O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E A PROPORCIONALIDADE NEW CODE OF CIVIL PROCEDURE AND THE PROPORTIONALITY. Ildelisa Cabral RESUMO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E A PROPORCIONALIDADE NEW CODE OF CIVIL PROCEDURE AND THE PROPORTIONALITY. Ildelisa Cabral RESUMO"

Transcrição

1 O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E A PROPORCIONALIDADE NEW CODE OF CIVIL PROCEDURE AND THE PROPORTIONALITY Ildelisa Cabral Mestre; Desenvolvimento Sustentável e Qualidade de Vida; Unifae; Advogada; Professora universitária; Unifeob; rua General Osório, 433, centro, , São João da Boa Vista SP, Brasil; (19) ; ildelisa@adv.oabsp.org.br; RESUMO O novo Código de Processo Civil, Lei nº , de 16 de março de 2015, trouxe várias inovações, dentre estas, de forma expressa, a proporcionalidade como um dos primeiros princípios a serem observados pelo juiz ao aplicar o ordenamento jurídico. Este artigo objetiva avançar na compreensão didática acerca do tema. Na introdução, apresenta-se o conceito de argumentação e de princípio, posteriormente, a origem e a finalidade do princípio da proporcionalidade e finalmente, a importância da proporcionalidade no novo Código de Processo Civil. Conclui-se que o legislador brasileiro escolheu este caminho, como uma das maneiras de se melhor garantir valores, especialmente a justiça. Palavras-chave: Proporcionalidade; Princípios; Código de Processo Civil; Hermenêutica. ABSTRACT The new Civil Procedure Code, Law nº , of March 16, 2015, brought several innovations, among them, expressly, proportionality as one of the first principles to be observed by the judge to apply the law. This article aims to advance the understanding of teaching the subject. In the introduction, it presents the concept of argument and principle, then, the origin and the purpose of the principle of proportionality and finally, the importance of proportionality in the new Civil Procedure Code. It concludes that the Brazilian legislator has chosen this path as one of the ways to ensure better values especially fairness. Keywords: Proportionality; Principles; Code of Civil Procedure; Hermeneutics.

2 INTRODUÇÃO As normas jurídicas oriundas do processo legislativo não solucionam todos os problemas sociais, sendo que inúmeras vezes não conseguem determinar de forma completa a decisão jurídica, por isso, necessária a introdução racional de formas e regras especiais de argumentação jurídica (ALEXY, 2011). Para Alexy (2011) a argumentação jurídica é vista como uma forma especial de argumentação prática geral e depende, entre outras, quanto à sua estrutura, de princípios gerais. Por princípios deve-se entender aqui proposições normativas de um alto nível de generalidade [...] (ALEXY, 2011, p. 240). Segundo este autor, em razão do alto nível de generalidade, os princípios não fundamentam diretamente uma decisão, vez que são necessárias premissas normativas adicionais. Para Barroso (2010), em razão das especificidades das normas constitucionais, foram desenvolvidas categorias doutrinárias próprias: princípios instrumentais de interpretação constitucional. O emprego do termo princípio, nesse contexto, prende-se à proeminência e à precedência desses mandamentos dirigidos ao intérprete, e não propriamente ao seu conteúdo, à sua estrutura ou à sua aplicação mediante ponderação. Os princípios instrumentais de interpretação constitucional constituem premissas conceituais, metodológicas ou finalísticas que devem anteceder, no processo intelectual do intérprete, a solução concreta da questão posta. Nenhum deles encontra-se expresso no texto da Constituição, mas são reconhecidos pacificamente pela doutrina e pela jurisprudência (BARROSO, 2010, p. 299). Barroso (2010) identifica os seguintes princípios instrumentais de interpretação constitucional: princípio da supremacia da Constituição; princípio da presunção de constitucionalidade das leis e atos do Poder Público; princípio da interpretação conforme a Constituição; princípio da unidade da Constituição; princípio da razoabilidade ou da proporcionalidade; princípio da efetividade.

3 Este artigo se propõe a avançar na compreensão, com fins didáticos, do princípio da proporcionalidade, contido expressamente no artigo 8º do Código de Processo Civil (Lei nº , de 16 de março de 2015). PRINCÍPIO DA PROPORCIONALIDADE A origem do princípio da proporcionalidade data dos séculos XII e XVIII, na Inglaterra, com as teorias jusnaturalistas (SOARES, 2010). O jusnaturalismo identifica uma corrente filosófica cuja ideia básica reconhece na sociedade um conjunto de valores não decorrentes de normas jurídicas emanadas pelo Estado (BARROSO, 2010). A crença de que o homem possui direitos naturais, vale dizer, um espaço de integridade e de liberdade a ser obrigatoriamente preservado e respeitado pelo próprio Estado [...] (BARROSO, 2010, p. 237). Conforme Barroso (2010) o princípio da proporcionalidade é proveniente, em nosso país, de dois sistemas jurídicos, o norte-americano e o alemão. Nos Estados Unidos, este princípio constitucional servia de parâmetro para o controle da constitucionalidade, ao passo que, na Alemanha, servia como mecanismo de controle dos atos do Executivo. Em nossa Constituição Federal, o princípio da proporcionalidade não está expresso, porém sua fundamentação principal é a própria ideia de justiça (BARROSO, 2010; SOARES, 2010). Para Soares (2010), o princípio da proporcionalidade propõe harmonizar os direitos fundamentais que possibilitam uma vida digna, possibilitando proteger a dignidade da pessoa humana. A dignidade da pessoa humana é um dos fundamentos do Estado Democrático de Direito Brasileiro, pois consta expressamente no inciso III, do artigo 1º da Constituição Federal (BRASIL, 1988). O princípio da dignidade da pessoa humana identifica um espaço de integridade a ser assegurado a todas as pessoas por sua só existência no mundo. [...] A dignidade relaciona-se tanto com a liberdade e valores do espírito quanto com as condições materiais de subsistência. (BARROSO, 2010, p. 252).

