A PENA DE MORTE E A VISÃO DA IGREJA CATÓLICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A PENA DE MORTE E A VISÃO DA IGREJA CATÓLICA"

Transcrição

1 A PENA DE MORTE E A VISÃO DA IGREJA CATÓLICA Otaviano Silva Pimenta* Resumo: Apresentaremos aqui um breve estudo acerca da pena de morte a partir da visão da Igreja Católica e de seu Magistério, de tal modo, que nós possamos conhecer melhor o que pensa a Igreja sobre este determinado tema. Iniciaremos nosso estudo apresentando em linhas gerais a pena de morte, depois apresentaremos os fundamentos bíblicos no Antigo Testamento e Novo Testamento e, por fim, uma breve visão do que têm a nos dizer o Magistério da Igreja. Palavras-chaves: Pena de morte. Sagrada Escritura. Igreja Católica. Magistério. Introdução Em nosso presente trabalho iremos tratar de umabreve reflexão acerca da pena de morte, para isso nos utilizaremos da Sagrada Escritura e do Magistério da Igreja.Este tema está inserido nas mais diversas discussões, isto é, no campo da ética, daciência jurídica, da sociologia e da religião. Contudo, nós iremos voltar nossa atenção para a compreensão cristã, pois, se percebe que no próprio meio religioso, o assunto não é visto de modo homogêneo. Ao longo desta nossa pesquisa procuraremos discorrer sobre a pena de morte, de modo que possamos envolver algumas questões atuais do assunto no campo religioso. Entretanto, a pena de morte percorre um longo período na história humana, de tal maneira, quepodemos perceber nas Sagradas Escrituras alguns fatos que estão diretamente ligados a ela (Cf. Gn 4, 10; 9, 6; Dt 13, 6-12; Ex 21, 23-25). Deste modo, veremos que a Igreja Católica está comprometida com o ser humano, como nos mostra a Constituição Pastoral Gaudium et Spes, isto é, na sua unidade e na sua totalidade, corpo, e alma, coração e consciência, espírito e vontade. 1 A partir daqui vemos claramente qual é a missão da Igreja. Ela deve ser a primeira a cumprir o mandato do Senhor que diz no seu Evangelho: Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância (Jo 10, 10). É com base nessas palavras de Jesus que iremos tratar esta temática complexa que vai contra as várias formas de pensar de nossa sociedade atual. * Bacharelando do curso de Teologia na Faculdade Católica de Fortaleza. 1 CONCÍLIO ECUMENICO VATICANO II. Constituição PastoralGaudium et Spes. São Paulo: Paulinas, n 1322.

2 1.A pena de morte e a Sagrada Escritura Ao longo de toda a história da sociedade sempre se procurou estabelecer normas para uma boa convivência social entre seus indivíduos. É daqui que surge punições severas com o intuito de impor limites aqueles que transgridem a sociedade com atos ilícitos, criando assim o desequilíbrio de uma boa vivência social. Assim sendo, nos diz Bento que procura-se justificar a pena de morte como uma necessidade de purificar a sociedade. 2 Contudo,tais punições sempre se fizeram presentes como uma forma de promover uma boa convivência social com as comunidades. Partindo para um análise nas Sagradas Escrituras, veremos que no Antigo Testamento a pena de morte fica bastante evidente em vários trechos, por exemplo: a partir da vingança de sangue: Iahweh disse: que fizeste! Ouço o sangue do teu irmão, do solo, chamar por mim! (Gn 4, 10). Naquele período a vingança era uma marca cultural, isto é, os parentes da vítima tinham o dever de vingar a morte de seu parente, clamando por vingança diante de Deus. Entretanto, diante da Lei de Moisés dada por Deus, o próprio Deus por inúmeras vezes age com misericórdia diante dos pecados do povo de Israel, por exemplo, quando Davi cometeu adultério, Deus não determinou sua morte (2Sm 11). Também em Êxodo 20,13, Moisés recebe no Decálogo, a verdadeira identidade de Deus, Não matarás. Assim sendo, Israel testemunha que o seu Deus se manifesta como o Deus da vida. Já no Novo Testamento, encontramos o cumprimentodas profecias do AT com a vinda do Messias, Jesus Cristo. Ele se confronta com a Lei de Talião, isto é, olho por olho e dente por dente, Jesus vai contra estes princípios (Mt 5, 38-42) nos dando um novo mandamento como pudemos recordar no domingo passado em nossa liturgia, Dou-vos um mandamento novo: que vos amei uns aos outros, como eu vos amei (Jo 13, 34). O reino que Jesus veio anunciar é a vontade de Deus para toda a humanidade, ou seja, a lógica do Reino, a lógica da humanidade, como Deus a quer em seu projeto eterno de amor. 3 Deste modo, Cristo substitui a lei de talião e do principio de retribuição pela lei do amor. 4 Diante do ensinamento de Jesus nós devemos viver como uma comunidade de amor, ajudando-nos uns aos outros a viver de maneira correta na comunidade que se está inserido. Deste modo, a vivência dessa comunidade de amor, deverá estar contida no seu Evangelho, isto é, na misericórdia, na ternura, na compaixão, na esperança, no perdão, como nos ensinou 2 BENTO, Luis Antonio. Bioética: Desafios éticos no debate contemporâneo. São Paulo: Paulinas, p PENA DE MORTE. In. VITAL, Marciano. Dicionário de Teologia Moral. São Paulo: Paulus, p Cf. BENTO, op. cit., 119.

