ISOLAR PAREDES E PAVIMENTOS Saiba como isolar paredes e pavimentos.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ISOLAR PAREDES E PAVIMENTOS Saiba como isolar paredes e pavimentos."

Transcrição

1 LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo Alverca tel fax AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da Taboeira Aveiro tel fax AKI Braga Vale de Lamaçães Lugar de Bretas 4700 Braga tel fax AKI Caldas da Rainha City Park Caldas da Rainha Av. Infante Dom Henrique Caldas da Rainha tel fax AKI Cascais Estrada Nacional N Alcabideche tel fax AKI Coimbra CC. Dolce Vita Euro Stadium Loja 10 Stº António dos Olivais Coimbra tel fax AKI Évora Quinta do Alcaide S. José da Ponte Évora tel fax AKI Faro Faro Shopping Estrada Nacional 125, km Faro tel fax AKI Funchal Caminho do Poço Barral, 57 Santo Amaro Funchal tel fax AKI Gaia Lugar da Barrosa Santa Marinha 4400 Vila Nova de Gaia tel fax AKI Guarda Guarda Retail Park VICEG Quinta da Várzea Guarda tel fax AKI Guimarães Rua Capitão Salgueiro Maia Silvares Guimarães Tel Fax AKI Leiria Quinta do Pisão Parceiros Leiria tel fax Lisboa AKI Colombo CC. Colombo, Lj. A003 Av. Lusíada Lisboa tel fax Lisboa AKI Expo Av. de Berlim, Lisboa tel fax Lisboa AKI Telheiras CC. Continente, Lj. 41 Av. das Nações Unidas Lisboa tel fax AKI Loures CC. Continente de Loures, Lj. MS.1 Estrada Nacional N250 Quinta Casal da Pipa 2670 Loures tel fax AKI Penafiel CityPark Penafiel Loja A Rua do Tapadinho Guilhufe Penafiel tel fax AKI Portimão Retail Park de Portimão Loja B Vale de Arrancada, Chão das Donas Portimão tel fax AKI Porto Estrada da Circunvalação, Porto tel fax AKI Santarém Santarém Retail Park Quinta das Cegonhas, Rua O Parque CNEMA Santarém tel fax AKI Setúbal Azeda de Baixo São Sebastião Setúbal tel fax AKI Torres Vedras Bairro de Arenes S. Pedro Torres Vedras tel fax AKI Viana do Castelo Estrada Nacional 203 Lugar da Estação Darque, Viana do Castelo tel fax AKI Viseu Av. da Bélgica E.N. nº 2 Km 170, Viseu tel fax ISOLAR PAREDES E PAVIMENTOS Saiba como isolar paredes e pavimentos.

2 FERRAMENTAS Fita métrica Agrafador Fita adesiva Serrote Nível de bolha Transmissão térmica me a perda súbita de calor deste num metro quadrado por uma diferença de um grau entre a face interna e a face externa. É o inverso da resistência térmica. Régua de alumínio Tesouras Martelo de Carpinteiro Beberquim/ aparafusadora Luvas, óculos e máscara 1 Isolamento em cálculos 2 Abertura Estrutura granulada ou em pó A perlite expandida é um material composto por um granulado de células múltiplas, de origem vulcânica tal como a vermiculite Alguns materiais conduzem melhor o calor que outros e os melhores isoladores são pouco condutores. Esta propriedade é exque tem por unidade o W/mK (watt por metro pelo grau Kelvin). contém silicato de alumínio e magnésio expandido. Espessura A espessura do material isolador é um fator muito importante: quanto mais espesso for melhor isolará. No entanto é errado pensar que uma dupla espessura de isolador retém uma quantidade dupla de calor. Outros elementos entram em linha de con Lã mineral Fabricada à base de areias silicosas, a lã de vidro utilizase sobretudo para o isolamento de armações de telhados e paredes. Resultante de rochas naturais, a lã de rocha é preferível para o isolamento de panos de chaminés e para o chão. Ela não receia nem água nem humidade. A lã mineral não é combustível. A resistência térmica A resistência que um dado material oferece à passagem de calor (ou R: resistência térmica), é a diferença entre a sua espessura (em m) e a sua condutividade térmica. (?). O conhecimento deste dois dados permitirá escolher o material que mais lhe convém. Isoladores sintéticos Os isoladores sintéticos são os que mais se encontram disponíveis sob a forma de painéis rígidos. As espumas de poliuretano e de poliestireno, expandidas, são as mais conhecidas. Existem igualmente os painéis de poliestireno revestidos a gesso. A soma Um material isolador é sempre aplicado sobre um material de construção. A resis tência térmica do conjunto não se limita por materiais utilizados. É, portanto, possível calcular a resistência térmica necessária. O páravapor O páravapor (feltro Kraft ou alumínio, já aplicado sobre o isoparede. Coloca se sobre a face isoladora situada no interior da divisão aquecida.

3 As pontes térmicas Por vezes os trabalhos de isolamento não oferecem os resultados pretendidos. Não é necessário duvidar da qualidade do isolador, mas sim da instalação. É necessário evitar as pontes térmicas, ou seja as partes não isoladas pelas quais o calor se escapa do local. A lã mineral Na altura da construção da casa é possível aplicar diretamente o material isolador contra a parede interior. por meio de ganchos e ataduras especiais. 3 Isolamento das paredes duplas Construção Uma parede dupla compõese de duas paredes, interior e exterior, separadas por um vazio. Tal construção tem por objetivo conservar a parede interior completamente seca. O espaço intermédio concentra a humidade proveniente tanto de casa como da rua. As águas das chuvas vés dos elementos e das juntas da parede exterior, são evacuadas pelo avental de chumbo ligado às duas paredes, e pelas juntas ascendentes deixadas abertas com espaços regulares. Assim, a parede interior só raramente se molha. 4 As paredes duplas O poliestireno Na altura da construção podem aplicarse igualmente painéis de espuma de poliestireno. Os painéis de poliestireno expandido, compostos por células fechadas (portanto bons isoladores) e de superfície lisa, absorvem pouca água. São ligados entre eles por um sistema de ranhura e friso. dos gota de água : a sua parte curva mantém o painel contra a parede e favorece o escoamento da água, protegendo assim o próprio isolador. Espessura As paredes interiores e exteriores das paredes duplas têm geralmente uma espessura de 10 cm e são separadas por um espaço de 5 a 6 cm. A largura do espaço intermédio e a espessura do isolador nele colocado, são bem mais importantes que a espessura das próprias paredes. É evidente que um espaço de 6 cm não pode comportar um isolador com espessura superior, o que deveria ser o caso para oferecer um isolamento térmico adequado. O ideal será por exemplo, um isolador de 8 a 10 cm colocado num espaço de 10 a 12 cm. rosácea de plástico que assegura a sua posição contra a parede interior. Precauções Em princípio, o espaço entre as duas paredes deve, mesmo já sendo equipado com isolador, conservar a sua função principal: não deverá por isso, se possível ser completamente preenchido, (Além disso, o poder isolador dos materiais húmidos diminui consideravelmente). Uma casa antiga Se por altura da construção, o espaço intermédio das paredes duplas só deve ser cheio parcialmente, é, no entanto, necessário enchêlo por completo na caso de uma habitação já existente. reno, ou injetar espuma de poliuretano.

