Esportes de Interação com a Natureza

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Esportes de Interação com a Natureza"

Transcrição

1

2 Esportes de Interação com a Natureza Aula 4 Ciclismo, ciclismo BMX e paraciclismo Rio 2016 Versão 1.0

3 Objetivos 1 Apresentar mais três esportes da categoria ESPORTES DE INTERAÇÃO COM A NATUREZA e suas principais regras. 2 Conhecer a história do surgimento desses esportes e a entrada nos Jogos Olímpicos ou nos Jogos Paralímpicos.

4 Aula 4 Ciclismo, Introdução Introdução Nesta aula, vamos aprender um pouco mais sobre três esportes que estão dentro da categoria ESPORTES DE INTERAÇÃO COM A NATUREZA: CICLISMO DE ESTRADA CICLISMO BMX PARACICLISMO DE ESTRADA

5 Aula 4 Ciclismo, 1 Ciclismo de estrada

6 Aula 4 Ciclismo, Capítulo 1 Ciclismo de Estrada NOS JOGOS OLÍMPICOS Uma das disciplinas mais antigas do ciclismo, a prova foi disputada pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de 1896, com um percurso de 87 quilômetros entre Atenas e Maratona, que começava e terminava na capital grega, sede daquela edição. O trajeto foi o mesmo da prova do Atletismo, mas sobre duas rodas. No entanto, a disciplina não esteve presente nos três Jogos seguintes: Paris, em 1900, Saint Louis (Estados Unidos), no ano de 1904, e na edição de 1908, em Londres. O ciclismo foi ganhando força ao longo dos anos, principalmente na Europa países como Alemanha, Holanda, Suíça, Espanha e Itália estão entre as potências mundiais.

7 Aula 4 Ciclismo, Capítulo 1 Ciclismo de Estrada NOS JOGOS OLÍMPICOS O ATUAL PROGRAMA OLÍMPICO do ciclismo é formado por quatro eventos (dois para homens e dois para mulheres). Um deles é o de ESTRADA, em que vence quem terminar primeiro um percurso pré-definido: entre 250 a 280 quilômetros para os homens e entre 120 e 140 quilômetros para as mulheres. Lembrando que, para as mulheres, o evento só entrou no programa dos Jogos Olímpicos de 1984, em Los Angeles. Todos os competidores largam juntos e quem cruzar a linha de chegada primeiro fica com a medalha de ouro.

8 Aula 4 Ciclismo, Capítulo 1 Ciclismo de Estrada NOS JOGOS OLÍMPICOS No ano de 1996, em Atlanta, entraram no programa de competição os eventos de CONTRARRELÓGIO, tanto para homens como para mulheres. Nesse evento, cada corredor tem de percorrer um trajeto em torno de 40 a 50km nas provas masculinas e 20 a 30km nas provas femininas. Cada participante larga individualmente a cada 90 segundos.

9 Aula 4 Ciclismo, Capítulo 1 Ciclismo de Estrada CARACTERÍSTICAS As bicicletas são mais leves do que as de mountain bike, por exemplo, mas não podem ter um peso inferior a 6,8kg por questões de segurança. As bicicletas utilizadas na prova são as chamadas clássicas. O guidão é baixo por questões aerodinâmicas, para que o ciclista possa economizar energia e ganhar mais velocidade no percurso. As bicicletas atuais contam com até 20 marchas, utilizadas para todos os tipos de trechos, como montanhas, descidas e linhas retas.

10 Aula 4 Ciclismo, 2 Ciclismo BMX

11 Aula 4 Ciclismo, Capítulo 2 Ciclismo BMX UM POUCO DA HISTÓRIA A disciplina surgiu no final da década de 1960, na Califórnia, de carona na onda do motocross, em todo o território americano. Inspirados nos circuitos de rampas de terra repletos de obstáculos, algumas crianças e adolescentes construíam pistas nos quintais e terrenos perto de suas casas. Daí nascia o BICYCLE MOTOCROSS ou BMX.

12 Aula 4 Ciclismo, Capítulo 2 Ciclismo BMX UM POUCO DA HISTÓRIA Por ser de baixo custo, logo se tornou uma febre. Nos anos 70 surgiu a primeira federação para gerir o esporte, nos Estados Unidos. Conforme as corridas vinham se tornando mais populares, chegavam também a outros continentes. A Europa passou a praticá-lo no início da década de 80. A Federação Internacional de BMX surgiu em 1981 e, no ano seguinte, foi realizado o primeiro Mundial do esporte. No ano de 1993, a disciplina passou a ser gerida pela Federação Internacional de Ciclismo (UCI, em francês).

13 Aula 4 Ciclismo, Capítulo 2 Ciclismo BMX NOS JOGOS OLÍMPICOS O ciclismo BMX é uma das disciplinas mais novas em disputa nos Jogos Olímpicos teve sua estreia em Pequim, no ano de O ÚNICO EVENTO DO CICLISMO BMX EM JOGOS OLÍMPICOS É O SUPERCROSS. Os participantes largam de uma rampa de 1,5 a 2,5 metros de altura, disputando diversas baterias, com oito ciclistas cada, e duração de aproximadamente 40 segundos. Os quatro melhores vão avançando de fase até a final. A pista tem entre 300 e 400 metros, tanto para homens como para mulheres, e o percurso é o mesmo para ambos os gêneros.

14 Aula 4 Ciclismo, Capítulo 2 Ciclismo BMX Saiba mais... As bicicletas têm apenas uma marcha e um freio, rodas aro 20, e quadro resistente para aguentar as subidas, descidas, rampas e obstáculos das pistas.

15 Aula 4 Ciclismo, 3 Paraciclismo

16 Aula 4 Ciclismo, Capítulo 3 Paratriatlo UM POUCO DA HISTÓRIA O paraciclismo foi o precursor do esporte no programa dos Jogos. Desde a edição de 1984, realizada nas cidades de Stoke Mandeville, na Inglaterra, e Nova Iorque, nos Estados Unidos, participantes testam seu desempenho em provas de contrarrelógio e estrada.

17 Aula 4 Ciclismo, Capítulo 3 Paratriatlo PRINCIPAIS REGRAS PARACICLISMO DE ESTRADA - 1 As provas são disputadas tanto no masculino como no feminino, por diferentes classes funcionais. EVENTOS COM CLASSIFICAÇÃO B Há provas para atletas com deficiência visual, identificados pela letra B (do inglês Blind ou cego em português). São utilizadas as bicicletas tandem, com um ciclista sem deficiência atuando como piloto, a exemplo do que acontece no atletismo.

18 Aula 4 Ciclismo, Capítulo 3 Paratriatlo PRINCIPAIS REGRAS PARACICLISMO DE ESTRADA - 2 EVENTOS COM CLASSIFICAÇÃO C Para atletas amputados, cujas classes são apresentadas com a letra C. Possuem equipamentos com próteses ou adaptações específicas, como para o acionamento de câmbios e freios.