3 o próprio Jesus quando perdoou a mulher adúltera (Jo 8, 1-11). Portanto, a Igreja nunca poderá ir contra o que o próprio Jesus ensinou no seu Evangelho, isto é, o amor. A Igreja é continuadora da missão de Jesus, do seu Reino, Ele é a cabeça e nós somos seu corpo, assim, nós devemos ter uma íntima comunhão entre Cristo e os irmãos. É justamente essa a missão da Igreja, ser sinal de unidade com Deus e todos os seres humanos de hoje, como nos diz a LumenGetium: A Igreja é em Cristo como que o sacramento ou o sinal e instrumento de união com Deus e da unidade de todo o gênero humano. 5 2.O Magistério da Igreja Após esta pequena reflexão bíblica acerca da pena de morte, somos convidados agora a fazermos uma breve análise sobre o que diz o Magistério Eclesiástico sobre este tema. A Carta Encíclica Evangelium Vitae de São João Paulo IItem como objetivo mostrar o valor real da vida de cada pessoa humana e que ninguém tem o direito de tomá-la. Portanto: Aautoridade pública deve fazer justiça pela violação dos direitos pessoais e sociais, impondo ao réuuma adequada expiação do crime com condição para ser readmitido no exercício da própria liberdade. Desse modo, a autoridade há de procurar alcançar o objetivo de defender a ordem pública e segurança das pessoas, não deixando, contudo, de oferecer estímulo e ajuda ao próprio réu para se corrigir e redimir. 6 Assim, todo o Magistério da Igreja tem como base a Sagrada Escritura e o Evangelho de Jesus é verdadeiramente o Evangelho da vida. Consequentemente, todo o Magistério deve sempre está a favor da vida de cada pessoa humana, visto que, a vida do homem provém de Deus, é dom seu, é imagem e figura dele, participação do seu sopro vital. Desta vida, portanto, Deus é o único Senhor: o homem não pode dispor dela. 7 Assim sendo, toda a Igreja tem como dever sempre defender a vida plena de todas as circunstâncias existentes em nosso mundo que são contrárias a ela. Pois, em todas as circunstâncias cada ser humano, pertence inteiramente a Deus: quem atenta contra a vida do homem de algum modo atenta contra o próprio Deus. 8 Deste modo, todo e cada cristão é chamado a viver a lei do amor, sem olhar a quem, pois, até mesmo aquele que cometeu um delito grave tem o direito a se corrigir. O próprio Jesus nos convida a amar até os nossos 5 GAUDIUM ET SPES, op. cit., n 1. 6 JOÃO PAULO II. Carta Encíclica Evangelium Vitae. São Paulo: Loyola, n Ibidem., n Ibidem., n 09.

4 inimigos.é Ele mesmo que nos promulga a lei do amor quando diz em seu Evangelho que devemos perdoar, até setenta vezes sete. Ainda tratando do Magistério da Igreja, em um recente pronunciamento na Praça São Pedro em 21 de fevereiro de 2016, o papa Francisco pediu o fim da pena de morte: faço apelo à consciência dos governantes, para que se alcance um consenso internacional para a abolição da pena de morte. E proponho a quantos deles são católicos que façam um gesto corajoso e exemplar: que nenhuma condenação seja executada neste Ano Santo da Misericórdia.. 9 Deste modo, insisti o santo padre que, também o criminoso mantém o direito inviolável à vida, dom de Deus 10, ainda da janela do Palácio Apostólico o papa Francisco nos lembra que o Jubileu extraordinário da Misericórdia é uma ocasião propícia para promover no mundo formas cada vez mais maduras de respeito da vida e da dignidade de cada pessoa 11 Lembra-nos papa Francisco, que há momentos em que somos chamados, de maneira ainda mais intensa, a fixar o olhar na misericórdia, para nos tornamos nós mesmo sinal eficaz do agir do Pai. 12 Fica bastante claro com esta pequena exposição do Magistério da Igreja acerca da pena de morte, que não se justifica para qualquer pessoa uma posição a favor deste tipo de penalidade extrema. É justamente isso que a Igreja vem buscando demonstrar em suas cartas e documentos sobre a valorização da vida. Portanto, toda a sociedade deve tratar a todos com dignidade: um ser humano, também um réu violento, nunca poderá ser reduzido a um objeto. Deverá ser sempre tratado como pessoa. 13 A aplicação da pena de morte não vai somente contra princípios cristãos, mas também contra a própria dignidade humana, assim, desta maneira, a sociedade é convidada a dialogar com a comunidade politica para cobrar, meios de reabilitação dessas pessoas que infligem à boa convivência da comunidade. Porém, se utilize de meios humanos que ajude aos réus condenados a uma boa recuperação, sem sofrer nenhuma tortura ou tratamento cruel, como afirma a Declaração Universal dos Direitos Humanos. Logo, a pena de morte não se justifica em hipótese alguma. Pois, tal atitude não entra no conceito de justiça, pelo contrário, é algo totalmente anti-ético, injusto e desonesto. Nenhuma pessoa humana deveria passar por 9 PAPA FRANCISCO. Angelus. Disponível em: < acesso em: 7/6/ Ibidem. 11 Ibidem. 12 PAPA FRANCISCO. MisericordiaeVultus. 1. ed. São Paulo: Paulinas, n BENTO, op. cit., 127.

5 nenhum tipo de ato de tortura, pois, o próprio Cristo foi castigado e condenado a morte em reparação a toda transgressão humana. Considerações finais A partir de tudo aquilo que foi refletido acerca da pena de morte, por meio da Sagrada Escritura e do Magistério da Igreja, é inconcebível que qualquer cristão possa de algum modo pensar na legitimação da pena de morte como solução de ordemde nossa sociedade. Pois, como vimos nos documentos acima citados, a vida é o bem mais precioso, mais valioso que temos, e por isso deve ser respeitado de qualquer maneira. Assim, ninguém tem o direito de tirar a vida de um ser humano, rico ou pobre; negro ou branco; feio ou bonito; gordo ou magro, etc. Deste modo, penso que se esgote os possíveis argumentos favoráveis a pena de morte, como meio para o cumprimento da justiça. Pois, a atividade da pena de morte foge a toda possibilidade de mudança da pessoa, isto é, ela nos tira o que é mais precioso a nós, a possibilidade de crescermos, de mudarmos, de nos corrigimos e nos responsabilizarmos por nosso atos. Tudo isto, vai contra nossa própria essência, já que somos seres sujeitos a mudança, dizendo de uma maneira filosófica, nós somos seres de possibilidades. Jesus de Nazaré tem muito a nos ensinar, pois Ele mesmo acreditava nas pessoas, isto é, que elas poderiam mudar, por exemplo: disse Jesus: Mulher onde estão eles? Ninguém te condenou Disse ela: Ninguém Senhor. Disse, então, Jesus: Nem eu te condeno. Vai e de agora em diante não peques mais (Jo 8, 10-11). Portanto, não é por meio de ações repressivas, violência ou tirando a vida de alguém que comete uma ato ilícito, que se resgata aquela pessoa. Por fim, somos todos convidados a si conscientizar sobre este assunto, de maneira a refletir sobre o valor da vida e a dignidade humana. Para isso, convido-os a olharmos para Jesus Cristo que mesmo sendo condenado à morte injustamente, nos ensinou a amar quando Lhe perguntaram: Ele então respondeu: Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, com toda a tua força e de todo o teu entendimento; e a teu próximo como a ti mesmo (Lc 10, 27).

