE FORTALEZA-CE O PERFIL DOS PROFESSORES DE SOCIOLOGIA NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE FORTALEZA-CE José Anchieta de Souza Filho 1 Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) josanchietas@gmail.com Introdução Analisamos

Leia mais

Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é:

Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é: Atividade extra Fascículo 3 Sociologia Unidade 5 Questão 1 Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é: a. Isolamento virtual b. Isolamento físico c.

Leia mais

AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM

AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM AS NOVAS DIRETRIZES PARA O ENSINO MÉDIO E SUA RELAÇÃO COM O CURRÍCULO E COM O ENEM MARÇO/ABRIL/2012 Considerações sobre as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio Resolução CNE/CEB

Leia mais

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Eixo temático 1: Fundamentos e práticas educacionais Telma Sara Q. Matos 1 Vilma L. Nista-Piccolo 2 Agências Financiadoras: Capes / Fapemig

Leia mais

A MEMÓRIA DISCURSIVA DE IMIGRANTE NO ESPAÇO ESCOLAR DE FRONTEIRA

A MEMÓRIA DISCURSIVA DE IMIGRANTE NO ESPAÇO ESCOLAR DE FRONTEIRA A MEMÓRIA DISCURSIVA DE IMIGRANTE NO ESPAÇO ESCOLAR DE FRONTEIRA Lourdes Serafim da Silva 1 Joelma Aparecida Bressanin 2 Pautados nos estudos da História das Ideias Linguísticas articulada com Análise

Leia mais

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO

difusão de idéias EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias outubro/2007 página 1 EDUCAÇÃO INFANTIL SEGMENTO QUE DEVE SER VALORIZADO Moysés Kuhlmann :A educação da criança pequena também deve ser pensada na perspectiva de

Leia mais

Escola Bilíngüe. O texto que se segue pretende descrever a escola bilíngüe com base nas

Escola Bilíngüe. O texto que se segue pretende descrever a escola bilíngüe com base nas Escola Bilíngüe É uma escola unique Diana Mandelert Diana Cerdeira Apresentação O texto que se segue pretende descrever a escola bilíngüe com base nas informações obtidas na página da escola na Internet,

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

Resolução de Exercícios Orientações aos alunos

Resolução de Exercícios Orientações aos alunos 2015 Resolução de Exercícios Orientações aos alunos Área de Concentração: EXATAS Disciplina de Concentração: FÍSICA Professores: Gustavo Castro de Oliveira, Reine Agostinho Ribeiro. UBERABA 2015 Colégio

Leia mais

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino

O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino O professor que ensina matemática no 5º ano do Ensino Fundamental e a organização do ensino Wérica Pricylla de Oliveira VALERIANO 1 Mestrado em Educação em Ciências e Matemática wericapricylla@gmail.com

Leia mais

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental Ajuda ao SciEn-Produção 1 Este texto de ajuda contém três partes: a parte 1 indica em linhas gerais o que deve ser esclarecido em cada uma das seções da estrutura de um artigo cientifico relatando uma

Leia mais

TEMA: O LÚDICO NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA

TEMA: O LÚDICO NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA TEMA: O LÚDICO NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA RESUMO Os educadores têm se utilizado de uma metodologia Linear, que traz uma característica conteudista; É possível notar que o Lúdico não se limita

Leia mais

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO)

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 1 Prof. Cristóvão Cunha Objetivos de aprendizagem

Leia mais

ALGUNS ASPECTOS QUE INTERFEREM NA PRÁXIS DOS PROFESSORES DO ENSINO DA ARTE

ALGUNS ASPECTOS QUE INTERFEREM NA PRÁXIS DOS PROFESSORES DO ENSINO DA ARTE 7º Seminário de Pesquisa em Artes da Faculdade de Artes do Paraná Anais Eletrônicos ALGUNS ASPECTOS QUE INTERFEREM NA PRÁXIS DOS PROFESSORES DO ENSINO DA ARTE Bruna de Souza Martins 96 Amanda Iark 97 Instituto

Leia mais

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID BARROS, Raquel Pirangi. SANTOS, Ana Maria Felipe. SOUZA, Edilene Marinho de. MATA, Luana da Mata.. VALE, Elisabete Carlos do.

