SEMEAR E TRATAR UM RELVADO Saiba como semear e tratar um relvado.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "SEMEAR E TRATAR UM RELVADO Saiba como semear e tratar um relvado."

Transcrição

1 LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo Alverca tel fax AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da Taboeira Aveiro tel fax AKI Braga Vale de Lamaçães Lugar de Bretas 4700 Braga tel fax AKI Caldas da Rainha City Park Caldas da Rainha Av. Infante Dom Henrique Caldas da Rainha tel fax AKI Cascais Estrada Nacional N Alcabideche tel fax AKI Coimbra CC. Dolce Vita - Euro Stadium Loja 10 Stº António dos Olivais Coimbra tel fax AKI Évora Quinta do Alcaide S. José da Ponte Évora tel fax AKI Faro Faro Shopping Estrada Nacional 125, km Faro tel fax AKI Funchal Caminho do Poço Barral, 57 Santo Amaro Funchal tel fax AKI Gaia Lugar da Barrosa Santa Marinha 4400 Vila Nova de Gaia tel fax AKI Guarda Guarda Retail Park VICEG Quinta da Várzea Guarda tel fax AKI Guimarães Rua Capitão Salgueiro Maia Silvares Guimarães Tel Fax AKI Leiria Quinta do Pisão Parceiros Leiria tel fax Lisboa - AKI Colombo CC. Colombo, Lj. A003 Av. Lusíada Lisboa tel fax Lisboa - AKI Expo Av. de Berlim, Lisboa tel fax Lisboa - AKI Telheiras CC. Continente, Lj. 41 Av. das Nações Unidas Lisboa tel fax AKI Loures CC. Continente de Loures, Lj. MS.1 Estrada Nacional N250 Quinta Casal da Pipa 2670 Loures tel fax AKI Penafiel CityPark Penafiel - Loja A Rua do Tapadinho - Guilhufe Penafiel tel fax AKI Portimão Retail Park de Portimão - Loja B Vale de Arrancada, Chão das Donas Portimão tel fax AKI Porto Estrada da Circunvalação, Porto tel fax AKI Santarém Santarém Retail Park Quinta das Cegonhas, Rua O - Parque CNEMA Santarém tel fax AKI Setúbal Azeda de Baixo São Sebastião Setúbal tel fax AKI Torres Vedras Bairro de Arenes S. Pedro Torres Vedras tel fax AKI Viana do Castelo Estrada Nacional 203 Lugar da Estação Darque, Viana do Castelo tel fax AKI Viseu Av. da Bélgica E.N. nº 2 - Km 170, Viseu tel fax SEMEAR E TRATAR UM RELVADO Saiba como semear e tratar um relvado.

2 Ferramentas APLANAR Depois do Inverno, a terra deve ser trabalhada com um ancinho. Suprimir as irregularidades, as diferenças de nível e os torrões. Em seguida deve aplanar a terra com um rolo. Trabalhe com bom tempo e com a terra seca. PÁ VASSOURA PARA RELVA EMEADOR CORTA -REBORDOS ESCARIFICADOR 2 Semear FORQUILHA O ANCINHO CORTA -RELVA ROLO MANGUEIRA Na primavera Para semear é preciso que a terra esteja suficientemente quente e húmida. Na Primavera, com o despertar da natureza, a maior duração dos dias e dos períodos de sol favorecem o rebentar das sementes. Infelizmente também o das ervas daninhas que desaparecerão após o primeiro corte de relva. 1 Preparar a terra Colocação Escolha cuidadosamente a colocação do seu futuro relvado. Depois de tomada a decisão, será sensato efetuar uma análise da terra. Poderá determinar a textura pelo toque; a sua composição química será determinada pela análise de uma amostra. No outono No Outono, com sol ainda quente, as noites frescas e a humidade favorecem a germinação. As ervas daninhas não são problema, pois a maior parte desenvolve -se sobretudo na Primavera. Inconveniente: no caso de um Inverno precoce, a geada poderá sufocar a jovem relva... Misturas de relva Geralmente não se semeia uma relva composta de uma única espécie, mas sim uma mistura de 2 a 5 espécies. Terá então a possibilidade de escolher o tipo que melhor se adapte ao futuro destino do seu relvado (decorativo, lugar de repouso, prática de desporto). Composição Um terreno arenoso deixa passar demasiado água e os elementos nutritivos. Pode ser melhorado se juntar estrume, argila ou turfa. A areia do rio poderá aliviar uma terra pesada e argilosa. Para tornar a terra menos ácida, acrescente calcário, para a tornar menos calcária acrescente estrume. Trabalhar Para criar um relvado, a terra deve ser previamente trabalhada a uma profundidade de 20 cm. Aí introduzem-se então as sementes e os produtos de melhoramento (estrume,turfa, argila, calcário) com a pá para pequenas superfícies. Elimine as pedras, as raízes e o entulho. O revolver da terra faz-se de preferência antes das primeiras geadas. A terra terá tempo de, naturalmente, voltar a fechar antes da Primavera, e os torrões de terra serão desfeitos pela geada. Limpar Antes de semear, limpe o terreno à superfície com um ancinho, para desfazer a terra e facilitar, desta forma, a colocação das sementes. Escolha um dia bonito, sem chuva nem vento. Dosagem Você pode semear à mão (com um gesto amplo e regular) ou com um semeador, que pode seguidamente ser utilizado para distribuir o adubo. Qual a quantidade de sementes que precisa? A dosagem ideal situa-se entre 35 a 40 gr/m².

