MEMORIAL DESCRITIVO DE PROJETO DE INFRA ESTRUTURA DE REDE DE FIBRAS ÓTICAS DA REQUALIFICAÇÃO DO CORREDOR DA AV. MARECHAL FLORIANO PEIXOTO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MEMORIAL DESCRITIVO DE PROJETO DE INFRA ESTRUTURA DE REDE DE FIBRAS ÓTICAS DA REQUALIFICAÇÃO DO CORREDOR DA AV. MARECHAL FLORIANO PEIXOTO"

Transcrição

1 MEMORIAL DESCRITIVO DE PROJETO DE INFRA ESTRUTURA DE REDE DE FIBRAS ÓTICAS DA REQUALIFICAÇÃO DO CORREDOR DA AV. MARECHAL FLORIANO PEIXOTO Na elaboração deste documento, foram observadas, principalmente as seguintes normas e legislações: - NBR 5410/2004 e normas da COPEL e ANATEL Projetos de Instalações Elétricas e complementares; O presente projeto foi elaborado com a colaboração do Instituto Curitiba de Informática, responsável pela administração da rede de dados da Prefeitura de Curitiba. 1. Definições e Abreviaturas Projetos de Infraestrutura de rede de Fibra Ótica da Requalificação do Corredor da Av. Marechal Floriano Peixoto. 2. Padronização A padronização englobou todos os aspectos de construção e de especificação de produtos a serem fornecidos pelas empresas de construção e indústrias de equipamentos de telecomunicações. Os códigos são mantidos por lei, ao passo que padrões provêem regras e/ou protocolos que o governo estabelece na aplicação da tecnologia. Padrões tornam-se uma diretiva quando situados dentro de um documento ou adotados como um policiamento corporativo. 3. Procedimentos Para a elaboração dos projetos, foram disponibilizados recursos humanos qualificados e suficientes para garantir um projeto de qualidade, que atenda aos parâmetros técnicos necessários, assim como os prazos contratados. Foram obedecidas às leis e posturas municipais, estaduais e federais. O projeto atendeu também os padrões exigidos pelas concessionárias e permissionárias envolvidas. O IPPUC será responsável pela obtenção da aprovação técnica dos projetos junto aos órgãos públicos estaduais, federais, e/ou concessionárias quando a rede de infraestrutura se localizar ao longo de faixas de domínio ou quando interceptar as mesmas. Serão de responsabilidade da empresa contratada as modificações no projeto, decorrentes de exigências feitas por

2 prefeitura ou órgãos públicos, bem como os custos e taxas eventualmente cobradas pelos órgãos responsáveis para a análise e aprovação dos projetos. 4. Premissas de Engenharia Além de viabilidade técnica e econômica, os projetos garantem também os aspectos de segurança do trabalhador, bem-estar e segurança pública, segurança da rede de comunicação de dados e facilidades e considerações de manutenção e restauração das redes. As características da transmissão e a vida útil das fibras se degradam em decorrência de tensões de trações ou curvaturas excessivas que ocorram durante a instalação do cabo. Assim, os projetistas levaram esse fato em consideração durante a elaboração dos projetos. 5. Obrigações de elaboração dos projetos O IPPUC foi responsável pela elaboração de desenhos, planilhas e memoriais descritivos e pelo provimento de qualquer outra informação útil ou necessária para a construção das redes e para a obtenção de licenças; A escala e o formato dos desenhos atendeu as exigências do órgão licenciador (ATI/Prefeitura Municipal de Curitiba), sempre que diferirem do padrão estabelecido; Os desenhos de projeto referentes à construção de canalizações subterrâneas trouxeram todas as informações sobre obstáculos que possam afetar a construção; Os desenhos de projeto contêm todos os detalhes e informações exigidas na obtenção de licenças de construção e autorizações, como, por exemplo, detalhes de postes, pontes, canalizações, etc.; 6. Arquivos em Meio Eletrônico (CD) Os projetos foram fornecidos em meio eletrônico, arquivos tipo DWG, com plantas em escala. Os arquivos foram gerados em Autocad As informações associadas aos projetos foram apresentados em formato compatível com o Office 2007, ou outra versão, indicada pela Assessoria Técnica de Informações da PMC (ATI) e ICI. 7. Desenhos de Projeto e Cadastro Os desenhos de projeto foram apresentados de forma precisa e completa, refletindo sempre a realidade de campo, quer seja no momento de sua primeira emissão, quer seja nas fases de projeto, com todos os desenhos em escala conforme indicação.

3 8. Título e Legenda de Planta As plantas contêm um título no lado direito inferior com as seguintes informações: 1. Logotipo PMC, URBS, IPPUC; 2. Nome e número do projeto; 3. Local da obra; 4. Logotipo e nome da Contratada, responsável pela elaboração do projeto; 5. Nome e número do CREA do responsável técnico pela aprovação do projeto; 6. Número do desenho; 7. Número do contrato; 8. Data; 9. Escala do desenho; 10. Tipo de serviço. Na faixa inferior da prancha, há uma legenda com as informações da planta colocada na parte superior da faixa; os símbolos e definições utilizadas no projeto e notas fornecendo informações relevantes; na faixa inferior, ao lado da legenda, foi colocado o quadro de revisões com o número da revisão, motivo, data da revisão e aprovação pela ATI/Prefeitura Municipal de Curitiba. 9. Planta de Projeto As plantas de projeto contêm o projeto todo e mostra a divisão das plantas individuais com sua respectiva numeração, indicação do norte, seta indicando o norte verdadeiro e as datas de todas as revisões e emissões. Todas as medidas e informações necessárias como linha de centro da rua, endereços dos prédios, calçadas, ruas, cercas, divisa de lote e demais interferências são apresentadas. 10. Infraestrutura de Rede Subterrânea O traçado está na posição correta, distâncias de centro a centro entre caixas subterrâneas, subidas de lateral, medidas da tubulação, os lances de dutos apresentando um desenho com um corte transversal mostrando a formação dos dutos (prisma de dutos), profundidade, proteções, fita de advertência, etc. 11. Simbologia Nos desenhos de projeto, a simbologia tem uma importante função, pois nos permite entender e analisá-los, assim como nos fornece informações de materiais, detalhes, cálculos e serviços a serem executados de maneira precisa.

4 12. Premissas de Projeto 01. Canalizações Subterrâneas (Dutos e Caixas de Passagem) As canalizações deverão dispor de, no mínimo, 01 caixa subterrânea por quadra, obedecida a distância máxima de 100,00 metros entre as mesmas. 02. Numeração de Caixa Subterrânea A numeração será sequencial, no sentido da rota. Quando houver derivações, numera-se primeiro o ramal à direita, depois à esquerda, retornando-se à sequência da rota. Cada município terá sua numeração própria. No caso de ampliação, a caixa projetada entre duas caixas existentes receberá o número sequencial da numeração do município. 03. Canalização Subterrânea A PMC ou órgão competente, foi consultado para a definição do método de construção a ser adotado: MND (não destrutivo), por meio da abertura de valas, manual ou mecanizado. 04. Caixa Subterrânea As caixas subterrâneas devem ser preferencialmente de concreto, posicionadas nas calçadas e próximas das esquinas; as localizadas no leito carroçável deverão apresentar, obrigatoriamente, tampão circular e pescoço (DRR-27) Tipos e Tamanhos As caixas subterrâneas de concreto deverão ser do tipo CS R2, com as seguintes dimensões: C=1,07xL=0,52xH=1,00m.

