SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARECER ÚNICO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARECER ÚNICO"

Transcrição

1 Folha: 1/8 Nº / 2007 SUPRAM-ZM Indexado ao(s) Processo(s) Nº: 04375/2004/001/2006 Tipo de processo: Licenciamento Ambiental ( X ) Auto de Infração ( ) 1. Identificação Empreendimento (Razão Social) /Empreendedor (nome completo): Destilaria Atenas Ltda. Empreendimento ( Nome Fantasia) Fazenda Três Marias Município: São Pedro dos Ferros Atividade predominante: Cultura de cana-de-açúcar Código da DN e Parâmetro G Cultura de cana-de-açúcar Parâmetro: AU em ha Porte do Empreendimento Potencial Poluidor CNPJ / CPF: / Pequeno ( ) Médio ( X ) Grande ( ) Pequeno ( ) Médio ( X ) Grande ( ) Classe do Empreendimento I ( ) II ( ) III ( X ) IV ( ) V ( ) VI ( ) Fase Atual do Empreendimento LP ( ) LI ( ) LO ( ) ( X ) Revalidação ( ) Ampliação ( ) Localizado em UC (Unidades de Conservação)? ( X ) Não ( ) Sim??? Bacia Hidrográfica Federal do Rio Doce Sub Bacia Córrego Serra Queimada

2 Folha: 2/8 2. Histórico Inspeção/Vistoria/fiscalização Relatório de Inspeção/Vistoria/Fiscalização Nº: Data: ( ) Não ( X ) Sim Auto de Fiscalização nº 349/ /10/2007 Notificações Emitidas Nº: Advertências Emitidas Nº: Multas Nº: 3. Controle Processual O processo encontra-se formalizado e devidamente instruído com a documentação exigível e conforme declaração da Prefeitura Municipal, o tipo de atividade desenvolvida e o local de instalação do empreendimento supracitado, estão em conformidade com a legislação aplicável ao uso e ocupação do solo no município. A licença de operação corretiva () visa regularizar aqueles empreendimentos que já se encontram em fase de execução de atividades operacionais e não possuem o devido licenciamento ambiental para tal fim. De acordo com a documentação apresentada, o empreendimento utiliza recursos hídricos, estando tal uso devidamente regularizado, processo n.º /2006 e protocolo n.º395105/2006 com validade de 03 anos. O empreendimento está localizado em zona rural, fora de APP, com a regularização de reserva legal (Termo de Responsabilidade de Preservação de Florestas) devidamente assinado por servidor competente. É oportuno salientar ao empreendedor que o descumprimento de todas ou quaisquer condicionantes previstas ao final deste parecer único, e qualquer alteração, modificação e ampliação sem a devida e prévia comunicação a SUPRAM-ZM, torna o empreendimento em questão passível de autuação. A validade da Licença de Operação Corretiva ora pleiteada é de 06 (seis) anos. 4. Introdução: O empreendedor Destilaria Atenas Ltda. solicitou junto à SUPRAM Zona da Mata a Licença de Operação Corretiva para o empreendimento Fazenda Três Marias, tendo formalizado o processo de Licenciamento Ambiental no dia 04/07/2006. Trata-se de uma propriedade rural que tem como atividade o cultivo da cana-de-açúcar (Saccharum officinarum) ocupando uma área de 680,03 ha, numa propriedade com área total de 896,73 ha.

3 Folha: 3/8 De acordo com a Deliberação Normativa COPAM nº 74/04 o referido empreendimento enquadra-se na Classe 3, sendo passível, portanto, de Licenciamento Ambiental. O quadro abaixo resume os parâmetros utilizados para a classificação do empreendimento, de acordo com a legislação ambiental em vigor no estado. G Cultura de cana-de-açúcar. Pot. Poluidor/Degradador: Ar: M Água: M Solo: M Geral: M Porte: 200 < área útil = 750 ha :Médio Classe do Empreendimento: 3 Basicamente, as etapas componentes do processo produtivo são as seguintes: 1. Plantio: construção ou reforma dos carreadores, avaliação do potencial produtivo do solo, preparo do solo, programação dos insumos e escolha da variedade, abertura do sulco de plantio, distribuição do adubo, distribuição e preparo da muda, cobertura da muda, controle de pragas e controle de ervas; 2. Colheita: Manutenção dos carreadores, determinação da seqüência de colheita, aceiro/queima, corte, carregamento e transporte; 3. Tratos culturais da cana soca: enleiramento da palhada e eliminação de erva perene, cultivo, adubação, aplicação de herbicidas e controle de ervas perenes. Existe um local na propriedade utilizado para armazenamento de insumos e resíduos gerados. Todo o óleo queimado é recolhido pela empresa Petrolub Industrial de Lubrificantes Ltda., CNPJ / , com sede no município de Sete Lagoas MG. Resíduos sanitários gerados no empreendimento são destinados à fossas sépticas devidamente dimensionadas. O armazenamento de embalagens de agrotóxicos (cheias e vazias) está de acordo com as normas do IMA - Instituto Mineiro de Agropecuária (Portaria IMA nº 430/2001). 5. Caracterização Ambiental Solos: os principais tipos de solo presentes na região são o Argissolo Vermelho e o Argissolo Vermelho-amarelo, ambos distróficos, de acordo com levantamento do IBGE Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Trata-se de solos cuja fertilidade natural é média a alta e características físicas/morfológicas boas. As observações de campo durante vistoria mostraram que a topografia das áreas ocupadas com cana-de-açúcar é plana a suave ondulada. Águas: pelo empreendimento passa o Córrego Serra Queimada, tributário da Bacia Hidrográfica Federal do Rio Doce. O uso de recursos hídricos no empreendimento está regularizado pela Certidão de Registro de Uso da Água nº /2006, emitida em 10/07/2006, com validade até 10/07/2009. O empreendedor deverá apresentar novos certificados de outorga do uso de águas públicas imediatamente ao término do prazo de validade dos certificados em vigor, com vencimento em 08/06/2009, observando-se o disposto na Portaria nº 15/2007, do IGAM, que estabelece procedimentos para protocolo e tramitação das solicitações de renovação de outorgas de direito de uso de recursos hídricos de domínio do estado de Minas Gerais.

4 Folha: 4/8 Unidades de Conservação, Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente: trata-se de uma região cujo principal tipo de formação vegetal é a floresta estacional semidecidual, atualmente parcialmente substituída por atividades agropecuárias, inserida no Bioma Mata Atlântica. No quesito Unidades de Conservação e Áreas Prioritárias para Conservação da Biodiversidade as informações foram obtidas em consulta à Base de Dados Georeferenciados do SIAM ( acesso em 11/10/2007). 1 - Restrição Ambiental Relação de Unidade de Conservação distante até 10 Km: Nenhum indicativo de restrição encontrada. 2 - Áreas Prioritárias para Proteção à Biodiversidade: Nenhum indicativo de restrição encontrada. No que diz respeito à Reserva Legal o empreendedor firmou junto à SUPRAM Zona da Mata um Termo de Compromisso de Averbação de Reserva Legal. Quanto às Áreas de Preservação Permanente foi observado durante vistoria que as mesmas encontram-se em estágio inicial de recuperação natural. 6. Da Exploração Florestal Não estão previstas novas intervenções em áreas de preservação permanente no empreendimento. Da mesma forma não estão previstas supressões de vegetação nativa na área do empreendimento. 7. Descrição dos Principais Impactos Negativos Identificados Neste item os estudos ambientais abordaram avaliações correspondentes às áreas de lavoura, cursos d água, carreadores e reservas florestais. a) Movimentação de terra: considerada como impacto ambiental negativo, a movimentação de terras que só acontece quando do preparo do solo para plantio. b) Carreadores: para o tráfego dos caminhões de transporte, são feito carreadores por onde escoa a matéria-prima. c) Manutenção de equipamentos: a manutenção de máquinas e equipamentos é feita em local específico dentro dos limites da propriedade. d) Aplicação de insumos e defensivos agrícolas: a aplicação de insumos e defensivos agrícolas na lavoura de cana-de-açúcar constitui-se em um relevante impacto ambiental negativo. e) Embalagens de defensivos agrícolas: A geração de embalagens de produtos agrotóxicos constitui-se um impacto ambiental negativo, por apresentar resquícios de produtos químicos nocivos ao meio ambiente.

