1 Lista de material O CORDEL Simples mas eficaz, será empregue para assinalar a colocação da vedação. A BETONEIRA Funciona graças a um motor elétrico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1 Lista de material O CORDEL Simples mas eficaz, será empregue para assinalar a colocação da vedação. A BETONEIRA Funciona graças a um motor elétrico "

Transcrição

1 LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo Alverca tel fax AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da Taboeira Aveiro tel fax AKI Braga Vale de Lamaçães Lugar de Bretas 4700 Braga tel fax AKI Caldas da Rainha City Park Caldas da Rainha Av. Infante Dom Henrique Caldas da Rainha tel fax AKI Cascais Estrada Nacional N Alcabideche tel fax AKI Coimbra CC. Dolce Vita - Euro Stadium Loja 10 Stº António dos Olivais Coimbra tel fax AKI Évora Quinta do Alcaide S. José da Ponte Évora tel fax AKI Faro Faro Shopping Estrada Nacional 125, km Faro tel fax AKI Funchal Caminho do Poço Barral, 57 Santo Amaro Funchal tel fax AKI Gaia Lugar da Barrosa Santa Marinha 4400 Vila Nova de Gaia tel fax AKI Guarda Guarda Retail Park VICEG Quinta da Várzea Guarda tel fax AKI Guimarães Rua Capitão Salgueiro Maia Silvares Guimarães Tel Fax AKI Leiria Quinta do Pisão Parceiros Leiria tel fax Lisboa - AKI Colombo CC. Colombo, Lj. A003 Av. Lusíada Lisboa tel fax Lisboa - AKI Expo Av. de Berlim, Lisboa tel fax Lisboa - AKI Telheiras CC. Continente, Lj. 41 Av. das Nações Unidas Lisboa tel fax AKI Loures CC. Continente de Loures, Lj. MS.1 Estrada Nacional N250 Quinta Casal da Pipa 2670 Loures tel fax AKI Penafiel CityPark Penafiel - Loja A Rua do Tapadinho - Guilhufe Penafiel tel fax AKI Portimão Retail Park de Portimão - Loja B Vale de Arrancada, Chão das Donas Portimão tel fax AKI Porto Estrada da Circunvalação, Porto tel fax AKI Santarém Santarém Retail Park Quinta das Cegonhas, Rua O - Parque CNEMA Santarém tel fax AKI Setúbal Azeda de Baixo São Sebastião Setúbal tel fax AKI Torres Vedras Bairro de Arenes S. Pedro Torres Vedras tel fax AKI Viana do Castelo Estrada Nacional 203 Lugar da Estação Darque, Viana do Castelo tel fax AKI Viseu Av. da Bélgica E.N. nº 2 - Km 170, Viseu tel fax COLOCAR UMA VEDAÇÃO METÁLICA Saiba como colocar uma vedação metálica.

2 1 Lista de material O CORDEL Simples mas eficaz, será empregue para assinalar a colocação da vedação. A BETONEIRA Funciona graças a um motor elétrico alimentado a 220 V. Pode ser alugada. A PÁ QUADRADA Dê preferência em aço temperado. A lâmina pode ser polida sobre uma ou ambas as faces. A PÁ DE PEDREIRO É preferível também escolher uma pá de pedreiro com lâmina em aço temperado. 2 Colocar uma vedação 2.1. O PLANO DE VEDAÇÃO NÍVEL DE BOLHA Um modelo com duas bolhas vai permitir controlar os níveis horizontal e vertical. AREIA + GRAVILHA + CIMENTO Para fazer o betão, utilize para 1 Kg de areia grossa, 1 Kg de gravilha e 0.5 Kg de cimento. Liga ferro-zinco Zinco puro Primário Aço PVC A REDE A rede é, das vedações existentes, uma das mais utilizadas. É normalmente feita de fio metálico plastificado. Vantagens: > ocupa pouco espaço, deixa passar ar e luz, e coloca -se facilmente. OS POSTES Os postes (frequentemente metálicos) devem necessariamente segurar a rede. Pode-se colocar 1) postes e redes; ou 2) postes unidos, no chão, por meio de placas de betão, e rede. A REDE Existe em rolos de 10 a 25 m, e de diferentes alturas. OS POSTES As escoras contrariamente aos postes, serão sempre obliquamente. ACESSÓRIOS As barras de tensão, as abraçadeiras e o arame de ligação são indispensáveis. ALICATE DE CORTE A parte cortante permite-lhe cortar o fio de arame. O USO DA VEDAÇÃO Primeiro considere qual vai ser o papel da sua vedação : > deverá simplesmente delimitar o jardim ou prender um cão? A altura, a espessura do fio e a largura da malha devem ser adaptadas ás circunstâncias. Pense que também existem redes decorativas. O PLANO DA VEDAÇÃO Determine em primeiro lugar o plano da vedação, depois coloque marcas no chão, com paus. A solução mais prática consiste em marcar primeiro o sítio dos postes de ângulo, depois os postes intermédios, que serão espaçados entre 2.5 e 3m.

