Boletim Informativo Minerais industriais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Boletim Informativo Minerais industriais"

Transcrição

1 Boletim Informativo

2

3 01 Estamos entre os maiores produtores mundiais de diversos minerais industriais produtos minerados que são utilizados em uma imensa variedade de produtos e processos essenciais para a vida cotidiana. Na verdade, seria praticamente impossível passar um dia sem nos depararmos com os minerais industriais que produzimos. Nossa carteira de minerais industriais inclui boratos, talco, sal, gipsita, dióxido de titânio, zirconita e rutílio. Estes minerais são ingredientes essenciais do alimento que você consome, como também da sua roupa, casa, transporte e sistemas de entretenimento. A demanda global por minerais industriais está bastante ligada à urbanização e à melhora do padrão de vida. À medida que as populações em desenvolvimento migram para áreas urbanas e suas dietas, moradias e transportes melhoram, os produtores e fabricantes de alimentos exigem um volume maior de minerais industriais. Os minerais industriais também contribuem para a melhoria dos padrões ambientais por suas aplicações na produção de energia renovável, de isolamento e de veículos mais leves e mais econômicos e reduzindo o uso de energia e de emissões na produção de vidro, tinta, plástico e cerâmica. Os minerais industriais são avaliados por suas propriedades físicas e químicas. Por exemplo, eles podem ser utilizados para aumentar a produtividade das culturas, reter calor, absorver nêutrons, melhorar a extinção de chamas, reforçar materiais de construção, tornar os processos industriais mais limpos e substituir produtos químicos mais nocivos. A utilidade destes minerais varia de acordo com a aplicação. Às vezes os minerais industriais são um dos principais componentes do produto final, como a gipsita no gesso ou o talco no talco para o corpo. Outros produtos finais utilizam apenas pequenas quantidades. Entretanto, sem tal conteúdo mineral o produto não estaria completo. O boro, por exemplo, é um micronutriente essencial para todas as plantas e a falta de boro afeta quase todas as culturas cultivadas no mundo. Sem fertilizantes de boro, a produtividade e a qualidade das culturas podem ser significativamente reduzidas. São essas capacidades que tornam nossos minerais industriais na forma certa e na aplicação certa tão valiosos. Esquerda Nossas operações em Dampier Salt na Austrália. Imagem de capa Cristal de bórax decahidratado. A Rio Tinto é uma empresa líder internacional envolvida em todos os estágios da produção de metais e minerais. O grupo é formado pela Rio Tinto plc, cujas ações são negociadas na Bolsa de Valores de Londres, e pela Rio Tinto Limited, com ações negociadas na Bolsa de Valores da Austrália. Nosso negócio de minerais industriais

4 02 Nossas operações de mineral industrial As operações de mineral industrial da Rio Tinto estão localizadas na Europa, África, América do Norte e do Sul, Ásia e Austrália. Os negócios de minerais industriais fazem parte do grupo de produto Diamantes e Minerais da Rio Tinto, com exceção da Dampier Salt que está incluída no grupo Minério de Ferro. Isto permite que os negócios de sal e minério de ferro aproveitem as sinergias no Oeste da Austrália, onde ambos possuem centros de produção. Nosso grupo Minerais é dividido em duas empresas de operação, a Rio Tinto Minerals (RTM), que produz boratos e talco e administra os projetos de desenvolvimento para lítio e boratos; e a Rio Tinto Iron & Titanium (RTIT) que produz dióxido de titânio, zirconita e rutílio. Direita Tanques de armazenamento de borato nas nossas operações em Boron no deserto de Mojave na Califórnia.

5 03

6 04 Rio Tinto Minerals Boratos Os boratos são um grupo de produtos derivados dos minerais que contém boro. Eles são ingredientes chave na produção de fibra de vidro, vidro, cerâmica, fertilizantes, detergentes, conservantes de madeira e vários outros produtos. A Rio Tinto Minerals (RTM Rio Tinto: 100 por cento) fornece mais de 40 por cento da demanda global por boratos refinados e é reconhecida como a líder mundial em tecnologia, pesquisa e desenvolvimento de borato. Nossa maior operação de borato ocorre na mina a céu aberto em Boron, no deserto do Mojave na Califórnia, em operação desde Boron é um dos dois maiores depósitos de borato do mundo. Também extraímos boratos de leitos de lagos desertos e de outros depósitos nos Andes argentinos. A mina primária de borato nesta operação, Tincalayu, é uma das maiores operações de borato na América do Sul. Alto Nossos negócios de minerais industriais são a Rio Tinto Minerals, Rio Tinto Iron & Titanium e a Dampier Salt (foto). Processamos nosso minério de borato localmente para uma grande variedade de produtos, incluindo pentahidratado de bórax e ácido bórico. O refino e processamento são realizados em Coudekerque, França e Wilmington, Califórnia. Possuímos também terminais de transporte em Wilmington; Rotterdam, na Holanda; Nules, Espanha e Changsou, China e uma rede global de escritórios de vendas e depósitos. Boratos são basicamente utilizados na produção de vidro. Os boratos tornam os vidros mais tolerantes à contração e expansão, e são ingredientes importantes na fibra de vidro para isolamento, fibra de vidro têxtil, transistores finos de filme utilizados em telas de cristal líquido (LCD) para TVs e computadores, componentes de vidro de equipamentos de aquecimento solar e vidros resistentes ao calor para produtos como utensílios para cozinha. Outros usos para o borato incluem detergente, sabão e produtos de higiene pessoal; cerâmica e superfícies esmaltadas, peças de vidro e ladrilho, nutrientes agrícolas, conservantes de madeira e retardadores de fogo. Por meio de seus diversos usos, os boratos oferecem diversas vantagens de desempenho, custo, proteção ao meio ambiente, saúde e segurança. Por exemplo, em fibras de vidro para isolamento, o principal uso do borato, ele ajuda a reduzir a energia necessária para produzir o vidro fundido. O produto final de isolamento ajuda a conservar a energia mantendo o calor dentro das estruturas isoladas.

