O Movimento Paralímpico. Aula 1 Conhecendo o Movimento Paralímpico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O Movimento Paralímpico. Aula 1 Conhecendo o Movimento Paralímpico"

Transcrição

1

2 O Movimento Paralímpico Aula 1 Conhecendo o Movimento Paralímpico

3 Objetivos 1 Identificar os valores Paralímpicos. 2 Conhecer a história do movimento Paralímpico. 3 Apresentar o Comitê Paralímpico Internacional e o Comitê Paralímpico Brasileiro. 4 Identificar o símbolo e o lema Paralímpicos. 5 Compreender o início do esporte Paralímpico no Brasil.

4 Introdução Os Jogos Paralímpicos são uma das maiores celebrações esportivas da humanidade e refletem a capacidade do homem de se superar e emocionar o mundo. Os Jogos fazem parte do Movimento Paralímpico e celebram seus valores: coragem, determinação, inspiração e igualdade. Sheila Finder, atletismo

5 Os atletas e os Jogos Paralímpicos são o coração daquilo que se denomina Movimento Paralímpico. Os atletas demonstram CORAGEM, DETERMINAÇÃO E INSPIRAM A HUMANIDADE A ACREDITAR QUE TUDO É POSSÍVEL. Alan Fonteles, atletismo

6 Introdução Saiba mais... Paralímpico ou Paraolímpico? Ambos os termos estão corretos e representam oficialmente a combinação do prefixo para, significando paralelo, com o termo olímpico. Seguindo orientação do Comitê Paralímpico Internacional, em novembro de 2011, juntamente com o lançamento da marca dos Jogos Paralímpicos Rio 2016, as entidades esportivas no Brasil passaram a adotar o termo Paralímpico, enquanto os órgãos governamentais optaram por continuar a fazer uso do termo Paraolímpico.

7 1 Valores Paralímpicos

8 Capítulo 1 Valores Paralímpicos VALORES PARALÍMPICOS Os Valores do Movimento Paralímpico foram desenvolvidos ao longo de sua história. São eles: CORAGEM de alcançar o inesperado, de se superar. DETERMINAÇÃO para seguir em frente, para levar a habilidade física ao limite absoluto. INSPIRAÇÃO para mudar vidas através das histórias e conquistas dos atletas Paralímpicos. IGUALDADE através do esporte enquanto quebram-se as barreiras sociais e da discriminação de pessoas com deficiência.

9 2 História do Movimento Paralímpico

10 Capítulo 2 História do Movimento Paralímpico COMO SURGEM OS JOGOS PARALÍMPICOS? Após a II Guerra Mundial, na Inglaterra, o neurocirurgião Ludwig Guttman introduz cuidadosamente alguns esportes como parte do programa de reabilitação de seus pacientes com lesões medulares (dardos, sinuca, pólo em cadeira de rodas, tiro com arco, entre outros). Foi o tiro com arco que melhor atendeu às expectativas e mostrou, além dos benefícios físicos, a capacidade das pessoas com deficiências competirem com pessoas sem deficiência. Assim, começa a reinserção social desses pacientes e uma nova percepção de todos em relação às suas potencialidades.

11 Capítulo 2 História do Movimento Paralímpico COMO SURGEM OS JOGOS PARALÍMPICOS? Nos anos seguintes, o hospital de Stoke Mandeville, onde Dr. Ludwig Guttman trabalhava, promoveu vários eventos esportivos para pessoas com deficiências demonstração de tiro com arco na abertura dos XIV Jogos Olímpicos 1949 nascem os Jogos de Stoke Mandeville 1952 os Jogos tornam-se um evento internacional com a participação de uma equipe holandesa

12 Capítulo 2 História do Movimento Paralímpico COMO SURGEM OS JOGOS PARALÍMPICOS? Aos poucos esses eventos vão evoluindo. Em 1960, os Jogos são realizados pela primeira vez fora do hospital. Foi a 9ª edição dos Jogos Internacionais de Stoke Mandeville que ocorreu em Roma e, posteriormente, foi reconhecida como os primeiros Jogos Paralímpicos.

13 Capítulo 2 História do Movimento Paralímpico COMO SURGEM OS JOGOS PARALÍMPICOS? Em 1988, em Seul, os Jogos recebem oficialmente a denominação de Jogos Paralímpicos e pioneiramente contam com as mesmas instalações esportivas dos Jogos Olímpicos.

14 Capítulo 2 História do Movimento Paralímpico Dicas Os Jogos Paralímpicos são realizados sempre na mesma cidade sede dos Jogos Olímpicos, fazendo uso das mesmas instalações esportivas e residências, organizadas por um mesmo Comitê Organizador. Um acordo assinado em 2001 entre o Comitê Paralímpico Internacional IPC, na sigla em inglês e Comitê Olímpico Internacional tornou obrigatório que qualquer cidade que apresente sua candidatura para os Jogos Olímpicos de Verão e/ou Inverno englobe na mesma proposta a organização e a realização dos Jogos Paralímpicos.

15 3 Comitê Paralímpico Internacional

16 Capítulo 3 Comitê Paralímpico Internacional Comitê Paralímpico Internacional O Comitê Paralímpico Internacional (IPC) gerencia o Movimento Paralímpico no mundo. FOCO PRIMORDIAL: o atleta Paralímpico, o seu fortalecimento para a superação de todos os limites, criando uma sociedade mais inclusiva. VISÃO: criar condições para que o atleta Paralímpico alcance a excelência esportiva, inspire e emocione o mundo.

17 Capítulo 3 Comitê Paralímpico Internacional Saiba mais... O IPC é responsável pela organização dos Jogos Paralímpicos de verão e inverno e atua também como Federação Internacional para nove esportes: atletismo, natação, tiro esportivo, halterofilismo, dança em cadeira de rodas, hóquei no gelo, esqui alpino, esqui cross-country e biatlo.

18 4 Símbolo e lema Paralímpicos

19 Capítulo 4 Símbolo e lema Paralímpicos Símbolo Paralímpico O Símbolo Paralímpico é composto por três formas geométricas em movimento denominadas Agitos, do latim eu movimento. Elas são representadas em azul, verde e vermelho. O símbolo enfatiza o papel do Comitê Paralímpico Internacional de reunir em competição atletas de todas as partes do globo. Ele representa os três elementos que compõem o ser humano: MENTE, CORPO E ESPÍRITO.

20 Capítulo 4 Símbolo e lema Paralímpicos Lema Paralímpico O símbolo Paralímpico traz consigo um novo lema: Espírito em movimento. A ideia deste lema é: Sempre em movimento, seguindo adiante, nunca desistindo. O lema Paralímpico impulsiona o atleta a ir sempre além de seus próprios limites.

