Universo População adulta brasileira de todas as classes sociais com 16 anos ou mais.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Universo População adulta brasileira de todas as classes sociais com 16 anos ou mais."

Transcrição

1

2 Metodologia 2 Técnica Pesquisa quantitativa, com abordagem pessoal dos entrevistados em pontos de fluxo populacionais. As entrevistas foram realizadas mediante a aplicação de questionário estruturado com cerca de 10 minutos de duração. Universo População adulta brasileira de todas as classes sociais com 16 ou mais. Abrangência Abrangência nacional, incluindo Regiões Metropolitanas e Cidades do Interior de diferentes portes, em todas as Regiões do Brasil. As entrevistas foram realizadas em 129 municípios de pequeno, médio e grande porte.

3 Metodologia 3 Coleta de dados As entrevistas foram realizadas entre os dias 12 a 24 de março de Amostra A amostra total nacional foi de entrevistas. Essa amostra permite a leitura dos resultados no total do Brasil, pelas regiões: Sudeste, Sul, Nordeste, Norte e Centro-Oeste. Margem de erro A margem de erro para o total da amostra nacional é de 2,0 pontos para mais ou para menos.

4 Perfil da amostra 4

5 Perfil da amostra Em % 5 Sexo Idade Escolaridade Feminino Masculino Média = Fundamental Médio Superior 16 a a a a ou mais 45 Estado civil Número de filhos Média de filhos = 3 32 Casado(a)/ com companheiro(a) Solteiro(a) Separado/ Divorciado Viúvo Tem filhos 1 filho 2 filhos 3 filhos 4 filhos ou mais Não tem filhos Total da amostra = entrevistas.

6 Perfil da amostra Em % 6 Renda familiar mensal Classificação socioeconômica A/B C D/E Até 2 S.M Mais de 2 a 5 S.M Mais de 5 a 10 S.M Mais de 10 S.M Não sabe/recusa 49 Total da amostra = entrevistas.

7 Perfil da amostra Em % 7 Ocupação principal Assalariado registrado 20 Aposentado 13 Free-lance/ bico 13 Dona de casa 9 Autônomo regular (Paga ISS) 7 32 Funcionário público 7 Estudante 6 Assalariado sem registro 6 Outros NÃO PEA 2 68 Empresário 3 Estagiário/ aprendiz (remunerado) 1 Desempregado (Não procura emprego) 2 Outros PEA 2 Desempregado (procura emprego) 10 Total da amostra = entrevistas.

8 Perfil da amostra Em % 8 Região do país Natureza do município 25% 58% 17% 15% 27% Capitais Outros municípios da Região Metropolitana Interior 43% Porte do município 15% ATÉ 50 MIL 30% DE 50 A 200 MIL 22% DE 200 A 500 MIL 16% MAIS DE 500 MIL 31% Total da amostra = entrevistas.

9 Conhecimento sobre a exploração sexual infantil 9

10 Prostituição de menores de idade - criminalização Estimulada e única, em % 10 A totalidade tem conhecimento que é crime pagar para fazer sexo com uma criança; para 4%, pagar para fazer sexo com adolescente de 16 não é crime Pagar para fazer sexo com criança de 10 é crime? 100 Pagar para fazer sexo com adolescente de 16 é crime? 95 Não há diferenças significativas entre os que já viram alguma campanha contra a exploração sexual infantil dos que nunca viram alguma campanha. 4 Sim, é crime Sim, é crime Não é crime Fonte: Na sua opinião, pagar para fazer sexo com uma criança de 10 é crime ou não é? E pagar para fazer sexo com um adolescente de 16, é crime ou não é?

11 Prostituição de menores de idade - criminalização Estimulada e única, em % 11 Sexo pago com uma criança de 10 TOTAL Masculino Feminino 16 a a a a ou mais Fundamental Médio Superior Sim, é crime Não é crime Sexo pago com um adolescente de 16 TOTAL Masculino Feminino 16 a a a a ou mais Fundamental Médio Superior Sim, é crime Não é crime Não sabe Base Fonte: Na sua opinião, pagar para fazer sexo com uma criança de 10 é crime ou não é? E pagar para fazer sexo com um adolescente de 16, é crime ou não é?

12 Prostituição de menores de idade - criminalização Estimulada e única, em % 12 Sexo pago com uma criança de 10 TOTAL Até 2 S.M. Mais de 2 a 5 S.M. Mais de 5 a 10 S.M. Mais de 10 S.M. A/B C D/E Tem filhos Não têm filhos Sim, é crime Não é crime Sexo pago com um adolescente de 16 TOTAL Até 2 S.M. Mais de 2 a 5 S.M. Mais de 5 a 10 S.M. Mais de 10 S.M. A/B C D/E Tem filhos Não têm filhos Sim, é crime Não é crime Não sabe Base Destaque acima da média. Fonte: Na sua opinião, pagar para fazer sexo com uma criança de 10 é crime ou não é? E pagar para fazer sexo com um adolescente de 16, é crime ou não é?

13 Prostituição de menores de idade - criminalização Estimulada e única, em % 13 Sexo pago com uma criança de 10 TOTAL Sudeste Sul Nordeste Norte / Centro Oeste Capitais Outros municípios da RM Interior Sim, é crime Não é crime Sexo pago com um adolescente de 16 TOTAL Sudeste Sul Nordeste Norte / Centro Oeste Capitais Outros municípios da RM Interior Sim, é crime Não é crime Não sabe Base Fonte: Na sua opinião, pagar para fazer sexo com uma criança de 10 é crime ou não é? E pagar para fazer sexo com um adolescente de 16, é crime ou não é?

14 Sexo entre um adulto e uma criança - criminalização Estimulada e única, em % 14 89% são favoráveis à prisão do adulto, do intermediário e do dono do local Na situação em que um adulto estiver fazendo sexo com uma criança em um hotel: O adulto que fez sexo com a criança, a pessoa que fez a negociação e o responsável pelo hotel deveriam ser presos 89 Apenas o adulto que fez sexo deveria ser preso 5 Apenas a pessoa que negociou o sexo entre o adulto e a criança deveria ser preso 3 Apenas o responsável pelo hotel deveria ser preso 1 Não sabe 1 Fonte: Pensando em uma situação em que um adulto estiver fazendo sexo com uma criança em um hotel, na sua opinião: apenas o adulto que fez sexo deveria ser preso, apenas a pessoa que negociou o sexo entre o adulto e a criança deveria ser preso, apenas o responsável pelo hotel deveria ser preso ou o adulto que fez sexo com a criança, a pessoa que fez a negociação e o responsável pelo hotel deveriam ser presos?

15 Sexo entre um adulto e uma criança - criminalização Estimulada e única, em % 15 A taxa de punição para todos os envolvidos cresce conforme aumenta a escolaridade do entrevistado O adulto que fez sexo com a criança, a pessoa que fez a negociação e o responsável pelo hotel deveriam ser presos. Apenas o adulto que fez sexo deveria ser preso. Apenas a pessoa que negociou o sexo entre o adulto e a criança deveria ser preso. Apenas o responsável pelo hotel deveria ser preso. TOTAL Masculino Feminino 16 a a a a ou mais Fundamental Médio Superior Não sabe Base Destaque acima da média. Diferenças entre os segmentos. Fonte: Pensando em uma situação em que um adulto estiver fazendo sexo com uma criança em um hotel, na sua opinião: apenas o adulto que fez sexo deveria ser preso, apenas a pessoa que negociou o sexo entre o adulto e a criança deveria ser preso, apenas o responsável pelo hotel deveria ser preso ou o adulto que fez sexo com a criança, a pessoa que fez a negociação e o responsável pelo hotel deveriam ser presos?

16 Sexo entre um adulto e uma criança - criminalização Estimulada e única, em % 16 A taxa de punição para todos os envolvidos cresce conforme aumenta a renda familiar mensal do entrevistado TOTAL Até 2 S.M. Mais de 2 a 5 S.M. Mais de 5 a 10 S.M. Mais de 10 S.M. A/B C D/E Tem filhos Não têm filhos O adulto que fez sexo com a criança, a pessoa que fez a negociação e o responsável pelo hotel deveriam ser presos. Apenas o adulto que fez sexo deveria ser preso. Apenas a pessoa que negociou o sexo entre o adulto e a criança deveria ser preso. Apenas o responsável pelo hotel deveria ser preso Não sabe Base Destaque acima da média. Diferenças entre os segmentos. Fonte: Pensando em uma situação em que um adulto estiver fazendo sexo com uma criança em um hotel, na sua opinião: apenas o adulto que fez sexo deveria ser preso, apenas a pessoa que negociou o sexo entre o adulto e a criança deveria ser preso, apenas o responsável pelo hotel deveria ser preso ou o adulto que fez sexo com a criança, a pessoa que fez a negociação e o responsável pelo hotel deveriam ser presos?