Leia mais

INFORMAÇÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC)

INFORMAÇÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC) 1 INFORMAÇÕES DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC) Curso: Música, bacharelado Habilitação em Violão Campus: Cuiabá Docente da habilitação: Profa. Dra. Teresinha Rodrigues Prada Soares Ato interno de criação

Leia mais

Programa de Mobilidade Internacional para Graduação GCUB/UC Edital GCUB nº. 003/2011

Programa de Mobilidade Internacional para Graduação GCUB/UC Edital GCUB nº. 003/2011 1 Programa de Mobilidade Internacional para Graduação GCUB/UC Edital GCUB nº. 003/2011 A Associação Grupo Coimbra de Dirigentes de Universidades Brasileiras (GCUB), formalmente constituída em 27 de Novembro

Leia mais

A LEITURA NA VOZ DO PROFESSOR: O MOVIMENTO DOS SENTIDOS

A LEITURA NA VOZ DO PROFESSOR: O MOVIMENTO DOS SENTIDOS A LEITURA NA VOZ DO PROFESSOR: O MOVIMENTO DOS SENTIDOS Victória Junqueira Franco do Amaral -FFCLRP-USP Soraya Maria Romano Pacífico - FFCLRP-USP Para nosso trabalho foram coletadas 8 redações produzidas

Leia mais

RESUMOS DE PROJETOS... 1202 RELATOS DE EXPERIÊNCIA... 1205 ARTIGOS COMPLETOS (RESUMOS)... 1207

RESUMOS DE PROJETOS... 1202 RELATOS DE EXPERIÊNCIA... 1205 ARTIGOS COMPLETOS (RESUMOS)... 1207 1201 RESUMOS DE PROJETOS... 1202 RELATOS DE EXPERIÊNCIA... 1205 ARTIGOS COMPLETOS (RESUMOS)... 1207 1202 RESUMOS DE PROJETOS ENSINO, APRENDIZAGEM E FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM LETRAS: IDENTIDADES E CRENÇAS

Leia mais

CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: ANALISANDO ABORDAGENS DA PRIMEIRA LEI DE NEWTON EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA

CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: ANALISANDO ABORDAGENS DA PRIMEIRA LEI DE NEWTON EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA CONTRIBUIÇÕES PARA UMA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: ANALISANDO ABORDAGENS DA PRIMEIRA LEI DE NEWTON EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA Andrew Stanley Raposo 1, Tayse Raquel dos Santos 2, Katemari Rosa 3 Unidade

Leia mais

A PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS PCN E SUA TRANSPOSIÇÃO ENTRE OS PROFESSORES DE INGLÊS DE ARAPIRACA

A PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS PCN E SUA TRANSPOSIÇÃO ENTRE OS PROFESSORES DE INGLÊS DE ARAPIRACA Revista Eletrônica de Educação de Alagoas - REDUC ISSN 2317-1170 V. 01, N. 02 (2013) A PROPOSTA DE ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA DOS PCN E SUA TRANSPOSIÇÃO ENTRE OS PROFESSORES DE INGLÊS DE ARAPIRACA Patrícia

Leia mais

5 Equacionando os problemas

5 Equacionando os problemas A UA UL LA Equacionando os problemas Introdução Nossa aula começará com um quebra- cabeça de mesa de bar - para você tentar resolver agora. Observe esta figura feita com palitos de fósforo. Mova de lugar

Leia mais

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA)

Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Resgate histórico do processo de construção da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) Mário Lopes Amorim 1 Roberto Antonio Deitos 2 O presente

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: PERIÓDICOS NACIONAIS 1982-2000

ADMINISTRAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: PERIÓDICOS NACIONAIS 1982-2000 ADMINISTRAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: PERIÓDICOS NACIONAIS 1982-2000 Marta Luz Sisson de Castro PUCRS O Banco de Dados Produção do conhecimento na área de Administração da Educação: Periódicos Nacionais 1982-2000

Leia mais

SITUAÇÃO DE PRODUÇÃO DA RESENHA NO ENSINO SUPERIOR

SITUAÇÃO DE PRODUÇÃO DA RESENHA NO ENSINO SUPERIOR RESENHA Neste capítulo, vamos falar acerca do gênero textual denominado resenha. Talvez você já tenha lido ou elaborado resenhas de diferentes tipos de textos, nas mais diversas situações de produção.

Leia mais

FACULDADE CENECISTA DE OSÓRIO CURSO DE EXTENSÃO PROJETO NOSSA ESCOLA PESQUISA SUA OPINIÃO - PÓLO RS CURSO ESCOLA E PESQUISA: UM ENCONTRO POSSÍVEL

FACULDADE CENECISTA DE OSÓRIO CURSO DE EXTENSÃO PROJETO NOSSA ESCOLA PESQUISA SUA OPINIÃO - PÓLO RS CURSO ESCOLA E PESQUISA: UM ENCONTRO POSSÍVEL FACULDADE CENECISTA DE OSÓRIO CURSO DE EXTENSÃO PROJETO NOSSA ESCOLA PESQUISA SUA OPINIÃO - PÓLO RS CURSO ESCOLA E PESQUISA: UM ENCONTRO POSSÍVEL ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO PATRULHENSE PROJETO DE