3 AS MARCAS Assim que abrir os buracos destinados aos postes de ângulo, pode, naturalmente, suprimir as marcas. No entanto pense em colocar marcas suplementares no prolongamento dos dois lados da vedação, de forma a situar com pre cisão o sítio do ângulo. A ANCORAGEM Devido à forte pressão a que os postes são submetidos depois da colocação da rede, acontece que, se a base destes for demasiado "cortante", acabarão por atravessar o betão! Aconselhamos que amolgue a base dos postes e perfure de lado a lado para colocação de um prego comprido OS POSTES E A REDE 2.3. A COLOCAÇÃO DA REDE PROFUNDIDADE Vai começar por colocar os postes de canto. Antes de os enterrar tem que fazer uma cova de 60 a 80 cm, com a ajuda de uma pá. Deve enterrar os postes até ao fundo, afim de assegurar a sua estabilidade. OS POSTES DE ÂNGULO Coloque o poste na cova, exatamente no ponto de intersecção das marcas no prolongamento do ângulo, enterrando-o com a ajuda de uma macete. A altura (acima do chão) do poste deve ser igual à da rede, aumentada em 5 cm. O BETÃO Deite o betão na base dos postes de ângulo e das escoras. Pode preparar o betão com antecedência, ou deitar a mistura seca dentro da fossa, acrescentando-lhe água e misturando. Para 1 Kg de areia grossa, misture 1 Kg de gravilha e 0.5 Kg de cimento (nunca cimento já feito). ALINHAMENTO VERTICAL Enquanto verte o betão na base dos postes, certifique-se constantemente que estes estão perfeitamente verticais e alinhados. Utilize um nível de bolha ou fio de prumo. Se assim o não fizer, nunca mais poderá esticar a rede impecavelmente. ESCORA Antes de verter o betão na base do poste do ângulo, deve colocar-lhe uma escora : trata-se de um poste fixo sobre o primeiro, a 2/3 da altura deste, com um grau de inclinação, relativamente ao chão, de aproximadamente 45 e orientado na direção da rede. O modo de fixação varia de acordo com as marcas. UMA FOSSA TRIANGULAR Faça uma fossa triangular para o poste colocado obliquamente. Coloque uma pedra ou um tijolo no fundo do buraco para lhe servir de apoio. Evitará, desta forma, que ele se enterre mais no chão, e os postes ficarão mais seguros enquanto esperam a secagem do betão. NÍVEL HORIZONTAL Repita estas operações para os outros ângulos. Para ter a certeza que o topo dos postes estão alinhados, utilize um nível de bolha (ou uma simples mangueira transparente), não contendo uma única bolha de ar. Desta forma verificará o alinhamento horizontal. TERRENO EM DECLIVE Se o terreno apresentar diferenças de nível significativas, uma vedação verdadeiramente horizontal nunca será possível. Os postes devem ser, naturalmente, colocados na vertical, mas a rede deve seguir o declive do terreno (senão teria que a enterrar no alto do declive).

4 OS POSTES INTERMÉDIOS Os postes intermédios colocam-se nos sítios já marcados. Se necessário, estique uma corda entre as estacas de ângulo. Fossas de 60 cm de profundidade são, geralmente, suficientes. Baseando-se na altura dos postes de ângulo, pode controlar (dando uma "olhada") o alinhamento horizontal. ESTICADORES OU ABRAÇADEIRAS DE TENSÃO O último poste de ângulo (o poste de tensão) deve ser equipado de : abraçadeiras de tensão se for tubular; de simples esticadores se a forma for outra. Estes acessórios têm por missão o repartir a tensão de forma regular, a toda a altura da rede ESTICAR A REDE O ESTICADOR Pode esticar a rede quando o betão estiver seco (em cerca de um semana). Corte o último fio vertical do rolo e fixe os fios horizontais à barra de tensão, torcendo-os com um alicate. Também pode ligar a rede à barra, malha por malha, com um arame de ligação. O POSTE DE TENSÃO Fixe a barra ao primeiro poste de ângulo ("poste de tensão") com um arame de ligação dupla, em cada 2 0 cm. De preferência oriente a ondulação do arame para baixo se a qualidade das redes atuais já não o obrigam a isso (para a evacuação da água), o resultado será mais estético. O ARAME DE LIGAÇÃO Assim que alcançar o último poste de tensão (munido de esticadores ou abraçadeiras de tensão), fixe uma barra de tensão na rede, a cerca de três malhas antes do poste. Proceda da mesma forma já explicada anteriormente. À altura de cada esticador faça um nó com arame duplo. ESTICAR A REDE Introduza a outra extremidade do arame de ligação dupla dentro das abraçadeiras de tensão. Aperte estas com a ajuda de duas chaves de bocas, até que a tensão da rede seja suficiente. Vá progressivamente apertando uma a uma, nunca ao máximo da força, ma sim, pouco de cada vez. DESENROLAR A REDE Desenrole a rede até aos postes de ângulo seguintes. Fixe-a provisoriamente a todos os postes intermédios (com fio de arame ou "clips" de ligação), para não correr o risco de ver a sua rede cair. Certifique-se de que os arames de ligação não possam interferir com a tensão da rede. AS LIGAÇÕES Para ligar dois rolos de rede, sobreponha um sobre o outro (sobreposição igual à largura de uma malha) e ligue-os com arame de ligação ou então até aos últimos fios verticais dos rolos, com a ajuda das extremidades livres dos fios horizontais. Estique esta ligação o mais fortemente possível. FIXAÇÃO DA REDE A rede agora deve ser fixa sólida e definitivamente aos postes intermédios com arame de ligação. À medida que vai avançando retire os arames de fixação provisórios. Continue desta forma até a rede ficar fixa em todos os postes. A ONDULAÇÃO Com um alicate corte a rede excedente ao nível do último poste. Se depois quiser corrigir a tensão da vedação, pode aumentá -la, acentuando a ondulação do arame. Para isso utilize um alicate universal ou um alicate especial.

5 O BETÃO Somente quando todos os elementos da sua vedação estão colocados, pode deitar o betão nas fossas. Deve esperar que este seque por completo para fixar e esticar a rede. OS PORTÕES Saiba com antecedência se deverá colocar um portão. Existem diversos modelos, sob a forma de "kits", com todos os componentes necessários (dobradiças, fechadura e chave, parafusos). Os suportes do portão devem ser colocados da mesma forma que os postes de tensão da vedação (fossa de 60 cm de profundidade) POSTES E PLACAS EM BETÃO COLOCAÇÃO DOS POSTES Os passos a seguir são completamente diferentes. Após ter determinado o plano da sua rede, coloque um primeiro poste terminal, sem escora. Coloque em seguida, à mesma altura, o poste terminal, da outra extremidade. Para esta operação utilize nível de bolha. O primeiro poste intermédio é colocado a uma distância correspondente ao comprimento de uma placa de betão, sendo melhor colocar os dois em simultâneo. Com efeito, as placas não são sempre todas do mesmo comprimento; para além disso, estas podem-se dilatar durante o Verão sobretudo não as aperte demasiado. AS ESCORAS A presença de placas de betão impede a colocação das escoras torna-se impossível enterrá -las. Você pode subir o perfil de bloqueio da placa de betão do poste intermédio e servir-se dele para fixar a base da escora. RECORTAR UM ENTALHE Existe uma segunda possibilidade para resolver esta problema: recorte um entalhe na placa de betão, no qual a escora vai ficar diretamente colocada. Para o fazer, não se esqueça que o grau de inclinação deve ser de 45, relativamente ao solo. AS PLACAS Coloque os postes e as placas, uns a seguir aos outros. Provavelmente terá que cortar a última placa "à medida", para que fique perfeitamente inserida entre o último e o penúltimo poste.