19 Aula 4 Ciclismo, Capítulo 3 Paratriatlo PRINCIPAIS REGRAS PARACICLISMO DE ESTRADA - 3 EVENTOS COM CLASSIFICAÇÃO T Neles competem ciclistas com paralisia cerebral, que utilizam triciclos a letra T aponta as provas da classe. Com duas rodas atrás por terem maior comprometimento das funções motoras e equilíbrio, os triciclos possibilitam maior segurança para o ciclista e permitem que ele desempenhe melhor sua performance.

20 Aula 4 Ciclismo, Capítulo 3 Paratriatlo PRINCIPAIS REGRAS PARACICLISMO DE ESTRADA - 4 EVENTOS COM CLASSIFICAÇÃO H Há ainda disputas nas chamadas HANDBIKES, que são impulsionadas com as mãos, para pessoas com tetra e paraplegia, identificadas pela letra H.

21 Aula 4 Ciclismo, Capítulo 3 Paratriatlo PRINCIPAIS REGRAS PARACICLISMO DE ESTRADA - 5 A dinâmica das provas é parecida com a do ciclismo as distâncias mínimas e máximas para as provas variam em função de cada classe. A disciplina é de responsabilidade da Federação Internacional de Ciclismo (UCI, em francês).

22 Aula 4 Ciclismo, Consolidando seus conhecimentos. Assista o vídeo e reflita sobre superação de limites. Contagem Regressiva para os Jogos Paralímpicos

23 Aula 4 Ciclismo, Para refletir Após assistir esse vídeo inspirador, pense como você pode passar para os seus alunos valores como superação, autoestima e determinação, entre outros. Você tem algum aluno com limitações? Já pensou em como você pode trabalhar a questão das limitações com toda a turma?

24 Aula 4 Ciclismo, Relembrando O ciclismo foi disputado pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de 1896, com um percurso de 87 quilômetros entre Atenas e Maratona, mas ganhou força somente com o passar dos anos, sobretudo na Europa. No ano de 1996, em Atlanta, ingressaram no programa de competição os eventos de contrarrelógio tanto para homens como para mulheres. O atual programa Olímpico do ciclismo é formado por quatro eventos. O ciclismo BMX surgiu no final da década de 1960, na Califórnia, inspirado no motocross. É uma das disciplinas mais novas em disputa nos Jogos Olímpicos teve sua estreia em Pequim, no ano de O paraciclismo foi o precursor do esporte no programa dos Jogos e está presente desde a edição de Os eventos do paraciclismo são disputados tanto por homens como por mulheres, divididos em diversas classes funcionais.

25 Aula 4 Ciclismo, Conclusão Você acaba de concluir a aula 4 do curso Esportes de Interação com a Natureza. Nesta aula, você conheceu como surgiram as disciplinas ciclismo, de estrada e como elas entraram para os PROGRAMAS OLÍMPICO e PARALÍMPICO. Além disso, estudou as principais regras desses esportes. Acesse a aula 1 do curso Esportes de Marca e prossiga com seus estudos.

26 FICHA CATALOGRÁFICA Título: Ciclismo de Estrada, Ciclismo BMX e Paraciclismo de Estrada Assunto: Esportes de Interação com a Natureza Palavras-chave: ciclismo, estrada, BMX, paraciclismo, interação, natureza Data da publicação: 03/2015 Edição: 1ª edição Autor/Criador: Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 Colaboração: Política e Operações Esportivas SPP Banco de Imagens Rio 2016 Imagens: Getty Images Tipo de Documento: Aula Digital Idioma: Português (Brasil) Objeto Digital: Slide de Apresentação Formato:.pps e.pdf Local original:

Esportes de Combate. Aula 3. Esgrima e esgrima em cadeira de rodas

Esportes de Combate. Aula 3. Esgrima e esgrima em cadeira de rodas Esportes de Combate Aula 3 Esgrima e esgrima em cadeira de rodas Objetivos 1 Apresentar mais dois esportes da categoria ESPORTES DE COMBATE e suas principais regras. 2 Conhecer a história desses esportes

Leia mais

Esportes Estéticos e Rítmicos

Esportes Estéticos e Rítmicos Esportes Estéticos e Rítmicos Aula 2 Saltos ornamentais e nado Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar mais dois esportes da categoria ESPORTES ESTÉTICOS E RÍTMICOS e suas principais regras. 2 Conhecer

Leia mais

Esportes de Marca. Aula 2. Natação, ciclismo de pista e paraciclismo de pista. Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Marca. Aula 2. Natação, ciclismo de pista e paraciclismo de pista. Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Marca Aula 2 Natação, ciclismo e paraciclismo Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar mais três esportes que se enquadram na categoria DE MARCA e suas principais regras. 2 Conhecer a história

Leia mais

Esportes de Interação com a Natureza

Esportes de Interação com a Natureza Esportes de Interação com a Natureza Aula 1 Vela e remo Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar dois esportes da categoria ESPORTES DE INTERAÇÃO COM A NATUREZA e suas principais regras. 2 Conhecer a

Leia mais

Esportes de Combate. Aula 2. Boxe e luta Olímpica Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Combate. Aula 2. Boxe e luta Olímpica Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Combate Aula 2 Boxe e luta Olímpica Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar mais dois esportes da categoria ESPORTES DE COMBATE e suas principais regras. 2 Conhecer a história desses esportes

Leia mais

Esportes de Rebatida. Aula 1. Voleibol, vôlei de praia e voleibol sentado. Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Rebatida. Aula 1. Voleibol, vôlei de praia e voleibol sentado. Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Rebatida Aula 1 Voleibol, vôlei de praia e voleibol sentado Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar três esportes da categoria REBATIDA e suas principais regras. 2 Conhecer a história desses

Leia mais

Jogos Paraolímpicos. Profs. Bruno Crestani Calegaro e Eder Ferrari

Jogos Paraolímpicos. Profs. Bruno Crestani Calegaro e Eder Ferrari Jogos Paraolímpicos Profs. Bruno Crestani Calegaro e Eder Ferrari Jogos Paraolímpicos O que são? As Paraolimpíadas são o equivalente das Olimpíadas tradicionais porém ocorre a participação somente de atletas

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SOLEDADE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO D E P A R T A M E N T O D E E S P O R T E S

PREFEITURA MUNICIPAL DE SOLEDADE SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTO D E P A R T A M E N T O D E E S P O R T E S PREFEITURA MUNICIPAL DE SOLEDADE GOVERNO DE SOLEDADE O município de todos Secr. Mun. da Educação, Cultura e Desporto PREFEITURA MUNICIPAL DE SOLEDADE REGULAMENTO 6ª PROVA CARRINHOS DE LOMBA DE SOLEDADE

Leia mais

OLIMPÍADAS 2016 BRASIL

OLIMPÍADAS 2016 BRASIL OLIMPÍADAS 2016 BRASIL Antes de conhecermos as modalidades do atletismo, vamos saber como é a pista oficial em que os atletas praticam as provas. Uma pista oficial de atletismo, como mostra a figura