3 Comprimir As sementes não devem ser enterradas na terra, mas somente recobertas. Comprima ligeiramente a terra com o rolo. Se em seguida, regar a sementeira, não o faça em jacto mas sim pulverizando-a, para não deslocar as sementes. Com o tempo seco, regar todos os dias. Para um relvado de 500m², a melhor solução é uma máquina de cortar relva a gasolina. No conjunto são mais potentes, de 3 a 6CV de acordo com a largura de corte, e um raio de ação ilimitado. Mas não necessita de uma manutenção regular! 3 Aparar a relva O primeiro corte O aparecimento da relva pode demorar de 8 dias a 1 mês; assim que esta atingir cerca de 5 cm de altura, passe o rolo para aplanar a terra, o que irá favorecer o crescimento dos rebentos. Assim que atingir os 10 cm, poderá aparar a relva pela primeira vez. Recolha a erva cortada. Manutenção De ora avante e até Outubro será necessário um corte semanal. A altura ideal (na média) é de 5 cm. Uma relva com menos de 3 cm arrisca-se a ficar castanha, queimada pelo sol. Se ultrapassar os 8 cm ficará enfraquecida, evite cortá-la depois de uma chuvada, pois pode danificá-la. 4 Manutenção Os rebordos Os rebordos tratados acrescentam um aspecto estético ao relvado. Corte-os então com um corta-rebordos. Para depois cortar as ervas utilize aparadores manuais, aparadores (eléctricos) recarregáveis ou um corta-rebordos. Tipos de máquina de cortar relva Encontram-se máquinas de cortar relva com cilindro ou rotativas. As primeiras cortam como as tesouras e apresentam os melhores resultados, as suas lâminas estão montadas num cilindro que gira horizontalmente. A sua utilização limita-se aos relvados de 100 m², no máximo. Aparadores Os aparadores recarregáveis reduzem o esforço em comparação com os modelos clássicos. Alguns são equipados de um cabo. Os corta-rebordos permitem um trabalho mais rápido e confortável. É a extremidade do fio de nylon que corta a relva. Recolher a erva É preferível recolher a erva durante o corte da relva (uma máquina de cortar-relva com cesto de recolha). A erva não deve permanecer sobre a relva, pois formaria uma capa, impedindo o ar, a água e o adubo de atingir as raízes da relva. Com excepção dos casos em que se recorre à utilização de cortarelvas com sistema Mulching. Nestes casos, o rebento da relva é recortado em finas partículas que podem ser directamente depositadas no solo, servindo de adubo natural. As lâminas das máquinas de cortar relva rotativas cortam como uma gadanha. Um modelo eléctrico, com ou sem tracção, convém a superfícies de 100 a 400/500m². Inconveniente: o indispensável fio de alimentação pode dificultar as manobras. Vantagens: Um funcionamento pouco barulhento e pouca manutenção.

4 Escarificar Se uma camada invasora composta por terra, restos de raizes e folhas, ultrapassar os 2 cm de espessura, é necessário escarificar a relva e eliminar os desperdícios orgânicos acumulados entre as ervas. De preferência durante a Primavera (Fevereiro, Março, Abril) para que os musgos e as ervas daninhas não possam enraizar-se e sufocar a relva. Herbicidas Os herbicidas para a relva são absorvidos pelas partes verdes e não pelas raízes. A luta contra as ervas daninhas só é possível quando a relva está suficientemente desenvolvida e a temperatura atinge, no mínimo, os 15 C. Nunca utilizar herbicidas para relva durante o primeiro ano. Rega Em caso de seca prolongada, a relva deve ser regada abundantemente (de preferência com aspersor) para que a água atinga as raízes. Não aconselhamos uma rega em pequenas quantidades de água, mesmo que seja com regularidade, pois somente a camada superior será beneficiada. Semear de novo As ervas daninhas, tais como o trevo, o dente-de-leão, a tanchagem, podem rapidamente invadir grandes superfícies. Como se tratam de plantas anuais que deixarão grandes buracos na relva durante o Inverno, é necessário fazer um tratamento rigoroso. É possível, logo a seguir, semear de novo. 5 Adubos e herbicidas Toupeiras Toupeiras e ratos-dos-pomares, visivelmente, danificam a relva: os montículos desfiguram um relvado. Armadilhas ou produtos especiais ajudam-no a livrar-se deles. Seguidamente pode encher os buracos, suprimir os montes de terra e semear relva onde for necessário. Adubagem Qualquer planta tem necessidade, para se desenvolver, de substâncias nutritivas em quantidade suficiente. Saiba que, por ano, você corta uma média de 1.5m de relva? Uma adubagem regular e corretamente dosada assegurará um crescimento harmonioso da relva (Adubagem Primaveril entre 15/4 e 15/5). Rebentos A relva cria rebentos, e cada raiz pode dar portanto nascimento a uma nova planta. As raízes bem tratadas dão um relvado mais espesso. A adubagem torna a relva mais robusta e mais resistente ao tráfego, e protege-a contra musgos e ervas daninhas. Musgo O musgo desenvolve-se em locais húmidos e com sombra, podendo invadir a relva. No entanto, não existem em solos ricos e bem estruturados. A Primavera é a melhor época para um tratamento anti-musgo: o renascimento da vegetação tornará a tarefa mais eficaz.

5 6 Calendário de manutenção do Semear e tratar um relvado

1 Níveis Laser NÍVEL LASER LZR310 NÍVEL LASER BDL120 - Aplicação de prateleiras. - Aplicação de varões. - Aplicação de quadros. - Montagem de vedações

1 Níveis Laser NÍVEL LASER LZR310 NÍVEL LASER BDL120 - Aplicação de prateleiras. - Aplicação de varões. - Aplicação de quadros. - Montagem de vedações LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

1 Cuidados Para instalar um quadro eléctrico com toda a segurança e antes de efectuar qualquer operação no mesmo, é fundamental que siga as recomendaç

1 Cuidados Para instalar um quadro eléctrico com toda a segurança e antes de efectuar qualquer operação no mesmo, é fundamental que siga as recomendaç LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. 351 219 936 700 fax. 351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

As precauções PARA INSTALAR O SEU QUADRO ELÉCTRICO COM TODA A SEGURANÇA: NOVA NORMA NFC 5-00 Todos os circuitos, sem excepção, devem estar equipados c

As precauções PARA INSTALAR O SEU QUADRO ELÉCTRICO COM TODA A SEGURANÇA: NOVA NORMA NFC 5-00 Todos os circuitos, sem excepção, devem estar equipados c LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.0 Alverca Park Alverca do Ribatejo 60-50 Alverca tel. +35 9 936 700 fax. +35 9 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A Zona Industrial da Taboeira

Leia mais

SEMEAR E PLANTAR NA HORTA Saiba como semear e plantar na horta.