1 Níveis Laser NÍVEL LASER LZR310 NÍVEL LASER BDL120 - Aplicação de prateleiras. - Aplicação de varões. - Aplicação de quadros. - Montagem de vedações

1 Níveis Laser NÍVEL LASER LZR310 NÍVEL LASER BDL120 - Aplicação de prateleiras. - Aplicação de varões. - Aplicação de quadros. - Montagem de vedações LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

As precauções PARA INSTALAR O SEU QUADRO ELÉCTRICO COM TODA A SEGURANÇA: NOVA NORMA NFC 5-00 Todos os circuitos, sem excepção, devem estar equipados c

As precauções PARA INSTALAR O SEU QUADRO ELÉCTRICO COM TODA A SEGURANÇA: NOVA NORMA NFC 5-00 Todos os circuitos, sem excepção, devem estar equipados c LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.0 Alverca Park Alverca do Ribatejo 60-50 Alverca tel. +35 9 936 700 fax. +35 9 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A Zona Industrial da Taboeira

Leia mais

LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. 351 219 936 700 fax. 351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

1 Cuidados Para instalar um quadro eléctrico com toda a segurança e antes de efectuar qualquer operação no mesmo, é fundamental que siga as recomendaç

1 Cuidados Para instalar um quadro eléctrico com toda a segurança e antes de efectuar qualquer operação no mesmo, é fundamental que siga as recomendaç LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

1 Ferramentas x x 5 cm 5-7 cm Régua Pequena serra de metais Berbequim eléctrico Esquadro Chaves de fendas X-acto Nível Metro desdobrável ima Punção CO

1 Ferramentas x x 5 cm 5-7 cm Régua Pequena serra de metais Berbequim eléctrico Esquadro Chaves de fendas X-acto Nível Metro desdobrável ima Punção CO OJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, j. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

CUIDAR DOS MÓVEIS DE EXTERIOR O AKI explica-lhe como cuidar dos móveis de exterior

CUIDAR DOS MÓVEIS DE EXTERIOR O AKI explica-lhe como cuidar dos móveis de exterior LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

SEMEAR E TRATAR UM RELVADO Saiba como semear e tratar um relvado.

SEMEAR E TRATAR UM RELVADO Saiba como semear e tratar um relvado. LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

PREGOS, PARAFUSOS E BUCHAS Saiba como escolher a fixação certa.

PREGOS, PARAFUSOS E BUCHAS Saiba como escolher a fixação certa. LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

TUBOS DE EVACUAÇÃO DE ÁGUA Saiba como instalar tubos de evacuação de água.

TUBOS DE EVACUAÇÃO DE ÁGUA Saiba como instalar tubos de evacuação de água. LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.0 Alverca Park Alverca do Ribatejo 60-0 Alverca tel. + 9 96 700 fax. + 9 96 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A Zona Industrial da Taboeira 800-0 Aveiro

Leia mais

Uma grande variedade de roseiras, para os seus projectos de exterior. Para guiá-lo na sua escolha, deve saber que existem variedades gerais e variedad

Uma grande variedade de roseiras, para os seus projectos de exterior. Para guiá-lo na sua escolha, deve saber que existem variedades gerais e variedad LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Gaia Lugar da Barrosa Santa Marinha 4400 Vila Nova de Gaia

Leia mais

LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

1 Os materiais SOLDADURA AUTOGÉNEA Consiste em unir entre si os elementos compostos pelo mesmo metal, cuja sua fusão ocorre com ou sem contribuição do

1 Os materiais SOLDADURA AUTOGÉNEA Consiste em unir entre si os elementos compostos pelo mesmo metal, cuja sua fusão ocorre com ou sem contribuição do LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

SEMEAR E PLANTAR NA HORTA Saiba como semear e plantar na horta.

SEMEAR E PLANTAR NA HORTA Saiba como semear e plantar na horta. LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

SERRAR Saiba como serrar.

SERRAR Saiba como serrar. LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

Escolha certa, iluminação certa Existe uma grande variedade de focos encastráveis que diferem em função do tipo e da potência. A sua escolha deve, ant

Escolha certa, iluminação certa Existe uma grande variedade de focos encastráveis que diferem em função do tipo e da potência. A sua escolha deve, ant LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N. Alverca Park Alverca do Ribatejo -01 Alverca tel. 1 1 00 fax. 1 1 0 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da Taboeira 00-0 Aveiro tel.

Leia mais

1 Lista de materiais Rolos Lixa eléctrica Tabuleiro com escorredor de tinta Lixa Trincha e pincel Escova de arame para berbequim Máquina de alta press

1 Lista de materiais Rolos Lixa eléctrica Tabuleiro com escorredor de tinta Lixa Trincha e pincel Escova de arame para berbequim Máquina de alta press LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Gaia Lugar da Barrosa Santa Marinha 4400 Vila Nova de Gaia

Leia mais

1 Montagem dos móveis FERRAMENTAS Parafuso Suspensão oculta Pin de fixação Suporte para prateleira Tampão ou embute Tampão para prateleira traseira Fi

1 Montagem dos móveis FERRAMENTAS Parafuso Suspensão oculta Pin de fixação Suporte para prateleira Tampão ou embute Tampão para prateleira traseira Fi LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

SANDIVEDA. Rede Simples Torção Plastificada e Zincada. Rede Ondulada. Arame Farpado Plastificado e Zincado. Arames Plastificados e Zincados

SANDIVEDA. Rede Simples Torção Plastificada e Zincada. Rede Ondulada. Arame Farpado Plastificado e Zincado. Arames Plastificados e Zincados SANDIVEDA Rede Simples Torção Plastificada e Zincada Rede Ondulada Arame Farpado Plastificado e Zincado. Arames Plastificados e Zincados Vedações Rígidas Postes com secção quadrada Postes com secção rectangular

Leia mais

E S P E C I F I C A Ç Õ E S T É C N I C A S

E S P E C I F I C A Ç Õ E S T É C N I C A S SUBGRUPO: 180400 CERCA / MURO FOLHA: SUMÁRIO 1. CERCA COM TELA DE ARAME GALVANIZADO E ESTACAS DE CONCRETO...1 1.1 OBJETIVO E DEFINIÇÕES...1 1.2 MATERIAIS...1 1.3 EQUIPAMENTOS...2 1.4 EXECUÇÃO...2 1.5 CONTROLE...2

Leia mais

COMO TRATAR UM BONSAI Saiba como tratar um bonsai.