4 Propriedades destes materiais permitir a circulação da água por capilaridade e/ou deve ser hidrófugo. É necessário igualmente que permita a evaporação da água. Precauções Em caso de choque térmico ou de gelo, as paredes duplas inteiramente equipadas com um isolador, são submetidas a carga pesada. Renuncie por isso a este tipo de isolamento caso a Isolamento pelo interior O isolamento utilizado mais frequentemente para paredes maciças é o isolamento pelo interior. É a única solução possível para isolar uma construção, sem grandes trabalhos de renovação de alvenaria. Permite resolver a maioria dos problemas de isolamento do pavimento e tecto da sua habitação. O único inconveniente de um isolamento pelo interior é que este não permite isolar o espaço que separa dois andares. impermeável (alvenaria não estucada). 5 As paredes maciças 6 A dupla divisória Isolamento pelo exterior Se as paredes da sua habitação são maciças, deve recorrer a uma técnica de isolamento apropriada. Existem 2 possibilidades: isolar as suas paredes quer pelo exterior como pelo interior. O isolamento exterior é a melhor solução. O facto do isolador se encontrar no exterior permite limitar ao mínimo os efeitos das pontes térmicas. Este método oferece igualmente a O poliestireno rá sobre uma guarnição de madeira (a 10 cm da fachada). Coloque as ripas a uma distância constante (em função da largura do parafusos zincados. A madeira rá sobre uma guarnição de madeira (a 10 cm da fachada). Coloque as ripas a uma distância constante (em função da largura do parafusos zincados. A colocação Com uma régua plana, colo que o painel no sítio, encostandoo longo dos painéis permite uma ligação bem estanque ao ar. O isolamento Entre a parede atual e a guarnição de ripas, pode colocar uma camada espessa (8 cm) de lã de vidro, lã de rocha ou espuma sintética. Aplique uma camada de fundo atrás da guarnição e e a antiga fachada. A lã mineral Pode escolher aplicar lã mineral contra a parede. Este isolador é porém menos rígido, mais baixo (terá de colocar duas alturas) e deve ser solado. Distribua pontos de cola nas costas dos painéis antes de os pressionar fortemente contra a parede. A ALVENARIA Pode também construir, à volta da atual fachada, uma parede de tijolos, reservando um espaço intermédio de 10 cm, por exemplo. O material isolador da guarnição (parcial) é o mesmo que para a nova construção (lã mineral, poliestireno). Adapte portas e janelas. As juntas mite encostar bem os painéis contra o tecto. Se estiverem equipados com páravapor (no lado quente), cole

5 A montagem da divisória Uma divisória de duplicação deve agora ser montada sobre o isolador: por exemplo em betão celular (muito largo), ou em placas de gesso. Estas são ligadas por meio de uma cola especial. Antes do acabamento (tinta ou papel de parede), as juntas devem ser cheias. O gesso cola Misture o gesso com água na proporção de 3 Kg para um litro de água. Deite primeiro a água no balde, depois o gesso. Faça rodar o balde sobre si mesmo, para obter uma primeira mistura. Continue com uma colher de pedreiro ou com uma misturadora montada num berbequim eléctrico. 7 Os painéis de isolamento 8 Os painéis isoladores Os painéis compósitos Em vez de um isolamento por dupla divisória, pode recorrer aos painéis compósitos, ou seja compondose ao mesmo tempo de painéis de gesso reforçados com um isolador. Um método frequentemente utilizado, consiste em colar directamente na parede painéis revestidos de gesso (com gesso cola). É necessário para tal, que as paredes sejam perfeitamente planas e em razoável bom estado. Antes de colar os painéis, elimine restos de cimento. A aplicação do gesso Aplique o gesso com uma colher de pedreiro, na parede e nas placas, segundo as instruções do fabricante. Espalheo em faixas contínuas, a 5 cm dos bordos e em pontos sob a superfície. Este recções depois da aplicação. As medidas deve basearse numa linha de referência. Trace duas marcas à seguinte distância da parede: 1,5 cm para o gesso cola + largura do painel + largura da régua que utilizar. Ligue estas marcas entre si. A colocação das placas Coloque no chão pequenas cunhas de gesso sobre as quais pochão, para não serem atingidos pela humidade. Coloque as placas com cuidado, para permitir efectuar correcções, se necessário. A marcação Com um pedaço de painel isolador, trace, começando por um ângulo, os sítios destinados aos painéis. Trace as linhas verticais com giz ou com um pedaço de gesso. Saberá assim precisamente onde aplicar o gesso cola para a colocação de cada placa. Alinhamento Coloque o nível de bolhas contra a régua, encostada verticalmente contra cada painel. Para efetuar as correções, bata ligeiramente na régua com um maço de borracha. nal. O corte Recorte as placas se necessário (comprimento: altura sob o tecto evitar lascar o gesso cartonado. Pela mesma razão, é preferível não utilizar serra eléctrica. A linha de referência Coloque a régua no chão e desloquea suavemente ao baterlhe com o maço até que ela se coloque exactamente sobre a linha. Uma pressão exercida por baixo das placas pode afectar o seu alinhamento: efectue por isso um novo controle.

6 Aparafusamento Se a superfície da parede for plana e lisa, pode aparafusar directamente os painéis na parede ou sobre uma armação de madeira (descontínua para permitir a circulação do ar). Esta Os painéis serão pregados ou aparafusados por cima. ainda, uma tesoura de chapa. Corte primeiro as partes salientes, ticais, preveja uma folga de alguns milímetros entre os vértices e o tecto. 9 Um suporte de divisória 10 Um suporte de divisória As paredes húmidas Se as suas paredes são húmidas, não coloque o isolador directamente em contacto com a parede, mas construa um suporte de divisória: cria assim um espaço intermédio entre a parede e o painel isolador. Este último pode ser impermeabilizado por uma película, depois coberto com lambris ou placas de gesso. Esta solução será ideal no caso da parede de origem ser muito irregular ou inclinada para que seja possível colar por cima painéis isoladores. Outra vantagem: disfarça as canalizações o nível de bolhas. Pode assim determinar de seguida o local de um correcto alinhamento de todos eles. O método O suporte da divisória será colocado sobre uma guarnição de ripas de madeira. A distância entre duas ripas da guarnição será igual à largura de um painel isolador. Este não deve, se possível, estar em contacto com a parede exterior: se tal acontecer, este conduz ao desperdício de calor. ticais, e trace a linha assim obtida. Isto é desnecessário, se o seu caso, serreo com o tamanho correcto, introduzao no lugar e aparafuseo. A medida É muito fácil e rápido montar um suporte de divisória sobre per Uma vez instalada a moldura do suporte de divisória, coloque os uma linha no chão, a aproximadamente 10 cm da parede. nitivos, espere pela colocação dos painéis. Fita autocolante de armação furantes, no interior desta linha. Deverá substituir um espaço autocolante para armação (isolamento acústico). Aparafusar Se pretender depois colocar azulejos nas placas de gesso, espa