7 05 Dampier Salt Talco A RTM é a maior produtora de talco do mundo, fornecendo quase 20 por cento da demanda mundial por talco a partir das suas minas e instalações de processamento na Áustria, Austrália, Bélgica, Canadá, França, Itália, Japão, México, Espanha e EUA. Nossa mina Trimouns nos Pirineus franceses é a maior operação de talco do mundo. O talco melhora o desempenho em inúmeras aplicações, apesar de ser mais conhecido como produto de higiene pessoal. Os principais usos para o talco incluem papel, tintas, polímeros e cerâmicas. Em 2007, após análise dos ativos do Grupo, a Rio Tinto anunciou que estava examinando opções para encerrar seus negócios com talco. A Rio Tinto, através da sua subsidiária com 68,4 por cento de participação, a Dampier Salt, é o maior exportador de sal do mundo. Produzimos sal em três localidades no Oeste da Austrália: Dampier, Port Hedland e Lake MacLeod. A fonte mais abundante de sal é o oceano, mas ele também pode ser produzido a partir de salmouras subterrâneas ou de formações geológicas de sal sólido. Nas operações da Dampier e Port Hedland (distantes cerca de 200km uma da outra), o sal é produzido pela evaporação de sal marinho, pela energia do sol e com a ajuda do vento. No processo, o sal marinho flui através de uma série de lagos de concentração nos quais a salinidade é aumentada progressivamente. Quando esta salmoura está saturada com cloreto de sódio, ela é enviada para lagos de cristalização onde o cloreto de sódio irá cristalizar-se como um depósito sólido puro. O material sólido é então recuperado, processado e enviado para os clientes. São necessárias cerca de 65 milhões de toneladas de água do mar para produzir um milhão de toneladas de sal. Em nossa operação de Lake MacLeod, produzimos sal a partir de salmouras subterrâneas que são dez vezes mais concentradas do que água do mar, eliminando a necessidade de lagos de concentração antes do estágio de cristalização. Em Lake MacLeod. produzimos também a gipsita. A área total sob evaporação em nossas operações de sal é de hectares, equivalente a campos de futebol americano. As três unidades evaporam a média de 1.1 bilhões de litros de água por dia, o suficiente para encher piscinas residenciais. A parcela total da Rio Tinto na produção de sal pela Dampier é superior a 6 milhões de toneladas/ano. Nossos clientes de sal estão na Ásia e no Oriente Médio. A maioria são empresas químicas que utilizam o sal como matéria prima para a produção de cloro e soda cáustica ( juntos conhecidos como produção de cloro e álcalis). Esses produtos são utilizados na fabricação de diversos produtos químicos e derivados incluindo alumina e cloreto de polivinila (PVC). Nossos produtos de sal também são utilizados como sal alimentício e para aplicações gerais incluindo descongelamento de estradas. Vendemos gipsita para indústrias de gesso e cimento na Ásia e Austrália.

8 06

9 07 Rio Tinto Iron & Titanium A Rio Tinto Iron & Titanium (RTIT) e suas afiliadas extraem ilmenita no Canadá, África do Sul e Madagascar, que é transformada em produto de alta qualidade para matéria prima de dióxido de titânio. Os coprodutos incluem ferro, aço, pós-metálicos, zirconita e rutílio de alta pureza. A ilmenita é uma das principais fontes de dióxido de titânio (TiO2), um composto muito branco e opaco e importante pigmento utilizado em produtos como tintas, plásticos e papel. O TiO2 reflete e espalha luz como milhares de pequenos espelhos, e quando utilizado como pigmento dá brilho e opacidade aos materiais. Outros usos menores para TiO2 incluem cosméticos, filtro solar e creme dental. Enquanto o TiO2 é branco e brilhante, a ilmenita é marrom ou preta, devido aos seu percentual de ferro. Processamos ilmenita para remover o ferro e vendemos os produtos resultantes: matéria prima de dióxido de titânio, principalmente para fabricantes de pigmentos. Os fabricantes de pigmentos refinam a matéria prima para produzir um pigmento de dióxido de titânio. Os fabricantes de pigmento utilizam duas rotas de processo a rota do cloreto e a do sulfato para produzir pigmento TiO2, e oferecemos nossos produtos para ambos os setores do mercado. A matéria prima de dióxido de titânio é o produto primário da RTIT, mas também vendemos outros produtos que são derivados da mineração e do processamento de ilmenita. O ferro que é removido da ilmenita é vendido como ferro gusa de alta pureza. Convertemos parte deste ferro gusa em tarugos de aço e pós de ferro e aço. Também vendemos parte do minério de ilmenita para fabricantes de aço como um produto chamado SORELFLUX que ajuda a prolongar a vida útil de alto-fornos. Alto No Canadá produzimos ilmenita a partir de depósitos de rochas sólidas em Quebec. Esquerda Preparando mudas como parte do trabalho de reabilitação na Richards Bay Minerals, África do Sul. A ilmenita é extraída de depósitos de rocha sólida ou de acumulações nas areias de praias antigas. No Canadá a subsidiária totalmente integralizada da RTIT, a Rio Tinto Fer et Titane (Rio Tinto 100 por cento) opera uma mina a céu aberto de TiO2 em Lac Allard, próximo a Havre-SaintPierre, um dos maiores depósitos de ilmenita do mundo. A partir do consórcio Richards Bay Minerals (RBM) (Rio Tinto 37 por cento), na África do Sul, produzimos ilmenita de depósitos de areia mineral. A jazida RBM é processada utilizando um sistema de lagos e dragas flutuantes. As areias são sugadas para as dragas onde os minerais de alto valor (ilmenita, zirconita, rutílio) são separados e as partículas restantes de areia são utilizadas para reconstruir e reabilitar a paisagem após o término da mineração. A carteira de produtos da RBM também inclui rutílio e zirconita, dois minerais encontrados em seus depósitos de areia. O rutílio é utilizado em fluxos de haste de solda e na fabricação de metal de titânio, assim como na produção de pigmentos. Os principais usos da zirconita são as cerâmicas (especialmente em azulejos de banheiro), fundição e indústrias químicas e de refratários. A QIT Madagascar Minerals (QMM) (Rio Tinto 80 por cento) é uma operação de areia mineral baseada em volta de uma jazida de ilmenita próximo a Fort-Dauphin, no Sul de Madagascar. É formada por uma mina, uma fábrica de separação e instalações portuárias. Esse consórcio com o governo de Madagascar começou a produzir ilmenita no final de 2008 e está no processo de aumentar sua capacidade para toneladas/ano. A QMM produz ilmenita a partir de areias da praia a qual é então enviada para as instalações da Rio Tinto Fer et Titane no Canadá para processamento em escória de dióxido de titânio.

10 08 Alto A sementeira e o centro ecológico na QIT Madagascar Minera.

