(%) Imagem Inca. Pesquisa Quantitativa

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "(%) Imagem Inca. Pesquisa Quantitativa"

Transcrição

1 Imagem Inca Pesquisa Quantitativa Outubro/2010

2 Metodologia Objetivo Investigar a imagem do INCA junto à população, médicos e pacientes. Coleta de dados Pesquisa quantitativa realizada através de questionário estruturado: Médicos e profissionais de saúde - por telefone População que conhece o INCA - em pontos de fluxo (Baixada, Zona Sul, Centro, Zona Oeste, Zona Norte, Niterói e São Gonçalo) Pacientes e acompanhantes pessoal nas 5 unidades do INCA Local da pesquisa Rio de Janeiro Período de campo 8 a 23 de setembro de 2010 Universo Entidades que se relacionam de formas diversas com o INCA: Médicos e outros profissionais de saúde (enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas) que não trabalham no INCA População em geral que conhece o INCA, mesmo que só de ouvir falar Pacientes e acompanhantes do INCA 4

3 Metodologia Amostra 763 entrevistas distribuídas entre os segmentos: Segmentos Amostra Pacientes e acompanhantes* 250 População em geral** 263 Profissionais de saúde que não trabalham no INCA 250 Médicos 100 Enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas 150 *A amostra de Pacientes e Acompanhantes foi cotada de acordo com dados do INCA dos processos de assistência em 2009 pelas unidades. **A amostra de População foi cotada por Sexo, Idade e Classe Econômica refletindo a população da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Erro amostral A margem de erro estimada é de 6 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados para uma amostra de 250 entrevistados, considerando nível de confiança a 95%. 5

4 Resultados

5 Imagem INCA

6 O INCA é considerado hospital de referência no tratamento de câncer. Os profissionais de saúde são os que mais conhecem o modelo diferenciado do hospital. Considera o INCA referência no tratamento de câncer Conhece o modelo jurídico diferenciado do INCA Sim Sim Não Não 2 Profissionais Saúde (248) 2 População (263) 1 Pacientes (250) Profissionais Saúde (248) População (263) Pacientes (250) (População) / 25. (Pacientes) / 3. (Profissionais): O(a) sr.(a) considera o INCA um hospital de referência no tratamento de Câncer? 24. (População) / 30. (Pacientes) / 16. (Profissionais):O INCA é vinculado ao Ministério da Saúde e é um hospital público. O(a) sr.(a) sabia que o INCA tem um modelo jurídico de funcionamento diferente dos outros hospitais públicos, com regras diferenciadas na forma de receber verbas/recursos e contratar profissionais?

7 Pacientes e acompanhantes não consideram o INCA parecido com outros hospitais públicos. A população tem opinião dividida. O INCA se parece com outros hospitais públicos? 7 48 Sim Não Pacientes e acompanhantes (250) População (263) (Pacientes) / 19. (População): Pelo que o(a) sr.(a) conhece ou já ouviu falar, o INCA se parece com outros hospitais públicos que o(a) sr.(a) conhece?

8 O atendimento do INCA é seu principal diferencial em relação aos outros hospitais públicos nos dois segmentos. Diferenciais do INCA em relação a outros hospitais públicos Pacientes e acompanhantes A qualidade do atendimento 81 O nível técnico dos médicos e funcionários 45 As instalações 32 Os equipamentos 23 A limpeza / higiene 14 Base: 233 Base: Quem não acha que o INCA se parece com outros hospitais públicos População Os funcionários são mais atenciosos/ solícitos É especializado no tratamento de câncer 27 O atendimento é melhor 14 Os médicos são atenciosos 13 O atendimento é mais rápido 9 Os médicos são qualificados / capacitados 7 Os médicos são especializados 5 Tem melhor atendimento médico 5 É referência em tratamento de câncer 5 32 Base: 136 Base: Quem não acha que o INCA se parece com outros hospitais públicos (População) Por quê? (RM) 29. (Pacientes) Na sua opinião, que características diferenciam o INCA de um hospital público? (RM) ESPONTÂNEA)

9 A avaliação do INCA é muito melhor do ponto de vista dos acompanhantes e pacientes. Avaliação do INCA Péssimo Excelente Média: 9,51 8,56 90% 75% 60% 45% 30% 15% 0% Pacientes e acompanhantes (250) Profissionais de Saúde (248) Notas Notas Nota (Pacientes) / 5. (Profissionais): Pensando no INCA de uma forma geral, gostaria que o(a) sr.(a), desse uma nota de 0 a 10. Onde 10 o INCA é um excelente hospital e 0 o INCA é um péssimo hospital. O(a) Sr(a) pode dar qualquer nota de 0 a 10.

10 Para os pacientes e acompanhantes o corpo médico é o que o INCA tem de melhor, já para os profissionais de saúde, são os funcionários. Avaliação do INCA - LIKES Pacientes e acompanhantes Profissionais Saúde MÉDICOS Os médicos são carinhosos / atenciosos / pacientes / respeitosos 19 2 Os médicos são preparados / qualificados / competentes / capacitados 5 5 FUNCIONÁRIOS Os funcionários / profissionais são atenciosos / pacientes / respeitosos / receptivos 23 8 Os funcionários / profissionais são competentes / capacitados / qualificados / preparados - 8 ATENDIMENTO 13 9 O atendimento é bom / ótimo / excelente 6 6 ASSISTÊNCIA 5 11 Oferece acompanhamento / suporte integral / completo durante o tratamento - 6 TOTAL LIKES Base: (Pacientes) / 6. (Profissionais): O que o INCA tem de melhor? (RU)

11 Para os profissionais de saúde, problemas com vaga é o que o INCA tem de pior. Avaliação do INCA - DISLIKES Pacientes e acompanhantes Profissionais Saúde CONSULTA 17 6 A demora para o atendimento com o médico / consulta 15 2 PROBLEMAS COM VAGA - 32 Não atende a demanda de pacientes / superlotado / faltam vagas / faltam leitos - 25 TRATAMENTO (A demora para início do tratamento / fazer a cirurgia / fila de espera muito longa) - 10 OUTROS 1 20 Não atende / recusa pacientes que tiverem iniciado o tratamento / feito cirurgia em outro hospital - 7 NADA 69 8 TOTAL DISLIKES Base: (Pacientes) / 7. (Profissionais): O que o INCA tem de pior? (RU)

12 População População

13 Conhecimento dos Institutos de referência População

14 O INC é mais conhecido do que o INTO entre a população que conhece o INCA. População Conhecimento dos Institutos INC INTO (263) (263) Sim Não 16 INC: Instituto Nacional de Cardiologia INTO: Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia 1. O(a) sr.(a) conhece, mesmo que só de ouvir falar o Instituto Nacional de Cardiologia? 9. O(a) sr.(a) conhece, mesmo que só de ouvir falar o Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia?

15 50% não conhecem a localização do INC e INTO. Enquanto, 60% mencionam que o INCA fica no centro. População Localização dos Institutos INC INTO INCA Zona Norte Zona Sul Zona Oeste Centro Não sabe onde se localiza Base: Base: Quem conhece o INC, o INTO e o INCA, mesmo que só de ouvir falar INC: Instituto Nacional de Cardiologia INTO: Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia INCA: Instituto Nacional de Câncer Sabe onde se localiza o Instituto Nacional de Cardiologia? / 2a. Onde se localiza? (LER OPÇÕES) (RU) 6. Sabe onde se localiza o INCA? / 6a. Onde se localiza? (LER OPÇÕES) (RM) 10. O(a) sr.(a) sabe onde se localiza o Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia? / 10a. Onde se localiza? (LER OPÇÕES) (RU)

16 Para a maioria dos que conhecem cada hospital, eles pertencem à rede pública. População Natureza dos Institutos INC INTO INCA Público Privado Não sabe (155) (113) (263) Base: Quem conhece o INC, o INTO e o INCA, mesmo que só de ouvir falar INC: Instituto Nacional de Cardiologia INTO: Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia INCA: Instituto Nacional de Câncer Sabe dizer se o Instituto Nacional de Cardiologia é público ou privado? 7. Sabe dizer se o INCA é público ou privado? 11. O(a) sr.(a) sabe dizer se o Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia é público ou privado?

17 O INCA recebeu a melhor avaliação entre os hospitais. População Avaliação dos Institutos INC INTO INCA Ótimo Bom Regular Ruim Péssimo (155) (113) (263) Base: Quem conhece o INC, o INTO e o INCA, mesmo que só de ouvir falar INC: Instituto Nacional de Cardiologia INTO: Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia INCA: Instituto Nacional de Câncer Pelo o que o(a) sr.(a) conhece ou já ouviu falar, o Instituto Nacional de Cardiologia é... (LER OPÇÕES) (RU) 8. Pelo que o(a) sr.(a) conhece ou já ouviu falar, o INCA é... (LER OPÇÕES) (RU) 12. Pelo que o(a) sr.(a) conhece ou já ouviu falar, o Instituto Nacional de Traumato-Ortopedia é. (LER OPÇÕES) (RU)

18 O INCA teve maior índice de frequentadores, entre quem conhece cada hospital. População Hospital em que esteve presente como acompanhante ou paciente Instituto Nacional de Cardiologia Instituto Nacional de Traumato-ortopedia INCA (Instituto Nacional do Câncer) Base: 155 Base: 113 Base: O(a) sr.(a) já foi, como paciente ou acompanhante, ao.

19 A TV é o principal meio de conhecimento do INCA. A maior parte dos frequentadores foi há mais de 5 anos. População Forma de conhecimento do INCA Última vez que esteve presente no INCA INCA Pela TV 30 Acompanhei um parente/amigo ao INCA 16 Através de um conhecido que se trata / tratou lá Através de amigos / conhecidos 8 Passava / passo próximo ao INCA 5 Vi campanha do instituto 4 Li matéria sobre o instituto 4 Outros 19 9 Base: 263 Há mais de cinco anos 46 Há mais de três anos 18 Há mais de um ano 21 Há menos de um ano 9 Estou freqüentando 4 Não me lembro 1 Base: 67 * Base: Quem já foi ao INCA como paciente ou acompanhante * Base pequena O(a) sr.(a) me disse que conhece o INCA, Instituto Nacional do Câncer, como conheceu? 14. Saberia dizer qual foi a última vez em que esteve no INCA?