21 Capítulo 4 Símbolo e lema Paralímpicos Lembrete O primeiro símbolo Paralímpico foi criado em 1988, por ocasião dos Jogos de Seul. Era constituído por cinco taegeuks figura tradicional na Coreia nas cores azul, amarelo, verde, vermelho e preto. Porém, em função de sua similaridade com os aros Olímpicos, foi alterado em 1992 para apenas três tae-geuks, nas cores azul, verde e vermelho.

22 5 Esporte Paralímpico no Brasil

23 Capítulo 5 Esporte Paralímpico no Brasil A entrada do Brasil nos Jogos Paralímpicos 1958 Marca oficialmente o inicio da prática desportiva por pessoas com deficiência no Brasil. Começa a prática de basquetebol em cadeira de rodas! 1969 Primeira participação internacional do Brasil nos Jogos Parapan-americanos realizados em Buenos Aires O Brasil estreia em Jogos Paralímpicos na cidade alemã de Heidelberg.

24 Capítulo 5 Esporte Paralímpico no Brasil A entrada do Brasil nos Jogos Paralímpicos 1975 Duas delegações brasileiras são enviadas para representar o Brasil nos Jogos Parapan-americanos realizados no México. É criada a Associação de Desporto de Excepcionais ANDE Nos Jogos Paralímpicos de Verão, o Brasil envia pela primeira vez uma delegação composta por atletas de diferentes grupos de deficiência deficientes visuais, amputados, cadeirantes e paralisados cerebrais e conquista suas primeiras medalhas de ouro.

25 Capítulo 5 Esporte Paralímpico no Brasil A entrada do Brasil nos Jogos Paralímpicos 1995 Com o aumento do número de praticantes no país, torna-se imprescindível a fundação do Comitê Paralímpico Brasileiro CPB. Atualmente, o Brasil está entre as 10 maiores potências do esporte Paralímpico no mundo. O CPB estabelece como visão representar e liderar o movimento Paralímpico brasileiro, buscando a promoção e o desenvolvimento do esporte de alto rendimento para pessoas com deficiência.

26 Consolidando e testando seus conhecimentos Consolidando e testando seus conhecimentos Para complementar o que estudamos até aqui, assista ao vídeo. Spirit in motion, o lema do Movimento Paralímpico

27 Aula 2 Os Símbolos Olímpicos Consolidando e testando seus conhecimentos Para refletir Após assistir o vídeo, reflita sobre a importância do Movimento Paralímpico. Qual é a sua relevância para as pessoas com deficiência? E para a sociedade como um todo?

28 Aula 2 Os Símbolos Olímpicos Consolidando e testando seus conhecimentos Pesquise e descubra! Inspire-se! A história de vida dos atletas Paralímpicos costumam ser fortes fontes de inspiração. Escolha um atleta Paralímpico, pesquise sua vida e compartilhe com os amigos.

29 Capítulo 6 Dia Escolar Olímpico (DEP) Relembrando Os Jogos fazem parte do Movimento Paralímpico e celebram seus valores: coragem, determinação, inspiração e igualdade. Após a II Guerra Mundial Ludwig Guttman insere alguns esportes como parte do programa de reabilitação de seus pacientes com lesões medulares e começa uma reinserção social desses pacientes. Aos poucos os eventos esportivos saem do hospital, ganham popularidade e começam as competições. O Comitê Paralímpico Internacional (IPC) gerencia o Movimento Paralímpico no mundo. O símbolo representa os três elementos que compõem o ser humano: mente, corpo e espírito e traz consigo um novo lema: Espírito em movimento. O Brasil estreia em Jogos Paralímpicos na cidade alemã de Heidelberg. Com o aumento do número de praticantes no país, funda-se o Comitê Paralímpico Brasileiro CPB.

30 Conclusão Você acaba de concluir a aula 1 do curso Movimento Paralímpico. Nesta aula você identificou os valores Paralímpicos, além do símbolo e do lema paralímpicos. Estudou sobre a história do Movimento Paralimpico e do esporte Paralímpico no Brasil. Acesse a aula 2 e prossiga com seus estudos.

31 FICHA CATALOGRÁFICA Título: Conhecendo o Movimento Paralímpico Assunto: Movimento Paralímpico Palavras-chave: valores Paralímpicos, IPC, CPB, lema, símbolo Data da publicação: 09/2014 Edição: 1ª edição Autor/Criador: Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 Colaboração: Comitê Paralímpico Brasileiro - CPB Banco de Imagens Rio 2016 Imagens: Getty Images Tipo de Documento: Aula Digital Idioma: Português (Brasil) Objeto Digital: Slide de Apresentação Formato:.pdf Local orignal: Apoiador oficial Parceiros nacionais Parceiros internacionais Realização

Esportes de Combate. Aula 3. Esgrima e esgrima em cadeira de rodas

Esportes de Combate. Aula 3. Esgrima e esgrima em cadeira de rodas Esportes de Combate Aula 3 Esgrima e esgrima em cadeira de rodas Objetivos 1 Apresentar mais dois esportes da categoria ESPORTES DE COMBATE e suas principais regras. 2 Conhecer a história desses esportes

Leia mais

Esportes Estéticos e Rítmicos

Esportes Estéticos e Rítmicos Esportes Estéticos e Rítmicos Aula 2 Saltos ornamentais e nado Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar mais dois esportes da categoria ESPORTES ESTÉTICOS E RÍTMICOS e suas principais regras. 2 Conhecer

Leia mais

Jogos Paraolímpicos. Profs. Bruno Crestani Calegaro e Eder Ferrari

Jogos Paraolímpicos. Profs. Bruno Crestani Calegaro e Eder Ferrari Jogos Paraolímpicos Profs. Bruno Crestani Calegaro e Eder Ferrari Jogos Paraolímpicos O que são? As Paraolimpíadas são o equivalente das Olimpíadas tradicionais porém ocorre a participação somente de atletas

Leia mais

Esportes de Marca. Aula 2. Natação, ciclismo de pista e paraciclismo de pista. Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Marca. Aula 2. Natação, ciclismo de pista e paraciclismo de pista. Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Marca Aula 2 Natação, ciclismo e paraciclismo Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar mais três esportes que se enquadram na categoria DE MARCA e suas principais regras. 2 Conhecer a história

Leia mais

Esportes de Combate. Aula 2. Boxe e luta Olímpica Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Combate. Aula 2. Boxe e luta Olímpica Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Combate Aula 2 Boxe e luta Olímpica Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar mais dois esportes da categoria ESPORTES DE COMBATE e suas principais regras. 2 Conhecer a história desses esportes