11 alta resistência utilizadas em aeronaves. A aplicação que mais cresce é a de baterias de lítio para equipamentos residenciais e industriais. Estamos avaliando também o projeto de ilmenita em Mutamba na província de Inhambane, no Sul de Moçambique As localizações Estão indicadas no mapa. As operações e os projetos são totalmente integralizados. Principais operações de minerais industriais Operações de borato 1 Operações em Boron (mineração e refino) 2 Operações em Wilmington (refino e embarque) 3 Operações na Argentina (mineração e refino) 4 Operações em Coudekerque (refino) 5 Operações em Nules (refino e embarque) 6 Operações em Rotterdam (embarque) 7 Operações em Changshu (embarque) Talco (principais minas) 8 Operações em Timmins e Penhorwood (Canadá) 9 Operações em Trimouns e Luzenac (França) 10 Operações em Three Springs (Austrália) 11 Operações em Yellowstone, Three Forks e Sappington (EUA) 12 Operações em Argonaut e Ludlow 13 Operações em Kleinfeistritz e Weisskirchen 13 Operações em Rabenwald e Oberfeistritz 14 Operações em Rodoretto e Malanaggio 15 Operações em Respina e Bonar Sal Dampier (68%) Lake MacLeod (68%) Port Hedland (68%) Matéria prima de dióxido de titânio 18 Rio Tinto Fer et Titane Lac Allard 19 Rio Tinto Fer et Titane (Sorel plant) 20 QIT Madagascar Minerals (80%) 21 Richards Bay Minerals (37%) Projeto de matéria prima de dióxido de titânio 22 Ilmenita Mutamba Projeto lítio 23 Jadar Importante Minas e projetos de mineração Fundições, refinarias e fábricas de processamento distantes da mina O projeto de borato de lítio Jadar é um projeto de lítio e borato em estágio de pré-viabilidade localizado a aproximadamente 100 km de Belgrado na Sérvia. Serão necessários mais 5 ou 6 anos até que o projeto inicie sua produção. Se for bem sucedido, o depósito irá produzir ácido bórico e também carbonato de lítio. O lítio e seus compostos possuem diversas aplicações industriais, incluindo vidro e cerâmica resistentes ao fogo e ligas de Nossos projetos de minerais industriais

12 Boletins Informativos Perfil empresarial Alumínio Cobre Diamantes Energia Minério de ferro Tecnologia e inovação Exploração Rio Tinto plc 2 Eastbourne Terrace London W2 6LG Reino Unido Rio Tinto Limited 120 Collins Street Melbourne, Victoria 3000 Austrália Tel +44 (0) Tel +61 (0) V1 POR 8 JAN2011 PARK2000

Boletim Informativo Minério de ferro

Boletim Informativo Minério de ferro Boletim Informativo 01 A Rio Tinto é o segundo maior fornecedor para o setor de minério de ferro do mundo. O ferro é um dos elementos mais comuns na Terra, formando cerca de cinco por cento da crosta

Leia mais

Boletim Informativo Tecnologia e inovação

Boletim Informativo Tecnologia e inovação Boletim Informativo 01 Buscamos contar com a melhor tecnologia de mineração e processamento disponível e inovar com novas maneiras de operação que irão beneficiar nossos negócios, funcionários, clientes

Leia mais

Boletim Informativo Exploração

Boletim Informativo Exploração Boletim Informativo 01 O grupo é formado pela Rio Tinto plc, cujas ações são negociadas na Bolsa de Valores de Londres, e pela Rio Tinto Limited, com ações negociadas na Bolsa de Valores da Austrália.

Leia mais

Boletim Informativo Energia

Boletim Informativo Energia Boletim Informativo 01 A Rio Tinto é uma empresa líder internacionai envolvida em todos os estágios da produção de metais e minerais. O Grupo é composto pela Rio Tinto plc, cujas ações são negociadas

Leia mais

Os sistemas de despoeiramento, presentes em todas as usinas do Grupo Gerdau, captam e filtram gases e partículas sólidas gerados na produção

Os sistemas de despoeiramento, presentes em todas as usinas do Grupo Gerdau, captam e filtram gases e partículas sólidas gerados na produção Os sistemas de despoeiramento, presentes em todas as usinas do Grupo Gerdau, captam e filtram gases e partículas sólidas gerados na produção siderúrgica. Ontário Canadá GESTÃO AMBIENTAL Sistema de gestão

Leia mais

Universidade Federal do Pampa. Cadeia Produtiva da Laranja

Universidade Federal do Pampa. Cadeia Produtiva da Laranja Universidade Federal do Pampa Cadeia Produtiva da Laranja Acadêmicos: Aline Alóy Clarice Gonçalves Celmar Marques Marcos Acunha Micheli Gonçalves Virginia Gonçalves A laranja é uma fruta cítrica produzida

Leia mais

Avaliação de Ciclo de Vida. Buscando as alternativas mais sustentáveis para o mercado de tintas

Avaliação de Ciclo de Vida. Buscando as alternativas mais sustentáveis para o mercado de tintas Avaliação de Ciclo de Vida Buscando as alternativas mais sustentáveis para o mercado de tintas Todo produto tem uma história Cada produto que chega às nossas mãos passa por diversos processos diferentes

Leia mais

Boletim Informativo Diamantes

Boletim Informativo Diamantes Boletim Informativo 01 A Rio Tinto é um importante produtor de diamantes e o maior produtor mundial de diamantes de coloração natural. A companhia participa do negócio de diamantes desde 1979 e hoje opera

Leia mais

A Infraestrutura no Brasil e a Expansão da Produção dos Bens Minerais

A Infraestrutura no Brasil e a Expansão da Produção dos Bens Minerais A Infraestrutura no Brasil e a Expansão da Produção dos Bens Minerais A Visão da Indústria do Cimento Sergio Maçães Integração de atividades minerais e industriais Mineração: calcário matéria prima básica

Leia mais

Programa Gerdau Germinar (MG) é uma das mais importantes iniciativas de educação ambiental da Empresa. Relatório Anual Gerdau 2014

Programa Gerdau Germinar (MG) é uma das mais importantes iniciativas de educação ambiental da Empresa. Relatório Anual Gerdau 2014 40 41 Programa Gerdau Germinar (MG) é uma das mais importantes iniciativas de educação ambiental da Empresa. MEIO AMBIENTE 42 Gerdau é reconhecida pela eficiência de suas práticas de proteção ao meio ambiente

Leia mais

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA I TRIMESTRE CIÊNCIAS NATURAIS SABRINA PARENTE

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA I TRIMESTRE CIÊNCIAS NATURAIS SABRINA PARENTE INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA I TRIMESTRE CIÊNCIAS NATURAIS SABRINA PARENTE A química é a ciência que estuda a estrutura, a composição, as propriedades e as transformações da matéria. Ela é frequentemente

Leia mais

Empresas mineradoras no Brasil

Empresas mineradoras no Brasil Em 211, a Produção Mineral Brasileira (PMB) deverá atingir um novo recorde ao totalizar US$ 5 bilhões (valor estimado), o que configurará um aumento de 28% se comparado ao valor registrado em 21: US$ 39

Leia mais

1 (0,5) Dos 3% de água doce que estão na superfície terrestre, onde estão concentradas as grandes parcelas dessas águas? R:

1 (0,5) Dos 3% de água doce que estão na superfície terrestre, onde estão concentradas as grandes parcelas dessas águas? R: Data: / /2014 Bimestre: 3 Nome: 6 ANO Nº Disciplina: Geografia Professor: Geraldo Valor da Atividade: 2,0 (Dois) Nota: GRUPO 6 1 (0,5) Dos 3% de água doce que estão na superfície terrestre, onde estão

Leia mais

Disciplina: Fontes Alternativas de Energia

Disciplina: Fontes Alternativas de Energia Disciplina: Fontes Alternativas de Parte 1 Fontes Renováveis de 1 Cronograma 1. Fontes renováveis 2. Fontes limpas 3. Fontes alternativas de energia 4. Exemplos de fontes renováveis 1. hidrelétrica 2.