COMO TRATAR UM BONSAI Saiba como tratar um bonsai. LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

1 Lista de materiais: 2 Paredes: preparação CORTA-AZULEJOS: O seu alicate desloca- -se ao longo do azulejo, do qual corta a face esmaltada. ESPÁTULA D

1 Lista de materiais: 2 Paredes: preparação CORTA-AZULEJOS: O seu alicate desloca- -se ao longo do azulejo, do qual corta a face esmaltada. ESPÁTULA D LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

Sdeck Composite - Perfil 175x25 mm

Sdeck Composite - Perfil 175x25 mm Sdeck Composite - Perfil 175x25 mm Ficha de Instalação 1. Indicações Genéricas 1.1. Transporte É necessário ter em consideração as disposições legais do país para onde pretende transportar o produto. Se

Leia mais

SUBSTITUIR UM LAVATÓRIO E INSTALAR UM MÓVEL WC O AKI explica-lhe como substituir um lavatório e instalar um móvel wc

SUBSTITUIR UM LAVATÓRIO E INSTALAR UM MÓVEL WC O AKI explica-lhe como substituir um lavatório e instalar um móvel wc LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

ISOLAR PAREDES E PAVIMENTOS Saiba como isolar paredes e pavimentos.

ISOLAR PAREDES E PAVIMENTOS Saiba como isolar paredes e pavimentos. LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

1 Equipamento 3 Prevenção e Manuntenção Pulverizador Máscara Luvas 2 Produtos Fitossanitários PRECAUÇÕES Os produtos utilizados para o controlo e prev

1 Equipamento 3 Prevenção e Manuntenção Pulverizador Máscara Luvas 2 Produtos Fitossanitários PRECAUÇÕES Os produtos utilizados para o controlo e prev LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Gaia Lugar da Barrosa Santa Marinha 4400 Vila Nova de Gaia

Leia mais

Amolar: esta operação consiste num desbaste coma a pedra de esmeril. Operar sempre do lado do bisei.

Amolar: esta operação consiste num desbaste coma a pedra de esmeril. Operar sempre do lado do bisei. O COMEÇO Afiar consiste em dar à superfície de corte de uma ferramenta a sua forma original. Consoante a ferramenta e o estado de desgaste do gume, são utilizadas diversas ferramentas de afiar: rodas de

Leia mais

APROVADO. O PLUS está Aprovado pela F.P.V. (Federação Portuguesa de Voleibol) e é o modelo Topo de gama dos 3 modelos existentes da SUNVOLLEY.

APROVADO. O PLUS está Aprovado pela F.P.V. (Federação Portuguesa de Voleibol) e é o modelo Topo de gama dos 3 modelos existentes da SUNVOLLEY. SUNVOLLEY MODELO PLUS APROVADO Sistema completo de voleibol outdoor para jogar na relva ou pelados, modelo TOPO de GAMA; para areia é necessário o Kit SANDKIT O sistema SUNVOLLEY modelo PLUS, é um kit

Leia mais

1 Ferramentas e materiais 2 Precauções FERRAMENTAS Quando são realizadas instalações eléctricas, convém ter em conta algumas precauções: Busca-pólos G

1 Ferramentas e materiais 2 Precauções FERRAMENTAS Quando são realizadas instalações eléctricas, convém ter em conta algumas precauções: Busca-pólos G LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. 351 219 936 700 fax. 351 219 936 706 AKI Funchal Caminho do Poço Barral, 57 Santo Amaro 9000-157 Funchal

Leia mais

A REGA Da agulheta básica ao equipamento mais completo, existe actualmente uma vasta gama de materiais para regar o seu jardim. Vamos descobri-los. AS

A REGA Da agulheta básica ao equipamento mais completo, existe actualmente uma vasta gama de materiais para regar o seu jardim. Vamos descobri-los. AS LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

INSTALAR EXTRACTORES E CAMPÂNULAS OU CHAMINÉS

INSTALAR EXTRACTORES E CAMPÂNULAS OU CHAMINÉS AKI Alverca AKI Gaia AKI Portimão tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 tel. +351 223 773 120 fax. +351 223 773 126 tel. +351 282 490 220 fax. +351 282 490 226 Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park

Leia mais

LISTA DE CONTACTOS Lojas

LISTA DE CONTACTOS Lojas Página 1 de 6 Alfragide C.C. Alegro Alfragide, Loja 140 Av. Dos Cavaleiros 2794 971 CARNAXIDE 937 557 878 Algarve Shopping (Guia) Algarve Shopping, Loja 1323 Lanka Parque Comercial e Industrial do Algarve

Leia mais

Site Faça Você Mesmo. Guia de Furadeira. - pequenas dimensões;

Site Faça Você Mesmo. Guia de Furadeira. - pequenas dimensões; 1 www. Site Faça Você Mesmo Guia de Furadeira Quando utilizamos uma Furadeira Elétrica para, por exemplo, fazer uma canaleta, um furo para passar um parafuso longo ou instalar uma dobradiça numa porta

Leia mais

SOLUÇÕES N2 2015. item a) O maior dos quatro retângulos tem lados de medida 30 4 = 26 cm e 20 7 = 13 cm. Logo, sua área é 26 x 13= 338 cm 2.

SOLUÇÕES N2 2015. item a) O maior dos quatro retângulos tem lados de medida 30 4 = 26 cm e 20 7 = 13 cm. Logo, sua área é 26 x 13= 338 cm 2. Solução da prova da 1 a fase OBMEP 2015 Nível 1 1 SOLUÇÕES N2 2015 N2Q1 Solução O maior dos quatro retângulos tem lados de medida 30 4 = 26 cm e 20 7 = 13 cm. Logo, sua área é 26 x 13= 338 cm 2. Com um

Leia mais

Professor: José Junio Lopes

Professor: José Junio Lopes Aula 2 - Tensão/Tensão Normal e de Cisalhamento Média; Tensões Admissíveis. A - Tensão Normal Média 1. Exemplo 1.17 - A luminária de 80 kg é sustentada por duas hastes, AB e BC, como mostra a Figura 1.17a.

Leia mais

Levantamento Topográfico: é o conjunto de métodos e processos que, através de medições de ângulos horizontais e verticais, de distâncias horizontais,

Levantamento Topográfico: é o conjunto de métodos e processos que, através de medições de ângulos horizontais e verticais, de distâncias horizontais, DIVISÃO DA TOPOGRAFIA Levantamento Topográfico: é o conjunto de métodos e processos que, através de medições de ângulos horizontais e verticais, de distâncias horizontais, verticais e inclinadas, com instrumental

Leia mais

Como fazer uma faca tanto.