Leia mais

Esportes de Marca. Aula 1. Atletismo, levantamento de peso e halterofilismo

Esportes de Marca. Aula 1. Atletismo, levantamento de peso e halterofilismo Esportes de Marca Aula 1 Atletismo, Objetivos 1 Apresentar três esportes da categoria ESPORTES DE MARCA e suas principais regras. 2 Conhecer a história desses esportes e como entraram nos Jogos Olímpicos

Leia mais

Esportes de Precisão. Aula 1. Tiro esportivo, tiro com arco e bocha. Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Precisão. Aula 1. Tiro esportivo, tiro com arco e bocha. Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Precisão Aula 1 Tiro esportivo, tiro Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar três esportes da categoria ESPORTES DE PRECISÃO e suas principais regras. 2 Conhecer a história do surgimento

Leia mais

Esportes de Interação com a Natureza

Esportes de Interação com a Natureza Esportes de Interação com a Natureza Aula 4 Ciclismo, ciclismo BMX e paraciclismo Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar mais três esportes da categoria ESPORTES DE INTERAÇÃO COM A NATUREZA e suas

Leia mais

Plano de Alto Rendimento e Seleções Nacionais

Plano de Alto Rendimento e Seleções Nacionais Plano de Alto Rendimento e Seleções Nacionais 2014/2015 Rua Presidente Samora Machel, Lote 7, R/c, Lja. Dta. 2620-061 Olival Bastos Portugal Tel. +351 21 937 99 50 Fax +351 21 937 99 59 www.fpdd.org ÍNDICE

Leia mais

Mascotes. Aula 1 A história das mascotes. Rio 2016 Versão 1.0

Mascotes. Aula 1 A história das mascotes. Rio 2016 Versão 1.0 Mascotes Aula 1 A história das mascotes Rio 2016 Versão 1.0 Você verá: 1 A origem das mascotes 2 A primeira mascote oficial dos Jogos 3 As mascotes ao longo dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Introdução

Leia mais

1 Sumário Origem... 3 Símbolos... 4 Jogos de Inverno... 5 Jogos Paraolímpicos... 6 Modalidades... 7 Entrega de Medalhas... 8 Cerimônias... 9 Referências Bibliográficas... 10 2 Origem Os Jogos Olímpicos

Leia mais

2ª ETAPA CIRCUITO NACIONAL DE VÔLEI DE PRAIA DOS SURDOS 2015 - BRASÍLIA/DF

2ª ETAPA CIRCUITO NACIONAL DE VÔLEI DE PRAIA DOS SURDOS 2015 - BRASÍLIA/DF REGULAMENTO GERAL CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º Este regulamento é o documento composto conjunto das disposições que regem a 2ª Etapa Circuito Nacional de Vôlei de Praia dos Surdos - 2015.

Leia mais

NORMAS PARA PARTICIPAÇÃO DE ATLETAS COM DEFICIÊNCIA EM CORRIDAS DE RUA

NORMAS PARA PARTICIPAÇÃO DE ATLETAS COM DEFICIÊNCIA EM CORRIDAS DE RUA NORMAS PARA PARTICIPAÇÃO DE ATLETAS COM DEFICIÊNCIA EM CORRIDAS DE RUA Atletas com deficiência 1- Fazem parte desta CATEGORIA os atletas com algum tipo de deficiência. Os atletas podem ou não ter uma classificação

Leia mais

Campeonato Europeu de Judo para Cegos e Baixa Visão 2015 IBSA European Judo Championship 2015

Campeonato Europeu de Judo para Cegos e Baixa Visão 2015 IBSA European Judo Championship 2015 Campeonato Europeu de Judo para Cegos e Baixa Visão 2015 IBSA European Judo Championship 2015 Portugal 26 a 29 de novembro de 2015 Pavilhão Multiusos de Odivelas Apresentação O Campeonato Europeu de Judo

Leia mais

MINISTÉRIO DO ESPORTE SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO

MINISTÉRIO DO ESPORTE SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO MINISTÉRIO DO ESPORTE SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 06/2013 PUBLICAÇÃO DO RESULTADO FINAL DAS PROPOSTAS HABILITADAS E CLASSIFICADAS Aos doze dias do

Leia mais

OIDS: Saiba quais as modalidades que serão disputadas Agência Diref 23 de janeiro de 2015

OIDS: Saiba quais as modalidades que serão disputadas Agência Diref 23 de janeiro de 2015 OIDS: Saiba quais as modalidades que serão disputadas Agência Diref 23 de janeiro de 2015 O Comitê Organizador Nacional (CON) e o Conselho Nacional Permanente dos Jogos (CNPJ), estiveram reunidos no início

Leia mais

Guia de Proteção às Marcas. Programa de Educação

Guia de Proteção às Marcas. Programa de Educação Guia de Proteção às Marcas Programa de Educação Guia de Proteção às Marcas Programa de Educação Guia de Proteção às Marcas Rio 2016 Programa de Educação Rio 2016 Esta publicação é um instrumento de trabalho

Leia mais

Cascais com Rugby Projeto para escolas do 1ºCiclo Ano Letivo 2013/2014. Projeto Cascais com Rugby, nas escolas do 1º Ciclo

Cascais com Rugby Projeto para escolas do 1ºCiclo Ano Letivo 2013/2014. Projeto Cascais com Rugby, nas escolas do 1º Ciclo Cascais com Rugby Projeto para escolas do 1ºCiclo Ano Letivo 2013/2014 Introdução A Federação Portuguesa de Rugby (FPR) acordou com o Gabinete Coordenador do Desporto Escolar dar inicio ao Programa Nestum,

Leia mais

Esporte, Infância e Adolescência: Caminho para a Cidadania. Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Esporte, Infância e Adolescência: Caminho para a Cidadania. Assembleia Legislativa de Minas Gerais Novembro 2009 1 2 Esporte, Infância e Adolescência: Caminho para a Cidadania Assembleia Legislativa de Minas Gerais 3 Iniciação Esportiva, Categorias de Base e Competições Sergio Bruno Zech Coelho Presidente

Leia mais

A Copa e as Olimpíadas. O poder imunizante da isenção e o bem de todos (ou de alguns) Valter Nilton Felix

A Copa e as Olimpíadas. O poder imunizante da isenção e o bem de todos (ou de alguns) Valter Nilton Felix A Copa e as Olimpíadas. O poder imunizante da isenção e o bem de todos (ou de alguns) Valter Nilton Felix A imunidade tributária tem sua origem e eficácia asseguradas pelo Texto Constitucional. Incidência

Leia mais

O Movimento Olímpico. Aula 3 A Mascote e a Marca. Rio 2016 Versão 1.0

O Movimento Olímpico. Aula 3 A Mascote e a Marca. Rio 2016 Versão 1.0 O Movimento Olímpico Aula 3 A Mascote e a Marca Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Identificar a mascote como o símbolo de cada edição dos Jogos Olímpicos. 2 Reconhecer as principais mascotes ao longo das