20 A grande maioria esteve no INCA como acompanhante. População Razão da ida ao INCA Pessoa que acompanhou no INCA 91 Saúde própria Mãe / Pai 15 Amigo(a) 11 Tio(a) 8 9 Saúde de terceiros Base: 67* Irmão / irmã 6 Avó / avô 5 Cunhado(a) 4 Sobrinho(a) 3 Outros 9 Base: 61* Base: Quem já foi ao INCA como paciente ou acompanhante Base: Quem já foi ao INCA como acompanhante * Base pequena Na última vez que o(a) sr.(a) foi ao INCA, foi por sua saúde própria ou de uma terceira pessoa? 16. Quem?

21 É mais comum estar no INCA para tratamento ou internação e o atendimento é muito bem avaliado. População Tipo de atendimento recebido no INCA pela última vez Avaliação do atendimento recebido Diagnóstico / consulta Tratamento Ótimo Bom Regular 40 Internação (67) * (67) * Ruim Péssimo Base: Quem já foi ao INCA como paciente ou acompanhante Base: Quem já foi ao INCA como paciente ou acompanhante * Base pequena Na última vez a questão que levou o(a) sr.(a) / seu parente / amigo ao INCA foi para Que avaliação o(a) sr.(a) faz do atendimento que recebeu? (LER OPÇÕES) (RU)

22 A maioria diz que não há outros hospitais de referência no tratamento de câncer. População Hospitais de referência no tratamento de câncer Hospital Mário Kröeff 3 Hospital Universitário Pedro Ernesto 2 Hospital da Lagoa 1 Hospital Municipal Miguel Couto 1 Não há outros hospitais 89 Base: Há outros hospitais no Rio que são referência no tratamento do câncer? 23. Quais?

23 Perfil População

24 Perfil População Idade Sexo 18 a 24 anos a 29 anos a 39 anos a 49 anos a 69 anos anos ou mais 6 Base: (263) Masculino Feminino 26

25 Perfil População Estado civil Classe 8 42 Solteiro 31 A Casado / companheiro B Separado Divorciado Viúvo C D (263) (263) 27

26 Perfil População Ocupação Escolaridade do entrevistado Autônomo 29 Empregado(a) de empresa privada 27 Aposentado 13 Desempregado 11 Dona de casa 8 Funcionário público/empresa estatal 4 Analfabeto/ até 3ª Série Fundamental 8 4ª a 7ª Série Fundamental 19 Fundamental completo/médio incompleto 20 Médio completo / Superior incompleto 39 Superior completo 14 Base: 263 Estudante 4 Pensionista 2 Profissional liberal 2 Empresário(a) / Dono de empresa 1 Base:

27 Perfil Quantidade de filhos População Renda Familiar 1 a 2 filhos 49 3 a 4 filhos 15 Até 1 SM 20 Mais de 1 SM até 2 SM 26 Mais de 2 SM até 3 SM 13 Mais de 5 filhos 4 Não possui filhos 32 Base: 263 Mais de 3 SM até 5 SM 17 Mais de 5 SM até 10 SM 13 Acima de 10 SM 6 Nº de pessoas que mora no domicílio Recusa 5 Base: 263 Mediana 3 Base: Tem filhos? / 29. Quantos? 31. Qual a sua renda familiar?

28 Unimed e Amil foram os planos de saúde mais citados. População Empresa do plano de saúde Unimed 13 Amil 10 Golden Cross 5 Bradesco 5 Dix 5 Assim 4 SulAmérica 3 Outros 11 Não sabe / Não lembra 2 Não possui plano de saúde 36 Base: O(a) sr(a) tem plano de saúde? 26. De qual empresa? (RM)

29 Profissionais Saúde Profissionais Saúde

30 Conhecimento/ Avaliação do INCA Profissionais Saúde

31 O conhecimento do INCA se deu, principalmente através de conhecidos ou pacientes do hospital. Profissionais saúde Forma como conheceu o INCA Tenho amigos/colegas que trabalham no INCA 30 Já teve pacientes internados e/ou em tratamento no hospital, mas não tem no momento 28 Por ser uma referência, mas não tenho ligação com o Instituto 26 Através dos meios de comunicação (TV, revista, jornal...) 16 Tem, no momento, pacientes que estão internados e/ou em tratamento no hospital 5 Não conhece o INCA 1 Base: O(a) Sr.(a) conhece, mesmo que só de ouvir falar o INCA, Instituto Nacional do Câncer? 2. Como o(a) Sr.(a) conhece o INCA? (ESPONTÂNEO)

32 Os profissionais de saúde consideram o INCA uma referência nacional no tratamento de câncer. Profissionais saúde Considera o INCA uma referência 11 Regional 75 Nacional Mundial 14 (244) Base: Quem considera o INCA um hospital de referência no tratamento de câncer Considera o INCA, uma referência:

33 O Mário Kröeff foi o mais citado espontaneamente entre os outros hospitais que tratam de câncer. Profissionais saúde Conhecimento de outros hospitais que tratam de câncer Natureza do Hospital Mário Kröeff Hospital Mário Kröeff 27 Hospital do Fundão 15 Hospital Universitário Pedro Ernesto 8 Hospital Geral de Bonsucesso 6 Público 63 Privado 12 Ambos 25 Base: 67 * Hospital Albert Einstein 6 Hospital dos Servidores do Estado 5 Hospital das Clínicas 4 Não sabe/ não lembra 10 Base: 250 * Base pequena Pelo que o(a) Sr.(a) se lembra, quais outros hospitais públicos ou privados existem no Brasil que tratam de câncer? (RM) (ESPONTÂNEO) 9. Qual a natureza do hospital : público ou privado?

34 21% dos entrevistados já trabalharam em algum hospital que trata de câncer. Profissionais saúde Hospitais onde trabalha / trabalhou que tratam de câncer Hospital do Fundão 5 Outros 16 Nunca trabalhou em hospital que trata câncer 79 Base: 224 Base: Quem lembra de outros hospitais públicos ou privados no Brasil que tratam de câncer O(a) Sr.(a) trabalha atualmente, ou já trabalhou, em algum dos hospitais que citou? 12. Qual (is)? (RM)

35 Os profissionais de saúde consideram a especialização do INCA no tratamento do câncer seu principal diferencial. Profissionais saúde Melhor hospital brasileiro no tratamento de câncer INCA 89 Outros 4 Não sabe 6 Base: 250 Razão do INCA ser o melhor hospital brasileiro no tratamento de câncer 37 INCA REFERÊNCIA / ESPECIALIZADO NO TRATAMENTO DE CÂNCER 42 É um hospital de referência 28 É especializado / específico em tratamento de câncer 17 É um hospital famoso / de nome / conhecido 7 FUNCIONÁRIOS 29 Os funcionários / profissionais são competentes / capacitados / qualificados / preparados 15 Os funcionários / profissionais são especializados em oncologia / tratamento de câncer 10 Os funcionários / profissionais são atenciosos / pacientes / respeitosos / receptivos 6 TRATAMENTO 26 O tratamento está dando / deu certo / sempre dá certo / é eficaz 10 Oferece tratamento completo 9 Pelo tratamento que é um dos melhores nessa doença 8 Base: Quem considera o INCA o melhor hospital brasileiro no tratamento de câncer 13. Na sua opinião, qual é o melhor hospital brasileiro no tratamento de câncer? (RU) (ESPONTÂNEO) 14. Por quê? Base: 223

36 (continuação...) Profissionais saúde Razão de o INCA ser o melhor hospital brasileiro no tratamento de câncer INCA ASSISTÊNCIA 22 Oferece acompanhamento / suporte integral / completo durante o tratamento 14 EQUIPAMENTOS 17 Os equipamentos são modernos / com tecnologia moderna 14 MÉDICOS 13 Os médicos são preparados / qualificados / competentes / capacitados 8 ATENDIMENTO 11 O atendimento bom / ótimo / excelente 6 CENTRO DE PESQUISA 9 Investe em pesquisas / pesquisas avançadas 8 ESTRUTURA 9 A (boa / ótima) estrutura (atendimento, exames, equipamentos, médicos ) 7 OFERECEM TRATAMENTO COMPLETO 9 OUTROS 17 Oferece treinamento / reciclagem / capacitação contínua a seus profissionais 5 Base: Base: Quem considera o INCA o melhor hospital brasileiro no tratamento de câncer 13. Na sua opinião, qual é o melhor hospital brasileiro no tratamento de câncer? (RU) (ESPONTÂNEO) 14. Por quê?

