DCASP Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público na Prática. Realização:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DCASP Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público na Prática. Realização:"

Transcrição

1 DCASP Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público na Prática Realização:

2 A CASP Online é uma entidade especializada em Contabilidade Aplicada ao Setor Público, em que a seriedade do trabalho, a honestidade e o compromisso com o cliente e parceiros são seus norteadores. Sob o lema "A contabilidade em tempo real", a CASP Online é especializada na nova contabilidade aplicada ao setor público, no controle patrimonial e no orçamento público. Consulte também a versão in company deste treinamento. PROGRAMA TEMA: DCASP - Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público APRESENTAÇÃO: O treinamento visa à análise das demonstrações contábeis, de forma a contemplar o entendimento sistêmico em conformidade com a legislação pertinente, a partir da correta escrituração contábil com resultado na elaboração e na análise das demonstrações contábeis aplicadas ao setor público. PÚBLICO ALVO Contadores, técnicos em contabilidade e demais servidores (federais, estaduais e municipais) envolvidos com a contabilidade aplicada ao setor público. Destina-se também a atender o gestor público federal, estadual ou municipal que trabalha no setor de contabilidade ou que se relaciona direta ou indiretamente com a contabilidade, bem como os profissionais das diversas áreas e esferas de governo que desejam conhecer de forma aprofundada como se processará as mudanças na contabilidade do setor público. METODOLOGIA Apresentar aos participantes do curso uma metodologia prática e descomplicada de entender, praticar e utilizar as novas Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público, bem como de proporcionar um importante relacionamento entre as novas técnicas, seus conceitos e a prática do dia-a-dia.

3 Serão utilizados exercícios práticos, realçando conceitos técnicos e jurídicos, com citação de casos típicos da rotina diária. Também será disponibilizada uma planilha em excel para elaboração das demonstrações contábeis. TREINAMENTO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DCASP - Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público 1. Demonstrações contábeis 2. Balanço financeiro 2.1. Fundamentos previstos na Lei 4.320/ Restos a pagar no balanço financeiro 2.3. Equação do balanço financeiro 2.4. Balanço financeiro e MCASP 2.5. Estrutura do Balanço financeiro segundo o MCASP 2.6. Atividade prática 2.7. Indicadores do balanço financeiro 3. Demonstração dos Fluxos de Caixa 4. Balanço patrimonial e Demonstração das Variações Patrimoniais 4.1. Estrutura do Balanço Patrimonial 4.2. Estrutura da Demonstração das Variações Patrimoniais 4.3. Exercício prático conjunto BP e DVP 5. Consolidação do BP e da DVP Atividade prática 6. BALANÇO ORÇAMENTÁRIO Exercícios práticos e descomplicados O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO contempla os seguintes assuntos:

4 1. Balanço orçamentário a) Estrutura, Definições e Elaboração. b) Quadro Principal. c) Quadro da Execução de Restos a Pagar não Processados. d) Quadro da Execução de Restos a Pagar Processados e não Processados Liquidados. 2. Balanço financeiro a) Introdução. b) Estrutura. c) Definições. d) Elaboração. 3. Balanço patrimonial a) Estrutura, Definições e Elaboração. b) Quadro Principal. c) Quadro de Apuração dos Ativos e Passivos Financeiros e Permanentes. d) Quadro das Contas de Compensação. e) Quadro do Superávit ou Déficit Financeiro por fonte de recurso. 4. Demonstração das variações patrimoniais a) Estrutura. b) Modelo Sintético. c) Modelo Analítico. d) Definições. e) Elaboração. 5. Demonstração dos fluxos de caixa (DFC) a) Estrutura. b) Quadro Principal.

5 c) Quadro de Receitas Derivadas e Originárias. d) Quadro de Transferências Recebidas e Concedidas. e) Quadro de Desembolsos de Pessoal e Demais Despesas por Função. f) Quadro de Juros e Encargos da Dívida. g) Definições e Elaboração. h) Quadro Principal. i) Quadro das Receitas Derivadas e Originárias. j) Quadro das Transferências Recebidas e Concedidas. 6. Demonstração das mutações do patrimônio líquido (DMPL) a) Introdução. b) Estrutura. c) Definições. d) Elaboração. 7. Notas explicativas às DCASP a) Definição. b) Estrutura. c) Divulgação de Políticas Contábeis. d) Divulgação de Estimativas. 8. Consolidação das demonstrações contábeis a) Aspectos conceituais das Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público: ambiente da contabilidade, importância das DCASP e legislação correlata. 9. Demonstrações contábeis exigidas pela 6404/76 elaboradas pelas empresas estatais. a) Balanço patrimonial. b) Demonstração do resultado do exercício. c) Demonstração do resultado abrangente. d) Demonstração dos fluxos de caixa.

6 e) Demonstração das mutações do patrimônio líquido. f) Notas explicativas. DEPOIMENTOS De excelente qualidade, onde seus instrutores dominam de forma acima da média. Fiquei impressionado com suas capacidades. Parabéns. Carlos André Barbosa Lima - F&M Assessoria e Contabilidade Determinante, pois devido a importância do assunto e com a obrigatoriedade da sua implantação foi fundamental, pois oportunizou novos conhecimentos, discussões sobre o assunto e troca de experiências. Paulo Edson Arona Santana FURG Rio Grande/RS Muito produtivo, adquiri conhecimentos que deram um norte em minhas atribuições. Todo servidor deveria ter esses treinamentos antes de começar a exercer suas funções. Sâmia Maria dos Santos IFAL Maceió/AL Muito proveitoso, conteúdo ótimo, o domínio do tema pelo Diogo é impressionante, agrega muito conhecimento, muito bom os exercícios para fixação do conteúdo administrado. Rita Regina Piazza TRE/RS Muito rico, principalmente pelos exercícios de fixação e os cases trazidos pelos participantes, o que aliado ao conhecimento do instrutor, enriquece muito o aprendizado. Rosemeri da Silva Madrid CM Santana do Livramento/RS Muito bom, com uma dinâmica na apresentação e interação entre os participantes e o instrutor. Severino Simião da Silva CM Natal/RN Muito Produtivo e cumpriu com o objetivo da minha participação, sanei todas minhas dúvidas e levarei o conhecimento necessário para melhorar as atividades de patrimônio na minha instituição.