17 Sexo entre um adulto e uma criança - criminalização Estimulada e única, em % 17 TOTAL Sudeste Sul Nordeste Norte / Centro Oeste Capitais Outros municípios da RM Interior O adulto que fez sexo com a criança, a pessoa que fez a negociação e o responsável pelo hotel deveriam ser presos. Apenas o adulto que fez sexo deveria ser preso. Apenas a pessoa que negociou o sexo entre o adulto e a criança deveria ser preso. Apenas o responsável pelo hotel deveria ser preso Não sabe Base Fonte: Pensando em uma situação em que um adulto estiver fazendo sexo com uma criança em um hotel, na sua opinião: apenas o adulto que fez sexo deveria ser preso, apenas a pessoa que negociou o sexo entre o adulto e a criança deveria ser preso, apenas o responsável pelo hotel deveria ser preso ou o adulto que fez sexo com a criança, a pessoa que fez a negociação e o responsável pelo hotel deveriam ser presos?

18 Grau de concordância com algumas frases sobre a prostituição infantil Estimulada e única, em % Maioria discorda das frases sobre situações de prostituição infantil Se a menina ou menino menores de idade quiserem se prostituir isso é uma escolha deles. 16 a 24 : 34% Não tem filhos: 26% Solteiros: 25% Se os pais concordam que a filha menor de idade se prostitua, ninguém tem nada a ver com isso. Fonte: Vou ler algumas frases e gostaria de saber de cada uma se você concorda ou discorda: Se a menina menor de idade já é prostitua não tem problema pagar para fazer sexo com ela. 16 a 24 : 15% 16 a 24 : 14% Entre os que já viram alguma campanha contra a exploração sexual infantil, a taxa de concordância é mais baixa do que entre os que nunca viram alguma campanha. Se o homem paga para fazer sexo com uma menor de idade porque sabe que ela precisa do dinheiro, ele não deve ser responsabilizado. Concorda Discorda Não sabe Se a menina menor de idade parace mais velha e não diz a sua idade não é culpa do homem que pagou para fazer sexo com ela. 16 a 24 : 35% Ens. Superior: 79%

19 Masculi no Feminin o 16 a a a a ou mais Fundamental Médio Superior Grau de concordância com algumas frases sobre a prostituição infantil Estimulada e única, em % Entre os mais jovens, a taxa de concordância com as frases é mais alta; já, entre os mais instruídos a taxa de discordância é a mais alta 19 TOTAL Se a menina ou menino menores de idade quiserem se prostituir isso é uma escolha deles. Se os pais concordam que a filha menor de idade se prostitua, ninguém tem nada a ver com isso. Se a menina menor de idade já é prostituta não tem problema pagar para fazer sexo com ela. Se o homem paga para fazer sexo com uma menor de idade porque sabe que ela precisa do dinheiro, ele não deve ser responsabilizado. Se a menina menor de idade parece mais velha e não diz a sua idade, não é culpa do homem que pagou para fazer sexo com ela. Concorda Discorda Concorda Discorda Concorda Discorda Concorda Discorda Concorda Discorda Base Destaque acima da média. Fonte: Vou ler algumas frases e gostaria de saber de cada uma se você concorda ou discorda: Diferenças entre os segmentos.

20 Grau de concordância com algumas frases sobre a prostituição infantil Estimulada e única, em % A taxa de discordância com as frases é mais alta entre os que têm filhos do que entre os que não têm filhos 20 TOTAL Até 2 S.M. Mais de 2 a 5 S.M. Mais de 5 a 10 S.M. Mais de 10 S.M. A/B C D/E Tem filhos Não têm filhos Se a menina ou menino menores de idade quiserem se prostituir isso é uma escolha deles. Se os pais concordam que a filha menor de idade se prostitua, ninguém tem nada a ver com isso. Se a menina menor de idade já é prostituta não tem problema pagar para fazer sexo com ela. Se o homem paga para fazer sexo com uma menor de idade porque sabe que ela precisa do dinheiro, ele não deve ser responsabilizado. Se a menina menor de idade parece mais velha e não diz a sua idade, não é culpa do homem que pagou para fazer sexo com ela. Concorda Discorda Concorda Discorda Concorda Discorda Concorda Discorda Concorda Discorda Base Fonte: Vou ler algumas frases e gostaria de saber de cada uma se você concorda ou discorda: Destaque acima da média. Diferenças entre os segmentos.

21 Grau de concordância com algumas frases sobre a prostituição infantil Estimulada e única, em % A taxa de discordância é majoritária em todas as regiões 21 TOTAL Sudeste Sul Nordeste Norte / Centro Oeste Capitais Outros municípios da RM Interior Se a menina ou menino menores de idade quiserem se prostituir isso é uma escolha deles. Se os pais concordam que a filha menor de idade se prostitua, ninguém tem nada a ver com isso. Se a menina menor de idade já é prostituta não tem problema pagar para fazer sexo com ela. Se o homem paga para fazer sexo com uma menor de idade porque sabe que ela precisa do dinheiro, ele não deve ser responsabilizado. Se a menina menor de idade parece mais velha e não diz a sua idade, não é culpa do homem que pagou para fazer sexo com ela. Concorda Discorda Concorda Discorda Concorda Discorda Concorda Discorda Concorda Discorda Base Fonte: Vou ler algumas frases e gostaria de saber de cada uma se você concorda ou discorda: Diferenças entre os segmentos.

22 Já viu alguma situação de exploração sexual infantil Espontânea e única, em % 22 17% conhecem algum menor de idade que faz sexo por dinheiro e 18% já viram alguma situação de exploração sexual infantil, mas não denunciaram Conhece pessoalmente algum menor de idade que faz sexo por dinheiro Já viu alguma situação de exploração sexual infantil? JÁ VIU ALGUMA SITUAÇÃO DE EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL 24 Sim 17 Viu e denunciou Viu, mas não denunciou 7 18 A taxa de denúncia é mais alta entre os que já viram alguma campanha contra a exploração sexual infantil (8%) do que entre os que nunca viram alguma campanha (4%). Não 83 NUNCA VIU UMA SITUAÇÃO DE EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL 76 Fonte: Você conhece pessoalmente algum menino ou menina com menos de 18 que faz sexo por dinheiro? Você já viu alguma situação e suspeitou que era exploração sexual infantil? Você denunciou?

23 Já viu alguma situação de exploração sexual infantil Espontânea e única, em % 23 Índice de denúncias feitas é mais alto entre os mais instruídos Conhece pessoalmente algum menor de idade que faz sexo por dinheiro TOTAL Masculi no Feminin o 16 a a a a ou mais Fundamental Médio Superior Sim, conhece Não conhece Já viu alguma situação de exploração sexual infantil JÁ VIU ALGUMA SITUAÇÃO DE EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL TOTAL Masculi no Feminin o 16 a a a a ou mais Fundamental Médio Superior Sim e denunciou Sim, mas não denunciou NUNCA VIU UMA SITUAÇÃO DE EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL Base Destaque acima da média. Diferenças entre os segmentos. Fonte: Você conhece pessoalmente algum menino ou menina com menos de 18 que faz sexo por dinheiro? Você já viu alguma situação e suspeitou que era exploração sexual infantil? Você denunciou?

24 Já viu alguma situação de exploração sexual infantil Espontânea e única, em % 24 Conhece pessoalmente algum menor de idade que faz sexo por dinheiro TOTAL Até 2 S.M. Mais de 2 a 5 S.M. Mais de 5 a 10 S.M. Mais de 10 S.M. A/B C D/E Tem filhos Não têm filhos Sim, conhece Não conhece Já viu alguma situação de exploração sexual infantil JÁ VIU ALGUMA SITUAÇÃO DE EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL TOTAL Até 2 S.M. Mais de 2 a 5 S.M. Mais de 5 a 10 S.M. Mais de 10 S.M. A/B C D/E Tem filhos Não têm filhos Sim e denunciou Sim, mas não denunciou NUNCA VIU UMA SITUAÇÃO DE EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL Base Diferenças entre os segmentos. Fonte: Você conhece pessoalmente algum menino ou menina com menos de 18 que faz sexo por dinheiro? Você já viu alguma situação e suspeitou que era exploração sexual infantil? Você denunciou?