Leia mais

MINISTÉRIO DO ESPORTE SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO

MINISTÉRIO DO ESPORTE SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO MINISTÉRIO DO ESPORTE SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE DE ALTO RENDIMENTO EDITAL DE CHAMAMENTO PÚBLICO Nº 06/2013 PUBLICAÇÃO DO RESULTADO FINAL DOS RECURSOS INTERPOSTOS E RESULTADO FINAL DAS PROPOSTAS HABILITADAS

Leia mais

MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE SETÚBAL, ASSOCIAÇÕES e ESCOLAS JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2016 REGULAMENTO

MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE SETÚBAL, ASSOCIAÇÕES e ESCOLAS JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2016 REGULAMENTO JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2016 FUTEBOL DE 11 E DE 7 REGULAMENTO 1. Organização A organização das competições de Futebol de 11 e de 7 nos Jogos do Futuro da Região de Setúbal 2016 são da responsabilidade

Leia mais

Interpretação de texto 3 ano para imprimir

Interpretação de texto 3 ano para imprimir Interpretação de texto 3 ano para imprimir Interpretação de texto 3 ano para imprimir Atividades de interpretação de texto 3 ano do ensino fundamental para imprimir que possibilita a leitura e a compreensão

Leia mais

SUCESSO SEM DEUS. A decisão de alcançar resultados financeiros sem depender de Deus. Edson Raposo Belchior

SUCESSO SEM DEUS. A decisão de alcançar resultados financeiros sem depender de Deus. Edson Raposo Belchior SUCESSO SEM DEUS A decisão de alcançar resultados financeiros sem depender de Deus Edson Raposo Belchior 1 Dados Internacionais de Catalogação na Publicação Belchior, Edson Raposo Sucesso sem Deus. A decisão

Leia mais

Dar oportunidade a que mais jovens tenham acesso ao desporto, nomeadamente ao Voleibol

Dar oportunidade a que mais jovens tenham acesso ao desporto, nomeadamente ao Voleibol GIRA + Este projecto vem dar continuidade ao nível II do Gira-Volei, permitindo que os atletas possam prosseguir com a prática do Voleibol e assim aprender ou aperfeiçoar as técnicas utilizadas no nível

Leia mais

TESES E DISSERTAÇÕES

TESES E DISSERTAÇÕES Aprovada pela Resolução CONSAD nº 009/07 SUMÁRIO 1 APRESENTAÇÃO 3 2 ESTRUTURA 3 2 2.1. Elementos Pré-Textuais 5 2.2 Elementos Textuais 6 2.3 Elementos Pós-Textuais referências, anexos e apêndices. 6 2.4

Leia mais

2º CURSO DE TREINADORES DE FUTEBOL UEFA "Basic" / Grau II março 2016 a junho 2017

2º CURSO DE TREINADORES DE FUTEBOL UEFA Basic / Grau II março 2016 a junho 2017 1. ORGANIZAÇÃO O Curso de Treinadores de Futebol UEFA Basic / Grau II será organizado pela Associação de Futebol de Santarém nos termos das Normas de Licenciamento de Cursos de Treinadores da FPF. A responsabilidade

Leia mais

Torneio MegaSprint 2016

Torneio MegaSprint 2016 Torneio MegaSprint 2016 Desporto Escolar Atletismo Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira em colaboração com a Direção de Serviços do Desporto Escolar FINAL REGIONAL Ribeira Brava 9 de abril

Leia mais

Não há segredos em nosso negócio. Por isso, pedale muito!!!

Não há segredos em nosso negócio. Por isso, pedale muito!!! 1 Não há segredos em nosso negócio. Por isso, pedale muito!!! COMO FUNCIONA A RODA DO NEGÓCIO MARY KAY???!!! Viver é como andar de bicicleta: É preciso estar em constante movimento para manter o equilíbrio.

Leia mais

As aulas teóricas serão realizadas no Auditório da Sede da AFVR e as práticas em campos a definir.

As aulas teóricas serão realizadas no Auditório da Sede da AFVR e as práticas em campos a definir. Organização O Curso de Treinadores de Futebol UEFA C / Raízes (Grau I) é organizado pela Associação de Futebol de Vila Real (AFVR), nos termos das Normas de Licenciamento de Cursos de Treinadores da Federação

Leia mais

CENTRO DE REABILITAÇÃO DE PONTE DE LIMA

CENTRO DE REABILITAÇÃO DE PONTE DE LIMA Município de Ponte de Lima Associação Cultural CAL Comunidade Artística Limiana Associação dos Amigos de Arte Inclusiva Dançando com a Diferença (AAIDD) Associação Nacional de Arte e Criatividade de e

Leia mais

Art- 2º - A Corrida será disputada nas categorias abaixo e a Caminhada 5Km:

Art- 2º - A Corrida será disputada nas categorias abaixo e a Caminhada 5Km: 1ª Corrida e Caminhada AMMA REGULAMENTO I DA PROMOÇÃO DO EVENTO Art- 1º - A 1ª Corrida e Caminhada AMMA, doravante denominada CORRIDA será promovida pela Associação dos Magistrados do Maranhão com organização

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL XIRA 2016

REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL XIRA 2016 REGULAMENTO ESPECÍFICO DE VOLEIBOL XIRA 2016 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 3 REGULAMENTO DO VOLEIBOL DE PAVILHÃO... 4 2. INSCRIÇÕES... 4 3. ESCALÕES ETÁRIOS / TEMPO DE JOGO... 4 4. CONSTITUIÇÃO / IDENTIFICAÇÃO

Leia mais

GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BADMINTON

GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BADMINTON GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR REGULAMENTO ESPECÍFICO DE BADMINTON 00-00 ÍNDICE INTRODUÇÃO.... ESCALÕES ETÁRIOS.... QUADROS COMPETITIVOS..... Modelos-Fases de Competição..... INFANTIS... 5..

Leia mais

Resumo sobre o Esporte Adaptado

Resumo sobre o Esporte Adaptado Resumo sobre o Esporte Adaptado 1 Nelson Kautzner Marques Junior nk-junior@uol.com.br 2013 2 SUMÁRIO Página 1. Significado da Educação Física Adaptada, 3 2. Esporte Adaptado, 3 3. Propósito, Aspirações,

Leia mais

Orientações gerais. Apresentação

Orientações gerais. Apresentação Apresentação O professor no Ensino Fundamental anos iniciais é um profissional polivalente e portanto seu campo de atuação é amplo. Seu dever é aproximar o aluno das quatro áreas do conhecimento: Linguagem

Leia mais

CORRIDA Sesc NOVO HAMBURGO 2014

CORRIDA Sesc NOVO HAMBURGO 2014 CORRIDA Sesc NOVO HAMBURGO 2014 CAPITULO I - DA ORGANIZAÇÃO Art. 1 - Este regulamento é o conjunto das disposições que regem a CORRIDA Sesc NOVO HAMBURGO 2014. Art. 2 - A CORRIDA Sesc NOVO HAMBURGO 2014

Leia mais

Mabel Frederico Domingos

Mabel Frederico Domingos Mabel Frederico Domingos DISCIPLINAS Diretrizes do Ensino de Geografia e História Leitura e Escrita do Ensino Fundamental Aluno : Mabel Frederico Domingos PROFESSORA: Sinara Leroy e Simone Franco Mabel

Leia mais

O que é a Educação Física?