7 Thiago Bandeira Requiel UFSC Florianópolis/SC DEMAIS INFORMAÇÕES Local de Realização: Belém PA Data: 18 e 19 de agosto de Opções de Pagamento: Empenho, depósito bancário e boleto. Investimento e pagamento: R$ 950,00 por participante para inscrições até o mês de julho. R$ 1.890,00 por participante para inscrições em agosto de Desconto 20% para associados: CRC, SESCON, APCASP, Grande Loja, Grande Oriente. Descontos especiais para mais de três participantes da mesma entidade, consulte-nos. Dados para depósito: Agência: Conta Corrente: Casp Online Treinamentos Ltda. DADOS DO INSTRUTOR

8 Breve apresentação curricular O professor Diogo Duarte é um respeitado profissional em contabilidade aplicada ao setor público, tendo relevante destaque no cenário nacional. É especialista em contabilidade pública e responsabilidade fiscal e graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS. Autor da obra Manual de Controle Patrimonial nas Entidades Públicas, editora Gestão Pública, co- autor do livro NBCASP Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público sob a ótica das IPSAS: um estudo comparativo, publicado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, revisores do livro Processo Licitatório e a Lei Complementar n.º Microempresa e Empresa de Pequeno Porte: Teoria e Prática e coautor e coorganizador da obra Contabilidade Aplicada ao Setor Público: Estudos e Práticas, editora Atlas. Como consultor e instrutor em nível nacional capacita milhares de alunos por ano. É Sócio-Diretor da CASP Online ( e do IEFS Instituto de Educação e Formação Superior. É professor e coordenador de pós-graduação em contabilidade aplicada ao setor público. É Coordenador da Comissão de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul - CRC-RS e vice-presidente da Comissão de Estudos de Contabilidade Aplicada ao Setor Público do Conselho Regional de Contabilidade Pará - CRC-PA. Palestrante Um dos nomes mais requisitados do cenário brasileiro, é palestrante-convidado por renomadas instituições, como a Secretaria do Tesouro Nacional,

9 Conselho Federal de Contabilidade, Conselhos Regionais de Contabilidade, SESCONs e ESAF. Capacita milhares de alunos por ano, e tem participado como palestrante das principais convenções de contabilidade do Brasil, sendo recentemente convidado para compor a programação do Congresso Brasileiro de Contabilidade, promovido pelo Conselho Federal de Contabilidade. Em novembro de 2015 representou a contabilidade do setor público na VI Bienal Internacional do Livro, ocorrida no estado de Alagoas, que teve pela primeira vez, um profissional contábil na sua programação. Escritor Autor do livro Manual de Controle Patrimonial nas Entidades Públicas, editora Gestão Pública, novembro de 2013; Coautor do livro NBCASP Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público sob a ótica das IPSAS: um estudo comparativo, publicado pelo Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul; Coautor e co-coordenador do livro Contabilidade Aplicada ao Setor Público: Estudos e Práticas, editora Atlas, Co-revisor do livro Processo Licitatório e a Lei Complementar n.º Microempresa e Empresa de Pequeno Porte: Teoria e Prática.

Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público João Pessoa 01 e 02 de março de 2018

Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público João Pessoa 01 e 02 de março de 2018 DCASP - APRESENTAÇÃO: O treinamento visa à análise das demonstrações contábeis, de forma a contemplar o entendimento sistêmico em conformidade com a legislação pertinente, a partir da correta escrituração

Leia mais

TREINAMENTO PRESENCIAL A NOVA ESTRUTURA CONCEITUAL DA CASP ANÁLISE DA NORMA E ASPECTOS PRÁTICOS

TREINAMENTO PRESENCIAL A NOVA ESTRUTURA CONCEITUAL DA CASP ANÁLISE DA NORMA E ASPECTOS PRÁTICOS TREINAMENTO PRESENCIAL INSCRIÇÕES ABERTAS Porto Alegre 28 e 29 de novembro de 2016. A NOVA ESTRUTURA CONCEITUAL DA CASP ANÁLISE DA NORMA E ASPECTOS PRÁTICOS Professor Diogo Duarte Local para inscrições:

Leia mais

DCASP Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público Prático e descomplicado

DCASP Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público Prático e descomplicado DCASP Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público Prático e descomplicado Realização: A CASP Online é uma entidade especializada em Contabilidade Aplicada ao Setor Público, em que a seriedade do

Leia mais

TREINAMENTO PRESENCIAL

TREINAMENTO PRESENCIAL TREINAMENTO PRESENCIAL INSCRIÇÕES ABERTAS Porto Alegre, 27 e 28 de Novembro de 2017. Professor Diogo Duarte CONTABILIDADE AVANÇADA PRÁTICO E DESCOMPLICADO Treinamento insipirado em obra de coautoria do

Leia mais

TREINAMENTO BASEADO NA OBRA MENCIONADA. LIVRO NÃO INCLUSO

TREINAMENTO BASEADO NA OBRA MENCIONADA. LIVRO NÃO INCLUSO TREINAMENTO BASEADO NA OBRA MENCIONADA. LIVRO NÃO INCLUSO Objetivo: SOBRE O TREINAMENTO Proporcionar aos participantes uma visão atual, a partir das normas convergidas, sobre aspetos avançados na contabilidade

Leia mais

Análise das DCASP Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público Arapiraca/AL

Análise das DCASP Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público Arapiraca/AL Análise das DCASP Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público Arapiraca/AL Realização: Apoio: INCLUSO: Pasta personalizada CASP Online, apostila(manual), caneta, lápis, borracha, slides trabalhados

Leia mais

TREINAMENTO PRESENCIAL 19 E 20 DE ABRIL DE 2018

TREINAMENTO PRESENCIAL 19 E 20 DE ABRIL DE 2018 TREINAMENTO PRESENCIAL 19 E 20 DE ABRIL DE 2018 CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO SOB O ASPECTO PATRIMONIAL - AVANÇADO INCLUSO O LIVRO ENTENDENDO A CONTABILIDADE PATRIMONIAL APLICADA AO SETOR PÚBLICO,

Leia mais

Aplicação Prática dos novos PCASP e DCASP de acordo com as NBCASP e MCASP em Florianópolis/SC

Aplicação Prática dos novos PCASP e DCASP de acordo com as NBCASP e MCASP em Florianópolis/SC Aplicação Prática dos novos PCASP e DCASP de acordo com as NBCASP e MCASP em Florianópolis/SC Realização: INCLUSO: LIVROS: UM EXEMPLAR DE CADA INSTRUTOR, Manual de Controle Patrimonial nas Entidades Públicas