5 Folha: 5/8 f) Efluentes atmosféricos de máquinas agrícolas: A geração de efluentes atmosféricos oriundos da combustão de motores a diesel dos tratores e colheitadeiras agrícolas é considerada impacto ambiental negativo. g) Queima do canavial: apresenta-se como relevante impacto ambiental negativo, por sua emissão de gases e material particulado na atmosfera, além de afetar a fauna característica do canavial. 8. Medidas mitigadoras: a) Movimentação de Terra: deve ser feita de forma ordenada, obedecendo a técnicas que evitam erosão estando em conformidade com preceitos da conservação dos solos. Esta movimentação ocorre somente quando da reforma do canavial (de 05 a 07 anos), o que minimiza os efeitos erosivos, mesmo porque são construídos terraços para evitar a perda de solo e água. A adoção de práticas de manejo contribui sobremaneira para a melhoria das condições físicas, estruturais e nutricionais do solo da propriedade. O empreendedor deverá realizar o monitoramento anual dos terraços verificando o estado dos mesmos e corrigindo possíveis falhas. b) Carreadores: a implantação de lombadas e a realização de plantio em curvas de nível devem constituir-se em práticas permanentemente adotadas pelo empreendedor, tendo em vista o controle das águas pluviais incidentes na propriedade. A manutenção destas estruturas deverá ocorrer anualmente. c) Manutenção de equipamentos: o local utilizado para manutenção de máquinas e equipamentos utilizados nos processos produtivos é adequado. d) Aplicação de insumos e defensivos agrícolas: a aplicação de defensivos agrícolas deve ser feita baseada em preceitos agronômicos pré-estabelecidos. A preservação das áreas próximas aos cursos d água e adoção de critérios agronômicos para aplicação dos insumos e defensivos agrícolas, seguindo-se o prescrito na bula de cada produto, são medidas mitigadoras eficazes para minimizar este impacto ambiental. No intuito de se evitar a contaminação de águas subterrâneas, deve-se atentar para que a aplicação destes produtos não seja realizada em solos com lençol freático pouco profundo (< 2,00 m), obedecendo-se a legislação ambiental vigente. e) Embalagens de defensivos agrícolas: as embalagens vazias dos defensivos agrícolas são enviadas à central de recebimento credenciada para este fim situada em Manhuaçu. f) Efluentes atmosféricos de máquinas agrícolas: Como forma de mitigar este impacto temporário, o empreendedor desempenha uma correta e periódica manutenção dos equipamentos, máquinas e tratores agrícolas. g) Queima do canavial: a adoção de queimadas nos horários menos quentes do dia, o isolamento da área a ser queimada por meio de aceiros, a manutenção de carro-pipa no local e a adoção de corredores de fuga para a fauna durante o período de queima, constituem-se em medidas mitigadoras ao impacto ambiental negativo causado por esta prática. 10. Discussão Considerando-se os impactos ambientais resultantes da operação do empreendimento, as medidas mitigadoras já adotadas pelo empreendedor e aquelas a serem implementadas, podemos

6 Folha: 6/8 considerar que a atividade desenvolvida no empreendimento apresenta-se viável sob o ponto de vista social, econômico e ambiental. 11. Conclusão: Diante do exposto, este parecer sugere à Unidade Regional Colegiada da Zona da Mata a concessão da Licença de Operação Corretiva, com validade de 06 (seis) anos, para o empreendimento Fazenda Três Marias, de propriedade do empreendedor Destilaria Atenas Ltda., condicionada ao cumprimento das condicionantes relacionadas no Anexo I deste Parecer Único. Por derradeiro, ressalta-se que a Licença Ambiental em apreço não dispensa nem substitui a obtenção, pelo requerente, de certidões, alvarás ou licenças de qualquer natureza, exigidos pela legislação federal, estadual ou municipal, devendo sobredita observação constar no Certificado de Licenciamento. 12. Parecer Conclusivo Favorável: ( ) Não ( X ) Sim 13. Validade da licença: 06 (seis) anos 14. Equipe Técnica e Jurídica Responsável pela Análise Interdisciplinar: Luiz Otavio Teixeira Magalhães Analisa Ambiental MASP Antônio Márcio Cardoso da Cruz Analista Ambiental MASP Randolfo Sant Anna da Silva Filho Analista Ambiental MASP

7 Folha: 7/8 Leandro Barros Analista Ambiental OABMG Danilo Vieira Júnior Assessor Jurídico MASP Itens Dorgival da Silva Diretor Técnico - MASP Descrição da Condicionante A N E X O I C O N D I C I O N A N T E S Apresentar novo certificado de outorga do uso de águas imediatamente ao término do certificado em vigor, atendendo ao disposto na Portaria IGAM nº 15/2007, em seu Art. 1º; Manter arquivado no empreendimento para fins de fiscalização os receituários agronômicos, bem como a comprovação da destinação das embalagens vazias de produtos agrotóxicos utilizados no empreendimento e Laudos de Vistoria e Autorizações de Queima emitidas pelo Instituto Estadual de Florestas. Implantar o Programa de Monitoramento Ambiental apresentado no Parecer Técnico. Prazo No vencimento dos certificados em vigor, em 10/07/2009; Durante vigência da Licença Imediatamente após a concessão da Licença Fase do Licenciamento 4 Manutenção das estradas, carreadores e aceiros, visando o Durante vigência da controle e prevenção a incêndios florestais Licença 5 As recomendações constantes do Parecer Único, no RCA e no PCA e não apresentadas como condicionantes deverão ser observadas pelo empreendedor. Se necessário, a Durante a vigência da critério do órgão seccional, poderão ser objeto de Licença determinação e cumprimento durante o processo de acompanhamento e fiscalização da referida licença; 6 Apresentar relatório de comprovação da execução das 180 dias

8 Folha: 8/8 medidas/condicionantes, inclusive com relatório fotográfico. Conservação do solo MONITORAMENTO AMBIENTAL Visita periódica de um profissional habilitado à propriedade, bem como a manutenção das técnicas de plantio, supervisionada diretamente pelo empreendedor. Realizar periódica e permanentemente análises do solo antes da aplicação e insumos e defensivos agrícolas. Conservação da água O empreendedor deverá executar um programa de reflorestamento das áreas de preservação permanente existentes na propriedade. Não obstante, a aplicação de insumos e defensivos agrícolas deverá ser realizada mantendo-se sempre a uma distância de 100 m das margens dos cursos d água, em solos com lençol freático pouco profundo. Conservação do ar Confeccionar uma planilha de manutenção periódica das máquinas e implementos utilizados no processo produtivo. Reflorestamentos Após a execução do programa de reflorestamento das áreas de preservação permanente, monitorar as áreas replantadas a fim de se avaliar o desenvolvimento das mudas utilizadas, adotando-se mecanismos que proporcionem proteção e uma rápida regeneração da vegetação. Nota / Observação: O não atendimento dos itens especificados no Anexo I, bem como o não cumprimento de qualquer dos itens constantes do PCA apresentado ou qualquer situação que descaracterize o objeto desta Licença de Operação Corretiva, sujeitará a empresa à aplicação das Penalidades previstas na Legislação Ambiental e ao cancelamento da licença de operação obtida.