5 05. Linha de Dutos e Subdutos As linhas deverão ser construídas com dutos corrugados em PEAD. Os subdutos deverão ser de PVC para uso no interior dos dutos corrugados em PEAD. Ao longo da linha de duto deve ser lançada uma fita de advertência. Após a abertura das valas, deve-se nivelar o fundo para um correto assentamento dos dutos corrugados em PEAD; devem ser utilizados espaçadores para uma correta ordenação dos referidos dutos, podendo os mesmos serem envelopados em concreto, areia ou terra peneirada. 06. Formação de Prismas de Dutos e Subdutos O prisma é classificado em função do número de dutos ou subdutos que a constituem. 07. Método não Destrutivo Dependendo da situação do local da obra, poderá ser adotado o método não destrutivo para a instalação de dutos corrugados em PEAD. O posicionamento dos equipamentos e acessórios, tipo máquina, reservatório de líquido para perfuração e reservatórios de decantação, deve ser negociado com a prefeitura ou órgão competente. Da mesma forma que no método anterior, faz-se necessária a adoção de medidas de sinalização, segurança e proteção durante o andamento das obras. O método consiste na execução de um furo piloto e posterior puxamento dos dutos corrugados em PEAD. A profundidade de perfuração será determinada pela URBS e em conformidade com as regras da prefeitura ou órgão competente, e, após a conclusão dos serviços, deve ser feito teste com mandril em todos os dutos. 08. Construção de Lateral Na locação do lateral deverá ser verificado o posicionamento do mesmo em relação à fachada de imóveis/sites, ocorrência de acidentes de trânsito, locais de enchentes e o afastamento em relação a transformadores elétricos. A construção do lateral deverá seguir o padrão para construção de canalização subterrânea descrito acima, e o padrão da concessionária de energia para instalação no poste.

6 09. Travessias de Pontes e Viadutos Dependendo da situação encontrada no local, pode-se ter a instalação dos tubos de forma aparente ou embutida no interior da ponte. Quando aparente, recomenda-se a utilização de tubos de ferro galvanizado. Quando embutida, poderá ser utilizado tanto o PVC ou de ferro galvanizado. Devem ser construídas caixas subterrâneas nas extremidades das travessias para facilitar a instalação dos cabos e a manutenção. Nas saídas das pontes, os dutos devem ser envelopados em concreto até a entrada nas caixas subterrâneas.

Anexo - IV. Manual de Contratação de Serviços de Construção de Infra-estrutura

Anexo - IV. Manual de Contratação de Serviços de Construção de Infra-estrutura Anexo - IV Manual de Contratação de Serviços de Construção de Infra-estrutura Elaborado por: Data : 13/06/2005 Revisado por: Joaquim C. Fanton Data: 13/09/2006 Revisado por: Joaquim C. Fanton Data: 27/02/2007

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS NS038 EXECUÇÃO DE RAMAL PREDIAL Revisão: 01 Out/08 SUMÁRIO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS NS038 EXECUÇÃO DE RAMAL PREDIAL Revisão: 01 Out/08 SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Objetivo e campo de aplicação...2 2. Referências...2 3. Definições...2 4. Condições para início dos serviços...2 5. Materiais e equipamentos necessários...3 5.1 Materiais...3 5.2 Equipamentos...3

Leia mais

SUMÁRIO HDD para Redes de Água HDD para Redes de Esgoto Sanitário...4

SUMÁRIO HDD para Redes de Água HDD para Redes de Esgoto Sanitário...4 SUMÁRIO 1. Objetivo e campo de aplicação...2 2. Referências...2 3. Definições...2 4. Condições para início dos serviços...3 5. Materiais e equipamentos necessários...3 5.1 HDD...3 5.2 Túnel Linner...3

Leia mais

Apreciação de projetos para ocupação da Faixa de Domínio da BR-101

Apreciação de projetos para ocupação da Faixa de Domínio da BR-101 Apreciação de projetos para ocupação da Faixa de Domínio da BR-101 Apresentação dos projetos abaixo para análise técnica. Tubulação de petróleo e seus derivados; Tubulação de gás; Transmissão de dados

Leia mais

EDITAL DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA COMPAGAS Nº 005/2015 GERÊNCIA DE ENGENHARIA ANEXO Q8 CRITÉRIOS DE MEDIÇÃO

EDITAL DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA COMPAGAS Nº 005/2015 GERÊNCIA DE ENGENHARIA ANEXO Q8 CRITÉRIOS DE MEDIÇÃO ITEM 1. INSTALAÇÃO DO(S) CANTEIRO(S) DE OBRAS, MOBILIZAÇÃO DE EQUIPAMENTOS E DE RECURSOS HUMANOS, ENTREGA DO MANUAL DE GARANTIA DA QUALIDADE, PLANEJAMENTO E CONTROLE DA OBRA E DESMOBILIZAÇÃO DA MESMA.

Leia mais

Título do Documento: Tipo: FECO-NT-01/14. Alterações FECO-D-04 e Compartilhamento de Infra-Estrutura. Nota Técnica

Título do Documento: Tipo: FECO-NT-01/14. Alterações FECO-D-04 e Compartilhamento de Infra-Estrutura. Nota Técnica Título do Documento: Alterações FECO-D-04 e Tipo: FECO-NT-01/14 Nota Técnica Alterações FECO-D-04 e Compartilhamento de Infra-Estrutura NOTA TÉCNICA FECO-NT-01/2014 1 - Alteração da Norma Técnica FECO-D-04,

Leia mais

PADRÃO DE REDE DE DISTRIBUIÇÃO SUBTERRÂNEA PARA LOTEAMENTO ABERTO

PADRÃO DE REDE DE DISTRIBUIÇÃO SUBTERRÂNEA PARA LOTEAMENTO ABERTO PADRÃO DE REDE DE DISTRIBUIÇÃO SUBTERRÂNEA PARA LOTEAMENTO ABERTO Celso Rogério Tomachuk dos Santos CPFL Piratininga Rogério Macedo Moreira CPFL Piratininga 1 CPFL Energia Visão Geral da Empresa Líder

Leia mais

ANEXO I - ORIENTAÇÕES GERAIS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS A SEREM APRESENTADAS NO PROJETO PROVISÓRIO DE INSTALAÇÃO (PPI)

ANEXO I - ORIENTAÇÕES GERAIS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS A SEREM APRESENTADAS NO PROJETO PROVISÓRIO DE INSTALAÇÃO (PPI) ANEXO I - ORIENTAÇÕES GERAIS E INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS A SEREM APRESENTADAS NO PROJETO PROVISÓRIO DE 1. A EMPRESA, após a realização da Vistoria Inicial Conjunta, deverá elaborar e enviar o Projeto Provisório

Leia mais

EDITAL DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA 009/2015 ANEXO Q8 CRITÉRIOS DE MEDIÇÃO

EDITAL DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA 009/2015 ANEXO Q8 CRITÉRIOS DE MEDIÇÃO ITEM 1 SERVIÇOS E MATERIAIS PARA IMPLANTAÇÃO DE RAMAIS DE POLIETILENO E/OU AÇO CARBONO. Todos os serviços e materiais necessários (exceto os materiais relacionados no Anexo Q2) à implantação dos ramais