6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Documentos: BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Paulus, CONCÍLIO ECUMENICO VATICANO II. Constituição Dogmática Lumen Gentium: sobre à Igreja. São Paulo: Editora Paulinas, CONCÍLIO ECUMENICO VATICANO II. Constituição Pastoral Gaudium et Spes:sobre a Igreja no mundo de hoje. São Paulo: Paulinas, JOÃO PAULO II. Carta Encíclica Evangelium Vitae: sobre o valor e a inviolabilidade da vida humana. São Paulo: Loyola, PAPA FRANCISCO. MisericordiaeVultus. 1. ed. São Paulo: Paulinas, Livros: BENTO, Luis Antonio. Bioética: Desafios éticos no debate contemporâneo. São Paulo: Paulinas, VIDAL, Marciano. Dicionário de Teologia Moral. São Paulo: Paulus, Site: PAPA FRANCISCO. Angelus. Disponível em:< acesso em: 7/6/2016

«Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43).

«Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43). «Jesus, lembra-te de mim quando entrares no Teu reino». Ele respondeu-lhe : «Em verdade te digo : Hoje estarás comigo no Paraíso».(Lc.23,42-43). ********************** Como definição simples, a Graça é

Leia mais

A nossa MISSÃO: Com os pobres, acolher, servir, acompanhar e defender as suas causas

A nossa MISSÃO: Com os pobres, acolher, servir, acompanhar e defender as suas causas A nossa VISÃO: Construir uma civilização de amor A Cáritas em Portugal quer ser testemunho da fraternidade da comunidade cristã para com os mais pobres a partir da Ação Social da Igreja construtora de

Leia mais

METAS CURRICULARES DE EMRC 2º CICLO REFERÊNCIAS FUNDAMENTAIS NO CONTEXTO DO 2ºCICLO DO EB

METAS CURRICULARES DE EMRC 2º CICLO REFERÊNCIAS FUNDAMENTAIS NO CONTEXTO DO 2ºCICLO DO EB METAS CURRICULARES DE EMRC REFERÊNCIAS FUNDAMENTAIS NO CONTEXTO DO 2ºCICLO DO EB FÁTIMA, 26 DE JANEIRO DE 2014 2007 2014 O QUE MUDA? 2007 2014 5º ANO UL1: Viver juntos UL1: Viver juntos UL2: A água, fonte

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM º CICLO Ano Letivo 05/06 PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC)- 3ºANO Documento(s) Orientador(es): Programa de EMRC de 8 junho de 04; Metas

Leia mais

Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 5º ano Ano letivo 2017/201

Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 5º ano Ano letivo 2017/201 Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 5º ano Ano letivo 2017/201 5 º ANO Unidade Letiva 1 - Viver juntos B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa,

Leia mais

5 º ANO Unidade Letiva 1 - Viver juntos METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história.

5 º ANO Unidade Letiva 1 - Viver juntos METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA Escola Básica Fernando Caldeira Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 5º ano Ano letivo 2016/2017 5 º ANO Unidade Letiva 1 -

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Mira. Departamento de Ciências Sociais e Humanas

Agrupamento de Escolas de Mira. Departamento de Ciências Sociais e Humanas Agrupamento de Escolas de Mira Departamento de Ciências Sociais e Humanas Educação Moral e Religiosa Católica 2016/2017 5º Ano PLANO ANUAL Unidade temática Unidade Letiva 1 - Viver juntos Nº de aulas 7

Leia mais

Festa do Batismo do Senhor Ano C Dom, 17 de Maio de :24 - Última atualização Dom, 10 de Janeiro de :07

Festa do Batismo do Senhor Ano C Dom, 17 de Maio de :24 - Última atualização Dom, 10 de Janeiro de :07 Is 42,1-4.6-7 Sl 28 At 10,34-38 Lc 3,15s.21-22 A Festa de hoje encerra o sagrado tempo do Natal: o Pai apresenta, manifesta a Israel o Salvador que ele nos deu, o Menino que nasceu para nós: Tu és o meu

Leia mais

Propedêutica Bíblica. 13 de Janeiro de 2014 Bíblia na Vida da Igreja

Propedêutica Bíblica. 13 de Janeiro de 2014 Bíblia na Vida da Igreja Propedêutica Bíblica 13 de Janeiro de 2014 Bíblia na Vida da Igreja ORAÇÃO Lucas 4, 16-30 Impelido pelo Espírito Santo, Jesus veio a Nazaré, onde se tinha criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de

Leia mais

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS (EMRC) (5ºANO) Unidade letiva 1 (Viver Juntos) Mudar faz parte da vida Os grupos a que pertenço Deus estabelece uma relação com a humanidade A aliança condição facilitadora da relação entre as partes A

Leia mais

SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro

SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro SOLA SCRIPTURA A Reforma, a Bíblia e a Familia Cristã. AULA 5: A FAMILIA DA ALIANÇA Pb. José Cordeiro Qual o significado bíblico de Familia da ALIANÇA? O casamento é um sacramento, um contrato ou uma

Leia mais

6 º ANO Unidade Letiva 1 - A Pessoa Humana METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história.