Unidade de Conservação: APA DA FERNÃO DIAS Anuência apresentada na LI

Unidade de Conservação: APA DA FERNÃO DIAS Anuência apresentada na LI PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº. 753848/2008 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00351/1999/005/2008 LO -AMPLIAÇÃO DEFERIMENTO Outorga n 1324/2004 POÇO TUBULAR DEFERIDA APEF Nº: Não houve

Leia mais

EQUIPE INTERDISCIPLINAR MATRÍCULA ASSINATURA Marcos Donizete Cesario dos Santos Analista Ambiental (Gestor)

EQUIPE INTERDISCIPLINAR MATRÍCULA ASSINATURA Marcos Donizete Cesario dos Santos Analista Ambiental (Gestor) Pág. 1 de 7 PARECER ÚNICO Nº 0023978/2014 INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental 00 Sugestão pelo Deferimento FASE DO LICENCIAMENTO: Licença de Operação LO de Ampliação VALIDADE

Leia mais

PARECER ÚNICO SUPRAM-ASF PROTOCOLO Nº /2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00068/1993/009/2005 Alteração de

PARECER ÚNICO SUPRAM-ASF PROTOCOLO Nº /2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00068/1993/009/2005 Alteração de PARECER ÚNICO SUPRAM-ASF PROTOCOLO Nº 048918/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00068/1993/009/2005 Alteração de DEFERIMENTO Condicionante Portarias de Outorga Nº 1944/07 e 1945/07

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ANEXO DE ALTERAÇÃO DE CONDICIONANTE

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL ANEXO DE ALTERAÇÃO DE CONDICIONANTE Folha: 1/8 : Nº. 819717/2008 - SUPRAM Leste Mineiro Indexado ao Processo Nº.: 00449/1998/008/2007 Tipo de processo: Licenciamento Ambiental ( X ) Auto de Infração ( ) 1. Identificação Empreendimento: Socoimex

Leia mais

PARECER TÉCNICO (NARCZM) Nº /2006

PARECER TÉCNICO (NARCZM) Nº /2006 Núcleo de Apoio Regional COPAM Zona da Mata Pág: 1 Indexado ao(s) Processo(s) Nº: 01331/2003/001/2003 PARECER TÉCNICO (NARCZM) Nº 444002/2006 Tipo de processo: Licenciamento Ambiental ( ) Auto de Infração

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ZONA DA MATA

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ZONA DA MATA Folha: 1/8 SUPRAMZM Nº: 042631/2008 Indexado ao(s) Processo(s): Licenciamento Ambiental N o : 00747/2003/001/2003 Outorga N o : 00626/2004 APEF N o : Reserva Legal N o : 1. Identificação Empreendimento

Leia mais

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos CADASTRO TÉCNICO FEDERAL Atos Autorizativos/Regularização Ambiental SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Paula Fernandes

Leia mais

Empreendimento: MAGNETI MARELLI COFAP CIA FABR DE PEÇAS / EX-COFAP SIS.SUSPENSÃO LTDA CNPJ: : /85. Município: Lavras

Empreendimento: MAGNETI MARELLI COFAP CIA FABR DE PEÇAS / EX-COFAP SIS.SUSPENSÃO LTDA CNPJ: : /85. Município: Lavras PARECER ÚNICO SUPRAM SM PROTOCOLO Nº 941799/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 116/1987/020/2008 LO DEFERIMENTO Outorga Nº não se aplica APEF Nº - não se aplica Reserva legal Nº

Leia mais

Registro de classe CRBio 49669/04-D Responsável Técnico pelos Estudos Técnicos Apresentados Sandra Borges Pereira

Registro de classe CRBio 49669/04-D Responsável Técnico pelos Estudos Técnicos Apresentados Sandra Borges Pereira PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº 011609/2012 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00236/2011/001/2011 Licença de Deferimento Instalação Corretiva Empreendimento: Gerdau Comercial de Aços Ltda.

Leia mais

Unidade de Conservação: Não está inserido em UC ou no seu entorno. Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe

Unidade de Conservação: Não está inserido em UC ou no seu entorno. Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe PARECER ÚNICO SUPRAM-SM PROTOCOLO Nº 0072303/2011 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 0097/1986/059/2010 LP+LI Ampliação DEFERIMENTO Portaria de Outorga Nº 00261/2011 AUTORIZAÇÃO SUP.

Leia mais

Projeto de assentamento para fins de reforma agrária

Projeto de assentamento para fins de reforma agrária PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº /2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 90004/2007/001/2007 LP Deferimento Pedido de Perfuração de Poço Reserva legal Empreendimento:INCRA MG PA Perobas Sanharão

Leia mais

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe PARECER ÚNICO SUPRAM SM PROTOCOLO Nº 531634/2012 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 28833/2011/001/2012 LP + LI DEFERIMENTO Outorga: não (concessionária local) - - Intervenção Ambiental:

Leia mais

PROTOCOLO:173423/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental: 90021/2008/001/2008 LP DEFERIMENTO Processo de Outorga Nº APEF Nº

PROTOCOLO:173423/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental: 90021/2008/001/2008 LP DEFERIMENTO Processo de Outorga Nº APEF Nº PARECER ÚNICO PROTOCOLO:173423/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental: 90021/2008/001/2008 LP DEFERIMENTO Processo de Outorga Nº APEF Nº Unidade de Conservação: - Bacia Hidrográfica: Rio

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ZONA DA MATA

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ZONA DA MATA Folha: 1/6 PARECER TÉCNICO SUPRAMZM Nº: 155114/2010 Indexado ao(s) Processo(s): Licenciamento Ambiental N o : 00074/1980/060/2004 Coordenadas Geográficas: 21 o 42 14,7 S 43 o 28 30 W SAD 69 1. Identificação

Leia mais

B -09-05-9 Central de Armazenamento de Gás Natural Liquefeito 3

B -09-05-9 Central de Armazenamento de Gás Natural Liquefeito 3 PARECER ÚNICO SUPRAM-SM PROTOCOLO Nº 905522/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00153/1987/019/2008 LO de Ampliação DEFERIMENTO Outorga Nº - não se aplica APEF Nº - não se aplica

Leia mais

Registro de classe CRBio 49669/04-D Responsável Técnico pelos Estudos Técnicos Apresentados Sandra Borges Pereira

Registro de classe CRBio 49669/04-D Responsável Técnico pelos Estudos Técnicos Apresentados Sandra Borges Pereira PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº 129965/2012 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00236/2011/002/2012 Licença de Deferimento Operação Empreendimento: Gerdau Comercial de Aços S/A CNPJ: 07.369.685/0070-19

Leia mais

Empreendimento: INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA- INCRA-PROJETO DE ASSENTAMENTO FAZENDA SÃO JERÔNIMO PEQUENO