Leia mais

Título do Documento: Tipo: FECO-NT-01/16. Alterações FECO-D-04 e Compartilhamento de Infra-Estrutura. Nota Técnica

Título do Documento: Tipo: FECO-NT-01/16. Alterações FECO-D-04 e Compartilhamento de Infra-Estrutura. Nota Técnica Título do Documento: Alterações FECO-D-04 e Tipo: FECO-NT-01/16 Nota Técnica Alterações FECO-D-04 e Compartilhamento de Infra-Estrutura 1 - Alteração da Norma Técnica FECO-D-04, nos ítens abaixo relacionados:

Leia mais

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS FOLHA DE CAPA TÍTULO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ASSENTAMENTO DE TUBULAÇÕES DE POLIETILENO NÚMERO ORIGINAL NÚMERO COMPAGAS FOLHA ET-6000-6520-940-TME-009 ET-65-940-CPG-009 1 / 6 CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS

Leia mais

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS FOLHA DE CAPA TÍTULO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA ESTUDOS DE INTERFERÊNCIA ELETROMAGNÉTICA NA RDGN NÚMERO ORIGINAL NÚMERO COMPAGAS FOLHA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS 1 / 6 ESTA FOLHA DE CONTROLE INDICA EM QUE

Leia mais

Construção ou Readequação de Acesso na Faixa de Domínio da BR-101

Construção ou Readequação de Acesso na Faixa de Domínio da BR-101 Construção ou Readequação de Acesso na Faixa de Domínio da BR-101 Documentação necessária para a solicitação de construção/readequação de Acesso: 1º PASSO: ESTUDO DE VIABILIDADE DO ACESSO a) Ofício: Tipo

Leia mais

EDITAL DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA 015/2010 ANEXO J MEMORIAL DESCRITIVO

EDITAL DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA 015/2010 ANEXO J MEMORIAL DESCRITIVO MEMORIAL DESCRITIVO ESTUDOS DE INTERFERÊNCIA ELETROMAGNETICA ENTRE REDES DE ALTA TENSÃO E REDES DE DISTRIBUIÇÃO DE GÁS EM AÇO CARBONO 1 OBJETIVO O presente Memorial Descritivo tem por objetivo definir

Leia mais

CRITÉRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO ELÉTRICO VIA CPRE WEB

CRITÉRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO ELÉTRICO VIA CPRE WEB CRITÉRIO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETO ELÉTRICO VIA CPRE WEB Sumário 1. RESUMO... 3 2. HISTÓRICO... 3 3. OBJETIVO... 3 4. APLICAÇÃO... 3 5. REFERÊNCIA... 3 6. DEFINIÇÕES... 4 7. DESCRIÇÃO E RESPONSABILIDADES...

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS

PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS Folha 1 de 6 REV: 0 1. INTRODUÇÃO Este procedimento é baseado na Resolução n 2.695/08, alterada pela Resolução n 5.405/17 da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e norma ABNT NBR 15938:2016.

Leia mais

REMANEJAMENTO DE REDE DE DISTRIBUIÇÃO AÉREA

REMANEJAMENTO DE REDE DE DISTRIBUIÇÃO AÉREA REMANEJAMENTO DE REDE DE DISTRIBUIÇÃO AÉREA Redes de Distribuição de Baixa e Média Tensão CANOAS- RS MEMORIAL TÉCNICO DESCRITIVO PROJETO EXECUTIVO 1. OBJETIVO: Fornecer informações necessárias sobre os

Leia mais

CÓDIGO TÍTULO VERSÃO REDE DE DISTRIBUIÇÃO SUBTERRÂNEA - PROJETO EM VIAS PÚBLICAS (MEDIA TENSÃO)

CÓDIGO TÍTULO VERSÃO REDE DE DISTRIBUIÇÃO SUBTERRÂNEA - PROJETO EM VIAS PÚBLICAS (MEDIA TENSÃO) SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO ESPECIFICAÇÃO CÓDIGO TÍTULO VERSÃO ES.DT.PDN.03.01.001 VIAS PÚBLICAS (MEDIA TENSÃO) 01 APROVADO POR PAULO JORGE TAVARES DE LIMA ENGENHARIA - SP SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2.

Leia mais

PROCEDIMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO. Título

PROCEDIMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO. Título PROCEDIMENTOS DE DISTRIBUIÇÃO Título ATENDIMENTO DE LIGAÇÃO DE CONSUMIDORES JUNTO À FAIXA DE PRAIA DA ORLA MARÍTIMA Código NTD-00.074 Data da emissão 05.12.2005 Data da última revisão 18.01.2008 Folha

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO ILUMINAÇÃO EXTERNA RODOVIÁRIA

MEMORIAL DESCRITIVO ILUMINAÇÃO EXTERNA RODOVIÁRIA MEMORIAL DESCRITIVO ILUMINAÇÃO EXTERNA RODOVIÁRIA OBRA: PROPRIETÁRIO: LOCALIZAÇÃO: BAIRRO: Iluminação Externa Rodoviária Prefeitura Municipal de Videira ROD. ENG. LINEU BONATO CAMPO EXPERIMENTAL DATA:

Leia mais

Os projetos serão analisados mediante a apresentação de toda a documentação solicitada.

Os projetos serão analisados mediante a apresentação de toda a documentação solicitada. PARA A ANÁLISE DE PROJETOS DE, INFORMAMOS QUE PARA A ABERTURA DO PROCESSO E ANÁLISE DO PEDIDO, TODA A DOCUMENTAÇÃO ABAIXO É NECESSÁRIA PARA CADA TRECHO: OBSERVAÇÕES IMPORTANTES: Os projetos serão analisados

Leia mais

Considerações Complementares para Projetos do Compartilhamento de Infraestrutura

Considerações Complementares para Projetos do Compartilhamento de Infraestrutura Considerações Complementares para Projetos do Compartilhamento de Infraestrutura (Este documento não substitui nenhuma norma ou comunicado, apenas visa apresentar um padrão de projeto a ser seguido pelas

Leia mais

DEOP DIRETORIA DE ENGENHARIA E OPERAÇÕES EPE PLANEJAMENTO E ENGENHARIA MANUAL DE TUBULAÇÕES TELEFÔNICAS PREDIAIS

DEOP DIRETORIA DE ENGENHARIA E OPERAÇÕES EPE PLANEJAMENTO E ENGENHARIA MANUAL DE TUBULAÇÕES TELEFÔNICAS PREDIAIS CAPÍTULO 1: DISPOSIÇÕES GERAIS FINALIDADE Este manual estabelece os critérios, padrões e procedimentos a serem seguidos na elaboração de projeto e construção de tubulações telefônicas em edifícios. A SERCOMTEL

Leia mais

EDITAL DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA COMPAGAS Nº 027/2012 GERÊNCIA DE ENGENHARIA ANEXO K MEMORIAL DESCRITIVO

EDITAL DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA COMPAGAS Nº 027/2012 GERÊNCIA DE ENGENHARIA ANEXO K MEMORIAL DESCRITIVO MEMORIAL DESCRITIVO Projetos Executivos dos Ramais de Interligação da Rede de Distribuição de Gás Natural da COMPAGAS 1. OBJETIVO O presente Memorial Descritivo tem por objetivo definir os requisitos básicos