Leia mais

Quanto maior o desenvolvimento econômico de um país

Quanto maior o desenvolvimento econômico de um país Capítulo 8 Quanto maior o desenvolvimento econômico de um país Maior é o consumo de energia: -Economia dinâmica; - Elevado padrão de consumo da população Aumento da capacidade produtiva Aumento do consumo

Leia mais

Nós somos a Hydro... Guiando a energia do sol

Nós somos a Hydro... Guiando a energia do sol Nós somos a Hydro... Guiando a energia do sol Componentes extrudados para estruturas de apoio, placas e sistemas de montagem A Hydro Soluções Solares é líder no fornecimento de componentes estruturais

Leia mais

FERTILIZANTES. Fertilizantes/Fosfato/Potássio

FERTILIZANTES. Fertilizantes/Fosfato/Potássio Informações e Análises da Economia Mineral Brasileira 7ª Edição FERTILIZANTES Os produtores de Fertilizantes vêm pleiteando há anos uma reforma fiscal que possa trazer a isonomia tributária entre o produto

Leia mais

Os Recursos Minerais na nossa vida

Os Recursos Minerais na nossa vida Os Recursos Minerais na nossa vida Min. Volfrâmio Expl. Argilas Gesso Cobre nativo Calcário Granito Ouro Expl. Areias Min. Chumbo Min. Urânio Realizado por INETI, Área de Geologia Económica (Daniel Oliveira,

Leia mais

A maneira mais inteligente de aquecer água.

A maneira mais inteligente de aquecer água. A maneira mais inteligente de aquecer água. A JAMP O uso consciente de energia é um dos princípios que rege as atividades da JAMP, responsável pela introdução no País de soluções inovadoras no campo de

Leia mais

Módulo 1 Questões Básicas da Economia. 1.1. Conceito de Economia

Módulo 1 Questões Básicas da Economia. 1.1. Conceito de Economia Módulo 1 Questões Básicas da Economia 1.1. Conceito de Economia Todos nós temos uma série de necessidades. Precisamos comer, precisamos nos vestir, precisamos estudar, precisamos nos locomover, etc. Estas

Leia mais

Como o efeito estufa pode render dinheiro para o Brasil. A Amazônia e o seqüestro de carbono e o protocolo de kyoto

Como o efeito estufa pode render dinheiro para o Brasil. A Amazônia e o seqüestro de carbono e o protocolo de kyoto Como o efeito estufa pode render dinheiro para o Brasil A Amazônia e o seqüestro de carbono e o protocolo de kyoto Histórico das reuniões 1992 - assinam a Convenção Marco sobre Mudança Climática na ECO-92.

Leia mais

Cadeia de Valor do Suco de Laranja Projeto GOLLS

Cadeia de Valor do Suco de Laranja Projeto GOLLS Cadeia de Valor do Suco de Laranja Projeto GOLLS Prof. Manoel A. S. Reis, Ph.D FGV-EAESP and Gvcelog Mesa Redonda - A Cadeia LogísticaPortuária e Impactos Sociais na Baixada Santista UniSantos - Universidade

Leia mais

Água Potável Segura para Todos

Água Potável Segura para Todos Água Potável Segura para Todos Água segura para todos matriz: www.nedap-naiade.com brasil: www.germetec.com.br O acesso a água segura é uma necessidade fundamental humana e, por isto, um direito humano

Leia mais

"PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL"

PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL Reciclagem e Valorizaçã ção o de Resíduos Sólidos S - Meio Ambiente UNIVERSIDADE DE SÃO S O PAULO "PANORAMA DA COLETA SELETIVA DE LIXO NO BRASIL" Associação sem fins lucrativos, o CEMPRE se dedica à promoção

Leia mais

ANÁLISE DE COMPETITIVIDADE EMBALAGENS

ANÁLISE DE COMPETITIVIDADE EMBALAGENS ANÁLISE DE COMPETITIVIDADE EMBALAGENS Jun/15 Análise de Competitividade Embalagens Resumo da Cadeia de Valores Painel de Indicadores de Monitoramento da Competitividade Setorial Percepção empresarial da

Leia mais

Introdução à Química Inorgânica

Introdução à Química Inorgânica Introdução à Química Inorgânica Orientadora: Drª Karla Vieira Professor Monitor: Gabriel Silveira Química A Química é uma ciência que está diretamente ligada à nossa vida cotidiana. A produção do pão,

Leia mais

INTRODUÇÃO REDUZIR OS IMPACTOS AMBIENTAIS. POR OUTRO

INTRODUÇÃO REDUZIR OS IMPACTOS AMBIENTAIS. POR OUTRO INTRODUÇÃO OS METAIS SÃO ATUALMENTE ESSENCIAIS PARA O NOSSO COTIDIANO. OS QUE SÃO MAIS UTILIZADOS SÃO O ALUMÍNIO (EM LATAS), O COBRE (NOS CABOS DE TELEFONE), O CHUMBO (EM BATERIAS DE AUTOMÓVEIS), O NÍQUEL

Leia mais

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO

PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO PORTAS E JANELAS: A LIGAÇÃO DA CASA COM O MUNDO É dito no ditado popular que os olhos de uma pessoa são as janelas de sua alma, trazendo este pensamento para uma residência, podemos entender que as janelas

Leia mais

Informações Gerais. O que é Water Transfer Printing?