7 O acabamento das janelas em U devem distanciar 10 cm de cada lado, pode assim cortar os seus lados salientes e dobrar as extremidades a 90. Nas cos As placas de gesso fusos autoperfurantes. Coloqueos a cada 25 cm. Se construiu uma guarnição de madeira, pode aparafusar ou mesmo pregar as placas. Utilize neste caso um martelo de carpinteiro. Pregue as placas de 20 em 20 cm. 11 Um suporte de divisória 12 Os pavimentos A lã de vidro A lã de vidro existe sob a forma de rolo ou painéis. Estes últimos largura, recorteos se necessário. Utilize de preferência um isolador sem páravapor. O corte Recorteos com uma faca dentada, com a ajuda de uma régua de alumínio. Utilize os painéis correspondentes à espessura dos poder isolador. 1 cm suplementar é admissível no comprimento. Em regra geral Em regra geral, não se isola o pavimento entre os andares. Se apesar disso for necessário fazêlo (isolamento não acústico), tem de proceder de forma idêntica ao do pavimento de sótãos praticáveis. É certamente interessante isolar um pavimento ao mesmo nível. Tal isolamento pode ser realizado pela parte debaixo (com uma construção já existente), desde que exista uma caixa de ar. Isto tem como vantagem permitir um isolamento regular do pavimento em toda a sua superfície. Os soalhos A espuma de poliestireno e a lã mineral são os melhores materiais para isolar soalhos. O feltro Kraft protegerá a lã mineral da sujidade. As placas ou rolos serão aplicados directamente sobre a madeira, salvo se a caixa de ar for húmida: deixe então um espaço livre. O páravapor Deve equipar o seu suporte de divisória, lado quente, com um páravapor, para que o ar húmido que se condensa não o atra Sob as traves A melhor solução consiste em aplicar o material por toda a área tilada. Não cubra por isso, sobretudo as grelhas de ventilação. A película plástica que colocar as placas de gesso. Sobre as traves A desmontagem dos soalhos dá a possibilidade de utilizar um outro método de isolamento: o material pode ser colocado por cima, entre as traves ou entre as traves e o soalho. Esta solução é menos complicada e exige menos trabalho.

8 13 O pavimento de betão O revestimento Para não ter de desmontar o soalho, pode revestilo de poliestireno expandido resistente à pressão, ou de lã mineral (entre as traves que deverá colocar), depois revestir todo o soalho com painéis de aglomerado. É necessário neste caso encurtar as portas e elevar as entradas Isolamento acústico Lã mineral e poliestireno Ambos são bons isoladores térmicos, contudo os painéis de po to acústico: são, com efeito, bastante duros. Resulta daí que, isolamentos térmicos e acústicos não obedecem aos mesmo critérios. O isolamento por debaixo Para isolar debaixo do pavimento de betão, é possível colarlhe da, deve manter o material isolador afastado do betão, por meio de ganchos. As juntas Na altura da colocação de um material isolador, dê grande atenção às juntas. Painéis mal ligados são a origem de pontes acústicas que deixam passar o barulho. Evite igualmente colocar, dentro de duas divisões contíguas, duas caixas elétricas exatamente em simetria uma com a outra. munidos com uma capa de plástico.os ganchos simples, igualpainéis. O conjunto é reforçado com arame. Isolar por cima Sobre um pavimento de betão certo, regular, pode também colocar painéis que suportam o peso. Tratamse de painéis de poliestireno expandido, munidos de entalhes que permitem ligálos correctamente. O suporte da divisória No caso de um suporte de divisória, a associação da lã mineral e do vazio intermédio assegura um bom isolamento acústico. Se pavimento nem com a canalização, nem com outros elementos da construção (deixe um espaço ao longo da parede). A película protectora Sobre os painéis de isolamento, coloque uma película de polieágua da cobertura entre em contacto com os mesmos. A cobertura Sobre esta película, cole uma cobertura, armada ou não. Cerendurecida. Para revestir este pavimento, terá de escolher entre ladrilhos, parquet ou alcatifa. Sobre os painéis de poliestireno expandido, nem sempre é necessário uma cobertura.

1 Níveis Laser NÍVEL LASER LZR310 NÍVEL LASER BDL120 - Aplicação de prateleiras. - Aplicação de varões. - Aplicação de quadros. - Montagem de vedações

1 Níveis Laser NÍVEL LASER LZR310 NÍVEL LASER BDL120 - Aplicação de prateleiras. - Aplicação de varões. - Aplicação de quadros. - Montagem de vedações LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

As precauções PARA INSTALAR O SEU QUADRO ELÉCTRICO COM TODA A SEGURANÇA: NOVA NORMA NFC 5-00 Todos os circuitos, sem excepção, devem estar equipados c

As precauções PARA INSTALAR O SEU QUADRO ELÉCTRICO COM TODA A SEGURANÇA: NOVA NORMA NFC 5-00 Todos os circuitos, sem excepção, devem estar equipados c LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.0 Alverca Park Alverca do Ribatejo 60-50 Alverca tel. +35 9 936 700 fax. +35 9 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A Zona Industrial da Taboeira

Leia mais

LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. 351 219 936 700 fax. 351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

1 Cuidados Para instalar um quadro eléctrico com toda a segurança e antes de efectuar qualquer operação no mesmo, é fundamental que siga as recomendaç

1 Cuidados Para instalar um quadro eléctrico com toda a segurança e antes de efectuar qualquer operação no mesmo, é fundamental que siga as recomendaç LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

CUIDAR DOS MÓVEIS DE EXTERIOR O AKI explica-lhe como cuidar dos móveis de exterior

CUIDAR DOS MÓVEIS DE EXTERIOR O AKI explica-lhe como cuidar dos móveis de exterior LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

1 Lista de material O CORDEL Simples mas eficaz, será empregue para assinalar a colocação da vedação. A BETONEIRA Funciona graças a um motor elétrico

1 Lista de material O CORDEL Simples mas eficaz, será empregue para assinalar a colocação da vedação. A BETONEIRA Funciona graças a um motor elétrico LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

TUBOS DE EVACUAÇÃO DE ÁGUA Saiba como instalar tubos de evacuação de água.

TUBOS DE EVACUAÇÃO DE ÁGUA Saiba como instalar tubos de evacuação de água. LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

PREGOS, PARAFUSOS E BUCHAS Saiba como escolher a fixação certa.