SEMEAR E PLANTAR NA HORTA Saiba como semear e plantar na horta. LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

1 Lista de material O CORDEL Simples mas eficaz, será empregue para assinalar a colocação da vedação. A BETONEIRA Funciona graças a um motor elétrico

1 Lista de material O CORDEL Simples mas eficaz, será empregue para assinalar a colocação da vedação. A BETONEIRA Funciona graças a um motor elétrico LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

CUIDAR DOS MÓVEIS DE EXTERIOR O AKI explica-lhe como cuidar dos móveis de exterior

CUIDAR DOS MÓVEIS DE EXTERIOR O AKI explica-lhe como cuidar dos móveis de exterior LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

Uma grande variedade de roseiras, para os seus projectos de exterior. Para guiá-lo na sua escolha, deve saber que existem variedades gerais e variedad

Uma grande variedade de roseiras, para os seus projectos de exterior. Para guiá-lo na sua escolha, deve saber que existem variedades gerais e variedad LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Gaia Lugar da Barrosa Santa Marinha 4400 Vila Nova de Gaia

Leia mais

LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.0 Alverca Park Alverca do Ribatejo 60-0 Alverca tel. + 9 96 700 fax. + 9 96 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A Zona Industrial da Taboeira 800-0 Aveiro

Leia mais

TUBOS DE EVACUAÇÃO DE ÁGUA Saiba como instalar tubos de evacuação de água.

TUBOS DE EVACUAÇÃO DE ÁGUA Saiba como instalar tubos de evacuação de água. LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

PREGOS, PARAFUSOS E BUCHAS Saiba como escolher a fixação certa.

PREGOS, PARAFUSOS E BUCHAS Saiba como escolher a fixação certa. LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

1 Ferramentas x x 5 cm 5-7 cm Régua Pequena serra de metais Berbequim eléctrico Esquadro Chaves de fendas X-acto Nível Metro desdobrável ima Punção CO

1 Ferramentas x x 5 cm 5-7 cm Régua Pequena serra de metais Berbequim eléctrico Esquadro Chaves de fendas X-acto Nível Metro desdobrável ima Punção CO OJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, j. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

1 Os materiais SOLDADURA AUTOGÉNEA Consiste em unir entre si os elementos compostos pelo mesmo metal, cuja sua fusão ocorre com ou sem contribuição do

1 Os materiais SOLDADURA AUTOGÉNEA Consiste em unir entre si os elementos compostos pelo mesmo metal, cuja sua fusão ocorre com ou sem contribuição do LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

COMO TRATAR UM BONSAI Saiba como tratar um bonsai.

COMO TRATAR UM BONSAI Saiba como tratar um bonsai. LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

SEMENTEIRA DE PLANTAS Saiba como preparar uma sementeira de plantas.

SEMENTEIRA DE PLANTAS Saiba como preparar uma sementeira de plantas. LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

Escolha certa, iluminação certa Existe uma grande variedade de focos encastráveis que diferem em função do tipo e da potência. A sua escolha deve, ant

Escolha certa, iluminação certa Existe uma grande variedade de focos encastráveis que diferem em função do tipo e da potência. A sua escolha deve, ant LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N. Alverca Park Alverca do Ribatejo -01 Alverca tel. 1 1 00 fax. 1 1 0 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da Taboeira 00-0 Aveiro tel.

Leia mais

1 Equipamento 3 Prevenção e Manuntenção Pulverizador Máscara Luvas 2 Produtos Fitossanitários PRECAUÇÕES Os produtos utilizados para o controlo e prev

1 Equipamento 3 Prevenção e Manuntenção Pulverizador Máscara Luvas 2 Produtos Fitossanitários PRECAUÇÕES Os produtos utilizados para o controlo e prev LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Gaia Lugar da Barrosa Santa Marinha 4400 Vila Nova de Gaia

Leia mais

1 Lista de materiais Rolos Lixa eléctrica Tabuleiro com escorredor de tinta Lixa Trincha e pincel Escova de arame para berbequim Máquina de alta press

1 Lista de materiais Rolos Lixa eléctrica Tabuleiro com escorredor de tinta Lixa Trincha e pincel Escova de arame para berbequim Máquina de alta press LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Gaia Lugar da Barrosa Santa Marinha 4400 Vila Nova de Gaia

Leia mais

A REGA Da agulheta básica ao equipamento mais completo, existe actualmente uma vasta gama de materiais para regar o seu jardim. Vamos descobri-los. AS

A REGA Da agulheta básica ao equipamento mais completo, existe actualmente uma vasta gama de materiais para regar o seu jardim. Vamos descobri-los. AS LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

1 Lista de materiais: 2 Paredes: preparação CORTA-AZULEJOS: O seu alicate desloca- -se ao longo do azulejo, do qual corta a face esmaltada. ESPÁTULA D

1 Lista de materiais: 2 Paredes: preparação CORTA-AZULEJOS: O seu alicate desloca- -se ao longo do azulejo, do qual corta a face esmaltada. ESPÁTULA D LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

SERRAR Saiba como serrar.

SERRAR Saiba como serrar. LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

Como plantar Bolbos de Flor

Como plantar Bolbos de Flor Como plantar Bolbos de Flor É uma verdade, que para desfrutar de Bolbos de flor, como a Tulipa, Narcisos, Jacintos, Crocus e outros, deveremos plantá-los no Outono. Este aspecto é o mais penoso, mas sem

Leia mais

1 Montagem dos móveis FERRAMENTAS Parafuso Suspensão oculta Pin de fixação Suporte para prateleira Tampão ou embute Tampão para prateleira traseira Fi

1 Montagem dos móveis FERRAMENTAS Parafuso Suspensão oculta Pin de fixação Suporte para prateleira Tampão ou embute Tampão para prateleira traseira Fi LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

LISTA DE CONTACTOS Lojas

LISTA DE CONTACTOS Lojas Página 1 de 6 Alfragide C.C. Alegro Alfragide, Loja 140 Av. Dos Cavaleiros 2794 971 CARNAXIDE 937 557 878 Algarve Shopping (Guia) Algarve Shopping, Loja 1323 Lanka Parque Comercial e Industrial do Algarve

Leia mais

SUBSTITUIR UM LAVATÓRIO E INSTALAR UM MÓVEL WC O AKI explica-lhe como substituir um lavatório e instalar um móvel wc

SUBSTITUIR UM LAVATÓRIO E INSTALAR UM MÓVEL WC O AKI explica-lhe como substituir um lavatório e instalar um móvel wc LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

ISOLAR PAREDES E PAVIMENTOS Saiba como isolar paredes e pavimentos.

