Teoria da Decisão Judicial em tempos de Neoconstitucionalismo: o necessário controle do ativismo judicial no Estado de Direito 1

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Teoria da Decisão Judicial em tempos de Neoconstitucionalismo: o necessário controle do ativismo judicial no Estado de Direito 1"

Transcrição

1 Teoria da Decisão Judicial em tempos de Neoconstitucionalismo: o necessário controle do ativismo judicial no Estado de Direito 1 Ariel Koch Gomes 2 1. Introdução A partir de uma análise dos principais debates contemporâneos atinentes aos temas de direito ambiental, bem como outros tantos temas polêmicos lavados ao Judiciário também denominados de casos difíceis (hard cases), tais como proteção dos animais, limites da vida, direitos humanos, dentre tantos outros, percebe-se que invariavelmente os argumentos recaem na seara da Filosofia e, mais especificamente, no campo da Ética, isto é, comumente adentram no tema da relação entre Direito e Moral. Deste modo, o problema a ser enfrentado com a presente pesquisa é verificar como deve se dar a relação entre Direito e Moral em tempos de póspositivismo, de neoconstitucionalismo e de Estado Democrático de Direito, especialmente tendo em vista a atuação do Judiciário que tem sido debatida à luz dos conceitos de Judicialização da Política e de Ativismo Judicial. Isto é, verificar se a atuação jurisdicional no Direito contemporâneo não se sobressai às suas aptidões constitucionais e se, assim, não transgride a tripartição dos Poderes, princípio básico do Estado Democrático de Direito, inclusive previsto na Constituição Federal de 1988 como cláusula pétrea ou cláusula de inamovibilidade (mais especificamente constante no seu art. 60, 4º, III 3 ). 2. Metodologia A metodologia utilizada na presente pesquisa parte de uma análise bibliográfica, envolvendo Teoria do Direito, Filosofia do Direito, Hermenêutica Jurídica, Direito Constitucional e Teoria do Estado e da Constituição, bem 1 Trata-se de um artigo curto no qual se pretende apresentar os resultados parciais da pesquisa realizada junto ao projeto de pesquisa Direito, Meio Ambiente e Desastres Ambientais: fundamentação do direito do meio ambiente. 2 Professor do curso de Direito da UNIRITTER campi Canoas e Porto Alegre. Coordenador do projeto de pesquisa Direito, Meio Ambiente e Desastres Ambientais: fundamentação do direito do meio ambiente UNIRITTER. Coordenador Setorial de Extensão e Atividades Complementares da Faculdade de Direito e Coordenador Setorial de Trabalho de Conclusão de Curso de Direito no campus de Canoas UNIRITTER. Mestre em Direito Público e Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS-RS) ariel_gomes@uniritter.edu.br. 3 BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de Disponível em: < Acesso em: 14 set

2 como de uma análise de jurisprudência, precedentes judiciais e da legislação. Além disso, utiliza-se do método dialético, pois primeiro se verificará a situação atual, depois se procederá com as críticas para, no último momento, propor possíveis soluções aos problemas. 3. Resultados e Discussão O Direito passa por uma grande mudança de paradigmas ainda não muito bem assimilada no contexto jurídico brasileiro. Essa mudança é marcada especialmente pelo pós-positivismo e pelo neoconstitucionalismo. Para poder aprofundar o tema do neoconstitucionalismo, primeiro se deve tratar da definição de Constitucionalismo. Constitucionalismo é a teoria de governo limitado pela lei, mais especificamente pela Constituição e, deste modo, representa uma limitação do poder com fins de garantir os direitos numa dimensão político-social de uma comunidade. 4 Portanto, [...] o Constitucionalismo representa o Governo das leis e não dos homens, da racionalidade do direito e não do mero poder 5. O neoconstitucionalismo tem seu início após a Segunda Guerra Mundial, marcado principalmente pelo constitucionalismo ocorrido na Alemanha e na Itália, que trouxe o início do processo de um novo movimento constitucional que tem como principais características a positivação dos direitos humanos nas Constituições (os denominados direitos fundamentais), a criação dos Tribunais Constitucionais (que irão exercer o controle de constitucionalidade e, assim, garantir a efetivação dos direitos constitucionais mesmo contra maiorias eventuais) e a força normativa da constituição (termo este cunhado inicialmente por Konrad Hesse 6 ). 7 O neoconstitucionalismo somente adentra no Brasil com o advento da Constituição Federal de 1988, isto é, somente a partir do processo de redemocratização do país após o longo período de ditadura militar CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito constitucional e teoria da constituição. 7. ed. Coimbra: Edições Almedina, p MATTEUCCI, Nicola. Constitucionalismo. In: BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. Brasília: Editora Universidade de Brasília, v.1, p Nas palavras do autor: Ela própria [a Constituição jurídica] converte-se em força ativa que influi e determina a realidade política e social. (HESSE, Konrad. A força normativa da constituição. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, p. 24). 7 STRECK, Lenio. Lições de crítica hermenêutica do direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, p BARROSO, Luís Roberto. Curso de direito constitucional contemporâneo: os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo. 2. ed. São Paulo: Saraiva, p. 245.

3 A partir dessa positivação nas Constituições de inúmeros direitos, garantias e de intenções de transformação da realidade social (tais como diminuição das desigualdades sociais, erradicação da pobreza, garantia de acesso à saúde e à educação, dentre tantas outras) tem-se como consequência natural um aumento das demandas judiciais, pois o poder Executivo não consegue atender a todas essas demandas sociais previstas na Constituição e, assim, provoca a procura do Judiciário para buscar a realização e/ou o acesso a esses direitos previstos na Carta Magna. Esse fenômeno de se buscar a realização das políticas públicas previstas na Constituição Federal via Judiciário se denomina de Judicialização da Política. Trata-se de uma consequência natural desse fenômeno contemporâneo de neoconstitucionalismo (ou constitucionalismo contemporâneo). No entanto, verifica-se que com isso o poder Judiciário exerce a sua função de controle em relação aos demais poderes chegando ao limite da previsão constitucional da tripartição dos poderes 10, inclusive até extrapolando esse limite em alguns casos e, consequentemente, acaba por desconfigurar o Estado Democrático de Direito. Quando o Judiciário excede no seu exercício acaba por incorrer no denominado Ativismo Judicial. Frank B. Cross e Stefanie A. Lindquist afirmam que [...] juízes ativistas simplesmente impõem suas preferências políticas à sociedade sem uma prestação de contas eleitoral ou de fidelidade com a Constituição. 11 Ainda, Mauro Cappelletti acentua que Devemos inquirir se a criatividade judiciária, ou sua mais acentuada medida, torna o juiz legislador, se, em outras palavras, assumindo os juízes (ou alguns deles, como os constitucionais e comunitários) papel acentuadamente criativo, a função jurisdicional termina por se igualar à legislativa, e os juízes (ou aqueles outros juízes) acabam por invadir o domínio do poder legislativo. 12 Num Estado de Direito não é possível que o Judiciário tenha decisões de política que não seja no sentido de aplicação da política Constitucional, pois conforme expressa Ronald Dworkin 9 STRECK, Lenio. Jurisdição constitucional e decisão jurídica. 4. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, p RAMOS, Elival da Silva. Ativismo judicial: parâmetros dogmáticos. São Paulo: Saraiva, p Tradução nossa: [ ] activist judges simply impose their policy preferences on society, without electoral accountability or fidelity to the Constitution. (CROSS, Frank B.; LINDQUIST, Stefanie A. The scientific study of judicial activism. Minesota law review, 2007, v.91, p. 1753). 12 CAPPELLETTI, Mauro. Juízes legisladores?. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris Editor, p. 73.