Leia mais

1 Sumário Origem... 3 Símbolos... 4 Jogos de Inverno... 5 Jogos Paraolímpicos... 6 Modalidades... 7 Entrega de Medalhas... 8 Cerimônias... 9 Referências Bibliográficas... 10 2 Origem Os Jogos Olímpicos

Leia mais

Destino Rio 2016 UMA DESPEDIDA OLÍMPICA EM CASA. Marílson Gomes Dos Santos

Destino Rio 2016 UMA DESPEDIDA OLÍMPICA EM CASA. Marílson Gomes Dos Santos Destino Rio 2016 UMA DESPEDIDA OLÍMPICA EM CASA Marílson Gomes Falta cada vez menos para que comecem os Jogos Olímpicos do Rio 2016, o ano entra em sua reta final e a tocha já aparece no horizonte. Destino

Leia mais

Esportes de Interação com a Natureza

Esportes de Interação com a Natureza Esportes de Interação com a Natureza Aula 2 Canoagem e Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar dois esportes da categoria DE INTERAÇÃO COM A NATUREZA e suas principais regras. 2 Conhecer a história

Leia mais

O Movimento Paralímpico. Aula 2 Esportes Paralímpicos Parte 1

O Movimento Paralímpico. Aula 2 Esportes Paralímpicos Parte 1 O Movimento Paralímpico Aula 2 Esportes Paralímpicos Parte 1 Objetivos 1 2 Apresentar a classificação funcional dos esportes Paralímpicos. Conhecer os seguintes esportes Paralímpicos: atletismo, halterofilismo,

Leia mais

BMX DESPORTO PRIVILEGIADO DA MALHA URBANA

BMX DESPORTO PRIVILEGIADO DA MALHA URBANA Como surgiu o BMX no mundo? O Motocross foi a inspiração para o BMX (Bicicleta de Motocross que usa rodas de 20 ). Esta vertente do ciclismo surgiu nos Estados Unidos da América, mais propriamente na Califórnia

Leia mais

Futebol nas Olimpíadas 2016 Autores: Antonio B, Rodrigo A, Gustavo S, Gustavo A, Lucas B Matheus G.

Futebol nas Olimpíadas 2016 Autores: Antonio B, Rodrigo A, Gustavo S, Gustavo A, Lucas B Matheus G. Futebol nas Olimpíadas 2016 Autores: Antonio B, Rodrigo A, Gustavo S, Gustavo A, Lucas B Matheus G. Oque são os jogos olímpicos Jogos Olímpicos são um evento multiesportivo mundial com modalidades de verão

Leia mais

Interpretação de texto 3 ano para imprimir

Interpretação de texto 3 ano para imprimir Interpretação de texto 3 ano para imprimir Interpretação de texto 3 ano para imprimir Atividades de interpretação de texto 3 ano do ensino fundamental para imprimir que possibilita a leitura e a compreensão

Leia mais

Jogos Olímpicos Rio Luiza, Laura, Bruna, Carolina S., João Batista, Ronnie e Eduardo

Jogos Olímpicos Rio Luiza, Laura, Bruna, Carolina S., João Batista, Ronnie e Eduardo Jogos Olímpicos Rio 2016 Luiza, Laura, Bruna, Carolina S., João Batista, Ronnie e Eduardo Mascotes da Olimpíadas de Pequim 2008 Beibei,Jingjing, Haunhaun, Yingying e Nini Mascotes dos Jogos Olímpicos Londres

Leia mais

PROVAS A Performance B Participação 1) ATLETISMO Caminhada 25 metros - B Corrida 100 metros A

PROVAS A Performance B Participação 1) ATLETISMO Caminhada 25 metros - B Corrida 100 metros A PROVAS 1) Atletismo 2) Futsal 3) Voleibol Especial 4) Natação 5) Cabo de Guerra 6) Provas de Habilidade 7) Tênis de Mesa A Performance B Participação 1) ATLETISMO Caminhada 25 metros - B - Nesta prova

Leia mais

REGULAMENTO 3 MARATONA DE LAGARTO

REGULAMENTO 3 MARATONA DE LAGARTO REGULAMENTO 3 MARATONA DE LAGARTO Da prova: Depois da 1ª etapa do Campeonato Sergipano de MTB, com a chancela da Federação Sergipana de Ciclismo e Confederação Brasileira de Ciclismo, será realizada no

Leia mais

Bio lagoa feia 2016 DATA E LOCAL. ORGANIZAÇÃO Bio Esporte e produções INSCRIÇÕES. Formosa - GO

Bio lagoa feia 2016 DATA E LOCAL. ORGANIZAÇÃO Bio Esporte e produções INSCRIÇÕES. Formosa - GO Formosa - GO Bio lagoa feia 2016 O bio lagoa feia 2016 e um evento esportivo em caráter amadorista que tem como objetivo promover a pratica da vida saudável e o esporte em comunhão com a natureza na cidade

Leia mais

CAMPO DO BRITO DE MOUNTAIN BIKE XCM

CAMPO DO BRITO DE MOUNTAIN BIKE XCM MARATONA CAMPO DO BRITO DE MOUNTAIN BIKE XCM 2019 CAMPO DO BRITO (SE), 26/05/2019 APRESENTAÇÃO A Maratona Campo do Brito de Mountain Bike está em sua segunda edição. Trata-se da terceira etapa do Campeonato

Leia mais

PERCURSO INICIANTE - INICIANTE MASCULINO - INICIANTE FEMININO

PERCURSO INICIANTE - INICIANTE MASCULINO - INICIANTE FEMININO CRONOGRAMA INSCRIÇÕES: A inscrições estarão abertas até o dia 15/11/2017 DATA: Dia 18 e 19 de novembro de 2017 LOCAL DO EVENTO: Fazenda Aroeira São Cristóvão/SE HORÀRIO: 08:00 Horas COPA NORTE NORDESTE

Leia mais

Água, fonte de vida. Aula 6 A conexão das águas. Rio 2016 Versão 1.0

Água, fonte de vida. Aula 6 A conexão das águas. Rio 2016 Versão 1.0 Água, fonte de vida Aula 6 A conexão das águas Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Conhecer o conceito de bacia hidrográfica 2 Identificar as bacias hidrográficas brasileiras e como acontece a gestão das suas

Leia mais

1 Corrida e Caminhada Urbana de 5 km e 10 km da cidade de Poá Masculino e Feminino. Evento. Inscrições. Taxa de Inscrição Individual

1 Corrida e Caminhada Urbana de 5 km e 10 km da cidade de Poá Masculino e Feminino. Evento. Inscrições. Taxa de Inscrição Individual 1 Corrida e Caminhada Urbana de 5 km e 10 km da cidade de Poá Masculino e Feminino Evento O Evento Maratona Urbana de 5 km e 10 Km será realizada no dia 20 de Maio de 2018 Domingo das 07:00 ás 14:00 na

Leia mais

Regulamento de provas XCM. Regulamento da FSC de provas de XCM conforme regulamento da CBC e UCI.