PREGOS, PARAFUSOS E BUCHAS Saiba como escolher a fixação certa. LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

1 Ferramentas x x 5 cm 5-7 cm Régua Pequena serra de metais Berbequim eléctrico Esquadro Chaves de fendas X-acto Nível Metro desdobrável ima Punção CO

1 Ferramentas x x 5 cm 5-7 cm Régua Pequena serra de metais Berbequim eléctrico Esquadro Chaves de fendas X-acto Nível Metro desdobrável ima Punção CO OJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, j. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

LINHA BRICOLAGE BRICOLAGE LINHA

LINHA BRICOLAGE BRICOLAGE LINHA CONSTRUÇÃO Bricocem Cimento Rápido Bricocem Argamassa Cinza Bricocem Argamassa Rápida Bricocem Argamassa Refractária Bricocem Pasta Niveladora Bricocem Cimento Cola Flexível Bricocem Junta Impermeável

Leia mais

LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.0 Alverca Park Alverca do Ribatejo 60-0 Alverca tel. + 9 96 700 fax. + 9 96 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A Zona Industrial da Taboeira 800-0 Aveiro

Leia mais

1 Os materiais SOLDADURA AUTOGÉNEA Consiste em unir entre si os elementos compostos pelo mesmo metal, cuja sua fusão ocorre com ou sem contribuição do

1 Os materiais SOLDADURA AUTOGÉNEA Consiste em unir entre si os elementos compostos pelo mesmo metal, cuja sua fusão ocorre com ou sem contribuição do LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

Relativamente ao isolamento acústico em Apartamentos, Moradias e Lojas, é necessário alertar para alguns pontos em termos de execução em obra:

Relativamente ao isolamento acústico em Apartamentos, Moradias e Lojas, é necessário alertar para alguns pontos em termos de execução em obra: Relativamente ao isolamento acústico em Apartamentos, Moradias e Lojas, é necessário alertar para alguns pontos em termos de execução em obra: 1 - Sons aéreos entre o exterior e o interior dos apartamentos

Leia mais

SEMEAR E TRATAR UM RELVADO Saiba como semear e tratar um relvado.

SEMEAR E TRATAR UM RELVADO Saiba como semear e tratar um relvado. LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

Uma grande variedade de roseiras, para os seus projectos de exterior. Para guiá-lo na sua escolha, deve saber que existem variedades gerais e variedad

Uma grande variedade de roseiras, para os seus projectos de exterior. Para guiá-lo na sua escolha, deve saber que existem variedades gerais e variedad LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Gaia Lugar da Barrosa Santa Marinha 4400 Vila Nova de Gaia

Leia mais

...acabe com o trabalho sujo

...acabe com o trabalho sujo ...acabe com o trabalho sujo ...acabe com o stress Preparação Misturar o Adesivo Colar Equipamento de Limpeza Limpar 1. Soudabond Easy: Aplicações 1. Aplicações 1. Acabamentos interiores: Painéis de gesso,

Leia mais

Escolha certa, iluminação certa Existe uma grande variedade de focos encastráveis que diferem em função do tipo e da potência. A sua escolha deve, ant

Escolha certa, iluminação certa Existe uma grande variedade de focos encastráveis que diferem em função do tipo e da potência. A sua escolha deve, ant LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N. Alverca Park Alverca do Ribatejo -01 Alverca tel. 1 1 00 fax. 1 1 0 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da Taboeira 00-0 Aveiro tel.

Leia mais

LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

SUBSTITUIR UM LAVATÓRIO E INSTALAR UM MÓVEL WC O AKI explica-lhe como substituir um lavatório e instalar um móvel wc

SUBSTITUIR UM LAVATÓRIO E INSTALAR UM MÓVEL WC O AKI explica-lhe como substituir um lavatório e instalar um móvel wc LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

07/05/2014. Professor

07/05/2014. Professor UniSALESIANO Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium Curso de Engenharia Civil Disciplina: Introdução a Engenharia Civil Área de Construção Civil MSc. Dr. André Luís Gamino Professor Definição

Leia mais

1 Montagem dos móveis FERRAMENTAS Parafuso Suspensão oculta Pin de fixação Suporte para prateleira Tampão ou embute Tampão para prateleira traseira Fi

1 Montagem dos móveis FERRAMENTAS Parafuso Suspensão oculta Pin de fixação Suporte para prateleira Tampão ou embute Tampão para prateleira traseira Fi LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

Fachada Plasma, um novo tipo de fachada ventilada, cujo revestimento exterior é constituído por telhas cerâmicas Plasma.

Fachada Plasma, um novo tipo de fachada ventilada, cujo revestimento exterior é constituído por telhas cerâmicas Plasma. WWW.CS-TELHAS.PT Fachada Plasma, um novo tipo de fachada ventilada, cujo revestimento exterior é constituído por telhas cerâmicas Plasma. Plasma TX1, cor Antracite e Plasma TX2, cor Cinza Aço. As fachadas

Leia mais

SEMEAR E PLANTAR NA HORTA Saiba como semear e plantar na horta.

SEMEAR E PLANTAR NA HORTA Saiba como semear e plantar na horta. LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

1 Lista de materiais Rolos Lixa eléctrica Tabuleiro com escorredor de tinta Lixa Trincha e pincel Escova de arame para berbequim Máquina de alta press

1 Lista de materiais Rolos Lixa eléctrica Tabuleiro com escorredor de tinta Lixa Trincha e pincel Escova de arame para berbequim Máquina de alta press LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Gaia Lugar da Barrosa Santa Marinha 4400 Vila Nova de Gaia

Leia mais

Sdeck Composite - Perfil 175x25 mm

Sdeck Composite - Perfil 175x25 mm Sdeck Composite - Perfil 175x25 mm Ficha de Instalação 1. Indicações Genéricas 1.1. Transporte É necessário ter em consideração as disposições legais do país para onde pretende transportar o produto. Se

Leia mais

Construção Civil. Lajes Nervuradas com EPS / Fachadas e Rodatetos em EPS. A leveza do EPS, gerando economia

Construção Civil. Lajes Nervuradas com EPS / Fachadas e Rodatetos em EPS. A leveza do EPS, gerando economia Construção Civil Lajes Nervuradas com EPS / Fachadas e Rodatetos em EPS A leveza do EPS, gerando economia Enchimento para Lajes EPS Unidirecional Moldada (330 e 400mm) 330 / 400mm 1000mm 30 40 330 / 400

Leia mais

1 Lista de materiais: 2 Paredes: preparação CORTA-AZULEJOS: O seu alicate desloca- -se ao longo do azulejo, do qual corta a face esmaltada. ESPÁTULA D

1 Lista de materiais: 2 Paredes: preparação CORTA-AZULEJOS: O seu alicate desloca- -se ao longo do azulejo, do qual corta a face esmaltada. ESPÁTULA D LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

Instruções de montagem

Instruções de montagem 6303 0753 03/004 PT Para os técnicos especializados Instruções de montagem Conjunto de montagem para Cobertura de chapa ondulada Montagem sobre o telhado Leia atentamente antes da montagem Prefácio Acerca