Leia mais

DCASP. Direitos Reservados

DCASP. Direitos Reservados DCASP Direitos Reservados Formação: Especialista em contabilidade pública e responsabilidade fiscal, graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS. Obras publicadas:

Leia mais

PCASP Plano de contas aplicado ao setor público prático e descomplicado EM TERESINA/PI

PCASP Plano de contas aplicado ao setor público prático e descomplicado EM TERESINA/PI PCASP Plano de contas aplicado ao setor público prático e descomplicado EM TERESINA/PI 16 Horas/Aula Realização: Apoio: Incluso: apostila em pdf, coffee break e certificado. Objetivo: Apresentar aos participantes

Leia mais

CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 3 OFICINAS

CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 3 OFICINAS CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 3 OFICINAS 24 Horas/Aula Realização: INCLUSO: LIVROS: UM EXEMPLAR DE CADA INSTRUTOR, pasta, apostila(manual), caneta, lápis, borracha, slides trabalhados em sala

Leia mais

Tópicos Avançados em Contabilidade Aplicada ao Setor Público: Descomplicado e Prático. em Maceió/AL

Tópicos Avançados em Contabilidade Aplicada ao Setor Público: Descomplicado e Prático. em Maceió/AL Tópicos Avançados em Contabilidade Aplicada ao Setor Público: Descomplicado e Prático em Maceió/AL Realização: Incluso: pasta personalizada, apostila(manual), caneta, slides trabalhados em sala de aula

Leia mais

PÚBLICO-ALVO: METODOLOGIA:

PÚBLICO-ALVO: METODOLOGIA: Realização: INCLUSO: Três livros para a Gestão Pública: PCASP - Entendendo o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (Paulo Henrique Feijó), Manual de Controle Patrimonial nas Entidades Públicas (Diogo

Leia mais

DEPRECIAÇÃO E REAVALIAÇÃO DO ATIVO IMOBILIZADO EM BELÉM/PA

DEPRECIAÇÃO E REAVALIAÇÃO DO ATIVO IMOBILIZADO EM BELÉM/PA DEPRECIAÇÃO E REAVALIAÇÃO DO ATIVO IMOBILIZADO EM BELÉM/PA 16 Horas/Aula Realização: Incluso: LIVRO: MANUAL DE CONTROLE PATRIMONIAL NAS ENTIDADES PÚBLICAS, bolsa ecológica, apostila(manual), caneta, lápis,

Leia mais

Contabilidade Aplicada ao Setor Público Três oficinas - 24 horas

Contabilidade Aplicada ao Setor Público Três oficinas - 24 horas Contabilidade Aplicada ao Setor Público Três oficinas - 24 horas Realização: Apoio: 1. OBJETIVO: Preparar os alunos para compreender os novos conceitos da Contabilidade Aplicada ao Setor Público, a partir

Leia mais

4º ENNCASP - Encontro Nacional sobre a Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público

4º ENNCASP - Encontro Nacional sobre a Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público 4º ENNCASP - Encontro Nacional sobre a Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público SOBRE O ENNCASP: O ENNCASP - Encontro Nacional sobre a Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público é um dos maiores

Leia mais

QUALIDADE GARANTIDA!

QUALIDADE GARANTIDA! QUALIDADE GARANTIDA! Confira os DIFERENCIAIS da ONLINE: Muito rico, principalmente pelos exercícios de fixação e os cases trazidos pelos participantes, o que aliado ao conhecimento do instrutor, enriquece

Leia mais

Análise das DCASP Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público Arapiraca/AL

Análise das DCASP Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público Arapiraca/AL Análise das DCASP Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público Arapiraca/AL Realização: Apoio: INCLUSO: Pasta personalizada CASP Online, apostila(manual), caneta, lápis, borracha, slides trabalhados

Leia mais

V ENNCASP. Encontro Nacional sobre a Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público

V ENNCASP. Encontro Nacional sobre a Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público V ENNCASP Encontro Nacional sobre a Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público SOBRE O ENNCASP: O ENNCASP - Encontro Nacional sobre a Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público é um dos maiores encontros

Leia mais

Demonstrações Contábeis do Quarto Trimestre de 2017

Demonstrações Contábeis do Quarto Trimestre de 2017 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (FUFSCar) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Demonstrações Contábeis do Quarto Trimestre de 2017 As Demonstrações Contábeis (DCON) são regidas pela NBC TSP Estrutura Conceitual

Leia mais

Ficha de Inscrição Após o preenchimento da ficha enviar para o

Ficha de Inscrição Após o preenchimento da ficha enviar para o Important e: Esse curso é reconhecido pelo Conselho Federal d Brasília-DF, 14 a 18/05/2018 Horário do evento: 18h20min às 22h20min Ficha de Inscrição Após o preenchimento da ficha enviar para o email:

Leia mais

EXTRATO PÓS-GRADUAÇÃO CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO E CONTROLE

EXTRATO PÓS-GRADUAÇÃO CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO E CONTROLE EXTRATO PÓS-GRADUAÇÃO CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO E CONTROLE Turma João Pessoa. Início previsto: 17, 18 e 19 de Agosto / 2018. ESTE CURSO É REGISTRADO NO MEC? Sim, este curso está cadastrado

Leia mais

Os candidatos quando da solicitação da pré-inscrição deverão optar pela escolha de pacotes.