4 Os juízes não são eleitos nem reeleitos, e isso é sensato porque as decisões que tomam ao aplicar a legislação tal como se encontra devem ser imunes ao controle popular. Mas decorre daí que não devem tomar decisões independentes no que diz respeito a modificar ou expandir o repertório legal, pois essas decisões somente devem ser tomadas sob o controle popular. 13 Portanto, verifica-se a necessidade de um debate quanto a possibilidade de uma teoria da decisão judicial que seja coerente com o Estado Democrático de Direito e compatível com o neoconstitucionalismo e com o pós-positivismo. A partir dessa análise será possível se verificar como deve se dar a relação entre direito e moral e, deste modo, como o direito pode fornecer melhores respostas às lides jurídicas contemporâneas. 4. Conclusões A pesquisa aqui apresentada é um novo rumo tomado a partir da pesquisa realizada desde o ano passado até este momento, na qual o foco era a proteção do meio ambiente. A partir dessa pesquisa anterior é que se constatou essa problemática quanto a aplicação do direito a decisão judicial e a relação entre direito e moral em tempos de pós-positivismo e neoconstitucionalismo no Estado de Direito. Esse é o problema a ser enfrentado na presente pesquisa que está, assim, na sua fase inicial. 5. Palavras-chave Teoria da Decisão Judicial. Neoconstitucionalismo. Ativismo Judicial. Judicialização da Política. Pós-Positivismo. 6. Referências bibliográficas BARROSO, Luís Roberto. Curso de direito constitucional contemporâneo: os conceitos fundamentais e a construção do novo modelo. 2. ed. São Paulo: Saraiva, BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de Disponível em: 13 DWORKIN, Ronald. Uma questão de princípio. São Paulo: Martins Fontes, p. 17.

5 < Acesso em: 14 set CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito constitucional e teoria da constituição. 7. ed. Coimbra: Edições Almedina, CAPPELLETTI, Mauro. Juízes legisladores?. Porto Alegre: Sérgio Antonio Fabris Editor, p. 73. CROSS, Frank B.; LINDQUIST, Stefanie A. The scientific study of judicial activism. Minesota law review, 2007, v.91, p DWORKIN, Ronald. Uma questão de princípio. São Paulo: Martins Fontes, HESSE, Konrad. A força normativa da constituição. Porto Alegre: Sergio Antonio Fabris Editor, MATTEUCCI, Nicola. Constitucionalismo. In: BOBBIO, Norberto; MATTEUCCI, Nicola; PASQUINO, Gianfranco. Dicionário de política. Brasília: Editora Universidade de Brasília, v.1, p RAMOS, Elival da Silva. Ativismo judicial: parâmetros dogmáticos. São Paulo: Saraiva, STRECK, Lenio. Jurisdição constitucional e decisão jurídica. 4. ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, Lições de crítica hermenêutica do direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2014.

CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Acesso à Justiça. Porto Alegre: Sergio Fabris editor

CAPPELLETTI, Mauro; GARTH, Bryant. Acesso à Justiça. Porto Alegre: Sergio Fabris editor Profº Drº Luis Rodolfo A. de Souza Dantas DIREITOS INDIVIDUAIS MATERIAIS Ementa: Por meio da disciplina Direitos Individuais Materiais pretende-se analisar o conteúdo material dos direito individuais previstos

Leia mais

POLITIZAÇÃO DA JUSTIÇA E DA JUDICIALIZAÇÃO DA POLÍTICA

POLITIZAÇÃO DA JUSTIÇA E DA JUDICIALIZAÇÃO DA POLÍTICA 1 POLITIZAÇÃO DA JUSTIÇA E DA JUDICIALIZAÇÃO DA POLÍTICA ANTONIA GEORGELIA CARVALHO FROTA 1 KARLA YANDRA RODRIGUES² Resumo: O objetivo deste artigo é mostrar as criticas a intervenção decisória do Poder

Leia mais

Efetivação de Direitos Fundamentais pelo Estado. Nível: Doutorado Obrigatória: Não Carga Horária: 45 Créditos: 3

Efetivação de Direitos Fundamentais pelo Estado. Nível: Doutorado Obrigatória: Não Carga Horária: 45 Créditos: 3 Efetivação de Direitos Fundamentais pelo Estado Nível: Doutorado Obrigatória: Não Carga Horária: 45 Créditos: 3 Ementa: Justiça e acesso à justiça. Estado Constitucional. Teoria dos direitos fundamentais.

Leia mais

PLANO DE ENSINO. CURSO: MESTRADO EM DIREITO Semestre: CARGA HORÁRIA SEMESTRAL AULAS SEMANAIS 1. DISCIPLINA PERº

PLANO DE ENSINO. CURSO: MESTRADO EM DIREITO Semestre: CARGA HORÁRIA SEMESTRAL AULAS SEMANAIS 1. DISCIPLINA PERº PLANO DE ENSINO CURSO: MESTRADO EM DIREITO Semestre: 1. DISCIPLINA PERº Direitos Fundamentais e Constituição. Teoria Geral e Hermenêutica CARGA HORÁRIA SEMESTRAL AULAS SEMANAIS 2017 60 4 2. PROFESSOR (A):

Leia mais

O ELEMENTO HERMENÊUTICO NA JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL

O ELEMENTO HERMENÊUTICO NA JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL 1. Descrição do EHJC para o programa COLETA (5 linhas) O grupo de estudo e de pesquisa O Elemento Hermenêutico na Jurisdição Constitucional, liderado pelo Prof. Dr. Alvaro Ciarlini e composto por mestrandos

Leia mais

AULA 03 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO

AULA 03 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO 1 AULA 03 TEORIA DA CONSTITUIÇÃO Movimento teórico de revalorização do direito constitucional, de uma nova abordagem do papel da constituição no sistema jurídico 2 Surgiu a partir da segunda metade do

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL CONTEMPORÂNEO UNICEUB Professor LUÍS ROBERTO BARROSO