6 º ANO Unidade Letiva 1 - A Pessoa Humana METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS B. Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ÁGUEDA Escola Básica Fernando Caldeira Departamento de Ciências Humanas e Sociais Educação Moral e Religiosa Católica - 6º ano Ano letivo 2016/2017 Unidade Letiva 1 - A Pessoa

Leia mais

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7)

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: missão evangelizadora na Igreja. A PASTORAL DO DÍZIMO A missão da Pastoral do Dízimo,

Leia mais

Propedêutica Bíblica 22 Out 2012 Inspiração Bíblica

Propedêutica Bíblica 22 Out 2012 Inspiração Bíblica Propedêutica Bíblica 22 Out 2012 Inspiração Bíblica Paróquia do Algueirão P. Hugo Gonçalves ORAÇÃO Deus dos nossos pais e Senhor de misericórdia, Que tudo criaste pela Tua Palavra, Que formaste o homem

Leia mais

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai

BOM DIA DIÁRIO. Guia: Em nome do Pai BOM DIA DIÁRIO Segunda-feira (09.03.2015) Nenhum profeta é bem recebido Guia: 2.º Ciclo: Professor José Martins 3.º Ciclo: Padre Aníbal Afonso Re+ Deixa Deus entrar na tua própria casa. Re+ Deixa-te tocar

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Velas. Governo dos Açores. 2º Ciclo ENSINO BÁSICO. Planificação Anual de EMRC. 5 º Ano

Escola Básica e Secundária de Velas. Governo dos Açores. 2º Ciclo ENSINO BÁSICO. Planificação Anual de EMRC. 5 º Ano Governo dos Açores Escola Básica e Secundária de Velas º Ciclo ENSINO BÁSICO Planificação Anual de EMRC 5 º Ano º Periodo Unidade Letiva - Viver juntos Competências chave Metas Curriculares B. Construir

Leia mais

Teologia Sistemática

Teologia Sistemática Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão Lumen Gentium 1. Aspetos

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 5º ano 2017/2018

PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 5º ano 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 5º ano 2017/2018 5 º ANO 1 º Período: Unidade Letiva 1 - Viver juntos OBJETIVOS CONTEÚDOS Experiências de aprendizagem Recursos 1.Valorizar a mudança

Leia mais

Filmes. Debates. Role-play

Filmes. Debates. Role-play P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR: 290 - EMRC DISCIPLINA: EMRC NÍVEL DE ENSINO: 2.º Ciclo CURSO: - - - - - - - - - - - - - - - - - ANO: 6.º - ANO

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 3º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 3º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 3º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC) 2015-16 3 º ANO Unidade Letiva 1 A Dignidade das Crianças 1. Tomar consciência de que as crianças

Leia mais

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO Copyright 2005 - Libreria Editrice Vaticana «Motu Proprio» Introdução PRIMEIRA PARTE - A PROFISSÃO DA FÉ Primeira Secção: «Eu

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO

ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO ORIENTAÇÕES PARA A PASTORAL DO DÍZIMO Sumário Introdução 1. A compreensão do dízimo 1.1 Os fundamentos do dízimo 1.2 O que é o dízimo? 1.3 As dimensões do dízimo 1.4 As finalidades do dízimo 2. Orientações

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

Introdução. Nisto sabemos...

Introdução. Nisto sabemos... 17.07.16 Introdução Introdução Nisto sabemos... Sabemos que permanecemos nele, e ele em nós, porque ele nos deu do seu Espírito. 1Jo 4.13 Introdução Deu o Seu Espírito Sabemos que permanecemos nele, e

Leia mais

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA

CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA CREIO NA SANTA IGREJA CATÓLICA 17-03-2012 Catequese com adultos 11-12 Chave de Bronze A Igreja no desígnio de Deus O que significa a palavra Igreja? Designa o povo que Deus convoca e reúne de todos os

Leia mais

ANO SANTO DA MISERICÓRDIA

ANO SANTO DA MISERICÓRDIA ANO SANTO DA MISERICÓRDIA Misericordiae Vultus O rosto da misericórdia. Diz o Papa Francisco na Bula Misericordiae Vultus : Precisamos sempre de contemplar o mistério da misericórdia. É fonte de alegria,

Leia mais

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Acolhimento aos alunos. . Observação de mapas. Observação de imagens

ATIVIDADES ESTRATÉGIAS. Acolhimento aos alunos. . Observação de mapas. Observação de imagens ENSINO BÁSICO Agrupamento de Escolas Nº 1 de Abrantes ESCOLA BÁSICA DOS 2.º E 3.º CICLOS D. MIGUEL DE ALMEIDA DISCIPLINA: Educação Moral e Religiosa Católica ANO: 5.º ANO LETIVO 2013/2014 CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 9º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 9º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC) AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÁTÃO CURRÍCULO DISCIPLINAR 9º ANO EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC) (SNEC) 2015-16 9 º ANO Unidade Letiva 1 - A Dignidade da Vida Humana METAS OBJETIVOS CONTEÚDOS 1.

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Mira. Departamento de Ciências Sociais e Humanas

Agrupamento de Escolas de Mira. Departamento de Ciências Sociais e Humanas Agrupamento de Escolas de Mira Departamento de Ciências Sociais e Humanas Educação Moral e Religiosa Católica 2016/2017 9º Ano PLANO ANUAL Unidade temática Unidade Letiva 1 - A Dignidade da vida Humana

Leia mais

Dia Mundial das Missões - Coleta Nacional - 21 e 22 de outubro

Dia Mundial das Missões - Coleta Nacional - 21 e 22 de outubro Missionária 26º Domingo do Tempo Comum - 01/10/ Motivação inicial é o tema da Missionária que hoje iniciamos. A Igreja em saída é a comunidade que faz a experiência de Jesus e sai de si para anunciar a

Leia mais

Propedêutica Bíblica. 15 de Maio de 2013 Bíblia na Vida da Igreja

Propedêutica Bíblica. 15 de Maio de 2013 Bíblia na Vida da Igreja Propedêutica Bíblica 15 de Maio de 2013 Bíblia na Vida da Igreja ORAÇÃO Lucas 4, 16-30 Impelido pelo Espírito Santo, Jesus veio a Nazaré, onde se tinha criado. Segundo o seu costume, entrou em dia de sábado

Leia mais

A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico. Tiago Nascimento Nigro. Pe. Luiz Henrique Bugnolo

A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico. Tiago Nascimento Nigro. Pe. Luiz Henrique Bugnolo 1 A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico Tiago Nascimento Nigro Pe. Luiz Henrique Bugnolo Faculdade Católica de Filosofia e Teologia de Ribeirão Preto. Durante o período de elaboração do novo

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos

Roteiros Mensais para Grupos Roteiros Mensais para Grupos JANEIRO 2018 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes

Leia mais

Planificação Anual Departamento CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS

Planificação Anual Departamento CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS Modelo Dep-01 Agrupamento de Escolas do Castêlo da Maia Planificação Anual Departamento CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS Ano 5º Ano letivo 2013 / 2014 Disciplina EMRC Turmas A, B, C, D, E, F, G, H, I, J Professores:

Leia mais

O cristianismo é uma religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como estes se encontram recolhidos nos

O cristianismo é uma religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como estes se encontram recolhidos nos CRISTIANISMO??... O cristianismo é uma religião monoteísta baseada na vida e nos ensinamentos de Jesus de Nazaré, tais como estes se encontram recolhidos nos Evangelhos, parte integrante do Novo Testamento.