Regulamento de provas XCM. Regulamento da FSC de provas de XCM conforme regulamento da CBC e UCI. Regulamento de provas XCM Regulamento da FSC de provas de XCM conforme regulamento da CBC e UCI. Percurso PRO 65km ( Elite,Máster A, Máster B, Máster C, Sub 23, Sub 30, Elite Fem, Dupla) LIGTH 35km (Turismo

Leia mais

OPapeldoesportenaescola; Porque somente os Esportes Coletivos são trabalhados na escola; Como trabalhar os esportes individuais na escola;

OPapeldoesportenaescola; Porque somente os Esportes Coletivos são trabalhados na escola; Como trabalhar os esportes individuais na escola; OPapeldoesportenaescola; Porque somente os Esportes Coletivos são trabalhados na escola; Como trabalhar os esportes individuais na escola; Introdução ao Atletismo; 1 PCN Parâmetro Curricular Nacional A

Leia mais

Circuito UFPI de Ciclismo. Promovendo Saúde Física e Mental Através do Esporte. Regulamento

Circuito UFPI de Ciclismo. Promovendo Saúde Física e Mental Através do Esporte. Regulamento Circuito UFPI de Ciclismo Promovendo Saúde Física e Mental Através do Esporte Regulamento 1. Regulamento 1.1 Da Organização O 1º circuito UFPI de ciclismo é um evento organizado e promovido por alunos

Leia mais

Concentração ás 07:00hs e o horário de largada ás 8:00hs na sede da AGEPOL SCES Trecho 02 Conjunto 9 lote 19 e chegada também na AGEPOL

Concentração ás 07:00hs e o horário de largada ás 8:00hs na sede da AGEPOL SCES Trecho 02 Conjunto 9 lote 19 e chegada também na AGEPOL GIRO AGEPOL DE CICLISMO REGULAMENTO - CICLISMO ESTRADA 2018 ART 1º - DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS: Para o cumprimento das diretrizes previstas neste Regulamento ficam estabelecidas as regras de organização

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO CICLISMO/2018

REGULAMENTO ESPECÍFICO CICLISMO/2018 REGULAMENTO ESPECÍFICO CICLISMO/2018 1 Art. 1º - A competição de ciclismo dos Jogos Escolares de Minas Gerais- JEMG/2018 obedecerá às regras oficiais da Union Cycliste Internationale - UCI e da Confederação

Leia mais

DATAS JOGOS DE INVERNO AAR 2018

DATAS JOGOS DE INVERNO AAR 2018 DATAS JOGOS DE INVERNO AAR 2018 02/07 Cerimônia de Abertura Observação: Já será computada pontuação para as equipes / Futsal Adulto 03/07 Tênis de Mesa / Tênis de Campo 04/07 Basquete / Tênis de Campo

Leia mais

O Movimento Olímpico. Aula 3 A Mascote e a Marca. Rio 2016 Versão 1.0

O Movimento Olímpico. Aula 3 A Mascote e a Marca. Rio 2016 Versão 1.0 O Movimento Olímpico Aula 3 A Mascote e a Marca Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Identificar a mascote como o símbolo de cada edição dos Jogos Olímpicos. 2 Reconhecer as principais mascotes ao longo das

Leia mais

I Seminário PNMC Introdução à Corrida. Pedro Rocha 5 Outubro 2018

I Seminário PNMC Introdução à Corrida. Pedro Rocha 5 Outubro 2018 I Seminário PNMC Introdução à Corrida Pedro Rocha 5 Outubro 2018 Introdução à Corrida A origem da corrida remonta à primórdios da civilização. Homem primitivo pré-história, nos Corria de forma natural,

Leia mais

RANKING NACIONAL CAPÃO DA CANOA RS INFORMATIVO OFICIAL 01/ h00 às 16h00 - Classificação Funcional / Confirmação de inscrição e entrega de kits.

RANKING NACIONAL CAPÃO DA CANOA RS INFORMATIVO OFICIAL 01/ h00 às 16h00 - Classificação Funcional / Confirmação de inscrição e entrega de kits. RANKING NACIONAL CAPÃO DA CANOA RS INFORMATIVO OFICIAL 01/2017 1.PROGRAMAÇÃO: Capão da Canoa /RS Local: Av. Beira Mar 1.1 DATA DO EVENTO 18 e 19 de novembro (sáb e dom) Sábado 18 de novembro 9h00 às 16h00

Leia mais

COPA BRASIL DE PARA-CICLISMO ESTRADA E CONTRA RELÓGIO 2013 TROFÉU JOÃO SCHWINDT. Regulamento Geral

COPA BRASIL DE PARA-CICLISMO ESTRADA E CONTRA RELÓGIO 2013 TROFÉU JOÃO SCHWINDT. Regulamento Geral COPA BRASIL DE PARA-CICLISMO ESTRADA E CONTRA RELÓGIO 2013 TROFÉU JOÃO SCHWINDT Regulamento Geral Schwindt será disputada nos moldes da Copa do Mundo de Para-ciclismo da UCI, em quatro etapas a serem realizadas

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES E LAZER SMEL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SMED

SECRETARIA MUNICIPAL DE ESPORTES E LAZER SMEL SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SMED Regulamento Específico Ciclismo /2019 Art. 1º - A competição de ciclismo dos Jogos Escolares de Belo Horizonte - JEBH/2019 obedecerá às regras oficiais da Union Cycliste Internationale - UCI e da Confederação

Leia mais

COLORIR TRABALHO COM ENSINO RELIGIOSO

COLORIR TRABALHO COM ENSINO RELIGIOSO DESENHOS BÍBLICOS PARA COLORIR TRABALHO COM ENSINO RELIGIOSO DESENHOS BÍBLICOS PARA COLORIR DESENHOS BÍBLICOS PARA COLORIR TRABALHO COM ENSINO RELIGIOSO Baixe diversos desenhos Bíblicos para colorir. São

Leia mais

3º Marathon Morro dos Conventos

3º Marathon Morro dos Conventos 3º Marathon Morro dos Conventos Com o objetivo de despertar nas pessoas o interesse pela prática esportiva através da bicicleta dando a oportunidade a todos de participarem de um evento com a integração

Leia mais

COPA BRASIL DE PARA-CICLISMO ESTRADA E CONTRA RELÓGIO 2014 TROFÉU JOÃO SCHWINDT. Regulamento Geral

COPA BRASIL DE PARA-CICLISMO ESTRADA E CONTRA RELÓGIO 2014 TROFÉU JOÃO SCHWINDT. Regulamento Geral COPA BRASIL DE PARA-CICLISMO ESTRADA E CONTRA RELÓGIO 2014 TROFÉU JOÃO SCHWINDT Regulamento Geral Schwindt será disputada nos moldes da Copa do Mundo de Para-ciclismo da UCI, em quatro etapas a serem realizadas