DIREITO CONSTITUCIONAL CONTEMPORÂNEO UNICEUB Professor LUÍS ROBERTO BARROSO DIREITO CONSTITUCIONAL CONTEMPORÂNEO UNICEUB - 2017 Professor LUÍS ROBERTO BARROSO Módulo I INFORMAÇÕES GERAIS. A CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA DE 1988. O ESTADO CONSTITUCIONAL CONTEMPORÂNEO I. APRESENTAÇÃO

Leia mais

Sumário. CAPÍTULO 02 (DES)GOVERNANÇA NA ATUAÇÃO DO EXECUTIVO E JUDICIÁRIO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE BRASILEIRA Amanda Sanches Daltro de Carvalho

Sumário. CAPÍTULO 02 (DES)GOVERNANÇA NA ATUAÇÃO DO EXECUTIVO E JUDICIÁRIO NA PROMOÇÃO DA SAÚDE BRASILEIRA Amanda Sanches Daltro de Carvalho Sumário CAPÍTULO 01 AS MUDANÇAS INFORMAIS NA CONSTITUIÇÃO PELA EVOLUÇÃO DA JURISPRUDÊNCIA CONSTITUCIONAL: CONDIÇÕES E LIMITES... 15 Adriano Sant Ana Pedra 1. INTRODUÇÃO...15 2. A MUTAÇÃO COMO FENÔMENO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA NÚCLEO DE CIÊNCIAS SOCIAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS DISCIPLINA: DIREITO CONSTITUCIONAL I CÓDIGO: DCONSTI - CARGA HORÁRIA: 80 h.a. - N.º DE CRÉDITOS: 04 PRÉ-REQUISITO:

Leia mais

HERMENÊUTICA. Elementos de interpretação tradicionais. Princípios de interpretação constitucional

HERMENÊUTICA. Elementos de interpretação tradicionais. Princípios de interpretação constitucional HERMENÊUTICA Barroso sugere três planos ou prismas: PLANO JURÍDICO OU DOGMÁTICO Regras de hermenêutica Elementos de interpretação tradicionais Princípios de interpretação constitucional PLANO TEÓRICO OU

Leia mais

Conteúdos/ Matéria. Textos, filmes e outros materiais. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Semana. Tipo de aula

Conteúdos/ Matéria. Textos, filmes e outros materiais. Categorias/ Questões. Habilidades e Competências. Semana. Tipo de aula PLANO DE CURSO DISCIPLINA: TEORIA DA CONSTITUIÇÃO (CÓD.: ENEX 60113) ETAPA: 1ª TOTAL DE ENCONTROS: 15 SEMANAS Semana Conteúdos/ Matéria Categorias/ Questões Tipo de aula Habilidades e Competências Textos,

Leia mais

Programa de Pós-graduação em Direito

Programa de Pós-graduação em Direito Teoria da Constituição 04 créditos Programa de Pós-graduação em Direito Ementa: Constituição e constitucionalismo no paradigma do Estado Democrático de Direito. Interpretação e aplicação da Constituição.

Leia mais

Período. 3º Período. Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional

Período. 3º Período. Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Página 1 de 5 Disciplina DE GRADUACÃO Curso Semestral Código DIREITO CONSTITUCIONAL II 072 Curso Graduação Período 3º Período Turma (s) A, B e D Carga Horária 64 horas-relógio 77 horas-aula Eixo de Formação

Leia mais

Resumo expandido: Ativismo e Protagonismo Judicial

Resumo expandido: Ativismo e Protagonismo Judicial Resumo expandido: Ativismo e Protagonismo Judicial Mirela Maganini Ferreira O presente trabalho pretende analisar a obra do autor Lênio Luiz Streck, O que é isto - decido conforme minha consciência, e

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA ESTE DOCUMENTO NÃO SUBSTITUI O ORIGINAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA ESTE DOCUMENTO NÃO SUBSTITUI O ORIGINAL 0 Programa Analítico de Disciplina DIR366 Direito Constitucional - Teoria dos Direitos Fundamentais Departamento de Direito - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes Número de créditos: 2 Teóricas Práticas

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS EDITAL N. 61/2015 CONCURSO PROFESSOR EFETIVO FADIR ÁREA DE DIREITO CONSTITUCIONAL

INFORMAÇÕES GERAIS EDITAL N. 61/2015 CONCURSO PROFESSOR EFETIVO FADIR ÁREA DE DIREITO CONSTITUCIONAL 1 INFORMAÇÕES GERAIS EDITAL N. 61/2015 CONCURSO PROFESSOR EFETIVO FADIR ÁREA DE DIREITO CONSTITUCIONAL I) Planilha de Inscrições Deferidas: obs.: o prazo das inscrições está aberto até o dia 07/10/2015;

Leia mais

Sumário. 1 Apresentação do Tema Escolhido, 1

Sumário. 1 Apresentação do Tema Escolhido, 1 Sumário Apresentação, xv Prefácio, xix 1 Apresentação do Tema Escolhido, 1 2 A Jurisdição no Início do Terceiro Milênio, 5 2.1 A visão clássica acerca da jurisdição, 5 2.2 A passagem do Estado liberal

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

Fone: (48) PLANO DE ENSINO ACESSO À JUSTIÇA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA II EMENTA

Fone: (48) PLANO DE ENSINO ACESSO À JUSTIÇA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA II EMENTA PLANO DE ENSINO I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Nome Ministrantes: Luiz Henrique Urquhart Cademartori Alexandre Morais da Rosa ACESSO À JUSTIÇA E ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA II EMENTA Evolução do Estado e seus

Leia mais

Grupo: Direitos Humanos na Sociedade Contemporânea CONSTITUCIONALISMO CONTEMPORÂNEO: DEMOCRACIA, DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E ATIVISMO JUDICIAL

Grupo: Direitos Humanos na Sociedade Contemporânea CONSTITUCIONALISMO CONTEMPORÂNEO: DEMOCRACIA, DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E ATIVISMO JUDICIAL Grupo: Direitos Humanos na Sociedade Contemporânea CONSTITUCIONALISMO CONTEMPORÂNEO: DEMOCRACIA, DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA E ATIVISMO JUDICIAL Flávio Corrêa Coutinho Mestrando do Curso de Direito do Centro

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 Componente Curricular: DIREITO CONSTITUCIONAL II Código: DIR - 260 CH Total: 60h Pré-requisito:DIREITO CONSTITUCIONAL

Leia mais

CAPÍTULO 1 A LUTA DA CRÍTICA HERMENÊUTICA DO DIREITO CONTRA O SOLIPSISMO JUDICIAL Lenio Luiz Streck

CAPÍTULO 1 A LUTA DA CRÍTICA HERMENÊUTICA DO DIREITO CONTRA O SOLIPSISMO JUDICIAL Lenio Luiz Streck SUMÁRIO CAPÍTULO 1 A LUTA DA CRÍTICA HERMENÊUTICA DO DIREITO CONTRA O SOLIPSISMO JUDICIAL... 23 Lenio Luiz Streck Introdução...23 1. O que é a Crítica Hermenêutica do Direito?...23 2. O solipsismo judicial...24