ISOLAR PAREDES E PAVIMENTOS Saiba como isolar paredes e pavimentos. LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

1 Ferramentas e materiais 2 Precauções FERRAMENTAS Quando são realizadas instalações eléctricas, convém ter em conta algumas precauções: Busca-pólos G

1 Ferramentas e materiais 2 Precauções FERRAMENTAS Quando são realizadas instalações eléctricas, convém ter em conta algumas precauções: Busca-pólos G LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. 351 219 936 700 fax. 351 219 936 706 AKI Funchal Caminho do Poço Barral, 57 Santo Amaro 9000-157 Funchal

Leia mais

Neste artigo sobre a manutenção da motaenxada, encontrará os melhores conselhos para toda a sua manutenção. Proporcionamoslhe as recomendações chave p

Neste artigo sobre a manutenção da motaenxada, encontrará os melhores conselhos para toda a sua manutenção. Proporcionamoslhe as recomendações chave p LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

INSTALAR EXTRACTORES E CAMPÂNULAS OU CHAMINÉS

INSTALAR EXTRACTORES E CAMPÂNULAS OU CHAMINÉS AKI Alverca AKI Gaia AKI Portimão tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 tel. +351 223 773 120 fax. +351 223 773 126 tel. +351 282 490 220 fax. +351 282 490 226 Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park

Leia mais

Descrição do produto. O Sanowet é um sistema de rega subterrâneo.

Descrição do produto. O Sanowet é um sistema de rega subterrâneo. O Sanowet-System é um sistema de rega através de mangueiras especiais que são instaladas numa profundidade de cerca de 25 cm, na zona das raízes e que funciona como uma espécie de aquecimento de chão.

Leia mais

Defesa da Floresta Contra Incêndios

Defesa da Floresta Contra Incêndios Defesa da Floresta Contra Incêndios 27 Direcção-Geral dos Recursos Florestais Relatório Provisório (Fases Alfa, Bravo e Charlie) Lisboa 16 de Agosto de 27 Portugal sem fogos depende de todos 2 Direcção-Geral

Leia mais

Disciplina de Matemática Professora Valéria Espíndola Lessa. Atividades de Revisão 1º ano do EM 1º bimestre de 2011. Nome: Data:

Disciplina de Matemática Professora Valéria Espíndola Lessa. Atividades de Revisão 1º ano do EM 1º bimestre de 2011. Nome: Data: Disciplina de Matemática Professora Valéria Espíndola Lessa tividades de Revisão 1º ano do EM 1º bimestre de 011. Nome: Data: a) I b) I e II c) II d) III e) II e III. Num curso de espanhol, a distribuição

Leia mais

INTRODUÇÃO. 1 Por a piscina a funcionar

INTRODUÇÃO. 1 Por a piscina a funcionar INTRODUÇÃO 1 Por a piscina a funcionar Instruções para o início da temporada 1 Se for necessário, deve reparar a superfície do vaso da piscina. Limpar com uma solução de 10 cc de Algidelsa por litro de

Leia mais

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL CONSELHO DIRECTIVO DELIBERAÇÃO

INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL CONSELHO DIRECTIVO DELIBERAÇÃO INSTITUTO DO EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL CONSELHO DIRECTIVO DELIBERAÇÃO No quadro da implementação de um conjunto de medidas activas de emprego tendo em vista melhorar os níveis de empregabilidade

Leia mais

Compostagem Caseira e Desperdício Alimentar

Compostagem Caseira e Desperdício Alimentar Compostagem Caseira e Desperdício Alimentar Lipor Associação Municípios desde 1982 Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto Gestão, Tratamento e Valorização dos Resíduos Urbanos

Leia mais

Coleta de amostra de solo para análise

Coleta de amostra de solo para análise Coleta de amostra de solo para análise COLETA DE AMOSTRA DE SOLO PARA ANÁLISE Receita de produtividade para o sucesso de uma plantação A realização de análise química de amostras de solo garante ao produtor

Leia mais

Fogueiras, lenha e tipos de madeira

Fogueiras, lenha e tipos de madeira Fogueiras, lenha e tipos de madeira Muita da técnica concebida por BP evoluiu, como não podia deixar de ser, mas a preparação de uma fogueira mantém-se imutável. Como dizia BP, não se aprende a acender

Leia mais

FALL/WINTER 12 KIDS&JUNIOR

FALL/WINTER 12 KIDS&JUNIOR FALL/WINTER 12 KIDS&JUNIOR PÁG ESQ.: 586501 CASACO 59,90 575505 CALÇAS 42,90 594505 BOTAS 39,90 553902 CAPA 69,90 567505 GORRO 14,90 PÁG DIR.: 584502 SWEAT POLAR 22,90 582721 CAMISA 33,90 575504 CALÇAS

Leia mais

3. QUANTIDADE DE RESÍDUOS A COLOCAR

3. QUANTIDADE DE RESÍDUOS A COLOCAR 3. QUANTIDADE DE RESÍDUOS A COLOCAR Em qualquer dos sistemas indicados, os resíduos são colocados à superfície em quantidades que irão variar de acordo com a capacidade de tratamento de cada sistema instalado.

Leia mais

Mobilização = propiciar às culturas condições próximas às ideais para o seu desenvolvimento.

Mobilização = propiciar às culturas condições próximas às ideais para o seu desenvolvimento. 1 INTRODUÇÃO Mobilização = propiciar às culturas condições próximas às ideais para o seu desenvolvimento. Preparo do solo, objetivo: ambiente favorável ao desenvolvimento e produção cultura - capacidade

Leia mais

ÍNDICE GIRA VOLEI REGRAS DE JOGO CAPÍTULO I FUNDAMENTOS E REGRAS DO JOGO. REGRA 1 Terreno de jogo (figs. 1 e 2) 1.1 Superfície de jogo. 1.