Leia mais

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens

Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens Entusiasmo diante da vida Uma história de fé e dedicação aos jovens A obra salesiana teve início em Turim, na Itália, onde Dom Bosco colocou em prática seus ideais de educação associados ao desenvolvimento

Leia mais

O Intérprete de Libras no Contexto da Sala de Aula na Cidade de Pelotas-RS

O Intérprete de Libras no Contexto da Sala de Aula na Cidade de Pelotas-RS INTRODUÇÃO Tecnicamente a diferença que existe entre tradutor e tradutor-intérprete é que o tradutor envolve pelo menos uma língua escrita entre as envolvidas e seu processo é consecutivo, ou seja, há

Leia mais

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA TÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINALIDADES TÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO GERAL

REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA TÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINALIDADES TÍTULO II DA ORGANIZAÇÃO GERAL REGIMENTO DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMPUTAÇÃO APLICADA TÍTULO I DOS OBJETIVOS E FINALIDADES Art. 1º O Curso de pós-graduação em Computação Aplicada, doravante referido como Curso, mantém programas

Leia mais

Avanços na transparência

Avanços na transparência Avanços na transparência A Capes está avançando não apenas na questão dos indicadores, como vimos nas semanas anteriores, mas também na transparência do sistema. Este assunto será explicado aqui, com ênfase

Leia mais

2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL 2.5 AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Para que a Educação Infantil no município de Piraquara cumpra as orientações desta Proposta Curricular a avaliação do aprendizado e do desenvolvimento da criança, como

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.934, DE 22 DE JANEIRO DE 2010

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.934, DE 22 DE JANEIRO DE 2010 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ CONSELHO SUPERIOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO N. 3.934, DE 22 DE JANEIRO DE 2010 Aprova o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em

Leia mais

Projeto de banda de fanfarra o SALVADOR

Projeto de banda de fanfarra o SALVADOR Projeto de banda de fanfarra o SALVADOR Alexander Santos Silva Projeto de implantação de uma atividade sócio educacional apresenta a Prefeitura Municipal de Salvador do Estado da Bahia. Salvador Fevereiro

Leia mais

Empreender para Crescer

Empreender para Crescer Empreender para Crescer R. Miguel Coelho Chief EntusiastPersonalBrands Caros Pais e Encarregados de Educação, este ano lectivo, por iniciativa da Assoc. Pais do Colégio, vai iniciar-se em Novembro uma

Leia mais

O impacto do INCLUSP no ingresso de estudantes da escola pública na USP

O impacto do INCLUSP no ingresso de estudantes da escola pública na USP VERSÃO: 03-04-2008 2 O impacto do INCLUSP no ingresso de estudantes da escola pública na USP 1. Apresentação do Programa O Programa de Inclusão Social da USP (INCLUSP) foi concebido a partir da preocupação

Leia mais

Ementa : Estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação lato sensu na Universidade de Pernambuco

Ementa : Estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação lato sensu na Universidade de Pernambuco Resolução CEPE N XXX/200 Ementa : Estabelece normas para o funcionamento de cursos de Pós-Graduação lato sensu na Universidade de Pernambuco O Presidente do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão CEPE,

Leia mais

Faculdade Escola Paulista de Direito

Faculdade Escola Paulista de Direito REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO São Paulo 2014 ESCOLA PAULISTA DE DIREITO REGULAMENTO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES DO CURSO DE DIREITO ATIVIDADES COMPLEMENTARES As atividades

Leia mais

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO

FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 FORMANDO AS LIDERANÇAS DO FUTURO Fúlvia Rosemberg: analisa ações de inclusão e apresenta programa voltado para a formação de novas lideranças

Leia mais

EMENTÁRIO LETRAS EaD INGLÊS

EMENTÁRIO LETRAS EaD INGLÊS EMENTÁRIO LETRAS EaD INGLÊS 1ª FASE LLE 931 Introdução aos Estudos da Linguagem Total h/a Introdução aos conceitos de língua e língua(gem); características da língua(gem) humana; a complexidade da língua(gem)

Leia mais

DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA 27 a 30 de Agosto de 2014. DIFICULDADES ENFRENTADAS POR PROFESSORES E ALUNOS DA EJA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA Resumo: MACHADO, Diana dos Santos 1 Ifes - Campus Cachoeiro de Itapemirim