Leia mais

Procedimentos de Implantação de Postes pela AES Eletropaulo. Gerência Executiva de Planejamento e Engenharia

Procedimentos de Implantação de Postes pela AES Eletropaulo. Gerência Executiva de Planejamento e Engenharia ID-2.024 Procedimentos de Implantação de Postes pela AES Eletropaulo Instrução Técnica Gerência Executiva de Planejamento e Engenharia Gerência de Engenharia da Distribuição e Automação Gerência de Projetos

Leia mais

SUMÁRIO 5- PROJETO ESTRUTURAL DE CAIXAS E BASES EXECUTADAS IN-LOCO. N.Documento: Categoria: Versão: Aprovado por: Data Publicação: Página:

SUMÁRIO 5- PROJETO ESTRUTURAL DE CAIXAS E BASES EXECUTADAS IN-LOCO. N.Documento: Categoria: Versão: Aprovado por: Data Publicação: Página: Rede de Subterrânea para Condomínios - SUMÁRIO 1- FINALIDADE 2- ÂMBITO DE APLICAÇÃO 3- NORMAS COMPLEMENTARES 4- PROJETO BÁSICO CIVIL 4.1- Generalidades 4.2- Bancos de Dutos 4.3- Caixas de Inspeções 4.4-

Leia mais

MIT Manual de Infraestrutura

MIT Manual de Infraestrutura Copel Telecom MIT Manual de Infraestrutura BEL Fibra 04 de junho de 2014 Sumário Requisitos mínimos de infraestrutura para o cliente... 3 Instruções Gerais... 3 Passos para instalação... 3 Edificações

Leia mais

SUMÁRIO 1 OBJETIVO NORMAS COMPLEMENTARES CONSIDERAÇÕES GERAIS APRESENTAÇÃO DO PROJETO... 3

SUMÁRIO 1 OBJETIVO NORMAS COMPLEMENTARES CONSIDERAÇÕES GERAIS APRESENTAÇÃO DO PROJETO... 3 SUMÁRIO 1 OBJETIVO... 2 2 NORMAS COMPLEMENTARES... 2 3 CONSIDERAÇÕES GERAIS... 2 4 APRESENTAÇÃO DO PROJETO... 3 4.1 Projeto elétrico... 3 4.1.1 Memorial técnico descritivo elétrico... 3 4.1.2 Planta do

Leia mais

Memorial Descritivo e Especificações Técnicas. Instalações Elétricas. Quadra Poliesportiva

Memorial Descritivo e Especificações Técnicas. Instalações Elétricas. Quadra Poliesportiva Memorial Descritivo e Especificações Técnicas Instalações Elétricas Quadra Poliesportiva Identificação do Projeto: Dados da Obra: Nome: Quadra Poliesportiva do Campus Restinga. Endereço: Rua Alberto Hoffmann,

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO OBRA: GUARITA E BALANÇA ELETRÔNICA PARA PESAGEM DE CAMINHÕES LOCAL: IMPLANTAÇÃO DE TRANSBORDO

MEMORIAL DESCRITIVO OBRA: GUARITA E BALANÇA ELETRÔNICA PARA PESAGEM DE CAMINHÕES LOCAL: IMPLANTAÇÃO DE TRANSBORDO MEMORIAL DESCRITIVO OBRA: GUARITA E BALANÇA ELETRÔNICA PARA PESAGEM DE CAMINHÕES LOCAL: IMPLANTAÇÃO DE TRANSBORDO LOGRADOURO: ERS 344/Km 89 Distrito Restinga Seca/Linha Maria Luiza CIDADE: SANTO ÂNGELO

Leia mais

INSTRUÇÃO DE TRABALHO

INSTRUÇÃO DE TRABALHO PÁGINA: 1 / 20 L ELABORAÇÃO Daniel Barbosa Engenheiro Civil ANÁLISE CRÍTICA Thiago Barreto Coordenador de Obras APROVAÇÃO André Alves Gerente de Engenharia PÁGINA: 2 / 20 SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. DOCUMENTOS

Leia mais

CÓDIGO TÍTULO VERSÃO REDES DE DISTRIBUIÇÃO CONDIÇÕES ESPECÍFICAS PARA CONDOMÍNIOS E LOTEAMENTOS FECHADOS

CÓDIGO TÍTULO VERSÃO REDES DE DISTRIBUIÇÃO CONDIÇÕES ESPECÍFICAS PARA CONDOMÍNIOS E LOTEAMENTOS FECHADOS SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO PADRÃO TÉCNICO CÓDIGO TÍTULO VERSÃO PT.DT.PDN.03.05.021 PARA CONDOMÍNIOS E LOTEAMENTOS FECHADOS 01 APROVADO POR PAULO JORGE TAVARES DE LIMA ENGENHARIA - SP SUMÁRIO 1. OBJETIVO...

Leia mais

SUMÁRIO. laboração Revisão Data da revisão Aprovado (ou Aprovação) Data aprovação Luiz Fernando J. Albrecht

SUMÁRIO. laboração Revisão Data da revisão Aprovado (ou Aprovação) Data aprovação Luiz Fernando J. Albrecht SUMÁRIO 1. Objetivo e campo de aplicação...2 2. Referências...2 3. Definições...2 4. Condições para início dos serviços...2 5. Materiais e equipamentos necessários...3 5.1 Materiais...3 5.2 Equipamentos...3

Leia mais

ANEXO VIII MANUAL DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSTRUÇÃO DE REDES DE FIBRAS ÓPTICAS 1

ANEXO VIII MANUAL DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSTRUÇÃO DE REDES DE FIBRAS ÓPTICAS 1 ANEXO VIII MANUAL DE CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSTRUÇÃO DE REDES DE FIBRAS ÓPTICAS 1 1. OBJETIVO Este documento tem por objetivo: a. Estabelecer uma padronização na Contratação de Serviços de Construção

Leia mais

ITENS EXIGIDOS PELA OPERADORA TUBULAÇÃO DE ENTRADA SUBTERRÂNEA

ITENS EXIGIDOS PELA OPERADORA TUBULAÇÃO DE ENTRADA SUBTERRÂNEA Readequação do DG TUBULAÇÃO DE ENTRADA SUBTERRÂNEA Instalar tubo galvanizado 50 mm ( subida de lateral ) com ( 3 ) três amarrações com fita galvanizada ou arame galvanizado ( 8 voltas ); Utilizar PVC rígido

Leia mais

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS FOLHA DE CAPA TÍTULO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA SINALIZAÇÃO DE OBRAS NÚMERO ORIGINAL NÚMERO COMPAGAS FOLHA ET-6000-6520-940-TME-017 ET-65-940-CPG-017 1 / 6 CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS ESTA FOLHA DE CONTROLE

Leia mais

Instalações Elétricas Prediais A ENG04482

Instalações Elétricas Prediais A ENG04482 Instalações Elétricas Prediais A ENG04482 Prof. Luiz Fernando Gonçalves AULA 17 - Projetos de Instalações Telefônicas Porto Alegre - 2012 Tópicos Projetos de instalações telefônicas Simbologia Caixas de