4 No âmbito da dignidade humana se inclui a proteção do mínimo existencial, ou seja, o conjunto de bens e utilidades básicas para a subsistência física e indispensável ao desfrute dos direitos em geral (BARROSO, 2010). Proteger o mínimo existencial é preservar a dignidade da pessoa humana, princípio e direito que não podem faltar a nenhum ser humano (PARADELA, 2011). Logo, os preceitos referentes à dignidade da pessoa humana não podem ser pensados apenas do ponto de vista individual, enquanto posições jurídicas dos cidadãos diante do Estado, mas também devem ser vislumbrados numa perspectiva comunitária, como valores e fins superiores da ordem jurídica que reclamam a ingerência ou a abstenção dos órgãos estatais (SOARES, 2010, p. 139). A partir do momento em que é possível identificar a existência de uma proteção ao mínimo existencial de um direito, surge para o Estado, através da Administração Pública, o dever de agir para garantir esse patamar mínimo (PARADELA, 2011). A título exemplificativo, analisando a jurisprudência pátria, verifica-se a tendência a dar efetividade às normas de direito fundamental social à saúde, superandose a omissão do Estado a partir da via judicial (KEINERT, 2009). O dilema da implementação do direito à saúde no Brasil por meio do cumprimento de decisões judiciais tem suscitado discussões das mais diversas, dentre as quais se destaca o confronto direto de dois princípios: de um lado aquele que afirma ser dever do Estado garantir aos indivíduos um núcleo mínimo de direitos, sem os quais não há falar-se em vida digna [princípio do mínimo existencial]; de outro, o princípio [da reserva do possível] que estabelece que a atuação do Estado é limitada diante da indisponibilidade de recursos financeiros para atender e efetivar todos os direitos fundamentais sociais (GANDINI et al., 2007, p. 12). Deste confronto dos princípios, do mínimo existencial e da reserva do possível, deverá ser utilizado o princípio da proporcionalidade de acordo com cada caso concreto, ou seja, a ponderação de interesses, para que a saúde ou a integridade do paciente seja protegida (GANDINI et al., 2007). O princípio da proporcionalidade é utilizado, também, com frequência, como instrumento de ponderação entre valores constitucionais contrapostos, aí incluídas as colisões de direitos fundamentais e as colisões entre estes e interesses coletivos (BARROSO, 2010, p. 260).

5 Para tanto, três critérios devem estar presentes: a adequação, a necessidade e a proporcionalidade em sentido estrito, a fim de definir as atuações proporcionais do Estado e dos particulares, visando à salvaguarda da dignidade da pessoa humana (SOARES, 2010). Em resumo, o princípio da razoabilidade ou da proporcionalidade permite ao judiciário invalidar atos legislativos ou administrativos quando: (a) não haja adequação entre o fim perseguido e o instrumento empregado; (b) a medida não seja exigível ou necessária, havendo meio alternativo para chegar ao mesmo resultado com menor ônus a um direito individual (vedação do excesso); (c) não haja proporcionalidade em sentido estrito, ou seja, o que se perde com a medida é de maior relevo do que aquilo que se ganha (BARROSO, 2010, p. 261). O princípio da proporcionalidade é de suma importância para orientar a atividade de equilíbrio de valores do intérprete do Direito (SOARES, 2010). Descortina-se, portanto, como alternativa hermenêutica para a colisão entre os direitos fundamentais dos cidadãos, vetores que norteiam uma vida digna, modulando a interpretação e a posterior tomada de uma decisão, perante casos difíceis (SOARES, 2010, p. 149). A PROPORCIONALIDADE NO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Com a publicação da Lei nº , de 16 de março de 2015, o novo Código de Processo Civil, verifica-se a inserção de novas regras, não existentes no Código de Processo Civil ainda em vigor. Dentre estas regras, temos o Capítulo I, intitulado Das Normas Fundamentais do Processo Civil, cujo artigo 8º dispõe expressamente sobre a proporcionalidade: Art. 8.º Ao aplicar o ordenamento jurídico, o juiz atenderá aos fins sociais e às exigências do bem comum, resguardando e promovendo a dignidade da pessoa humana e observando a proporcionalidade, a razoabilidade, a legalidade, a publicidade e a eficiência. Verifica-se a importância da proporcionalidade, haja vista que deve ser a primeira a ser observada na aplicação do ordenamento jurídico pelo juiz, objetivando atender aos

6 fins sociais e às exigências do bem comum, bem como à proteção e à promoção da dignidade da pessoa humana. O ordenamento jurídico, para Reale (2002, p. 190) [...] é, pois, o sistema das normas em sua concreta realização, abrangendo tanto as regras explícitas como as elaboradas para suprir as lacunas do sistema [...]. Desta forma, pode-se depreender que quando o juiz for cumprir a função estatal de solucionar os conflitos, necessariamente deverá observar [...] uma noção de proporção, adequação, medida justa, prudente e apropriada à necessidade exigida pelo caso presente (SOARES, 2010, p. 146). Esta disposição fundamental processual de observância à proporcionalidade, contida no artigo 8º do novo Código de Processo Civil, remete à própria definição do Direito: O Direito não é uma relação qualquer entre os homens, mas sim aquela relação que implica uma proporcionalidade, cuja medida é o homem mesmo (REALE, 2002, p. 60. (Grifo nosso). CONCLUSÃO Pelo exposto, pode-se dizer que, os aplicadores, intérpretes e estudiosos do Direito já vêm há muito tempo fazendo uso da proporcionalidade, a fim de solucionar os conflitos de interesse. Esta inserção expressa da proporcionalidade no novo Código de Processo Civil, inovação substancial, demonstra a preocupação legislativa em direcionar a aplicação do Direito para, cada vez mais, realizar o fim último do Direito, ou seja, a justiça. Logicamente, não é possível elaborar qualquer juízo de valor quanto à aplicação do artigo 8º do novo Código de Processo Civil, haja vista que ainda entrará em vigor no próximo ano; de qualquer forma, entende-se como de grande valia e um grande passo para o dinamismo do Direito. Assim, conclui-se que, embora tardiamente, ao introduzir a proporcionalidade como uma das normas fundamentais, o processo civil pátrio sinaliza para uma era em que

7 a preocupação será cada vez mais evidente com a instrumentalização para a proteção dos valores fundamentais. REFERÊNCIAS ALEXY, Robert. Teoria da argumentação jurídica: a teoria do discurso racional como teoria da fundamentação jurídica. Zilda Hutchinson Schild Silva (trad.). 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, BARROSO, Luís Roberto. Curso de direito constitucional contemporâneo: os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo. 2. ed. São Paulo: Saraiva, BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05 de outubro de Disponível em: Acesso em: 17 maio GANDINI, João Agnaldo Donizete; BARIONE, Samantha Ferreira; SOUZA, André Evangelista de. A judicialização do direito à saúde: a obtenção de atendimento médico, medicamentos e insumos terapêuticos por via judicial critérios e experiências. BDJur (Biblioteca Digital Jurídica STJ). [Brasília], dez Disponível em: Acesso em: 01 nov KEINERT, Tânia Margarete Mezzomo. Direitos fundamentais, direito à saúde e papel do Executivo, Legislativo e Judiciário: fundamentos de direito constitucional e administrativo. In: KEINERT, Tânia Margarete Mezzomo; PAULA, Silvia Helena Bastos de; BONFIM, José Ruben de Alcântara (org.). As ações judiciais no SUS e a promoção do direito à saúde. São Paulo: Instituto da Saúde, PARADELA, Valesca Athayde de Souza. Judicialização da saúde. R. Proc.-Geral Mun. Juiz de Fora RPGMJF. Belo Horizonte, 1(1), , jan./dez Disponível em: Acesso em: 21 fev REALE, Miguel. Lições preliminares de direito. 27. ed. São Paulo: Saraiva, SOARES, Ricardo Maurício Freire Soares. Hermenêutica e interpretação jurídica. São Paulo: Saraiva, 2010.