Leia mais

Interpretação da Constituição

Interpretação da Constituição 5/8/17 Semana 5 Interpretação da Constituição A interpretação no direito A interpretação das normas constitucionais Introdução ao problema da "judicialização" Onde paramos na semana passada... 1 A Teoria

Leia mais

Direito Internacional e Direitos Humanos

Direito Internacional e Direitos Humanos Direito Internacional e Direitos Humanos Prof. Gustavo Sengès Jurisdição Constitucional Forma de acesso e troca de informações BLOG: http://imperiododireito.wordpress.com DISCIPLINA: Pós-Graduação / Direito

Leia mais

POR UMA TEORIA DA DECISÃO JUDICIAL: A CRÍTICA HERMENÊUTICA DO DIREITO COMO BLINDAGEM AO PROTAGONISMO JUDICIAL NO BRASIL

POR UMA TEORIA DA DECISÃO JUDICIAL: A CRÍTICA HERMENÊUTICA DO DIREITO COMO BLINDAGEM AO PROTAGONISMO JUDICIAL NO BRASIL UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ RAPHAEL DE SOUZA ALMEIDA SANTOS POR UMA TEORIA DA DECISÃO JUDICIAL: A CRÍTICA HERMENÊUTICA DO DIREITO COMO BLINDAGEM AO PROTAGONISMO JUDICIAL NO BRASIL Rio de Janeiro 2015 RAPHAEL

Leia mais

Evento: XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Evento: XXV SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA AS CONTRIBUIÇÕES DE LÊNIO STRECK SOBRE JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL E O ATIVISMO JUDICIAL: O CASO BRASILEIRO 1 THE CONTRIBUTIONS OF LENIO STRECK ON CONSTITUTIONAL JURISDICTION AND JUDICIAL ACTIVISM: THE BRAZILIAN

Leia mais

Ano/Semestre: 2017/2º. Semestre Dias e horários: Segunda-feira: 8:20 às 10 h (manhã)/ Terça-feira: 10 às 11:50h(manhã)

Ano/Semestre: 2017/2º. Semestre Dias e horários: Segunda-feira: 8:20 às 10 h (manhã)/ Terça-feira: 10 às 11:50h(manhã) SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA UFSC CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS CCJ DEPARTAMENTO DE DIREITO Campus Universitário Trindade Caixa Postal 476 88.040-900 Florianópolis Santa

Leia mais

FRANK SILVA DE MORAIS

FRANK SILVA DE MORAIS UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ UNIVALI PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO, EXTENSÃO E CULTURA CENTRO DE EDUCAÇÃO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E JURÍDICAS - CEJURPS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA Faculdade Anísio Teixeira de Feira de Santana Autorizada pela Portaria Ministerial nº 552 de 22 de março de 2001 e publicada no Diário Oficial da União de 26 de março de 2001. Endereço: Rua Juracy Magalhães,

Leia mais

ATIVISMO JUDICIAL COMO CRIME DE RESPONSABILIDADE

ATIVISMO JUDICIAL COMO CRIME DE RESPONSABILIDADE UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES CAMPUS VILLA-LOBOS Curso de Direito ATIVISMO JUDICIAL COMO CRIME DE RESPONSABILIDADE PROFA. MARINA DE NEIVA BORBA marina.borba@umc.br São Paulo, 22 de agosto de 2016 APRESENTAÇÃO

Leia mais

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA VICE-REITORIA ACADÊMICA. DISCIPLINA Teoria da Constituição e Organização do Estado

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA VICE-REITORIA ACADÊMICA. DISCIPLINA Teoria da Constituição e Organização do Estado CENTRO UNIVERSITÁRIO AUGUSTO MOTTA VICE-REITORIA ACADÊMICA ÁREA DE CONHECIMENTO Ciências Sociais Aplicadas DISCIPLINA Teoria da Constituição e Organização do Estado CÓDIGO GDIR1009 CRÉDITOS 4(4/0) TOTAL

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina - INTRODUÇÃO AO ESTUDO

Leia mais

DISCRICIONARIEDADE ADMINISTRATIVA, POLÍTICAS PÚBLICAS E DIREITOS SOCIAIS

DISCRICIONARIEDADE ADMINISTRATIVA, POLÍTICAS PÚBLICAS E DIREITOS SOCIAIS 249 DISCRICIONARIEDADE ADMINISTRATIVA, POLÍTICAS PÚBLICAS E DIREITOS SOCIAIS Emerson Affonso da Costa Moura 1 Elias Augusto Lengruber 2 RESUMO O constitucionalismo contemporâneo tem exercido um papel importante

Leia mais

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DISCIPLINA: Jurisdição Constitucional CH total: 72h SEMESTRE DE ESTUDO: 10º Semestre TURNO: Matutino / Noturno CÓDIGO: DIR 193 1. EMENTA: A Constituição e a Defesa da Supremacia Constitucional. Antecedentes

Leia mais

Sumário. Apresentação Supremo Tribunal Federal: Entre A Soberania Popular e o Contramajoritarianismo? André Fellet CONSTITUIÇÃO E POLÍTICA

Sumário. Apresentação Supremo Tribunal Federal: Entre A Soberania Popular e o Contramajoritarianismo? André Fellet CONSTITUIÇÃO E POLÍTICA Sumário Apresentação Supremo Tribunal Federal: Entre A Soberania Popular e o Contramajoritarianismo?... 15 André Fellet CONSTITUIÇÃO E POLÍTICA 1. Direitos Fundamentais, Democracia e Claúsulas Pétreas

Leia mais

6 Referências bibliográficas

6 Referências bibliográficas 6 Referências bibliográficas AMORIM NETO, Octavio; SANTOS, Fabiano. A Produção Legislativa do Congresso: entre a paróquia e a nação. In VIANNA, Luiz Werneck (org.) A Democracia e os Três Poderes no Brasil.

Leia mais

O PRINCÍPIO DA RESERVA DO POSSÍVEL E SUA RELAÇÃO COM A CONCRETIZAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS 1. Renata Maciel 2.