37 Perfil Profissionais Saúde

38 Perfil Profissionais saúde Idade Sexo 25 a 39 anos 7 30 a 39 anos a 49 anos a 69 anos anos ou mais 1 Base: (250) Masculino Feminino 40

39 A maior parte dos médicos entrevistados também trabalha em hospitais públicos. Profissionais saúde Especialidade médica Locais onde trabalha Clinica médica 18 Pediatria 15 Ginecologia 12 Psiquiatria 7 Cardiologia 6 Cirurgia 6 Ortopedia 5 Anestesia 4 Neurologia 4 Oftalmologia 4 Outros 26 Hospitais públicos 48 Consultório 28 Clínicas particulares 25 Hospitais particulares 23 Atendimento em domicílio 20 Hospitais universitários 12 Posto/ Ambulatório de saúde 3 Instituição Filantrópica 3 Base: 250 Base: 100 Base: Quem é médico / residente Agora para finalizar, qual sua especialidade? (RM) (ESPONTÂNEO) 18. Em que local(is) o(a) Sr.(a) trabalha? (LER OPÇÕES) (RM)

40 Atendimentos particular e gratuito são os mais comuns. Em média, os profissionais tem 18 anos de profissão. Tipo de atendimento Profissionais saúde Tempo de profissão Outros Médicos Profissionais de Saúde De 2 até 10 anos De 11 até 20 anos De 21 até 30 anos De 31 até 40 anos 25 6 Base: Outros Médicos Profissionais de Saúde Rede pública/ atendimento gratuito Particular De convênio/ plano de saúde Todos esses Base: Nº médio de pessoas que atende por mês Tempo médio de profissão Mediana 18 anos Base: 250 Médicos Outros Profissionais de Saúde Até 50 pacientes Entre 50 e 100 pacientes Entre 101 e 200 pacientes Entre 201 e 300 pacientes 16 8 Mais de 300 pacientes Base: Há quantos anos o(a) Sr.(a) exerce a profissão? 20. O(a) Sr.(a) atende pacientes... (LER OPÇÕES) (RM) 21. Quantos pacientes, em média, o senhor atende por mês, excluindo emergência?

41 Pacientes e Acompanhantes Pacientes e acompanhantes

42 Avaliação do INCA Pacientes e acompanhantes

43 Mais da metade está no INCA como acompanhante, principalmente. Pacientes e Acompanhantes Está no INCA por Pessoa que acompanhou no INCA Pai / mãe Saúde própria Saúde de terceiros Marido / esposa 21 Irmão(ã) 9 Amigo(a) 7 Filho(a) 6 Tio(a) 4 Sogro(a) 4 Base: 250 Outros 9 Base: 140 Base: Quem foi ao INCA por causa de terceiros O(a) sr.(a) está aqui no INCA hoje por sua saúde própria ou de uma terceira pessoa? 2. Quem?

44 Entre os entrevistados que foram ao INCA para tratamento e/ou internação, cerca de 70% detectou o tumor através de hospital público. Pacientes e Acompanhantes Onde detectou o tumor pela 1ª vez Hospital público 68 Consultório particular 19 Hospital particular 11 Clínica particular 1 Com o médico da família 1 Base: 75 Base: Quem foi ao INCA para tratamento e/ou internação O que trouxe o(a) sr.(a) aqui hoje, é caso de diagnóstico/consulta, tratamento ou internação? 6. Onde foi detectado o tumor primário/câncer pela primeira vez? (LER OPÇÕES)

45 Cerca de 60% foi somente ao INCA para tratar a doença. Hospitais procurados Pacientes e Acompanhantes Hospital Memorial 4 Hospitais procurados (em qualquer fase da enfermidade) Hospital Salgado Filho 4 Hospital da Piedade 4 Hospital da Lagoa 4 Hospital Escola de Vassouras 3 Hospital Geral de Bonsucesso 3 Hospital dos Servidores do Estado 3 Base: 102 Base: Quem foi também a outros hospitais Razão de estar no INCA em vez de outro hospital Foi somente ao INCA Foi também a outros hospitais Base: 250 Encaminhamento médico 91 Novo diagnóstico 6 Possui um centro de transplantes, especializado em medula óssea 2 Outro 4 Base: Quem foi também a outros hospitais Base: O INCA foi o único hospital que o(a) sr.(a) ou seu acompanhante procuraram (em qualquer fase desta enfermidade), ou foram também a outros? 8. Nesse caso, a qual(is) hospital(is) foram? (RM) 11. Já que foi a outro(s) hospital(is), por que o(a) sr.(a) / seu acompanhante encontra-se no INCA? (LER OPÇÕES) (RM)

46 Os diferenciais do INCA do ponto de vista de pacientes e acompanhantes é o tratamento e os médicos. Pacientes e Acompanhantes Considerado o melhor hospital Razões para o INCA ser considerado o melhor hospital Instituto Nacional do Câncer - INCA 91 Outros 7 Não sabe 2 Base: 102 Base: Quem foi também a outros hospitais Pelo tratamento que é um dos melhores nessa doença 59 Por ter melhores médicos 51 Por ter mais recursos financeiros 15 O atendimento / bom/ ótimo/excelente 14 Por ter melhores enfermeiros 14 Os funcionários/ profissionais carinhosos/ atenciosos Oferece todos os tipos de exames 5 Não falta medicamentos/ sempre tem remédio 6 5 Base: 93 Base: Quem citou INCA como o melhor hospital Considerando todos os hospitais que foram, qual o(a) sr.(a) considera o melhor? (RU) 10. Por quê o(a) sr.(a) considera o (HOSPITAL CITADO NA P9) melhor? (RM) (ESPONTÂNEO)

47 Não é comum conhecer outros hospitais na área de oncologia no Rio de Janeiro. Pacientes e Acompanhantes Avaliação dos outros hospitais em relação ao INCA Conhece / já ouviu falar de outros hospitais Melhor que o INCA 4 Pior que o INCA 37 Não lembra 11 Não conhece outro 79 Base: 52 * Hospital Mário Kröeff 8 Hospital do Fundão 4 Outros 16 Dados em valores absolutos Base: Quem conhece outros hospitais na área de oncologia Razões de serem piores que o INCA Dados em % Base: 250 Não é especializado em oncologia (7) Os profissionais não são atenciosos (5) Não tem muitos recursos (5) Faltam remédios / medicamentos (4) É sujo / tem pouca higiene (3) Não disponibiliza todos os tipos de exames (3) Dados em valores absolutos Base: Quem conhece outros hospitais na área de oncologia Na área da oncologia, ou seja, no tratamento do câncer, que outros hospitais, no Rio de Janeiro, o(a) sr.(a) conhece mesmo que só de ouvir falar? (RM) (ESPONTÂNEO) 13. O hospital (HOSPITAL CITADO NA P12) é melhor ou pior que o INCA? 14. Por quê o(a) sr.(a) acha que o hospital (HOSPITAL CITADO NA P12) é pior que o INCA? (ESPONTÂNEO) * Base pequena

48 Para a maioria, esta é a primeira vez que lida com o câncer. Pacientes e Acompanhantes 1 a vez que lida com o câncer 77 Sim Meio de conhecimento do INCA Por amigos ou parentes Não Conhecimento do INCA antes de lidar com a doença Base: 250 Pela TV 17 Por um(a) médico(a) ou outro profissional de saúde 13 Vi campanha do instituto 12 Li sobre o instituto 6 Vi na internet Ouviu falar Conhecia Não conhecia Base: 250 Passei / Passo em frente ao Inca 2 Através de jornais 2 Outros 4 Base: 206 Base: Quem sabia da existência do INCA antes de lidar com a doença É a primeira vez que o(a) sr.(a) lida com essa enfermidade, o câncer? 17. Antes de ter que lidar agora com a enfermidade, o(a) sr.(a) sabia da existência do INCA? 18. Como o(a) sr.(a) soube da existência do INCA? (RM) (ESPONTÂNEA)

49 Cerca de 60% já foi internado no INCA e a realização de exames e tratamentos é comum. Pacientes e Acompanhantes Exames / tratamentos no INCA Internação no INCA 88 Já realizou 59 Já foi internado Nunca realizou 41 Nunca foi internado 12 Base: 250 Base: O(a) sr.(a) ou seu acompanhante já fez exames e/ou tratamentos no INCA? 24. O(a) sr.(a) ou seu acompanhante já foi internado no INCA?

50 A facilidade para marcar a primeira consulta teve a menor nota média entre os atributos. Avaliação INCA de maneira geral Pacientes e Acompanhantes Sinalização dentro do hospital Média 9,46 Procedimentos de triagem e encaminhamento ,43 Cordialidade dos funcionários do atendimento ,42 Informações para encaminhamento para exames ,38 Atendimento inicial na recepção ,24 Informações para o encaminhamento para internações ,18 Facilidade para marcar a primeira consulta ,80 Top (10) Top 2 (9+10) Base: Agora vou ler algumas frases referentes ao INCA e gostaria que o(a) sr.(a), desse uma nota de 0 a 10. Onde 10 significa o INCA é excelente e 0 o INCA é péssimo. O(a) Sr(a) pode dar qualquer nota de 0 a 10. Pensando na (LER CADA ATRIBUTO)

51 Pensando em exames e tratamentos, os serviços e o atendimento do INCA foram muito bem avaliados. Pacientes e Acompanhantes Avaliação de serviços e atendimento Exames e Tratamentos Nível técnico dos médicos que acompanham os exames/tratamentos Nível técnico dos enfermeiros que acompanham os exames/tratamentos Média 9,77 9,72 Cordialidade dos enfermeiros que acompanham os exames/tratamentos Orientações sobre procedimentos para exames/tratamentos Cordialidade dos médicos que acompanham os exames/tratamentos Equipamentos utilizados Orientações sobre a enfermidade, próximos passos e fatores de prevenção ,67 9,65 9,64 9,64 9,51 Conforto das instalações ,47 Top (10) Top 2 (9+10) 72 Limpeza do ambiente 83 Base: quem já fez exames / tratamentos no INCA 9,40 Base: a. Por favor, continue a avaliar os serviços e atendimento, com nota de 0 a 10. Onde 10 significa o INCA é excelente e 0 o INCA é péssimo. Pensando na (LER CADA ATRIBUTO)

52 Pensando na internação, foi muito boa a avaliação dos serviços e do atendimento prestados pelo INCA. Avaliação de serviços e atendimento - Internação Pacientes e Acompanhantes Nível técnico dos médicos que acompanham as internações Média 9,78 Orientações ao paciente e família no momento da alta médica ,76 Nível técnico dos enfermeiros que acompanham as internações ,72 Disponibilidade dos médicos que acompanham as internações ,69 Disponibilidade dos enfermeiros que acompanham as internações ,63 Possibilidade de internação pelo tempo necessário ,60 Qualidade dos leitos/quartos ,52 Top (10) Top 2 (9+10) Base: 148 Base: quem já foi internado no INCA 54 24a. Por favor, continue a avaliar os serviços e atendimento, com nota de 0 a 10. Onde 10 significa o INCA é excelente e 0 o INCA é péssimo. Pensando na (LER CADA ATRIBUTO)

53 O hospital do Fundão e o INTO foram os mais citados como referências em outros tratamentos. Pacientes e Acompanhantes Hospitais de referência no RJ para outros tratamentos Razão de serem considerados hospitais de referência Hospital do Fundão (12) Hospital do Fundão 5 INTO 5 Hospital do Andaraí 2 Hospital dos Servidores do Estado 2 HEMORIO 2 Outros 9 Não há outros hospitais 55 Não se lembra 20 Boas referências / experiência com amigos / parentes (5) Instituto de Traumato-Ortopedia INTO (12) É referência em ortopedia / ossos (5) Hospital do Andaraí (5) É referência em tratamento de queimados (3) Dados em valores absolutos Base: 250 Dados em % Na sua opinião, há outros hospitais de referência para outras enfermidades que não o câncer, no Rio de Janeiro? 27. Quais hospitais o(a) sr.(a) citaria como referências? (ESPONTÂNEA) 27A. Por quê o(a) sr.(a) citaria como referência(s)?