Como fazer uma faca tanto. Como fazer uma faca tanto. Fotos passo a passo por André Sato O manual foi dividido em quatro partes. Lâmina. Bainha. Cabo. Habaki. Para fazer o desbaste irei usar um caibro de madeira com dois parafusos

Leia mais

INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS Saiba como realizar instalações eléctricas.

INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS Saiba como realizar instalações eléctricas. LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

Instruções de montagem

Instruções de montagem 6303 0753 03/004 PT Para os técnicos especializados Instruções de montagem Conjunto de montagem para Cobertura de chapa ondulada Montagem sobre o telhado Leia atentamente antes da montagem Prefácio Acerca

Leia mais

Exemplos de lajes mistas

Exemplos de lajes mistas Lajes Mistas Exemplos de lajes mistas Exemplos de utilização de lajes mistas Estruturas novas Reabilitação de estruturas Edifícios comerciais Edifícios industriais Edifícios de escritórios Armazéns logísticos

Leia mais

Solução da prova da 2a fase OBMEP 2014 Nível 2. Questão 1. item a)

Solução da prova da 2a fase OBMEP 2014 Nível 2. Questão 1. item a) Questão 1 Cada nova pilha tem dois cubinhos a mais em sua base. Assim, como a terceira pilha tem 5 cubinhos em sua base, a quarta pilha tem 5 + 2 = 7 cubinhos e a quinta pilha tem 7 + 2 = 9 cubinhos em

Leia mais

Confecção de plaina de madeira pequena sem capa. A.Etapas do processo de confecção de uma plaina de madeira:

Confecção de plaina de madeira pequena sem capa. A.Etapas do processo de confecção de uma plaina de madeira: Confecção de plaina de madeira pequena sem capa A.Etapas do processo de confecção de uma plaina de madeira: 1. Escolha dos componentes 2. Linhas de referência 3. Corte e desbastes B.Sobre as plainas 1.

Leia mais

Manual de Instalação. Max Veda Porta. Modelos 320 340 360. Portas de Madeira/Ferro instalação externa

Manual de Instalação. Max Veda Porta. Modelos 320 340 360. Portas de Madeira/Ferro instalação externa Max Veda Porta Modelos 320 340 360 320 340 360 Portas de Madeira/Ferro instalação externa 1 Com uma chave de fenda rosqueie o pino acionador até que este fique recolhido dentro da capa do Max Veda Porta.

Leia mais

Neste artigo sobre a manutenção da motaenxada, encontrará os melhores conselhos para toda a sua manutenção. Proporcionamoslhe as recomendações chave p

Neste artigo sobre a manutenção da motaenxada, encontrará os melhores conselhos para toda a sua manutenção. Proporcionamoslhe as recomendações chave p LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

PORTUGUES COBERTURA AUTOMÁTICA MODELO N'CARLIT MANUAL MANUAL DE INSTALAÇAO E MANUTENÇAO. N de serie: Índice de revisão: 002-2012-10-05

PORTUGUES COBERTURA AUTOMÁTICA MODELO N'CARLIT MANUAL MANUAL DE INSTALAÇAO E MANUTENÇAO. N de serie: Índice de revisão: 002-2012-10-05 COBERTURA AUTOMÁTICA MODELO N'CARLIT MANUAL MANUAL DE INSTALAÇAO E MANUTENÇAO N de serie: Índice de revisão: 002-2012-10-05 ÍNDICE DESCARGA... 3 FERRAMENTAS NECESSÁRIAS PARA A MONTAGEM... 3 COMPONENTES

Leia mais

O telhado compõe-se da estrutura, cobertura e dos condutores de águas pluviais.

O telhado compõe-se da estrutura, cobertura e dos condutores de águas pluviais. APÓS ESTUDAR ESTE CAPÍTULO; VOCÊ DEVERÁ SER CAPAZ DE: Escolher a estrutura de telhado adequada para cada tipo de telha; Conhecer as diversas peças que compõe uma estrutura de telhado; Escolher a telha

Leia mais

COMO FAZER FOTOGRAVURA

COMO FAZER FOTOGRAVURA COMO FAZER FOTOGRAVURA Por Marcos Bonfim 1.Introdução Esse artigo pretende divulgar uma alternativa fácil para produção de fotogravura (photoetched) utilizando recursos de informática, um programa de desenho

Leia mais

Manual de instruções. Kit para lagos ornamentais de até 2mx2m abrigado do sol. Lagos & Cia

Manual de instruções. Kit para lagos ornamentais de até 2mx2m abrigado do sol. Lagos & Cia Manual de instruções Kit para lagos ornamentais de até 2mx2m abrigado do sol Lagos & Cia Lagos & Cia Lagos Ornamentais a Acessórios Rua Jose Luis Sobrinho, 56 Jd Dall'Orto CEP: 13.178-178 Sumaré SP Fone:

Leia mais

Fachada Plasma, um novo tipo de fachada ventilada, cujo revestimento exterior é constituído por telhas cerâmicas Plasma.

Fachada Plasma, um novo tipo de fachada ventilada, cujo revestimento exterior é constituído por telhas cerâmicas Plasma. WWW.CS-TELHAS.PT Fachada Plasma, um novo tipo de fachada ventilada, cujo revestimento exterior é constituído por telhas cerâmicas Plasma. Plasma TX1, cor Antracite e Plasma TX2, cor Cinza Aço. As fachadas

Leia mais

SEMENTEIRA DE PLANTAS Saiba como preparar uma sementeira de plantas.

SEMENTEIRA DE PLANTAS Saiba como preparar uma sementeira de plantas. LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

PAVIMENTOS E REVESTIMENTOS Sika FloorJoint INOVADORA JUNTAS SEM RUÍDO E VIBRAÇÃO

PAVIMENTOS E REVESTIMENTOS Sika FloorJoint INOVADORA JUNTAS SEM RUÍDO E VIBRAÇÃO PAVIMENTOS E REVESTIMENTOS Sika FloorJoint INOVADORA JUNTAS SEM RUÍDO E VIBRAÇÃO Sika FloorJoint Junta Inovadora sem vibração, silenciosa e de rápida entrada em serviço. O RUÍDO E A SENSAÇÃO ao passar

Leia mais

Guia de instalação. Página 1 de 14

Guia de instalação. Página 1 de 14 Guia de instalação Página 1 de 14 Página 2 de 14 Conteúdo 1.0. Conhecendo o terminal... 3 1.1.1. Descrição dos botões... 3 1.1.2. Ligando o terminal... 4 1.1.3. Alarmes técnicos... 4 1.1.4. Componentes

Leia mais

João Francisco Walendowsky * Aluno do Curso de Licenciatura em Física UFSC José de Pinho Alves Filho Depto. de Física UFSC Florianópolis SC

João Francisco Walendowsky * Aluno do Curso de Licenciatura em Física UFSC José de Pinho Alves Filho Depto. de Física UFSC Florianópolis SC LABORATÓRIO CASEIRO APARELHO DE SILBERMANN João Francisco Walendowsky * Aluno do Curso de Licenciatura em Física UFSC José de Pinho Alves Filho Depto. de Física UFSC Florianópolis SC Certamente, muitos

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO ABRIGO MODELO. O novo abrigo de ligação facilitará a vida de todos.