25 Já viu alguma situação de exploração sexual infantil Espontânea e única, em % 25 Conhece pessoalmente algum menor de idade que faz sexo por dinheiro TOTAL Sudeste Sul Nordeste Norte / Centro Oeste Capitais Outros municípios da RM Interior Sim, conhece Não conhece Já viu alguma situação de exploração sexual infantil JÁ VIU ALGUMA SITUAÇÃO DE EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL TOTAL Sudeste Sul Nordeste Norte / Centro Oeste Capitais Outros municípios da RM Interior Sim e denunciou Sim, mas não denunciou NUNCA VIU UMA SITUAÇÃO DE EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL Base Destaque acima da média. Fonte: Você conhece pessoalmente algum menino ou menina com menos de 18 que faz sexo por dinheiro? Você já viu alguma situação e suspeitou que era exploração sexual infantil? Você denunciou?

26 Denúncia contra a exploração sexual infantil Estimulada e única, em % 93% fariam denúncia caso presenciassem situação de exploração sexual infantil; polícia é o órgão mais lembrado para receber a denúncia 26 Se presenciasse uma situação de exploração sexual infantil DENÚNCIA POR TELEFONE/ LIGAÇÕES TELEFÔNICAS Como denunciar (Espontânea e múltipla) / telefone da polícia 29 Sim, denunciaria 93 DENÚNCIA AOS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS 20 Conselho Tutelar 11 Até 50 mil hab.: 21% INTERNET 1 Não denunciaria 7 OUTROS 1 Classes D/E: 37% 60 ou mais: 13% NÃO SABE 28 A taxa de não sabe é mais alta entre os que nunca viram alguma campanha contra a exploração sexual infantil (40%) do que entre os que já viram alguma campanha (22%). O índice recua conforme aumenta o grau de instrução do entrevistado. Fonte: Se você presenciasse uma situação de exploração sexual infantil você denunciaria? Você sabe como denunciar a exploração sexual infantil? (SE SIM) Como você faria para denunciar?

27 Denúncia contra a exploração sexual infantil Estimulada e única, em % 27 Se presenciasse uma situação de exploração sexual infantil TOTAL Masculi no Feminin o 16 a a a a ou mais Fundamental Médio Superior Sim, faria a denúncia Não faria a denúncia Como faria a denúncia TOTAL Masculi no Feminin o 16 a 24 Fonte: Se você presenciasse uma situação de exploração sexual infantil você denunciaria? Você sabe como denunciar a exploração sexual infantil? (SE SIM) Como você faria para denunciar? 25 a a a ou mais Fundamental DENÚNCIAS POR TELEFONE/ LIGAÇÕES TELEFÔNICAS / polícia/ polícia militar / Disque Por telefone Disk denúncia DENÚNCIAS AOS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS Conselho tutelar Delegacia NÃO SABE Base Médio Superior * Citações até 3%. Diferenças entre os segmentos. Destaque acima da média.

28 Denúncia contra a exploração sexual infantil Estimulada e única, em % 28 Se presenciasse uma situação de exploração sexual infantil TOTAL Até 2 S.M. Mais de 2 a 5 S.M. Mais de 5 a 10 S.M. Mais de 10 S.M. A/B C D/E Tem filhos Não têm filhos Sim, faria a denúncia Não faria a denúncia Como faria a denúncia TOTAL Até 2 S.M. Mais de 2 a 5 S.M. Mais de 5 a 10 S.M. Mais de 10 S.M. A/B C D/E DENÚNCIAS POR TELEFONE/ LIGAÇÕES TELEFÔNICAS / polícia/ polícia militar / Disque Por telefone Disk denúncia DENÚNCIAS AOS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS Conselho tutelar Delegacia NÃO SABE Base Fonte: Se você presenciasse uma situação de exploração sexual infantil você denunciaria? Você sabe como denunciar a exploração sexual infantil? (SE SIM) Como você faria para denunciar? Tem filhos Não têm filhos * Citações até 3%. Diferenças entre os segmentos. Destaque acima da média.

29 Denúncia contra a exploração sexual infantil Estimulada e única, em % 29 Se presenciasse uma situação de exploração sexual infantil TOTAL Sudeste Sul Nordeste Norte / Centro Oeste Capitais Outros municípios da RM Interior Sim, faria a denúncia Não faria a denúncia Como faria a denúncia TOTAL Sudeste Sul Nordeste Norte / Centro Oeste Capitais Outros municípios da RM DENÚNCIAS POR TELEFONE/ LIGAÇÕES TELEFÔNICAS / polícia/ polícia militar / Disque Por telefone Disk denúncia DENÚNCIAS AOS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS Conselho tutelar Delegacia NÃO SABE Base Interior * Citações até 3%. Diferenças entre os segmentos. Destaque acima da média. Fonte: Se você presenciasse uma situação de exploração sexual infantil você denunciaria? Você sabe como denunciar a exploração sexual infantil? (SE SIM) Como você faria para denunciar?

30 Lembrança de campanhas contra a prostituição infantil Espontânea e única, em % Dois terços declararam lembrar de alguma campanha; campanha na TV de incentivo à denúncia foi a mais lembrada 30 Lembrança de ter visto alguma campanha contra a prostituição infantil LEMBRA DE TER VISTO ALGUMA CAMPANHA Campanha/ comercial/ propaganda na televisão a 34 : 75% Classes A/B: 76% Renda familiar mensal de mais de 10 S. Mín: 81% Ens. Superior: 84% Incentivava as pessoas denunciarem a exploração infantil 6 Propaganda na novela sobre a exploração sexual 3 Cartazes/ faixas na rua/ outdoor/ incentivava a denúncia 3 Não sabe 14 * Citações até 3%. NÃO LEMBRA DE TER VISTO NENHUMA CAMPANHA ou mais: 46% Ens. Fundamental: 46% Classes D/E: 45% Fonte: Você se lembra de ter visto alguma campanha contra a prostituição infantil? Como eram essas campanhas que você se lembra?

31 Lembrança de campanhas contra a prostituição infantil Espontânea e única, em % Lembrança cresce conforme aumenta o grau de escolaridade do entrevistado 31 Lembra de ter visto alguma campanha TOTAL Masculino Feminino 16 a a a a ou mais Fundamental Médio Superior SIM, LEMBRA DE TER VISTO Campanha/ comercial/ propaganda na televisão Incentivava as pessoas denunciarem a exploração infantil Propaganda na novela sobre exploração sexual/ incentivava a denunciar Cartazes/ faixas na rua/ outdoor/ incentivava a denúncia Não sabe NÃO LEMBRA DE TER VISTO BASE * Citações até 3%. Diferenças entre os segmentos. Destaque acima da média. Fonte: Você se lembra de ter visto alguma campanha contra a prostituição infantil? Como eram essas campanhas que você se lembra?

32 Lembrança de campanhas contra a prostituição infantil Espontânea e única, em % 32 Lembrança cresce conforme aumenta a renda familiar mensal do entrevistado Lembra de ter visto alguma campanha TOTAL Até 2 S.M. Mais de 2 a 5 S.M. Mais de 5 a 10 S.M. Mais de 10 S.M. A/B C D/E Tem filhos Não têm filhos SIM, LEMBRA DE TER VISTO Campanha/ comercial/ propaganda na televisão Incentivava as pessoas denunciarem a exploração infantil Propaganda na novela sobre exploração sexual/ incentivava a denunciar Cartazes/ faixas na rua/ outdoor/ incentivava a denúncia Não sabe NÃO LEMBRA DE TER VISTO BASE * Citações até 3%. Diferenças entre os segmentos. Destaque acima da média. Fonte: Você se lembra de ter visto alguma campanha contra a prostituição infantil? Como eram essas campanhas que você se lembra?

33 Lembrança de campanhas contra a prostituição infantil Espontânea e única, em % 33 Lembra de ter visto alguma campanha TOTAL Sudeste Sul Nordeste Norte / Centro Oeste Capitais Outros municípios da RM Interior SIM, LEMBRA DE TER VISTO Campanha/ comercial/ propaganda na televisão Incentivava as pessoas denunciarem a exploração infantil Propaganda na novela sobre exploração sexual/ incentivava a denunciar Cartazes/ faixas na rua/ outdoor/ incentivava a denúncia Não sabe NÃO LEMBRA DE TER VISTO BASE * Citações até 3%. Fonte: Você se lembra de ter visto alguma campanha contra a prostituição infantil? Como eram essas campanhas que você se lembra?