Período. 3º Período. Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional

Período. 3º Período. Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Página 1 de 5 Disciplina DE GRADUACÃO Curso Semestral Código DIREITO CONSTITUCIONAL II 072 Curso Graduação Período 3º Período Turma (s) A, B e D Carga Horária 64 horas-relógio 77 horas-aula Eixo de Formação

Leia mais

HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL

HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL Objetivo final do estudo da Herm. Jurídica Ponto de encontro entre o social e o jurídico Dinamismo da sociedade desafia o intérprete Novo padrão interpretativo: norma + contexto

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 História Constitucional Brasileira O império... 83

SUMÁRIO. Capítulo 2 História Constitucional Brasileira O império... 83 SUMÁRIO Capítulo 1 Conceitos Preliminares... 1 1.1 Noções fundamentais... 1 1.1.1 Normas, norma jurídica, direito e direito constitucional... 1 1.1.2 Sistemas jurídicos: romano-germânico/civil law e common

Leia mais

Fábio Konder Comparato... 15

Fábio Konder Comparato... 15 Fábio Konder Comparato... 15 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.5.1 1.5.2 1.5.3 1.5.4 1.5.5 1.5.5.1 1.5.5.2 1.5.5.3 1.5.5.4 1.5.5.5 1.5.5.6 1.5.6 E 23 Princípio (em geral)... 23 Princípio jurídico (ou Princípio do

Leia mais

CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Acesso à Justiça. Porto Alegre: Sergio Fabris editor

CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Acesso à Justiça. Porto Alegre: Sergio Fabris editor Profº Drº Luis Rodolfo A. de Souza Dantas DIREITOS INDIVIDUAIS MATERIAIS Ementa: Por meio da disciplina Direitos Individuais Materiais pretende-se analisar o conteúdo material dos direito individuais previstos

Leia mais

Conteúdos/ Matéria. Textos, filmes e outros materiais. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Semana. Tipo de aula

Conteúdos/ Matéria. Textos, filmes e outros materiais. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Semana. Tipo de aula PLANO DE CURSO DISCIPLINA: TEORIA DA CONSTITUIÇÃO (CÓD.: ENEX 60113) ETAPA: 1ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Princípios Processuais. Prof. Luiz Dellore

DIREITO PROCESSUAL CIVIL. Princípios Processuais. Prof. Luiz Dellore DIREITO PROCESSUAL CIVIL Princípios Processuais Prof. Luiz Dellore www.dellore.com Twitter: @dellore Facebook: Luiz Dellore II Instagram: @luizdellore LinkedIn: Luiz Dellore 1. NOVIDADES DO NCPC QUANTO

Leia mais

Controle da Constitucionalidade. Teoria e Evolução. Curitiba. Juruá Editora (81) H474c

Controle da Constitucionalidade. Teoria e Evolução. Curitiba. Juruá Editora (81) H474c JOÃO PAULO CASTIGLIONI HELAL Mestre em Direito, Estado e Cidadania pela UGF/RJ; Pós-graduado pela Escola na Magistratura do Estado do Espírito Santo - EMES; Pós-graduado lato sensu em Direito do Estado

Leia mais

DIREITOS HUMANOS. Aula 1 Teoria Geral dos Direitos Humanos PROFA. ALICE ROCHA

DIREITOS HUMANOS. Aula 1 Teoria Geral dos Direitos Humanos PROFA. ALICE ROCHA DIREITOS HUMANOS Aula 1 Teoria Geral dos Direitos Humanos PROFA. ALICE ROCHA Metodologia - Abordagem objetiva e focada. - Importância da literalidade da legislação e tratados em direitos humanos. - Teoria

Leia mais

TÍTULO: O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E SEU IMPACTO NO FENÔMENO DA APLICAÇÃO DO DIREITO SOB A PERSPECTIVA CONSTITUCIONAL E PRINCIPIOLÓGICA.

TÍTULO: O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E SEU IMPACTO NO FENÔMENO DA APLICAÇÃO DO DIREITO SOB A PERSPECTIVA CONSTITUCIONAL E PRINCIPIOLÓGICA. TÍTULO: O NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E SEU IMPACTO NO FENÔMENO DA APLICAÇÃO DO DIREITO SOB A PERSPECTIVA CONSTITUCIONAL E PRINCIPIOLÓGICA. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS SUBÁREA:

Leia mais

TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS

TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS METODOLOGIA TEORIA GERAL DOS DIREITOS HUMANOS Abordagem objetiva e focada. Importância da literalidade da legislação e tratados em direitos humanos. Teoria interagindo com as normas e jurisprudências principalmente

Leia mais

STJ A NOVA INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL. Ponderação, direitos fundamentais e relações privadas

STJ A NOVA INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL. Ponderação, direitos fundamentais e relações privadas STJ00053804 LUÍS ROBERTO BARROSO (organizador) Professor Titular de Direito Constitucional da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Direito pela Universidade de Yale. Doutor Livre-docente

Leia mais

Gestão Farmacêutica & Farmacoeconomia

Gestão Farmacêutica & Farmacoeconomia Universidade de Brasília Gestão Farmacêutica & Farmacoeconomia Repercussões Farmacoeconômicas da Judicialização da Saúde Prof. Pós-Doutor HUGO CAMPOS Faculdade de Ciências da Saúde Brasília, 2017 PLANO

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO 01 - PRINCÍPIOS. Prof. Dra. Nara Suzana Stainr Pires

DIREITO ADMINISTRATIVO 01 - PRINCÍPIOS. Prof. Dra. Nara Suzana Stainr Pires DIREITO ADMINISTRATIVO 01 - PRINCÍPIOS Prof. Dra. Nara Suzana Stainr Pires Regras que funcionam como parâmetros para a interpretação das demais normas jurídicas NORTEADORES/ORIENTADORES NÃO IMPÕEM UMA

Leia mais

Teoria da Decisão Judicial em tempos de Neoconstitucionalismo: o necessário controle do ativismo judicial no Estado de Direito 1

Teoria da Decisão Judicial em tempos de Neoconstitucionalismo: o necessário controle do ativismo judicial no Estado de Direito 1 Teoria da Decisão Judicial em tempos de Neoconstitucionalismo: o necessário controle do ativismo judicial no Estado de Direito 1 Ariel Koch Gomes 2 1. Introdução A partir de uma análise dos principais

Leia mais

Resumo expandido: Ativismo e Protagonismo Judicial

Resumo expandido: Ativismo e Protagonismo Judicial Resumo expandido: Ativismo e Protagonismo Judicial Mirela Maganini Ferreira O presente trabalho pretende analisar a obra do autor Lênio Luiz Streck, O que é isto - decido conforme minha consciência, e

Leia mais

O conceito de liberdade na filosofia constitucional de robert alexy como garantia do direito político à mesma

O conceito de liberdade na filosofia constitucional de robert alexy como garantia do direito político à mesma O conceito de liberdade na filosofia constitucional de robert alexy como garantia do direito político à mesma Autore: Newton de Oliveira Lima In: Diritto brasiliano, Sociologia e Psicologia del diritto