Leia mais

CONSTRUÍMOS A CASA DOS SEUS SONHOS Desenvolvemos qualquer projecto à sua medida

CONSTRUÍMOS A CASA DOS SEUS SONHOS Desenvolvemos qualquer projecto à sua medida CONSTRUÍMOS A CASA DOS SEUS SONHOS Desenvolvemos qualquer projecto à sua medida STORY HOUSE PREÇO DESDE: 130.000 + IVA RIVER HOUSE PREÇO DESDE: 250.000 + IVA SEA HOUSE PREÇO DESDE: 350.000 + IVA COUNTRY

Leia mais

série KAT Unidades de transferência de ar acústica www.koolair.com

série KAT Unidades de transferência de ar acústica www.koolair.com série Unidades de transferência de ar acústica www.koolair.com 1 Unidade de transferência de ar acústica ÍNDICE Unidade de transferência de ar acústica. 2 Dimensões. 3 Dados técnicos. 5 Codificação. 7

Leia mais

3 Barreiras de Fogo - Sistema C-AJ-5030

3 Barreiras de Fogo - Sistema C-AJ-5030 3 Barreiras de Fogo - Sistema C-AJ-5030 Dados Técnicos Junho/02 Substitui: Janeiro/01 Tubos Metálicos Isolados F 1 and 2 horas (veja o item 1) T 0 horas L Temperatura Ambiente 0,30 m³/m² ( 2 CFM/sq ft)

Leia mais

SERRAR Saiba como serrar.

SERRAR Saiba como serrar. LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

REINVENTANDO O REVESTIMENTO FINAL DE ISOLAMENTO

REINVENTANDO O REVESTIMENTO FINAL DE ISOLAMENTO REINVENTANDO O REVESTIMENTO FINAL DE ISOLAMENTO Reinventing how cork engages the world. COBERTURA DE FISSURAS COM ISOLAMENTO TÉRMICO E ACÚSTICO A solução rápida e simples para revestimentos finais. Mais

Leia mais

PermaBase. Placas Cimentícias

PermaBase. Placas Cimentícias PermaBase Placas Cimentícias PAREDES EXTERIORES 2. Malha de fibra de vidro anti-alcalina 5. Perfil "C" com 75 x 50 x 1 mm em aço galvanizado 6. Guia "U" com 75 x 40 x 1 mm em aço galvanizado 7. Lã mineral

Leia mais

Painéis de Concreto Armado

Painéis de Concreto Armado CONCEITO É constituído por painéis estruturais pré-moldados maciços de concreto armado e pelas ligações entre eles. Destina-se à construção de paredes de edifícios habitacionais de até 5 pavimentos. A

Leia mais

T3/T4 158m2 + 42m2 Deck

T3/T4 158m2 + 42m2 Deck Casas de Madeira e Pré fabricadas T3/T4 158m2 + 42m2 Deck 2 Discovercasa - Campoges Lda NIF: 503890367 Rua do Porto (EN15), 4560-162 Penafiel - Portugal 3 Discovercasa - Campoges Lda NIF: 503890367 Rua

Leia mais

ANEXO I AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DAS SOLUÇÕES CONSTRUTIVAS PARA PAVIMENTOS CÁLCULO

ANEXO I AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE DAS SOLUÇÕES CONSTRUTIVAS PARA PAVIMENTOS CÁLCULO ESCOLA DE ENGENHARA Departamento de Engenharia Civil Mestrado em Engenharia Civil -Novas tecnologias construtivas com vista à sustentabilidade da construção- ANEXO AVALAÇÃO DA SUSTENTABLDADE DAS SOLUÇÕES

Leia mais

LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior. Reboco Delgado Armado sobre Poliestireno Expandido - ETICS

Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior. Reboco Delgado Armado sobre Poliestireno Expandido - ETICS Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior Reboco Delgado Armado sobre Poliestireno Expandido - ETICS Sistema TEPROTERM 2 / 19 1. INTRODUÇÃO I Cerca de 1/3 do consumo mundial de energia destina-se a habitações

Leia mais

Guia Técnico de Pintura

Guia Técnico de Pintura Guia Técnico de Pintura IV - Varandas e Terraços As infiltrações de água são uma das maiores causas da degradação de algumas pinturas, e mesmo da estrutura de varandas e terraços. Para evitar este tipo

Leia mais

tipos, características, execução e função estética Concreta, 29 de Outubro de 2004 José Severo

tipos, características, execução e função estética Concreta, 29 de Outubro de 2004 José Severo tipos, características, execução e função estética Concreta, 29 de Outubro de 2004 José Severo Definição É uma argamassa, para preencher juntas de peças cerâmicas, pedras naturais ou placas de betão, para

Leia mais

Instrução de aplicação

Instrução de aplicação Instrução de aplicação Sistema mural acústico Vescom Novembro de 2013 Para a aplicaçăo do sistema mural acústico elaborou-se uma instruçăo especial. Os seguintes passos deverăo ser seguidos: 1. Fazer o

Leia mais

Bloco de Concreto CONCEITO

Bloco de Concreto CONCEITO CONCEITO A alvenaria de bloco de concreto é empregada em paredes com função estrutural ou mesmo como vedação em edifícios com estrutura de concreto armado. Substituem a alvenaria de tijolos que, por falta

Leia mais

1 Ferramentas e materiais 2 Precauções FERRAMENTAS Quando são realizadas instalações eléctricas, convém ter em conta algumas precauções: Busca-pólos G

1 Ferramentas e materiais 2 Precauções FERRAMENTAS Quando são realizadas instalações eléctricas, convém ter em conta algumas precauções: Busca-pólos G LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. 351 219 936 700 fax. 351 219 936 706 AKI Funchal Caminho do Poço Barral, 57 Santo Amaro 9000-157 Funchal

Leia mais

FICHAS DE INSTALAÇÃO - CPC COMO INSTALAR CABINES DE DUCHE

FICHAS DE INSTALAÇÃO - CPC COMO INSTALAR CABINES DE DUCHE 1. Colocação da Base As bases independentemente da sua forma, podem ser: de pousar, sobre elevar e de encastrar. Pousar A base é instalada sobre o solo. Deverá no entanto escavar o chão para instalar o

Leia mais

1 Equipamento 3 Prevenção e Manuntenção Pulverizador Máscara Luvas 2 Produtos Fitossanitários PRECAUÇÕES Os produtos utilizados para o controlo e prev

1 Equipamento 3 Prevenção e Manuntenção Pulverizador Máscara Luvas 2 Produtos Fitossanitários PRECAUÇÕES Os produtos utilizados para o controlo e prev LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Gaia Lugar da Barrosa Santa Marinha 4400 Vila Nova de Gaia

Leia mais

Sdeck Composite - Perfil 140x24 mm

Sdeck Composite - Perfil 140x24 mm Sdeck Composite - Perfil 140x24 mm Ficha de Instalação e Manutenção INDICAÇÕES GENÉRICAS O armazenamento dos perfis Sdeck Composite deverá ser feito numa superfície plana, devendo os perfis ser protegidos