Leia mais

Valores Educacionais. Aula 3 Jogo Limpo

Valores Educacionais. Aula 3 Jogo Limpo Valores Educacionais Aula 3 Jogo Limpo Objetivos 1 Apresentar o valor Jogo Limpo. 2 Indicar possibilidades de aplicação pedagógica do valor Jogo Limpo. Introdução Esta aula apresenta definições e sugestões

Leia mais

A Física dos esportes

A Física dos esportes A Física dos esportes Aula 1 A Física a favor dos atletas Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Entender a relação da Física com o desempenho dos atletas 2 Conhecer o quanto a Física influencia o desenvolvimento

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO CIÊNCIAS - FÍSICA TRABALHO DE RECUPERAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL ANO: 9º TURMAS: A B C D E ETAPA: 2ª ANO: 2017 PROFESSOR: FELIPPE CANUTO ALUNO(A): Nº: QUESTÃO 1 Uma tartaruga caminha, em linha reta, a 40 metros/hora,

Leia mais

Esportes de Marca. Aula 1. Atletismo, levantamento de peso e halterofilismo

Esportes de Marca. Aula 1. Atletismo, levantamento de peso e halterofilismo Esportes de Marca Aula 1 Atletismo, Objetivos 1 Apresentar três esportes da categoria ESPORTES DE MARCA e suas principais regras. 2 Conhecer a história desses esportes e como entraram nos Jogos Olímpicos

Leia mais

ALMANAQUE OLIMPÍADAS Leticia/Bruna 9A

ALMANAQUE OLIMPÍADAS Leticia/Bruna 9A ALMANAQUE OLIMPÍADAS Leticia/Bruna 9A BOXE Introdução Na antiguidade, antes mesmo das civilizações grega e romana, há indícios arqueológicos que indicam que o homem praticava lutas usando as mãos, desferindo

Leia mais

1 Corrida e Caminhada Urbana de 5 km e 10 km da cidade de Poá Masculino e Feminino. Evento. Horários das Corridas e Caminhada.

1 Corrida e Caminhada Urbana de 5 km e 10 km da cidade de Poá Masculino e Feminino. Evento. Horários das Corridas e Caminhada. 1 Corrida e Caminhada Urbana de 5 km e 10 km da cidade de Poá Masculino e Feminino Evento O Evento Maratona Urbana de 5 km e 10 Km será realizada no dia 20 de Maio de 2018 Domingo das 07:00 ás 14:00 na

Leia mais

I DA CONSTRUÇÃO DOS VEÍCULOS

I DA CONSTRUÇÃO DOS VEÍCULOS EDITAL Nº 04/2019/DA/FACTHUS DE 18 DE FEVEREIRO DE 2019 II CORRIDA MALUCA A FACTHUS, através dos cursos de Engenharia, promoverá a II Edição da Corrida Maluca, no dia 05 de outubro de 2019, porém, as inscrições

Leia mais

REGULAMENTO O 2º Bike Fama Maratona de Mountain Bike será realizado dia 03 de Julho de 2016, em Fama MG.

REGULAMENTO O 2º Bike Fama Maratona de Mountain Bike será realizado dia 03 de Julho de 2016, em Fama MG. REGULAMENTO 2016 Da organização: O 2º Bike Fama é um evento de Mountain Bike que será organizado por Alex Augusto e Dejair Espíndola Júnior com o objetivo de proporcionar às pessoas que gostam de pedalar

Leia mais

REGULAMENTO ETAPA CAMP. ESTADUAL MTB MARATHON SGO SÃO GABRIEL DO OESTE MS

REGULAMENTO ETAPA CAMP. ESTADUAL MTB MARATHON SGO SÃO GABRIEL DO OESTE MS REGULAMENTO ETAPA CAMP. ESTADUAL MTB MARATHON SGO SÃO GABRIEL DO OESTE MS DA APRESENTAÇÃO Art. 1º. Este Regulamento é parte do regulamento Técnico de Mountain Bike da FMSC, baseia-se nas especificações

Leia mais

Bicicleta nas cidades. Carsten Wass

Bicicleta nas cidades. Carsten Wass Bicicleta nas cidades Carsten Wass AGOSTO - 2014 Experiência da Dinamarca Bicicletas na Dinamarca Percentual de viagens de bicicleta Bicicleta Outros EUA 1 99 Dinamarca 18 82 Holanda 27 73 Cultura ciclista

Leia mais

Monday, August 26, 13

Monday, August 26, 13 O QUE MOTIVA UM ATLETA? O MESMO QUE TODOS NÓS, DESAFIO. Estamos sempre atrás de um desafio, que nos motive a alcançar nossos objetivos e crescimento. OS DESAFIOS DE UM CICLISTA PROBLEMAS DA VIDA NORMAL

Leia mais

1º Circuito MTB XCO Fazenda Linhares

1º Circuito MTB XCO Fazenda Linhares REGULAMENTO PARTICULAR DE PROVA DE MTB 1º Circuito MTB XCO Fazenda Linhares 1. DO EVENTO O 1º Circuito MTB XCO Fazenda Linhares, é uma competição ciclística da disciplina de MOUNTAIN BIKE do tipo XCO disputado

Leia mais

Olimpíadas é tema da agenda do professor para 2016

Olimpíadas é tema da agenda do professor para 2016 Olimpíadas é tema da agenda do professor para 2016 De 5 a 21 de agosto do ano que vem serão realizados os jogos olímpicos 2016 na cidade do Rio de Janeiro. O evento contará com a participação de 10.500

Leia mais

INFORMAÇÕES TÉCNICAS SEGUNDA ETAPA DA COPA OURO

INFORMAÇÕES TÉCNICAS SEGUNDA ETAPA DA COPA OURO SEGUNDA ETAPA DA COPA OURO 12 de outubro de 2009 ANC - ASSOCIAÇÃO NOVA-LIMENSE DE CICLISMO 1. APRESENTAÇÃO Nos dias 21 e 22 de novembro de 2009 será realizada a segunda etapa da Copa Ouro de Mountain Bike,

Leia mais

Índice. Apresentação. Campeonato Nacional de Downhill. Staff Técnico. Programa. Pista. Contactos. Pampilhosa da Serra

Índice. Apresentação. Campeonato Nacional de Downhill. Staff Técnico. Programa. Pista. Contactos. Pampilhosa da Serra 1 Índice Apresentação Campeonato Nacional de Downhill Staff Técnico Programa Pista Contactos Pampilhosa da Serra 2 Apresentação O Downhill é uma modalidade do BTT que consiste em descer o mais rápido possível

Leia mais

1º Endurance Speed Park de ciclismo

1º Endurance Speed Park de ciclismo 1º Endurance Speed Park de ciclismo FORMATO DA COMPETIÇÃO REGULAMENTO Serão disputadas provas de ciclismo em duas modalidades: Speed Circuito fechado, na pista do Kartódromo internacional Speed Park Birigui.