O que é a Educação Física? O que é a Educação Física? Educação Física A educação física é uma disciplina para todos, independentemente da habilidade ou das qualidades físicas de cada um: abrange um leque diversificado de modalidades

Leia mais

Regimento de Guarnição nº1

Regimento de Guarnição nº1 Principais atividades desenvolvidas Edição nº 02 / 2014 Nos Meses de Fevereiro e Março, o Regimento de Guarnição Nº1 (RG1) continuou a sua atividade normal, iniciando em pleno o ano 2014. No período de

Leia mais

Guia Prático de Proteção às Marcas Olímpicas e Paralímpicas

Guia Prático de Proteção às Marcas Olímpicas e Paralímpicas Guia Prático de Proteção às Marcas Olímpicas e Paralímpicas Um resumo com tudo que você precisa saber sobre o que pode e o que não pode quando o assunto são as marcas Rio 2016 APRESENTAÇÃO Os Jogos Olímpicos

Leia mais

OLIMPIUNI INFORMAÇÕES GERAIS DO EVENTO.

OLIMPIUNI INFORMAÇÕES GERAIS DO EVENTO. OLIMPIUNI Resgatando uma antiga tradição do Curso de Educação Física do UniBH, o UniBH realiza o OlimpiUNI, com a execução da AECS (Associação Esportiva Cultural e Social). O evento reunirá estudantes

Leia mais

COLORIR TRABALHO COM ENSINO RELIGIOSO

COLORIR TRABALHO COM ENSINO RELIGIOSO DESENHOS BÍBLICOS PARA COLORIR TRABALHO COM ENSINO RELIGIOSO DESENHOS BÍBLICOS PARA COLORIR DESENHOS BÍBLICOS PARA COLORIR TRABALHO COM ENSINO RELIGIOSO Baixe diversos desenhos Bíblicos para colorir. São

Leia mais

Geografia População (Parte 2)

Geografia População (Parte 2) 1. Estrutura Etária: Geografia População (Parte 2) A Transição Demográfica corresponde à mudança no perfil de idade dos habitantes, engloba proporções de crianças, jovens/adultos, idosos, homens e mulheres.

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO DE HISTÓRIA Nome Nº 8º Ano Data: Professor: Piero/ Thales Nota: (valor 1,0) 3 o Bimestre a) Introdução Neste bimestre, sua média foi inferior a 6,0 e você não assimilou os conteúdos

Leia mais

XI Concurso Jovens Escritores Regulamento /2016

XI Concurso Jovens Escritores Regulamento /2016 XI Concurso Jovens Escritores Regulamento /2016 O XI Concurso Jovens Escritores faz parte das atividades do XIV SALIPI, realizado em parceria pela Fundação Quixote e pelo Jornal O Dia que oportuniza a

Leia mais

Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016: Planejamento, Gestão e Legado. 20 de maio de 2015

Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016: Planejamento, Gestão e Legado. 20 de maio de 2015 Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016: Planejamento, Gestão e Legado 20 de maio de 2015 INTRODUÇÃO 1ª Olimpíada da América do Sul 2 de outubro de 2009 LEGADO OPORTUNIDADES RESULTADOS JOGOS OLÍMPICOS

Leia mais

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA A ABERTURA DE CONVÊNIOS E ACORDO DE COOPERAÇÃO

MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA A ABERTURA DE CONVÊNIOS E ACORDO DE COOPERAÇÃO MANUAL DE PROCEDIMENTOS PARA A ABERTURA DE CONVÊNIOS E ACORDO DE COOPERAÇÃO Manaus/março/2014 Apresentação A Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais ARII desenvolve atividades nas áreas

Leia mais

TRAVESSIA DA CIDADE DE PENEDO PERCURSO 3.500m INFANTIL A SENIOR

TRAVESSIA DA CIDADE DE PENEDO PERCURSO 3.500m INFANTIL A SENIOR TRAVESSIA DA CIDADE DE PENEDO PERCURSO 3.500m INFANTIL A SENIOR Data: 10 de janeiro de 2016 (domingo) Local: Rio São Francisco (Penedo) Percurso: 3.500 metros (Infantil a Senior) Data limite de inscrição:

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2011

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2011 PROJETO DE LEI DO SENADO Nº, DE 2011 Acrescenta 3º ao art. 84 da Lei nº 9.279, de 14 de maio de 1996, para prever a progressividade do valor da retribuição anual da patente, acrescenta 2º ao art. 2º da

Leia mais

REGULAMENTO DAS EQUIPES DE ALTO RENDIMENTO DA

REGULAMENTO DAS EQUIPES DE ALTO RENDIMENTO DA REGULAMENTO DAS EQUIPES DE ALTO RENDIMENTO DA CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TRIATHLON JANEIRO 2011 CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE TRIATHLON CAPÍTULO I INTRODUÇÃO As Equipes de Alto Rendimento da Confederação

Leia mais

MODELOS DE FICHAS DIVERSAS

MODELOS DE FICHAS DIVERSAS ANEXO I MODELOS DE FICHAS DIVERSAS E TERMOS DE RESPONSABILIDADE E CESSÃO DE DIREITOS 1 FICHA DE INDICAÇÃO DAS CORES DOS UNIFORMES Modalidade e gênero Especificação Uniforme 1 (cor predominante) Uniforme

Leia mais

Não existem fronteiras para as mudanças climáticas. Hoje, mais de 50% das

Não existem fronteiras para as mudanças climáticas. Hoje, mais de 50% das J O U R N A L I S M MOTIVAÇÃO Não existem fronteiras para as mudanças climáticas. Hoje, mais de 50% das emissões de carbono no mundo vêm do ambiente urbano. No Brasil, número superior a 80% da população

Leia mais

Workshop. 22 e 23 Setembro 2009. Inscrições até 17 de Setembro Acesso Gratuito. Introdução e Sensibilização à Dança Inclusiva

Workshop. 22 e 23 Setembro 2009. Inscrições até 17 de Setembro Acesso Gratuito. Introdução e Sensibilização à Dança Inclusiva 22 e 23 Setembro 2009 Inscrições até 17 de Setembro Acesso Gratuito Formadores Rafael Alvarez e Carla Ribeiro Local de realização Escola Superior de Dança Informações Fundação LIGA Rua do Sítio ao Casalinho