Informações Gerais. O que é Water Transfer Printing? Informações Gerais Provedora de soluções para o processo de Water Transfer Printing a PROJFIX está no mercado com o objetivo de trazer qualidade para o segmento no Brasil, comercializando produtos de alto

Leia mais

FERTILIZANTES Fertilizante: Classificação Quanto a Natureza do Nutriente Contido Quanto ao Critério Químico Quanto ao Critério Físico

FERTILIZANTES Fertilizante: Classificação Quanto a Natureza do Nutriente Contido Quanto ao Critério Químico Quanto ao Critério Físico FERTILIZANTES Fertilizante: qualquer substância mineral ou orgânica, natural ou sintética, capaz de fornecer um ou mais nutrientes essenciais às plantas Classificação Quanto a Natureza do Nutriente Contido

Leia mais

O que os clientes não sabem é que o preço de qualquer peça, após o desconto, ainda é maior do que o preço original

O que os clientes não sabem é que o preço de qualquer peça, após o desconto, ainda é maior do que o preço original Atividade extra Exercício 1 Em uma loja de roupas, os preços foram remarcados com um aumento de 40%. O gerente percebeu a queda nas vendas após a remarcação e decidiu anunciar um desconto de 20% em todas

Leia mais

CAPÍTULO 3 PROTOCOLO DE KIOTO

CAPÍTULO 3 PROTOCOLO DE KIOTO CAPÍTULO 3 PROTOCOLO DE KIOTO Medidas estão sendo tomadas... Serão suficientes? Estaremos, nós, seres pensantes, usando nossa casa, com consciência? O Protocolo de Kioto é um acordo internacional, proposto

Leia mais

Suprimentos 1. Cartuchos de toner. Imprimindo. Usando cores. Manuseio de papel. Manutenção. Solução de problemas. Administração.

Suprimentos 1. Cartuchos de toner. Imprimindo. Usando cores. Manuseio de papel. Manutenção. Solução de problemas. Administração. Cartuchos de toner Suprimentos 1 Aviso: Não toque no rolo do cartucho de toner, localizado sob a tampa. Tampa Sua impressora utiliza quatro cartuchos de toner separados, um para cada cor: ciano, amarelo,

Leia mais

Produção de Energia Alternativa

Produção de Energia Alternativa Produção de Energia Alternativa Prof.Pedro Araújo Realizado por: - Diogo Fernandes nº27097 - Gonçalo Paiva nº26743 - José Silva nº27144 Introdução A produção de energias alternativas, tem vindo a ganhar

Leia mais

Prof. Paulo Medeiros

Prof. Paulo Medeiros Prof. Paulo Medeiros Em 2010 entrou em vigor no Brasil a lei dos Resíduos Sólidos. Seu objetivo principal é diminuir a destinação incorreta de resíduos ao meio ambiente. Ela define que todas as indústrias,

Leia mais

Elementos de Terras Raras na Tabela Periódica

Elementos de Terras Raras na Tabela Periódica No total,17 elementos são classificados como terras raras, sendo eles todos os elementos da cadeia do lantanídeos e os elementos Ítrio (Y) e Escândio (Sc) Elementos de Terras Raras na Tabela Periódica

Leia mais

Panorama Mundial (2013)

Panorama Mundial (2013) Panorama Mundial (2013) Produção mundial alcançou US$ 444 bilhões em 2013; Mesmo com os efeitos da crise internacional, registra 85% de crescimento desde 2004, a uma taxa média de 7% ao ano; 54% da produção

Leia mais

2009 2010 Metalúrgica Inca Ltda Avenida Geraldo Marra, 865 Distrito Industrial II CEP 13.739-030 Fone/Fax : (19) 3666 5000 - Site www.inca.ind.

2009 2010 Metalúrgica Inca Ltda Avenida Geraldo Marra, 865 Distrito Industrial II CEP 13.739-030 Fone/Fax : (19) 3666 5000 - Site www.inca.ind. RESUMO DO CASE A utilização da água pelo homem depende da captação, tratamento, distribuição e também quando necessário da depuração da água utilizada. No quadro abaixo, podemos analisar um panorama da

Leia mais

O que acontece com o teu Lixo?

O que acontece com o teu Lixo? VIDRARIA FABRICANTE DE PAPEL COMPOSTAGEM O que acontece com o teu Lixo? Cada um tem seu próprio rumo... O orgânico.. O compost O compostagem de residuos umido reproduz o processo natural de decomposição

Leia mais

TRATAMENTO DA ÁGUA. Professora: Raquel Malta Química 3ª série - Ensino Médio

TRATAMENTO DA ÁGUA. Professora: Raquel Malta Química 3ª série - Ensino Médio TRATAMENTO DA ÁGUA Professora: Raquel Malta Química 3ª série - Ensino Médio Água poluída: água inadequada para beber ou para fazer nossa higiene. Diversas substâncias naturalmente presentes na água são

Leia mais

COLÉGIO SALESIANO SÃO JOSÉ Geografia 9º Ano Prof.º Daniel Fonseca. Recursos Minerais e Energéticos

COLÉGIO SALESIANO SÃO JOSÉ Geografia 9º Ano Prof.º Daniel Fonseca. Recursos Minerais e Energéticos COLÉGIO SALESIANO SÃO JOSÉ Geografia 9º Ano Prof.º Daniel Fonseca Recursos Minerais e Energéticos O que são recursos minerais? Recursos minerais são substâncias naturais inorgânicas que foram descobertas

Leia mais

Encanador. 4) Número de Aulas: O trabalho será realizado em cinco etapas, divididas em aulas a critério do professor.

Encanador. 4) Número de Aulas: O trabalho será realizado em cinco etapas, divididas em aulas a critério do professor. Encanador 1) Objetivos Gerais Aprofundar os conhecimentos sobre o profissional que tem como um dos focos de trabalho a água e o saneamento básico, assim como problemas que podem ocorrer quando houver sinistros

Leia mais

Anexo 4 - Projeção de Demanda de Energia e da Geração Elétrica em Unidades de Serviço Público (Resultados)

Anexo 4 - Projeção de Demanda de Energia e da Geração Elétrica em Unidades de Serviço Público (Resultados) Anexo 4: Demanda de Eletricidade 1 Anexo 4 - de Demanda de Energia e da Geração Elétrica em Unidades de Serviço Público (Resultados) O Conceito de Energia Equivalente As fontes energéticas classificadas

Leia mais

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013

Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 Colégio São Paulo Geografia Prof. Eder Rubens - 2013 CAP. 02 A Dinâmica dos espaços da Globalização. (9º ano) *Estudaremos a difusão do modo capitalista de produção, ou seja, do modo de produzir bens e

Leia mais

Pesquisa da EPAMIG garante produção de azeitonas

Pesquisa da EPAMIG garante produção de azeitonas Pesquisa da EPAMIG garante produção de azeitonas De origem européia, a oliveira foi trazida ao Brasil por imigrantes há quase dois séculos, mas somente na década de 50 foi introduzida no Sul de Minas Gerais.