O PRINCÍPIO DA RESERVA DO POSSÍVEL E SUA RELAÇÃO COM A CONCRETIZAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS 1. Renata Maciel 2. O PRINCÍPIO DA RESERVA DO POSSÍVEL E SUA RELAÇÃO COM A CONCRETIZAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS 1 Renata Maciel 2. 1 Pesquisa desenvolvida no curso de Mestrado de Direitos Humanos da Universidade Regional do

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Teoria da Constituição Constitucionalismo Parte 3 Profª. Liz Rodrigues - As etapas francesa e americana constituem o chamado constitucionalismo clássico, influenciado por pensadores

Leia mais

DIREITO 4º PERÍODO BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DIREITO 4º PERÍODO BIBLIOGRAFIA BÁSICA DIREITO 4º PERÍODO Disciplina: Direito Constitucional II Professor: Dr. ALEXANDRE GUSTAVO MELO FRANCO DE MORAES BAHIA Objetivo da Disciplina: Conhecer e BIBLIOGRAFIA BÁSICA discutir as funções dos 3 Poderes,

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Constitucional Poder Constituinte e Teoria da Constituição. Período

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Constitucional Poder Constituinte e Teoria da Constituição. Período CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Poder Constituinte e Teoria da Constituição Magistratura Federal Período 2006 2016 1) COMISSÃO EXAMINADORA - JUIZ FEDERAL - TRF 3 (2008) Desde a Constituição de 1891 o

Leia mais

: RECONHECIMENTO DO GENOCÍDIO CONTRA O POVO ARMÊNIO; UM ACERTO DE CONTAS COM OS DIREITOS HUMANOS

: RECONHECIMENTO DO GENOCÍDIO CONTRA O POVO ARMÊNIO; UM ACERTO DE CONTAS COM OS DIREITOS HUMANOS 1915 2015 : RECONHECIMENTO DO GENOCÍDIO CONTRA O POVO ARMÊNIO; UM ACERTO DE CONTAS COM OS DIREITOS HUMANOS ATIVISMO JUDICIAL E JUDICIALIZAÇÃO DA VIDA: uma breve análise da realidade brasileira 202 JUDICIAL

Leia mais

AMB 2007 PROGRAMAÇÃO DO CURSO PROVISÓRIO

AMB 2007 PROGRAMAÇÃO DO CURSO PROVISÓRIO AMB 2007 PROGRAMAÇÃO DO CURSO PROVISÓRIO 1 ª lição (11/06/07) O welfare (e sua crise) e a afirmação do Terceiro Poder. Palestrante: Luiz Werneck Vianna. Objetivo: esta sessão introdutória do curso trata

Leia mais

Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Programa de Pós-Graduação em Direito PLANO DE ENSINO

Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Programa de Pós-Graduação em Direito PLANO DE ENSINO Universidade Federal de Santa Catarina UFSC Programa de Pós-Graduação em Direito PLANO DE ENSINO Nome Curso I IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Pensamento Jurídico Contemporâneo Mestrado Código DIR-410218 Créditos

Leia mais

A CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIREITO E OS DESAFIOS PARA A CONCRETIZAÇÃO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS

A CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIREITO E OS DESAFIOS PARA A CONCRETIZAÇÃO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS A CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIREITO E OS DESAFIOS PARA A CONCRETIZAÇÃO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS Claudia Karina Ladeia Batista 1 Resumo: O presente trabalho pretende analisar a importância da constitucionalização

Leia mais

Súmario CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13

Súmario CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 Súmario 7 Súmario CAPÍTULO I TEORIA DA CONSTITUIÇÃO E DAS NORMAS CONSTITUCIONAIS... 13 QUESTÕES... 13 I.1. Constitucionalismo e história das Constituições... 13 I.2. Conceito e concepções de Constituição...

Leia mais

AULA 3 Métodos de interpretação constitucional 2; Questão de concurso

AULA 3 Métodos de interpretação constitucional 2; Questão de concurso SUMÁRIO CAPÍTULO 1 DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 1 Constitucionalismo; Origem, conceito e objeto; Fontes do Direito Constitucional; Neoconstitucionalismo; Transconstitucionalismo; Questão de concurso CAPÍTULO

Leia mais

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DISCIPLINA NATUREZA NOME DOCENTE OBRIGATÓRIA TEORIA CONSTITUCIONAL E DIREITOS HUMANOS CARGA HORÁRIA NOME DO CURSO ANO T P E TOTAL 30h MESTRADO PROFISSIONAL EM PRESTAÇÃO JURISDICIONAL E DIREITOS HUMANOS

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO. Curso JB preparatório para o Instituto Rio Branco Não é permitida a reprodução deste material.

NOÇÕES DE DIREITO. Curso JB preparatório para o Instituto Rio Branco Não é permitida a reprodução deste material. NOÇÕES DE DIREITO BETINA GÜNTHER SILVA Professora da Graduação em Direito do UniCEUB. Mestre em Direito Público pela PUC/Minas. MBA em Direito da Economia e da Empresa pela FGV. Especialista em MESC s.

Leia mais

constitucionais complexas, antes nos limites da esfera pública política e agora travado na esfera pública judicial, pressupondo-se que as decisões

constitucionais complexas, antes nos limites da esfera pública política e agora travado na esfera pública judicial, pressupondo-se que as decisões 1 Introdução O presente trabalho parte da constatação de que o advento do paradigma neoconstitucionalista 1 fez com que as decisões sobre temas constitucionais complexos fossem cada vez mais transferidas

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO

Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO Ministério da Educação Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Direito PLANO DE ENSINO 1) IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA Disciplina DIREITO CONSTITUCIONAL

Leia mais

I Identificação Teoria Geral do Processo. Carga horária 36 horas/aula Créditos 2 Semestre letivo 3º. II Ementário

I Identificação Teoria Geral do Processo. Carga horária 36 horas/aula Créditos 2 Semestre letivo 3º. II Ementário I Identificação Disciplina Teoria Geral do Processo Código PRO0013 Carga horária 36 horas/aula Créditos 2 Semestre letivo 3º II Ementário Noções gerais da teoria geral do processo e do direito processual:

Leia mais

Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Docente Prof. Dr. Leandro Corrêa de Oliveira

Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Docente Prof. Dr. Leandro Corrêa de Oliveira Página 1 de 7 - CURSO SEMESTRAL Disciplina DIREITO CONSTITUCIONAL I Código 066 Curso Graduação Período 2º Período Eixo de Formação Eixo de Formação Profissional Docente Prof. Dr. Leandro Corrêa de Oliveira

Leia mais

DIREITOS FUNDAMENTAIS

DIREITOS FUNDAMENTAIS 1 DIREITOS FUNDAMENTAIS (LL122 4 ECTS 3 HORAS SEMANAIS) Ano Letivo 2013/2014 2º semestre Coordenador e Regente: Prof. Doutor Jorge Bacelar Gouveia www.jorgebacelargouveia.com jbg@fd.unl.pt A) PROGRAMA

Leia mais

Para uma nova cultura política dos direitos humanos

Para uma nova cultura política dos direitos humanos Resenha Para uma nova cultura política dos direitos humanos Ludmila Cerqueira Correia 1 Resenha: ESCRIVÃO FILHO, Antonio Escrivão Filho; SOUSA JUNIOR, José Geraldo de. Para um debate teórico-conceitual