34 Principais resultados 34

35 Principais resultados 35 É alto o índice de brasileiros adultos que reconhecem como crime a prática de pagar para ter relação sexual com crianças de 10 (100%) e adolescentes de 16 (95%); Nove em cada dez discordam do conteúdo das frases: Se os pais concordam que a filha menor de idade se prostitua, ninguém tem nada a ver com isso (90%), Se a menina menor de idade já é prostitua não tem problema pagar para fazer sexo com ela (91%) e Se o homem paga para fazer sexo com uma menor de idade porque sabe que ela precisa de dinheiro, ele não deve ser responsabilizado (95%); 80% discordam da frase Se a menina ou o menino menores de idade quiserem se prostituir isso é uma escolha deles e 72% da frase Se a menina menor de idade parece mais velha e não diz a sua idade não é culpa do homem que pagou para fazer sexo com ela ; De maneira geral, entre os que têm ensino superior o índice de discordância com as frases é mais alto, enquanto entre os mais jovens são observados os índices de concordância mais altos; 17% declararam conhecer pessoalmente algum menor de idade que se prostitui. Entre os moradores da região Nordeste esse índice sobe para 22%; 24% já testemunharam alguma situação de exploração sexual infantil; É baixo o índice de entrevistados que denunciaram a situação de exploração sexual infantil: 7% viram e denunciaram e 18% viram, mas não denunciaram. Entre os mais instruídos o índice de denúncias alcança 11% ante 5% entre os menos instruídos; 93% declararam que caso presenciassem alguma situação de exploração sexual infantil iriam denunciar; O principal meio, espontaneamente, declarado para efetuar a denúncia seria através das ligações telefônicas (56%), sendo o telefone da Polícia o mais lembrado (29%). Uma parcela de 28% declarou que não saberia como fazer a denúncia o índice aumenta conforme diminui o grau de instrução e renda familiar mensal;

36 Principais resultados 36 É observado diferença significativa entre os que já viram alguma campanha contra a prostituição infantil dos que não viram na questão de como efetuar uma denúncia: entre os que já viram alguma campanha a taxa de não sabe é de 22% ante 40% entre os que nunca viram alguma campanha; 68% lembram de ter visto alguma campanha contra a prostituição infantil entre os mais ricos (81%) e entre os mais instruídos (84%) o índice de lembrança é mais alto.

CAMPANHA INSTINTO DE VIDA Redução de homicídios ABRIL 2017

CAMPANHA INSTINTO DE VIDA Redução de homicídios ABRIL 2017 CAMPANHA INSTINTO DE VIDA Redução de homicídios ABRIL 07 Metodologia Técnica Pesquisa quantitativa, com abordagem pessoal dos entrevistados em pontos de fluxo populacionais. As entrevistas foram realizadas

Leia mais

Percepção de Presença do Crime Organizado/Facções na vizinhança/bairro do(a) entrevistado(a)

Percepção de Presença do Crime Organizado/Facções na vizinhança/bairro do(a) entrevistado(a) Percepção de Presença do Crime Organizado/Facções na vizinhança/bairro do(a) entrevistado(a) Pesquisa que integra os estudos técnicos para a criação de um Índice de Efetividade da Segurança Pública e que

Leia mais

Objetivos. Medir o grau de informação, opinião e interesse sobre microgeração de energia entre a população brasileira

Objetivos. Medir o grau de informação, opinião e interesse sobre microgeração de energia entre a população brasileira Nov / 2016 Objetivos Medir o grau de informação, opinião e interesse sobre microgeração de energia entre a população brasileira Metodologia Técnica A pesquisa foi realizada através de metodologia quantitativa,

Leia mais

Opiniões sobre a propaganda infantil. Maio 2011

Opiniões sobre a propaganda infantil. Maio 2011 Opiniões sobre a propaganda infantil Maio 2011 Índice 2 2 2 Objetivo e Metodologia Perfil da amostra Propaganda dentro das escolas Propaganda de alimentos dirigida às crianças Sumário conclusivo 3 3 3

Leia mais

Metodologia. Universo População adulta brasileira de todas as classes sociais com 16 anos ou mais.

Metodologia. Universo População adulta brasileira de todas as classes sociais com 16 anos ou mais. Julho / 2016 Metodologia Metodologia Técnica Pesquisa quantitativa, com abordagem pessoal dos entrevistados em pontos de fluxo populacionais. As entrevistas foram realizadas mediante a aplicação de questionário

Leia mais

FUMO EM LOCAIS FECHADOS - BRASIL. Abril/ 2008

FUMO EM LOCAIS FECHADOS - BRASIL. Abril/ 2008 FUMO EM LOCAIS FECHADOS - BRASIL Abril/ 2008 2 Índice 2 Objetivo Metodologia Hábitos de lazer Hábito de fumar O fumo em locais fechados Alteração da lei do fumo em locais fechados Perfil da amostra 3 Objetivo

Leia mais

Metodologia AMOSTRA ABRANGÊNCIA PERÍODO MARGEM DE ERRO. A margem de erro máxima para o total da amostra é 2,0 pontos percentuais.

Metodologia AMOSTRA ABRANGÊNCIA PERÍODO MARGEM DE ERRO. A margem de erro máxima para o total da amostra é 2,0 pontos percentuais. Metodologia Metodologia AMOSTRA ABRANGÊNCIA PERÍODO MARGEM DE ERRO 2.125 pessoas foram entrevistadas, a partir de 16, de todos os níveis econômicos em todas as regiões do país. As entrevistas foram distribuídas

Leia mais

Opinião da população sobre a qualificação dos médicos e exames de capacitação. São Paulo, 2015

Opinião da população sobre a qualificação dos médicos e exames de capacitação. São Paulo, 2015 1 Opinião da população sobre a qualificação dos médicos e exames de capacitação São Paulo, 2015 2 Objetivo 3 Conhecer as opiniões e percepções da população brasileira sobre a qualificação dos médicos e

Leia mais

O i p n i i n õ i e õ s sob o r b e a p r p op o a p ga g nd n a d de d c ig i a g rros Maio 2011

O i p n i i n õ i e õ s sob o r b e a p r p op o a p ga g nd n a d de d c ig i a g rros Maio 2011 Opiniões sobre a propaganda de cigarros Maio 2011 Índice 2 2 Objetivo e Metodologia Perfil População geral x Fumantes Hábito de fumar Propostas para redução do fumo entre os jovens Propaganda de cigarros

Leia mais

Opiniões sobre a exposição de cigarros nos PDVs. Agosto 2010

Opiniões sobre a exposição de cigarros nos PDVs. Agosto 2010 Opiniões sobre a exposição de cigarros nos PDVs Agosto 2010 Índice 2 2 Objetivo e Metodologia Perfil População geral x Fumantes Hábito de fumar Opiniões sobre a exposição dos cigarros no PDV Mudança de

Leia mais

ÍNDICE Metodologia: 3_5 Perfil da amostra: 6_11 Desigualdade: 12_18 Classe social: 19_28 Sociedade: 29_48 Políticas: 49_55 Oxfam Brasil: 56_57

ÍNDICE Metodologia: 3_5 Perfil da amostra: 6_11 Desigualdade: 12_18 Classe social: 19_28 Sociedade: 29_48 Políticas: 49_55 Oxfam Brasil: 56_57 ÍNDICE Metodologia: 3_5 Perfil da amostra: 6_ Desigualdade: _8 Classe social: 9_8 Sociedade: 9_48 Políticas: 49_55 Oxfam Brasil: 56_57 M E T O D O L O G I A 3 METODOLOGIA Técnica Pesquisa quantitativa,

Leia mais

Opinião da população paulistana sobre a retirada das sacolas plásticas dos supermercados. Maio de 2012

Opinião da população paulistana sobre a retirada das sacolas plásticas dos supermercados. Maio de 2012 1 Opinião da população paulistana sobre a retirada das sacolas plásticas dos supermercados Maio de 2012 índice 2 Objetivo Metodologia Perfil da amostra Hábitos de compra em supermercados Posicionamento