Leia mais

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo,

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo, Coleção Chamados à Vida Em preparação à Eucaristia 1ª Etapa: Chamados à vida 2ª Etapa: Chamados à vida em Jesus Cristo 3ª Etapa: Chamados à vida em Comunidade. 4ª Etapa: Chamados à vida para amar e servir.

Leia mais

PREPARAÇÃO QUARESMA - PÁSCOA A LITURGIA É A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO PASCAL DE CRISTO

PREPARAÇÃO QUARESMA - PÁSCOA A LITURGIA É A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO PASCAL DE CRISTO PREPARAÇÃO QUARESMA - PÁSCOA A LITURGIA É A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO PASCAL DE CRISTO Celebrar o Ano Litúrgico é fazer memória do Ressuscitado na vida de cada pessoa de cada comunidade. Esta celebração tem

Leia mais

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra);

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra); Uma nova paróquia Introdução DA: Conversão Pastoral Escolha de outro caminho; Transformar a estrutura paroquial retorno a raiz evangélica; Jesus: modelo (vida e prática); Metodologia: Nele, com Ele e a

Leia mais

HOMILIA DO BISPO DO PORTO NA FESTA DE NOSSA SENHORA DA MISERICÓRDIA

HOMILIA DO BISPO DO PORTO NA FESTA DE NOSSA SENHORA DA MISERICÓRDIA 1.Celebramos, neste IV domingo da Páscoa e dia do Bom Pastor, a Festa de Nossa Senhora da Misericórdia, Padroeira da nossa Santa Casa da Misericórdia do Porto. A história da Santa Casa da Misericórdia

Leia mais

MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA O XXVI DIA MUNDIAL DO DOENTE (11 de fevereiro de 2018)

MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA O XXVI DIA MUNDIAL DO DOENTE (11 de fevereiro de 2018) MENSAGEM DO PAPA FRANCISCO PARA O XXVI DIA MUNDIAL DO DOENTE (11 de fevereiro de 2018) Mater Ecclesiae: «Eis o teu filho [ ] Eis a tua mãe E, a partir daquela hora, o discípulo recebeu-a em sua casa» (Jo

Leia mais

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade Tanto o Documento de Aparecida (248) como a Exortação Apostólica Verbum Domini (73) se referem à uma nova linguagem e a um novo passo na questão bíblica:

Leia mais

Passo a passo da Oração Pessoal

Passo a passo da Oração Pessoal Passo a passo da Oração Pessoal 1. Para iniciar seu momento de oração pessoal, procure um lugar propício, calmo e silencioso. Prepare seu altar, onde pode ser colocado uma vela junto ao Crucifixo, às imagens

Leia mais

MFC ESCOLAS DE PERDÃO E RECONCILIAÇÃO

MFC ESCOLAS DE PERDÃO E RECONCILIAÇÃO MFC ESCOLAS DE PERDÃO E RECONCILIAÇÃO Vivendo e ensinando a arte de viver e conviver Proposta de divulgação, acão e realização SIN (MFC) Santo André SP Pe. Juan Manuel Rodriguez Martin (MCCJ) * Mestre,

Leia mais

DATA: / / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 1.º ANO/EM

DATA: / / 2015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 1.º ANO/EM SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA Mantenedora da PUC Minas e do COLÉGIO SANTA MARIA UNIDADE: DATA: / / 015 III ETAPA AVALIAÇÃO ESPECIAL DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA 1.º ANO/EM ALUNO(A): N.º: TURMA: PROFESSOR(A): VALOR:

Leia mais

2ª FEIRA 19 de novembro

2ª FEIRA 19 de novembro 2ª FEIRA 19 de novembro Bom dia a todos e boa semana! Nos próximos dias seguiremos o tema da generosidade. Podemos dizer que a generosidade é a qualidade de quem gosta de dar ao outro. Deve ser portanto

Leia mais

XVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM 02 de agosto de 2015

XVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM 02 de agosto de 2015 XVIII DOMINGO DO TEMPO COMUM 02 de agosto de 2015 Caríssimos Irmãos e Irmãs: Hoje, muitos cristãos têm a Bíblia em mão e lêem-na com freqüência. Essa realidade acontece, também, entre os católicos, cuja

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos

Roteiros Mensais para Grupos Roteiros Mensais para Grupos MAIO 2018 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes

Leia mais

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA

EVANGELHO DO DIA E HOMILIA Pe. Lucas- O MANDAMENTO MAIOR - Mt 22,34-40 EVANGELHO DO DIA E HOMILIA (LECTIO DIVINA) REFLEXÕES E ILUSTRAÇÕES DE PE. LUCAS DE PAULA ALMEIDA, CM MANDAMENTO MAIOR Ao se falar em "mandamentos" - e esse tema

Leia mais

Há seis coisas que o SENHOR odeia, sete coisas que ele detesta: Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: Introdução

Há seis coisas que o SENHOR odeia, sete coisas que ele detesta: Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: Introdução Mensagem 13 de 16 Data: 12/12/2010 ANATOMIA DO MAL: MÃOS, CORAÇÃO E PÉS Introdução 16 Há seis coisas que o SENHOR odeia, sete coisas que ele detesta: 17 olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam

Leia mais

MISSIOLOGIA. Missão e juventude

MISSIOLOGIA. Missão e juventude MISSIOLOGIA Cesar Leandro Ribeiro O cristianismo é uma religião marcada por uma série de aspectos próprios e indispensáveis para sua existência, sendo um deles justamente a missão, condição que se fez

Leia mais

LIÇÃO 3 ÉTICA CRISTÃ E DIREITOS HUMANOS. Prof. Lucas Neto

LIÇÃO 3 ÉTICA CRISTÃ E DIREITOS HUMANOS. Prof. Lucas Neto LIÇÃO 3 ÉTICA CRISTÃ E DIREITOS HUMANOS Prof. Lucas Neto A GLÓRIA É DE DEUS INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO A Palavra de Deus é suprema e como tal na matéria de direitos humanos traz uma consciência jurídica e teológica

Leia mais

1ª Leitura - Lv 19,

1ª Leitura - Lv 19, 1ª Leitura - Lv 19,1-2.11-18 Julga teu próximo conforme a justiça. Leitura do Livro do Levítico 19,1-2.11-18 1 O Senhor falou a Moisés, dizendo: 2 'Fala a toda a comunidade dos filhos de Israel, e dize-lhes:

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM º CICLO Ano Letivo 05/06 PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC)- 4ºANO Documento(s) Orientador(es): Programa de EMRC de 8 junho de 04; Metas

Leia mais

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17)

PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) PASSOS PARA A SALVAÇÃO I - OUVIR A PALAVRA DE DEUS - (Rm 10.17) Para que você possa crer em Jesus você precisa primeiramente ouvir a sua palavra. A própria palavra de Deus é a verdade (Jo 17:17) e esta

Leia mais

Evangelho. O maior mandamento Mateus 22:34

Evangelho. O maior mandamento Mateus 22:34 Evangelho O maior mandamento Mateus 22:34 :34-40 40 Mateus 22 34 Sabendo os fariseus que Jesus reduzira ao silêncio os saduceus, reuniram-se 35 e um deles, doutor da lei, fez-lhe esta pergunta para pô-lo

Leia mais

1º Período: Unidade Letiva 1 A Dignidade das Crianças

1º Período: Unidade Letiva 1 A Dignidade das Crianças PLANIFICAÇÃO ANUAL EDUCAÇÃO MORAL E RELIGIOSA CATÓLICA 3º ANO -2017/2018 3.º ANO 1º Período: Unidade Letiva 1 A Dignidade das Crianças 1. Tomar consciência de que as crianças têm dignidade e valor. RESDP

Leia mais

5 MARCAS DA MISSÃO. Vivendo o chamado de Cristo no mundo em transformação. Comunhão Anglicana Global Conselho Consultivo Anglicano

5 MARCAS DA MISSÃO. Vivendo o chamado de Cristo no mundo em transformação. Comunhão Anglicana Global Conselho Consultivo Anglicano 5 MARCAS DA MISSÃO Vivendo o chamado de Cristo no mundo em transformação Comunhão Anglicana Global Conselho Consultivo Anglicano Missio Dei Humanidade Natureza Missio Dei Deus Encarnado Jesus Revelar que

Leia mais

VÍDEO

VÍDEO 2ª FEIRA 8 de Outubro Bom dia! Durante toda esta semana vamos olhar para as nossas famílias. No final do mês de Agosto realizou-se o Encontro Internacional das Famílias com o Papa. Vejamos um pequeno resumo

Leia mais

Solenidade de Pentecostes 04 de junho de 2017

Solenidade de Pentecostes 04 de junho de 2017 Solenidade de Pentecostes 04 de junho de 2017 Caríssimos Irmãos e Irmãs: Hoje chegamos ao término do ciclo litúrgico pascal com a solenidade de Pentecostes. Após 50 dias, o Espírito Santo prometido por

Leia mais

EDUCAÇÃO MORAL RELIGIOSA CATÓLICA 4º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL

EDUCAÇÃO MORAL RELIGIOSA CATÓLICA 4º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 EDUCAÇÃO MORAL RELIGIOSA CATÓLICA 4º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL ENSINO BÁSICO 1ºCICLO Documento(s) Orientador(es): Programa de EMRC de 8 junho

Leia mais

DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO OBJETIVOS: 6 Ano

DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO OBJETIVOS: 6 Ano DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO OBJETIVOS: 6 Ano Compreender o ser humano, a partir de sua realidade, buscando a formação integral do estudante. Vislumbrar as variadas dimensões do homem, especialmente

Leia mais

2ª FEIRA 13 de maio. ORAÇÃO Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

2ª FEIRA 13 de maio. ORAÇÃO Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. 2ª FEIRA 13 de maio NO SERVIÇO INTRODUÇÃO Bom dia! A 13 de maio de 1917, há 102 anos, o céu ficou um pouco mais perto da terra. A Senhora mais brilhante que o sol disse a Lúcia, Francisco e Jacinta que

Leia mais

ARTE DE AMAR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR

ARTE DE AMAR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR A ARTE DE AMAR EM BUSCA DO PERFEITO AMOR O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que contemplamos e as nossas mãos apalparam isto proclamamos a respeito da Palavra

Leia mais

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 22, 34-40)

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 22, 34-40) 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO A 29 de Outubro de 2017 Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus (Mt 22, 34-40) Naquele tempo, os fariseus, ouvindo dizer que Jesus reduzira os saduceus

Leia mais

1ºPeríodo Viver juntos 5. ano Unidade Lectiva 1 GESTÃO E PLANIFICAÇÃO

1ºPeríodo Viver juntos 5. ano Unidade Lectiva 1 GESTÃO E PLANIFICAÇÃO 1ºPeríodo Viver juntos 5. ano Unidade Lectiva 1 GESTÃO E PLANIFICAÇÃO METAS: - Construir uma chave de leitura religiosa da pessoa, da vida e da história (Objs 1, 2 e 3). - Conhecer a mensagem e a cultura

Leia mais

4 O que é uma igreja baseada em princípios?

4 O que é uma igreja baseada em princípios? 4 O que é uma igreja baseada em princípios? Essa igreja é uma comunidade local onde todos os membros, vivenciando os princípios apresentados na Palavra de Deus, têm por objetivo glorificar a Deus e cumprir