Leia mais

TRAVESSIA A NADO NA PRAIA DE PAJUÇARA - MIRIM A MASTER 4ª ETAPA DO CIRCUITO ALAGOANO 2008 TROFEU RENALDO MALTA

TRAVESSIA A NADO NA PRAIA DE PAJUÇARA - MIRIM A MASTER 4ª ETAPA DO CIRCUITO ALAGOANO 2008 TROFEU RENALDO MALTA PERCURSOS: 400m, 800m e 1.500m REGULAMENTO Data: 07 de dezembro de 2008 Local: Praia de Pajuçara Percurso: 400m (Mirim), 800m (Petiz) e 1500m (Infantil a Master) Data Limite das Inscrições: 03 de dezembro

Leia mais

Políticas de Alto Rendimento no Esporte Paralímpico

Políticas de Alto Rendimento no Esporte Paralímpico Políticas de Alto Rendimento no Esporte Paralímpico Síntese 1. Cenário: perfil, metas e desafios 2. Criação da estrutura programática 3. Criação da estrutura administrativa 1. Cenário: perfil, metas e

Leia mais

Produção de Vídeos Didáticos: Tábua de Galton

Produção de Vídeos Didáticos: Tábua de Galton UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas; IFGW Instituto de Física Gleb Watagin; Relatório Final de F 809, Instrumentação para ensino: Produção de Vídeos Didáticos: Tábua de Galton André de Ávila Acquaviva,

Leia mais

LEI Nº 5.230 DE 25 DE NOVEMBRO DE 2010

LEI Nº 5.230 DE 25 DE NOVEMBRO DE 2010 LEI Nº 5.230 DE 25 DE NOVEMBRO DE 2010 Institui incentivos e benefícios fiscais relacionados com a realização da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016 e dá outras providências.

Leia mais

MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE SETÚBAL, ASSOCIAÇÕES e ESCOLAS JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2016 FUTSAL FEMININO REGULAMENTO

MUNICÍPIOS DA REGIÃO DE SETÚBAL, ASSOCIAÇÕES e ESCOLAS JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2016 FUTSAL FEMININO REGULAMENTO JOGOS DO FUTURO DA REGIÃO DE SETÚBAL 2016 FUTSAL FEMININO REGULAMENTO 1. Organização A organização da competição de Futsal Feminino nos Jogos do Futuro da Região de Setúbal 2016 é da responsabilidade da.

Leia mais

NORMAS REGULAMENTARES

NORMAS REGULAMENTARES ENQUADRAMENTO À Escola é hoje exigida uma organização curricular centrada em territórios educativos, que assenta num equilíbrio entre a identidade dos projetos e a valorização dos diversos intervenientes

Leia mais

Oficina de Jogos. Jorge Sabatucci. Universidade Federal de Minas Gerais

Oficina de Jogos. Jorge Sabatucci. Universidade Federal de Minas Gerais Oficina de Jogos Jorge Sabatucci Universidade Federal de Minas Gerais 1 o Colóquio da Região Sudeste Abril de 2011 Prefácio Neste encontro trabalharemos com algumas atividades utilizadas no projeto VISITAS

Leia mais

FEDERAÇÃO DE GINÁSTICA DE SANTA CATARINA

FEDERAÇÃO DE GINÁSTICA DE SANTA CATARINA 1 GENERALIDADES TORNEIO ESTADUAL DE GINÁSTICA RÍTMICA REGULAMENTO TÉCNICO 2015 1.1 É aberta a participação no Torneio Estadual de Ginástica Rítmica a qualquer entidade filiada ou não à FGSC. 1.2 As inscrições

Leia mais

CIRCUITO DE CORRIDAS DE RUA CURITIBA 2013 REGULAMENTO

CIRCUITO DE CORRIDAS DE RUA CURITIBA 2013 REGULAMENTO CIRCUITO DE CORRIDAS DE RUA CURITIBA 2013 REGULAMENTO I. DA FINALIDADE E ORGANIZAÇÃO Art. 1º O Campeonato SMELJ de Corrida de Rua, promovido pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude da Prefeitura

Leia mais

QUESTÃO ÚNICA ESCOLHA A ÚNICA RESPOSTA CERTA, ASSINALANDO-A COM X NOS PARÊNTESES À ESQUERDA.

QUESTÃO ÚNICA ESCOLHA A ÚNICA RESPOSTA CERTA, ASSINALANDO-A COM X NOS PARÊNTESES À ESQUERDA. PÁGINA 1 / 10 QUESTÃO ÚNICA ESCOLHA A ÚNICA RESPOSTA CERTA, ASSINALANDO-A COM X NOS PARÊNTESES À ESQUERDA. 01. Um ano é dito bissexto quando possui 366 dias. Para termos um ano bissexto ele deve ser divisível

Leia mais

Esporte Clube XV de Novembro de Jaú Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2015 e relatório dos auditores independentes

Esporte Clube XV de Novembro de Jaú Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2015 e relatório dos auditores independentes Demonstrações financeiras em 31 de dezembro de 2015 e relatório dos auditores independentes Conteúdo Relatório dos auditores independentes sobre as demonstrações financeiras 2 Balanço patrimonial 4 Demonstração

Leia mais

Regulamento para. Atribuição de Apoios pela Reitoria da Universidade do Porto

Regulamento para. Atribuição de Apoios pela Reitoria da Universidade do Porto Regulamento para Atribuição de Apoios pela Reitoria da Universidade do Porto Reitoria da Universidade do Porto Setembro de 2006 1. Introdução A U.Porto, através da sua Reitoria, tem um programa para conceder

Leia mais

Paradigmas da Teoria da Comunicação

Paradigmas da Teoria da Comunicação Paradigmas da Teoria da Comunicação 1 Semiologia O que é signo? Os signos são entidades centrais e importantes quando tratamos de qualquer linguagem de comunicação. Eles estão presentes na física, na biologia,

Leia mais

REGULAMENTO DO 13.º TORNEIO DE FUTSAL INTER-FREGUESIAS DO CONCELHO DE FERREIRA DO ZÊZERE TORNEIO PAULO CRUZ

REGULAMENTO DO 13.º TORNEIO DE FUTSAL INTER-FREGUESIAS DO CONCELHO DE FERREIRA DO ZÊZERE TORNEIO PAULO CRUZ REGULAMENTO DO 13.º TORNEIO DE FUTSAL INTER-FREGUESIAS DO CONCELHO DE FERREIRA DO ZÊZERE TORNEIO PAULO CRUZ 1. INTRODUÇÃO O 13.º Torneio de Futsal Inter-Freguesias do concelho de Ferreira do Zêzere Torneio