Leia mais

Comentários sobre o. Plano Decenal de Expansão. de Energia (PDE 2008-2017)

Comentários sobre o. Plano Decenal de Expansão. de Energia (PDE 2008-2017) Comentários sobre o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2008-2017) PAULO CÉSAR RIBEIRO LIMA JANEIRO/2009 Paulo César Ribeiro Lima 2 Comentários sobre o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE 2008-2017)

Leia mais

Empresarial: uma nova visão. Abril de 2010

Empresarial: uma nova visão. Abril de 2010 A Novelis e a Sustentabilidade t d Empresarial: uma nova visão Abril de 2010 2 Grupo Aditya Birla International Operations 13 Countries JV Sunlife Financial inc. Receita de US$ 28 bilhões Mais de 100.000

Leia mais

Nossa História. Ajudando o mundo a produzir os alimentos de que precisa

Nossa História. Ajudando o mundo a produzir os alimentos de que precisa Nossa História Ajudando o mundo a produzir os alimentos de que precisa O desafio é imenso: acabar com a fome, dobrar a produção de alimentos até 2050 e ajudar a reduzir o impacto ambiental da agricultura

Leia mais

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem

Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem Seção 2/E Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem www.bettercotton.org Orientação Text to go here O documento Monitoramento, Avaliação e Aprendizagem da BCI proporciona uma estrutura para medir as mudanças

Leia mais

Universidade do Pampa campus Dom Pedrito Seminários Prof. Alicia Ruiz. Soja. Acadêmicos:Quelem Martins, Ricardo Carneiro, Renan Régio

Universidade do Pampa campus Dom Pedrito Seminários Prof. Alicia Ruiz. Soja. Acadêmicos:Quelem Martins, Ricardo Carneiro, Renan Régio Universidade do Pampa campus Dom Pedrito Seminários Prof. Alicia Ruiz Soja Acadêmicos:Quelem Martins, Ricardo Carneiro, Renan Régio A soja (Glycine max (L.) Merrill) que hoje é cultivada mundo afora, é

Leia mais

Estabilizada de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006

Estabilizada de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006 TUTORIAL Fonte Estabilizada de 5 Volts Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

O Setor em Grandes Números. Situação Atual e Perspectivas do Mercado Interno e Externo

O Setor em Grandes Números. Situação Atual e Perspectivas do Mercado Interno e Externo O Setor em Grandes Números Situação Atual e Perspectivas do Mercado Interno e Externo I - CADEIA PRODUTIVA NÚMERO ESTIMADO DE EMPRESAS EM 2012 Lapidação / Obras de pedras 350 INDÚSTRIA Joalheria ouro e

Leia mais

Energia, tecnologia e política climática: perspectivas mundiais para 2030 MENSAGENS-CHAVE

Energia, tecnologia e política climática: perspectivas mundiais para 2030 MENSAGENS-CHAVE Energia, tecnologia e política climática: perspectivas mundiais para 2030 MENSAGENS-CHAVE Cenário de referência O estudo WETO apresenta um cenário de referência que descreve a futura situação energética

Leia mais

O FAN Press Screw Separator PSS

O FAN Press Screw Separator PSS O FAN Press Screw Separator PSS Os separadores PSS podem processar resíduos grossos com (20% de sólidos), bem como resíduos finos (abaixo de 0,1% de sólidos). A umidade dos sólidos separados pode ser ajustada

Leia mais

Apague velhos. Acenda uma grande. hábitos. idéia.

Apague velhos. Acenda uma grande. hábitos. idéia. Apague velhos hábitos. Acenda uma grande idéia. Crise Energética Por que todos falam em crise energética? Porque a crise energética sul-americana deixou de ser um cenário hipotético para se transformar

Leia mais

Em 20 anos, Brasil poderá gerar 280 MW de energia do lixo

Em 20 anos, Brasil poderá gerar 280 MW de energia do lixo Em 20 anos, Brasil poderá gerar 280 MW de energia do lixo Fabíola Ortiz - 28/02/13 Potencial de produção de energia vinda dos aterros pode dobrar em 20 anos, se a lei de resíduos sólidos for cumprida.

Leia mais

Energia, Riqueza e População

Energia, Riqueza e População Energia, Riqueza e População Legenda - Colunas à Esquerda: Crescimento relativo da oferta total de energia - Colunas Centrais: Crescimento relativo do Produto Interno Bruto (PIB) - Colunas à Direita: :

Leia mais

Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável de. fomentar o empreendedorismo no Estado do Espírito Santo.

Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável de. fomentar o empreendedorismo no Estado do Espírito Santo. MISSÃO SEBRAE/ES Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável de micro e pequenas empresas e fomentar o empreendedorismo no Estado do Espírito Santo. UNIDADE DE PROJETOS INDUSTRIAIS Promover

Leia mais

2º Encontro Brasil - Canada de

2º Encontro Brasil - Canada de 2º Encontro Brasil - Canada de Educaçao profissional e tecnologica 14 de Novembro de 2011 Agenda Rio Tinto Rio Tinto Alcan Operações Brasileiras & Projetos Demandas & Perfil de Formandos Discussão 2 Rio

Leia mais

"A vantagem do alumínio"

A vantagem do alumínio "A vantagem do alumínio" Comparativo entre os Evaporadores para Amônia fabricados com tubos de alumínio e os Evaporadores fabricados com tubos de aço galvanizado Os evaporadores usados em sistemas de amônia

Leia mais

A COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA DE FUNDIÇÃO. Associação Brasileira de Fundição ABIFA Devanir Brichesi Presidente São Paulo Brasil outubro/2011 1

A COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA DE FUNDIÇÃO. Associação Brasileira de Fundição ABIFA Devanir Brichesi Presidente São Paulo Brasil outubro/2011 1 A COMPETITIVIDADE DA INDÚSTRIA DE FUNDIÇÃO Associação Brasileira de Fundição ABIFA Devanir Brichesi Presidente São Paulo Brasil outubro/2011 1 Associação Brasileira de Fundição VISÃO Incentivar o crescimento

Leia mais

Comércio e Investimento na Coréia do Sul. Traduzido e atualizado de Chong-Sup Kim Universidade Nacional de Seul

Comércio e Investimento na Coréia do Sul. Traduzido e atualizado de Chong-Sup Kim Universidade Nacional de Seul Comércio e Investimento na Coréia do Sul Traduzido e atualizado de Chong-Sup Kim Universidade Nacional de Seul 40 anos de economia coreana 1 2 3 4 5 6 10º PIB mundial US$ 680 milhões 12º país comercial

Leia mais

Tecnol. Mecânica: Produção do Gusa Introdução: conhecimentos tecnológicos que faltavam ao homem da antiguidade:

Tecnol. Mecânica: Produção do Gusa Introdução: conhecimentos tecnológicos que faltavam ao homem da antiguidade: Introdução Você já parou para imaginar um mundo sem coisas simples como facas, agulhas de costura, chaves, fechaduras, alfinetes lâminas de barbear? Pois é, não faz muito tempo, na verdade cerca de 500