Os candidatos quando da solicitação da pré-inscrição deverão optar pela escolha de pacotes. PACOTES OFERTADOS Os candidatos quando da solicitação da pré-inscrição deverão optar pela escolha de pacotes. Pacote I: 07 Procedimentos Contábeis Específicos - PCE 04 Plano de Contas Aplicado ao Setor

Leia mais

GUIA DO ALUNO CASP ONLINE

GUIA DO ALUNO CASP ONLINE GUIA DO ALUNO CASP ONLINE Mês Turma Belém do Pará. INÍCIO CONFIRMADO! Dias Fevereiro/2019 15, 16 e 17 Demais meses 1 final de semana / mês ONDE OCORRERÃO AS AULAS Belém / PA. QUAIS OS CONTATOS DA CASP

Leia mais

Sumário. Prefácio, xi

Sumário. Prefácio, xi Prefácio, xi 1 A nova contabilidade aplicada ao setor público, 1 Apresentação, 1 1.1 Conceito, 2 1.2 Objeto, 2 1.3 Objetivo, 2 1.4 Função social, 2 1.5 Campo de aplicação, 2 1.6 Regime contábil: orçamentário

Leia mais

PREFÁCIO...XIII APRESENTAÇÃO... XV AGRADECIMENTOS...XXI I INICIANDO A ANÁLISE FINANCEIRA DOS GOVERNOS... 1

PREFÁCIO...XIII APRESENTAÇÃO... XV AGRADECIMENTOS...XXI I INICIANDO A ANÁLISE FINANCEIRA DOS GOVERNOS... 1 PREFÁCIO...XIII APRESENTAÇÃO... XV AGRADECIMENTOS...XXI I INICIANDO A ANÁLISE FINANCEIRA DOS GOVERNOS... 1 1.1 Governo e administração pública... 2 1.2 Objetivos das organizações governamentais... 5 1.3

Leia mais

Com enfoque prático na Análise Contábil aplicada no SIAFI e Tesouro Gerencial

Com enfoque prático na Análise Contábil aplicada no SIAFI e Tesouro Gerencial I Curso de Elaboração de Notas Explicativas sobre as Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Públ Com enfoque prático na Análise Contábil aplicada no SIAFI e Tesouro Gerencial Brasília-DF, 27 a 31/05/2019

Leia mais

PCASP Plano de contas aplicado ao setor público prático e descomplicado EM PORTO ALEGRE- RS

PCASP Plano de contas aplicado ao setor público prático e descomplicado EM PORTO ALEGRE- RS PCASP Plano de contas aplicado ao setor público prático e descomplicado EM PORTO ALEGRE- RS 16 Horas/Aula Realização: Incluso: apostila em pdf, coffee break e certificado. Objetivo: Apresentar aos participantes

Leia mais

Pag. 297 CAPÍTULO 4 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS APLICADAS AO SETOR PÚBLICO. Professor João Eudes Bezerra Filho

Pag. 297 CAPÍTULO 4 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS APLICADAS AO SETOR PÚBLICO. Professor João Eudes Bezerra Filho Pag. 297 CAPÍTULO 4 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS APLICADAS AO SETOR PÚBLICO Professor João Eudes Bezerra Filho Pag. 298 OS NOVOS DEMONSTRATIVOS CONTÁBEIS DO SETOR PÚBLICO Decreto nº 6.976/2009, Art. 7º, XXIV,

Leia mais

Alterações na classificação da despesa para aquisição de materiais, software e serviços em BELÉM/PA

Alterações na classificação da despesa para aquisição de materiais, software e serviços em BELÉM/PA Alterações na classificação da despesa para aquisição de materiais, software e serviços em BELÉM/PA Com exemplos práticos e entendimentos da STN Secretaria do Tesouro Nacional 8 Horas/Aula Realização:

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA (NBCT 16) Objeto, Objetivo e Campo de Aplicação (NBCT 16.1)

CONTABILIDADE PÚBLICA (NBCT 16) Objeto, Objetivo e Campo de Aplicação (NBCT 16.1) Conceito (NBCT 16.1) CONTABILIDADE PÚBLICA PROF THIAGO CONSTANTINO CONTABILIDADE PÚBLICA (NBCT 16) Ciência que estuda o patrimônio público e suas variações num determinado período de tempo para fornecer

Leia mais

Com enfoque no PCASP e nas Demonstrações Contábeis

Com enfoque no PCASP e nas Demonstrações Contábeis Com enfoque no PCASP e nas Demonstrações Contábeis Brasília-DF, 27 a 31/08/2018 Horário do evento: 08h às 12h e 1 às 18h Importante: Esse curso é reconhecido pelo Conselho Federal Ficha de Inscrição Após

Leia mais

Noções de Direito Aula assistida? Questões Feitas? Revisão

Noções de Direito Aula assistida? Questões Feitas? Revisão Noções de Direito Aula assistida? Questões Feitas? Revisão 1. Direito Constitucional 1.1. A Constituição Federal de 1988 1.1.1. Dos Princípios Fundamentais 1.1.2. Dos Direitos e Garantias Fundamentais

Leia mais

PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS EM FINAL DE MANDATO. Lucy Fátima de Assis Freitas 2016

PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS EM FINAL DE MANDATO. Lucy Fátima de Assis Freitas 2016 PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS EM FINAL DE MANDATO Lucy Fátima de Assis Freitas 2016 ENCERRAMENTO DO MANDATO EXERCÍCIO DE 2016 RESTRIÇÕES DA LRF LC 101/2000 CRISE FINANCEIRA RESTRIÇÕES ELEITORAIS Lei 9504/97

Leia mais

Sumário. Serviço Público e Administração Pública

Sumário. Serviço Público e Administração Pública Sumário Capítulo 1 Contabilidade Pública 1.1 Conceito 1.2 Objeto 1.3 Objetivo 1.4 Campo de Aplicação 1.5 Exercício Financeiro 1.6 Regime Orçamentário e Regime Contábil 1.6.1 Regime de Caixa 1.6.2 Regime

Leia mais

Informações, inscrições, locais e datas para este treinamento em ou pelo

Informações, inscrições, locais e datas para este treinamento em  ou pelo SOBRE O ENCOPA: O 1º ENCOPA é um evento que visa orientar os profissionais da área sobre a implantação dos novos regramentos voltados ao setor de Suprimentos (Patrimônio e Almoxarifado), reunindo os maiores

Leia mais

SOBRE O ENCCOPA: ENCCOPA

SOBRE O ENCCOPA: ENCCOPA SOBRE O ENCCOPA: O ENCCOPA é um evento que visa orientar os profissionais da área sobre a implantação dos novos regramentos voltados ao setor de Suprimentos (Patrimônio e Almoxarifado), reunindo os maiores

Leia mais

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS CÂMARA MUNICIPAL DE OURO BRANCO MG EXERCÍCIO DE 2014

NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS CÂMARA MUNICIPAL DE OURO BRANCO MG EXERCÍCIO DE 2014 NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS CÂMARA MUNICIPAL DE OURO BRANCO MG EXERCÍCIO DE 2014 DIRETRIZES CONTÁBEIS Tendo em vista as inovações da Contabilidade no Setor Público, o Poder Legislativo