ÍNDICE GIRA VOLEI REGRAS DE JOGO CAPÍTULO I FUNDAMENTOS E REGRAS DO JOGO. REGRA 1 Terreno de jogo (figs. 1 e 2) 1.1 Superfície de jogo. 1. ÍNDICE CAPÍTULO I FUNDAMENTOS E REGRAS DO JOGO REGRA 1 Terreno de jogo (figs. 1 e 2) 1.1 Superfície de jogo 1.2 Linhas 1.3 Zona de serviço REGRA 2 Rede e postes 2.1 Altura da rede 2.2 Postes REGRA 3 Equipas

Leia mais

ESPECIAL CLIMATIZAÇÃO

ESPECIAL CLIMATIZAÇÃO ESPECIAL CLIMATIZAÇÃO De 5 de Junho a 27 de Julho de 2014 SERVIÇO AKI INSTALAÇÃO (1) desde 160,00 Compressor Toshiba Neste Verão refresque a sua casa. Cartão AKI Mais 300 em compras = 10 em talão desconto

Leia mais

TELAS DE SOMBREAMENTO NO CULTIVO DE HORTALIÇAS FOLHOSAS

TELAS DE SOMBREAMENTO NO CULTIVO DE HORTALIÇAS FOLHOSAS TELAS DE SOMBREAMENTO NO CULTIVO DE HORTALIÇAS FOLHOSAS Andréia Cristina Silva Hirata Eng. Agr., Doutora, Pesquisadora científica do Polo Regional Alta Sorocabana/APTA andreiacs@apta.sp.gov.br Edson Kiyoharu

Leia mais

O peeling químico é um tratamento estético muito utilizado para atenuar ou remover

O peeling químico é um tratamento estético muito utilizado para atenuar ou remover O peeling químico é um tratamento estético muito utilizado para atenuar ou remover cicatrizes as de acne de sol sardas melasma etc manch O que é o peeling químico? O peeling químico é um tratamento que

Leia mais

A nascente do Alviela no Sinclinal de Monsanto

A nascente do Alviela no Sinclinal de Monsanto A nascente do Alviela no Sinclinal de Monsanto José António Crispim j.a.crispim@fc.ul.pt Departamento e Centro de Geologia da Universidade de Lisboa Enquadramento geológico A nascente do Alviela situa-se

Leia mais

Estaca Escavada Circular

Estaca Escavada Circular Estaca Escavada Circular 1 Definição e Recomendações da Norma NBR 6122 / 96 A Norma NBR 6122 / 96 define estaca escavada como o tipo de fundação profunda executada por escavação mecânica, com uso ou não

Leia mais

Gestão dos solos em viticultura de encosta

Gestão dos solos em viticultura de encosta Workshop Gestão dos solos em viticultura de encosta Pinhão, 28 de outubro de 2013 Sérgio Vieira Inicio de atividade no ano de 2005 Localizada na Zona Industrial de Vila Real Atua na comercialização de

Leia mais

IEFP CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PORTALEGRE SERVIÇO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PONTE DE SOR

IEFP CENTRO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PORTALEGRE SERVIÇO DE EMPREGO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DE PONTE DE SOR Grupo de Recrutamento Nº Oferta IEFP Tipo Duração Nº Horas Semanais Número Data de Início de Vagas de Oferta Total Data de Fim de Oferta 110 1.º Ciclo do Ensino Básico 285 Centro de Emprego e Formação

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO. Procuradoria-Geral da República AVISO

MINISTÉRIO PÚBLICO. Procuradoria-Geral da República AVISO MINISTÉRIO PÚBLICO Procuradoria-Geral da República CONSELHO SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO AVISO Nos termos do artigo 133.º, n.º 2 do Estatuto do Ministério Público (Lei n.º 60/98, de 27 de agosto) e do

Leia mais

A Cultura do Linho. (Linum usitatissimum L.)

A Cultura do Linho. (Linum usitatissimum L.) A Cultura do Linho (Linum usitatissimum L.) Introdução: - Planta herbácea; -Pode atingir um metro de altura; - Família botânica: lineáceas; - Composição: substância fibrosa (extração de fibras longas para

Leia mais

MANUAL EXCALIBUR. As navalhas EXCALIBUR são fabricadas com uma liga de aço inoxidável endurecida com cromo (sem níquel).

MANUAL EXCALIBUR. As navalhas EXCALIBUR são fabricadas com uma liga de aço inoxidável endurecida com cromo (sem níquel). MANUAL EXCALIBUR As navalhas EXCALIBUR são fabricadas com uma liga de aço inoxidável endurecida com cromo (sem níquel). Este aço é resistente à corrosão e altamente resistente ao desgaste e à deformação.

Leia mais

...em casa no seu jardim

...em casa no seu jardim LifeStyle Royal Grass...em casa no seu jardim Está aberto à ideia de instalar Royal Grass na sua residência, ou não estaria a ler o presente folheto. Como está interessado em instalar um relvado artificial

Leia mais

Produção de açúcar mascavo

Produção de açúcar mascavo Instituto Politécnico de Coimbra Escola Superior Agrária de Coimbra Produção de açúcar mascavo Disciplina: Processamento Geral de Alimentos Professores: João Freire Noronha Ivo Rodrigues Autor: Sandra

Leia mais

INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS Saiba como realizar instalações eléctricas.

INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS Saiba como realizar instalações eléctricas. LOJAS AKI AKI Alverca Quinta da Verdelha E.N.10 Alverca Park Alverca do Ribatejo 2610-501 Alverca tel. +351 219 936 700 fax. +351 219 936 706 AKI Aveiro Retail Park Aveiro, Lj. A e A1 Zona Industrial da

Leia mais

RECOLHA DE ÓLEOS. Sistema Integrado de Gestão de Óleos Usados

RECOLHA DE ÓLEOS. Sistema Integrado de Gestão de Óleos Usados RECOLHA DE ÓLEOS Lubrificantes USADOS Sistema Integrado de Gestão de Óleos Usados 2 ECOLUB ECOLUB PORQUE O ÓLEO TEM MAIS VIDAS. Com o apoio da Ecolub, cuidar do ambiente é mais fácil do que parece A Sogilub

Leia mais

RECOLHA DE ÓLEOS LUBRIFICANTES USADOS. Sistema Integrado de Gestão de Óleos Usados

RECOLHA DE ÓLEOS LUBRIFICANTES USADOS. Sistema Integrado de Gestão de Óleos Usados RECOLHA DE ÓLEOS LUBRIFICANTES USADOS Sistema Integrado de Gestão de Óleos Usados 2 ECOLUB ECOLUB PORQUE O ÓLEO TEM MAIS VIDAS. Com o apoio da Ecolub, cuidar do ambiente é mais fácil do que parece A Sogilub

Leia mais

Construção Civil. Lajes Nervuradas com EPS / Fachadas e Rodatetos em EPS. A leveza do EPS, gerando economia

Construção Civil. Lajes Nervuradas com EPS / Fachadas e Rodatetos em EPS. A leveza do EPS, gerando economia Construção Civil Lajes Nervuradas com EPS / Fachadas e Rodatetos em EPS A leveza do EPS, gerando economia Enchimento para Lajes EPS Unidirecional Moldada (330 e 400mm) 330 / 400mm 1000mm 30 40 330 / 400

Leia mais

líder mundial em polimentos.

líder mundial em polimentos. líder mundial em polimentos. 2 0 1 3 Menzerna FG400 FAST GLOSS Menzerna Fast Gloss FG400 é o mais recente polish da fábrica Menzerna na Alemanha. Menzerna Fast Gloss FG400 é um polish de corte de alta

Leia mais

ANEXO X. Especificações Técnicas. Concorrência nº. 003/2011

ANEXO X. Especificações Técnicas. Concorrência nº. 003/2011 ANEXO X Especificações Técnicas Concorrência nº. 003/2011 CONTRATAÇÃO DE EMPRESA COM MÃO-DE-OBRA ESPECIALIZADA, VISANDO À EXECUÇÃO INDIRETA, POR PREÇO UNITÁRIO, DE SERVIÇOS TÉCNICOS ENVOLVENDO O MANEJO

Leia mais

Sistema Integrado de Gestão de Óleos Usados

Sistema Integrado de Gestão de Óleos Usados IMP.05.PP.05_v03_04.04.2016 RECOLHA DE ÓLEOS LUBRIFICANTES USADOS Sistema Integrado de Gestão de Óleos Usados www.sogilub.pt Este documento encontra-se escrito com a ortografia anterior ao novo acordo

Leia mais

ADIRA A UM PACOTE TV+NET+VOZ E GANHE 60% DE DESCONTO NUM SMARTPHONE.

ADIRA A UM PACOTE TV+NET+VOZ E GANHE 60% DE DESCONTO NUM SMARTPHONE. VÁLIDO DE 2 A 22 DE SETEMBRO DE 2015 TV NET VOZ TLM NET MÓVEL PACOTES ADIRA NA WORTEN MOBILE COM OS NOSSOS PACOTES, TIRE GRANDES NOTAS. ADIRA A UM PACOTE TV+NET+VOZ E GANHE 60% DE DESCONTO NUM. ADIRA A

Leia mais

Limites de Consistência. Limites de Consistência. Marcio Varela

Limites de Consistência. Limites de Consistência. Marcio Varela Limites de Consistência Limites de Consistência Marcio Varela Limites de Consistência Introdução O comportamento dos solos finos irá depender de diversos fatores, tais como: como sua composição química

Leia mais

OFICINA CULTURAL GLAUCO PINTO DE MORAIS

OFICINA CULTURAL GLAUCO PINTO DE MORAIS SECRETARIA DA CULTURA PROJETO EXECUTIVO MEMORIAL DESCRITIVO DE CÁLCULO ESTRUTURAL OFICINA CULTURAL GLAUCO PINTO DE MORAIS BAURU / SP SETEMBRO/2013 SUMÁRIO 1. PROJETO ESTRUTURAL... 2 1.1. Reforço estrutural...

Leia mais

MANUAL DE INSTRUÇÕES - SISTEMA DE ACABAMENTO SKANIA

MANUAL DE INSTRUÇÕES - SISTEMA DE ACABAMENTO SKANIA MANUAL DE INSTRUÇÕES - SISTEMA DE ACABAMENTO SKANIA O produto O Sistema de Acabamento Skania é composto por produtos específicos para cada etapa necessária à melhor conservação do piso de madeira: SELADORA

Leia mais

MÓDULO IV SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS

MÓDULO IV SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS Programa de formação sobre a aplicação de MÓDULO IV SEGURANÇA NA UTILIZAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS TEMA 1 ASPECTOS TOXICOLÓGICOS DA APLICAÇÃO DE PRODUTOS FITOFARMACÊTICOS TENDO EM CONSIDERAÇÃO A

Leia mais

Agroindústria. Agroindústria: Processamento do Leite Queijo Minas Frescal, Meia-Cura, Mussarela

Agroindústria. Agroindústria: Processamento do Leite Queijo Minas Frescal, Meia-Cura, Mussarela 1 de 5 10/16/aaaa 10:48 Agroindústria Agroindústria: Processamento do Leite Queijo Minas Frescal, Meia-Cura, Mussarela Processamento do Leite : Nome Queijo Minas Frescal, Meia-cura, Mussarela Produto Informação

Leia mais

MATEMÁTICA PROVA 3º BIMESTRE

MATEMÁTICA PROVA 3º BIMESTRE PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SUBSECRETARIA DE ENSINO COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PROVA 3º BIMESTRE 9º ANO 2010 QUESTÃO 1 Na reta numérica abaixo, há

Leia mais

Sdeck Composite - Perfil 140x24 mm

Sdeck Composite - Perfil 140x24 mm Sdeck Composite - Perfil 140x24 mm Ficha de Instalação e Manutenção INDICAÇÕES GENÉRICAS O armazenamento dos perfis Sdeck Composite deverá ser feito numa superfície plana, devendo os perfis ser protegidos