Leia mais

A Experiência da Carbonífera Criciúma S.A. com editais de subvenção econômica para a realização de P&D

A Experiência da Carbonífera Criciúma S.A. com editais de subvenção econômica para a realização de P&D A Experiência da Carbonífera Criciúma S.A. com editais de subvenção econômica para a realização de P&D Desenvolvimento de produtos e processos para o tratamento de águas e efluentes industriais visando

Leia mais

Seja dono. da sua ENERGIA

Seja dono. da sua ENERGIA Seja dono AV Afonso Vaz De melo 677 Sala 301 CEP: 30.640-070 Belo Horizonte (MG) Tel. +55 31 3689-7452 info@solarfast.it www.solarfast.it da sua ENERGIA Energia solar Fontes renováveis, economia de energia,

Leia mais

RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.265/09. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais,

RESOLUÇÃO CFC Nº. 1.265/09. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, NOTA - A Resolução CFC n.º 1.329/11 alterou a sigla e a numeração desta Interpretação de IT 12 para ITG 12 e de outras normas citadas: de NBC T 19.1 para NBC TG 27; de NBC T 19.7 para NBC TG 25; de NBC

Leia mais

Introdução: Iniciou a industrialização depois da França Porém antes da Alemanha, Itália e Japão Maior potencia mundial: Indústrias, setor financeiro,

Introdução: Iniciou a industrialização depois da França Porém antes da Alemanha, Itália e Japão Maior potencia mundial: Indústrias, setor financeiro, Introdução: Iniciou a industrialização depois da França Porém antes da Alemanha, Itália e Japão Maior potencia mundial: Indústrias, setor financeiro, agrícola, militar e cultural Consequentemente geopolítico.

Leia mais

Indústrias Química, do Plástico, do Vidro e dos Metais

Indústrias Química, do Plástico, do Vidro e dos Metais Indústrias Química, do Plástico, do Vidro e dos Metais Trabalho realizado por: Leonardo Vieira R. da Silveira Marcelo Henrique G. Bueno Ralf Marcelo. S. de Oliveira Professor: Renato de Sousa Dâmaso Disciplina:

Leia mais

Elaborado pelos alunos do 8º A da Escola Secundária Infante D. Henrique:

Elaborado pelos alunos do 8º A da Escola Secundária Infante D. Henrique: Elaborado pelos alunos do 8º A da Escola Secundária Infante D. Henrique: - Joana Moreira Lima nº16 - José Fernando nº17 - Sandra oliveira nº23 O carvão, o petróleo e o gás natural são combustíveis fósseis.

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 5. o ANO/EF - 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 5. o ANO/EF - 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC MINAS E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 5. o ANO/EF - 2015 Caro (a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

Principais ações desenvolvidas pela empresa

Principais ações desenvolvidas pela empresa AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL DESENVOLVIDAS PELA JCGONTIJO Principais ações desenvolvidas pela empresa 1. Re- uso de água 2. Adoção de tecnologias limpas em seus produtos 3. Financiamento de planos

Leia mais

Fibras, Esponjas e Panos

Fibras, Esponjas e Panos 3M Soluções Comerciais Núcleo Profissional Fibras, Esponjas e Panos Food Service O mercado de Profissional é um dos que mais cresce no país e, com ele, cresce também a demanda por padrões cada vez mais

Leia mais

Informativo para prestadores sobre painéis compostos

Informativo para prestadores sobre painéis compostos Informativo para prestadores sobre painéis compostos Introdução A presença de painéis compósitos e / ou isolamento do telhado combustível cria um risco aumentado para os subscritores e em toda a Allianz,

Leia mais

O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa.

O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa. O que é o Aquecimento Global? O Aquecimento Global se caracteriza pela modificação, intensificação do efeito estufa. O efeito estufa é um fenômeno natural e consiste na retenção de calor irradiado pela

Leia mais

A Engenharia Civil e as Construções Sustentáveis

A Engenharia Civil e as Construções Sustentáveis Engenharia A Engenharia Civil e as Construções Sustentáveis A construção sustentável é um novo conceito que está surgindo dentro da engenharia civil. A construção sustentável além de tornar a obra ecológica,

Leia mais

FONTES RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS GERADORAS DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL

FONTES RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS GERADORAS DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL FONTES RENOVÁVEIS E NÃO RENOVÁVEIS GERADORAS DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL Paola Ribas Gonçalves dos SANTOS, Maria Caroliny Camargo FLORENTINO, Jhennyfer Lopes Cerqueira BASTOS, Giselle Vanessa TREVISAN.

Leia mais

Conceitos e definições do setor de gás natural

Conceitos e definições do setor de gás natural Conceitos e definições do setor de gás natural O que é o gás natural O gás natural é um combustível fóssil que se encontra na natureza, associado ou não ao petróleo, formado por hidrocarbonetos com predominância

Leia mais

REVISÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS DA MMX

REVISÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS DA MMX REVISÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS DA MMX Histórico Recente O primeiro semestre de 2008 foi marcado por novas aquisições e eventos societários recentes que modificaram significativamente o conjunto de ativos

Leia mais

LANXESS AG. Rainier van Roessel Membro da Diretoria. Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã. Painel 1 Discurso de Abertura

LANXESS AG. Rainier van Roessel Membro da Diretoria. Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã. Painel 1 Discurso de Abertura LANXESS AG Rainier van Roessel Membro da Diretoria Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã Painel 1 Discurso de Abertura LANXESS Rubber Day São Paulo (Favor verificar em relação à apresentação) 23

Leia mais

Princípio de Funcionamento dos Filtros do Ar

Princípio de Funcionamento dos Filtros do Ar MÓDULO 3 Sistema de Alimentação do Ar Após passar por um filtro do ar que é responsável pela eliminação das impurezas contidas no ar ambiente, o ar é aspirado pelo motor através de seus êmbolos. Figura

Leia mais

Aula 2: O estudo da matéria

Aula 2: O estudo da matéria KROTON S.A. UNIC EDUCACIONAL LTDA. ENGENHARIA DE PRODUÇÃO 2015/1 Aula 2: O estudo da matéria A Matéria Conceitos; Tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço. - O que é massa? - Como se afere a massa de

Leia mais

A primeira análise do ciclo de vida da embalagem de leite UHT em toda a Europa

A primeira análise do ciclo de vida da embalagem de leite UHT em toda a Europa Título 10 / 11 A primeira análise do ciclo de vida da embalagem de leite UHT em toda a Europa A análise do IFEU compara os impactos ambientais das embalagens cartonadas, as garrafas PEAD e PET: as embalagens

Leia mais

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que

22/02/2009. Supply Chain Management. É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até os fornecedores originais que Supply Chain Management SUMÁRIO Gestão da Cadeia de Suprimentos (SCM) SCM X Logística Dinâmica Sugestões Definição Cadeia de Suprimentos É a integração dos processos do negócio desde o usuário final até

Leia mais

Tempo necessário para que a atividade radioativa de uma amostra seja reduzida à metade da atividade inicial.