Empreendimento: INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO E REFORMA AGRÁRIA- INCRA-PROJETO DE ASSENTAMENTO FAZENDA SÃO JERÔNIMO PEQUENO PARECER ÚNICO PROTOCOLO: 056963/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental: 90018/2008/001/2008 LP DEFERIMENTO Processo de Outorga Nº APEF Nº Empreendimento: INSTITUTO NACIONAL DE COLONIZAÇÃO

Leia mais

Maurício Ferreira Pinto CREA

Maurício Ferreira Pinto CREA Pág. 1 de 5 ANEXO DE ALTERAÇÃO, EXCLUSÃO E OU INCLUSÃO DE CONDICIONANTES DO PARECER ÚNICO Nº 0208085/2015 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental 03331/2001/004/2013 Sugestão

Leia mais

Sub Bacia: Rio Paracatu

Sub Bacia: Rio Paracatu PARECER ÚNICO SUPRAM-NOR PROTOCOLO Nº. 025328/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº: 08186/2006/001/2006 LOC Outorga Nº: APEF Nº. Reserva legal Nº. Empreendimento: Votorantim Metais

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARECER ÚNICO

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARECER ÚNICO ALTERAÇÃO DE CONDICIONANTES - Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 01267/2002/002/2007 LOc Outorga Nº: - APEF Nº: Reserva legal Nº: - PROTOCOLO Nº 221605/2009 DEFERIMENTO Empreendimento:

Leia mais

Projeto de assentamento para fins de reforma agrária >200 famílias

Projeto de assentamento para fins de reforma agrária >200 famílias PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº 511747/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental nº 90003/2009/001/2009 LP Deferimento Reserva legal Matrícula nº 115.248 Averbada Empreendimento:INCRA MG PA SANTA

Leia mais

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Legislação Ambiental para Engenharia Ambiental e Sanitária - UFJF

SISEMA. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Legislação Ambiental para Engenharia Ambiental e Sanitária - UFJF SISEMA Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Rolfe Pinho Dias - SUPRAM - NRRA - Juiz de Fora 1 Regularização Ambiental Rolfe Pinho Dias Técnico Ambiental SUPRAM -Zona da Mata NRRA Juiz

Leia mais

ESTUDOS TÉCNICOS NO ÂMBITO DO LICENCIAMENTO PCA/RCA

ESTUDOS TÉCNICOS NO ÂMBITO DO LICENCIAMENTO PCA/RCA ESTUDOS TÉCNICOS NO ÂMBITO DO LICENCIAMENTO PCA/RCA Deise Tatiane Bueno Miola Bióloga e Mestre em Ecologia Conservação e Manejo de Vida Silvestre pela UFMG. Sócia-diretora da Artemis Consultoria Ambiental.

Leia mais

Deliberação Normativa COPAM n.º 58, de 28 de Novembro de (Publicação - Diário do Executivo - "Minas Gerais" - 04/12/2002)

Deliberação Normativa COPAM n.º 58, de 28 de Novembro de (Publicação - Diário do Executivo - Minas Gerais - 04/12/2002) Deliberação Normativa COPAM n.º 58, de 28 de Novembro de 2002 Estabelece normas para o licenciamento ambiental de loteamentos do solo urbano para fins exclusiva ou predominantemente residenciais, e dá

Leia mais

Rua José Campomizzi, 187 Ubá MG CEP Tel: (32) ou (32)

Rua José Campomizzi, 187 Ubá MG CEP Tel: (32) ou (32) Folha: 1/9 PARECER ÚNICO SUPRAMZM Nº: 320144/2008 Indexado ao(s) Processo(s): Licenciamento Ambiental N o : 00151/1998/003/2007 Outorga N o : APEF N o : Reserva Legal N o : Coordenadas Geográficas: 21

Leia mais

Empreendimento: AUAD CORREA EQUIPAMENTOS ELETRONICOS LTDA

Empreendimento: AUAD CORREA EQUIPAMENTOS ELETRONICOS LTDA PARECER ÚNICO SUPRAM-SM PROTOCOLO Nº 352280/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 23293/2008/001/2009 LP + LI DEFERIMENTO Processo IGAM Não se aplica APEF Nº - Não se aplica Reserva

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO LESTE MINEIRO SUPRAM-LM

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO LESTE MINEIRO SUPRAM-LM Pág. 1 de 5 PARECER ÚNICO SUPRAM LESTE MINEIRO PROTOCOLO SIAM Nº INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental 00302/2000/002/2004 Sugestão pelo Deferimento FASE DO LICENCIAMENTO: Licença

Leia mais

REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL. A regularização ambiental é um procedimento administrativo, por meio do

REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL. A regularização ambiental é um procedimento administrativo, por meio do REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL A regularização ambiental é um procedimento administrativo, por meio do qual o poder público autoriza a localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos e atividades

Leia mais

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 108/07 Descrição F Coprocessamento de Resíduos 6

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 108/07 Descrição F Coprocessamento de Resíduos 6 PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº 773076/2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00015/1979/127/2010 LO Deferimento APEF Nº: não irá fazer supressão vegetal Reserva legal Nº AV.2-M.8.306, matrícula

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARECER ÚNICO

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARECER ÚNICO Folha: 1/7 ANEXO DE ALTERAÇÃO, EXCLUSÃO E/ OU INCLUSÃO DE CONDICIONANTES: Nº 536895/2008 - SUPRAM Leste Mineiro Indexado ao Processo: Nº: 00046/2002/002/2006 Tipo de processo: Licenciamento Ambiental (

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE

SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE Página 1 de 5 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE A Secretaria Municipal da Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, através do Departamento de

Leia mais

DEFERIDA DEFERIDA APEF Nº - não se aplica Reserva legal Nº - área urbana. Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe

DEFERIDA DEFERIDA APEF Nº - não se aplica Reserva legal Nº - área urbana. Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe PARECER ÚNICO SUPRAM-SM PROTOCOLO Nº 488466/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00174/1998/016/2009 LO de Ampliação DEFERIMENTO Processo IGAM 2200/2004 2201/2004 POÇO TUBULAR POÇO

Leia mais

Av. Manoel Diniz, nº145, Bloco III SISEMA, Varginha- MG, CEP: Telefax: (35)

Av. Manoel Diniz, nº145, Bloco III SISEMA, Varginha- MG, CEP: Telefax: (35) Pág. 1 de 11 Parecer Único nº adendo ao Parecer Único n 0996990/2015 INDEXADO AO PROCESSO: Licenciamento Ambiental PA COPAM: 00440/2005/002/2015 FASE DO LICENCIAMENTO: Revalidação da Licença de Operação

Leia mais

Formulário para Licenciamento de CONSTRUÇÃO DE AÇUDES OU TANQUES

Formulário para Licenciamento de CONSTRUÇÃO DE AÇUDES OU TANQUES 1. IDENTIFICAÇÃO DO EMPREENDEDOR NOME / RAZÃO SOCIAL *: End.: rua/av *: n *: Bairro *: CEP *: Município *: Telefone *: ( ) FAX *: ( ) e-mail: CNPJ (CGC/MF n.º) *: CGC/TE n. *: CPF/CIC n. *: End. P/ correspondência:

Leia mais

LP ( ) LI ( ) LO ( ) LOC ( X) Revalidação ( ) Ampliação ( ) Notificações Emitidas Nº: Advertências Emitidas Nº: Multas Nº:

LP ( ) LI ( ) LO ( ) LOC ( X) Revalidação ( ) Ampliação ( ) Notificações Emitidas Nº: Advertências Emitidas Nº: Multas Nº: Folha: 1/9 Nº 396420 / 2007 SUPRAMNOR Indexado ao(s) Processo(s) Nº: 15457/2005/001/2007 Tipo de processo: Licença de Operação Corretiva Licenciamento Ambiental (X) Auto de Infração ( ) 1. Identificação

Leia mais

Roteiro Orientativo para Licença Prévia

Roteiro Orientativo para Licença Prévia Roteiro Orientativo para Licença Prévia Número Roteiro: CODEMA.LP.1-3 Nome Roteiro: Licença Prévia para Confinamento Bovino Objetivo: Requerer a Licença Prévia para implantação de Confinamento Bovino 1.