Leia mais

Notas prévias à 12ª edição 7 Agradecimentos (1ª edição) 9 Abreviaturas 11 Prefácio (1ª edição) 15 Sumário 19 Notas introdutórias 21

Notas prévias à 12ª edição 7 Agradecimentos (1ª edição) 9 Abreviaturas 11 Prefácio (1ª edição) 15 Sumário 19 Notas introdutórias 21 Índice geral Notas prévias à 12ª edição 7 Agradecimentos (1ª edição) 9 Abreviaturas 11 Prefácio (1ª edição) 15 Sumário 19 Notas introdutórias 21 1ª P A R T E O Sistema dos Direitos Fundamentais na Constituição:

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO PARTE I (IR)RACIONALIDADE LEGISLATIVA DO SISTEMA BRASILEIRO DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS TRIBUTÁRIOS... 21

SUMÁRIO INTRODUÇÃO PARTE I (IR)RACIONALIDADE LEGISLATIVA DO SISTEMA BRASILEIRO DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS TRIBUTÁRIOS... 21 SUMÁRIO INTRODUÇÃO... 15 PARTE I (IR)RACIONALIDADE LEGISLATIVA DO SISTEMA BRASILEIRO DE RESOLUÇÃO DE CONFLITOS TRIBUTÁRIOS... 21 CAPÍTULO 1 TEORIA DA LEGISLAÇÃO: MODELOS DE RACIONALIDADE LEGISLATIVA...

Leia mais

XXI CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA

XXI CONGRESSO NACIONAL DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA DIREITO À EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DIREITOS E GARANTIAS INDIVIDUAIS: A RELEVÂNCIA DA INTERPRETAÇÃO FRENTE À COLISÃO ENTRE DIREITOS FUNDAMENTAIS Fernanda Vivacqua Vieira (UEFN) fernandavivacqua@hotmail.com

Leia mais

1 a PARTE LEI DE BIOSSEGURANÇA E CONTROLE DE SUA CONSTITUCIONALIDADE PELO STF NA ADI DF (Leonardo Martins), 1

1 a PARTE LEI DE BIOSSEGURANÇA E CONTROLE DE SUA CONSTITUCIONALIDADE PELO STF NA ADI DF (Leonardo Martins), 1 SUMÁRIO Sobre a coleção, xiii Sobre os autores, xv Prefácio geral, xvii Prefácio à edição brasileira de Questões atuais da proteção da vida pré-natal, xxi 1 a PARTE LEI DE BIOSSEGURANÇA E CONTROLE DE SUA

Leia mais

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO FUNCIONALISMO PÚBLICO. Teresa Helena Portela Freire de Carvalho Assessora Técnica CGU/Unicamp 2013

PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO FUNCIONALISMO PÚBLICO. Teresa Helena Portela Freire de Carvalho Assessora Técnica CGU/Unicamp 2013 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO FUNCIONALISMO PÚBLICO Teresa Helena Portela Freire de Carvalho Assessora Técnica CGU/Unicamp 2013 PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DO FUNCIONALISMO PÚBLICO Funcionário público é todo

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 Componente Curricular:HERMENÊUTICA E LÓGICA JURÍDICA Código: DIR 164 CH Total: 60h Pré-requisito: Metodologia

Leia mais

Coordenador ALEXANDRE STURION DE PAULA Advogado. Especialista em Direito do Estado pela UEL.

Coordenador ALEXANDRE STURION DE PAULA Advogado. Especialista em Direito do Estado pela UEL. Coordenador ALEXANDRE STURION DE PAULA Advogado. Especialista em Direito do Estado pela UEL. Ensaios Constitucionais de Direitos Fundamentais Servanda Editora 2006 Ficha Catalográfica Elaborada pela Biblioteca

Leia mais

BREVES APONTAMENTOS SOBRE OS FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS DA ISENÇÃO DE TRIBUTOS PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA.

BREVES APONTAMENTOS SOBRE OS FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS DA ISENÇÃO DE TRIBUTOS PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. BREVES APONTAMENTOS SOBRE OS FUNDAMENTOS CONSTITUCIONAIS DA ISENÇÃO DE TRIBUTOS PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA. Rennan Marcos Salvato da Cruz 1 Raphael de Oliveira Machado Dias 2 RESUMO: O presente estudo

Leia mais

Nº da aula 12 SUSTENTABILIDADE NO PODER JUDICIÁRIO:

Nº da aula 12 SUSTENTABILIDADE NO PODER JUDICIÁRIO: Página1 Curso/Disciplina: Sustentabilidade Aula: Sustentabilidade no poder judiciário Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Felipe Loyola Nº da aula 12 SUSTENTABILIDADE NO PODER JUDICIÁRIO: Resolução

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO I

DIREITO ADMINISTRATIVO I 1 DIREITO ADMINISTRATIVO I Prof. Anderson Rosa 2016 / 1 2 2.1 Origem, evolução histórica e autonomia; Como ramo do direito autônomo o direito administrativo surgiu em fins do século XVIII e início do século

Leia mais

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas

ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas ARTIGO: O controle incidental e o controle abstrato de normas Luís Fernando de Souza Pastana 1 RESUMO: Nosso ordenamento jurídico estabelece a supremacia da Constituição Federal e, para que esta supremacia

Leia mais

Das Normas Fundamentais do Processo Civil

Das Normas Fundamentais do Processo Civil Das Normas Fundamentais do Processo Civil UMA ANÁLISE LUSO-BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA 2015 Artur César de Souza \11X ALMEDINA DAS NORMAS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO CIVIL UMA ANÁLISE LUSO-BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

Leia mais

IMPACTOS)DA)JUDICIALIZAÇÃO)DA)SAÚDE)NA)GESTÃO)PÚBLICA) ) )

IMPACTOS)DA)JUDICIALIZAÇÃO)DA)SAÚDE)NA)GESTÃO)PÚBLICA) ) ) RESUMO IMPACTOSDAJUDICIALIZAÇÃODASAÚDENAGESTÃOPÚBLICA DanielCarlosNeto 1 Ajudicializaçãodasaúderefere8seàbuscadoJudiciáriocomoaúltimaalternativa paraobtençãodomedicamentooutratamentooranegadopelosus,sejaporfalta

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO FONTES DO : As fontes do Direito Administrativo podem ser consideradas quatro: A Lei, os costumes a Doutrina e a Jurisprudência. São divididas em fontes Primárias e Secundárias, sendo a fonte primária

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria da Constituição Constitucionalismo Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - As etapas francesa e americana constituem o chamado constitucionalismo clássico, influenciado por pensadores

Leia mais

A REVISTA ÍNTIMA À LUZ DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

A REVISTA ÍNTIMA À LUZ DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL A REVISTA ÍNTIMA À LUZ DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL Leandro Bertini de Oliveira Especialista em Ciências Jurídicas pela Universidade Candido Mendes Rio de Janeiro. Docente do curso de Direito da Unilago. RESUMO