Leia mais

Sumário. Capítulo 1 Contabilidade Pública Capítulo 2 Receita Pública... 41

Sumário. Capítulo 1 Contabilidade Pública Capítulo 2 Receita Pública... 41 Sumário Capítulo 1 Contabilidade Pública... 1 1.1. Introdução...1 1.2. Conceito...2 1.3. Princípios de Contabilidade x Estrutura Conceitual...3 1.4. Natureza do Registro dos Atos e Fatos na Contabilidade

Leia mais

PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS APLICADOS AO SETOR PÚBLICO : Lançamentos Contábeis Típicos

PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS APLICADOS AO SETOR PÚBLICO : Lançamentos Contábeis Típicos PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS APLICADOS AO SETOR PÚBLICO : Lançamentos Contábeis Típicos Lucy Fátima de Assis Freitas Contadoria Geral do Município de Belo Horizonte GA das Normas Brasileiras de Contabilidade

Leia mais

Sumário 1 Planejamento da Ação Governamental e Fundamentos do Orçamento Público, 1

Sumário 1 Planejamento da Ação Governamental e Fundamentos do Orçamento Público, 1 Sumário 1 Planejamento da Ação Governamental e Fundamentos do Orçamento Público, 1 1.1 Conceitos e princípios orçamentários, 1 1.2 Elaboração da proposta orçamentária, 5 1.2.1 Plano Plurianual, 5 1.2.2

Leia mais

CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 3 OFICINAS

CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 3 OFICINAS CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO 3 OFICINAS 24 Horas/Aula Realização: INCLUSO: LIVROS: UM EXEMPLAR DE CADA INSTRUTOR, bolsa ecológica, apostila(manual), caneta, lápis, borracha, slides trabalhados

Leia mais

Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Procedimentos Contábeis Patrimoniais

Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Procedimentos Contábeis Patrimoniais Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Procedimentos Contábeis Patrimoniais 30 e 31 de Agosto Belém/PA Destaques deste Treinamento Apresentação expositiva dialogada e debates com os pro ssionais, análise

Leia mais

Sumário. Apresentação, xv. Prefácio à 6ª Edição, xix. Prefácio à 5ª Edição, xxi. Prefácio à 4ª Edição, xxiii. Prefácio à 3ª Edição, xxv

Sumário. Apresentação, xv. Prefácio à 6ª Edição, xix. Prefácio à 5ª Edição, xxi. Prefácio à 4ª Edição, xxiii. Prefácio à 3ª Edição, xxv Sumário Apresentação, xv Prefácio à 6ª Edição, xix Prefácio à 5ª Edição, xxi Prefácio à 4ª Edição, xxiii Prefácio à 3ª Edição, xxv Prefácio à 2ª Edição, xxvii Prefácio à 1ª Edição, xxix Agradecimentos,

Leia mais

Temas de palestras na área de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, objetivando a realização dos mesmos.

Temas de palestras na área de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, objetivando a realização dos mesmos. Temas de palestras na área de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, objetivando a realização dos mesmos. Tema 1: Aspectos inovadores da Contabilidade Aplicada ao Setor Público Resumo: Abrange toda evolução

Leia mais

PAINEL 3 Processo de Convergência Contábil aos Padrões Internacionais

PAINEL 3 Processo de Convergência Contábil aos Padrões Internacionais PAINEL 3 Processo de Convergência Contábil aos Padrões Internacionais Desafios e perspectivas sob a ótica do CONTROLE ETERNO (TRIBUNAIS DE CONTAS) João Eudes Bezerra Filho (TCE-PE / FUCAPE-ES) NATAL -

Leia mais

Sumário. Manual_Completo_Contab_Pub_00.indd 23 21/08/ :54:07

Sumário. Manual_Completo_Contab_Pub_00.indd 23 21/08/ :54:07 Sumário Capítulo 1 Contabilidade Pública... 1 1.1. Introdução...1 1.2. Conceito...2 1.3. Princípios de Contabilidade...3 1.4. Natureza do Registro dos Atos e Fatos na Contabilidade Pública...7 1.5. Objetivo...9

Leia mais

CAPACITAÇÃO EM CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO CEARÁ

CAPACITAÇÃO EM CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO CEARÁ Pacote I Área Nº Disciplinas Horas / Aula 03 Procedimentos Contábeis Orçamentários I PCO I Procedimentos Contábeis Orçamentários II PCO II 05 Procedimentos Contábeis Patrimoniais I PCP I Fundamentos 06

Leia mais

Questões de CASP para ANAC IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 7 Parte 2

Questões de CASP para ANAC IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 7 Parte 2 Tópico 7 Parte 2 1. (ESAF/2003/Prefeitura Municipal do Recife/Auditor) Quanto ao Balanço Patrimonial exigido pela Lei nº 4.320/64, é correto afirmar que: a) no passivo financeiro, encontram-se contas que

Leia mais

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: CONTABILIDADE (TRE-SP AJAC)

CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: CONTABILIDADE (TRE-SP AJAC) CONTROLE DE CONTEÚDO - TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL DE SÃO PAULO ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: CONTABILIDADE (TRE-SP AJAC) 1 Ortografia oficial. GRAMÁTICA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO DA LÍNGUA PORTUGUESA CONTEÚDO

Leia mais

I. Conformidade Contábil e Análise das Demonstrações. O que é uma capacitação de Alta Performance

I. Conformidade Contábil e Análise das Demonstrações. O que é uma capacitação de Alta Performance I. Conformidade Contábil e Análise das Demonstrações Público Alvo: Destina-se a atender, prioritariamente, a contadores, auditores, coordenadores, gerentes, especialistas e técnicos envolvidos nas ações

Leia mais

Comparativo das aulas dos demais cursos com os itens o edital do TRF 5ª Região ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA

Comparativo das aulas dos demais cursos com os itens o edital do TRF 5ª Região ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA Comparativo das aulas dos demais cursos com os itens o edital do TRF 5ª Região ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA Administração Financeira e Orçamentária: Administração Pública: Princípios Constitucionais

Leia mais

Cargo: Técnico Judiciário Área Administrativa

Cargo: Técnico Judiciário Área Administrativa Comparativo das aulas dos cursos regulares e dos cursos para tribunais (Superiores, TRFs, TREs, TRTs e TJs) com os itens o edital do TST Cargo: Técnico Judiciário Área Administrativa Noções de Orçamento