Leia mais

PARECER ÚNICO SUPRAM - ZM N /2009

PARECER ÚNICO SUPRAM - ZM N /2009 Indexado ao(s) Processo(s) Nº 00032/1980/005/2008 Tipo de processo: Alteração de prazo de condicionante 1.IDENTIFICAÇÃO Empreendedor (nome completo): CBCC Companhia Brasileira de Carbureto de Cálcio Empreendimento

Leia mais

A Extração de areia e cascalho para utilização imediata na construção civil 3

A Extração de areia e cascalho para utilização imediata na construção civil 3 Pág. 1 de 5 PARECER ÚNICO Nº INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: CONVOCAÇÃO AO LICENCIAMENTO AMBIENTAL Sugestão pelo Deferimento FASE DO LICENCIAMENTO: Licença de Operação Corretiva VALIDADE DA LICENÇA:

Leia mais

Rua José Campomizzi, 187 Ubá MG CEP Tel: (32) ou (32)

Rua José Campomizzi, 187 Ubá MG CEP Tel: (32) ou (32) Folha: 1/7 SUPRAMZM Nº: 056326/2008 Indexado ao(s) Processo(s): Licenciamento Ambiental N o : 00422/1996/004/2007 Outorga N o : 01622/2006 APEF N o : Reserva Legal N o : 1. IDENTIFICAÇÃO Empreendimento

Leia mais

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 108/07 Descrição F Co- Processamento de Resíduos 6

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 108/07 Descrição F Co- Processamento de Resíduos 6 PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº 143439/2008 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00015/1979/125/2010 LO DEFERIMENTO Outorga Nº: Outorga Nº: Portarias 98/07, 2460/04, 752/07, 753/07, 861, 862,

Leia mais

Município: Mário Campos/ MG

Município: Mário Campos/ MG PARECER ÚNICO nº 294/2010 PROTOCOLO Nº 692163/2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental nº LO DEFERIMENTO Outorga Nº: 02452/2007 APEF Nº: 59.550/2003 e 59.514/2003 Empreendimento: Três Irmãos

Leia mais

FCE Atividades Agrossilvipastoris

FCE Atividades Agrossilvipastoris FFORRMUULLÁÁRRI IIO IINNTTEEGRRAADDO I DDEE CCAARRAACCTTEERRI IIZZAAÇÇÃÃO DDO EEMPPRREEEENNDDI IIM EENNTTO - FFCCEE 1. IDENTIFICAÇÃO DO EMPREENDEDOR Razão social ou nome do proprietário Nome Fantasia/apelido

Leia mais

PARECER ÚNICO SUPRAM TM-AP PROTOCOLO Nº /2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00364/2007/001/2007 LOC

PARECER ÚNICO SUPRAM TM-AP PROTOCOLO Nº /2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00364/2007/001/2007 LOC PARECER ÚNICO SUPRAM TM-AP PROTOCOLO Nº 183821/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00364/2007/001/2007 LOC DEFERIMENTO Empreendimento: Préve Indústria Química Ltda CNPJ: 41.788.993/0001-95

Leia mais

Prefeitura Municipal de Arroio do Meio - Departamento do Meio Ambiente/DMA Formulário para Licenciamento Ambiental

Prefeitura Municipal de Arroio do Meio - Departamento do Meio Ambiente/DMA Formulário para Licenciamento Ambiental FORMULÁRIO PARA LICENCIAMENTO DA ATIVIDADE DE BOVINOCULTURA Regularização 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 REQUERENTE: 1.2 ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA: 1.3 MUNICÍPIO: CEP: 1.4 ENDEREÇO DO EMPREENDIMENTO: 1.5

Leia mais

Proposta de reestruturação do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos

Proposta de reestruturação do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Proposta de reestruturação do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos Secretário Gabinete COPAM e CERH Assessoria Jurídica Auditoria Setorial Assessoria de Comunicação Social Assessoria de

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL PARA EMPREENDIMENTOS FOTOVOLTAICOS. Gustavo Tetzl Rocha - MEIUS Engenharia

LICENCIAMENTO AMBIENTAL PARA EMPREENDIMENTOS FOTOVOLTAICOS. Gustavo Tetzl Rocha - MEIUS Engenharia LICENCIAMENTO AMBIENTAL PARA EMPREENDIMENTOS FOTOVOLTAICOS Gustavo Tetzl Rocha - MEIUS Engenharia INSERIR SLIDE COM IMAGEM REGULARIZAÇÃO E LICENCIAMENTO AMBIENTAL MINAS GERAIS Atribuições são exercidas

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ZONA DA MATA

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DA ZONA DA MATA Folha: 1/8 SUPRAMZM Nº: Indexado ao(s) Processo(s): Licenciamento Ambiental N o : 00167/2000/004/2006 Outorga N o APEF N o : Reserva Legal N o : Coordenadas Geográficas 21 o 31 46,4 S 42 o 39 21,6 W SAD

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE

SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE Página 1 de 5 SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA, DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E MEIO AMBIENTE A Secretaria Municipal da Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, através do Departamento de

Leia mais

Prefeitura Municipal de Coronel João Sá publica:

Prefeitura Municipal de Coronel João Sá publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano X Nº 831 Prefeitura Municipal de Coronel João Sá publica: Portaria SEMMARH Nº006/2018 Licença Ambiental Unificada LU- JMAC Construções e Serviços Ltda. Portaria SEMMARH Nº007/2018

Leia mais

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe. Preparação do leite e fabricação de produtos de Laticínios - 78.

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe. Preparação do leite e fabricação de produtos de Laticínios - 78. PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº 044315/2010 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 02020/2005/002/2009 Revalidação Indeferimento Reserva legal Empreendimento: Laticínio Suíço Holandês Ltda CNPJ:

Leia mais

PARECER ÚNICO SUPRAM CM Nº 228/2009 PROTOCOLO Nº /2009

PARECER ÚNICO SUPRAM CM Nº 228/2009 PROTOCOLO Nº /2009 PARECER ÚNICO CM Nº 228/2009 PROTOCOLO Nº 423616/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 1881/2004/001/2004 LO DEFERIMENTO Outorga Nº: (Não Aplicável) XXX XXX APEF Nº: (Não Aplicável)

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARECER ÚNICO (SUPRAM ZM) Nº:810875/2008

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL PARECER ÚNICO (SUPRAM ZM) Nº:810875/2008 Indexado ao(s) Processo(s) Nº: 00182/1987/061/2007 Tipo de processo: Revalidação de Licenciamento Ambiental 1. IDENTIFICAÇÃO Empreendimento (Razão Social) /Empreendedor (nome CNPJ/CPF: 33.592.510/0412-68

Leia mais

Referência: Licença de Operação (Transporte de Resíduos) Atividade objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição

Referência: Licença de Operação (Transporte de Resíduos) Atividade objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição PARECER ÚNICO nº 176 /2008 PROTOCOLO Nº 556469/2008 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº LO DEFERIMENTO Outorga Nº: (Não Aplicável) xxx xxx APEF Nº: (Não Aplicável) xxx xxx Reserva legal

Leia mais

Município: Uberlândia. Sub Bacia: Córrego dos Novatos

Município: Uberlândia. Sub Bacia: Córrego dos Novatos PARECER ÚNICO SUPRAM-TM/AP PROTOCOLO Nº 409595/2007 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 14164/ 2005/ 002/2007 LO Deferimento Outorga Nº / APEF Nº / Reserva legal Nº / Empreendimento:

Leia mais

Rodovia Ubá Juiz de Fora, Km 02 Horto Florestal Ubá MG CEP 36500-000 Tel.: (32) 3539-2700 e-mail: supramzm@meioambiente.mg.gov.br

Rodovia Ubá Juiz de Fora, Km 02 Horto Florestal Ubá MG CEP 36500-000 Tel.: (32) 3539-2700 e-mail: supramzm@meioambiente.mg.gov.br Folha: 1/11 SUPRAMZM Nº: 259313/2009 Indexado ao(s) Processo(s): Licenciamento Ambiental N o : 00435/2004/002/2009 Outorga N o : 09744/2008 APEF N o : Reserva Legal N o : 1. Identificação Empreendimento

Leia mais

ATIVIDADE II: Estudo de Danos Ambientais

ATIVIDADE II: Estudo de Danos Ambientais ATIVIDADE II: Estudo de Danos Ambientais Alessandra Batista Xavier Ariana Lemes da Costa Daniele de Fátima Ferreira de Lima Janaína do Prado Almeida Jennifer Stefani Meira da Silva Inconfidentes, MG 2017

Leia mais

Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF

Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF Sistema Integrado de Normas Jurídicas do Distrito Federal SINJ-DF DECRETO Nº 36.992, DE 17 DE DEZEMBRO DE 2015 Estabelece a nova tabela de preços cobrados pelos serviços solicitados ao Instituto do Meio

Leia mais

PARECER ÚNICO: SUPRAM TM/AP PROTOCOLO Nº /2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00794/2009/001/2009 LOC

PARECER ÚNICO: SUPRAM TM/AP PROTOCOLO Nº /2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00794/2009/001/2009 LOC PARECER ÚNICO: SUPRAM TM/AP PROTOCOLO Nº 218582/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00794/2009/001/2009 LOC DEFERIMENTO Processo de Outorga nº 03560/2009 Uso Insig. Deferida Empreendimento:

Leia mais

PARECER ÚNICO Nº /2015 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licença de Operação LO Ampliação

PARECER ÚNICO Nº /2015 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licença de Operação LO Ampliação Pág. 1 de 14 PARECER ÚNICO Nº 154863/2015 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental Sugestão pelo Deferimento FASE DO LICENCIAMENTO: Licença de Operação LO Ampliação VALIDADE

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL DA ZONA DA MATA

SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL DA ZONA DA MATA Folha: 1/10 PARECER ÚNICO SUPRAMZM Nº: 585144/2012 Indexado ao(s) Processo(s): Licenciamento Ambiental Nº: 07741/2012/001/2012 Outorga N o : - APEF N o : - Reserva Legal N o : - Coordenadas Geográficas:

Leia mais

00047/1988/018/2014 Sugestão pelo Deferimento

00047/1988/018/2014 Sugestão pelo Deferimento Pág. 1 de 5 ANEXO DE ALTERAÇÃO DE CONDICIONANTES DO PARECER ÚNICO Nº 1230583/2015 (SIAM), APROVADO NA 129ª REUNIÃO ORDINÁRIA DA URC DO COPAM SUL DE MINAS, REALIZADA EM 18 DE FEVEREIRO DE 2016. INDEXADO

Leia mais

PARECER ÚNICO Nº /2013 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO:

PARECER ÚNICO Nº /2013 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Pág. 1 de 9 PARECER ÚNICO Nº (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental FASE DO LICENCIAMENTO: Licença de Operação 28420/2011/002/2013 Sugestão pelo Deferimento VALIDADE DA

Leia mais

PARECER ÚNICO Nº /2015 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licença de Operação LO Ampliação

PARECER ÚNICO Nº /2015 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licença de Operação LO Ampliação Pág. 1 de 13 PARECER ÚNICO Nº 154877/2015 (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental Sugestão pelo Deferimento FASE DO LICENCIAMENTO: Licença de Operação LO Ampliação VALIDADE

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA PARA LICENCIAMENTO AMBIENTAL DO PROGRAMA MUNICIPAL DE AÇUDAGEM

TERMO DE REFERÊNCIA PARA LICENCIAMENTO AMBIENTAL DO PROGRAMA MUNICIPAL DE AÇUDAGEM TERMO DE REFERÊNCIA PARA LICENCIAMENTO AMBIENTAL DO PROGRAMA MUNICIPAL DE AÇUDAGEM 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1 REQUERENTE: 1.2 CPF/CNPJ: 1.3 ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA: 1.4 MUNICÍPIO: CEP: 1.5 ENDEREÇO

Leia mais

COMPENSAÇÃO MINERÁRIA Parecer Único GCA Nº 003/2015. (x) Licenciamento Ambiental. GO4 Participações e Empreendimentos S.A.

COMPENSAÇÃO MINERÁRIA Parecer Único GCA Nº 003/2015. (x) Licenciamento Ambiental. GO4 Participações e Empreendimentos S.A. COMPENSAÇÃO MINERÁRIA Parecer Único GCA Nº 003/2015 1 DADOS DO PROCESSO E EMPREENDIMENTO Tipo de Processo / Número do Instrumento Fase do Licenciamento Empreendedor (x) Licenciamento Ambiental LOP CNPJ

Leia mais

DIRETIVA DO COPAM Nº. 02, DE 26 DE MAIO DE (publicado no dia 02/07/2009)

DIRETIVA DO COPAM Nº. 02, DE 26 DE MAIO DE (publicado no dia 02/07/2009) DIRETIVA DO COPAM Nº. 02, DE 26 DE MAIO DE 2009. (publicado no dia 02/07/2009) Estabelece diretrizes para revisão das normas regulamentares do Conselho Estadual de Política Ambiental COPAM especialmente

Leia mais

LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM MINAS GERAIS

LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM MINAS GERAIS LICENCIAMENTO AMBIENTAL EM MINAS GERAIS Gerência de Meio Ambiente Superintendência de Desenvolvimento Empresarial LICENCIAMENTO AMBIENTAL As atividades econômicas e outras das quais possam resultar intervenções

Leia mais

PARECER TÉCNICO Nº. 010/2007 (SUPRAM NOR) Nº /2007 Indexado ao(s) Processo(s) Nº: 1877/2003/001/2006

PARECER TÉCNICO Nº. 010/2007 (SUPRAM NOR) Nº /2007 Indexado ao(s) Processo(s) Nº: 1877/2003/001/2006 PARECER TÉCNICO Nº. 010/2007 (SUPRAM NOR) Nº. 095860/2007 Indexado ao(s) Processo(s) Nº: 1877/2003/001/2006 Tipo de processo: Licenciamento Ambiental ( X ) Auto de Infração ( ) 1. Identificação Empreendimento

Leia mais

BACIA ESTADUAL: Rio Paraopeba UPGRH: SUB-BACIA: Rio --- CÓDIGO: ATIVIDADE OBJETO DO LICENCIAMENTO (DN COPAM 74/04):