MANUAL DE INSTALAÇÃO ABRIGO MODELO. O novo abrigo de ligação facilitará a vida de todos. MANUAL DE INSTALAÇÃO ABRIGO MODELO O novo abrigo de ligação facilitará a vida de todos. ÍNDICE O QUE É ABRIGO MODELO? VANTAGENS DO NOVO ABRIGO COMO INSTALAR POSIÇÕES POSSÍVEIS PARA INSTALAÇÃO MATERIAIS

Leia mais

TFX - Toggle Lock Guia de instalação

TFX - Toggle Lock Guia de instalação Trench Former Sistema de moldagem de calhas de drenagem com molde pré-fabricado colocado TFX - Toggle Lock Guia de instalação P.O. Box 837-259 Murdock Road - Troutman, NC 28166 Tel (704) 528-9806 - Fax

Leia mais

é um círculo A tampa A face é um retângulo

é um círculo A tampa A face é um retângulo No cotidiano, estamos cercados de objetos que têm diferentes formas. Por exemplo, uma caixa de papelão: suas faces são retângulos, e a caixa é um paralelepípedo. Outro exemplo: uma lata de óleo tem a forma

Leia mais

Yep. Balcão Inferior Porta Temperos 20-57cm. Partes do Produto. Componentes

Yep. Balcão Inferior Porta Temperos 20-57cm. Partes do Produto. Componentes Yep Partes do Produto Balcão Inferior Porta Temperos 0-57cm Tampo Vendido Separadamente - Lateral Direita/Esquerda (x) - Base (x) 3- Travessa (x) Porta Vendida Separadamente 4- Traseiro (x) 5- Porta Temperos

Leia mais

Paquímetro: O pessoal da empresa está chegando à quarta. Um problema. Erros de leitura

Paquímetro: O pessoal da empresa está chegando à quarta. Um problema. Erros de leitura Paquímetro: conservação A UU L AL A O pessoal da empresa está chegando à quarta aula sobre paquímetro. Nesta aula, todos vão aprender a usar corretamente o paquímetro, quais os possíveis erros de leitura

Leia mais

PVClay - Polymer Clay

PVClay - Polymer Clay PVClay - Polymer Clay www.pvclay.com.br Este tutorial foi feito com a autorização de Luciano Paiva do site www.esculpir.com. Este site é muito interessante para quem aprecia a arte de modelar, vale à pena

Leia mais

Ensino: Médio Professor: Renato Data:, de 2010. Trabalho de Recuperação de Física (1 e 2º Bimestres) Instruções:

Ensino: Médio Professor: Renato Data:, de 2010. Trabalho de Recuperação de Física (1 e 2º Bimestres) Instruções: Uma Escola ensando em Você luno(a): nº Série: 3 ano Disciplina: Física Ensino: Médio rofessor: Renato Data:, de 010 Trabalho de Recuperação de Física (1 e º imestres) Instruções: 1. O trabalho deverá ser

Leia mais

O sistema de cofragem para oaredes e pilares

O sistema de cofragem para oaredes e pilares O sistema de cofragem para oaredes e pilares Sistema de módulos adaptável a cada obra Stem ofrece soluções de cofragem para paredes de qualquer dimensão e forma, acoplando os seus paineis no sentido vertical

Leia mais

SÉRIE AB 1 FOLHA / 2 FOLHAS BATENTE

SÉRIE AB 1 FOLHA / 2 FOLHAS BATENTE SÉRIE AB 1 FOLHA / 2 FOLHAS BATENTE SÉRIE AB 102 103 104 105 Fotografias gerais e pormenores 4 1 FOLHA / 2 FOLHAS BATENTE Caracterização Modelo Tipologia AB1 1 folha AB2 2 folhas Certificações Resistência

Leia mais

Técnico de Nível Médio Subsequente em Geologia. Aula 2. Trigonometria no Triângulo Retângulo Professor Luciano Nóbrega

Técnico de Nível Médio Subsequente em Geologia. Aula 2. Trigonometria no Triângulo Retângulo Professor Luciano Nóbrega Técnico de Nível Médio Subsequente em Geologia 1 ula 2 Trigonometria no Triângulo Retângulo Professor Luciano Nóbrega 2 ELEMENTOS DE UM TRIÂNGULO RETÂNGULO a b ß c Lembre-se: soma das medidas dos ângulos

Leia mais

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA 3.6. OBRAS DE CONTENÇÃO Sempre que a movimentação de terra implicar em riscos de perda de estabilidade do solo, há a necessidade da execução de estruturas ou obras de contenção para segurança da própria

Leia mais

Sdeck Composite - Perfil 140x24 mm

Sdeck Composite - Perfil 140x24 mm Sdeck Composite - Perfil 140x24 mm Ficha de Instalação e Manutenção INDICAÇÕES GENÉRICAS O armazenamento dos perfis Sdeck Composite deverá ser feito numa superfície plana, devendo os perfis ser protegidos

Leia mais

RECOLHA DE ÓLEOS LUBRIFICANTES USADOS. Sistema Integrado de Gestão de Óleos Usados

RECOLHA DE ÓLEOS LUBRIFICANTES USADOS. Sistema Integrado de Gestão de Óleos Usados RECOLHA DE ÓLEOS LUBRIFICANTES USADOS Sistema Integrado de Gestão de Óleos Usados 2 ECOLUB ECOLUB PORQUE O ÓLEO TEM MAIS VIDAS. Com o apoio da Ecolub, cuidar do ambiente é mais fácil do que parece A Sogilub

Leia mais

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL CONSELHO DIRECTIVO DELIBERAÇÃO

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL CONSELHO DIRECTIVO DELIBERAÇÃO INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL CONSELHO DIRECTIVO DELIBERAÇÃO No quadro da implementação de um conjunto de medidas activas de emprego tendo em vista melhorar os níveis de empregabilidade