Leia mais

Edital para Concurso de Pôsteres do Portal de Periódicos da Capes (ano 2015)

Edital para Concurso de Pôsteres do Portal de Periódicos da Capes (ano 2015) Edital para Concurso de Pôsteres do Portal de Periódicos da Capes (ano 2015) Realização: Portal de Periódicos Prazo para submissões: 20 de outubro de 2015 Data das apresentações: 12 de novembro de 2015,

Leia mais

HISTÓRIA DA GINÁSTICA DE SOLO E APARELHOS

HISTÓRIA DA GINÁSTICA DE SOLO E APARELHOS HISTÓRIA DA GINÁSTICA DE SOLO E APARELHOS Foram os antigos gregos, os primeiros a praticar a ginástica como actividade desportiva e não apenas como forma de treino militar. No Império Romano e durante

Leia mais

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DEFICIENTES PRÉMIO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DIGNITAS REGULAMENTO

ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DEFICIENTES PRÉMIO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DIGNITAS REGULAMENTO ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE DEFICIENTES PRÉMIO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DIGNITAS REGULAMENTO 1. Objectivos A Associação Portuguesa de Deficientes (APD), com o patrocínio da MSD (Merck, Sharp and Dohme), institui

Leia mais

C : : 9 1 9 6 1 6 6-9 C N C P N J:

C : : 9 1 9 6 1 6 6-9 C N C P N J: A APAE Búzios, fundada em 1996 com apenas seis pessoas com deficiência intelectual ou múltipla, vem desenvolvendo com a participação de colaboradores e da sociedade civil uma batalha em busca dos direitos

Leia mais

Mascotes. Aula 2 As mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Rio 2016 Versão 1.0

Mascotes. Aula 2 As mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Rio 2016 Versão 1.0 Mascotes Aula 2 As mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 Versão 1.0 Você verá: 1 As mascotes dos Jogos Olímpicos 2 As mascotes dos Jogos Paralímpicos 3 Vinícius e Tom: os mascotes Rio 2016

Leia mais

PARACANOAGEM CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS INTERNACIONAIS DE 2016 E SELEÇÃO DE ATLETAS PARA O CENTRO DE TREINAMENTO

PARACANOAGEM CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS INTERNACIONAIS DE 2016 E SELEÇÃO DE ATLETAS PARA O CENTRO DE TREINAMENTO Versão 1-10/12/2015 CRITÉRIOS PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS INTERNACIONAIS DE 2016 E Sumário 1. INTRODUÇÃO...3 2. OBJETIVO...3 3. ELEGIBILIDADE...3 4. CALENDÁRIO DE EVENTOS INTERNACIONAIS,PRIORIDADES DE

Leia mais

O profissional da informação e o papel de educador em uma Escola Técnica de Porto Alegre-RS

O profissional da informação e o papel de educador em uma Escola Técnica de Porto Alegre-RS Powered by TCPDF (www.tcpdf.org) O profissional da informação e o papel de educador em uma Escola Técnica de Porto Alegre-RS Luciane Berto Benedetti (GHC) - lucianeberto@yahoo.com.br Resumo: Relata a experiência

Leia mais

SENDI 2004 XVI SEMINÁRIO NACIONAL DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. F. Lacerda Filho CPFL Companhia Piratininga de Força e Luz

SENDI 2004 XVI SEMINÁRIO NACIONAL DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA. F. Lacerda Filho CPFL Companhia Piratininga de Força e Luz SENDI 2004 XVI SEMINÁRIO NACIONAL DE DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Aprovação de Projetos Particulares na Internet F. Lacerda Filho CPFL Companhia Piratininga de Força e Luz lacerda@piratininga.net CT

Leia mais

REGULAMENTO VII CORRIDA DA MULHER INSCRIÇOES GRATUITAS PROVA RESERVADA PARA 350 PARTICIPANTES NA RETIRADA DO KIT DOE 1 KG DE ALIMENTO NÃO PERCÍVEL

REGULAMENTO VII CORRIDA DA MULHER INSCRIÇOES GRATUITAS PROVA RESERVADA PARA 350 PARTICIPANTES NA RETIRADA DO KIT DOE 1 KG DE ALIMENTO NÃO PERCÍVEL REGULAMENTO VII CORRIDA DA MULHER POUSO ALEGRE DATA: 20/03/2016 LOCAL: AV. VICENTE SIMÕES EM FRENTE A ACADEMIA MEGA FITNESS HORÁRIO DA LARGADA: 9 HORAS DISTÂNCIA PERCORRIDA: 6 KM INSCRIÇOES GRATUITAS PROVA

Leia mais

INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO

INSTITUTO POLITÉCNICO DE COIMBRA INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Artigo 1.º (Âmbito de Aplicação) Sem prejuízo do estabelecido na legislação em vigor, o presente regulamento aplica-se aos estudantes dos cursos de 1.º ciclo do Instituto

Leia mais

MANUAL DE APLICAÇÃO DO SELO DOS JOGOS OLÍMPICOS E PARALÍMPICOS RIO 2016 NA PUBLICIDADE DO GOVERNO FEDERAL

MANUAL DE APLICAÇÃO DO SELO DOS JOGOS OLÍMPICOS E PARALÍMPICOS RIO 2016 NA PUBLICIDADE DO GOVERNO FEDERAL MANUAL DE APLICAÇÃO DO SELO DOS JOGOS OLÍMPICOS E PARALÍMPICOS RIO 2016 NA PUBLICIDADE DO GOVERNO FEDERAL Índice Marcas Olimpíadas e Paralimpíadas Rio 2016 APRESENTAÇÃO...3 ORIENTAÇÕES GERAIS...3 SELO...3

Leia mais

IIº CAMPEONATO CLUBE ESPANHOL DE FUTEBOL DE 6

IIº CAMPEONATO CLUBE ESPANHOL DE FUTEBOL DE 6 IIº CAMPEONATO CLUBE ESPANHOL DE FUTEBOL DE 6 REGULAMENTO CAPÍTULO I Disposições Preliminares Art. 1º - O 2º Campeonato Clube Espanhol de Futebol de 6 será promovido pela superintendência de esporte do

Leia mais

CRITÉRIOS DE CONVOCAÇÃO PARA INTEGRANTES DE SELEÇÕES BRASILEIRAS DE ATLETISMO - 2014

CRITÉRIOS DE CONVOCAÇÃO PARA INTEGRANTES DE SELEÇÕES BRASILEIRAS DE ATLETISMO - 2014 CRITÉRIOS DE CONVOCAÇÃO PARA INTEGRANTES DE SELEÇÕES BRASILEIRAS DE ATLETISMO - 2014 Aprovados pelo IV Forum Atletismo do Brasil em 11.12.2009 Aprovados pela Assembléia Geral da CBAt em 13.12.2009 Revisados

Leia mais

Brasil: ponto de encontro do ESPORTE MUNDIAL

Brasil: ponto de encontro do ESPORTE MUNDIAL Brasil: ponto de encontro do ESPORTE MUNDIAL Com a realização dos megaeventos esportivos na próxima década, o país tem uma enorme oportunidade para gerar e aproveitar melhor os legados socioeducacionais.