Leia mais

PREPARAÇÃO DA MISSA DE S. NUNO HISTÓRIA DO COLÉGIO ADVENTO E NATAL

PREPARAÇÃO DA MISSA DE S. NUNO HISTÓRIA DO COLÉGIO ADVENTO E NATAL P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 2016-17 DEPARTAMENTO CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS GRUPO DISCIPLINAR DE EMR 10º Ano 1.º Período APRESENTAÇÃO O programa da disciplina, a Pastoral, a Companhia de Jesus e

Leia mais

Escola da Fé 15 dez Fé, resposta ao Deus que se revela. Feliz és tu que acreditaste

Escola da Fé 15 dez Fé, resposta ao Deus que se revela. Feliz és tu que acreditaste Escola da Fé 15 dez. 2017 Fé, resposta ao Deus que se revela Feliz és tu que acreditaste Espírito Criador Vem transformar o mundo Vem recriar a vida do homem Vem congregar o Teu povo na justiça. Vem congregar

Leia mais

PLANEJAMENTO Disciplina: Ensino Religioso Série: 7º ano Prof.:Cristiano Souza 1ª UNIDADE EIXOS COGNITIVOS CONTEÚDOS HABILIDADES

PLANEJAMENTO Disciplina: Ensino Religioso Série: 7º ano Prof.:Cristiano Souza 1ª UNIDADE EIXOS COGNITIVOS CONTEÚDOS HABILIDADES Disciplina: Ensino Religioso Série: 7º ano Prof.:Cristiano Souza 1ª UNIDADE EIXOS COGNITIVOS CONTEÚDOS HABILIDADES O homem e sua relação com o Transcendente LIDERANÇA CHAMADOS PARA FORMAR UMA NAÇÃO Favorecer

Leia mais

Igreja missionária testemunha de misericórdia. Queridos irmãos e irmãs!

Igreja missionária testemunha de misericórdia. Queridos irmãos e irmãs! Igreja missionária testemunha de misericórdia Queridos irmãos e irmãs! O Jubileu Extraordinário da Misericórdia, que a Igreja está a viver, proporciona uma luz particular também ao Dia Mundial das Missões

Leia mais

Catequese Paroquial e CNE Escutismo Católico Português

Catequese Paroquial e CNE Escutismo Católico Português 1º Ano Paroquial e CNE Escutismo Católico Português JESUS GOSTA DE MIM Proporcionar às crianças um bom acolhimento eclesial, pelos catequistas e por toda a comunidade cristã (cf CT 16 e 24). Ajudá-las

Leia mais

O PAPEL PROFÉTICO DA IGREJA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

O PAPEL PROFÉTICO DA IGREJA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO O PAPEL PROFÉTICO DA IGREJA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO A PARTIR DO PROFETA AMÓS 1 0 / 1 0 / 2 0 1 6 I G R E J A B AT I S TA B E T E L O PAPEL PROFÉTICO DA IGREJA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO A PARTIR DO PROFETA

Leia mais

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35

1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 1. Disse Jesus: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não terá mais fome e quem crê em mim jamais terá sede. Jo 6,35 Senhor Jesus, Tu tens palavras de vida eterna e Tu revelas-te a nós como Pão da vida

Leia mais

Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro

Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro Ser testemunha de Jesus no estudo, no trabalho, no bairro Escuta do evangelho do domingo Festa de Pentecostes Jo 20,19-23; Jesus Ressuscitado sopra o Espírito Santo sobre os discípulos No nosso voto, nos

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos JUNHO 2019 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA

Roteiros Mensais para Grupos JUNHO 2019 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Roteiros Mensais para Grupos JUNHO 2019 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Erro! Indicador não definido. A VIDA DE ORAÇÃO DOS MEMBROS DO MOVIMENTO EUCARÍSTICO JOVEM OBJETIVO Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO

Leia mais

4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ A PARTIR DO YOUCAT CATECISMO JOVEM DA IGREJA CATÓLICA

4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ A PARTIR DO YOUCAT CATECISMO JOVEM DA IGREJA CATÓLICA 4x7 AS RAZÕES DA NOSSA FÉ CURSO DE APROFUNDAMENTO DA FÉ A PARTIR DO YOUCAT CATECISMO JOVEM DA IGREJA CATÓLICA PAI, DAI-NOS SABEDORIA YOU PRAY Pai, dai-nos sabedoria para Vos reconhecer; desejo de Vos procurar;

Leia mais

CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra.

CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra. ORAÇÃO INICIAL CANTO: O auxílio virá do Senhor, do Senhor, o nosso Deus, que fez o céu e a terra. A: Bom dia!. Na alegria de estarmos reunidos para este encontro. Queremos louvar a Deu Pai pela vossa presença.

Leia mais

TUDO NOVO. Paschoal Piragine Jr 1 16/10/17

TUDO NOVO. Paschoal Piragine Jr 1 16/10/17 1 TUDO NOVO 2 Co 5: 11-6:-2 INTRODUÇÃO 1. Quando lemos o trecho de 2 Co 5:11-6:2 podemos quase escutar os ecos da história de conversão de Paulo. 2. Parece que ele reflete os fatos da sua história de uma

Leia mais

1º Congresso Arquidiocesano da Pastoral do Dízimo. Vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo Mateus 5, 13-16

1º Congresso Arquidiocesano da Pastoral do Dízimo. Vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo Mateus 5, 13-16 1º Congresso Arquidiocesano da Pastoral do Dízimo Vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo Mateus 5, 13-16 Aristides Luís Madureira www.editoraapartilha.com.br 0800 9402244 aristides@editoraapartilha.com.br

Leia mais

CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12)

CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) I. Significado bíblico de comunhão II. Igreja de Cristo e comunhão - Comunhão dos santos III. Comunhão como forma de ser

Leia mais

Escola da Fé. 10 novembro 2017 DEUS REVELA-SE, VEM AO ENCONTRO, ILUMINA-NOS, CONDUZ-NOS

Escola da Fé. 10 novembro 2017 DEUS REVELA-SE, VEM AO ENCONTRO, ILUMINA-NOS, CONDUZ-NOS Escola da Fé 10 novembro 2017 DEUS REVELA-SE, VEM AO ENCONTRO, ILUMINA-NOS, CONDUZ-NOS Na Sagrada Escritura aparece sempre ligada a uma relação com pessoas concretas. A REVELAÇÃO DE DEUS NO ANTIGO TESTAMENTO