Leia mais

A imigração feminina e os efeitos na divisão sexual do trabalho

A imigração feminina e os efeitos na divisão sexual do trabalho Fazendo Gênero 8 - Corpo, Violência e Poder Florianópolis, de 25 a 28 de agosto de 2008 A imigração feminina e os efeitos na divisão sexual do trabalho Denise Rogenski Raizel (PUC-PR) Gênero; Imigração;

Leia mais

COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão. Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional)

COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão. Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional) COORDENADORA: Profa. Herica Maria Castro dos Santos Paixão Mestre em Letras (Literatura, Artes e Cultura Regional) Universidade Federal de Roraima UFRR Brasil Especialista em Alfabetização (Prática Reflexiva

Leia mais

e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 1 CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO e-mail: simoneperes2@yahoo.com.br 2 CONVERSANDO SOBRE CURRÍCULO Diferentes concepções Conteúdos e competências Sobre aprendizagens Projetos alternativos

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTOAVALIAÇÃO DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS 2014/01 a 2014/02 APRESENTAÇÃO O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior

Leia mais

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola

Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Elvira Cristina de Azevedo Souza Lima' A Utilização do Jogo na Pré-Escola Brincar é fonte de lazer, mas é, simultaneamente, fonte de conhecimento; é esta dupla natureza que nos leva a considerar o brincar

Leia mais

CÂMARA DOS DEPUTADOS DEPUTADO FEDERAL RAFAEL MOTTA

CÂMARA DOS DEPUTADOS DEPUTADO FEDERAL RAFAEL MOTTA PROJETO DE LEI Nº 2015 _, DE (Do Senhor Rafael Motta) Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação - LDB), para dispor sobre educação em tempo integral. O CONGRESSO

Leia mais

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA

COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DA FACULDADE ARAGUAIA RELATÓRIO FINAL DE AUTO-AVALIAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA CPA DA FACULDADE ARAGUAIA 2014/01 a 2014/02 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 3 1. Análise dos resultados

Leia mais

Prof. Dr. Carlos Rinaldi Cuiabá, UFMT, 2014

Prof. Dr. Carlos Rinaldi Cuiabá, UFMT, 2014 Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) na UFMT Prof. Dr. Carlos Rinaldi Cuiabá, UFMT, 2014 Hoje, no Brasil, são inúmeras as Instituições de Ensino credenciadas para oferecer cursos na modalidade de

Leia mais

> Folha Dirigida, 18/08/2011 Rio de Janeiro RJ Enem começa a mudar as escolas Thiago Lopes

> Folha Dirigida, 18/08/2011 Rio de Janeiro RJ Enem começa a mudar as escolas Thiago Lopes > Folha Dirigida, 18/08/2011 Rio de Janeiro RJ Enem começa a mudar as escolas Thiago Lopes Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), inicialmente, tinha como objetivo avaliar o desempenho

Leia mais

ANO 2014. As provas do DELE são compostas por seis níveis. Cada um deles é obtido após a aprovação do mesmo.

ANO 2014. As provas do DELE são compostas por seis níveis. Cada um deles é obtido após a aprovação do mesmo. REGULAMENTO PARA A INSCRIÇÃO EM PROVA DE PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESPANHOLA PARA PARTICIPAÇÃO NO PROGRAMA DE MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL UNIVERSIDADE DE CAXIAS DO SUL 1. ABERTURA ANO 2014 A Universidade

Leia mais

REGULAMENTO. Estudante Internacional

REGULAMENTO. Estudante Internacional Estudante Internacional REGULAMENTO Elaboradopor: Aprovado por: Versão Gabinete de Apoio à Reitoria Reitor 1.1 Revisto e confirmadopor: de Aprovação Inicial Secretario Geral 11 de Agosto 2014 de aplicação

Leia mais

O DESPACHANTE, O AJUDANTE E A RFB. Domingos de Torre 13.11.2014

O DESPACHANTE, O AJUDANTE E A RFB. Domingos de Torre 13.11.2014 O DESPACHANTE, O AJUDANTE E A RFB. Domingos de Torre 13.11.2014 O artigo 5º, 3º do Decreto-lei nº 2.472/1988 dispõe que Para execução das atividades de que trata este artigo, o Poder Executivo disporá

Leia mais

Colégio Cenecista Dr. José Ferreira

Colégio Cenecista Dr. José Ferreira Colégio Cenecista Dr. José Ferreira MATEMÁTICA E MÚSICA ESTRUTURA MUSICAL EM ESCALA MATEMÁTICA Área de Concentração: Matemática, Ciências Naturais e Teoria Musical Disciplina de Concentração: Matemática

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS John Dewey (1859-1952) FERRARI, Márcio. John Dewey: o pensador que pôs a prática em foco. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores. Disponível