Leia mais

Aula 08 POSICIONAMENTO DE CANOTILHO

Aula 08 POSICIONAMENTO DE CANOTILHO Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: Posicionamento de Canotilho. Eficácia dos Princípios (Luis Roberto Barroso). Classificação Material dos Princípios Constitucionais 08 Professor

Leia mais

Fundamentação das decisões judiciais no centro dos debates do XIV Congresso de Direito Tributário em Questão

Fundamentação das decisões judiciais no centro dos debates do XIV Congresso de Direito Tributário em Questão Fundamentação das decisões judiciais no centro dos debates do XIV Congresso de Direito Tributário em Questão O artigo 489 do novo Código de Processo Civil, que estabelece regras para a fundamentação das

Leia mais

Instituições de direito FEA

Instituições de direito FEA Instituições de direito FEA CAMILA VILLARD DURAN CAMILADURAN@USP.BR Apresentação: Módulo I! O que é o direito? O que é lei?! Qual é o papel institucional do Legislativo e do Executivo, notadamente no processo

Leia mais

DISCIPLINA Normas e Legislação Ambiental. CURSO Mestrado em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente

DISCIPLINA Normas e Legislação Ambiental. CURSO Mestrado em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente DISCIPLINA Normas e Legislação Ambiental PROFESSOR Dr. Maurício Nardini CURSO PERÍODO CARGA HORÁRIA 60 SEMESTRE LETIVO 1º. Semestre 2009 1. EMENTA O Direito é ciência essencialmente ética, sua finalidade

Leia mais

Programa da disciplina de Direitos Fundamentais Ano letivo de 2014/15

Programa da disciplina de Direitos Fundamentais Ano letivo de 2014/15 Programa da disciplina de Direitos Fundamentais Ano letivo de 2014/15 Regente: Jorge Reis Novais Colaboradores: Prof. Doutor Domingos Soares Farinho Mestre Tiago Fidalgo de Freitas Mestre Tiago Antunes

Leia mais

Da constitucionalidade da internação hospitalar na modalidade diferença de classe

Da constitucionalidade da internação hospitalar na modalidade diferença de classe Da constitucionalidade da internação hospitalar na modalidade diferença de classe Julio Flavio Dornelles de Matos 1, Cristiane Paim 2 A internação hospitalar na modalidade diferença de classe consiste

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Código da Disciplina: 5344 Vigência: 1 / 2004 Disciplina: HERMENEUTICA ARGUMENT JURIDICA Código do Curso: 17 Curso: Direito Unidade: NÚCLEO UNIV BH Turno: MANHÃ Período: 10 Créditos: 4 Carga Horária TOTAL

Leia mais

Dignidade Humana e Justiça Social

Dignidade Humana e Justiça Social Dignidade Humana e Justiça Social Francisco José Vilas Bôas Neto Francisco José Vilas Bôas Neto Dignidade Humana e Justiça Social Belo Horizonte 2013 Lista de Siglas 1) CKTM Construtivismo Kantiano na

Leia mais

FRACION SANTOS DIREITO CONSTITUCIONAL

FRACION SANTOS DIREITO CONSTITUCIONAL FRACION SANTOS DIREITO CONSTITUCIONAL 1. (CESPE 2013 AGU Procurador Federal) Considerando o entendimento prevalecente na doutrina e na jurisprudência do STF sobre o preâmbulo constitucional e as disposições

Leia mais

Iziane Luiza Bertotti 2, Fernando Battisti 3

Iziane Luiza Bertotti 2, Fernando Battisti 3 THERAPEUTIC JURISPRUDENCE: UMA FORMA DE MATERIALIZAÇÃO DA ÉTICA NA ESFERA JURISDICIONAL 1 THERAPEUTIC JURISPRUDENCE: A FORM OF MATERIALIZATION OF ETHICS IN THE JURISDICTIONAL FIELD Iziane Luiza Bertotti

Leia mais

Aula 17 NORMAS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO CIVIL

Aula 17 NORMAS FUNDAMENTAIS DO PROCESSO CIVIL Página1 Curso/Disciplina: Direito Processual Civil (NCPC) Aula: Artigo 11 Princípio da Motivação das Decisões Judiciais. Professor (a): Edward Carlyle Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Aula 17 NORMAS FUNDAMENTAIS

Leia mais

PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA CURSO: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE

PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA CURSO: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE PROF. JEFERSON PEDRO DA COSTA CURSO: CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE I. CONCEITO É a verificação da compatibilidade de uma lei ou ato normativo com a Constituição, verificando seus requisitos de constitucionalidade.

Leia mais

Introdução ao Estudo do Direito

Introdução ao Estudo do Direito Sílvio de Salvo Venosa Introdução ao Estudo do Direito Primeiras Linhas 4ª Edição são PAULO EDITORA ATLAS S.A. - 2014 2004 by Editora Atlas S.A. 1.ed. 2004; 2. ed. 2006;3. ed. 2010;4. ed. 2014 Composição:

Leia mais

PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO

PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO PRINCÍPIOS DO DIREITO DO TRABALHO CONCEITO E FINALIDADE Os princípios do Direito do Trabalho são as ideias fundamentais e informadoras do ordenamento jurídico trabalhista. São o alicerce cientifico, as

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria da Constituição Princípios de Interpretação Constitucional Profª. Liz Rodrigues - A interpretação constitucional tem algumas peculiaridades e, além dos métodos, costumam ser

Leia mais

Ponto 05 HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL. 1. Introdução: Hermenêutica e interpretação são termos distintos.

Ponto 05 HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL. 1. Introdução: Hermenêutica e interpretação são termos distintos. DIREITO CONSTITUCIONAL I PROFESSOR: Ms. JOSÉ ROBERTO SANCHES UniSalesiano Ponto 05 HERMENÊUTICA CONSTITUCIONAL 1. Introdução: Hermenêutica e interpretação são termos distintos. A interpretação busca revelar

Leia mais

PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA E A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS Wanda Karine da Silva Santana

PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA E A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS Wanda Karine da Silva Santana PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA E A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS Wanda Karine da Silva Santana wanda.karine.santana@gmail.com Eduardo Faria Silva Doutor em Direito pelo PPGD/UFPR, Mestre em Direito

Leia mais

ADVOCACIA PÚBLICA. CLAUDIO MADUREIRA Autor. Formato: 14,5x21,5 cm CÓDIGO: Prefácio Carlos Mário da Silva Velloso

ADVOCACIA PÚBLICA. CLAUDIO MADUREIRA Autor. Formato: 14,5x21,5 cm CÓDIGO: Prefácio Carlos Mário da Silva Velloso CLAUDIO MADUREIRA Autor ADVOCACIA PÚBLICA Prefácio Carlos Mário da Silva Velloso Área específica Direito Administrativo. Este livro é sobre a advocacia pública; sobre o papel dos procuradores na conformação

Leia mais

Objetivos: Dar ao aluno noções gerais sobre o Estado e a ordem social e oferecer-lhe o pleno conhecimento da organização constitucional brasileira.