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE ESTUDOS EM DIREITO E SOCIEDADE - IEDS FACULDADE DE DIREITO - FADIR PLANO DE CURSO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE ESTUDOS EM DIREITO E SOCIEDADE - IEDS FACULDADE DE DIREITO - FADIR PLANO DE CURSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ INSTITUTO DE ESTUDOS EM DIREITO E SOCIEDADE - IEDS FACULDADE DE DIREITO - FADIR PLANO DE CURSO DISCIPLINA: DIREITOS HUMANOS 1. IDENTIFICAÇÃO: DI07077 DIREITOS

Leia mais

O ACESSO À JUSTIÇA E O NOVO CPC. GT I: Direito, Cidadania e Concretização dos Direitos Humanos e Fundamentais

O ACESSO À JUSTIÇA E O NOVO CPC. GT I: Direito, Cidadania e Concretização dos Direitos Humanos e Fundamentais O ACESSO À JUSTIÇA E O NOVO CPC. GT I: Direito, Cidadania e Concretização dos Direitos Humanos e Fundamentais Sheila Lyrio Cruz Zelma 1 Arthur de Souza Gomes 2 Carla Luz da Silva 3 David de Melo Oliveira

Leia mais

A CONTRIBUiÇÃO DOS PRECEDENTES JUDICIAIS PARA A EFETIVIDADE DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS

A CONTRIBUiÇÃO DOS PRECEDENTES JUDICIAIS PARA A EFETIVIDADE DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS STJ00096170 AMILCAR ARAÚJO CARNEIRO JÚNIOR Mestre em Direito pela Universidade Paranaense - UNIPAR Promotor de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul Professor do Centro Universitário da Grande Dourados

Leia mais

BuscaLegis.ccj.ufsc.br

BuscaLegis.ccj.ufsc.br BuscaLegis.ccj.ufsc.br (Artigos) poder normativo do juiz Newton Garcia Faustino Sabemos que o juiz é um agente político que detém parcela do poder do Estado e que possui ampla liberdade de atuação funcional,

Leia mais

ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL

ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL Ementa aula 06 de junho de 2014. 07 de junho de 2014. ACADEMIA BRASILEIRA DE DIREITO CONSTITUCIONAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO CONSTITUCIONAL Professor: Paulo Ricardo Schier Graduação em Bacharelado em Direito

Leia mais

PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA E A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS Wanda Karine da Silva Santana

PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA E A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS Wanda Karine da Silva Santana PROGRAMA TERRITÓRIOS DA CIDADANIA E A EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS Wanda Karine da Silva Santana wanda.karine.santana@gmail.com Eduardo Faria Silva Doutor em Direito pelo PPGD/UFPR, Mestre em Direito

Leia mais

Evolução da Disciplina. Direito Constitucional CONTEXTUALIZAÇÃO INSTRUMENTALIZAÇÃO

Evolução da Disciplina. Direito Constitucional CONTEXTUALIZAÇÃO INSTRUMENTALIZAÇÃO Evolução da Disciplina Direito Constitucional Aula 1: Evolução histórica das constituições brasileiras Aula 2: Princípios fundamentais Aula 3: Direitos e garantias fundamentais Prof. Silvano Alves Alcantara

Leia mais

2 CAPÍTULOS DE OBRAS A SEREM ABORDADOS:

2 CAPÍTULOS DE OBRAS A SEREM ABORDADOS: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO - DOUTORADO PLANO SINTÉTICO DE ENSINO DISCIPLINA: TÓPICOS SOBRE DEBATES TEÓRICOS NO CONSTITUCIONALISMO CONTEMPORÂNEO PROFESSOR

Leia mais

PROTAGONISMO JUDICIAL E EFETIVAÇÃO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS JUDICIAL PROTAGONISM AND REALIZATION OF FUNDAMENTAL RIGHTS RESUMO

PROTAGONISMO JUDICIAL E EFETIVAÇÃO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS JUDICIAL PROTAGONISM AND REALIZATION OF FUNDAMENTAL RIGHTS RESUMO 380 PROTAGONISMO JUDICIAL E EFETIVAÇÃO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS JUDICIAL PROTAGONISM AND REALIZATION OF FUNDAMENTAL RIGHTS Jacqueline Malta Salim 1 Juvêncio Borges Silva 2 RESUMO Novas demandas individuais

Leia mais

Programa Disciplina: Direito Público Contemporâneo e Efetividade do Constitucionalismo Democrático

Programa Disciplina: Direito Público Contemporâneo e Efetividade do Constitucionalismo Democrático Programa Disciplina: Direito Público Contemporâneo e Efetividade do Constitucionalismo Democrático Semestre de Oferta: 2018-1 Público Alvo: Turma I PPGDP-UFU e alunos interessados do PPGIDH-UFG Docentes:

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE DIREITO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE DIREITO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE DIREITO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PROTEÇÃO CONSTITUCIONAL DOS INTERESSES TRANSINDIVIDUAIS: INTIMIDADE, IMAGEM E LIBERDADE RELIGIOSA Salvador 2018 2

Leia mais

COMPETÊNCIA DO JUIZ CONSTITUCIONAL

COMPETÊNCIA DO JUIZ CONSTITUCIONAL COMPETÊNCIA DO JUIZ CONSTITUCIONAL LIMITES DE ATUAÇÃO À LUZ DA SEPARAÇÃO DOS PODERES E DO CONTROLE DE CONSTITUCIONALIDADE EDITORA AF1L1ADA Visite nossos sites na Internet 1I'1I'1I'jul'lIa. com. bl' e 11'11'11'.

Leia mais

Dilemas da Atuação do Poder Judiciário:

Dilemas da Atuação do Poder Judiciário: Mestre em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Especialista em Relações Diplomáticas pela Faculdades Milton Campos. Autor de livros e artigos jurídicos. Professor

Leia mais

Direito Público por excelência Normas fundamentais estruturantes do Estado

Direito Público por excelência Normas fundamentais estruturantes do Estado REDE JURIS DIREITO CONSTITUCIONAL PROFESSOR BRUNO PONTES DIREITO CONSTITUCIONAL E CONSTITUCIONALISMO DIREITO CONSTITUCIONAL CONCEITO E OBJETO Direito Público por excelência Normas fundamentais estruturantes

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Código da Disciplina: 5344 Vigência: 1 / 2004 Disciplina: HERMENEUTICA ARGUMENT JURIDICA Código do Curso: 17 Curso: Direito Unidade: NÚCLEO UNIV BH Turno: MANHÃ Período: 10 Créditos: 4 Carga Horária TOTAL

Leia mais

Diplomacia NOÇÕES DE DIREITO INTERNO

Diplomacia NOÇÕES DE DIREITO INTERNO Diplomacia NOÇÕES DE DIREITO INTERNO PROFESSORA AMANDA ALVES ALMOZARA PÓS-GRADUADA E MESTRA PELA PUC/SP ADVOGADA www.amandaalmozara.com.br 1 1 1º) Conteúdo programático: Noções de direito e ordenamento