BACIA ESTADUAL: Rio Paraopeba UPGRH: SUB-BACIA: Rio --- CÓDIGO: ATIVIDADE OBJETO DO LICENCIAMENTO (DN COPAM 74/04): Pág. 1 de 5 PARECER ÚNICO nº 110/2013 ANEXO DE PRORROGAÇÃO DE VALIDADE DA LICENÇA DE INSTALAÇÃO Nº 261/2010 SIAM nº INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental 00031/1979/040/2010

Leia mais

ADENDO AO PARECER ÚNICO SUPRAM LESTE MINEIRO PROTOCOLO SIAM Nº /2011 INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO:

ADENDO AO PARECER ÚNICO SUPRAM LESTE MINEIRO PROTOCOLO SIAM Nº /2011 INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Pág. 1 de 6 ADENDO AO PARECER ÚNICO SUPRAM LESTE MINEIRO PROTOCOLO SIAM Nº INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental 00118/1986/038/2010 Sugestão pelo Deferimento Autorização para

Leia mais

DECRETO Nº DE 27 DE DEZEMBRO DE O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições,

DECRETO Nº DE 27 DE DEZEMBRO DE O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA, no uso de suas atribuições, DECRETO Nº 10.193 DE 27 DE DEZEMBRO DE 2006 Dispõe sobre os procedimentos de licenciamento ambiental das atividades agrossilvopastoris e de produção de carvão vegetal, e dá outras providências. O GOVERNADOR

Leia mais

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica:

Prefeitura Municipal de Luís Eduardo Magalhães publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano III Nº 919 Prefeitura Municipal de publica: Portaria Nº 029/2018, de - Conceder Renovação de Licença Ambiental Unificada - RLU, válida pelo prazo de 05 (Cinco) anos, a pessoa

Leia mais

Deliberação Normativa COPAM nº., de XX de janeiro de 2010

Deliberação Normativa COPAM nº., de XX de janeiro de 2010 Deliberação Normativa COPAM nº., de XX de janeiro de 2010 Disciplina o procedimento para regularização ambiental e supressão de vegetação em empreendimentos de parcelamento de solo, inclusive dentro dos

Leia mais

PROCESSOS VINCULADOS CONCLUÍDOS: PA COPAM: SITUAÇÃO: Não se aplica

PROCESSOS VINCULADOS CONCLUÍDOS: PA COPAM: SITUAÇÃO: Não se aplica Pág. 1 de 8 PARECER ÚNICO Nº (SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental 5913/2009/002/2012 Sugestão pelo Deferimento FASE DO LICENCIAMENTO: Licença de Operação - LO VALIDADE

Leia mais

Programa de Gestão Ambiental (PGA) SF 2017/18 e SF 2018/19. Unidade Barra Grande

Programa de Gestão Ambiental (PGA) SF 2017/18 e SF 2018/19. Unidade Barra Grande Programa de Gestão Ambiental (PGA) SF 2017/18 e SF 2018/19 Unidade Barra Grande Sumário 1. Introdução 2. Objetivo 3. Filosofia Empresarial 4. Diretrizes de Sustentabilidade 5. Protocolo Etanol Mais Verde

Leia mais

RESOLUÇÃO CONAMA Nº 470, DE

RESOLUÇÃO CONAMA Nº 470, DE RESOLUÇÃO CONAMA Nº 470, DE 27-08-2015 DOU 28-08-2015 Estabelece critérios e diretrizes para o licenciamento ambiental dos aeroportos regionais. O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - CONAMA, no uso das

Leia mais

Medidas mitigadoras: SIM NÃO Medidas compensatórias: SIM NÃO Condicionantes: SIM Automonitoramento: SIM NÃO

Medidas mitigadoras: SIM NÃO Medidas compensatórias: SIM NÃO Condicionantes: SIM Automonitoramento: SIM NÃO PARECER ÚNICO SUPRAM - ASF PROTOCOLO Nº 0350119/2012 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00013/1978/038/2012 LO Portaria Nº. 16245/2010 APEF Nº / Reserva legal Nº. Captação em Corpo d

Leia mais

Licenciamento Ambiental Suinocultura

Licenciamento Ambiental Suinocultura A atividade de Suinocultura é considerada pelos órgãos ambientais com sendo uma atividade potencialmente causadora de degradação ambiental, sendo enquadrada como de grande potencial poluidor. Licenciamento

Leia mais

LEI Nº DE 03 DE DEZEMBRO DE 2015

LEI Nº DE 03 DE DEZEMBRO DE 2015 LEI Nº 13.457 DE 03 DE DEZEMBRO DE 2015 Altera as Leis nº 11.631, de 30 de dezembro de 2009, nº 10.431, de 20 de dezembro de 2006 e nº 11.612, de 08 de outubro de 2009. O GOVERNADOR DO ESTADO DA BAHIA,

Leia mais

PARECER TÉCNICO SUPRAM NOR N.º 007/2007 PROTOCOLO N º /2007 /2007. Indexado ao(s) Processo(s) Nº: 15357/2005/001/2006.

PARECER TÉCNICO SUPRAM NOR N.º 007/2007 PROTOCOLO N º /2007 /2007. Indexado ao(s) Processo(s) Nº: 15357/2005/001/2006. Indexado ao(s) Processo(s) Nº: 15357/2005/001/2006 PARECER TÉCNICO SUPRAM NOR N.º 007/2007 PROTOCOLO N º. 106430/2007 /2007 Tipo de processo: Licenciamento Ambiental ( X ) Auto de Infração ( ) 1. Identificação

Leia mais

0094/1987/006/2014 Sugestão pelo Deferimento

0094/1987/006/2014 Sugestão pelo Deferimento Pág. 1 de 8 INDEXADO AO PROCESSO: RIMA INDUSTRIAL S/A Licenciamento Ambiental FASE DO LICENCIAMENTO: PARECER ÚNICO Nº (SIAM) PA COPAM: Licença Prévia e de Instalação Concomitantes LP+LI SITUAÇÃO: 0094/1987/006/2014

Leia mais

COMPENSAÇÕES AMBIENTAIS. Luciano Cota Diretor de Meio Ambiente Azurit Engenharia e Meio Ambiente

COMPENSAÇÕES AMBIENTAIS. Luciano Cota Diretor de Meio Ambiente Azurit Engenharia e Meio Ambiente COMPENSAÇÕES AMBIENTAIS Luciano Cota Diretor de Meio Ambiente Azurit Engenharia e Meio Ambiente POR QUE COMPENSAR? COMPENSAR (verbo transitivo direto) Equilibrar; balancear o efeito de uma coisa com outra;

Leia mais

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental.