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 03/04 PLANIFICAÇÃO ANUAL º CICLO EDUCAÇÃO MORAL RELIGIOSA CATÓLICA (EMRC)- 6ºANO Documento(s) Orientador(es): Programa de EMRC,aprovado pela Comissão

Leia mais

Deus é sempre Aquele que vem te encontrar. Participa da. falará ao teu coração, te alimentará, te inspirará. Este

Deus é sempre Aquele que vem te encontrar. Participa da. falará ao teu coração, te alimentará, te inspirará. Este COMO FAZER? A. Empenha-te a encontrar o Senhor. Contempla com os teus olhos a presença de Deus em todas as coisas, e vê que Deus é sempre Aquele que vem te encontrar. Participa da Celebração Eucarística,

Leia mais

2º 3 º ciclos

2º 3 º ciclos 2º 3 º ciclos 2018 19 Segunda-feira, 26 de novembro 2018 DOMINGO DE CRISTO REI Bom dia a todos! O domingo passado foi muito importante para a Igreja, foi o domingo de Cristo-Rei. E o Evangelho convida-nos

Leia mais

1961: 3 padres da Cáritas Brasileira idealiza uma ação em Natal (RN); Ano seguinte 16 dioceses do Nordeste realizam a campanha; Em 1964: se dá na

1961: 3 padres da Cáritas Brasileira idealiza uma ação em Natal (RN); Ano seguinte 16 dioceses do Nordeste realizam a campanha; Em 1964: se dá na 1961: 3 padres da Cáritas Brasileira idealiza uma ação em Natal (RN); Ano seguinte 16 dioceses do Nordeste realizam a campanha; Em 1964: se dá na Quaresma a primeira CF em âmbito nacional. Tema: Igreja

Leia mais

Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4)

Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4) Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4) Tema: Aparecida/SP 05-08/09/19 Pai Santo, todo dom precioso e toda dádiva perfeita de ti procedem. Teu Filho Jesus Cristo anunciou o teu

Leia mais

O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos ao seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e

O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos ao seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e O Espírito Santo, que o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus- Caminho, abrindo-nos ao seu mistério de salvação para que sejamos filhos seus e irmãos uns dos outros; identifica-nos com Jesus-Verdade,

Leia mais

CAMPANHA DA FRATERNIDADE

CAMPANHA DA FRATERNIDADE CAMPANHA DA FRATERNIDADE A Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. Essa ação já existe há mais de 50

Leia mais

Três eixos temáticos. I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo

Três eixos temáticos. I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo Três eixos temáticos I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo Um eixo transversal: A Igreja em saída na perspectiva ad gentes - Segue o método ver, julgar e agir

Leia mais

Igreja. Formação do Módulo Básico Ministério de Formação - RCC Viçosa

Igreja. Formação do Módulo Básico Ministério de Formação - RCC Viçosa Igreja Formação do Módulo Básico Ministério de Formação - RCC Viçosa Nossa agenda Aspectos Gerais da Igreja A Economia Sacramental Visão Histórica da Igreja A Igreja no Século XX Estrutura e Organização

Leia mais

Conselho Arquidiocesano de Pastoral

Conselho Arquidiocesano de Pastoral Conselho Arquidiocesano de Pastoral Capítulo 1 Marco histórico-eclesial Marco Histórico-Eclesial (VER-JULGAR-AGIR) OS LEIGOS NA ÉPOCA DA CRISTANDADE... A presença e organização dos leigos buscou sempre

Leia mais

Informações da disciplina de EMRC 5.º ano. Aulas Previstas (45 minutos )

Informações da disciplina de EMRC 5.º ano. Aulas Previstas (45 minutos ) Departamento de Ciências Socias e Humanas 2016/ 2017 Educação Moral e Religiosa Católica 5.º ano RESUMO DA PLANIFICAÇÃO Informações da disciplina de EMRC 5.º ano Resumo da Planificação: Conteúdos 1.º Período

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul 1447 V Mostra de Pesquisa da Pós-Graduação TEOLOGIA E COMUNICAÇÃO Deus e o Humano a partir do Êxodo e Advento na Teologia de Bruno Forte e Jesús Martin-Barbero v Apresentador 1, Jurema Andreolla 1 (orientador)

Leia mais

Módulo III O que anuncia a Catequese?

Módulo III O que anuncia a Catequese? Módulo III O que anuncia a Catequese? Diocese de Aveiro Objectivos Tomar consciência da realidade complexa do ser humano a quem levamos, hoje, uma Boa Nova. Compreender a importância da Sagrada Escritura

Leia mais

O desafio de amar Desafios #7 1 Jo 4: 9-21

O desafio de amar Desafios #7 1 Jo 4: 9-21 1 Direitos reservados Domingos Sávio Rodrigues Alves Uso gratuito, permitido sob a licença Creative Commons O desafio de amar Desafios #7 1 Jo 4: 9-21 9 Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco:

Leia mais

Os Outros Seis Dias. Aula 12/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira

Os Outros Seis Dias. Aula 12/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira Os Outros Seis Dias Aula 12/07/2015 Prof. Lucas Rogério Caetano Ferreira S Recapitulando S Nas aulas passadas vimos que muitas vezes a fé tem horário e local específico, na Igreja, no domingo, e no horário

Leia mais

Lição 8 para 24 de novembro de 2018

Lição 8 para 24 de novembro de 2018 A UNIDADE NA FÉ Lição 8 para 24 de novembro de 2018 Um elemento unificador é compartilhar uma doutrina comum (Atos 2:42). Compartilhar as mesmas doutrinas fundamentais, embora possamos ter pequenas diferenças

Leia mais

Obrigações e direitos de todos os fiéis (c.

Obrigações e direitos de todos os fiéis (c. LEIGOS Segundo o Código de 1917, é claro que se pode ser ao mesmo tempo religioso e leigo. Mas o Concílio Vaticano II não admite que alguém possa ao mesmo tempo ser religioso e leigo: "Pelo nome de leigos

Leia mais