Leia mais

Cortina Plissada. Descrição do Produto. equalizador/puxador tampa trilho inferior trilho inferior tecido celular 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

Cortina Plissada. Descrição do Produto. equalizador/puxador tampa trilho inferior trilho inferior tecido celular 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. Cortina Plissada 1 2 3 4 5 9 6 8 7 acionamento monocontrole Omnirise Descrição do Produto 1. 2. 3. 4. 5. tampa lateral do trilho suporte de instalação tampa do freio freio/comando corda 6. 7. 8. 9. equalizador/puxador

Leia mais

MANUAL DE MONTAGEM DA FECHADURA SYNTER EXECUÇÃO DO ALOJAMENTO DA FECHADURA:

MANUAL DE MONTAGEM DA FECHADURA SYNTER EXECUÇÃO DO ALOJAMENTO DA FECHADURA: MANUAL DE MONTAGEM DA FECHADURA SYNTER EXECUÇÃO DO ALOJAMENTO DA FECHADURA: Para fazer o alojamento da Máquina da Fechadura em uma porta, é necessário deixar 1,10m do centro do furo quadrado da maçaneta

Leia mais

ÍNDICE GIRA VOLEI REGRAS DE JOGO CAPÍTULO I FUNDAMENTOS E REGRAS DO JOGO. REGRA 1 Terreno de jogo (figs. 1 e 2) 1.1 Superfície de jogo. 1.

ÍNDICE GIRA VOLEI REGRAS DE JOGO CAPÍTULO I FUNDAMENTOS E REGRAS DO JOGO. REGRA 1 Terreno de jogo (figs. 1 e 2) 1.1 Superfície de jogo. 1. ÍNDICE CAPÍTULO I FUNDAMENTOS E REGRAS DO JOGO REGRA 1 Terreno de jogo (figs. 1 e 2) 1.1 Superfície de jogo 1.2 Linhas 1.3 Zona de serviço REGRA 2 Rede e postes 2.1 Altura da rede 2.2 Postes REGRA 3 Equipas

Leia mais

Atividade experimental - Tema: Luz

Atividade experimental - Tema: Luz 1 Problema: As plantas precisam de luz? 1. Nesta experiência desafiamos-te a observar uma planta aquática a produzir bolhinhas de oxigénio graças à luz que nelas incide. Observa a instalação e regista

Leia mais

ESPECIAL CLIMATIZAÇÃO

ESPECIAL CLIMATIZAÇÃO ESPECIAL CLIMATIZAÇÃO De 5 de Junho a 27 de Julho de 2014 SERVIÇO AKI INSTALAÇÃO (1) desde 160,00 Compressor Toshiba Neste Verão refresque a sua casa. Cartão AKI Mais 300 em compras = 10 em talão desconto

Leia mais

Escalas ESCALAS COTAGEM

Escalas ESCALAS COTAGEM Escalas Antes de representar objectos, modelos, peças, etc. Deve-se estudar o seu tamanho real. Tamanho real é a grandeza que as coisas têm na realidade. Existem coisas que podem ser representadas no papel

Leia mais

A m a r c a d a c o n s tr u ç ã o

A m a r c a d a c o n s tr u ç ã o Passo-a-passo 1. Analisando o Contrapiso Verifique se o contrapiso apresenta irregularidades, com a utilização de uma régua. Faça a medição de parede a parede em tiras de 1,5 metro. Se apresentar saliências

Leia mais

05. COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA

05. COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA 05. COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA 5.1 COMUNICAÇÃO VISUAL EXTERNA AGÊNCIAS Agências sem recuo em relação à calçada 1 2 3 4 Elementos de comunicação visual As fachadas das agências dos Correios, sem recuo em

Leia mais

RECOLHA DE ÓLEOS. Sistema Integrado de Gestão de Óleos Usados

RECOLHA DE ÓLEOS. Sistema Integrado de Gestão de Óleos Usados RECOLHA DE ÓLEOS Lubrificantes USADOS Sistema Integrado de Gestão de Óleos Usados 2 ECOLUB ECOLUB PORQUE O ÓLEO TEM MAIS VIDAS. Com o apoio da Ecolub, cuidar do ambiente é mais fácil do que parece A Sogilub

Leia mais

A recuperação foi planejada com o objetivo de lhe oportunizar mais um momento de aprendizagem.

A recuperação foi planejada com o objetivo de lhe oportunizar mais um momento de aprendizagem. DISCIPLINA: MATEMÁTICA PROFESSORES: MÁRIO, ADRIANA E GRAYSON DATA: / 1 / 014 VALOR: 0,0 NOTA: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO FINAL SÉRIE: 9º ANO TURMA: NOME COMPLETO: Nº: Prezado(a) aluno(a), A recuperação foi

Leia mais

XXVII CPRA LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA (CINEMÁTICA)

XXVII CPRA LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA (CINEMÁTICA) XXVII CPRA LISTA DE EXERCÍCIOS FÍSICA (CINEMÁTICA) 1) Na Figura 1, uma esfera lisa pode ser lançada por três escorregadores polidos. Ordene os escorregadores de acordo com o trabalho que a força gravitacional

Leia mais

FALL/WINTER 12 KIDS&JUNIOR

FALL/WINTER 12 KIDS&JUNIOR FALL/WINTER 12 KIDS&JUNIOR PÁG ESQ.: 586501 CASACO 59,90 575505 CALÇAS 42,90 594505 BOTAS 39,90 553902 CAPA 69,90 567505 GORRO 14,90 PÁG DIR.: 584502 SWEAT POLAR 22,90 582721 CAMISA 33,90 575504 CALÇAS

Leia mais

Calibração Pulverizador de Barras

Calibração Pulverizador de Barras Calibração Pulverizador de Barras INÍCIO ANALISAR pulverizador e corrigir Medir a VELOCIDADE do tractor Medir DÉBITO dos BICOS Usar apenas água na calibragem do pulverizador PULVERIZAR Preparar a CALDA

Leia mais

Mecânica Geral. Aula 05 - Equilíbrio e Reação de Apoio

Mecânica Geral. Aula 05 - Equilíbrio e Reação de Apoio Aula 05 - Equilíbrio e Reação de Apoio 1 - Equilíbrio de um Ponto Material (Revisão) Condição de equilíbrio de um Ponto Material Y F 0 F X 0 e F 0 Exemplo 01 - Determine a tensão nos cabos AB e AD para

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE PLANTAS ARQUITETÔNICAS

ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE PLANTAS ARQUITETÔNICAS ORIENTAÇÕES PARA DESENVOLVIMENTO DE PLANTAS ARQUITETÔNICAS Este resumo foi preparado listando as informações mais importantes para que se desenvolvam desenhos de arquitetura com clareza, critério e precisão.