Leia mais

I VOLTA DA JUVENTUDE DE CICLISMO DE MINAS GERAIS 2018

I VOLTA DA JUVENTUDE DE CICLISMO DE MINAS GERAIS 2018 REGULAMENTO PARTICULAR I VOLTA DA JUVENTUDE DE CICLISMO DE MINAS GERAIS 2018 Serão seguidos os regulamentos e normas disciplinares da União Ciclística Internacional - UCI, Confederação Brasileira de Ciclismo

Leia mais

2ª Etapa - COPA RIO DE JANEIRO DE CICLISMO - PROVA VÁLIDA PARA O RANKING ESTADUAL (NÍVEL 1) E NACIONAL (NÍVEL 4)

2ª Etapa - COPA RIO DE JANEIRO DE CICLISMO - PROVA VÁLIDA PARA O RANKING ESTADUAL (NÍVEL 1) E NACIONAL (NÍVEL 4) 2ª Etapa - COPA RIO DE JANEIRO DE CICLISMO - PROVA VÁLIDA PARA O RANKING ESTADUAL (NÍVEL 1) E NACIONAL (NÍVEL 4) 1) Programa Horário da Largada: 8h - 07/04/2013 Local: Av. Condessa - Centro Três Rios Realização:

Leia mais

Regulamento Geral Circuito do Ouro de Mountain Bike AUDAX 2018

Regulamento Geral Circuito do Ouro de Mountain Bike AUDAX 2018 Regulamento Geral Circuito do Ouro de Mountain Bike AUDAX 2018 Serão seguidos os regulamentos e normas disciplinares da União Ciclística Internacional - UCI, Confederação Brasileira de Ciclismo - CBC e

Leia mais

Esportes de Precisão. Aula 1. Tiro esportivo, tiro com arco e bocha. Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Precisão. Aula 1. Tiro esportivo, tiro com arco e bocha. Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Precisão Aula 1 Tiro esportivo, tiro Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar três esportes da categoria ESPORTES DE PRECISÃO e suas principais regras. 2 Conhecer a história do surgimento

Leia mais

REGULAMENTO GERAL. Circuito MTB Terra 2018 XCM Maratona Etapa Boca da Mata, Alagoas.

REGULAMENTO GERAL. Circuito MTB Terra 2018 XCM Maratona Etapa Boca da Mata, Alagoas. 1-Inscrição: REGULAMENTO GERAL Circuito MTB Terra 2018 XCM Maratona Etapa Boca da Mata, Alagoas. As inscrições deverão ser feitas no período de 26/04/2018 a 27/05/2018. Em nenhuma hipótese serão aceitas

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude XXXVIII Jogos Escolares de Imperatriz REGULAMENTO TÉCNICO CICLISMO

PREFEITURA MUNICIPAL DE IMPERATRIZ Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude XXXVIII Jogos Escolares de Imperatriz REGULAMENTO TÉCNICO CICLISMO REGULAMENTO TÉCNICO CICLISMO REGULAMENTO TÉCNICO CICLISMO Art. 1º. A competição de ciclismo será realizada de acordo com as regras oficiais da Confederação Brasileira de Ciclismo, salvo o estabelecido

Leia mais

INFORMATIVO EDIÇÃO SETEMBRO DE

INFORMATIVO EDIÇÃO SETEMBRO DE INFORMATIVO EDIÇÃO SETEMBRO DE 2015 PROGRAMA DE EVENTOS-TESTE DOS JOGOS OLÍMPICOS E PARALÍMPICOS RIO 2016 Aquece Rio é o programa de eventos-teste dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. No total

Leia mais

Esportes de Invasão. Aula 2. Futebol, futebol de 5 e futebol de 7. Rio 2016 Versão 1.0

Esportes de Invasão. Aula 2. Futebol, futebol de 5 e futebol de 7. Rio 2016 Versão 1.0 Esportes de Invasão Aula 2 Futebol, futebol de Rio 2016 Versão 1.0 Objetivos 1 Apresentar mais três esportes da categoria INVASÃO. 2 Conhecer a história desses esportes e a entrada para os Jogos Olímpicos

Leia mais

1º Endurance Speed Park de ciclismo

1º Endurance Speed Park de ciclismo 1º Endurance Speed Park de ciclismo FORMATO DA COMPETIÇÃO REGULAMENTO Serão disputadas provas de ciclismo em duas modalidades: Speed Circuito fechado, na pista do Kartódromo internacional Speed Park Birigui.

Leia mais

Inscrições. 19/11 Mairiporã/SP

Inscrições. 19/11 Mairiporã/SP 19/11 Mairiporã/SP Mairiporã, localizada na região norte da Grande São Paulo, será sede da 4 a edição do Bike Connection MTB. A cidade, já reconhecida pelas belezas naturais e a geografia apropriada para

Leia mais

DESAFIO DO MORRO DA CRUZ UP HILL MTB E SPEED

DESAFIO DO MORRO DA CRUZ UP HILL MTB E SPEED 1 20/10/2018 DESAFIO DO MORRO DA CRUZ UP HILL MTB E SPEED REGULAMENTO GERAL Da organização: A competição de ciclismo denominada DESAFIO DO MORRO DA CRUZ UP HILL MTB E SPEED será organizado pelo grupo PEDALATRENTO,

Leia mais

Regulamento Geral Circuito do Ouro de Mountain Bike 2017 Desafio das Ladeiras Mineiro de UP Hill

Regulamento Geral Circuito do Ouro de Mountain Bike 2017 Desafio das Ladeiras Mineiro de UP Hill Regulamento Geral Circuito do Ouro de Mountain Bike 2017 Desafio das Ladeiras Mineiro de UP Hill Serão seguidos os regulamentos e normas disciplinares da União Ciclística Internacional - UCI, Confederação

Leia mais

REGULAMENTO. 3ª Volta de Mountain Bike de Ituporanga.