Leia mais

OAB 1ª Fase Final de Semana. 1. A Constituição de determinado país veiculou os seguintes artigos:

OAB 1ª Fase Final de Semana. 1. A Constituição de determinado país veiculou os seguintes artigos: Professora: Carolinne Brasil Assunto: Teoria Geral Questões: OAB 1ª Fase Final de Semana 1. A Constituição de determinado país veiculou os seguintes artigos: Art. X. As normas desta Constituição poderão

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL PROGRAMA (LL107) 1 INFORMAÇÕES GERAIS Coordenador: Jorge Bacelar Gouveia Regente: Jorge Bacelar Gouveia/Pedro Velez Ano letivo: 2016-2017 Curso: 1º ciclo Semestre: 1º ECTS: 8 Contacto

Leia mais

ACESSO À JUSTIÇA E PROCESSO JUDICIAL NA PERSPECTIVA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E À LUZ DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO PROCESSO 1

ACESSO À JUSTIÇA E PROCESSO JUDICIAL NA PERSPECTIVA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E À LUZ DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO PROCESSO 1 ACESSO À JUSTIÇA E PROCESSO JUDICIAL NA PERSPECTIVA DO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E À LUZ DOS PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DO PROCESSO 1 SUMÁRIO Francisco Martins Ferreira 2 1. Introdução; 2. Estado Democrático

Leia mais

Thinkr: Faculdade Legale

Thinkr: Faculdade Legale Thinkr: Faculdade Legale Curso: PÓS EM DIREITO CONSTITUCIONAL - TURMA ON-LINE 01 (2019.1) Disciplina: PÓS EM DIREITO CONSTITUCIONAL - TURMA ON-LINE 01 (2019-1) Aula: 01 - AULA 01-15/02/2019 - PARTE 01/01

Leia mais

NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA ITINERANTE: A CONCRETIZAÇÃO DO ACESSO À JUSTIÇA. 1. Natalia Gonçalves Cembranel 2.

NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA ITINERANTE: A CONCRETIZAÇÃO DO ACESSO À JUSTIÇA. 1. Natalia Gonçalves Cembranel 2. NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA ITINERANTE: A CONCRETIZAÇÃO DO ACESSO À JUSTIÇA. 1 Natalia Gonçalves Cembranel 2. 1 A pesquisa é resultado do projeto de extensão: NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA ITINERANTE: o acesso

Leia mais

Sumário. Parte 1 Teorias e doutrinas relacionadas ao estudo da Constituição

Sumário. Parte 1 Teorias e doutrinas relacionadas ao estudo da Constituição Sumário Parte 1 Teorias e doutrinas relacionadas ao estudo da Constituição 1 Afinal, o que é a Constituição? 3 1.1 Constitucionalismo 3 1.2 O neoconstitucionalismo 4 1.3 Jusnaturalismo X Positivismo X

Leia mais

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS...13 AGRADECIMENTOS...15 APRESENTAÇÃO...17 PREFÁCIO...19 INTRODUÇÃO... 23

SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS...13 AGRADECIMENTOS...15 APRESENTAÇÃO...17 PREFÁCIO...19 INTRODUÇÃO... 23 SUMÁRIO LISTA DE ABREVIATURAS...13 AGRADECIMENTOS...15 APRESENTAÇÃO...17 PREFÁCIO...19 INTRODUÇÃO... 23 CAPÍTULO 1 EM BUSCA DA DEFINIÇÃO DO PRINCÍPIO DA SEGURANÇA JURÍDICA..29 1.1. O direito e a segurança

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL CONTEMPORÂNEO

DIREITO PROCESSUAL CONTEMPORÂNEO EMENTA DIREITO PROCESSUAL CONTEMPORÂNEO DISCIPLINA: A Organização do Estado e as Funções essenciais à Justiça EMENTA: Formas de Estado. Estado Unitário e Estado Federal. O Federalismo. A Federação brasileira.

Leia mais

Laura Mallmann Marcht 2, Nelci Lurdes Gayeski Meneguzzi 3

Laura Mallmann Marcht 2, Nelci Lurdes Gayeski Meneguzzi 3 A INCONSTITUCIONALIDADE CONTIDA NO ART. 20, 3º DA LEI 8.742/1993: QUAIS CRITÉRIOS DEVE UTILIZAR O JUDICIÁRIO PARA PROFERIR DECISÕES? 1 THE UNCONSTITUTIONALITY CONTAINED IN ART. 20, 3 OF LAW 8.742/ 1993:

Leia mais

DIREITO 3º PERÍODO BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DIREITO 3º PERÍODO BIBLIOGRAFIA BÁSICA DIREITO 3º PERÍODO Disciplina: Direito Constitucional I Professor: Dr. ALEXANDRE GUSTAVO MELO FRANCO DE MORAES BAHIA Objetivo da Disciplina: Capacitar os alunos a manejar os Direitos e Garantias Fundamentais

Leia mais

NORMAS COMPLEMENTARES AO EDITAL N. 037/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO DA UFU / FACULDADE DE DIREITO

NORMAS COMPLEMENTARES AO EDITAL N. 037/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO DA UFU / FACULDADE DE DIREITO NORMAS COMPLEMENTARES AO EDITAL N. 037/2017 PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO PARA CONTRATAÇÃO DE PROFESSOR SUBSTITUTO DA UFU / FACULDADE DE DIREITO ÁREA(s): DIREITO CONSTITUCIONAL A presente norma complementar

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO FACULDADE DE DIREITO MESTRADO EM DIREITO AGROAMBIENTAL PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO FACULDADE DE DIREITO MESTRADO EM DIREITO AGROAMBIENTAL PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: NOVAS FORMAS DE CRIMINALIDADE E DIREITOS FUNDAMENTAIS CARGA HORÁRIA: 60 HORAS/AULA PROFESSOR: DR. ANTONIO SERGIO CORDEIRO PIEDADE MATRÍCULA SIAPE 2144436 TURMA: MESTRADO EM

Leia mais

DIREITO 2º PERÍODO BIBLIOGRAFIA BÁSICA

DIREITO 2º PERÍODO BIBLIOGRAFIA BÁSICA DIREITO 2º PERÍODO Disciplina: Teoria da Constituição Professor: Dr. ALEXANDRE GUSTAVO MELO FRANCO DE MORAES BAHIA Objetivo da Disciplina:Conhecer a Teoria da Constituição, como matriz fundamental para

Leia mais

PLANO DE ENSINO. I Identificação Teoria Geral do Processo. Carga horária 36 horas/aula Créditos 2 Semestre letivo 3º. II Ementário