54 Unimed e Amil são os planos mais utilizados entre os pacientes e acompanhantes entrevistados. Pacientes e Acompanhantes Possui plano de saúde Empresa do plano de saúde (250) Sim, tenho atualmente Não, mas já tive Não, nunca tive Unimed 23 Amil 12 Golden Cross 6 Dix 6 Assim 5 Outros 55 Não sabe / Não lembra 4 Base: 140 Base: Quem possui ou já possuiu plano de saúde O(a) sr.(a) tem plano de saúde? 33. De qual empresa? (RM)

55 É comum pacientes e acompanhantes realizarem exames preventivos a cada ano. A idade média em que começou a realizá-los foi aos 20 anos. Pacientes e Acompanhantes Costuma realizar exames médicos preventivos Idade que começou a fazer exames preventivos A cada ano 74 A cada dois anos 2 Em intervalos de mais de dois anos 1 Não realiza exames médicos 22 Base: (196) Menos de 18 anos 18 a 24 anos 25 a 39 anos 40 a 49 anos Não se lembra Mediana 20 anos Base: Quem tem o hábito de realizar exames médicos preventivos De uma forma geral, o(a) sr.(a) costuma fazer exames médicos preventivos? 35. Com que regularidade? (LER OPÇÕES) 36. Desde que idade o(a) sr.(a) começou a fazer exames preventivos?

56 Cerca de 60% dos entrevistados tiveram caso de câncer na família. Pacientes e Acompanhantes Costuma ir Existência de outro caso de câncer na família 50 Sempre aos mesmos médicos Vai ao médico que estiver disponível Sim 49 Não me lembro Não 1 (250) Base: O(a) sr.(a) costuma ir sempre aos mesmos médicos ou vai ao médico que estiver disponível? 38. Há outros casos de câncer em sua família, mesmo que o(a) sr.(a) não tenha acompanhado?

57 Não é comum participar de grupos de apoio a pessoas com câncer. Para a maioria, o INCA divulga bem o hospital. Pacientes e Acompanhantes Participação em grupos de apoio a pessoas com câncer Avaliação da divulgação do INCA 97 Participa 35 Divulga bem 3 Não participa Divulga bem, mas poderia comunicar melhor Não divulga bem Base: 250 Base: O(a) sr.(a) faz parte de algum grupo de apoio a pessoas com câncer? 41. Na sua avaliação, o(a) sr.(a) acha que de uma forma geral o INCA divulga adequadamente para as pessoas como é o hospital? (LER OPÇÕES)

58 Perfil do entrevistado Pacientes e acompanhantes

59 Perfil Pacientes e Acompanhantes Idade do entrevistado Sexo 18 a 24 anos 6 25 a 29 anos 7 30 a 39 anos a 49 anos a 69 anos anos ou mais 6 Base: (250) Masculino Feminino 61

60 Perfil Pacientes e Acompanhantes Estado civil Classe 20 Solteiro 3 33 A Casado / companheiro B Separado Divorciado Viúvo 55 9 C D/E (250) (250) Qual seu estado civil?

61 Perfil Pacientes e Acompanhantes Ocupação Escolaridade do entrevistado Dona de casa 30 Autônomo 21 Empregado de empresa privada 14 Aposentado 14 Funcionário público 7 Desempregado 6 Estudante 2 Analfabeto/ até 3ª Série Fundamental 7 4ª a 7ª Série Fundamental 19 Fundamental completo/médio incompleto 24 Médio completo / Superior incompleto 36 Superior completo 14 Base: 250 Profissional liberal 2 Pensionista 2 Outro 3 Base: Qual a sua ocupação principal? (RU)

62 Perfil Pacientes e Acompanhantes Renda Familiar Quantidade de filhos Até 1 SM 12 Mais de 1 SM até 2 SM 37 Mais de 2 SM até 3 SM 18 Mais de 3 SM até 5 SM 20 Mais de 5 SM até 10 SM 11 Acima de 10 SM 2 Recusa 1 Base: filho 20 2 filhos 36 3 filhos 14 4 filhos 5 5 filhos 2 8 filhos 1 Não possui filhos 23 Base: Tem filhos? / 52. Quantos? 57. Qual a sua renda familiar? (MOSTRAR CARTÃO)

63 Perfil Nº de pessoas no domicílio Pacientes e Acompanhantes Com quem mora Mediana 3,0 Base: 250 Esposo(a) / companheiro(a) / namorado(a) 64 Filho(a) 60 Município onde mora Pai / mãe 15 Neto(a) 6 Irmão(ã) 5 Mora sozinho 5 Outro 7 Base: 250 Rio de Janeiro 46 Duque de Caxias 9 São Gonçalo 7 Nova Iguaçu 4 São João de Meriti 4 Nilópolis 3 Niterói 2 Base: Com quem o(a) sr(a) mora? (RM) 54. Número de pessoas no domicílio, incluindo o(a) sr(a)? 55. Município onde mora:

64 Menos da metade acessa internet e o Google é o site mais acessado entre os que acessam. Pacientes e Acompanhantes Frequência que acessa internet Sites Sites que que mais acessa acessa Diariamente 22 Uma vez por semana 9 Duas ou três vezes por semana 8 Uma vez por mês 3 Menos de uma vez por mês 3 Não acessa internet 56 Base: 250 Google 55 Orkut 26 Uol 5 Globo 4 Terra 3 IG 2 Outros 6 Base: 110 Base: Quem acessa internet O(a) sr.(a) acessa internet? / 43. Com que frequência? 44. O(a) sr.(a) poderia nos dizer qual site mais acessa?

65 A maioria lê jornal pelo menos uma vez por semana. Extra e O Globo são os mais lidos. Pacientes e Acompanhantes Frequência que costuma ler jornal Jornal que lê com mais frequência Diariamente 24 Uma vez por semana 23 Duas ou três vezes por semana 18 Uma vez por mês 5 Menos de uma vez por mês 2 Não costuma ler jornal 28 Base: 250 Extra 39 O Globo 31 O Dia 22 Meia hora 4 Outros 8 Base: 180 Base: Quem costuma ler jornal O(a) sr.(a) costuma ler jornal? 46. Com que frequência? 47. Qual jornal o(a) sr.(a) costuma ler com mais frequência? (RU)

66 A revista Veja foi a mais citada entre os que costumam ler. Pacientes e Acompanhantes Revista que lê com mais frequência Veja 17 Época 7 Caras 7 Quem 2 Contigo 2 Outros 13 Não costuma ler revistas 52 Base: O(a) sr.(a) costuma ler revistas? 49. Qual revista o(a) sr.(a) costuma ler com mais frequência? (RU)

67 Perfil do Paciente Pacientes e acompanhantes

68 Perfil Pacientes e Acompanhantes Idade do paciente Sexo do paciente Menos de 18 anos 3 18 a 24 anos 3 25 a 39 anos 1 40 a 49 anos 5 50 a 69 anos anos ou mais 32 Base: (140) Masculino Feminino Idade média do paciente Mediana 59 anos Base: Qual a idade (atual) do paciente? 4. Qual o sexo do paciente?

69 Conclusão

70 Key Findings Geral Em todos os segmentos o INCA é considerado um hospital de referência no tratamento de câncer. O modelo jurídico diferenciado do INCA é mais conhecido no segmento de profissionais de saúde. O INCA tem como pontos fortes: a qualidade do atendimento, tanto dos médicos quanto dos funcionários médicos e profissionais qualificados - Vale destacar que os pacientes e acompanhantes declaram certa demora para o atendimento com o médico/consulta e os profissionais citam falta de vagas. População Com relação ao INC e ao INTO, o INCA teve melhor avaliação. A TV é o principal canal de conhecimento do INCA. 72

71 Key findings Profissionais de Saúde Para a grande maioria dos profissionais de saúde (75%) o INCA é uma referência nacional no tratamento do câncer. Há uma parcela (14%) que o considera uma referência mundial. A grande maioria dos entrevistados nunca trabalhou em algum hospital que trata da enfermidade. 89% consideram o INCA o melhor hospital no tratamento de câncer. Pacientes e Acompanhantes A maioria dos pacientes que estão no INCA para tratamento ou internação descobriram o câncer em hospitais públicos (68%). 73