REGULAMENTO. 3ª Volta de Mountain Bike de Ituporanga. REGULAMENTO 3ª Volta de Mountain Bike de Ituporanga. PERCURSO Largada no centro da cidade de Ituporanga SC, passando por estradas do interior do município com chegada novamente no centro da cidade. O percurso

Leia mais

REGULAMENTO FPC 2017 EQUIPES/ATLETAS

REGULAMENTO FPC 2017 EQUIPES/ATLETAS REGULAMENTO FPC 2017 EQUIPES/ATLETAS O presente regulamento versa sobre os direitos e deveres das equipes e atletas vinculados e/ou federados à Federação Paulista de Ciclismo para o ano de 2017 ÚLTIMA

Leia mais

1º Desafio ASCICAM XCO & XCM

1º Desafio ASCICAM XCO & XCM 1º Desafio ASCICAM XCO & XCM Apresentação Pela 1ª vez a cidade de Cambuí sediará uma prova de ciclismo envolvendo 4 modalidades do seguimento, promovendo um dos esportes que mais cresce no país, desbravando

Leia mais

3º MK RACE. Corrida De Mountain Bike REGULAMENTO. ORGANIZAÇÃO GERAL: AFERCAN (Associação Fernandopolense de Ciclismo, Atletismo e Natação)

3º MK RACE. Corrida De Mountain Bike REGULAMENTO. ORGANIZAÇÃO GERAL: AFERCAN (Associação Fernandopolense de Ciclismo, Atletismo e Natação) 3º MK RACE Corrida De Mountain Bike REGULAMENTO 11 DE NOVEMBRO DE 2018 O 3º MK Race Mountain Bike proporcionará ao atleta inscrito e participante uma aventura inimaginável pelas estradas e trilhas de terra

Leia mais

REGULAMENTO GERAL. Circuito MTB Terra 2018 XCM Maratona Etapa Maceió, Alagoas.

REGULAMENTO GERAL. Circuito MTB Terra 2018 XCM Maratona Etapa Maceió, Alagoas. REGULAMENTO GERAL Circuito MTB Terra 2018 XCM Maratona Etapa Maceió, Alagoas. 1-Inscrição: As inscrições deverão ser feitas no período de 19/09/2018 a 17/10/2018. Em nenhuma hipótese serão aceitas inscrições

Leia mais

4º ETAPA CAMPEONATO CATARINENSE DE CROSSCOUNTRY XCO

4º ETAPA CAMPEONATO CATARINENSE DE CROSSCOUNTRY XCO 4º ETAPA CAMPEONATO CATARINENSE DE CROSSCOUNTRY XCO 1. PROGRAMAÇÃO: LOCAL Marino Tecilla Racing Park DIA 15/07/2018 (domingo) HORA 09:00 LARGADA DA PROVA PREMIAÇÃO APÓS TERMINO DA PROVA CATEGORIAS: Masculino

Leia mais

4º MK RACE. Corrida De Mountain Bike

4º MK RACE. Corrida De Mountain Bike 4º MK RACE Corrida De Mountain Bike REGULAMENTO DATA: 07 DE JULHO DE 2019 O 4º MK Race Mountain Bike proporcionará ao atleta inscrito e participante uma aventura inimaginável pelas estradas e trilhas de

Leia mais

REGULAMENTO NAS MONTANHAS DE MINAS - MOUNTAINBIKE

REGULAMENTO NAS MONTANHAS DE MINAS - MOUNTAINBIKE Dia 03 de abril a cidade de Andradas/MG será cenária de mais um projeto esportivo apoiado pelo MOIE Minas Olímpica Incentivo ao Esporte. Idealizado pela Associação Esportiva e Cultural Vetor, o projeto

Leia mais

Regulamento Geral. Endereço: Rua Dr Jorge Latour (Rua Coberta- espaço eventos) Holambra/SP.

Regulamento Geral. Endereço: Rua Dr Jorge Latour (Rua Coberta- espaço eventos) Holambra/SP. Regulamento Geral. 1-Inscrição: As inscrições deverão ser feitas no período de a 16/03/2017 a 02/05/2017. Em nenhuma hipótese serão aceitas inscrições no dia da prova, pois é necessário tempo hábil para

Leia mais

REGULAMENTO NAS MONTANHAS DE MINAS - MOUNTAINBIKE

REGULAMENTO NAS MONTANHAS DE MINAS - MOUNTAINBIKE Dia 04 de março de 2018 a cidade de Andradas/MG será cenária de mais um projeto esportivo apoiado pelo MEIE Minas Esportiva Incentivo ao Esporte. Idealizado pela Associação Esportiva e Cultural Vetor,

Leia mais

Olimpiadas. Callel duarte Nº 6, Eduardo Sanchez Nº 8, Bruno buschinelli Nº 4, rafael Dùrso Nº 28, felipe Paschoal Nº 9

Olimpiadas. Callel duarte Nº 6, Eduardo Sanchez Nº 8, Bruno buschinelli Nº 4, rafael Dùrso Nº 28, felipe Paschoal Nº 9 Olimpiadas Callel duarte Nº 6, Eduardo Sanchez Nº 8, Bruno buschinelli Nº 4, rafael Dùrso Nº 28, felipe Paschoal Nº 9 O que São os Jogos Olímpicos? Os Jogos Olímpicos são eventos com vários esportes mundiais

Leia mais

2º DESAFIO DA SERRA. Venha vencer este desafio! REGULAMENTO

2º DESAFIO DA SERRA. Venha vencer este desafio! REGULAMENTO 2º DESAFIO DA SERRA Com o objetivo de proporcionar às pessoas que gostam de pedalar a oportunidade de participar de um evento que ofereça estas grandes emoções, estamos organizando o 2º Desafio da Serra

Leia mais

REGULAMENTO O 3º Bike Fama Maratona de Mountain Bike será realizado dia 02 de julho de 2017, em Fama MG.

REGULAMENTO O 3º Bike Fama Maratona de Mountain Bike será realizado dia 02 de julho de 2017, em Fama MG. REGULAMENTO 2017 Da organização: O 3º Bike Fama é um evento de Mountain Bike que será organizado por Alex Augusto e Dejair Espíndola Júnior com o objetivo de proporcionar às pessoas que gostam de pedalar

Leia mais

Art. 1º O DIP de Mountain Bike é uma realização da Pratique Esporte que realizará em 2019 a sua 8º edição.

Art. 1º O DIP de Mountain Bike é uma realização da Pratique Esporte que realizará em 2019 a sua 8º edição. REGULAMENTO TÉCNICO DESAFIO INVERNO PÉ VERMELHO DE MOUNTAIN BIKE 2019 APRESENTAÇÃO Art. 1º O DIP de Mountain Bike é uma realização da Pratique Esporte que realizará em 2019 a sua 8º edição. Este Regulamento

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO RANKING NOROESTE DE MOUNTAIN BIKE 2016 APRESENTAÇÃO

REGULAMENTO TÉCNICO RANKING NOROESTE DE MOUNTAIN BIKE 2016 APRESENTAÇÃO REGULAMENTO TÉCNICO RANKING NOROESTE DE MOUNTAIN BIKE 2016 APRESENTAÇÃO Art. 1º O Ranking Noroeste de Mountain Bike é uma realização da Mrsantos & Obino que realizará em 2016 a sua 5º edição. Este Regulamento

Leia mais

3 0 XCM MEXICANO ENTRE AMIGOS!!!

3 0 XCM MEXICANO ENTRE AMIGOS!!! REGULAMENTO GERAL 3 0 XCM MEXICANO ENTRE AMIGOS!!! A prova -DATA E HORÁRIO e Dia da prova - 11/11/2017 às 07:00h; A largada está prevista para ás 09:30h do dia 11/11/2017. - Local da prova: Entrada do

Leia mais

Regulamento Geral Campeonato XCM 1 Etapa. JOAQUIM EGIDIO.