Leia mais

Interdisciplinar II Módulo CST: GESCOM

Interdisciplinar II Módulo CST: GESCOM UniãoMetropolitana deeducaçãoecultura Interdisciplinar II Módulo CST: GESCOM Lauro de Freitas - BAHIA 2013 2 JUSTIFICATIVA A principal justificativa para o desenvolvimento e implementação do projeto interdisciplinar

Leia mais

Manual de Estágio. Gestor

Manual de Estágio. Gestor Manual de Estágio Gestor SUMÁRIO Introdução...3 1. Concepção didático-pedagógica da Escola Técnica Residência Técnica...4 2. Quais as obrigações dos gestores de ensino em relação aos estagiários?...4 3.

Leia mais

PNFT - O MODELO PERFIS / COMPETÊNCIAS

PNFT - O MODELO PERFIS / COMPETÊNCIAS PNFT - O MODELO A atividade de Treinador/a de Desporto tem vindo a tornar-se cada vez mais exigente e complexa, de que resulta a consequente necessidade de melhoria na qualidade e na robustez da sua formação,

Leia mais

31º TROFÉU "CORRIDA DAS COLETIVIDADES DO CONCELHO DE LOURES"

31º TROFÉU CORRIDA DAS COLETIVIDADES DO CONCELHO DE LOURES 31º TROFÉU "CORRIDA DAS COLETIVIDADES DO CONCELHO DE LOURES" iniciativa Divisão de Desporto e Juventude Freguesias do Concelho de Loures Associações desportivas do Concelho de Loures 2015 Introdução e

Leia mais

Regulamento de Competições Ginástica Rítmica 2010/2012

Regulamento de Competições Ginástica Rítmica 2010/2012 Regulamento de Competições Ginástica Rítmica 2010/2012 Aprovado a 15 de Setembro de 2010 1. INTRODUÇÃO 1.1. A Ginástica Rítmica é uma das disciplinas da ginástica que tem registado maior incremento de

Leia mais

Este caderno, com oito páginas numeradas sequencialmente, contém cinco questões de Geografia. Não abra o caderno antes de receber autorização.

Este caderno, com oito páginas numeradas sequencialmente, contém cinco questões de Geografia. Não abra o caderno antes de receber autorização. 04/07/2010 Caderno de prova Este caderno, com oito páginas numeradas sequencialmente, contém cinco questões de Geografia. Não abra o caderno antes de receber autorização. Instruções 1. Verifique se você

Leia mais

UM JOGO DE DOMINÓ PARA A LÓGICA PROPOSICIONAL

UM JOGO DE DOMINÓ PARA A LÓGICA PROPOSICIONAL UM JOGO DE DOMINÓ PARA A LÓGICA PROPOSICIONAL Fernanda Pires da Silva 1 e José Ricardo R. Zeni 2, 3 1 Curso de licenciatura em matemática 2 o ano e-mail: nandamiss@ig.com.br 2 DMEC (Departamento de Matemática,

Leia mais

Educação é pauta da sociedade civil para avaliação de Conferência contra racismo Qua, 11 de Junho de 2008 21:00

Educação é pauta da sociedade civil para avaliação de Conferência contra racismo Qua, 11 de Junho de 2008 21:00 Fazer com que a garantia da igualdade, o respeito à diversidade e o combate ao racismo deixem de estar apenas nos discursos e em projetos fragmentados, é o que vão defender representantes de organizações

Leia mais

Chamada para Multiplicadores Eurodesk Portugal

Chamada para Multiplicadores Eurodesk Portugal Braga, 01 de Julho de 2016 Chamada para Multiplicadores Eurodesk Portugal Eurodesk, o que é? A Agência Erasmus + Juventude em Ação cumpre, para além da sua missão cumprir as responsabilidades delegadas

Leia mais

LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE

LEI DE INCENTIVO AO ESPORTE SECRETARIA NACIONAL DE ESPORTE EDUCACIONAL Palestra: Douglas Morato Ferrari Aspectos Normativos e a Manifestação Esporte Educacional. Enquadramento Normativo Elementos e Focos de Análise Técnica Disfunções

Leia mais

MARINHA DO BRASIL CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ALMIRANTE ADALBERTO NUNES (CEFAN) COMISSÃO DE DESPORTOS DA MARINHA (CDM)

MARINHA DO BRASIL CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ALMIRANTE ADALBERTO NUNES (CEFAN) COMISSÃO DE DESPORTOS DA MARINHA (CDM) MARINHA DO BRASIL CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ALMIRANTE ADALBERTO NUNES (CEFAN) COMISSÃO DE DESPORTOS DA MARINHA (CDM) 1 SUMÁRIO Sumário -----------------------------------------------------------------------

Leia mais

HISTÓRIA DA GINÁSTICA ACROBÁTICA

HISTÓRIA DA GINÁSTICA ACROBÁTICA HISTÓRIA DA GINÁSTICA ACROBÁTICA A Ginástica Acrobática é um desporto bonito, dinâmico e espectacular para homens e mulheres. O desporto desenvolve coragem, força, coordenação, flexibilidade, habilidades

Leia mais

ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO

ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO ORIENTAÇÃO PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO Este documento tem por objetivo orientar a estruturação e formatação do relatório de estágio. O texto está dividido em duas partes: 1) Normas de formatação,

Leia mais

25ª Prova de mar da Praia da Rocha

25ª Prova de mar da Praia da Rocha 25ª Prova de mar da Praia da Rocha (prova inserida no 22º circuito de natação de mar do Algarve) 2 Agosto 2014 Regulamento 1) ORGANIZAÇÃO PORTINADO - Associação Natação de Portimão 2) DATA / LOCAL / PROGRAMA

Leia mais

I JOGOS REGIONAIS TRT/FENAE REGULAMENTO GERAL

I JOGOS REGIONAIS TRT/FENAE REGULAMENTO GERAL I JOGOS REGIONAIS TRT/FENAE REGULAMENTO GERAL ANO 2014 SUMÁRIO TÍTULO I - DA PROMOÇÃO, OBJETIVOS E DISPOSIÇÕES PRELIMINARES... 2 CAPÍTULO I - DA PROMOÇÃO E OBJETIVOS... 2 CAPÍTULO II - DAS DISPOSIÇÕES

Leia mais