Leia mais

OPINIÃO SOBRE TEMAS RELATIVOS À SAÚDE E NUTRIÇÃO. Setembro de 2018

OPINIÃO SOBRE TEMAS RELATIVOS À SAÚDE E NUTRIÇÃO. Setembro de 2018 OPINIÃO SOBRE TEMAS RELATIVOS À SAÚDE E NUTRIÇÃO Setembro de 2018 Índice 1. Objetivo e Metodologia 2. Perfil da amostra 3. Opinião sobre temas relativos à saúde e alimentação 4. Considerações finais 2

Leia mais

OPINIÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA SOBRE TEMAS RELATIVOS A ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS. Setembro/2017

OPINIÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA SOBRE TEMAS RELATIVOS A ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS. Setembro/2017 OPINIÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA SOBRE TEMAS RELATIVOS A ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS 1 Setembro/2017 ÍNDICE 2 OBJETIVO E METODOLOGIA ANÁLISE DOS RESULTADOS Perfil da amostra Opinião sobre alimentos industrializados

Leia mais

Percepção da população sobre a avaliação dos estudantes e dos cursos de medicina

Percepção da população sobre a avaliação dos estudantes e dos cursos de medicina Percepção da população sobre a avaliação dos estudantes e dos cursos de medicina População brasileira, 16 anos ou mais Setembro de 2016 2 Objetivo Conhecer a opinião da População sobre a realização de

Leia mais

Metodologia e Amostra

Metodologia e Amostra JOB101629 1 Metodologia e Amostra Pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário estruturado através de entrevistas pessoais Objetivo Geral O objetivo principal da pesquisa é conhecer os hábitos

Leia mais

Avaliação da flexibilização do horário do programa de rádio A Voz do Brasil - Março/2014 -

Avaliação da flexibilização do horário do programa de rádio A Voz do Brasil - Março/2014 - Avaliação da flexibilização do horário do programa de rádio A Voz do Brasil - Março/2014 - 2 Objetivo Metodologia Perfil da amostra Programa A Voz do Brasil Transmissão em horário fixo / flexível Importância

Leia mais

Avaliação das leis de proibição ao fumo

Avaliação das leis de proibição ao fumo 1 Avaliação das leis de proibição ao fumo São Paulo - Capital Apresentação em abril de 2013 Índice 2 Objetivo e Metodologia Perfil geral x Fumantes Hábito de fumar Opiniões sobre a legislação do fumo Políticas

Leia mais

Opinião da população sobre o uso das sacolas plásticas. Agosto de 2012

Opinião da população sobre o uso das sacolas plásticas. Agosto de 2012 1 Opinião da população sobre o uso das sacolas plásticas Agosto de 2012 Índice 2 Objetivo Metodologia Perfil da amostra Hábitos de compra em supermercados Posicionamento sobre a decisão judicial que retira

Leia mais

CONHECIMENTO MELANOMA

CONHECIMENTO MELANOMA CONHECIMENTO MELANOMA ABRIL 2018 01. Objetivo ESTE ESTUDO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO MEDIR O CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA SOBRE MELANOMA 2 02. METODOLOGIA TECNICA UNIVERSO E AMOSTRA DATA DO CAMPO

Leia mais

FUMO EM LOCAIS FECHADOS - II. Novembro/ 2007

FUMO EM LOCAIS FECHADOS - II. Novembro/ 2007 FUMO EM LOCAIS FECHADOS - II Novembro/ 2007 2 Índice Objetivo Metodologia Principais resultados Hábitos de lazer e de fumar O fumo em locais fechados Alteração da lei do fumo em locais fechados Perfil

Leia mais

USO DE CADEIRINHA NO AUTOMÓVEL. Relatório em Setembro de 2012

USO DE CADEIRINHA NO AUTOMÓVEL. Relatório em Setembro de 2012 1 1 USO DE CADEIRINHA NO AUTOMÓVEL Relatório em Setembro de 2012 Índice 2 2 Objetivo Metodologia Hábito de transportar crianças com até 10 anos em automóvel de passeio Perfil População adulta Transporta

Leia mais

Intenção de voto para presidente da Republica PO e 08/04/2016

Intenção de voto para presidente da Republica PO e 08/04/2016 Intenção de voto para presidente da Republica PO813859 07 e 08/04/2016 INTENÇÃO DE VOTO PRESIDENTE ABRIL DE 2016 LULA (PT) E MARINA SILVA (REDE) LIDERAM INTENÇÃO DE VOTO PARA PRESIDENTE DA REPÚBLICA Petista

Leia mais

Relação dos consumidores com sacolas plásticas. Junho de 2011

Relação dos consumidores com sacolas plásticas. Junho de 2011 1 Relação dos consumidores com sacolas plásticas Junho de 2011 Objetivo 2 O estudo tem como objetivo conhecer a relação dos consumidores com as sacolas plásticas de uso doméstico, desde o momento da sua

Leia mais

OPINIÃO SOBRE A REGULAÇÃO DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS. Setembro de 2016

OPINIÃO SOBRE A REGULAÇÃO DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS. Setembro de 2016 OPINIÃO SOBRE A REGULAÇÃO DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS Setembro de 2016 2 1. OBJETIVO E METODOLOGIA 2. PERFIL DA AMOSTRA 3. OPINIÃO SOBRE A REGULAÇÃO DE ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS 4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

Leia mais

Apresentação dos resultados em Maio/ Conhecimento de iniciativas que combatam/ previnam o surgimento de. Doenças Crônicas

Apresentação dos resultados em Maio/ Conhecimento de iniciativas que combatam/ previnam o surgimento de. Doenças Crônicas Apresentação dos resultados em Maio/ 2014 Conhecimento de iniciativas que combatam/ previnam o surgimento de Doenças Crônicas Índice 2 Objetivo Metodologia Perfil demográfico Doenças crônicas não transmissíveis

Leia mais

Índice. 1. Metodologia e objetivo. 2. Praticantes de skate: penetração nos lares. 3. Perfil da amostra

Índice. 1. Metodologia e objetivo. 2. Praticantes de skate: penetração nos lares. 3. Perfil da amostra 1 Índice 2 1. Metodologia e objetivo 2. Praticantes de skate: penetração nos lares 3. Perfil da amostra Objetivo 3 A pesquisa tem como objetivo medir a penetração e conhecer o perfil de praticantes de

Leia mais

Imagem dos cartórios em 4 capitais e no DF. Novembro / 2015

Imagem dos cartórios em 4 capitais e no DF. Novembro / 2015 Imagem dos cartórios em 4 capitais e no DF Novembro / Objetivos 2 Conhecer o perfil do usuário dos Cartórios; Avaliar os serviços prestados pelos cartórios; Metodologia 3 Técnica Pesquisa quantitativa,

Leia mais

Intenção de voto para presidente PO e 25/02/2016

Intenção de voto para presidente PO e 25/02/2016 Intenção de voto para presidente PO813843 24 e 25/02/2016 INTENÇÃO DE VOTO PRESIDENTE FEVEREIRO DE 2016 INSTITUTO DATAFOLHA AÉCIO, LULA E MARINA DISPUTAM PREFERÊNCIA ELEITORAL DOS BRASILEIROS EM CENÁRIO

Leia mais

Avaliação do presidente Michel Temer PO e 15/07/2016

Avaliação do presidente Michel Temer PO e 15/07/2016 Avaliação do presidente Michel Temer PO813867 14 e 15/07/2016 AVALIAÇÃO DO GOVERNO INTERINO MICHEL TEMER INSTITUTO DATAFOLHA JULHO DE 2016 GOVERNO TEMER É APROVADO POR 14% E REPROVADO POR 31% 58% querem

Leia mais

Metodologia. Universo População adulta brasileira de todas as classes sociais com 16 anos ou mais.