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. LOTEAMENTO Sistema de Licenciamento Ambiental SISLAM Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. 1 - Procedimentos de licenciamento: 1. Os responsáveis pelas

Leia mais

PARECER ÚNICO: 179/2010 PROTOCOLO Nº /2010. Município: Prudente de Morais. Sub Bacia: Rio das Velhas

PARECER ÚNICO: 179/2010 PROTOCOLO Nº /2010. Município: Prudente de Morais. Sub Bacia: Rio das Velhas PARECER ÚNICO: 179/2010 PROTOCOLO Nº 329892/2010 PA COPAM nº 14370/2005/002/2008 Solicitação de inclusão e de alteração de de condicionante Empreendedor: INCA - Incineração e Controle Ambiental Ltda Empreendimento:

Leia mais

PARECER TÉCNICO AMBIENTAL ATIVIDADE SUINOCULTURA

PARECER TÉCNICO AMBIENTAL ATIVIDADE SUINOCULTURA PARECER TÉCNICO AMBIENTAL ATIVIDADE SUINOCULTURA Em análise técnica do requerimento, e da documentação apresentada pelo Sr. ELEANDRO ANTÔNIO DALCIN CPF 435.977.770-15, com propriedade rural na Linha Lajeado

Leia mais

Prefeitura Municipal de Nova Viçosa publica:

Prefeitura Municipal de Nova Viçosa publica: Prefeitura Municipal de Nova Viçosa 1 Quarta-feira Ano Nº 2503 Prefeitura Municipal de Nova Viçosa publica: Processo RLAU 004/2018 Licença Ambiental - Empreendimento: Auto Posto Catavento Ltda - Matriz.

Leia mais

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental.

Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. EDIFICAÇÕES Sistema de Licenciamento Ambiental SISLAM Procedimentos para apresentação de documentação para licenciamento municipal ambiental. 1 - Procedimentos de licenciamento: 1. Os responsáveis pelas

Leia mais

Esta iniciativa reafirma o compromisso do Sistema FAEMG com a proteção da natureza. Carlos Alberto Assessoria de Meio Ambiente do SISTEMA FAEMG

Esta iniciativa reafirma o compromisso do Sistema FAEMG com a proteção da natureza. Carlos Alberto Assessoria de Meio Ambiente do SISTEMA FAEMG Esta iniciativa reafirma o compromisso do Sistema FAEMG com a proteção da natureza. Carlos Alberto Assessoria de Meio Ambiente do SISTEMA FAEMG PROGRAMA NOSSO AMBIENTE SISTEMA FAEMG OBJETIVO Água, solo

Leia mais

ANEXO I. Condicionantes para Licença de Operação (LO) da Ambientec Incineração de Resíduos Ltda.

ANEXO I. Condicionantes para Licença de Operação (LO) da Ambientec Incineração de Resíduos Ltda. Pág. 1 de 5 ANEXO I Condicionantes para Licença de Operação (LO) da Ambientec Incineração de Resíduos Ltda. Empreendedor: Ambientec Incineração de Resíduos Ltda Empreendimento: Ambientec Incineração de

Leia mais

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe. Transporte rodoviário de resíduos perigosos - classe I 01 veículo

Atividades objeto do licenciamento: Código DN 74/04 Descrição Classe. Transporte rodoviário de resíduos perigosos - classe I 01 veículo PARECER ÚNICO - SUPRAM SM PROTOCOLO Nº 0557469/2012 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 15308/2007/004/2012 LO Transporte DEFERIMENTO Outorga: não se aplica - x - - x - Intervenção Ambiental:

Leia mais

VESTA IND. E COM. DE ARTIGOS DE PVC LTDA. VESTA IND. E COM. DE ARTIGOS DE PVC LTDA.

VESTA IND. E COM. DE ARTIGOS DE PVC LTDA. VESTA IND. E COM. DE ARTIGOS DE PVC LTDA. Pág. 1 de 9 PARECER ÚNICO Nº 85524/2013(SIAM) INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental 28833/2011/002/2012 Sugestão pelo Deferimento FASE DO LICENCIAMENTO: Licença de Operação

Leia mais

PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº /2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 01696/2002/001/2002 Alteração de

PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº /2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 01696/2002/001/2002 Alteração de PARECER ÚNICO PROTOCOLO Nº 966600/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 01696/2002/001/2002 Alteração de deferimento condicionante Outorga Nº 081/2004 Nº1024/2005 APEF Nº / Reserva

Leia mais

3 E Interceptores, Emissários, Elevatórias e Reversão de Esgoto

3 E Interceptores, Emissários, Elevatórias e Reversão de Esgoto Pág. 1 de 9 PARECER ÚNICO Nº INDEXADO AO PROCESSO: PA COPAM: SITUAÇÃO: Licenciamento Ambiental 6376/2007/002/2009 Sugestão pelo Deferimento FASE DO LICENCIAMENTO: Prorrogação da Licença de Instalação VALIDADE

Leia mais

PARECER ÚNICO SUPRAMZM Nº: /2008

PARECER ÚNICO SUPRAMZM Nº: /2008 1/15 SUPRAMZM Nº: 514413/2008 Indexado ao(s) Processo(s): Licenciamento Ambiental Nº: 16613/2007/2001/2008 Outorga No: Reserva Legal No: 1. IDENTIFICAÇÃO Empreendimento (Razão Social) /Empreendedor (nome

Leia mais

1. Documentos Administrativos (original ou fotocópia autenticada)

1. Documentos Administrativos (original ou fotocópia autenticada) Roteiro Orientativo para Licença Prévia Número Roteiro: CODEMA.LP.1-7 Nome Roteiro: Licença Prévia para Projetos Agropecuários Objetivo: Requerer a Licença Prévia para implantação de Projetos Agropecuários

Leia mais

Unidade de Conservação: no entorno da Reserva Biológica Municipal

Unidade de Conservação: no entorno da Reserva Biológica Municipal PARECER ÚNICO SUPRAM-SM PROTOCOLO Nº 095945/2009 Indexado ao(s) Processo(s) Licenciamento Ambiental Nº 00131/1992/003/2009 LOC - Ampliação DEFERIMENTO Processo IGAM Não se aplica APEF Nº - Não se aplica

Leia mais

RELATÓRIO DE AÇÕES DE AQUISIÇÃO DE MÃO DE OBRA, PRODUTOS E SERVIÇOS NO MUNICÍPIO DE MINEIROS GO

RELATÓRIO DE AÇÕES DE AQUISIÇÃO DE MÃO DE OBRA, PRODUTOS E SERVIÇOS NO MUNICÍPIO DE MINEIROS GO RELATÓRIO DE AÇÕES DE AQUISIÇÃO DE MÃO DE OBRA, PRODUTOS E SERVIÇOS NO MUNICÍPIO DE MINEIROS GO Agosto, 2016. ÍNDICE 1. Apresentação... 3 2. Empreendedor... 3 3. Ações de aquisição de mão de obra, produtos

Leia mais

Plano de Gestão Ambiental. Atualizado em 25 de junho de 2018

Plano de Gestão Ambiental. Atualizado em 25 de junho de 2018 Plano de Gestão Ambiental Atualizado em 25 de junho de 2018 Plano de Gestão Ambiental O Plano de Gestão Ambiental (PGA) visa efetivar a gestão ambiental integrada aos pilares econômico, social e ambiental,

Leia mais

MUNICÍPIO DE NOVA BOA VISTA

MUNICÍPIO DE NOVA BOA VISTA LICENÇA AMBIENTAL LICENÇA OPERAÇÃO LO nº 0121/2016 A SECRETARIA MUNICIPAL DA AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE, criada pela Lei Municipal nº 003 de 1993, no exercício das atribuições que lhe confere a Lei Municipal

Leia mais

RESOLUÇÃO N 005, DE 26 DE FEVEREIRO DE Revoga Instrução Normativa 11, de

RESOLUÇÃO N 005, DE 26 DE FEVEREIRO DE Revoga Instrução Normativa 11, de RESOLUÇÃO N 005, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2014. (D.O.E 14/03/14) Interferência(s) Requisito(s) Revoga Instrução Normativa 11, de 09-12-2013 Dispõe sobre os procedimentos de Licenciamento Ambiental dos projetos

Leia mais