Objetivos: Dar ao aluno noções gerais sobre o Estado e a ordem social e oferecer-lhe o pleno conhecimento da organização constitucional brasileira. DISCIPLINA: CONSTITUCIONAL I CARGA HORÁRIA TOTAL: 60 CRÉDITOS: 04 CÓDIGO: DIR 02-07411 Dar ao aluno noções gerais sobre o Estado e a ordem social e oferecer-lhe o pleno conhecimento da organização constitucional

Leia mais

A EFETIVIDADE DO PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA

A EFETIVIDADE DO PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA A EFETIVIDADE DO PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA Anderson De Souza Almeida 1 Cleber Do Carmo Brandão 2 Tadeu Reis Rios 3 Rafael Alem Mello Ferreira 4 RESUMO: Através deste artigo

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br O Direito Administrativo e o Princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o Interesse Privado Fernanda Yasue Kinoshita* sábado, 3 de junho de 2006, 09:56h. 1 Conceito Segundo

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br Os meios de controle da Administração Pública: considerações Marinete Dresch de Moraes* A Administração Pública, visando atender as necessidades sociais e buscando a realização do

Leia mais

Aula 06 RAZOABILIDADE X PROPORCIONALIDADE X PROIBIÇÃO DE EXCESSO

Aula 06 RAZOABILIDADE X PROPORCIONALIDADE X PROIBIÇÃO DE EXCESSO Turma e Ano: 2016 Matéria / Aula: Hermenêutica Constitucional / Princípios Constitucionais Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 06 RAZOABILIDADE X PROPORCIONALIDADE X PROIBIÇÃO DE EXCESSO

Leia mais

PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO CONSUMIDOR

PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO CONSUMIDOR PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO CONSUMIDOR Zuleika MACHADO Daniel Goro TAKEY RESUMO: O presente artigo tem como objetivo demostrar os princípios garantidos pela constituição de 1988, a qual veio estabelecer

Leia mais

COMPETÊNCIA DO JUIZ CONSTITUCIONAL

COMPETÊNCIA DO JUIZ CONSTITUCIONAL COMPETÊNCIA DO JUIZ CONSTITUCIONAL LIMITES DE ATUAÇÃO À LUZ DA SEPARAÇÃO DOS PODERES E DO CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE EDITORA AF1L1ADA Visite nossos sites na Internet 1I'1I'1I'jul'lIa. com. bl' e 11'11'11'.

Leia mais

Excelentíssimos senhores representantes das Jurisdições. Excelentíssimo senhor Gianni Buquicchio, Presidente da Comissão

Excelentíssimos senhores representantes das Jurisdições. Excelentíssimo senhor Gianni Buquicchio, Presidente da Comissão IV ASSEMBLEIA DA CONFERÊNCIA DAS JURISDIÇÕES CONSTITUCIONAIS DOS PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA (BRASÍLIA, BRASIL, 8 DE ABRIL DE 2016) APRESENTAÇÃO DO EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DO SUPREMO TRIBUNAL

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO EM PLANEJAMENTO URBANO ENCONTRO 5: O DIREITO À CIDADE PALESTRANTE ANNELISE MONTEIRO STEIGLEDER

CURSO DE EXTENSÃO EM PLANEJAMENTO URBANO ENCONTRO 5: O DIREITO À CIDADE PALESTRANTE ANNELISE MONTEIRO STEIGLEDER UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS) PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PLANEJAMENTO URBANO E REGIONAL (PROPUR) GRUPO DE PESQUISA LABORATÓRIO DE ESTUDOS URBANOS (LEURB) CURSO DE EXTENSÃO EM PLANEJAMENTO

Leia mais

Diplomacia NOÇÕES DE DIREITO INTERNO

Diplomacia NOÇÕES DE DIREITO INTERNO Diplomacia NOÇÕES DE DIREITO INTERNO PROFESSORA AMANDA ALVES ALMOZARA PÓS-GRADUADA E MESTRA PELA PUC/SP ADVOGADA www.amandaalmozara.com.br 1 1 1º) Conteúdo programático: Noções de direito e ordenamento

Leia mais

UNIDADE I INTRODUÇÃO CONCEITUAL E HISTÓRICA AO DIREITO PROCESSUAL. CAPÍTULO 1 Processo, direito processual e teoria do processo: uma introdução

UNIDADE I INTRODUÇÃO CONCEITUAL E HISTÓRICA AO DIREITO PROCESSUAL. CAPÍTULO 1 Processo, direito processual e teoria do processo: uma introdução UNIDADE I INTRODUÇÃO CONCEITUAL E HISTÓRICA AO DIREITO PROCESSUAL CAPÍTULO 1 Processo, direito processual e teoria do processo: uma introdução conceitual 1.1 Sociedade, Estado e Direito 1.2 Formas históricas

Leia mais

STJ ESTUDO DE CASO BASEADO NA DECISAo DO STI SOBRE A CONSTITUCIONAliDADE DA LEI DE [)IOSSECUIU\I,!( \ E NO DIREITO COMPARADO ALEMAO

STJ ESTUDO DE CASO BASEADO NA DECISAo DO STI SOBRE A CONSTITUCIONAliDADE DA LEI DE [)IOSSECUIU\I,!( \ E NO DIREITO COMPARADO ALEMAO u ~ B IE ESTUDO DE CASO BASEADO NA DECISAo DO STI SOBRE A CONSTITUCIONAliDADE DA LEI DE [)IOSSECUIU\I,!( \ E NO DIREITO COMPARADO ALEMAO I COM UM ENSAIO DE BERNHARD SCH LI r" K Q1JESTÕES ATUAIS DA PROTEÇÃO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA ESTE DOCUMENTO NÃO SUBSTITUI O ORIGINAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA ESTE DOCUMENTO NÃO SUBSTITUI O ORIGINAL 0 Programa Analítico de Disciplina DIR366 Direito Constitucional - Teoria dos Direitos Fundamentais Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 2 Teóricas Práticas

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA www.trilhante.com.br 1. Administração Pública A Constituição da República Federativa do Brasil cuidou pormenorizadamente da administração pública, estabelecendo regras gerais e diversos

Leia mais

Aula 07. HERMENÊUTICA (continuação)

Aula 07. HERMENÊUTICA (continuação) Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Aula: Hermenêutica: princípios materiais e princípios instrumentais 07 Professor (a): Marcelo Tavares Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida

Leia mais

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Administrativo Aula 120 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Analia Freitas. Aula nº 120.

Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Administrativo Aula 120 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Analia Freitas. Aula nº 120. Página1 Curso/Disciplina: Direito Empresarial Aula: Direito Administrativo Aula 120 Professor(a): Luiz Jungstedt Monitor(a): Analia Freitas Aula nº 120. 1. Fontes do Direito Administrativo As fontes do

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA NO CONTEXTO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL

TRIBUNAL DE JUSTIÇA NO CONTEXTO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL RECURSOS ESPECIAIS REPETITIVOS NO ÂMBITO DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA NO CONTEXTO DO NOVO CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL Ana Paula Leopoldo LOMBA 1 RESUMO: As mudanças culturais que ocorreram na sociedade

Leia mais

O DEVIDO PROCESSO LEGAL E O ART. 285-A DO CPC

O DEVIDO PROCESSO LEGAL E O ART. 285-A DO CPC O DEVIDO PROCESSO LEGAL E O ART. 285-A DO CPC Francielli Pereira da CRUZ¹ Thaís TEIXEIRA² Ariane Fernandes de OLIVEIRA³ RESUMO: O Direito tem diversos significados, que revelam aspectos complementares,

Leia mais

1ª Fase PROVA OBJETIVA DIREITO CONSTITUCIONAL

1ª Fase PROVA OBJETIVA DIREITO CONSTITUCIONAL 1ª Fase PROVA OBJETIVA DIREITO CONSTITUCIONAL P á g i n a 1 QUESTÃO 1 - Em relação às emendas à constituição é verdadeiro: I. No sistema brasileiro cabe a sua propositura ao presidente da república, aos

Leia mais

O PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA NOS PROCEDIMENTOS LICITATÓRIOS

O PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA NOS PROCEDIMENTOS LICITATÓRIOS 1 O PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA NOS PROCEDIMENTOS LICITATÓRIOS ANA FÁVIA FERNANDES DE QUEIROZ 1 GENOVEVA LAYSLA GONÇALVES COSTA 2 ROSÂNGELA MARIA DE SOUSA VASCONCELOS 3 Resumo: O processo licitatório é requisito

Leia mais

SUMÁRIO NORMAS CONSTITUCIONAIS AMBIENTAIS Capítulo 1

SUMÁRIO NORMAS CONSTITUCIONAIS AMBIENTAIS Capítulo 1 SUMÁRIO Capítulo 1 NORMAS CONSTITUCIONAIS AMBIENTAIS... 23 1. Conceito de Constituição... 23 2. Sentidos ou concepções de Constituição... 23 2.1. Sentido sociológico... 24 2.2. Sentido político... 24 2.3.

Leia mais

SUMÁRIO TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Capítulo 1

SUMÁRIO TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Capítulo 1 SUMÁRIO Capítulo 1 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO... 23 1. Conceito de Constituição... 23 2. Sentidos ou concepções de Constituição... 23 2.1. Sentido sociológico... 24 2.2. Sentido político... 24 2.3. Sentido

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

PLANO DE ENSINO OBJETIVOS GERAIS:

PLANO DE ENSINO OBJETIVOS GERAIS: PLANO DE ENSINO FACULDADE: Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais CURSO: Direito Período: 3 DEPARTAMENTO: Ano: 2016 DISCIPLINA: Teoria Geral do Processo CARGA HORÁRIA: 80 horas PRÉ-REQUISITO: não há.

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL - GARANTIAS FUNDAMENTAIS. Professor Murillo Sapia Gutier.

DIREITO PROCESSUAL PENAL - GARANTIAS FUNDAMENTAIS. Professor Murillo Sapia Gutier. 1 DIREITO PROCESSUAL PENAL - GARANTIAS FUNDAMENTAIS Professor Murillo Sapia Gutier www.murillogutier.com.br E-mail: murillo@gutier.com.br PROCESSO PENAL PARA QUÊ (M) Por que estudar Direito Processual

Leia mais

AULA DEMONSTRATIVA ATOS DE OFÍCIO CÍVEIS OFICIAL DE APOIO JUDICIAL TJMG

AULA DEMONSTRATIVA ATOS DE OFÍCIO CÍVEIS OFICIAL DE APOIO JUDICIAL TJMG AULA DEMONSTRATIVA ATOS DE OFÍCIO CÍVEIS OFICIAL DE APOIO JUDICIAL TJMG Prof. Jean Pitter CONTEÚDO PROGRAMÁTICO ATOS DE OFÍCIO - TJMG OFICIAL DE APOIO JUDICIAL 1. Processos: conceito, espécies, tipos de

Leia mais

UMA NOVA INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL COMO BASE PARA A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DE UM ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO

UMA NOVA INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL COMO BASE PARA A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DE UM ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO UMA NOVA INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL COMO BASE PARA A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS DE UM ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO A NEW CONSTITUTIONAL INTERPRETATION AS BASIS FOR THE EFFECTIVATION OF THE

Leia mais

O Principio da Publicidade tem seu campo de maior atuação no Administrativo, Assim, José Afonso da Silva 2, diz que:

O Principio da Publicidade tem seu campo de maior atuação no Administrativo, Assim, José Afonso da Silva 2, diz que: Principio da Publicidade. O Presente Trabalho vem elucidar dois princípios da suma importância para o Estado democrático de direito ao qual estamos inseridos, freqüentemente ouvimos falar sobre esses princípios,

Leia mais

ESTUDO INTRODUTÓRIO PARTE I DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO

ESTUDO INTRODUTÓRIO PARTE I DISCURSO E ARGUMENTAÇÃO Sumário ESTUDO INTRODUTÓRIO A TEORIA DISCURSIVA DO DIREITO DE ALEXY E AS DUAS QUESTÕES FUNDAMENTAIS DA FILOSOFIA DO DIREITO Alexandre Travessoni Gomes Trivisonno CAPÍTULO 1 UMA TEORIA DO DISCURSO PRÁTICO

Leia mais

Benefícios Fiscais, Planejamento Tributário e Efeitos Concorrenciais. Rodrigo Maito da Silveira 01/08/2018

Benefícios Fiscais, Planejamento Tributário e Efeitos Concorrenciais. Rodrigo Maito da Silveira 01/08/2018 Benefícios Fiscais, Planejamento Tributário e Efeitos Concorrenciais Rodrigo Maito da Silveira 01/08/2018 Livre Concorrência e a sua Proteção Livre Concorrência: igualdade de condições Direito da Concorrência:

Leia mais

Processo PLANO DE ENSINO. Prof. Luis Fernando Alves

Processo PLANO DE ENSINO. Prof. Luis Fernando Alves 1 Teoria Geral do Processo PLANO DE ENSINO Prof. Luis Fernando Alves www.professorluisfernando.jur.adv.br 1. EMENTA 2 O Estado, o processo e a tutela jurisdicional. Fontes das normas processuais. Princípios

Leia mais

O PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA, O MÍNIMO EXISTENCIAL E O ACESSO À JUSTIÇA 1

O PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA, O MÍNIMO EXISTENCIAL E O ACESSO À JUSTIÇA 1 O PRINCÍPIO DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA, O MÍNIMO EXISTENCIAL E O ACESSO À JUSTIÇA 1 Carlos Orlindo Panassolo Feron 2, Eloisa Nair De Andrade Argerich 3. 1 Projeto de Monografia de Conclusão de Curso

Leia mais

Neste mesmo sentido é o entendimento do constitucionalista Canotilho, (1999, p. 544): RESENHA