Metodologia. Universo População adulta brasileira de todas as classes sociais com 16 anos ou mais. Metodologia 2 Técnica Pesquisa quantitativa, com abordagem pessoal dos entrevistados em pontos de fluxo populacionais. As entrevistas foram realizadas mediante a aplicação de questionário estruturado com

Leia mais

AGOSTO 2018 REDUÇÃO DE DANOS

AGOSTO 2018 REDUÇÃO DE DANOS AGOSTO 2018 REDUÇÃO DE DANOS ÍNDICE OBJETIVO E METODOLOGIA 1 2 2 PERFIL DA AMOSTRA FUMANTES NO BRASIL 3 4 PRODUTOS DE RISCO REDUZIDO PRINCIPAIS CONSIDERAÇÕES 5 3 Objetivo e Metodologia 01. Objetivo e Metodologia

Leia mais

Intenção de voto para presidente da República PO e 18/03/2016

Intenção de voto para presidente da República PO e 18/03/2016 Intenção de voto para presidente da República PO813850 17 e 18/03/2016 INTENÇÃO DE VOTO PRESIDENTE MARÇO DE 2016 INSTITUTO DATAFOLHA REJEIÇÃO A LULA CRESCE E 57% NÃO VOTARIAM NO PETISTA EM ELEIÇÃO PRESIDENCIAL

Leia mais

ANEXOS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES

ANEXOS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES ANEXOS INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES 1 METODOLOGIA DA PESQUISA Na qualitativa, foram realizadas 16 entrevistas distribuídas nas duas principais metrópoles: São Paulo e Rio de Janeiro (oito entrevistas em

Leia mais

Metodologia. MARGEM DE ERRO: 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados totais.

Metodologia. MARGEM DE ERRO: 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados totais. JOB 181194 Metodologia TAMANHO DA AMOSTRA: 800 entrevistas A amostra é desproporcional por região para permitir análise regionalizada. Os resultados totais foram ponderados para restabelecer o peso de

Leia mais

Avaliação das leis de proibição ao fumo

Avaliação das leis de proibição ao fumo 1 Avaliação das leis de proibição ao fumo São Paulo Capital Maio de 2013 Complemento: questão sobre a adição de sabores e aromas ao cigarro Objetivo 2 Essa pesquisa teve o objetivo de investigar as opiniões

Leia mais

Especificações Técnicas

Especificações Técnicas OBJETIVO Especificações Técnicas Datas de Campo De 16 a 20 de agosto de 2018 Levantar a importância das políticas públicas no âmbito do Governo Federal para a promoção da igualdade de gênero Seleção da

Leia mais

CONHECIMENTO MELANOMA

CONHECIMENTO MELANOMA CONHECIMENTO MELANOMA ABRIL 2018 01. Objetivo ESTE ESTUDO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO MEDIR O CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA SOBRE MELANOMA 2 02. METODOLOGIA TECNICA UNIVERSO E AMOSTRA DATA DO CAMPO

Leia mais

Código Florestal. Junho/2011

Código Florestal. Junho/2011 Código Florestal Junho/2011 Pesquisa de opinião encomendada pelas organizações Amigos da Terra - Amazônia Brasileira, IMAFLORA, IMAZON, Instituto Socioambiental, SOS Mata Atlântica e WWF-Brasil Índice

Leia mais

OPINIÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA SOBRE TEMAS RELATIVOS A ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS. Setembro/2017

OPINIÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA SOBRE TEMAS RELATIVOS A ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS. Setembro/2017 OPINIÃO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA SOBRE TEMAS RELATIVOS A ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS 1 Setembro/2017 ÍNDICE 2 OBJETIVO E METODOLOGIA ANÁLISE DOS RESULTADOS Perfil da amostra Opinião sobre alimentos industrializados

Leia mais

Avaliação da presidente Dilma Rousseff PO e 03/12/2014

Avaliação da presidente Dilma Rousseff PO e 03/12/2014 Avaliação da presidente Dilma Rousseff PO813781 02 e 03/12/2014 AVALIAÇÃO DO GOVERNO DILMA ROUSSEFF DATAFOLHA/ DEZEMBRO DE 2014 DILMA É APROVADA POR 42% AO FINAL DE 1º MANDATO; 50% TÊM EXPECTATIVA POSITIVA

Leia mais

MEIOS ELETRÔNICO S DE PAGAMENTO. MERCADO Opinião DE dos. paulistas sobre o atendimento. público na área. de saúde

MEIOS ELETRÔNICO S DE PAGAMENTO. MERCADO Opinião DE dos. paulistas sobre o atendimento. público na área. de saúde MERCADO Opinião DE dos MEIOS paulistas sobre o atendimento ELETRÔNICO S público na área DE PAGAMENTO de saúde População do estado de São Paulo, 16 anos ou mais Julho de 2014 Objetivo 2 Conhecer as opiniões

Leia mais

Intenção de voto para presidente PO

Intenção de voto para presidente PO Intenção de voto para presidente PO813713 28 e 29/11/2013 INTENÇÃO DE VOTO PARA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL DE 2014 DILMA AUMENTA VANTAGEM PARA ADVERSÁRIOS Apesar do favoritismo de nome do PT, brasileiros querem

Leia mais

OPINIÃO SOBRE FINANCIAMENTO DE CAMPANHAS ELEITORAIS - Relatório em setembro de

OPINIÃO SOBRE FINANCIAMENTO DE CAMPANHAS ELEITORAIS - Relatório em setembro de 1 OPINIÃO SOBRE FINANCIAMENTO DE CAMPANHAS ELEITORAIS - Relatório em setembro de 20 - Índice 1. Metodologia e Objetivo 2. Perfil demográfico 3. Grau de informação sobre financiamento eleitoral 4. Posição

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ATITUDES DOS ELEITORES

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ATITUDES DOS ELEITORES PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ATITUDES DOS ELEITORES AGOSTO DE 2010 JOB1629 OBJETIVO LOCAL ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA Levantar informações sobre algumas atitudes dos eleitores brasileiros.

Leia mais

Intenção de voto para presidente da República PO

Intenção de voto para presidente da República PO Intenção de voto para presidente da República PO813757 28 e 29/08/2014 INTENÇÃO DE VOTO PARA PRESIDENTE AGOSTO DE 2014 MARINA EMPATA COM DILMA NO 1º TURNO E ABRE 10 PONTOS NO 2º TURNO Declaração de voto

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE VEGETARIANISMO

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE VEGETARIANISMO PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE VEGETARIANISMO ABRIL DE 2018 JOB0416 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL O objetivo da pesquisa é entender percepções da população sobre vegetarianismo.

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE OTIMISMO

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE OTIMISMO PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE OTIMISMO NOVEMBRO DE 2017 JOB1039 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL O objetivo principal deste estudo é avaliar o nível de otimismo do Brasileiro. Brasil.

Leia mais

Manifestação avenida Paulista 13/03/2016.

Manifestação avenida Paulista 13/03/2016. Manifestação avenida 13/03/2016 PERFIL E OPINIÃO DO PROTESTO DE 13.03 NA AVENIDA PAULISTA INSTITUTO DATAFOLHA MARÇO DE 2016 96% DOS MANIFESTANTES APROVAM DECISÃO DE MORO SOBRE CONDUÇÃO DE LULA PARA DEPOR

Leia mais

PUNIÇÃO PARA BANDIDOS

PUNIÇÃO PARA BANDIDOS PUNIÇÃO PARA BANDIDOS Leandro de Souza Lino Luciana Ghidetti de Oliveira Apesar do elevado índice de violência na Grande Vitória, percebe-se que a população ainda tem uma visão humanizada dos bandidos,

Leia mais

Objetivo, metodologia e amostra

Objetivo, metodologia e amostra Objetivo, metodologia e amostra Com objetivo de mensurar o conhecimento da população sobre o Pantanal, o WWF-Brasil e o Ibope realizaram um estudo nacional e regional para subsidiar as iniciativas do WWF-Brasil,

Leia mais

CÂNCER DE MAMA INFORMAÇÕES, TRATAMENTO E DIREITOS Maio/2017

CÂNCER DE MAMA INFORMAÇÕES, TRATAMENTO E DIREITOS Maio/2017 CÂNCER DE MAMA INFORMAÇÕES, TRATAMENTO E DIREITOS Maio/2017 1 OBJETIVO 2 O estudo investigou, entre mulheres diagnosticadas com câncer de mama, o grau de informação em relação à doença, tratamentos e direitos

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Nacional

Pesquisa de Opinião Pública Nacional 1 essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR-02891/2018 para o cargo de Pesquisa de Opinião Pública Nacional Account Manager: Murilo Hidalgo (paranapesquisas@gmail.com /

Leia mais

Avaliação da presidente Dilma 09 e 10/06/2011

Avaliação da presidente Dilma 09 e 10/06/2011 Avaliação da presidente Dilma 09 e 10/06/2011 AVALIAÇÃO PRESIDENTE DA REPÚBLICA POPULARIDADE DO GOVERNO DILMA FICA ESTÁVEL Saída de Palocci não arranha percepção sobre governo, mas atinge imagem pessoal