Leia mais

CÓDIGO TÍTULO VERSÃO CRITÉRIOS DE PROJETO - CÁLCULO MECÂNICO PARA REDES DE DISTRIBUIÇÃO

CÓDIGO TÍTULO VERSÃO CRITÉRIOS DE PROJETO - CÁLCULO MECÂNICO PARA REDES DE DISTRIBUIÇÃO SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO CÓDIGO TÍTULO VERSÃO ES.DT.PJE.01.00.002 REDES DE DISTRIBUIÇÃO 01 APROVADO POR JOSELINO SANTANA FILHO - ENGENHARIA E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS NS024 CORTES E DESATIVAÇÃO DE REDES DE ÁGUA Revisão: 00 Abr/08 SUMÁRIO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS NS024 CORTES E DESATIVAÇÃO DE REDES DE ÁGUA Revisão: 00 Abr/08 SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Objetivo e campo de aplicação...2 2. Referências...2 3. Definições...2 4. Condições para início dos serviços...3 5. Materiais e equipamentos necessários...3 5.1 Materiais...3 5.2 Equipamentos...4

Leia mais

Substituição do Transformador do Campus Provisório Rio Largo

Substituição do Transformador do Campus Provisório Rio Largo Memorial Descritivo Especificações Técnicas Instalações Elétricas de Alta e Baixa Tensão Substituição do Transformador do Campus Provisório Rio Largo Shyrdnez de Azevedo Farias Engenheiro Eletricista CREA/AL

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SUMÁRIO 1. Objetivo e campo de aplicação...2 2. Referências...2 3. Definições...2 4. Condições para início dos serviços...2 5. Materiais e equipamentos necessários...2 5.1 Materiais...3 5.2 Equipamentos...3

Leia mais

Projeto Instalação Sala 3D v. 1.0 Pearson Sistemas do Brasil

Projeto Instalação Sala 3D v. 1.0 Pearson Sistemas do Brasil / 2 v..0 Pearson Sistemas do Brasil Pearson Centro de Serviços Compartilhados Rua Deolinda, 70 Jardim Macedo Ribeirão Preto SP Brasil Pág./2 Departamento de Qualidade em TI Fone +55 (6) 3603 9272 2/ 2

Leia mais

SUPERINTENDÊNCIA DE TRANSMISSÃO - STR ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA / 64 APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS ELABORADOS EM COMPUTADOR

SUPERINTENDÊNCIA DE TRANSMISSÃO - STR ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA / 64 APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS ELABORADOS EM COMPUTADOR 1/11 APRESENTAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS ELABORADOS EM COMPUTADOR Elaborado por: Verificado por: Aprovado por: SENSES / EQPEC / EQPCS Mauro Mikoda José Eduardo Dias Olesko 2/11 ÍNDICE 1. OBJETIVO 3 2.

Leia mais

Aula 1 Filosofia de Projeto

Aula 1 Filosofia de Projeto Aula 1 Filosofia de Projeto PESQUISA Quantidade de disjuntores Ponto de aterramento Instalação monofásica, bifásica ou trifásica (potência) Metodologia de divisão dos circuitos 1 Um projeto é a apresentação

Leia mais

ANEXO XIV - PROJETO BÁSICO

ANEXO XIV - PROJETO BÁSICO CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA PARA REFORMULAÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DA RUA PADRE CHAGAS E PROXIMIDADES ANEXO XIV - PROJETO BÁSICO 1) GENERALIDADES O presente Projeto Básico tem como objetivo

Leia mais

ANEXO XV - PROJETO BÁSICO

ANEXO XV - PROJETO BÁSICO CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA PARA REFORMULAÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DA RUA PADRE CHAGAS E PROXIMIDADES ANEXO XV - PROJETO BÁSICO 1) GENERALIDADES O presente Projeto Básico tem como objetivo estabelecer

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE TERMINAIS E DESVIOS FERROVIÁRIOS Informações para Apresentação de Projeto Revisão 21/06/12

IMPLANTAÇÃO DE TERMINAIS E DESVIOS FERROVIÁRIOS Informações para Apresentação de Projeto Revisão 21/06/12 IMPLANTAÇÃO DE TERMINAIS E Em atenção à solicitação de Implantação de Terminais e Desvios Ferroviários, informamos que para abertura do processo e análise do pedido, serão necessários os documentos abaixo:

Leia mais

DESENHO DE ARQUITETURA I

DESENHO DE ARQUITETURA I DESENHO DE ARQUITETURA I MATERIAL NECESSÁRIO PARA O ANDAMENTO DA DISCIPLINA 1 Esquadro de 30º; 1 Esquadro de 45º; 1 Compasso (preferencialmente metálico); Lápis HB (ou Lapiseira 0,5mm com Grafite HB);

Leia mais

LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA TENSÃO

LIGAÇÕES ESPECIAIS PARA ATENDIMENTO EM BAIXA TENSÃO 1. Introdução Esta norma técnica prevê as condições de atendimento aos Quadros de Sensores e Boosters da Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar. 2. Características Gerais Tensão de atendimento: 127

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA PARA REFORMULAÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DO PARQUE FARROUPILHA.

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA PARA REFORMULAÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DO PARQUE FARROUPILHA. CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA PARA REFORMULAÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DO PARQUE FARROUPILHA. ANEXO XIV - PROJETO BÁSICO 1) GENERALIDADES O presente Projeto Básico tem como objetivo estabelecer

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. O projeto deverá obedecer integralmente às disposições do Regimento Interno. Deve-se apresentar:

MEMORIAL DESCRITIVO. O projeto deverá obedecer integralmente às disposições do Regimento Interno. Deve-se apresentar: 1. PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA O projeto deverá obedecer integralmente às disposições do Regimento Interno. Deve-se apresentar: - Levantamento Planialtimétrico; - Projeto de

Leia mais

Sistema Normativo Corporativo

Sistema Normativo Corporativo Sistema Normativo Corporativo COM LEITURA ATRAVÉS DE LENTE INSTALADA EM VERSÃO Nº PADRÃO TÉCNICO ATA Nº DATAA DATA DA VIGÊNCIA 00-10/08/2011 10/08/2011 APROVADO POR Edson Hideki Takauti SUMÁRIO 1. RESUMO...

Leia mais

Anexo - III. Manual de Projeto. Redes de Fibras Ópticas. da RNP

Anexo - III. Manual de Projeto. Redes de Fibras Ópticas. da RNP Anexo - III Manual de Projeto de Redes de Fibras Ópticas da RNP Elaborado por: Data: 02/02/2006 Fanton & Fanton Unidade Administrativa: Revisado por: Fanton & Fanton Aprovado por: Data: 07/08/2006 Data:

Leia mais

Padronização de Documentos de Uso do Laboratório de Arquitetura e Engenharia

Padronização de Documentos de Uso do Laboratório de Arquitetura e Engenharia PROCEDIMENTO DE SISTEMA PS 4.2.3/2 1/8 1. OBJETIVO Padronizar todos os documentos de uso do, de forma a aumentar a eficiência da execução dos projetos, otimizar o tempo dos profissionais envolvidos e também

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO COMPARTILHAMENTO DE POSTES DA REDE ELÉTRICA COM REDES DE TELECOMUNICAÇÕES E DEMAIS OCUPANTES

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO COMPARTILHAMENTO DE POSTES DA REDE ELÉTRICA COM REDES DE TELECOMUNICAÇÕES E DEMAIS OCUPANTES SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO ESPECIFICAÇÃO CÓDIGO TÍTULO VERSÃO ES.DT.PDN.03.05.028 COM REDES DE TELECOMUNICAÇÕES E DEMAIS APROVADO POR 01 PAULO JORGE TAVARES LIMA ENGENHARIA - SP MARCELO POLTRONIERI

Leia mais

A DURA-LINE é uma marca comercial da Mexichem, adquirida pelo grupo em 2014.