Leia mais

Canaletas PVC DLP & Acessórios

Canaletas PVC DLP & Acessórios Centro de Suporte Técnico T 0800-11 11-8008 servmercado@piallegrand.com.br Canaletas PVC DLP & Acessórios CONTEÚDOS PÁGINAS 1.Linha 1 a 2 2.Acessórios de acabamento 3 a 5 3.Acessórios complementares 6

Leia mais

Exemplos de lajes mistas

Exemplos de lajes mistas Lajes Mistas Exemplos de lajes mistas Exemplos de utilização de lajes mistas Estruturas novas Reabilitação de estruturas Edifícios comerciais Edifícios industriais Edifícios de escritórios Armazéns logísticos

Leia mais

BENFEITORIAS PARA A CRIAÇÃO DO BICHO-DA-SEDA

BENFEITORIAS PARA A CRIAÇÃO DO BICHO-DA-SEDA 1 BENFEITORIAS PARA A CRIAÇÃO DO BICHO-DA-SEDA As benfeitorias para a criação do bicho-da-seda são chocadeira ou criadeira, sirgaria ou barracão, depósito de ramos da amoreira, depósito de bosques, depósito

Leia mais

Instruções de montagem

Instruções de montagem Instruções de montagem Placa de cerâmica de vidro KM 6200 / 6202 / 6203 KM 6204 / 6206 / 6207 / 6208 KM 6212 / 6213 / 6215 / 6216 Antes da montagem,instalação e pt-pt início de funcionamento é imprescindível

Leia mais

A m a r c a d a c o n s tr u ç ã o

A m a r c a d a c o n s tr u ç ã o Passo-a-passo 1. Analisando o Contrapiso Verifique se o contrapiso apresenta irregularidades, com a utilização de uma régua. Faça a medição de parede a parede em tiras de 1,5 metro. Se apresentar saliências

Leia mais

Portas seccionais de garagem

Portas seccionais de garagem Portas seccionais de garagem Dados de montagem: edição 01.07.2014 Índice Índice Página Modelo / Folha da porta 3 4 Modelo / Folha da porta 4 LTE 40, canelado S, Woodgrain 5 LTE 40, canelado M, Woodgrain

Leia mais

Resistência mecânica Isolamento térmico e acústico Resistência ao fogo Estanqueidade Durabilidade

Resistência mecânica Isolamento térmico e acústico Resistência ao fogo Estanqueidade Durabilidade APÓS ESTUDAR ESTE CAPÍTULO; VOCÊ DEVERÁ SER CAPAZ DE: Escolher a alvenaria adequada; Orientar a elevação das paredes (primeira fiada, cantos, prumo, nível); Especificar o tipo de argamassa de assentamento;

Leia mais

Estudo dos Traços. Prof. Amison de Santana Silva

Estudo dos Traços. Prof. Amison de Santana Silva Estudo dos Traços Prof. Amison de Santana Silva Traços - Definição Relação entre as proporções de cimento e os outros materiais componentes (areia, cal, água, aditivos) = Traço. Pode ser especificado em

Leia mais

DESENHO E ARQUITETURA REVESTIMENTOS

DESENHO E ARQUITETURA REVESTIMENTOS CURSO TÉCNICO EM TRANSAÇÕES IMOBILIÁRIAS DESENHO E ARQUITETURA REVESTIMENTOS Elisa Furian elisafurian@outlook.com REVESTIMENTOS É a camada externa que cobre e protege a alvenaria, o piso ou o forro dando

Leia mais

Viega Advantix Vario. Encurtável com precisão milimétrica e flexibilidade ilimitada.

Viega Advantix Vario. Encurtável com precisão milimétrica e flexibilidade ilimitada. Viega Advantix Vario Encurtável com precisão milimétrica e flexibilidade ilimitada. Viega Advantix Vario Individualidade na sua forma. ELEGANTE E DISCRETA. Design sofisticado e materiais de alta qualidade

Leia mais

PROJETO E CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS

PROJETO E CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS 27 PROJETO E CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS PROJETO GEOMÉTRICO DE VIAS 4 SEÇÃO TRANSVERSAL 4.1 ELEMENTOS BÁSICOS DIMENSÕES Perpendicularmente ao eixo, a estrada pode ser constiutída pelos seguintes elementos:

Leia mais

PORTUGUES COBERTURA AUTOMÁTICA MODELO N'CARLIT MANUAL MANUAL DE INSTALAÇAO E MANUTENÇAO. N de serie: Índice de revisão: 002-2012-10-05

PORTUGUES COBERTURA AUTOMÁTICA MODELO N'CARLIT MANUAL MANUAL DE INSTALAÇAO E MANUTENÇAO. N de serie: Índice de revisão: 002-2012-10-05 COBERTURA AUTOMÁTICA MODELO N'CARLIT MANUAL MANUAL DE INSTALAÇAO E MANUTENÇAO N de serie: Índice de revisão: 002-2012-10-05 ÍNDICE DESCARGA... 3 FERRAMENTAS NECESSÁRIAS PARA A MONTAGEM... 3 COMPONENTES

Leia mais

LISTA DE CONTACTOS Lojas

LISTA DE CONTACTOS Lojas Página 1 de 6 Alfragide C.C. Alegro Alfragide, Loja 140 Av. Dos Cavaleiros 2794 971 CARNAXIDE 937 557 878 Algarve Shopping (Guia) Algarve Shopping, Loja 1323 Lanka Parque Comercial e Industrial do Algarve

Leia mais

Calle Dali 2, E-18690 Almuñecar / Spain Web: www.rbm-baumat.es Mail: info@rbm-baumat.es TELHAS SOLARES: GERAR E POUPAR ENERGIA NUM SÓ SISTEMA

Calle Dali 2, E-18690 Almuñecar / Spain Web: www.rbm-baumat.es Mail: info@rbm-baumat.es TELHAS SOLARES: GERAR E POUPAR ENERGIA NUM SÓ SISTEMA Calle Dali 2, E-18690 Almuñecar / Spain Web: www.rbm-baumat.es Mail: info@rbm-baumat.es TELHAS SOLARES: GERAR E POUPAR ENERGIA NUM SÓ SISTEMA GERAR ENERGIA COM A energia solar é infinita e gratuita. FOTOVOLTAICO

Leia mais

Manual de Operação e Instalação

Manual de Operação e Instalação Manual de Operação e Instalação LI-100 Indicador de Nível Cod: 073AA-018-122M Outubro / 2003 S/A. Rua João Serrano, 250 Bairro do Limão São Paulo SP CEP 02551-060 Fone: (11) 3488-8999 FAX: (11) 3488-8980

Leia mais

PAVIMENTOS E REVESTIMENTOS Sika FloorJoint INOVADORA JUNTAS SEM RUÍDO E VIBRAÇÃO

PAVIMENTOS E REVESTIMENTOS Sika FloorJoint INOVADORA JUNTAS SEM RUÍDO E VIBRAÇÃO PAVIMENTOS E REVESTIMENTOS Sika FloorJoint INOVADORA JUNTAS SEM RUÍDO E VIBRAÇÃO Sika FloorJoint Junta Inovadora sem vibração, silenciosa e de rápida entrada em serviço. O RUÍDO E A SENSAÇÃO ao passar

Leia mais

COMO TRATAR UM BONSAI Saiba como tratar um bonsai.