Leia mais

Manual de instruções. Frizador de pneus

Manual de instruções. Frizador de pneus Manual de instruções Frizador de pneus Para correta utilização do equipamento leia atentamente este manual não negligenciando as informações nele contidas. Instruções gerais: Frizador profissional Equipamento

Leia mais

Clube Morada Código Postal Holmes Place Defensores de Chaves Avenida Defensores de Chaves, N.º 45 B Lisboa Pump Saldanha AVENIDA FONTES

Clube Morada Código Postal Holmes Place Defensores de Chaves Avenida Defensores de Chaves, N.º 45 B Lisboa Pump Saldanha AVENIDA FONTES Clube Morada Código Postal Holmes Place Defensores de Chaves Avenida Defensores de Chaves, N.º 45 B 1000-112 Lisboa Pump Saldanha AVENIDA FONTES PEREIRA DE MELO - SALDANHA RESIDENCE 1050-094 Lisboa Holmes

Leia mais

APROVADO. O PLUS está Aprovado pela F.P.V. (Federação Portuguesa de Voleibol) e é o modelo Topo de gama dos 3 modelos existentes da SUNVOLLEY.

APROVADO. O PLUS está Aprovado pela F.P.V. (Federação Portuguesa de Voleibol) e é o modelo Topo de gama dos 3 modelos existentes da SUNVOLLEY. SUNVOLLEY MODELO PLUS APROVADO Sistema completo de voleibol outdoor para jogar na relva ou pelados, modelo TOPO de GAMA; para areia é necessário o Kit SANDKIT O sistema SUNVOLLEY modelo PLUS, é um kit

Leia mais

MAPA DE VAGAS - IM - 2013 FE

MAPA DE VAGAS - IM - 2013 FE MAPA DE VAGAS - IM - 2013 FE Anatomia Patológica Centro Hospitalar de São João, EPE 2 Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, EPE 1 Unidade Local de Saúde de Matosinhos, EPE 1 Sub-Total

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento de Engenharia Química e do Ambiente. Trabalho Prático nº 1

INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento de Engenharia Química e do Ambiente. Trabalho Prático nº 1 INSTITUTO POLITÉCNICO DE TOMAR ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA Departamento de Engenharia Química e do Ambiente QUÍMICA I (1º Ano 1º Semestre) 1. Introdução Trabalho Prático nº 1 Medição do volume e massa

Leia mais

RUPES LHR 12E DUETTO

RUPES LHR 12E DUETTO RUPES LHR 12E DUETTO 2. 1. Rupes LHR 12E Duetto para o acabamento perfeito! Rupes LHR 12E Duetto Polidora Roto Orbital Kit Deluxe é o exemplo perfeito do que acontece quando uma empresa chave dá ouvidos

Leia mais

Iluminação LED para Coberturas. Branded beacon of light 100% FOCUS ON PETROL

Iluminação LED para Coberturas. Branded beacon of light 100% FOCUS ON PETROL Iluminação LED para Coberturas Branded beacon of light 100% FOCUS ON PETROL Iluminação da Cobertura LED Um Farol da Marca A rodovia é um elemento muito importante da sua Estação de Serviço e providenciar

Leia mais

PAVIMENTOS E REVESTIMENTOS Sika FloorJoint INOVADORA JUNTAS SEM RUÍDO E VIBRAÇÃO

PAVIMENTOS E REVESTIMENTOS Sika FloorJoint INOVADORA JUNTAS SEM RUÍDO E VIBRAÇÃO PAVIMENTOS E REVESTIMENTOS Sika FloorJoint INOVADORA JUNTAS SEM RUÍDO E VIBRAÇÃO Sika FloorJoint Junta Inovadora sem vibração, silenciosa e de rápida entrada em serviço. O RUÍDO E A SENSAÇÃO ao passar

Leia mais

Protocolo coleta de solos

Protocolo coleta de solos MATERIAL NECESSÁRIO - Sacos plásticos reforçados com capacidade para 2kg - Esparadrapo - Marcador permanente - Trado Holandês - Espátula - Terçado - Lima - Pano úmido ONDE COLETAR 1) A coleta deve ser

Leia mais

Curso de Engenharia Civil

Curso de Engenharia Civil Curso de Engenharia Civil Disciplina: Período: 5º semestre Professor: Luiz Antonio do Nascimento Email: ladnascimento@gmail.com Página: www.lnascimento.com.br Conceito de Solo: Português clássico: superfície

Leia mais

O corte de metais é uma operação mecânica que consiste em se obter seções com dimensões determinadas.

O corte de metais é uma operação mecânica que consiste em se obter seções com dimensões determinadas. 1 PRÁTICA DE OFICINA AULA 02 2015-1 - SERRA MECÂNICA - Introdução O corte de metais é uma operação mecânica que consiste em se obter seções com dimensões determinadas. A serra alternativa horizontal ou

Leia mais

tipos, características, execução e função estética Concreta, 29 de Outubro de 2004 José Severo

tipos, características, execução e função estética Concreta, 29 de Outubro de 2004 José Severo tipos, características, execução e função estética Concreta, 29 de Outubro de 2004 José Severo Definição É uma argamassa, para preencher juntas de peças cerâmicas, pedras naturais ou placas de betão, para

Leia mais

Nome: N.º: Telefone: E-mail: PARA QUEM CURSA A 1 ạ SÉRIE DO ENSINO MÉDIO EM 2015. Disciplina: MaTeMÁTiCa

Nome: N.º: Telefone: E-mail: PARA QUEM CURSA A 1 ạ SÉRIE DO ENSINO MÉDIO EM 2015. Disciplina: MaTeMÁTiCa Nome: N.º: endereço: data: Telefone: E-mail: Colégio PARA QUEM CURSA A 1 ạ SÉRIE DO ENSINO MÉDIO EM 2015 Disciplina: MaTeMÁTiCa Prova: desafio nota: QUESTÃO 16 Joana cortou uma folha de papel em 10 partes.