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE SAS Quadra 05 Bloco J Ed. CFC - CNPJ: / SALDO PATRIMONIAL

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE SAS Quadra 05 Bloco J Ed. CFC - CNPJ: / SALDO PATRIMONIAL CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE SAS Quadra 05 Bloco J Ed. CFC - CNPJ: 33.618.570/0001-08 BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO PASSIVO ESPECIFICAÇÃO ESPECIFICAÇÃO 2010 2009 2010 2009 1.1 ATIVO CIRCULANTE 22.898.568,85

Leia mais

CONTABILIDADE PÚBLICA

CONTABILIDADE PÚBLICA CONTABILIDADE PÚBLICA Sistema Contábil Plano de Contas Aplicado ao Setor Público Parte 2 Prof. Cláudio Alves Com o objetivo de uniformizar as práticas contábeis, a Secretaria do Tesouro Nacional (STN),

Leia mais

Autarquia Educacional de Salgueiro RUA ANTONIO F SAMPAIO, S/N - N S DAS GRAÇAS Salgueiro/ PE CNPJ: / Usuário: Rostand

Autarquia Educacional de Salgueiro RUA ANTONIO F SAMPAIO, S/N - N S DAS GRAÇAS Salgueiro/ PE CNPJ: / Usuário: Rostand Autarquia Educacional de Salgueiro RUA ANTONIO F SAMPAIO, S/N - N S DAS GRAÇAS - 56.000-000 - Salgueiro/ PE CNPJ:.35.343/000-7 Usuário: Rostand Chave de Autenticação Digital 775-882-40 Página / Anexo 5

Leia mais

Balanço Orçamentário, Financeiro e Demonstração dos Fluxos de Caixa da USP

Balanço Orçamentário, Financeiro e Demonstração dos Fluxos de Caixa da USP Adilson Tomaz da Silva Gabriel Guereschi Juliano Cesar Solano de Freitas Mateus Gomes Correa do Santos Semíramis Sales Walid El Khatib Balanço Orçamentário, Financeiro e Demonstração dos Fluxos de Caixa

Leia mais

ALTERAÇÕES DA 6ª EDIÇÃO DO MCASP Prof. MsC JOÃO MARCOS LEÃO DA ROCHA ABRIL/2015

ALTERAÇÕES DA 6ª EDIÇÃO DO MCASP Prof. MsC JOÃO MARCOS LEÃO DA ROCHA ABRIL/2015 ALTERAÇÕES DA 6ª EDIÇÃO DO MCASP Prof. MsC JOÃO MARCOS LEÃO DA ROCHA ABRIL/2015 1 AGENDA CONTEXTUALIZAÇÃO DO MCASP ALCANCE DAS NORMAS DO MCASP OBJETIVO DAS ALTERAÇÕES DA 6ª EDIÇÃO PROCEDIMENTOS CONTÁBEIS

Leia mais

Subsecretaria de Contabilidade Pública SUCON Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicada à Federação CCONF Equações Contábeis

Subsecretaria de Contabilidade Pública SUCON Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicada à Federação CCONF Equações Contábeis Subsecretaria de Contabilidade Pública SUCON Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicada à Federação CCONF 1º GTCON 2015 Equações Contábeis MAI/2015 Agenda 1 Contexto 2 3 Objetivos e Tipos de

Leia mais

ALINHAMENTO TÉCNICO E PEDAGÓGICO - ATP. E D I T A L - d e z e m b r o /

ALINHAMENTO TÉCNICO E PEDAGÓGICO - ATP. E D I T A L - d e z e m b r o / ALINHAMENTO TÉCNICO E PEDAGÓGICO - ATP E D I T A L - d e z e m b r o / 2 0 1 5 A Secretaria do Tesouro Nacional (STN), por meio da Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicadas à Federação (CCONF),

Leia mais

Demonstrações Contábeis do Terceiro Trimestre de 2017

Demonstrações Contábeis do Terceiro Trimestre de 2017 FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (FUFSCar) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Demonstrações Contábeis do Terceiro Trimestre de 2017 As Demonstrações Contábeis (DCON) são regidas pela NBC TSP Estrutura Conceitual

Leia mais

REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL MUNICÍPIO DE CARUARU

REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL MUNICÍPIO DE CARUARU a) INFORMAÇÕES GERAIS: REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL MUNICÍPIO DE CARUARU NOTAS EXPLICATIVAS DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS CONSOLIDADAS (ANEXO 18 FLUXO DE CAIXA DA LEI Nº 4.320/64 - MCASP) Nome do

Leia mais

Contabilidade Aplicada ao Setor Público Sistema de Informação Contábil e o Plano de Contas. Profa.: Patrícia Siqueira Varela

Contabilidade Aplicada ao Setor Público Sistema de Informação Contábil e o Plano de Contas. Profa.: Patrícia Siqueira Varela Contabilidade Aplicada ao Setor Público Sistema de Informação Contábil e o Plano de Contas Profa.: Patrícia Siqueira Varela CONTABILIDADE NA LEI Nº 4.320/64 Princípio da Evidenciação Art. 83. Art. 89.

Leia mais

Aula expositiva, aberta a discussões e perguntas, com exercícios de fixação ou práticas.

Aula expositiva, aberta a discussões e perguntas, com exercícios de fixação ou práticas. 1. OBJETIVO: Aperfeiçoar e gerar conhecimentos relativos à contabilidade aplicada ao setor público, por meio de discussão e disseminação dos aspectos mais relevantes do MCASP. 2. METODOLOGIA Aula expositiva,

Leia mais

Comparativo das aulas dos demais cursos com os itens o edital da CGM-JP

Comparativo das aulas dos demais cursos com os itens o edital da CGM-JP Comparativo das aulas dos demais cursos com os itens o edital da CGM-JP ADMINISTRACÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA: 1 Orçamento público. 1.1 Conceito 1.2 Técnicas orçamentárias. 1.3 Princípios orçamentários.

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO BALANÇO ORÇAMENTÁRIO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO BALANÇO ORÇAMENTÁRIO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 BALANÇO ORÇAMENTÁRIO EM 31 DE DEZEMBRO DE 2016 RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS PREVISÃO INICIAL PREVISÃO ATUALIZADA RECEITAS REALIZADAS RECEITAS CORRENTES 726.542.722,00 726.542.722,00 820.611.017,71 94.068.295,71

Leia mais

Tópico 5: RREO e RGF.