A DURA-LINE é uma marca comercial da Mexichem, adquirida pelo grupo em 2014. A DURA-LINE 4 A DURA-LINE é uma marca comercial da Mexichem, adquirida pelo grupo em 2014. A marca é Líder Mundial em dutos, sub dutos e microdutos de PEAD para o setor de Telecomunicação e Infraestrutura

Leia mais

PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO E PÂNICO

PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO E PÂNICO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DE SERVIÇO PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO E PÂNICO SERVIÇO DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO E PÂNICO PARA CONSTRUÇÕES, AMPLIAÇÕES E/OU REFORMAS

Leia mais

CÓDIGO TÍTULO VERSÃO PADRÃO DE ENTRADA COM CAIXA DE MEDIÇÃO COM LEITURA ATRAVÉS DE LENTE SÃO PAULO

CÓDIGO TÍTULO VERSÃO PADRÃO DE ENTRADA COM CAIXA DE MEDIÇÃO COM LEITURA ATRAVÉS DE LENTE SÃO PAULO SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO CÓDIGO TÍTULO VERSÃO PT.DT.PDN.03.14.002 LEITURA ATRAVÉS DE LENTE SÃO PAULO 02 APROVADO POR JOSELINO SANTANA FILHO ENGENHARIA E DESENVOLVIMENTO TECNÓLOGICO SUMÁRIO 1. OBJETIVO...

Leia mais

DEPARTAMENTO TÉCNICO 1/12 MANUAL DE INSTALAÇÃO DO CABO ÓPTICO DIELÉTRICO EM DUTO MANUAL DE INSTALAÇÃO DO CABO ÓPTICO DIELÉTRICO EM DUTO

DEPARTAMENTO TÉCNICO 1/12 MANUAL DE INSTALAÇÃO DO CABO ÓPTICO DIELÉTRICO EM DUTO MANUAL DE INSTALAÇÃO DO CABO ÓPTICO DIELÉTRICO EM DUTO 1/12 MANUAL DE INSTALAÇÃO DO CABO ÓPTICO DIELÉTRICO EM DUTO 2/12 APRESENTAÇÃO Este informativo técnico tem por objetivo fornecer subsídios necessários à instalação de cabos ópticos dielétricos (DD) para

Leia mais

Curso Técnico em Eletroeletrônica Instalações Elétricas

Curso Técnico em Eletroeletrônica Instalações Elétricas Curso Técnico em Eletroeletrônica Instalações Elétricas Laboratório 07 Esquemas de ligação de eletrodutos Prof. Dra. Giovana Tripoloni Tangerino 2016 Lab07: Eletrodutos Tarefa: Desenhar na planta de residência

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS NS019 ENTRONCAMENTO DE REDES DE ÁGUA Revisão: 00 Abr/08 SUMÁRIO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE ÁGUA E ESGOTOS NS019 ENTRONCAMENTO DE REDES DE ÁGUA Revisão: 00 Abr/08 SUMÁRIO SUMÁRIO 1. Objetivo e campo de aplicação...2 2. Referências...2 3. Definições...2 4. Condições para início dos serviços...3 5. Materiais e equipamentos necessários...3 5.1 Equipamentos...3 6. Métodos e

Leia mais

MANUAL DE PROJETOS DE SANEAMENTO MPS MÓDULO DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE SANEAMENTO ESTUDO DOS TRANSITÓRIOS HIDRÁULICOS

MANUAL DE PROJETOS DE SANEAMENTO MPS MÓDULO DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE SANEAMENTO ESTUDO DOS TRANSITÓRIOS HIDRÁULICOS MÓDULO VERSÃO 2018 SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. ANÁLISES DOS TRANSITÓRIOS HIDRÁULICOS... 3 3. SOFTWARE... 4 4. CONDIÇÕES DE CONTORNO... 4 5. CENÁRIOS... 5 6. ALTERNATIVA ÓTIMA... 6 7. APRESENTAÇÃO... 7

Leia mais

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS FOLHA DE CAPA TÍTULO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA SOLDAS EM TUBOS E ACESSÓRIOS EM POLIETILENO PE 80 / PE 100 NÚMERO ORIGINAL NÚMERO COMPAGAS FOLHA ET-6000-6520-940-TME-005 ET-65-940-CPG-005 1 / 5 CONTROLE DE

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO Obra: CARNEIRAS NO CEMITÉRIO MUNICIPAL Localização: RUA MONTEIRO LOBATO Cidade: NÃO-ME-TOQUE Área da carneira: 2,75 m² - Carneira Adulto 1 OBJETIVO O presente memorial tem por objetivo

Leia mais

Procedimentos Básicos para Compartilhamento Infraestrutura de Rede de Distribuição

Procedimentos Básicos para Compartilhamento Infraestrutura de Rede de Distribuição Procedimentos Básicos para Compartilhamento Infraestrutura de Rede de Distribuição Elaboração Deise Ferreira Araújo Aprovação Renato Pereira Martins Presidente Enoque Dutra Garcia Gerente Comercial Vigência:

Leia mais

MPOEA MANUAL DE PROJETOS E OBRAS ELÉTRICAS E DE AUTOMAÇÃO VOLUME II PADRÕES DE ENTRADAS DE ENERGIA EM BT E AT

MPOEA MANUAL DE PROJETOS E OBRAS ELÉTRICAS E DE AUTOMAÇÃO VOLUME II PADRÕES DE ENTRADAS DE ENERGIA EM BT E AT MPOEA MANUAL DE PROJETOS E OBRAS ELÉTRICAS E DE AUTOMAÇÃO VOLUME II PADRÕES DE ENTRADAS DE ENERGIA EM BT E AT NOVEMBRO / 2008 MPOEA APRESENTAÇÃO VOLUME I ORIENTAÇÕES E PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DE

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS

PROCEDIMENTOS PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS Folha 1 de 11 REV: 0 Sumário 1. INTRODUÇÃO... 2 2. DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA:... 2 2.1. Carta de Solicitação... 2 2.2. ART s, com respectivo pagamento... 2 2.3. Memorial descritivo - Método Construtivo... 3

Leia mais

1 - PROJEÇÕES ORTOGONAIS

1 - PROJEÇÕES ORTOGONAIS 1 - PROJEÇÕES ORTOGONAIS PROJEÇÕES ORTOGONAIS PROJEÇÕES ORTOGONAIS PROJEÇÕES ORTOGONAIS PROJEÇÕES ORTOGONAIS Exercício resolvido: Desenhar as 6 vistas da peça. PROJEÇÕES ORTOGONAIS Resposta: PROJEÇÕES

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO ELÉTRICO Quadra Poliesportiva Padrão 1A - 19m x 32,90m

MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO ELÉTRICO Quadra Poliesportiva Padrão 1A - 19m x 32,90m MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO ELÉTRICO Quadra Poliesportiva Padrão 1A - 19m x 32,90m Proprietário: Secretaria de Estado de Goiás Autora: LUCIANA DUTRA MARTINS - Engenheira Eletricista - CREA_8646/D Sumário:

Leia mais

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS Sistemas Prediais: (Instalações Elétricas e Hidrossanitárias)

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS Sistemas Prediais: (Instalações Elétricas e Hidrossanitárias) GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS Sistemas Prediais: (Instalações Elétricas e Hidrossanitárias) AGENDA 1 2 3 Apresentação Palestrante Informações necessárias no projeto Sistemas Prediais: Especialidades 4

Leia mais

PADRÃO TÉCNICO SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO REDE EXCLUSIVA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA CONDOMINIOS E LOTEAMENTOS FECHADOS PT.DT.PDN

PADRÃO TÉCNICO SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO REDE EXCLUSIVA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA CONDOMINIOS E LOTEAMENTOS FECHADOS PT.DT.PDN SISTEMA NORMATIVO CORPORATIVO PADRÃO TÉCNICO CÓDIGO TÍTULO VERSÃO PT.DT.PDN.03.01.002 REDE EXCLUSIVA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA CONDOMINIOS E LOTEAMENTOS FECHADOS 01 APROVADO POR JOSELINO SANTANA FILHO ENGENHARIA

Leia mais

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO

DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO ESTUDO TRANSIENTE HIDRAULICO OBJETIVO Definir critérios para elaboração de Estudo de Transientes Hidráulicos em tubulações sob pressão. As seguintes situações de operação devem ser avaliadas quanto à possibilidade

Leia mais

ANEXO XII - TERMO DE REFERÊNCIA

ANEXO XII - TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO XII - TERMO DE REFERÊNCIA OBJETIVO: ELABORAÇÃO DE PROJETO DE ILUMINAÇÃO E ELÉTRICO PARA IMÓVEIS, MONUMENTOS E CONJUNTOS TOMBADOS LOCALIZADOS EM PORTO ALEGRE GRUPO 2. Grupo 2 - Mercado Público, Ponte

Leia mais

SESC CALDAS NOVAS - GO. PROJETO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS SUBESTAÇÃO DE ENERGIA - ETA

SESC CALDAS NOVAS - GO. PROJETO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS SUBESTAÇÃO DE ENERGIA - ETA MEMORIAL DESCRITIVO SESC CALDAS NOVAS - GO. PROJETO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS SUBESTAÇÃO DE ENERGIA - ETA INSTALAÇÕES ELÉTRICAS SESC-SERVIÇO SOCIAL DO COMÉRCIO 1.0 - DADOS BÁSICOS: 1.1 - Edifício: SESC

Leia mais

Manual de Aprovação de Projeto para Clientes de Média Tensão

Manual de Aprovação de Projeto para Clientes de Média Tensão Manual de Aprovação de Projeto para Clientes de Média Tensão 1 2 Clientes de Média Tensão São aqueles conectados ao sistema de distribuição de energia de 13.800 volts (Rede de MT) da Coelce. Definidos

Leia mais

DEPEO/SUPRO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTOS E ESPECIFICAÇÕES TERMO DE REFERÊNCIA

DEPEO/SUPRO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTOS E ESPECIFICAÇÕES TERMO DE REFERÊNCIA DEPEO/SUPRO DEPARTAMENTO DE ORÇAMENTOS E ESPECIFICAÇÕES TERMO DE REFERÊNCIA EXECUÇÃO DA AMPLIAÇÃO DA REDE COLETORA E RAMAIS PREDIAIS PARA O SISTEMA DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO MUNICÍPIO DE VENÂNCIO AIRES

Leia mais

PREENCHIMENTO DA PLANILHA DO PROJETO EXPRESSO V 2.0

PREENCHIMENTO DA PLANILHA DO PROJETO EXPRESSO V 2.0 1. OBJETIVO Este informativo técnico tem como objetivo orientar o envio dos documentos e o preenchimento correto da planilha do Projeto Expresso v 2.0. 2. APLICAÇÃO O projeto expresso visa atender as ligações

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO Obra: CARNEIRAS NO CEMITÉRIO MUNICIPAL Localização: RUA MONTEIRO LOBATO Cidade: NÃO-ME-TOQUE Área da carneira: 2,75 m² - Carneira Adulto 1 OBJETIVO O presente memorial tem por objetivo

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRIC A ANEEL RESOLUÇÃO N 581, DE 29 DE OUTUBRO DE , de 24 de novembro de 1999.

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRIC A ANEEL RESOLUÇÃO N 581, DE 29 DE OUTUBRO DE , de 24 de novembro de 1999. AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRIC A ANEEL RESOLUÇÃO N 581, DE 29 DE OUTUBRO DE 2002. Estabelece os requisitos mínimos aplicáveis ao cumprimento do disposto no "caput" do art. 5 o do Regulamento Conjunto

Leia mais

Município de Caçapava

Município de Caçapava TERMO DE REFERÊNCIA Objeto: Desenvolvimento de projeto de DRENAGEM E PAVIMENTAÇÃO DO BAIRRO ALDEIAS DA SERRA EM CAÇAPAVA. Escopo: Serviço de empresa de engenharia especializada na: - Elaboração de projeto

Leia mais

TUBOS DE PVC E PEAD EM REDES DE ESGOTO

TUBOS DE PVC E PEAD EM REDES DE ESGOTO SINAPI SISTEMA NACIONAL DE PESQUISA DE CUSTOS E ÍNDICES DA CONSTRUÇÃO CIVIL CADERNOS TÉCNICOS DE COMPOSIÇÕES PARA TUBOS DE PVC E PEAD EM REDES DE ESGOTO LOTE 3 Versão: 004 Vigência: 06/2015 Última atualização:

Leia mais

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS

FOLHA DE CAPA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS FOLHA DE CAPA TÍTULO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DIRETRIZES DE PROJETO DE PROTEÇÃO CATÓDICA NA RDGN NÚMERO ORIGINAL NÚMERO COMPAGAS FOLHA CONTROLE DE REVISÃO DAS FOLHAS ET-65-200-CPG-049 1 / 8 ESTA FOLHA DE

Leia mais

Código da Disciplina CCE0047 AULA 2.

Código da Disciplina CCE0047 AULA 2. Código da Disciplina CCE0047 AULA 2 http://cleliamonasterio.blogspot.com/ CURIOSIDADES DA GEOMETRIA: Subdivisão do retângulo ÁUREO em quadrados e em outros retângulos áureos: Subdivisão do retângulo HARMÔNICO

Leia mais

ALIMENTADOR 1 CADERNO DE ENCARGOS 30/07/2015 R0 EXECUTIVO MOISES DATA REVISÃO ESPECIFICAÇÃO RT

ALIMENTADOR 1 CADERNO DE ENCARGOS 30/07/2015 R0 EXECUTIVO MOISES DATA REVISÃO ESPECIFICAÇÃO RT ALIMENTADOR 1 CADERNO DE ENCARGOS 30/07/2015 R0 EXECUTIVO MOISES DATA REVISÃO ESPECIFICAÇÃO RT Índice 1 SERVIÇOS PRELIMINARES... 3 1.1 Mobilização da Obra... 3 2 MOVIMENTO DE TERRA... 3 2.1 Abertura de

Leia mais

Projetos e Implantação de Postes na Eletropaulo

Projetos e Implantação de Postes na Eletropaulo Projetos e Implantação de Postes na Eletropaulo Norma Técnica da Eletropaulo Diretoria de Engenharia Gerência de Tecnologia da Distribuição Gerência de Planejamento do Sistema e Atendimento Técnico Gerência