COMO TRATAR UM BONSAI Saiba como tratar um bonsai. LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

INSTALAR EXTRACTORES E CAMPÂNULAS OU CHAMINÉS

INSTALAR EXTRACTORES E CAMPÂNULAS OU CHAMINÉS AKI Alverca AKI Gaia AKI Portimão tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 tel. +351 223 773 120 fax. +351 223 773 126 tel. +351 282 490 220 fax. +351 282 490 226 Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park

Leia mais

Neste artigo sobre a manutenção da motaenxada, encontrará os melhores conselhos para toda a sua manutenção. Proporcionamoslhe as recomendações chave p

Neste artigo sobre a manutenção da motaenxada, encontrará os melhores conselhos para toda a sua manutenção. Proporcionamoslhe as recomendações chave p LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

Paquímetro: O pessoal da empresa está chegando à quarta. Um problema. Erros de leitura

Paquímetro: O pessoal da empresa está chegando à quarta. Um problema. Erros de leitura Paquímetro: conservação A UU L AL A O pessoal da empresa está chegando à quarta aula sobre paquímetro. Nesta aula, todos vão aprender a usar corretamente o paquímetro, quais os possíveis erros de leitura

Leia mais

Portas seccionais laterais de garagem

Portas seccionais laterais de garagem Portas seccionais laterais de garagem Dados de montagem: edição 01.06.2014 Índice Índice Página Modelo / Folha 3 HST, canelado M, Woodgrain 4 HST, canelado M, Sandgrain, Silkgrain, Decograin 5 HST, canelado

Leia mais

PORTAS COMPONENTES DO PRODUTO DETALHES GERAIS. 1. Porta Pivotante Pet Demolição. Pet Demolição Biombo. Pet Demolição Biombo

PORTAS COMPONENTES DO PRODUTO DETALHES GERAIS. 1. Porta Pivotante Pet Demolição. Pet Demolição Biombo. Pet Demolição Biombo PORTAS As portas Mentha são divididas em três tipos: 1. Porta Pivotante Pet Demolição 2. Porta Roldana Aparente Pet Demolição Biombo 3. Porta Roldana Invisível Pet Demolição Biombo COMPONENTES DO PRODUTO

Leia mais

Esquemas de ligação à Terra em baixa tensão

Esquemas de ligação à Terra em baixa tensão Esquemas de ligação à Terra em baixa tensão A escolha correcta dos elementos de protecção de uma instalação eléctrica, minimiza ou elimina por completo o risco de incêndio, explosão ou choques eléctricos

Leia mais

Argamassa produzida em fábrica para rebocos interiores

Argamassa produzida em fábrica para rebocos interiores 1-6 Argamassa produzida em fábrica para rebocos interiores NOTA TÉCNICA 5 Informação Geral O uso de cal e de cimento nas massas para rebocos, proporciona argamassas altamente trabalháveis que são fáceis

Leia mais

LIGAÇÕES SANITÁRIAS. Saiba como fazer ligações sanitárias. www.aki.pt CANALIZAÇÃO

LIGAÇÕES SANITÁRIAS. Saiba como fazer ligações sanitárias. www.aki.pt CANALIZAÇÃO LIGAÇÕES SANITÁRIAS Saiba como fazer ligações sanitárias. www.aki.pt FERRAMENTAS Mola de dobrar tubo Cortatubos Serra de metais Protecção térmica Gás Para condutas de gás utilize, de preferência, tubos

Leia mais

SANDIVEDA. Rede Simples Torção Plastificada e Zincada. Rede Ondulada. Arame Farpado Plastificado e Zincado. Arames Plastificados e Zincados

SANDIVEDA. Rede Simples Torção Plastificada e Zincada. Rede Ondulada. Arame Farpado Plastificado e Zincado. Arames Plastificados e Zincados SANDIVEDA Rede Simples Torção Plastificada e Zincada Rede Ondulada Arame Farpado Plastificado e Zincado. Arames Plastificados e Zincados Vedações Rígidas Postes com secção quadrada Postes com secção rectangular

Leia mais

Acessórios de montagem AREJADORES (ENTRADAS DE AR) Acessórios NORMATIVA TIPOS DE ENTRADAS DE AR

Acessórios de montagem AREJADORES (ENTRADAS DE AR) Acessórios NORMATIVA TIPOS DE ENTRADAS DE AR AREJADORES (ENTRADAS DE AR) NORMATIVA O ar deve circular desde os locais secos aos húmidos, para isso os refeitórios, dormitórios e as salas de estar devem dispor de aberturas de admissão. Os arejadores

Leia mais

Química 12º Ano. Unidade 2 Combustíveis, Energia e Ambiente. Actividades de Projecto Laboratorial. Janeiro 2006. Jorge R. Frade, Ana Teresa Paiva

Química 12º Ano. Unidade 2 Combustíveis, Energia e Ambiente. Actividades de Projecto Laboratorial. Janeiro 2006. Jorge R. Frade, Ana Teresa Paiva Condutividade térmica e calor específico Química 12º Ano Unidade 2 Combustíveis, Energia e Ambiente Actividades de Projecto Laboratorial Janeiro 2006 Jorge R. Frade, Ana Teresa Paiva Dep. Eng. Cerâmica

Leia mais

Conheça os novos estores exteriores VELUX

Conheça os novos estores exteriores VELUX Conheça os novos estores exteriores VELUX Prepare-se para tudo! 1 Novo design que se integra discretamente no seu telhado 38 Calor -8 Neve -19 Geada 6 15 Trovoada Tempestade Não podemos prever o tempo,

Leia mais

M ADEIRA. Seqüência de montagem. Montagem de piso. Montagem de telhado

M ADEIRA. Seqüência de montagem. Montagem de piso. Montagem de telhado Casa SmartHOME Brasil construída para a Feira Technohab/FEHAB 2003 Autor: Guilherme Corrêa Stamato arquitetura e engenharia Esta casa é um protótipo de residência utilizando as mais modernas tecnologias

Leia mais

Saiba como trabalhar com Estruturas Sanduíche

Saiba como trabalhar com Estruturas Sanduíche Saiba como trabalhar com Estruturas Sanduíche Aprenda aqui como manusear os materiais conhecidos como Núcles Inerciais ( Madeira Balsa ou Espuma Rígida de PVC), nas aplicações em Plástico Reforçado. Através

Leia mais

Secador Solar do Produtor Rural

Secador Solar do Produtor Rural Secador Solar do Produtor Rural para frutas, chás e temperos Manual de Construção Projeto Sol e Frutas ESALQ/USP fevereiro 2006 Projeto Sol e Frutas Manual de construção de secador solar Realização: Escola