72 Key findings Pacientes e Acompanhantes (continuação) Cerca de 40% dos entrevistados procurou outros hospitais antes de chegar ao INCA: O INCA é considerado o melhor hospital por 91%. A grande maioria (91%) foi para o INCA por encaminhamento médico. Poucos conhecem outros hospitais especializados na doença (21%). 82% já conhecia o INCA, mesmo que só de ouvir falar e a maior parte deles soube do hospital através de amigos ou parentes. A maioria já realizou exames, fez tratamento (88%) ou já foi internado (59%) no INCA: Todos os processos relacionados a cada tipo de serviço ou atendimento prestado pelo hospital foram muito bem avaliados, com médias superiores a 9,2. Facilidade para marcar a primeira consulta, recebeu a menor nota: 8,8. 28% dos pacientes do INCA tem plano de saúde, com maior participação de Unimed e Amil. 74

Percepção da população sobre a avaliação dos estudantes e dos cursos de medicina

Percepção da população sobre a avaliação dos estudantes e dos cursos de medicina Percepção da população sobre a avaliação dos estudantes e dos cursos de medicina População brasileira, 16 anos ou mais Setembro de 2016 2 Objetivo Conhecer a opinião da População sobre a realização de

Leia mais

ANEXOS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

ANEXOS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES ANEXOS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES 1 METODOLOGIA DA PESQUISA Na qualitativa, foram realizadas 16 entrevistas distribuídas nas duas principais metrópoles: São Paulo e Rio de Janeiro (oito entrevistas em

Leia mais

Opinião dos brasileiros sobre o atendimento público na área de saúde

Opinião dos brasileiros sobre o atendimento público na área de saúde Opinião dos brasileiros sobre o atendimento público na área de saúde População brasileira, 16 anos ou mais Resultados preliminares Junho de 2018 2 Objetivo 3 Conhecer as opiniões e percepções dos brasileiros

Leia mais

Metodologia. MARGEM DE ERRO: 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados totais.

Metodologia. MARGEM DE ERRO: 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados totais. JOB 181194 Metodologia TAMANHO DA AMOSTRA: 800 entrevistas A amostra é desproporcional por região para permitir análise regionalizada. Os resultados totais foram ponderados para restabelecer o peso de

Leia mais

CLIQUE PARA EDITAR O TÍTULO MESTRE

CLIQUE PARA EDITAR O TÍTULO MESTRE CLIQUE PARA EDITAR O TÍTULO MESTRE EXPECTATIVA DA MULHER BRASILEIRA SOBRE SUA VIDA SEXUAL E REPRODUTIVA: AS RELAÇÕES DOS GINECOLOGISTAS E OBSTÉTRAS COM SUAS PACIENTES Dezembro/208 . Objetivo e Metodologia

Leia mais

Metodologia. Universo População adulta brasileira de todas as classes sociais com 16 anos ou mais.

Metodologia. Universo População adulta brasileira de todas as classes sociais com 16 anos ou mais. Julho / 2016 Metodologia Metodologia Técnica Pesquisa quantitativa, com abordagem pessoal dos entrevistados em pontos de fluxo populacionais. As entrevistas foram realizadas mediante a aplicação de questionário

Leia mais

Universo População adulta brasileira de todas as classes sociais com 16 anos ou mais.

Universo População adulta brasileira de todas as classes sociais com 16 anos ou mais. Metodologia 2 Técnica Pesquisa quantitativa, com abordagem pessoal dos entrevistados em pontos de fluxo populacionais. As entrevistas foram realizadas mediante a aplicação de questionário estruturado com

Leia mais

O cenário econômico atual na visão dos consumidores

O cenário econômico atual na visão dos consumidores O cenário econômico atual na visão dos consumidores Abril de 2015 Slide 1 OBJETIVOS DO ESTUDO Avaliação das expectativas dos consumidores do Cenário Econômico de 2015 comparado à 2014; Percepções sobre

Leia mais

Imagem do SEBRAE junto a sociedade

Imagem do SEBRAE junto a sociedade Imagem do SEBRAE junto a sociedade 2017 Objetivo: Avaliar a imagem da sociedade em geral perante o SEBRAE Amostra: 10.120 entrevistas por telefone (C.A.T.I) Período de coleta: De 06/09 a 20/10 de 2017

Leia mais

Opinião da população paulistana sobre a retirada das sacolas plásticas dos supermercados. Maio de 2012

Opinião da população paulistana sobre a retirada das sacolas plásticas dos supermercados. Maio de 2012 1 Opinião da população paulistana sobre a retirada das sacolas plásticas dos supermercados Maio de 2012 índice 2 Objetivo Metodologia Perfil da amostra Hábitos de compra em supermercados Posicionamento

Leia mais

CÂNCER DE MAMA INFORMAÇÕES, TRATAMENTO E DIREITOS Maio/2017

CÂNCER DE MAMA INFORMAÇÕES, TRATAMENTO E DIREITOS Maio/2017 CÂNCER DE MAMA INFORMAÇÕES, TRATAMENTO E DIREITOS Maio/2017 1 OBJETIVO 2 O estudo investigou, entre mulheres diagnosticadas com câncer de mama, o grau de informação em relação à doença, tratamentos e direitos

Leia mais

PESQUISA ELEITORAL DE BASE ESTADUAL RIO DE JANEIRO

PESQUISA ELEITORAL DE BASE ESTADUAL RIO DE JANEIRO PR-010/09-RIO PESQUISA ELEITORAL DE BASE ESTADUAL RIO DE JANEIRO RELATÓRIO FINAL 22.06.2009 1 METODOLOGIA A pesquisa PR/010/09-RIO foi realizada entre os dias 16 e 19 de junho de 2009 mediante entrevistas

Leia mais

Opinião dos brasileiros sobre o atendimento público na área de saúde

Opinião dos brasileiros sobre o atendimento público na área de saúde Opinião dos brasileiros sobre o atendimento público na área de saúde População brasileira, 16 anos ou mais Setembro de 2015 Índice Introdução Planos de saúde SUS X Plano de saúde Perfil da amostra Principais

Leia mais

Pedido de empréstimo de nome para terceiros 2015

Pedido de empréstimo de nome para terceiros 2015 Pedido de empréstimo de nome para terceiros 2015 Abril de 2015 Slide 1 OBJETIVOS DO ESTUDO Mapear o perfil e investigar o comportamento relacionado ao pedido de empréstimo de nome de terceiros para fazer

Leia mais

CAMPANHA INSTINTO DE VIDA Redução de homicídios ABRIL 2017

CAMPANHA INSTINTO DE VIDA Redução de homicídios ABRIL 2017 CAMPANHA INSTINTO DE VIDA Redução de homicídios ABRIL 07 Metodologia Técnica Pesquisa quantitativa, com abordagem pessoal dos entrevistados em pontos de fluxo populacionais. As entrevistas foram realizadas

Leia mais

VIVER EM SÃO PAULO: TRABALHO E RENDA J O B 1 7 /

VIVER EM SÃO PAULO: TRABALHO E RENDA J O B 1 7 / VIVER EM SÃO PAULO: TRABALHO E RENDA Edição 2018 J O B 1 7 / 1 0 0 5 Metodologia Pesquisa Híbrida 800 entrevistas com paulistanos de 16 anos ou mais na cidade de São Paulo Entrevistas realizadas entre

Leia mais

Especificações do Projeto

Especificações do Projeto www.gerp.com.br Especificações do Projeto MOTIVAÇÃO: Avaliar o conhecimento sobre os principais políticos do Município do Rio de Janeiro e identificar a intenção de voto (espontânea e induzida), bem

Leia mais

Imagem do SEBRAE junto a sociedade

Imagem do SEBRAE junto a sociedade Imagem do SEBRAE junto a sociedade 2018 Objetivo da pesquisa Monitorar a percepção da sociedade em geral em relação ao SEBRAE, seu nível de lembrança e conhecimento de sua atuação. Metodologia e Amostra

Leia mais

Horário dos Jogos e Avaliação do Brasileirão

Horário dos Jogos e Avaliação do Brasileirão Horário dos Jogos e Avaliação do Brasileirão Especificações Técnicas - Pesquisa Quantitativa - Datas de campo De 17 a 22 de junho de 2015 Seleção da amostra Aleatória Margem de erro 3 pontos percentuais

Leia mais

Avaliação dos planos de saúde. Usuários e Médicos - Julho/2018 -

Avaliação dos planos de saúde. Usuários e Médicos - Julho/2018 - Avaliação dos planos de saúde Usuários e Médicos - Julho/2018-1 1 Objetivo e Metodologia - População 2 Objetivo O estudo tem como objetivo: Conhecer a opinião dos usuários de planos ou seguros de saúde

Leia mais

USO DE CADEIRINHA NO AUTOMÓVEL. Relatório em Setembro de 2012

USO DE CADEIRINHA NO AUTOMÓVEL. Relatório em Setembro de 2012 1 1 USO DE CADEIRINHA NO AUTOMÓVEL Relatório em Setembro de 2012 Índice 2 2 Objetivo Metodologia Hábito de transportar crianças com até 10 anos em automóvel de passeio Perfil População adulta Transporta

Leia mais

Opinião da população sobre a qualificação dos médicos e exames de capacitação. São Paulo, 2015

Opinião da população sobre a qualificação dos médicos e exames de capacitação. São Paulo, 2015 1 Opinião da população sobre a qualificação dos médicos e exames de capacitação São Paulo, 2015 2 Objetivo 3 Conhecer as opiniões e percepções da população brasileira sobre a qualificação dos médicos e

Leia mais

Fábrica de Idéias: Identificação de tendências e oportunidades. para os pequenos negócios no município de Macaíba/RN

Fábrica de Idéias: Identificação de tendências e oportunidades. para os pequenos negócios no município de Macaíba/RN Fábrica de Idéias: Identificação de tendências e oportunidades para os pequenos negócios no município de Macaíba/RN Novembro/2014 INTRODUÇÃO O presente trabalho pretende auxiliares os empreendedores e

Leia mais

MEIOS ELETRÔNICO S DE PAGAMENTO. MERCADO Opinião DE dos. paulistas sobre o atendimento. público na área. de saúde