Leia mais

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID

UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID UMA EXPERIÊNCIA EM ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DO PIBID Michele Dalzotto Garcia Acadêmica do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro- Oeste/Irati bolsista do PIBID CAPES Rejane Klein Docente do

Leia mais

EXPLORANDO ALGUMAS IDEIAS CENTRAIS DO PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO FUNDAMENTAL. Giovani Cammarota

EXPLORANDO ALGUMAS IDEIAS CENTRAIS DO PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO FUNDAMENTAL. Giovani Cammarota UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA PRÁTICA DE ENSINO DE MATEMÁTICA III EXPLORANDO ALGUMAS IDEIAS CENTRAIS DO PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO FUNDAMENTAL Giovani Cammarota

Leia mais

WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA

WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NO AMAZONAS MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO AMAZONAS WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA PROPOSTAS

Leia mais

PRINCÍPIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL

PRINCÍPIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL PRINCÍPIO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL Fernando Souza OLIVEIRA 1 Pedro Anderson da SILVA 2 RESUMO Princípio do Desenvolvimento Sustentável como um direito e garantia fundamental,

Leia mais

Brasil é 2º em ranking de redução de mortalidade infantil 3

Brasil é 2º em ranking de redução de mortalidade infantil 3 Publicação Científica do Curso de Bacharelado em Enfermagem do CEUT. Ano 2011(3). Edição 38 Aline da Silva Oliveira 1 Cristiana Maria de Sousa Macedo 1 Mércia da Silva Sousa 1 Márcia Andrea Lial Sertão

Leia mais

SELEÇÃO DE MONITORES PARA O PROJETO DE EXTENSÃO CURSOS DE LINGUAS ESTRANGEIRAS/NCL

SELEÇÃO DE MONITORES PARA O PROJETO DE EXTENSÃO CURSOS DE LINGUAS ESTRANGEIRAS/NCL EDITAL 019/2014 SELEÇÃO DE MONITORES PARA O PROJETO DE EXTENSÃO CURSOS DE LINGUAS ESTRANGEIRAS/NCL A Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Maranhão UFMA, torna público, a todos os interessados,

Leia mais

NOSSOS SERVIÇOS PARA 2015

NOSSOS SERVIÇOS PARA 2015 NOSSOS SERVIÇOS PARA 2015 CURSOS PARA O SERIADO DA UPE (SSA): São cursos exclusivamente voltados para alunos do PRIMEIRO ou do SEGUNDO anos do ensino médio. Nestes cursos vemos todo o programa do Seriado

Leia mais

AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1

AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1 AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1 A avaliação da escola é um processo pelo qual os especialistas (diretor, coordenador pedagógico) e os professores

Leia mais

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL QUALIFICAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES DAS UNIDADES DE ENSINO NA ELABORAÇÃO DE PROGRAMAS FORMAIS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL MOHAMED HABIB* & GIOVANNA FAGUNDES** * Professor Titular, IB, UNICAMP ** Aluna

Leia mais

A. Critérios para Avaliação e Aprovação de Cursos Novos de História

A. Critérios para Avaliação e Aprovação de Cursos Novos de História A. Critérios para Avaliação e Aprovação de Cursos Novos de História 1. Apoio institucional. Clara manifestação de apoio por parte da IES proponente, expressa tanto no provimento da infraestrutura necessária,

Leia mais

A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES. GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental

A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES. GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental Adriele Monteiro Ravalha, URI/Santiago-RS, adrieleravalha@yahoo.com.br

Leia mais

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização

O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização O uso de Objetos de Aprendizagem como recurso de apoio às dificuldades na alfabetização Juliana Ferreira Universidade Estadual Paulista UNESP- Araraquara E-mail: juliana.ferreiraae@gmail.com Silvio Henrique

Leia mais

DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES

DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES Karem Nacostielle EUFRÁSIO Campus Jataí karemnacostielle@gmail.com Sílvio Ribeiro DA SILVA

Leia mais

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS

FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS FORMAÇÃO DOCENTE: ASPECTOS PESSOAIS, PROFISSIONAIS E INSTITUCIONAIS Daniel Silveira 1 Resumo: O objetivo desse trabalho é apresentar alguns aspectos considerados fundamentais para a formação docente, ou

Leia mais

Breve histórico da profissão de tradutor e intérprete de Libras-Português

Breve histórico da profissão de tradutor e intérprete de Libras-Português O TRABALHO DO TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS-PORTUGUÊS NAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS. Resumo Autores: Sônia Aparecida Leal Vítor Romeiro Isabella Noceli de Oliveira Carla Couto de Paula Silvério

Leia mais