Leia mais

HORÁRIO DE NATAL. McDrive: Dia 24: 8h-18h. Dia 25: Encerrado. Dia 31: 8h-19h. Dia 1: 12h-2h. McDrive: Dia 24: 8h-18h.

HORÁRIO DE NATAL. McDrive: Dia 24: 8h-18h. Dia 25: Encerrado. Dia 31: 8h-19h. Dia 1: 12h-2h. McDrive: Dia 24: 8h-18h. HORÁRIO DE NATAL Almada Drive Mafra Torres Vedras Ponta Delgada Dia 24: 7h-19h Dia 31: 7h-19h Dia 1: 07h-2h Avenida do Mar Dia 23: 08h-4h Dia 24: 08h-19h Dia 25: Fechado Dia 31: 8h-23h Dia 1: 12h-2h Dia

Leia mais

22-11-2015. No outono e inverno: Na primavera e no verão: As estações do ano (Pp. 95 a 101) Estações do ano. Manual

22-11-2015. No outono e inverno: Na primavera e no verão: As estações do ano (Pp. 95 a 101) Estações do ano. Manual As estações (Pp. 95 a 101) Estações Inclinação do eixo de rotação Solstício de inverno Solstício de verão Equinócio da primavera Equinócio do outono Inclinação dos raios solares Atenção às Páginas do MANUAL

Leia mais

Técnicas de construção Profa. Keila Bento TIJOLOS CERÂMICOS

Técnicas de construção Profa. Keila Bento TIJOLOS CERÂMICOS Técnicas de construção Profa. Keila Bento TIJOLOS CERÂMICOS TIPOS DE TIJOLOS PARA ALVENARIA 1 - Tijolos maciços cerâmicos 2 - Tijolos de solo cimento 1 - TIJOLOS MACIÇOS Definições Componente industrializado

Leia mais

Feijão. 9.3 Calagem e Adubação

Feijão. 9.3 Calagem e Adubação Feijão 9.3 Calagem e Adubação Fonte: Fageria et al. (1996). 1996 CORREÇÃO DO SOLO -CALAGEM -GESSAGEM -SILICATAGEM CALAGEM -Aumento da eficiência dos adubos -Produtividade -Rentabilidade Agropecuária. Lopes

Leia mais

Esquadrias Metálicas Ltda. Manual de instruções.

Esquadrias Metálicas Ltda. Manual de instruções. Manual de instruções. Esquadrias Metálicas Ltda. PORTA DE CORRER A Atimaky utiliza, na fabricação das janelas, aço galvanizado adquirido diretamente da Usina com tratamento de superfície de ultima geração

Leia mais

Manejo de Solos. Curso de Zootecnia Prof. Etiane Skrebsky Quadros

Manejo de Solos. Curso de Zootecnia Prof. Etiane Skrebsky Quadros Manejo de Solos Curso de Zootecnia Prof. Etiane Skrebsky Quadros Aula prática: Amostragem de Solo FINALIDADES DA ANÁLISE DE SOLO Determinar a disponibilidade de nutrientes; Indicar ao agricultor o nível

Leia mais

Vestibular Nacional Unicamp 1998. 2 ª Fase - 13 de Janeiro de 1998. Física

Vestibular Nacional Unicamp 1998. 2 ª Fase - 13 de Janeiro de 1998. Física Vestibular Nacional Unicamp 1998 2 ª Fase - 13 de Janeiro de 1998 Física 1 FÍSICA Atenção: Escreva a resolução COMPLETA de cada questão nos espaços reservados para as mesmas. Adote a aceleração da gravidade

Leia mais

Mercúrio e chumbo são metais que estão dentro da lâmpada e podem prejudicar nossa saúde. Saiba como evitar a contaminação por essas substâncias

Mercúrio e chumbo são metais que estão dentro da lâmpada e podem prejudicar nossa saúde. Saiba como evitar a contaminação por essas substâncias Mercúrio e chumbo são metais que estão dentro da lâmpada e podem prejudicar nossa saúde. Saiba como evitar a contaminação por essas substâncias A lâmpada fluorescente é um item comum nas residências e

Leia mais

Capítulo TRABALHO E ENERGIA

Capítulo TRABALHO E ENERGIA Capítulo 6 TRABALHO E ENERGIA A B C DISCIPLINA DE FÍSICA CAPÍTULO 6 - TRABALHO E ENERGIA 6.1 Um bloco, com 20kg de massa, sobe uma rampa com 15º de inclinação e percorre 55,375 metros até parar. Os coeficientes

Leia mais

Anomalias na Colagem de Pedras Naturais

Anomalias na Colagem de Pedras Naturais Anomalias na Colagem de Pedras Naturais Marta Antunes - Kim Rosenbom - João Garcia 25 de Novembro de 2005 PEDRAS NATURAIS Imagem Nobreza Indestrutibilidade Elevada qualidade PEDRAS NATURAIS Exigências

Leia mais

COMO FAZER FOTOGRAVURA

COMO FAZER FOTOGRAVURA COMO FAZER FOTOGRAVURA Por Marcos Bonfim 1.Introdução Esse artigo pretende divulgar uma alternativa fácil para produção de fotogravura (photoetched) utilizando recursos de informática, um programa de desenho

Leia mais

Trabalho 2 Dilatação térmica, escalas termométricas, reflexão da luz, espelho plano e esférico

Trabalho 2 Dilatação térmica, escalas termométricas, reflexão da luz, espelho plano e esférico Nome do aluno Turma Nº Questões Disciplina Trimestre Valor da Prova Data Trabalho 2 Dilatação térmica, escalas termométricas, reflexão da luz, espelho plano e esférico 1 - Fuvest 2012 NOTE E ADOTE Coeficiente

Leia mais

Programa de Desenvolvimento Rural do Continente para 2014-2020

Programa de Desenvolvimento Rural do Continente para 2014-2020 Programa de Desenvolvimento Rural do Continente para 2014-2020 Medida 7 AGRICULTURA e RECURSOS NATURAIS Ação 7.5 USO EFICIENTE da ÁGUA Enquadramento Regulamentar Artigo 28º - Agroambiente e Clima do Regulamento

Leia mais