Tempo necessário para que a atividade radioativa de uma amostra seja reduzida à metade da atividade inicial. Radioatividade II e Energia Nuclear Meia-vida Tempo necessário para que a atividade radioativa de uma amostra seja reduzida à metade da atividade inicial. Meia-vida Tempo necessário para que a atividade

Leia mais

LUGARES E PAISAGENS DO PLANETA TERRA

LUGARES E PAISAGENS DO PLANETA TERRA LUGARES E PAISAGENS DO PLANETA TERRA AS ÁGUAS DE SUPERFÍCIE Os rios são cursos naturais de água doce. Eles podem se originar a partir do derretimento de neve e de geleiras, de um lago ou das águas das

Leia mais

25.11.2011 Jornal Oficial da União Europeia L 310/11

25.11.2011 Jornal Oficial da União Europeia L 310/11 PT 25.11.2011 Jornal Oficial da União Europeia L 310/11 DECISÃO DA COMISSÃO de 18 de Novembro de 2011 que estabelece regras e métodos de cálculo para verificar o cumprimento dos objectivos estabelecidos

Leia mais

China Link Trading Solutions HK LTD. Jiangsu Litian New Material Co. Ltd.

China Link Trading Solutions HK LTD. Jiangsu Litian New Material Co. Ltd. China Link Trading Solutions HK LTD Jiangsu Litian New Material Co. Ltd. Julho/2013 RESULTADO: APROVADO Inspetor: Fernando Contreras Data: Sexta- feira, 6 de julho de 2013 Empresa: JIANGSU LITIAN NEW MATERIAL

Leia mais

LINEAMENTOS PARA MELHORAR A GESTÃO DAS ÁGUAS RESIDUAIS DOMÉSTICAS E FAZER MAIS SUSTENTÁVEL A PROTEÇÃO DA SAÚDE

LINEAMENTOS PARA MELHORAR A GESTÃO DAS ÁGUAS RESIDUAIS DOMÉSTICAS E FAZER MAIS SUSTENTÁVEL A PROTEÇÃO DA SAÚDE Primeiro lineamento geral: O TRATAMENTO E USO ADEQUADOS DAS ÁGUAS RESIDUAIS DOMÉSTICAS CONTRIBUEM A PROTEGER A QUALIDADE DOS CORPOS DE ÁGUA E DEVERIAM SER PARTE DE UMA GESTÃO MAIS EFICIENTE DOS RECURSOS

Leia mais

Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. CIÊNCIAS DA NATUREZA

Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. CIÊNCIAS DA NATUREZA 2 Conteúdo: A água. O ciclo da água. Estados físicos da água. Tecnologia de tratamento. Combate ao desperdício. 3 Habilidades: Refletir sobre a importância da água para o Planeta Terra, para a vida e o

Leia mais

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA

ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA Dr. Adriano Moehlecke e Dra. Izete Zanesco Centro Brasileiro para o Desenvolvimento da Energia Solar Fotovoltaica Núcleo Tecnológico de Energia Solar - Faculdade de FísicaF Programa

Leia mais

- Pisos e revestimentos Industriais (pinturas especiais, autonivelantes, uretânicas, vernizes...);

- Pisos e revestimentos Industriais (pinturas especiais, autonivelantes, uretânicas, vernizes...); A TECNIKA iniciou suas atividades em meados de 2003, impulsionada pela demanda do mercado, sempre preocupada em buscar e oferecer soluções técnicas inovadoras, tendo como focos principais as áreas de impermeabilização

Leia mais

Cadeia Produtiva do Leite. Médio Integrado em Agroindústria

Cadeia Produtiva do Leite. Médio Integrado em Agroindústria Médio Integrado em Agroindústria A importância da cadeia do leite A cadeia do leite e de seus derivados desempenha papel relevante no suprimento de alimentos e na geração de emprego e renda, se igualando

Leia mais

CRESCIMENTO DE VOLUME

CRESCIMENTO DE VOLUME CRESCIMENTO DE VOLUME 12% EM 2009 42 A Oxiteno iniciou 2009 com uma escala significativamente maior, como resultado do programa de investimentos em ampliação de sua capacidade produtiva conduzido nos últimos

Leia mais

OBTENÇÃO DA PASTA CELULÓSICA E PAPEL

OBTENÇÃO DA PASTA CELULÓSICA E PAPEL OBTENÇÃO DA PASTA CELULÓSICA E PAPEL FIBRAS PARA PAPEL INDÚSTRIA DE CELULOSE E PAPEL O que é polpação? O que é polpação? Polpação é o processo pelo qual a madeira é reduzida a uma massa fibrosa. Isto significa

Leia mais

CLEARPOINT. A Qualidade do Ar Comprimido

CLEARPOINT. A Qualidade do Ar Comprimido CLEARPOINT CLEARPOINT A Qualidade do Ar Comprimido CARACTERÍSTICAS Meio A filtração efetiva para ar e gases comprimidos e essencial para quase todas as aplicações industriais. A linha CLEARPOINT da BEKO

Leia mais

Informação de Imprensa

Informação de Imprensa Informação de Imprensa Estudo aponta alternativa de chuveiro mais ecoeficiente para banho quente Análise de Ecoeficiência desenvolvida pela Fundação Espaço ECO comparou o desempenho econômico e ambiental

Leia mais

Brasil - Guiana. Projeto de Integração

Brasil - Guiana. Projeto de Integração Brasil - Guiana Projeto de Integração Eduardo Pires Ferreira Novembro 2002 Objetivo Inserir o norte do Brasil e a Guiana no cenário internacional, através da integração regional e, como conseqüência: -

Leia mais

Manual do Integrador. Programa de Formação

Manual do Integrador. Programa de Formação Manual do Integrador Programa de Formação Introdução As oportunidades de iniciação de frentes de negócios na indústria fotovoltaica brasileira são diversas e estão abertas a todos aqueles que desejam começar

Leia mais

Roteiro de Estudos 2 trimestre 2015 Disciplina: Química 9º ANOS

Roteiro de Estudos 2 trimestre 2015 Disciplina: Química 9º ANOS Roteiro de Estudos 2 trimestre 2015 Disciplina: Química 9º ANOS Professor: Ricardo Augusto Marques da Costa O que devo saber: UNIDADE 2 Os estados físicos da matéria. Estados físicos da matéria e suas

Leia mais