Leia mais

Imagem do SEBRAE junto a sociedade

Imagem do SEBRAE junto a sociedade Imagem do SEBRAE junto a sociedade 2018 Objetivo da pesquisa Monitorar a percepção da sociedade em geral em relação ao SEBRAE, seu nível de lembrança e conhecimento de sua atuação. Metodologia e Amostra

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Nacional

Pesquisa de Opinião Pública Nacional 1 essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR-02891/2018 para o cargo de Pesquisa de Opinião Pública Nacional Account Manager: Murilo Hidalgo (paranapesquisas@gmail.com /

Leia mais

Imagem do SEBRAE junto a sociedade

Imagem do SEBRAE junto a sociedade Imagem do SEBRAE junto a sociedade 2017 Objetivo: Avaliar a imagem da sociedade em geral perante o SEBRAE Amostra: 10.120 entrevistas por telefone (C.A.T.I) Período de coleta: De 06/09 a 20/10 de 2017

Leia mais

Perfil sócio-demográfico

Perfil sócio-demográfico Capítulo Perfil sócio-demográfico [em %] Macro regiões Norte Natureza e porte do Município 6 Centro-oeste 5 Sul 4 Sudeste Nordeste Onde viveu a maior parte da vida Na cidade No campo/ áreas rurais Meio

Leia mais

Pesquisa Nacional. 1

Pesquisa Nacional.  1 Pesquisa Nacional www.institutoanalise.com Instituto.analise@institutoanalise.com Sobre o O Mensalão: Já ouviu falar do Mensalão? Sim Não 5 5 5 0 5 0 0 5 55 5 5 5 5 5 Primário Escolaridade (%): Região

Leia mais

Especificações do Projeto

Especificações do Projeto www.gerp.com.br Especificações do Projeto MOTIVAÇÃO: Avaliar o conhecimento sobre os principais políticos do Município do Rio de Janeiro e identificar a intenção de voto (espontânea e induzida), bem

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE BUROCRACIA

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE BUROCRACIA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE BUROCRACIA JUNHO DE 2013 JOB0453 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL O projeto tem por objetivo geral compreender como a burocracia influencia o dia-a-dia

Leia mais

VIVER EM SÃO PAULO: TRABALHO E RENDA J O B 1 7 /

VIVER EM SÃO PAULO: TRABALHO E RENDA J O B 1 7 / VIVER EM SÃO PAULO: TRABALHO E RENDA Edição 2018 J O B 1 7 / 1 0 0 5 Metodologia Pesquisa Híbrida 800 entrevistas com paulistanos de 16 anos ou mais na cidade de São Paulo Entrevistas realizadas entre

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO. Primeira pesquisa Veritá ELEIÇÕES 2014 PRESIDENTE DA REPÚBLICA SEGUNDO TURNO

PESQUISA DE OPINIÃO. Primeira pesquisa Veritá ELEIÇÕES 2014 PRESIDENTE DA REPÚBLICA SEGUNDO TURNO PESQUISA DE OPINIÃO ELEIÇÕES 2014 PRESIDENTE DA REPÚBLICA SEGUNDO TURNO Primeira pesquisa Veritá Outubro de 2014 ÍNDICE Apresentação ------------------------------------------------------ 3 Perfil dos

Leia mais

RELACIONAMENTO COM A POLÍCIA MILITAR GUTO/LEVS-FINEP

RELACIONAMENTO COM A POLÍCIA MILITAR GUTO/LEVS-FINEP RELACIONAMENTO COM A POLÍCIA MILITAR GUTO/LEVS-FINEP Tabelas Índice de Tabelas Tabela 1. Distribuição das Entrevista por Setor... 3 Tabela 2 Conhece algum Policial que patrulha o bairro por tempo de Residência......

Leia mais

Índice de relacionamento do consumidor com o cartão de crédito

Índice de relacionamento do consumidor com o cartão de crédito Índice de relacionamento do consumidor com o cartão de crédito 25ª onda junho de 2016 Possuidores de cartão de crédito, com 18 anos ou mais 3 Objetivo e metodologia Investigar o relacionamento dos consumidores

Leia mais

PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA REALIZAÇÃO DA PESQUISA: Murilo Hidalgo Lopes de Oliveira Diretor

PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA REALIZAÇÃO DA PESQUISA: Murilo Hidalgo Lopes de Oliveira Diretor Curitiba, 25 de agosto de 2017. Apresentamos a seguir os resultados da pesquisa de opinião pública realizada no Brasil, com o objetivo de consultar à população sobre Porte de Armas e Migração. PROCEDIMENTOS

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Nacional

Pesquisa de Opinião Pública Nacional 1 essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR- 02853/2018 para o cargo de Pesquisa de Opinião Pública Nacional Account Manager: Murilo Hidalgo (paranapesquisas@gmail.com /

Leia mais

CLIQUE PARA EDITAR O TÍTULO MESTRE

CLIQUE PARA EDITAR O TÍTULO MESTRE CLIQUE PARA EDITAR O TÍTULO MESTRE EXPECTATIVA DA MULHER BRASILEIRA SOBRE SUA VIDA SEXUAL E REPRODUTIVA: AS RELAÇÕES DOS GINECOLOGISTAS E OBSTÉTRAS COM SUAS PACIENTES Dezembro/208 . Objetivo e Metodologia

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Nacional

Pesquisa de Opinião Pública Nacional 1 Pesquisa de Opinião Pública Nacional Account Manager: Murilo Hidalgo (paranapesquisas@gmail.com / paranapesquisas@paranapesquisas.com.br) 2 M etodologia Pesquisa Nacional Maio de 2.019 Metodologia 3

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA VIVER EM SÃO PAULO TRABALHO E RENDA

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA VIVER EM SÃO PAULO TRABALHO E RENDA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA VIVER EM SÃO PAULO TRABALHO E RENDA DEZEMBRO DE 2017 JOB1005 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL A presente pesquisa tem por intuito abordar temas referentes

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE TEMAS RELACIONADOS A IGREJA CATÓLICA

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE TEMAS RELACIONADOS A IGREJA CATÓLICA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE TEMAS RELACIONADOS A IGREJA CATÓLICA JULHO DE 2009 JOB979 OBJETIVO LOCAL ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA Levantar opiniões relacionadas a temas de interesse público

Leia mais

Opinião dos brasileiros sobre o atendimento público na área de saúde

Opinião dos brasileiros sobre o atendimento público na área de saúde Opinião dos brasileiros sobre o atendimento público na área de saúde População brasileira, 16 anos ou mais Setembro de 2015 Índice Introdução Planos de saúde SUS X Plano de saúde Perfil da amostra Principais

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA Universidades Públicas MAIO 2018

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA Universidades Públicas MAIO 2018 PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA Universidades Públicas MAIO 2018 CONTEÚDO 1. Metodologia 2. Perfil da amostra 3. Universidades Públicas 4. Frases 5. Percepção sobre as Universidades Públicas 6. Orçamento das

Leia mais

Objetivo. Investigar o conhecimento da população brasileira sobre hepatite C.

Objetivo. Investigar o conhecimento da população brasileira sobre hepatite C. Objetivo Investigar o conhecimento da população brasileira sobre hepatite C. 1 Metodologia Amostra Foram realizadas 2.125 entrevistas em todo o Brasil, distribuídas em 120 municípios. A margem de erro

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Nacional

Pesquisa de Opinião Pública Nacional 1 Pesquisa de Opinião Pública Nacional Account Manager: Murilo Hidalgo (paranapesquisas@gmail.com / paranapesquisas@paranapesquisas.com.br) 2 M etodologia Pesquisa Nacional Maio de 2.019 Metodologia 3

Leia mais

São Paulo

São Paulo São Paulo Relatório INTENÇÃO DE VOTO PARA PREFEITO DE SP INSTITUTO DATAFOLHA SETEMBRO DE 2016 RUSSOMANNO CAI, MARTA CRESCE, E DISPUTA TEM EMPATE; DORIA SOBE E ENCOSTA EM PEEMDEBISTA Com 26%, candidato

Leia mais

Opinião dos brasileiros sobre o atendimento público na área de saúde

Opinião dos brasileiros sobre o atendimento público na área de saúde Opinião dos brasileiros sobre o atendimento público na área de saúde População brasileira, 16 anos ou mais Resultados preliminares Junho de 2018 2 Objetivo 3 Conhecer as opiniões e percepções dos brasileiros

Leia mais

Opinião do. brasileiro sobre Voluntariado. Fundação Itaú Social Resultados em outubro de 2014

Opinião do. brasileiro sobre Voluntariado. Fundação Itaú Social Resultados em outubro de 2014 Opinião do brasileiro sobre Voluntariado Fundação Itaú Social Resultados em outubro de 2014 Índice 2 Objetivo e Metodologia Perfil demográfico da população brasileira Exercício da Atividade Voluntária

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE A SITUAÇÃO POLÍTICA ATUAL

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE A SITUAÇÃO POLÍTICA ATUAL PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE A SITUAÇÃO POLÍTICA ATUAL AGOSTO DE 2017 JOB0692 OBJETIVO LOCAL ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA Este estudo tem por objetivo geral avaliar o impacto na opinião pública

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Nacional

Pesquisa de Opinião Pública Nacional Pesquisa Estado Nacional do Paraná Fevereiro Junho de de 2018 2.019 Pesquisa Espírito Santo Junho de 2018 1 Pesquisa de Opinião Pública Nacional Account Manager: Murilo Hidalgo (paranapesquisas@gmail.com

Leia mais

DOIS ANOS DA LEI MARIA DA PENHA: O QUE PENSA A SOCIEDADE?