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO DE RESTAURO DA FACHADA E ADEQUAÇÃO DO ACESSO À NBR 9050 AGÊNCIA CACHOEIRA DO SUL

MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO DE RESTAURO DA FACHADA E ADEQUAÇÃO DO ACESSO À NBR 9050 AGÊNCIA CACHOEIRA DO SUL MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO DE RESTAURO DA FACHADA E ADEQUAÇÃO DO ACESSO À NBR 9050 AGÊNCIA CACHOEIRA DO SUL 1. FINALIDADE O presente memorial tem por finalidade orientar a elaboração do projeto de restauro

Leia mais

ÍNDICE. N.Documento: Categoria: Versão: Aprovado por: Data Publicação: Página: 3959 Manual 1.4 Paulo Ricardo Bombassaro 25/08/ de 13

ÍNDICE. N.Documento: Categoria: Versão: Aprovado por: Data Publicação: Página: 3959 Manual 1.4 Paulo Ricardo Bombassaro 25/08/ de 13 ÍNDICE 1- FINALIDADE 2- ÂMBITO DE APLICAÇÃO 3- MEIO AMBIENTE 4- CONSIDERAÇÕES GERAIS 5- PMS - SUPORTE SIMPLES PARA REDE PRIMÁRIA MULTIPLEXADA 6- PMSD - SUPORTE DUPLO PARA REDE PRIMÁRIA MULTIPLEXADA 7-

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA PROJETO FINAL CURRAL DE MANOBRAS 1000 ANIMAIS Trabalho apresentado como parte dos requisitos

Leia mais

Ref.: LICITAÇÃO POR CONCORRÊNCIA NACIONAL CN - Nº 005/2018 ASL-1.1

Ref.: LICITAÇÃO POR CONCORRÊNCIA NACIONAL CN - Nº 005/2018 ASL-1.1 Ref.: LICITAÇÃO POR CONCORRÊNCIA NACIONAL CN - Nº 005/2018 ASL-1.1 AMPLIAÇÃO DO SISTEMA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA DE DIVERSAS LOCALIDADES DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DE MERITI 1ª ETAPA Prezados Senhores: Comunicamos

Leia mais

DIRETORIA GERAL NÚMERO EEM TECNOLOGIA FOLHA 1/5 ESPECIFICAÇÃO DE EMBALAGEM REV DATA 10-05/08/05

DIRETORIA GERAL NÚMERO EEM TECNOLOGIA FOLHA 1/5 ESPECIFICAÇÃO DE EMBALAGEM REV DATA 10-05/08/05 TECNOLOGIA FOLHA 1/5 ÍNDICE DE REVISÕES REVISÃO DATA MOTIVO/DESCRIÇÃO 00 20/02/95 EMISSÃO ORIGINAL; 01 08/01/96 ALT. NO ANEXO 2 ( DISTÂNCIA ENTRE LOGOTIPO E NBR DE 30 PARA 37 MM ); 02 25/02/97 INCL. DE

Leia mais

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS CÁLCULO DA DEMANDA E OUTRAS PROVIDÊNCIAS

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS CÁLCULO DA DEMANDA E OUTRAS PROVIDÊNCIAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS PREDIAIS CÁLCULO DA DEMANDA E OUTRAS PROVIDÊNCIAS Prof. Marcos Fergütz Outubro/2016 INTRODUÇÃO Para a elaboração de um projeto para edifício de uso coletivo, em Santa Catarina, deve-se

Leia mais

PROJETO DE INFRAESTRUTURA DE REDES DE TELECOMUNICAÇÕES IRT Curso Técnico em Telecomunicações 4ª Fase Professor: Cleber Jorge Amaral

PROJETO DE INFRAESTRUTURA DE REDES DE TELECOMUNICAÇÕES IRT Curso Técnico em Telecomunicações 4ª Fase Professor: Cleber Jorge Amaral PROJETO DE INFRAESTRUTURA DE REDES DE TELECOMUNICAÇÕES IRT11104 Curso Técnico em Telecomunicações 4ª Fase Professor: Cleber Jorge Amaral 2016-1 Calhas, eletrodutos e outros tipos de vias: orientações A

Leia mais

2. TOMADA DE ENERGIA:

2. TOMADA DE ENERGIA: MEMORIAL DESCRITIVO DO POSTO DE TRANSFORMAÇÃO DE ENERGIA DA EMEII LUZIA MARIA DAIBEM FERRAZ DE ARRUDA RUA LUIZ MARCÍLIO BERNARDO, 03-160, NÚCLEO HABITACIONAL NOBUJI NAGASAWA O presente memorial descritivo

Leia mais

Norma Técnica Sabesp NTS 112 CADASTRAMENTO DE INTERFERÊNCIAS SUBTERRÂNEAS. Especificação. São Paulo. Agosto: revisão 1

Norma Técnica Sabesp NTS 112 CADASTRAMENTO DE INTERFERÊNCIAS SUBTERRÂNEAS. Especificação. São Paulo. Agosto: revisão 1 NTS 112 CADASTRAMENTO DE INTERFERÊNCIAS SUBTERRÂNEAS Especificação São Paulo Agosto: 2016 - revisão 1 SUMÁRIO 1. OBJETIVO.... 1 2. REFERÊNCIAS NORMATIVAS.... 1 3. ABRANGÊNCIA.... 1 4. MODELO DE FOLHAS

Leia mais

PA/LS DOCUMENTO APROVADO NO GEDOC. Assinatura: Matricula: Data: / /

PA/LS DOCUMENTO APROVADO NO GEDOC. Assinatura: Matricula: Data: / / CLASSIFICAÇÃO DA INFORMAÇÃO - PÚBLICO ARQ DISTR QUANT ORGÃO DISTRIBUIÇÃO AUTOMÁTICA DE CÓPIAS Notas: PA/LS DOCUMENTO APROVADO NO GEDOC Assinatura: Matricula: Data: / / Notas: 1- Cópias impressas deste

Leia mais

INSTRUÇÃO TÉCNICA 19 PROJETOS DE SISTEMAS DE PREVENÇÃO DE DESCARGAS ATMOSFÉRICAS Revisão 00 set/2014

INSTRUÇÃO TÉCNICA 19 PROJETOS DE SISTEMAS DE PREVENÇÃO DE DESCARGAS ATMOSFÉRICAS Revisão 00 set/2014 INSTRUÇÃO TÉCNICA 19 PROJETOS DE SISTEMAS DE PREVENÇÃO DE DESCARGAS ATMOSFÉRICAS Revisão 00 set/2014 1 OBJETIVO 1.1 Estas Instruções Normativas de Projeto apresentam os procedimentos, critérios e padrões

Leia mais

- Conhecer e aplicar os modos operatórios adequados à realização dos trabalhos de montagem/desmontagem nas redes subterrâneas de MT;

- Conhecer e aplicar os modos operatórios adequados à realização dos trabalhos de montagem/desmontagem nas redes subterrâneas de MT; 1 CARACTERIZAÇÃO RESUMIDA 1.1 Objetivos No final da ação os formandos deverão ser capazes de: - Conhecer e aplicar as regras e os procedimentos de segurança aplicáveis nas operações a executar nas Redes

Leia mais