MEIOS ELETRÔNICO S DE PAGAMENTO. MERCADO Opinião DE dos. paulistas sobre o atendimento. público na área. de saúde MERCADO Opinião DE dos MEIOS paulistas sobre o atendimento ELETRÔNICO S público na área DE PAGAMENTO de saúde População do estado de São Paulo, 16 anos ou mais Julho de 2014 Objetivo 2 Conhecer as opiniões

Leia mais

Áreas de Abordagem. Com base na experiência acumulada do IBOPE Inteligência, somada a recentes

Áreas de Abordagem. Com base na experiência acumulada do IBOPE Inteligência, somada a recentes Objetivo O IBOPE Inteligência desenvolveu uma metodologia exclusiva de medição e explicação da satisfação dos usuários de serviços públicos no Brasil, que oferece aos gestores uma ferramenta precisa para

Leia mais

Fábrica de Idéias: Identificação de tendências e oportunidades para os pequenos negócios no município de São Miguel do Gostoso/RN

Fábrica de Idéias: Identificação de tendências e oportunidades para os pequenos negócios no município de São Miguel do Gostoso/RN Fábrica de Idéias: Identificação de tendências e oportunidades para os pequenos negócios no município de São Miguel do Gostoso/RN Novembro/2014 1 INTRODUÇÃO O presente trabalho pretende auxiliares os empreendedores

Leia mais

FUMO EM LOCAIS FECHADOS - BRASIL. Abril/ 2008

FUMO EM LOCAIS FECHADOS - BRASIL. Abril/ 2008 FUMO EM LOCAIS FECHADOS - BRASIL Abril/ 2008 2 Índice 2 Objetivo Metodologia Hábitos de lazer Hábito de fumar O fumo em locais fechados Alteração da lei do fumo em locais fechados Perfil da amostra 3 Objetivo

Leia mais

Fábrica de Ideias: Identificação de tendências e oportunidades para os. pequenos negócios nos bairros de Mossoró/RN ABOLIÇÃO

Fábrica de Ideias: Identificação de tendências e oportunidades para os. pequenos negócios nos bairros de Mossoró/RN ABOLIÇÃO Fábrica de Ideias: Identificação de tendências e oportunidades para os pequenos negócios nos bairros de Mossoró/RN ABOLIÇÃO Mossoró/RN 2014 1 INTRODUÇÃO O presente trabalho pretende auxiliares os empreendedores

Leia mais

Fábrica de Ideias: Identificação de tendências e oportunidades para os. pequenos negócios nos bairros de Natal/RN REDINHA

Fábrica de Ideias: Identificação de tendências e oportunidades para os. pequenos negócios nos bairros de Natal/RN REDINHA Fábrica de Ideias: Identificação de tendências e oportunidades para os pequenos negócios nos bairros de Natal/RN REDINHA Natal/RN 2014 1 INTRODUÇÃO O presente trabalho pretende auxiliares os empreendedores

Leia mais

A V. vota aqui em (CIDADE PESQUISADA) e pretende votar nas eleições deste ano, ou não? Metropolitana do Rio/Niterói-Manilha

A V. vota aqui em (CIDADE PESQUISADA) e pretende votar nas eleições deste ano, ou não? Metropolitana do Rio/Niterói-Manilha Data: Rua Coronel Gomes Machado, nº 192 Centro Niterói/RJ Nº Questionário: Proposta Nº: Questionário: Amostra: 1466 1.300 Nome: Endereço: Projeto: 8ª ELEIÇÕES / GOVERNADOR 2014 ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Leia mais

PERCEPÇÃO DOS BRASILEIROS SOBRE A CONFIANÇA E CREDIBILIDADE EM PROFISSIONAIS E INSTITUIÇÕES. População brasileira, 16 anos ou mais

PERCEPÇÃO DOS BRASILEIROS SOBRE A CONFIANÇA E CREDIBILIDADE EM PROFISSIONAIS E INSTITUIÇÕES. População brasileira, 16 anos ou mais PERCEPÇÃO DOS BRASILEIROS SOBRE A CONFIANÇA E CREDIBILIDADE EM PROFISSIONAIS E INSTITUIÇÕES População brasileira, 16 anos ou mais Objetivo Conhecer a opinião dos brasileiros sobre: o grau de confiança

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA VIVER EM SÃO PAULO TRABALHO E RENDA

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA VIVER EM SÃO PAULO TRABALHO E RENDA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA VIVER EM SÃO PAULO TRABALHO E RENDA DEZEMBRO DE 2017 JOB1005 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL A presente pesquisa tem por intuito abordar temas referentes

Leia mais

TEMPO DE UTILIZAÇÃO DO TREM. Declaração dos entrevistados sobre o tempo de utilização do trem (%) Canoas Esteio usuários Alegre

TEMPO DE UTILIZAÇÃO DO TREM. Declaração dos entrevistados sobre o tempo de utilização do trem (%) Canoas Esteio usuários Alegre TEMPO DE UTILIZAÇÃO DO TREM Declaração dos entrevistados sobre o tempo de utilização do trem (%) Há quanto tempo você Geral dos Porto Sapucaia São utiliza o metrô? Canoas Esteio usuários Alegre do Sul

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS BRAGANÇA PAULISTA -SP AGOSTO / SETEMBRO DE 2012 JOB1977 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL Levantar junto aos eleitores

Leia mais

FUMO EM LOCAIS FECHADOS - II. Novembro/ 2007

FUMO EM LOCAIS FECHADOS - II. Novembro/ 2007 FUMO EM LOCAIS FECHADOS - II Novembro/ 2007 2 Índice Objetivo Metodologia Principais resultados Hábitos de lazer e de fumar O fumo em locais fechados Alteração da lei do fumo em locais fechados Perfil

Leia mais

Creches. Ipsos/ Instituto Patrícia Galvão. Nobody s Unpredictable. São Paulo 29/02/2012

Creches. Ipsos/ Instituto Patrícia Galvão. Nobody s Unpredictable. São Paulo 29/02/2012 Creches Ipsos/ Instituto Patrícia Galvão São Paulo 29/02/2012 Nobody s Unpredictable Índice 1. Caracterização da amostra 2. Percepção sobre o cuidado da Criança 3. Importância das creches 4. Avaliação

Leia mais

Percepção de Presença do Crime Organizado/Facções na vizinhança/bairro do(a) entrevistado(a)

Percepção de Presença do Crime Organizado/Facções na vizinhança/bairro do(a) entrevistado(a) Percepção de Presença do Crime Organizado/Facções na vizinhança/bairro do(a) entrevistado(a) Pesquisa que integra os estudos técnicos para a criação de um Índice de Efetividade da Segurança Pública e que

Leia mais

Relação dos consumidores com sacolas plásticas. Junho de 2011

Relação dos consumidores com sacolas plásticas. Junho de 2011 1 Relação dos consumidores com sacolas plásticas Junho de 2011 Objetivo 2 O estudo tem como objetivo conhecer a relação dos consumidores com as sacolas plásticas de uso doméstico, desde o momento da sua

Leia mais

PESQUISA: Relação da população de Natal com a leitura:

PESQUISA: Relação da população de Natal com a leitura: PESQUISA: Relação da população de Natal com a leitura: Uma Abordagem A construção Quantitativa participativa do Objetivos Conhecer o perfil do público leitor da cidade de Natal; Conhecer as práticas de

Leia mais

Percepções sobre medicamentos

Percepções sobre medicamentos ELABORADO POR IBOPE INTELIGÊNCIA PARA A INTERFARMA OUTUBRO DE 2011 Percepções sobre medicamentos Inovações para a vida ercepções sob edicamentos ede d i cm a dicamentos Percepções sobre medicamentos 2

Leia mais

Fábrica de Idéias: Identificação de tendências e oportunidades. para os pequenos negócios no município de Bom Jesus/RN

Fábrica de Idéias: Identificação de tendências e oportunidades. para os pequenos negócios no município de Bom Jesus/RN Fábrica de Idéias: Identificação de tendências e oportunidades para os pequenos negócios no município de Bom Jesus/RN Novembro/2014 1 INTRODUÇÃO O presente trabalho pretende auxiliares os empreendedores

Leia mais

Intenção de Compras do Dia dos Pais 2018

Intenção de Compras do Dia dos Pais 2018 Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Intenção de Compras do Dia dos Pais 2018 O perfil do consumidor e a intenção de compras para o período do Dia dos Pais em Santa Núcleo de Pesquisas

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE TRANSPORTES COLETIVOS OUTUBRO/ NOVEMBRO DE 2005 OPP135 ESPECIFICAÇÕE S TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL - Levantar junto a população em geral, opiniões relacionadas

Leia mais

Metodologia e Amostra

Metodologia e Amostra JOB101629 1 Metodologia e Amostra Pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário estruturado através de entrevistas pessoais Objetivo Geral O objetivo principal da pesquisa é conhecer os hábitos

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA PERCEPÇÃO DE EMPREGADOS E PRESTADORES DE SERVIÇO PARA A INDÚSTRIA

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA PERCEPÇÃO DE EMPREGADOS E PRESTADORES DE SERVIÇO PARA A INDÚSTRIA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA PERCEPÇÃO DE EMPREGADOS E PRESTADORES DE SERVIÇO PARA A INDÚSTRIA BRASÍLIA 2008 PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA CNI Armando de Queiroz Monteiro

Leia mais

Oportunidades de Negócios para a Copa Identificação de tendências e oportunidades. pequenos negócios nos bairros de Natal/RN ROCAS

Oportunidades de Negócios para a Copa Identificação de tendências e oportunidades. pequenos negócios nos bairros de Natal/RN ROCAS Oportunidades de Negócios para a Copa do Mundo: Identificação de tendências e oportunidades para os pequenos negócios nos bairros de Natal/RN ROCAS Natal/RN Junho/2014 INTRODUÇÃO O presente trabalho pretende