Leia mais

Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional Identificação: PROSHISET 03. Procedimento para GCR (Guarda Corpo e Rodapé)

Sistema de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacional Identificação: PROSHISET 03. Procedimento para GCR (Guarda Corpo e Rodapé) Revisão: 00 Folha: 1 de 6 1. Objetivo Este procedimento tem como objetivo, assegurar que todas as obras efetuem o sistema de Guarda Corpo e Rodapé, o qual destina-se a promover a proteção contra riscos

Leia mais

Lista de Exercícios Aula 04 Propagação do Calor

Lista de Exercícios Aula 04 Propagação do Calor Lista de Exercícios Aula 04 Propagação do Calor 1. (Halliday) Suponha que a barra da figura seja de cobre e que L = 25 cm e A = 1,0 cm 2. Após ter sido alcançado o regime estacionário, T2 = 125 0 C e T1

Leia mais

Atraente candeeiro de parede

Atraente candeeiro de parede Atraente candeeiro de parede Um exemplo luminoso Atraente candeeiro de parede A caixa de luz mostra como se pode criar uma atmosfera agradável em cada divisão e dar um apontamento especial. 1 Introdução

Leia mais

PVC e Concreto CONCEITO

PVC e Concreto CONCEITO CONCEITO As paredes de PVC e Concreto é uma técnica construtiva desenvolvida no Canadá. É formado por perfis leves de PVC que possibilita o encaixe de módulos de plástico, que são preenchidos com concreto

Leia mais

Questões Gerais de Geometria Plana

Questões Gerais de Geometria Plana Aula n ọ 0 Questões Gerais de Geometria Plana 01. Uma empresa produz tampas circulares de alumínio para tanques cilíndricos a partir de chapas quadradas de metros de lado, conforme a figura. Para 1 tampa

Leia mais

Descrição do produto. O Sanowet é um sistema de rega subterrâneo.

Descrição do produto. O Sanowet é um sistema de rega subterrâneo. O Sanowet-System é um sistema de rega através de mangueiras especiais que são instaladas numa profundidade de cerca de 25 cm, na zona das raízes e que funciona como uma espécie de aquecimento de chão.

Leia mais

TFX - Toggle Lock Guia de instalação

TFX - Toggle Lock Guia de instalação Trench Former Sistema de moldagem de calhas de drenagem com molde pré-fabricado colocado TFX - Toggle Lock Guia de instalação P.O. Box 837-259 Murdock Road - Troutman, NC 28166 Tel (704) 528-9806 - Fax

Leia mais

Isolamento Térmico Projectado Caso prático de aplicação em obra nova (Escola Básica e Secundária Soares Basto, Oliveira de Azeméis)

Isolamento Térmico Projectado Caso prático de aplicação em obra nova (Escola Básica e Secundária Soares Basto, Oliveira de Azeméis) Isolamento Térmico Projectado Caso prático de aplicação em obra nova (Escola Básica e Secundária Soares Basto, Oliveira de Azeméis) Paulo J Gonçalves 1 10.05.2012 Índice O projecto e a obra (ficha técnica)

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO PRODUTO

FICHA TÉCNICA DO PRODUTO FICHA TÉCNICA DO PRODUTO TOPECA, Lda Rua do Mosqueiro 2490 115 Cercal Ourém PORTUGAL Tel.: 00 351 249 580 070 Fax.: 00 351 249 580 079 geral@topeca.pt www.topeca.pt rebetop color Pág. 2 utilização Revestimento

Leia mais

Reabilitação e Reforço de Estruturas

Reabilitação e Reforço de Estruturas Mestrado em Engenharia Civil 2011 / 2012 Reabilitação e Reforço de Estruturas Aula 06: Métodos de inspecção e diagnóstico. 6.1. Ensaios in situ. Eduardo S. Júlio 2011/2012 1/31 1/9 AVALIAÇÃO IN SITU DA

Leia mais

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br

e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br Assunto: Gesso Acartonado Prof. Ederaldo Azevedo Aula 8 e-mail: ederaldoazevedo@yahoo.com.br 6.1. Introdução: Comparado com países Estados Unidos e Japão, o mercado de drywall no Brasil é ainda incipiente.

Leia mais

CAIXAS DE TRANSPORTE E ARMAZENAGEM. Empilháveis. Encaixáveis. Dobráveis. sempre a solução L21

CAIXAS DE TRANSPORTE E ARMAZENAGEM. Empilháveis. Encaixáveis. Dobráveis. sempre a solução L21 DE TRANSPORTE E ARMAZENAGEM Empilháveis Encaixáveis Dobráveis sempre a solução L21 PEGAS Temos vários tamanhos disponíveis nas cores da figura. Veja a legenda de cores para cada tamanho. é o sistema de

Leia mais

recuperador de calor insert

recuperador de calor insert recuperador de calor insert O Recuperador de Calor é uma câmara de combustão em ferro fundido fechada, com porta em vidro cerâmico. Ao contrário da lareira aberta tradicional, onde 90% do calor simplesmente

Leia mais

Sistema de colagem elástica para painéis em fachadas

Sistema de colagem elástica para painéis em fachadas Ficha de Produto Edição de Agosto de 2007 Nº de identificação: 5.43 Versão nº 4 SikaTack -Panel Sistema de colagem elástica para painéis em fachadas Descrição do sistema SikaTack -Panel é um sistema de

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO CONCEPÇÃO E IMAGENS DO LOCAL

MEMORIAL DESCRITIVO CONCEPÇÃO E IMAGENS DO LOCAL MEMORIAL DESCRITIVO CONCEPÇÃO E IMAGENS DO LOCAL REVITALIZAÇÃO DA PRAÇA DA MATRIZ, COM A TROCA DO PAVIMENTO, INSTALAÇÃO DE NOVA ILUMINAÇÃO, NOVOS BANCOS E RESTAURAÇÃO DO ENTORNO DA PROTEÇÃO DA ESTATUA

Leia mais

OS ETICS COMO SISTEMAS MULTIFUNCIONAIS MARIA DO ROSÁRIO VEIGA SOFIA MALANHO

OS ETICS COMO SISTEMAS MULTIFUNCIONAIS MARIA DO ROSÁRIO VEIGA SOFIA MALANHO OS ETICS COMO SISTEMAS MULTIFUNCIONAIS MARIA DO ROSÁRIO VEIGA SOFIA MALANHO ETICS Constituição 1 4 2 3 5 1 Isolante térmico; 2 Camada de base 3 Rede de fibra de vidro; 4 Produto de colagem; 5 Suporte;

Leia mais

Escalas ESCALAS COTAGEM

Escalas ESCALAS COTAGEM Escalas Antes de representar objectos, modelos, peças, etc. Deve-se estudar o seu tamanho real. Tamanho real é a grandeza que as coisas têm na realidade. Existem coisas que podem ser representadas no papel

Leia mais