Tópico 5: RREO e RGF. Tópico 5: RREO e RGF. 1. (Cespe/2007/TCM-GO/Procurador) Determinado município brasileiro, ao final do primeiro quadrimestre do exercício, providenciou a elaboração de seu relatório de gestão fiscal. Todavia,

Leia mais

Curso Preparatório Suficiência CRC. Parte 5

Curso Preparatório Suficiência CRC. Parte 5 Curso Preparatório Suficiência CRC Parte 5 Contabilidade Pública Registro, controle e análise dos fenômenos contábeis (financeiros orçamentários e patrimoniais) neste caso, o seu objeto é a Administração

Leia mais

Sumário. Parte I Auditoria Básica, 1. Apresentação, xi. 1 Aspectos conceituais, 3

Sumário. Parte I Auditoria Básica, 1. Apresentação, xi. 1 Aspectos conceituais, 3 Sumário Apresentação, xi Parte I Auditoria Básica, 1 1 Aspectos conceituais, 3 1.1 Introdução, 3 1.2 Tipos de auditoria, 4 1.2.1 Auditoria interna, 4 1.2.2 Auditoria externa ou independente, 11 1.2.2.1

Leia mais

GESTÃO DE CONTROLE PATRIMONIAL NAS ENTIDADES PÚBLICAS

GESTÃO DE CONTROLE PATRIMONIAL NAS ENTIDADES PÚBLICAS GESTÃO DE CONTROLE PATRIMONIAL NAS ENTIDADES PÚBLICAS Realização: Incluso: LIVRO: MANUAL DE CONTROLE PATRIMONIAL NAS ENTIDADES PÚBLICAS, bolsa ecológica, apostila(manual), caneta, lápis, borracha, slides

Leia mais

Comparativo das aulas dos cursos regulares com os itens o edital do Detran-CE. Cargo: Contador

Comparativo das aulas dos cursos regulares com os itens o edital do Detran-CE. Cargo: Contador Comparativo das aulas dos cursos regulares com os itens o edital do Detran-CE Cargo: Contador CONTABILIDADE PÚBLICA: Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBCT 16). Conceito,

Leia mais

Comparativo das aulas dos demais cursos com os itens o edital do TCE-PE

Comparativo das aulas dos demais cursos com os itens o edital do TCE-PE Comparativo das aulas dos demais cursos com os itens o edital do TCE-PE NOÇÕES DE ADMINISTRAÇÃO ORÇAMENTÁRIA E FINANCEIRA E ORÇAMENTO PÚBLICO: 1 Orçamento público. 1.1 Conceito 1.2 Técnicas orçamentárias.

Leia mais

Questões de CASP para ANAC IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 7 Parte 3

Questões de CASP para ANAC IGEPP 2016 Prof. M. Sc. Giovanni Pacelli. Tópico 7 Parte 3 Tópico 7 Parte 3 1.(FMP/2012/ISS-POA/Contador) A movimentação de recursos financeiros que não representam arrecadação ou aplicação direta representa. (A) um desembolso de financiamento. (B) um desembolso

Leia mais

GESTÃO DE CONTROLE PATRIMONIAL MUDANÇAS, ASPECTOS E ROTINAS DA ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIAL.

GESTÃO DE CONTROLE PATRIMONIAL MUDANÇAS, ASPECTOS E ROTINAS DA ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIAL. GESTÃO DE CONTROLE PATRIMONIAL MUDANÇAS, ASPECTOS E ROTINAS DA ADMINISTRAÇÃO PATRIMONIAL. UPGRADE: agora com análise de vídeos de boas práticas do setor público, gravados pelo instrutor nas instituições

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAPUÃ ESTADO DO PARANÁ

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAPUÃ ESTADO DO PARANÁ PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAPUÃ ESTADO DO PARANÁ Notas Explicativas Das Demonstrações Contábeis Exercício financeiro de 2016 As Demonstrações Contábeis do Município de Arapuã foram elaboradas de acordo

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO BALANÇO ORÇAMENTÁRIO Exercício 2018

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO BALANÇO ORÇAMENTÁRIO Exercício 2018 BALANÇO ORÇAMENTÁRIO RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS PREVISÃO INICIAL PREVISÃO IZADA RECEITAS REALIZADAS RECEITAS CORRENTES 673.531.245,00 673.531.245,00 686.582.421,28 13.051.176,28 Receita Patrimonial 4 27.325.480,00

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO BALANÇO ORÇAMENTÁRIO Exercício 2017

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO BALANÇO ORÇAMENTÁRIO Exercício 2017 BALANÇO ORÇAMENTÁRIO RECEITAS ORÇAMENTÁRIAS PREVISÃO INICIAL PREVISÃO IZADA RECEITAS REALIZADAS RECEITAS CORRENTES 666.820.933,00 666.820.933,00 827.128.690,84 160.307.757,84 Receita Patrimonial 4 95.114.270,00

Leia mais

Cargo Auditor do Estado - Conta

Cargo Auditor do Estado - Conta Comparativo das aulas dos cursos regulares com os itens o edital da CAGE Cargo Auditor do Estado - Conta CONTABILIDADE PÚBLICA: 1 Campo de aplicação: objeto; fins; preceitos legais. 2 Grupo econômico estatal:

Leia mais

Informações contábeis intermediárias em 30 de junho de 2015

Informações contábeis intermediárias em 30 de junho de 2015 Agência de Promoção de Exportações do Brasil (Apex-Brasil) Informações contábeis intermediárias em 30 de junho de 2015 KPDS 127347 Balanços patrimoniais em 30 de junho de 2015 e 31 de dezembro de 2014

Leia mais

Cargo de Consultor Legislativo Finanças Públicas

Cargo de Consultor Legislativo Finanças Públicas Comparativo das aulas dos cursos regulares com os itens o edital da Cargo de Consultor Legislativo Finanças Públicas Direito Financeiro e Administração Financeira e Orçamentária. Conceito, objeto, natureza

Leia mais

Subsecretaria de Contabilidade Pública SUCON Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicada à Federação CCONF Equações Contábeis

Subsecretaria de Contabilidade Pública SUCON Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicada à Federação CCONF Equações Contábeis Subsecretaria de Contabilidade Pública SUCON Coordenação-Geral de Normas de Contabilidade Aplicada à Federação CCONF 1º GTCON 2015 Equações Contábeis MAI/2015 Agenda 1 Contexto 2 3 Objetivos e Tipos de