Leia mais

Uso do Cartão de Crédito 2015

Uso do Cartão de Crédito 2015 Uso do Cartão de Crédito 2015 Abril de 2015 Slide 1 OBJETIVOS DO ESTUDO Investigar os hábitos de compra do consumidor em relação ao uso do cartão de crédito: Principais compras e formas de pagamento Vantagens

Leia mais

Levantamento sobre assistência oncológica no Rio de Janeiro

Levantamento sobre assistência oncológica no Rio de Janeiro Levantamento sobre assistência oncológica no Rio de Janeiro -2016- O Cremerj fiscalizou os 19 hospitais com serviço de oncologia no Estado, no período de outubro a novembro de 2016. Lei dos 60 dias A Lei

Leia mais

HÁBITOS DE ALIMENTAÇÃO FORA DE CASA

HÁBITOS DE ALIMENTAÇÃO FORA DE CASA HÁBITOS DE ALIMENTAÇÃO FORA DE CASA Tâmara Freitas Barros A maioria dos moradores da Grande Vitória não se alimenta em restaurantes self-service, porém 39,1% deles afirmaram se alimentar nesse tipo de

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE BUROCRACIA

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE BUROCRACIA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE BUROCRACIA JUNHO DE 2013 JOB0453 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL O projeto tem por objetivo geral compreender como a burocracia influencia o dia-a-dia

Leia mais

Fábrica de Idéias: Identificação de tendências e oportunidades. para os pequenos negócios no município de Pau dos Ferros/RN

Fábrica de Idéias: Identificação de tendências e oportunidades. para os pequenos negócios no município de Pau dos Ferros/RN Fábrica de Idéias: Identificação de tendências e oportunidades para os pequenos negócios no município de Pau dos Ferros/RN Novembro/2014 INTRODUÇÃO O presente trabalho pretende auxiliares os empreendedores

Leia mais

O Crédito e as compras por impulso

O Crédito e as compras por impulso O Crédito e as compras por impulso Junho de 2015 Slide 1 OBJETIVOS DO ESTUDO Investigar o comportamento relacionado ao parcelamento de compras e o consumo impulsivo. Slide 2 METODOLOGIA Público alvo: Consumidores

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS OUTUBRO DE 2012 JOB1692-4 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL Levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões

Leia mais

Imagem dos cartórios em 4 capitais e no DF. Novembro / 2015

Imagem dos cartórios em 4 capitais e no DF. Novembro / 2015 Imagem dos cartórios em 4 capitais e no DF Novembro / Objetivos 2 Conhecer o perfil do usuário dos Cartórios; Avaliar os serviços prestados pelos cartórios; Metodologia 3 Técnica Pesquisa quantitativa,

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS SETEMBRO DE 2012 JOB1692-2 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL Levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões

Leia mais

Fábrica de Idéias: Identificação de tendências e oportunidades. para os pequenos negócios no município de Assú/RN

Fábrica de Idéias: Identificação de tendências e oportunidades. para os pequenos negócios no município de Assú/RN Fábrica de Idéias: Identificação de tendências e oportunidades para os pequenos negócios no município de Assú/RN Novembro/2014 INTRODUÇÃO O presente trabalho pretende auxiliares os empreendedores e potenciais

Leia mais

O i p n i i n õ i e õ s sob o r b e a p r p op o a p ga g nd n a d de d c ig i a g rros Maio 2011

O i p n i i n õ i e õ s sob o r b e a p r p op o a p ga g nd n a d de d c ig i a g rros Maio 2011 Opiniões sobre a propaganda de cigarros Maio 2011 Índice 2 2 Objetivo e Metodologia Perfil População geral x Fumantes Hábito de fumar Propostas para redução do fumo entre os jovens Propaganda de cigarros

Leia mais

Objetivo. Investigar o conhecimento da população brasileira sobre hepatite C.

Objetivo. Investigar o conhecimento da população brasileira sobre hepatite C. Objetivo Investigar o conhecimento da população brasileira sobre hepatite C. 1 Metodologia Amostra Foram realizadas 2.125 entrevistas em todo o Brasil, distribuídas em 120 municípios. A margem de erro

Leia mais

Opinião da população sobre o uso das sacolas plásticas. Agosto de 2012

Opinião da população sobre o uso das sacolas plásticas. Agosto de 2012 1 Opinião da população sobre o uso das sacolas plásticas Agosto de 2012 Índice 2 Objetivo Metodologia Perfil da amostra Hábitos de compra em supermercados Posicionamento sobre a decisão judicial que retira

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS OUTUBRO DE 2012 JOB2487-2 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL Levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões

Leia mais

Avaliação da flexibilização do horário do programa de rádio A Voz do Brasil - Março/2014 -

Avaliação da flexibilização do horário do programa de rádio A Voz do Brasil - Março/2014 - Avaliação da flexibilização do horário do programa de rádio A Voz do Brasil - Março/2014 - 2 Objetivo Metodologia Perfil da amostra Programa A Voz do Brasil Transmissão em horário fixo / flexível Importância

Leia mais

Oportunidades de Negócios para a Copa Identificação de tendências e oportunidades. pequenos negócios nos bairros de Natal/RN RIBEIRA

Oportunidades de Negócios para a Copa Identificação de tendências e oportunidades. pequenos negócios nos bairros de Natal/RN RIBEIRA Oportunidades de Negócios para a Copa do Mundo: Identificação de tendências e oportunidades para os pequenos negócios nos bairros de Natal/RN RIBEIRA Natal/RN Junho/2014 INTRODUÇÃO O presente trabalho

Leia mais

Intenção de Compras do Dia das Crianças 2017

Intenção de Compras do Dia das Crianças 2017 Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Intenção de Compras do Dia das Crianças 2017 O perfil do consumidor e a intenção de compras para o Dia das Crianças em Santa Núcleo de Pesquisas

Leia mais

CDL Goiânia - Pesquisa Intenção de Compras para o Dia dos Pais - Ano Pesquisa de Intenção de Compras para o dia dos Pais. Ano 2018.

CDL Goiânia - Pesquisa Intenção de Compras para o Dia dos Pais - Ano Pesquisa de Intenção de Compras para o dia dos Pais. Ano 2018. Pesquisa de Intenção de Compras para o dia dos Pais Ano 2018 Página 1 Público alvo Método de Coleta Tamanho Amostral Data de Coleta Consumidores residentes em Goiânia, homens e mulheres, com idade igual

Leia mais

Metodologia. 15 de agosto a 03 de setembro de Município de São Paulo. Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado

Metodologia. 15 de agosto a 03 de setembro de Município de São Paulo. Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado Metodologia TÉCNICA DE LEVANTAMENTO DE DADOS: Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado LOCAL DA PESQUISA: Município de São Paulo UNIVERSO: Moradores de 6 anos ou mais de São Paulo/SP,

Leia mais

Intenção de Compras de Dia das Mães 2017

Intenção de Compras de Dia das Mães 2017 Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Intenção de Compras de Dia das Mães 2017 O perfil do consumidor e a intenção de compras para o período do Dia das Mães em Santa Núcleo de Pesquisas

Leia mais

Fábrica de Idéias: Identificação de tendências e oportunidades. para os pequenos negócios no município de Santa Cruz/RN

Fábrica de Idéias: Identificação de tendências e oportunidades. para os pequenos negócios no município de Santa Cruz/RN Fábrica de Idéias: Identificação de tendências e oportunidades para os pequenos negócios no município de Santa Cruz/RN Novembro/2014 INTRODUÇÃO O presente trabalho pretende auxiliares os empreendedores

Leia mais

Pesquisa: Os jovens, a educação e o Ensino Técnico. Outubro de 2016

Pesquisa: Os jovens, a educação e o Ensino Técnico. Outubro de 2016 Pesquisa: Os jovens, a educação e o Ensino Técnico Outubro de 2016 Metodologia Coleta de dados Foram entrevistados 2.002 jovens, com idade entre 13 e 18 anos. Todas as entrevistas de menores de 18 anos

Leia mais

PESQUISA UPA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO. Instituto Brasileiro de Administração Pública e Apoio Universitário do Rio de Janeiro

PESQUISA UPA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO. Instituto Brasileiro de Administração Pública e Apoio Universitário do Rio de Janeiro PESQUISA UPA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO Instituto Brasileiro de Administração Pública e Apoio Universitário do Rio de Janeiro Março/2014 Características da Pesquisa Público alvo Usuários das UPAs de

Leia mais

Metodologia AMOSTRA ABRANGÊNCIA PERÍODO MARGEM DE ERRO. A margem de erro máxima para o total da amostra é 2,0 pontos percentuais.