PLANO DE ENSINO. I Identificação Teoria Geral do Processo. Carga horária 36 horas/aula Créditos 2 Semestre letivo 3º. II Ementário PLANO DE ENSINO I Identificação Disciplina Teoria Geral do Processo Código PRO0013 Carga horária 36 horas/aula Créditos 2 Semestre letivo 3º II Ementário Noções gerais da teoria geral do processo e do

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO COM ÊNFASE EM DIREITO CONSTITUCIONAL, DIREITO ADMINISTRATIVO E MUNICIPAL

PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO COM ÊNFASE EM DIREITO CONSTITUCIONAL, DIREITO ADMINISTRATIVO E MUNICIPAL PÓS-GRADUAÇÃO EM DIREITO PÚBLICO COM ÊNFASE EM DIREITO CONSTITUCIONAL, DIREITO ADMINISTRATIVO E MUNICIPAL OBJETIVOS: A Pós Graduação Lato Sensu em Direito Público visa atingir os seguintes objetivos: Aperfeiçoar

Leia mais

DIREITOS FUNDAMENTAIS

DIREITOS FUNDAMENTAIS 1 DIREITOS FUNDAMENTAIS (LL122) 1 INFORMAÇÕES GERAIS Coordenador: Jorge Bacelar Gouveia Regente: Jorge Bacelar Gouveia Ano letivo: 2014-2015 Curso (1.º ou 2.º Ciclo): 1º ciclo Semestre: 2º ECTS: 4 Contacto

Leia mais

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITOS FUNDAMENTAIS Ano Lectivo 2011/2012

UNIVERSIDADE LUSÍADA DE LISBOA. Programa da Unidade Curricular DIREITOS FUNDAMENTAIS Ano Lectivo 2011/2012 Programa da Unidade Curricular DIREITOS FUNDAMENTAIS Ano Lectivo 2011/2012 1. Unidade Orgânica Direito (1º Ciclo) 2. Curso Solicitadoria 3. Ciclo de Estudos 1º 4. Unidade Curricular DIREITOS FUNDAMENTAIS

Leia mais

Noções de Estado. Organização da Federação e Poderes do Estado

Noções de Estado. Organização da Federação e Poderes do Estado Noções de Estado Noções de Estado Organização da Federação e Poderes do Estado Estado É a sociedade política e juridicamente organizada, dotada de soberania, dentro de um território, sob um governo, para

Leia mais

A ATIVIDADE JURISDICIONAL PROVEDORA DO DIREITO À SAÚDE: O cidadão, a concessão e o custeio de tratamentos de saúde.

A ATIVIDADE JURISDICIONAL PROVEDORA DO DIREITO À SAÚDE: O cidadão, a concessão e o custeio de tratamentos de saúde. A ATIVIDADE JURISDICIONAL PROVEDORA DO DIREITO À SAÚDE: O cidadão, a concessão e o custeio de tratamentos de saúde. Marilda de Paula Silveira marildasilveira@hotmail.com RESUMO Considerando que a disciplina

Leia mais

1 INTRODUÇÃO. Palavras-Chave: Constituição Federal de Implementação. Educação em Direitos Humanos. Escola.

1 INTRODUÇÃO. Palavras-Chave: Constituição Federal de Implementação. Educação em Direitos Humanos. Escola. A CONSTRUÇÃO PÓS-POSITIVISTA DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988: o princípio da dignidade da pessoa humana e a necessidade da implementação da educação em diretos humanos 1 Paula Regina Pereira dos Santos

Leia mais

A EFETIVIDADE DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS SOCIAIS: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA GLOBALIZAÇÃO 1

A EFETIVIDADE DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS SOCIAIS: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA GLOBALIZAÇÃO 1 A EFETIVIDADE DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS SOCIAIS: UMA ANÁLISE SOB A ÓTICA DA GLOBALIZAÇÃO 1 Paula Vanessa Fernandes 2, Maiara Frantieska Fernandes 3, Eloisa Winter 4. 1 Trabalho desenvolvido a partir da

Leia mais

SUMÁRIO INTRODUÇÃO...23

SUMÁRIO INTRODUÇÃO...23 SUMÁRIO INTRODUÇÃO...23 CAPÍTULO 1 EM BUSCA DA DEFINIÇÃO DO PRINCÍPIO DA SEGURANÇA JURÍDICA...29 1.1. O direito e a segurança jurídica... 29 1.1.1. Absolutismos e relativismos em termos de segurança jurídica:

Leia mais

Aula 08 POSICIONAMENTO DE CANOTILHO

Aula 08 POSICIONAMENTO DE CANOTILHO Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Objetivo Aula: Posicionamento de Canotilho. Eficácia dos Princípios (Luis Roberto Barroso). Classificação Material dos Princípios Constitucionais 08 Professor

Leia mais

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO

COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 PLANO DE CURSO COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Autorizado pela Portaria no3.355 de 05/12/02-DOU de 06/12/02 Componente Curricular:HERMENÊUTICA E LÓGICA JURÍDICA Código: DIR 164 CH Total: 60h Pré-requisito: Metodologia

Leia mais

JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL E A POLÍTICA ORÇAMENTÁRIA: A INTERVENÇÃO JUDICIAL NA EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO PÚBLICO

JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL E A POLÍTICA ORÇAMENTÁRIA: A INTERVENÇÃO JUDICIAL NA EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO PÚBLICO Vinícius Oliveira Braz Deprá 1 Grace Kellen de Freitas Pellegrini 2 JURISDIÇÃO CONSTITUCIONAL E A POLÍTICA ORÇAMENTÁRIA: A INTERVENÇÃO JUDICIAL NA EXECUÇÃO DO ORÇAMENTO PÚBLICO A compreensão acerca da

Leia mais

DISCIPLINA HSP 5807 FUNDAMENTOS DO DIREITO SANITÁRIO

DISCIPLINA HSP 5807 FUNDAMENTOS DO DIREITO SANITÁRIO Universidade de São Paulo - USP Faculdade de Saúde Pública - FSP DISCIPLINA HSP 5807 FUNDAMENTOS DO DIREITO SANITÁRIO PROFESSORES RESPONSÁVEIS: - Fernando Aith (Faculdade de Medicina da USP; Núcleo de

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Dos Princípios Fundamentais Professor Daniel Sena www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS PREÂMBULO Nós, representantes do povo brasileiro,

Leia mais

PLANO DE CURSO. Procurar estabelecer as relações entre Direitos Humanos, Direitos Fundamentais e a Organização

PLANO DE CURSO. Procurar estabelecer as relações entre Direitos Humanos, Direitos Fundamentais e a Organização COLEGIADO DO CURSO DE DIREITO Componente Curricular: DIREITO ADMINSTRATIVO II Código: DIR-369-b CH Total: 60h Pré-requisito: DIREITO ADMINSTRATIVO I Período Letivo: 2016.1 Turma: 5ºsemestre Professor:

Leia mais