DOIS ANOS DA LEI MARIA DA PENHA: O QUE PENSA A SOCIEDADE? DOIS ANOS DA LEI MARIA DA PENHA: O QUE PENSA A SOCIEDADE? Principais resultados da PESQUISA IBOPE / THEMIS Realização Ibope / Themis - Assessoria Jurídica e Estudos de Gênero Parceria Instituto Patrícia

Leia mais

INTERESSE PELAS ELEIÇÕES

INTERESSE PELAS ELEIÇÕES INTERESSE PELAS ELEIÇÕES Leandro de Souza Lino Em ano eleitoral as pessoas ficam mais propensas a discutir a importância do voto e o papel da política perante a sociedade. Com isso, a Futura foi às ruas

Leia mais

Metodologia. 04 a 21 de dezembro de Município de São Paulo. Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado

Metodologia. 04 a 21 de dezembro de Município de São Paulo. Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado JOB 18_1194 Metodologia TÉCNICA DE LEVANTAMENTO DE DADOS: Entrevistas online e domiciliares com questionário estruturado LOCAL DA PESQUISA: Município de São Paulo UNIVERSO: Moradores de 16 anos ou mais

Leia mais

Junho / 2014. Reformas políticas

Junho / 2014. Reformas políticas Junho / 2014 Reformas políticas Metodologia Metodologia AMOSTRA ABRANGÊNCIA PERÍODO MARGEM DE ERRO 2.125 pessoas foram entrevistadas, a partir de 16, de todos os níveis econômicos em todas as regiões do

Leia mais

PESQUISA DATA POPULAR/ CNTE E APEOESP EDUCAÇÃO:MOTOR DE UM PAÍS MELHOR

PESQUISA DATA POPULAR/ CNTE E APEOESP EDUCAÇÃO:MOTOR DE UM PAÍS MELHOR PESQUISA DATA POPULAR/ CNTE E APEOESP EDUCAÇÃO:MOTOR DE UM PAÍS MELHOR 1 Metodologia do estudo 2 Pesquisa quantitativa Domiciliar Perfil da amostra Amostra Praças Homens e mulheres, com 16 anos ou mais

Leia mais

PESQUISA TELEFÔNICA AVAAZ INVESTIGAÇÃO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

PESQUISA TELEFÔNICA AVAAZ INVESTIGAÇÃO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA PESQUISA TELEFÔNICA AVAAZ INVESTIGAÇÃO DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA JULHO DE 2017 JOB0697 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL - Avaliar o posicionamento dos entrevistados frente à possibilidade

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Nacional

Pesquisa de Opinião Pública Nacional Pesquisa Estado Nacional do Paraná Fevereiro Junho de de 2018 2.019 Pesquisa Espírito Santo Junho de 2018 1 Pesquisa de Opinião Pública Nacional Account Manager: Murilo Hidalgo (paranapesquisas@gmail.com

Leia mais

TEMAS POLÍTICOS SETEMBRO 2014

TEMAS POLÍTICOS SETEMBRO 2014 TEMAS POLÍTICOS SETEMBRO 2014 PERFIL DA AMOSTRA 1000 entrevistados 52% 48% IDADE CLASSE SOCIAL ESTADO CIVIL 24% 16 a 24 anos 1% A 34% Solteiro 22% 25 a 34 anos 21% B 55% Casado 20% 35 a 44 anos 57% C 6%

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE A IGREJA CATÓLICA

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE A IGREJA CATÓLICA PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE A IGREJA CATÓLICA MAIO/ JUNHO DE 2013 JOB0851 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL O principal objetivo desse projeto é mensurar a opinião dos brasileiros

Leia mais

Trabalho voluntário. : : : : Menu Principal : : : :

Trabalho voluntário. : : : : Menu Principal : : : : Trabalho voluntário : : : : Menu Principal : : : : Metade (51%) dos brasileiros afirma que acredita muito nas entidades que utilizam o serviço de voluntários. Dizem acreditar um pouco nessas entidades

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Nacional

Pesquisa de Opinião Pública Nacional 1 Pesquisa de Opinião Pública Nacional Account Manager: Murilo Hidalgo (paranapesquisas@gmail.com / paranapesquisas@paranapesquisas.com.br) 2 M etodologia Pesquisa Nacional Maio de 2.019 Metodologia 3

Leia mais

Pesquisa XP com a População. Março 2019

Pesquisa XP com a População. Março 2019 Pesquisa XP com a População Março 2019 Destaques A quinta pesquisa mensal da série XP Ipespe mostra que piorou a percepção da população em relação ao governo Jair Bolsonaro. Com dois meses e dez dias de

Leia mais

Intenção de voto na USP 14 a 16/09/2010.

Intenção de voto na USP 14 a 16/09/2010. Intenção de voto na USP 14 a 16/09/2010 INTENÇÃO DE VOTO PARA PRESIDENTE NA USP MARINA (PV) E SERRA (PSDB) EMPATAM ENTRE ALUNOS, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DA USP Alunos, professores e funcionários têm

Leia mais

Pulso Brasil FenaPrevi

Pulso Brasil FenaPrevi Pulso Brasil FenaPrevi E d i ç ã o 1 A b r i l 0 1 8 E C O N O M I A. P O L Í T I C A. S O C I E D A D E 1 O que é o Pulso Brasil? É o mais completo monitoramento de opinião pública sobre política, economia,

Leia mais

4ª RODADA NOVA S/B-IBOPE Comunicação de Interesse Público PESQUISA TELEFÔNICA NACIONAL SOBRE INSEGURANÇA

4ª RODADA NOVA S/B-IBOPE Comunicação de Interesse Público PESQUISA TELEFÔNICA NACIONAL SOBRE INSEGURANÇA 4ª RODADA NOVA S/B-IBOPE Comunicação de Interesse Público PESQUISA TELEFÔNICA NACIONAL SOBRE INSEGURANÇA Metodologia Pesquisa quantitativa, com aplicação de questionário estruturado através de entrevistas

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Nacional

Pesquisa de Opinião Pública Nacional 1 essa pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR-00884/2018 para o cargo de Pesquisa de Opinião Pública Nacional Account Manager: Murilo Hidalgo (paranapesquisas@gmail.com /

Leia mais

Pesquisa de Opinião Pública Nacional

Pesquisa de Opinião Pública Nacional 1 Pesquisa de Opinião Pública Nacional Account Manager: Murilo Hidalgo (paranapesquisas@gmail.com / paranapesquisas@paranapesquisas.com.br) 2 Metodologia Pesquisa de Opinião Pública Nacional Dezembro de

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE PERCEPÇÕES SOBRE O ABORTO

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE PERCEPÇÕES SOBRE O ABORTO PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE PERCEPÇÕES SOBRE O ABORTO FEVEREIRO DE 2017 JOB0086 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL O estudo tem como objetivo levantar a opinião dos brasileiros sobre

Leia mais

PERFILINADIMPLENTE BELOHORIZONTE

PERFILINADIMPLENTE BELOHORIZONTE PERFILINADIMPLENTE BELOHORIZONTE Forma de pagamento que levou à inadimplência ANÁLISE PERFIL Descontrole financeiro, pagamento da fatura do cartão de crédito após o vencimento, pagamento do valor mínimo

Leia mais