Metodologia AMOSTRA ABRANGÊNCIA PERÍODO MARGEM DE ERRO. A margem de erro máxima para o total da amostra é 2,0 pontos percentuais. Metodologia Metodologia AMOSTRA ABRANGÊNCIA PERÍODO MARGEM DE ERRO 2.125 pessoas foram entrevistadas, a partir de 16, de todos os níveis econômicos em todas as regiões do país. As entrevistas foram distribuídas

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS SETEMBRO DE 2012 JOB2167 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL Levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE A COPA DO MUNDO NO BRASIL

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE A COPA DO MUNDO NO BRASIL PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE A COPA DO MUNDO NO JULHO DE 2014 JOB1107 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL O principal objetivo desse projeto é a percepção da população sobre a Copa

Leia mais

PESQUISA FECOMÉRCIO DE TURISMO Oktoberfest 2013

PESQUISA FECOMÉRCIO DE TURISMO Oktoberfest 2013 PESQUISA FECOMÉRCIO DE TURISMO Oktoberfest 2013 Feminino 45,4% Masculino 54,6% Fonte: Núcleo de Economia e Pesquisa Fecomércio-SC 35,7% 25,5% 17,4% 12,2% 9,2% 18 a 25 anos 26 a 35 anos 36 a 45 anos 46

Leia mais

OPINIÃO SOBRE TEMAS RELATIVOS À SAÚDE E NUTRIÇÃO. Setembro de 2018

OPINIÃO SOBRE TEMAS RELATIVOS À SAÚDE E NUTRIÇÃO. Setembro de 2018 OPINIÃO SOBRE TEMAS RELATIVOS À SAÚDE E NUTRIÇÃO Setembro de 2018 Índice 1. Objetivo e Metodologia 2. Perfil da amostra 3. Opinião sobre temas relativos à saúde e alimentação 4. Considerações finais 2

Leia mais

PROJETO: PESQUISA ELEITORAL / PASSOS MG CRÍTICA

PROJETO: PESQUISA ELEITORAL / PASSOS MG CRÍTICA Nº Observações: PROJETO: PESQUISA ELEITORAL / PASSOS MG ENTREVISTADOR CRÍTICA VERIFICADOR Bom dia / Boa tarde, meu nome é, sou entrevistador(a) do INFO Instituto de Pesquisa Folha da Manhã, uma empresa

Leia mais

Fábrica de Idéias: Identificação de tendências e oportunidades para os pequenos negócios no município de Pureza/RN

Fábrica de Idéias: Identificação de tendências e oportunidades para os pequenos negócios no município de Pureza/RN Fábrica de Idéias: Identificação de tendências e oportunidades para os pequenos negócios no município de Pureza/RN Novembro/2014 1 INTRODUÇÃO O presente trabalho pretende auxiliares os empreendedores e

Leia mais

Copa do Mundo Consumidores

Copa do Mundo Consumidores Copa do Mundo 2014 Consumidores Junho de 2014 Slide 1 OBJETIVOS DO ESTUDO Mapear expectativas e primeiras impressões sobre a Copa do Mundo Avaliação da infraestrutura da cidade Manifestações Slide 2 METODOLOGIA

Leia mais

FICHA DE AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA: PROGRAMA RESIDENCIA UNIVERSITÁRIA DA URCA

FICHA DE AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA: PROGRAMA RESIDENCIA UNIVERSITÁRIA DA URCA PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS ESTUDANTIS FICHA DE AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA: PROGRAMA RESIDENCIA UNIVERSITÁRIA DA URCA FICHA DE AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA: PROGRAMA RESIDENCIA UNIVERSITÁRIA DA URCA I - IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS AGOSTO DE 2012 JOB1630 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL Levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões relacionadas

Leia mais

Avaliação dos planos de saúde pelos usuários

Avaliação dos planos de saúde pelos usuários Avaliação dos planos de saúde pelos usuários São Paulo, 2015 1 Temas 1 Objetivo e Metodologia 2 Utilização dos serviços do plano de saúde e ocorrência de problemas 3 Reclamação ou recurso contra o plano

Leia mais

Fábrica de Idéias: Identificação de tendências e oportunidades para os pequenos negócios no município de Maxaranguape/RN

Fábrica de Idéias: Identificação de tendências e oportunidades para os pequenos negócios no município de Maxaranguape/RN Fábrica de Idéias: Identificação de tendências e oportunidades para os pequenos negócios no município de Maxaranguape/RN Novembro/2014 1 INTRODUÇÃO O presente trabalho pretende auxiliares os empreendedores

Leia mais

Metodologia. 04 a 21 de dezembro de Município de São Paulo. Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado

Metodologia. 04 a 21 de dezembro de Município de São Paulo. Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado JOB 18_1194 Metodologia TÉCNICA DE LEVANTAMENTO DE DADOS: Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado LOCAL DA PESQUISA: Município de São Paulo UNIVERSO: Moradores de 16 anos ou mais

Leia mais

Fábrica de Idéias: Identificação de tendências e oportunidades para os pequenos negócios no município de Touros/RN

Fábrica de Idéias: Identificação de tendências e oportunidades para os pequenos negócios no município de Touros/RN Fábrica de Idéias: Identificação de tendências e oportunidades para os pequenos negócios no município de Touros/RN Novembro/2014 1 INTRODUÇÃO O presente trabalho pretende auxiliares os empreendedores e

Leia mais

RELATÓRIO PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA EM BARBACENA. Avaliação da FAME pela população de Barbacena

RELATÓRIO PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA EM BARBACENA. Avaliação da FAME pela população de Barbacena RELATÓRIO PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA EM BARBACENA Avaliação da FAME pela população de Barbacena Junho de 2016. Apresentação O relatório ora apresentado é o resultado de uma sondagem junto à população

Leia mais

Fundação Nosso Lar Foz do Iguaçu PR. Roteiro para Entrevista : Seleção.

Fundação Nosso Lar Foz do Iguaçu PR. Roteiro para Entrevista : Seleção. Fundação Nosso Lar Foz do Iguaçu PR Roteiro para Entrevista : Seleção. 1. Nome do entrevistado: 2. Endereço/ Rua: nº 3. Bairro: Telefone: Celular : 4. Cidade: Referência: 5. Data da entrevista: / /. Parte

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA QUESTIONÁRIO DE ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS EGRESSOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA QUESTIONÁRIO DE ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS EGRESSOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA QUESTIONÁRIO DE ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS EGRESSOS O acompanhamento dos discentes egressos do curso de Fisioterapia da UFSC tem o objetivo geral de promover uma avaliação

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS AGOSTO DE 2012 JOB1692-1 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL Levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões

Leia mais

Fábrica de Idéias: Identificação de tendências e oportunidades. para os pequenos negócios no município de Currais Novos/RN

Fábrica de Idéias: Identificação de tendências e oportunidades. para os pequenos negócios no município de Currais Novos/RN Fábrica de Idéias: Identificação de tendências e oportunidades para os pequenos negócios no município de Currais Novos/RN Novembro/2014 INTRODUÇÃO O presente trabalho pretende auxiliares os empreendedores

Leia mais

ÍNDICE Metodologia: 3_5 Perfil da amostra: 6_11 Desigualdade: 12_18 Classe social: 19_28 Sociedade: 29_48 Políticas: 49_55 Oxfam Brasil: 56_57

ÍNDICE Metodologia: 3_5 Perfil da amostra: 6_11 Desigualdade: 12_18 Classe social: 19_28 Sociedade: 29_48 Políticas: 49_55 Oxfam Brasil: 56_57 ÍNDICE Metodologia: 3_5 Perfil da amostra: 6_ Desigualdade: _8 Classe social: 9_8 Sociedade: 9_48 Políticas: 49_55 Oxfam Brasil: 56_57 M E T O D O L O G I A 3 METODOLOGIA Técnica Pesquisa quantitativa,

Leia mais

Eleições 2016 São Paulo

Eleições 2016 São Paulo Eleições 06 São Paulo JOB 6_068 Pesquisa registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo SP-00908/06 Perfil da Amostra Especificações Técnicas - Pesquisa Quantitativa - Objetivo Levantar um conjunto

Leia mais

Objetivos. Medir o grau de informação, opinião e interesse sobre microgeração de energia entre a população brasileira

Objetivos. Medir o grau de informação, opinião e interesse sobre microgeração de energia entre a população brasileira Nov / 2016 Objetivos Medir o grau de informação, opinião e interesse sobre microgeração de energia entre a população brasileira Metodologia Técnica A pesquisa foi realizada através de metodologia quantitativa,

Leia mais

DUQUE DE CAXIAS /RJ PESQUISA ELEITORAL SETEMBRO/2016

DUQUE DE CAXIAS /RJ PESQUISA ELEITORAL SETEMBRO/2016 PESQUISA ELEITORAL DUQUE DE CAXIAS /RJ SETEMBRO/2016 Pesquisa Eleitoral Duque de Caxias / RJ 03 e 04 de setembro de 2016 1 2 1. COMO FOI FEITA A PESQUISA... 4 2. RESPOSTAS... 6 2.1. SE A ELEIÇÃO PARA PREFEITO

Leia mais

Bandeira, Pitta e Mercier (2000)

Bandeira, Pitta e Mercier (2000) Bandeira, Pitta e Mercier (000) ESCALA DE AVALIAÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS COM OS SERVIÇOS DE SAÚDE MENTAL (SATIS-BR) Bandeira, M,; Pitta, AMF; Mercier, C (000). Escala de avaliação da satisfação dos

Leia mais

Intenção de Compras do Dia dos Pais 2017

Intenção de Compras do Dia dos Pais 2017 Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Intenção de Compras do Dia dos Pais 2017 O perfil do consumidor e a intenção de compras para o período do Dia dos Pais em Santa Núcleo de Pesquisas

Leia mais

Relacionamento dos médicos associados à SOGESP com os Planos de saúde. Apresentação em Agosto de 2012

Relacionamento dos médicos associados à SOGESP com os Planos de saúde. Apresentação em Agosto de 2012 1 Relacionamento dos médicos associados à SOGESP com os Planos de saúde Apresentação em Agosto de 2012 Índice 2 Objetivo Metodologia Perfil do médico associado Avaliação das operadoras de planos de saúde

Leia mais

FICHA DE INSCRIÇÃO E AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA: PROGRAMA RESIDENCIA UNIVERSITÁRIA DA URCA

FICHA DE INSCRIÇÃO E AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA: PROGRAMA RESIDENCIA UNIVERSITÁRIA DA URCA FICHA DE INSCRIÇÃO E AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA: PROGRAMA RESIDENCIA UNIVERSITÁRIA DA URCA FICHA DE INSCRIÇÃO E AVALIAÇÃO SOCIOECONÔMICA: PROGRAMA RESIDENCIA UNIVERSITÁRIA DA URCA I - IDENTIFICAÇÃO NOME:

Leia mais

Opiniões sobre a exposição de cigarros nos PDVs. Agosto 2010

Opiniões sobre a exposição de cigarros nos PDVs. Agosto 2010 Opiniões sobre a exposição de cigarros nos PDVs Agosto 2010 Índice 2 2 Objetivo e Metodologia Perfil População geral x Fumantes Hábito de fumar Opiniões sobre a exposição dos cigarros no PDV Mudança de

Leia mais