Neste mesmo sentido é o entendimento do constitucionalista Canotilho, (1999, p. 544): RESENHA RESENHA SILVA, Ricardo Augusto Dias da. Direito fundamental à saúde: o dilema entre o mínimo existencial e a reserva do possível. Belo Horizonte: Fórum, 2010. 224 p. O tema reserva do possível é frequentemente

Leia mais

A CAPACIDADE CONTRIBUTIVA SOB O ENFOQUE DO STF

A CAPACIDADE CONTRIBUTIVA SOB O ENFOQUE DO STF A CAPACIDADE CONTRIBUTIVA SOB O ENFOQUE DO STF Débora Belloni FERRARI 1 Ana Carolina Greco PAES 2 RESUMO: O presente artigo tem como objetivo a demonstração da importância do Princípio da Capacidade Contributiva

Leia mais

O PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANA COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL 1 THE PRINCIPLE OF HUMAN DIGNITY AS A FUNDAMENTAL LAW

O PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANA COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL 1 THE PRINCIPLE OF HUMAN DIGNITY AS A FUNDAMENTAL LAW O PRINCÍPIO DA DIGNIDADE HUMANA COMO UM DIREITO FUNDAMENTAL 1 THE PRINCIPLE OF HUMAN DIGNITY AS A FUNDAMENTAL LAW Caroline Taffarel Stefanello 2, Patricia Luzia Stieven 3 1 Revisão bibliográfica 2 Acadêmica

Leia mais

JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE: Interpretação do fenômeno e medidas para a garantia do direito social à saúde

JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE: Interpretação do fenômeno e medidas para a garantia do direito social à saúde JUDICIALIZAÇÃO DA SAÚDE: Interpretação do fenômeno e medidas para a garantia do direito social à saúde César Augusto Trinta Weber, MD. MSc. PhD. Presidente da Câmara Técnica de Auditoria em Saúde/CREMERS

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa. Direito Administrativo. Profª Tatiana Marcello

Técnico Judiciário Área Administrativa. Direito Administrativo. Profª Tatiana Marcello Técnico Judiciário Área Administrativa Direito Administrativo Conforme edital Profª Tatiana Marcello Direito Administrativo Professora Tatiana Marcello www.acasadoconcurseiro.com.br Edital DIREITO ADMINISTRATIVO:

Leia mais

ABREVIATURAS INTRODUÇÃO Capítulo 1 NOÇÕES GERAIS, ESSENCIAIS À COMPREENSÃO DO TEMA... 29

ABREVIATURAS INTRODUÇÃO Capítulo 1 NOÇÕES GERAIS, ESSENCIAIS À COMPREENSÃO DO TEMA... 29 SUMÁRIO ABREVIATURAS... 23 INTRODUÇÃO... 27 Capítulo 1 NOÇÕES GERAIS, ESSENCIAIS À COMPREENSÃO DO TEMA... 29 1.1. Procedimento: prévia estipulação de forma e a possibilidade de sua adequação... 29 1.1.1.

Leia mais

A possibilidade de admissão de prova ilícita nos casos de alienação parental, considerando o Princípio da Dignidade Humana e o da Proporcionalidade

A possibilidade de admissão de prova ilícita nos casos de alienação parental, considerando o Princípio da Dignidade Humana e o da Proporcionalidade A possibilidade de admissão de prova ilícita nos casos de alienação parental, considerando o Princípio da Dignidade Humana e o da Proporcionalidade Cimara Santos da Silva RESUMO: O presente projeto tem

Leia mais

ATIVISMO JUDICIAL COMO CRIME DE RESPONSABILIDADE

ATIVISMO JUDICIAL COMO CRIME DE RESPONSABILIDADE UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES CAMPUS VILLA-LOBOS Curso de Direito ATIVISMO JUDICIAL COMO CRIME DE RESPONSABILIDADE PROFA. MARINA DE NEIVA BORBA marina.borba@umc.br São Paulo, 22 de agosto de 2016 APRESENTAÇÃO

Leia mais

SUMÁRIO. 1. Conceito de Constituição Sentidos ou concepções de Constituição... 23

SUMÁRIO. 1. Conceito de Constituição Sentidos ou concepções de Constituição... 23 SUMÁRIO Capítulo 1 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO... 23 1. Conceito de Constituição... 23 2. Sentidos ou concepções de Constituição... 23 2.1. Sentido sociol gico... 24 2.2. Sentido político... 24 2.3. Sentido

Leia mais

ANÁLISE A RESPEITO DO LIMITE DE DEDUÇÃO COM DESPESAS DE EDUCAÇÃO NO IMPOSTO DE RENDA

ANÁLISE A RESPEITO DO LIMITE DE DEDUÇÃO COM DESPESAS DE EDUCAÇÃO NO IMPOSTO DE RENDA ANÁLISE A RESPEITO DO LIMITE DE DEDUÇÃO COM DESPESAS DE EDUCAÇÃO NO IMPOSTO DE RENDA Ana Beatriz Rodrigues Depieri 1 RESUMO: Buscou-se demonstrar, por meio do presente trabalho, a inconstitucionalidade

Leia mais

ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL

ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL Ementa aula 06 de junho de 2014. 07 de junho de 2014. ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL Professor: Paulo Ricardo Schier Graduação em Bacharelado em Direito

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO

DIREITO ADMINISTRATIVO FERNANDO FERREIRA BALTAR NETO RONNY CHARLES LOPES DE TORRES DIREITO ADMINISTRATIVO ª edição revista, ampliada e atualizada 2018 coleção SINOPSES para concursos Coordenação Leonardo de Medeiros Garcia 9

Leia mais

Juliana Medina Costa. A contribuição do princípio da adaptabilidade do procedimento para a efetividade processual Coimbra, fls.

Juliana Medina Costa. A contribuição do princípio da adaptabilidade do procedimento para a efetividade processual Coimbra, fls. Juliana Medina Costa A contribuição do princípio da adaptabilidade do procedimento para a efetividade processual Coimbra, 2014 143 fls. Dissertação (Mestrado em Direito) Faculdade de Direito, Universidade

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Controle de Constitucionalidade Controle Preventivo: Comissões de Constituição e Justiça e Veto Jurídico. Profª. Liz Rodrigues - Noções gerais: o controle de constitucionalidade

Leia mais

Sumário. Prefácio...31

Sumário. Prefácio...31 Prefácio...31 Capítulo 1 π TEORIA DA CONSTITUIÇÃO... 33 1. Conceito de Constituição... 33 2. Sentidos ou concepções de Constituição... 34 2.1 Sentido sociológico... 34 2.2 Sentido político... 35 2.3 Sentido

Leia mais

DA INSTRUMENTALIDADE DA COISA JULGADA EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO

DA INSTRUMENTALIDADE DA COISA JULGADA EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO DA INSTRUMENTALIDADE DA COISA JULGADA EM DIREITO PREVIDENCIÁRIO Felipe Fich de Moraes (Autor e apresentador)¹ Fernando Conte da Silva (Autor e apresentador)² 1. INTRODUÇÃO Muito se discute, na contemporaneidade,

Leia mais