Regulamento Geral Campeonato XCM 1 Etapa. JOAQUIM EGIDIO. Regulamento Geral Campeonato XCM 1 Etapa. JOAQUIM EGIDIO. 1-Inscrição: As inscrições deverão ser feitas no período de a 01/11/2017 a 08/01/2018. Em nenhuma hipótese serão aceitas inscrições no dia da prova,

Leia mais

- A mecânica é a parte da Física que estuda os movimentos; - Estuda o movimento dos corpos sem abordar as causas desse movimento. RESPONDA!

- A mecânica é a parte da Física que estuda os movimentos; - Estuda o movimento dos corpos sem abordar as causas desse movimento. RESPONDA! CAPÍTULO 11 O MOVIMENTO COM VELOCICADE CONSTANTE - A mecânica é a parte da Física que estuda os movimentos; - Ela pode ser dividida em: A) CINEMÁTICA - Estuda o movimento dos corpos sem abordar as causas

Leia mais

Reconhecida de Utilidade Pública pela Lei nº de 30/08/1989

Reconhecida de Utilidade Pública pela Lei nº de 30/08/1989 R E G U L A M E N T O CIRCUITO DAS DUNAS A Organização deste evento cabe ao orgão estadual IDEMA, em comemoração aos 40 anos do parque das dunas. Sendo a única responsável pela concepção, desenho, promoção

Leia mais

Regulamento Campeonato Patense de Ciclismo 2018

Regulamento Campeonato Patense de Ciclismo 2018 Regulamento Campeonato Patense de Ciclismo 2018 Regulamento Particular da Competição Serão seguidos os regulamentos e normas disciplinares da UCI (União Ciclística Internacional), CBC (Confederação Brasileira

Leia mais

CIRCUITO SESC PARÁ DE CORRIDA DE RUA 2017

CIRCUITO SESC PARÁ DE CORRIDA DE RUA 2017 CIRCUITO SESC PARÁ DE CORRIDA DE RUA 2017 Nos últimos anos a corrida de rua vem ganhando muitos adeptos, além do grande aumento nos números de provas desse tipo de modalidade. Segundo pesquisa realizada

Leia mais

Regulamento Geral Campeonato XCM 3 Etapa. 28/07/2019.

Regulamento Geral Campeonato XCM 3 Etapa. 28/07/2019. Regulamento Geral Campeonato XCM 3 Etapa. 28/07/2019. 1-Inscrição: As inscrições deverão ser feitas no período de a 29/04/2019 a 24/07/2019. Em nenhuma hipótese serão aceitas inscrições no dia da prova,

Leia mais

ESCADACIMA&RAMPABAIXO

ESCADACIMA&RAMPABAIXO ESCADACIMA&RAMPABAIXO REGULAMENTO OFICIAL 1 Apresentação 1.1 A realização do Escadacima&Rampabaixo está sob a responsabilidade dos acadêmicos da Disciplina Organização Esportiva e conta com o apoio do

Leia mais

REGULAMENTO GERAL. Art. 2 - A realização é do Clube Recreativo Juvenil e Sesc Passo Fundo, com patrocínio do Sicredi.

REGULAMENTO GERAL. Art. 2 - A realização é do Clube Recreativo Juvenil e Sesc Passo Fundo, com patrocínio do Sicredi. REGULAMENTO GERAL CAPITULO I - DA ORGANIZAÇÃO Art. 1 - Este regulamento é o conjunto das disposições que regem a Rústica e Pedal Sicredi - Clube Juvenil - Sesc que será realizada em Passo Fundo. Art. 2

Leia mais

REGULAMENTO E PROGRAMAÇÃO

REGULAMENTO E PROGRAMAÇÃO REGULAMENTO E PROGRAMAÇÃO 1 TIPO DE PROVA. Serão disputadas na modalidade maratona- XC (Resistência). O roteiro de prova passa por todo tipo de via, como estradas rurais, estradas pavimentadas, prevalecendo

Leia mais

PREFEITURA DE IMPERATRIZ SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER XXXVII JOGOS ESCOLARES DE IMPERATRIZ REGULAMENTO ESPECÍFICO DE CICLISMO

PREFEITURA DE IMPERATRIZ SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER XXXVII JOGOS ESCOLARES DE IMPERATRIZ REGULAMENTO ESPECÍFICO DE CICLISMO REGULAMENTO ESPECÍFICO DE CICLISMO 1. A competição de ciclismo será realizada de acordo com as regras oficiais da UCI e da confederação brasileira de ciclismo, salvo o estabelecido neste regulamento. 2.

Leia mais

Trabalho das olimpíadas professor: rafael athayde

Trabalho das olimpíadas professor: rafael athayde Trabalho das olimpíadas professor: rafael athayde Eai, hoje vim falar um pouco sobre as olimpíadas, e as modalidades ok. Os jogos olímpicos foram criados pelos gregos por volta de 2500 a.c como uma homenagem

Leia mais

REGULAMENTO DUATHLON CAMINHOS DO LAGO

REGULAMENTO DUATHLON CAMINHOS DO LAGO REGULAMENTO DUATHLON CAMINHOS DO LAGO O Duathlon Caminhos do Lago é inspirado em provas de aventura realizadas pelo mundo e tornase uma vertente da edição realizada cinco vezes em Joaçaba-SC. A prova contempla

Leia mais

Regulamento III Downhill de São Luís de Montes Belos - GO

Regulamento III Downhill de São Luís de Montes Belos - GO Regulamento III Downhill de São Luís de Montes Belos - GO A corrida III Downhill de São Luís de Montes Belos 2016 trata-se de uma corrida amadora na modalidade MTB Downhill, que reúne as situações mais

Leia mais

REGULAMENTO. 11º Desafio Márcio May de Ciclismo de Estrada e Mountain Bike

REGULAMENTO. 11º Desafio Márcio May de Ciclismo de Estrada e Mountain Bike 11º Desafio Márcio May de Ciclismo de Estrada e Mountain Bike Com o objetivo de proporcionar às pessoas que gostam de pedalar a oportunidade de participar de um evento que ofereça estas grandes emoções,

Leia mais

PRÓ ROAD Feminino (6k 30k 6k Asfalto - Bike. PRÓ MTB Masculino PRÓ MTB Feminino (6k 30k 6k Terra/Trilha - MTB)

PRÓ ROAD Feminino (6k 30k 6k Asfalto - Bike. PRÓ MTB Masculino PRÓ MTB Feminino (6k 30k 6k Terra/Trilha - MTB) REGULAMENTO Trilhos da Mogiana Duathlon Séries 2018 Etapa Morro Agudo, em sua 1ª edição, é organizado e realizado pela Esqueda Marketing Esportivo com o apoio da Secretaria de Esportes da Prefeitura Municipal

Leia mais