Leia mais

4º ENNCASP - Encontro Nacional sobre a Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público

4º ENNCASP - Encontro Nacional sobre a Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público 4º ENNCASP - Encontro Nacional sobre a Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público SOBRE O ENNCASP: O ENNCASP - Encontro Nacional sobre a Nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público é um dos maiores

Leia mais

Comparativo das aulas dos demais cursos com os itens o edital do STM

Comparativo das aulas dos demais cursos com os itens o edital do STM Comparativo das aulas dos demais cursos com os itens o edital do STM ANALISTA JUDICIÁRIO ÁREA: ADMINISTRATIVA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA: 1 Lei nº 4.320/1964 e suas alterações. 2 Orçamento

Leia mais

XIX Curso Tesouro Gerencial - Sistemas de Consultas Financeiras do Governo e Noções do Tesouro Gere

XIX Curso Tesouro Gerencial - Sistemas de Consultas Financeiras do Governo e Noções do Tesouro Gere O novo programa contempla a situação atual com os conceitos e caracterísitcas do Novo Tesour Brasília-DF, 11 a 15/12/2017 Horário do evento: 08h ás 12h Ficha de Inscrição Após o preenchimento da ficha

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE INSTITUTO SOCIAL IRIS

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE INSTITUTO SOCIAL IRIS CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE INSTITUTO SOCIAL IRIS I Seminário Potiguar sobre Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto Público GT DAS NBC T SP GT DA CONVERGÊNCIA DA ÁREA PÚBLICA Há mudança no Brasil.

Leia mais

ORIENTAÇÕES SOBRE O PCASP E O MÓDULO BALANCETE CONTÁBIL 2015

ORIENTAÇÕES SOBRE O PCASP E O MÓDULO BALANCETE CONTÁBIL 2015 BOLETIM SICOM - Nº 6 O Boletim SICOM é um instrumento de divulgação que visa orientar o jurisdicionado acerca do envio de informações ocorridas por meio do sistema, sendo publicado em versão digital e

Leia mais

Comissão de Estudos do. Terceiro Setor

Comissão de Estudos do. Terceiro Setor Comissão de Estudos do Terceiro Setor Breve histórico Instituída em 2010. Iniciou com 7 componentes, atualmente são 11. São realizadas reuniões mensais. Objetivos da Comissão Orientar os profissionais

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE CFC. Exame de Suficiência Edição nº 1/2016. Contabilidade Aplicada ao Setor Público

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE CFC. Exame de Suficiência Edição nº 1/2016. Contabilidade Aplicada ao Setor Público CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE CFC Exame de Suficiência Edição nº 1/2016 Contabilidade Aplicada ao Setor Público Aula 06 Prof. Marcio José Assumpção 1 Despesa pública: conceito, etapas, estágios e categorias

Leia mais

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE BRAÇO DO NORTE SC EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N 001/2017

ESTADO DE SANTA CATARINA MUNICÍPIO DE BRAÇO DO NORTE SC EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO N 001/2017 EDITAL DE RETIFICAÇÃO N 001/2017 O torna público a Retificação n 001/2017 ao Edital de Concurso Público n 001/2017 que passa a ser assim definido: 1. DOS CARGOS, NÍVEL HABILITAÇÃO PROFISSIONAL: Na página

Leia mais

DEPRECIAÇÃO E REAVALIAÇÃO DO ATIVO IMOBILIZADO EM PORTO ALEGRE/RS

DEPRECIAÇÃO E REAVALIAÇÃO DO ATIVO IMOBILIZADO EM PORTO ALEGRE/RS DEPRECIAÇÃO E REAVALIAÇÃO DO ATIVO IMOBILIZADO EM PORTO ALEGRE/RS 20 Horas/Aula Realização: Apoio: Incluso: LIVRO: MANUAL DE CONTROLE PATRIMONIAL NAS ENTIDADES PÚBLICAS, pasta personalizada, caneta, lápis,

Leia mais

CONSELHO FEDEAL DE CONTABILIDADE

CONSELHO FEDEAL DE CONTABILIDADE NOTAS EXPLICATIVAS ÀS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS E 2010 1. CONTEXTO OPERACIONAL O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) foi criado pelo Decreto-Lei nº 9.295/46, com alterações, e tem como principais atividades:

Leia mais

17 e 18/06/2013 (Brasília DF) GESTÃO DE PATRIMÔNIO COM ÊNFASE NA REAVALIAÇÃO, REDUÇÃO AO VALOR RECUPERÁVEL, DEPRECIAÇÃO, AMORTIZAÇÃO E EXAUSTÃO.

17 e 18/06/2013 (Brasília DF) GESTÃO DE PATRIMÔNIO COM ÊNFASE NA REAVALIAÇÃO, REDUÇÃO AO VALOR RECUPERÁVEL, DEPRECIAÇÃO, AMORTIZAÇÃO E EXAUSTÃO. Apresentação Proporcionar a todos os participantes as ferramentas necessárias para uma gestão do patrimônio público eficiente, econômica e eficaz, obedecendo as normas legais que envolvem o setor público

Leia mais

CONTABILIDADE GERAL PARA AUDITOR-FISCAL DA RFB. Prof. Marcondes Fortaleza

CONTABILIDADE GERAL PARA AUDITOR-FISCAL DA RFB. Prof. Marcondes Fortaleza CONTABILIDADE GERAL PARA AUDITOR-FISCAL DA RFB Prof. Marcondes Fortaleza Professor Marcondes Fortaleza Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil, tendo exercido anteriormente o cargo de Analista-Tributário

Leia mais

I. Conformidade Contábil e Análise das Demonstrações

I. Conformidade Contábil e Análise das Demonstrações I. Conformidade Contábil e Análise das Demonstrações Público Alvo: Destina-se a atender, prioritariamente, a contadores, auditores, coordenadores, gerentes, especialistas e técnicos envolvidos nas ações

Leia mais

Comparativo das aulas dos cursos regulares com os itens o edital do TCE-MG: Conselheiro

Comparativo das aulas dos cursos regulares com os itens o edital do TCE-MG: Conselheiro Comparativo das aulas dos cursos regulares com os itens o edital do : Conselheiro DIREITO FINANCEIRO. 1. Atividade financeira do Estado: conceito; o fenômeno financeiro; características e fins. 2. Receitas

Leia mais