Leia mais

SUPORTE AIRON WALL MA 600

SUPORTE AIRON WALL MA 600 SUPORTE AIRON WALL MA 600 INSTRUÇÕES DE MONTAGEM Imagens Ilustrativas 30 Kg Carga Máxima www.aironflex.com INSTRUÇÕES DE MONTAGEM RELAÇÃO DE PEÇAS: 06 15 03 04 07 05 15 06 08 14 04 03 12 13 07 11 09 10

Leia mais

Exercícios Propostos

Exercícios Propostos Lista 4: Terceira Lei de Newton Q.1) A figura mostra duas massa em repouso. A corda é desprovida de massa, e a polia livre de atrito. A escala do dinamômetro está calibrada em kg. Quanto marca o dinamômetro?

Leia mais

PORTAS E GRADES DE ENROLAR

PORTAS E GRADES DE ENROLAR PORTAS E GRADES DE ENROAR GRADES DE ENROAR [galvanizada/lacada/inox] A Induporta tem à disposição dos seus clientes uma série de Grades de Enrolar, que vai satisfazer plenamente a sua necessidade de segurança.

Leia mais

Disciplina de Matemática Professora Valéria Espíndola Lessa. Atividades de Revisão 1º ano do EM 1º bimestre de 2011. Nome: Data:

Disciplina de Matemática Professora Valéria Espíndola Lessa. Atividades de Revisão 1º ano do EM 1º bimestre de 2011. Nome: Data: Disciplina de Matemática Professora Valéria Espíndola Lessa tividades de Revisão 1º ano do EM 1º bimestre de 011. Nome: Data: a) I b) I e II c) II d) III e) II e III. Num curso de espanhol, a distribuição

Leia mais

CE-CTET-GERAL AAP+AECOPS GER 00X / 00Y 13SR.21.--.--. Medição por unidade pronta, assente, acabada e a funcionar (un).

CE-CTET-GERAL AAP+AECOPS GER 00X / 00Y 13SR.21.--.--. Medição por unidade pronta, assente, acabada e a funcionar (un). 13SR.21.-- TÍTULO13SR SERRALHARIAS DE FERRO CAPÍTULO.2-. COMPONENTES EM CHAPA E PERFILADO SUB.CAPº.21. VÃOS I. UNIDADE E CRITÉRIO DE MEDIÇÃO Medição por unidade pronta, assente, acabada e a funcionar (un).

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA: IMPLANTAÇÃO DE TRILHAS RETAS E PARCELAS EM CURVA DE NÍVEL EM FLORESTAS NA REGIÃO DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA.

TERMO DE REFERÊNCIA: IMPLANTAÇÃO DE TRILHAS RETAS E PARCELAS EM CURVA DE NÍVEL EM FLORESTAS NA REGIÃO DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA. TERMO DE REFERÊNCIA: IMPLANTAÇÃO DE TRILHAS RETAS E PARCELAS EM CURVA DE NÍVEL EM FLORESTAS NA REGIÃO DE SÃO GABRIEL DA CACHOEIRA. 1. Objeto Contratação de serviço especializado de topografia plani-altimétrica

Leia mais

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO. Matemática. 3ª Série do Ensino Médio Turma 2º bimestre de 2015 Data / / Escola Aluno

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO. Matemática. 3ª Série do Ensino Médio Turma 2º bimestre de 2015 Data / / Escola Aluno AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO Matemática 3ª Série do Ensino Médio Turma 2º bimestre de 2015 Data / / Escola Aluno Questão 1 O perímetro de um piso retangular de cerâmica mede 14 m e sua área, 12

Leia mais

MANUAL DO USÚARIO MOTORES PARA PORTA DE ENROLAR Modelos : Zatek-RD2000 Modelos : Zatek-RD3000 Modelos : Zatek-RD5000

MANUAL DO USÚARIO MOTORES PARA PORTA DE ENROLAR Modelos : Zatek-RD2000 Modelos : Zatek-RD3000 Modelos : Zatek-RD5000 MANUAL DO USÚARIO MOTORES PARA PORTA DE ENROLAR Modelos : Zatek-RD2000 Modelos : Zatek-RD3000 Modelos : Zatek-RD5000 Imagem Meramente Ilustrativo SAC: (11) 3333-6690 CARACTERISTICAS DOS ES PARA PORTA DE

Leia mais

Sistema Integrado de Gestão de Óleos Usados

Sistema Integrado de Gestão de Óleos Usados IMP.05.PP.05_v03_04.04.2016 RECOLHA DE ÓLEOS LUBRIFICANTES USADOS Sistema Integrado de Gestão de Óleos Usados www.sogilub.pt Este documento encontra-se escrito com a ortografia anterior ao novo acordo

Leia mais

PERFIL COLABORANTE. Dimensionamento

PERFIL COLABORANTE. Dimensionamento PERFIL COLABORANTE Dimensionamento O dimensionamento da laje mista, usando o perfil COLABORANTE, pode ser feito através da consulta, por parte do projectista, de tabelas de dimensionamento de uso directo,

Leia mais

Bloco de Concreto CONCEITO

Bloco de Concreto CONCEITO CONCEITO A alvenaria de bloco de concreto é empregada em paredes com função estrutural ou mesmo como vedação em edifícios com estrutura de concreto armado. Substituem a alvenaria de tijolos que, por falta

Leia mais

Fresando engrenagens cônicas com dentes retos

Fresando engrenagens cônicas com dentes retos A U A UL LA Fresando engrenagens cônicas com dentes retos Na aula passada, você aprendeu a fresar engrenagens cilíndricas com dentes helicoidais, utilizando a grade de engrenagens. Nesta aula você vai

Leia mais

Tudo vem dos sonhos. Primeiro sonhamos, depois fazemos.

Tudo vem dos sonhos. Primeiro sonhamos, depois fazemos. Nível 1 5 a e 6 a séries do Ensino Fundamental 2ª FASE - 8 de outubro de 2005 Cole aqui a etiqueta com os dados do aluno. Nome do(a) aluno(a): Assinatura do(a) aluno(a): Parabéns pelo seu desempenho na

Leia mais